1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO:"

Transcrição

1 1 PONTO 1: Responsabilidade Civil introdução PONTO 2: Pressupostos da responsabilidade civil 1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO: A expressão responsabilidade significa arcar com as consequências, significa alguém que venha a responder por um dano causado à esfera alheia. Essa ideia vem desde do sistema romano. Nosso sistema separa a responsabilidade em dois grandes setores: a responsabilidade penal e a responsabilidade civil. A responsabilidade penal como o vetor dirigido a sanção. A punição em razão da conduta. Na área civil o caminho é oposto, não se detendo tanto na conduta, atentando mais ao caráter reparatório do que sancionador. A preocupação é com o dano e com vítima e não com o seu causador. O novo Código Civil evolui muito com relação a responsabilidade, porém não o suficiente, sendo incompleto, pois há uma carência em vários assuntos, fazendo buscar regras no CDC, entre outros. Porém, é importante ressaltar que o CC trouxe na parte geral a teoria geral do ato ilícito (art. 186 a 188 1, CC). Depois entre o art. 927 até o art. 943 têm-se regras sobre responsabilidade civil em si. A partir do art. 944 é analisada a indenização. Há quatro pressupostos da responsabilidade civil: a conduta, o dano, o nexo causal e o fator de atribuição. Essa linha é espinha dorsal para verificação da responsabilidade civil. Nesses pressupostos não contemplam mais o ato ilícito, não sendo mais o elemento chave. A idéia da responsabilidade civil atual é o dano injusto o elemento. 1 Dos Atos Ilícitos Art Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Art Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. Art Não constituem atos ilícitos: I - os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido; II - a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Parágrafo único. No caso do inciso II, o ato será legítimo somente quando as circunstâncias o tornarem absolutamente necessário, não excedendo os limites do indispensável para a remoção do perigo.

2 2 2) PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL: Conduta: ação ou omissão, própria ou alheia. Responsabilidade in vigilando e in eligendo. Dano: material, moral e estético. Nexo causal: teorias: da causalidade adequada/ imediata. Fator de atribuição/imputação: - culpa: gera responsabilidade subjetiva. A lei é o risco: objetiva. A) CONDUTA: É o pressuposto que desencadeia a ocorrência do dever de indenizar. A conduta positiva é o agir que acaba interferindo na esfera jurídica alheia patrimonial ou extrapatrimonial. Também se deve levar em conta a omissão que gera a responsabilização. Porém, não é qualquer conduta omissiva que gera a responsabilidade civil. Trata-se de uma omissão qualificada/especial, a qual a parte tinha o dever de agir e não agiu. A parte assumiu a posição de garantidora e não garantiu a conduta. Ex: empregador que não disponibilizou os instrumentos de proteção ao trabalho, bem como o salva-vidas que deveria salvar de um afogamento e não salvou. Ex2: No CDC, tem-se afirmação de que o fornecedor não será responsabilizado em caso do fato do produto quando provar que não colocou o produto no mercado, uma causa de exclusão. Para a ocorrência do dever de indenização temos que ter uma conduta (ação ou omissão) que venha a desencadear esse prejuízo causado na esfera jurídica da vitima. De regra, a conduta é própria, cada um responde por suas ações e omissões. Porém, existem situações contempladas no nosso ordenamento jurídico a presença de responsabilidade por conduta de terceiro, conduta alheira.

3 3 Essa exceção tem dois casos em especial: a responsabilidade in vigilando e responsabilidade in eligendo. O art traz uma lista de casos de situações com responsabilidade de conduta alheia. É uma forma de responsabilidade que é independente a presença da culpa, o que importa é que a lei atribui a responsabilidade objetiva- expresso no art. 933, CC. Art As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que não haja culpa de sua parte, responderão pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. Obs: Tínhamos uma Súmula do STF, que não é mais utilizada, uma vez que não é mais caso de presunção de culpa. Pois a responsabilidade é independente de culpa. - Responsabilidade in vigilando: art. 932, CC. Art São também responsáveis pela reparação civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia; - os pais somente são responsáveis pelos filhos incapazes. Caso o filho seja capaz, mas vive sob a economia dos pais, a responsabilidade é do filho e não atribuída aos pais. Situação da emancipação voluntária em tese, os pais se eximem da responsabilidade do filho emancipado. Porém, o STJ entende que os pais continuam responsáveis pelo filho por eventual dano que venha causar até que o filho complete 18 anos. Justificativa é a antecipação prematura. O filho também irá responder. No nosso sistema, se os pais tiverem que indenizar um dano causado por um filho menor não poderão ter direito de regresso contra o filho (nem antes e nem depois de completar 18 anos), pois falha foi dos pais no dever de vigilância art. 934, CC. 2 Art São também responsáveis pela reparação civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia; II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições; III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele; IV - os donos de hotéis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educação, pelos seus hóspedes, moradores e educandos; V - os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, até a concorrente quantia. 3 Súmula 341, STF: É presumida a culpa do patrão ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto.

4 4 Art Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz. Apesar de no artigo 932, I, ter a expressão são também responsáveis a responsabilidade não é solidária, sendo somente dos pais. A responsabilidade dos pais não está vinculada a guarda do menor, apesar do inciso I, art. 932, ter a redação em sua companhia. Está vinculada ao poder familiar ativo, independentemente de quem estiver a guarda do filho. Essa responsabilidade é objetiva, independentemente da averiguação de culpa. Porém, alguns autores chamam essa responsabilidade dos pais de objetiva por substituição. Significa que, nestes casos, os pais podem trazer ao processo a discussão da culpa no evento. pais indenizar. Não há distinção se o filho é absoluta ou relativamente incapaz quanto ao dever dos Nota-se o art. 928 do CC traz uma regra que se aplica aos pais com relação ao filho menor. Há uma responsabilidade subsidiária do menor de forma econômica. Art O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes. Parágrafo único. A indenização prevista neste artigo, que deverá ser eqüitativa, não terá lugar se privar do necessário o incapaz ou as pessoas que dele dependem. A indenização é excepcional subsidiária em frente ao menor. Além disso, é fixada por equitativa, ou seja, o Juiz pode estabelecer um valor menor do que o devido. Caso de responsabilidade pela custódia, quando menor causa dano a terceiro dentro da escola, a responsabilidade será solidária dos pais e da escola (decisões do STJ). Outra forma da responsabilidade in vigilando: art. 932, II. São as situações de responsabilidade do curador em relação ao curatelado e do tutor com relação ao tutelado. Trata-se da responsabilidade objetiva, como dos pais.

5 5 Art São também responsáveis pela reparação civil: II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições. Nota-se que geralmente a tutela e curatela são atos de colaboração com o judiciário, vinculação familiar ou fraterna, que fazem aceitar atuar como tutor ou curador. Nesse contexto, é muito rígida essa responsabilização objetiva, sendo, na prática, a jurisprudência mais tolerante quanto essa responsabilidade. O tutor ou curador tem direito de regresso frente ao curatelado/tutelado, se não for descendente. Art. 934, CC. Art Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz. A regra do art. 928 se aplica integralmente nestes casos também. - Responsabilidade in eligendo: A responsabilidade in eligendo é a responsabilidade pela escolha. Art São também responsáveis pela reparação civil: III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele. Ex: quando o empregador escolhe o seu empregado ele assume o risco da escolha. Essa responsabilidade diz respeito aos deveres de vigilância ligados a boa-fé objetiva. É uma responsabilidade objetiva típica de risco empresarial, do empregador. dolo na conduta. De regra, para que haja direito de regresso deve haver previsão no contrato, além de Caso o empregado tenha causado um dano a terceiro cumprindo ordens expressas do empregador ou não descumprindo as ordens ou fora das suas funções, mas dentro da ordem de atividade da empresa, o empregador vai responder igualmente nesses três casos. Além disso, a responsabilidade in eligendo é encontrada em qualquer contrato de prestação de serviço.

6 6 Ex: contrata alguém para consertar telha na minha casa, cai uma telha e atinge um vizinho, eu indenizo o vizinho, depois entro com ação de regresso contra o prestador de serviço. B) DANO: É o prejuízo causado a esfera jurídica da vítima (patrimonial ou extrapatrimonial). Quando se refere a dano, pressupõe dano injusto. Nosso sistema há três formas de dano: material, moral e estético. Para alguns autores são só duas formas de dano: material e patrimonial, ficando o dano estético dentro do dano moral. A) Dano patrimonial, material ou econômico: É o dano causado ao patrimônio da vítima, há uma redução da extensão patrimonial da vítima. A doutrina separa em duas espécies o dano patrimonial: - Danos emergentes: e a efetiva redução patrimonial experimentada pela vítima. - Lucros cessantes: representam aquilo que a vítima deixou de ganhar em termos patrimoniais. O dano será certo, hipotético será o valor apurado pelo juízo. O dano deverá ser sempre concreto, não sendo aceito dano hipotético. No nosso sistema o critério da indenização desse dano é ressarcitório, ou seja, se tenta ressarcir toda a extensão do dano que a vítima experimentou, de forma a apagá-lo, como se não tivesse acontecido. Idéia de reparação total do dano. Art. 944, CC. Art A indenização mede-se pela extensão do dano. Parágrafo único. Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, eqüitativamente, a indenização.

7 7 O parágrafo único deste artigo desvincula do princípio de reparação total. Idéia surgiu do direito comparado com a teoria do risco do convívio social, tendo sido inserida no CC. Portanto, se o Juiz perceber que não há uma grande intensidade de culpa pode reduzir o valor da indenização, mesmo que não cubra o prejuízo. A idéia de compartilhamento de riscos e infortúnios. Foi questionada a constitucionalidade deste parágrafo, uma vez que a CF estabelece (art. 5º, X 4, CF) o direito de indenização, devendo ter uma aplicação com máxima efetividade. Assim, a indenização deveria ser total (posição minoritária). A maioria da doutrina mencionava que o cálculo da indenização é de legislação infraconstitucional e não constitucional, cabendo ao Código Civil. Assim, é totalmente constitucional o art. 944, parágrafo único. Questão já pacificada neste sentido. Outra discussão foi quanto ao tipo de responsabilidade referido no art. 944, CC. Primeiro, preponderou ser possível só nos casos de responsabilidade subjetiva. Após, definiuse que esse artigo aplica-se tanto a casos de responsabilidade subjetiva quanto objetiva. Obs: há uma discussão sobre o art. 944, CC quanto ao direito do trabalho, dizendo alguns autores que não há aplicação deste artigo na responsabilidade civil acidentária do trabalhador, podendo ser aplicado só nas relações entre iguais e não entre desiguais. Nas relações de consumo esse artigo é afastado devido ao art. 6º, VI 5, do CDC, no qual o consumidor tem direito a integral reparação. 4 Art. 5º, X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. 5 Art. 6º São direitos básicos do consumidor: VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.

8 8 B) Dano moral ou extrapatrimonial: Temos uma ofensa a esfera não patrimonial da vítima. Pode ser uma situação exclusiva não patrimonial (honra, imagem, atributo, privacidade) ou cumulada com dano material. O problema atual é a indústria do dano moral, ou seja, quando realmente merece haver essa indenização moral. O entendimento atual é que o dano moral representa algum tipo de prejuízo aos direitos de personalidades e seus atributos que decorrem. Um mero desconforto, dissabores ou frustrações das relações negociais não geram dano moral. Deve ser relativo aos direitos da pessoa. Algumas questões pontuais sobre dano moral: 1) relação a prova do dano moral; 2) possibilidade de a pessoa jurídica sofrer dano moral; 3) critério de cálculo da indenização de dano moral. 1) Relação a prova do dano moral: Em alguns casos, o dano moral in re ipsa é o dano moral automático do fato, sendo independente de prova. É nos casos em que o dano for notório em decorrência do acontecimento. Ex: indenização por morte do filho por erro médico. Nesse caso, o sentimento de dor da perda do filho é notório, não havendo necessidade de prova quanto isso. Havendo prova do erro médico e a ocorrência do dano, o dano moral será automático. Mas nem sempre será automático, devendo haver a demonstração do abalo psicológico. 2) Possibilidade de a pessoa jurídica sofrer dano moral: A pessoa jurídica pode sofrer dano moral, pois o CC estende os direitos de personalidade pertinentes a sua condição. STJ, Súmula Súmula 227, STJ: A pessoa jurídica pode sofrer dano moral.

9 9 3) Critério de cálculo da indenização de dano moral: O critério é compensatório e não ressarcitório, pois não há como apagar/desfazer o transtorno causado a vítima. O juiz fixará uma compensação para compensar o transtorno da vítima. O Juiz ao calcular o percentual de indenização valerá de dois critérios: analisa as condições pessoais da vítima e do ofendido. O motivo para levar em consideração as condições pessoais da vítima pelo motivo de compensa rum infortúnio. O segundo critério é olhar as condições pessoais do ofensor, porque apesar da responsabilidade ser baseada na busca de atenção da vítima, existe também um caráter punitivo/sancionador. Para que a parte se sinta desestimulada a repetir aquela conduta, bem como a sociedade. Deve-se ao analisar o caso concreto, verificar se é mais importante compensar a vítima, punir o ofensor ou propor uma conciliação entre esses dois hemisférios. vítima. C) Dano estético: O dano que se consubstancia como uma ofensa a harmonia corporal/estética da Não há no CC uma definição adequada e completa. De forma a misturar a forma de indenização do dano material com o moral. Por exemplo: em função do dano estético pode submeter que vítima se submeta a nova cirurgia ou há situações em que não há como ser revertido o dano estético só restando uma indenização de caráter indenizatório. Portanto, dependerá do efeito concreto desse dano causado se o critério utilizado será buscar o restabelecimento ou a compensação, ou ainda, um misto destes dois. Temos mais duas espécies de dano:

10 10 - Dano por ricochete: Para alguns autores seria apenas uma forma de manifestação de dano e não uma espécie. É um dano indireto, por tabela, reflexo. Um dano em que a vítima foi o A, mas o dano se projetou as pessoas que dependem ou convivem com o A. Ex: dano morte a alguém que é o centro econômico de uma família. Geralmente está vinculando a dano material e econômico, mas tem decisões estendendo o dano ricochete a situações de dano moral. Ex: casal jovem em que a esposa se submeteu a uma cirurgia e houve um erro médico nessa cirurgia, ficando ela estéril. Foi indenizada a esposa por dano direito e o marido pelo dano indireto por ricochete. - Dano pela perda uma chance: Não é visto como uma forma de dano, mas como uma manifestação também. Origem do Direito Francês em torno da responsabilização da atuação médica equivocada. No Brasil, essa teoria veio em torno da responsabilidade do advogado. Por exemplo: deixa de recorrer, sem consultar o cliente, quando seria viável. Ou quando advogado recebe documentação do advogado, mas deixa de ajuizar a ação, prescrevendo a sua pretensão. O dano se concentra na extensão do dano, a perda da chance, a sua frustração de ser tirada da sua alçada uma oportunidade.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL

DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL DANO AMBIENTAL PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS DE ORDEM CIVIL ADMINISTRATIVA E PENAL DANO É O PREJUÍZO CAUSADO A ALGUÉM PELA DETERIORAÇÃO OU INUTILIZAÇÃO DE BENS SEUS

Leia mais

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA POSSE PROF. PAULO H M SOUSA Posse X Detenção Ordem de outrem para manter a posse (art. 1.198) Detenção Atos de tolerância do proprietário (art. 1.208) Posse violenta ou clandestina (art. 1.208) Vício objetivo

Leia mais

CÓDIGO CIVIL. Livro III. Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III. Dos Atos Ilícitos

CÓDIGO CIVIL. Livro III. Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III. Dos Atos Ilícitos CÓDIGO CIVIL Livro III Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III Dos Atos Ilícitos Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS. Direito Civil. Responsabilidade Civil. Volume

Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS. Direito Civil. Responsabilidade Civil. Volume Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS Direito Civil D Volume 4 Civil www.rodrigoandrade.pro.br Versão 3.0 2018.1 Rodrigo Andrade de Almeida www.rodrigoandrade.pro.br www.direitolevadoaserio.com.br

Leia mais

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CRIMINAL E CIVIL Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE CRIMINAL" DOLO E CULPA responsabilidade do engenheiro,

Leia mais

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 3 A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVO I- INTRODUÇÃO ESPÉCIES DE RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL 3 DIOGO DE CALASANS MELO ANDRADE. Graduado e pós-graduado em Direito Civil pela UNIT. Mestre em Direito pela UFS. Doutorando em direito pela Mackenzie. Professor universitário. Professor

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI Fala, concurseiro! Degustação 2018 Direito Civil Depois de certo tempo estudando e não obtendo os resultados esperados e tão almejados, percebi que o errado

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde AULA 11 ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a avaliação de um médico

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 03 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Responsabilidade objetiva: não se verifica a existência de culpa do responsável, mas que o dano foi proveniente de ato ilícito. (Art. 14 do CDC) Responsabilidade subjetiva:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Em vigor a partir de fevereiro/2016

Em vigor a partir de fevereiro/2016 Em vigor a partir de fevereiro/2016 O que é bullying? A importância da Lei nº 13.185 O que é bullying na Lei? Lei do Bullying na imprensa O Bullying no Cinema O que é cyberbullying na Lei? Riscos do cyberbulling

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS AULA 16 RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS ERRO DE DIAGNÓSTICO 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NA JUSTIÇA A DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NA JUSTIÇA A DO TRABALHO O O DANO MORAL NO DIREITO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NA JUSTIÇA A DO TRABALHO ADRIANA C. CALVO Mestre da PUC/SP,, Professora Acadêmica e Sócia S do escritório rio Belline e Calvo Advogados

Leia mais

I - RESPONSABILIDADE CIVIL

I - RESPONSABILIDADE CIVIL I - RESPONSABILIDADE CIVIL A Ordem Jurídica protege o lícito e reprime o ilícito, para atingir o desiderato estabelece deveres jurídicos (dar, fazer, não-fazer), por exigência da convivência social. A

Leia mais

Direito Civil II Direito das Obrigações

Direito Civil II Direito das Obrigações Direito Civil II Direito das Obrigações Elementos Constitutivos das Obrigações 2 Elementos Constitutivos das Obrigações Elemento Subjetivo Vimos que uma relação obrigacional possui sempre os mesmos elementos,

Leia mais

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m Dano Moral no Direito do Consumidor HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Consumidor padrão ou standard : art. 2º, caput Consumidor por equiparação: arts. 2º, parágrafo

Leia mais

Mini Curículo: Graduado pela UNIT (2002), pós-graduado em Direito

Mini Curículo: Graduado pela UNIT (2002), pós-graduado em Direito Contatos: Site: www.diogocalasans.com E-mail: contato@diogocalasans.com Facebook: www.facebook.com/ diogocalasans Twitter: http://twitter.com/@diogocalasans 1 Mini Curículo: Graduado pela UNIT (2002),

Leia mais

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Alessandra Gouvêa 1 Resumo: O presente artigo discute o tema bullying, contra crianças e adolescentes, no ambiente escolar, os sujeitos envolvidos, as

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE AÇÕES JUDICIAIS NA ÁREA DA SAÚDE PROGRAMA DO CURSO DE HOJE 1. Conceito de erro médico 2. Requisitos caracterizados do erro médico 3. Elementos da responsabilidade

Leia mais

ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL I Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho

Leia mais

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC RELAÇÃO DE CONSUMO objeto qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos art. 2º, CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se

Leia mais

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial.

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. Prof. Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Penal Parte Geral Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Princípios constitucionais do Direito Penal. 2. A lei penal no tempo. A lei penal no espaço. Interpretação da lei penal. 3. Infração

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada pelo Decreto n. 94.406/97). 2 Conceito

Leia mais

Direito Civil IV. Faculdade de Direito da UFMG Ana Clara Pereira Oliveira Professor(a): Edgar Marx 2015/2º - Diurno

Direito Civil IV. Faculdade de Direito da UFMG Ana Clara Pereira Oliveira Professor(a): Edgar Marx 2015/2º - Diurno Responsabilidade Civil Faculdade de Direito da UFMG Ana Clara Pereira Oliveira Professor(a): Edgar Marx 2015/2º - Diurno 1) Teoria geral da Responsabilidade Civil 1.1) Ilícito e Responsabilidade Civil:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Responsabilidade Civil Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade

Leia mais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 248 RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Octávio Luiz Motta Ferraz Elsevier, Rio de Janeiro, 2009 Estela Waksberg Guerrini ( * ) Não é preciso explicar

Leia mais

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017 Responsabilidade Civil Paula Ferraz 2017 O que é Responsabilidade Civil? O fundamento legal dessa obrigação encontra-se amparado no Novo Código Civil Brasileiro Lei n.º 10.406 de 10/01/2012, vigente a

Leia mais

Dano. Perda de uma chance

Dano. Perda de uma chance DANO 1. Conceito - Há responsabilidade sem culpa? > e sem dano? - O que é o dano? Dano Patrimonial Moral Estético Novos danos Emergente Lucro cessante Perda de uma chance 2. Dano patrimonial 2.1. Dano

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 29-03-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Intervenção de Terceiros: a) Denunciação da Lide: Previsto no art. 125 do NCPC. Art. 125. É admissível

Leia mais

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015 DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história Posição constitucional e contribuição jurisprudencial Prof Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua história

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Obrigação Solidária: Solidariedade não se presume, decorre de lei ou da vontade das partes, conforme

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Introdução: A responsabilidade civil surge pela prática de um ato ilícito que é o conjunto de pressupostos da responsabilidade civil. Surge assim, a responsabilidade

Leia mais

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Eneas Matos Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Mestre

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais... 29

Leia mais

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito.

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress.com/ Rafael Adachi RESPONSABILIDADE DO ESTADO - Estuda o dever estatal de indenizar particulares

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Prof. Dr. Jesualdo Almeida Junior Twitter: @jesualdoalmeida Instagram: jesualdo_junior Facebook: jesualdo junior II E-mail: jesualdo@almeidapimentel.com.br Conceito Uma obrigação

Leia mais

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE DANO MORAL COLETIVO NO DIREITO DO TRABALHO Conceito e Consequências Revisão de alguns conceitos ROTEIRO Dano moral coletivo no DT Conceito

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte I Prof. Cláudio Freitas Dano Moral e indenização - O dever primário: neminem laedere. - O dever secundário: responsabilização -

Leia mais

Direitos humanos na cadeia de fornecedores

Direitos humanos na cadeia de fornecedores Direitos humanos na cadeia de fornecedores Juliana Gomes Ramalho Monteiro 09/11/2015 Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos Responsabilidade das Empresas de Respeitar os Direitos Humanos

Leia mais

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais...

Leia mais

- PARA CRIMES CUJA PENA MÁXIMA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO ANOS: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO;

- PARA CRIMES CUJA PENA MÁXIMA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO ANOS: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO; ESQUEMA DE ESTUDO PROCEDIMENTOS PENAIS PROFESSOR: PIETRO CHIDICHIMO JUNIOR NOVA FORMA DE ESCOLHA DOS PROCEDIMENTOS COMUNS COM O ADVENTO DA LEI N.º 11.719/08. EXCEÇÕES: PROCEDIMENTO DE FUNCIONÁRIO E HONRA

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL I. OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR 1.Responsabilidade Subjetiva e Objetiva Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo. Parágrafo

Leia mais

Responsabilidade Civil por Erro Médico

Responsabilidade Civil por Erro Médico N ehemias Domingos de Melo Responsabilidade Civil por Erro Médico Doutrina e Jurisprudência 2ª Edição Revista, atualizada e aumentada são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 j STJ00098223 2008 by Editora Atlas

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

DIREITO CIVIL IV PROF. LUCIANA BERLINI

DIREITO CIVIL IV PROF. LUCIANA BERLINI DIREITO CIVIL IV PROF. LUCIANA BERLINI luciana@berlini.com.br 19/10/2012 Bibliografia Rui Stocco Pablo Stolze Sérgio Cavalieri Avaliações 1ª prova 30-11-2012 40 pontos Prova final 14-12-2012 30 pontos

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA (FCC TRT/20ª Região/SE

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 59. O Código Civil pátrio estabelece as formas em que a propriedade da coisa móvel pode ser adquirida. Assinale a alternativa que NÃO prevê uma forma de aquisição da

Leia mais

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA Pressupostos da responsabilidade civil extracontratual (CC/02, art. 186) Conduta culposa Nexo causal Dano 1. A conduta - Conduta é gênero, de que são espécies:

Leia mais

Perfil da Coleção - GlSELDA M. F. NOVAES HIRONAKA Sobre os Autores... Organogrann...

Perfil da Coleção - GlSELDA M. F. NOVAES HIRONAKA Sobre os Autores... Organogrann... Sumário Perfil da Coleção - GlSELDA M F NOVAES HIRONAKA Sobre os Autores Organogrann 5 9 25 I TEORIA GERAL DA ROMuALOo BAPTISTA oos SANTOS 1 Conceito 27 2 Generalidades 28 21 Direito e moral 28 22 Dever

Leia mais

Instituto das Perdas e Danos

Instituto das Perdas e Danos Isabela Di Maio Barbosa 1 Instituto das Perdas e Danos 2008 Conceito e aspectos do instituto de perdas e danos Entende-se na expressão perdas e danos um instituto de direito civil assinalado como uma forma

Leia mais

Responsabilidade Objetiva dos Administradores

Responsabilidade Objetiva dos Administradores Responsabilidade Objetiva dos Administradores Richard Blanchet (11) 98426-1866 rblanchet@uol.com.br São Paulo, 19 de março de 2014 Carlos Eduardo Lessa Brandão 02/03/2011 1 Agenda Introdução Responsabilidade

Leia mais

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO O QUE É O esocial????? A QUEM CABE FISCALIZAR EMPREGADOR (PODER DIRETIVO NÃO É SÓ PUNITIVO) AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO

Leia mais

PROFESSOR: SILMAR LOPES

PROFESSOR: SILMAR LOPES PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade

Leia mais

Breves Considerações Acerca da Responsabilidade Civil no Ordenamento Brasileiro

Breves Considerações Acerca da Responsabilidade Civil no Ordenamento Brasileiro Breves Considerações Acerca da Responsabilidade Civil no Ordenamento Brasileiro Brief Considerations About Party Liability in the Brazilian Legal System Renata Medina Duarte 1 Fabiana Junqueira Tamaoki

Leia mais

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros Pesquisadora do CNPq Doutora em Direito (UFSC/Coimbra) Mestre em Direito (PUCRS) Professora Adjunta

Leia mais

ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS Daniela Galvão de Araujo Mestre em Teoria do Direito e do Estado Especialista em Direito Processual Civil, Penal e Trabalhista Docente do

Leia mais

PLANO DE CURSO : RESPONSABILIDADE CIVIL (CÓD.: ENEX 60127) ETAPA: 5ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : RESPONSABILIDADE CIVIL (CÓD.: ENEX 60127) ETAPA: 5ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE CIVIL (CÓD.: ENEX 60127) ETAPA: 5ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 7 Crimes Omissivos

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 7 Crimes Omissivos Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 7 Crimes Omissivos 1. Conceito Jurídico-Penal De Omissão Omissão não é inércia, não é não-fato, não é a inatividade corpórea, não é, em suma, o simples não

Leia mais

O artigo 937 é importante e muito aplicado nas hipóteses de responsabilidade civil nas incorporações imobiliárias.

O artigo 937 é importante e muito aplicado nas hipóteses de responsabilidade civil nas incorporações imobiliárias. Turma e Ano: Responsabilidade Civil/2016 Matéria / Aula: Responsabilidade Civil/Aula 010 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Amana Iquiene da Cunha Silva Aula 10 II) Temas específicos 2) Responsabilidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade objetiva do Estado Elaine Rodrigues de Paula Reis A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quanto a conduta da Administração Pública não

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0701.12.011997-2/001 Númeração 0119972- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Alexandre Santiago Des.(a) Alexandre Santiago 08/05/2014 16/05/2014 APELAÇÃO

Leia mais

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual do Estado. I irresponsabilidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL CONSTRUINDO A TESE DA PETIÇÃO INICIAL 1. Em 22-11-13, o autor deu entrada no hospital, porque tinha distúrbios psiquiátricos. 2. Tentou evadir-se em outras ocasiões e no dia

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor AULA 15 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 RESCISÃO CONTRATUAL COMPRA E VENDA DE APARTAMENTO POR CULPA DO ADQUIRENTE (CONSUMIDOR) 2 1. Fundamentação

Leia mais

6 RESPONSABILIDADE CIVIL PELO FATO DA COISA E DO ANIMAL

6 RESPONSABILIDADE CIVIL PELO FATO DA COISA E DO ANIMAL Trata-se da responsabilidade da pessoa que detém o poder de comando de coisas e animais causadores de danos à esfera jurídica de outrem (GAGLIANO, PAMPLONA FILHO, 2010, p. 211) Só há interesse jurídico

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (CF, art. 37) 6º - As pessoas

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS RESPONSABILIDADE CIVIL. Prof. MSC. Handerson Bentes. Santarém PA 2016

FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS RESPONSABILIDADE CIVIL. Prof. MSC. Handerson Bentes. Santarém PA 2016 FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS RESPONSABILIDADE CIVIL Prof. MSC. Handerson Bentes Santarém PA 2016 Elementos da Responsabilidade Civil Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência

Leia mais

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Responsabilidade da Administração Pública Quando a administração pública é responsável juridicamente?

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: ATRASO NO VOO Módulo II (Contratos em Espécie) do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula n. 37 Responsabilidade do Fato do Produto

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE Responsabilidade Civil Aplicada à Diversidade, Religiosidade e Sexualidade - Aula n.71 1 Responsabilidade civil É necessário a existência de dano ou prejuízo para a configuração

Leia mais

Responsabilidade Civil

Responsabilidade Civil Responsabilidade Civil Apontamentos por José Roberto Monteiro 4º semestre 2012 02/08 /12 Apresentação e bibliografia 09/08/12 1. Significado 2. Responsabilidade Civil X Moral 3. Diferença entre obrigações

Leia mais