ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL: VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL: VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO"

Transcrição

1 ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL: VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

2 Exposição versará acerca da: INTRODUÇÃO 1. origem da prática conhecida como assédio moral, a sua caracterização, elementos que o integram e formas de manifestação na estrutura empresarial, aí incluído o assédio moral organizacional; 2. análise dos direitos de personalidade do trabalhador na relação de emprego e a lesão que o assédio moral ocasiona à sua esfera jurídica. Para esse efeito, o exame das dimensões que a dignidade humana passou a assumir no ordenamento jurídico-constitucional vigente exigirá breve reflexão; 3. destaque para alguns casos rumorosos em que verificado assédio moral organizacional; 4. mecanismos voltados à reparação pelo dano decorrente do assédio moral em geral e do organizacional em particular. Considerações acerca da jurisprudência da Justiça do Trabalho.

3 1 ORIGEM DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Vínculos com a reestruturação produtiva mediante extinção do modelo fordista/taylorista de produção (complexos fabris concentrados) a partir da metade do século passado e aparição do toyotismo, que se caracteriza pela acumulação flexível do capital. Intensificação do toyotismo a partir do final da década de 70 do século passado. Superação da hierarquia piramidal do taylorismo/fordismo. Simulacro de democracia participativa, em que todos podem fazer ouvir suas vozes, em realidade há centralização das decisões estratégicas (SELIGMANN-SILVA). A empresa se torna mais ágil, mantendo pequeno núcleo de trabalhadores (agora designados de colaboradores ) que se ocupam com o produto final, ao mesmo tempo em que toma os serviços de fornecedores e prestadores de serviços terceirizados ( colaboradores externos ). O designado assédio moral, sobretudo o organizacional, guarda estreita relação com o processo de adaptação dos trabalhadores a formas de gerenciamento de pessoal afinadas com a reestruturação produtiva que visa a maximização da produtividade.

4 2 CARACTERIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL. ESPÉCIES Marie-France Hirigoyen: o assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. Assédio moral clássico/tradicional: vertical e horizontal. No primeiro, presença de um chefe, superior hierárquico; no segundo, posição na mesma escala hierárquica. Em ambos, existência de vínculo subjetivo entre assediador(es) e assediado. Em síntese: busca-se minar a autoestima do assediado, de modo que acabe por pedir a demissão. Dificuldade da prova por causa da utilização de agressões sutis, atos dissimulados, gestos, olhares...

5 2 CARACTERIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL. ESPÉCIES Assédio moral organizacional: o assédio passa a fazer parte da estratégia para incrementar a produtividade e por isso ele envolve a adoção de métodos não sutis, mas sim ostensivos, explícitos, que se dirigem ao conjunto dos trabalhadores envolvidos, por exemplo, na produção. É um método de gestão, em que a própria organização do sistema de produção introduz práticas que auxiliem na intensificação da produtividade. Exemplo: imposição da anuência a regras internas e expectativas da organização, mediante uso de xingamentos, pressão psicológica, humilhações, para alcançar metas de produção. Sob o estrito ponto de vista jurídico, o assédio moral corresponde a uma violação da integridade psicológica do trabalhador, de sua honra subjetiva e objetiva, por vezes até de sua intimidade, podendo trazer graves efeitos para a sua saúde. Trata-se de ato de violência que viola direitos de personalidade e o direito fundamental social à saúde.

6 3 DIGNIDADE HUMANA E DIREITOS DE PERSONALIDADE 3.1 O que vem a ser a dignidade da pessoa humana? Vinculações jurídicas históricas da dignidade ao núcleo da personalidade, a aspectos estritamente individuais. Marca do individualismo, próprio das concepções do Estado Liberal: abstenção do Estado, direitos fundamentais como direitos de defesa. Sob o Estado social, exige-se a atuação estatal dirigida à promoção da dignidade mediante o fornecimento de prestações materiais - os direitos sociais. Dignidade relacionada a aspectos sociais, à promoção da integração social. Elementos da dignidade humana: intangibilidade, inviolabilidade, inalienabilidade. Dignidade humana enquanto valor constitucional é voltada à preservação da intimidade, privacidade, honra, imagem e integridade psicofísica da pessoa. Junto com outros valores e princípios constitucionais, também obtém concreção constitucional em direitos fundamentais do trabalho, como os elencados no art. 7º da Constituição.

7 3 DIGNIDADE HUMANA E DIREITOS DE PERSONALIDADE 3.2 Direitos de personalidade Pressupostos gerais O direito de personalidade é relevante em todos os domínios da vida, mas em geral é associado a diferentes modos de desenvolvimento do sujeito, como sejam: o direito à autodeterminação (assegurar a própria identidade); o direito à autopreservação (proteger-se, manter-se ao resguardo da curiosidade de outros); o direito à autoapresentação (proteger-se contra exposição pública falseadora, de desprestígio; direito a configuração individual mediante uso, por ex., de determinado vestuário ou adornos).

8 3 DIGNIDADE HUMANA E DIREITOS DE PERSONALIDADE 3.2 Direitos de personalidade Desdobramentos normativos do direito de personalidade Constituição e Código Civil: a) art. 5º, V, da CF: prevê indenização por dano material, moral e à imagem. Art. 186 do Código Civil: Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causa dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. b) art. 5º, X, da CF: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurada indenização (...). O art. 21 do Código Civil: A vida privada da pessoa natural é inviolável (...). c) art. 5º, XIII, da CF: direito ao livre exercício de trabalho ou profissão (art. 5º, XIII, da CF é uma projeção do livre desenvolvimento da personalidade). d) preâmbulo e art. 6º da CF: garantia do acesso a direitos sociais.

9 3 DIGNIDADE HUMANA E DIREITOS DE PERSONALIDADE 3.2 Direitos de personalidade Âmbito de proteção dos direitos de personalidade Âmbito de proteção de um direito: é a esfera vital de um direito protegido juridicamente; o recorte da realidade objeto da proteção do Direito. Direitos de personalidade apresentam-se em diferentes esferas. A intimidade e a privacidade envolvem aspectos mais subjetivos, da interioridade do sujeito. A honra e a imagem envolvem aspectos objetivos, exteriores, embora a honra também possa envolver dimensão subjetiva.

10 3 DIGNIDADE HUMANA E DIREITOS DE PERSONALIDADE 3.3 Os direitos fundamentais oriundos da relação de emprego e os direitos de personalidade Direitos fundamentais do trabalho estão sistematicamente relacionados ao núcleo central do sistema de direitos fundamentais que é a dignidade da pessoa. Por isso, os direitos de personalidade do trabalhador possuem precedência quando confrontados com o poder diretivo do empregador. Embora possa ser reportado à livre iniciativa empresarial, o poder diretivo não possui proteção jusfundamental. Não é sem razão que se assegura a reparação de lesões a direitos da personalidade oriundas de ilícitos havidos no exercício desse poder, como em casos de assédio moral ou de métodos ofensivos visando metas (em geral com lesão à honra e imagem) ou de danos à integridade psicofísica relativos à existência mesma. Conformação legislativa dos direitos de personalidade do trabalhador? Não obstante, as alterações havidas no sistema produtivo, a introdução de sofisticados sistemas tecnológicos que permitem o controle de dados do trabalhador, sua submissão a sistemas de vigilância eletrônica etc., a legislação brasileira não se ocupa dos direitos de personalidade do trabalhador.

11 4. PRÁTICAS ASSOCIADAS AO ASSÉDIO MORAL Alguns exemplos de assédio moral envolvendo exigências no tocante à produtividade. Internet: ( ).

12 5. MECANISMOS DIRIGIDOS À CONTENÇÃO DO ASSÉDIO MORAL 5.1. Indenizações Critérios para a aferição da indenização no assédio moral tradicional: princípio da proporcionalidade ou da razoabilidade; gravidade da lesão, capacidade econômico-financeira do responsável. Sentido punitivo e pedagógico da sanção. Indenizações: pesquisa jurisprudencial revela tentativa de alguns magistrados em tomar como padrão valores já definidos em precedentes para, a partir daí, e considerando especificidade do caso concreto, fixar a indenização. Decisões do TST: há indenizações baixas e estratosféricas em julgamentos oriundos dos tribunais regionais. Em face disso, TST aumenta ou diminui as indenizações a partir de critérios como a razoabilidade e proporcionalidade. Como sancionar o assédio organizacional? Parece conduta mais grave porque aqui não se verifica possível omissão do empregador, mas uma opção gerencial, com suporte em decisão política da empresa, para atingir resultados. Maior rigor na ponderação dos critérios a utilizar na fixação do dano.

13 5. MECANISMOS DIRIGIDOS À CONTENÇÃO DO ASSÉDIO MORAL 5.2. Medidas preventivas. Ação do Estado. Ação da sociedade Lei /09, que trata de fontes de recursos do BNDES. Art. 3º prevê condicionamentos em contratos de financiamentos para evitar dispensas imotivadas. E no art. 4º prevê a vedação de empréstimos ou financiamentos a empresas privadas cujos dirigentes tenham sido condenados por assédio moral, entre outros ilícitos. Como efetivar isso? Criação de banco de assediadores para efeito de restringir acesso a créditos, benefícios fiscais??? NR 17, anexo II, item Portaria n. 9 de Trata dos chamado Call Center, centros de telemarketing: veda adoção de métodos que causem assédio moral.

14 5. MECANISMOS DIRIGIDOS À CONTENÇÃO DO ASSÉDIO MORAL 5.2. Medidas preventivas. Ação do Estado. Ação da sociedade Ações da sociedade? Negociação coletiva: sindicatos, como entes responsáveis pela defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores, deveriam pôr o resguardo da segurança e da saúde dos trabalhadores nas pautas de negociações como os sindicatos patronais. Sociedade em geral: organizações sociais, sobretudo as que atuam no âmbito da saúde, têm de voltar sua atenção para as doenças de ordem psíquica provenientes do assédio moral. Essas doenças lesionam a sociedade em geral, seja pelo transtorno familiar, seja pela oneração dos cofres da Previdência Social e pelas perdas à economia em geral. Repercussões sociais e econômicas do assédio.

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial.

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. Prof. Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua

Leia mais

Introdução...1. Parte I A Religião e o Mundo do Trabalho

Introdução...1. Parte I A Religião e o Mundo do Trabalho SUMÁRIO Introdução...1 Parte I A Religião e o Mundo do Trabalho Capítulo 1 Religião, Direitos Humanos e Espaço Público: Algumas Nótulas Preliminares...7 1. Religião e Direitos Humanos...7 2. O Regresso

Leia mais

LIBERDADE RELIGIOSA E CONTRATO DE TRABALHO

LIBERDADE RELIGIOSA E CONTRATO DE TRABALHO LIBERDADE RELIGIOSA E CONTRATO DE TRABALHO A dogmática dos direitos fundamentais e a construção de respostas constitucionalmente adequadas aos conflitos religiosos no ambiente de trabalho IMPETUS SUMÁRIO

Leia mais

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Um dos principais fatores de risco à saúde mental presentes no trabalho na atualidade Violência Reduz um

Leia mais

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO O QUE É Exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É mais

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

ASSÉDIO MORAL A INTERFERÊNCIA DAS RELAÇÕES PESSOAIS NA EMPRESA CAROLINA RONCATTI PATRICIA CANHADAS WILDE C. COLARES

ASSÉDIO MORAL A INTERFERÊNCIA DAS RELAÇÕES PESSOAIS NA EMPRESA CAROLINA RONCATTI PATRICIA CANHADAS WILDE C. COLARES ASSÉDIO MORAL A INTERFERÊNCIA DAS RELAÇÕES PESSOAIS NA EMPRESA CAROLINA RONCATTI PATRICIA CANHADAS WILDE C. COLARES 1 1. O QUE É O ASSÉDIO MORAL? Definições: Marie-France Hirigoyen Toda e qualquer conduta

Leia mais

DOCENTE: LUCIANA CASTRO. Graduada em Psicologia UERJ. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos. Pós-graduada em Educação Infantil e Desenvolvimento

DOCENTE: LUCIANA CASTRO. Graduada em Psicologia UERJ. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos. Pós-graduada em Educação Infantil e Desenvolvimento DOCENTE: LUCIANA CASTRO Graduada em Psicologia UERJ Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos Pós-graduada em Educação Infantil e Desenvolvimento Pós-graduada em Educação especial Surdez Docente e autora

Leia mais

III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho. 30 de setembro e 01 de outubro de 2013

III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho. 30 de setembro e 01 de outubro de 2013 III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho 30 de setembro e 01 de outubro de 2013 1 2 ASSÉDIO MORAL Assédio Moral Conceito: Comportamentos agressivos que visam, sobretudo a desqualificação

Leia mais

A REVISTA ÍNTIMA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

A REVISTA ÍNTIMA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A REVISTA ÍNTIMA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Leandro Bertini de Oliveira Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Candido Mendes Rio de Janeiro. Docente do curso de Direito da Unilago. RESUMO

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO Mestrando em Direito pela Unicuritiba. PEDRO FRANCO DE LIMA Mestranda em Direito pela Unicuritiba. FRANCELISE CAMARGO DE LIMA Mestrando em

Leia mais

SINTEST/BA (UNEB-UEFS) SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO 3º GRAU DO ESTADO DA BAHIA PROJETO UNEB SEM ASSÉDIO:

SINTEST/BA (UNEB-UEFS) SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO 3º GRAU DO ESTADO DA BAHIA PROJETO UNEB SEM ASSÉDIO: PROJETO UNEB SEM ASSÉDIO: ENTENDENDO SUAS CAUSAS, (RE) CONHECENDO SEUS EFEITOS. Salvador, BA. Setembro, 2013. PROJETO UNEB SEM ASSÉDIO: ENTENDENDO SUAS CAUSAS, (RE) CONHECENDO SEUS EFEITOS. Projeto de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução ÍNDICE GERAL TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Formação e evolução 1. Direitos fundamentais em sentido formal e direitos fundamentais em sentido

Leia mais

COMO PODEM SER IDENTIFICADOS OS ASSÉDIOS MORAL E SEXUAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO? Ministra Cristina Peduzzi fala sobre assédio sexual e assédio moral

COMO PODEM SER IDENTIFICADOS OS ASSÉDIOS MORAL E SEXUAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO? Ministra Cristina Peduzzi fala sobre assédio sexual e assédio moral COMO PODEM SER IDENTIFICADOS OS ASSÉDIOS MORAL E SEXUAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO? Ministra Cristina Peduzzi fala sobre assédio sexual e assédio moral Ministra Peduzzi - Todos nós sabemos que há uma dificuldade

Leia mais

ASSÉDIO MORAL: COMO SE DEFENDER DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO?

ASSÉDIO MORAL: COMO SE DEFENDER DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? ASSÉDIO MORAL: COMO SE DEFENDER DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? O QUE É ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO? Assédio Moral é toda e qualquer conduta abusiva que, intencional e frequentemente, fira a dignidade

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte I Prof. Cláudio Freitas Dano Moral e indenização - O dever primário: neminem laedere. - O dever secundário: responsabilização -

Leia mais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil. Luiz Macoto Sakamoto

Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil. Luiz Macoto Sakamoto Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil Luiz Macoto Sakamoto 3. GESTÃO DE RISCOS ACIDENTAIS RESPONSABILIDADE CIVIL Origem da Responsabilidade Civil Dimensões

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende estabelecer, nos termos da

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 Dispensa indireta. Dano Moral. Outras modalidades de extinção do contrato de trabalho A despedida indireta Considera-se despedida indireta a falta grave praticada pelo empregador

Leia mais

Assédio moral: desrespeito aos direitos fundamentais no ambiente de trabalho

Assédio moral: desrespeito aos direitos fundamentais no ambiente de trabalho Assédio moral: desrespeito aos direitos fundamentais no ambiente de trabalho Ana Karoline Saboia de Albuquerque 1 Me. Paulo Rogério Marques de Carvalho 2 Introdução O presente trabalho busca apresentar

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por decisão do empregador: dispensa do empregado (resilição) Por decisão do empregado: demissão (resilição), dispensa indireta Por iniciativa de ambos: acordo (distrato)

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA.

DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA. DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA. Acredito que o pior momento econômico no País já tenha passado, mas é certo que ainda permanece, para algumas empresas, a necessidade

Leia mais

Assédio Sexual nas empresas

Assédio Sexual nas empresas Entenda o Assédio Sexual nas empresas Por Karla Fernanda A. de Olivera Advogada da área Trabalhista Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, 52% das mulheres economicamente ativas

Leia mais

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 3 A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVO I- INTRODUÇÃO ESPÉCIES DE RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE

Leia mais

Parte I Analise apenas quatro das seguintes questões ( valores):

Parte I Analise apenas quatro das seguintes questões ( valores): Direito das Relações Jurídicas de Emprego Público Mestrado em Direito e Prática Jurídica - Direito Administrativo e Administração Pública 2016-2017 Turma Noite Prova Escrita 12 de junho de 2017 Duração

Leia mais

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7 Versão: 1 (30-11-15) Pág. 3/7 PREÂMBULO A APPACDM de Coimbra, com o presente Código de Conduta para prevenção e combate da prática de assédio no trabalho, pretende constituir nos termos da Lei n.º 73/2017

Leia mais

EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA

EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA EMBRIAGUEZ NO TRABALHO JUSTA CAUSA Texto de Vanessa Ferrari Teixeira - estagiária de Direito Tendo em vista a alta incidência de funcionários embriagados em serviço em obras de construção civil, segue

Leia mais

O QUE É O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO?

O QUE É O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? O QUE É O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? O Assédio Moral, muitas vezes confundido com stress ou conflito natural entre colegas e ou agressões pontuais é, também, conhecido por assédio psicológico do trabalho,

Leia mais

AUTOR(ES): FERNANDA BAGGIO LANGER, LAIS CRISTINA OLIVEIRA SILVA, TATIANE DA SILVA GONÇALVES

AUTOR(ES): FERNANDA BAGGIO LANGER, LAIS CRISTINA OLIVEIRA SILVA, TATIANE DA SILVA GONÇALVES 16 TÍTULO: DISTINÇÃO ENTRE ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): FERNANDA BAGGIO LANGER,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO Introdução: A introdução significa início ou começo. Declara ao leitor (juiz e réu) o assunto que será tratado no texto jurídico. Fixa as diretrizes do assunto, facilitando

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMMHM/dsv/

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMMHM/dsv/ Justiça do Trabalho Tribunal A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMMHM/dsv/ PROCESSO Nº TST-RR-11276-14.2015.5.03.0060 RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DA LEI N.º 13.015/2014. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO PROCESSO nº 0001326-93.2017.5.12.0016 (RO) RECORRENTE: R & A CONTABILIDADE LTDA - EPP RECORRIDO: BEATRIZ TEREZINHA OBADOWSKI

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Seção 4.1 Conceitos de QVT Seção 4.2 QVT: problemas 1 Seção 4.1 CONCEITOS DE QVT 2 Qualidade de vida (QV) Impossível falar de QVT sem antes falar de QV QV, termo definido pelo

Leia mais

SINDINFOR - Grupo de Intercâmbio de Informações da Gestão de Pessoas das Empresas de Informática de MG Palestra: 10 de Maio de 2011

SINDINFOR - Grupo de Intercâmbio de Informações da Gestão de Pessoas das Empresas de Informática de MG Palestra: 10 de Maio de 2011 SINDINFOR - Grupo de Intercâmbio de Informações da Gestão de Pessoas das Empresas de Informática de MG Palestra: 10 de Maio de 2011 O Assédio Moral nas organizações: uma preocupação gerencial Ivan Caixeta

Leia mais

Teoria dos Direitos Fundamentais

Teoria dos Direitos Fundamentais 1 Teoria dos Direitos Fundamentais 1 Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Imagine uma situação em que o Estado exerce seu poder sem limites. Quem estiver de fora desse Estado, estará sofrendo interferências

Leia mais

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR FABIANO DE CASTILHOS BERTOLUCCI Órgão Julgador: 4ª Turma

ACÓRDÃO RO Fl. 1. DESEMBARGADOR FABIANO DE CASTILHOS BERTOLUCCI Órgão Julgador: 4ª Turma 0224800-36.2009.5.04.0203 RO Fl. 1 Órgão Julgador: 4ª Turma Recorrente: Recorrido: Origem: Prolator da Sentença: RÁPIDO TRANSPAULO LTDA. - Adv. Janaina Laurindo da Silva ROBSON DE ALMEIDA DA SILVA - Adv.

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. ANOTAÇÃO NA CTPS. ATESTADOS MÉDICOS

INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. ANOTAÇÃO NA CTPS. ATESTADOS MÉDICOS PROCESSO Nº TST-RR-766-58.2014.5.20.0009 ACÓRDÃO 6ª Turma RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO NA VIGÊNCIA DA LEI Nº 13.015/2014. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. ANOTAÇÃO NA CTPS. ATESTADOS MÉDICOS. A anotação

Leia mais

LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO, COMPLIANCE E O SETOR DE TRANSPORTE COLETIVO

LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO, COMPLIANCE E O SETOR DE TRANSPORTE COLETIVO FEPASC Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina CICLO DE PALESTRAS 2018 LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO, COMPLIANCE E O SETOR DE TRANSPORTE COLETIVO André Guskow

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor - Aula n. 27 1 2 - Recusa de atendimento O fornecedor não pode se recusar

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Violência Moral e Psicológica

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Violência Moral e Psicológica ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Violência Moral e Psicológica Prof Ass Dra Maria Dionísia do Amaral Dias I SEMANA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE BOTUCATU E REGIÃO Abril de 2010 Violência Reduz um sujeito à condição

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Direito ao Risco e Responsabilidades

Direito ao Risco e Responsabilidades Direito ao Risco e Responsabilidades "Há um limite em que a razão deixa de ser razão, e a loucura ainda é razoável. Carlos Drummond de Andrade Flávia Teixeira "Todos os seres humanos nascem livres e iguais

Leia mais

O SOFRIMENTO E O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

O SOFRIMENTO E O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO O SOFRIMENTO E O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO MALLMANN, Loivo José (Serviço Social/UNIBRASIL) BALESTRIN, Nádia Luzia (Serviço Social/UNIBRASIL) As práticas e situações de humilhação e de constrangimento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, X, CF/88: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. Antero Arantes Martins EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. e GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO Antero Arantes Martins Introdução. Modalidades de rescisão. Rescisão por iniciativa do empregador Dispensa Arbitrária x dispensa sem

Leia mais

O PAPEL DO SINDICATO NO COMBATE AO ASSÉDIO MORAL INSTITUCIONAL. Profª. Dra. Adriana Calvo

O PAPEL DO SINDICATO NO COMBATE AO ASSÉDIO MORAL INSTITUCIONAL. Profª. Dra. Adriana Calvo O PAPEL DO SINDICATO NO COMBATE AO ASSÉDIO MORAL INSTITUCIONAL Profª. Dra. Adriana Calvo PERFIL ACADÊMICO E PROFISSIONAL Doutora, Mestra e Especialista em Direito do Trabalho pela PUC/SP Professora de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Restrições legais ao exercício de direitos fundamentais: Teoria dos limites: a limitação de direitos não pode afetar o seu núcleo essencial. Reserva

Leia mais

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende constituir, nos termos da Lei 73/2017 de 16 de agosto, uma referência para todos os membros dos Órgãos

Leia mais

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Direito nas Ciências Econômicas Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani 2014 1. O Direito 2 Direito é um conjunto de regras que disciplina as diversas dimensões de nossas vidas. Todos nós, na

Leia mais

Um grave atentado, diz Janot sobre pacto de... Número de processos se multiplicou 80 vezes em 27 anos, diz...

Um grave atentado, diz Janot sobre pacto de... Número de processos se multiplicou 80 vezes em 27 anos, diz... 1 de 6 20/06/2016 14:57 DIREITO DE FAMÍLIA Tese se baseia em artigo do Código Civil que trata da fidelidade recíproca. Apesar de tendência indicar que a Justiça não irá mais entrar na questão da traição

Leia mais

ACIDENTE DE TRABALHO - INDENIZAÇÂO. Competência:

ACIDENTE DE TRABALHO - INDENIZAÇÂO. Competência: ACIDENTE DE TRABALHO - INDENIZAÇÂO Competência: Com a edição da Emenda Constitucional nº 45, surgiu grande cizânia jurisprudencial acerca da competência da Justiça do Trabalho para julgar pedido de indenização

Leia mais

ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO FUNDAMENTO Princípio da força obrigatória: o contrato é considerado lei entre as partes (pacta sunt servanda) e, desde que estipulado validamente, torna-se intangível

Leia mais

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE cob.org.br O que é assédio? De forma simplificada, assédio pode ser entendido como qualquer comportamento abusivo ou agressivo de uma pessoa,

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Competência Material da Justiça do Trabalho Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

O desenvolvimento da personalidade na França do século XIX a partir da idéia de propriedade

O desenvolvimento da personalidade na França do século XIX a partir da idéia de propriedade Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão TEMA 6 A PERSONALIDADE E OS DIREITOS DE PERSONALIDADE O desenvolvimento da personalidade

Leia mais

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Eneas Matos Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Mestre

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO ATA DE AUDIÊNCIA Aos trinta dias do mês de outubro de 2012, na sala de audiências da Egrégia Vara do Trabalho de Primavera do Leste - MT se fez presente o Exmo. Juiz do Trabalho ALESSANDRO FRIEDRICH SAUCEDO

Leia mais

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (...) O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos

Leia mais

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA Pressupostos da responsabilidade civil extracontratual (CC/02, art. 186) Conduta culposa Nexo causal Dano 1. A conduta - Conduta é gênero, de que são espécies:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho. Profª. Liz Rodrigues - A Justiça do Trabalho é uma justiça federal especializada, composta pelo

Leia mais

DANOS EXISTENCIAIS ANDERSON SCHREIBER PROFESSOR TITULAR DE DIREITO CIVIL DA UERJ

DANOS EXISTENCIAIS ANDERSON SCHREIBER PROFESSOR TITULAR DE DIREITO CIVIL DA UERJ DANOS EXISTENCIAIS ANDERSON SCHREIBER PROFESSOR TITULAR DE DIREITO CIVIL DA UERJ COORDENADOR DA UERJ RESP (CLÍNICA DE RESPONSABILIDADE CIVIL DA UERJ) SÓCIO FUNDADOR DO SCHREIBER DOMINGUES CINTRA LINS E

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL DEFININDO RESPONSABILIDADE CIVIL A responsabilidade civil consiste na obrigação (vínculo obrigacional) que impende sobre aquele que causa um

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 6ª Turma KA/cb RECURSO DE REVISTA. RECLAMADA. DANO MORAL. MENSAGEM DE ÂNIMO EM CONTRACHEQUE. No que se refere à configuração do dano moral, de acordo com a jurisprudência pacífica, o que

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Rd/Vb/rv/mm

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Rd/Vb/rv/mm A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Rd/Vb/rv/mm RECURSO DE REVISTA. DANO MORAL. EXIGÊNCIA DE APRESENTAÇÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS. CONFIGURAÇÃO. O procedimento patronal consubstanciado na exigência de apresentação

Leia mais

Sumário. Introdução... 31

Sumário. Introdução... 31 Sumário Introdução..................................................................... 31 Parte I. Teoria e significado da igualdade jurídica............................ 33 Capítulo I. Teorias fundamentais

Leia mais

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO CONCEITO: É O ESPAÇO DO EXERCÍCIO DO PODER JURISDICIONAL. NOSSO ESTUDO SERÁ DIRECIONADO EM DUAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, E SÃO ELAS: Competência em Razão da Matéria art.

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aula 06 de junho de 2014. 07 de junho de 2014. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Paulo Ricardo Schier Graduação em Bacharelado em Direito

Leia mais

Saúde e Segurança do Trabalho. Assédio Moral, Saúde metal no trabalho, Justiça do Trabalho.

Saúde e Segurança do Trabalho. Assédio Moral, Saúde metal no trabalho, Justiça do Trabalho. Saúde e Segurança do Trabalho Assédio Moral, Saúde metal no trabalho, Justiça do Trabalho. Assédio Moral Uma forma de violência no trabalho Dimensões não materializadas 2 Assédio Moral O que é assédio

Leia mais

DE REVISTA. DANO MORAL. BANCÁRIO. TRANSPORTE DE VALORES.

DE REVISTA. DANO MORAL. BANCÁRIO. TRANSPORTE DE VALORES. A C Ó R D Ã O 5ª Turma KA/lsb RECURSO DE REVISTA. DANO MORAL. BANCÁRIO. TRANSPORTE DE VALORES. Ficou demonstrado o perigo da atividade, que só pode ser desempenhada por profissional habilitado, conforme

Leia mais

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO?

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? É UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS FATORES DE PRODUÇÃO, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, PROCESSOS E RECURSOS HUMANOS, VOLTADOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA, ATRAVÉS DA BUSCA CONSTANTE

Leia mais

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho E OUTROS TEMAS Suspensão Não há pagamento de salário Exemplo: Acidente de trabalho e serviço militar: suspenso o contrato de trabalho. Paga-se

Leia mais

NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17. INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21

NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17. INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21 SIGLAS 15 NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17 INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21 O mercado e a economia de mercado 21 O Direito, o mercado e a concorrência 22 Saber Direito para entender o mercado

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Autoras: Izamara Nunes Sousa. Mestranda do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA). e-mail:

Leia mais

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO GT III Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças e aos Adolescentes na América Latina. Tamires Cristina Feijó de Freitas

Leia mais

Projeto de elaboração de uma LEI DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS

Projeto de elaboração de uma LEI DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS Projeto de elaboração de uma LEI DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS A quantidade e complexidade de diplomas referentes aos trabalhadores em funções públicas e à organização da Administração Pública, bem como

Leia mais

Artigo 1.º (Âmbito de aplicação) Artigo 2.º (Princípios gerais) Artigo 3.º (Comportamentos ilícitos)

Artigo 1.º (Âmbito de aplicação) Artigo 2.º (Princípios gerais) Artigo 3.º (Comportamentos ilícitos) CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende constituir, nos termos da

Leia mais

ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO SUMÁRIO 1. Introdução 2. O que é Assédio Sexual? 3. A legislação brasileira. 4. Por que assédio sexual é crime? 5. O que a Organização Internacional do Trabalho fala

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte II Prof. Cláudio Freitas - Excludentes da responsabilidade civil Dano Moral e indenização - Excludentes de nexo causal (independente

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Já a garantia do

Leia mais

DESPACHO COJUR CFM N. 285/2016. (Aprovado em Reunião de Diretoria em 06/07/2016)

DESPACHO COJUR CFM N. 285/2016. (Aprovado em Reunião de Diretoria em 06/07/2016) DESPACHO COJUR CFM N. 285/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 06/07/2016) EMENTA: O Provimento CNJ 52/2016 fere o sigilo médico e a intimidade do doador de gametas e embriões, prejudicando a relação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte 2 Prof.ª Eliane Conde A Justiça do Trabalho não tem competência para processar e julgar Ação de Cobrança ajuizada por profissional

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA FRMS C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN

CÓDIGO DE BOA CONDUTA FRMS C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN 1 Í N D I C E PREÂMBULO CAPÍTULO I DESTINATÁRIOS 1º Princípios e âmbito CAPÍTULO II OBJETIVO 2º Defesa da ética e da imagem da Instituição

Leia mais

Marco Civil da Internet. Audiência Pública Senado Federal 03/09/2013

Marco Civil da Internet. Audiência Pública Senado Federal 03/09/2013 Marco Civil da Internet Audiência Pública Senado Federal 03/09/2013 1. Contexto e importância do Marco Civil O Marco Civil da Internet decorre de riquíssimo debate que resultou em um projeto de lei moderno,

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO N. 147, DE 15 DE ABRIL DE 2011. Institui o Código de Conduta do Conselho e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus. O PRESIDENTE DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL, usando de suas atribuições

Leia mais

A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade

A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade Cimara Santos da Silva RESUMO: O presente projeto tem

Leia mais

PROJETO DE CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

PROJETO DE CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PROJETO DE CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Com o presente código pretende-se combater os comportamentos indesejáveis e inaceitáveis por

Leia mais

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS 1. INTRODUÇÃO Com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPDP), aprovado pelo Regulamento (EU) nº 2016/679, de 27 de abril de 2016, cabe à AECOPS definir a sua Política de Proteção

Leia mais

Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios

Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense Governança e Compliance: Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios Curitiba, 29 de abril de 2019 .: Programa de Compliance Do que

Leia mais

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 22) 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução ao erro) A boa-fé do anunciante

Leia mais