LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE"

Transcrição

1 LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Competência Material da Justiça do Trabalho Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho, Professor Universitário, Pós Graduação, MBA e de Cursos Preparatórios Para Carreiras Jurídicas, Sócio da Martir Advogados Associados - Consultoria Jurídica Empresarial e para o Terceiro Setor. 1

2 Bloco I BLOCO I

3 COMPETÊNCIA A Competência é o limite da jurisdição. Para a fixação destes limites o direito processual como um todo utiliza-se de cinco critérios. 1. Material; 2. Funcional ou hierárquico; 3. Territorial; 4. Em razão da pessoa; 5. Em razão do valor da causa.

4 COMPETÊNCIA O Processo do Trabalho utiliza-se apenas dos três primeiros. 1. Material; 2. Funcional ou hierárquico; 3. Territorial;

5 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MÁTÉRIA COMPETÊNCIA MATERIAL A competência em razão da matéria é fixada pelo art. 114 da CF, que sofreu profundas alterações pela EC 45/2004 e merece análise mais aprofundada. Art Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:

6 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MÁTÉRIA I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

7 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MÁTÉRIA Redação anterior: Art Compete à Justiça do Trabalho conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União, e, na forma da lei, outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, bem como os litígios que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças, inclusive coletivas.

8 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MÁTÉRIA Principais inovações em relação ao texto anterior: Suprimiu a expressão trabalhador x empregador. Competência não se fixa mais por sujeitos. Objeto: Relação de Trabalho e não relação de emprego. A questão das ditas relações de consumo. Funcionários Públicos.

9 COMPETÊNCIA MATÉRIA RELAÇÃO DE CONSUMO Na contramão da competência material prevista no art. 114 da CF, temos a Súmula 363 do STJ que entendeu de forma adversa a relação de consumo e a relação de trabalho: Súmula 363, STJ - Compete à Justiça estadual processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente. Se a contratação fosse pela PJ seria até admissível imperar a relação de consumo, mas a pessoa física é um trabalhador!!

10 COMPETÊNCIA MATÉRIA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS No tocante aos funcionários públicos a parte sublinhada foi excluída do texto final da nova redação do Art. 114, I da CF: Art. 114, I, CF (Redação original): as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, exceto os servidores ocupantes de cargos criados por lei, de provimento efetivo ou em comissão, incluídas as autarquias e fundações públicas dos referidos entes da federação;

11 COMPETÊNCIA MATÉRIA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS Não obstante temos a Liminar do Ministro Nelson Jobim, então presidente do STF, nos autos da ADIN nº 3.395:... Concedo a limnar... Dou interpretação conforme ao inciso I do art. 114 da CF, na redação da EC n. 45/2004. Suspendo, ad referendum, toda e qualquer interpretação dada ao inciso I do art. 114 da CF, na redação dada pela EC 45/2004, que inclua na competência da Justiça do Trabalho, a... Apreciação... de causas que... Sejam instauradas entre o Poder Publico e seus servidores, a ele vinculados por típica relação de ordem estatutária ou de caráter jurídico administrativo... (27/01/2005).

12 COMPETÊNCIA MATÉRIA DIREITO DE GREVE No tocante as discussões que envolvem o Direito de Greve temos: Art II as ações que envolvam exercício do direito de greve; Pode-se pensar que este inciso apenas explicitaria uma competência que sempre foi da Justiça do Trabalho que, através dos chamados dissídios coletivos, sempre julgou se as greves eram abusivas ou não abusivas.

13 COMPETÊNCIA MATÉRIA DIREITO DE GREVE Mas não é só isso! Ocorreu a ampliação da competência da Justiça do Trabalho no que se refere às ações correlatas à greve, como, por exemplo, as ações possessórias (interdito proibitório, reintegração de posse, reparação de danos, etc). O leque foi sensivelmente ampliado.

14 Bloco III BLOCO II

15 COMPETÊNCIA MATÉRIA REPRESENTAÇÃO SINDICAL Dentro deste tema, temos o inciso III do Art. 114 da CF: III as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; A grande questão aqui, no aspecto interpretativo é se a fixação dos sujeitos está vinculada ou desvinculada do objeto (ações sobre representação).

16 COMPETÊNCIA MATÉRIA REPRESENTAÇÃO SINDICAL Neste caso o STF tem decisão com interpretação ampliativa. Precedente no STF. CC 7221/RS, rel. Min. Marco Aurélio, 1º (CC-7221)

17 COMPETÊNCIA MATÉRIA REMÉDIOS JURÍDICOS Art IV os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição. O inciso é auto explicativo. No entanto importante observar: A Justiça do Trabalho não tem competência criminal. O HC refere-se apenas à prisão civil do depositário infiel.

18 COMPETÊNCIA MATÉRIA REMÉDIOS JURÍDICOS Nasce a possibilidade de Mandado de Segurança inclusive na primeira Instância. Empregado Público por força da restrição estudada (Liminar) não tem Mandado Segurança contra empregador.

19 COMPETÊNCIA MATÉRIA CONFLITOS DE COMPETÊNCIA Art V os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o; Da mesma forma, quando o conflito de competência envolve apenas autoridades judiciárias trabalhistas, a competência para solução permanece interna corporis. Trata-se de competência já fixada em lei infra constitucional apenas elevada ao nível constitucional.

20 COMPETÊNCIA MATÉRIA INDENIZAÇÕES Art VI as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho; A atual redação do inciso VI pacificou ampla discussão travada nos Tribunais Superiores, onde chegou a ser pacificada a competência Estadual para tanto. Por fim, hoje a competência é da Justiça do Trabalho.

21 COMPETÊNCIA MATÉRIA INDENIZAÇÕES Teor da Súmula 366 do STJ (Revogada): Compete à Justiça estadual processar e julgar ação indenizatória proposta por viúva e filhos de empregado falecido em acidente de trabalho. (26/11/2008)

22 COMPETÊNCIA MATÉRIA PENALIDADES ADM ART VII as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; As violações de direitos trabalhistas ensejam também multas administrativas aplicadas pela fiscalização do trabalho (DRT). Estas multas no passado eram discutidas na esfera da Justiça Federal Comum. Atualmente é competente a Justiça do Trabalho.

23 COMPETÊNCIA MATÉRIA EXECUÇÃO FISCAL ART VIII a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir; Este dispositivo é o antigo 3º do art. 114, inserido pela EC 20/98. Quer dizer que as contribuições do INSS, da parte do empregado e do empregador, que decorrem da sentença judicial trabalhista, devem ser cobradas na própria ação e ex officio pelo Juízo.

24 COMPETÊNCIA MATÉRIA OUTRAS CONTROVERSSIAS ART IX outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei. Há incompatibilidade com o inciso I. I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; Se são todas as controvérsias decorrentes da relação de trabalho porque o inciso IX?

25 COMPETÊNCIA MATÉRIA OUTRAS CONTROVERSSIAS A existência dos dois incisos causa espanto na doutrina. É preciso encontrar uma solução no sentido de harmonizar. Carlos Henrique: Se há lei para justiça comum, então precisa de lei para JT. Se não há lei para JT, então passou a ser da JT. Ex: Representante comercial.

26 COMPETÊNCIA MATÉRIA OUTRAS CONTROVERSSIAS Wagner Giglio: Para a maioria foi simples descuido, porque supérfluo. Considera, entretanto, possibilidade de autorizar outras competências conexas à relação de trabalho. Oriundo (originário) x decorrentes (derivado). As originárias são da JT. As derivadas podem ser da JT se houver Lei.

27 COMPETÊNCIA MATÉRIA NEGOCIAÇÃO COLETIVA ART º - Frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros. A autocomposição (negociação coletiva) dos conflitos trabalhistas é o indicativo preferencial segundo este dispositivo. Sendo impossível a autocomposição, o dispositivo indica que a solução seguinte é a heterocomposição privada (arbitragem).

28 COMPETÊNCIA MATÉRIA NEGOCIAÇÃO COLETIVA ART º Recusando-se qualquer das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado às mesmas, de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente.

29 COMPETÊNCIA MATÉRIA NEGOCIAÇÃO COLETIVA A heterocomposição pública (jurisdição = dissídio coletivo) pode ser instaurada apenas se as partes estiverem de comum acordo. Antes da EC 45/2004 qualquer das parte poderia instaurar dissídio coletivo e provocar a solução do conflito através do poder normativos da Justiça do Trabalho.

30 COMPETÊNCIA MATÉRIA NEGOCIAÇÃO COLETIVA O poder normativo continua mas o dissídio coletivo que ensejará a sua aplicação não pode mais ser instaurado unilateralmente. Assim o dissídio coletivo passou a ser uma espécie de arbitragem pública.

31 COMPETÊNCIA MATÉRIA NEGOCIAÇÃO COLETIVA ART º Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito. Sem acordo de vontade restará apenas a greve como recurso para forçar a parte patronal a negociar. A greve, entretanto, pode trazer malefícios a toda sociedade (atividade essencial). Neste caso, o dispositivo faculta (não obriga) o MPT a instaurar o dissídio coletivo para solução do conflito.

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte I e II Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho. Profª. Liz Rodrigues - A Justiça do Trabalho é uma justiça federal especializada, composta pelo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Prof.ª Eliane Conde Competência Material A competência em razão da matéria é definida em função da natureza da lide descrita na peça inaugural,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais e Juízes do Trabalho (Art. 111 a 117) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho: I o

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais e Juízes do Trabalho (Art. 111 a 117) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho: I o

Leia mais

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO CONCEITO: É O ESPAÇO DO EXERCÍCIO DO PODER JURISDICIONAL. NOSSO ESTUDO SERÁ DIRECIONADO EM DUAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, E SÃO ELAS: Competência em Razão da Matéria art.

Leia mais

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Direito Constitucional Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Justiça do Trabalho CF. Art. 111 São órgãos da Justiça do Trabalho: I o Tribunal Superior do Trabalho; II os Tribunais Regionais do Trabalho;

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Material Complementar Direito Constitucional Prof. André Vieira TRE-Brasil Direito Constitucional Prof. André Vieira Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I o

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Organização da Justiça do Trabalho e as formas de Solução dos Conflitos / Competência / Atos e Nulidades Processuais Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE

NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO APÓS A EC 45/2004 CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE Mestre e Doutor em Direito. Desembargador Federal do Trabalho Professor de DPT e Direitos Humanos Sociais Metaindividuais

Leia mais

Processo do Trabalho I

Processo do Trabalho I Processo do Trabalho I»Aula 5 Jurisdição e Competência Parte 1 Introdução Jurisdição Competência Em razão da Matéria Competência Funcional Jurisdição e competência da Justiça a do Trabalho I Introdução

Leia mais

Prof. Adriana Rodrigues

Prof. Adriana Rodrigues Prof. Adriana Rodrigues Latim ius - Direito Dicere dizer Dizer o Direito Dicção do Direito Conceito É a atividade do Estado, exercida por intermédio do juiz, que busca a pacificação dos conflitos em sociedade

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Organização da Justiça do Trabalho e as formas de Solução dos Conflitos / Competência / Atos e Nulidades Processuais Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho e Prescrição Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO DA COMPETÊNCIA MATERIAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO Objetivos da disciplina conteúdo programático

Leia mais

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia Direito Processual do Trabalho Professor Raphael Maia Demais benefícios ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO O Adicional de Qualificação AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma: I -

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais Relação de trabalho e relação de emprego. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais Relação de trabalho e relação de emprego. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Prof. Cláudio Freitas - Relação de trabalho x Relação de emprego x Relação de consumo. - Requisitos (artigos 2º e 3º da CLT): a) prestação por pessoa física; b)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 01. Dentre os aspectos peculiares aos órgãos jurisdicionais trabalhistas no Brasil, não se encontra: I - Não existem Varas do Trabalho especializadas em determinadas matérias,

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Competência na Justiça do Trabalho Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 07 PROCEDIMENTOS APLICADOS

Leia mais

DA JUSTIÇA DO TRABALHO: COMPETÊNCIA

DA JUSTIÇA DO TRABALHO: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO : AULA 02 - Introdução JURISDIÇÃO E Competência é a distribuição interna da atividade jurisdicional. Sabe-se que o Estado é o detentor do monopólio da justiça, somente a ele cabe dizer o

Leia mais

OAB PRIMEIRA FASE XII EXAME UTI 60 HORAS Processo do Trabalho Aryanna Manfredini. Aula 1 DICAS:

OAB PRIMEIRA FASE XII EXAME UTI 60 HORAS Processo do Trabalho Aryanna Manfredini. Aula 1 DICAS: DICAS: Aula 1 1 - São órgãos da Justiça do Trabalho (art. 111, CF): Juiz, TRT e TST. Nas comarcas onde não houver juiz do trabalho, o juiz de direito será investido da jurisdição trabalhista, cabendo da

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho. Prof. Antero Arantes Martins AULA 3 (AULAS 5 E 6 Noturno) COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARTE 1 COMPETÊNCIA Competência é o limite

Leia mais

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego Dano moral individual o Competência Súmula nº 392 do TST - DANO MORAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 327 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte 2 Prof.ª Eliane Conde A Justiça do Trabalho não tem competência para processar e julgar Ação de Cobrança ajuizada por profissional

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 1 1- COMPETÊNCIA 2 CF Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A Emenda Constitucional 45 e a Competência para Julgamento de Alvarás Judiciais de FGTS Alexandre Ramos Baseggio * Com a entrada em vigor da Emenda Constitucional 45 a competência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio coletivo e modalidades Parte I Prof. Cláudio Freitas - Dissídio coletivo: ação judicial especial em que figuram como partes

Leia mais

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO 2017 CAPÍTULO 12 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO 12.1 COMPETÊNCIA A competência será designada da seguinte forma: em razão da matéria, das pessoas, da função ou do território. 12.2 COMPETÊNCIA MATERIAL

Leia mais

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho Prof. Bruno Klippel Advogado, Mestre em Direito pela FDV/ES, Doutorando em Direito do Trabalho pela PUC/SP, autor de diversas obras e artigos jurídicos, destacando-se Direito Sumular TST Esquematizado,

Leia mais

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa.

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa. 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Dissídio Coletivo PONTO 2: Dissídio Coletivo do Trabalho PONTO 3: Competência para Julgamento do Dissídio Coletivo 1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 JURISDIÇÃO 1- Generalidades 2- Imunidade de execução 2.1- Estados Estrangeiros RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. ESTADO ESTRANGEIRO. REPÚBLICA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Forma de solução pela heterocomposição denominado dissídio coletivo, que nada mais é do que uma ação que vai

Leia mais

Jurisdição. Competência DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Jurisdição. Competência DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Aula 3 Competência da Justiça do Trabalho: Jurisdição e competência; Competência em razão da matéria e das pessoas; Competência funcional; Competência territorial. Professora:

Leia mais

A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS

A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS Maria Clara Lucena Dutra de Almeida Procuradora Federal Especialista em Direito Constitucional

Leia mais

DIR. COLETIVO DO TRABALHO FABRÍCIO AITA IVO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS

DIR. COLETIVO DO TRABALHO FABRÍCIO AITA IVO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS DIR. COLETIVO DO TRABALHO DIR. COLETIVO DO TRABALHO PONTO 1: DISSÍDIO COLETIVO PONTO 2: NEGOCIAÇÃO COLETIVA PONTO 3: SINDICATOS DIREITO COLETIVO DO TRABALHO: os sujeitos são os Sindicatos. *DISSÍDIO COLETIVO:

Leia mais

AULA 4 11/03/11 A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

AULA 4 11/03/11 A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO AULA 4 11/03/11 A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1 A COMPETÊNCIA A competência nada mais é, senão, a medida de extensão do poder de exercer a jurisdição, ou seja, de dizer o direito no caso concreto.

Leia mais

Ações oriundas da relação de emprego:

Ações oriundas da relação de emprego: UNIDADE II COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1. JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA: MATERIAL, PESSOAL, FUNCIONAL E TERRITORIAL. 2. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PÓS EMENDA 45/2004: ART. 114 DA CF/88. 3. COMPETÊNCIA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Critérios de competência Parte 3 Prof(a). Bethania Senra Competência da Justiça Federal: Justiça Federal de 1ª instância: - O art. 109 da CF enumera, em onze incisos,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1. Surgimento da Justiça do Trabalho origens históricas - Surge em face do Direito do Trabalho e dos conflitos trabalhistas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA - Parte 3 Prof(a). Bethania Senra g) ações em que a União e os Territórios forem partes ou intervenientes: o art. 99 do CPC deve ser entendido em harmonia com o art.

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- COMPETÊNCIA 1.1- COMPETÊNCIA MATERIAL Constituição Federal Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I- as ações oriundas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Composta por, esta é a chamada justiça federal comum (a trabalhista, militar e eleitoral são as justiças federais

Leia mais

Direito Processual do Trabalho Parte 2 Prof. Fidel Ribeiro

Direito Processual do Trabalho Parte 2 Prof. Fidel Ribeiro Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Processual do Trabalho Parte 2 Prof. Fidel Ribeiro TST Direito Processual do Trabalho Prof. Fidel Ribeiro ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Leia mais

COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA...5 Jurisdição... 5 Competência... 5 2. COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MATÉRIA...8 Apreciação de conflitos relacionados

Leia mais

A EMENDA CONSTITUCIONAL (EC) N. 45/2004 E SEUS POTENCIAIS REFLEXOS NAS CAUSAS LABORAIS QUE ENVOLVAM MILITARES DOUGLAS FRONZA

A EMENDA CONSTITUCIONAL (EC) N. 45/2004 E SEUS POTENCIAIS REFLEXOS NAS CAUSAS LABORAIS QUE ENVOLVAM MILITARES DOUGLAS FRONZA A EMENDA CONSTITUCIONAL (EC) N. 45/2004 E SEUS POTENCIAIS REFLEXOS NAS CAUSAS LABORAIS QUE ENVOLVAM MILITARES DOUGLAS FRONZA A Emenda Constitucional (EC) n. 45/2004 demorou mais de 13 anos para ser promulgada

Leia mais

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Davi Furtado Meirelles Resultado Negativo da Negociação - Mediação - é mais uma tentativa de conciliação, após o insucesso da negociação direta, porém, desta feita,

Leia mais

PGE/RS PROCESSO DO TRABALHO Prof. Maria Cláudia Felten

PGE/RS PROCESSO DO TRABALHO Prof. Maria Cláudia Felten PGE/RS PROCESSO DO TRABALHO Prof. Maria Cláudia Felten E-mail: maria.claudia.felten@terra.com.br PRINCÍPIOS DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.Princípio da proteção - Questão da desigualdade material.

Leia mais

Composição JUSTIÇA DO TRABALHO TST ÚLTIMA INSTÂNCIA TRT 2ª. INSTÂNCIA VARA 1ª. INSTÂNCIA

Composição JUSTIÇA DO TRABALHO TST ÚLTIMA INSTÂNCIA TRT 2ª. INSTÂNCIA VARA 1ª. INSTÂNCIA Composição JUSTIÇA DO TRABALHO TST ÚLTIMA INSTÂNCIA TRT 2ª. INSTÂNCIA VARA 1ª. INSTÂNCIA TST Vinte e sete ministros TRT Vinte e oito desembargadores Varas do Trabalho Um juiz titular em cada vara Art.

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

Michel Gouveia (não respondo no messenger)

Michel Gouveia (não respondo no messenger) Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia (não respondo direct) Para não levar uma carência de ação, faça o requerimento administrativo.

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL Art. 109. Aos juízes federais compete processar e

Leia mais

Aula 22. Justiça Federal. (arts. 108 e 109, CF)

Aula 22. Justiça Federal. (arts. 108 e 109, CF) Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Organização do Poder Judiciário (Parte III) / Aula 22 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 22 Justiça Federal (arts. 108 e 109,

Leia mais

1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO no OAB alv 2ª Fase Direito do Trabalho 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Com a Reforma Trabalhista, o Judiciário irá determinar, por meio de Súmulas e Orientações Jurisprundenciais, acerca do Novo Processo

Leia mais

Danielle de Mello Basso

Danielle de Mello Basso Mestranda em Direito da Sociedade da Informação. Advogada Especialista em Direito do Trabalho. Conferencista pela OAB/SP e AASP. Professora substituta da FMU e Universidade São Judas. Professora convidada

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Direito Processual do Trabalho Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual do Trabalho REVISÃO PRINCIPAIS PONTOS PRINCÍPIOS Jus Postulandi Súmula 425 JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Funcional / Competência Territorial / Conflito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito

Leia mais

Processo do TRABALHO. concursos públicos. 15. a edição revista, atualizada e ampliada

Processo do TRABALHO. concursos públicos. 15. a edição revista, atualizada e ampliada RENATO SARAIVA ARYANNA LINHARES Processo do TRABALHO concursos públicos 15. a edição revista, atualizada e ampliada 2018 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO: 1.1. Organização

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO ACOMPANHAMENTO PLENUS -------------------------------------------------------------- DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO SEMANA 4 CADERNO ESTRATÉGICO DE AÇÃO #SouPlenus #AdvdeEstado #TôDentro Olá, amigos e

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação da Coleção...15

SUMÁRIO. Apresentação da Coleção...15 SUMÁRIO Apresentação da Coleção...15 CAPÍTULO I - Breve reconstrução histórica da Justiça do Trabalho no Brasil 1. Surgimento...18 2. Previsão constitucional da Justiça do Trabalho...21 3. Perspectivas...29

Leia mais

RENATO SARAIVA ARYANNA LINHARES. Processo do TRABALHO. concursos públicos. 13. a edição revista, atualizada e ampliada

RENATO SARAIVA ARYANNA LINHARES. Processo do TRABALHO. concursos públicos. 13. a edição revista, atualizada e ampliada RENATO SARAIVA ARYANNA LINHARES Processo do TRABALHO concursos públicos 13. a edição revista, atualizada e ampliada CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO: 1.1. Organização

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO MÓDULO I TEORIA GERAL DO PROCESSO Prof. Antero Arantes Martins (Aulas 1 a 8) DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS Prof. Antero Arantes Martins (Aula

Leia mais

A COBRANÇA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS PERANTE A JUSTIÇA DO TRABALHO

A COBRANÇA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS PERANTE A JUSTIÇA DO TRABALHO A COBRANÇA DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS PERANTE A JUSTIÇA DO TRABALHO Eneida Cornel * A Emenda Constitucional nº 45/2004 trouxe mudanças profundas de competência dos órgãos do Poder Judiciário, especificamente

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas - LC 75/93 Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes

Leia mais

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF *Organização sindical: DIREITO COLETIVO Sindicato art. 511, CLT, art. 8º, III e VI, CF pactuar acordos e convenções coletivos, atuar como substituto processual e representante. Federação art. 534, CLT

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA : MINISTRA DENISE ARRUDA EMENTA CONFLITO DE COMPETÊNCIA. EXECUÇÃO FISCAL AJUIZADA PELA CEF. COBRANÇA DO FGTS. LEI 8.844/94. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL INALTERADA PELA EC 45/2004. 1. Discute-se

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS AUTO DEFESA: Nesta espécie a solução do conflito se faz diretamente pelos envolvidos, com a imposição do interesso de um sobre o do outro. O significado da

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de contestação ou defesa, que deve trazer em seu bojo tópico próprio relativamente à prescrição quinquenal de que trata o art. 7.º, XXIX, da Constituição Federal, por meio do

Leia mais

COMPETÊNCIA. Competência absoluta e relativa. Efeitos Material. Art. 114 da CF Em razão da pessoa Funcional Territorial

COMPETÊNCIA. Competência absoluta e relativa. Efeitos Material. Art. 114 da CF Em razão da pessoa Funcional Territorial COMPETÊNCIA Competência absoluta e relativa. Efeitos Material. Art. 114 da CF Em razão da pessoa Funcional Territorial COMPETÊNCIA - CONCEITO LIEBMAN: a competência é a quantidade de jurisdição cujo exercício

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 7 Prof. Thiago Almeida Crimes contra a organização do trabalho Competência criminal da Justiça Federal Art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência julgamento de habeas corpus Prof. Gisela Esposel - Trata-se de uma ação constitucional e propicia o reexame de qualquer tipo de provimento - Verifica-se a celeridade

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 910.603 MINAS GERAIS RELATORA : MIN. CÁRMEN LÚCIA RECTE.(S) :MARLUCIA BARBOSA OTONI ADV.(A/S) :ALESSANDRA COIMBRA DE CASTRO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Ações Judiciais Possíveis no Acidente do Trabalho

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Ações Judiciais Possíveis no Acidente do Trabalho LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Ações Judiciais Possíveis no Acidente do Trabalho Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 121 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RO A C Ó R D Ã O (SDC) IGM/jms/as

PROCESSO Nº TST-RO A C Ó R D Ã O (SDC) IGM/jms/as A C Ó R D Ã O (SDC) IGM/jms/as RECURSO ORDINÁRIO EM DISSÍDIO COLETIVO DE NATUREZA ECONÔMICA AUSÊNCIA DE COMUM ACORDO (CF, ART. 114, 2º) EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO - DESPROVIMENTO DO APELO.

Leia mais

A EXIGÊNCIA DE COMUM ACORDO NO DISSÍDIO COLETIVO.

A EXIGÊNCIA DE COMUM ACORDO NO DISSÍDIO COLETIVO. A EXIGÊNCIA DE COMUM ACORDO NO DISSÍDIO COLETIVO. José Alberto Couto Maciel Da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. A Emenda Constitucional n. 45, de 8.12.2004, introduzindo nova redação ao artigo

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição DEZ 2012

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição DEZ 2012 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 200 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO. Adalberto Martins 1 discorrendo sobre o Ministério Público, afirma sua origem no mundo e no Brasil, ao dizer:

MINISTÉRIO PÚBLICO. Adalberto Martins 1 discorrendo sobre o Ministério Público, afirma sua origem no mundo e no Brasil, ao dizer: MINISTÉRIO PÚBLICO O Ministério Público do Trabalho é parte integrante do Ministério Público da União, com funções diferenciadas por ter a incumbência de tratar das questões relacionadas com o direito

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

Aula 00 Direito Processual do Trabalho Aula Demonstrativa

Aula 00 Direito Processual do Trabalho Aula Demonstrativa Aula 00 Direito Processual do Trabalho Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Prof. Milton Saldanha & Profa. Alessandra Vieira 1 Conteúdo Programático Data 00 Justiça do Trabalho: organização

Leia mais

Parecer pelo conhecimento do conflito, para que seja declarada a competência da Justiça Federal.

Parecer pelo conhecimento do conflito, para que seja declarada a competência da Justiça Federal. Nº 5459/2014 ASJCIV/SAJ/PGR Relator: Ministro Marco Aurélio Suscitante: Juiz Federal da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF Suscitado: Tribunal Superior do Trabalho Interessados: Cristiano Gomes

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO DISSÍDIO COLETIVO 1. Conceito - Dissídio coletivo é o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio do pronunciamento do Poder Judiciário, criando ou modificando condições de trabalho

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 8 HABEAS DATA E CAUTELAR ANTECEDENTE PARA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO: DISTINÇÕES E APLICABILIDADES 8.1.3. COMPETÊNCIA JURISDICIONAL

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.VARAs DO TRABALHO ÓRGÃO DE 1ª INSTÂNCIA. A Vara do Trabalho é a primeira instância das ações de competência da Justiça do Trabalho, sendo competente para julgar conflitos

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Superior Tribunal de Justiça. Profª. Liz Rodrigues - Superior Tribunal de Justiça: guardião das leis federais. - Composição: no mínimo, 33 ministros

Leia mais

Do Ministério Público do Trabalho

Do Ministério Público do Trabalho Direito Processual do Trabalho Do Ministério Público do Trabalho Ministério Público Nos termos do art. 127 da CRFB/1988, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional

Leia mais

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO Nívea Cordeiro 2018 Para o estudo da competência na Justiça do Trabalho é importante analisar: 1º) A competência material; 2º) A competência em razão da condição das

Leia mais

- É o poder que o juiz tem de dizer o direito nos casos concretos a ele submetidos, pois está investido desse poder pelo Estado.

- É o poder que o juiz tem de dizer o direito nos casos concretos a ele submetidos, pois está investido desse poder pelo Estado. Para iniciarmos o estudo da competência da Justiça do Trabalho necessário se faz conceituarmos: Jurisdição e Competência. JURISDIÇÃO: juris = direito / dictio = dizer Conceito: - É o poder que o juiz tem

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição MAI 2013

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1ª Edição MAI 2013 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 121 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli RELATORA : DESEMBARGADORA FEDERAL MARGARIDA CANTARELLI RELATÓRIO A EXMA. DESEMBARGADORA FEDERAL MARGARIDA CANTARELLI (RELATORA): Trata-se de mandado de segurança impetrado contra o Juiz de Direito da 2ª

Leia mais

Pacote Noções Processo do Trabalho TRT da 2ª Região Técnico Administrativo Teoria e Questões FCC PROFESSORA: Déborah Paiva

Pacote Noções Processo do Trabalho TRT da 2ª Região Técnico Administrativo Teoria e Questões FCC PROFESSORA: Déborah Paiva Pacote Noções Processo do Trabalho TRT da 2ª Região Técnico Administrativo Teoria e Questões FCC PROFESSORA: Déborah Paiva Olá Pessoal! Sejam todos bem vindos! Na aula de hoje, irei dividir o conteúdo

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais (Art. 106 a 110) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção IV DOS TRIBUNAIS REGIONAIS

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais