DARTAGNAN PLÍNIO SOUZA SANTOS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DARTAGNAN PLÍNIO SOUZA SANTOS 1"

Transcrição

1 A ANÁLISE DO DANO MORAL NA RECOMPOSIÇÃO DO SENSO DE AUTOVALIA DO CONSUMIDOR NAS AÇÕES DE COMPETÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DARTAGNAN PLÍNIO SOUZA SANTOS 1 RESUMO: O presente trabalho evidencia a necessidade de análise adequada acerca do instituto do dano moral como forma de recomposição do senso de autovalia do consumidor quando prejudicada a sua condição de pessoa correta perante a sociedade, nos processos derivados das relações de consumo, sob a competência dos Juizados Especiais Cíveis regulamentados pela Lei Federal n /95. Palavras-chave: prejuízo; aborrecimento; indenização; restauração. Introdução A Lei Federal n /95 instituiu a figura dos Juizados Especiais Cíveis, com o intuito de processar, julgar e executar ações de pequena e média complexidade relativas, principalmente, àquelas ações comparadas às relações de consumo tratadas na Lei nº 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor CDC. A partir de então as ações relacionadas ao consumo passaram a se avolumar em grandes proporções junto aos Juizados. De tal modo, discutindo as relações consumeristas, os processos passaram a defender, não somente, lesões causadas de cunho material, mais primordialmente ao dano causado à honra, intimidade e a moral. A Constituição de 1988, em seu art. 5º, inciso X, considera inviolável a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem de qualquer pessoa, sendo assegurado o direito 1 UESC

2 a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Trata-se de verdadeiro direito fundamental, guardando estreita relação com respeito às liberdades individuais. Nesse contexto, verifica-se que com o aumento de demandas judiciais, junto a um desconhecimento acerca da identificação do dano efetivamente causado, para verificação de sua ideal reparação, é que deu início à banalização do dano moral. Tudo passou a ser tratado como atentado à honra e a intimidade, fazendo surgir uma enxurrada de sentenças, as quais relativizam as consequências derivadas do dano moral, considerando-se, tão somente, como mero aborrecimento. É o que a Doutrina Jurídica, sobre o assunto, chama de Indústria do Dano Moral. Torna-se necessário o estudo do tema, para que se possa ser aprofundada as discussões, de tal modo, a permitir a identificação do fato, compreendendo seu nexo de causalidade e possível reparação, para, posteriormente, se dar o efetivo cumprimento do dispositivo constitucional acima citado, garantindo a defesa do consumidor, da livre economia e instituições do Estado Democrático de Direito, e consequentemente a paz social. 1 Noções sobre Dano, Nexo de Causalidade e Responsabilidade Civil O dano é qualquer lesão causada a um bem juridicamente protegido, o qual se dá pela prática de um ato de ação ou omissão, ilícito ou não, que alguém culposa ou dolosamente no exercício de alguma atividade, causa a outrem uma considerável redução de ordem moral ou material. É em razão da prática deste ato/fato jurídico que surge a necessidade de recompensação. Para identificação junto ao tema proposto, o dano decorrerá sempre do sofrimento psíquico, da angústia, do sofrimento da vítima (Consumidor) perante a sua condição de inferioridade frente à empresa prestadora de serviços/fornecedora de produtos, numa certa relação de consumo. É justamente do defeito na relação formada entre empresa e consumidor, que surge a necessidade de identificação do efeito-causa. É o que se pode chamar de: nexo de causalidade, ou seja, a identificação da conduta do agente na consequência do ato.

3 O Código Civil de 2002, em seu art. 927, adota a Teoria da Responsabilidade Civil Objetiva para compensação do prejuízo, responsabilizando o causador do ato ilícito a outrem, e com o dever de repará-lo moral e materialmente. 2 O Consumidor e sua Legislação Própria O Código de Defesa do Consumidor estatuído sob a lei nº 8.078/90 veio disciplinar a matéria sobre proteção desta figura. A lei (Art. 3º) enquadra sob a mesma condição tanto a pessoa física, quanto a jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Percebe-se que o legislador buscou proteger àquele que realmente utiliza do produto, seja pessoa natural ou não, chegando a seu art. 17, ir além, quando estabelece equiparação à condição de consumidor a todas as vítimas do evento. Este por sua vez, é nada mais que a relação de consumo. Portanto, o dano causado a qualquer pessoa, física ou jurídica, de ordem física-psíquica e/ou material, gera, sim, a reparação ao status quo ante ao fato. Neste diapasão, o CDC na defesa de direitos do consumidor, não exclui de suas regras a responsabilidade civil em reparar os danos patrimoniais e morais, individuais ou coletivos (Art. 6º, inciso VI). Portanto, das relações jurídicas de consumo defeituosas, é que surge a necessidade de reparação ao dano, seja ele moral ou material. É evidente que a reparação de danos materiais não resulta em significativas dúvidas, vez que possíveis de mensuração econômica imediata, porém a recomposição de danos de ordem moral quase sempre residirá em questionamentos.

4 3 Fixação ou Quantificação do Dano A principal forma de reparação aos danos causados pelo agente a um bem juridicamente protegido é mediante o pagamento em caráter pecuniário. Em razão de dano material, como anteriormente tratado, o ressarcimento se dá in natura ou mediante a justa compensação em dinheiro. Porém, enormes empecilhos decorrem da fixação para o dano moral. Em geral a reparação de ordem moral, também, se dá de forma pecuniária, mas qual o valor passível de restaurar a dignidade do consumidor? Em tempos passados, atribuíase valores inexpressivos a esta compensação, porém, de modo diverso, no atual estado democrático de direito e, consequentemente, na afirmação de direitos personalíssimos, não há no que se falar em valores inexpressivos, os quais seriam incapazes de recompor a ordem social e disciplinar as condutas consumeristas e outras relações passíveis de pagamento via indenização. Diversos métodos aleatórios e uniformes se apresentam para mensuração e reparação do dano. É importante garantir, sob a perspectiva do ofendido, um status material diferenciado de conforto, minimizando a dor que sofreu, ou seja, é permitir à vítima um momento de satisfação em razão do sofrimento. Já sob o ponto de vista do ofensor, este deve compreender o efetivo dano que causou, de tal forma a sofrer, mesmo que economicamente para reparar o mesmo. Jurisprudencialmente, o arbitramento pelo juiz é a forma mais utilizada, este por sua vez, deve extrair a resposta sobre a questão em litígio, verificando a capacidade econômica do réu, o dano praticado e a capacidade econômica do autor a ter seu senso de autovalia restaurado. A problemática se destaca, vez que a lei é silente sobre o assunto, como bem acentua SILVA (2005), ao considerar que a omissão legal reflete ora a generosidade descomedida do juiz, ora a sua avareza no arbitramento. Considerando, ainda, que a ausência de critérios rígidos de mensuração é a lenha que alimenta a caldeira da indústria do dano moral.

5 Neste ínterim, é evidente a necessidade de evitar o enriquecimento sem causa do ressarcido, que somente busca o amparo judicial para reaver sua condição enquanto pessoa detentora de direitos. O Poder Judiciário não pode fechar os olhos, somente a justiça é cega, não os juízes! Atribuir compensações mínimas é permitir a continuidade de práticas absurdas, as quais devem ser combatidas e disciplinadas. 5 Reflexões sobre o Mero Aborrecimento Como visto anteriormente o dano moral é aquele que diminui a condição psíquica e emocional de quem o sofre, por conta de ato ilícito de outrem. De maneira incoerente diversos consumidores acabam interpretando mal o tema, deturpando o sentido da definição, fazendo-se valer de aventuras jurídicas para buscar reparações infundadas. É da postura apresentada que se deu origem a figura do mero aborrecimento, que não se confunde com o dano moral propriamente dito. Aquele é o dissabor do cotidiano, a que qualquer pessoa está fadada a sofrer, não podendo ser utilizado como fundamento para ação de reparação de danos, pois insuficiente a demonstrar claramente o dano de ordem psíquica emocional. Em razão do exposto, o magistrado não pode deixar de verificar adequadamente a análise dos fatos e compreender a ação daqueles (Autor/Réu) que contribuíram para relação de consumo. O consumidor encontra-se amparado por ampla legislação, doutrina e jurisprudência na defesa de seus direitos, não podendo ter subtraído seus direitos em razão de entendimentos conflituosos na interpretação do caso concreto, pois restaria comprometida a garantia de direitos personalíssimos esculpidos junto a Carta Magna de 1988.

6 Considerações Finais Como demonstrado o consumidor é a parte hipossuficiente da relação de consumo, primeiro pela sua condição econômica frente ao fornecedor do produto ou serviço. Segundo, pois em razão de más interpretações, passou a ser taxado de aventureiro na busca de reparações que buscam a composição de danos de ordem moral. Tratá-lo, em maioria, é um verdadeiro retrocesso sobre este tema. Não podendo sofrer a coletividade por erro da minoria. De certa forma, o litígio em sede de Juizados Especiais Cíveis, até mesmo pela possibilidade do jus postulandi, que permite a condução do processo sem a presença de advogado, terá um aumento contínuo no número de processos. A sociedade, com cada vez mais acesso a informação, passa a buscar a garantia de seus direitos, porém cabe aos responsáveis pelo julgamento, e demais operadores do Direito, agirem de acordo com o quanto estabelecido em lei, identificando o caso, as partes, a contribuição de ambas na formação da lide, e por fim, atribuindo a sentença mais adequada de modo a restabelecer a boa relação social, mesmo que para tanto seja necessária a reparação econômica, de modo a punir o agente causador do dano, e compensatória de modo a ressarcir o senso de autovalia do consumidor. Portanto, é inviável pensar que o dano moral não possa ser recompensado, sob o viés do mero aborrecimento. Com o estudo detalhado do caso, há de serem identificados os danos sofridos e a evidente necessidade de compensação. Referências CAHALI, Yussef Said. Dano moral. Editora: Revista dos Tribunais, p. 832, São Paulo: DONATO, Maria Antonieta Zanardo. Proteção ao consumidor: conceito e extensão. Editora: Revista dos Tribunais, p. 296, São Paulo: MARINS, Felipe Fernandes. Dano moral ou mero aborrecimento?. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 60, 1 nov Disponível em: < Acesso em: 17 maio REMÉDIO, José Antonio; FREITAS, José Fernando Seisarth de; JÚNIOR, José Júlio Lozano. Dano Moral: Doutrina, Jurisprudência e Legislação. Editora: Saraiva, p , São Paulo: 2000.

7 SILVA, Américo Luís Martins da. O Dano Moral e a sua reparação civil. Editora: Revista dos Tribunais, p. 444, São Paulo: 2005.

Qual a data base para início da correção monetária sobre o valor fixado a título de indenização por danos morais discutidos na Justiça do Trabalho?

Qual a data base para início da correção monetária sobre o valor fixado a título de indenização por danos morais discutidos na Justiça do Trabalho? DANO MORAL Qual a data base para início da correção monetária sobre o valor fixado a título de indenização por danos morais discutidos na Justiça do Trabalho? ** Thiago Spaulussi Gonçalves Após a Emenda

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial.

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. Prof. Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Continuação da aula n. 75 Ingestão de alimento estragado FATO E FUNDAMENTO JURÍDICO DO PEDIDO 1. anter o nexo de causalidade entre o dano

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Os Danos Causados pelos Serviços de Proteção ao Crédito e sua Reparação Ana Carolina Rohr* Nota-se que todos os sistemas sofreram uma evolução idêntica e desde os primórdios da sociedade

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS AULA 16 RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS ERRO DE DIAGNÓSTICO 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação

Leia mais

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE DANO MORAL COLETIVO NO DIREITO DO TRABALHO Conceito e Consequências Revisão de alguns conceitos ROTEIRO Dano moral coletivo no DT Conceito

Leia mais

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde AULA 11 ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a avaliação de um médico

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL JOSÉ MARIA LUCENA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL JOSÉ MARIA LUCENA APTE : UNIÃO APDO : FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA ADV/PROC : ELIANE DE PÁDUA SILVEIRA e outros REMTE : JUÍZO DA 15ª VARA FEDERAL DO CEARÁ (LIMOEIRO DO NORTE)- COMPETENTE PARA EXEC. PEN ORIGEM : JUÍZO FEDERAL

Leia mais

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Eneas Matos Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Mestre

Leia mais

A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade

A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade Cimara Santos da Silva RESUMO: O presente projeto tem

Leia mais

ASPECTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AMBIENTAIS 1

ASPECTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AMBIENTAIS 1 ASPECTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AMBIENTAIS 1 Lilian Florentina Kraievski Ferreira 2 Michel Canuto de Sena 3 RESUMO A presente pesquisa aborda a responsabilidade civil no ordenamento jurídico

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade objetiva do Estado Elaine Rodrigues de Paula Reis A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quanto a conduta da Administração Pública não

Leia mais

Instituto das Perdas e Danos

Instituto das Perdas e Danos Isabela Di Maio Barbosa 1 Instituto das Perdas e Danos 2008 Conceito e aspectos do instituto de perdas e danos Entende-se na expressão perdas e danos um instituto de direito civil assinalado como uma forma

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

O INCAPAZ COMO SUJEITO DE DIREITO AO DANO MORAL EM FACE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE

O INCAPAZ COMO SUJEITO DE DIREITO AO DANO MORAL EM FACE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE O INCAPAZ COMO SUJEITO DE DIREITO AO DANO MORAL EM FACE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE GT I: Evolução e Concretização dos Direitos Humanos e Fundamentais na América Latina Filippe Dornelas 1 Maria Cristina

Leia mais

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho.

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho. APLICAÇÃO DO ART. 7º, INCISO XXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL X ART. 927, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL. Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO DANO MORAL E O ERRO MÉDICO Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Viana patrocinada pelo Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Responsabilidade Civil

Leia mais

DANO MORAL NO DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR

DANO MORAL NO DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR DANO MORAL NO DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR Orientador Professor: Ariane Fernandes de Oliveira Aluno: Abner Gustavo Fernandes, Barbara R. Wendenhovski RESUMO O presente artigo aborda sobre a importância do

Leia mais

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Responsabilidade da Administração Pública Quando a administração pública é responsável juridicamente?

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 02 Responsabilidade civil no Direito Ambiental Brasileiro O

Leia mais

<CABBCABCCBBACADDCAABCBABCACCBBACABDAA DDABCAAD>

<CABBCABCCBBACADDCAABCBABCACCBBACABDAA DDABCAAD> EMENTA: APELAÇÃO. INDENIZAÇÃO. VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS. ANÚNCIOS E REALIZAÇÃO DE FESTAS INFANTIS. DANOS MORAIS CONFIGURADOS. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA.

Leia mais

Dano Moral no NCPC. Eduardo Lemos Barbosa

Dano Moral no NCPC. Eduardo Lemos Barbosa Dano Moral no NCPC Eduardo Lemos Barbosa Evolução da Responsabilidade Civil pelo Dano Moral Lei das XII Tábuas ano 450 a.c; Lex Poetelia Papiria ano 326 a.c; Lex Aquilia de damno ano 286 a.c; Direito Romano;

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte I Prof. Cláudio Freitas Dano Moral e indenização - O dever primário: neminem laedere. - O dever secundário: responsabilização -

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB...

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB... PROPOSTA APELAÇÃO Em janeiro de 2011, Antonio da Silva Júnior, 7 anos, voltava da escola para casa, caminhando por uma estrada de terra da região rural onde morava, quando foi atingindo pelo coice de um

Leia mais

SENTENÇA. Justiça Gratuita Juiz(a) de Direito: Dr(a). Luiza Barros Rozas

SENTENÇA. Justiça Gratuita Juiz(a) de Direito: Dr(a). Luiza Barros Rozas fls. 99 SENTENÇA Processo Digital nº: 1050462-23.2016.8.26.0053 Classe - Assunto Procedimento do Juizado Especial Cível - Indenização por Dano Moral Requerente: M.P.S. Requerido: Prefeitura do Municipio

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: ATRASO NO VOO Módulo II (Contratos em Espécie) do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula n. 37 Responsabilidade do Fato do Produto

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: alimentação imprópria

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: alimentação imprópria CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: alimentação imprópria Módulo Direito Sanitário 1 Responsabilidade do Fato do Produto ou do Serviço Artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor O fabricante, o produtor,

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0145.12.039587-9/001 Númeração 0395879- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Newton Teixeira Carvalho Des.(a) Newton Teixeira Carvalho 05/09/2013 13/09/2013

Leia mais

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO GT III Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças e aos Adolescentes na América Latina. Tamires Cristina Feijó de Freitas

Leia mais

Relação Jurídica de Consumo

Relação Jurídica de Consumo AULA INTRODUTÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 1. Apresentação do curso de pós-graduação em Direito

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA.

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA. A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. INADIMPLEMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS. A jurisprudência desta Corte é no sentido de que a ausência de regular quitação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada pelo Decreto n. 94.406/97). 2 Conceito

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NA JUSTIÇA A DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NA JUSTIÇA A DO TRABALHO O O DANO MORAL NO DIREITO DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NA JUSTIÇA A DO TRABALHO ADRIANA C. CALVO Mestre da PUC/SP,, Professora Acadêmica e Sócia S do escritório rio Belline e Calvo Advogados

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL RN ( ). RELATÓRIO

APELAÇÃO CÍVEL RN ( ). RELATÓRIO APELAÇÃO CÍVEL 313.928-RN (2002.84.00.006755-5). APTE : KLEBER DO NASCIMENTO PEREIRA. ADV/PROC : PAULO HENRIQUE VIANA BARROS NUNES E OUTROS. APDO : CEF - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. ADV/PROC : ANA KATHLEEN

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL I Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Responsabilidade Civil Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL INTRODUÇÃO Elan Marcos de Matos TEIXEIRA 1 Priscila Moreira MARCONDES 2 Victor Henrique Hipólito SCHWANTES 3 Fernando do Rego Barros FILHO 4 Em principio o direito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO Introdução: A introdução significa início ou começo. Declara ao leitor (juiz e réu) o assunto que será tratado no texto jurídico. Fixa as diretrizes do assunto, facilitando

Leia mais

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Direito nas Ciências Econômicas Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani 2014 1. O Direito 2 Direito é um conjunto de regras que disciplina as diversas dimensões de nossas vidas. Todos nós, na

Leia mais

PROFESSOR: SILMAR LOPES

PROFESSOR: SILMAR LOPES PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO TERMO Nr: 6201002193/2015 SENTENÇA TIPO: A PROCESSO Nr: 0003783-79.2012.4.03.6201 AUTUADO EM 23/10/2012 ASSUNTO: 021001 - DANO MORAL E/OU MATERIAL

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO Mestrando em Direito pela Unicuritiba. PEDRO FRANCO DE LIMA Mestranda em Direito pela Unicuritiba. FRANCELISE CAMARGO DE LIMA Mestrando em

Leia mais

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator RECURSO INOMINADO nº 2006.0001107-2/0, DO 1º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU. Recorrente...: VARIG S/A VIAÇÃO AÉREA RIOGRANDENSE Recorrida...: MAALALI DUARTE E BATISTA Relator...: J.

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO MARDEGAN, B. R. do N. 1 Resumo: Com o aumento da demanda pelas cirurgias plásticas, os casos de danos causados por elas também aumentaram.

Leia mais

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual do Estado. I irresponsabilidade

Leia mais

Nesta data, faço os autos conclusos ao MM. Dr. Juiz Marcello Rubioli. Em 10/06/2015. Sentença

Nesta data, faço os autos conclusos ao MM. Dr. Juiz Marcello Rubioli. Em 10/06/2015. Sentença Fls. Processo: 0003867-35.2015.8.19.0207 Classe/Assunto: Procedimento Sumário - Indenização do Prejuízo / Medida Cautelar Autor: ALEXANDRE DE SOUZA BARBOSA DA SILVA Réu: COMPLEXO MARACANÃ ENTRETENIMENTO

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor AULA 15 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 RESCISÃO CONTRATUAL COMPRA E VENDA DE APARTAMENTO POR CULPA DO ADQUIRENTE (CONSUMIDOR) 2 1. Fundamentação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000000482 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013875-84.2015.8.26.0037, da Comarca de Araraquara, em que são apelados FABIANO FERNANDO DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE LONDRINA 2º Juizado Especial Cível, Criminal e Fazenda Pública de Londrina

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE LONDRINA 2º Juizado Especial Cível, Criminal e Fazenda Pública de Londrina PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DE LONDRINA 2º Juizado Especial Cível, Criminal e Fazenda Pública de Londrina VISTOS E EXAMINADOS ESTES AUTOS SOB N.º 0054426-11.2014.8.16.0014, EM QUE É PARTE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 766.570 - SE (2015/0209776-4) RELATORA AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI : UNIVERSO ONLINE S/A : JOÃO LEÃO SANTOS JÚNIOR E OUTRO(S)

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral

Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral Estado do Rio de Janeiro Poder Judiciário 70 Processo: 0004771-86.2018.8.19.0001 Fls. Processo Eletrônico Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização

Leia mais

9º Congresso de Fundos de Investimento ANBIMA

9º Congresso de Fundos de Investimento ANBIMA 9º Congresso de Fundos de Investimento ANBIMA 10.5.2017 Responsabilidade dos Agentes Análise da jurisprudência Rubens Vidigal Neto Agenda Responsabilidade no âmbito administrativo Responsabilidade no âmbito

Leia mais

RELAÇÕES CONSUMERISTAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RESPONSABILIDADE PELO SUCESSO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO

RELAÇÕES CONSUMERISTAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RESPONSABILIDADE PELO SUCESSO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO RELAÇÕES CONSUMERISTAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RESPONSABILIDADE PELO SUCESSO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO Ana Paula Martins 1 anapmartins1698@gmail.com Antônio Leonardo Amorim 2 Amorimdireito.sete@hotmail.com

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2012.0000333180 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0000824-97.2010.8.26.0360, da Comarca de Mococa, em que é apelante MILENE BALBESAN LÚCIO (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios diretores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios diretores CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/09/2018). Princípios Diretores. Segundo Pontes de Miranda os princípios formam as bases das

Leia mais

1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO:

1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO: 1 PONTO 1: Responsabilidade Civil introdução PONTO 2: Pressupostos da responsabilidade civil 1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO: A expressão responsabilidade significa arcar com as consequências, significa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Inadimplemento Daniel Victor * As obrigações se extinguem naturalmente pelo seu pagamento, porém pode acontecer a inexecução, ou seja, a não satisfação do direito de crédito

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0194.12.000049-3/001 Númeração 0000493- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Marcos Lincoln Des.(a) Marcos Lincoln 22/01/2014 27/01/2014 AÇÃO DE INDENIZAÇÃO.

Leia mais

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CRIMINAL E CIVIL Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE CRIMINAL" DOLO E CULPA responsabilidade do engenheiro,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores HERALDO DE OLIVEIRA (Presidente), JACOB VALENTE E TASSO DUARTE DE MELO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores HERALDO DE OLIVEIRA (Presidente), JACOB VALENTE E TASSO DUARTE DE MELO. fls. 2 Registro: 2016.0000901596 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0001438-05.2014.8.26.0541, da Comarca de Santa Fé do Sul, em que é apelante EXPRESSO ITAMARATI S/A, é

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 Dispensa indireta. Dano Moral. Outras modalidades de extinção do contrato de trabalho A despedida indireta Considera-se despedida indireta a falta grave praticada pelo empregador

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Qual o objeto do Direito médico de acordo com a corrente pós positivista? a) Objeto material é ideia de justiça e o objeto formal a conduta humana intersubjetiva. b) A

Leia mais

Teoria da Perda do Tempo Útil

Teoria da Perda do Tempo Útil Teoria da Perda do Tempo Útil Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Aula n. 38 - Contratos em Espécies 1 Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor (Expressão utilizada pelo STJ)

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Das três formas clássicas de reparação do dano moral trabalhista Marco Antônio Garcia de Pinho * Como citar este artigo: PINHO, Marco Antônio Garcia de. Das três formas clássicas

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire

Leia mais

23 de outubro de ª Turma Recursal Mista

23 de outubro de ª Turma Recursal Mista fls. 216 23 de outubro de 2017 Relatora : Juíza Joseliza Alessandra Vanzela Turine Recorrente : Gabriel Manvailer Zainko Advogado : Gabriel Manvailer Zainko Recorrido(a) : Telefonica Brasil S.a - Vivo

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - II. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - II. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Lesões Acidentárias - II Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado militante

Leia mais

1 - A inscrição indevida do nome do autor em cadastro de inadimplentes configura dano moral in re

1 - A inscrição indevida do nome do autor em cadastro de inadimplentes configura dano moral in re Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Órgão 4ª Turma Cível Processo N. APELAÇÃO 0706123-08.2017.8.07.0001 APELANTE(S) BANCO VOLKSWAGEN S.A. APELADO(S) ELIAS

Leia mais

: J. S. FAGUNDES CUNHA

: J. S. FAGUNDES CUNHA RECURSO INOMINADO 2006.3225-9/0 JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE LONDRINA RECORRENTE : JOAQUIM JOSE DA SILVA. RECORRIDO : EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S. A. RELATOR : J. S. FAGUNDES CUNHA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 16ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 16ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 16ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte Avenida Augusto de Lima, 1549, Sala: P374, Barro Preto, BELO HORIZONTE - MG - CEP: PROCESSO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE TRANSPORTE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE TRANSPORTE CONTRATO DE TRANSPORTE Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 35 - Prof. Joseval Martins Viana 1 Conceito O contrato de transporte é aquele em que

Leia mais

O artigo 937 é importante e muito aplicado nas hipóteses de responsabilidade civil nas incorporações imobiliárias.

O artigo 937 é importante e muito aplicado nas hipóteses de responsabilidade civil nas incorporações imobiliárias. Turma e Ano: Responsabilidade Civil/2016 Matéria / Aula: Responsabilidade Civil/Aula 010 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Amana Iquiene da Cunha Silva Aula 10 II) Temas específicos 2) Responsabilidade

Leia mais

Um grave atentado, diz Janot sobre pacto de... Número de processos se multiplicou 80 vezes em 27 anos, diz...

Um grave atentado, diz Janot sobre pacto de... Número de processos se multiplicou 80 vezes em 27 anos, diz... 1 de 6 20/06/2016 14:57 DIREITO DE FAMÍLIA Tese se baseia em artigo do Código Civil que trata da fidelidade recíproca. Apesar de tendência indicar que a Justiça não irá mais entrar na questão da traição

Leia mais

Dispensado o relatório, nos termos do artigo 38 da Lei nº 9.099/95. Citado, o réu não apresentou resposta no prazo legal (fls. 25).

Dispensado o relatório, nos termos do artigo 38 da Lei nº 9.099/95. Citado, o réu não apresentou resposta no prazo legal (fls. 25). fls. 26 13 SENTENÇA Processo Digital nº: 1007995-54.2017.8.26.0292 Classe - Assunto Procedimento do Juizado Especial Cível - Indenização por Dano Moral Requerente: Requerido: Juiz(a) de Direito: Dr(a).

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL Questão 33 A fim de pegar um atalho em seu caminho para o trabalho, Maria atravessa uma área em obras, que está interditada pela empresa

Leia mais

SENTENÇA RELATÓRIO II FUNDAMENTAÇÃO 1. DO MÉRITO

SENTENÇA RELATÓRIO II FUNDAMENTAÇÃO 1. DO MÉRITO fls. 75 Autos n.º Classe Procedimento do Juizado Especial Cível Reclamante Maria Auxiliadora Afonso Beiruth Reclamado Tam Linhas Aéreas S.A SENTENÇA I RELATÓRIO Relatório dispensado (Lei 9.099/95, art.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL CONSTRUINDO A TESE DA PETIÇÃO INICIAL 1. Em 22-11-13, o autor deu entrada no hospital, porque tinha distúrbios psiquiátricos. 2. Tentou evadir-se em outras ocasiões e no dia

Leia mais