Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR"

Transcrição

1 Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

2 RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Ato Lesivo Dano nexo causal

3 Código Civil Art Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo. Art Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

4 Teoria do Risco da Atividade - Lucro - Responsabilidade Objetiva - Não é analisada a culpa - Exceção: Profissional Liberal (Art. 14, 4º )

5 Responsabilidade pelo FATO do Produto Art. 12 O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

6 - O produto não oferece a SEGURANÇA esperada. Art O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais: I - sua apresentação; II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam; III - a época em que foi colocado em circulação.

7 - A responsabilidade entre fornecedor, fabricante, importador, construtor etc., é SOLIDÁRIA. - O comerciante somente será responsável quando não puder ser identificado ou não houver identificação do fabricante, construtor, produtor ou importador ou quando o comerciante não conservar adequadamente os produtos perecíveis (Art. 13).

8 Quando o fabricante não será responsabilizado? Art O fabricante, o construtor, o produtor ou importador só não será responsabilizado quando provar: I - que não colocou o produto no mercado; II - que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste; III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

9 ATENÇÃO! A culpa concorrente do consumidor atenua a responsabilidade, mas não a exclui.

10 Direito de Regresso O direito de regresso consiste no direito de cobrar, por meio de demanda judicial, o valor pago por X, que era de responsabilidade de Y. Art. 13. Parágrafo único. Aquele que efetivar o pagamento ao prejudicado poderá exercer o direito de regresso contra os demais responsáveis, segundo sua participação na causação do evento danoso.

11 Responsabilidade pelo FATO do Serviço - O serviço não oferece a SEGURANÇA esperada - O serviço não traz INFORMAÇÕES suficientes - Deve-se levar em consideração: o modo do fornecimento, resultado, risco que razoavelmente se espera à época que foi fornecido.

12 ATENÇÃO! O serviço não será considerado defeituoso pela adoção de novas técnicas (art. 14, 2º do CDC).

13 Resp. entre os fornecedores: SOLIDÁRIA. Quando o fornecedor não será responsabilizado? - Se provar a inexistência de defeito na prestação do serviço ou - Culpa exclusiva do consumidor - Caso fortuito ou força maior (doutrina majoritária) Culpa concorrente apenas atenua a responsabilidade do fornecedor.

14 IMPORTANTE! A responsabilidade do profissional liberal é subjetiva, ou seja, depende de apuração de culpa, pois, em regra, as relações estabelecidas com os consumidores de seus serviços são intuitu personae. É diferente quando se trata de hospitais, grupos de saúde, empresas de consultoria e engenharia. Nestes há responsabilidade objetiva.

15 Responsabilidade por VÍCIO do Produto Vício = inadequação do produto para os fins que deve se esperava - Oculto ou Aparente

16 São impróprios ao uso e consumo: (Art. 18 6º - QUALIDADE) I - os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos; II - os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação; III - os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

17 Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

18 1 Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias*, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço.

19 IMPORTANTE: 1- Quando o produto for essencial ao consumidor não cabe a aplicação do prazo de 30 dias. 2- Se o mesmo vício surgir após o conserto, não se aplica mais o prazo de 30 dias, cabendo ao consumidor escolher umas 3 alternativas do CDC.

20 IMPORTANTE 3- O fornecedor tem o dever de indenizar os prejuízos sofridos pelo consumidor pela privação do uso do bem durante o prazo de conserto.

21 Art. 19. Os fornecedores respondem solidariamente pelos vícios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - o abatimento proporcional do preço; II - complementação do peso ou medida;

22 III - a substituição do produto por outro da mesma espécie, marca ou modelo, sem os aludidos vícios; IV - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

23 Responsabilidade por VÍCIO do Serviço São impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendam as normas regulamentares de prestabilidade. (Art. 20 2º)

24 Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

25 III - o abatimento proporcional do preço. 1 A reexecução dos serviços poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.

26 Atenção! Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. (Art. 22)

27 Atenção 2! É vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores. (Art. 25)

28 Responsabilidade quanto à Publicidade e Oferta: Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

29 Princípio da Reparação Integral dos Danos (Art. 6º, VI) - Súmula 37 do STJ dano material e moral -*Súmula 387 do STJ dano estético + dano moral

30 Até a próxima!!! Facebook: Prof. Mariana Moreira Neves

31

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática 1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática Módulo 02 Avaliação de Desempenho em Projetos Palestrante Dr. Luiz Antonio Scavone Junior Código Civil: Art. 618. Nos contratos de empreitada de edifícios

Leia mais

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Dra. Adriana Borghi Fernandes Monteiro Promotora de Justiça Coordenadora da Área do Consumidor Vício do Produto ou do Serviço CDC

Leia mais

Defesa do consumidor: responsabilidade do fornecedor por vício e por defeito do produto ou serviço

Defesa do consumidor: responsabilidade do fornecedor por vício e por defeito do produto ou serviço Sexta-feira, 29 de outubro de 2010 Defesa do consumidor: responsabilidade do fornecedor por vício e por defeito do produto ou serviço André Motoharu Yoshino* O fornecedor de produtos e serviços deve ser

Leia mais

E-commerce e o Direito do Consumidor

E-commerce e o Direito do Consumidor E-commerce e o Direito do Consumidor Palestrante: Felipe Gustavo Braiani Santos Advogado atuante no direito do consumidor, formado pela UCDB, especializando em Direito Processual Civil pela UNISC. Servidor

Leia mais

Aula-tema 02 CLICKAQUIPARA VIRARAPÁGINA

Aula-tema 02 CLICKAQUIPARA VIRARAPÁGINA Aula-tema 02 CLICKAQUIPARA VIRARAPÁGINA Disciplina Direito do Consumidor Elaboração de Conteúdo Me. Alan Martins Leitura Crítica Esp. Renan Fernandes Pedroso Revisão Textual Lucyana Mognon 2 Vice-Presidente

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS FABRICANTES E DISTRIBUIDORES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DECORRENTE DE ACIDENTE DE

RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS FABRICANTES E DISTRIBUIDORES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DECORRENTE DE ACIDENTE DE RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS FABRICANTES E DISTRIBUIDORES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO DEFINIÇÕES DE RESPONSABILIDADE A responsabilidade

Leia mais

1. Responsabilidade Civil do Fornecedor: Responsabilidade Objetiva e solidária: art. 7, parágrafo único 1, art. 12 2, art e art.

1. Responsabilidade Civil do Fornecedor: Responsabilidade Objetiva e solidária: art. 7, parágrafo único 1, art. 12 2, art e art. 1 DIREITO DO CONSUMIDOR PONTO 1: Responsabilidade Civil do Fornecedor PONTO 2: Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço PONTO 3: Responsabilidade por vício do produto ou do serviço PONTO 4:

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A RESPONSABILIDADE DO COMERCIANTE POR ACIDENTES DE CONSUMO. Letícia Mariz de Oliveira Advogada

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A RESPONSABILIDADE DO COMERCIANTE POR ACIDENTES DE CONSUMO. Letícia Mariz de Oliveira Advogada TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A RESPONSABILIDADE DO COMERCIANTE POR ACIDENTES DE CONSUMO Letícia Mariz de Oliveira Advogada A Seção II (Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço), do

Leia mais

Tribunais Direito do Consumidor Paulo Ellery Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito do Consumidor Paulo Ellery Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito do Consumidor Paulo Ellery 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DIREITO DO CONSUMIDOR Tribunais 2012 - FCC PROF. PAULO ELLERY ORGANIZANDO O CONTEÚDO

Leia mais

Texto da questão. O Código de Defesa do Consumidor, ao fundamentar-se na responsabilidade civil, baseia-se na: Escolha uma:

Texto da questão. O Código de Defesa do Consumidor, ao fundamentar-se na responsabilidade civil, baseia-se na: Escolha uma: Questão 1 O Código de Defesa do Consumidor, ao fundamentar-se na responsabilidade civil, baseia-se na: a. Responsabilidade subjetiva, em via regra. b. Responsabilidade objetiva, como regra, fundamentada

Leia mais

Direito do Consumidor II

Direito do Consumidor II AULA 03: RESPONSABILIDADE PELO VÍCIO DO PRODUTO/SERVIÇO Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO E agora Doutor? 1 2. A IDEIA DO VÍCIO DO CDC Está ligado ao vício, anomalia que afeta a funcionalidade, adequação

Leia mais

FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO

FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO APRESENTAÇÃO No ano em que o Código de Defesa do Consumidor completa 21 anos e o Procon-SP comemora seus 35, lançamos este CDC de bolso para que os consumidores possam ter sempre à mão os temas usualmente

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. 1) TEORIA UNITÁRIA: não há preocupação legislativa se é de norma legal ou contratual no tocante ao CDC.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. 1) TEORIA UNITÁRIA: não há preocupação legislativa se é de norma legal ou contratual no tocante ao CDC. 1 CDC PONTO 1: RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC PONTO 2: a) TEORIAS E RESPONSABILIDADE POR DEFEITO b) RESPONSABILIDADE POR VÍCIO A RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC: 1) TEORIA UNITÁRIA: não há preocupação legislativa

Leia mais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

Título I do Código de Proteção e Defesa do Consumidor

Título I do Código de Proteção e Defesa do Consumidor 0 Título I do Código de Proteção e Defesa do Consumidor Título I - Dos Direitos do Consumidor Capítulos I VI 1 TÍTULO I Dos Direitos do Consumidor CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1 O presente código

Leia mais

Bancário Direito do Consumidor Paulo Ellery Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Bancário Direito do Consumidor Paulo Ellery Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Bancário Direito do Consumidor Paulo Ellery 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Caixa Econômica DIR. DO CONSUMIDOR TÍTULO I Dos Direitos do Consumidor CAPÍTULO

Leia mais

Bancário Direito do Consumidor Paulo Ellery Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Bancário Direito do Consumidor Paulo Ellery Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Bancário Direito do Consumidor Paulo Ellery 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. BANCO DO BRASIL DIR. DO CONSUMIDOR TÍTULO I Dos Direitos do Consumidor CAPÍTULO

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 07. UNIDADE VII VÍCIOS REDIBITÓRIOS (arts )

MATERIAL DE APOIO 07. UNIDADE VII VÍCIOS REDIBITÓRIOS (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 07 UNIDADE VII VÍCIOS REDIBITÓRIOS (arts. 441 446) Obrigações de garantia na entrega da coisa: o fundamento jurídico da garantia legal contra os vícios redibitórios assenta, fundamentalmente,

Leia mais

RELAÇÕES DE CONSUMO. Aula 3. Garantias e Responsabilização no Código de Defesa do Consumidor. Material Teórico

RELAÇÕES DE CONSUMO. Aula 3. Garantias e Responsabilização no Código de Defesa do Consumidor. Material Teórico Material Teórico RELAÇÕES DE CONSUMO Aula 3 Garantias e Responsabilização no Código de Defesa do Consumidor Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod ConsumidorCDSG1109_a03 1 Disciplina Jurídica

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA MM... VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA MM... VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP fls. 1 EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA MM... VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP, brasileira, casada, analista de atendimento, residente na,. Centro SBC/SP, por

Leia mais

SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI. Informações gerais

SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI. Informações gerais SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI Informações gerais Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada às respostas

Leia mais

Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar

Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar Formação de Servidores do PROCON RJ - 2012 AULA 01 03/07/2012 Turma RC01 Professor e Advogado. Especialista em Relações de Consumo pela

Leia mais

Dos Direitos do Consumidor

Dos Direitos do Consumidor Disposições Gerais TÍTULO I Dos Direitos do Consumidor CAPÍTULO I Art. 1º O presente código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos arts.

Leia mais

CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR (Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990) 2016 FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON-SP É PERMITIDA A REPRODUÇÃO

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor (Lei n. 8.078 de 11 de setembro de 1990) Fernanda Theophilo Carmona Kincheski nandatc@terra.com.br Partes na Relação de Consumo Consumidor: Art. 2. Consumidor é toda pessoa física

Leia mais

A APLICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

A APLICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A APLICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR THE APPLICATION OF THE CIVIL LIABILITY IN THE CONSUMER PROTECTION CODE 1 Luiz Carlos Dias Farias, Marcelo de Andrade Nobis 1 Graduando

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO FORNECEDOR NAS RELAÇÕES JURÍDICAS DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO FORNECEDOR NAS RELAÇÕES JURÍDICAS DE CONSUMO RESPONSABILIDADE CIVIL DO FORNECEDOR NAS RELAÇÕES JURÍDICAS DE CONSUMO Milena Gilio da Silva 1 Daniela Ferreira Dias Batista 2 RESUMO O presente artigo tem como objetivo favorecer algumas reflexões sobre

Leia mais

CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 LEI Nº 10.962, DE 11 DE OUTUBRO DE 2004 DECRETO Nº 2.181, DE 20 DE MARÇO DE 1997 DECRETO Nº 5.903, DE 20 DE SETEMBRO DE

Leia mais

Tudo o que você. precisa saber sobre. eliminadores de ar. Cartilha para donas de casa

Tudo o que você. precisa saber sobre. eliminadores de ar. Cartilha para donas de casa Tudo o que você precisa saber sobre eliminadores de ar Cartilha para donas de casa O ELIMINADOR DE AR O que é o eliminador de ar? 1. O ELIMINADOR DE AR O eliminador de ar é um dispositivo que, como o próprio

Leia mais

O EMPRESÁRIO E OS DIREITO DO CONSUMIDOR

O EMPRESÁRIO E OS DIREITO DO CONSUMIDOR As relações e os contratos dos consumidores com os empresários estavam disciplinados no Código Civil ou Código Comercial Advento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) Lei 8.078/90 Relação de consumo

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor AULA 04: DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Idineltiston Pereira, durante o tempo que morou Cruzeiro/SP, contraiu a dengue. Considerando a elevação dos casos da doença e receoso

Leia mais

> Responsabilidade objetiva e solidária na coleta e tratamento de dados pessoais

> Responsabilidade objetiva e solidária na coleta e tratamento de dados pessoais > Responsabilidade objetiva e solidária na coleta e tratamento de dados pessoais Comissão Especial de Proteção de Dados Pessoais Câmara dos Deputados Rafael A. F. Zanatta Brasília, 03 de maio de 2017 >

Leia mais

SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 45ª VARA CÍVEL - FORO CENTRAL CÍVEL SÃO PAULO

SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 45ª VARA CÍVEL - FORO CENTRAL CÍVEL SÃO PAULO fls. 99 SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 45ª VARA CÍVEL - FORO CENTRAL CÍVEL SÃO PAULO Processo nº 1041560-37.2016.8.26.0100 ANA FLÁVIA MAGNO SANDOVAL, já qualificada nos autos, (procuração nos autos)

Leia mais

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE Sumário Apresentação...07 LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990;...09 TÍTULO I Dos Direitos do Consumidor...09 CAPÍTULO I Disposições Gerais...09 CAPÍTULO II Da Política Nacional de Relações de Consumo...10

Leia mais

Módulo. Gerência de Marketing de Produtos e Serviços. Direito do Consumidor e o Marketing. Direito do Consumidor e o Marketing

Módulo. Gerência de Marketing de Produtos e Serviços. Direito do Consumidor e o Marketing. Direito do Consumidor e o Marketing Módulo Gerência de Marketing de Produtos e Serviços Prof. Mardônio da Silva Girão Direito do Consumidor e o Marketing Direito,Lei e Marketing - reflexão Direito do Consumidor e o Marketing 1. Os Direitos

Leia mais

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II Prof. Thiago Gomes Nas aulas anteriores... Evolução Histórica do Direito do Consumidor Conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço Direitos do Consumidor I

Leia mais

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor.

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor. 1 PONTO 1: Vícios Redibitórios PONTO 2: Evicção PONTO 3: Quadro comparativos entre ilícito contratual e extracontratual. 1. Vícios redibitórios art. 441 1, CC: São defeitos ocultos por duas razões: por

Leia mais

Código de Proteção e Defesa do Consumidor

Código de Proteção e Defesa do Consumidor Código de Proteção e Defesa do Consumidor E Legislação Correlata Senado Federal Senador ACIR GURGACZ Código de Proteção e Defesa do Consumidor e Legislação Correlata Dispositivos Constitucionais Pertinentes

Leia mais

O Código do Consumidor. Código de Defesa do Consumidor na íntegra

O Código do Consumidor. Código de Defesa do Consumidor na íntegra O Código do Consumidor Código de Defesa do Consumidor na íntegra Índice 5 6 8 9 10 12 13 15 20 Carta de Abertura As 10 regras de ouro do CDC Quem é quem na relação de consumo Consciência também é regra

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

O Presidente da República, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: TÍTULO I DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

O Presidente da República, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: TÍTULO I DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI 8078 de 1990 LEI 8078 de 1990 LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 (DOU 12.09.1990, ret. DOU 10.01.2007) Dispõe sobre a proteção do consumidor, e dá outras providências

Leia mais

Profª. Martha Messerschmidt

Profª. Martha Messerschmidt Questões comentadas pela Profª. Martha Messerschmidt www.cpcconcursos.com.br EXERCÍCIOS - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI Nº 8.078/90 E-MAIL: marthamesserschmidt@hotmail.com Olá, concurseiros! Quer

Leia mais

LEI N 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 TÍTULO I. Dos Direitos do Consumidor CAPÍTULO I. Disposições Gerais

LEI N 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 TÍTULO I. Dos Direitos do Consumidor CAPÍTULO I. Disposições Gerais Senado Federal Subsecretaria de Informações LEI N 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Código de Defesa Do Consumidor Regulamentado em 1990, o Código de Defesa do Consumidor CDC se tornou um marco nas relações entre clientes e empresas. A Oi reconhece a importância

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESTADO DO TOCANTINS, neste ato representado pela Promotora de Justiça Titular da ### Promotoria de Defesa do Consumidor,

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI N.º 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Código de Defesa do Consumidor CDL Manaus Código de Defesa do Consumidor Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

Leia mais

LEI Nº , DE 20 DE JULHO DE 2010.

LEI Nº , DE 20 DE JULHO DE 2010. LEI Nº 12.291, DE 20 DE JULHO DE 2010. Torna obrigatória a manutenção de exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Art. 6º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) 1. Proteção da vida e da saúde Antes de comprar um produto ou utilizar um serviço você deve ser avisado, pelo fornecedor,

Leia mais

Código de Defesa do Consumidor

Código de Defesa do Consumidor Apresenta Código de Defesa do Consumidor LEI N 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional

Leia mais

Lei nº 8.078, de 11 de setembro de O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: TÍTULO I

Lei nº 8.078, de 11 de setembro de O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: TÍTULO I SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ALIMENTOS E BEBIDAS Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Dispõe

Leia mais

CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do FECOMÉRCIO MG, está com esta publicação, divulgando o CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR, Lei nº

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL DEFININDO RESPONSABILIDADE CIVIL A responsabilidade civil consiste na obrigação (vínculo obrigacional) que impende sobre aquele que causa um

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Texto compilado Mensagem de veto Regulamento Regulamento Regulamento Vigência (Vide Decreto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA DIRETORIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA DIRETORIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DECISÃO ADMINISTRATIVA FA. nº: 0112-000.679-1 PROCON MUNICIPAL DE MARIANA / MG Reclamado...: COMPRE CELL / SANSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA I - RELATÓRIO Tratam os autos de Procedimento Administrativo,

Leia mais

pcdlegal.com.br Código de defesa do consumidor

pcdlegal.com.br Código de defesa do consumidor pcdlegal.com.br Código de defesa do consumidor Código de defesa do consumidor Coordenação do Projeto: Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo Revisão: Mauro Lúcio Nascimento e Wendell Luís Táboas

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Consumidor... 1 1.1. Introdução... 1 1.1.1. Origem histórica... 2 1.1.2. A proteção constitucional do direito do consumidor... 5 Capítulo 2 A Relação Jurídica

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Código de Defesa do Consumidor

Código de Defesa do Consumidor Código de Defesa do Consumidor LEI N 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade objetiva do Estado Elaine Rodrigues de Paula Reis A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quanto a conduta da Administração Pública não

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Regulamentação Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Apoio FCDL CDL. Minas Gerais

Apoio FCDL CDL. Minas Gerais Apoio FCDL Minas Gerais CDL LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Conserto de Mercadoria em Garantia no Estado de SP 04/04/16

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Conserto de Mercadoria em Garantia no Estado de SP 04/04/16 04/04/16 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Remessa para Conserto em Garantia... 8 3.2 Remessa para Troca em garantia...

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI N.º 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

CDC comentado. Art. 2 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

CDC comentado. Art. 2 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. CDC comentado LEI 8078/1990 - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR- CDC Quando foi instituído o referido código o legislador estabeleceu normas de proteção e defesa do consumidor indo de encontro com dispositivo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Regulamento (Vide Decreto nº 6.523, de 2008). Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras

Leia mais

Código de Defesa do Consumidor

Código de Defesa do Consumidor Código de Defesa do Consumidor Fortalecendo o Comércio de Bens, Serviços e Turismo Código de Defesa do Consumidor A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais FECOMÉRCIO

Leia mais

Código de defesa do consumidor

Código de defesa do consumidor Código de defesa do consumidor LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES DIREITO DO CONSUMIDOR 1º BIMESTRE

CADERNO DE QUESTÕES DIREITO DO CONSUMIDOR 1º BIMESTRE CADERNO DE QUESTÕES DIREITO DO CONSUMIDOR 1º BIMESTRE 1 - (TJ-MT/JUIZ DE DIREITO/2014/FMP) Sobre a relação de consumo, é incorreto afirmar que: (A) é fornecedora a pessoa jurídica que, mesmo sendo constituída

Leia mais

DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Genesio Aires de Siqueira - 1 RESUMO

DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Genesio Aires de Siqueira - 1 RESUMO DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Genesio Aires de Siqueira - 1 RESUMO Este artigo traz algumas considerações sobre os conceitos e aplicação da prescrição e decadência do CDC, trazendo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE A Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor VINÍCIUS DA SILVA DUARTE XAVIER Matrícula: K221833 ORIENTADOR Prof.

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA. do consumidor SPC. Jovem

CÓDIGO DE DEFESA. do consumidor SPC. Jovem CÓDIGO DE DEFESA do consumidor Jovem SPC CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI N.º 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. http://direitodeconsumir.wordpress.com/ Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014 PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014 Solicitante: DR. H. A. R. S. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. HAROLDO DE OLIVEIRA TORRES Assunto: COBRANÇA PELO HOSPITAL DE PERCENTAGEM

Leia mais

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual do Estado. I irresponsabilidade

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 02 Responsabilidade civil no Direito Ambiental Brasileiro O

Leia mais

Responsabilidade Civil. AULA 12 Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo II.

Responsabilidade Civil. AULA 12 Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo II. AULA 12 Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo II. OBJETIVOS IDENTIFICAR os casos de vício do produto e do serviço SABER que a responsabilidade entre os fornecedores é solidária COMPREENDER que

Leia mais

AULA 03: PRÁTICAS COMERCIAIS. Prof. Thiago Gomes

AULA 03: PRÁTICAS COMERCIAIS. Prof. Thiago Gomes AULA 03: PRÁTICAS COMERCIAIS Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 2. CONCEITO DE OFERTA (Art.30,CDC) Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Rogério Carvalho) Altera a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), para dispor sobre a obrigatoriedade de abastecimento do mercado de

Leia mais

Noções do Código da Defesa do Consumidor

Noções do Código da Defesa do Consumidor Professor Luiz Antonio de Carvalho Noções do Código da Defesa do Consumidor Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO FORNECEDOR PERANTE O CONSUMIDOR NA ÓTICA DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

RESPONSABILIDADE DO FORNECEDOR PERANTE O CONSUMIDOR NA ÓTICA DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE DO FORNECEDOR PERANTE O CONSUMIDOR NA ÓTICA DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1 Jucicleide Araújo de Almeida 1 Rogéria de Sousa Salviano 2 Rosana Maria Moreira de Oliveira 3 Orientador:

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA AGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON GUIA DO CONSUMIDOR

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA AGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON GUIA DO CONSUMIDOR PREFEITURA DE JUIZ DE FORA AGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON GUIA DO CONSUMIDOR O QUE É CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR? É uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de

Leia mais

TERMO GARANTIA DO FABRICANTE HANSGROHE

TERMO GARANTIA DO FABRICANTE HANSGROHE I. DISPOSIÇÕES GERAIS A Hansgrohe oferece a presente Garantia do Fabricante para os consumidores dos produtos da Hansgrohe e Axor (Produto), adicionalmente à garantia que o consumidor tem direito frente

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO Introdução: A introdução significa início ou começo. Declara ao leitor (juiz e réu) o assunto que será tratado no texto jurídico. Fixa as diretrizes do assunto, facilitando

Leia mais

MANUAL DAS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS PROCON DE BLUMENAU - SC

MANUAL DAS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS PROCON DE BLUMENAU - SC MANUAL DAS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS PROCON DE BLUMENAU - SC Informativo com recomendações aos estabelecimentos que prestam serviços d e a s s i s t ê n c i a t é c n i c a Objetivo: orientar os prestadores

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 20 25/10/2012 16:07 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Regulamento Regulamento Vide Decreto nº 2.181, de 1997 Dispõe sobre

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 CAPÍTULO I Disposições Gerais ART. 1º O presente Código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse

Leia mais

Direito Civil II Direito das Obrigações

Direito Civil II Direito das Obrigações Direito Civil II Direito das Obrigações Elementos Constitutivos das Obrigações 2 Elementos Constitutivos das Obrigações Elemento Subjetivo Vimos que uma relação obrigacional possui sempre os mesmos elementos,

Leia mais

Contratualismo no Brasil- vale o que está escrito. Influência do período medieval reproduzida no Código Civil de 1916.

Contratualismo no Brasil- vale o que está escrito. Influência do período medieval reproduzida no Código Civil de 1916. PALESTRA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Jair Marcílio Gonçalves OAB/GO 13.767 AGRADECIMENTO A equipe Jair Marcílio Gonçalves Advogados Associados S/S agradece à Faculdade Padrão e à Rede Prover Complexo

Leia mais

POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO. Orientações gerais aos parceiros de negócios.

POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO. Orientações gerais aos parceiros de negócios. POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO Orientações gerais aos parceiros de negócios. A Munddo trabalha através de parceiros de negócios, cabendo a estes a venda e também o atendimento e suporte ao usuário final.

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS FORNECEDORES A LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS FORNECEDORES A LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS FORNECEDORES A LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Tarsilla Orsi 1 Gabriel de Araújo Sandri 2 SUMÁRIO Introdução; 1 Da responsabilidade civil; 1.1 Conceito de responsabilidade;

Leia mais

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...07

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...07 AULA 00 Apresentação e Cronograma...02 Questões sem Comentários...04 Questões Comentadas...07 www.universodosconcursos.com Página 1 APRESENTAÇÃO E CRONOGRAMA Olá meus amigos! Sejam todos muito bem vindos

Leia mais

código de defesa do consumidor

código de defesa do consumidor ============================================================== *** Título da Página: L8078cons *** Transcrita em 10/11/2002 [Brastra.gif (4376 bytes)] Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Leia mais

Defesa do consumidor: responsabilidade do fornecedor por vício e por defeito do produto ou serviço

Defesa do consumidor: responsabilidade do fornecedor por vício e por defeito do produto ou serviço Defesa do consumidor: responsabilidade do fornecedor por vício e por defeito do produto ou serviço Por André Motoharu Yoshino Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Leia mais

Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar

Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar Formação de Servidores do PROCON RJ - 2012 RESUMO Finalidade da Responsabilidade Civil Segurança Jurídica Sistema de Garantias Tutela

Leia mais