Responsabilidade civil do Estado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Responsabilidade civil do Estado"

Transcrição

1 Responsabilidade civil do Estado

2 Responsabilidade civil Conduta Dano Nexo de causalidade Dolo/Culpa Para configurar a responsabilidade civil essencialmente deve-se demonstrar QUATRO COISAS: 1 - CONDUTA 2 - DANO 3 - NEXO 4 - DOLO/CULPA - imprudência, negligência ou imperícia. Ex: Alguém bateu no seu carro. Deve demonstrar o dano e a relação com a outra pessoa e que houve dolo, imprudencia, negligencia ou imperícia (ex: rompimento da barra de direção)

3 Tipos de Responsabilidade civil Subjetiva Objetiva

4 Responsabilidade subjetiva Conduta Dano Nexo de causalidade Dolo/Culpa Responsabilidade subjetiva considera dolo e culpa EX: Quebra da barra de direção em um caminhão

5 Responsabilidade objetiva Conduta Dano Nexo de causalidade Dolo/Culpa Responsabilidade Objetiva não considera dolo e culpa. Se o dano ocorreu e foi causado por aquela pessoa, é responsabilidade dela!

6 ? EX: quebra da barra de direção num caminhão do Estado. Estado responde? (s) Agente responde? (depende de dolo/culpa)

7 Responsabilidade Civil do Estado = Objetiva CF de 1946 Responsabilidade Civil do Agente = Subjetiva Princípio da isonomia Duas situações. 1 - Em atos em que há nexo com o Estado, a responsabilidade dele é Objetiva! 2 - Para o agente, por outro lado, é subjetiva.

8 Art. 37 6º: Estado responde objetivamente por dano Estado PJ de Direito Privado Todas que prestam serviços públicos ex: concessionárias Responsabilidade objetiva subsidiária do Estado Mas quem é o Estado? Só administração direta? inclui empresas publicas? Tem mais uma parte interessante, que fala sobre quem é entendido por Estado nessa situação - ESTADO - Engloba administração direta e indireta - PJ de Direito privado: Engloba todas as empresas que atuam na prestação de serviço público (ex: concessionária de serviços de transportes de passageiros) Responsabilidade objetiva subsidiária do Estado = Se empresa privada não conseguir pagar, Estado paga (sempre entrar contra os dois)

9 Ex: 1 - Ônibus de concessionária sofre acidente. Passageiro lesionado. Resp. Objetiva? (s) 2 - Ônibus de concessionária atropela alguém. Não usuário. Resp. Objetiva? (s), STF.?

10 ? a)? b)? Ex: 1 - Ônibus de concessionária sofre acidente. Passageiro lesionado. Resp. Objetiva? (s) 2 - Ônibus de concessionária atropela alguém. Não usuário. Resp. Objetiva? (s), STF.

11 ? o Empresa Estatal atuando em atividade privada? não se aplica o art. 37. É responsabilidade de direito privado.

12 Elementos da Responsabilidade objetiva Conduta Dano Nexo de causalidade Conduta - Deve ser de um agente público atuando desta qualidade ou ao menos se aproveitando desta qualidade de agente (ex: PM fora do horário de trabalho que atira em alguém com a arma do trabalho é) Dano - Jurídico (a bem protegido pelo direito). Moral ou material. (ex: não se aplica a amigo imaginário)

13 Elementos da Responsabilidade objetiva Conduta Atos lícito Atos ilícito Conduta deve ser suficiente: Se tiver outras condutas causando o dano encerra o nexo (ex: fugitivo que assalta com quadrilha banco)

14 Elementos da Responsabilidade objetiva Lícito + Anormal Dano Ex: Lítico + anormal: Quando conduta do Estado causar dano lícito e anormal (requisito implícito) (ex: cemitério na frente do hotel) - Você tem um hotel e o Estado construi um cemitério na frente no lugar da praça (tem direito a indenização, reduz a clientela)

15 Elementos da Responsabilidade objetiva Nexo de causalidade Teoria da causalidade Conduta do agente público deve ser suficiente para causar o dano Caso fortuito Força maior Culpa exclusiva da vitima Conduta deve ser suficiente: Se tiver outras condutas causando o dano encerra o nexo (ex: fugitivo que assalta com quadrilha banco)

16 Teorias Teoria do Duplo Efeito do Ato Administrativo Teoria do Risco Administrativo Teoria do Risco Integral Teoria do duplo efeito do ato administrativo: Não se pode embasar indenização no fato de que outra pessoa foi indenizada pelo mesmo motivo. Apenas a pessoa prejudicada pode. São efeitos diferentes a pessoas diferentes decorrentes do mesmo ato. Teoria do risco administrativo: Quando estado assume a atividade administrativa, também assume seu risco e responde objetivamente pelos danos decorrentes desse risco. [BR adota essa] Teoria do risco integral: Não é unanime, não admite as excludentes de responsabilidade (caso fortuito, força maior, culpa exclusiva), sendo responsável nesses casos. Adota-se em: Danos decorrentes de atividade nuclear que o estado pratica ou tolera Dano ambiental em ato omissivo do estado (apenas se não for possível cobrar do poluidor direto) Crime ocorrido abordo de aeronave ou dano decorrente de ataque terrorista

17 Teoria da Culpa do Serviço Teoria do Risco Criado Teoria da conditio sine qua Fortuito interno x Fortuito externo Teoria da culpa do serviço (culpa anônima): Demonstra-se a má qualidade da prestação do serviço pelo estado para responsabilizar o estado. (ex: ser assaltado na frente de uma delegacia com os policiais assistindo) (ex2: bueiro destampado e alguém cai) Teoria do risco criado (suscitado): Toda vez que o estado cria uma situação de risco e dela decorre um dano, a responsabilidade do estado é objetiva, mesmo sem conduta direta do agente. (ex: preso mata o outro na prisão. Presidio é um risco criado pelo estado) (ex2: preso foge do presidio e imediatamente assalta a casa ao lado). Toda vez que o estado tiver alguém ou algo sob custodia, ele assume o risco se tornando garantidor universal (ex: 2 alunos de escola pública brigam e um morre, estado responde objetivamente). (indulto natalino responde objetivamente se preso fizer algo) Teoria da condicio sine qua: em Situações de custódia basta demonstrar que a custodia é uma condição sem a qual o dano não ocorreria. Fortuito interno (caso fortuito): Situação não corriqueira que decorre da situação de custódia. Não exclui a responsabilidade. (rebelião) Fortuito externo (força maior): Situação alheia à custódia (preso atingido por raio). Exclui a responsabilidade.

18 Prescrição 5 Anos para reparação civil Prescrição de 5 anos para reparação civil (lei especial, desconsidera prazos do CC) (havia correntes que entendiam ser os 3 anos do CC)

19 Responsabilidade decorrente de obra pública Decorrente da Má execução da obra Pelo estado = Objetiva Por particular = subjetiva Obra Sempre objetiva Decorrente da má execução da obra: Se a obra estiver sendo executada pelo próprio estado (raro) é responsabilidade objetiva. Já se for executada por particular (não presta serviço público, apenas executa uma obra) a responsabilidade é do direito privado. (ex: pedaço de viaduto cai encima de carro) Pelo estado -> Objetiva Por particular -> Subjetiva (estado só responde se for omisso no dever de fiscalização culpa do serviço) Responsabilidade decorrente de obra: A obra foi feita normalmente, mas a mera existência da obra causa dano a particular (ex: viaduto na frente de casa de frente ao mar/cemitério na frente de hotel). Responsabilidade é sempre do estado e sempre objetiva.

20 Responsabilidade por Ato judicial Regra: Não há responsabilidade Exceção: Art. 5, LXXV Prisão por erro judicial ou prisão além da pena Responsabilidade Objetiva Responsabilidade por ato judicial: Regra é a não responsabilização. Decisão judicial é recorrível e não indenizável. Exceção: Art. 5, LXXV resp objetiva do estado quando alguém fica preso por erro judiciário ou além do tempo fixado em sentença. Não precisa de dolo nem culpa. (se juiz causar dano intencionalmente a alguem, responde subjetivamente, deve demonstrar o dolo/culpa)

21 Responsabilidade por Ato legislativo Regra: Não há responsabilidade Exceção: Dano direto + = Inconstitucional Responsabilidade Objetiva Responsabilidade por atos legislativos: Por regra não é responsável. Salvo de a lei causar dano direto a alguém e for declarada inconstitucional, nesse caso teria responsabilidade objetiva (ex: lei que reduz a remuneração de um servidor).

22 Teoria da Dupla Garantia De quem cobrar o $? Vítima deve cobrar do Estado, não do Agente! Litisconsórcio? Não cabe Princípio da impessoalidade Art. 70, CC (denunciação à lide) Não se aplica Teoria da dupla garantia: Vitima deve cobrar do estado, não do agente, nem em litisconsórcio, pois agente tem garantia de só ser cobrado pelo estado. Decorre do principio da impessoalidade. Art. 70, CC (denunciação à lide) - sempre que for possível ação regressiva, deve haver denunciação a lide. Não é obrigatório nem possível para o estado, pois começaria a discussão de dolo e culpa (ampliação subjetiva do mérito).

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Responsabilidade da Administração Pública Quando a administração pública é responsável juridicamente?

Leia mais

dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA

dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA dano Omissão (Ato omissivo) Ilícito dano Dano Material ou Moral dano Conduta Dolosa ou Culposa Com intenção

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Responsabilidade Civil Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade

Leia mais

PROFESSOR: SILMAR LOPES

PROFESSOR: SILMAR LOPES PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Hoje, no Brasil e no mundo, é pacífico que o Estado, como pessoa jurídica de Direito Público, é sujeito responsável, devendo arcar com os prejuízos que causar aos administrados.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil Do Estado Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade

Leia mais

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual do Estado. I irresponsabilidade

Leia mais

Poder de Polícia Poder da Polícia

Poder de Polícia Poder da Polícia Poder de Polícia Poder da Polícia Limita os direitos individuais Faz surgir a chamada POLÍCIA Busca a paz pública Faz surgir a chamada POLÍCIA JUDICIÁRIA ADMINISTRATIVA Incide sobre bens, direitos, atividades

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1

Leia mais

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito.

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress.com/ Rafael Adachi RESPONSABILIDADE DO ESTADO - Estuda o dever estatal de indenizar particulares

Leia mais

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Professor Thiago Gomes Considerações Preliminares Obrigação de reparar danos patrimoniais em decorrência de atos de agentes públicos causados a terceiros Exaure-se

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (CF, art. 37) 6º - As pessoas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade objetiva do Estado Elaine Rodrigues de Paula Reis A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quanto a conduta da Administração Pública não

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL

RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL Direito Administrativo 1ª Fase - XXVI Exame da OAB Resumo da Aula 1. A responsabilidade civil do Estado evoluiu no mundo ocidental consoante a seguinte ideia: i. Total irresponsabilidade

Leia mais

ENCONTRO 04. Ocorrência de ato ilícito. Que este ato tenha causado dano à alguém

ENCONTRO 04. Ocorrência de ato ilícito. Que este ato tenha causado dano à alguém ENCONTRO 04 1.4. Imputabilidade - A responsabilidade decorre apenas da conduta? - A reprovabilidade depende da capacidade psíquica de entendimento do agente? (Sim. - Que significa imputar? - Há como responsabilizar

Leia mais

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA Pressupostos da responsabilidade civil extracontratual (CC/02, art. 186) Conduta culposa Nexo causal Dano 1. A conduta - Conduta é gênero, de que são espécies:

Leia mais

PONTO 1: Continuação sobre Serviço Público PONTO 2: Responsabilidade Civil do Estado 1. CONTINUAÇÃO SOBRE SERVIÇO PÚBLICO

PONTO 1: Continuação sobre Serviço Público PONTO 2: Responsabilidade Civil do Estado 1. CONTINUAÇÃO SOBRE SERVIÇO PÚBLICO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Continuação sobre Serviço Público PONTO 2: Responsabilidade Civil do Estado 1. CONTINUAÇÃO SOBRE SERVIÇO PÚBLICO Formas de extinção da concessão e permissão: o art. 35

Leia mais

Responsabilidade Internacional do Estado

Responsabilidade Internacional do Estado Responsabilidade Internacional do Estado Profª. Alice Rocha 1. Noção geral Representa a obrigação de cumprir com os compromissos internacionalmente assumidos e, ainda, o dever de não causar dano. OU SEJA

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO ESTADO

RESPONSABILIDADE DO ESTADO RESPONSABILIDADE DO ESTADO I Introdução No Brasil a responsabilidade civil do Estado sempre foi objetiva, deste modo, decorre apenas do preenchimento dos requisitos da conduta, dano e nexo de causalidade

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

2. Outros princípios aplicáveis à relação entre cidadão e Estado... 71

2. Outros princípios aplicáveis à relação entre cidadão e Estado... 71 Sumário Capítulo I 1. Novos riscos, novos danos... 31 2. O Estado como responsável por danos indenizáveis... 32 3. Como situar a responsabilidade civil do Estado?... 35 3.1. O direito civil do século XXI...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO 1. Introdução: - O Estado responde pelos danos civis (materiais, morais e estéticos) praticados pelos seus agentes públicos a particulares, em decorrência da função administrativa.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

Risco da Fauna: a Responsabilidade Civil à luz do direito brasileiro

Risco da Fauna: a Responsabilidade Civil à luz do direito brasileiro Risco da Fauna: a Responsabilidade Civil à luz do direito brasileiro OBJETIVO Conhecer a responsabilidade civil do transportador e do Estado no Risco da Fauna sob a ótica da legislação brasileira ROTEIRO

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO CONCEITO CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Controle Político Controle Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

No meio do caminho tinha um cachorro

No meio do caminho tinha um cachorro No meio do caminho tinha um cachorro Autore: Jose Geraldo da Fonseca In: Diritto brasiliano Imagine que você é um motoqueiro e trabalhe com sua moto entregando pizzas, documentos, gás, água, flores, qualquer

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo 8 Bens públicos: classificação e características. 1) DEFINIÇÃO: Código Civil:

Leia mais

Aula nº. 97. Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição.

Aula nº. 97. Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição. Curso/Disciplina : Direito Administrativo Aula : Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição. Professor(a) : Luiz Jungstedt Monitor(a) : Danilo Barboza de Almeida

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental. Insuficiência das fórmulas tradicionais.

Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental. Insuficiência das fórmulas tradicionais. Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental Insuficiência das fórmulas tradicionais. Danos Ambientais derivados de condutas comissivas do Estado Na hipótese de conduta comissiva do Estado o direito

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR RESP. PELO FATO DO PRODUTO E DO SERVIÇO

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR RESP. PELO FATO DO PRODUTO E DO SERVIÇO PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR RESP. PELO FATO DO PRODUTO E DO SERVIÇO www.markusnorat.com Fato do Produto FATO DEFEITO ACIDENTE DE CONSUMO Responsabilidade pelo Fato do Produto O CDC regula

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 02 Responsabilidade civil no Direito Ambiental Brasileiro O

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado. Regular 3ª Fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado. Regular 3ª Fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado Regular 3ª Fase Período 2010-2016 1) CESPE - PROCURADOR - AGU (2010) Assunto: Responsabilidade Civil do Estado Julgue

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: ATRASO NO VOO Módulo II (Contratos em Espécie) do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula n. 37 Responsabilidade do Fato do Produto

Leia mais

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Conceito. Causa. É elemento do fato típico. É o vínculo entre conduta e resultado. O estudo da causalidade busca concluir se o resultado decorreu da conduta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CRIMINAL E CIVIL Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE CRIMINAL" DOLO E CULPA responsabilidade do engenheiro,

Leia mais

Aula nº. 96. A teoria subjetiva não morre com a criação da teoria objetiva, ainda sendo encontrada no direito pátrio concomitantemente com a esta.

Aula nº. 96. A teoria subjetiva não morre com a criação da teoria objetiva, ainda sendo encontrada no direito pátrio concomitantemente com a esta. Curso/Disciplina : Direito Administrativo Aula : Teoria Subjetiva Professor(a) : Luiz Jungstedt Monitor(a) : Danilo Barboza de Almeida Aula nº. 96 RESPONSABILIDADE DO ESTADO TEORIA SUBJETIVA A teoria subjetiva

Leia mais

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias.

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia e Fundação Pública / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Agora serão apresentadas as questões complementares

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte I Prof. Cláudio Freitas Dano Moral e indenização - O dever primário: neminem laedere. - O dever secundário: responsabilização -

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio 3º Fórum Nacional de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Leia mais

- Trabalho de pesquisa desenvolvida na disciplina de Direito Administrativo, curso de Direito da UNIJUI, Campus/rês Passos 2

- Trabalho de pesquisa desenvolvida na disciplina de Direito Administrativo, curso de Direito da UNIJUI, Campus/rês Passos 2 CONSIDERAÇÕES ACERCA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO E AÇÃO DE REGRESSO 1 CONSIDERATIONS REGARDING THE CIVIL LIABILITY OF THE STATE AND ACTION OF RETURN Stefani De Carvalho 2, Eloisa Nair De Andrade

Leia mais

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*)

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*) Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ Por Alice Saldanha Villar (*) O seguro de automóveis no Brasil pode ser dividido em dois grupos, a saber: o seguro obrigatório (DPVAT Danos

Leia mais

IRRESPONSABILIDADE DO ESTADO

IRRESPONSABILIDADE DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DIREITO ADMINISTRATIVO Fernanda Marinela + Matheus Carvalho + Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo + Questões de Concurso (QC) CONCEITO - A responsabilidade civil do Estado

Leia mais

Questão Discursiva 00503

Questão Discursiva 00503 Questão Discursiva 00503 Com fundamento na Constituição, na jurisprudência dos Tribunais Superiores e na doutrina especializada, discorra sobre a responsabilidade civil do Estado nas hipóteses apresentadas.

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

Resultado. Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete)

Resultado. Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete) LEGALE RESULTADO Resultado Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete) Resultado Dessa forma, o resultado pode ser: - Físico (externo ao homem) - Fisiológico

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO:

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: UM PORTAL DA ACESSE O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: O DEVER DE REPARAR O DANO. POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

AULA 24 RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Teoria do risco

AULA 24 RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Teoria do risco Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 24 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Teoria Objetiva. Teoria

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

RESPONSABILIDADE OBJETIVA

RESPONSABILIDADE OBJETIVA RESPONSABILIDADE DO ESTADO 1. EVOLUÇÃO 1.1. Primeira Fase Princípio da Irresponsabilidade do Estado 1.2. Segunda Fase Responsabilidade Subjetiva do Estado 1.3. Terceira Fase Responsabilidade objetiva do

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Responsabilidade Civil por Erro Médico

Responsabilidade Civil por Erro Médico N ehemias Domingos de Melo Responsabilidade Civil por Erro Médico Doutrina e Jurisprudência 2ª Edição Revista, atualizada e aumentada são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 j STJ00098223 2008 by Editora Atlas

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21 SUMÁRIO Capítulo I DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Introdução... 15 1.2. Espécies de responsabilidade... 16 1.2.1. Responsabilidade contratual e extracontratual... 16 1.2.1.1. Responsabilidade por obrigação

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral Direito Penal Infração Penal: Teoria geral Sistemas de Classificação a) Sistema tripartido: Crimes, delitos e contravenções. Ex: França e Espanha. b) Sistema bipartido: Crimes ou delitos e contravenções.

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Penal Parte Geral Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Princípios constitucionais do Direito Penal. 2. A lei penal no tempo. A lei penal no espaço. Interpretação da lei penal. 3. Infração

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO STF, RE 116.658, 2ª Turma, Rel. Min. Francisco Rezek Ex. detento preso e morto por companheiro de cela STF, RESP. 272.839 -MT Min. GILMAR MENDES, 8.4.2005. DANO + CERTO

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1 Tiago Hartmann Miron 2, Eloisa Nair De Andrade Argerich 3. 1 Projeto realizado na disciplina de pesquisa

Leia mais

DO CRIME. A corrente que traz o conceito analítico do crime como bipartido diz que o crime é fato típico e ilicitude. Conduta. Nexo Causal.

DO CRIME. A corrente que traz o conceito analítico do crime como bipartido diz que o crime é fato típico e ilicitude. Conduta. Nexo Causal. ENCONTRO 04 DO CRIME Conceito de crime: O crime pode ter vários conceitos que se diferenciará a depender do ramo de estudo analisado. Como falamos de estudos para concurso, mais especificamente sobre matéria

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º) ATOS LESIVOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ART. 5º)...10

ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º) ATOS LESIVOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ART. 5º)...10 LEI ANTICORRUPÇÃO ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º)...5 Pessoas jurídicas passíveis de responsabilidade... 5 Responsabilidade Civil e Administrativa Objetiva...6 Responsabilidade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

2) Consequência principal: sempre exclui o dolo. Obs: Erro mandamental: Recai sobre a posição de garantidor ( omissivo proprio)

2) Consequência principal: sempre exclui o dolo. Obs: Erro mandamental: Recai sobre a posição de garantidor ( omissivo proprio) ERRO DE TIPO ( essencial e acidental) 1) Conceito: Falsa percepção da realidade (artigo 20 cp ) Ex: A mulher sai do restaurante e leva a bolsa da amiga pensando que é a sua. 2) Consequência principal:

Leia mais

Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos DIREITO ADMINISTRATIVO

Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos DIREITO ADMINISTRATIVO Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos DIREITO ADMINISTRATIVO Rodrigo Gruppi Carlos da Costa Defensor Público do Estado de São Paulo Aprovado no VII Concurso rodrigogruppi88@gmail.com

Leia mais

Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase

Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase Período 2010-2016 1) FCC Técnico - MPE SE (2013) Por si própria, a conduta de premeditar um crime de homicídio caracteriza a) início

Leia mais

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017 Responsabilidade Civil Paula Ferraz 2017 O que é Responsabilidade Civil? O fundamento legal dessa obrigação encontra-se amparado no Novo Código Civil Brasileiro Lei n.º 10.406 de 10/01/2012, vigente a

Leia mais

STJ MANUAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO:

STJ MANUAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: FELIPE P. BRAGA NETTO Membro do Ministério Público Federal (Procurador da República). Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RlO. Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE TRANSPORTE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE TRANSPORTE CONTRATO DE TRANSPORTE Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 35 - Prof. Joseval Martins Viana 1 Conceito O contrato de transporte é aquele em que

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado Excludentes e Atenuantes da Responsabilidade Civil Objetiva e Teoria Prof. Gladstone Felippo São hipóteses de exclusão de responsabilidade ou rompimento

Leia mais

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado Conceito Responsabilidade Civil do Estado é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual

Leia mais

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 5 Relação de Causalidade

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 5 Relação de Causalidade Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 5 Relação de Causalidade 1. Nexo Causal Generalidades Nexo Causal Um resultado deve estar ligado a uma conduta por um vínculo denominado nexo causal (ou nexo

Leia mais

V CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO III CONFERÊNCIA OAB-RJ DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E DO MAR Paulo Campos Fernandes

V CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO III CONFERÊNCIA OAB-RJ DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E DO MAR Paulo Campos Fernandes V CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO III CONFERÊNCIA OAB-RJ DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E DO MAR Paulo Campos Fernandes Advogado Engenheiro Naval Setembro/2016 1 2 3 4 5 Contrato

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO MARDEGAN, B. R. do N. 1 Resumo: Com o aumento da demanda pelas cirurgias plásticas, os casos de danos causados por elas também aumentaram.

Leia mais

DANO MORAL. ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde

DANO MORAL. ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde DANO MORAL ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde CASO JURÍDICO Ação proposta em face do Estado de São Paulo em que se

Leia mais

ATOS OMISSIVOS posicionamento do Supremo Tribunal sobre o assunto. Francisco Bernardes Lage Pós-Graduação Direito Administrativo

ATOS OMISSIVOS posicionamento do Supremo Tribunal sobre o assunto. Francisco Bernardes Lage Pós-Graduação Direito Administrativo ATOS OMISSIVOS posicionamento do Supremo Tribunal sobre o assunto. Francisco Bernardes Lage Pós-Graduação Direito Administrativo A responsabilidade do Estado ao causar danos a terceiros acha-se consignada

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde -

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - AULA N. 12 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como tal

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL Questão 33 A fim de pegar um atalho em seu caminho para o trabalho, Maria atravessa uma área em obras, que está interditada pela empresa

Leia mais

Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss

Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss Analista do MPU Apoio Jurídico Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss Questões RESPONSABILIDADE CIVIL 96. (2016 FCC Prefeitura de Campinas-SP Procurador) Marcel abalroou o veículo de Henrique,

Leia mais

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 7 Crimes Omissivos

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 7 Crimes Omissivos Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 7 Crimes Omissivos 1. Conceito Jurídico-Penal De Omissão Omissão não é inércia, não é não-fato, não é a inatividade corpórea, não é, em suma, o simples não

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Paula Freire 2012 Improbidade... terminologia Corrupção administrativa. Improbidade é sinônimo de imoralidade administrativa? Não. Improbidade é espécie de imoralidade e é mais

Leia mais

1. TEORIA CONSTITUCIONALISTA DO DELITO FATO TÍPICO

1. TEORIA CONSTITUCIONALISTA DO DELITO FATO TÍPICO 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Teoria Constitucionalista do Delito PONTO 2: Legítima Defesa PONTO 3: Exercício Regular de Direito PONTO 4: Estrito Cumprimento do Dever Legal 1. TEORIA CONSTITUCIONALISTA DO DELITO

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais