AULA 24 RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Teoria do risco

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 24 RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Teoria do risco"

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 24 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Teoria Objetiva. Teoria do Risco. Teoria do Risco Integral. Teoria do Risco Suscitado. Teoria Subjetiva. Omissão. Variações. Ação Regressiva. Prescrição. RESPONSABILIDADE DO ESTADO Teoria do risco Com relação à variação da teoria objetiva, destaca-se no Direito Administrativo a comparação da teoria do risco com a teoria do risco integral. A mesma colocação da teoria objetiva faz-se para a teoria do risco. No entanto, a teoria do risco integral traz peculiaridades. Hely Lopes Meirelles afirma que a teoria do risco integral é um verdadeiro exagero, agradecendo ao fato dela não existir no Direito Administrativo brasileiro. Segundo o autor, a referida teoria possui duas grandes características: (i) não admite excludente de responsabilidade; (ii) despreza o nexo de causalidade. Para o autor, se a teoria do risco integral existisse, o Estado seria um segurador universal. Gasparini, nesse ponto, apresenta o seguinte exemplo: se uma pessoa se jogar da janela e cair em cima de um logradouro público, a causa da morte seria choque com logradouro público e o Estado seria responsabilizado. Dano nuclear: apesar de se ouvir falar que ao dano nuclear aplica-se a teoria do risco integral, na verdade a teoria aplicada é a do risco com excludente de responsabilidade, o que se comprova pelo seguinte: em 1977 é publicada a Lei 6453 que contém a seguinte ementa: dispõe sobre a responsabilidade civil por danos nucleares, prevendo, inclusive, cinco excludentes de responsabilidade em seu art.8º: Art. 8º - O operador não responde pela reparação do dano resultante de acidente nuclear causado diretamente por conflito armado, hostilidades, guerra civil, insurreição ou excepcional fato da natureza.

2 Alguns civilistas afirmam que a Lei acima mencionada não foi recepcionada pela Constituição, trazendo como fundamento o art.21, XXIII, d : Art. 21. Compete à União: (...) XXIII - explorar os serviços e instalações nucleares de qualquer natureza e exercer monopólio estatal sobre a pesquisa, a lavra, o enriquecimento e reprocessamento, a industrialização e o comércio de minérios nucleares e seus derivados, atendidos os seguintes princípios e condições: (...) d) a responsabilidade civil por danos nucleares independe da existência de culpa; No entanto, o referido artigo não traz elementos que deponham contra a Lei de Ademais, a Convenção de Viena, internalizada (DL 911/93), prevê as mesmas excludentes de responsabilidades do art.8º da Lei 6453/77. Dano ambiental. O STJ, principalmente o Min. Salomão, com frequência diz que ao dano ambiental aplica-se a teoria do risco integral. O ministro afirma que o art.14, 1º, da Lei 6938/81, recepcionado pela Constituição, adota a teoria do risco integral. Todavia, não é possível se chegar à mesma conclusão, pois o referido dispositivo apenas afirma que o causador do dano responderá independentemente de culpa: Art.14. 1º - Sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente. Atenção com as perguntas do tipo de acordo com o STJ. Em matéria de dano ambiental, Celso Antônio trabalha com a teoria do risco suscitado (produzido ou criado // Cespe utiliza a nomenclatura risco criado a banca discorda da posição do min. Salomão no sentido de que a responsabilidade do poluidor é risco integral). Há um elo entre o risco integral e o suscitado: ambos não admitem excludente de responsabilidade. A grande diferença encontra-se no nexo de causalidade. Enquanto a teoria do risco integral o despreza, a teoria do risco suscitado, produzido ou criado, admite o nexo de causalidade, que vem a ser o dia em que a atividade potencialmente causadora de significativa degradação ambiental passou a funcionar (exemplo: a data em que foi inaugurada uma fábrica potencialmente causadora do dano ambiental). Imagine-se um dano ambiental produzido por um dano nuclear. Celso Antônio afirma que ao último tipo de dano se aplica a mesma regra do risco suscitado. De acordo com

3 o professor, há dificuldade de aceitação da tese, pois há conflito com a lei que permite a excludente de responsabilidade (dano nuclear). A Lei 10308/01, sobre o lixo nuclear, faz a divisão em áreas da responsabilidade: Art. 19. Nos depósitos iniciais, a responsabilidade civil por danos radiológicos pessoais, patrimoniais e ambientais causados por rejeitos radioativos neles depositados, independente de culpa ou dolo, é do titular da autorização para operação daquela instalação. Teoria subjetiva análise da conduta omissiva É posição majoritária que a conduta omissiva desafia a teoria da responsabilidade subjetiva. O Direito Administrativo, diferente do Direito Civil, não divide a omissão em específica e genérica. A omissão, para o Direito Administrativo, é condição e não causa. Atenção, pois Celso Antônio Bandeira de Mello vem defendendo a tese de que o ônus da prova quanto à omissão é do Estado, apesar de se tratar de responsabilidade subjetiva. Não sendo a omissão causa do dano, é inaplicável o art.37, 6º, da Constituição, que somente menciona causa. Existe grande problema quanto ao que vem a ser a omissão. Exemplo: se a pessoa falece na fila do hospital não haveria omissão, pois o serviço está à disposição e, tanto o é, que existe fila. Qual é o parâmetro para que reste configurada a omissão? Se o Estado tiver condições de oferecer o serviço, inclusive condição orçamentária, e não fizer haverá omissão. Prosseguindo, a teoria subjetiva costuma ser apresentada em três vertentes: ausência do serviço, serviço defeituoso e serviço demorado. Gasparini, tratando dessas variações, apresentou como exemplo o combate de incêndios: para que seja concedido o habite-se nas construções de andares elevados pelo Município do Rio de Janeiro, é imprescindível que exista inspeção do corpo de bombeiros. Imagine-se que no 14º andar inicia-se um incêndio e os bombeiros, com material ultrapassado, não conseguem chegar ao andar. Nesse caso há ausência de serviço. Agora, imagine-se que o Estado faz um grande investimento e compra um carro de última geração que está combatendo o incêndio no 14º andar do edifício e, no mesmo momento, em outro local da cidade inicia-se outro incêndio. O Estado manda para lá o carro antigo. Há omissão? Nesse caso, todas as peculiaridades do caso (tinha condições de ter outros carros melhores? Não tinha por que não quis ou por que não podia?).

4 Em relação ao Corpo de Bombeiros a ausência de serviço que mais chama a atenção é o serviço demorado. É importante trabalhar com uma margem dentro do razoável para descobrir se existe omissão ou não. Ação regressiva O Estado perde a ação principal e, se entender que o seu servidor agiu com culpa ou dolo, ajuizada ação regressiva contra ele para que haja ressarcimento dos cofres públicos. Surge o problema quando se questiona a denunciação da lide do servidor na ação principal. A jurisprudência é farta aceitando a denunciação, sob o fundamento da economia processual. A doutrina de Direito Administrativo, por sua vez, é contra, sob o principal argumento de unir duas ações numa sentença é ferir a ideia básica da teoria objetiva cuja principal intenção é facilitar a indenização devida ao cidadão. Sergio de Andréa, enquanto desembargador federal, afirmou que a denunciação da lide é uma burrice do Estado, pois ele estaria reconhecendo que seu servidor agiu com culpa e dolo de pronto. A vítima pode ajuizar a ação tanto contra o Estado como contra o servidor, diretamente (STJ). Di Pietro, em seu livro, cita Yussef Said, segundo o qual se na ação principal já estiver sendo discutido culpa e dolo seria possível a denunciação da lide. Alexandre Câmara afirma que não seria caso de denunciação da lide, mas nomeação à autoria (posição isolada do autor). Prazo prescricional da ação principal e da ação regressiva Em relação à ação principal, tem-se a clássica prescrição quinquenal (Decreto /32). José dos Santos Carvalho Filho, diante do novo Código Civil, começou a defender a tese da prescrição trienal, sob a seguinte alegação: que o art.206 do CC dispõe que prescreve em três anos a pretensão de reparação civil (lei geral é melhor do que a norma especial, perdendo esta a razão de ser). Porém, no primeiro boletim do STJ de 2013, a matéria foi questionada e o Tribunal decidiu o seguinte: a questão envolve dois ramos diferentes de Direito e, portanto, o Código Civil sé se aplica ao Direito Administrativo se ele, CC, com todas as letras assim determinar. No que tange à prescrição da ação regressiva, Celso Antônio defendia a tese de que a ação regressiva era imprescritível (Gasparini adotava a mesma posição). Todavia, há quatro anos Celso Antônio vem defendendo a prescrição quinquenal para a ação regressiva, citando um autor de Minas Gerais. Note-se que o art.37, 5º, da Constituição, reforça a tese de que a ação regressiva é imprescritível: A lei estabelecerá os prazos de prescrição para

5 ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento. José dos Santos Carvalho Filho adota a antiga posição de Celso Antônio (imprescritibilidade da ação regressiva). Lembre-se que no Direito Financeiro, quando se estuda o controle externo do Tribunal de contas, a ação de ressarcimento é imprescritível, sem discussão.

Aula nº. 97. Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição.

Aula nº. 97. Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição. Curso/Disciplina : Direito Administrativo Aula : Assalto em Transporte Público, Responsabilidade Limitada, Ação Regressiva e Prescrição. Professor(a) : Luiz Jungstedt Monitor(a) : Danilo Barboza de Almeida

Leia mais

Aula 23. Tema da aula: Responsabilidade da Administração Pública- continuação

Aula 23. Tema da aula: Responsabilidade da Administração Pública- continuação Turma e Ano: MASTER A- 2015 Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Aula 23 Tema da aula: Responsabilidade da Administração Pública- continuação 3.2.2.

Leia mais

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual do Estado. I irresponsabilidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Quebrando tabus em relação à responsabilidade civil causado pelos danos nucleares no Brasil Adriano Celestino Ribeiro Barros* SUMÁRIO: 1 - Introdução recepção da Lei 6.453/77 pela

Leia mais

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Professor Thiago Gomes Considerações Preliminares Obrigação de reparar danos patrimoniais em decorrência de atos de agentes públicos causados a terceiros Exaure-se

Leia mais

Aula nº. 96. A teoria subjetiva não morre com a criação da teoria objetiva, ainda sendo encontrada no direito pátrio concomitantemente com a esta.

Aula nº. 96. A teoria subjetiva não morre com a criação da teoria objetiva, ainda sendo encontrada no direito pátrio concomitantemente com a esta. Curso/Disciplina : Direito Administrativo Aula : Teoria Subjetiva Professor(a) : Luiz Jungstedt Monitor(a) : Danilo Barboza de Almeida Aula nº. 96 RESPONSABILIDADE DO ESTADO TEORIA SUBJETIVA A teoria subjetiva

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade objetiva do Estado Elaine Rodrigues de Paula Reis A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quanto a conduta da Administração Pública não

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (CF, art. 37) 6º - As pessoas

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva.

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 13 Nesta aula será dada continuidade ao estudo das empresas estatais.

Leia mais

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Responsabilidade da Administração Pública Quando a administração pública é responsável juridicamente?

Leia mais

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros Pesquisadora do CNPq Doutora em Direito (UFSC/Coimbra) Mestre em Direito (PUCRS) Professora Adjunta

Leia mais

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito.

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress.com/ Rafael Adachi RESPONSABILIDADE DO ESTADO - Estuda o dever estatal de indenizar particulares

Leia mais

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB ADMINISTRATIVA CIVIL PENAL CONDUTA ILÍCITA CONDUTA ILÍCITA CONDUTA LÍCITA CONDUTA ILÍCITA TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar DANO POLUIDOR NEXO

Leia mais

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias.

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia e Fundação Pública / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Agora serão apresentadas as questões complementares

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Prof. Rodrigo Mesquita A Lei nº 6.938/1981, dentre outros assuntos, regulamenta em seu art. 14, 1º, a responsabilidade civil por dano ambiental, sendo essa

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO STF, RE 116.658, 2ª Turma, Rel. Min. Francisco Rezek Ex. detento preso e morto por companheiro de cela STF, RESP. 272.839 -MT Min. GILMAR MENDES, 8.4.2005. DANO + CERTO

Leia mais

dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA

dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA dano Omissão (Ato omissivo) Ilícito dano Dano Material ou Moral dano Conduta Dolosa ou Culposa Com intenção

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL INTRODUÇÃO Elan Marcos de Matos TEIXEIRA 1 Priscila Moreira MARCONDES 2 Victor Henrique Hipólito SCHWANTES 3 Fernando do Rego Barros FILHO 4 Em principio o direito

Leia mais

AULA 23. Art. 6º. O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

AULA 23. Art. 6º. O consórcio público adquirirá personalidade jurídica: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 23 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 23 CONTEÚDO DA AULA: Consórcio Público. Contrato

Leia mais

PROFESSOR: SILMAR LOPES

PROFESSOR: SILMAR LOPES PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade

Leia mais

Aula 05. A omissão não é causa, mas sim, condição. Sendo assim, não se enquadra no art. 37, p. 6º, pois este traz tão-somente condutas comissivas.

Aula 05. A omissão não é causa, mas sim, condição. Sendo assim, não se enquadra no art. 37, p. 6º, pois este traz tão-somente condutas comissivas. Turma e Ano: Magistratura Estadual Direito Administrativo (2015) Matéria / Aula: Responsabilidade do Estado; Bens Públicos / Aula 05 Professor: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Laryssa Marques

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br PRESCRIÇÃO DE AÇÕES CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Art. 1º As dívidas passivas da União,

Leia mais

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho.

Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador em casos de acidente de trabalho. APLICAÇÃO DO ART. 7º, INCISO XXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL X ART. 927, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL. Com a Constituição Federal de 1988, houve uma mudança na natureza da responsabilidade do empregador

Leia mais

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese:

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 14 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 14 CONTEÚDO DA AULA: Argumentos para Invasão

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental. Insuficiência das fórmulas tradicionais.

Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental. Insuficiência das fórmulas tradicionais. Responsabilidade do Estado Pelo Dano Ambiental Insuficiência das fórmulas tradicionais. Danos Ambientais derivados de condutas comissivas do Estado Na hipótese de conduta comissiva do Estado o direito

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 21 Responsabilidade Civil do Estado Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução A presente aula tratará da responsabilidade civil do Estado. Preliminarmente fixa-se que a responsabilidade

Leia mais

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos.

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 22 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 22 Art. 22. Os órgãos públicos,

Leia mais

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*)

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*) Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ Por Alice Saldanha Villar (*) O seguro de automóveis no Brasil pode ser dividido em dois grupos, a saber: o seguro obrigatório (DPVAT Danos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Responsabilidade civil do Estado

Responsabilidade civil do Estado Responsabilidade civil do Estado Responsabilidade civil Conduta Dano Nexo de causalidade Dolo/Culpa Para configurar a responsabilidade civil essencialmente deve-se demonstrar QUATRO COISAS: 1 - CONDUTA

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Paula Freire 2012 Improbidade... terminologia Corrupção administrativa. Improbidade é sinônimo de imoralidade administrativa? Não. Improbidade é espécie de imoralidade e é mais

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 37

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 37 Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke Aula nº. 37 Resíduos Perigosos. Resíduos Radioativos. A lei dedica um capítulo a matéria,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade Extracontratual do Estado Patricia Neher* *Acadêmica de Direito das Faculdades Integradas Curitiba domingo, 21 de maio de 2006, 14:43h. 1. Conceito Consoante Maria

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa Improbidade Administrativa - Lei 8429/1992 Professora Claudete Pessôa Ação de Improbidade Administrativa Fundamento: preservação do Princípio da Moralidade Administrativa art. 37, caput, CF. Poderoso

Leia mais

ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1

ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1 ARGUMENTOS DAS DECISÕES JUDICIAIS EM FACE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR OMISSÃO 1 Leonardo Stein 2, Eloísa Nair De Andrade Argerich 3. 1 Trabalho de conclusão do curso de Graduação em Direito

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

Aula 118 DESAPROPRIAÇÃO

Aula 118 DESAPROPRIAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Desapropriação: desistência da desapropriação. Desapropriação indireta 118 Professor (a): Luiz O. Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira

Leia mais

XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Aspectos jurídicos e processuais da responsabilidade civil do agente público. Maria Cecília Pinheiro Nogueira

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: EVOLUÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO RESUMO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: EVOLUÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO RESUMO 1 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: EVOLUÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO Marcos Gabriel de Oliveira Rezende 1 RESUMO O presente trabalho visa demonstrar a evolução

Leia mais

Responsabilidade Internacional do Estado

Responsabilidade Internacional do Estado Responsabilidade Internacional do Estado Profª. Alice Rocha 1. Noção geral Representa a obrigação de cumprir com os compromissos internacionalmente assumidos e, ainda, o dever de não causar dano. OU SEJA

Leia mais

Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental

Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental Resolução 4327/14 BACEN Responsabilidade Ambiental Resolução 4327/14: Principais Aspectos Objeto e âmbito de aplicação Finalidade PRSA Prazos Diretrizes para desenvolvimento e implantação de PRSA (política

Leia mais

Da teoria do risco integral e o danos nucleares

Da teoria do risco integral e o danos nucleares Revista Jurídica da Universidade de Cuiabá e Escola da Magistratura Mato-Grossense, v. 4, p. 283-292, jan./dez. 2016 Da teoria do risco integral e o danos nucleares Victor Hugo Senhorini de Aquino 1 Orivaldo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Responsabilidade Civil Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado. Regular 3ª Fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado. Regular 3ª Fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Responsabilidade Civil do Estado Regular 3ª Fase Período 2010-2016 1) CESPE - PROCURADOR - AGU (2010) Assunto: Responsabilidade Civil do Estado Julgue

Leia mais

RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL

RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL Direito Administrativo 1ª Fase - XXVI Exame da OAB Resumo da Aula 1. A responsabilidade civil do Estado evoluiu no mundo ocidental consoante a seguinte ideia: i. Total irresponsabilidade

Leia mais

Poder de Polícia Poder da Polícia

Poder de Polícia Poder da Polícia Poder de Polícia Poder da Polícia Limita os direitos individuais Faz surgir a chamada POLÍCIA Busca a paz pública Faz surgir a chamada POLÍCIA JUDICIÁRIA ADMINISTRATIVA Incide sobre bens, direitos, atividades

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

Questão Discursiva 00503

Questão Discursiva 00503 Questão Discursiva 00503 Com fundamento na Constituição, na jurisprudência dos Tribunais Superiores e na doutrina especializada, discorra sobre a responsabilidade civil do Estado nas hipóteses apresentadas.

Leia mais

AULA 01. Direito do Ambiente Édis Milaré Editora RT. Comentários do professor: o livro é muito grande e caro, mas o autor é recomendado.

AULA 01. Direito do Ambiente Édis Milaré Editora RT. Comentários do professor: o livro é muito grande e caro, mas o autor é recomendado. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Ambiental / Aula 01 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 01 CONTEÚDO DA AULA: Natureza Jurídica do Meio

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE 1 A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NO CASO DE MORTE DE DETENTO EM ESTABELECIMENTO PENITENCIÁRIO ALESSON ARANTES SILVEIRA 1 MARIA NILMA RODRIGUES DO NASCIMENTO 2 ORMESINDA CANDEIRA DA SILVA NETA 3 Resumo:

Leia mais

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado Responsabilidade Civil Ambiental Fernando Nabais da Furriela Advogado ffurriel@furriela.adv.br Legislação Ambiental Brasileira Constituição Federal Código Civil Legislação Especial Constituição Federal

Leia mais

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC RELAÇÃO DE CONSUMO objeto qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos art. 2º, CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo 8 Bens públicos: classificação e características. 1) DEFINIÇÃO: Código Civil:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

Aula nº. 94 RESPONSABILIDADE DO ESTADO

Aula nº. 94 RESPONSABILIDADE DO ESTADO Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: RESPONSABILIDADE DO ESTADO PARTE II AULA 94 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 94 RESPONSABILIDADE DO ESTADO (Continuação)

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO 1. Introdução: - O Estado responde pelos danos civis (materiais, morais e estéticos) praticados pelos seus agentes públicos a particulares, em decorrência da função administrativa.

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio 3º Fórum Nacional de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Leia mais

IUS RESUMOS. Da Ação Civil Ex Delicto. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Da Ação Civil Ex Delicto. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Da Ação Civil Ex Delicto Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I DA AÇÃO CIVIL EX DELICTO... 3 1. Noções introdutórias... 3 1.1 Modalidades de ação civil ex delicto... 4 2. Legitimidade...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: ATRASO NO VOO Módulo II (Contratos em Espécie) do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula n. 37 Responsabilidade do Fato do Produto

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Na verdade, aquela decisão do STF foi em ação na qual um particular propunha ação de perdas e danos diretamente contra o prefeito, pleiteando o ressarcimento de prejuízos decorrentes de um decreto de intervenção

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Hoje, no Brasil e no mundo, é pacífico que o Estado, como pessoa jurídica de Direito Público, é sujeito responsável, devendo arcar com os prejuízos que causar aos administrados.

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa Direito Administrativo Improbidade Administrativa Noção de probidade Agir com probidade é o que se espera do agente público. Probidade é um conceito ligado à honestidade, honradez, retidão de conduta,

Leia mais

Intervenção de Terceiros:

Intervenção de Terceiros: Intervenção de Terceiros: Denunciação da Lide, Princípios processuais, Servidor Público, Ação de Regresso, Responsabilidade Civil, Nulidade do Processo. Teoria Geral do Processo 2 Professor : Vallisney

Leia mais

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 3 A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVO I- INTRODUÇÃO ESPÉCIES DE RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE

Leia mais

RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO FALEIRO, Carlos Miguel Espíndola Faleiro RESUMO O presente trabalho apresenta e analisa de forma integrada a história e atual jurisprudência sobre a responsabilidade

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 06 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA 1. Conceito As excludentes abaixo foram estudadas na aula 03 Anuência do paciente para testar medicamento experimental Exercício normal de um direito Estado de necessidade

Leia mais

Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss

Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss Analista do MPU Apoio Jurídico Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss Questões RESPONSABILIDADE CIVIL 96. (2016 FCC Prefeitura de Campinas-SP Procurador) Marcel abalroou o veículo de Henrique,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DECORRENTE DOS DANOS POR OMISSÃO DIANTE DA INEFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DECORRENTE DOS DANOS POR OMISSÃO DIANTE DA INEFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DECORRENTE DOS DANOS POR OMISSÃO DIANTE DA INEFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA Carla Barbosa de Souza 1 Joaquim Carlos Klein de Alencar 2 RESUMO: Dentre os deveres atribuídos

Leia mais

RESPONSABILIDADE OBJETIVA

RESPONSABILIDADE OBJETIVA RESPONSABILIDADE DO ESTADO 1. EVOLUÇÃO 1.1. Primeira Fase Princípio da Irresponsabilidade do Estado 1.2. Segunda Fase Responsabilidade Subjetiva do Estado 1.3. Terceira Fase Responsabilidade objetiva do

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Decadência e Prescrição Decadência: extinção da pretensão (não pode mais pleitear o direito em juízo) Prescrição: extinção do direito em si Macete: Vício Decai

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor 1 Excludente de responsabilidade Artigo 12, 3º, do CDC (vício/defeito de produto) O fabricante, o construtor,

Leia mais

Possibilidade de ação direta contra o agente

Possibilidade de ação direta contra o agente Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 7.3.3. Possibilidade de ação direta contra o agente O entendimento doutrinário e jurisprudencial majoritário

Leia mais

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação)

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação) Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Responsabilidade Civil - 14 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 14 Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação) 3. Responsabilidade

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 1 Prof. Denis França Improbidade na Constituição

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES GERAIS E PRELIMINARES... 4 Previsão Legislativa...4 Improbidade...4 Abrangência e Incidência da Lei... 5 2. SUJEITOS DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA...7

Leia mais

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada.

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 10 Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Coisa Julgada nas Demandas Coletivas.

Leia mais

1. Curso: Direito 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO GT III Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças e aos Adolescentes na América Latina. Tamires Cristina Feijó de Freitas

Leia mais

Responsabilidade Civil do Estado:

Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade Civil do Estado: Tema: A RCE no Direito brasileiro histórico constitucional e legislativo. A importância da jurisprudência no Brasil PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: OMISSÃO NA CONSERVAÇÃO DAS RODOVIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE 1 Tiago Hartmann Miron 2, Eloisa Nair De Andrade Argerich 3. 1 Projeto realizado na disciplina de pesquisa

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA TIPO 4 - AZUL Questão 33 A fim de pegar um atalho em seu caminho para o trabalho, Maria atravessa uma área em obras, que está interditada pela empresa

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.277.724 - PR (2011/0217334-1) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA RECORRENTE : MARIA MADALENA FERREIRA VAZ E OUTRO ADVOGADO : MARCOS ANTÔNIO NUNES DA SILVA E OUTRO(S) RECORRIDO

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 48572 Helena, condenada a pena privativa de liberdade, sofre, no curso da execução da referida pena, superveniência de doença mental. Nesse caso, o juiz da execução, verificando que a enfermidade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Ação civil pública Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Ação civil pública Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 3º A ação civil poderá ter por objeto a condenação em dinheiro ou

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92 CAÇA ERROS... questões adaptadas Lei 8.429/92: Lei de Improbidade Administrativa "Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para

Leia mais

Responsabilidade Civil do Estado:

Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade Civil do Estado: Tema: O processo judicial da reparação de danos de RCE: a relevância dos aspectos processuais. Dilação probatória, denunciação da lide, prescrição e outros aspectos face

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar

Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar Direito do Consumidor: Responsabilidade Civil e o Dever de Indenizar Formação de Servidores do PROCON RJ - 2012 AULA 01 03/07/2012 Turma RC01 Professor e Advogado. Especialista em Relações de Consumo pela

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2013.0000766146 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000053-70.2012.8.26.0483, da Comarca de Presidente Venceslau, em que é apelante BILLY JHON PINEDA DE

Leia mais