PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Responsabilidade civil médica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Responsabilidade civil médica"

Transcrição

1 1. Responsabilidade civil médica A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra terceiros em razão de ato médico praticado com imprudência, negligência ou imperícia.

2 1. Pressupostos da responsabilidade civil na saúde 2. Responsabilidade objetiva e responsabilidade subjetiva na saúde 3. Responsabilidade solidária 4. Responsabilidade subsidiária

3 1.5 Responsabilidade civil na saúde Dolo e culpa

4 IMPRUDÊNCIA A imprudência é a prática de uma ação irrefletida, precipitada. Ex.: cirurgião que não aguarda a chegada do médico anestesista.

5 NEGLIGÊNCIA Falta de cuidado ou desatenção. Implica em omissão ou falta de observação ou dever. Não age com cuidado. Ex.: médico que esquece tesoura cirúrgica no interior do corpo do paciente.

6 IMPERÍCIA O cirurgião plástico não tem habilidade para praticar determinada cirurgia estética. Exemplo: faz uma lipoaspiração no paciente, quando não conhece essa técnica.

7 O médico comete imperícia? Responsabilidade civil do médico

8 A relação jurídica estabelecida entre o médico e o paciente é regida pela Lei n /90 (Código de Defesa do Consumidor) Há médico e paciente há uma relação contratual. Atividade meio e não fim.

9 Dano moral: é o ato médico causador de qualquer dor física ou emocional ao paciente. Culpa: é a conduta voluntária contrária ao dever de cuidado oposto pelo direito, com a produção de um evento danoso involuntário, porém, previsto ou previsível.

10 A primeira informação prática que se constata é a de que a relação médico/paciente é regida pelo Código do Consumidor. O prazo prescricional das ações indenizatórias por erro médico é de 05 (cinco) anos cuja contagem se inicia a partir do dano e de sua autoria (Ar. 27 do CDC).

11 Excludente da responsabilidade civil médica Responsabilidade civil dos profissionais da saúde Código Civil e a Redução Equitativa da Indenização: incidência na responsabilidade médico-hospitalar. Como calcular a indenização por dano moral e material por erro médico.

12 Atendimento: a) eletivo; b) de urgência; c) de emergência.

13 Foro Competente para Distribuir a Ação Indenizatória por Erro Médico a) Foro do Domicílio do Autor (Art. 101, I, CDC) b) Foro do domicílio do réu ( Art. 46 do CPC)

14 Polo Ativo: paciente/familiares são substitutos processuais. Polo Passivo: médico/hospital/plano de saúde (Pode-se eleger o foro, ou seja, escolher qualquer um deles, quando o autor quiser propor a ação no domicílio do réu) Em relação ao SUS: a ação pode ser ajuizada em face da Municipalidade (Vara da Fazenda Pública onde houver)

15 Tratando-se de reparação de danos materiais e morais decorrentes de prestação defeituosa de serviços médicos, não cabe denunciação da lide (Art. 88 do CDC)

16 Responsabilidade objetiva: não se verifica a existência de culpa do responsável, mas que o dano foi proveniente de ato ilícito. (Art. 14 do CDC) Responsabilidade subjetiva: exige-se prova da culpa (negligência, imprudência e imperícia) Art. 14, 4º, do CDC

17 Dano Moral x Dano Patrimonial x Dano Estético a) Dano Emergente: aquilo que o paciente irá desembolsar b) Dano Cessante: aquilo que o paciente deixou de ganhar c) Dano Estético: cirurgia deixa cicatriz (não tem relação com cirurgia plástica)

18 Art. 948 do Código Civil: No caso de homicídio, a indenização consiste, sem excluir outras prestações: I pagamento com as despesas do tratamento da vítima, seu funeral e o luto da família; II prestação de alimentos aos familiares ou dependentes.

19 REsp 86450/MG STJ 2/3 salário-mínimo em relação à vítima maior 2/3 salário-mínimo em relação à vítima menor até completar 25 anos; após 25 anos até os 65 anos 1/3.

20 Discussão sobre o médico ser ou não empregado do hospital 4. A natureza da responsabilidade das instituições hospitalares por erros médicos deve ser examinada à luz da natureza do vínculo existente entre as referidas instituições e os profissionais a que se imputa o ato danoso. 5. Responde o hospital pelo ato culposo praticado por profissional de sua equipe médica, mesmo que sem vínculo empregatício com a instituição. A circunstância de os serviços médicos terem sido prestados gratuitamente, ou remunerados pelo SUS, não isenta o profissional e a instituição da responsabilidade civil por erro médico. RECURSO ESPECIAL Nº RJ (2005/ )

21 Pensão alimentícia correspondente a 2/3 do salário mínimo a contar da data que o autor completar 14 anos e até o momento em que completar vinte e cinco anos de idade, e após, reduzindo-se a pensão a 1/3 do salário mínimo até a data em que o autor completaria 65 anos, integrando o 13º a reparação do dano material.

22 Cálculo do Dano Moral 1. Tabela SUSEP 2. Condições financeiras do paciente antes do erro médico

23 Não se esquecer de requerer tutela antecipada nas ações de erro médico (pensão mensal, pagamento de despesas em razão do erro médico etc.) Tutela de Urgência Art. 300 do CPC

24 O PRONTUÁRIO MÉDICO DEVE SER JUNTADO AOS AUTOS DO PROCESSO. COMO O PRONTUÁRIO MÉDICO PERTENCE AO PACIENTE E É SIGILOSO, REQUERER SEGREDO DE JUSTIÇA. Art. 188, III, do CPC: dados protegidos pelo direito constitucional à intimidade.

25 Se o cliente estiver convalescendo, requerer prioridade: Art , inc. I, do CPC (acrescentou também o inciso XIV, da Lei n /88 Legislação do Imposto de Renda)

26 CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL CIVIL - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO - ERRO MÉDICO - HOSPITAL PARTICULAR - CONTRATO DE GESTÃO - SUS - LEGITIMIDADE PASSIVA DO MUNICÍPIO E DO HOSPITAL. 1. Para propor ou contestar ação é necessário ter interesse e legitimidade (art. 3º CPC). 2. Pela causa de pedir e pedido formulado na inicial o hospital e o Município são partes legítimas para figurar no polo passivo da relação jurídica processual. Ação de indenização fundada em erro médico decorrente de atendimento pelo SUS por hospital particular com quem o Poder Público mantinha contrato de gestão. Precedentes. Decisão reformada. Recurso provido, em parte. AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº SÃO CARLOS

27 Ação de indenização por danos materiais morais, movida contra hospital e municipalidade. Alegada falha no procedimento que resultou na morte do companheiro da autora. Atendimento prestado por Santa Casa que, no caso, é prestadora de serviço público, pois conveniada ao SUS e vinculada à administração do Município. Legitimidade da municipalidade reconhecida em decisão saneadora que, além de ter ocorrido preclusão, está em consonância com a jurisprudência do STJ, no sentido de que a responsabilidade por serviços prestados por hospitais privados conveniados ao SUS é solidária da União, Estados e Municípios, devendo-se concluir que qualquer um destes entes tem legitimidade para figurar no polo passivo das demandas que envolvam indenização por erro médico. Presença de interesse público que impede a análise da matéria por esta C. Câmara. Resolução nº 623/13 do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Recurso não conhecido com determinação de remessa para uma das Câmaras de Direito Público deste E. Tribunal. Apelação nº Santa Isabel - Voto: nº2344 2

28 O próprio paciente. Os pais ou representantes legais do relativa ou absolutamente incapaz. (Subst. Proc.) Art. 6º do CPC O espólio. Familiares que foram diretamente atingidos pelo erro médico.

29 RESPONSABILIDADE CIVIL - INDENIZAÇÃO - Danos materiais e morais Hospital Plano de Saúde - Falecimento de um dos titulares da ação no curso da demanda - Legitimidade do Espólio para figurar no polo ativo ad causam - Presença das condições da ação - Interesse processual quanto ao pleito indenizatório Preliminares rejeitadas - Hipótese em que determinada a alta da paciente sem comunicação aos parentes Negligência quanto ao tratamento home care - Tratamento inadequado dispensado à paciente - Configuração - Defeito na prestação de serviço constatado - Danos morais demonstrados Dever de indenizar caracterizado - Indenização fixada de forma adequada, atendendo aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade - Recurso não provido. Apelação nº

30 APELAÇÃO E AGRAVOS RETIDOS. AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS MORAIS E MATERIAIS DECORRENTES DE APONTADO ERRO MÉDICO. CRIANÇA COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO EUROPSICOMOTOR. LESÃO ATRIBUÍDA AO PROCESSO DE PARTO. PRIMEIRO AGRAVO RETIDO DIZENTE COM A LEGITIMIDADE ATIVA DOS AVÓS. DANOS EM RICOCHETE. PROGENITORES QUE, INDUBITAVELMENTE, SOFREM EM DECORRÊNCIA DA LESÃO QUE A INFANTE TEM. LEGITIMIDADE RECONHECIDA. SEGUNDO AGRAVO RELACIONADO COM O INDEFERIMENTO DE PRODUÇÃO DE NOVA PERICIAL. PROVIDÊNCIA QUE SE MOSTRA NECESSÁRIA E, NO CASO, RECOMENDÁVEL QUE SE FAÇA POR MÉDICO OBSTETRA. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 130, 436 e 437 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. AGRAVOS PROVIDOS. DESCONSTITUIÇÃO DA SENTENÇA. APELAÇÃO PREJUDICADA. Apelação Cível n , SC.

31 Legitimidade passiva Plano de Saúde Hospital Plano de saúde

32 EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO. Responsabilidade Civil Erro Médico Inexistência de vínculo empregatício entre o Hospital e o médico Não alegação de falha na prestação dos serviços hospitalares - Ilegitimidade ad causam do nosocômio Recurso desprovido. Processo n. :

33 RESPONSABILIDADE CIVIL. ERRO NO DIAGNÓSTICO. FRATURA NO ANTEBRAÇO NÃO CONSTATADA. PRESCRIÇÃO DE TRATAMENTO INADEQUADO. LEGITIMIDADE DO HOSPITAL. 1. Não há dúvida a respeito da culpa da médica pelos danos causados à autora. Embora a radiografia extraída no Hospital réu apontasse, com segurança, a existência de fratura, a médica, ao que tudo indica, não observou, com cuidado, o laudo emitido e, por isso, não ofereceu à autora o tratamento adequado para o trauma. 2. Evidenciada a culpa da médica, deve também o Hospital onde ocorreu o atendimento falho responder pelos danos causados. Isto decorre do que dispôs o art. 932, inc. III, do Código Civil. Não é sequer necessário que o médico tenha vínculo de emprego com o Hospital no qual ocorre o atendimento médico falho.

34 3. O E. Superior Tribunal de Justiça, em recente julgado, firmou entendimento no sentido de que a legitimidade do Hospital se funda no fato de que, como integrante da cadeia de fornecimento, também deve responder, solidariamente, por danos decorrentes da culpa do médico. 4. À autora não foi oferecido o tratamento adequado para o trauma sofrido, de modo que ela, por quatro meses, sofreu dores e outros sintomas que geraram desconforto e a impediram de executar as tarefas normais do cotidiano. Caracterizou-se, portanto, o prejuízo moral. Sentença de procedência dos pedidos mantida. Recurso não provido. (Apelação nº Mogi das Cruzes - 10ª Câmara de Direito Privado rel. Des. Carlos Alberto Garbi j.: 29/01/2013; DJe.: 01/02/2013) (realces não originais). PROCESSUAL CIVIL.

35 INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA Art. 14 do CDC (Lei n /1990). O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. 4 A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.

36 Art. 6º São direitos básicos do consumidor: VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências

37

38 Prova diabólica é aquela modalidade de prova impossível ou excessivamente difícil de ser produzida. É uma expressão utilizada nas hipóteses em que a prova da veracidade da alegação a respeito de um fato é extremamente difícil de ser produzida.

39 Inverter o ônus da prova no processo significa transferir o ônus da realização da prova para aquele que tem melhores condições de produzi-la.

40 Art. 337 do CPC: O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

41 O fato constitutivo do direito do autor diz respeito ao fato que, por si só, é suficiente para ratificar a procedência das alegações constantes da inicial, como a culpa do médico por prática de erro do médico e a existência do dano moral e material. Ex.: o autor provou por meio de perícia a existência de erro do médico.

42 Fato impeditivo alegado pelo réu: fato impeditivo é um fato de natureza negativa, a saber, a falta de uma das circunstâncias que devem concorrer com os fatos constitutivos, a fim de que estes produzam os efeitos que lhes são peculiares e normais. Ex.: Inexistência de defeito na prestação de serviço médico.

43 Art. 14 do CDC: O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. 3 O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste.

44 Fatos modificativos são os que, sem excluir ou impedir a relação jurídica, à qual são posteriores, têm a eficácia de modificá-la. Assim, determinada parte no processo (autor) traz certo fato e busca a tutela em face da outra parte (réu). Este, por sua vez, em sede de defesa, alega e prova que o fato trazido não ocorreu nos moldes do referido pelo autor, mas com características e efeitos diversos, o que reflete na tutela pretendida, assim reconhece parcialmente a situação, requerendo que a decisão considere a modificação demonstrada.

45 Exemplo: APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. ERRO MÉDICO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. IMPROCEDÊNCIA MANTIDA. [...]. O Hospital demandado apenas desonera-se do dever de indenizar caso comprove a ausência de nexo causal, ou seja, prove a culpa exclusiva da vítima, fato exclusivo de terceiro, caso fortuito, ou força maior. (TJ-RS, Relator: Jorge Luiz Lopes do Canto, Data de Julgamento: 25/03/2014, Quinta Câmara Cível)

46 Os fatos extintivos são os que têm a eficácia de fazer cessar a relação jurídica. Ex.: extinção do contrato do plano de saúde

47 PLANO DE SAÚDE COLETIVO. RESILIÇÃO UNILATERAL, OCORRIDA COM BASE EM CLÁUSULA CONTRATUAL E PRÉVIA NOTIFICAÇÃO. POSSIBILIDADE. ABUSIVIDADE NÃO VERIFICADA NO CASO CONCRETO. INVIABILIDADE DE MANUTENÇÃO CONTRATO COLETIVO EXTINTO PARA APENAS ALGUNS BENEFICIÁRIOS. 1. Apelo interposto contra a r. sentença que julgou procedente a ação de pagamento em consignação ajuizada por Tereza Celestino Oliveira em face de Assistência Médico Hospitalar São Lucas S/A, para, confirmando a tutela antecipada concedida, declarar extinta a obrigação relativa às parcelas consignadas e condenar a ré na expedição de boletos, permitindo-se assim o pagamento pela autora das prestações futuras, pelas vias usuais, frente às quais o contrato firmado entre as partes deverá se manter ativo, sofrendo os reajustes normais e autorizados para esse tipo de operação.

48 2. Embora a relação jurídica estabelecida entre os litigantes seja de consumo, no caso concreto, não se verificou violação às normas contidas no CDC. A extinção do plano de saúde coletivo encontrava-se contratualmente prevista, tendo sido tal cancelamento notificado previamente tanto à entidade que celebrou o contrato, quanto à autora.

49 3. Os demais elementos contidos nos autos indicam que não houve objeção da entidade contratante quanto à aludida resilição, e que a operadora do plano, em obediência a normas reguladoras do CONSU, ofereceu à autora plano de saúde individual/familiar, sem cumprimento de carências. 4. Portanto, não é cabível a manutenção do plano de saúde coletivo já extinto apenas a alguns beneficiários. Precedentes.

50 5. Recurso provido. 6. Agravo retido da ré/apelante prejudicado, pois a matéria nele discutida foi objeto da sentença apelada. 7. Agravo retido prejudicado. Apelação provida. Apelação nº Voto nº

51 MOMENTO DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA Defende-se o posicionamento jurídico que o juiz pode inverter o ônus da prova em três momentos processuais distintos: a) ao despachar a petição inicial; b) na audiência preliminar (conciliação); c)no despacho saneador.

52 QUEM DEVE ARCAR COM OS CUSTOS DA REALIZAÇÃO DA PROVA PERICIAL?

53 Ementa: Direito do Consumidor. Inversão do ônus da prova em favor do consumidor. Requerimento de produção da prova pericial por ambas as partes. Inaplicabilidade do artigo 33 do Código de Processo Civil [82 do CPC]. Precedentes. Superior Tribunal de Justiça. Artigo 557 do Código de Processo Civil. Esta Corte já decidiu que a"regra probatória, quando a demanda versa sobre relação de consumo, é a da inversão do respectivo ônus. Daí não se segue que o réu esteja obrigado a antecipar os honorários do perito; efetivamente não está, mas, se não o fizer, presumir-se-ão verdadeiros os fatos afirmados pelo autor"(resp nº /RJ, Relator o Ministro Ari Pargendler, DJ de 2/6/03).

54 No mesmo sentido, o REsp nº /RJ, Relatora a Ministra Nancy Andrighi, DJ de 17/3/03, destacou que a"inversão do ônus da prova não tem o efeito de obrigar a parte contrária a arcar com as custas da prova requerida pelo consumidor. No entanto, sofre as consequências processuais advindas de sua não produção". Igualmente, assim se decidiu no REsp nº /RJ, Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito, DJ de 17/12/04, no REsp nº /MG, Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito, DJ de 10/3/03 e no REsp nº /RJ, Rel. o Ministro Antônio de Pádua Ribeiro, DJ de 18/4/05. Por se tratar de ônus, daí decorre que pode o interessado, de acordo com a sua conveniência, optar pelo cumprimento da determinação judicial de adiantar as despesas periciais ou pela renúncia à diligência, assim arrostando as consequências do referido ônus, o que se deve considerar na sentença que apreciar o mérito da causa e tal momento ainda não chegou. Recurso a que se nega seguimento.

55 TJ-SP - Agravo de Instrumento AI SP (TJ-SP) Data de publicação: 03/02/2012 Ementa: RECURSO Agravo de Instrumento Prova - Ônus Insurgência contra a r. decisão que inverteu o ônus da prova e carreou ao Banco o custeio da prova pericial contábil Inadmissibilidade Recorrido que tem o direito à inversão do ônus da prova, posto sua hipossuficiência técnica e econômica em face da parte contrária, a teor do que dispõe o artigo 6, inciso VIII, do CDC - Inversão do ônus da prova que implica na inversão do ônus de pagar os honorários periciais. Agravo de instrumento não provido.

56 DEMORA NO ATENDIMENTO MÉDICO RESPONSABILIDADE CIVIL. HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL. ATRASO NO ANTENDIMENTO. FALHA NO SERVIÇO. OCORRÊNCIA. INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL E MATERIAL. Paciente destro, que sofreu lesão na mão direita e necessitava de cirurgia urgente, mas foi encaminhado ao ortopedista com três meses de atraso. Agravamento da lesão, acarretando-lhe incapacidade parcial para atividade laboral e permanente para a profissão de açougueiro, que exercia. Comprovação nos autos, por perícia médica, do nexo causal entre o atraso no atendimento do hospital e o agravamento da lesão do autor. Dano moral e pensão mensal fixados com critério, em valores justos e razoáveis. Sentença mantida. Recursos não providos. Apelação Cível nº

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. f) Código de Defesa do Consumidor na Saúde (40 horasaula)

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. f) Código de Defesa do Consumidor na Saúde (40 horasaula) 1. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde a) Responsabilidade Civil na Saúde (80 horas-aula) b) Saúde Pública (20 horas-aula) c) Biodireito (80 horas-aula) d) Ética Médica (20 horas-aula) e) Saúde

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 06 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA 1. Conceito As excludentes abaixo foram estudadas na aula 03 Anuência do paciente para testar medicamento experimental Exercício normal de um direito Estado de necessidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 6º do CDC - São direitos básicos do consumidor: VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18 AULA 18 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Na relação de consumo, a inversão

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO Sessão da Tarde Curso promovido pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Provar é atestar a veracidade dos fatos. Ônus significa dever, encargo. Ônus é a

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 06

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 06 AULA 06 1. Conceito Anuência do paciente para testar medicamento experimental Exercício normal de um direito - lesionar o corpo do paciente para curá-lo Estado de necessidade - amputar o pé diabético do

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Tabela SUSEP. 2. Condições financeiras do paciente antes do erro. médico

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Tabela SUSEP. 2. Condições financeiras do paciente antes do erro. médico 1. Tabela SUSEP 2. Condições financeiras do paciente antes do erro médico O PRONTUÁRIO MÉDICO DEVE SER JUNTADO AOS AUTOS DO PROCESSO. COMO O PRONTUÁRIO MÉDICO PERTENCE AO PACIENTE E É SIGILOSO, REQUERER

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09 RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire

Leia mais

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde -

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - AULA N. 12 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como tal

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 03 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Responsabilidade objetiva: não se verifica a existência de culpa do responsável, mas que o dano foi proveniente de ato ilícito. (Art. 14 do CDC) Responsabilidade subjetiva:

Leia mais

Relação Jurídica de Consumo

Relação Jurídica de Consumo AULA INTRODUTÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 1. Apresentação do curso de pós-graduação em Direito

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas

Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas AULA 13 Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas Ato extramédico Ato paramédico Ato médico Para haver responsabilidade objetiva do hospital, é necessário provar primeiro a responsabilidade subjetiva

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Quais são as excludentes de responsabilidade civil médica? Exercício regular de um direito (Art. 188, inc. I, do CC) APELAÇÃO CÍVEL INDENIZAÇÃO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO DANO MORAL E O ERRO MÉDICO Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Viana patrocinada pelo Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Responsabilidade Civil

Leia mais

Código de Defesa do Consumidor na Saúde

Código de Defesa do Consumidor na Saúde AULA 56 INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Código de Defesa do Consumidor na Saúde 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 637.608 - SP (2004/0040369-9) RELATOR : MINISTRO CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO RECORRENTE : BANCO ITAÚ S/A ADVOGADO : ANDRÉ VIDIGAL DE OLIVEIRA E OUTROS RECORRIDO : SÉRGIO AUGUSTO

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA O CONTRATO DE SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES ART. 14, CAPUT, DO CDC O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa,

Leia mais

INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo II (Contratos em Espécie) Aula n. 55 INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 6º do CDC - São direitos básicos do consumidor:

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 443.208 - RJ (2002/0076647-3) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : CARLOS ERNESTO BOTELHO PIMENTEL ADVOGADO : JOSÉ AUGUSTO GARCIA - DEFENSOR PÚBLICO RECORRIDO : BANCO ABN

Leia mais

TEORIA DO RISCO. Pós-Graduação em Direito do Consumidor

TEORIA DO RISCO. Pós-Graduação em Direito do Consumidor AULA 11 TEORIA DO RISCO Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Da Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço (Modelos de Responsabilidade) A responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL Pós-Graduação em Direito da Saúde Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor O fornecedor de serviços responde, independentemente

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR Aula de n. 65 - Réplica 1 DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E DO SANEAMENTO Artigo 347 do Código de Processo Civil Findo o prazo para a contestação, o juiz tomará,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Continuação da aula n. 75 Ingestão de alimento estragado FATO E FUNDAMENTO JURÍDICO DO PEDIDO 1. anter o nexo de causalidade entre o dano

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº -1- EMENTA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO DO CONSUMIDOR INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO NULIDADE PRECEDENTES DO STJ. A decisão que determina ou não a inversão do ônus da prova deve

Leia mais

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE AÇÕES JUDICIAIS NA ÁREA DA SAÚDE PROGRAMA DO CURSO DE HOJE 1. Conceito de erro médico 2. Requisitos caracterizados do erro médico 3. Elementos da responsabilidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 66 1 Estrutura da petição inicial Artigo 319 do Código

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 12 - MÓDULO RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE - PÓS- GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE INFECÇÃO HOSPITALAR RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL LEI Nº 9.431, DE 6 DE JANEIRO DE 1997. Dispõe sobre

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2013.0000699879 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9000004-94.2007.8.26.0079, da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO LEITE (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

Responsabilidade Civil por Erro Médico

Responsabilidade Civil por Erro Médico N ehemias Domingos de Melo Responsabilidade Civil por Erro Médico Doutrina e Jurisprudência 2ª Edição Revista, atualizada e aumentada são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 j STJ00098223 2008 by Editora Atlas

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n" /1-00, da Comarca de. SANTOS, em que é apelante APARECIDA DAS GRAÇAS GRATAO FACONTI

APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n /1-00, da Comarca de. SANTOS, em que é apelante APARECIDA DAS GRAÇAS GRATAO FACONTI TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ACÓRDÂO/DECISÂO MONOCRÁTICA REGISTRADO(A)SOBN«*02570923* Vistos, relatados e discutidos estes autos de APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n" 585.561-4/1-00,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 253 Registro: 2015.0000954363 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1055331-87.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ADVERTISER CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 03

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 03 AULA 03 1 Dano material Culpa: perdas e danos Dano emergente Lucros cessantes 2 Art. 949 do Código Civil No caso de lesão ou outra ofensa à saúde, o ofensor indenizará o ofendido das despesas do tratamento

Leia mais

INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES INDENIZATÓRIAS POR ERRO DO MÉDICO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES INDENIZATÓRIAS POR ERRO DO MÉDICO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 16 INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES INDENIZATÓRIAS POR ERRO DO MÉDICO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 6º do CDC - São direitos básicos do consumidor: VIII - a facilitação da defesa de seus

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada pelo Decreto n. 94.406/97). 2 Conceito

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato fls. 192 SENTENÇA Processo Digital nº: 1026976-02.2015.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato Requerente: Bruna Della Flora Requerido: Santo Evaristo Empreendimentos

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A.

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELADO: STELA MARIS SCHUTZ Número do Protocolo : 8785/2004 Data de Julgamento : 29-6-2004 EMENTA APELAÇÃO CÍVEL DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO TELEFÔNICO COMBINADA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 687.239 - RJ (2004/0084577-7) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : AMIR VIEIRA SOBRINHO FELIPPE ZERAIK E OUTROS : ANDRÉ SCHMIDT DE BRITO TANCREDO ROCHA JUNIOR EMENTA Direito

Leia mais

DANO MORAL. ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde

DANO MORAL. ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde DANO MORAL ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde CASO JURÍDICO Ação proposta em face do Estado de São Paulo em que se

Leia mais

OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE MATERIAL PARA A AULA 58 OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Prof. Joseval Martins Viana (Aula n. 58) 1 Art. 30 da Lei n. 9.656/98 Ao consumidor

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0520.12.001992-9/001 Númeração 0019929- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) José Arthur Filho Des.(a) José Arthur Filho 18/08/2015 01/09/2015 EMENTA:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor 1 Excludente de responsabilidade Artigo 12, 3º, do CDC (vício/defeito de produto) O fabricante, o construtor,

Leia mais

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB...

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB... PROPOSTA APELAÇÃO Em janeiro de 2011, Antonio da Silva Júnior, 7 anos, voltava da escola para casa, caminhando por uma estrada de terra da região rural onde morava, quando foi atingindo pelo coice de um

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

Gabinete do Desembargador Carlos Escher

Gabinete do Desembargador Carlos Escher APELAÇÃO CÍVEL Nº 330792-12.2011.8.09.0078 (201193307929) DE ISRAELÂNDIA APELANTE APELADO RELATOR CÂMARA FERNANDO LUIZ DA COSTA MUNICÍPIO DE ISRAELÂNDIA DESEMBARGADOR CARLOS ESCHER 4ª CÍVEL EMENTA: APELAÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº ( )

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº ( ) PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 222331-78.2014.8.09.0000 (201492223310) COMARCA AGRAVANTE AGRAVADO RELATOR :GOIÂNIA :BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S/A :JESSYCA DE ALMEIDA SILVA :Desembargador

Leia mais

A C Ó R D Ã O. Agravo de Instrumento nº

A C Ó R D Ã O. Agravo de Instrumento nº SEXTA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 2008.002.22085 AGRAVANTE: CARTÓRIO DO 5º OFÍCIO DE JUSTIÇA DA COMARCA DE SÃO GONÇALO AGRAVADO: CONSERV PEÇAS E SERVIÇOS LTDA ME RELATOR: DES. BENEDICTO ABICAIR

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40 Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40 Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação: Obrigação de Fazer cumulada com Danos Morais in re

Leia mais

Por: Gustavo Rodrigues

Por: Gustavo Rodrigues Por: Gustavo Rodrigues AUMENTO DO NÚMERO DE AÇÕES INDENIZATÓRIAS CRESCIMENTO DE 140% NO STJ 2010: 260 PROCESSOS x 2014: 626 PROCESSOS 18 MÉDICOS COM REGISTRO CASSADO 625 MÉDICOS CUMPRIRAM PENAS DIVERSAS

Leia mais

ACÓRDÃO , da Comarca de São Paulo, em que é. apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados

ACÓRDÃO , da Comarca de São Paulo, em que é. apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados Registro: 2014.0000441744 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1063218-25.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados

Leia mais

RELATÓRIO. O apelado apresentou intempestivamente as suas. contrarrazões. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2009.

RELATÓRIO. O apelado apresentou intempestivamente as suas. contrarrazões. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2009. QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Apelação Cível nº 2009.001.38826 31ª Vara Cível da Comarca da Capital Apelante: Sérgio Levy Silva Apelado : Anderson dos Santos Coutinho Relator: DES. MILTON

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente), MORAIS PUCCI E CLAUDIO HAMILTON.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente), MORAIS PUCCI E CLAUDIO HAMILTON. Registro: 2012.0000165714 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n.º 9183557-56.2008.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é apelante DENIS BARBOSA ALVES, sendo apelada SECID

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ (Presidente) e TORRES DE CARVALHO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ (Presidente) e TORRES DE CARVALHO. Registro: 2013.0000068743 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0139386-42.2007.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO, é apelado

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Câmara Cível

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Câmara Cível APELAÇÃO CÍVEL 0015368-10.2011.8.19.0212 APELANTE: OFICIAL DO REGISTRO DA 1ª ZONA JUDICIÁRIA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI APELADA: MARIA DE LOURDES AZEVEDO DUNHAM RELATOR: DES. MARCO ANTONIO IBRAHIM Responsabilidade

Leia mais

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*)

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*) Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ Por Alice Saldanha Villar (*) O seguro de automóveis no Brasil pode ser dividido em dois grupos, a saber: o seguro obrigatório (DPVAT Danos

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1 CONCEITO DE DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO Dano moral e material - vício e defeito Vício: atinge o produto ou o serviço (lata de sardinha estragada) Defeito:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000021063 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0165434-18.2012.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AÇÃO CAUTELAR DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS. SEGURO DPVAT. APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS COM A CONTESTAÇÃO. INSURGÊNCIA CONTRA A PRETENSÃO INICIAL. ÔNUS DA SUCUMBÊNCIA. ARBITRAMENTO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.

Leia mais

DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO

DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO AULA 5 DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Nos termos do artigo 319, inciso VIII, do Código de Processo Civil, o autor informa Vossa Excelência de que não tem interesse na audiência de conciliação ou de

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde. Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente

Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde. Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente AULA 35 Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Saúde Suplementar Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente 1 Art. 35-G da LPS Aplicam-se subsidiariamente aos contratos entre

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Trânsito em julgado da sentença - não cabe mais recurso Intimação para pagamento no prazo de 15 (quinze)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000000482 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013875-84.2015.8.26.0037, da Comarca de Araraquara, em que são apelados FABIANO FERNANDO DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA)

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: ATRASO NO VOO Módulo II (Contratos em Espécie) do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula n. 37 Responsabilidade do Fato do Produto

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000785454 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0136822-70.2012.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante DAVID TREVISAN, são apelados NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Câmara Cível A C Ó R D Ã O

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Câmara Cível A C Ó R D Ã O FLS.1 Apelante: Apelado: Relator: Desembargador Alcides da Fonseca Neto A C Ó R D Ã O APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO INDENIZATÓRIA. INJÚRIA RACIAL. DANO MORAL CONFIGURADO. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. As partes controvertem

Leia mais

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356 Nº CNJ : 00433-3.205.4.02.50 (205.5.0.0433-8) ADVOGADO : RJ24996 - ANDERSON DA SILVA MOREIRA ORIGEM : 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro (00433320540250) EMENTA RESPONSABILIDADE CIVIL. DESVALORIZAÇÃO DO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº Registro: 2017.0000291679 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº 1007411-64.2013.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante PREFEITURA DO MUNICIPIO

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula 02 Tema: Princípios constitucionais de proteção ao consumidor 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n.

Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n. Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n. 22 1 LEI Nº 5.517, DE 23 DE OUTUBRO DE 1968 Dispõe sobre o exercício

Leia mais

SENTENÇA. Uber do Brasil Tecnologia Ltda. Vistos.

SENTENÇA. Uber do Brasil Tecnologia Ltda. Vistos. fls. 138 SENTENÇA Processo Digital nº: 1038346-25.2018.8.26.0114 Classe Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível - Obrigações Requerente: Requerido: Uber do Brasil Tecnologia Ltda Juiz(a) de Direito:

Leia mais

RESPOSABILIDADE CIVIL PELO FATO OU VÍCIO NO PRODUTO OU NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Módulo: Direito Sanitário - Aula n. 73 Prof. Dr. Joseval Martins Viana

RESPOSABILIDADE CIVIL PELO FATO OU VÍCIO NO PRODUTO OU NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Módulo: Direito Sanitário - Aula n. 73 Prof. Dr. Joseval Martins Viana RESPOSABILIDADE CIVIL PELO FATO OU VÍCIO NO PRODUTO OU NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Módulo: Direito Sanitário - Aula n. 73 Prof. Dr. Joseval Martins Viana 1 Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço

Leia mais

Código de Defesa do Consumidor Aplicado à Saúde - Práticas Abusivas

Código de Defesa do Consumidor Aplicado à Saúde - Práticas Abusivas AULA N. 72 Código de Defesa do Consumidor Aplicado à Saúde - Práticas Abusivas 1 Considerações sobre aumento abusivo de plano de saúde (Polo ativo) a) Plano individual e familiar b) Plano coletivo por

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2015.0000220406 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0004966-23.2013.8.26.0625, da Comarca de Taubaté, em que é apelante UNIMED DE TAUBATE - COOPERATIVA DE

Leia mais

Apelação Cível n , de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior

Apelação Cível n , de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior Apelação Cível n. 2010.078282-8, de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA SECURITÁRIA C/C COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. CONTRATO DE SEGURO DE VIDA EM GRUPO. PRESCRIÇÃO.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000950638 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 4001009-51.2013.8.26.0590, da Comarca de São Vicente, em que é apelante COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Relatório. Estado do Paraná

Relatório. Estado do Paraná Estado do Paraná APELAÇÃO CÍVEL Nº 1328815-6, DA 24ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. Apelante: Apelado: Relator: Revisor: INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE CURITIBA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 291 Registro: 2017.0000346518 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029116-06.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CALGARY INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS-

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE Responsabilidade Civil Aplicada à Diversidade, Religiosidade e Sexualidade - Aula n.71 1 Responsabilidade civil É necessário a existência de dano ou prejuízo para a configuração

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente sem voto), VIVIANI NICOLAU E CARLOS ALBERTO DE SALLES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente sem voto), VIVIANI NICOLAU E CARLOS ALBERTO DE SALLES. Registro: 2016.0000136136 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000969-86.2015.8.26.0223, da Comarca de Guarujá, em que é apelante B S IMOVEIS LTDA, é apelado IRMANDADE DA

Leia mais

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 2ª Turma Cível. Órgão

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 2ª Turma Cível. Órgão Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Órgão 2ª Turma Cível Processo N. APELAÇÃO 0713463-03.2017.8.07.0001 APELANTE(S) UBIRATAN JOSE DOS SANTOS APELADO(S) SEGURADORA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ANTÔNIA MARIA DE SOUSA, brasileira, casada (convivente em regime de união estável), professora, portadora do RG n. [...], devidamente

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 900.389 RIO GRANDE DO SUL RELATORA : MIN. CÁRMEN LÚCIA RECTE.(S) :DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL - DETRAN/RS PROC.(A/S)(ES) :PROCURADOR-GERAL DO

Leia mais