Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS. Prof. Marcelo Mello

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS. Prof. Marcelo Mello"

Transcrição

1 Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS Prof. Marcelo Mello

2 Introdução Boas ideias, às vezes, podem ser apenas boas ideias e não chegam ser bons negócios. Uma ideia, para virar um bom negócio, precisa passar por análises iniciais feitas pelo empreendedor. A todo momento temos ideias, pensamos em situações, novos empreendimentos. Pode ser que nenhuma delas chegue a ser um negócio.

3 Ideias para negócios A mesma ideia pode significar um negócio promissor para uma pessoa, enquanto para outra talvez permaneça como simples ideia. Alguns resolvem desenvolver, vão em frente, conseguem parceiros ou investidores. Outros simplesmente ficam com a ideia na gaveta e nunca a tiram da cabeça e nem do papel (isso quando conseguem por no papel).

4 Ideias e oportunidades Qual é a diferença entre ideia e oportunidade? Ideia: é gerada de forma aleatória. Oportunidade: é analise de negócio / mercado.

5 Ideias e oportunidades Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja, quando existem clientes potenciais. Identificar o mercado-alvo é de fundamental importância para implementar seus projetos empresariais.

6 Ideias e oportunidades Ter uma ideia isolada não serve para nada. Em análises rápidas, o empreendedor deve: ser capaz de dizer se ela vai funcionar ou não; saber se existem compradores para seu produto ou serviço e se eles estão dispostos a gastar dinheiro com isso; saber onde estão os compradores potenciais; saber o que esses compradores querem.

7 Ideias e oportunidades Uma excelente ideia num momento errado é a típica ideia que não irá para frente. Por exemplo: ideia de um novo produto num momento em que seria impossível para a empresa investir qualquer capital em novas oportunidades. É preciso considerar o timing da ideia (momento em que aparece).

8 Ideias e oportunidades Novas ideias vão surgindo sempre, mas é preciso estar atento ao ambiente em que se vive para aproveitá-las. Por exemplo: Como eu poderia desenvolver determinado produto gastando menos matéria-prima? Como poderia distribuir esse produto de forma mais eficiente e com custo menor?

9 Ideias e oportunidades São pensamentos que surgem ao observar a realidade, sempre focando em atender a uma necessidade. Para detectar essas oportunidades, é preciso estar atento ao ambiente externo, verificando o que pode melhorar o cotidiano das pessoas, reduzir custos e agilizar processos. Olhar para o ambiente externo com o espírito crítico e capacidade de análise é a melhor maneira de estimular a criatividade para gerar oportunidades de negócios.

10 Brainstorming Uma das mais conhecidas formas de estimular a criatividade e a geração de novas ideias é o método brainstorming (tradução literal: tempestade cerebral ), que estimula a geração de novas ideias em grupo.

11 Brainstorming Para Dornelas (2008), o brainstorming exige regras para acontecer adequadamente, ou serão apenas várias pessoas reunidas, divertindo-se, sem compromisso com a geração de ideias. Portanto, é preciso que algumas regras sejam seguidas:

12 Regras do método: brainstorming 1. ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todos são livres para exposição de ideias, mesmo que pareçam absurdas; 2. em cada rodada, todos os participantes devem dar uma ideia a respeito do tópico em discussão, e quanto mais rodadas melhor;

13 Regras do método: brainstorming 3. pode-se dar ideias influenciadas por ideias anteriores de outras pessoas. Essas combinações são bem-vindas e podem gerar bons resultados; 4. a atividade deve seguir sem que haja uma pessoa dominante, apenas deve ser garantido que todos participem; 5. após a seleção natural das ideias, elas deverão passar pelo crivo do empreendedor, que fará uma analise mais detalhada numa segunda etapa, não neste momento nesse caso, o feeling do empreendedor é importante.

14 Interatividade Sobre as principais diferenças entre ideias e oportunidades, é verdadeiro afirmar que: a) o tempo todo, temos ideias, mas pode ser que nenhuma delas chegue a ser um negócio. b) oportunidades e ideias se confundem porque os empreendedores sempre falam em novas ideias pensando em novos negócios. c) uma excelente ideia não é prenúncio para um excelente negócio. d) uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade do empresário. e) boas ideias e oportunidades são sinônimos para os verdadeiros empreendedores.

15 Tipos de ideias As ideias nas empresas podem ser de dois tipos, segundo Dolabela (2001): ideias incrementais são próximas das competências-chave da empresa, têm baixo risco e baixo retorno; ideias radicais são diferentes das competências-chave da empresa e geralmente trazem alto risco acompanhado de alto retorno.

16 Novas ideias Ter novas ideias para incrementar os negócios é uma exigência para quem está no mercado. O que diria o fabricante de máquinas de escrever ou de fax, produtos que ficaram obsoletos com o avanço tecnológico da informática e das telecomunicações?

17 Razões críticas do fracasso O fracasso pode ocorrer se o empreendedor ou gestor: não mudar de ideia, mantendo-se fixo ao que sempre pensou; não se comunicar com as pessoas da empresa e fora dela, como sócios, colaboradores e clientes; vive para executar, ou seja, faz mais em vez de aprender mais.

18 Novas ideias Buscar novas ideias, então, é uma necessidade constante e sustenta a sobrevivência empresarial. Além disso, vários são os fatores que levam uma empresa a buscar novas ideias, dentre os quais se destacam os seguintes:

19 Novas ideias e a competitividade empresarial 1. necessidade de crescimento: a empresa quer ser maior, reconhecida, conhecida pelo público. 2. existência de gaps (espaços, lacunas não preenchidas) no mercado: a empresa detecta uma oportunidade de atender um público que não está sendo atendido, ou um produto inovador etc.

20 Novas ideias e a competitividade empresarial 3. necessidade de melhorar a performance financeira: a empresa precisa incrementar os lucros, ser rentável, ganhar mais dinheiro. 4. necessidade de conquistar novos clientes por meio de novos produtos: a empresa quer conquistar novas fatias de clientes com produtos diferentes do atual portfólio. 5. necessidade de inovação: produtos ficam obsoletos e, dependendo da área, rapidamente.

21 Novas ideias e oportunidades Para dar conta de um ambiente propício às novas ideias e criar um clima que favoreça essa atitude em todas as pessoas das diversas áreas na empresa, é preciso que o empreendedor invista e saiba que a geração de ideias é necessária para o desenvolvimento da empresa.

22 Estrutura empreendedora As formas para que as ideias fluam no ambiente empresarial podem ser por meio de: 1. revisão de processos e formas de se fazer as coisas na empresa, seja na estrutura formal e/ou informal; 2. definição de meios para recompensar ou incentivar a geração de ideias (premiações, brindes, aumentos salariais etc.).

23 Interatividade Segundo Dolabela (2001), as ideias nas empresas podem ser de dois tipos. Aponte a alternativa que descreve ideias incrementais : a) São próximas das competências-chave da empresa, têm baixo risco e baixo retorno. b) Geralmente trazem alto risco acompanhado de alto retorno. c) São próximas das competências-chave da empresa, têm alto risco e baixo retorno; d) São distantes das competências-chave da empresa, têm baixo risco e baixo retorno; e) Incrementam o retorno e têm risco zero.

24 Avaliação das novas ideias e/ou oportunidades As ideias surgem a todo o momento e nem todas se transformarão em bons negócios. É preciso uma primeira e rápida avaliação, uma breve análise para descobrir se uma ideia é uma boa oportunidade de negócio ou se deve ficar apenas no campo das boas ideias mesmo.

25 Avaliação das novas ideias e/ou oportunidades Uma grande ideia pode revolucionar o ambiente de negócios. É preciso então avaliar se uma ideia tem suporte para ser um bom negócio. Para entender isso e avaliar uma ideia, pergunte a si próprio, aos seus colegas de trabalho e aos seus superiores, o seguinte:

26 Avaliação das novas ideias e/ou oportunidades Existem clientes para comprar esses produtos? Quem são esses clientes? Qual o tamanho desse mercado? Valores? Qual o número de clientes? O mercado em que se pretende entrar está em crescimento, estável ou estagnado? Quais empresas atendem a esses clientes atualmente? Quem são seus concorrentes?

27 Informações mercadológicas sobre as novas ideias e/ou oportunidades Para avaliar uma oportunidade e saber se ela tem chances de virar um bom negócio, é preciso saber se o mercado procura por esse produto ou serviço. Nesse ponto, é importante encontrar as informações mais corretas possíveis sobre os seguintes itens:

28 Novas ideias e/ou oportunidades demanda Qual é o público-alvo? Que tipo de pessoa comprará esse produto? Como são essas pessoas? O que pensam? Como compram? Como agem? Qual a durabilidade do produto / serviço no mercado (ciclo de vida)? Trata-se de um produto sem histórico, ou já se tem noção de como ele se comporta no mercado?

29 Novas ideias e/ou oportunidades demanda Está em fase de desenvolvimento do mercado, crescimento ou declínio? Os clientes estão acessíveis (canais de distribuição)? Por quais canais de distribuição será possível encontrar esses clientes? Como os clientes veem o relacionamento com a empresa? Gostam da empresa? Ou é uma empresa nova, que ainda entrará no mercado e não se tem noção se ela será bem aceita pelo público-alvo?

30 Novas ideias e/ou oportunidades demanda O potencial de crescimento é alto (maior que 10, 15, 20% anual)? Como cresce esse mercado? Tem potencial alto de crescimento ou se trata de um mercado estagnado que não cresce nada ou muito pouco? O custo de captação do cliente é recuperável em curto prazo (maior que um ano)? Os investimentos exigidos para essa implantação serão recuperados rapidamente?

31 Novas ideias e/ou oportunidades tamanho do mercado O mercado está crescendo? É emergente? É fragmentado? Quais números temos sobre esse mercado? O número de pessoas desse público-alvo é crescente? Estão em ascendência ou declínio?

32 Novas ideias e/ou oportunidades tamanho do mercado Existem barreiras que dificultem a entrada no novo negócio? Você têm estratégias para transpor essas barreiras? Obs.: abrir um negócio em que barreiras muito grandes são impostas é uma dificuldade, pois, geralmente, os investimentos podem superar a possibilidade de ganho num primeiro momento.

33 Novas ideias e/ou oportunidades tamanho do mercado Quantos competidores estão no mercado? São concentrados? Vale a pena correr esse risco? Em qual estágio do ciclo de vida está o produto (o risco depende também do CVP)? É um produto maduro, em crescimento ou em declínio?

34 Novas ideias e/ou oportunidades tamanho do mercado Qual e o tamanho do mercado em R$ e o potencial para se conseguir um bom market share (fatia de mercado)? Temos números desse mercado? Quanto movimenta? Quanto seria uma fatia interessante para ser lucrativa?

35 Interatividade É preciso avaliar se uma ideia tem suporte para ser um bom negócio e, para essa avaliação, pergunte (aponte a alternativa incorreta): a) Existem clientes para comprar esses produtos? b) Quem são esses clientes? c) Qual o tamanho desse mercado? d) Esse mercado está em crescimento, estável ou estagnado? e) Quais são os lucros das empresas que já atuam nesse mercado?

36 Novas ideias e/ou oportunidades estrutura do mercado players Nesse ponto, as perguntas a serem respondidas são as seguintes: E o setor, como está estruturado? Como se configura esse segmento de mercado? Há muitos players (competidores)? Como os players se movimentam? Quem é o líder de mercado?

37 Novas ideias e/ou oportunidades estrutura do mercado fornecedores Qual é o impacto de poder dos fornecedores dessa negociação? São produtos diferenciados que se concentram em poucos fornecedores?

38 Novas ideias e/ou oportunidades estrutura do mercado compradores Pensando no poder dos compradores, qual é o poder de negociação deles? Eles são concentrados? São poucos compradores que compram muitos produtos? Ou são comparadores pulverizados, muitos compradores para poucos produtos?

39 Novas ideias e/ou oportunidades estrutura do mercado competidores Já em relação ao poder dos competidores, como funciona a concorrência? Conseguem trabalhar em conjunto para negociar com fornecedores e distribuidores? Eles competem por custos? Eles competem por diferencial? Ou eles competem por enfoque?

40 Novas ideias e/ou oportunidades estrutura do mercado produtos E quanto ao poder dos substitutos? Há produtos substitutos? Hoje todos os produtos são considerados concorrentes, pois para optar por determinado produto, o consumidor deixou de comprar outro. A concorrência não se faz apenas com produtos similares. No final das contas, concorre-se pelos reais (R$) do consumidor.

41 Novas ideias e/ou oportunidades análise de margem Para se efetuar uma análise adequada da margem, é importante enfocar nas seguintes propostas: 1. determine as forcas do negócio: Quais são as competências essenciais para o sucesso do negócio? O que é imprescindível para dar certo? 2. identifique as possibilidades de lucros (margem bruta > 20, 30, 40%?): Quais porcentagens de lucro tornariam o negócio interessante para você? De quanto realmente poderia ser essa margem?

42 Novas ideias e/ou oportunidades análise de margem 3. Analise os custos (necessidades de capital), break-even point (ponto de equilíbrio), retornos etc.: toda a parte financeira deve ser pensada nesse momento.

43 Novas ideias e/ou oportunidades análise de margem 4. mapeie a cadeia de valor do negócio: deve-se compreender o negócio desde a matéria-prima até a chegada ao consumidor; é preciso avaliar o produtor da matéria-prima, os fornecedores dos produtos (matéria-prima e/ou insumos) e serviços, os atacadistas e os distribuidores, até chegar ao cliente; todos os envolvidos precisam fazer parte dessa análise. Para isso, você dever saber como seu produto / serviço chega até o cliente final.

44 Desenvolvendo um banco de oportunidades Se a empresa optou por ser criativa, estimular as ideias e inovar, é preciso que as ideias não sejam desperdiçadas. É interessante criar, para isso, um banco de oportunidades que foram analisadas e estejam prontas para implantação. As principais sugestões para se organizar esses dados são:

45 Desenvolvendo um banco de oportunidades 1. registrar as ideias / oportunidades passadas que não foram implementadas na organização; 2. estimular os funcionários a identificar necessidades, sugerir soluções e promover tempo para que se dediquem a essas atividades; 3. promover reuniões periódicas, workshops, eventos etc. com equipes internas visando à geração de ideias.

46 Desenvolvendo um banco de oportunidades 4. instituir uma política de recompensa e/ou reconhecimento pela geração de ideias e/ou implantação de oportunidades; 5. criar um fundo de capital de risco interno da organização, promovendo recursos para testar ideias e analisar a viabilidade de sua implantação (a ideia pode ser uma oportunidade?).

47 Interatividade Se a empresa optou por ser criativa, estimular as ideias e inovar, é preciso que as ideias não sejam desperdiçadas. Cria-se então um banco de oportunidades. As principais sugestões para essa organização são, dentre outras (aponte a alternativa incorreta): a) registrar as ideias / oportunidades passadas que não foram implementadas. b) estimular os funcionários a identificar necessidades e sugerir soluções. c) promover reuniões periódicas, workshops, eventos etc. com equipes internas, visando à geração de ideias. d) instituir uma política de recompensa e/ou reconhecimento pela geração de ideias. e) manter constante o trabalho de consultores externos, que procuram oportunidades na condução do negócio.

48 ATÉ A PRÓXIMA!

MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Avaliando Oportunidades O que sabemos sobre TI, empresas de sucesso, mercado e relacionamento

Leia mais

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1 Desafios tributários para o crescimento sustentável Page 1 Estratégias de crescimento orgânico e inorgânico / A otimização do footprint das empresas via tributos Page 2 Planejamento Tributário Preventivo:

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Diferenciando idéias de oportunidades

Diferenciando idéias de oportunidades Política de Negócios e Empreendedorismo Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Diferenciando idéias de oportunidades Talvez um dos maiores

Leia mais

Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão.

Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão. Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão. Direcção de Desenvolvimento Agrário DIRDEA Msc. Eng. Agrónoma Elielda Fernandes elieldafernandes@sodepacangola.com Como ser

Leia mais

Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.

Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo. EMPREENDEDORISMO CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO SEGUNDO ALGUNS AUTORES Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.

Leia mais

Mês da Micro e pequena empresa

Mês da Micro e pequena empresa Mês da Micro e pequena empresa O QUE VOCÊ PRECISA PRA MELHORAR o seu negócio. ACESSE LOJASEBRAEAM.COM.BR PROGRAMAÇÃO UNIDADE CENTRO OUTUBRO / 2017 (AV. LEONARDO MALCHER, 924, CENTRO) CURSO DATA HORÁRIO

Leia mais

1. O que é a Projeção Financeira

1. O que é a Projeção Financeira 1. O que é a Projeção Financeira Como o próprio nome já diz, projeção financeira é uma estimativa de quanto se pretende vender e gastar para um período de tempo futuro. Esse período pode ser o de um mês

Leia mais

Salão de Beleza. Quem tem seu próprio negócio tem muitas ideias na cabeça. Beleza de negócio.

Salão de Beleza. Quem tem seu próprio negócio tem muitas ideias na cabeça. Beleza de negócio. Salão de Beleza Quem tem seu próprio negócio tem muitas ideias na cabeça. Beleza de negócio. Vai empreender? Vai ampliar? Vai inovar? Como vai? Somos o Sebrae. Especialistas em pequenos negócios. O Brasil

Leia mais

LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO

LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO 1 LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO Fundamentos da Administração e Gestão do Escritório II Organização e Administração do Escritório Liderança e Criatividade Equipe de Trabalho

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico SWOT Porter Roberto César 1 17:09 Análise SWOT Esta análise mostra a situação de uma empresa em um determinado momento, ela é feita de forma integrada levando em consideração os

Leia mais

CAMINHO. empreendedor

CAMINHO. empreendedor INTELIGÊNCIA EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA. A SEMENTE DESENHA E EXECUTA PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES. ACREDITAMOS QUE UM BOM PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO É RELEVANTE PARA O EMPREENDEDOR INOVADOR

Leia mais

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Que tal começarmos esse post falando sobre o que é o trade marketing. Ele nada mais é do que um processo onde o fabricante promove um contato

Leia mais

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação Os papéis estratégicos dos Parte 3 Aula 6 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Introdução aos sistemas de informação Os podem alterar a forma como as organizações competem em seus mercados,

Leia mais

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que pensar no plano financeiro de um plano de negócios Como fazer o plano financeiro de um

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO APLICANDO O EMPREENDEDORISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Discutir os impactos sociais e econômicos do empreendedorismo Conhecer as características

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

Prêmio Nacional de Inovação

Prêmio Nacional de Inovação Prêmio Nacional de Inovação 2013 Caderno de Avaliação Categoria EMPRESA: Agentes Locais de Inovação Método: Esta dimensão visa facilitar o entendimento de como estão sendo utilizados sistemas, métodos

Leia mais

PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE PALAVRA DO PRESIDENTE 2 3 4 MENOS DESPESAS, MAIS PRODUTIVIDADE MEDIR PARA MELHORAR Ao implantar um sistema de gestão na empresa, é possível montar uma estrutura de segmentação de custos. Isso permite avaliar

Leia mais

Informações sobre os Roteiros

Informações sobre os Roteiros Informações sobre os Roteiros O MakeMoney traz roteiros especialmente desenvolvidos para elaboração de Planos de Negócios, Estudos de Viabilidade e Planos de Inovação e Competitividade. Este documento

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Empreenda nos Finais de Semana. O que é Empreender? O que é Empreender? Prof. Dr. José Dornelas

Empreenda nos Finais de Semana. O que é Empreender? O que é Empreender? Prof. Dr. José Dornelas Empreenda nos Finais de Semana Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br O que é Empreender? [...] a identificação de novas oportunidades de negócios, independentemente dos recursos que se apresentam

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

Empreendedorismo. Investimento de Risco. Professor: Charles Leite

Empreendedorismo. Investimento de Risco. Professor: Charles Leite Empreendedorismo Investimento de Risco Professor: Charles Leite Que Pena: eu Não Tenho Dinheiro Será que posso conseguir dinheiro com um investidor? No que exatamente um investidor está interessado? Qual

Leia mais

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios CANVAS Criando novos Modelos de Negócios Criar Valor Distribuir Capturar O que é um modelo de negócio Modelo de negócio Business Model Generation Canvas Um modelo de negócio descreve a lógica de como

Leia mais

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora?

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Se a resposta for sim, tenho certeza de que você já passou, ou pode até estar

Leia mais

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Empreendedorismo no Mercado de Seguros Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Novos Desafios do Corretor O conceito de venda mudou! - Empoderamento do Cliente - Maior Concorrência - Mercado em Mudança

Leia mais

Unidade II FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA. Prof. Me. Livaldo Dos Santos

Unidade II FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA. Prof. Me. Livaldo Dos Santos Unidade II FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA Prof. Me. Livaldo Dos Santos Objetivos Estudar preços e concorrência o macroambiente o ambiente setorial Analisar a estrutura de mercado determinação da capacidade

Leia mais

GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO

GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO GUIA PARA EMPREENDEDOR DE SUCESSO EMPREENDER É COLOCAR NA PONTA DO LÁPIS O MUNDO É MOVIDO POR EMPREENDEDORES Movido por mentes inquietas e inconformadas que planejam e colocam em prática. Pessoas que pensam

Leia mais

Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio

Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio SSC570 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine Profa. Simone Souza ICMC/USP 1 Avaliando Oportunidades O que sabemos sobre TI, empresas de sucesso,

Leia mais

Curso de Home Staging Formulado pela Empresa Americana Staging Design Solution LLC Ministrado por Sandra D Angelo

Curso de Home Staging Formulado pela Empresa Americana Staging Design Solution LLC Ministrado por Sandra D Angelo Curso de Home Staging Formulado pela Empresa Americana Staging Design Solution LLC Ministrado por Sandra D Angelo O QUE VEM A SER HOME STAGING? Home Staging e a arte de decorar para vender, usando o que

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

Identificando Oportunidades

Identificando Oportunidades Identificando Oportunidades Profa. Ellen Francine MAI5027 Empreendedorismo ICMC/USP Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano de negócios Determinar e captar os recursos

Leia mais

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX Introdução...3 Entenda o poder do BuyBox...5 Os 4 fatores que vão te ajudar a conseguir o Buy Box...10 Invista em tecnologia para precificação!...

Leia mais

CE04 E-COMMERCE E EMPREENDEDORISMO

CE04 E-COMMERCE E EMPREENDEDORISMO 1 2 Conhecer os tópicos que o empreendedor precisa saber antes de abrir um e-commerce. Entender o que vem a ser o Marketing Digital 3 Para atingir os objetivos propostos serão abordados os seguintes tópicos:

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

Aula 10. S.I. Aplicado às Organizações. Tipos de Vantagens Competitivas. O pensamento sistêmico aplicado às organizações

Aula 10. S.I. Aplicado às Organizações. Tipos de Vantagens Competitivas. O pensamento sistêmico aplicado às organizações Aula 10 O pensamento sistêmico aplicado às organizações Teoria Geral de Sistemas TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 S.I. Aplicado às Organizações Um dos fatores indispensáveis às empresas que buscam

Leia mais

AMBIENTE COMPETITIVO

AMBIENTE COMPETITIVO Objetivo AMBIENTE COMPETITIVO Entender como as forças ambientais influenciam a competitividade das empresas. Ser capaz de analisar o ambiente competitivo e formular estratégias empresariais Sumário Ambiente

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

Sua ideia vale um negócio?

Sua ideia vale um negócio? Capítulo 1 Sua ideia vale um negócio? dornelasetal_001.indd 1 17/07/15 09:59 2 Capítulo 1 Como descobrir se uma ideia pode dar origem a uma empresa Quando alguém decide montar um negócio, provavelmente

Leia mais

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Faça seu planejamento de maneira rápida usando o IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode te ajudar a antecipar diversas situações e deixar

Leia mais

A Revolução do Empreendedorismo

A Revolução do Empreendedorismo A Revolução do Empreendedorismo A Revolução do Empreendedorismo As transformações do século XX. As invenções são fruto de inovação. As pessoas e equipes de pessoas com características especiais. Os empreendedores

Leia mais

Copyright Empreendedorismo

Copyright Empreendedorismo Empreendedorismo Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la. O processo

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS Soluções Empresariais para Advogados A Importância do Planejamento Estratégico O planejamento estratégico

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

A influência das tecnologias na vida do Contador

A influência das tecnologias na vida do Contador A influência das tecnologias na vida do Contador Universidade Estadual de Goiás Aluna: Bianca Barcelos de Oliveira 2 ano de ciências contábeis Introdução A contabilidade tem por objetivo ajudar as empresas

Leia mais

LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER

LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER SALVADOR SERRATO salvadors@sebraesp.com.br O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Orientar na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de

Leia mais

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008 Empreendedorismo Profa. Ellen Francine Barbosa (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Questão fundamental Quais são seus planos profissionais? Vida Acadêmica Funcionário de Empresa

Leia mais

Curso online de Matriz BCG

Curso online de Matriz BCG Curso online de Matriz BCG Não é necessário se cadastrar ou fazer provas. Você estuda e se certifica por isso. Bom aprendizado! Todos os direitos reservados CARGA HORÁRIA NO CERTIFICADO: 3 0 HORAS Conteúdo

Leia mais

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO 1 EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO O que é? O quanto as empresas estimulam? O quanto os funcionários valorizam? Características de um intraempreendedor?... 2 OFERECIMENTO REALIZAÇÃO

Leia mais

A TECNOLOGIA REINVENTOU A MANEIRA DE AGIR E PENSAR SOBRE AS ATITUDES DO DIA-A-DIA

A TECNOLOGIA REINVENTOU A MANEIRA DE AGIR E PENSAR SOBRE AS ATITUDES DO DIA-A-DIA ARTIGO A TECNOLOGIA REINVENTOU A MANEIRA DE AGIR E PENSAR SOBRE AS ATITUDES DO DIA-A-DIA Paulino Oliveira dos Santos Professor da Famec no Curso Bacharelado em Sistemas de Informação paulino.santos@brturbo.com.br

Leia mais

7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa

7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa 7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa Conheça dicas simples e práticas para levar o seu negócio ao sucesso através de uma boa gestão. ÍNDICE 1 Definir o seu preço de venda 2 Analisar o seu

Leia mais

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato Índice Conteúdo Índice... 2 A Importância do Preço Correto... 3 Como chegar ao preço de venda adequado do meu produto?... 3 Como calcular o preço de venda lucro... 5 Como vender meus produtos pela internet...

Leia mais

Gestão da Inovação. Os processos de Gestão da Inovação praticados pelas organizações não evoluíram com os ambientes dinâmicos de negócios.

Gestão da Inovação. Os processos de Gestão da Inovação praticados pelas organizações não evoluíram com os ambientes dinâmicos de negócios. Gestão da Inovação Gestão da Inovação Os processos de Gestão da Inovação praticados pelas organizações não evoluíram com os ambientes dinâmicos de negócios. Não existem evidências confirmando a melhor

Leia mais

A difícil arte de produzir, melhor e mais barato.

A difícil arte de produzir, melhor e mais barato. A difícil arte de produzir, melhor e mais barato. Produtividade + Desempenho Consultoria Pesquisa Educação Executiva A inversão da relação entre Preço, Custo e Lucratividade, ocorrida ao longo dos anos

Leia mais

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue na etapa Envio da Solução. Nesta etapa todos os itens

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO EXPOSITOR ABAV EXPO

GUIA PRÁTICO DO EXPOSITOR ABAV EXPO GUIA PRÁTICO DO EXPOSITOR ABAV EXPO 2017 INTRODUÇÃO Fazer parte da ABAV Expo representa um posicionamento para todo o mercado de turismo. A partir do nosso compromisso com o seu sucesso na feira da maior

Leia mais

facebook.com/ederson.une facebook.com/fabiano.laurindo.54 facebook.com/fernandokibing instagram.com/tiagoalmeida_oliveira O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE Entre os 5 maiores canais de Negócios do

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora Empreendedorismo Atuação Empreendedora Professor Mestre Humberto Fernandes Villela ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II Objetivos de Aprendizagem Ao final deste módulo

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Williana Souza, Ma.

EMPREENDEDORISMO. Williana Souza, Ma. EMPREENDEDORISMO Williana Souza, Ma. A era da economia, a era da internet, das startups e das redes sociais... Boas ideias + Know-How + Planejamento + Equipe motivada = = Negócios grandiosos em certo

Leia mais

Como posso atuar no setor de Energia Solar?

Como posso atuar no setor de Energia Solar? Como posso atuar no setor de Energia Solar? Conheça a cadeia de valor do setor FV #2 O que eu encontro neste e-book? O e-book destina-se aos profissionais que querem atuar no setor de Energia Solar Fotovoltaica,

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Pós-GraduaP Graduação em Engenharia de Produção VANTAGEM COMPETITIVA Disciplina: Inovação e estratégia empresarial para competitividade

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

1. Processo de venda. 7 Regras para Fazer Prospecção de Clientes. Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série

1. Processo de venda. 7 Regras para Fazer Prospecção de Clientes. Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série O que é: a prospecção pode ser vista como o processo de conquista de novos clientes. Está estritamente ligada ao crescimento e

Leia mais

P, pode-se verificar que a elasticidade será igual a ε. b. Escreva uma equação para a função de demanda

P, pode-se verificar que a elasticidade será igual a ε. b. Escreva uma equação para a função de demanda Exercícios Numéricos 1. A elasticidade-preço da demanda por aveia é constante e igual a -1. Quando o preço da aveia é de US $ 10 por unidade, o montante total exigido é de 6.000 unidades. a. Verifique

Leia mais

Elementos de Gestão na Produção Rural

Elementos de Gestão na Produção Rural Elementos de Gestão na Produção Rural Manter um empreendimento comercial no mercado tem se tornado cada vez mais desafiador. E isso é perfeitamente compreensivo, já que hoje temos muito mais acesso as

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11 de resultados e desempenho - OBJETIVO Propiciar o entendimento de teorias e métodos de avaliação de desempenho e resultados, identificando as competências essências do colaborador e as oportunidades de

Leia mais

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia. Prof. Dr.

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia. Prof. Dr. FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração EAD376 - Economia da Estratégia Prof. Dr. James T C Wright Entrada e Saída (Capítulo 11) 1) Cite três tipos principais

Leia mais

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIA COMPETITVA É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável

Leia mais

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios Uma empresa que está começando, ou até algumas mais maduras, sempre possuem dúvidas sobre quais ferramentas de gestão implementar para garantir eficiência no controle e execução de processos. Algumas tentam

Leia mais

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado.

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. Neste e-book você vai encontrar: - Barreiras do mercado - O que são redes associativistas?

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Nº Candidatura: / Data de entrega: / / 1 O Empreendedorismo em idade escolar é uma iniciativa do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, designado por TIME Tempo

Leia mais

Vejamos agora as características principais de cada um dos tipos de estratégias adaptativas.

Vejamos agora as características principais de cada um dos tipos de estratégias adaptativas. Capítulo 15 - As Estratégias Adaptativas e Competitivas Iniciaremos este módulo esclarecendo que para um melhor aproveitamento de nosso estudo precisamos perceber que estamos num determinado nível de negócio

Leia mais

ADMINISTRATIVO Módulo 1

ADMINISTRATIVO Módulo 1 ADMINISTRATIVO Módulo 1 ÍNDICE CAPÍTULO 1...8 1.1 Administração...9 1.1.1 Empreendedor...10 1.1.2 Empreendedorismo... 11 1.1.3 Empresa...12 1.1.3.1 Administração nas Empresas...12 1.1.4 Funções Básicas

Leia mais

Planejamento de carreira do Arquiteto

Planejamento de carreira do Arquiteto Planejamento de carreira do Arquiteto Sonho Diz o que você quer Meta Diz onde você quer chegar Você inicia um planejamento Quando você traça metas pergunte-se: 1. Onde eu quero chegar? 2. Quais os processos

Leia mais

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação 2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação Objectivos de Aprendizagem Identificar várias estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar Tecnologias da Informação para confrontar

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Tecnólogo em Marketing Turma: Marketing Nome: Data: 23/11/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL e SEM CONSULTA;

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

6 Erros mais comuns na sua estratégia de Precificação

6 Erros mais comuns na sua estratégia de Precificação Nesse artigo falaremos sobre: Como a estratégia de precificação pode mudar o seu negócio 6 Erros mais comuns na sua estratégia de Precificação Como fazer a sua precificação Como a estratégia de precificação

Leia mais

Apoio ao Setor de TI Finep Startup

Apoio ao Setor de TI Finep Startup Apoio ao Setor de TI Finep Startup Finep - Startup Finep Startup Finep Startup Finep Startup Objetivo do Programa Governança Apoio às empresas brasileiras nascentes de base tecnológica (startups inovadoras)

Leia mais

Quais os problemas da Meritocracia hoje em dia?

Quais os problemas da Meritocracia hoje em dia? O que é Meritocracia? A meritocracia pode ser entendida como uma forma de recompensa baseada no mérito da pessoa e nos resultados trazidos por ela a empresa. Atualmente os funcionários de uma empresa são

Leia mais

Como fazer Pesquisa de Clima Organizacional?

Como fazer Pesquisa de Clima Organizacional? Por que fazer: as empresas devem estar atentas para criar ambientes propícios para melhorias nos relacionamentos tanto internos (de todos os colaboradores e setores internos), quanto externos (cadeia de

Leia mais

Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo.

Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo. Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo. E você vai descobrir aqui comigo: Maestria Empresarial: Os 03 pilares e os 03 resultados essenciais para

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO 2 Introdução Como Inovar no mercado de turismo deve ser uma indagação contínua e crescente dentro de qualquer empresa que almeja algum sucesso. Já reparou nas empresas

Leia mais

Voltar para o sumário

Voltar para o sumário 1 Introdução Você já parou para pensar no porque alguns empreendimentos no setor de varejo conquistam o seu espaço no mercado, enquanto outros em poucos meses fecham as portas? Inúmeros fatores levam a

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

Empreendedorismo Em Tempos De Crise Professor Pós-Doutor Eduardo Maróstica Cursos, Workshops e Palestras Alphaville, 01/03/2016

Empreendedorismo Em Tempos De Crise Professor Pós-Doutor Eduardo Maróstica Cursos, Workshops e Palestras Alphaville, 01/03/2016 Empreendedorismo Em Tempos De Crise Professor Pós-Doutor Eduardo Maróstica Cursos, Workshops e Palestras Alphaville, 01/03/2016 Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Pós-Graduado

Leia mais

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 6 dicas para você alcançar sua liberdade financeira trabalhando com negócios online... 5 1-Criar

Leia mais

Promoção do espírito empresarial DA IDEIA AO NEGÓCIO

Promoção do espírito empresarial DA IDEIA AO NEGÓCIO Promoção do espírito empresarial DA IDEIA AO NEGÓCIO O Empreendedor Como criar uma Empresa Como Surgem as Ideias Criativas O Desenvolvimento e a Seleção de Ideias A Ideia de Negócio O Plano de Negócios

Leia mais

Logo, cabe ressalvar as principais diferenças nas atividades do composto de distribuição:

Logo, cabe ressalvar as principais diferenças nas atividades do composto de distribuição: Módulo 13. Distribuição (Praça) Um bom produto e um preço adequado não são suficientes para assegurar vendas. É necessária também a existência de uma forma eficiente de conduzir os produtos até os compradores

Leia mais