CAMINHO. empreendedor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAMINHO. empreendedor"

Transcrição

1

2 INTELIGÊNCIA EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA. A SEMENTE DESENHA E EXECUTA PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES. ACREDITAMOS QUE UM BOM PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO É RELEVANTE PARA O EMPREENDEDOR INOVADOR E TRANSFORMA PROFUNDAMENTE UM TERRITÓRIO OU UM SETOR DA ECONOMIA.

3 O É SIMPLES, MAS NÃO É NEM UM POUCO FÁCIL. UMA METODOLOGIA PARA QUE VOCÊ POSSA, PASSO-A-PASSO, TRABALHAR PARA TRANSFORMAR SUA EMPRESA INOVADORA EM REALIDADE E FAZER ACONTECER. Caminho Empreendedor é a metodologia própria criada pela Semente para desenvolver negócios inovadores, à partir da nossa experiência, depois de ter trabalhado com mais de seis mil es e mil negócios. A metodologia nos mostra o passo-a-passo da vida do ao desenvolver um negócio inovador, encontrar um mercado sólido e conseguir escalar.

4 UMA ABORDAGEM APLICADA AO NOSSO Nossa primeira referência vem de Steve Blank, que em 2008 escreveu The Four Steps To The Epiphany, que descrevia quatro grandes passos para o desenvolvimento de uma empresa inovadora. Desde então, surgiram diversas outras referências, como o livro Lean Startup, de Eric Ries; Business Model Generation e, mais recentemente, o Value Proposition Design, ambos de Alexander Osterwalder. Também tivemos grandes influências da corrente do Design Thinking, que ganhou força com o trabalho de Tim Brown. MERCADO EMERGENTE E FOCADA EM AÇÕES PRÁTICAS. As novas referências no desenvolvimento de negócios abordam como lidar com a inovação, como ser mais criativo e como validar as soluções no mercado. Entretanto, as metodologias são mais teóricas do que práticas, ou resolvem apenas uma AO LONGO DE CINCO ANOS, APLICAMOS A FILOSOFIA LEAN STARTUP E O PROCESSO DO CUSTOMER DEVELOPMENT E PERCEBEMOS QUE ALGUMAS MUDANÇAS ERAM NECESSÁRIAS. parte do processo de desenvolvimento dos negócios. A realidade nos mercados emergentes é bastante diferente do americano, impactando diretamente no timing dos negócios. Outro ponto é que essas metodologias não trazem objetivamente as atividades a serem realizada de forma direta. Foi nesse contexto que surgiu o Caminho Empreendedor que busca ajudar qualquer inovador de acordo com a realidade brasileira e com foco em ações práticas.

5 COM O EMPREENDEDOR, É POSSÍVEL: IDENTIFICAR EM QUE ESTÁGIO CADA NEGÓCIO ESTÁ. Para isso, criamos Estágios que expressam a fase que o negócio está passando. ORIENTAR QUAL AÇÃO O EMPREENDEDOR DEVE REALIZAR. Para isso, criamos Atividades, um conjunto de tarefas de cada Estágio. TER UM OBJETIVO CLARO E ALCANÇÁVEL EM CADA ESTÁGIO DO NEGÓCIO. Para isso, criamos Marcos que delimitam a passagem de um Estágio para outro. CONDUZIR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDOR. Para isso, criamos Perfis que o deve desenvolver em cada Estágio.

6 ESTÁGIOS DO 1 EMPREENDEDOR O NOME DE CADA ESTÁGIO EXPRESSA O OBJETIVO DA FASE QUE O NEGÓCIO ESTÁ PASSANDO. 5 CRESCER Prove que você consegue escalar 6 ESTRUTURAR Transforme a sociedade EXPLORAR Encontre uma missão 2 ENGAJAR Prove que existe uma oportunidade 4 VENDER Prove que você encontrou um mercado 3 ENTREGAR Prove que você gera valor

7 ATIVIDADES DOS ESTÁGIOS 1 EXPLORAR Encontre uma missão É O CONJUNTO DE TAREFAS QUE O EMPREENDEDOR DEVE REALIZAR PARA PASSAR PELO ESTÁGIO. - ATIVIDADES - Identificar oportunidade. Montar modelo de negócio. Mapear o mercado. Exemplo das Atividades do Estágio 1 - Explorar.

8 MARCOS INOVAR NOVAMENTE 1 DOS ESTÁGIOS DELIMITAM O QUE DEVE SER OBTER CANAIS SÓLIDOS QUE TRAGAM NOVOS CLIENTES LUCRATIVOS 6 ESTRUTURAR Transforme a sociedade EXPLORAR Encontre uma missão SABER QUAIS HIPÓTESES TESTAR ALCANÇADO PARA SUPERAR CADA ESTÁGIO. CADA MARCO POSSUI SEUS INDICADORES QUE DEVEM SER ACOMPANHADOS PARA ATINGIRMOS 5 CRESCER Prove que você consegue escalar 2 ENGAJAR Prove que existe uma oportunidade O OBJETIVO DO ESTÁGIO. ENCONTRAR PADRÃO DE VENDA 4 VENDER Prove que você encontrou um mercado 3 ENTREGAR Prove que você gera valor ENGAJAR PESSOAS DO MESMO PERFIL EM TORNO DE UMA PROPOSTA DE VALOR CONQUISTAR PRIMEIRO CLIENTE PAGANTE

9 PERFIS DOS ESTÁGIOS - PERFIL - É O CONJUNTO DE TAREFAS QUE O EMPREENDEDOR DEVE REALIZAR PARA PASSAR PELO ESTÁGIO. EXPLORADOR Neste arquétipo o deve ter a capacidade de buscar aprendizados, de estar aberto às informações, de ser empático, criativo, curioso, e poder analisar o mercado para encontrar uma oportunidade real. - ATITUDES - Conhecer a si mesmo. Sentir-se como seu cliente. Conhecer seu mercado mais do que ninguém. Exemplo do Perfil do Estágio 1 - Explorar.

10 OS SEIS ESTÁGIOS

11 INOVAR NOVAMENTE 1 OBTER CANAIS SÓLIDOS QUE TRAGAM NOVOS CLIENTES LUCRATIVOS 6 ESTRUTURAR Transforme a sociedade EXPLORAR Encontre uma missão SABER QUAIS HIPÓTESES TESTAR 5 2 CRESCER Prove que você consegue escalar ENGAJAR Prove que existe uma oportunidade ENCONTRAR PADRÃO DE VENDA 4 VENDER Prove que você encontrou um mercado 3 ENTREGAR Prove que você gera valor ENGAJAR PESSOAS DO MESMO PERFIL EM TORNO DE UMA PROPOSTA DE VALOR CONQUISTAR PRIMEIRO CLIENTE PAGANTE

12 1 EXPLORAR Encontre uma missão Neste estágio os es estão em fase de exploração de oportunidades, aprendendo com possíveis clientes e buscando um modelo de negócio que faça sentido e possa ser testado. - PERFIL - - ATIVIDADES - EXPLORADOR Neste arquétipo o deve ter a capacidade de buscar aprendizados, de estar aberto às informações, de ser empático, criativo, curioso, e poder analisar o mercado para encontrar uma oportunidade real. Identificar oportunidade. Montar modelo de negócio. Mapear o mercado. SABER QUAIS HIPÓTESES TESTAR - INDICADORES - Hipóteses essenciais a serem testadas >= 3 - ATITUDES - Conhecer a si mesmo. Sentir-se como seu cliente. Conhecer seu mercado mais do que ninguém.

13 2 ENGAJAR Prove que existe uma oportunidade Neste estágio os es estão em fase de engajamento de um determinado público a fim de validar se há um número significativo de pessoas interessadas na proposta de valor e conhecê-las para definir seu posicionamento. - PERFIL - - ATIVIDADES - MOBILIZADOR Neste arquétipo o deve desenvolver as habilidade de um comunicador, agitador, conhecer padrões nas pessoas e engajar elas em torno de uma causa, e assim poder identificar um posicionamento claro que chame a atenção das pessoas. - ATITUDES - Sair da inércia. Saber conversar com as pessoas. Fazer teste fumaça. Conhecer tamanho da oportunidade. Definir posicionamento. ENGAJAR PESSOAS DO MESMO PERFIL EM TORNO DE UMA PROPOSTA DE VALOR - INDICADORES - Características em comum >3. Nº de pessoas engajadas >= 10 ou 30% do mercado alvo. Distanciar-se e enxergar padrões. Saber o seu lugar.

14 3 ENTREGAR Prove que você gera valor Neste estágio os es estão focados em entregar minimamente valor ao público-alvo, buscando resolver o problema da forma mais simples possível e verificar se as pessoas estão dispostas a pagar para resolvê-lo. - PERFIL - - ATIVIDADES - FAZEDOR O arquétipo do fazedor traz as capacidades do de ter foco e resiliência para realizar entregas, mas ao mesmo tempo ter muita abertura para as mudanças que irão ocorrer durante a fase de testes do produto. Criar MVP. Buscar primeiro cliente. CONQUISTAR O PRIMEIRO CLIENTE PAGANTE - INDICADORES - Receita > 0. - ATITUDES - Fazer rápido. Focar no aprendizado. Saber vender o sonho de cada cliente.

15 4 VENDER Prove que você encontrou um mercado Neste estágio os es estão em fase de comprovar se há um potencial negócio em suas mãos, e deverão validar um mercado suficientemente grande que sustente a demanda necessária para fechar a conta do produto ou solução. - PERFIL - - ATIVIDADES - VENDEDOR No arquétipo do vendedor o deve ter alta capacidade de relacionamento, disciplina e persuasão, pois nesta fase do negócio inovador o esforço será em saber comunicar e encaixar a proposta de valor aos interesses do cliente. - ATITUDES - Dedicar-se ao negócio. Criar rotina comercial. Preparar para vender. Desenhar funil de vendas. Descobrir canais. ENCONTRAR PADRÃO DE VENDA - INDICADORES - Mesmo modelo de receita para 80% dos clientes (volume de receita). Margem de contribuição > 0. Receita > $ 10K / mês. Respirar vendas. Testar relacionamento com parceiros.

16 5 CRESCER Prove que você consegue escalar Neste estágio o negócio está em fase de crescimento pois já possui um bom faturamento e encontrou um padrão de venda, mas deve comprovar que há caminhos claros de escalar suas vendas e atingir resultados muito maiores. - PERFIL - - ATIVIDADES - ESTRATEGISTA Neste arquétipo o deve buscar sua capacidade de visão, de análise e de liderança para cumprir a execução do plano. Deve-se ampliar a sua percepção sobre a empresa e não se envolver mais tanto na operação. - ATITUDES - Ser visionário. Definir as relações certas. Olhar a operação de fora. Liderar e conhecer sua equipe. Desenhar visão de crescimento. Montar máquina de vendas. Testar canais. Fidelizar clientes. OBTER CANAIS SÓLIDOS QUE TRAGAM NOVOS CLIENTES LUCRATIVOS - INDICADORES - LTV = 2 x CAC $ 75k / mês Não aceitar perder cliente.

17 6 ESTRUTURAR Transforme a sociedade Neste estágio o negócio já pode ser considerado uma empresa pois já possui um ciclo definido de vendas num mercado já consolidado e por isso deve-se atentar em solidificar os seus processos e sustentar sua estrutura. - PERFIL - - ATIVIDADES - GESTOR Neste arquétipo o passa a ter muitas responsabilidades e o seu foco se vira muito mais para a gestão dos processos e das pessoas para garantir o resultado, por isso a liderança se faz mais necessária do que nunca. Padronizar processos. Organizar o time. Definir governança. INOVAR NOVAMENTE - ATITUDES - Resolver problemas Facilitar processos Ser exemplo

18 COMO AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS? - PASSO PASSO PASSO 3 - EM QUAL ESTÁGIO O NEGÓCIO SE ENCONTRA? COM QUAL QUALIDADE OS ESTÁGIOS ANTERIORES FORAM EXECUTADOS? QUAL É O PRÓXIMO PASSO A SER DADO? Dica: foque nos marcos, eles dirão o que já foi conquistado pelo. Verifique se o já possui hipóteses claras a serem testadas do seu modelo de negócio ou se ainda está procurando uma oportunidade, se está em fase de validação e engajamento de pessoas, se já está desenvolvendo a solução, se já obteve sua primeira receita, etc. Dica: foque nas atividades, e veja o que pode ainda ser aprofundado pelo para ter uma boa execução. Verifique se houve uma boa exploração de oportunidade, validação de hipóteses que geraram aprendizados consistentes, testes de engajamento de pessoas em torno da proposta de valor, desenvolvimento ágil da solução que entregue valor, etc. Dica: foque nas atividades que precisam ser revistas dos estágios anteriores, elas serão fundamentais para que o não fique estacionado no atual estágio. Se o processo já foi feito de maneira consistente, foque nas atividades do estágio atual e trace uma estratégia para atingir o marco e passar para o próximo estágio.

19 INTELIGÊNCIA EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

WORKCRED WORKSHOP DE CANVAS

WORKCRED WORKSHOP DE CANVAS WORKCRED WORKSHOP DE CANVAS EMPREENDER É... EMPREENDER É... RESOLVER PROBLEMAS REAIS POR MEIO DE SOLUÇÕES DE MERCADO IDEIA IDEIA PRODUTO IDEIA MERCADO PRODUTO MERCADO MERCADO IDEIA IDEIA MERCADO PRODUTO

Leia mais

Aula 4. Business Design. Curso compacto. 23, 28, 30 de Abril e 05 de Maio de 2015 Turma 3

Aula 4. Business Design. Curso compacto. 23, 28, 30 de Abril e 05 de Maio de 2015 Turma 3 Aula 4 Business Design Curso compacto 23, 28, 30 de Abril e 05 de Maio de 2015 Turma 3 Agenda aula 01 02 03 04 GEAR GEAR GEAR GEAR Business Design - Escola Design Thinking - 04, 06, 11 e 13 de NOVEMBRO

Leia mais

6 APRENDIZADOS PARA POR CAROLINA DE ANDRADE, GESTORA DO SOCIAL GOOD BRASIL

6 APRENDIZADOS PARA POR CAROLINA DE ANDRADE, GESTORA DO SOCIAL GOOD BRASIL 6 APRENDIZADOS PARA s a t u x n e s i a i c o s s p u t r a POR CAROLINA DE ANDRADE, t s GESTORA DO SOCIAL GOOD BRASIL Florianópolis já é uma cidade que desponta no Brasil como uma das principais capitais

Leia mais

WORKCRED WORKSHOP DE CANVAS

WORKCRED WORKSHOP DE CANVAS WORKCRED WORKSHOP DE CANVAS AGENDA DE HOJE 1 INTRODUÇÃO AO LEAN STARTUP 2 CAMINHO DO EMPREENDEDOR 3 MAPA DO MODELO DE NEGÓCIO (CANVAS) INTRODUÇÃO AO LEAN STARTUP EMPREENDER É... EMPREENDER É... RESOLVER

Leia mais

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Introdução Diante de um mercado extremamente competitivo e de difícil inserção, o maior desafio dos jovens em processo de graduação é adquirir experiência

Leia mais

Conceito de MVP. Métricas para a validação da ideia

Conceito de MVP. Métricas para a validação da ideia Conceito de MVP Não é incomum empresas gastarem tempo e dinheiro na criação e lançamento de novos produtos, apostando que estes irão lhe render bons lucros de forma rápida. Na prática, entretanto, não

Leia mais

E você vai descobrir aqui comigo:

E você vai descobrir aqui comigo: Seja bem-vindo! E você vai descobrir aqui comigo: Os 03 pilares essenciais para sua empresa crescer; Competências fundamentais do empreendedor; Maestria Empresarial aplicada ao seu negócio; Ferramentas

Leia mais

Lean LaunchPad Brasil. Acelere negócios e carreiras.

Lean LaunchPad Brasil. Acelere negócios e carreiras. Lean LaunchPad Brasil Acelere negócios e carreiras. CONHEÇA NOSSO PROGRAMA Uma metodologia criada pela Universidade de Berkeley para empreendedores. Um programa internacional que já mudou a trajetória

Leia mais

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios CANVAS Criando novos Modelos de Negócios Criar Valor Distribuir Capturar O que é um modelo de negócio Modelo de negócio Business Model Generation Canvas Um modelo de negócio descreve a lógica de como

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

Inovação em Modelos de Negócio - Como criar empresas de alto impacto

Inovação em Modelos de Negócio - Como criar empresas de alto impacto Inovação em Modelos de Negócio - Como criar empresas de alto impacto objetivos Apresentar os conceitos de Lean Startup, Business Model Generation, Customer Development e Oceano Azul. Demonstrar as diversas

Leia mais

BM Canvas. Prof Dr. Carlos Oberdan Rolim. Empreendedorismo em Informática

BM Canvas. Prof Dr. Carlos Oberdan Rolim. Empreendedorismo em Informática BM Canvas Prof Dr. Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática *** Créditos: Encontrado na Internet - Quem for o autor favor informar para os devidos créditos Modelo de Negócio e PN SWOT Benchmarking

Leia mais

O que é o Curso TOP GESTÃO & EMPREENDEDORISMO?

O que é o Curso TOP GESTÃO & EMPREENDEDORISMO? O que é o Curso TOP GESTÃO & EMPREENDEDORISMO? Curso Prático, Intensivo e Vivencial com a Meta de formar Empreendedores e Gestores das Pequenas, Médias Empresas e Startups. Muitos são os profissionais

Leia mais

Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras

Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras para o setor do turismo. Fase 1: Ideação Criação de novas

Leia mais

Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa

Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa Todo empresário sonha em ter uma área de vendas em sua empresa que seja fenomenal, que alcance os resultados e que supere suas metas. O problema

Leia mais

Sou o Ale Porto, engenheiro, jornalista, marketeiro, corinthiano, DJ, marido da Cris e pai do Felipe. Fiz carreira passando por algumas rádios e TVs,

Sou o Ale Porto, engenheiro, jornalista, marketeiro, corinthiano, DJ, marido da Cris e pai do Felipe. Fiz carreira passando por algumas rádios e TVs, Sou o Ale Porto, engenheiro, jornalista, marketeiro, corinthiano, DJ, marido da Cris e pai do Felipe. Fiz carreira passando por algumas rádios e TVs, empresas de tecnologia, agências digitais e hoje sou

Leia mais

Salão de Beleza. Quem tem seu próprio negócio tem muitas ideias na cabeça. Beleza de negócio.

Salão de Beleza. Quem tem seu próprio negócio tem muitas ideias na cabeça. Beleza de negócio. Salão de Beleza Quem tem seu próprio negócio tem muitas ideias na cabeça. Beleza de negócio. Vai empreender? Vai ampliar? Vai inovar? Como vai? Somos o Sebrae. Especialistas em pequenos negócios. O Brasil

Leia mais

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Módulo 1 Liderança e Gestão de Lojas de Varejo Tema 3 - Liderança Liderança Liderança: Como liderar uma equipe de vendas? Quais as habilidades

Leia mais

O q u e é o P A C E I?

O q u e é o P A C E I? O q u e é o P A C E I? P r o g r a m a d e A v a l i a ç ã o e C a p a c i t a ç ã o d e E m p r e s a s I n c u b a d a s C o n d u z i d o e b a s e a d o p e l a m e t o d o l o g i a T R E M 2 3 4

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Evento Empreendedorismo Inovador. Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo.

Evento Empreendedorismo Inovador. Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. Evento Empreendedorismo Inovador Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. 4. Apresentação de casos de sucessos ferramentas facilitadoras para desafios. Eleito o Melhor Vídeo Motivacional 2015.wmv 4.1Videos

Leia mais

Conversa Inicial. Comportamento Empreendedor. Aula 4. Contextualizando. Como fazer para criar um negócio complexo de forma simples e prática?

Conversa Inicial. Comportamento Empreendedor. Aula 4. Contextualizando. Como fazer para criar um negócio complexo de forma simples e prática? Comportamento Empreendedor Aula 4 Conversa Inicial Como fazer para criar um negócio complexo de forma simples e prática? Prof. Elton Ivan Schneider Prof. Henrique José Castelo Branco Contextualizando Uma

Leia mais

como ter sucesso com o lean st art up

como ter sucesso com o lean st art up como ter sucesso com o lean st art up lean UX Startup são empresas jovens, inovadoras e geralmente com muitas dúvidas e possibilidades. Como a Catarinas trabalha muito com startups, sempre tentamos trazer

Leia mais

Graciela Barbieri. Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital.

Graciela Barbieri. Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital. Graciela Barbieri Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital. Em 2016 o Conquista Digital foi eleito por juri popular no Afiliados Brasil,

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

WWW. GARDENDIGITAL.COM.BR FACEBOOK/TWITTER

WWW. GARDENDIGITAL.COM.BR FACEBOOK/TWITTER EFFECTUATION MÃO NA MASSA WWW. GARDENDIGITAL.COM.BR FACEBOOK/TWITTER GARDENDIGITAL/@THINKGARDEN Olá Sim, para empreender é necessário arregaçar as mangas e trabalhar para valer. Para te ajudar nessa jornada,

Leia mais

Workshop Engenharia de Vendas

Workshop Engenharia de Vendas Workshop Engenharia de Vendas As características de uma venda complexa Um case de Sucesso Henrique de Oliveira Santos Agenda Case de Sucesso Trabalhando a oportunidade Relacionamento com o Cliente Atendendo

Leia mais

EMPREENDA NA ENFERMAGEM

EMPREENDA NA ENFERMAGEM EMPREENDA NA ENFERMAGEM Os 3 pilares para você se tornar um Enfermeiro Empreendedor B YMarcelino A D O R Enfermagem A MONTM INY Jeferson Empreendedora QUEM SOU EU? Oii, tudo bem? Vou começar me apresentando!

Leia mais

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO EMPREENDER PARA TRANSFORMAR INOVAR PARA COMPETIR Apresentação Nome: JOSÉ CARLOS CAVALCANTE Formação: Administrador de Empresas e Contador Pós-Graduação: Administração Financeira e Controladoria Cursos

Leia mais

MÓDULO 02 TIME E PERSONALIDADE EMPREENDEDORA

MÓDULO 02 TIME E PERSONALIDADE EMPREENDEDORA MÓDULO 01 PRINCÍPIOS LEAN CANVAS MÓDULO 02 TIME E PERSONALIDADE EMPREENDEDORA MÓDULO 03 MÍNIMO PRODUTO VIÁVEL MÓDULO 04 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO MÓDULO 05 CANAIS DE COMUNICAÇÃO MÓDULO 06 MONETIZAÇÃO E PREÇO

Leia mais

Empreendedorismo e Inovação em Modelos de Negócio. 10 de Janeiro de 2013

Empreendedorismo e Inovação em Modelos de Negócio. 10 de Janeiro de 2013 Empreendedorismo e Inovação em Modelos de Negócio 10 de Janeiro de 2013 Empreendedorismo Empreendedorismo Digital... Conceito de Start-up 3 Start-up Empresa ou time Colocar em funcionamento Uma ideia diferente

Leia mais

PROFISSÃO ADVOGADO CAPTAÇÃO ÉTICA E GESTÃO COMERCIAL. Templates de apoio / Evento

PROFISSÃO ADVOGADO CAPTAÇÃO ÉTICA E GESTÃO COMERCIAL. Templates de apoio / Evento PROFISSÃO ADVOGADO CAPTAÇÃO ÉTICA E GESTÃO COMERCIAL Templates de apoio / Evento GABRIELA FORNELLS Profissional de Marketing e Comunicação, Consultora e Professora. Formada pela UFPR em Administração de

Leia mais

O PROJETO ESCOLAS EMPREENDEDORAS TIME ENACTUS UFC

O PROJETO ESCOLAS EMPREENDEDORAS TIME ENACTUS UFC O PROJETO ESCOLAS EMPREENDEDORAS TIME ENACTUS UFC 1 Este case foi construído a partir de um relato de experiência publicado no II SNESEB, disponível em www.enactus.org.br/ourprogram/campeonatos-nacionais/simposio-enactus-brasil/simposio-nacional-enactus-brasil/trabalhos/relatos-de-experiencia/

Leia mais

Manual do Aluno Engenharia Insper i

Manual do Aluno Engenharia Insper i Manual do Aluno Engenharia Insper i Capítulo 1 A visão do Insper para a Engenharia A missão dos cursos de engenharia do Insper é: Desenvolver jovens engenheiros que estarão preparados para reconhecer as

Leia mais

Fonte: Foster Fonte: Innoscience Fonte: Mckinsey Fonte: HBR A inovação é exclusividade de startups? Fonte: Anthony O que é uma Startup? Startup é uma instituição humana desenhada para desenvolver um produto

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

TRANSFORMA A TUA IDEIA NUM SUCESSO EMPRESARIAL 4 OUTUBRO A 29 DE NOVEMBRO.

TRANSFORMA A TUA IDEIA NUM SUCESSO EMPRESARIAL 4 OUTUBRO A 29 DE NOVEMBRO. TRANSFORMA A TUA IDEIA NUM SUCESSO EMPRESARIAL 4 OUTUBRO A 29 DE NOVEMBRO www.ulisboa.pt Para todos os que querem descobrir como transformar uma ideia na área da saúde e bem-estar numa empresa real e precisam

Leia mais

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora?

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Se a resposta for sim, tenho certeza de que você já passou, ou pode até estar

Leia mais

Business Model Canvas! Thiago Oliveira de Paiva!! Blog:

Business Model Canvas! Thiago Oliveira de Paiva!! Blog: Business Model Canvas! Thiago Oliveira de Paiva!! Twitter: @ThiagoPaiva!! O Que é Modelo de Negócios?! Não existe um consenso de uma definição de Modelo de Negócios, porém é comum utilizar a seguinte definição:!

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

Treinamento Comercial

Treinamento Comercial Treinamento Comercial MÓDULO Ministrante: Paulo Melo MENU 1. O projeto Multiply Coaching. 2. Público-alvo. 3. Como prospectar? 4. Uma forma de falar sobre coaching. 5. Investimento. 6. Ganhos possíveis.

Leia mais

Poliana Godinho emotion Studios LEAN MARKET VALIDATION. Evitando que seu produto morra antes mesmo de

Poliana Godinho emotion Studios LEAN MARKET VALIDATION. Evitando que seu produto morra antes mesmo de Poliana Godinho emotion Studios LEAN MARKET VALIDATION Evitando que seu produto morra antes mesmo de nascer! @polianagpires #IMERSÃOCOMEMPATIA @polianagpires ANTES DE MAIS NADA, PRAZER! DIRETORA DE PRODUTOS

Leia mais

EDITAL START PB 2018/01 Programa de Pré-aceleração para Startups

EDITAL START PB 2018/01 Programa de Pré-aceleração para Startups EDITAL START PB 2018/01 Programa de Pré-aceleração para Startups JOÃO PESSOA E CAMPINA GRANDE 1. SOBRE O PROGRAMA O Programa trabalha a pré-aceleração das startups e a capacitação dos empreendedores para

Leia mais

Seja um PO empoderado!

Seja um PO empoderado! Seja um PO empoderado! Mostre o valor do seu produto usando métricas! Camilla Fant www.pulsoagil.com 1 Agenda 01 Camilla Fant 05 A persona, o épico e a ideia 02 O papel do PO 06 As metas 03 O produto 07

Leia mais

Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais

Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais Se você busca aumentar suas vendas de forma eficiente, criar um processo comercial irá ajudá-lo a conseguir isso 2 Se existe um item pelo

Leia mais

ATENDIMENTO: 100 VISITAS: 50

ATENDIMENTO: 100 VISITAS: 50 O Funil de Vendas pode ser utilizado pelas imobiliárias para o acompanhamento do cliente, a partir do momento em que ele entra em contato, até quando realiza o negócio. ATENDIMENTO: 100 50% VISITAS: 50

Leia mais

Design Thinking para Empreendedores Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Design Thinking para Empreendedores Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MODELO DE NEGÓCIOS PESSOAL. Seja o designer do seu sucesso profissional

MODELO DE NEGÓCIOS PESSOAL. Seja o designer do seu sucesso profissional . MODELO DE NEGÓCIOS PESSOAL Seja o designer do seu sucesso profissional MODELO DE NEGÓCIOS PESSOAL Quando pensamos na definição do que é uma atividade profissional, as ideias que normalmente surgem são

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO APLICANDO O EMPREENDEDORISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Discutir os impactos sociais e econômicos do empreendedorismo Conhecer as características

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 IMPACTA RN

REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 IMPACTA RN REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 Regulamento IMPACTA RN O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte SEBRAE/RN torna pública a abertura

Leia mais

SEMANA DESAFIO ARQUITETO MAIS

SEMANA DESAFIO ARQUITETO MAIS SEMANA DESAFIO ARQUITETO MAIS QUAL É O SEU MAIOR DESAFIO? QUAL É O SEU DESAFIO? Qual é o seu Maior Desafio? Mapeamos os maiores desafios que impedem os Profissionais de Arquitetura e Design de Interiores

Leia mais

Oportunidades Negócios Digitais 4 passos para ir da ideia à execução PEDRO QUINTANILHA

Oportunidades Negócios Digitais 4 passos para ir da ideia à execução PEDRO QUINTANILHA Oportunidades Negócios Digitais 4 passos para ir da ideia à execução PEDRO QUINTANILHA Pedro Quintanilha Empresário e Especialista em Marketing e Negócios Digitais - Formado Em Administração Com Ênfase

Leia mais

APRENDIZADO DO VIDEO 2

APRENDIZADO DO VIDEO 2 APRENDIZADO DO VIDEO 2 Aprendizados do video 2 O que é preciso para vender Coaching Executivo e de Negócios para empresas? Três dicas de ouro para conquistar clientes de Coaching Executivo e de Negócios

Leia mais

PROGRAMA DE MENTORIA DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE EMPREENDEDORISMO NUVEM

PROGRAMA DE MENTORIA DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE EMPREENDEDORISMO NUVEM PROGRAMA DE MENTORIA DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE EMPREENDEDORISMO NUVEM APRESENTAÇÃO É notória a importância da iniciativa empreendedora para o desenvolvimento social e econômico. Vetores de mudança como

Leia mais

Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso?

Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso? Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso? Do escritório de Natanael Oliveira São Caetano do Sul São Paulo Julho

Leia mais

MODELANDO NEGÓCIOS COM BUSINESS MODEL CANVAS

MODELANDO NEGÓCIOS COM BUSINESS MODEL CANVAS MODELANDO NEGÓCIOS COM BUSINESS MODEL CANVAS Entenda como modelar visualmente o seu negócio de forma simples através da metodologia mais utilizada do mercado. CONTÉM EXEMPLOS PRÁTICOS O que é um Modelo

Leia mais

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Empreendedorismo no Mercado de Seguros Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Novos Desafios do Corretor O conceito de venda mudou! - Empoderamento do Cliente - Maior Concorrência - Mercado em Mudança

Leia mais

Sejam Bem Vindas. Exclusivo para DIQs. Elaborado pela Diretora Nacional Evelise Paiva

Sejam Bem Vindas. Exclusivo para DIQs. Elaborado pela Diretora Nacional Evelise Paiva Sejam Bem Vindas Exclusivo para DIQs Elaborado pela Diretora Nacional Evelise Paiva Requisitos para Qualificação: Você tem de 1 a 4 meses para juntamente com suas consultoras cumprir esses requisitos:

Leia mais

Empreenda nos Finais de Semana. O que é Empreender? O que é Empreender? Prof. Dr. José Dornelas

Empreenda nos Finais de Semana. O que é Empreender? O que é Empreender? Prof. Dr. José Dornelas Empreenda nos Finais de Semana Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br O que é Empreender? [...] a identificação de novas oportunidades de negócios, independentemente dos recursos que se apresentam

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Aula 5 LEAN CANVAS (Detalhamento)

EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Aula 5 LEAN CANVAS (Detalhamento) EMPREENDEDORISMO Aula 5 LEAN CANVAS (Detalhamento) Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br 31/08 - INÍCIO PROGRAMA HUB BÔNUS Atividade Bônus Palestra sobre Empreendedorismo 0,1 Nexus Summit

Leia mais

Modelos de Negócio Inovadores

Modelos de Negócio Inovadores Modelos de Negócio Inovadores Billy Nascimento Fonte: Adaptação de Steve Blank, Jon Feiber e Jon Burke http://i245.stanford.edu/ O que é um empreendimento? O que é um empreendimento? Empreendimento (do

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

Business Model Canvas Prof. Carlos Oberdan Rolim

Business Model Canvas Prof. Carlos Oberdan Rolim Business Model Canvas Prof. Carlos Oberdan Rolim *** Créditos: Encontrado na Internet - Quem for o autor favor informar para os devidos créditos Modelo de Negócio e PN SWOT Benchmarking Modelo de Negócio

Leia mais

Artigo escrito em parceria com os professores Cyril Bouquet e Jim Pulcrano, do IMD.

Artigo escrito em parceria com os professores Cyril Bouquet e Jim Pulcrano, do IMD. Por Bettina Büchel Artigo escrito em parceria com os professores Cyril Bouquet e Jim Pulcrano, do IMD. Esteja você buscando entregar novas ofertas aos clientes ou aumentar a eficiência operacional dentro

Leia mais

Esta tela foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas passaram a pensar em novos negócios ou novos produtos.

Esta tela foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas passaram a pensar em novos negócios ou novos produtos. Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos autores o mencionavam sem explicitar do que exatamente falavam. E foi exatamente pensando nisso que o consultor

Leia mais

GUIA DO RH: COMO DESENVOLVER E GERENCIAR BEM A LIDERANÇA NA SUA EMPRESA!

GUIA DO RH: COMO DESENVOLVER E GERENCIAR BEM A LIDERANÇA NA SUA EMPRESA! GUIA DO RH: COMO DESENVOLVER E GERENCIAR BEM A LIDERANÇA NA SUA EMPRESA! SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 LIDERANÇA E RECURSOS HUMANOS: QUAL A RELAÇÃO?...5 COMO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES?...9

Leia mais

O contador será extinto em 2025! Índice

O contador será extinto em 2025! Índice Índice Quem é Fernanda Rocha?...3 Para quem é esse ebook?...4 Introdução 5 A profecia de Ernest & Young...6 Como é a realidade da maioria dos escritórios de contabilidade?... Voce conhece a profissão consultor

Leia mais

MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES E DISRUPTIVOS

MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES E DISRUPTIVOS MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES E DISRUPTIVOS Objetivos O que faz uma empresa se manter no topo e por que algumas organizações, então líderes em seus segmentos, não sobrevivem ao mercado atual? É a presença

Leia mais

Ciclo de desenvolvimento e fontes de financiamento de startups. Andre Ghignatti

Ciclo de desenvolvimento e fontes de financiamento de startups. Andre Ghignatti Ciclo de desenvolvimento e fontes de financiamento de startups Andre Ghignatti andre@wow.ac AGENDA O Ciclo de desenvolvimento de uma startup Quais as necessidades financeiras? A importância de finanças

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

Tourism Ideation Week - Madeira -

Tourism Ideation Week - Madeira - Bom Dia www.fabricadestartups.com 2 D4: Manhã 09:00-09:30 Resumo da Sessão Anterior 09:30-10:00 Resultados do Trabalho de Campo (3 minutos cada equipa) 10:00-11:00 Perguntas e Sugestões 11:00-11:15 Intervalo

Leia mais

Vantagens de contratar um serviço terceirizado de consultoria em usabilidade

Vantagens de contratar um serviço terceirizado de consultoria em usabilidade Vantagens de contratar um serviço terceirizado de consultoria em usabilidade APRESENTAÇÃO Olá, sou consultora de usabilidade na Catarinas Design e neste ebook vou apresentar as principais vantagens de

Leia mais

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Que tal começar a fazer diferente já no começo do ano? Muitos empresários deixam para criar as metas de suas empresas em cima da hora

Leia mais

Design Centrado no Ser Humano (HCD) A COMUNIDADE NO CENTRO DO PROJETO

Design Centrado no Ser Humano (HCD) A COMUNIDADE NO CENTRO DO PROJETO Design Centrado no Ser Humano (HCD) A COMUNIDADE NO CENTRO DO PROJETO Sumário Design Centrado no seu Humano (HCD) aplicado a projetos Enactus... 1 O que é?...2 Ouvir...2 Avaliar o conhecimento pré-existente...2

Leia mais

# COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE

# COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE 1 Sumário [ 03 ] [ 04 ] [ 06 ] [ 08 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ] INTRODUÇÃO O OBJETIVO O PÚBLICO ALVO MENSAGEM DISTRIBUIÇÃO RESULTADOS CONCLUSÃO COLOR PLUS BRINDES 2

Leia mais

1. Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, através do endereço:

1. Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, através do endereço: NOTA PRÉVIA 1. Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, através do endereço: www.empreendejovem.pt 2. O trabalho deve ser anexado incluindo os seguintes documentos, apresentados na seguinte lista:

Leia mais

2º Módulo GESTÃO DE PROJETO

2º Módulo GESTÃO DE PROJETO 2º Módulo GESTÃO DE PROJETO Antes de começar Este módulo baseia-se no Social Business Model Canvas* e tem como objetivo apoiar os grupos de embaixadores nas escolas a estruturar um projeto de voluntariado.

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL & INOVAÇÃO P A U L O C A R O L I

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL & INOVAÇÃO P A U L O C A R O L I TRANSFORMAÇÃO DIGITAL & INOVAÇÃO COM A LEAN INCEPTION n P A U L O C A R O L I TRANSFORMAÇÃO DIGITAL & INOVAÇÃO COM A LEAN INCEPTION AGENDA Contexto Lean StartUp & MVP Lean Inception Canvas MVP TRANSFORMAÇÃO

Leia mais

Tema: Empreendedorismo. Título: EmpreendendOQUE?

Tema: Empreendedorismo. Título: EmpreendendOQUE? Tema: Empreendedorismo Título: EmpreendendOQUE? Apresentação geral: O título escolhido visa brincar com a pronúncia da palavra e com o seu real significado. O que o aluno sabe sobre empreender? O planejamento

Leia mais

Conteúdo SOBRE A EMPREENDI NA REDE METODOLOGIA EXECUTATION LINHAS GERAIS METODOLOGIA EXECUTATION FOGUETE METODOLOGIA EXECUTATION PROPULSOR

Conteúdo SOBRE A EMPREENDI NA REDE METODOLOGIA EXECUTATION LINHAS GERAIS METODOLOGIA EXECUTATION FOGUETE METODOLOGIA EXECUTATION PROPULSOR Conteúdo I SOBRE A EMPREENDI NA REDE II METODOLOGIA EXECUTATION LINHAS GERAIS III METODOLOGIA EXECUTATION FOGUETE IV METODOLOGIA EXECUTATION PROPULSOR Conteúdo I SOBRE A EMPREENDI NA REDE II METODOLOGIA

Leia mais

4 Passos para Atrair Pacientes em Tempos de Crise ARTIGO

4 Passos para Atrair Pacientes em Tempos de Crise ARTIGO 4 Passos para Atrair Pacientes em Tempos de Crise ARTIGO Qual é a realidade do nosso paciente hoje? Os pacientes estão muito mais seletivos aos tratamentos, ou seja, estão optando em realizar apenas os

Leia mais

comgas Startups: Inovação e Negócios Digitais MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

comgas Startups: Inovação e Negócios Digitais MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen comgas Startups: Inovação e Negócios Digitais MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200

Leia mais

Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista.

Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista. Sumário 1. Acreditar 2. Aprender a motivar 3. Criar um time inovador 4. Gerir o tempo 5. Criar e manter credibilidade no relacionamento 6. Facilitar o compartilhar com a sua equipe 7. Sobre nós 1. Acreditar

Leia mais

Em seus mais de 10 anos de experiência alcançou junto aos seus clientes, resultados como:

Em seus mais de 10 anos de experiência alcançou junto aos seus clientes, resultados como: LUCIANA ROCHA Luciana Rocha é especialista em desenvolver executivos, compliance officers, empresários e empreendedores, conduzindoos para o alcance de suas metas e resultados com maior clareza e objetividade.

Leia mais

Os Clusters buscam identificar e orientar as principais dores de cada nível de maturidade, por meio de questionamentos baseados em 3 pilares:

Os Clusters buscam identificar e orientar as principais dores de cada nível de maturidade, por meio de questionamentos baseados em 3 pilares: Em 2016, iniciava-se um novo triênio do Movimento Empresa Júnior e, com ele, uma nova meta: crescer nos próximos 3 anos (2016-2018), o equivalente aos seus últimos 27 anos. Para que essa meta seja alcançada,

Leia mais

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria GUIA Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria INTRODUÇÃO A área de tecnologia das organizações vem tendo um aumento de visibilidade significativa nos últimos anos. A TI tem

Leia mais

1) Deixe tudo bem organizado e registrado

1) Deixe tudo bem organizado e registrado Gerenciamento de Projetos pode ser algo bem complicado já que, para ser um bom gerente, você precisa levar em consideração diversas variáveis na hora de planejar o projeto. Prazos, custos, riscos são alguns

Leia mais

PSI 2617 Inovação em Engenharia. Como apresentar uma inovação?

PSI 2617 Inovação em Engenharia. Como apresentar uma inovação? Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2617 Inovação em Engenharia Fernando Josepetti Fonseca CANVAS O modelo do Business Model Generation Como

Leia mais

human and business performance LEGADO

human and business performance LEGADO human and business performance LEGADO 2 0 1 9 O que nos move? Proporcionar experiências e soluções inovadoras que contribuam para o pleno potencial das pessoas e organizações Como chegamos até aqui A Wisnet

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Chegamos ao momento de construir um plano de desenvolvimento para as necessidades identificadas a partir de seu autodiagnóstico e reflexões iniciais.

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

CANVAS Aprenda a fazer o Canvas da sua empresa em poucos minutos!

CANVAS Aprenda a fazer o Canvas da sua empresa em poucos minutos! CANVAS Aprenda a fazer o Canvas da sua empresa em poucos minutos! Sumário 1. Canvas... 2. O que é o Canvas?... 3. Qual a importância do Canvas para o seu negócio?... 4. Como construir o Canvas?... 5. Segmentos

Leia mais

As transformações num mundo digital

As transformações num mundo digital As transformações num mundo digital Todos os seus sonhos podem se realizar, se você tiver a coragem de persegui-los! Walt Disney O início das transformações. A partir do meio do século XX as mudanças estão

Leia mais

4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO.

4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO. 4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO www.canvasacademy.com.br VAMOS COMEÇAR? De 0 a 10, quão comprometido você está HOJE? O resultado final deste conteúdo depende realmente de quem? ANIMADOS? O que

Leia mais

Aluir Dias Purceno Produto Minimamente Viável

Aluir Dias Purceno Produto Minimamente Viável WAKE UP CALL Aluir Dias Purceno Produto Minimamente Viável CRÉDITOS DO CASE hcp://helabs.com/blog/2013/07/18/comecando- com- um- mvp- concierge/ RAFAEL LIMA hcp://helabs.com/blog/2013/07/18/comecando-

Leia mais

apresentação profissional

apresentação profissional Como uma apresentação profissional pode aumentar suas vendas e otimizar o seu EAD Sumário Introdução A visão do aluno A importância de uma plataforma EAD personalizável A importância de conteúdos com uma

Leia mais