Guia do Exportador Normas e Procedimentos R E P Ú B L I C A P O P U L A R D A C H I N A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia do Exportador Normas e Procedimentos R E P Ú B L I C A P O P U L A R D A C H I N A"

Transcrição

1 Maio 2013

2 1 OBJECTIVO DO GUIA 2 COMPORTAMENTOS AO EXPORTAR 3 CONTEXTO GERAL a) Caracterização do mercado Chinês b) Contextualização Uma perspectiva de negócio 4 NORMAS E PROCEDIMENTOS a) Certificação primeiros passos b) Documentos Indispensáveis c) Envio do Produto d) Envio de amostras e) Desalfandegamento f) Formas de Pagamento g) Rotulagem h) Postos Aduaneiros 5 IMPOSTOS E TAXAS a) Taxas Aduaneiras b) Imposto de Valor Acrescentado c) Imposto Especial sobre o Consumo 6 SIMULADOR DE CUSTOS 7 - ENDEREÇOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS a) Instituições b) Revistas e Websites c) Eventos Your Logo

3 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 1 O b j e c t i v o d o G u i a

4 O B J E C T I V O D O G U I A O Instituto da Vinha e do Vinho, no âmbito da sua missão pretende com este Guia disponibilizar aos operadores económicos informação de apoio técnico à exportação. Neste contexto, surgem estas Fichas de Apoio à Exportação, que denominamos de Guia do Exportador Normas e Procedimentos, as quais cumprem o objectivo de sintetizar informação essencial sobre os mercados-alvo, neste caso a República Popular da China. Esta informação tem um carácter informativo não vinculativo, dado que em cada mercado existem sempre particularidades decorrentes da interpretação da lei e dos costumes, mas também pelas alterações que vão surgindo e que procuraremos actualizar a cada momento nestes Guias

5 O B J E C T I V O D O G U I A A informação abordada tem em consideração os aspectos normativos e os procedimentos de natureza legal, por forma a auxiliar e esclarecer os Agentes Económicos na sua preparação para o Mercado da Exportação, mas também, descodificar um conjunto de aspectos técnicos, auxiliando assim na relação entre os Agentes Económicos e os seus Importadores. NOTA PRÉVIA Antes de decidirem exportar para a República Popular da China, os operadores económicos devem ter em consideração quais os procedimentos nacionais para exportar, facultados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

6 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 2 C o m p o r t a m e n t o s a o E x p o r t a r

7 C O M P O R T A M E N T O S A O E X P O R T A R Antes de exportar para a República Popular da China, é necessário adquirir alguns conhecimentos essenciais dos passos a dar. Seguem-se algumas indicações práticas: 1 Assinar contrato com o importador; 2 Registar-se como exportador no AQSIQ - General Administration of Quality Supervision Inspection and Quarantine; 3 Registar o rótulo;

8 C O M P O R T A M E N T O S A O E X P O R T A R 4 Enviar o produto; 5 Transferência dos documentos alfandegários; 6 Inspecção e etiquetagem CIQ; 7 Desalfandegamento e entrega.

9 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 3 C o n t e x t o G e r a l

10 C O N T E X T O G E R A L a) Caracterização do mercado Chinês Embora a China seja conhecida pelo chá e pelo baijiu (uma bebida alcoólica típica), o vinho tem vindo a ganhar um espaço nos hábitos de consumo dos chineses. Neste momento a China já se encontra em 5º lugar no ranking mundial de consumo de vinho. Para o crescimento acelerado que se registou contribuíram diferentes factores a que não é alheio o facto de na região de Xinjiang existirem razões históricas associadas à vinicultura. O facto é que em 2005, 90% do vinho produzido era consumido localmente e hoje em dia grandes empresa vinícolas como a China Great Wall Wine Co. Ltd, Suntime ou a Changyu são grandes players no mercado chinês.

11 C O N T E X T O G E R A L Em simultâneo o mercado no seu todo, para os vinhos importados, tem vindo a crescer ao dobro do ritmo do mercado do vinho chinês. Neste contexto é de especial relevância o facto da China se ter tornado no maior mercado de exportação para os vinhos de Bordéus. Previsões apontam para que em 2015 o consumidor chinês esteja a consumir aproximadamente 2 litros de vinho por pessoa por ano. Se compararmos estes números com o consumidor médio francês ou italiano rapidamente chegamos à conclusão de que o consumo per capita continuará a ser bastante baixo. Contudo, a dimensão do mercado chinês com as suas cidades Tier 1 e Tier 2, rapidamente demonstra que a média mais baixa é largamente compensada pelo número de habitantes. Neste contexto, é claro que o mercado do vinho na China está a crescer e tem excelentes perspectivas para os principais países produtores.

12 C O N T E X T O G E R A L b) Contextualização Uma perspectiva de negócio A crescente procura por vinho na China fez deste país um dos mercados-alvo mais importantes para os produtores de vinho a nível mundial. Os consumidores chineses estão cada vez mais receptivos ao vinho ocidental num mercado onde o consumo per capita continua com uma enorme margem para progressão. A rápida ascensão do mercado do vinho na China deve-se em grande parte ao facto do vinho se estar a tornar um símbolo de um estilo de vida urbano, o que reflecte sofisticação e status social. Por outro lado, uma maior consciência pelas temáticas ligadas à saúde têm vindo a fazer com que os consumidores optem pelo vinho em detrimento da cerveja e das bebidas espirituosas.

13 C O N T E X T O G E R A L Existe também uma nova tendência associada ao vinho como um investimento, nomeadamente por parte dos milionários emergentes na China que procuram novas formas de investir. Esta é a razão pela qual já se vêm algumas instituições financeiras chinesas a lançar produtos financeiros relacionados com vinho essencialmente de Bordéus e da Borgonha. O mercado de vinho na China é muito dinâmico com um crescimento anual de 25%. O vinho francês goza de uma boa reputação, em comparação com o vinho de outras partes do mundo. Neste sentido os preços dos vinhos que competem com os vinhos franceses são geralmente muito mais baixos. Quer o vinho branco como o tinto têm cada vez maior expressão no mercado chinês, mas o consumo continua a ser dominado pelo vinho tinto. Segundo alguns estudos, estima-se que o mercado do vinho na China registe um aumento de 53% no período entre 2012 e 2015 para os vinhos tintos e de 69% para os brancos, no mesmo igual período.

14 C O N T E X T O G E R A L Tendências recentes do mercado chinês Presentemente os consumidores chineses bebem vinho em muitas ocasiões, portanto, a maioria das marcas de vinho perderam algum do glamour como produto de luxo. Por outras palavras, o vinho começa a ser visto como apenas mais uma bebida alcoólica. Os distribuidores começam a sentir problemas de diminuição da sua margem de comercialização, pelo que as marcas estão cada vez mais obrigadas a apostar no seu branding. Neste cenário, é também previsível que uma grande parte da classe média chinesa passe a consumir vinho, não apenas em ocasiões especiais mas também na sua vida diária. Por esta razão o vinho está casa vez mais disponível nos canais ontrade e off-trade.

15 C O N T E X T O G E R A L Começa a surgir também o comércio especializado no âmbito do vinho. Por estas razões, embora os vinhos franceses continuem a desfrutar de uma grande reputação e a ser adorados pelos investidores, existe uma clara oportunidade para o surgimento nas principais cidades chinesas de uma nova cultura de wine lovers com vontade de conhecer vinhos de outros países.

16 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 4 N o r m a s e P r o c e d i m e n t o s

17 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S a) Certificação primeiros passos I. Quando os agentes económicos decidem exportar para a China, o primeiro passo a dar é a seleccção do importador local para que o contrato seja assinado. A importação de vinho na China obriga a trabalhar com um importador local. II. De seguida, o importador deve deter uma Business Licence que especifique que a importação de vinhos é uma das actividades permitidas. Trata-se de um custo do importador. (ver exemplo slide seguinte) III. O próximo passo é o registo na AQSIQ (General Administration of Quality Supervision Inspection and Quarantine). A legislação chinesa obriga a que todos os exportadores e importadores de alimentos e bebidas para a China estejam registados nesta entidade, a AQSIQ.

18 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Business Licence

19 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Estes procedimentos têm estado em permanente alteração, pelo que é possível que esta informação sofra alterações em breve. Para efectuar o registo é necessário conhecer alguns dados do importador como o nome da sua empresa e os seus respectivos contactos. Só assim é possível efectuar-se o registo, logo depois de o parceiro de negócio na China ter sido selecionado. Deve ser consultada a informação disponibilizada: AQSIQ Public Notice 55. O registo online é possível em O processo demora 5 dias úteis e o registo não perde validade, embora deva ser mantido actualizado.

20 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Certificados Adicionais As autoridades (Alfândega e CIQ China Inspection and Quarantine) podem exigir certificados adicionais. Esses certificados são da responsabilidade do importador e é o mesmo que os costuma pagar e adquirir. Os exemplos estão nos slides seguintes.

21 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Personal Customs Certificate

22 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Company Customs Certificate

23 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Personal CIQ Certificate

24 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Company CIQ Certificate

25 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S b) Documentos Indispensáveis a enviar ao importador, após a saída do produto. Estes documentos são relativos à alfândega e ao transporte. São eles: Certificados oficiais, incluindo Certificado de Origem e Certificado Sanitário; Lista de ingredientes do produto ou Relatório de Análise do Produto; Documento de registo do Produto e Aprovação de Venda do mesmo; Packing List; Bill of Lading (B/L) Invoice (factura) Contrato Deve garantir-se que a informação (identificação e morada do produtor, preços, quantidades, pesos, etc.) é a mesma em todos os documentos.

26 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S c) Envio do Produto O transporte internacional é geralmente responsabilidade de um grande transportador ou de um agente local em articulação com um grande transportador ou rede de transporte; Um contentor de 20 pés TEU de Portugal para a China poderá custar entre e e transporta até 20 toneladas. O seguro, opcional, é proposto geralmente por 0,45% do valor da mercadoria declarada na factura, embora existam companhias de seguros que oferecem directamente valores mais baixos. A responsabilidade da mercadoria deverá ser definida em contrato de acordo com os INCOTERMS sendo que as formas mais correntes são o FOB e o CIF. Quando se tratar de paletes de madeira, estas devem cumprir as normas de desinfestação em vigor na China.

27 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S d) Envio de amostras Existe a possibilidade de enviar amostras ao importador antes da assinatura de qualquer contrato. Essa importação de amostras sem valor comercial está limitada a três garrafas por envio, com capacidade entre 50ml e 750ml, e tem um carácter excepcional.

28 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S e) Desalfandegamento da Mercadoria O importador deverá entregar os documentos ao agente local para o desalfandegamento. O período de tempo em que os produtos podem estar gratuitamente na Alfândega é limitado. Uma vez na posse de todos os documentos, e após a chegada do navio, o agente deverá desalfandegar os produtos. A alfândega alertará a CIQ (China Inspection and Quarantine) da chegada dos produtos.

29 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S A CIQ testará amostras de produtos de todos os contentores (ver tabela slide seguinte). Os custos são geralmente suportados pelo produtor. Ter em atenção que apesar de ser o produtor a suportar os custos das amostras, uma vez que se trata apenas da cedência de algumas garrafas e de não implicar um custo elevado, este pagamento pode estar sujeito à negociação entre o produtor e o importador.

30 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S DIMENSÃO DAS AMOSTRAS PARA TESTES Dimensão do lote exportado (caixas) Número de amostras (caixas) Número de amostras por unidade (garrafas) < >

31 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S O vinho terá de respeitar as normas GB aplicáveis: GB Wine que estipula a definição de vinho, a embalagem, o transporte e empacotamento; GB Nutrition Label Standards for Pre-Packaged Food informação nutricional. Se o teste tiver êxito, o CIQ emitirá uma Commodity Inspection Sheet (este documento é pago) e que deverá ser entregue à alfândega pelo agente. Novamente, este pagamento depende das negociações entre o produtor e o importador. É comum existirem empresas que depois de realizarem os testes aos vários produtos, forneçam os mesmos. Pode ainda acontecer que, apesar de os produtores sejam informados do processo levado a cabo por estas empresas e dos seus respectivos custos, as mesmas nunca apresentarem, por opção qualquer custo aos produtores.

32 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S No momento da entrega do Commodity Inspection Sheet a Alfândega cobrará os devidos impostos e taxas aduaneiros, IVA e todas as taxas aplicáveis. A responsabilidade deste pagamento dependerá dos INCOTERMS definidos contratualmente no início. Após receber todos os documentos da Alfândega, o importador poderá levantar o produto. Depois de garantir que todas as garrafas estão devidamente etiquetadas, o importador poderá vendê-las aos consumidores finais.

33 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Verificar ainda as seguintes normas aplicáveis em alguns casos: GB Standards for uses of food additives; GB2758 National Food Safety Standard Fermented Alcoholic Beverages. Para as referidas normas aplicáveis e embora não existam traduções oficiais das mesmas para português, é possível a sua consulta na internet em vários sites não oficiais, geralmente em inglês e espanhol.

34 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Balanço das Normas Técnicas As Normas GB são as normas nacionais chinesas. Dividem-se em: Normas obrigatórias (GB) Estabelecem limites máximos de resíduos e tolerâncias; Normas recomendadas (GB/T) Definem métodos, procedimentos, especificações e formulações; Guias técnicas de normalização nacional (GB/Z). Após cada uma destas siglas acrescenta-se o número da norma específica e o ano da sua última revisão

35 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S As normas técnicas e respectivos padrões presentes ao longo do Guia do Exportador. N.º Doc AQSIQ Public Notice 55 GB GB GB GB GB2758 GB Título do Documento INSCRIÇÃO NO AQSIQ Registration Required for Foreign Food Product Exporters ROTULAGEM General Standard for the labelling of pre-packaged foods Nutrition Label Standards for Pre-Packaged Food General Standard for the labelling of pre-packaged alcoholic beverages Wine PRODUTO - VÁRIOS National Food Safety Standard - Fermented Alcoholic Beverages Standards for uses of food additives

36 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S f) Formas de Pagamento Na República Popular da China são possíveis diversas formas de pagamento previstas no comércio internacional. Os prazos de pagamento resultam de um acordo entre importador e exportador. Formas de Pagamento mais frequentes Carta de Crédito Pagamento contra Documentos Pagamento Antecipado Swift

37 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Carta de Crédito Utilizado à escala mundial, trata-se da confirmação de um crédito documentário por um banco estrangeiro ou uma sucursal de um banco chinês. Este crédito é solicitado pelo fornecedor, como meio de pagamento, e a carta é aberta pelo comprador junto do banco. É o método mais fácil e eficaz. É possível que o comprador condicione o seu acordo para a abertura de um crédito documentário ao pagamento pelo fornecedor dos encargos pelo mesmo. Este método é geralmente irrevogável e confirmada e muito aconselhável para utilização em vendas com clientes novos ou com clientes em que não se possa avaliar o seu risco. A Carta de Crédito também poderá ser convencionada como "à vista" ou "a prazo, sendo que nesta modalidade o pagamento passa a ser efectuado pelo banco nomeado no documento e não pelo importador.

38 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S O Pagamento contra Documentos Este método apesar de ser pouco utilizado, consiste no pagamento dos produtos pelo comprador contra a transferência da documentação, autorizando-o a recebê-los do transportador. Este tipo de pagamento caiu em desuso sobretudo depois da supressão da obrigação da assinatura antecipada do contrato de câmbio para os prazos de pagamento inferiores a 360 dias.

39 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S O Pagamento Antecipado Neste tipo de pagamento, o importador executa a remessa do valor da compra ao exportador, antes do embarque da mercadoria no exterior, que pode acontecer até à véspera do embarque. Os pagamentos antecipados podem ser realizados até 180 dias antes da data estabelecida para o embarque das mercadorias ou da sua nacionalização (nos casos das mercadorias consideradas em regimes aduaneiros especiais). O importador dispõe de um prazo de 30 dias a partir da data prevista para o embarque ou da nacionalização para recuperar a importância correspondente aos pagamentos realizados, isto caso o embarque da mercadoria não se concretize. Como passo final, dentro de prazo máximo de 60 dias antes da data prevista para o embarque ou nacionalização, o importador deverá apresentar às autoridades o seu contrato de câmbio e a Declaração de Importação correspondente. Este tipo de pagamento aplica-se mais para a produção por encomenda.

40 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S SWIFT É a operação indicada para transacções com clientes localizados noutros países uma vez que o código swift de cada banco é utilizado para transferir dinheiro entre os mesmos. Isto é, o SWIFT permite que as instituições financeiras atendam de uma forma mais eficaz, segura e imediata às necessidades dos seus clientes comerciais. O facto desta forma de pagamento se basear na obtenção de códigos, permite às empresas acelerar o processo de pagamento internacional resultando numa maior rapidez de pagamentos rápidos para ou entre clientes espalhados por todo o mundo.

41 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S g) Rotulagem - normas e menções obrigatórias: Todas as bebidas alcoólicas devem ser rotuladas de acordo com o quadro legal estipulado. As normas legais mais relevantes são : GB General Standard for the labelling of pre-packaged foods; GB General Standard for the labelling of pre-packaged alcoholic beverages;

42 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S O cumprimento das normas GB é obrigatório. As autoridades requerem sempre uma versão original e uma versão em língua chinesa do rótulo. Assim, o primeiro passo é traduzir o rótulo para chinês. Aconselha-se que seja o importador a executar este procedimento uma vez que tem mais experiência. Contudo, vai depender sempre da negociação entre o produtor e o importador. A aprovação dos rótulos faz-se na Alfândega do próprio posto de entrada, onde a CIQ verificará a conformidade com as normas GB aplicáveis. Na primeira exportação é possível que a aprovação do rótulo sofra algum atraso. Assim, é aconselhável que a primeira exportação seja de uma pequena quantidade para, caso exista algum problema na aprovação do rótulo, não haver um grande prejuízo.

43 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Até 2006 os rótulos eram aprovados previamente, isto é, deveriam ser enviados rótulos e amostras antes do envio do produto, um processo moroso que podia demorar 3 a 4 meses. A aprovação do rótulo era feita centralmente pela AQSIQ, pelo que os rótulos ficavam autorizados em todos os portos de entrada. Actualmente a aprovação é feita individualmente em cada porto de entrada, pelo que é aconselhável utilizar sempre o mesmo porto para introduzir o produto na China. Aprovado um determinado rótulo, devem guardar-se todos os documentos relacionados para simplificar a resolução de eventuais problemas com o mesmo produto e o mesmo rótulo em envios posteriores.

44 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S h) Postos aduaneiros A entrada de bebidas alcoólicas no território da República Popular da China é efectuada em postos aduaneiros específicos: terrestres (ferroviários e rodoviários), aéreos e marítimos. É importante referir, que existem muitos postos em função do tipo de transporte. No slide seguinte está presente a lista dos postos aduaneiros mais utilizados no período de Janeiro a Dezembro de 2012.

45 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S Principais postos aduaneiros utilizados em 2012 POSTO ADUANEIRO SHANGHAI QINGDAO TIANJIN SHENZHEN BEIJING GUANGZHOU XIAMEN HUANGPU NINGBO NANJING LINK SITE OFICIAL

46 N O R M A S E P R O C E D I M E N T O S POSTO ADUANEIRO FUZHOU SHIJIAZHUANG HANGZHOU DALIAN GONGBEI CHONGQING CHENGDU NANNING KUNMING WUHAN LINK SITE OFICIAL

47 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 5 I m p o s t o s e Ta x a s

48 Impostos e Taxas - a partir do Valor CIF (custo, frete e seguro) I M P O S T O S E T A X A S Taxas Aduaneiras (Tad) Valor CIF * x 14% para vinho engarrafado (garrafas de menos de 2l) e vinho espumante 20% para vinho a granel Valor a pagar para libertar a mercadoria * Apesar de os preços de referência terem sido eliminados em 2002, as autoridades frequentemente procuram certificar-se que o valor CIF da fatura apresentada é correto. Assim, recomenda-se que o exportador esteja na posse de outros documentos que permitam justificar o preço, nomeadamente faturas de exportações para outros mercados. IVA x 17% Imposto Especial sobre o Consumo Custos de testes de amostras da (China Inspection and Quarantine) na chegada dos produtos. Valor D 10% para esta classe de produtos Aplicando fórmula de cálculo: [(CIF +Tad)/ (1-10%)] 10%

49 I M P O S T O S E T A X A S a) Taxas Aduaneiras O valor das taxas aduaneiras são presentemente os seguintes: vinho engarrafado (garrafas de menos de 2l) e vinho espumante: 14%; vinho a granel: 20%. b) Imposto de Valor Acrescentado A taxa do IVA é de 17% c) Imposto Especial sobre o Consumo Neste caso é de 10%.

50 I M P O S T O S E T A X A S Preços de referência Apesar de os preços de referência terem sido eliminados em 2002, as autoridades frequentemente procuram certificar-se que o valor CIF da factura apresentada é correcto. Assim, recomenda-se que o exportador esteja na posse de outros documentos que permitam justificar o preço, como podem ser facturas de exportações para outros mercados.

51 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 6 S i m u l a d o r d e C u s t o s

52 S I M U L A D O R D E C U S T O S O vinho paga taxas aduaneiras, IVA e Imposto Especial sobre o Consumo, que incidem uns sobre os outros segundo uma fórmula relativamente complexa. Uma fórmula simples de simular estes cálculos de forma aproximada consiste em aplicar uma percentagem de de 48,2% no caso do vinho engarrafado e de 56% no caso do vinho a granel.

53 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 7 E n d e r e ç o s e I n f o r m a ç õ e s Ú t e i s a ) I n s t i t u i ç õ e s

54 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S - I N S T I T U I Ç Õ E S China Inspection and Quarantine Services CIQ C11 Jianxiang Villa, No.A 1 Huayanbeili, Chaoyang District, Beijing Fax: english@ciq.org.cn; Site: Delegação AICEP na República Popular da China 16th floor,crystal Century Tower, Nº 567 Wei Hai Road Shanghai Tel. (geral): ; extensões: 501 e Tel. (linha directa): Fax: Director: Filipe Costa aicep.shanghai@portugalglobal.pt; Site: Delegação da UE na República Popular da China 15 Dongzhimenwai Daijie, Chaoyang District, Beijing Tel: (8610) Fax: (8610) Site: delegation-china@eeas.europa.eu

55 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S - I N S T I T U I Ç Õ E S Embaixada de Portugal na República Popular da China 8, Dong Wu Jie, San Li Tun, Chaoyang District, Beijing Tel: Fax: Responsável: Rui Gomes mail@pequim.dgaccp.pt; Site: General Administration of Quality Supervision, Inspection and Quarantine of R.P.C (AQSIQ) No. 9, Madian East Road, Haidian District, Beijing webmaster@aqsiq.gov.cn; Site:

56 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 7 E n d e r e ç o s e I n f o r m a ç õ e s Ú t e i s b ) R e v i s t a s e W e b s i t e s

57 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S R E V I S T A S REVISTAS Food and Wine Tel: Fax: best50@foodandwine.com; Site: New Food Tel: Fax: info@newfood.com.cn; Site: Taste Spirit service@tastespirit.com; Site: Wine in China Magazine Tel : Fax : work@wineinchina.com.cn letter@wineinchina.com.cn; Site:

58 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S W E B S I T E S WEBSITES 9 Wine Tour (vinho e turismo) Fax: service@9winetour.com 9winetour@163.com; Site: China Wine News Tel: Fax: xufy@ytdaily.com; Site: China Wines Information Website Tel: / / Fax: info@wines-info.com - Edit affair: editor@wines-info.com(chinese Version) international@wines-info.com (English Version) International Affairs department: international@wines-info.com; Site:

59 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S W E B S I T E S CNTJMH Tel: / Fax: cntjmh@163.com; Site: HESHA info@hesha.com; Site: Wine China Online Tel Business Department: Editorial Office: Fax: jimy@winechina.com; Site: Wine China.cn Tel: / / Fax: hjsh@winechina.cn; Site:

60 Guia do Exportador - CAPÍTULOS R E P Ú B L I C A P O P U L A R DA C H I N A 7 E n d e r e ç o s e I n f o r m a ç õ e s Ú t e i s c ) E v e n t o s

61 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S - E V E N T O S 2013 China International Food Industry Trade Fair BEIJING - China International Exhibition Center (CIEC) 6 a 8 de Dezembro de cisile@126.com; Site: Best Wine China th China (Shanghai) International High-end Vintage Wine Expo 2013 SHANGHAI - Shanghai Everbright Convention & Exhibition Center (SECEC) 17 a 19 de Maio de songxq123@hotmail.com; Site: Best Wine China th China (Beijing) International High-end Vintage Wine Expo BEIJING - China International Exhibition Center (CIEC) 25 a 27 de Novembro de songxq123@hotmail.com; Site:

62 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S - E V E N T O S CFDF The 88th China (Chengdu) Food and Drinks Fair CHENGDU - Century City New International Convention & Exhibition Center (CCNICEC) 28 a 31 de Maio de info@qgtjh.com; Site: China Wine & Spirits Awards support@cwsa.com; Site: FHC The 4th Wine & Spirits China 2013 SHANGHAI - Shanghai New International Expo Centre (SNIEC) 13 a 15 de Novembro de fhc@chinaallworld.com; Site:

63 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S - E V E N T O S FHC China th Int'l Exhibition for Food, Drink, Hospitality, Foodservice Bakery & Retail Industries SHANGHAI - Shanghai New International Expo Centre (SNIEC) 13 a 15 de Novembro de fhc@chinaallworld.com; Site: Hong Kong International Wine & Spirits Fair HONG KONG - Hong Kong Convention & Exhibition Centre (HKCEC) 7 a 9 de Novembro de exhibitions@hktdc.org; Site: International-Wine-and-Spirits-Fair.html Hong Kong Wedding Banquet & World Wine Expo 2013 HONG KONG - Hong Kong Convention & Exhibition Centre (HKCEC) 15 a 17 de Março de info@expo.com.hk; Site:

64 E N D E R E Ç O S E I N F O R M A Ç Õ E S Ú T E I S - E V E N T O S International Beverage Exposition and Competition 2013 IBEC SHENZHEN - Shenzhen Convention & Exhibition Center (SZCEC) 29 a 31 de Agosto de info@ib-ec.com; Site: INTERWINE CHINA - China (Guangzhou) International Wine & Spirits Exhibition GUANGZHOU - China Import and Export Fair Pazhou Complex, Guangzhou 30 de Maio a 1 de Junho de interfair@faircanton.com / elviazhenginterwine@gmail.com; Site: Shanghai Wine Fair The 10th Shanghai International Wine & Spirits Exhibition 2013 SHANGHAI - Shanghai New International Expo Centre (SNIEC) 1 a 3 de Abril de info@winefair.com.cn;

Produtos e Sistemas Comercializados

Produtos e Sistemas Comercializados Aquapc Quality Computers Apresentação da Empresa, produtos e serviços, guia sobre formas de compra local e envio de encomendas para Cidadãos e Empresas Angolanas O Projecto Aquapc A Aquapc Quality Computers,

Leia mais

Condições Gerais de Venda

Condições Gerais de Venda Condições Gerais de Venda Em todas as situações omissas no presente documento assumem-se as Condições Gerais de Venda da CEPAC, a serem disponibilizadas pela Prado - Cartolinas da Lousã, S.A. sempre que

Leia mais

TABELA 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO COMPLETO DE DESALFANDEGAMENTO 1) PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS.

TABELA 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO COMPLETO DE DESALFANDEGAMENTO 1) PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. TABELA 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO COMPLETO DE DESALFANDEGAMENTO 1) PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS a) LICENCIAMENTO Para que uma mercadoria seja legalizada o primeiro passo a tomar deverá

Leia mais

Exportação de mercadorias do país de origem para países terceiros e/ou importação pelo país de mercadorias com origem em países terceiros.

Exportação de mercadorias do país de origem para países terceiros e/ou importação pelo país de mercadorias com origem em países terceiros. ÁREA TEMÁTICA DESIGNAÇÃO CONTEÚDO COMÉRCIO ESPECIAL Sistema de comércio que inclui nas entradas, as chegadas, as importações em regime normal e as mercadorias importadas para aperfeiçoamento activo e após

Leia mais

Importação: Regras básicas

Importação: Regras básicas Importação: Regras básicas Pagamentos de importação de mercadorias em Angola 1 Procure o Ministério do Comércio (MINCO) para proceder ao registo de Exportador e Importador (REI). 3 Negocie com seu Exportador/Fornecedor:

Leia mais

Escola Secundária de Paços de Ferreira 12º Ano do Curso Técnicas de Secretariado 2009/2010. Formas de Pagamento no comércio Internacional

Escola Secundária de Paços de Ferreira 12º Ano do Curso Técnicas de Secretariado 2009/2010. Formas de Pagamento no comércio Internacional Formas de Pagamento no comércio Internacional Formas de Pagamento Tanto o exportador como o importador devem evitar os riscos de natureza comercial a que estão sujeitas as transacções internacionais. Ao

Leia mais

INSTRUTIVO N.08/99. de 21 de Maio

INSTRUTIVO N.08/99. de 21 de Maio ASSUNTO: POLITICA CAMBIAL Operações de mercadorias INSTRUTIVO N.08/99 de 21 de Maio Com vista a estabelecer os procedimentos operacionais decorrentes das operações de mercadorias, em conformidade com o

Leia mais

IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR

IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1º Passo: Registro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão

Leia mais

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET BRASIL ABRIL de 2015 Matriz Cultural do Mercado O Brasil é grande consumidor de produtos gourmet, porém existe logicamente um processo seletivo destes

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Aspectos Gerais Cada vez mais as empresas recorrem às potencialidades do mercado global. Neste contexto é necessária a perfeita

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. República Dominicana Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. República Dominicana Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar República Dominicana Condições Legais de Acesso ao Mercado Janeiro 2010 Aicep Portugal Global Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro

Leia mais

FEIRA CHIMPORT. A melhor solução em Exportação para a China

FEIRA CHIMPORT. A melhor solução em Exportação para a China FEIRA CHIMPORT A melhor solução em Exportação para a China Por que China? Os tempos mudaram. O mundo mudou. Made in China Made for China Por que China? Consumidores Chineses: 85 bilhões de dólares em produtos

Leia mais

Roteiro Básico para Exportação

Roteiro Básico para Exportação Roteiro Básico para Exportação As empresas interessadas em efetuar exportações deverão, em primeiro lugar, inscrever-se no RADAR, que corresponde ao Registro de Exportadores e Importadores da Inspetoria

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 223, de 24 de Dezembro AVISO N.º 14/2014

Publicado no Diário da República, I série, nº 223, de 24 de Dezembro AVISO N.º 14/2014 Publicado no Diário da República, I série, nº 223, de 24 de Dezembro AVISO N.º 14/2014 ASSUNTO: OPERAÇÕES DE CAPITAIS - Importação de capitais associados ao investimento privado externo A Lei n.º 20/11

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

FEIRA CHIMPORT. A melhor solução em Exportação para a China

FEIRA CHIMPORT. A melhor solução em Exportação para a China FEIRA CHIMPORT A melhor solução em Exportação para a China Por que China? Os tempos mudaram. O mundo mudou. Made in China Made for China Por que China? Consumidores Chineses: 85 bilhões de dólares em produtos

Leia mais

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.)

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.) Numa negociação internacional, é muito importante que o gestor comercial esclareça com o seu cliente quais serão as condições de entrega a praticar para a mercadoria que vai ser transacionada, ou seja,

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2015

Regulamento PAPSummer 2015 Regulamento PAPSummer 2015 Artigo 1º Objectivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses (Estudante) de desenvolver um

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELAS EMPRESAS TRANSITÁRIAS. 1 TEU transitário. Artigo 1º Definições. Artigo 2º Âmbito

CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELAS EMPRESAS TRANSITÁRIAS. 1 TEU transitário. Artigo 1º Definições. Artigo 2º Âmbito Artigo 1º Definições Artigo 2º Âmbito Artigo 3º Aplicabilidade Artigo 4º Apresentação dos preços Artigo 5º Alteração dos preços Artigo 6º Revisão de preços e condições Artigo 7º Validade das propostas

Leia mais

GUIA PARA COMPRA ONLINE

GUIA PARA COMPRA ONLINE GUIA PARA COMPRA ONLINE www.tipsal.pt QUEM SOMOS A TIPSAL - Técnicas Industriais de Protecção e Segurança, Lda foi fundada em 1980. Somos uma empresa de capitais exclusivamente nacionais com sede social

Leia mais

Zero Parte 1. Licenciamento

Zero Parte 1. Licenciamento Licenciamento Zero Parte 1 Departamento de Portais do Cidadão e da Empresa Sónia Lascasas Maio de 2011 O conteúdo desta apresentação é alvo de Direitos de Autor, não podendo ser utilizado fora das condições

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 1/2013 INFORMAÇÃO DO IMPOSTO ESPECIAL DE CONSUMO NA FATURA DE GÁS NATURAL

RECOMENDAÇÃO N.º 1/2013 INFORMAÇÃO DO IMPOSTO ESPECIAL DE CONSUMO NA FATURA DE GÁS NATURAL RECOMENDAÇÃO N.º 1/2013 INFORMAÇÃO DO IMPOSTO ESPECIAL DE CONSUMO NA FATURA DE GÁS NATURAL Janeiro 2013 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente

Leia mais

As revisões e/ou alterações ao acordado, são devidamente registadas e analisadas conforme descrito para o caso da definição das condições iniciais.

As revisões e/ou alterações ao acordado, são devidamente registadas e analisadas conforme descrito para o caso da definição das condições iniciais. Preparação da Qualidade Página 1 de 6 5.1. COMERCIALIZAÇÃO 5.1.1. Transporte A empresa através da sua área de operações ou da administração, tem como objectivo em cada serviço adjudicado, entre vários,

Leia mais

Ministério do Comércio

Ministério do Comércio Ministério do Comércio DECRETO /07 Havendo necessidade de se proceder a actualização da regulamentação da Lei nº.5/97 de Junho, relativamente às operações de mercadorias, em conformidade com o consignado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO 1. O CARTÃO ZILIAN é válido nos estabelecimentos comerciais Zilian, pertencentes ao Grupo Mar Capital, SGPS, SA, adiante designados

Leia mais

Suplemento II ao «Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Continente Chinês e Macau»

Suplemento II ao «Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Continente Chinês e Macau» Suplemento II ao «Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Continente Chinês e Macau» Com o objectivo de reforçar o intercâmbio e a cooperação económica e comercial entre o

Leia mais

A SUA EMPRESA PRETENDE EXPORTAR? - CONHEÇA O ESSENCIAL E GARANTA O SUCESSO DA ABORDAGEM AO MERCADO EXTERNO

A SUA EMPRESA PRETENDE EXPORTAR? - CONHEÇA O ESSENCIAL E GARANTA O SUCESSO DA ABORDAGEM AO MERCADO EXTERNO A SUA EMPRESA PRETENDE EXPORTAR? - CONHEÇA O ESSENCIAL E GARANTA O SUCESSO DA ABORDAGEM AO MERCADO EXTERNO PARTE 01 - FORMALIDADES A CUMPRIR Introdução É consensual, hoje em dia, que as empresas atuam

Leia mais

31/10/1992 Jornal Oficial L 316

31/10/1992 Jornal Oficial L 316 DIRECTIVA 92/83/CEE DO CONSELHO de 19 de Outubro de 1992 relativa à harmonização da estrutura dos impostos especiais sobre o consumo de álcool e bebidas alcoólicas CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, Tendo

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2016

Regulamento PAPSummer 2016 Regulamento PAPSummer 2016 Artigo 1º Objetivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses ( Estudante ) de desenvolver um

Leia mais

As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente.

As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente. Capitulo 10: Tipos de exportação As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente. Diretamente: quando o exportador fatura e remete o produto ao importador, mesmo

Leia mais

CASA PRONTA. Perguntas & Respostas

CASA PRONTA. Perguntas & Respostas CASA PRONTA Perguntas & Respostas 1. O que é o balcão Casa Pronta? O Casa Pronta é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos). Neste

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

ASAE TERÁ PAPEL ATIVO NA FISCALIZAÇÃO DO REG. EU 1169/11 560 E.INVOICE: UM SERVIÇO DE FATURAÇÃO ELETRÓNICA GRATUITO E SIMPLES PARA PME

ASAE TERÁ PAPEL ATIVO NA FISCALIZAÇÃO DO REG. EU 1169/11 560 E.INVOICE: UM SERVIÇO DE FATURAÇÃO ELETRÓNICA GRATUITO E SIMPLES PARA PME REGULAMENTO EUROPEU 1169/11 LISTA DE ATRIBUTOS OBRIGATÓRIOS EM CANAIS DE VENDA À DISTÂNCIA 1. Denominação ou nome do género alimentício; 2. Lista de ingredientes; 3. Indicação de todos os ingredientes

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos EFD ICMS/IPI Registro 1110 Operações de Exportação Indireta

Parecer Consultoria Tributária Segmentos EFD ICMS/IPI Registro 1110 Operações de Exportação Indireta EFD ICMS/IPI Registro 1110 Operações de 04/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1 Demonstração das informações na

Leia mais

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO EMPRESA DE SEGUROS Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida S.A., com Sede na Rua da Mesquita, nº 6 - Torre A - 2º - 1070 238 Lisboa, Portugal (pertence ao Grupo Santander). A Santander Totta

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 701

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 701 Directriz de Revisão/Auditoria 701 RELATÓRIO DE AUDITORIA ELABORADO POR AUDITOR REGISTADO NA CMVM SOBRE INFORMAÇÃO ANUAL Fevereiro de 2001 ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1-4 OBJECTIVO 5-6 RELATÓRIO DE AUDITORIA

Leia mais

Luanda 16 Outubro 2006

Luanda 16 Outubro 2006 SESSÃO ESCLARECIMENTO Implementação novo Regime de Inspecções Pré-Embarque (REGIPE) Luanda 16 Outubro 2006 Parceiro nas Rotas do Desenvolvimento SUMÁRIO 1 Decreto 41/06 2 Decreto Executivo 124/06 3 Bureau

Leia mais

Guia do Utilizador BCI Negócios

Guia do Utilizador BCI Negócios Guia do Utilizador BCI Negócios Guia do Utilizador BCI Negócios Introdução 5 Formas de utilização 6 Modalidades de pagamento 8 Consultas 8 Formas de pagamento 9 Regras de segurança 10 Introdução Este

Leia mais

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO CVGARANTE SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO 14 de Outubro de 2010 O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às empresas,

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo PROCEDIMENTOS GERAIS PARA O REGISTO DE EMPRESAS EM PORTUGAL As sociedades estrangeiras podem praticar as suas actividades em Portugal através da constituição de uma representação permanente no território

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Circular n.º 37/2011 Série II

Circular n.º 37/2011 Série II Proc.º 205.15.03.01-01/2011 DSIVAVA Circular n.º 37/2011 Série II Assunto: Facturas comercias (Ref.ª às circulares n.ºs 14/2004 e 31/2008, Série II) De harmonia com o Despacho Conjunto de 12 de Maio de

Leia mais

EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS. CM Claudia Mainardi ccmainardi@cmcomex.com.br ccmainardi@gmail.com

EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS. CM Claudia Mainardi ccmainardi@cmcomex.com.br ccmainardi@gmail.com EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS Providências básicas para iniciar atividades no comércio exterior Ser registrado no RADAR Registro de Exportadores e importadores na Receita Federal;

Leia mais

BRASILCHINA Imp. E Exp.

BRASILCHINA Imp. E Exp. BRASILCHINA Imp. E Exp. www.brasilchina.ind.br Telefone: (34) 3215-6477 112ª CANTON FAIR GUANGZHOU Maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair é aberta anualmente ao público em dois períodos, em

Leia mais

NOVAS REGRAS DE OPERAÇÕES CAMBIAIS IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E REEXPORTAÇÃO DE MERCADORIAS

NOVAS REGRAS DE OPERAÇÕES CAMBIAIS IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E REEXPORTAÇÃO DE MERCADORIAS NOVAS REGRAS DE OPERAÇÕES CAMBIAIS IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E REEXPORTAÇÃO DE MERCADORIAS O Aviso n.º 19/2012, de 19.04., do Banco Nacional de Angola estabelece o novo regime para as operações cambiais referentes

Leia mais

Notas de upgrade para a versão 4.2 do MSS Português

Notas de upgrade para a versão 4.2 do MSS Português Português Índice 1-Cliente Consumidor Final... 3 2-Guias de transporte... 3 3-Guias de remessa... 3 4-Guias de Devolução e Notas de Crédito... 4 5-Documentos de Stock... 4 6-Exportação de documentos de

Leia mais

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR-

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho CONDIÇÕES DE EXCLUSÃO Q1: Quais os requisitos previstos para a dispensa de utilização de software

Leia mais

Critério do Comércio Justo para. Organizações de Pequenos Produtores

Critério do Comércio Justo para. Organizações de Pequenos Produtores Critério do Comércio Justo para Mel de Organizações de Pequenos Produtores Versão atual: 16.02.2009 Substitui a versão anterior de: 01.02.2005 Data esperada para a próxima revisão: 2014 Envie seus comentários

Leia mais

Uma vez feito o pagamento você poderá enviar um e-mail ou fax com o comprovante para o seguinte:

Uma vez feito o pagamento você poderá enviar um e-mail ou fax com o comprovante para o seguinte: DEPARTAMENTO FINANCEIRO DA CORPORATE GIFTS O departamento financeiro da Corporate Gifts orgulha-se pela nossa capacidade de fornecer aos nossos clientes um serviço seguro, preciso e imediato. Será um prazer

Leia mais

Critério do Comércio Justo para. Organizações de Pequenos Produtores

Critério do Comércio Justo para. Organizações de Pequenos Produtores Critério do Comércio Justo para Açúcar de Cana de Organizações de Pequenos Produtores Versão atual: 29.08.2011 Substitui a versão anterior de: 01.05.2011 Data esperada para a próxima revisão: 2012 Envie

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 1/2012 INFORMAÇÃO DO IMPOSTO ESPECIAL DE CONSUMO NA FATURA DE ELETRICIDADE

RECOMENDAÇÃO N.º 1/2012 INFORMAÇÃO DO IMPOSTO ESPECIAL DE CONSUMO NA FATURA DE ELETRICIDADE RECOMENDAÇÃO N.º 1/2012 INFORMAÇÃO DO IMPOSTO ESPECIAL DE CONSUMO NA FATURA DE janeiro 2012 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua

Leia mais

Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra Dividido em 3 lotes 2015/S 241-436449

Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra Dividido em 3 lotes 2015/S 241-436449 1 / 10 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:436449-2015:text:pt:html Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Introdução INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Este informativo tem a finalidade de auxiliar os solicitantes estrangeiros a entender

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Alemanha Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Alemanha Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Alemanha Condições Legais de Acesso ao Mercado Setembro 2012 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 5 2 1. Regime

Leia mais

Janeiro 2013 v1.2/dbg

Janeiro 2013 v1.2/dbg DBGEP Alteraço es para 2013 Janeiro 2013 v1.2/dbg Introdução... 3 Faturação... 4 Alterações legislativas... 4 Alterações no software... 5 A Subsídios e Propinas... 5 F - Faturação... 7 Processamento de

Leia mais

DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012

DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012 DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012 1. Definições Instrumentos Financeiros OTC - são os instrumentos financeiros descritos no Regulamento de prestação de serviços para

Leia mais

B O L E T I M O F I C I A L

B O L E T I M O F I C I A L diploma OS emitido por CA data 2012-04-26 número 7,2012 código OS00072012CA ent. em vigor Imediata assunto meuselo descritores Correspondências Serviço postal 30-20 2012 Enquadramento: De forma a adequar

Leia mais

Ordem de Constituição de EUA RETORNO ABSOLUTO 60-120

Ordem de Constituição de EUA RETORNO ABSOLUTO 60-120 Ordem de Constituição de EUA RETORNO ABSOLUTO 60-120 Identificação do Cliente Nº. de Conta D.O. Nome Completo Morada Localidade Telefone E-mail Cód.Postal O Cliente abaixo assinado solicita a constituição

Leia mais

PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004

PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004 PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004 Empresa de Seguros Entidades comercializadoras Autoridades de Supervisão

Leia mais

Caminhos para Exportar

Caminhos para Exportar NIEx NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO Caminhos para Exportar 33º AgroEx Marco-CE ADILSON OLIVEIRA FARIAS Assessor técnico JULIANA CAETANO JALES Assistente técnico FASES DO PROCESSO EXPORTADOR Fase

Leia mais

O valor da remuneração do Depósito Indexado não poderá ser inferior a 0%. O Depósito garante na Data de Vencimento a totalidade do capital aplicado.

O valor da remuneração do Depósito Indexado não poderá ser inferior a 0%. O Depósito garante na Data de Vencimento a totalidade do capital aplicado. Designação Depósito Indexado PSI 20 Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de Risco Instrumentos ou variáveis subjacentes ou associados Perfil de cliente

Leia mais

O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de Câmbio)

O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de Câmbio) O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo, Atlas,

Leia mais

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas Certificação de Software Impacto nas operações das empresas Perguntas e respostas sobre o impacto da nova legislação relativa à certificação de software Page 2 of 5 Introdução A Portaria n.º 363/2010 de

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Execução de tarefas de proteção contra as radiações em projetos de desmantelamento

Leia mais

OS3 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA 2010

OS3 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA 2010 Telefone: (19) 3119-7246 E-mail: contato@os3ti.com www.os3ti.com 1 CONDIÇÕES GERAIS DE SERVIÇOS Telefone: (19) 3119-7246 E-mail: contato@os3ti.com www.os3ti.com 2 1. DISPOSIÇÕES GERAIS (a) A menos se de

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

NIEx. 30º AgroEx Manaus. 26 de novembro de 2009

NIEx. 30º AgroEx Manaus. 26 de novembro de 2009 NIEx NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO Caminhos para Exportar 30º AgroEx Manaus 26 de novembro de 2009 FASES DO PROCESSO EXPORTADOR Fase Mercadológica Fase Comercial Fase Administrativa Fase Aduaneira

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECEX SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Grupo de Harmonização Estatística Brasil x China Em 2006 foi assinada em Beijing a criação do GHE Brasil x China, com o início do intercâmbio de dados. MINISTÉRIO

Leia mais

Contabilidade Financeira I

Contabilidade Financeira I Contabilidade Financeira I O sistema de informação contabilística Ponto da situação Visão global dos principais produtos ( outputs ) da contabilidade como sistema de informação: Balanço, Demonstração de

Leia mais

Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE

Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO 2: ACESSO AO MÓDULO DE GESTÃO DE DESPESAS PAGAS... 3 CAPÍTULO 3: GESTÃO DAS DESPESAS PAGAS... 4 3.1 Incorporação

Leia mais

Promoção das exportações de Portugal para a Alemanha. Publicação, road-show com missão empresarial e outros serviços

Promoção das exportações de Portugal para a Alemanha. Publicação, road-show com missão empresarial e outros serviços Promoção das exportações de Portugal para a Alemanha Publicação, road-show com missão empresarial e outros serviços Promoção das exportações de Portugal para a Alemanha Publicação, road-show com missão

Leia mais

A NOVA REGULAMENTAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

A NOVA REGULAMENTAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Conjuntura Walter Douglas Stuber WALTER DOUGLAS STUBER é sócio do escritório Stuber Advogados Associados, especializado em Direito Bancário, Mercado de Capitais e Negociações

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA -

PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA - PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA - 1. ENQUADRAMENTO Na sequência da consulta pública acima mencionada, promovida conjuntamente pelos reguladores português e espanhol, vem

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS. 3.1- A Tabela de Preços pode ser alterada sem aviso prévio (P.V.P.). Os preços estão sujeitos á Taxa de IVA em vigor na lei fiscal

CONDIÇÕES GERAIS. 3.1- A Tabela de Preços pode ser alterada sem aviso prévio (P.V.P.). Os preços estão sujeitos á Taxa de IVA em vigor na lei fiscal CONDIÇÕES GERAIS 1- Disposições Gerais 1.1- As vendas de materiais e serviços pela Politejo S.A. regem-se pelas condições especiais de cada fornecimento, pelas presentes condições gerais e pela lei aplicável.

Leia mais

REF ACTIVIDADE RESPONSABILIDADE

REF ACTIVIDADE RESPONSABILIDADE REPÚBLICA DE ANGOLA Ministério das Finanças Direcção Nacional das Alfândegas PROCEDIMENTOS À CIRCULAR Nº /DESP/DTA/DNA/07 (Anexo A a que se referem os pontos 13º e 16º da circular) REF ACTIVIDADE RESPONSABILIDADE

Leia mais

As empresas interessadas podem inscrever-se até ao próximo dia 25 de Junho, mediante preenchimento e envio da Ficha de Inscrição em anexo.

As empresas interessadas podem inscrever-se até ao próximo dia 25 de Junho, mediante preenchimento e envio da Ficha de Inscrição em anexo. ABC Mercado S. Tomé e Príncipe Apesar da sua pequena dimensão, o mercado de S. Tomé e Príncipe pode revestir-se de importância significativa para as empresas portuguesas que pretendam atingir mercados

Leia mais

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas Certificação de Software Impacto nas operações das empresas Perguntas e respostas sobre o impacto da nova legislação relativa à certificação de software Page 2 of 5 Introdução A Portaria n.º 363/2010 de

Leia mais

Como Vender em Alemanha Uma acção à medida dos seus interesses

Como Vender em Alemanha Uma acção à medida dos seus interesses Como Vender em Alemanha Uma acção à medida dos seus interesses Ficha de Inscrição Encontre a resposta às suas dúvidas! Identifique a sessão pretendida: Porto AICEP (Rua António Bessa Leite, 1430-2.º andar)

Leia mais

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Versão 1.4 Agosto/2008 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Requisitos... 3 Credenciamento... 4 Fase de Homologação... 5 o Fase de Testes... 5 o Fase de Emissão

Leia mais

(DE ACORDO COM O N.º 3 DO ARTIGO 11.º DO DECRETO-LEI N.º 145/2009, DE 17 DE JUNHO) INTRODUÇÃO pág. 2. ACESSO AO SISTEMA DE REGISTO pág.

(DE ACORDO COM O N.º 3 DO ARTIGO 11.º DO DECRETO-LEI N.º 145/2009, DE 17 DE JUNHO) INTRODUÇÃO pág. 2. ACESSO AO SISTEMA DE REGISTO pág. ORIENTAÇÕES PARA O REGISTO ON-LINE DE DISPOSITIVOS MÉDICOS DE CLASSES IIa, IIb, III E DISPOSITIVOS MÉDICOS IMPLANTÁVEIS ACTIVOS POR PARTE DOS FABRICANTES QUE COLOQUEM OS SEUS DISPOSITIVOS NO MERCADO NACIONAL

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia 6.2.2003 L 31/3 REGULAMENTO (CE) N. o 223/2003 DA COMISSÃO de 5 de Fevereiro de 2003 que diz respeito aos requisitos em matéria de rotulagem relacionados com o modo de produção biológico aplicáveis aos

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática 1 Esclarecimentos sobre Manifestação do Destinatário 1. O que é a Manifestação do Destinatário?

Leia mais

Entrega de Folhas de Férias

Entrega de Folhas de Férias Entrega de Folhas de Férias Questões mais frequentes FAQs Maio/2012 Versão 2.0 DDO É obrigatório adoptar o novo formato para envio da informação de Folhas de Férias estabelecido na legislação em vigor

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 Avisos do Banco de Portugal Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 A Instrução nº 27/2003 consagrou no ordenamento jurídico nacional os procedimentos mais relevantes da Recomendação da Comissão nº 2001/193/CE,

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso nº 2/2007

Avisos do Banco de Portugal. Aviso nº 2/2007 Avisos do Banco de Portugal Aviso nº 2/2007 O Aviso do Banco de Portugal nº 11/2005, de 13 de Julho, procedeu à alteração e sistematização dos requisitos necessários à abertura de contas de depósito bancário,

Leia mais

Legal Flash I Escritório de Shanghai

Legal Flash I Escritório de Shanghai Legal Flash I Escritório de Shanghai Janeiro, 2012 Catálogo da indústria para orientação do investimento estrangeiro (alterado em 2011) ( Catálogo da Indústria de 2011 ) ( 外 商 投 资 产 业 指 导 目 录 (2011 年 修

Leia mais

Registo de Alteração de Quotas e respectivos Titulares Manual de Procedimentos

Registo de Alteração de Quotas e respectivos Titulares Manual de Procedimentos Registo de Alteração de Quotas e respectivos Titulares Manual de Procedimentos Procedimentos do Registo de Alteração de Sim 3. Elaborar pedido de Transmissão 1. Autenticar apresentante / Login 2. Identificar

Leia mais

Lex Garcia Advogados http://lexlab.esy.es. Dr. Alex Garcia Silveira OABSP 285373

Lex Garcia Advogados http://lexlab.esy.es. Dr. Alex Garcia Silveira OABSP 285373 Alex Garcia Silveira Cartilha: Direito do Comercio Internacional São Paulo Junho de 2015 SUMÁRIO RESUMO... 5 ABSTRACT... 5 PARTES E AUXILIARES DO COMÉRCIO... 6 EXPORTADOR E IMPORTADOR... 6 SELEÇÃO DE MERCADO...

Leia mais

Condições para Crédito a Descoberto DEGIRO

Condições para Crédito a Descoberto DEGIRO Condições para Crédito a Descoberto DEGIRO Conteúdo Condições para crédito a descoberto... 3 Artigo 1. Definições... 3 Artigo 2. Relação contratual... 3 2.1 Aceitação... 3 2.2 Bureau krediet registratie

Leia mais

Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos.

Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril Regulamento n.º 100/2006 (Diário da República II Série de 16 de Junho de 2006) Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade

Leia mais

Condições Gerais de Compra da Air Products Brasil Ltda.

Condições Gerais de Compra da Air Products Brasil Ltda. Condições Gerais de Compra da Air Products Brasil Ltda. 1. Aplicabilidade 2. Entrega 3. Preços e pagamentos 4. Inspeção 5. Garantia 6. Cancelamento 7. Subcontratação e Cessão 8. Código de conduta 9. Saúde

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais