Regulamento PAPSummer 2016
|
|
- Mariana Neiva Beretta
- 5 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Regulamento PAPSummer 2016 Artigo 1º Objetivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses ( Estudante ) de desenvolver um estágio nos Estados Unidos da América (EUA) ou Canadá ( Estágio ). O estágio terá a duração de 4 semanas, e será realizado num centro de investigação, universidade, ou empresa/organização nos EUA ou Canadá ( Instituição de Acolhimento ), sob orientação de um membro PAPS ( Orientador ). 2. A bolsa PAPSummer é atribuída com o intuito de suportar os custos de deslocação, alojamento, alimentação, e seguro de saúde do Estudante durante a realização do estágio. A gestão da bolsa durante o período da bolsa é da responsabilidade do Estudante. 3. A bolsa PAPSummer não visa cobrir custos associados ao estágio. Cabe ao Orientador e Instituição de Acolhimento assegurar que tais custos, caso existentes, são suportados pela Instituição de Acolhimento. 4. O valor da bolsa PAPSummer depende da cidade nos EUA ou Canadá onde o estágio será realizado, podendo ter um valor até 3000, a decidir com base no orçamento proposto pelo Orientador e nos custos médios das passagens aéreas entre Portugal e EUA ou Canadá, em classe económica. 5. As bolsas PAPSummer 2016 são patrocinadas maioritariamente por entidades externas à PAPS, pelo que o número de bolsas atribuidas depende do financiamento conseguido para A designação da bolsa poderá ser alterada no caso de esta ser apoiada por uma entidade patrocinadora externa à PAPS. Artigo 2º Propostas, Selecção de Projectos e Orientadores 1. Os membros PAPS interessados em ser Orientador de um projecto PAPSummer deverão apresentar uma proposta ao Comité Executivo da PAPS até 31 de Janeiro de 2016, enviando os seguintes documentos: a) Nome, contacto telefónico e endereço de e mail; b) Curriculum Vitae; c) Local do estágio nos EUA ou Canadá; d) Área profissional do estágio;
2 e) Descrição do Projeto, que deverá incluir um sumário, plano de trabalhos e os objetivos específicos do estágio, com o máximo de tres páginas; f) Orçamento estimado para o estágio, incluindo custos de alojamento, alimentação e outros custos pessoais; g) Possibilidade de alojamento em residência universitária. h) Para projetos selecionados apenas (informação a submeter mais tarde): Parecer do Orientador sobre os requisitos do local de estágio em relação à necessidade ou não de visto para que o estágio ocorra no local selecionado, assim como quaisquer outros requisitos impostos pela Instituição de Acolhimento para emissão de visto. 2. São elegíveis para Orientadores de um projecto PAPSummer os membros PAPS que estejam inseridos numa instituição de ensino superior, centro de investigação, ou empresa/organização nos EUA ou no Canadá. 3. Todos os projetos deverão ter uma duração de 4 semanas, entre 1 de Julho e 30 de Setembro de NOTA: Qualquer extensão do projecto por mais de 4 semanas será inteiramente da responsabilidade e acordo entre o orientador e estudante, sendo que o valor da bolsa atribuída tem em conta apenas as 4 semanas. 4. Todos os projetos submetidos serão avaliados pelo Comité Executivo da PAPS, que se reserva o direito de excluir aqueles que não considere adequados, tendo em conta a sua qualidade e viabilidade de execução no tempo previsto. 5. Dependendo do financiamento obtido, alguns projetos poderão não ter bolsa. Nesse caso, o melhor candidato será ainda seleccionado, mas não lhe será atribuida uma bolsa PAPSummer. Competirá ao candidato selecionado, conjuntamente com o respectivo Orientador, decidir se deseja realizar o estágio mesmo que sem o apoio financeiro PAPSummer. A escolha de que projetos serão financiados terá em conta: 1) Motivação e disponibilidade do Orientador; 2) Variabilidade de áreas disciplinares e geográficas; 3) Mérito do melhor aluno seleccionado para cada projeto, 4) Possiveis critérios especifícos da(s) entidade(s) patrocinadora(s) do estágio(s), caso existam. 6. Os prazos para candidatura de projetos e a data de notificação dos resultados aos Orientadores podem ser consultados na lista anexa a este regulamento. Artigo 3º Candidaturas e Selecção dos Estudantes 1.São elegíveis os estudantes que cumpram as seguintes condições: a) Tenham nacionalidade Portuguesa; b) Sejam estudantes de Licenciatura (estando a frequentar no minímo o 3º ano) ou de Mestrado, numa instituição de Ensino Superior em Portugal.
3 2. São ainda elegíveis os estudantes que tenham concluído o grau de Licenciatura ou Mestrado há menos de um ano relativamente à data de abertura da candidatura ao estagio e que nao estejam associados a uma instituição fora de Portugal na altura da candidatura ao estagio. Não são elegíveis estudantes que estejam inscritos num programa de doutoramento, numa instituição Portuguesa ou estrangeira. 3. Os candidatos devem candidatar se à bolsa PAPSummer através do preenchimento do formulário online, incluindo as seguintes informações e documentos em inglês: a) Dados pessoais e contactos; b) Curriculum Vitae, com o máximo de duas páginas, que deve incluir a classificação final obtida no ensino secundário, Licenciatura e Mestrado (quando aplicável). Caso o aluno esteja ainda a frequentar a Licenciatura ou Mestrado, deverá incluir a média das classificações obtidas até à data da candidatura; c) Carta de motivação, que contenha a expressão do interesse do Estudante no programa e motivação para participar; d) Duas cartas de recomendação académica, que podem ser escritas em português ou inglês. Uma das cartas deverá obrigatoriamente ser de um professor da instituição portuguesa à qual o Estudante está vinculado. e) A candidatura deverá ser feita a um único projecto. 4. A selecção será feita com base no mérito individual em função de uma seriação segundo os critérios em baixo, e seguindo as fases descritas no ponto 6: a) Curriculum Vitae; b) Cartas de recomendação; c) Carta de motivacão do candidato; d) Adequabilidade do projecto escolhido; e) Desempenho em Entrevista (caso seja convidado(a) para tal) f) Nível de inglês (não é obrigatória a apresentação de um certificado de nível); 5. A avaliação dos candidatos será feita conjuntamente pelo Comité Executivo da PAPS e pelo Orientador do projecto aos qual o Estudante se candidatou. 6. Esta avaliação decorrerá em três fases: 6.1. Será feita uma primeira seriação de todos os candidatos elegíveis, elaborada pelo Comité Executivo da PAPS; 6.2. Para cada projeto, os materiais de candidatura dos dez candidatos com melhor classificação serão mandados para o Orientador desse projeto; 6.3. O Orientador escolherá então três candidatos, dentro dos dez candidatos com melhor classificação, que serão convidados a participar numa entrevista com o Comité Executivo da PAPS e Orientador do projecto escolhido pelo candidato. Esta entrevista será realizada em inglês, por videoconferência ou, caso tal não seja possível, por chamada telefónica, de acordo com a disponibilidade de todas as partes envolvidas.
4 6.4. A seriação final dos candidatos será elaborada com base na classificação combinada das avaliações dos candidatos ao longo de todas as fases, sendo que a bolsa ou bolsas disponíveis serão oferecidas aos melhores candidatos, por ordem de classificação na seriação final. NOTA: Dependendo do financiamento obtido, alguns projectos poderão não ter bolsa. Nesse caso, o melhor candidato será ainda seleccionado, no entanto não lhe será atribuida uma bolsa PAPSummer. Competirá ao candidato selecionado, conjuntamente com o respectivo Orientador, decidir se deseja realizar o estágio mesmo que sem o apoio financeiro PAPSummer. 7. O número de final de estágios patrocinados pelo programa PAPSummer será determinado pelo Comité Executivo da PAPS em função do número de bolsas disponíveis. 8. O(s) Estudante(s) escolhido(s) terá(ão) de efectuar um depósito de 100 na conta bancária da PAPS para assegurar o seu compromisso em relacao ao estágio, caução essa que deve ser transferida até 15 dias após a notificação dos resultados do processo de candidatura. 9. A atribuição da bolsa ao(s) candidato(s) seleccionado(s) está dependente do envio dos documentos considerados durante o processo de candidatura (comprovativo de média de licenciatura/mestrado, comprovativo do pagamento de caução, etc.). 10. Os resultados do processo de candidatura dos Estudantes serão comunicados por e mail aos candidatos no final de cada fase do processo de candidatura supra descrito, e os resultados finais serão publicados no website da PAPS ( ) e no website PAPSummer ( ). Artigo 4º Pagamento das bolsas 1. A subvenção ao Estudante será paga pela PAPS, geralmente, em duas prestações: 1.1. Metade da bolsa será transferida ao Estudante até quatro semanas antes do início do período de estágio; 1.2. O montante restante será transferido no final da segunda semana do estágio mediante parecer positivo por parte do Orientador Caso a entidade financiadora da bolsa escolha uma data diferente de transferência da bolsa, as datas e número de prestações podem mudar (no entanto o valor total da bolsa permanecerá igual). Esta informação será fornecida ao estudante antes do inicio do período do estágio. 2. O reembolso da caução de 100 paga pelo Estudante após ter recebido o resultado da candidatura será efectuado juntamente com a segunda prestação da bolsa.
5 Artigo 5º Deveres do Orientador e do Estudante 1. São deveres do Orientador : a) Participar na selecção dos candidatos, nomeadamente na segunda e terceira fases de entrevistas; b) Estar disponível para orientar o Estudante durante o período de estágio; c) Assegurar que o Estudante tem as condições necessárias para desenvolver o projecto proposto, o que inclui assegurar que custos associados ao trabalho de investigação, caso existentes, serão suportados pela Instituição de Acolhimento; d) Assegurar que as regras relativas ao seguro de saúde e vistos necessários são cumpridas, apoiando o Estudante nestas matérias; e) Assegurar que qualquer consentimento ético necessário à realização do projeto de investigação na Instituição de Acolhimento é obtido antes do início do período de estágio; f) Apresentar um parecer favorável por parte de um responsável da Instituição de Acolhimento. Para este efeito, a PAPS irá fornecer uma declaração modelo, que deve ser assinada e enviada ao Comité Executivo da PAPS, e que especifica que o Orientador reúne o tempo e condições necessárias para o sucesso do projeto proposto, e que a PAPS não financiará custos associados ao trabalho de estagio e/ou com a visita à Instituição de Acolhimento; g) Participar numa reunião introdutória com o Estudante selecionado para o seu projecto e um representante da PAPS, com vista a discutir o projeto e plano de trabalhos antes do início do período de estágio; h) Apoiar o Estudante na procura de alojamento, caso este não seja garantido pela Instituição de Acolhimento. 2. São deveres do Estudante : a) Fornecer informações verdadeiras durante o processo de candidatura; b) Apresentar prova oficial dos documentos submetidos, em caso de selecção para a atribuição da bolsa; c) Respeitar as datas de início e de fim do estágio acordadas e permanecer na Instituição de Acolhimento durante toda a duração do projecto. No caso de desistência ou não cumprimento do Regulamento, o Estudante é obrigado a devolver o valor da bolsa na totalidade, perdendo também o direito à devolução da caução; d) Exercer o plano de actividades do projecto de estagio a tempo inteiro, de acordo com o regime contratual do Orientador na Instituição de Acolhimento; e) Elaborar um Relatório de Estágio, a ser enviado por e mail ao Comité Executivo da PAPS e ao Orientador, até um mês após o final do Estágio. Cabe à Instituição de Acolhimento decidir se o Estudante deve fazer uma apresentação final do trabalho desenvolvido.
6 3. O Estudante autoriza a PAPS a utilizar o seu nome e imagem, bem como as informações sobre o estágio, para divulgação nas redes sociais e outras plataformas. 4. O Estudante obriga se a não fazer uso dos dados ou informações adquiridas durante o Estágio sem o parecer favorável prévio do Orientador, bem como a cumprir as demais obrigações previstas no Regulamento de Estágio. 5. O Estudante é responsável por informar se com o respectivo Orientador e com a PAPS sobre que tipo de visto será necessário para fazer o estágio, e entregar os documentos necessários à emissão desse visto, antes da data de partida para o país onde realizará o estagio (EUA ou Canada), e com antecedência suficiente para que a emissão de visto nao atrase o começo previsto do estágio. 6. O Estudante é responsável por adquirir um seguro de saúde relativo ao período de Estágio. O Estudante não receberá dinheiro adicional para cobrir o seguro, sendo que a bolsa PAPSummer já terá em conta o valor médio para um seguro de saúde. O seguro de saúde a escolher é da responsabilidade do estudante. Contudo, alguns tipos de visto têm recomendações específicas quanto a coberturas do seguro de saúde. Cabe ao estudante ter tais requerimentos em mente quando fizer a escolha do seguro de saúde. Artigo 6º Disposições finais 1. A PAPS reserva se o direito de suspender ou cancelar o pagamento da bolsa a qualquer Estudante que não cumpra as disposições deste Regulamento. 2. A PAPS reserva se o direito de suspender ou cancelar a atribuição da bolsa caso o Visto do Estudante seleccionado seja recusado ou não seja emitido até duas semanas antes da realização do estágio. 3. Sem prejuízo do disposto nos Artigos 2º e 3º no que respeita aos critérios de selecção, no caso de a bolsa ser financiada por uma entidade externa à PAPS, esta pode ser consultada durante o processo de escolha dos projectos a financiar, bem como na selecção e avaliação do Estudante. 4. No caso de existirem mais do que duas bolsas PAPSummer para o ano de 2016, a PAPS procurará atribuir bolsas a projetos de áreas disciplinares diferentes. 5. Quaisquer alterações ao presente Regulamento serão realizadas e comunicadas antes da abertura do período de candidatura dos Estudantes.
7 Anexo: Bolsas PAPSummer 2016 Fases de candidatura e Prazos Calendarização Período de concurso para Orientadores (Submissão de Projetos): entre 1 e 31 de Janeiro de 2016 Publicação dos projetos seleccionados: entre 20 e 29 de Fevereiro de 2016 Período de concurso para Estudantes: entre 1 e 31 de Março de 2016 Período de avaliação de candidaturas e entrevistas: entre 1 e 30 de Abril de 2016 Notificação do(s) Estudante(s) seleccionado(s): entre 10 e 15 de Maio de 2016 Desenvolvimento do Projecto de Estágio: quatro semanas entre 1 de Julho e 30 de Setembro de 2016
Regulamento PAPSummer 2015
Regulamento PAPSummer 2015 Artigo 1º Objectivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses (Estudante) de desenvolver um
BOLSAS DE FINANCIAMENTO A PROJECTOS DE APOIO A DOENTES REGULAMENTO. Artigo 1º (Objecto)
BOLSAS DE FINANCIAMENTO A PROJECTOS DE APOIO A DOENTES REGULAMENTO Artigo 1º (Objecto) 1. A ROCHE concederá 5 Bolsas a projectos que visem a dinamização de iniciativas por parte das Associações de Doentes
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO CULTURAL E DAS ARTES. Guia de Candidatura
2015 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO CULTURAL E DAS ARTES Guia de Candidatura 1. Objectivos Os objectivos deste Programa são como auxílio às associações locais de arte e cultura a criarem
Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt
Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3
AVISO DE ABERTURA DO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 7 BOLSAS INDIVIDUAIS DE DOUTORAMENTO EM EMPRESA
AVISO DE ABERTURA DO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 7 BOLSAS INDIVIDUAIS DE DOUTORAMENTO EM EMPRESA PROGRAMA DE DOUTORAMENTO RESEARCH AND DEVELOPMENT OF DRUGS (DRUGS R&D) Ref.ª PDE/00017/2013 INTRODUÇÃO O
Direcção Geral da Administração Pública. Processo de Selecção da 7ª Edição do Programa de Estágios Profissional na Administração Pública
Direcção Geral da Administração Pública Processo de Selecção da 7ª Edição do Programa de Estágios Profissional na Administração Pública 1. Destinatários O Programa de Estágios Profissionais na Administração
Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa ISCTE-IUL 2016
Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa ISCTE-IUL 2016 Introdução O Banco Santander, através da sua divisão Santander Universidades, promove o Programa de Bolsas Ibero-américa, um
O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção
O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários
PROGRAMA SÓCRATES / ACÇÃO ERASMUS Gabinete de Relações Internacionais e Apoio a Projectos Europeus REGULAMENTO. Preâmbulo
PROGRAMA SÓCRATES / ACÇÃO ERASMUS Gabinete de Relações Internacionais e Apoio a Projectos Europeus REGULAMENTO Preâmbulo O Programa de Mobilidade de Estudantes SÓCRATES / ERASMUS é uma iniciativa da União
Instituto Ciências da Saúde. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO
Instituto Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO 1 CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional
Regulamento Programa REDE DE RESIDÊNCIAS: EXPERIMENTAÇÃO ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2.ª edição Direcção-Geral das Artes e Ciência Viva
Regulamento Programa REDE DE RESIDÊNCIAS: EXPERIMENTAÇÃO ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2.ª edição Direcção-Geral das Artes e Ciência Viva Reconhecendo o interesse cultural e o potencial económico que subjaz
REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci
REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci Tendo a Coordenação em colaboração com o DGA RI, elaborado e submetido uma candidatura ao Programa Leonardo da Vinci, foi esta aprovada pela Agência
MESTRADO EM DIREITO E GESTÃO 2015/2016
MESTRADO EM DIREITO E GESTÃO 2015/2016 VAGAS o 20 vagas para a candidatura na 1.ª fase o 20 vagas para a candidatura na 2.ª fase Na 1.ª fase aceitam-se candidaturas condicionadas de estudantes que comprovadamente
Regulamento de Acesso à Medida 7.1 - Desenvolvimento de Centros de Competências em TIC" Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
Regulamento de Acesso à Medida 7.1 - Desenvolvimento de Centros de Competências em TIC" Programa Operacional Sociedade do Conhecimento PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Despacho Sob proposta do Gestor
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016 Preâmbulo O departamento de Acção Cultural da Fundação GDA, através do programa de Apoio a Bolsas de Qualificação
CANDIDATURAS PÓS-GRADUAÇÃO (2º CICLO, 3º CICLO, CFA) Mestrados, Doutoramentos, Especializações
CANDIDATURAS PÓS-GRADUAÇÃO (2º CICLO, 3º CICLO, CFA) Mestrados, Doutoramentos, Especializações A formalização de candidatura a curso de pós-graduação (2º ciclo, 3º ciclo, cfa) pressupõe o acesso à respetiva
Serviços de Acção Social do IPVC. Normas de funcionamento da Bolsa de Colaboradores
Aprovadas pelo Conselho de Acção Social do IPVC em 1 de Fevereiro de 2011 Serviços de Acção Social do IPVC Normas de funcionamento da Bolsa de Colaboradores O Conselho de Acção Social do Instituto Politécnico
RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE)
(nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) Comissão Europeia Direcção-Geral da Justiça, da Liberdade e da Segurança Unidade B/4 Fundo Europeu para os Refugiados B-1049 Bruxelas Estado-Membro: PORTUGAL
HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO
HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO ELABORAÇÃO ASSINATURA APROVAÇÃO ASSINATURA ÍNDICE CAPÍTULO 1. POLÍTICA E ESTRATÉGIA/ÂMBITO... 3 1.1 POLÍTICA E ESTRATÉGIA DA ENTIDADE... 3 1.2 OBJECTIVO
REGULAMENTO DO FUNDO DE APOIO À COMUNIDADE CIENTÍFICA (FACC)
REGULAMENTO DO FUNDO DE APOIO À COMUNIDADE CIENTÍFICA (FACC) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Âmbito e objeto Artigo 2.º Destinatários dos apoios Artigo 3.º Responsáveis pela candidatura Artigo
MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS
INSTI INSTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO
Anúncio de concurso. Serviços
1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de
GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO
GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Desemprego Montante Único
Descrição do Serviço Diagnóstico no Local
Apresentação do serviço A Dell tem o prazer de fornecer o Serviço de (o Serviço ) de acordo com este documento (a Descrição do Serviço ). Este fornece actividades opcionais de diagnóstico no local na empresa
Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?
Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação
Iniciativa APAH. Mérito em Administração Hospitalar Prémio Margarida Bentes. Regulamento
Iniciativa APAH Mérito em Administração Hospitalar Prémio Margarida Bentes Regulamento A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em coerência com o preceituado no artigo 3º alíneas
Manual do Fénix. Portal Secretaria da Escola Portal Conselho Científico Portal Direcção de Curso. Candidatura Online para o 2.
Manual do Fénix Portal Secretaria da Escola Portal Conselho Científico Portal Direcção de Curso Candidatura Online para o 2. º Ciclo SI (Versão 1.0) Maio 2011 Este manual tem como objectivo auxiliar na
Candidatura a pedido de Apoio Institucional à Embaixada do Japão
Candidatura a pedido de Apoio Institucional à Embaixada do Japão 1 de Agosto de 2015
MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE
A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.
UNIDADE ACADÊMICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UAPPG Edital de pré-seleção para o programa do Colégio Doutoral Tordesillas do Grupo Tordesillas
UNIDADE ACADÊMICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UAPPG Edital de pré-seleção para o programa do Colégio Doutoral Tordesillas do Grupo Tordesillas O Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
REGULAMENTO DE TAXAS E PROPINAS APLICÁVEIS AOS ESTUDOS E CURSOS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
REGULAMENTO DE TAXAS E PROPINAS APLICÁVEIS AOS ESTUDOS E CURSOS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO A regulamentação existente na Universidade de Aveiro em matéria de propinas encontra-se relativamente dispersa,
PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores
PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores A pretende impulsionar as actividades de Responsabilidade Social em Angola, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Descrição do Serviço Envio Fast-Track
TERMOS E CONDIÇÕES DO ENVIO PRIORITÁRIO(EP ou o Programa ) Considerando as cláusulas abaixo estipuladas, as partes acordam no seguinte: Para efeitos do presente Acordo, aplicam-se as seguintes definições:
Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016
Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram
MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo.
MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO JORNALISMO Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo. Artigo 2.º Destinatários O Mestrado em Jornalismo
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Despacho Nº4724/2005 Sob proposta do Gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 29º do Decreto-Lei n.º 54-A/2000,
S.R. DA EDUCAÇÃO E ASSUNTOS SOCIAIS. Portaria Nº 57/1999 de 22 de Julho
S.R. DA EDUCAÇÃO E ASSUNTOS SOCIAIS Portaria Nº 57/1999 de 22 de Julho Os hospitais são organizações de grande complexidade organizativa que exigem dos profissionais ligados à gestão especial competência
GUIA PARA ACOLHIMENTO DE PESSOAL DE EMPRESA ERASMUS. Missões de Ensino e Formação no IPV 2010/11
GUIA PARA ACOLHIMENTO DE PESSOAL DE EMPRESA ERASMUS Missões de Ensino e Formação no IPV I 2010/11 11 1 GUIA ERASMUS PARA ACOLHIMENTO DE PESSOAL DE EMPRESA 2010/11 -Mis Missões sões de Ensino e Formação
Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local de trabalho na UE 2014/S 039-063712
1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:63712-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local
EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES
EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES A Diretora das Faculdades Integradas Barros Melo, no uso de atribuições regimentalmente estabelecidas, torna público aos alunos regularmente matriculados na FIBAM a abertura
GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO
GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Prestações de Desemprego Montante Único
REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE CRIAÇÃO NAS ÁREAS DE CINEMA, DANÇA E TEATRO. Enquadramento
REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE CRIAÇÃO NAS ÁREAS DE CINEMA, DANÇA E TEATRO 2016 Enquadramento A Fundação Calouste Gulbenkian concede, através do Programa de Língua e Cultura Portuguesas
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2016 REGULAMENTO
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS 1. Possibilitar o crescimento acadêmico de alunos do Curso, tanto do Aluno/Monitor quanto dos alunos por ele assistidos; 2. Oferecer
França-Estrasburgo: Contrato-quadro para trabalhos de remoção de amianto nos edifícios do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2015/S 242-438527
1 / 6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:438527-2015:text:pt:html França-Estrasburgo: Contrato-quadro para trabalhos de remoção de amianto nos edifícios do
Orientações para Inscrição dos Candidatos à Bolsa de Estágio Pós-Doutoral do Programa CAPES/ NUFFIC
Orientações para Inscrição dos Candidatos à Bolsa de Estágio Pós-Doutoral do Programa CAPES/ NUFFIC 1. APRESENTAÇÃO As orientações, a seguir, buscam esclarecê-lo(a) com relação aos aspectos práticos do
RMABE-Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo Preâmbulo
RMABE-Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo Preâmbulo Os Municípios são as Autarquias Locais que têm como objectivo primordial a prossecução dos interesses próprios e comuns dos respectivos
Instruções para Candidatos a Bolsa de Mestrado Sanduíche vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional
Instruções para Candidatos a Bolsa de Mestrado Sanduíche vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional 1. APRESENTAÇÃO Este documento orienta a apresentação de candidaturas
REGULAMENTO. Contratação de doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional
REGULAMENTO Contratação de doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional O programa do XVII Governo Constitucional e o seu Compromisso com a Ciência apontam o rápido desenvolvimento científico
REGULAMENTO DA BOLSA DE AUDITORES
Preâmbulo Tendo por objecto a salvaguarda da qualidade das auditorias executadas sobre actividades ou exercício farmacêuticos, a Ordem dos Farmacêuticos veio criar o presente regulamento da Bolsa de Auditores.
BOLSA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA / FULBRIGHT PARA DOUTORAMENTOS REGULAMENTO I DISPOSIÇÕES GERAIS
BOLSA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA / FULBRIGHT PARA DOUTORAMENTOS REGULAMENTO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Objecto O presente Regulamento consagra as normas aplicáveis à atribuição das bolsas Fundação Luso-Americana
Programas de Pós-Graduação em Filosofia Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento
Programas de Pós-Graduação em Filosofia Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento A experiência de duas décadas de funcionamento de programas de pós-graduação em Filosofia revelou a necessidade de conceber
REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM CINEMA 2015. Enquadramento
REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM CINEMA 2015 Enquadramento A Fundação Calouste Gulbenkian (Fundação) concede, através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas
1º Concurso de Empreendedorismo Facig EDITAL
1º Concurso de Empreendedorismo Facig EDITAL 1. Condições de participação Poderão participar alunos de graduação da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu regularmente matriculados. Os projetos deverão
O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:286241-2015:text:pt:html
1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:286241-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre o Certificado Sucessório Europeu eletrónico, os registos nacionais
O Programa experts plus é válido para o período de viagens de 01.08.2008 a 31.12.2008.
Condições de Participação no Programa experts plus Última actualização: 01 de Agosto de 2008 Com o Programa experts plus, a Deutsche Lufthansa AG (doravante designada por Lufthansa ou LH ) e a Swiss International
Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina
SPArq nº 0000.01752/2011 Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina Edital CAPES nº. 02/2011 Publicada no DOU de 13/01/11 seção 3 pág. 24 A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010
PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010 O Programa Estagiar, nas suas vertentes L, T e U, dirigido a recém-licenciados e mestres, recém-formados
PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão
Junta de Freguesia de Ançã
REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS ÀS ACTIVIDADES DAS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS, RECREATIVAS E CULTURAIS DA FREGUESIA DE ANÇÃ A importância do associativismo para o desenvolvimento harmonioso da freguesia
NOVO REGULAMENTO DO CONCURSO APLIKA SIKA 2016 VERSÃO SIMPLIFICADA 16/06/2016
NOVO REGULAMENTO DO CONCURSO APLIKA SIKA 2016 VERSÃO SIMPLIFICADA 16/06/2016 1. O concurso APLIKA SIKA 2016 é uma iniciativa da Sika Portugal direccionada ao mercado dos aplicadores profissionais de pequena/média
PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA
PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA Capítulo I Da denominação, natureza e fins Artigo 1º Denominação A Associação de Pais e Encarregados de Educação
REGULAMENTO DO PROGRAMA FUNDO DE BOLSA DE MANUTENÇÃO PARA EX-ALUNOS DOS COLÉGIOS EMBRAER
REGULAMENTO DO PROGRAMA FUNDO DE BOLSA DE MANUTENÇÃO PARA EX-ALUNOS DOS COLÉGIOS EMBRAER Este regulamento estabelece as disposições gerais que regem o Programa Fundo de Bolsa de Manutenção para ex-alunos
O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html
1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html Grécia-Tessalónica: Desenvolvimento de tecnologias de informação e informações sobre o mercado
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL.
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,
REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto
REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da
Já fui beneficiário de uma mobilidade Erasmus. Posso candidatar-me novamente? Durante quanto tempo poderei realizar o período de mobilidade?
ERASMUS+ - MOBILIDADE DE ESTUDANTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é o Erasmus+? Quais os tipos de mobilidade a que posso concorrer? Quem pode candidatar-se? Que restrições existem? Já fui beneficiário de
Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4.
Manual do Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4. Ser Voluntário da Liga... 3 5. Reflexões prévias...
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 09.03.2001 COM(2001) 128 final 2001/0067 (ACC) VOLUME IV Proposta de DECISÃO DO CONSELHO Relativa à posição da Comunidade no Conselho de Associação sobre a
REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DA J.P. MORGAN CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS S.A.
REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DA J.P. MORGAN CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. A J.P. MORGAN CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. (a Corretora ), em atenção ao disposto no art.
REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS.
REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. TOLEDO-PR Página 2 de 6 1. OBJETIVO 1.1 O presente regulamento objetiva
ALTERAÇÕES AO REGIME DO DESEMPREGO (comparação artigo a artigo) Redacção anterior Nova redação DL 64/2012 Artigo 9.º
ALTERAÇÕES AO REGIME DO DESEMPREGO (comparação artigo a artigo) Artigo 9.º Artigo 9.º Desemprego involuntário Desemprego involuntário 1 - O desemprego considera-se involuntário sempre que a cessação do
Licença Especial Ciclomotores. 14 15 anos
Licença Especial Ciclomotores 14 15 anos Licença Especial 50c.c. Destina-se a jovens com 14 ou 15 anos Destina-se a jovens com 14 ou 15 anos já feitos, com aptidão física e mental, com frequência mínima
Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento
Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos
REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL
REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação
O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:279495-2014:text:pt:html
1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:279495-2014:text:pt:html Itália-Ispra: Fornecimento, instalação e manutenção de um sistema de armazenamento em baterias
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento fixa as normas gerais relativas a matrículas e inscrições nos cursos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Artigo 2.º Definições De
PERGUNTAS FREQUENTES ERASMUS+ 2015/2016
O que é o Erasmus+? O Erasmus+ teve início no dia 1 de Janeiro de 2014. PERGUNTAS FREQUENTES ERASMUS+ 2015/2016 O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto que se
Contrato Erasmus+ AÇÃO-CHAVE 1. Mobilidade individual para fins de aprendizagem. Mobilidade de Pessoal para missões de ensino e/ou formação
Contrato Erasmus+ AÇÃO-CHAVE 1 Mobilidade individual para fins de aprendizagem Mobilidade de Pessoal para missões de ensino e/ou formação (denominação legal da instituição de envio), sedeada na (morada
Artigo 3º Bolsas de Investigação para Frequência de Estágios
PROGRAMA OPERACIONAL DE VALORIZAÇÃO DO POTENCIAL HUMANO E COESÃO SOCIAL DA RAM EIXO I EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO FORMAÇÃO AVANÇADA DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DE FORMAÇÃO AVANÇADA E QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS
NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013
NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições
Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira
Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira 1 de 9 Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira PREÂMBULO O Hospital Vila Franca de
Nós Servimos ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE INTER-LIONS. Distrito Múltiplo 115 de Lions Clubes ESTATUTOS
Nós Servimos ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE INTER-LIONS Distrito Múltiplo 115 de Lions Clubes ESTATUTOS Associação de Solidariedade Inter - Lions ESTATUTOS Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º Denominação,
CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA:
CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 14/06 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA
Instituto de Educação
Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Administração e Política Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de
Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância
Regras&Sugestões- Formação e Consultoria, Lda. Guia de Apoio ao Formando Data de elaboração: abril de 2014 CONTACTOS Regras & Sugestões Formação e Consultoria, Lda. Av. General Vitorino laranjeira, Edifício
Certidão Permanente. Manual de Procedimentos
Certidão Permanente Manual de Procedimentos Procedimentos da Certidão Permanente On-line Sim 2. Elaborar Pedido de Subscrição 1. Autenticar apresentante / Login 1.1. Subscrição da Certidão? 4. Efectuar
FUNDOS DE COMPENSAÇÃO
FUNDOS DE COMPENSAÇÃO FCT, FGCT e ME W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com 1987-2013 CentralGest - Produção de Software S.A. T: (+351) 231 209 530 Todos os direitos reservados Portugal Angola
Termos de Serviços. 1.2 - O termo de serviços estará disponível no website da Focal para eventuais consultas.
Termos de Serviços 1. O Aceite dos termos 1.1 - A FOCALWEB INTERNET DO BRASIL denominada CONTRATADA no presente objeto e CLIENTE o responsável pelo envio do formulário de contratação de serviço no site
Apoios financeiros às actividades do i2ads e dos seus membros
FBAUP Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade Av. Rodrigues de Freitas 265 4049-021 Porto T - 225 192 400 F - 225 367 036 office@i2ads.org Apoios financeiros às actividades do e dos seus