Tópico do plano de ensino: Classificação dos contratos. CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS O QUE PODEMOS CONCEITUAR COMO CLASSIFICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tópico do plano de ensino: Classificação dos contratos. CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS O QUE PODEMOS CONCEITUAR COMO CLASSIFICAÇÃO"

Transcrição

1 AULA 08 PONTO: 08 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas. Tópico do plano de ensino: Classificação dos contratos. Roteiro de aula CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS O QUE PODEMOS CONCEITUAR COMO CLASSIFICAÇÃO - procedimento lógico, por meio do qual, estabelecido um ângulo de observação, o analista encara um fenômeno determinado, grupando suas várias espécies conforme se aproximem ou se afastem das outras. Sua finalidade é acentuar as semelhanças e dessemelhanças entre as múltiplas espécies, de maneira a facilitar a inteligência do problema em estudo, para que seja adequada é preciso: a) que não deixe resíduos; b) que as espécies classificadas num item mais se afastem do que aproximem, das espécies classificadas em outra (metodologia científica). Posto isto, um mesmo fenômeno pode ser classificado de diversas maneiras, conforme o ângulo em que se coloca o observador - é o que se verá em matéria de classificação de Contratos, se o encaramos: QUANTO À SUA NATUREZA E FORMAÇÃO COMO SE APERFEIÇOAM Unilaterais e bilaterais; Onerosos e gratuitos; Comutativos e aleatórios; Paritários, de adesão e contrato tipo. consensuais e reais; solenes e não solenes. DIVISÃO TRADICIONAL (Código Civil) nominados; inominados. UNS EM RELAÇÃO AOS OUTROS principais; acessórios. COMO DEVEM SER EXECUTADOS execução instantânea; execução diferida no futuro. QUANTO AO SEU OBJETO definitivo; preliminar. COMO SÃO FORMADOS paritários; adesão.

2 FINALIDADE: aferir as particularidades de cada contrato, seus efeitos jurídicos, ônus e vantagens. QUANTO A SUA NATUREZA CONTRATOS UNILATERAIS - Produz apenas obrigações para um dos contraentes e embora envolva duas partes e duas declarações de vontade, coloca apenas um dos contraentes na posição de devedor. Exemplos: mandato (653), comodato (579), mútuo (586) e depósito (627) - uma vez aperfeiçoados tais contratos só envolvem obrigações para o mandatário, o comodatário, o mutuário e o depositário) CONTRATOS BILATERAIS OU SINALAGMÁTICOS - Produz obrigações recíprocas entre os contratantes, sendo cada uma das partes a um só tempo credora e devedora da outra. São contratos com prestações recíprocas. Exemplo: Compra e venda (481), convênio médico (contrato atípico, não presente no Código Civil). LER ARTIGO 392 DO CÓDIGO CONTRATOS ONEROSOS - Quando uma das partes sofre um sacrifício patrimonial, ao qual corresponde uma vantagem que pleiteia (cada uma das partes se sujeita a dar ou a fazer algo, sendo um ônus, por incidir sobre ambos os contraentes). Exemplo: Na troca (533) quando um dos permutantes oferece uma coisa, para obter outra ou na locação (565) quando o inquilino paga o preço, para obter o uso pacífico do bem. CONTRATOS GRATUITOS - Quando somente uma das partes sofre um sacrifício patrimonial, enquanto a outra apenas obtém um benefício, envolvendo sempre uma liberalidade de forma unilateral. Exemplo: Doação sem encargo (538). Observação: a importância em distinguir se, quanto aos efeitos que produz, o contrato é uni, bi ou plurilateral, gratuito ou oneroso está relacionado aos seus regramentos na teoria geral, tais como teoria dos riscos, exceptio non adimplet contractus, perdas e danos, onerosidade excessiva e rescisão CONTRATOS COMUTATIVOS ou pré-estimado - Contrato bilateral e oneroso, no qual a estimativa da prestação a ser recebida por qualquer das partes pode ser efetuada no mesmo ato em que o contrato se aperfeiçoa, possibilitando aquilatar as vantagens e sacrifícios das partes. Exemplo: Locação (565) o locador pode, desde logo, verificar a importância que deve receber, enquanto o locatário, por sua vez, conhece o bem cujo uso pacífico lhe será assegurado.

3 CONTRATOS ALEATÓRIOS - Contrato bilateral e oneroso, em que pelo menos uma das partes não pode antecipar o montante da prestação que receberá em troca da que fornece, pois tal evento dependerá de um risco futuro e incerto. - "alea" significa sorte, incerteza - "alea jacta est" - Exemplo: contrato de seguro (757) jogo e aposta (814) ESPÉCIES: 1. POR NATUREZA: se caracteriza pela incerteza, que é de sua natureza jurídica, que para todas as partes, sobre as vantagens e sacrifícios que do contrato podem advir. É que a perda ou ganho dependem de um evento futuro e imprevisível; 2. ACIDENTALMENTE ALEATÓRIOS: são contratos em que, em razão de certas circunstâncias, os originalmente comutativos tornam-se aleatórios por vontade dos contratantes; 2.1. Venda de coisa futura: risco de existência, emptio spei ou venda da esperança, em que os contratantes assumem o risco da existência ou não do objeto da contratação; risco de quantidade, emptio rei sperantae ou venda de coisa esperada, em que as partes assumem o risco da quantidade da coisa esperada, mas se inexistente for em alguma quantidade a coisa esperada, inexiste será o contrato, retornando as partes ao status quo ante; 2.2. Venda de coisas expostas a risco: quando as partes assumem os riscos de qualidade da coisa, no estado em que se encontrarem ou quando assumem o risco no seu transporte. PRINCIPAIS DIFERENÇAS - CONTRATOS COMUTATIVOS E ALEATÓRIOS 1.ª) equivalência das prestações, nos contratos comutativos as partes anteveem o que receberão em troca das prestações que realizarem, por haver certeza quanto às prestações e contraprestações; nos aleatórios, com a intervenção do risco, há uma extensão indeterminada das prestações, dependendo de um evento causal, incerto e desconhecido (montante das prestações não pode ser previsto); 2.ª) os vícios redibitórios se referem, unicamente, aos contratos comutativos, inexistindo ação redibitória para os contratos aleatórios; "Art A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada ou que lhe diminuam o valor." 3.ª) as normas do código civil, artigos 458 a 461, são aplicáveis tão somente aos contratos aleatórios. interessadas, colocadas em pé de igualdade, ante o princípio da autonomia da vontade, discutem os termos do ato negocial, eliminando os pontos divergentes mediante transigência mútua. - fase de pontuação - aquela que as divergências são eliminadas através do debate e transigência dos contraentes (presente nos contratos paritários); - pressupõe igualdade entre os interessados.

4 QUANTO A SUA FORMAÇÃO CONTRATO PARITÁRIO (situação de igualdade) É aquele em que as partes CONTRATO DE ADESÃO (preponderância da vontade de uma das partes) É aquele em que todas as cláusulas são previamente estipuladas por uma das partes, de modo que a outra, no geral mais fraca e na necessidade de contratar, não tem poderes para debater as condições, nem introduzir modificações, no esquema proposto (ou aceita tudo em bloco ou recusa as cláusulas e condições por inteiro). Exemplo: contrato de seguro, fornecimento de água, eletricidade, diversões públicas e financiamento bancário (Maria Helena Diniz). - nesse tipo de contrato fica eliminada a fase de puntuação, pois uma das partes impõe à outra o instrumento inteiro do negócio, que esta, em geral, não pode recusar; - restringe quase que completamente o princípio clássico da autonomia da vontade; - não deve ser impresso em letras microscópicas, com redação confusa, contendo terminologia técnica, conceitos vagos, nem cláusulas desvantajosas para um dos contratantes. CIRCUNSTÂNCIAS QUE ESTÃO PRESENTES NESSE TIPO DE CONTRATO: I - o negócio deve ser daqueles que envolvem necessidade de contratar por parte de todos, ou de um número considerável de pessoas (eletricidade) - ou contrata ou fica sem luz - (não se trata de coação não há vício de vontade); II - o contratante mais forte deve desfrutar de um monopólio de direito ou de fato, ou seja, é mister que a procura exceda em tal proporção a oferta; III - o estado e o judiciário, principalmente este último procura evitar a exploração de uma parte pela outra, sendo que no caso do Judiciário: IV - aceitação pura e simples do oblato (quem aceita - policitante é quem propõe as condições). CONTRATO TIPO: ou contrato de massa, em série uma das partes vai subscrevê-lo, mas admite discussão sobre seu conteúdo. As cláusulas não são impostas, são apenas pré-redigidas, com espaços em branco, para taxas, parcelas, prazo etc. COMO SE APERFEIÇOAM CONTRATOS CONSENSUAIS - São aqueles que se perfazem pela simples anuência das partes, sem necessidade de outro ato, sendo que a ordem jurídica não exige, para que se aperfeiçoem, senão o acordo das partes, não impondo nenhuma outra forma especial para a sua celebração, somente o consentimento. Exemplo: Mandato. CONTRATOS REAIS (RES) - São aqueles que apenas se ultimam com a entrega da coisa, feita por um contraente ao outro. O vínculo contratual só se aperfeiçoa com entrega/tradição do objeto, não bastando a simples convergência de vontades. Exemplo: Comodato (579), Mútuo (586), Depósito (627).

5 QUANTO À FORMA CONTRATOS SOLENES OU FORMAIS - Contratos que dependem de forma prescrita em lei - artigo 108 (lei impõe como substância do ato, até o próprio Judiciário não admitirá a prova por outro meio - CPC, artigo 366, 2.ª parte). Exemplo: Pacto antenupcial Translativos de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no país. CONTRATOS NÃO SOLENES OU INFORMAIS - Contratos que não dependem de forma prescrita em lei (107) (forma livre), podendo ocorrer de serem promovidos a solenes (artigo 109). Art No contrato celebrado com a cláusula de não valer sem instrumento público, este é da substância do ato. Exemplo: mandato, compra e venda de bem móvel. DIVISÃO TRADICIONAL CONTRATOS NOMINADOS OU TÍPICOS - São aqueles que a lei dá denominação própria e submete a regras que pormenoriza. Exemplo: Código Civil (20 contratos - compra e venda, troca, contrato estimatório, doação, locação de coisas, empréstimo, prestação de serviços, empreitada, depósito, mandato, comissão, agência e distribuição, corretagem, transporte, seguro, constituição de renda, jogo e aposta, fiança, transação e compromisso). OUTROS - incorporação imobiliária (4.591 com as alterações da Lei n.º 4.864/65) e contratos bancários (4.595/64). CONTRATOS INOMINADOS OU ATÍPICOS - São aqueles que a lei não disciplina expressamente, mas que são permitidos, se lícitos, em virtude do princípio da autonomia privada (não pode contrariar a lei e os bons costumes) LER ARTIGO 425. Exemplos: cessão de clientela, contrato de locação de caixa-forte, contrato de hospedagem. OBSERVAÇÃO - Por não haver normas que o esquematizem e regulamentem, os contratantes deverão minudenciar as cláusulas contratuais o mais que puderem. Exemplos: contrato de excursão turística, competição desportiva, guarda e limpeza de veículo, publicidade e aluguel de cofre bancário.

6 UNS EM RELAÇÃO AOS OUTROS CONTRATO PRINCIPAL - É aquele cuja existência independe da existência de qualquer outro, nasce e produz reflexos de forma própria e autônoma. CONTRATO ACESSÓRIO (OU DEPENDENTE) - É aquele que existe em função do principal e surge para lhe garantir a execução, depende de outro contrato para subsistir. Contrato que sempre segue o principal, depende de sua sina, se o contrato principal é nulo, ineficaz, igualmente será o acessório (nulo contrato de locação, nula a fiança) Em contrapartida se a fiança for ineficaz, por um defeito qualquer (prescrição), a nulidade do acessório não contamina o principal. exemplos: fiança. Art Pelo contrato de fiança, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra. Art O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado. QUANTO AO MOMENTO DA PRODUÇÃO DE SEUS EFEITOS CONTRATO DE EXECUÇÃO INSTANTÂNEA - É aquele que se esgota num só instante, mediante uma única prestação (cumprida a obrigação, exaurem-se): Exemplos: compra e venda de bem móvel à vista e a troca. Art Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. CONTRATO DE EXECUÇÃO DIFERIDA NO FUTURO - É aquele que uma das partes (ou ambas) deve(m) cumprir sua(s) obrigação (ões) em tempo futuro, se protraindo num espaço mais ou menos longo de tempo. Exemplo: Compra e venda à prazo, locação. DA DISTINÇÃO DOS CONTRATOS DE EXECUÇÃO INSTANTÂNEA E DIFERIDA NO TEMPO, DECORREM IMPORTANTES CONSEQUÊNCIAS DE ORDEM PRÁTICA: a) Nos sistemas que admitem a revisão dos contratos pelo juiz, por acolherem a teoria da imprevisão (circunstâncias imprevisíveis que acarretam onerosidade para uma das partes), esta só incide sobre os contratos de execução diferida no futuro - cláusula rebus sic stantibus (assim como estão as coisas - mesmo estado das coisas) CONTRACTUS QUI HABENT TRACTU SUCESSIVUM ET DEPENDENTIAM DE FUTURO REBUS SIC STANTIBUS INTELLIGUNTUR (Contrato que possui trato sucessivo depende seja sempre interpretado a partir do princípio - como estão as coisas) TRADUÇÃO LIVRE;

7 b) simultaneidade, somente nos contratos instantâneos podem as partes exigir o cumprimento simultâneo das prestações; portanto, não se faculta ao contratante que deva produzir em primeiro lugar sua prestação, em contrato de execução diferida no futuro, defender-se pela exceptio non adimpleti contractus, recusando-se a cumprir sua obrigação, sob a alegação de que a outra parte não cumpriu a dela; c) a nulidade do contrato de execução contínua não afeta os efeitos já produzidos. QUANTO AO SEU OBJETO CONTRATO PRELIMINAR - É aquele cujo objeto reside sempre na realização de um contrato definitivo (pacto de contrahendo - obrigação de contratar). Também denominado pré-contrato, promessa de contrato, compromisso ou contrato preparatório (462). - O motivo de sua enorme difusão na vida moderna se encontra na considerável utilidade prática que oferece, pois, não raro, convém às partes, a quem interessa um contrato, adiar sua efetivação, sem risco de perdê-lo. - PRESSUPOSTOS: agentes capazes, objeto lícito e forma não proibida por lei; EFICÁCIA: tornar obrigatória a celebração de outro contrato; EXTINÇÃO: pelo cumprimento da promessa, inadimplemento do promitente (indenização) e pelo distrato. Exemplo: Contrato de incorporação Lei n.º 4.591/64 (promessa da compra do terreno e promessa de dispor de apartamentos que nem sequer foram iniciados), promessa de compra e venda. CONTRATO DEFINITIVO - É aquele que tem por objeto, como é óbvio, criar vários tipos de obrigações para os contraentes, e as partes a ele recorrem para obter um fim típico em questão. Exemplos: compra e venda (impõe ao devedor o mister de entregar as coisas e ao comprador o de entregar o preço; Locação de coisas (obriga o locador a garantir ao locatário o uso pacífico da coisa e o locatário o de pagar os alugueres ao senhorio).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/09/2017). Continuação de Contratos. Classificação dos contratos: Unilaterais e Bilaterais Quanto a natureza

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 14/09/2017). Classificação dos Contratos. Princípio da função social do contrato O Estado por este prisma passa

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL Autonomia da vontade. Intervenção estatal. Regimes jurídicos de direito privado dos contratos no Brasil. Princípios do Direito Contratual. Classificação dos contratos.

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato Índice Sistemático Nota da Editora...................................................... XI Nota ao Volume... XIII Prefácio... XV Introdução... 1 Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato 184. Conceito de

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Teoria Geral dos Contratos. Formação

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. A classificação dos contratos é importante para uma

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS. vários métodos de organização do universo contratual

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS. vários métodos de organização do universo contratual CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS vários métodos de organização do universo contratual CLASSIFICAR SIGNIFICA ORDENAR UM DETERMINADO UNIVERSO SEPARANDO OS SEUS ELEMENTOS DE ACORDO COM AS SUAS SEMELHANÇAS OU DIFERENÇAS

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS*

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS* CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS* SILVIA HELENA PANISSET SÁ RÊoo** 1. Conceito; 2. Função; J. Princípios fundamentais; 4. Elementos e requisitos do contrato; 5. Formação do contrato; 6. Classificação dos contratos

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS. PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana.

PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS. PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana. 1 CONTRATOS PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS PONTO 2: a) FORMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO FORMAÇÃO TRATATIVAS -Proposta individual: Art. 427 CC 1 obriga o proponente. O descumprimento

Leia mais

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS Erilene Crivellaro dos SANTOS ¹ RESUMO: O presente artigo visa traçar um panorama sobre um dos assuntos mais importantes dentro da Sociedade e do nosso Código Civil: o

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 02 CONTRATO ATÍPICO AUTOCONTRATO PRINCÍPIOS CONTRATUAIS INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS CONTRATOS ATÍPICOS (425 CC/2002): AUTOCONTRATO (ou contrato

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

I. CONTRATOS EM GERAL

I. CONTRATOS EM GERAL S UMÁRIO I. CONTRATOS EM GERAL 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1.1. Conceitos de obrigação... 28 1.2. Obrigação de dar (coisa certa ou incerta)... 28 1.2.1. Obrigação de dar coisa certa...

Leia mais

Direito Civil IV Aula 08. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 08. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 08 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Princípios dos Contratos. Autonomia da Vontade; Consensualismo; Obrigatoriedade da Convenção; Relatividade dos Efeitos

Leia mais

Aula 11. II - TEORIA GERAL DO DIREITO DOS CONTRATOS (Cont...) 14. CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS. Turmas: 5º DIV, 5º DIN-1 e 5º DIN-2

Aula 11. II - TEORIA GERAL DO DIREITO DOS CONTRATOS (Cont...) 14. CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS. Turmas: 5º DIV, 5º DIN-1 e 5º DIN-2 CURSO DE DIREITO - 1º SEMESTRE/2011 1 Prof a.: Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL III CONTRATOS Turmas: 5º DIV, 5º DIN-1 e 5º DIN-2 Aula 11 DIREITO DOS CONTRATOS II - TEORIA GERAL DO DIREITO DOS CONTRATOS

Leia mais

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS AULA 10: Prof. Thiago Gomes VOCÊ JÁ CONTRATOU HOJE? 1 O QUE É O CONTRATO? Para suprir suas necessidades o homem interage com seus semelhantes das mais variadas formas, entre elas, o contrato. CONCEITO

Leia mais

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de contrato. Conceito clássico e conceito contemporâneo... 1 1.2 A suposta crise dos contratos... 5 1.3 A teoria do diálogo das fontes.

Leia mais

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial CONTRATOS - INADIMPLEMENTO Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial b) Resolução por onerosidade excessiva: evento

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL OBJETIVOS: O curso aprofunda a discussão de conhecimentos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Cláusula Resilitiva: Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. Art. 473. A resilição unilateral,

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL

DIREITO DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL Princípio da autonomia da vontade Ampla liberdade das partes em contratar. Inclui três aspectos: liberdade de realizar o contrato ; liberdade de escolher o outro contratante;

Leia mais

Quando um contrato é necessário?

Quando um contrato é necessário? Quando um contrato é necessário? Milhares de pessoas realizam acordos diariamente sem se preocuparem com as formalidades e exigências legais. É certo que, para ser válido, nem todo acordo precisa ser formalizado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 11/09/2017). Proposta e Aceitação / Extinção dos contratos. No mundo dos contratos o silêncio importa anuência,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CONTRATOS

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CONTRATOS QTO AOS EFEITOS: unilaterais, bilaterais,plurilaterais; gratuitos ou onerosos; comutativos ou aleatórios QTO À FORMAÇÃO: paritários, de adesão; QTO AO MOMENTO DA EXECUÇÃO: de execução instantânea, diferida

Leia mais

INDICE DO VOL. II. Coimbra Editora 747

INDICE DO VOL. II. Coimbra Editora 747 INDICE DO VOL. II Contrato de patrocínio... 5 Contrato de prestação de serviço... 7 Contrato de prestação de serviço telefónico público... 8 Contrato de publicidade... 12 Contrato de recolha de automóveis...

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 6º Semestre DISCIPLINA: Contratos Civil e Empresarial CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Contratos em espécie.

Leia mais

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. P411c Contrato de transação / Ana Flávia Penido. Varginha, f.

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. P411c Contrato de transação / Ana Flávia Penido. Varginha, f. 1 Penido, Ana Flávia. P411c Contrato de transação /. Varginha, 2015. 6 f. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Contratos. 2. Transação (Direito). I. Título. II. Fundação

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Teoria Geral dos Contratos. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Teoria Geral dos Contratos Objetivos A presente aula tem por objetivo apresentar a teoria geral dos contratos iniciando-se com a origem etimológica e conceito de contrato, seguindo-se para os princípios

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO. Segundo o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, assim define-se contrato: Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I NOÇÕES GERAIS

SUMÁRIO. Parte I NOÇÕES GERAIS SUMÁRIO Parte I NOÇÕES GERAIS I Noção de contrato 25 2 Origens e evolução histórica do direito dos contratos 31 2 I Historicidade do contrato 32 22 O direito romano 33 23 O direito inglês medieval 34 3

Leia mais

Direito Civil Exercícios

Direito Civil Exercícios Exercícios Aurélio Bouret Campos @ Bouret @professor_aureliobouret Aurélio Bouret Aurélio Bouret www.masterjuris.com.br Questão CAIO celebrou com a incorporadora CONFIANÇA contrato de promessa de compra

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie. Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie. Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança Prof. Vinicius Marques Corretagem: Conceito: contrato pelo qual uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS

DIREITO DOS CONTRATOS Programa de DIREITO DOS CONTRATOS 1º O sistema civil dos contratos em especial DOS CONTRATOS EM ESPECIAL I DA COMPRA E VENDA CAPÍTULO I COORDENADAS BÁSICAS DA COMPRA E VENDA Secção I Aspetos gerais 2º

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

Contrato Unilateral - gera obrigações para apenas uma das partes. Contrato Bilateral - gera obrigações para ambas as partes.

Contrato Unilateral - gera obrigações para apenas uma das partes. Contrato Bilateral - gera obrigações para ambas as partes. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Civil (Contratos) / Aula 13 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Teoria Geral dos Contratos: 3- Classificação; 4 - Princípios. 3. Classificação: 3.1

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 5 Contratos Administrativos Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização TST mantém fato do príncipe em desapropriação do Incra A Quarta Turma

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts )

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 06 RELATIVIDADE E EFEITOS DOS CONTRATOS Principal efeito: criar obrigações, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes contratantes contrato = fonte de obrigações. Como REGRA

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 05 CLASSIFICAÇÃO E NOVOS CRITÉRIOS DO CONTRATO: Considerados em si mesmos:

MATERIAL DE APOIO 05 CLASSIFICAÇÃO E NOVOS CRITÉRIOS DO CONTRATO: Considerados em si mesmos: 1 MATERIAL DE APOIO 05 CLASSIFICAÇÃO E NOVOS CRITÉRIOS DO CONTRATO: Considerados em si mesmos: Natureza da obrigação: Unilaterais / Bilaterais ou contratos com prestações a cargo de uma só parte e contratos

Leia mais

Formatos de Contratos

Formatos de Contratos Formatos de Contratos 1 Da Formação dos Contratos A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso. Deixa de

Leia mais

Da Extinção dos Contratos *

Da Extinção dos Contratos * Da Extinção dos Contratos * Antonio Augusto de Toledo Gaspar Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de São Gonçalo O tema, a despeito da sua importância, não vinha expressamente tipificado no CC/16,

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

BREVE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO DE CONTRATO

BREVE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO DE CONTRATO BREVE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO DE CONTRATO ccj.adv.br /ccj/2011/03/03/breve-estudo-sobre-resolucao-de-contrato/ Muitas das vezes situações supervenientes a assinatura do contrato impedem que o mesmo seja

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação Prof. Vinicius Marques Troca ou Permuta: Conceito: é aquele pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que

Leia mais

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016)

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Contratos I 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Regente: Pedro Romano Martinez I Compra e venda I. Noção e efeitos essenciais legal; aspectos complementares 2. Classificação do contrato 1. Contrato típico

Leia mais

Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 9 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações Sumário Parte 1 Direito das Obrigações Capítulo 1 Obrigações em Geral...3 1. Conceito e elementos da obrigação... 3 1.1. Obrigação sem responsabilidade e responsabilidade sem obrigação... 6 1.2. Fontes

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Definição Contrato é o acordo de duas ou mais vontades que visa à aquisição,

Leia mais

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex.

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex. O que são negócios jurídicos unilaterais? Quais as modalidades de negócios jurídicos unilaterais? Unilateral - Quando as clausulas contratuais forem estabelecidas por apenas uma das partes. Ex. promessa

Leia mais

CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL...

CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... Sumário CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura)

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura) Ficha de unidade curricular Curso de Direito (Licenciatura) Unidade curricular Direito dos Contratos 1.º semestre Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo)

Leia mais

Contratos Nominados II. Contrato Estimatório Doação Locação de Coisas Empréstimo (Comodato - Mútuo) Coordenação Miguel Reale Judith Martins-Costa

Contratos Nominados II. Contrato Estimatório Doação Locação de Coisas Empréstimo (Comodato - Mútuo) Coordenação Miguel Reale Judith Martins-Costa PAULO DE TARSO VIEIRA SANSEVERINO Mestre e doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da Pontifícia

Leia mais

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO

Leia mais

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 17 Continuação de Modalidades

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO AULA 10 PONTOS: 10/11 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117 INTRODUÇÃO SECÇÃO I: O DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A DEFINIÇÃO LEGAL DE OBRIGAÇÃO 11 1. A definição de obrigação 11 2. Objecto e características do Direito das Obrigações 13 SECÇÃO II: PRINCÍPIOS GERAIS DO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 31/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 21/09/2017). Manifestação de vontade / Proposta e aceitação / extinção dos contratos. No mundo dos contratos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. Moratória (parcial) Cláusula penal Compensatória (total) Cláusula

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

Sumário. 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual

Sumário. 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual Sumário 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual 2. Compra e Venda 2.1 Conceito. Efeitos Obrigacionais

Leia mais

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. Contrato de compromisso / Ana Flávia Penido. Varginha, f.

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. Contrato de compromisso / Ana Flávia Penido. Varginha, f. 1 Penido, Ana Flávia. P411c Contrato de compromisso /. Varginha, 2015. 9 f. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Contratos. 2. Compromisso (Direito). I. Título. II.

Leia mais

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral 04

Curso DIREITO. Carga Horária Semestral 04 1/4 1/5 DIREITO - 2º SEMESTRE/2010 1 Disciplina DIREITO CIVIL III PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2010 Curso DIREITO Turno/Horário NOTURNO Professor(a) HELISIA COSTA GÓES Carga Horária Semanal Carga Horária

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Troca ou Permuta Art. 533 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito É o contrato pelo meio do qual uma parte se obriga a entregar uma coisa diversa de dinheiro a outra,

Leia mais

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS Art. 458 à 461 CC Emptio spei (Venda da Esperança) Art. 458. Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Lislene Ledier Aylon 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito Civil III - Contratos 1.4 SÉRIE: 3ª TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA

Leia mais

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41 S CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos

Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos O CC estabelece uma teoria geral dos contratos arts. 405 a 456º - e regula depois, em especial, alguns tipos contratuais -arts 874º a 1250º.

Leia mais

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO CÓDIGO CIVIL - EXTRATO Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47 344, de 25 de novembro de 1966. Entrada em vigor: 01-06-1967. Alterações aos artigos deste extrato: Decreto-Lei n.º 236/80, de 18 de julho, retificado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Doação: a) Conceito: Neste contrato alguém, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito S EDITAL SISTEMATIZADO... 21 CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 23 1. Conceito e Divisão do Direito... 23 1.1. Conceito de direito... 23 1.2. Fontes jurídicas... 24 1.3.

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Direito Civil Prof. Christiano Cassetari

Direito Civil Prof. Christiano Cassetari TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Introdução: foi a parte mais modificada com o CC/02, o qual inspirou-se no CDC. Vide o Enunciado 167 do CJF. No que tange a relação contratual, o CC/02 adotou os princípios

Leia mais

DIREITO CONTRATUAL. Uma proposta de ensino aos acadêmicos de Direito. EDITORA LTr SÃO PAULO. 347.44(81) K39d

DIREITO CONTRATUAL. Uma proposta de ensino aos acadêmicos de Direito. EDITORA LTr SÃO PAULO. 347.44(81) K39d GILBERTO KERBER Professor e advogado. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Graduação e de Pós-Graduação de Direito da Universidade Regional Integrada do

Leia mais

UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica

UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica Industria Musical Edição Musical = direitos autorais Produção Fonográfica

Leia mais