Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex."

Transcrição

1 O que são negócios jurídicos unilaterais? Quais as modalidades de negócios jurídicos unilaterais? Unilateral - Quando as clausulas contratuais forem estabelecidas por apenas uma das partes. Ex. promessa de recompensa (cachorro, informações de foragidos); testamento. Tem um termo autoexplicativo, é um contrato RECEOTÍCIO, terá efeito o contrato quando a outra parte souber. Receptícios são aqueles em que a declaração de vontade tem de se tornar conhecida do destinatário para produzir efeitos, como sucede na denúncia ou resilição de um contrato, na revogação de mandato etc. Não receptícios são aqueles em que o conhecimento por parte de outras pessoas é irrelevante, como se dá no testamento, na confissãode dívida etc. O que são negócios jurídicos bilaterais? Bilateral Quando ambas as partes envolvidas estabelecerem as clausulas contratuais e ambas as parte chegaram a um ponto comum, um interesse convergente. O que são negócios jurídicos plurilaterais? Plurilateral Um exemplo é a sociedade com mais de dois sócios. Na sociedade de mais de dois sócios podem manifestar vontades distintas (divergente). No caso hipotético a sede da empresa tem que mudar, e os sócios divergem em ralação ao novo local, então se juntaram para avaliar as cotas e votar, para decidir o novo lugar, no caso quem tiver 50% +1 O que são negócios jurídicos gratuitos? Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex. Doação pura O que são negócios jurídicos onerosos? Oneroso Quando a outra parte terá ônus no contrato. Ex. Empregada que ganha a herança da casa em troca de cuidados da proprietária. O que são negócios neutros? Há negócios que não podem ser incluídos na categoria dos onerosos, nem dos gratuitos, pois lhes falta atribuição patrimonial. São chamados de neutros e se caracterizam pela destinação dos bens. O que são negócios bifrontes? Bifrontes são os contratos que podem ser onerosos ou gratuitos, segundo a vontade das partes, como o mútuo, o mandato, o depósito. A conversão só se torna possível se o contrato é definido na lei como negócio gratuito, pois a vontade das partes não pode transformar um contrato oneroso em benéfico, visto que subverteria sua causa. O que são negócios jurídicos solenes? No que concerne aos negócios solenes, quais as modalidades de formalidades?

2 Toda vez que contratamos somos livres para escolha, porém conforme o contrato for mais oneroso, o legislador aumenta o formalismo (solenidade). Quando o contrato e não solene o contrato é livre, como usar falas, gestos, sinal para contratar, porém quando o legislador aumenta o formalismo por causa do aumento oneroso das clausulas, serão necessários elementos mais solenes. Art A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir. Solenes são os negócios que devem obedecer à forma prescrita em lei para se aperfeiçoarem. Quando a forma é exigida como condição de validade do negócio, este é solene e a formalidade é ad solemnitatem ou ad substantiam, isto é, constitui a própria substância do ato, como a escritura pública na alienação de imóvel acima de certo valor (CC, art. 108), o testamento como manifestação de última vontade (arts e s.), a renúncia da herança (art.1.806) etc. ad solemnitatem ou ad substantiam ad probationem tantum ad probationem 19. O que são negócios jurídicos nãosolenes? São os negócios de forma livre. Basta o consentimento para a sua formação. 20. O que são negócios causa mortis? São os negócios destinados a produzir efeitos após a morte do agente, como ocorre com o testamento, o codicilo e a doação estipulada em pacto antenupcial para depois da morte do testador. O evento morte, nesses casos, é o pressuposto necessário à sua eficácia. 21. O que são negócios inter vivos? Destinamse a produzir efeitos desde logo, isto é estando as partes ainda vivas, como a promessa de venda e compra, a locação, a permuta, o mandato, o casamento. 22. O que são negócios jurídicos simples? São os negócios que se constituem por ato único. 23. O que são negócios jurídicos complexos? São os que resultam da fusão de vários atos sem eficácia independente. Compõemse de várias declarações de vontade, que se completam, emitidas por um ou diferentes sujeitos para a obtenção dos efeitos pretendidos na sua unidade. 24. O que são negócios jurídicos coligados? Compõem-se de vários outros, enquanto o negócio complexo é único. Como exemplo o arrendamento de posto de gasolina, coligado pelo mesmo instrumento ao contrato de locação das bombas, de comodato da área para funcionamento da lanchonete, de fornecimento de combustível, de financiamento etc. 25. O que são negócios jurídicos principais? São os que têm existência própria e não dependem, pois, da existência de qualquer outro, como a compra e venda, a locação e a permuta. 26. O que são negócios jurídicos acessórios? São os que têm sua existência subordinada à do contrato principal, como se dá com a cláusula penal, a fiança, o penhor e a hipoteca. 27. Quais os elementos gerais de existência dos negócios jurídicos? Elementos essenciais Elementos naturais Elementos acidentais 28. Quais as formas de manifestação da vontade? Expressa Tácita Presumida 29. Em que hipótese o silêncio pode ser interpretado como manifestação de vontade?

3 Art O silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa. 30. Qual o princípio que, por excelência, deve reger a celebração dos negócios jurídicos? Autonomia da Vontade 31. O que se entende pela expressão reserva mental? É quando um dos declarantes oculta a sua verdadeira intenção, isto é, quando não quer um efeito jurídico que declara querer. Tem por objetivo enganar o outro contratante ou declaratário. 32. Quais os efeitos advindos da manifestação de vontade com reserva mental? A reserva menta conhecida da outra parte não torna nula a declaração de vontade; esta inexiste, e, em consequência, não se forma o negócio jurídico. Da reserva mental trata o art. 110, que tem por irrelevante, salvo se conhecida do destinatário, caso em que se configura hipótese de ausência de vontade, e, consequentemente, de inexistência do negócio jurídico. 33. Quais os requisitos de validade do negócio jurídico? Agente capaz. Objeto lícito, possível, determinado ou determinável. Forma prescrita ou não defesa em lei. 34. Em havendo dúvidas acerca da intenção das partes, de que maneira devem ser interpretados os negócios jurídicos? Dispõe o art. 112 "nas declarações de vontade se atendera mais a intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem" 35. É possível haver interpretação extensiva de negócios jurídicos benéficos e da renúncia? Não é possível. Pois conforme Dispõe o art. 114 do CC "os negócios jurídicos benéficos e a renuncia interpretam-se estritamente." Para que o negócio jurídico possa ser reputado como válido, quais as características que devem ser apresentadas pelo objeto? objeto lícito, possível, determinado ou determinável; O que se entende por objeto lícito? Objeto lícito é o que não atenta contra a lei, a moral ou os bons costumes. Objeto jurídico, objeto imediato ou conteúdo do negócio é sempre uma conduta humana e se denomina prestação: dar, fazer ou não fazer. Objeto material ou mediato são os bens ou prestações sobre os quais incide a relação jurídica obrigacional. O que se entende por objeto possível? O objeto deve ser, também, possível. Quando impossível, o negócio é nulo. A impossibilidade do objeto pode ser física ou jurídica. Em que consiste a impossibilidade física? Quais as espécies de impossibilidade física? Impossibilidade física é a que emana de leis físicas ou naturais. Deve ser absoluta, isto é, alcançar a todos, indistintamente, como, por exemplo, a que impede o cumprimento da obrigação de colocar toda a água dos oceanos em um copo d água. Em que consiste a impossibilidade jurídica? A impossibilidade jurídica do objeto ocorre quando o ordenamento jurídico proíbe, expressamente, negócios a respeito de determinado bem, como a herança de pessoa viva (CC,

4 art. 426), de alguns bens fora do comércio, como os gravados com a cláusula de inalienabilidade etc. A ilicitude do objeto é mais ampla, pois abrange os contrários à moral e aos bons costumes. A escritura pública é imprescindível para a validade de que negócios jurídicos? No caso de negócio jurídico solenes sim, pois é mais oneroso. De que maneira podem ser conferidos os poderes de representação? Art Os poderes de representação conferem-se por lei ou pelo interessado.a representação, assim, pode ser legal, como a deferida pela lei aos pais, tutores, curadores, síndicos, administradores etc., e convencional ou voluntária, quando decorre de negócio jurídico específico: o mandato. Como deve ser reputado o negócio concluído pelo representante em conflito de interesses com o representado, caso tal fato fosse ou deveria ser do conhecimento de quem com aquele contratou? É de se destacar o art. 119 do novo Código, que prescreve: É anulável o negócio concluído pelo representante em conflito de interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento de quem com aquele tratou. O parágrafo único estabelece o prazo decadencial de cento e oitenta dias, a contar da conclusão do negócio ou da cessação da incapacidade, para pleitear-se a anulação prevista no caput do artigo. Qual o prazo decadencial para se pleitear tal anulação? O parágrafo único estabelece o prazo decadencial de cento e oitenta dias. Em que hipóteses o autocontrato não será considerado anulável? O novo Código Civil prevê expressamente, como visto, a possibilidade da celebração do contrato consigo mesmo, desde que a lei ou o representado autorizem sua realização. Sem a observância dessa condição, o negócio é anulável. O que são elementos acidentais? A palavra acidente tem um entendimento, não relacionado como trágico e sim como algo ocasional, acontece de vem em quando, podendo ter ou não. Os negócios jurídicos terão elementos acidentais quando forem interessantes as partes. São três os elementos acidentais. Quais os elementos acidentais existentes no ordenamento pátrio? Termo; Condição; Encargo (modo) O que se entende por condição? Condição: Elemento muito presente. Pode ser uma condição suspensiva (suspende o direito por um tempo) ou resolutiva Quais os requisitos necessários para a configuração da condição? Cláusula que subordina a eficácia dos negócios jurídicos sempre a um evento futuro e incerto

5 O que se entende por condição suspensiva? Condição Suspensiva, responsável pelo início da eficácia, a qual dará inicio aos efeitos jurídicos. O que se entende por condição resolutiva? Quando ela põe fim aos efeitos do negócio jurídico. Um exemplo de Condição Resolutiva

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NEGÓCIO JURÍDICO Negócio jurídico é uma das espécies de fatos jurídicos(sentido amplo),

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito.

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva FATOS JURÍDICOS Conceito: Fato jurídico é qualquer

Leia mais

2.1. Conceito. De qualquer modo, o negócio jurídico é o meio de realização da autonomia privada, e o contrato é o seu símbolo.

2.1. Conceito. De qualquer modo, o negócio jurídico é o meio de realização da autonomia privada, e o contrato é o seu símbolo. Do negócio Jurídico 2. Negócios Jurídicos. 2.1. Conceito. 2.2. Planos dos Negócios Jurídicos. 2.3. Elementos de Existência. 2.4. Requisitos de Validade. 2.5. Classificação. 2.6. Interpretação. 2.1. Conceito.

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Classificação Os requisitos do negócio jurídico desdobram-se

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula

UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula CONCEITOS BASILARES AO CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES JURÍDICAS FATO, ATO E NEGÓCIO JURÍDICO FATO é qualquer ocorrência que interessa ou

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO. Segundo o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, assim define-se contrato: Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/09/2017). Continuação de Contratos. Classificação dos contratos: Unilaterais e Bilaterais Quanto a natureza

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV DOS FATOS JURÍDICOS Sumário 1. Fato jurídico em sentido amplo: 1.1. Conceito; 1.2. Espécies 2. Negócio Jurídico: 2.1. Conceito; 2.2. Classificação dos negócios jurídicos:

Leia mais

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS Erilene Crivellaro dos SANTOS ¹ RESUMO: O presente artigo visa traçar um panorama sobre um dos assuntos mais importantes dentro da Sociedade e do nosso Código Civil: o

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 02 CONTRATO ATÍPICO AUTOCONTRATO PRINCÍPIOS CONTRATUAIS INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS CONTRATOS ATÍPICOS (425 CC/2002): AUTOCONTRATO (ou contrato

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL Autonomia da vontade. Intervenção estatal. Regimes jurídicos de direito privado dos contratos no Brasil. Princípios do Direito Contratual. Classificação dos contratos.

Leia mais

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico)

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) DOS BENS Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) Classificação principal móveis / imóveis semoventes fungíveis / infungíveis duráveis / não

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Geral Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva Prof. Vinicius Marques Formas de extinção dos contratos: Normal. Fatos anteriores à celebração. Fatos posteriores à

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Teoria Geral dos Contratos. Formação

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: Por Marcelo Câmara

Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Sumário: 1 - Dos Fatos Jurídicos: 1.1. Conceito de fato jurídico: 1.2. Noções distintivas sobre fatos, atos e negócios jurídicos: Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: 1.3. Classificações

Leia mais

COMO ELABORAR CONTRATOS

COMO ELABORAR CONTRATOS COMO ELABORAR CONTRATOS PARTES Art. 104. A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Leia mais

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados.

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIFERENÇAS ENTRE NULIDADE ABSOLUTA E NULIDADE RELATIVA

Leia mais

Cód. barras: STJ00095765 (2012)

Cód. barras: STJ00095765 (2012) Cód. barras: STJ00095765 (2012) CAPÍTULO 1 - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO... 1 1.1. Lei de introdução às normas do direito brasileiro... 1 1.1.1. Considerações gerais... 1 1.1.2. Vigência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 09/04/2018. Disposições testamentárias. Formas de instituição de herdeiros ou legatários. Observe os artigos

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2017/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II TURMA A

Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2017/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II TURMA A Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2017/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL II TURMA A Coordenação e regência: Profª Doutora Maria do Rosário Palma Ramalho Colaboradores: PROGRAMA ABREVIADO PARTE

Leia mais

Direito Civil Exercícios

Direito Civil Exercícios Exercícios Aurélio Bouret Campos @ Bouret @professor_aureliobouret Aurélio Bouret Aurélio Bouret www.masterjuris.com.br Questão CAIO celebrou com a incorporadora CONFIANÇA contrato de promessa de compra

Leia mais

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Nulidades PONTO 2: Diferença entre Nulo e Anulável PONTO 3: Análise do Art. 166 do CC PONTO 4: Defeitos do Negócio Jurídico 1.NULIDADES Nulidades, a princípio, podem ser questionadas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 08/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 08/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 08/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Litigio Juiz Oficio judicial = operacionaliza o litígio DIREITO MATERIAL Única (forma pública) = cartórios

Leia mais

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO PLANO DA EFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO PLANO DA EFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO AULA 05 PONTO: 05 Objetivo da aula: Negócios jurídicos. Tópico do plano de Ensino: Elementos dos negócios jurídicos. Classificação. Elementos acidentais: Condição, termo e encargo. Roteiro de aula ELEMENTOS

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

Introdução ao Direito de Família Casamento e União Estável Formalidades Preliminares. Habilitação para o Casamento

Introdução ao Direito de Família Casamento e União Estável Formalidades Preliminares. Habilitação para o Casamento Sumário 1 Introdução ao Direito de Família 1.1 Compreensão 1.2 Lineamentos Históricos 1.3 Família Moderna. Novos Fenômenos Sociais 1.4 Natureza Jurídica da Família 1.5 Direito de família 1.5.1 Características

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI Fala, concurseiro! Degustação 2018 Direito Civil Depois de certo tempo estudando e não obtendo os resultados esperados e tão almejados, percebi que o errado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 14/09/2017). Classificação dos Contratos. Princípio da função social do contrato O Estado por este prisma passa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 9 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 11/09/2017). Proposta e Aceitação / Extinção dos contratos. No mundo dos contratos o silêncio importa anuência,

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Formação dos Contratos. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Formação dos Contratos. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Prof. Vinicius Marques Formação do contrato pelo Código Civil: Fase de negociações preliminares ou puntuação. Fase de proposta, oblação ou policitação. Fase de contrato

Leia mais

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves de Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CONTRATO DE TRABALHO... 3 1. Caracterizando o contrato de trabalho... 3 1.1 Conceito e características... 3 1.2 Elementos essenciais do contrato

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

5 Celebração e Prova do Casamento, Ritos matrimoniais, Cerimônia do casamento, Suspensão da cerimônia, 85

5 Celebração e Prova do Casamento, Ritos matrimoniais, Cerimônia do casamento, Suspensão da cerimônia, 85 Sumário Nota do Autor à lfi edição, xiii 1 Introdução ao Direito de Família, 1 1.1 Compreensão, 1 1.2 Lineamentos históricos, 2 1.3 Família moderna. Novos fenômenos sociais, 5 1.4 Natureza jurídica da

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS. vários métodos de organização do universo contratual

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS. vários métodos de organização do universo contratual CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS vários métodos de organização do universo contratual CLASSIFICAR SIGNIFICA ORDENAR UM DETERMINADO UNIVERSO SEPARANDO OS SEUS ELEMENTOS DE ACORDO COM AS SUAS SEMELHANÇAS OU DIFERENÇAS

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária. É um ato de manifestação de vontade do testador, podendo ser expressa, tácita,

Leia mais

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de contrato. Conceito clássico e conceito contemporâneo... 1 1.2 A suposta crise dos contratos... 5 1.3 A teoria do diálogo das fontes.

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

ORDEM PROFISSIONAL DE AUDITORES E CONTABILISTAS CERTIFICADOS EXAME PARA CONTABILISTA CERTIFICADO 27/11/2013 DIREITO CIVIL PARTE I

ORDEM PROFISSIONAL DE AUDITORES E CONTABILISTAS CERTIFICADOS EXAME PARA CONTABILISTA CERTIFICADO 27/11/2013 DIREITO CIVIL PARTE I NOME: Doc. Identificação: Classificação: PARTE I Escolha a resposta correcta entre as opções apresentadas sinalizando-a de forma visível 1. Um contrato de arrendamento é: a) Um facto jurídico; b) Um acto

Leia mais

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato Índice Sistemático Nota da Editora...................................................... XI Nota ao Volume... XIII Prefácio... XV Introdução... 1 Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato 184. Conceito de

Leia mais

Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil

Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. Compra e venda pura As partes

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts )

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 06 RELATIVIDADE E EFEITOS DOS CONTRATOS Principal efeito: criar obrigações, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes contratantes contrato = fonte de obrigações. Como REGRA

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 4º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (Obrigações II) CARGA HORÁRIA: 80 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 21/09/2017). Manifestação de vontade / Proposta e aceitação / extinção dos contratos. No mundo dos contratos

Leia mais

FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN

FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN DA COMPRA E VENDA CONCEITO: É O CONTRATO PELO QUAL UM DOS CONTRATANTES SE OBRIGA A TRANSFERIR O DOMÍNIO DE CERTA COISA, E O OUTRO, A PAGAR-LHE CERTO PREÇO

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2 Prof ª. Taíse Sossai - Pessoas desprovidas de legitimidade sucessória: arts. 1801 e 1.802 - Semoventes -

Leia mais

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico: Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais/Direito Civil Aula: Defeitos dos Negócios Jurídicos Professor (a): Rafael da Motta Monitor (a): Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Defeitos dos Negócios

Leia mais

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO:

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO: CONCEITO: CONTRATO DE MANDATO Art. 653 Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato. Assim,

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres.

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. Casamento O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. PRAZO PARA DAR ENTRADA No mínimo 40 (quarenta) dias antes da data prevista para celebração do casamento.

Leia mais

Quando um contrato é necessário?

Quando um contrato é necessário? Quando um contrato é necessário? Milhares de pessoas realizam acordos diariamente sem se preocuparem com as formalidades e exigências legais. É certo que, para ser válido, nem todo acordo precisa ser formalizado

Leia mais

Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara

Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara Introdução: Sumário: Sumário: 1 Invalidade dos negócios jurídicos; 1.1 A teoria da inexistência jurídica. 1.2 Ineficácia e invalidade. 1.3

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I NOÇÕES GERAIS

SUMÁRIO. Parte I NOÇÕES GERAIS SUMÁRIO Parte I NOÇÕES GERAIS I Noção de contrato 25 2 Origens e evolução histórica do direito dos contratos 31 2 I Historicidade do contrato 32 22 O direito romano 33 23 O direito inglês medieval 34 3

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

Sumário PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS

Sumário PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS Sumário PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS Título I Das pessoas naturais... 23 Capítulo I Da personalidade e da capacidade... 23 Capítulo II Dos direitos da personalidade... 41 Capítulo III Da ausência...

Leia mais

DIREITO CIVIL III. Teoria Geral das Obrigações AULA 01

DIREITO CIVIL III. Teoria Geral das Obrigações AULA 01 DIREITO CIVIL III Teoria Geral das Obrigações AULA 01 CONCEITO O direito das obrigações consiste num complexo de normas que regem relações jurídicas de ordem patrimonial, que têm por objeto prestações

Leia mais

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO LIVRO II DOS BENS...

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO LIVRO II DOS BENS... SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 27 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 27 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 27 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Casamento Efeitos Patrimoniais Conti.: a) Princípios: Variedade do regime de Bens: - Comunhão Parcial

Leia mais

Sumário. Aspectos cíveis da LINDB Sujeitos de Direito...23

Sumário. Aspectos cíveis da LINDB Sujeitos de Direito...23 TÍTULO PRELIMINAR Aspectos cíveis da LINDB...15 1. Generalidades...15 2. Fontes do Direito...15 2.1. Lei (em sentido amplo)...16 2.2. Costumes...16 2.3. Analogia...17 2.4. Princípios Gerais de Direito...18

Leia mais

REGIME DE BENS.

REGIME DE BENS. REGIME DE BENS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 2. PACTO ANTENUPCIAL...7 3. REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS...10 Como Funciona a Administração dos Bens?... 10 Como se dá a Administração

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002 SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES... 5 PREFÁCIO... 19 OITO MÃOS E UM ÚNICO OBJETIVO: SER COMPLETO... 21 LEI Nº 10.406, D E 10 D E JANEIR O D E 2002 PART E GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 25 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS...

Leia mais

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 27 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 27 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 27 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

SUMÁRIO À À LEI Nº ,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL

SUMÁRIO À À LEI Nº ,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL SUMÁRIO À À LEI Nº 10.406,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 29 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 29 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 29 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA

Leia mais

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Definição Contrato é o acordo de duas ou mais vontades que visa à aquisição,

Leia mais

SUMÁRIO LIVRO III DOS FATOS JURÍDICOS

SUMÁRIO LIVRO III DOS FATOS JURÍDICOS SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 25 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 25 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 25 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

juiz de paz ministro religiosa

juiz de paz ministro religiosa juiz de paz ministro confissão religiosa Impedimentos matrimoniais Causas de anulabilidade Causas suspensivas Art. 1.521, CC Casamento nulo (art. 1.548, CC) Art. 1.550, CC Casamento anulável Art. 1.523,

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

I - Ao receber o Enunciado da Prova escreva seu nome e número de documento de identificação.

I - Ao receber o Enunciado da Prova escreva seu nome e número de documento de identificação. ORDEM PROFISSIONAL DE AUDITORES E CONTABILISTAS CERTIFICADOS EXAME PARA CONTABILISTA CERTIFICADO 28/10/2015 DIREITO CIVIL NOME: Doc. Identificação: Classificação: I - Ao receber o Enunciado da Prova escreva

Leia mais

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016)

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Contratos I 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Regente: Pedro Romano Martinez I Compra e venda I. Noção e efeitos essenciais legal; aspectos complementares 2. Classificação do contrato 1. Contrato típico

Leia mais

Sumário. Oito mãos e um único objetivo: ser completo... 23

Sumário. Oito mãos e um único objetivo: ser completo... 23 Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 PREFÁCIO... 21 Oito mãos e um único objetivo: ser completo... 23 PARTE geral LIVRO I DAS PESSOAS... 27 Título I Das pessoas naturais... 27 Capítulo I Da personalidade e da

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO CONTRATO DE TRABALHO CONCEITO Contrato é acordo tácito ou expresso mediante o qual ajustam as partes pactuantes direitos e obrigações recíprocas. Pode ser definido o contrato empregatício como o acordo

Leia mais