Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: Por Marcelo Câmara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: Por Marcelo Câmara"

Transcrição

1 Por Marcelo Câmara

2 Sumário:

3 1 - Dos Fatos Jurídicos: 1.1. Conceito de fato jurídico: 1.2. Noções distintivas sobre fatos, atos e negócios jurídicos: Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: 1.3. Classificações do fato jurídico: 1.4. Ato-fato jurídico: 1.5. Ato jurídico em sentido estrito:

4 2 Dos Negócios Jurídicos: 2.1. Negócio jurídico: conceito, classificação e elementos constitutivos: Conceito: Classificação: Elementos constitutivos: 2.2. Interpretação do negócio jurídico:

5 Introdução:

6 Quadro Geral:

7 Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I:

8 Desenvolvimento:

9 1.1. Conceito de fato jurídico: Fato Jurídico, fato jurígeno ou fato gerador é todo acontecimento a que uma norma Jurídica atribui um efeito. Washington de Barros define como: Acontecimentos em virtude dos quais nascem, subsistem e se extinguem as relações jurídicas ;

10 1. Conceito de fato jurídico: Miguel Reale informa que é: Todo e qualquer fato de ordem física ou social, inserido numa estrutura normativa ; Arnold Wald coloca que os fatos Jurídicos são aqueles que: Repercutem no direito, provocando a aquisição, a modificação oua extinção de direitos subjetivos.

11 1.2. Noções distintivas sobre fatos, atos e negócios jurídicos: Os fatos jurídicos podem decorrer da vontade humana (fatos humanos ou atos jurídicos) ou alheios à vontade humana (fatos naturais ou stricto sensu). O ato jurídico (lícito ou ilícito), portanto, é toda ação humana que provoca efeitos jurídicos.

12 1.2. Noções distintivas sobre fatos, atos e negócios jurídicos: O ato jurídico lícito é dividido em ato jurídico em meramente lícito e negócio jurídico: Meramente lícito Tudo aquilo que não seja ilícito. Ex: Desejo de comprar algo de alguém que é o seu proprietário. Negócio jurídico Evento de interesse de partes antagônicas que geram efeitos com validade jurídica. Ex: Compra e venda.

13 1.2. Noções distintivas sobre atos, fatos e negócios jurídicos: OBS: O critério de diferenciação consiste na autonomia: Se a autonomia restringe-se à prática do ato e os efeitos são aqueles definidos em lei, sem espaço para a liberdade negocial do sujeito, é ato jurídico em sentido estrito. Se, porém, o agente tem autonomia para definir o conteúdo e os efeitos do ato, trata-se de negócio jurídico;

14 1.3. Classificações do fato jurídico: Orlando Secco dividiu os fatos jurídicos em - fato jurídico em sentido estrito e - fato jurídico em sentido amplo.

15 1.3. Classificações do fato jurídico: Fato jurídico em sentido estrito: Independente da vontade humana (fatos naturais). Ex: Chuva torrencial que resulta em alagamentos com consectário de destruição de patrimônio.

16 1.3. Classificações do fato jurídico: O fato jurídico em sentido estrito subdivide-se em: Ordinário Ocorrências comuns. Ex: Nascimento, morte, decurso do tempo, etc; Extraordinários Ocorrências incomuns. Ex: Terremoto, enchente, tsunami, etc.

17 1.3. Classificações do fato jurídico: É classificado em fato ordinário e fato extraordinário. Fatos ordinários: São aqueles que integram a ordem do dia, como nascimento, morte, alcance da maioridade e outros. Já os fatos extraordinários: São os que fogem a ordem natural das coisas, decorrem de caso fortuito e força maior.

18 1.3. Classificações do fato jurídico: Caso Fortuito e Força Maior: Antes de qualquer coisa, destacamos que até hoje não se definiu, exatamente, a sua diferença. Porém o que é ponto central e que tanto um como o outro estão fora dos limites da culpa, fala-se neles quando se trata de acontecimento que escapa toda diligência, inteiramente estranho à vontade do causador.

19 1.3. Classificações do fato jurídico: O caso fortuito ou de força maior excluem o nexo causal e, por via de consequência, eximem o devedor da responsabilidade pelo não cumprimento do dever de não lesar alguém.

20 1.3. Classificações do fato jurídico: Sua fundamentação é o art. 393 do CC/2002, verbis: Art O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado. Parágrafo único. O caso fortuito ou de força maior verificase no fato necessário, cujos efeitos não era possível evitar ou impedir.

21 1.3. Classificações do fato jurídico: Caso Fortuito evento imprevisível. Entende-se a imprevisibilidade específica, relativa a um fato concreto, e não a genérica ou abstrata de que poderão ocorrer, assaltos, acidentes, atropelamentos, etc, porque se assim não for tudo passará a ser previsível. Em que se subdivide em fortuito interno e externo.

22 1.3. Classificações do fato jurídico: Fortuito interno o fato imprevisível e, por isso, inevitável, que se liga à atividade da entidade. Com, por exemplo, o estouro de um pneu de um ônibus, incêndio de um veículo e outros. Fortuito externo é, também fato imprevisível e inevitável. Todavia em nada tem correlação com a atividade da empresa. Como, v.g., enchentes, inundações.

23 1.3. Classificações do fato jurídico: Força Maior: Se o evento for inevitável, ainda que previsível, por se tratar de fato superior às forças do agente, com normalmente são os fatos da natureza, com as tempestades, enchentes, etc. Os ingleses o denominam de act of god.

24 1.3. Classificações do fato jurídico: Fato jurídico em sentido amplo: Todo acontecimento, dependente ou não da vontade humana, a que a lei atribui certos efeitos jurídicos. É o elemento que dá origem aos direitos subjetivos, impulsionando a criação da relação jurídica, concretizando as normas jurídicas.

25 1.4. Ato-fato jurídico: O Ato-Fato Jurídico é um fato jurídico qualificado pela atuação humana. Não sendo relevante para norma se houve, ou não, intenção de praticá-lo. É um "fato humano", onde a relevância é atribuída à consequência do ato e não a vontade humana.

26 1.4. Ato-fato jurídico: Ex: Menores de idade que compram um sanduiche no Mc Donald`s: A consequência é a compra. E não a vontade de celebrar contrato formal de compra e venda correlacionado à relação de consumo;

27 1.4. Ato-fato jurídico: A doutrina os divide em: Atos reais; Atos-fatos indenizativos e Atos jurídicos caducificantes.

28 1.4. Ato-fato jurídico: Atos reais: São circunstâncias fáticas. Existente humanamente. Mas não necessariamente realizáveis. Ex: Criança que cria um foguete espacial em suas brincadeira. A propriedade deste é da criança. Independentemente se ele existe ou não.

29 1.4. Ato-fato jurídico: Atos-fatos indenizativos: São eventos que causam prejuízos reais, mas escusáveis pelo direito considerando as circunstâncias. São as excludentes de ilicitude do art. 188, II do CC, verbis: Art Não constituem atos ilícitos: II - a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente.

30 1.4. Ato-fato jurídico: Atos jurídicos caducificantes: São eventos que caducam. E, no direito, geram em decorrência de ato (inércia) do ser humano efeitos. Ex: Decadência e prescrição.

31 1.5. Ato jurídico em sentido amplo: Atos jurídicos meramente lícitos são os praticados pelo homem sem intenção direta de ocasionar efeitos jurídicos, tais como invenção de um tesouro, plantação em terreno alheio, construção, pintura sobre uma tela. Todos esses atos podem ocasionar efeitos jurídicos, mas não têm, em si, tal intenção.

32 1.5. Ato jurídico em sentido amplo: O presente Código Civil procurou ser mais técnico e trouxe a redação do art. 185: "Aos atos jurídicos lícitos, que não sejam negócios jurídicos, aplicam-se, no que couber, as disposições do Título anterior."

33 1.5. Ato jurídico em sentido amplo: Desse modo, o atual estatuto consolidou a compreensão doutrinária e manda que se aplique ao ato jurídico meramente lícito, no que for aplicável, a disciplina dos negócios jurídicos.

34 2 Dos Negócios Jurídicos: O negócio jurídico é a expressão maior da liberdade negocial, da AUTONOMIA PRIVADA, a qual, hoje é condicionada ao respeito dos interesses da ordem pública, como os princípios da função social e da boa-fé objetiva. Pablo Stolze

35 2.1 Conceito: Fundamentalmente, consiste na manifestação de vontade que procura produzir determinado efeito jurídico, embora haja profundas divergências em sua conceituação na doutrina. Trata-se de uma declaração de vontade que não apenas constitui um ato livre, mas pela qual o declarante procura uma relação jurídica entre as várias possibilidades que oferece o universo jurídico.

36 2.2 Classificação: - Quanto à formação: - Quanto ao sacrifício patrimonial das partes; - Quanto ao momento da produção dos efeitos; - Quanto às relações recíprocas; - Quanto à forma; - Quanto às condições pessoais dos negociantes; - Quanto à causa; - Quanto à eficácia e - Quanto à extensão dos efeitos.

37 2.2 Classificação: - Quanto à formação: Unilaterais: são aqueles atos e negócios em que a declaração de vontade emana apenas de uma pessoa, com um único objetivo. Ex.: Testamento, promessa de recompensa. Bilaterais: são aqueles negócios em que há duas manifestações de vontade coincidentes, sobre o objeto ou bem jurídico. Ex.: Contrato. Plurilaterais: são os negócios jurídicos em que há mais de duas partes com interesse coincidente no plano jurídico. Ex.: Contrato de Consórcio, Contrato de Sociedade Empresarial.

38 2.2 Classificação: - Quanto ao sacrifício patrimonial das partes (ou vantagens para as partes): Gratuitos: são atos de liberalidade, que outorga vantagens sem impor ao beneficiário a obrigação de uma contraprestação. Ex.: Doação Onerosos: são atos que envolvem sacrifícios e vantagens patrimoniais para toas as partes no negócio. Ex.: Contrato de locação, contrato de compra e venda.

39 2.2 Classificação: - Quanto ao momento da produção dos efeitos: Inter vivos: são aqueles destinados a produzir efeitos desde logo, durante a vida dos negociantes ou interessados. Ex.: Casamento, contrato de compra e venda. Mortis causa: são aquele cujos efeitos só aparecem com a morte de determinada pessoa. Ex.: testamento. (mortis causa por causa da morte; causa mortis causa da morte).

40 2.2 Classificação: - Quanto às relações recíprocas (ou quanto à independência ou autonomia): Principais (independentes): são os negócios que têm vida própria e não dependem de nenhum outro negócio jurídico para ter existência e validade. Ex.: Contrato de locação. Acessórios (dependentes): são os negócios que dependem de outro negócio jurídico para ter existência. Ex.: Contrato de fiança, está subordinado à locação.

41 2.2 Classificação: - Quanto à forma: Formais (ou solenes) São aqueles que têm uma forma prevista em lei para sua validade e aperfeiçoamento Ex: Casamento. Compra e venda de um veículo. Não solenes e informais: são aqueles que não têm uma forma prevista em lei, tem forma livre. Ex: Compra e venda de um doce:

42 2.2 Classificação: Obs: há autores que diferenciam o negócio solene do negócio formal. Arts. 107, 108 e 109, CC. Art A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir. Art Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País. Art No negócio jurídico celebrado com a cláusula de não valer sem instrumento público, este é da substância do ato.

43 2.2 Classificação: - Quanto às condições pessoais dos negociantes: Impessoais - São aqueles que não dependem de qualquer condição especial dos envolvidos podendo a prestação ser cumprida tanto pelo obrigado quanto por terceiro. Ex: Compra e venda por procuração. Pessoais São aqueles que dependem de condição especial dos negociantes. Ex: Contratação de ator específico para atuar em determinado evento.

44 2.2 Classificação: - Quanto à causa: Causais (materiais): são aqueles em que o motivo consta expressamente no seu conteúdo. Ex.: Termo de separação ou divórcio. Abstratos (imateriais): são aqueles em que o motivo não consta expressamente no seu conteúdo, decorrendo dele naturalmente. Ex.: transmissão da propriedade, emissão de título de crédito.

45 2.2 Classificação: - Quanto à eficácia: Consensuais: são os que geram efeitos a partir do acordo de vontades. Ex.: compra e venda. Reais: são os que geram efeitos a partir da entrega da coisa. Ex.: Contrato de depósito.

46 2.2 Classificação: - Quanto à extensão dos efeitos: Constitutivos: são os que geram efeitos ex nunc, a partir de sua conclusão. Ex.: compra e venda. Declarativos: são os que geram efeitos ex tunc, a partir do momento de sua constituição. Ex.: partilha de bens no inventario.

47 2.2 Classificação: Efeitos extunc Retroagem aos termos iniciais do negócio jurídico. Efeitos exnunc Não retroagem aos termos iniciais do negócio jurídico.

48 2.3 - Elementos constitutivos: Os elementos estruturais ou constitutivos do negócio jurídico abrangem: 2.3.1) Essenciais: 2.3.2) Naturais: 2.3.3) Acidentais:

49 Essenciais: São imprescindíveis à existência do ato negocial, pois formam sua substancia ) Gerais Dizem respeito à generalidade de qualquer negócio jurídico, são eles: a) Capacidade do agente: b) Objeto lícito: c) Possível: d) Consentimento:

50 Essenciais: a) Capacidade do agente: Como o negócio jurídico traz em seu conteúdo uma declaração de vontade a capacidade das partes é indispensável para a sua validade. O negócio jurídico realizado por absolutamente incapaz é nulo (art. 166, I, CC) e por relativamente incapaz é anulável (art. 171, I, CC). As pessoas jurídicas devem ser representadas ativa e passivamente.

51 Essenciais: OBS: A capacidade não pode ser confundida com a legitimidade. Esta última é a capacidade para realizar o negócio com determinada pessoa. Ex.: Compra e venda entre pai e filho, pode desde que os demais filhos e o cônjuge concordem.

52 Essenciais: B) Objeto lícito: o conjunto de razões subjetivas, internas que levam as pessoas a praticarem um ato. O motivo relaciona-se às necessidades da pessoa no dia-adia. Se o motivo for ilícito o contrato será nulo. Ex.: Contrato de locação para exploração sexual (locador e locatário sabem do motivo).

53 Essenciais: O objeto lícito nos limites impostos pela lei, não fere os bons costumes, à ordem pública, à boa fé e a sua função social e econômica. Se o objeto for ilícito o negócio é nulo (art. 166, II, CC) Ex.: venda de produto entorpecente, contrato sobre herança de pessoa viva. CC - Art Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.

54 Essenciais: C) Possível: É elemento eivado de obviedade à partir do momento que o objeto do negócio jamais poderá ser algo ao qual o ser humano não tenha quaisquer possibilidades de realizá-lo, em termos atuais. Ex: Alienar terrenos na lua.

55 Essenciais: D) Consentimento: O consentimento pode ser: Expresso. Verbal. Escrito de forma pública. Tácita (ou explícita). CC Art O silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa. Ex.: casamento exige a vontade livre.

56 Essenciais: ) Particulares: Formas e solenidades previstas em lei. Alguns negócios jurídicos, nos termos da legislação, exigem ainda para que opere a sua validade uma forma prescrita ou não defesa em lei.

57 Essenciais: ) Particulares: Art A validade do negócio jurídico requer: (...) III - forma prescrita ou não defesa em lei. A Forma é o meio pelo qual se externa a manifestação da vontade nos negócios jurídicos.

58 Essenciais: ) Particulares: A regra civilista brasileira inspira-se na forma livre, devendo as partes observar forma específica apenas quando a lei assim determinar: CC Art A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.

59 Essenciais: ) Particulares: Caso o negócio jurídico não esteja revestido das formalidades ou solenidades determinadas pela lei, serão nulos. CC Art É nulo o negócio jurídico quando: IV - não revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade;

60 Essenciais: Ex: Na compra e venda de imóvel de valor superior a 30 vezes o salário mínimo é obrigatória a sua escrituração. CC Art Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

61 2.3.2 Naturais: Efeitos decorrentes do ato negocial: São aqueles que identificam determinado negócio jurídico celebrado. Ex.: Na compra e venda é o preço; na locação é o aluguel.

62 Acidentais: São aqueles que lhe acrescentam como o objetivo de modificar uma ou algumas de suas conseqüências naturais. Estão no plano de eficácia, pode até ser dispensável, mas às vezes sua presença pode gerar a nulidade. São elas: a) Condição: b) Termo: c) Encargo:

63 Acidentais: a) Condição (arts. 121 a 130 do CC): É o elemento acidental do negócio jurídico, que, derivando exclusivamente da vontade das partes, faz o mesmo depender de um evento futuro e incerto, (Se o elemento for futuro e certo será termo e não condição). São elas:

64 Acidentais: a) Condição (arts. 121 a 130 do CC): a.1)-lícitas: Devem ser consideradas lícitas todas as condições não contrárias à lei, a ordem pública e aos bons costumes, (verificados pelo magistrado caso a caso).

65 Acidentais: a.2) Inválidas: Físicas ou juridicamente impossíveis: Testamento no qual é exigido que o herdeiro fique uma hora debaixo d agua, (não escrita o testamento é válido).

66 Acidentais: a.3) Ilícitas: Testamento impusesse como condição ter o herdeiro que assassinar alguém, (não é válida a cláusula o herdeiro não receberia).

67 Acidentais: a.4) Quanto ao modo de atuação: 1) Suspensiva: A eficácia do negócio jurídico fica suspensa até a implementação de evento futuro e incerto. As partes protelam o negócio temporariamente a eficácia, quando o evento futuro e incerto acontecer o negócio se realiza. Ex: Gratuidade de moradia em imóvel do pai do varão pela mantença do casamento. Quando ocorrer nascimento de neto o imóvel será doado ao casal.

68 Acidentais: a.4) Quanto ao modo de atuação: 2) Resolutiva: Subordina a ineficácia do negócio a evento futuro e incerto. Quando ocorre o evento futuro e incerto extinguese os efeitos do negócio jurídico. Ex: Gratuidade de moradia em imóvel do pai do varão pela mantença do casamento.

69 Acidentais: b) Termo (arts. 131 a 135 do CC): É o dia que começa ou extingue o negócio jurídico, subordina-se a evento futuro e certo. Classifica-se da seguinte forma:

70 Acidentais: b.1) termo certo - estabelece de uma data de calendário. Ex: Compra de passagem aérea com data. Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: b.2) termo incerto - evento futuro, que se verificará em data indeterminada. Ex: Compra de passagem aérea, porém sem data.

71 Acidentais: b.3) termo suspensivo - a partir dele se pode exercer determinado direito;. Ex: Maioridade e CNH b.4) termo resolutivo - a partir dele cessa os efeitos do negócio jurídico. Ex: Promessa de compra e venda com certidões positivas.

72 Acidentais: C) Modo (ou encargo) (arts. 136 a 137 do CC): Cláusula acessória, em regra, descreve atos de liberalidade inter vivos ou causa mortis, que impõe ônus ou obrigação a uma pessoa contemplada pelos referidos atos. O encargo não suspende a aquisição ou exercício de direito. Ex: Graciosidade de locação enquanto houver mantença de determinada atividade. Creche.

73 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: A parte geral do Código Civil dedica cinco dispositivos à interpretação dos negócios jurídicos: Art A manifestação de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de não querer o que manifestou, salvo se dela o destinatário tinha conhecimento.

74 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: No tocante à reserva mental, o art. 110 do Código Civil, seguindo a linha de que lei não tem por função trazer definições, não conceitua reserva mental, apresentando apenas os efeitos da reserva conhecida e não conhecida pela outra parte.

75 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: Cláudio Luiz Bueno de Godoy leciona que a reserva mental é uma proposital divergência, uma deliberada disparidade entre a vontade interna e a vontade afinal declarada. O sujeito declara uma vontade que não corresponde a seu verdadeiro querer, o qual reserva para si.

76 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: É, desse modo, a reserva mental espécie de divergência intencional entre a vontade interna e a vontade declarada através da qual o declarante emana vontade que não pretende cumprir no intuito de ludibriar o declaratário, que, no ato da celebração do negócio, em regra desconhece a real intenção (reservada) da outra parte.

77 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: Parece óbvia a conclusão de que a vontade reservada, quando desconhecida pelo declaratário, será irrelevante, de sorte que prevalecendo a declaração sobre a vontade interna, deverá o negócio ser integralmente cumprido.

78 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: Diferente é a solução dada à reserva mental conhecida pela outra parte. Aliás, a diversas são as soluções, tanto nas diversas legislações, quanto na doutrina. Todas, porém, convergem para a sobreposição da vontade interna sobre a vontade declarada, ao inverso do que ocorre na reserva mental não conhecida pelo declaratário.

79 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: CC Art O silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa. Ex: Compra fiado em cidade do interior em que há este costume.

80 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: OBS: Art. 39, parágrafo único do CDC, c/c inciso III. Art. 39. (...) Parágrafo único. Os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na hipótese prevista no inciso III, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento. III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;

81 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: Art Nas declarações de vontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Estabelece, pois, uma regra de interpretação destacando o elemento intenção sobre a literalidade da linguagem.

82 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: A regra geral é a de prevalência da vontade declarada. Destaque seja feito ao art. 113, CC, que integra um da das funções da cláusula geral da boa-fé objetiva. Além dessas normas gerais, os livros que integram a parte especial do Código Civil estabelecem regras específicas para as diversas espécies negociais (e.g. art. 423: interpretação dos contratos por adesão).

83 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: CC Art Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração. CC Art Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente.

84 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: Jornada de Direito Civil: Enunciado n. 409, os negócios jurídicos devem ser interpretados não só conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração, mas também de acordo com as práticas habitualmente adotadas entre as partes. O objeto típico do negócio jurídico é o contrato. O negócio jurídico é o principal instrumento para que as pessoas possam realizar seus negócios privados.

85 2.4 - Interpretação do negócio jurídico: CC Art Os negócios jurídicos benéficos e a renúncia interpretam-se estritamente. Considerando determinado tipo de negócio jurídico, v.g., um testamento. A seus próprios termos ficará restrito a interpretação. Ex: Testamento que determina a herdeiros determinado quinhão, a estes e somente estes (jamais aqueles) deverá ser dada a propriedade.

86 Conclusão:

87 Que a Força esteja com Todos! Vida Longa e Próspera:

88

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NEGÓCIO JURÍDICO Negócio jurídico é uma das espécies de fatos jurídicos(sentido amplo),

Leia mais

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex.

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex. O que são negócios jurídicos unilaterais? Quais as modalidades de negócios jurídicos unilaterais? Unilateral - Quando as clausulas contratuais forem estabelecidas por apenas uma das partes. Ex. promessa

Leia mais

UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula

UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula CONCEITOS BASILARES AO CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES JURÍDICAS FATO, ATO E NEGÓCIO JURÍDICO FATO é qualquer ocorrência que interessa ou

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos Instituições de Direito Público e Privado Parte IV Fatos e Atos Jurídicos 1. Fatos e Atos Jurídicos Classificações Fatos e Atos Jurídicos Ex facto oritur ius (o Direito nasce dos fatos). Fatos jurídicos

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito.

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva FATOS JURÍDICOS Conceito: Fato jurídico é qualquer

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. Posse O contrato pode ser elaborado pelo advogado, em observância ao art. 104 do C.C. D. Reais O contrato pode

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/09/2017). Continuação de Contratos. Classificação dos contratos: Unilaterais e Bilaterais Quanto a natureza

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Classificação Os requisitos do negócio jurídico desdobram-se

Leia mais

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO PLANO DA EFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO PLANO DA EFICÁCIA DO NEGÓCIO JURÍDICO AULA 05 PONTO: 05 Objetivo da aula: Negócios jurídicos. Tópico do plano de Ensino: Elementos dos negócios jurídicos. Classificação. Elementos acidentais: Condição, termo e encargo. Roteiro de aula ELEMENTOS

Leia mais

DIREITO CIVIL III - CONTRATOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS. Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp.

DIREITO CIVIL III - CONTRATOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS. Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp. DIREITO CIVIL III - CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp. Helisia Góes CONCEITOS RELEVANTES INTERPRETAR é estender ou explicar o sentido, as

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts )

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 06 RELATIVIDADE E EFEITOS DOS CONTRATOS Principal efeito: criar obrigações, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes contratantes contrato = fonte de obrigações. Como REGRA

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 21-09-2017 Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Classificação dos atos protocolares: a) Escritura: Previsão art. 215 do C.C + lei 7433/85

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico)

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) DOS BENS Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) Classificação principal móveis / imóveis semoventes fungíveis / infungíveis duráveis / não

Leia mais

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados.

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIFERENÇAS ENTRE NULIDADE ABSOLUTA E NULIDADE RELATIVA

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO. Segundo o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, assim define-se contrato: Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui

Leia mais

Quando um contrato é necessário?

Quando um contrato é necessário? Quando um contrato é necessário? Milhares de pessoas realizam acordos diariamente sem se preocuparem com as formalidades e exigências legais. É certo que, para ser válido, nem todo acordo precisa ser formalizado

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse

DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse Revisão Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Há posse

Leia mais

Civil 2- Aula 1 Elementos das Obrigações: Por Marcelo Câmara

Civil 2- Aula 1 Elementos das Obrigações: Por Marcelo Câmara Civil 2- Aula 1 Elementos das Obrigações: Por Marcelo Câmara texto Introdução: texto A intensificação e diversidade de relações jurídicas impõem a necessidade de uma regulamentação através de normas jurídicas.

Leia mais

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS TRT/4ª REGIÃO (RS) Magistratura Trabalhista COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (TRT/4ª Região/RS Magistratura do Trabalho 2016) Considere as assertivas

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo; Advogado; Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 02 CONTRATO ATÍPICO AUTOCONTRATO PRINCÍPIOS CONTRATUAIS INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS CONTRATOS ATÍPICOS (425 CC/2002): AUTOCONTRATO (ou contrato

Leia mais

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aulas 04/05/06 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Características dos Contratos. Espécie de Negócio Jurídico; Bilateral ou plurilateral; Auto-regulamentação

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1

As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1 As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1 RESUMO: Declarações unilaterais de vontade derivadas da lei, que resultam em obrigações de dar e fazer. Palavras-chave: Fonte

Leia mais

Direito Civil - Obrigações. 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova!

Direito Civil - Obrigações. 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova! Direito Civil - Obrigações 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova! DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente material abordará exclusivamente as considerações iniciais do direito das obrigações.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com - Capacidade jurídica é uma medida limitadora ou delineadora da possibilidade de adquirir direitos e

Leia mais

Fato Jurídico. fato = acontecimento + jure=direito + geno=criar = fato que cria, que produz direito Artigos 104 a 114 do Código Civil

Fato Jurídico. fato = acontecimento + jure=direito + geno=criar = fato que cria, que produz direito Artigos 104 a 114 do Código Civil FIT/UNAMA Curso: Bacharelado em Direito Aula 11: Fatos Jurídicos Disciplina: Teoria Geral do Direito Civil Professora Dra. Nazaré Rebelo E-mail: professoranazarerebelo@gmail.com Fato Jurídico fato = acontecimento

Leia mais

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI Fala, concurseiro! Degustação 2018 Direito Civil Depois de certo tempo estudando e não obtendo os resultados esperados e tão almejados, percebi que o errado

Leia mais

Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara

Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara Introdução: Sumário: Sumário: 1 Invalidade dos negócios jurídicos; 1.1 A teoria da inexistência jurídica. 1.2 Ineficácia e invalidade. 1.3

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico: Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais/Direito Civil Aula: Defeitos dos Negócios Jurídicos Professor (a): Rafael da Motta Monitor (a): Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Defeitos dos Negócios

Leia mais

CURSO JB NOÇÕES DE DIREITO

CURSO JB NOÇÕES DE DIREITO CURSO JB NOÇÕES DE DIREITO BETINA GÜNTHER SILVA Professora da Graduação em Direito do UniCEUB. Mestre em Direito Público pela PUC/Minas. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Especialista em

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte I Professora Raquel Perrota Fato jurídico: é todo acontecimento, natural ou humano que determina a ocorrência de efeitos constitutivos,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA CONTRATO DE FIANÇA Disposições gerais: artigos 818 a 826 do CC Efeitos da fiança: artigos 827 a 836 do CC Extinção da fiança: artigos 837 a 839 do CC 1. Conceito Fiança ou caução fidejussória é a promessa

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULA DIA 24/27 de Março Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 1.3.1.4 O nascimento da relação jurídica - Nascimento é o elemento que gera

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS JURÍDICOS -

Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS JURÍDICOS - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 11 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 05. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 05. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 05 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

ORDEM PROFISSIONAL DE AUDITORES E CONTABILISTAS CERTIFICADOS EXAME PARA CONTABILISTA CERTIFICADO 27/11/2013 DIREITO CIVIL PARTE I

ORDEM PROFISSIONAL DE AUDITORES E CONTABILISTAS CERTIFICADOS EXAME PARA CONTABILISTA CERTIFICADO 27/11/2013 DIREITO CIVIL PARTE I NOME: Doc. Identificação: Classificação: PARTE I Escolha a resposta correcta entre as opções apresentadas sinalizando-a de forma visível 1. Um contrato de arrendamento é: a) Um facto jurídico; b) Um acto

Leia mais

Apresentação... Tributo ao Mestre... Introdução...

Apresentação... Tributo ao Mestre... Introdução... Cód. barras: STJ00094454 (2011) Apresentação.... Tributo ao Mestre.... Introdução.... 13 15 17 CAPfTULO I NOÇÕES PRÉVIAS SOBRE NEGÓCIO JURfDICO E TEORIA GERAL DA INTERPRETAÇÃO 1. Noção de negócio jurídico...

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 14/09/2017). Classificação dos Contratos. Princípio da função social do contrato O Estado por este prisma passa

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL 1. Sobre a chamada constitucionalização do Direito Civil, assinale a alternativa correta: A) A constitucionalização do Direito Civil preconiza,

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS Erilene Crivellaro dos SANTOS ¹ RESUMO: O presente artigo visa traçar um panorama sobre um dos assuntos mais importantes dentro da Sociedade e do nosso Código Civil: o

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Conceito: por este contrato alguém que tenha os poderes de uso e frutificação de bens não fungíveis, vai ceder esses poderes

Leia mais

Direito Tributário. Fato Gerador, Obrigação Tributária Principal e Acessória e Sujeitos da Obrigação Tributária. Professora Giuliane Torres

Direito Tributário. Fato Gerador, Obrigação Tributária Principal e Acessória e Sujeitos da Obrigação Tributária. Professora Giuliane Torres Direito Tributário Fato Gerador, Obrigação Tributária Principal e Acessória e Sujeitos da Obrigação Tributária Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário FATO GERADOR,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA CONTRATO DE FIANÇA Disposições gerais: artigos 818 a 826 do CC Efeitos da fiança: artigos 827 a 836 do CC Extinção da fiança: artigos 837 a 839 do CC 1. Conceito Fiança ou caução fidejussória é a promessa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Doação: a) Conceito: Neste contrato alguém, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Geral Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva Prof. Vinicius Marques Formas de extinção dos contratos: Normal. Fatos anteriores à celebração. Fatos posteriores à

Leia mais

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos Atos Administrativos 1. DEFINIÇÃO Ato jurídico, segundo o art. 81 do CC, é todo ato lícito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo

Leia mais

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV DOS FATOS JURÍDICOS Sumário 1. Fato jurídico em sentido amplo: 1.1. Conceito; 1.2. Espécies 2. Negócio Jurídico: 2.1. Conceito; 2.2. Classificação dos negócios jurídicos:

Leia mais

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing:

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Uso Interno e Exclusivo dos Alunos do Curso de Gestão de Marketing da UNIFAI. A leitura deste não isenta a da bibliografia indicada. Bibliografia:

Leia mais

I - Ao receber o Enunciado da Prova escreva seu nome e número de documento de identificação.

I - Ao receber o Enunciado da Prova escreva seu nome e número de documento de identificação. ORDEM PROFISSIONAL DE AUDITORES E CONTABILISTAS CERTIFICADOS EXAME PARA CONTABILISTA CERTIFICADO 28/10/2015 DIREITO CIVIL NOME: Doc. Identificação: Classificação: I - Ao receber o Enunciado da Prova escreva

Leia mais

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I CASAMENTO PUTATIVO EMBORA NULO OU ANULÁVEL FOI CONTRAÍDO EM BOA-FÉ, ART. 1.561 CC. REQUISITOS: SUBJETIVO (BOA-FÉ) E A CIRCUNSTÂNCIA DO CASAMENTO SER CONSIDERADO NULO OU ANULÁVEL

Leia mais

Fato Gerador LINHA DO TEMPO

Fato Gerador LINHA DO TEMPO Fato Gerador LINHA DO TEMPO 1º ) Lei criou o imposto com a sua HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA 2º ) Ocorreu o FATO GERADOR do imposto 3º ) Consequentemente surge o OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA 4º ) Ocorre o LANÇAMENTO

Leia mais

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves de Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CONTRATO DE TRABALHO... 3 1. Caracterizando o contrato de trabalho... 3 1.1 Conceito e características... 3 1.2 Elementos essenciais do contrato

Leia mais

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Nulidades PONTO 2: Diferença entre Nulo e Anulável PONTO 3: Análise do Art. 166 do CC PONTO 4: Defeitos do Negócio Jurídico 1.NULIDADES Nulidades, a princípio, podem ser questionadas

Leia mais

DIREITO CIVIL III. Teoria Geral das Obrigações AULA 01

DIREITO CIVIL III. Teoria Geral das Obrigações AULA 01 DIREITO CIVIL III Teoria Geral das Obrigações AULA 01 CONCEITO O direito das obrigações consiste num complexo de normas que regem relações jurídicas de ordem patrimonial, que têm por objeto prestações

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Teoria Geral dos Contratos. Formação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 31/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE (1) Introdução e Preâmbulo do tema Artigo 1º, III, CF a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se

Leia mais

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41 S CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS Índice 1. Dos Bens...3 1.1. Dos Bens considerados em si mesmos... 3 1.1.2. Bens Imóveis e Bens Móveis:... 3 1.1.2.1. Bens Fungíveis e Consumíveis...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS CLÁUSULAS GERAIS DOS CONTRATOS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Aula 29 Contrato de adesão - resultado da contratação em massa - cláusulas gerais dos contratos. Direito Alemão (Teoria

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos Da teoria da representação Procurações comuns Procurações em causa própria 18/05/2017 Prof. Marcus Vinicius Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado (www.kikunaga.adv.br)

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Natália Agostinho Bomfim ROCHA 1 RESUMO: O presente artigo pretende trabalhar uma exposição de idéias sobre Direito das Obrigações, tais como o conceito de Obrigação,seus elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS MARCOS ALVES DE ANDRADE BARBACENA JANEIRO DE 2007 DIREITO CIVIL FAMÍLIA

Leia mais