UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula"

Transcrição

1 UNIFESO PROFª LIDIA CALDEIRA TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO 1ª aula CONCEITOS BASILARES AO CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES JURÍDICAS FATO, ATO E NEGÓCIO JURÍDICO FATO é qualquer ocorrência que interessa ou não ao direito, ao âmbito jurídico. Logo, há fatos que não interessam ao direito, e fatos jurídicos. Os direitos subjetivos estão ligados a acontecimentos fáticos. Quando um fato gera direitos subjetivos, são chamados fatos jurídicos. Fatos jurídicos são acontecimentos oriundos da determinação humana ou de fatos naturais, que geram, modificam, conservam ou extinguem relações jurídicas. Fato simples, material ou neutro os que não têm relevância jurídica. Conceitos doutrinários para fatos jurídicos: Miguel Reale É qualquer fato que, na vida social, venha a corresponder ao modelo de comportamento ou de organização configurado por uma ou mais normas de direito. Sílvio de Salvo Venosa: São fatos jurídicos todos os acontecimentos que, de forma direta ou indireta, ocasionam efeito jurídico. Nesse contexto, admitimos a existência de fatos jurídicos em geral, em sentido amplo, que

2 compreendem tanto os fatos naturais, sem interferência do homem, como os fatos humanos, relacionados com a vontade humana. Alessandro Groppali. Qualquer evento que a lei reconheça consequências jurídicas, quer dizer, o nascimento, a modificação ou a extinção de um direito subjetivo. Carlos Roberto Gonçalves: Fato jurídico em sentido amplo é todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico considera relevante no campo do direito. Fatos Jurídicos Lato sensu Fatos naturais Ou fatos jurídicos stricto sensu Fatos humanos Ou voluntários ou atos jurídicos lato sensu ordinários extraordinários Lícitos 1. Ato jurídico stricto sensu 2. Negócio Jurídico 3. Ato-fato jurídico Ilícitos Classificação dos fatos jurídicos lato sensu: 1. Naturais ou jurídicos stricto sensu são os fatos que decorrem da natureza, independem da vontade humana, mas ainda assim produzem efeitos jurídicos. Podem ser: Ordinários : evento natural previsível e comum de ocorrer. Sofre influência do elemento tempo.

3 Ex. nascimento, morte, decurso de prazo, prescrição, decadência. Extraordinários: Decorrente da natureza, mas de fatos inesperados como o caso fortuito (evento totalmente imprevisível) ou força maior (evento previsível, mas inevitável ou irresistível). Ex: terremotos, tsunami, a tragédia em Teresópolis, em Voluntários ou atos jurídicos lato sensu são aqueles que nascem de uma participação voluntária do homem, isto é, decorrem de um comportamento volitivo. São ações humanas que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos. OBS: Os fatos jurídicos voluntários podem ser lícitos ou ilícitos. Os ilícitos, praticados de forma contrária às lei, podem ser ilícitos civis, administrativos ou penais. Artigo 935 CC: analisar! Diferenciação: Penal sanção (pena), tipicidade de conduta, pessoalidade da aplicação da pena Civil tem por sanção o ressarcimento de um dano causado à vítima do ato, e resulta na chamada responsabilidade civil. A conduta não é típica, mas descrita no art. 186 CC e 187 CC. Administrativos tem por sanção a aplicação de multas ou exigência de condutas por parte da administração.

4 Há correntes doutrinárias, a qual filia-se o prof. Flávio Tartuce, de que os atos ilícitos não são jurídicos lato sensu, pois estes dependem da licitude para entrar no plano de validade. É fato jurígeno, porém não jurídico. Posições divergentes: Prof. Sílvio de Salvo Venosa, Jose carlos Moreira Alves, dentre outros. Os atos lícitos, portanto, são chamados atos lato sensu e se dividem em atos jurídicos stricto sensu e negócios jurídicos. Exige-se manifestação de vontade. 1. Atos jurídicos stricto sensu ou meramente lícitos são atos voluntários, materiais, cujos efeitos da manifestação de vontade estão previstos em lei, não possuindo o agente meios de alterá-lo. Trata-se de mera intenção, pois não há como modificar o resultado da ação. Ex. Ato de pescar como gerador do efeito da aquisição do direito de propriedade. Notificação que constitui em mora o devedor. Reconhecimento de filhos. A tradição do bem móvel. 2. Negócio jurídico manifestação duas de vontade, em regra, que produz efeitos jurídicos, sendo que os agentes podem coordenar os efeitos. É a manifestação de vontade que gera, modifica, conserva ou extingue a relação jurídica. A vontade não poderá conter vícios. Se o negócio jurídico tiver natureza patrimonial terá a natureza jurídica de contrato. Ex. Se alguém celebra com outrem um contrato de compra e venda.

5 3. Ato-fato jurídico a boa doutrina do Prof. Pontes de Miranda aponta mais uma categoria de atos lícitos: o ato-fato jurídico, segundo o qual não há vontade relevante. É irrelevante para o direito que o agente tenha ou não a intenção e praticá-lo, o que se leva em conta é o efeito resultante do ato que pode ter repercussão jurídica, inclusive ocasionando prejuízos a terceiros. Trata-se de um fato jurídico qualificado por uma atuação humana, por uma vontade não relevante juridicamente. Para o reconhecimento do ato-fato, não se exige capacidade do agente, nem se reconhece a existência de negócio jurídico. Ex. a descoberta de tesouro. Art CC. Confeitos comprados por criança num botequim (ex. do Prof. Silvio de Salvo Venosa). NEGÓCIO JURÍDICO CONCEITO São atos jurídicos resultantes do encontro de duas vontades capazes (excepcionalmente mais de duas) que se encontram para produzirem efeitos desejados pelas partes. Diferentemente dos atos jurídicos stricto sensu, onde o resultado será sempre o determinado pela lei, nos negócios jurídicos, o resultado será aquele que as partes desejarem, desde que obedecidos os elementos de validade determinados no artigo 104 do Código Civil. TEORIAS CONCEITUAIS Anotações tiradas da obra dos Prof. Gagliano e Pamplona Filho: Teoria voluntarista: Segundo Antônio Junqueira de Azevedo, para esta corrente de pensamento, o negócio jurídico é a manifestação de vontade destinada a produzir efeitos jurídicos.

6 O ato de vontade dirigido a fins práticos tutelados pelo ordenamento jurídico. Uma declaração de vontade, pela qual o agente pretende atingir determinados efeitos admitidos por lei. Esta é a corrente dominante no direito brasileiro conforme se depreende da confrontação entre os artigos 85 e 112, dos CC de 1916 e 2002, respectivamente: Art.85 CC/16: Nas declarações de vontade se atenderá mais à sua intenção que ao sentido literal da linguagem. Art.112 CC/02: Nas declarações de vontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Duelo entre a teoria da vontade e teoria da declaração: Para a teoria da vontade, o elemento produtor dos efeitos jurídicos é a vontade real. A declaração é a causa imediata do efeito perseguido. Se não houver correspondência entre a vontade real e a declarada, prevalece a intenção. Para a teoria da declaração, que não se afasta tanto da voluntarista, o elemento fundamental para a produção dos efeitos jurídicos é a declaração. A doutrina entende serem ambas as faces de uma mesma moeda. Teoria objetivista O negócio jurídico seria antes um meio concedido pelo ordenamento jurídico para a produção de efeitos jurídicos, que propriamente um ato de vontade. Em outras palavras: para os objetivistas, o negócio jurídico, expressão máxima da autonomia da vontade, teria conteúdo normativo, consistindo em um poder privado de autocriar um ordenamento jurídico próprio. Antônio Junqueira de Azevedo.

7 ELEMENTOS ESSENCIAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO O negócio jurídico será válido para o direito se estiverem presentes todos os elementos do artigo 104 do Código Civil, e mais a manifestação de vontade livre e conscientemente declarada. A DECLARAÇÃO DE VONTADE A vontade é um elemento de caráter subjetivo, que se revela através da declaração. Esta, portanto, e não aquela, constitui requisito de existência do negócio jurídico. (GONÇALVES, 2015, p.354). I - A manifestação de vontade quanto à forma de declarar pode ser: Expressa: a que se realiza por meio de palavras, falada ou escrita, e de gestos, sinais ou mímicas, de modo explícito. Tácita: a que se revela pelo comportamento do agente. Somente se entenderá como válida a declaração tácita quando a lei não exigir que seja expressa. Ex. aceitação de herança. Presumida: não realizada expressamente, mas que a lei deduz de certos comportamentos. Ex: artigos 322, 323 e 324 CC. Diferença entre vontade tácita e presumida: na tácita, vale o comportamento do agente, na presumida, há o estabelecimento pela lei. Nestas, o agente pode elidi-las (provar que não é tal a sua vontade).

8 II a manifestação quanto à sua recepção pelo outro contratante pode ser: Receptícias : por dirigirem-se a uma pessoa, que dela deve ter ciência do ato, para produzirem efeitos. Nas declarações que a lei exige serem receptícias, o não recebimento da declaração pelo outro contratante gera ineficácia do negócio jurídico. Ex: revogação de mandato (682,I e 686 CC) e proposta de contrato à distância (427 e 428 CC). Não receptícias: são as que se efetivam com a manifestação do agente, não se dirigindo a destinatário especial. Produzem efeitos independentemente da recepção. Ex: promessa de recompensa, aceitação de letra de câmbio, revogação de testamento. (GONÇALVES, 2015, p.356). Quando uma das partes neutraliza a manifestação da vontade, como na coação física, por exemplo, ou na hipnose, o negócio jurídico é inexistente. O SILÊNCIO COMO MANIFESTAÇÃO DE VONTADE Regra geral, o silêncio não vale como declaração de vontade, pois equivale à ausência de declaração de vontade. No entanto, tanto a lei, como o contrato, podem determinar importância do silêncio para a validade do negócio jurídico. Análise dos artigos 111 c/c 539 CC. Art. 432 CC. Art. 147 CC. Ver! Cabe ao juiz analisar se o silêncio importa em manifestação de vontade. RESERVA MENTAL

9 Ocorre reserva mental quando um dos declarantes oculta a sua verdadeira intenção, isto é, quando não quer um efeito jurídico que declara querer. Tem por objetivo enganar o outro contratante ou declaratário. Se este, entretanto, não soube da reserva, o ato subsiste e produz os efeitos que o declarante não desejava. Análise do artigo 110 CC. CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: A classificação do negócio jurídico tem como objetivo enquadrar um determinado instituto jurídico, bem como demonstrar a natureza jurídica deste (categorização jurídica). Pelo que consta no artigo 185 da atual codificação, as classificações a seguir servem tanto para os negócios quanto para os atos em sentido estrito. TARTUCE, 2012, P.188. Quanto à manifestação de vontade dos envolvidos: Unilaterais são atos e negócios em que a manifestação de vontade emana de apenas uma pessoa, com um único objetivo. (testamento, promessa de recompensa arts. 854 a 860 CC, proposta de contrato art. 427 CC). Bilaterais negócios que somente se realizam mediante a manifestação de vontade das duas partes sobre o objeto ou bem jurídico tutelado. Ex. contratos em geral, casamento, etc.

10 Plurilaterais ou multilaterais são negócios jurídicos que se aperfeiçoam com a participação de três ou mais partes, com interesses semelhantes no plano jurídico. Ex. Contrato de consórcio e de sociedade, envolvendo mais de duas partes. Há discussão doutrinária acerca desta modalidade de contrato, uma vez que não gera direitos e obrigações entre as partes. Quanto à onerosidade: onerosos os que geram dispêndio econômico para as duas partes que participam do negócio. Ex. contrato de compra e venda. Gratuito negócio jurídico que onera apenas uma parte, beneficiando a outra. Ex. doação pura. Obs. Diferenciar negócio jurídico unilateral, de contrato unilateral (neste só há obrigações para uma das partes). Ex. doação é negócio jurídico bilateral e contrato unilateral. Quanto à forma: Solenes ou formais negócios jurídicos cuja validade está condicionada à observância de uma forma determinada, haja vista a sua importância para a vida das pessoas. Exigem, portanto, forma prescrita em lei, como garantia jurídica. Ex. casamento, testamento, compra e venda de imóveis (escritura pública).

11 Não solenes ou não formais admitem qualquer forma não proibida em lei. Ex: contrato de locação. 4. Quanto à reciprocidade: Principais existem por si mesmos, não dependem de qualquer outra relação jurídica ou negócio para sua existência. Ex. Contrato de locação. Acessórios são aqueles cuja existência está vinculada a um outro negócio jurídico ou a uma relação jurídica. Ex. contrato de fiança. Regra: o acessório segue o principal. Se o principal se extingue, extingue-se, também, o acessório. 5. Quanto ao agente pode ser: Inter vivos ocorrem e produzem efeitos durante a vida do agente. Ex. compra e venda. Mortis causa produz efeito somente após a morte do sujeito. 6. Quanto às condições pessoais especiais dos contratantes:

12 Intuito personae ou personalíssimos são aqueles que dependem das condições especiais de um dos contratantes, havendo obrigação infungível. Ex: contrato de fiança. A contratação de um cantor famoso para fazer um show. Negócios jurídicos impessoais são aqueles que não dependem de condições especiais, e podem ser executados por qualquer pessoa ou profissional da categoria ou objeto contratados. Bibliografia: 1. GAGLIANO, Pablo Stolze e PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. Parte Geral. Vol I. SP: Saraiva, GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Parte Geral. Vol I.14. ed. SP: Saraiva, TARTUCE, Flávio. Direito Civil. Lei de Introdução e Parte Geral. Vol.1. SP: Gen &Método.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex.

Gratuito Só poderá ser chamado de gratuito quando uma pessoa entrega para outra e aquele que recebeu não terá ônus. Ex. O que são negócios jurídicos unilaterais? Quais as modalidades de negócios jurídicos unilaterais? Unilateral - Quando as clausulas contratuais forem estabelecidas por apenas uma das partes. Ex. promessa

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos Instituições de Direito Público e Privado Parte IV Fatos e Atos Jurídicos 1. Fatos e Atos Jurídicos Classificações Fatos e Atos Jurídicos Ex facto oritur ius (o Direito nasce dos fatos). Fatos jurídicos

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NEGÓCIO JURÍDICO Negócio jurídico é uma das espécies de fatos jurídicos(sentido amplo),

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR

CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Teoria Geral do Direito Civil II (Segunda-feira - 18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 horas PROFESSORA: Lidia Caldeira Lustosa

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV DOS FATOS JURÍDICOS Sumário 1. Fato jurídico em sentido amplo: 1.1. Conceito; 1.2. Espécies 2. Negócio Jurídico: 2.1. Conceito; 2.2. Classificação dos negócios jurídicos:

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Teoria Geral dos Contratos. Formação

Leia mais

Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: Por Marcelo Câmara

Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Sumário: 1 - Dos Fatos Jurídicos: 1.1. Conceito de fato jurídico: 1.2. Noções distintivas sobre fatos, atos e negócios jurídicos: Aula 9 - Dos Negócios Jurídicos I: 1.3. Classificações

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Classificação Os requisitos do negócio jurídico desdobram-se

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 4º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (Obrigações II) CARGA HORÁRIA: 80 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito.

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva FATOS JURÍDICOS Conceito: Fato jurídico é qualquer

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 08/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 08/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 08/03/2018 TEORIA GERAL DO DIREITO NOTARIAL Litigio Juiz Oficio judicial = operacionaliza o litígio DIREITO MATERIAL Única (forma pública) = cartórios

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS

PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS 1 AGOSTO PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS Profa. Associada Cíntia Rosa Pereira de Lima e Profa. Dra. Cláudia Berbert Campos 03 Quarta-feira 04 Quinta-feira 1 - Apresentação

Leia mais

Período 5º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI

Período 5º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITOS DOS CONTRATOS 088 Curso Graduação Período 5º Período Turma (s) A, B, D Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Docente: Prof.

Leia mais

As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1

As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1 As fontes obrigacionais do direito Brasileiro. Karen Karoline Lucas MUNHOZ 1 RESUMO: Declarações unilaterais de vontade derivadas da lei, que resultam em obrigações de dar e fazer. Palavras-chave: Fonte

Leia mais

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico)

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) DOS BENS Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) Classificação principal móveis / imóveis semoventes fungíveis / infungíveis duráveis / não

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

A CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS JURÍDICOS A CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS JURÍDICOS 1. Marcelo Barroso Kümmel

A CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS JURÍDICOS A CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS JURÍDICOS 1. Marcelo Barroso Kümmel A CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS JURÍDICOS A CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS JURÍDICOS 1 Marcelo Barroso Kümmel Opresente texto pretende ser um instrumento para ser utilizado em sala de aula apresenta a classificação

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 05. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 05. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 05 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS JURÍDICOS -

Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS JURÍDICOS - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 11 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS

Leia mais

CURSO JB NOÇÕES DE DIREITO

CURSO JB NOÇÕES DE DIREITO CURSO JB NOÇÕES DE DIREITO BETINA GÜNTHER SILVA Professora da Graduação em Direito do UniCEUB. Mestre em Direito Público pela PUC/Minas. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Especialista em

Leia mais

2.1. Conceito. De qualquer modo, o negócio jurídico é o meio de realização da autonomia privada, e o contrato é o seu símbolo.

2.1. Conceito. De qualquer modo, o negócio jurídico é o meio de realização da autonomia privada, e o contrato é o seu símbolo. Do negócio Jurídico 2. Negócios Jurídicos. 2.1. Conceito. 2.2. Planos dos Negócios Jurídicos. 2.3. Elementos de Existência. 2.4. Requisitos de Validade. 2.5. Classificação. 2.6. Interpretação. 2.1. Conceito.

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/09/2017). Continuação de Contratos. Classificação dos contratos: Unilaterais e Bilaterais Quanto a natureza

Leia mais

Fato Jurídico. fato = acontecimento + jure=direito + geno=criar = fato que cria, que produz direito Artigos 104 a 114 do Código Civil

Fato Jurídico. fato = acontecimento + jure=direito + geno=criar = fato que cria, que produz direito Artigos 104 a 114 do Código Civil FIT/UNAMA Curso: Bacharelado em Direito Aula 11: Fatos Jurídicos Disciplina: Teoria Geral do Direito Civil Professora Dra. Nazaré Rebelo E-mail: professoranazarerebelo@gmail.com Fato Jurídico fato = acontecimento

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Lislene Ledier Aylon 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito Civil III - Contratos 1.4 SÉRIE: 3ª TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO. Segundo o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, assim define-se contrato: Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui

Leia mais

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO:

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO: CONCEITO: CONTRATO DE MANDATO Art. 653 Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato. Assim,

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 21-09-2017 Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Classificação dos atos protocolares: a) Escritura: Previsão art. 215 do C.C + lei 7433/85

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO CIVIL II Código da Disciplina: JUR 328 Curso: DIREITO Semestre de Oferta da Disciplina: 3º Faculdade Responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS Erilene Crivellaro dos SANTOS ¹ RESUMO: O presente artigo visa traçar um panorama sobre um dos assuntos mais importantes dentro da Sociedade e do nosso Código Civil: o

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte I Professora Raquel Perrota - No âmbito do Direito Internacional Privado têm-se uma gama de atos jurídicos a serem analisados, como os contratos,

Leia mais

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação.

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação. AULA 05 PONTO: 05 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

Índice Sistemático. Obras e Estudos do Autor... XIII Nota da Atualizadora... XVII Prefácio... XXIII. Parte Primeira INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL

Índice Sistemático. Obras e Estudos do Autor... XIII Nota da Atualizadora... XVII Prefácio... XXIII. Parte Primeira INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL Obras e Estudos do Autor... XIII Nota da Atualizadora... XVII Prefácio.... XXIII Parte Primeira INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL Capítulo I O Direito e sua Divisão 1. Noção de Direito. Direito positivo. Direito

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III PROFESSORA: IVANA BONESI RODRIGUES LELLIS TURMA: 4º AM / BM

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19).

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19). 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS AO DIREITO CIVIL 1.1. CONCEITO DE DIREITO Conceituar direito, por incrível que pareça, é uma das tarefas mais tormentosas na doutrina, tendo em vista a dificuldade de sua definição

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I 1. Teoria Geral das Obrigações. Direito das Obrigações: Conceito, evolução, objeto e divisão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I 1. Teoria Geral das Obrigações. Direito das Obrigações: Conceito, evolução, objeto e divisão. C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CIVIL I OBRIGAÇÕES Código: DIR 262 Pré-Requisito: Período Letivo: 2013-1 Professor:

Leia mais

Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina. Por Marcelo Câmara

Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina. Por Marcelo Câmara Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina Por Marcelo Câmara 1) Bibliografia Física: GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil - Obrigações.

Leia mais

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15 Sumário Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 1. Aspectos históricos... 1 2. A formação do Direito Civil... 6 3. Novos paradigmas do Código Civil brasileiro...11 3.1. Sistema aberto...12

Leia mais

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos Atos Administrativos 1. DEFINIÇÃO Ato jurídico, segundo o art. 81 do CC, é todo ato lícito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo

Leia mais

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA Pressupostos da responsabilidade civil extracontratual (CC/02, art. 186) Conduta culposa Nexo causal Dano 1. A conduta - Conduta é gênero, de que são espécies:

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 3 Teoria do Tipo Penal Objetivo

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 3 Teoria do Tipo Penal Objetivo Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 3 Teoria do Tipo Penal Objetivo 1. Conceito De Tipo Penal Conceito de Tipo Penal O tipo é ferramenta fundamental para limitar o poder punitivo do Estado e

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares.

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares. CURSO DE DIREITO PROGRAMA DE DIREITO CIVIL II 3º PERÍODO: 80H/A AULA: TEÓRICA EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas.

Leia mais

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing:

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Uso Interno e Exclusivo dos Alunos do Curso de Gestão de Marketing da UNIFAI. A leitura deste não isenta a da bibliografia indicada. Bibliografia:

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse

DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse Revisão Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Há posse

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

LUSO-BRASILEIRO Instrumento Público & Instrumento Particular. Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital

LUSO-BRASILEIRO Instrumento Público & Instrumento Particular. Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital LUSO-BRASILEIRO 2008 Instrumento Público & Instrumento Particular Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital ESCRITURA PÚBLICA Art. 215 C.C A escritura pública, lavrada

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 5º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (CONTRATOS I) CARGA HORÁRIA: 80 horas PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie

Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR315 Direito Civil VI - Contratos em Espécie Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aulas 04/05/06 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Características dos Contratos. Espécie de Negócio Jurídico; Bilateral ou plurilateral; Auto-regulamentação

Leia mais

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato Índice Sistemático Nota da Editora...................................................... XI Nota ao Volume... XIII Prefácio... XV Introdução... 1 Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato 184. Conceito de

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO CONTRATO DE TRABALHO CONCEITO Contrato é acordo tácito ou expresso mediante o qual ajustam as partes pactuantes direitos e obrigações recíprocas. Pode ser definido o contrato empregatício como o acordo

Leia mais

ENCONTRO 04. Ocorrência de ato ilícito. Que este ato tenha causado dano à alguém

ENCONTRO 04. Ocorrência de ato ilícito. Que este ato tenha causado dano à alguém ENCONTRO 04 1.4. Imputabilidade - A responsabilidade decorre apenas da conduta? - A reprovabilidade depende da capacidade psíquica de entendimento do agente? (Sim. - Que significa imputar? - Há como responsabilizar

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com - Capacidade jurídica é uma medida limitadora ou delineadora da possibilidade de adquirir direitos e

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Introdução ao Direito

Introdução ao Direito Introdução ao Direito PARTE II A relação jurídica O conceito de relação jurídica pode ser definido consoante dois sentidos: em sentido amplo e em sentido restrito. Em sentido amplo, a relação jurídica

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito)

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito) AULA 02 CESSÃO DE CRÉDITO CESSÃO DE CRÉDITO 1. Conceito Negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL OBRIGAÇÕES PARTE GERAL CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Professor, Palestrante Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Conceito: por este contrato alguém que tenha os poderes de uso e frutificação de bens não fungíveis, vai ceder esses poderes

Leia mais

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves de Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CONTRATO DE TRABALHO... 3 1. Caracterizando o contrato de trabalho... 3 1.1 Conceito e características... 3 1.2 Elementos essenciais do contrato

Leia mais

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO I 1. Introdução ao direito internacional privado: objeto, denominação e método; 2. Fontes do DIPRI; 3. História do DIPRI; 4. Regras de conexão;

Leia mais

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Reconhecida pelo Decreto 79.090 de 04/01/1970

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Reconhecida pelo Decreto 79.090 de 04/01/1970 CURSO DE DIREITO 2º SEMESTRE 2013 PERÍODO: 4º DISCIPLINA: Direito Civil III - Teoria Geral dos Contratos e Responsabilidade Civil CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 h/a. CRÉDITOS: 04 PROFESSORA: MÁRCIA PEREIRA COSTA

Leia mais

NEGÓCIO JURÍDICO.

NEGÓCIO JURÍDICO. NEGÓCIO JURÍDICO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DO FATO JURÍDICO... 4 2. NEGÓCIO JURÍDICO...7 3. PLANOS DO NEGÓCIO JURÍDICO...10 Existência... 10 Validade...12 Eficácia...13 4. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts )

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 06 RELATIVIDADE E EFEITOS DOS CONTRATOS Principal efeito: criar obrigações, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes contratantes contrato = fonte de obrigações. Como REGRA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. Conceito: no contrato de seguro uma empresa especializada,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professor: Thiara Zen

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professor: Thiara Zen PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professor: Thiara Zen E-MAIL: thiara@uniarp.edu.br Período/ Fase: 4ª Semestre:1ª Ano: 2014 Disciplina:

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 5 Contratos Administrativos Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização TST mantém fato do príncipe em desapropriação do Incra A Quarta Turma

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 30/10/2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 30/10/2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 30/10/2017) Contrato de Mandato e Direito das Coisas. Contrato de Mandato. Conceito: é o contrato pelo qual

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 2º Semestre DISCIPLINA: Fatos e Negócios Jurídicos CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Fatos jurídicos. A hipótese

Leia mais