Tratamento da Luxação Femoropatelar Aguda pela Reparação do Ligamento Femoropatelar Medial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tratamento da Luxação Femoropatelar Aguda pela Reparação do Ligamento Femoropatelar Medial"

Transcrição

1 Tratamento da Luxação Femoropatelar Aguda pela Reparação do Ligamento Femoropatelar Medial Autor: Gilberto Luis Camanho São Paulo - SP Introdução A Luxação Femoropatelar Aguda A luxação aguda da articulação femoropatelar é um evento pouco freqüente. Ocorre em conseqüência de traumas resultantes de uma associação de movimentos rotacionais com graus variáveis de flexão do joelho. A história clínica com o relato do trauma, o falseio com dor e a hemartrose é comum a maioria das lesões agudas de joelho, nas quais o exame clínico é difícil pela presença de dor e do espasmo da musculatura, que impedem uma adequada movimentação da articulação, que possibilitaria um diagnóstico clínico preciso. Fatores predisponentes como o joelho valgo, as displasias da tróclea femoral, os desequilíbrios do aparelho extensor de diversas etiologias, favorecem ocorrência da luxação femoropatelar aguda 3,10,11,21. O tratamento é ainda muito controverso na literatura. A reconstrução imediata ou o tratamento conservador são condutas citadas na literatura 1,5,7,8,18, Os Fatores Predisponentes Os fatores clínicos que predispõem o paciente a luxação da patela, são os sinais e sintomas da instabilidade femoropatelar. As imagens radiológicas encontradas nos portadores da instabilidade serão chamadas de fatores anatomo radiológicos. Os Fatores Clínicos As queixas de instabilidade femoropatelar mais freqüentes são: o falseio ao realizar movimentos rotacionais, a dificuldade em fazer atividades que exijam a desaceleração, e a apreensão em sentir que a rótula pode luxar. A dor ao mudar da posição sentada para a posição em pé e o relato de derrames articulares após atividade prolongada ocorrem em quadros mais avançados 15,16,20.

2 Os Fatores Anatomo Radiológicos Dejour et al. em , estudando 1305 radiografias de pacientes com instabilidade femoropatelar, comparando-as com grupo controle de indivíduos sem problemas femoropatelares, estabeleceram normas para se analisar a displasia da tróclea. Radiografias feitas em perfil absoluto demonstram a profundidade da tróclea femoral. Os autores encontraram uma forte correlação entre a profundidade da tróclea, descrita pelo método que descrevem, e o grau de instabilidade femoro patelar. O estudo dos fatores da instabilidade femoropatelar sob o aspecto anatômico e radiográfico foi publicado por Dejour et al. com este título, em Os autores consideram como fatores predisponentes, importantes na avaliação de pacientes com instabilidade femoropatelar: - a medida da altura da patela nas radiografias de perfil, - a avaliação da lateralização da patela pela radiografia axial, - a avaliação da profundidade da tróclea na radiografia em perfil absoluto e acrescentam a medida da lateralização da inserção do ligamento patelar por tomografia computadorizada. A superposição da imagem do vértice da tróclea femoral a imagem da tuberosidade anterior da tíbia permitem uma medida linear da lateralização. Os autores chamaram esta medida de TA-GT, e nos casos que está aumentada, este seria mais um fator predisponente a luxação femoropatelar A reparação do ligamento patelofemoral medial no tratamento da luxação aguda da patela Com o conhecimento do ligamento patelofemoral medial e sua importância na estabilização da articulação femoropatelar alguns autores propuseram a reconstrução deste ligamento no tratamento da luxação aguda da patela. Ellera Gomes, em , propõe a reconstrução do ligamento patelofemoral medial com ligamento sintético no tratamento das luxações recidivantes da patela. O autor no seu trabalho não se refere ao ligamento descrito por Warren e Marshall, mas sim a uma estrutura que seria feita com uso de um ligamento sintético. Sallay et al em , estudaram 23 pacientes com luxação aguda da patela. Deste grupo 16 pacientes foram submetidos a artroscopia, seguida de exploração cirúrgica do lado medial do joelho. Em 15 dos 16 pacientes foi encontrada lesão do ligamento patelo femoral medial (LPFM), que foi suturada. Estas lesões ocorreram na inserção do LPFM no epicôndilo femoral. Em alguns casos foi necessário o uso de ancoras para a sutura de reinserção do LPFM. Os pacientes foram acompanhados por pelo menos 2 anos. Nenhum paciente que teve o LPFM reparado apresentou recorrência da luxação da patela

3 Boden et al., em , propoem o tratamento da luxação aguda femoropatelar pela sutura do LFPM. Os autores consideram que, nos casos em que houver fatores predisponentes, pode se associar ao reparo do LPFM um procedimento de realinhamento do aparelho extensor. Relatam que a identificação clinica da lesão é feita pela palpação do epicôndilo medial, que chamaram de sinal de Basset (autor que descreveu este sinal clínico em 1976), local onde ocorre a lesão aguda do LFPM, na maioria dos pacientes. Os autores descrevem a reparação do LFPM por uma incisão de 4 cm anterior ao epicôndilo medial, que expõe a fascia muscular. Uma incisão na fascia muscular expõe inserção do LFPM no epicôndilo femoral. A sutura é feita segundo técnica convencional. Nomura, em , estuda 67 pacientes com luxação femoropatelar. Deste grupo 18 pacientes apresentaram luxações agudas. O autor classifica os tipos de lesão do LFPM em casos de luxação aguda em dois tipos: - lesão por avulsão, que encontrou em 7 pacientes. Esta avulsão ocorreu no epicôndilo femoral - lesão por ruptura na substância, que encontrou em 10 pacientes. Esta lesão ocorreu na substancia do ligamento, na maioria das vezes próxima a inserção femoral do ligamento. Em um paciente não encontrou lesão específica do LFPM, que descreve como muito frouxo neste caso. O autor não se refere ao resultado do tratamento destas lesões. Ahmad et al., em , relatam o tratamento de 8 pacientes com luxação aguda da patela.fizeram em todos os casos o reparo do ligamento femoropatelar medial, que estava lesado no epicôndilo femoral medial, em todos os casos. Relatam que associaram a este reparo a sutura da porção oblíqua do músculo vasto medial, que os autores encontraram lesada, em todos os casos. A análise dos pacientes após o seguimento médio de 3 anos demonstrou que não houve nenhum caso de recidiva. A maioria dos pacientes retornou a atividade física que exercia antes da luxação Os autores consideraram a ressonância magnética muito importante no diagnóstico e no planejamento da tática cirúrgica para o tratamento. Estes autores não consideraram fatores predisponentes a luxação.

4 1.6 - A Nossa Experiencia O nosso material constituiu-se de 17 pacientes que sofreram o primeiro episódio de luxação femoropatelar aguda. A ressonância nuclear magnética (RNM) foi feita em todos os pacientes para diagnosticar a extensão das lesões provocadas pela luxação e estudar as condições predisponentes à luxação. Figura 1 Ressonância magnética em corte axial demonstrando fratura da margem medial da patela e a troclea plana, como fator predisponente. A idade média dos pacientes foi de 24,6 anos, sendo que a faixa etária mais acometida foi entre 10 e 20 anos com 9 pacientes. O lado esquerdo foi acometido em 9 pacientes. Onze pacientes eram do sexo feminino. Uma vez confirmado o diagnóstico e constatada a extensão da lesão pela RNM, os pacientes foram encaminhados para reparo do ligamento femoro- patelar medial (LFPM).Todos os pacientes foram operados antes que completasse um mês do trauma que determinou a luxação. Não consideramos a ocorrência de fatores predisponentes para a indicação cirúrgica, apenas anotamos a presença ou não. Em cinco casos havia fratura por arrancamento do bordo medial da patela e em nove, lesão condral por contusão (edema)do côndilo femoral lateral. Nove pacientes apresentaram lesão do LFPM próxima à patela, sendo que em três a lesão tinha caráter difuso. Oito pacientes tiveram lesão na inserção femoral do LFPM, sendo que em três a lesão tinha caráter difuso. Desta maneira, seis pacientes apresentaram lesão difusa do LFPM.

5 Todos os pacientes submeteram-se à artroscopia do joelho o que permitiu constatar em seis casos fratura osteocondral da patela que comprometia o osso subcondral, não visualizada claramente pela RNM. As lesões próximas à patela foram suturadas por via artroscópica segundo técnica descrita (8) e demonstrada no esquema 1. Esquema 1 Sutura percutânea da lesão da cápsula medial sob controle artroscópico As lesões no fêmur foram reinseridas com âncoras fixadas no epicôndilo femoral (figura 2). Figura 2 - Ancora inserindo o LFPM no epicôndilo femoral medial

6 Nos pacientes com lesão difusa, fizemos a reconstrução do LFPM com uma tira de 0,5 cm do aspecto medial do tendão patelar. Esquema 2 Reconstrução do LFPM com tendão patelar,sendo inserido no epicôndilo medial Após o reparo do ligamento os pacientes foram mantidos em braces removíveis por 3 semanas. Foram avaliados duas vezes por semana, e na ocasião da avaliação a flexo-extensão era feita repetidas vezes pelo ortopedista de forma passiva.o programa de reabilitação iniciou-se na quarta semana e conclui-se quando os pacientes estavam reabilitados para a atividade que antecedeu a luxação femoropatelar.o tempo médio de reabilitação foi de 104 dias. A reabilitação foi igual em todos os casos, independente da técnica de reparação ou reconstrução utilizada. O tempo de seguimento foi limitado a 60 meses e tivemos uma média de 40,4 meses de tempo de seguimento no material estudado. Neste período, os pacientes foram examinados pelo menos uma vez a cada 6 meses, ocasião na qual avaliamos o estado de seus joelhos e questionamos sobre a ocorrência de recidivas das luxações.

7 Resultados Os pacientes foram avaliados por um período médio de 40,4 meses, sendo 28 meses o menor tempo de avaliação em dois casos e 60 meses o maior. Foi avaliada, para o presente trabalho, apenas a ocorrência de recidivas. Nenhum paciente apresentou recidiva no período avaliado. No tempo médio de 104 dias, os pacientes retornaram as suas atividades habituais. Não ocorreram complicações na presente série. Referencias Bibliográficas 1. AHMAD, C.S.; STEIN, B.E.S.; MATUZ, D.; HNERY, J.H. Immediate surgical repair of the medial patellar stabilizers for acute patellar dislocation. A review of eight cases. Am. J. Sports Med., 28:804-10, ATKIN, D.M.; FITHIAN, D.C.; MARANGI, K.S.; STONE, M.L.; DOBSON, B.E.; MENDELNSOHN, C. Characteristics of patients with primary acute patellar dislocation and their recovery within 6 months of injury. Am. J. Sports Med., 28:472-9, BLACKBURNE, J.; PEEL, T. A new method of measuring patellar height. J. Bone Joint Surg.[Br], 59:241-5, BODEN, P.B.; PEARSALL, A.W.; GARRETT, W.E.; FEAGIN J.A. Patellofemoral instability:evaluation and management. J. Am. Acad. Orthop. Surg., 5:47-57, BORING, T.H.; O DONOGHUE, D.H. Acute patellar dislocation. Clin. Orthop., 136:182-4, CAMANHO, G.L.; AMATUZZI, M.M.; GALLI, J.C. Sinal clínico da sub-luxação femoropatelar. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, Rio de Janeiro, CASH, J.D.; HUGHSTON, J.C. Treatment of acute patellar dislocation. Am. J. Sports Med. 16;244-50,1988.

8 8. COFIELD, R.H.; BRIAN, R.S. Acute dislocation of the patella:results of conservative treatment. J. Trauma, 17:526-31, COLAN, T.; GRATH, W.P.; LEMONS, J.E. Evaluation of the medial soft-tissue restraints of the extensor mechanism of the knee. J. Bone Joint Surg.[Am], 75:682-93, DEJOUR, H.; WALSH, G.; NOVE-JOSSERAND, L.; GUIER, C. Factors of patellar instability:an anatomical radiographic study. Knee Surg. SportsTraumatol. Arthrosc., 2:19-26, DEJOUR, H.; WALCH, G.; NEYRET, P.; ADELEINE, P. La dysplasie de la trochlée fémorale. Rev. Chir. Orthop., 79:45-54, DESIO, S.M.; BURKS, R.T.; BACHUS, K.N. Soft tissue restraints to lateral patellar translation in the human knee. Am. J. Sports Med., 26:59-65, FELLER, J.A.; FEAGIN, J.A.; GARRET, W.E., Jr. The medial patello femoral ligament revisited:an anatomical study. Knee Surg. Sports Traumatol. Arthrosc., 1:184-6, FULKERSON, J.F.; HUNGERFORD, D.S. Disorders of the patellofemoral joint. Baltimore:Williams & Wilkins, FULKERSON, J.P. Patologia da articulação femoropatelar. 3. ed. Rio de Janeiro:Revinter, GALLI, J.C. Correlação entre os achados clínicos e radiológicos da subluxação femoropatelar em extensão. São Paulo, Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências Biológicas e Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 17. GOMES, E.J.L. Reconstução do ligamento patelofemoral medial na luxação recidivante da patela. São Paulo,1990. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina. 18. HAWKINS, R.J.; BELL R.H.; ANISETTE, G. Acute patellar dislocations. The natural history. Am. J. Sports Med., 14:117-9, HUGHSTON, J.C.; ANDREWS, J.R.; CROSS, M.J. The injured knee. J. Med. Assoc. Ga, 63:362-8, 1974.

9 20. HUGHSTON, J.C.; WALSH, W.M.; PUDDU, G. Patellar subluxation and dislocation. Philadelphia:Saunders, INSALL, J.; GOLDBERG, V.; SALVATI, E. Recurrent dislocation and the highriding patella. Clin. Orthop., 88:67-9, LAURIN, C.A.; DUSSAULT, R.; LEVESQUE, H.P. The tangential X-Ray investigation of the patellofemoral joint. Clin. Orthop., 144:16-26, MAENPAA, H.; LEHTO, M.U.K. Patellar dislocation:the long term results of non operative management in 100 patients. Am. J. Sports Med., 25:213-7, MARCZYK, L.R.; GOMES, E.J.L. Instabilidade femoropatelar: conceitos atuais. Rev. Bras. Ortop., 35:275-81, NOMURA, E. Classification of lesions of the medial patello-femoral ligament in patellar dislocation. Int. Orthop., 23:260-3, SALLAY, P.I.; POGGI, J.; SPEER, K.P.; GARRET, W.E. Acute dislocation of the patella. A correlative pathoanatomic study. Am. J. Sports Med., 24:52-60, TERRY, G.C. The anatomy of the extensor mechanism. Clin. Sports Med., 8:163-77, VAINIONPAA, S.; LAASONEN, E.; PATIALA, H.; RUSANEN M.; ROKKANEN, P. Acute dislocation of the patella. Acta Orthop. Scand., 57:331-3, WARRENL, F.; MARSHALLJ, L. The supporting strucutures and layers on the medial side of the knee; an anatomical analysis. J. Bone Joint Surg.[Am], 61:56-62, 1979.

Acta Ortopédica Brasileira ISSN: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Acta Ortopédica Brasileira ISSN: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Acta Ortopédica Brasileira ISSN: 1413-7852 actaortopedicabrasileira@uol.com.br Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Brasil Camanho, Gilberto Luis; Viegas, Alexandre de Christo; Carneiro Bitar,

Leia mais

Tratamento Cirúrgico da Instabilidade Patelo-femoral Indicações do Tratamento Cirúrgico

Tratamento Cirúrgico da Instabilidade Patelo-femoral Indicações do Tratamento Cirúrgico Tratamento Cirúrgico da Instabilidade Patelo-femoral Indicações do Tratamento Cirúrgico Ricardo Navarro São Paulo - SP Marcelo Schmidt Navarro São Paulo SP Introdução Mais de 100 trabalhos foram publicados

Leia mais

RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL ESTUDO COMPARATIVO DAS ATUAIS ABORDAGENS CIRÚRGICAS

RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL ESTUDO COMPARATIVO DAS ATUAIS ABORDAGENS CIRÚRGICAS RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL ESTUDO COMPARATIVO DAS ATUAIS ABORDAGENS CIRÚRGICAS MIBIELLI, Marco Antonio Naslausky.-Docente do curso de Medicina Unifeso TRABONE, Luis Frederico- Docente

Leia mais

Estudo anatômico e artroscópico do ligamento femoropatelar medial Anatomic and arthroscopic study of the medial femoropatellar ligament

Estudo anatômico e artroscópico do ligamento femoropatelar medial Anatomic and arthroscopic study of the medial femoropatellar ligament ARTIGO ORIGINAL Estudo anatômico e artroscópico do ligamento femoropatelar medial Anatomic and arthroscopic study of the medial femoropatellar ligament GILBERTO LUIS CAMANHO 1,ALEXANDRE DE CHRISTO VIEGAS

Leia mais

tratamento da LuXaÇÃO recidivante da PateLa

tratamento da LuXaÇÃO recidivante da PateLa reconstrução do LiGaMeNtO PateLOFeMOraL MediaL Para tratamento da LuXaÇÃO recidivante da PateLa MEDIAL PATELLOFEMORAL LIGAMENT RECONSTRUCTION TO TREAT RECURRENT PATELLAR DISLOCATION Matheus Braga Jacques

Leia mais

Keywords Patellar Ligament; Knee; Reconstruction; Patellar Dislocation

Keywords Patellar Ligament; Knee; Reconstruction; Patellar Dislocation ARTIGO ORIGINAL Estudo prospectivo randomizado sobre a luxação traumática de patela: tratamento conservador versus reconstrução do ligamento femoropatelar medial com tendão patelar - mínimo de dois anos

Leia mais

Keywords Patellar Ligament; Knee; Reconstruction; Patellar Dislocation

Keywords Patellar Ligament; Knee; Reconstruction; Patellar Dislocation ESTUDO PROSPECTIVO RANDOMIZADO SOBRE A LUXAÇÃO TRAUMÁTICA DE PATELA: TRATAMENTO CONSERVADOR VERSUS RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO FEMOROPATELAR MEDIAL COM TENDÃO PATELAR - MÍNIMO DE DOIS ANOS DE SEGUIMENTO

Leia mais

Importância do Ligamento Femoropatelar Medial no Deslocamento e na Inclinação Lateral da Patela: Estudo Radiográfico em Cadáveres

Importância do Ligamento Femoropatelar Medial no Deslocamento e na Inclinação Lateral da Patela: Estudo Radiográfico em Cadáveres Importância do Ligamento Femoropatelar Medial no Deslocamento e na Inclinação Lateral da Patela: Estudo Radiográfico em Cadáveres APARELHO LOCOMOTOR NO EXERCÍCIO E NO ESPORTE The Importance of the Medial

Leia mais

Luxação Aguda da Patela

Luxação Aguda da Patela Luxação Aguda da Patela ricardo simoes Santos Simões Advogados [Escolha a data] Luxação Aguda da Patela Autoria: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Elaboração Final: 31 de maio de 2013 Participantes:

Leia mais

Médico Cirurgia de Joelho

Médico Cirurgia de Joelho Caderno de Questões Prova Objetiva Médico Cirurgia de Joelho SRH Superintendência de Recursos Humanos DESEN Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal 01 Na semiologia da lesão meniscal medial

Leia mais

Instabilidade lateral da patela: tratamento cirúrgico combinado proximal via artroscópica e distal via aberta

Instabilidade lateral da patela: tratamento cirúrgico combinado proximal via artroscópica e distal via aberta Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Instabilidade lateral da patela: tratamento cirúrgico combinado proximal via artroscópica e distal

Leia mais

TROCLEOPLASTIA: A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO

TROCLEOPLASTIA: A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO Portuguese Journal of Orthopaedics and Traumatology 139 SOCIEDADE PORTUGUESA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rev Port Ortop Traum 24(2): 139-145, 2016 CASO CLÍNICO TROCLEOPLASTIA: A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO

Leia mais

ROBERTO RYUITI MIZOBUCHI 1, RICARDO DIZIOLI NAVARRO 2, HEVERTON CÉSAR DE OLIVEIRA 3, JOSÉ ANTONIO GALBIATTI 4, FRANCISCO QUIRICI NETTO 5

ROBERTO RYUITI MIZOBUCHI 1, RICARDO DIZIOLI NAVARRO 2, HEVERTON CÉSAR DE OLIVEIRA 3, JOSÉ ANTONIO GALBIATTI 4, FRANCISCO QUIRICI NETTO 5 Estudo ultra-sonográfico da espessura da patela, do índice de Insall-Salvati e do ângulo do sulco femoral em joelhos de crianças de 0 a 24 meses de idade * ROBERTO RYUITI MIZOBUCHI 1, RICARDO DIZIOLI NAVARRO

Leia mais

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS APLICADAS AO ESTUDO DA INSTABILIDADE FEMOROPATELAR

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS APLICADAS AO ESTUDO DA INSTABILIDADE FEMOROPATELAR TÉCNICAS RADIOLÓGICAS APLICADAS AO ESTUDO DA INSTABILIDADE FEMOROPATELAR Abelardo Raimundo de Souza TNR. em Radiologia, Conselheiro do CRTR 9ª Região, Diretor tesoureiro do CONTER, Membro da comissão para

Leia mais

Ligamento Cruzado Posterior

Ligamento Cruzado Posterior O joelho é estabilizado por quatro ligamentos principais: 2 ligamentos colaterais (medial e lateral) e 2 ligamentos cruzados - anterior (frente) e posterior (costas). Os ligamentos cruzados originam-se

Leia mais

Release lateral de patela: revisão de conceitos

Release lateral de patela: revisão de conceitos Release lateral de patela: revisão de conceitos RENE J. ABDALLA 1, MOISÉS COHEN 1, CARLOS GORIOS 2, JEFFERSON ROVEDA 3 RESUMO Os autores analisaram os resultados de 22 pacientes submetidos a release lateral

Leia mais

Instabilidade femoropatelar: conceitos atuais

Instabilidade femoropatelar: conceitos atuais ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO Instabilidade femoropatelar: conceitos atuais LUIZ ROBERTO STIGLER MARCZYK 1, JOÃO LUIZ ELLERA GOMES 2 RESUMO Problemas na articulação femoropatelar são bastante comuns na prática

Leia mais

Tendinopatia Patelar

Tendinopatia Patelar O tendão patelar, que também pode ser chamado de ligamento patelar (ou ligamento da patela) é um local comum de lesões, principalmente em atletas. O treinamento esportivo geralmente benificia as qualidades

Leia mais

Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores

Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores Prof André Montillo Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores Lesões do Joelho: Lesões Ósseas: Fratura Distal do Fêmur Fratura da Patela Fratura Proximal da Tíbia: Platô Tibial Anatomia: Lesões Traumáticas

Leia mais

Instabilidade femoropatelar: avaliação por ressonância magnética

Instabilidade femoropatelar: avaliação por ressonância magnética Rev Bras Ortop. 2013;48(2):159-164 www.rbo.org.br/ Artigo Original Instabilidade femoropatelar: avaliação por ressonância magnética Patrícia Martins e Souza, 1* Marcelo Sadock de Sá Gabetto, 2 Marcelo

Leia mais

Luxação aguda da patela

Luxação aguda da patela LUXAÇÃO AGUDA DA PATELA ATUALIZAÇÃO / UPDATE Luxação aguda da patela Acute patellar dislocation ARNALDO JOSÉ HERNANDEZ 1, EDIMAR FAVARO 2, MARCOS HENRIQUE FERREIRA LARAYA 3 RESUMO A luxação aguda da patela

Leia mais

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS APLICADAS NOS ESTUDOS DAS INSTABILIDADES

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS APLICADAS NOS ESTUDOS DAS INSTABILIDADES TÉCNICAS RADIOLÓGICAS APLICADAS NOS ESTUDOS DAS INSTABILIDADES FEMOROPATELARES Abelardo Raimundo de Souza* INTRODUÇÃO A articulação femoropatelar é de fundamental importância para o aparelho extensor,

Leia mais

Avaliação a longo prazo da instabilidade femoropatelar tratada pela técnica de Elmslie-Trillat *

Avaliação a longo prazo da instabilidade femoropatelar tratada pela técnica de Elmslie-Trillat * Avaliação a longo prazo da instabilidade femoropatelar tratada pela técnica de Elmslie-Trillat * JOÃO LUIZ ELLERA GOMES 1, JOSE ANTONIO VEIGA SANHUDO 2, LUIZ ROBERTO STIGLER MARCZYK 3, MARCELO GUERRA 2,

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) Na fratura supracondiliana

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 30 de Abril de 2016 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) Na fratura da patela,

Leia mais

Imagem 1: destacada em vermelho a redução do espaço articular.

Imagem 1: destacada em vermelho a redução do espaço articular. Radiografia Análise das Imagens Observação: As seguintes alterações estão presentes em todas as imagens, mas foram destacadas separadamente para melhor demonstração. Imagem 1: destacada em vermelho a redução

Leia mais

Instabilidade dos Tendões Fibulares

Instabilidade dos Tendões Fibulares Instabilidade dos Tendões Fibulares Identificação: D.D., 20 anos, F, B. Queixa principal: Estalido na região lateral do tornozelo esq. de início há 3 anos História médica pregressa: entorses de repetição

Leia mais

Reconstrução do tendão patelar com enxerto dos tendões flexores

Reconstrução do tendão patelar com enxerto dos tendões flexores 8 Reconstrução do tendão patelar com enxerto dos tendões flexores Rogério Teixeira de Carvalho1, Maurício Lebre Colombo1, Luciano Rodrigo Peres Arruda1, Caetano Scalizi Junior1, Wolf Akl Filho2 e Virgilio

Leia mais

Caracterização por estudo anátomo-radiográfico da posição patelar em pacientes portadores de dor no joelho

Caracterização por estudo anátomo-radiográfico da posição patelar em pacientes portadores de dor no joelho I UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Monografia (MED-B60) Caracterização por estudo anátomo-radiográfico da posição patelar em pacientes portadores

Leia mais

Traumatologia. Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude.

Traumatologia. Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude. André Montillo UVA Definição: Traumatologia Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude. Propedêutica do Trauma: Tripé Propedêutico Anamnese Exame

Leia mais

Traumatologia. Lesões Fundamentais do Trauma:

Traumatologia. Lesões Fundamentais do Trauma: Lesões Fundamentais do Trauma: Contusão Entorse Luxação Fratura Todo o Trauma, não importando sua Magnitude, sempre resultará em umas dessas Lesões. Contusão: Lesão Superficial de Partes Moles sem qualquer

Leia mais

Patologia dolorosa femoropatelar Avaliação do tratamento

Patologia dolorosa femoropatelar Avaliação do tratamento Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Patologia dolorosa femoropatelar Avaliação do tratamento PAULO CEZAR VIDAL FRANCESCO BENAZZO REDENTO

Leia mais

[ESTUDO REFERENTE À ENCF - JOELHO]

[ESTUDO REFERENTE À ENCF - JOELHO] 2011 IMPOL Instrumentais e Implantes Samuel de Castro Bonfim Brito [ESTUDO REFERENTE À ENCF - JOELHO] Casos apresentados neste estudo foram operados e pertencem à Fundação Pio XII Hospital do Câncer de

Leia mais

Validação comparativa da medida da altura patelar radiográfica e tomográfica

Validação comparativa da medida da altura patelar radiográfica e tomográfica rev bras ortop. 2013;48(5):397 401 www.rbo.org.br Artigo Original Validação comparativa da medida da altura patelar radiográfica e tomográfica Marco Antonio Schueda a,, Diego Costa Astur b, Gustavo Gonçalves

Leia mais

Revista Movimenta ISSN: ; 9(1): REABILITAÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL: UM RELATO DE CASO

Revista Movimenta ISSN: ; 9(1): REABILITAÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL: UM RELATO DE CASO Revista Movimenta ISSN:1984-4298 2016; 9(1):108-117 REABILITAÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL: UM RELATO DE CASO REHABILITATION OF MEDIAL PATELLOFEMORAL LIGAMENT: A CASE REPORT Resumo: Reabilitação

Leia mais

Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores

Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores Prof André Montillo Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores Lesões do Joelho: Lesões de Partes Moles: Lesão Meniscal: Medial e Lateral Lesão Ligamentar: o Ligamentos Cruzados: Anterior e Posterior o

Leia mais

Instabilidade Femoropatelar INTRODUÇÃO

Instabilidade Femoropatelar INTRODUÇÃO Instabilidade Femoropatelar INTRODUÇÃO A patologia fêmoro-patelar é a mais freqüente patologia ao nível do joelho de adolescentes ou adultos jovens, sendo muito fácil reconhecê-la clinicamente, porém é

Leia mais

Instabilidades femoropatelares: avaliação do tratamento cirúrgico* Descritores - Joelho. Patela. Instabilidade.

Instabilidades femoropatelares: avaliação do tratamento cirúrgico* Descritores - Joelho. Patela. Instabilidade. ARTIGO ORIGINAL Instabilidades femoropatelares: avaliação do tratamento cirúrgico* Marco Antônio Percope de Andrade 1 Lúcio Honório de Carvalho Júnior 2 Wagner Vieira da Fonseca 3 Vinte e quatro joelhos

Leia mais

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Articulação Tibiofibular Superior: É uma articulação sinovial plana entre a tíbia e a cabeça da fíbula.

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Articulação Tibiofibular Superior: É uma articulação sinovial plana entre a tíbia e a cabeça da fíbula. AVALIAÇÃO DO JOELHO 1. Anatomia Aplicada: Articulação Tibiofemoral: É uma articulação em dobradiça modificada que possui 2 graus de liberdade; Posição de repouso: 25 de flexão; Posição de aproximação máxima:

Leia mais

Exame do Joelho. -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas.

Exame do Joelho. -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas. Exame do Joelho Joelho -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas. - Principais movimentos: flexão e extensão, além de rotação (em peq. ADM). 1 Anatomia

Leia mais

Realinhamento do aparelho extensor na luxação patelofemoral recidivante *

Realinhamento do aparelho extensor na luxação patelofemoral recidivante * REALINHAMENTO DO APARELHO EXTENSOR NA LUXAÇÃO PATELOFEMORAL RECIDIVANTE Realinhamento do aparelho extensor na luxação patelofemoral recidivante * NILSON ROBERTO SEVERINO 1, OSMAR PEDRO ARBIX DE CAMARGO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM TRAUMATOLOGIA ESPORTIVA E ARTROSCOPIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM TRAUMATOLOGIA ESPORTIVA E ARTROSCOPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM TRAUMATOLOGIA ESPORTIVA E ARTROSCOPIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A história do estudo da anatomia

Leia mais

Realinhamento proximal e distal nas instabilidades femoropatelares com duas miniincisões *

Realinhamento proximal e distal nas instabilidades femoropatelares com duas miniincisões * REALINHAMENTO PROXIMAL E DISTAL NAS INSTABILIDADES FEMOROPATELARES COM DUAS MINIINCISÕES Realinhamento proximal e distal nas instabilidades femoropatelares com duas miniincisões * MAURO RODRIGUES DOS SANTOS

Leia mais

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Clique para adicionar texto

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Clique para adicionar texto AVALIAÇÃO DO JOELHO Clique para adicionar texto ANATOMIA PALPATÓRIA Fêmur Côndilos femurais ( Medial e Lateral ) Sulco Troclear ou Fossa Intercondiliana Epicôndilos femurais ( Medial e Lateral ) Tíbia

Leia mais

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial.

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial. INTRODUÇÃO Osgood-Schlatter (OS) constitui uma doença osteo-muscular, extra articular, comum em adolescentes (esqueleto em desenvolvimento). Surge na adolescência na fase denominada estirão do crescimento.

Leia mais

Deformidades no crescimento

Deformidades no crescimento A felicidade de uma infância vê-se pelos joelhos, cada marca é uma história A articulação do joelho situa-se na região de grande crescimento. Para se ter uma idéia, cerca de 70% do crescimento do membro

Leia mais

Codificação Joelho/Ombro. Manuel Gutierres

Codificação Joelho/Ombro. Manuel Gutierres Codificação Joelho/Ombro Manuel Gutierres Patologia joelho Traumática Fracturas Lesões osteocondrais Lesões menisco ligamentares Desvios axiais Infeção Tumoral Degenerativa/Reumatismal Osteotaxia 78.1x

Leia mais

Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA)

Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda, amadores ou recreacionais, como o

Leia mais

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela.

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela. Rupturas do menisco As lesões meniscais estão presente em quase todas as idades, sendo as mais comuns no joelho. Atletas, que praticam esportes de contato, têm mais chances de romper o menisco. Entretanto,

Leia mais

Lesões ortopédicas do posterior em pequenos animais

Lesões ortopédicas do posterior em pequenos animais Lesões ortopédicas do posterior em pequenos animais Displasia Coxo-femoral Luxação do quadril Necrose asséptica Ruptura do ligamento cruzado cranial Luxação patelar Fraturas Lesões ortopédicas do posterior

Leia mais

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões Lesões Meniscais O joelho é uma das mais complexas articulações do corpo humano.. Lesões meniscais estão entre as lesões mais comuns do joelho. Atletas profissionais ou amadores, principalmente aqueles

Leia mais

Impacto Femoro Acetabular (IFA)

Impacto Femoro Acetabular (IFA) Impacto Femoro Acetabular (IFA) O Impacto Femoro Acetabular ou conflito entre a cabeça do fêmur e a borda do acetábulo. Isso ocorre por uma alteração mecânica e anatômica ocasionando uma incongruência

Leia mais

Reconstrução do ligamento patelo femoral medial com enxerto do tendão do quadriceps

Reconstrução do ligamento patelo femoral medial com enxerto do tendão do quadriceps 5 Reconstrução do ligamento patelo femoral medial com enxerto do tendão do quadriceps Alessandro Monterroso Felix 1, Monica Paschoal Nogueira 2, William Martins Ferreira 3 RESUMO A luxação traumática da

Leia mais

Fracturas do Joelho no Desporto

Fracturas do Joelho no Desporto Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fracturas do Joelho no Desporto Síntese de comunicação pessoal apresentada no Curso de Mestrado em

Leia mais

RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELO- FEMORAL LATERAL - RESULTADOS PRELIMINARES -

RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELO- FEMORAL LATERAL - RESULTADOS PRELIMINARES - Serviço de Ortopedia Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra Diretor: Prof. Doutor Fernando Fonseca RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELO- FEMORAL LATERAL JOÃO PEDRO OLIVEIRA PEDRO AMARAL PEDRO EDGAR REBELO

Leia mais

OSTEOTOMIA DE MAQUET III O QUE FICOU APÓS AS COMPLICAÇÕES INICIAIS Resultados a longo prazo

OSTEOTOMIA DE MAQUET III O QUE FICOU APÓS AS COMPLICAÇÕES INICIAIS Resultados a longo prazo Serviço de Ortopedia dos HUC Director: Dr. José Veloso OSTEOTOMIA DE MAQUET III O QUE FICOU APÓS AS COMPLICAÇÕES INICIAIS João Pedro Oliveira; Daniel Cardoso; Fernado Fonseca; José Veloso Operação de Maquet

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO TILT PATELAR ANTERO-POSTERIOR A PARTIR DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS NO PLANO SAGITAL

DETERMINAÇÃO DO TILT PATELAR ANTERO-POSTERIOR A PARTIR DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS NO PLANO SAGITAL DETERMINAÇÃO DO TILT PATELAR ANTERO-POSTERIOR A PARTIR DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS NO PLANO SAGITAL Caroline Bernardes 1, Luis Felipe Silveira 1, Francisco Xavier de Araújo 1,2, Gustavo Portella 2, Rafael

Leia mais

Artrose Tratamento Artroscópico

Artrose Tratamento Artroscópico 10º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho 11º Congresso Brasileiro de Artroscopia 14 a 17 de abril de 2004 Foz do Iguaçu - PR Artrose Tratamento Artroscópico Paulo Rockett Porto Alegre - RS 1 10º

Leia mais

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica.

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica. Pubalgia É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional

Leia mais

Reunião temática. Importância da avaliação por RM na decisão terapêutica de roturas meniscais. António Pedro Pissarra. 25 de Junho de 2018

Reunião temática. Importância da avaliação por RM na decisão terapêutica de roturas meniscais. António Pedro Pissarra. 25 de Junho de 2018 Reunião temática António Pedro Pissarra Importância da avaliação por RM na decisão terapêutica de roturas meniscais 25 de Junho de 2018 Serviço de Imagem Médica Dir.: Prof. Doutor Paulo Donato ÍNDICE 1.

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Fratura Distal do Úmero Fratura da Cabeça do Rádio Fratura do Olecrâneo

Leia mais

MÉTODO DE ENSAIO BIOMECÂNICO PARA ANÁLISE DA ISOMETRICIDADE NA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL

MÉTODO DE ENSAIO BIOMECÂNICO PARA ANÁLISE DA ISOMETRICIDADE NA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL Artigo Original MÉTODO DE ENSAIO BIOMECÂNICO PARA ANÁLISE DA ISOMETRICIDADE NA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL BIOMECHANICAL ACCESS METHOD FOR ANALYZING ISOMETRICITY IN RECONSTRUCTING THE

Leia mais

ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS

ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANATOMIA DA PATELA DE ESQUELETOS HUMANOS Karina Almeida Calderon 1, Priscila Almeida Inhoti 2, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini 3 RESUMO: A disfunção

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Abril de 2015 NOME: HOSPITAL:

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Abril de 2015 NOME: HOSPITAL: PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Abril de 2015 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) No

Leia mais

02 - AMARELA PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Abril de 2015 NOME:

02 - AMARELA PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Abril de 2015 NOME: PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/JOELHO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Abril de 2015 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) A Doença

Leia mais

Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho site recomendado para estudar anatomia KENHUB

Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho site recomendado para estudar anatomia KENHUB WWW.cedav.com.br Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho 2017 site recomendado para estudar anatomia KENHUB Ossos da bacia Sacro Ilíacos Crista ilíaca Espinhas ilíacas anteriores Ísquios Espinhas

Leia mais

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba - 2017 Processo de avaliação em reabilitação Avaliação em Fisioterapia A avaliação

Leia mais

MEMBROS INFERIORES: OSSOS. Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP

MEMBROS INFERIORES: OSSOS. Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP MEMBROS INFERIORES: OSSOS Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP FUNÇÃO DOS MMII LOCOMOÇÃO SUSTENTAÇAO DE PESO OSSOS DO MEMBRO INFERIOR (62) OSSO DO QUADRIL (ILÍACO) (2)

Leia mais

LESÕES TRAUMÁTICAS DO JOELHO LESÕES DOS MENISCOS. Prof. Dr. Gabriel Paulo Skroch

LESÕES TRAUMÁTICAS DO JOELHO LESÕES DOS MENISCOS. Prof. Dr. Gabriel Paulo Skroch LESÕES TRAUMÁTICAS DO JOELHO LESÕES DOS LIGAMENTOS LESÕES DOS MENISCOS Prof. Dr. Gabriel Paulo Skroch LESÕES DOS LIGAMENTOS DO JOELHO I Introdução II Anatomia Aplicada III Mecanismos de lesão IV Classificação

Leia mais

Roteiro de Aula Prática Femoropatelar

Roteiro de Aula Prática Femoropatelar Roteiro de Aula Prática Femoropatelar Disciplina de Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia Docente: Profa. Dra. Débora Bevilaqua-Grossi 1) Palpação de estruturas Responsáveis: Marcelo Camargo

Leia mais

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo Propedêutica Ortopédica e Traumatológica Prof André Montillo www.montillo.com.br Definição: Ortopedia - Traumatologia É a Especialidade Médica que Estuda as Patologias do Aparelho Locomotor: Doenças Ósseas

Leia mais

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento Carlos Alberto Souza Macedo Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFRGS

Leia mais

MENISCOS :

MENISCOS : http://traumatologiaeortopedia.com/ http://ortopediabrasil.blogspot.com.br/ MENISCOS : - Lateral : circular c/ largura antero-posterior uniforme - Medial : formato de meia lua - Ligamento cruzado anterior:

Leia mais

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP) Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP) INTRODUÇÃO O ligamento cruzado posterior (LCP) é um dos ligamentos menos lesados do joelho. A compreensão dessa lesão e o desenvolvimento de novos tratamentos

Leia mais

LUXAÇÃO LATERAL CONGÊNITA DA PATELA - RELATO DE CASO

LUXAÇÃO LATERAL CONGÊNITA DA PATELA - RELATO DE CASO 1 LUXAÇÃO LATERAL CONGÊNITA DA PATELA - RELATO DE CASO Luiz Henrique Gil BOLFER 1, Letícia FANUCCHI 1, Raphael Verdum NUNES 1, Marcelo MEYER 1, Amanda SOTELO 1, Ricardo MAIA 2. 1 INTRODUÇÃO A luxação patelar

Leia mais

Lesões Traumáticas da Cintura Escapular. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas da Cintura Escapular. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas da Cintura Escapular Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Articulações Óssea Nervos Vasos Articulação Esterno-clavicular Acrômio-clavicular Gleno-umeral Escapulo-dorsal Óssea Clavícula

Leia mais

Patologia dolorosa femoropatelar

Patologia dolorosa femoropatelar Patologia dolorosa femoropatelar Avaliação do tratamento PAULO CEZAR VIDAL, FRANCESCO BENAZZO, REDENTO MORA, LUCIANO CECILIANI RESUMO Os pacientes com patologia femoropatelar não traumática que foram operados

Leia mais

Data: 20/08/2014. Resposta Técnica 01/2014. Medicamento Material Procedimento X Cobertura

Data: 20/08/2014. Resposta Técnica 01/2014. Medicamento Material Procedimento X Cobertura Resposta Técnica 01/2014 Solicitante: Dr. Renato Dresch Juiz de direito Nº Processo: 9010665.22.2014.813.0024 Ré: Unimed de Belo Horizonte Data: 20/08/2014 Medicamento Material Procedimento X Cobertura

Leia mais

Técnica de fixação para a osteotomia. supratuberositária cupuliforme valgizante da ARTIGO ORIGINAL

Técnica de fixação para a osteotomia. supratuberositária cupuliforme valgizante da ARTIGO ORIGINAL ARTIGO ORIGINAL Técnica de fixação para a osteotomia supratuberositária cupuliforme valgizante da tíbia * GILBERTO LUIS CAMANHO 1, ROGÉRIO OLIVI 2, LUIS FELIPPE CAMANHO 3 RESUMO Os autores estudaram a

Leia mais

Reconstrução do Ligamento Patelofemoral Medial e Libertação do Retináculo Lateral no Tratamento Cirúrgico de Instabilidade Patelofemoral

Reconstrução do Ligamento Patelofemoral Medial e Libertação do Retináculo Lateral no Tratamento Cirúrgico de Instabilidade Patelofemoral UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Ciências da Saúde Reconstrução do Ligamento Patelofemoral Medial e Libertação do Retináculo Lateral no Tratamento Cirúrgico de Instabilidade Patelofemoral Análise comparativa

Leia mais

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise Prof André Montillo UVA Patologia Evolução Fisiológica A Partir dos 4 anos de idade haverá uma Obstrução da

Leia mais

Luxação em Prótese Total do Quadril

Luxação em Prótese Total do Quadril Luxação em Prótese Total do Quadril Fatores de Risco e Estratégias de Manejo Hospital de Clinicas de Porto Alegre Cirurgia do Quadril do Adulto Dr Carlos Alberto Macedo Dr Carlos Roberto Galia Luxação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LUCAS ROOS VALE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LUCAS ROOS VALE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LUCAS ROOS VALE RETIRADA DO ENXERTO OSSO-TENDÃO PATELAR-OSSO COM A TÉCNICA DO CORTE BASAL COM USO DE SERRA OSCILATÓRIA: PROCEDIMENTO

Leia mais

ÂNGULO BICÔNDILO-PATELAR: AVALIAÇÃO POR RADIOLOGIA CONVENCIONAL VERSUS TC

ÂNGULO BICÔNDILO-PATELAR: AVALIAÇÃO POR RADIOLOGIA CONVENCIONAL VERSUS TC FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA TRABALHO FINAL DO 6º ANO MÉDICO COM VISTA À ATRIBUIÇÃO DO GRAU DE MESTRE NO ÂMBITO DO CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA ANA SOFIA VALE

Leia mais

Tratamento cirúrgico da fratura-luxação de Lisfranc *

Tratamento cirúrgico da fratura-luxação de Lisfranc * Tratamento cirúrgico da fratura-luxação de Lisfranc * JARDÉLIO M. TORRES 1, RICARDO M. MIRANDA 2, CELSO MIGUEL L. TORRES 3, VIRLÊNIO DE ANDRADE LARA 3, PAULO DE TARSO P. PIMENTA 3 RESUMO Os autores apresentam

Leia mais

REABILITAÇÃO DOS PACIENTES SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO DO LCA COM ENXERTOS DO TENDÃO PATELAR E DOS MÚSCULOS FLEXORES DO JOELHO: ESTUDO COMPARATIVO

REABILITAÇÃO DOS PACIENTES SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO DO LCA COM ENXERTOS DO TENDÃO PATELAR E DOS MÚSCULOS FLEXORES DO JOELHO: ESTUDO COMPARATIVO REABILITAÇÃO DOS PACIENTES SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO DO LCA COM ENXERTOS DO TENDÃO PATELAR E DOS MÚSCULOS FLEXORES DO JOELHO: ESTUDO COMPARATIVO Estudo comparativo da reabilitação dos pacientes submetidos

Leia mais

18/03/2018. Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES. Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico

18/03/2018. Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES. Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico Avaliação Ortopédica MEMBROS INFERIORES Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico 1 Quadril Diagnósticos a considerar: Coxartrose Impacto femoroacetabular Osteonecrose da

Leia mais

Luxação Recidivante Anterior Traumática de Ombro: Tratamento

Luxação Recidivante Anterior Traumática de Ombro: Tratamento Luxação Recidivante Anterior Traumática de Ombro: Tratamento Autoria: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Associação Brasileira de Cirurgia da Mão Colégio Brasileiro de Radiologia Elaboração

Leia mais

Quanto à condição funcional do músculo temporal, todos apresentavam-se normais palpação, no pré-operatório.

Quanto à condição funcional do músculo temporal, todos apresentavam-se normais palpação, no pré-operatório. 5 RESULTADOS O levantamento dos dados epidemiológicos permitiu verificar que, quanto ao sexo, os 34 pacientes subdividiam-se em 30 homens e 4 mulheres. A idade variou entre 24 e 72 anos, sendo que a mediana

Leia mais

Tratamento cirúrgico da ruptura aguda do tendão de Aquiles

Tratamento cirúrgico da ruptura aguda do tendão de Aquiles Tratamento cirúrgico da ruptura aguda do tendão de Aquiles Samir Salim Daher RESUMO O autor fez uma abordagem sobre a ruptura aguda do tendão de Aquiles, as indicações e contra-indicações cirúrgicas, suas

Leia mais

Estudo anatômico do ligamento patelofemoral lateral em joelho de cadáveres *

Estudo anatômico do ligamento patelofemoral lateral em joelho de cadáveres * 300 ARTIGO ORIGINAL Navarro MS, Navarro RD, Akita Junior J, Cohen M Estudo anatômico do ligamento patelofemoral lateral em joelho de cadáveres * Anatomical study of the lateral patellofemoral ligament

Leia mais

Luxação Aguda da Patela

Luxação Aguda da Patela Luxação Aguda da Patela Autoria: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Elaboração Final: 30 de novembro de 2012 Participantes: Aihara LJ, Rodrigues A, Severino NR, Barroso BG, Kaleka CC, Barreto

Leia mais

Complicações após artroplastia total de joelho: fratura periprotética após transplante do mecanismo extensor

Complicações após artroplastia total de joelho: fratura periprotética após transplante do mecanismo extensor rev bras ortop. 2013;48(5):460 464 www.rbo.org.br Relato de Caso Complicações após artroplastia total de joelho: fratura periprotética após transplante do mecanismo extensor Camilo Partezani Helito a,,

Leia mais

Lesões específicas do Futebol. Curso Treinadores 2015 AFPorto

Lesões específicas do Futebol. Curso Treinadores 2015 AFPorto do Futebol Objectivos Epidemiologia geral das lesões desportivas do futebol Conhecimentos teóricos básicos das patologias específicas + frequentes A importância da prevenção Introdução Futebol é um desporto

Leia mais

UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO UNI - RIO

UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO UNI - RIO UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO UNI - RIO OSTEOMIELITE HEMATOGÊNICA AGUDA DEFINIÇÃO É A INFECÇÃO DO OSSO E DA MEDULA ÓSSEA POR AGENTE ETIOLÓGICO INESPECÍFICO COM UM CARACTER DESTRUTIVO FULMINANTE ANATOMIA

Leia mais

Diagnóstico por imagem nas alterações relacionadas ao envelhecimento e alterações degenerativas da coluna vertebral

Diagnóstico por imagem nas alterações relacionadas ao envelhecimento e alterações degenerativas da coluna vertebral Diagnóstico por imagem nas alterações relacionadas ao envelhecimento e alterações degenerativas da coluna vertebral Marcello H. Nogueira-Barbosa Divisão de Radiologia CCIFM Faculdade de Medicina Ribeirão

Leia mais

ARTICULAÇÕES. Luxação Coxofemoral. Luxação Coxofemoral 12/09/2016. Saída da cabeça do fêmur do acetábulo. Sinais clínicos.

ARTICULAÇÕES. Luxação Coxofemoral. Luxação Coxofemoral 12/09/2016. Saída da cabeça do fêmur do acetábulo. Sinais clínicos. Luxação Coxofemoral ARTICULAÇÕES Saída da cabeça do fêmur do acetábulo Luxação Coxofemoral Sinais clínicos Membro menor e rotacionado p/ dentro Crepitação Dor súbita Diagnóstico: Radiográfico: VD (mostra

Leia mais