O PLANEJAMENTO COMO ELEMENTO NORTEADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PLANEJAMENTO COMO ELEMENTO NORTEADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"

Transcrição

1 O PLANEJAMENTO COMO ELEMENTO NORTEADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Resumo JUNGES, Kelen dos Santos - PUCPR kjunges@brturbo.com.br POVALUK, Maristela - PUCPR maristela@mfa.unc.br SANTOS, Vanderlei Siqueira dos - PUCPR irvanderlei@marista.org.br Área Temática: Comunicação e Tecnologia Agência Financiadora: Não contou com financiamento É notória a expansão e consolidação da educação a distância no sistema educacional brasileiro, especialmente ao final da década de 90, bem como de suas múltiplas possibilidades e caminhos. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta um processo de estudo realizado por um grupo de alunos mediados por uma professora pesquisadora do programa de pós-graduação stricto sensu de uma Universidade particular de grande porte do Estado do Paraná. O estudo se inseriu na Linha de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, em torno da temática Educação a Distância, durante quinze encontros semanais envolvendo onze alunos/pesquisadores, provenientes da educação básica e ensino superior, com práticas de EaD. A partir de leituras, discussões e troca de experiências como encaminhamento metodológico com o grupo de estudos, percebemos que muitos dos problemas nos cursos/programas de EaD, advém da falta de consistência, ou mesmo da ausência do planejamento. O que, geralmente, resulta em descontinuidade, falta de recursos humanos e materiais, desconsideração das reais necessidades dos alunos, falta de significância dos materiais didáticos, inadequação das tecnologias e dos modelos de acompanhamento e avaliação. Esse trabalho, a partir deste contexto, objetiva refletir sobre o planejamento, enquanto elemento norteador do processo ensino e aprendizagem na modalidade de EaD a partir de quatro dimensões: a dimensão conceitual, a dimensão didático-pedagógica, a dimensão administrativa e a dimensão de autorregulação. A atenção a essas dimensões, além de possibilitar coerência teórica e metodológica ao curso e fidelidade aos princípios filosóficos institucionais, ainda esclarece aos alunos e aos profissionais envolvidos o percurso a ser percorrido e suas exigências. Consideramos que o planejamento em EaD constitui instrumento essencial para a efetivação de um processo de ensino e aprendizagem amplo, contextualizado e significativo. Palavras-chave: Educação a Distância. Planejamento. Ensino/Aprendizagem.

2 3295 Introdução De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96, art. 1º, a educação abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. O grupo de estudos percebe que essa visão ampla de educação, concebida como processos formativos e proporcionada por uma diversidade de lugares e instituições, pode ser elucidativa para a educação a distância (EaD). São essas possibilidades que caracterizam o surgimento da EaD no Brasil na década de 1970, seja como alternativa encontrada pelo Governo Federal para tentar diminuir o analfabetismo no país, seja pelo fato de os meios de comunicação, já naquela época, mostrarem-se favoráveis a essa modalidade de ensino. Alarcão (2001) nos lembra que o objetivo da educação é a educação para a vida e, Garcia (1999), complementa afirmando que essa educação constitui um processo que perdura a vida toda. Sendo assim, pelas diferentes possibilidades pedagógicas que oferece, mediação das tecnologias da informação e comunicação, pelas características de abertura, flexibilidade, democratização, interatividade, individualização e colaboração, a EaD apresenta potencial significativo no contexto educacional contemporâneo. Na diversidade de conceitualizações para a EaD, a identificamos como uma modalidade educativa capaz de atender alunos dispersos geograficamente por meio de tecnologias e metodologias que pretendem o ensino-aprendizagem de forma autônoma. Entendemos essa autonomia em três dimensões conforme a perspectiva de Peters (2001 apud ROESLER, 2008, p.107): A dimensão filosófica busca sua explicação no pensamento Kantiano, no qual a liberdade do ser humano é conquistada a partir da plena consciência de suas ações. Na dimensão pedagógica, a autonomia acontece quando os seres humanos não são objetos de condução no processo ensino-aprendizagem, mas sujeitos da sua própria educação. A dimensão didática acontece no reconhecimento pelos estudantes de suas necessidades de estudo, quando eles planejam e avaliam estratégias para o cumprimento dos objetivos da sua aprendizagem. Outro fator importante que aparece nesse conceito de EaD é a referência à mediação tecnológica e às metodologias com vistas à autonomia. Com a LDB 9394/96, regulamentada

3 3296 pelo decreto 5.622, de 20 de dezembro de 2005, é estabelecida uma política de garantia de qualidade no tocante aos variados aspectos ligados à EaD. A partir desse decreto, o Ministério da Educação (MEC) elabora o referencial de qualidade para a EaD (BRASIL, 2007), no qual estabelece que os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos e, que é a natureza do curso, as reais condições do cotidiano e necessidades dos estudantes que irão definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada. É nessa perspectiva que se delimitou o tema deste estudo para refletir sobre o planejamento enquanto instrumento norteador para a realização e qualidade de um curso/programa de EaD. De acordo com Ferreira (1999, p.1582), o planejamento é o trabalho de preparação para a tomada de decisão, segundo roteiros e métodos determinados. Nesse sentido, em EaD o planejamento se constitui instrumento fundamental para a garantia da qualidade e do alcance dos objetivos propostos. As atividades realizadas pelo grupo de estudos como leituras, reflexões e troca de experiências, possibilitaram a eleição de quatro dimensões a serem abordadas num planejamento de EaD: a dimensão conceitual; a dimensão didático-pedagógica; a dimensão administrativa e a dimensão de autorregulação. O bom êxito dos cursos/programas de EaD depende da elaboração prévia dessas dimensões e da necessária integração. A atenção a essas dimensões, além de possibilitar coerência teórica e metodológica ao curso e fidelidade aos princípios filosóficos institucionais, ainda esclarece aos alunos e profissionais sobre o percurso a ser percorrido e suas exigências. Nesse sentido, contribui para diminuir a separação física entre professores e alunos e clarifica a forma de apropriação das tecnologias e de integração entre os agentes do processo. Planejamento em educação a distância Assim como para qualquer projeto, seja ele pessoal ou profissional, como construir uma casa, fazer uma viagem ou desenvolver uma pesquisa, o planejamento deve ser parte integrante e presente em todos os passos em direção ao objetivo a ser alcançado. É preciso definir claramente o porquê, para quê, para quem, com quem, onde, quando, como e com o quê fazer. Na EaD não é diferente, é imprescindível um minucioso planejamento de todas as ações envolvidas na concepção, produção e implementação dos cursos ou programas.

4 3297 Entendemos que o planejamento, como elemento norteador, está diretamente vinculado à elaboração do projeto político-pedagógico do curso pretendido, ou poderíamos afirmar que o projeto político-pedagógico é o próprio planejamento, na medida em que requer uma reflexão acerca das concepções e dos objetivos do curso, para quem se destina, as condições de produção e implementação, os recursos disponíveis, etc. Neste sentido, baseando-se em autores como Corrêa (2009), Brasil (2007), Arnold (2003) e Niskier (2000), destacamos quatro dimensões a serem consideradas no desenvolvimento de um programa de EaD com qualidade e viabilidade: dimensão conceitual, dimensão didático-pedagógica, dimensão administrativa e a dimensão de autorregulação. Dimensão conceitual A dimensão conceitual do planejamento, na qual se estabelece a definição da natureza, do nível e do alcance do curso, ocorre dentro do contexto de seus objetivos, valores e filosofias de aprendizagem e de educação. Aqui, são discutidas e descritas as concepções da instituição com relação ao mundo, à sociedade, à educação, à aprendizagem, ao currículo, da pessoa (estudante) que pretende formar. Esta identificação conceitual forma as bases filosóficas e pedagógicas do planejamento. Entendemos que a dimensão conceitual, enquanto parte fundante de um curso de EaD, revela-se na compreensão da relação entre a construção da pergunta (demandas, oportunidades) e a resposta a ser dada por meio da operacionalização do curso. Pode ser esclarecida em dois níveis: nível técnico: quanto à tecnologia mediadora, material didático, tutoria; comunicação, avaliação; e nível teórico-metodológico: quanto à articulação do todo com as partes, pretensões críticas, teoria priorizada, autores selecionados, opção epistemológica e concepção de homem, educação e de realidade. Na concepção e operacionalização dos cursos de EaD, conforme salienta Arnold (2003), observamos que instituições públicas, normalmente, tendem a criar projetos que se inserem em uma política nacional de educação de médio ou longo prazo, enquanto organizações particulares se voltam (embora haja diversificação de missões institucionais), prioritariamente, para as necessidades de segmentos de mercados específicos, que exigem uma resposta mais rápida às suas demandas. Isso equivale a dizer que um curso de educação a distância pode assumir uma variedade de configurações, de acordo com o perfil de atuação

5 3298 da instituição proponente, bem como seu papel e compromisso, no contexto geral da educação do País (p.181). De acordo com Luckesi (1995), o ato de planejar baseia-se em opções filosóficas e políticas e são elas que estabelecem as finalidades de uma determinada ação. E essas finalidades ocupam lugar na sociedade. São um ato axiologicamente comprometido. Dimensão didático-pedagógica De acordo com Arnold (2003), a EaD exige estratégias de ensino/aprendizagem, desenho, linguagem, acompanhamento, recursos técnicos e tecnológicos que lhe conferem uma identidade própria e o distinguem de um curso presencial. Nessa perspectiva, a dimensão didático-pedagógica se refere e estabelece, em sincronia com a dimensão conceitual, a proposta curricular do curso/programa, a qual envolve: a especificação dos objetivos, da seleção dos conteúdos, da preparação do material didático, das mídias a serem utilizadas, do estudo do perfil dos estudantes e do processo de avaliação do estudante. A elaboração dos objetivos, feita a partir da concepção do curso, tem a função de orientar os professores e alunos quanto às metas a atingir. O que, no entanto, não constitui uma camisa de força. Entendemos que em uma visão dialética de educação, as aprendizagens construídas no processo são tão importantes quanto o alcance das metas propostas. Isso significa que na EaD, a flexibilidade e a abertura são elementos importantes para a valorização do elemento humano presente e da diversidade de linguagens e potencialidades envolvidas. O planejamento em EaD é um processo multidisciplinar e integrado de todos os atores envolvidos no processo. Por objetivar e efetuar mudanças no contexto educacional e social constitui-se, também, um ato político. Essa idéia é expressa por Arnold (2003, p.178) quando argumenta que o planejamento em EAD se constitui oportunidade para refletir sobre a prática educativa e avaliar os fundamentos sociais, políticas e econômicos presentes: É fundamental, entretanto, que o planejamento em EaD transcenda o mero desenho de um plano seqüenciado, coerente, que inclui uma série de fases ordenadas e interdependentes. Ele pode e deve constituir uma oportunidade para reflexão sobre a nossa prática educativa de forma geral e sobre a nossa co-responsabilidade no estabelecimento de prioridades político-educacionais que incluam todos os cidadãos, independente do seu estrato econômico e social, garantam sua inserção, de forma crítica e permanente, na sociedade.

6 3299 Outro componente importante previsto na dimensão didático pedagógica é a seleção de conteúdos. Ligado a uma rede de vasta oferta de informações e conhecimento é preciso atenção aos objetivos do curso para haver coerência na seleção dos conteúdos. De acordo com Sartori e Roesler (2005), na seleção dos conteúdos, além de levar em consideração as orientações legais da educação com relação à organização do currículo, dependendo do nível ao qual se dirige, deve priorizar no planejamento os conteúdos mais importantes. Dessa seleção decorre a escolha das estratégias e a preparação do material didático. Os materiais didáticos têm um papel fundamental na EaD, operando como fio condutor do processo de aprendizagem, mediando e permeando toda a interação do aluno com os conteúdos curriculares. Têm a função de facilitar e organizar os procedimentos estratégicos no processo ensino aprendizagem. Nesse sentido, na preparação de materiais didáticos para EaD, é fundamental considerar para quem são escritos, atentando para a clareza e coerência didática. Para Arnold (2003, p.194): Materiais didáticos tornam-se mais motivadores e relevantes quando levam em consideração o perfil e o universo do público destinatário, seus interesses, preocupações e aspirações. Assim, a confecção dos textos que oferece os conteúdos precisa respaldar-se em estratégias de linguagem e de organização que venham a facilitar e possibilitar a compreensão desses conteúdos por esse público. Nessa perspectiva, o material didático, assume função para além da reprodução do conhecimento. Ele cumpre a função de estimular a construção do conhecimento, de gerar indagações e interações valiosas promovendo a comunicação entre os sujeitos da aprendizagem. Para que isso se concretize, a autora ainda chama a atenção para o estabelecimento de um cronograma de execução, avaliação e aprovação do material didático. Conforme a autora, os diversos estágios de produção devem estar especificados no cronograma de execução, estipulando os prazos referentes à elaboração de conteúdos, mídias selecionadas, manuais, materiais complementares, direitos autorais, revisão, editoração, diagramação, produção de vídeos, impressão gráfica, CD-ROMS, tele e/ ou videoconferências. Essa visão complexa na construção de material didático é complementada pela seleção de mídias mediadoras, a qual pressupõe dois processos: Em primeiro lugar um processo de seleção de mídia conforme a concepção filosófica e pedagógica do curso e em segundo lugar, um processo de integração, convergência e uso qualificado dos recursos de mídia como

7 3300 materiais impressos, televisivos, radiofônicos e de informática a partir do perfil do público atendido. Esse processo amplo e integrado coloca o aluno, bem como sua aprendizagem no centro da concepção, planejamento, produção e implementação dos cursos de EAD. Arnold (2003, p. 188), argumenta que a melhor proposta educativa não é, necessariamente, a que utiliza os recursos tecnológicos mais avançados ou uma rica combinação das mídias, mas a que leva em consideração as características do público-alvo e garante a sua participação efetiva no projeto. A avaliação se constitui outro elemento fundamental da dimensão didáticopedagógica. A esse respeito, Arnold (2003) argumenta que a natureza, freqüência e critérios de distribuição de pontos e de aprovação devem refletir a concepção do curso e os objetivos formulados. Com uma visão complexa de avaliação identificamos o pensamento de Brasil (2007), segundo o qual o objetivo principal da avaliação dos alunos deve ser o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências cognitivas. A avaliação, dessa forma, constitui-se instrumento de acompanhamento e promoção da aprendizagem ocorrida num processo contínuo que perdura todo o período do curso. Dimensão administrativa Esta dimensão do planejamento envolve a previsão de recursos físicos e humanos, bem como o sistema de comunicação e a gestão destes recursos. Em EaD, cada instituição planeja de acordo com as especificidades de seu curso a designação dos profissionais responsáveis para exercer cada uma das atividades necessárias, bem como dos recursos financeiros e condições físicas disponíveis para a sua execução. Um curso de EaD, normalmente conta com uma equipe multidisciplinar trabalhando de forma integrada. De acordo com Roesler (2006), Brasil (2003) e Arnold (2003) os recursos humanos principais para a implementação da EaD são: a) Equipe administrativa: inclui profissionais que atuam como responsáveis pela gestão e coordenação do processo; pelo setor financeiro (compras, contabilidade, folha de pagamento, etc.); pelo atendimento a alunos (matrícula, registro acadêmico, certificação, comunicação); pelo envio do material; b) Equipe pedagógica e de desenvolvimento: inclui coordenadores de curso (gestão docente e discente do curso); professores (que ministram as aulas, que selecionam, elaboram os conteúdos, que escrevem o material didático, que

8 3301 desenvolvem os projetos); responsáveis pela avaliação da aprendizagem e institucional; responsáveis pela formação dos profissionais envolvidos; tutores (que atuam como apoio ao aluno, na motivação, no favorecimento à compreensão dos conteúdos, etc.); c) Equipe técnica: inclui profissionais responsáveis pela operacionalização tecnológica do processo (da instalação dos equipamentos, do desenvolvimento e funcionamento do ambiente virtual, da edição das gravações, da publicação do material, etc.); pela preparação do material didático (criação de ilustrações e animações); administração da rede. Para Arnold (2003) estes profissionais devem ser altamente qualificados para as funções que irão exercer, estando cientes de seu compromisso e, acima de tudo, acreditar no projeto que estão desenvolvendo. Para tanto necessitam de uma formação continuada em sintonia com o planejamento institucional. Roesler (2006) salienta que a composição da equipe e a divisão do trabalho 1 depende muito da realidade, dos objetivos, quantidade de alunos e cursos/programas oferecidos e das condições de cada instituição. Nesse sentido, chamamos a atenção para uma prática recorrente em EaD com vistas a baixar custos: a tutoria por agente que não seja o autor do material didático. Essa prática, se não contar com necessária interação entre autor e tutor, prejudica a qualidade dos cursos, principalmente em relação ao diálogo crítico em relação aos conteúdos propostos. Tratando-se de custos, um ponto que deve ser levado em consideração ao planejar a modalidade a distância é a infraestrutura necessária para tal concretização e, por consequência, dos recursos financeiros disponíveis. A prática em EaD tem mostrado que dependendo da abrangência do curso, do público alvo e das mídias escolhidas, o custo inicial pode ser relativamente alto, mas com a demanda, pode haver redução de custos a longo prazo. O não planejamento ou a má administração de recursos financeiros pode prejudicar o processo de aprendizagem, desestruturar, finalizar de forma prematura um curso/programa de EaD ou provocar sua descontinuidade. Neste sentido, outro ponto relevante desta dimensão, e que, geralmente os autores não o consideram como parte do planejamento, é a gestão. Pois não adianta ter todo o curso nas mãos, mas não saber como administrá-lo, ou, ao menos, fazer cumprir o que foi planejado. 1 Por exemplo, um mesmo professor pode selecionar os conteúdos, preparar o material didático e ministrar a aula.

9 3302 De acordo com Rumble (2003) a gestão em EaD consiste em tomar decisões e escolher a melhor forma de operacionalizar as ações planejadas. Uma gestão eficiente e eficaz consegue atingir com sucesso os objetivos propostos e, ao mesmo tempo otimizar recursos, reduzindo custos, sem perder de vista as orientações legais e a qualidade pedagógica do curso. Além de administrar os recursos financeiros o bom gestor também gerencia os conflitos, problemas e imprevistos de forma perspicaz e com discernimento. Nesta perspectiva, Roesler (2006) afirma que o gestor deve valorizar todos os profissionais envolvidos, ao mesmo tempo apontando as melhores habilidades de cada um e a sua corresponsabilidade pelo desenvolvimento do processo, exigindo de cada um o mesmo padrão de qualidade. Ainda Rumble (2003) destaca que um grande desafio para o gestor é trabalhar com a distância entre a instituição e os alunos. Tal desafio pode ser vencido pelo bom uso das tecnologias e da relação empática e interativa entre professor/aluno, tutor/aluno, secretaria/aluno para a aproximação e diminuição desta distância. No tocante ao uso da tecnologia, Brasil (2007), apregoa que o princípio da interatividade, da cooperação e da colaboração são fundamentais para o processo de comunicação e deve ser garantido no uso de qualquer meio tecnológico a ser disponibilizado. Dimensão de autorregulação Por último, mas não menos importante, está a dimensão de autorregulação do planejamento, que implica na avaliação do curso/programa (avaliação externa) e na autoavaliação da instituição (avaliação interna). Para Giusta (2003), ao planejarmos um curso/programa a distância, conhecemos menos os alunos do que se fosse presencial. Disso decorre um nível maior de vulnerabilidade, o qual vai sendo amenizado no decorrer das aulas/atividades com o uso dos materiais e a interação com os alunos. Por isso, o planejamento da avaliação, tanto interna quanto externa, merece atenção especial. É necessário para que a instituição possa rever e modificar ações que estão obtendo resultados negativos, assim como manter e ampliar as ações que tiveram resultados positivos, tendo por finalidade um exame crítico do processo e uma retroalimentação adequada. Conforme a autora deve-se entender que a avaliação não é uma atividade puramente técnica e, por isso mesmo, não tem independência quanto às finalidades da educação, à função

10 3303 das instituições educativas, a uma concepção do processo ensino/aprendizagem e do sujeito aprendiz [...]. (p. 35) Portanto, exige-se que a avaliação abranja todas as dimensões já citadas neste artigo, que estão incluídas no curso/programa, que vai desde uma avaliação dos impactos da EaD na realidade social em que está inserida, avaliação do desempenho do aluno, professores, do material didático até à administração e ao aluno egresso, de forma sistemática e contínua. Esta dimensão também constitui um referencial para a tomada de decisão quanto ao futuro e conseqüente preparação da EaD. Sabemos que a globalização, as inovações tecnológicas e a produção do conhecimento crescem a cada dia, numa velocidade cada vez maior. Há dez anos não poderíamos imaginar que teríamos o número de alunos que temos hoje nesta modalidade. Portanto, é importante pensar no papel que a EaD poderá desempenhar e de sua projeção para daqui mais alguns anos. Conclusão Percebe-se, diante do exposto e dos estudos realizados, que o planejamento permeia todos os momentos de um curso/programa na modalidade a distância, desde sua concepção a sua avaliação, incluindo sua gestão e operacionalização. As dimensões destacadas pelo grupo de estudos neste processo de investigação, se bem atendidas, garantem coerência teórica e metodológica, antes, durante e após a realização do curso, mantendo fidelidade aos princípios e objetivos propostos pela instituição. Sendo assim, consideramos que o planejamento em EaD constitui instrumento fundamental para a efetivação de uma educação ampla, contextualizada e significativa, possibilitando à instituição (professores, alunos e os profissionais envolvidos no projeto), clareza sobre o caminho percorrido, os recursos disponíveis e o horizonte a ser perseguido, assegurando a corresponsabilidade de cada um na realização da EaD. Ou seja, é um elemento norteador para a qualidade da EaD. Por isso, a improvisação, a falta de um planejamento consistente por parte de diversas instituições que oferecem a EaD, como pudemos notar por meio da análise da literatura, das discussões e reflexões do grupo de estudos, é que, muitas vezes, faz com que ainda existam muitas pessoas/profissionais que não acreditem nesta modalidade. É urgente reconhecer sua importância e buscar a sua qualidade, não somente por uma exigência legal, mas por uma questão moral e de responsabilidade, como professores e educadores que somos.

11 3304 REFERÊNCIAS ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, ARNOLD, Stela Beatris Tôrres. Planejamento em educação a distância. In: GIUSTA, A. da S.; FRANCO, I. M. (Org.) Educação a distância: uma articulação entre teoria e prática. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, P BRASIL, Referenciais de Qualidade para o Ensino Superior a Distância, Brasília: SEED: MEC, CORRÊA, Juliane. Planejar e avaliar em programas de educação a distância. Disponível em: < Acesso em: 29 abr FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora, GIUSTA, Angela da Silva. Educação a distância: contexto histórico e situação atual. In: ; FRANCO, Iara Melo. (Org.) Educação a distância: uma articulação entre teoria e prática. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, P LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, NISKIER, Arnaldo. Educação à distância: a tecnologia da esperança. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Redação de textos para EAD: do impresso ao on-line. In:. Educação Superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Unisul, ROESLER, Jucimara. (Org.) A gestão de programas de EaD. In:. Administração e planejamento em EaD: curso de extensão na modalidade a distância. Palhoça: Unisul, P Características, mídias e gestão da educação a distância. Revista Cenário Rural, Brasília: SENAR, RUMBLE, Greville. Introdução. In:. A gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasília: Editora da Universidade de Brasília: Unesco, P

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Há amplo consenso nas categorias profissionais da saúde, em especial na categoria

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É o trabalho educativo desenvolvido pelo docente numa modalidade de ensino na qual os sujeitos envolvidos estabelecem uma relação pedagógica em que a comunicação

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 Normatiza a oferta de cursos a distância, em nível de graduação, sequenciais, tecnólogos, pós-graduação e extensão universitária ofertados pela Universidade

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim

Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim Conselheira do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior EAD NO BRASIL 1ª Fase: Década de 60 Ensino

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação

Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação Ao largo do segundo semestre de 2014 e início de 2015, a CTEI debruçou-se sobre o Termo de Referência

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

* As disciplinas por ocasião do curso, serão ofertadas aos alunos em uma sequência didática.

* As disciplinas por ocasião do curso, serão ofertadas aos alunos em uma sequência didática. MATRIZ CURRICULAR* Disciplina CH Integração 20 Planejamento e Gestão em Educação a Distância 40 Cultura Virtual, Pensamento e Construção do Conhecimento na Educação a Distância 40 Noções de Gestão de Projetos

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico Secretaria de Educação a Distância Departamento de Planejamento em EAD Coordenação Geral de Planejamento de EAD Programa TV Escola Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola Projeto Básico

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial.

Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial. Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial. Nos programas e cursos da Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD/ ENSP), a formação dos profissionais

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR)

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) I ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSO DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES

Leia mais

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral Introdução Buscando no dicionário a palavra tutor vamos encontrar como primeira definição o jurídico: indivíduo que exerce uma tutela (dita tutoria)

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Sumário Apresentação As Vantagens Dessa Moderna Sistemática do Ensino O Papel do Aluno Professor Tutor Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Dúvidas e Suporte

Leia mais

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso:

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso: Com carga horária de 720 horas o curso Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros

Leia mais

GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO

GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO GESTOR ESCOLAR: ENTRE A PEDAGOGIA E A ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO Beatriz de Castro Rosa 1 O reconhecimento acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior decorre, dentre outros fatores, do desenvolvimento

Leia mais

Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Abril de 2012 Página 1 de 11 Sumário Introdução 3 Justificativa 5 Objetivos 6 Metodologia 7 Dimensões de

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM FOCO NA FAMÍLIA Março/2010 ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABOR-AÇÃO: palavra-latim-elabore preparar, formar,ordenar AÇÃO: atuação, ato PRO-JETOS: palavra-latim-projetus

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM Coerência do sistema de avaliação Os instrumentos de avaliação, como provas, trabalhos, resolução de problemas, de casos, além das manifestações espontâneas

Leia mais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Construção coletiva a partir das experiências, coordenada pelo Colegiado do Curso de Graduação (art. 34 do Regimento Geral

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA Shirlei de Souza Correa - UNIVALI 1 Resumo: No contexto educacional pode-se considerar a gestão escolar como recente, advinda das necessidades

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: a escolha do tema. Delimitação, justificativa e reflexões a cerca do tema.

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 1 Elaboração de Projetos - objetivo da Cooperação Técnica; - a importância do Planejamento na elaboração de um projeto; - o significado de projeto; - detalhamento da ação; - trabalhando

Leia mais

Processos Gestão do Projeto Político-Pedagógico

Processos Gestão do Projeto Político-Pedagógico Processos Gestão do Projeto Político-Pedagógico Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

UNIDADE II METODOLOGIA DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

UNIDADE II METODOLOGIA DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA UNIDADE II METODOLOGIA DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA Quando focalizamos o termo a distância, a característica da não presencialidade dos sujeitos, num mesmo espaço físico e ao mesmo tempo, coloca se como um

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Escola de Governo em Saúde Programa de Educação à Distância IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Equipe da Coordenação

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS PT Preâmbulo Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

MBA Executivo. Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça

MBA Executivo. Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça 1 O Instituto COPPEAD: O Instituto COPPEAD oferece o curso de especialização

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

TUTOR EM EAD. Quem é? - Tutor/Educador. Educação à Distância - Profissional que acompanha o aluno nas aulas virtuais.

TUTOR EM EAD. Quem é? - Tutor/Educador. Educação à Distância - Profissional que acompanha o aluno nas aulas virtuais. TUTOR EM EAD Quem é? - Tutor/Educador - Competência em Educação à Distância - Profissional que acompanha o aluno nas aulas virtuais. SURGIMENTO Com a implantação da EAD surgiu a necessidade de um educador/tutor

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4031 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4031 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: RAFAEL DE SOUZA RODRIGUES DOS SANTOS Data da impressão: 10/08/015-14:4:5 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 401 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO

Leia mais

MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010

MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais

Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB CURSO DE PEDAGOGIA Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais Profa. Aline Sobrinho Fevereiro/2014 Por que trabalhar com projetos?

Leia mais

Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD

Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD 1 Curso Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD Unidade I Material Instrucional - Texto 1. Introdução Qualquer que seja

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCHSADCSAMT04 A MONITORIA COMO SUBSÍDIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O CASO DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO CCHSA-UFPB Moisés de Assis Alves Soares (1) ; Kadidja Ferreira Santos (3) ;

Leia mais

A Prática Educativa na EAD

A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD Experiências na tutoria em EAD Disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da Ufal nos pólos de Xingó, Viçosa e São José da Laje (2002-2004).

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA Zuleide Demetrio Minatti 1 Nilson Thomé 2 UNIPLAC. Resumo: Na atualidade observa-se o crescimento da demanda por cursos

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL

PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL De 1999 até o ano de 2011 o Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE) congregava em seu espaço geográfico cinco instituições de ensino

Leia mais