O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PLANTAS HIDROPÔNICAS EM ALTA FLORESTA-MT, NO ANO DE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PLANTAS HIDROPÔNICAS EM ALTA FLORESTA-MT, NO ANO DE"

Transcrição

1 57 O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PLANTAS HIDROPÔNICAS EM ALTA FLORESTA-MT, NO ANO DE OLIVEIRA, Dione 1 dione.oliveiraafl@outlook.com PINTO, Eslaine Pereira 2 1 INTRODUÇÃO A hidroponia consiste em cultivar as plantas sem solo e, para que as plantas se desenvolvam, será fornecida uma solução nutritiva balanceada com água corrente, contendo os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. A técnica pode ser empregada de várias formas, sendo as principais: exposição das raízes a uma lâmina de solução sobre uma bancada (NFT) ou uso de substrato inerte para a sustentação da planta, onde esta recebe a solução nutritiva. Durante a década de 1960 e 1970, foram desenvolvidos os primeiros casos de uso comercialmente expressivo da hidropania. A partir do sucesso da Holanda, nos anos 1980, a prática rapidamente difundiu-se pela Europa. No Brasil, a disseminação começou a partir de 1990, mas ainda está em desenvolvimento, sendo um forte nicho de mercado emergente. As principais vantagens da hidroponia são: o rápido crescimento, plantio fora de época e em ambiente protegido, melhor defesa contra pragas e insetos, rápido retorno econômico e melhor qualidade e sanidade do produto final e sem uso de agrotóxicos. Várias espécies podem ser cultivadas através da hidroponia como: pepino, berinjela, agrião, rúcula, salsa, couve, repolho, feijão-vagem, brócolis, tomate, morango, mudas para silvicultura, plantas ornamentais etc. Teoricamente, qualquer planta pode ser cultiva com esta técnica. Diante disso, o tema desse trabalho é: Agronegócio em norte de Mato Grosso. E a delimitação do tema é Cultivo hidropônico em Alta Floresta. E a problemática: Qual o processo de produção da hidropônica da propriedade de Adelino Altino em Alta Floresta, em ? A hipótese é que a produção hidropônica é feita por um sistema com água corrente com vitaminas e proteínas, fazendo assim um processo de produção mais rápido e sem uso de agrotóxicos. Para tanto, este trabalho tem como objetivo: Analisar o uso das vitaminas e proteínas utilizadas neste processo hidropônico e verificar as vantagens do cultivo 1 Acadêmico do primeiro semestre do curso de Gestão em Agronegócio da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF). 2 Acadêmica do oitavo semestre do curso de Administração da Faculdade de Alta Floresta (FAF).

2 hidropônico. Isso tudo se justifica, pois, com o cultivo hidropônico, os consumidores podem comprar produtos com uma qualidade superior e sem o uso de agrotóxicos METODOLOGIA A pesquisa na área de gestão em agronegócio teve como método de abordagem o indutivo, pois, de acordo com Lakatos e Marconi (2010, p. 68), a indução e um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contidas nas partes examinadas. Ou seja, a pesquisa buscou partir da realidade particular, para poder aumentar os conhecimentos. Como método de procedimento, foi aplicado o monográfico, pois visa, como pontuam Lakatos e Marconi (2010, p. 90), examinar o tema escolhido, observando todos os fatores que o influenciaram e analisando-o em todos os seus aspectos. Ou seja, com esse procedimento é possível aprofunda os saberes sobre a realidade local. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas, esta forma expande as possibilidades de interpretações, pois, no contato face a face, é possível ampliar o conteúdo da pesquisa. Assim, as entrevista seriam com base em Lakatos e Marconi (2010, p. 180), do tipo despadronizada, pois o entrevistador tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. Com isso, o entrevistador consegue uma maior intimidade para tirar dúvidas de qualquer resposta que o entrevistado venha a lhe dar, desde que o entrevistador seja organizado com tópicos de perguntas, para que o mesmo não fuja do tema. O estudo teve como técnica de pesquisa a pesquisa de campo, uma vez que ela se configura, para Lakatos e Marconi (2010, p. 169), a partir do objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos a cerca de um problema. É muito interessante, porém esta técnica considera o conhecimento empírico, e, por isso, ajuda na formulação de resposta para problemas que venha em realidade local. Sem deixar de destacar que a técnica de pesquisa bibliográfica também é uma parte constituinte, e fundamental, deste trabalho. Para as autoras Lakatos e Marconi (2010, p. 166), a pesquisa bibliográfica não e mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob o enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras. Sendo assim, a leitura de textos sobre o assunto só tem de ajudar a ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado.

3 59 A delimitação do universo da amostragem se deu a partir dos dados coletados com o senhor Adelino Altino, que trabalha com o cultivo hidropônico. A hidroponia do senhor Adelino Altino fica situada na Avenida Teles Pires, Chácara n 04, no setor C, na cidade de Alta-Floresta MT. Diante de tudo isso, o tratamento dos dados coletados aconteceu com base nas informações da entrevista, leituras e com a análise das fotos tiradas no local. 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES Realizar uma discussão teórica sobre a hidroponia é bastante difícil, pois quase não há livros publicados sobre o assunto. Por isso, para conseguir aprofundar o tema, buscou-se informações na Revista Tudo Hidroponia (s/a, s/p): A hidroponia pode ser considerada uma ciência uma técnica e também uma arte. Na hidroponia o cultivo vegetal é realizado sem solo ou outro substrato como fonte de nutrientes para a planta. Os elementos minerais essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das plantas são fornecidos através de uma solução nutritiva que fornece na medida exata e de forma constante todos os nutrientes que os vegetais cultivados necessitam. O interessante no sistema hidropônico é a maneira como são conduzidas todas as tarefas. A Revista destaca que é uma ciência, pois, a cada dia, que passa aprendem-se novas técnicas de cultivo, e sem as novas técnicas ela não iria progredir. É considerada, também, uma arte, pois encanta cada vez mais por sua qualidade na produção e nos alimentos, e também, por sua beleza nos pés cultivados. A Revista Tudo Hidroponia destaca o potencial de hidrogênio (ph) da planta. O ph é a medida do nível de alcalinidade e acidez de uma solução de água. Ele é medido numa escala de 1 a 14, onde a metade inferior é ácida e a metade superior é alcalina. Sendo que água perfeitamente pura tem ph 7. No cultivo hidropônico, o ph ideal ou padrão está na faixa entre 5,5 e 6,5. Esta faixa de ph é a ideal para a melhor absorção de micro e macro nutrientes pelas raízes das plantas. Nessa faixa de ph, ocorre melhor absorção de macro nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, com isso as plantas têm uma condição ótima para crescimento. Se o nível de ph da solução não estiver nessa faixa ótima as plantas não irão se desenvolver e, se o ph estiver em níveis extremos, as plantas poderão até morrer. Segundo a Revista Tudo Hidroponia, existem dois métodos simples para medir o ph da solução nutritiva. Para iniciantes o método mais simples é o uso de fitas de papel indicadoras de ph (imagem abaixo). Estas fitas são revestidas com um corante especial, que,

4 quando mergulhado na solução irá indicar uma cor (REVISTA Tudo Hidroponia, s/p, s/d). O método da fita não dá um resultado exato porém já sai mais em conta para o micro produtor. 60 Imagem 1: Escala para entender o ph Fonte: Revista Tudo Hidroponia Mas existe outra possibilidade. Se você é um produtor hidropônico mais tecnificado deve usar um medidor de ph digital. Esses medidores são de simples operação, basta imergir a sonda na solução nutritiva e terá o valor do ph (REVISTA Tudo Hidroponia, s/p, s/d). Se o micro produtor deseja um resultado exato, será preciso um medidor de ph, isso ajudará saber se não falta nenhum tipo de nutriente para suas plantas. Diante disso, a pesquisa de campo se deu através de uma visita na propriedade de Adelino Altino e Ivonete Rocha, na cidade de Alta-Floresta MT, no dia 30 de maio de 2015, às 18h00min horas, no setor C na Avenida Tele Pires. O Sr. Adelino Altino conseguiu entender o funcionamento do negócio e, com sua visão de empreendedor, se tornou proprietário da hidropônica. Ele era um funcionário do local, sem ensino superior e aprendeu com seu chefe como o negócio funcionava. De acordo com o senhor Adelino, ele conheceu o sistema de cultivo hidropônico: Através de um amigo que me convidou a comprar verdura e fui com ele chegando lá o proprietário disse que precisava de um auxiliar ai foi onde comecei a trabalhar e nunca mais parei. O interessante disso tudo é que ele apenas queria uma verdura de qualidade e acabou achando o negócio de sua vida.

5 61 Adelino teve uma visão melhor do que seu chefe. O patrão apenas sabia lidar com a fabricação, ou seja, o funcionamento da hidroponia, e não com as oportunidades, então resolveu deixar o negócio. Adelino Altino aproveitou a oportunidade e pediu para arrendar o negócio. O Sr. Adelino Altino comprou o negócio para ele. Agora, é dono de tudo, e, além disso, construiu a casa própria, aumentou o negócio e agora emprega dois funcionários. Sr. Adelino não registra os gastos da produção, assim ele não tem domínio de custos de sua produção, e isto é uma falha possível de observar em seu negócio. Se a administração fosse mais bem organizada, ele poderia tirar um maior retorno de seu negócio. Sr. Adelino Altino explicou como funciona o processo de produção de sua hidroponia. E muito simples, pois só usamos sementes criadas em laboratório tendo um aproveitamento de 99,99% das sementes compradas, colocamos a princípio apenas uma semente em cada buraco da forma com a areia fertilizada, e quando elas nascem retiramos e colocamos nos canos com água corrente. A semente e a areia vem de fora, mas o processo como um todo é bastante manual. Ele enfatiza: A areia fertilizada e importada e só vem de fora aqui não encontramos para podermos comprar. Após ser colocada em água corrente com as vitaminas e proteínas o tempo máximo para colheita e de 45 dias, sendo que com 25 dias já estão prontas para colheita, produzindo o ano todo e não utilizamos nenhum tipo de agrotóxicos. Além de produzirem o ano todo, não utilizam agrotóxicos, isso é muito importante, pois a maioria das empresas utiliza agrotóxicos e conservantes, prejudiciais à saúde humana. Quanto à plantação, ele cultiva alface, rúcula e cheiro-verde, mas seu ramo mesmo é alface, de todas as qualidades. Primeiro, ele espalha a semente em um recipiente de isopor com areia e vários nutrientes, após determinado tempo, as hortaliças começam a nascer.

6 62 Imagem 1: Processo inicial de brota da semente Fonte: Dione de Oliveira Em seguida, são retiradas e levadas para um cano adaptado específico para a atividade, com pequenos furos e com água, o mesmo coloca uma muda de hortaliça em cada furo. O processo demora em torno de trinta dias, desde o plantio ao porte de vendas. O local suporta apenas pés de alface. Imagem 2: Os pés de alface começam a se formar Fonte: Dione de Oliveira Para a produção do plantio da semente, ele utiliza 3000 litros de água, que percorrem em cano que sai de um tanque, cuja água percorre todo o caminho e volta para o mesmo

7 63 tanque de saída. A água faz um círculo, e o reaproveitamento ocorre em um período de 15 dias, após isso é feita a troca da água. Neste tanque onde fica armazenada a água utilizada para a produção, tem em torno de 10 tipos nutrientes. Imagens 3 e 4: Os pés de alface com aproximadamente vinte dias em água corrente Fonte: Dione de Oliveira O senhor Adelino seleciona os pés e faz limpeza, retira as folhas danificadas e empacota. Ele fornece o seu produto para três pequenos mercados, revenda para comerciantes da Feira Livre de Alta Floresta, para pessoas que vão até o seu local de produção para comprar e revender. E, ainda, para as famílias que vão à busca de produtos de qualidade e sem produtos químicos. Ele faz entrega diariamente de 150 pés de alface e, aos sábados cerca de 500 pés de alface com automóvel próprio. Imagem 5: O produto pronto para comercialização Fonte: Dione de Oliveira

8 64 Segundo Adelino Altino, o simples fato de não conter produtos tóxicos já e uma grande vantagem. Que eu repasso aos meus clientes. Sim, pois, me dá produtos de qualidade lembrando sem uso de agrotóxicos e todos os meus produtos não contém contato com a terra e por isso se torna mais fácil e menos contaminado com bactérias que possa conter no solo. A grande vantagem do cultivo são verduras saudáveis. Sr. Adelino Altino falou da sua maior dificuldade. A falta de infraestrutura e a falta de um suporte da prefeitura em investir mais nas hidropônicas e nos ajudar pelo menos com agrônomos e pessoas especializadas para nos treinar para obtermos um melhor conhecimento do negócio. Se a prefeitura desse mais atenção para este ramo, ela poderia até mesmo levar as verduras para o lanche das crianças, fornecendo, assim, uma merenda escolar com maior qualidade. Ao ser questionado sobre como Sr. Adelino Altino faz para buscar novos conhecimentos, ele disse: A cada seis meses procuro me atualizar buscando novas informações que possam vir a me ajudar a obter um maior lucro e trazer uma maior satisfação para meus clientes. Me junto aos colegas de profissão e discutimos sobre como evitarmos pragas e como ampliarmos o negócio ainda mais. O interessante é que, além de buscar novos conhecimentos, eles pensam nos clientes e como satisfazê-los, a cada dia mais, com alimentos de maior qualidade. Sobre as pragas que eventualmente atacam as verduras, o Sr. Adelino Altino diz: Raramente acontece, pois, com o sistema hidropônico as verduras ficam sem contato com a terra e suas bactérias que possam conter no solo. Assim, diante do sistema organizado, quase não há pragas. Porém, quando acontece é porque vem pelo ar, sendo assim eu simplesmente tento retirar as partes infectadas e faço uma lavagem naquele local com água e sabão. O interessante é que não utiliza agrotóxico. Ao perguntar de quanto em quanto tempo o Sr. Adelino Altino efetua a troca da água dos reservatórios: A cada 15 dias eu troco a água dos reservatórios, a água e mandada para uma horta da prefeitura que fica atrás do meu lote e claro essa água escorre pelo solo até as demais localidades, por onde ela passa até as árvores tem mais vida e o solo ganha uma maior produtividade. Apesar de a prefeitura não ajudar, ele ainda os ajuda liberando a água com vitaminas e proteínas sobre a horta da prefeitura. Sr. Adelino Altino falou como seria a vida dele sem o sistema de cultivo hidropônico. Digamos que hoje sem essa hidroponia eu não teria conquistado tudo o que conquistei nos últimos seis anos, isso aqui é hoje a minha vida, e daqui que tiro o sustento de minha família e emprego hoje duas pessoas. Vejo mais ou menos assim com produtos mais

9 saudável, nos prolongamos nossa juventude e nossa vida e principalmente nossa saúde. De apenas uma compra de verduras, ao negócio de sua vida CONSIDERAÇÕES FINAIS Este trabalho teve como objetivo coletar dados sobre como funciona o cultivo hidropônico em Alta-Floresta MT, no ano de 2015, na propriedade do senhor Adelino Altino, neste, foi utilizado o método de abordagem indutivo e o método de procedimento, o monográfico, sendo que foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista, tendo como objetivo analisar o uso das vitaminas e proteínas neste processo hidropônico, verificando as vantagens do cultivo hidropônico em Alta-Floresta MT. Diante do que foi exposto, a problemática desse trabalho era entender o processo de produção, isso ficou exposto diante da fala do Sr. Adelino bem como com as imagens retiradas da plantação dele. Ou seja, é possível entender que não há necessidade da terra, mas de uma areia especial rica em nutrientes, bem como de água que também ajuda as plantas crescerem. A hipótese deste trabalho era: A produção hidropônica utiliza um sistema com água corrente com vitaminas e proteínas, fazendo assim um processo de produção mais rápido e sem uso de agrotóxicos. Essa informação hipotética, a partir do estudo de caso, foi confirmada. Para tanto este trabalho tem como objetivos: Analisar o uso das vitaminas e proteínas neste processo hidropônico, e verificar as vantagens do cultivo hidropônico, os quais foram alcançados, pois se buscou entender e conhecer ainda mais sobre como funciona o cultivo hidropônico e quais as suas vantagens para seus consumidores e até mesmo para o próprio proprietário. Diante de tudo, foi possível entender mais sobre hidroponia e sobre processos de pesquisa. 4 REFERÊNCIA ALTINO, Adelino. Produção hidropônica: depoimento. [30 de maio de 2015]. Alta Floresta. Entrevista concedida a Dione de Oliveira. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. Ed. São Paulo: Atlas, MEDINDO o ph da Solução Nutritiva. Tudo hidroponia. 29 de maio de Disponível em. < Acesso em: 10 de junho de 2015.

10 66 MINI Sistema de Hidroponia em Garrafas pet. Tudo hidroponia. 29 de setembro de Seção Home. Disponível em. < Acesso em: 10 de junho de O QUE é Hidroponia. Tudo hidroponia. Seão oque e hidroponia. Disponível em. < Acesso em: 10 de junho de 2015.

DIFERENTES MÉTODOS DE CULTIVO HIDROPÔNICOS E SEUS MANEJOS

DIFERENTES MÉTODOS DE CULTIVO HIDROPÔNICOS E SEUS MANEJOS DIFERENTES MÉTODOS DE CULTIVO HIDROPÔNICOS E SEUS MANEJOS Paulo Cesar de Almeida Técnico em Agropecuária CREA MG 26.995/TD PATROCINIO-MG DEFINIÇÃO DE CULTIVO HIDROPONICO O sistema de cultivo em que as

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP

RESPOSTA TÉCNICA. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP RESPOSTA TÉCNICA Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP CASA DO PRODUTOR RURAL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP Av. Pádua Dias 11. Caixa Postal 9 CEP: 13400-970.

Leia mais

Stande: Agricultura. Orientador: Luis Geraldo. Monitor do stande: Manassés Pedreira Santos. Material de Estudo CATU-BA

Stande: Agricultura. Orientador: Luis Geraldo. Monitor do stande: Manassés Pedreira Santos. Material de Estudo CATU-BA Stande: Agricultura Orientador: Luis Geraldo Monitor do stande: Manassés Pedreira Santos Material de Estudo CATU-BA 2018 MATERIAL DE ESTUDO OLERICULTURA: O termo Olericultura é derivado do latim olus hortaliça

Leia mais

Refere-se à qualidade da solução nutritiva com um ph alto, acima de 7. Também chamado de básico. {/mooblock}.

Refere-se à qualidade da solução nutritiva com um ph alto, acima de 7. Também chamado de básico. {/mooblock}. {mooblock=+ Ácido} Qualidade da solução que tem um ph baixo, inferior à 7. {mooblock=+ Alcalino} Refere-se à qualidade da solução nutritiva com um ph alto, acima de 7. Também chamado de básico.. {mooblock=+

Leia mais

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS DADOS DA DISCIPLINA Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: INTRODUÇÃO AO

Leia mais

APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA.

APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA. APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA. Seja em vasos ou em espaços adaptados, seguindo essas dicas práticas para plantar, cuidar e semear suas hortaliças, você terá sempre à mão alimentos mais saudáveis e

Leia mais

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO F2 DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO EM SOLO NATURAL No solo natural o Photogenesis F2 irá complementar os nutrientes

Leia mais

GRUPO ESCOTEIRO VERDE CANÇÃO 47/PR TROPA ESCOTEIRA ESCORPIÃO

GRUPO ESCOTEIRO VERDE CANÇÃO 47/PR TROPA ESCOTEIRA ESCORPIÃO GRUPO ESCOTEIRO VERDE CANÇÃO 47/PR TROPA ESCOTEIRA ESCORPIÃO PROJETO INSÍGNIA AÇÃO COMUNITÁRIA: HORTA PARA TODOS ESCOTEIRO: JOÃO GABRIEL PALAZZO PERES MARINGÁ 2016 Introdução Este projeto visa à implantação

Leia mais

PIRÂMIDE DE HORTALIÇAS: UMA ALTERNATIVA DE HORTA DOMÉSTICA. Goede, Júlia Eduarda 1 ; Odelli, Fernanda 2 ;

PIRÂMIDE DE HORTALIÇAS: UMA ALTERNATIVA DE HORTA DOMÉSTICA. Goede, Júlia Eduarda 1 ; Odelli, Fernanda 2 ; PIRÂMIDE DE HORTALIÇAS: UMA ALTERNATIVA DE HORTA DOMÉSTICA Goede, Júlia Eduarda 1 ; Odelli, Fernanda 2 ; 1 Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul/SC; 2 Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul/SC INTRODUÇÃO

Leia mais

controlar para crescer VEGETAÇÃO NUTRIENTE IDEAL PARA FASE DE CRESCIMENTO V1 B V1 A

controlar para crescer VEGETAÇÃO NUTRIENTE IDEAL PARA FASE DE CRESCIMENTO V1 B V1 A controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FASE DE CRESCIMENTO VEGETAÇÃO V1 A V1 B DESCRIÇÃO DO PRODUTO Photogenesis V1 é um produto de nutrição vegetal completo. É fruto de uma vasta pesquisa científica

Leia mais

O que é a Hidroponia?

O que é a Hidroponia? O que é a Hidroponia? Hidroponia = dois radicais gregos trabalho). (hydro, que significa água e ponos que significa Técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva que

Leia mais

NOVAS TENDÊNCIAS NA AGRICULTURA

NOVAS TENDÊNCIAS NA AGRICULTURA Produtores de oliveiras e figueiras Produtores de hortícolas em hidroponia (NFT e NGS) Centro de jardinagem Criação e manutenção de espaços verdes Elaboração/acompanhamento de projectos agrícolas OBJECTIVO

Leia mais

O livro. da minha horta

O livro. da minha horta O livro da minha horta A VLI é uma empresa de logística que atua nas áreas de ferrovias, portos e terminais. Com o seu sistema integrado, realiza o transporte das riquezas do Brasil como o de produtos

Leia mais

E.E VEREADOR ELISIARIO PINTO DE MORAIS SISTEMA DE HIDROPONIA NA GARRAFA OU CANO DE PVC

E.E VEREADOR ELISIARIO PINTO DE MORAIS SISTEMA DE HIDROPONIA NA GARRAFA OU CANO DE PVC E.E VEREADOR ELISIARIO PINTO DE MORAIS SISTEMA DE HIDROPONIA NA GARRAFA OU CANO DE PVC NOME: KAYLANE RODRIGUES MARTA NOME: KAUA SILVA DOS SANTOS NOME: SABRINA APARECIDA DA SILVA CARVALHO NOME: ALEXANDRO

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO UMA HORTA SUSPENSA COM MATERIAIS RECICLAVEIS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO UMA HORTA SUSPENSA COM MATERIAIS RECICLAVEIS EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO UMA HORTA SUSPENSA COM MATERIAIS RECICLAVEIS Cauê Dorneles Machado 1 Alciane Gomes Wegner 2 RESUMO. O conteúdo do presente

Leia mais

PCS 503 Parte Prática de Nutrição Mineral de Plantas

PCS 503 Parte Prática de Nutrição Mineral de Plantas PCS 503 Parte Prática de Nutrição Mineral de Plantas PRÁTICA 1: CULTIVO DE PLANTAS EM AMBIENTE PROTEGIDO Notas de aula: TRABALHO PRÁTICO: EXERCÍCIOS (CENTRO XEROGRÁFICO) TRÊS PARTES I CULTIVO DE PLANTAS

Leia mais

COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES

COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES PROJETO HORTA JPL RESUMO DO PROJETO Este trabalho traz uma abordagem sobre aplicação de uma horta no ambiente da Escola, sendo utilizado como método de ensino para Educação

Leia mais

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG DESEMPENHO DE DIFERENTES CULTIVARES DE ALFACE EM CULTIVO HIDROPÔNICO TIPO

Leia mais

Resumo Expandido INTRODUÇÃO:

Resumo Expandido INTRODUÇÃO: Resumo Expandido Título da Pesquisa: Caracterização do mercado de sementes de hortaliças na região de Bambuí - MG Palavras-chave: Hortaliças, Comercialização, Insumos. Campus: Bambuí Tipo de Bolsa: PIBIC

Leia mais

Apresentação. Essa publicação reúne informações sobre a importância da Aquaponia, um

Apresentação. Essa publicação reúne informações sobre a importância da Aquaponia, um Apresentação Essa publicação reúne informações sobre a importância da Aquaponia, um dos temas abordados no projeto, financiado pela Agencia Nacional de Águas (ANA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

CULTIVO DE ALFACE HIDROPÔNICA

CULTIVO DE ALFACE HIDROPÔNICA CULTIVO DE ALFACE HIDROPÔNICA Catiana Morcelli 1, Elisangela Politowsky 1, Fernanda Jappe 1, Karla Kirchhof 1 Palavra chave: Alface; Hidropônica; Cultivos. INTRODUÇÃO Com o aumento da preocupação de consumidores

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SÍNTESE

PLANO DE TRABALHO SÍNTESE PLANO DE TRABALHO SÍNTESE Título do Projeto Convênio: Processo: Implantação de Estufas Hidropônicas Demonstrativas para o Cultivo de Hortaliças e Fitoterápicos 62/2011 499-25.00/11-0 MODALIDADE: [ X ]

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA CURSO Agronomia FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Leia mais

VOL.2 - COOPERAR PARA NÃO DESPERDIÇAR

VOL.2 - COOPERAR PARA NÃO DESPERDIÇAR CUIDANDO DA SUA SAÚDE COM FOCO EM NUTRIÇÃO v Elaborado por: Msc Mônica Cristine Pereira dos Santos Nutricionista Tamara Righetti Tupini Cavalheiro Msc Verônica Cristina Mayrinck Victorio Dra Édira Castello

Leia mais

INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE CULTIVO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE

INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE CULTIVO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE CULTIVO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE Matheus D. LAIRA 1 ; Marcos C. RIBEIRO 2 ; Sindynara FERREIRA 3 ; RESUMO A Hidroponia é uma técnica agrícola onde cultiva-se plantas sem a necessidade

Leia mais

SUBSTRATO. Engº Carlos Alberto Pereira

SUBSTRATO. Engº Carlos Alberto Pereira SUBSTRATO Engº Carlos Alberto Pereira Cinexpan - Argila Expandida Nosso produto é feito através de argilas especiais, submetidas a um processo industrial de calcinação, com temperaturas de até 1.400 C.

Leia mais

Projeto Ciclo Verde 2011 LANXESS DO BRASIL

Projeto Ciclo Verde 2011 LANXESS DO BRASIL 1. Nome do projeto Cultivando a terra 2. Local onde o projeto será instalado/executado O local de execução do projeto corresponde a uma área de aproximadamente 1300 m 2 pertencente à Congregação Franciscana

Leia mais

HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PROJETO NOSSA HORTA: HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS Autora: Rita Eci da Silva Bióloga, Educadora Ambiental Contato: ritaeci83@hotmail.com

Leia mais

Oficina Canteiros Sustentáveis

Oficina Canteiros Sustentáveis C M E CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL POÇOANTENSE Rua Maria Ludwig, 1202 Poço das Antas - RS Oficina Canteiros Sustentáveis Projeto Mais Educação Apoio: Escritório Municipal

Leia mais

134 - Produção artesanal de farinha de mandioca: a experiência de produtores da Colônia Pulador, Anastácio, MS

134 - Produção artesanal de farinha de mandioca: a experiência de produtores da Colônia Pulador, Anastácio, MS 134 - Produção artesanal de farinha de mandioca: a experiência de produtores da Colônia Pulador, Anastácio, MS LIMA, João Batista Morais de. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Anastácio,

Leia mais

1. Nitrato de potássio para uma nutrição vegetal eficiente

1. Nitrato de potássio para uma nutrição vegetal eficiente Nitrato de potássio é uma fonte única de potássio devido ao seu valor nutricional e a sua contribuição para a sanidade e a produtividade das plantas. O nitrato de potássio possui desejáveis características

Leia mais

Aula 3 Produzindo o alimento. Conteúdo: Cuidados no cultivo de alimentos, hortas caseiras/ urbanas.

Aula 3 Produzindo o alimento. Conteúdo: Cuidados no cultivo de alimentos, hortas caseiras/ urbanas. Aula 3 Produzindo o alimento Tema: Cultivo de hortas em espaço urbano. Público: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Tempo: 1h30min. Conteúdo: Cuidados no cultivo de alimentos, hortas caseiras/ urbanas.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS EM VIVEIRO DE MUDAS: uma consultoria de gestão

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS EM VIVEIRO DE MUDAS: uma consultoria de gestão ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS EM VIVEIRO DE MUDAS: uma consultoria de gestão Alciran Lopes 1 ; Eliza Cristina Oliviera 2 ; Ana Claudia Ferreira 3 INTRODUÇÃO O Viveiro de Mudas é um local de produção

Leia mais

USO DA COMPOSTAGEM NO CULTIVO DE MORANGOS ORGÂNICOS NO NORDESTE BRASILEIRO

USO DA COMPOSTAGEM NO CULTIVO DE MORANGOS ORGÂNICOS NO NORDESTE BRASILEIRO USO DA COMPOSTAGEM NO CULTIVO DE MORANGOS ORGÂNICOS NO NORDESTE BRASILEIRO Ana Patrícia Fernandes de Lima Araújo(*), Elayne Cristina e Silva França, Rosa Karolina Barros Aragão, Milton Bezerra do Vale

Leia mais

O que é Produção Orgânica? 2. Produzindo alimentos orgânicos Hoje, a maior parte da produção de alimentos é feita... 4

O que é Produção Orgânica? 2. Produzindo alimentos orgânicos Hoje, a maior parte da produção de alimentos é feita... 4 Esta cartilha que você acaba de receber oferece várias informações sobre produção orgânica de alimentos. Você verá que, trabalhando de forma saudável, produtores, consumidores e meio ambiente são os mais

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Produtos Hortícolas Da fazenda ao consumidor M.Sc. Gustavo Quesada Roldán Universidad de Costa Rica Doutorando em Fitotecnia ESALQ/USP

Leia mais

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS Vinícius Macedo Msc. em Agroecologia SOLO Ao longo da história da humanidade, o homem sempre conviveu com o solo. No começo, ele apenas colhia os produtos da

Leia mais

Substrato inerte OG-BOX CICLO SEMANA. roots. start. Grow. micro. bloom. final. Detox. Medidas em ml por 2 Litros. 2ml. 1ml. 3ml.

Substrato inerte OG-BOX CICLO SEMANA. roots. start. Grow. micro. bloom. final. Detox. Medidas em ml por 2 Litros. 2ml. 1ml. 3ml. OG-BOX start Substrato inerte Essa Tabela de Cultivo foi separada por semana, logo basta seguir a fase na qual a sua planta se encontra, observar os produtos a serem usados e a quantidade de cada um a

Leia mais

O Mercado de Folhosas: Números e Tendências. Steven Udsen

O Mercado de Folhosas: Números e Tendências. Steven Udsen O Mercado de Folhosas: Números e Tendências Steven Udsen Quem Somos Sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1970, que representa, assiste, orienta e une empresas relacionadas à comercialização

Leia mais

Foto: Salada de Espinafre Popeye com Frango Grelhado e Manga.

Foto: Salada de Espinafre Popeye com Frango Grelhado e Manga. Foto: Salada de Espinafre Popeye com Frango Grelhado e Manga. 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Plantio e Consumo de Sementes As informações abaixo são indicativos gerais

Leia mais

O SISTEMA SILVIPASTORIL APLICADO NA FAZENDA DE AUGUSTO FRANCISCO DOS PASSOS, EM ALTA FLORESTA-MT, EM 2015

O SISTEMA SILVIPASTORIL APLICADO NA FAZENDA DE AUGUSTO FRANCISCO DOS PASSOS, EM ALTA FLORESTA-MT, EM 2015 40 O SISTEMA SILVIPASTORIL APLICADO NA FAZENDA DE AUGUSTO FRANCISCO DOS PASSOS, EM ALTA FLORESTA-MT, EM 2015 TARDIM, Daniela 1 danielatardim1993@yahoo.com.br 1 INTRODUÇÃO O agronegócio tem crescido muito

Leia mais

Irrigação de Hortaliças

Irrigação de Hortaliças Controle da Irrigação de Hortaliças usando Tensiômetro com Manômetro de Vácuo ter a-feira, 18 de outubro de 2011 10:15:59 ter a-feira, 18 de outubro de 2011 10:15:59 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

Hortaliças Minimamente Processadas

Hortaliças Minimamente Processadas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Hortaliças Minimamente Processadas Carlos Alexandre Oliveira Gomes André

Leia mais

Cultivo de Plantas em Ambiente Protegido. (Aula 4)

Cultivo de Plantas em Ambiente Protegido. (Aula 4) Cultivo de Plantas em Ambiente Protegido (Aula 4) APLICAÇÃO CULTIVO PROTEGIDO A) Pesquisa - Pesquisa básica em solos e nutrição de plantas - Estudos de biotecnologia e biologia molecular B) Prática - Hidroponia

Leia mais

Fertirrigação em hortaliças Eng. Agr. Carine Cocco Acad.: Djeimi Janisch

Fertirrigação em hortaliças Eng. Agr. Carine Cocco Acad.: Djeimi Janisch UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS DEPARTAMENTO D FITOTECNIA CAPACITAÇÃO EM FERTIRRIGAÇÃO Fertirrigação em hortaliças Eng. Agr. Carine Cocco Acad.: Djeimi Janisch Fertirrigação

Leia mais

Autores... v. Apresentação... xvii. Prefácio... xix. Introdução... xxi. Capítulo 1 Profissão: agrônomo... 1

Autores... v. Apresentação... xvii. Prefácio... xix. Introdução... xxi. Capítulo 1 Profissão: agrônomo... 1 Sumário Autores... v Apresentação... xvii Prefácio... xix Introdução... xxi Capítulo 1 Profissão: agrônomo... 1 1.1 Uma profissão eclética... 3 1.2 As (velhas e novas) atribuições do engenheiro agrônomo...

Leia mais

PROJETO SEGUINDO EM FRENTE

PROJETO SEGUINDO EM FRENTE PROJETO SEGUINDO EM FRENTE Iniciativa: Desenvolvimento e operação: Parceria Técnica: Apoio com especial agradecimento às Prefeituras de Santo Anastácio, Ibirarema e Espírito Santo do Turvo: RESUMO DO

Leia mais

TÍTULO: PRODUTIVIDADE DA RÚCULA (ERUCA SATIVA), EM FUNÇÃO DO TIPO DE SUBSTRATO E NÚMERO DE PLANTAS NO SISTEMA HIDROPÔNICO NFT

TÍTULO: PRODUTIVIDADE DA RÚCULA (ERUCA SATIVA), EM FUNÇÃO DO TIPO DE SUBSTRATO E NÚMERO DE PLANTAS NO SISTEMA HIDROPÔNICO NFT TÍTULO: PRODUTIVIDADE DA RÚCULA (ERUCA SATIVA), EM FUNÇÃO DO TIPO DE SUBSTRATO E NÚMERO DE PLANTAS NO SISTEMA HIDROPÔNICO NFT CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Leia mais

HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS

HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS SUMÁRIO 01. O que plantar? 02. Dicas para Hortas 03. Hortas de Temperos 04. Hortas de Verduras e Legumes 05.Caprichando no solo 06. Tem como descomplicar? 07. Conheça o

Leia mais

Caracterização. Tratos culturais, Manejo e condução. 28/05/2017

Caracterização. Tratos culturais, Manejo e condução. 28/05/2017 Hidroponia Caracterização, Tratos culturais, Manejo e condução. Profº Harumi Hamamura Engenharia Agronômica Hidroponia Caracterização Introdução Histórico Escolha e preparo do local para implantação de

Leia mais

Nutrição Mineral de Plantas-PPGHT. Manejo de nutrientes em cultivo protegido. Aula 2 Prof. Josinaldo L. Araujo

Nutrição Mineral de Plantas-PPGHT. Manejo de nutrientes em cultivo protegido. Aula 2 Prof. Josinaldo L. Araujo Nutrição Mineral de Plantas-PPGHT Manejo de nutrientes em cultivo protegido Aula 2 Prof. Josinaldo L. Araujo APLICAÇÃO DO CULTIVO PROTEGIDO A) Pesquisa - Pesquisa básica em solos e nutrição de plantas

Leia mais

Alface (Lactuca sativa L.) Origem: Mediterrâneo Domesticação: Egito e Roma. Família: Asteraceae Gênero: Lactuca Espécie: Lactuca sativa

Alface (Lactuca sativa L.) Origem: Mediterrâneo Domesticação: Egito e Roma. Família: Asteraceae Gênero: Lactuca Espécie: Lactuca sativa Cultivo de alface Alface (Lactuca sativa L.) Origem: Mediterrâneo Domesticação: Egito e Roma Família: Asteraceae Gênero: Lactuca Espécie: Lactuca sativa Botânica Inflorescência: capítulo Autógama Polinização

Leia mais

Desenvolvimento De Competências Técnicas Para o Manejo De Estufas Agrícolas

Desenvolvimento De Competências Técnicas Para o Manejo De Estufas Agrícolas II CURSO DE CULTIVO PROTEGIDO 2014 Desenvolvimento De Competências Técnicas Para o Manejo De Estufas Agrícolas Manejo Hidropônico do Tomate de Mesa em Estufas Agrícolas OBJETIVOS Iniciar e aprofundar os

Leia mais

EXTENSÃO RURAL NO UNIVERSO ESCOLAR URBANO: DA CONFECÇÃO DA HORTA A MULTIDISCIPLINARIEDADE DE CONHECIMENTO.

EXTENSÃO RURAL NO UNIVERSO ESCOLAR URBANO: DA CONFECÇÃO DA HORTA A MULTIDISCIPLINARIEDADE DE CONHECIMENTO. EXTENSÃO RURAL NO UNIVERSO ESCOLAR URBANO: DA CONFECÇÃO DA HORTA A MULTIDISCIPLINARIEDADE DE CONHECIMENTO. LIMA 1, Ana Paula Alf, CECCON 2, Rocheli Flores; MARCESAN 3, Carla Reis; BECKER 4, Tania Rita

Leia mais

Como evitar o entortamento de cenouras

Como evitar o entortamento de cenouras Como evitar o entortamento de cenouras A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça de grande importância para a horticultura brasileira, sendo produzida em todas as regiões do país. Sua parte comercial

Leia mais

CURSO SOBRE PRODUÇÃO DE MORANGO Cultivo em Semi-Hidroponia. Eng.-Agr. Luciano Ilha Eng.-Agr. Cristina Gadea EMATER/RS-ASCAR

CURSO SOBRE PRODUÇÃO DE MORANGO Cultivo em Semi-Hidroponia. Eng.-Agr. Luciano Ilha Eng.-Agr. Cristina Gadea EMATER/RS-ASCAR CURSO SOBRE PRODUÇÃO DE MORANGO Cultivo em Semi-Hidroponia Eng.-Agr. Luciano Ilha Eng.-Agr. Cristina Gadea EMATER/RS-ASCAR VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas Vacaria/RS - 2011 Cultivo em semi-hidroponia:

Leia mais

João Felipe AMARAL, Laércio Boratto de PAULA.

João Felipe AMARAL, Laércio Boratto de PAULA. Avaliação da composição mineral de morangueiro (Fragaria x ananassa) em cultivos convencional e semi-hidropônico no município de Alfredo Vasconcelos, MG. João Felipe AMARAL, Laércio Boratto de PAULA. Introdução

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Caracterização do mercado de sementes de hortaliças na região de Bambuí MG. Ana Carolina Domingos Oliveira FRANCO¹, Michele de Araújo MORAIS 2, Tiago Chaves dos REIS 3, Luciano Donizete GONÇALVES 4. 1

Leia mais

Materiais: Folhas secas de serapilheira ou serragem; Resíduos orgânicos devidamente triturados; Regador; Termômetro digital (opcional).

Materiais: Folhas secas de serapilheira ou serragem; Resíduos orgânicos devidamente triturados; Regador; Termômetro digital (opcional). A compostagem é um processo de decomposição da matéria orgânica pela ação de fungos, bactérias e outros microrganismos que, em condições ótimas de umidade, temperatura e aeração, são capazes de transformar

Leia mais

01- (UFRRJ 2001) O hidróxido de lítio (LiOH), usado na produção de sabões de lítio para a

01- (UFRRJ 2001) O hidróxido de lítio (LiOH), usado na produção de sabões de lítio para a 01- (UFRRJ 2001) O hidróxido de lítio (LiOH), usado na produção de sabões de lítio para a fabricação de graxas lubrificantes a partir de óleos, é obtido pela reação do carbonato de lítio (Li COƒ) com o

Leia mais

1. Introdução à Olericultura

1. Introdução à Olericultura 1. Introdução à Olericultura OBJETIVOS DA AULA INTRODUÇÃO A OLERICULTURA CARACTERÍSTICAS DA EXPLORAÇÃO DE OLERÍCOLAS TIPOS DE EXPLORAÇÃO OLERÍCOLA O QUE É OLERICULTURA? Olericultura é um ramo da horticultura

Leia mais

PLANO DE AULA Nutrição das Plantas Autores: Ana Paula Farias Waltrick, Stephanie Caroline Schubert;

PLANO DE AULA Nutrição das Plantas Autores: Ana Paula Farias Waltrick, Stephanie Caroline Schubert; PLANO DE AULA Nutrição das Plantas Autores: Ana Paula Farias Waltrick, Stephanie Caroline Schubert; 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nível de Ensino: Ensino Médio Ano/Série: 1º ano Disciplina: Biologia 2. TEMA

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I Ensino Fundamental / 2º Ano 2011 Nome: Escrever com traçado correto e legível; Usar borracha (quando necessário) adequadamente. Compreender e usar o sistema de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TIPO DE COMPLEMENTO DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DA PLANTA

A IMPORTÂNCIA DO TIPO DE COMPLEMENTO DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DA PLANTA A IMPORTÂNCIA DO TIPO DE COMPLEMENTO DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DA PLANTA Viviani Aparecida Camilo Resumo Devido ao empobrecimento do solo do bairro Cidade Aracy, tendo a escola poucas árvores plantadas

Leia mais

A HORTA ESCOLAR UTILIZADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA

A HORTA ESCOLAR UTILIZADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA A HORTA ESCOLAR UTILIZADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA Meliana Silva de Almeida, Marcelo Franco Leão IFMT Campus Confresa Pós-graduação em Ensino de Ciências INTRODUÇÃO O projeto horta escolar;

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Percebendo nosso Planeta como um ser vivo: construção de terrário com garrafa PET Autora: Ana Maria Rigon Bolzan Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Todos os seres vivos dependem de elementos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA ALTERNATIVA DE RENDA AOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO DE AQUIDAUANA

DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA ALTERNATIVA DE RENDA AOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO DE AQUIDAUANA DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA ALTERNATIVA DE RENDA AOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO DE AQUIDAUANA Maria Isabel Santos de Moraes 1 ; Andre Luiz Julien Ferraz 2 1 Acadêmica de Agronomia da Universidade

Leia mais

A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Resumo

A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Resumo A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS 2008-2010 (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Rafael Luis da Silva 1 Silvia Maria de Almeida Lima Costa 2 Juliana Costa Pereira

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS: REVISÃO E APLICAÇÃO NA RELAÇÃO DE TROCA DO ARROZ E DO FEIJÃO

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS: REVISÃO E APLICAÇÃO NA RELAÇÃO DE TROCA DO ARROZ E DO FEIJÃO ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS: REVISÃO E APLICAÇÃO NA RELAÇÃO DE TROCA DO ARROZ E DO FEIJÃO Fabiane de Souza Bueno 1, Gislaine Cristina Batistela 2 1 Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, Faculdade

Leia mais

A INSTALAÇÃO DE HORTAS

A INSTALAÇÃO DE HORTAS Planejando A INSTALAÇÃO DE HORTAS ter a-feira, 18 de outubro de 2011 10:20:07 ter a-feira, 18 de outubro de 2011 10:20:07 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amapá Ministério da Agricultura,

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Desempenho de Cultivares de Alface Roxa sob

Leia mais

DINÂMICA DO POTÁSSIO NO SISTEMA SOJA-MILHO EM ÁREA DE ALTA PRODUTIVIDADE EM SORRISO-MT.

DINÂMICA DO POTÁSSIO NO SISTEMA SOJA-MILHO EM ÁREA DE ALTA PRODUTIVIDADE EM SORRISO-MT. DINÂMICA DO POTÁSSIO NO SISTEMA SOJA-MILHO EM ÁREA DE ALTA PRODUTIVIDADE EM SORRISO-MT. Projeto Agrisus No: 1225/13 Coordenador do projeto: Prof. Dr. Anderson Lange. Instituição: Universidade Federal de

Leia mais

ABC. Caupi. da Agricultura Familiar. O feijão do Sertão

ABC. Caupi. da Agricultura Familiar. O feijão do Sertão ABC da Agricultura Familiar Caupi O feijão do Sertão Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Informação Tecnológica Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Caupi O feijão do Sertão

Leia mais

Associação Brasileira de Sementes e Mudas. LEGISLAÇÃO Tratamento de Sementes

Associação Brasileira de Sementes e Mudas. LEGISLAÇÃO Tratamento de Sementes Associação Brasileira de Sementes e Mudas LEGISLAÇÃO Tratamento de Sementes Disposições Preliminares Art 2º (...) XXIX - sementes revestidas: aquelas em que materiais diferenciados tenham sido aplicados

Leia mais

Produção de hortaliças (Aula 1-2ª. parte)

Produção de hortaliças (Aula 1-2ª. parte) Produção de hortaliças (Aula 1-2ª. parte) 1. Planejamento 2. Produção em ambientes controlados 3. Propagação Olericultura Olus, oleris = Hortaliça Colere = cultivar Culturas oleraceas Olericultura Horticultura

Leia mais

Plantas de dias curtos: Camarosa, Per Cinque e Festival. Plantas de dias neutros: Albion, San Andreas, Portolas e Aromas.

Plantas de dias curtos: Camarosa, Per Cinque e Festival. Plantas de dias neutros: Albion, San Andreas, Portolas e Aromas. O cultivo em substrato geralmente é desenvolvido sob estufas que protegem as plantas do efeito direto das chuvas. O tipo de estufa mais utilizado apresenta apenas a cobertura plástica, propor- cionando

Leia mais

RESUMO INTRODUÇÃO. Prof. Associado, Deptº. de Ciências Exatas, ESALQ - USP, Caixa Postal 09, CEP , Piracicaba - SP.

RESUMO INTRODUÇÃO. Prof. Associado, Deptº. de Ciências Exatas, ESALQ - USP, Caixa Postal 09, CEP , Piracicaba - SP. EFEITO DO MATERIAL DE COBERTURA DA BANCADA NA TEMPERATURA DO AR DAS CANALETAS E NO DESENVOLVIMENTO DA ALFACE (Lactuca sativa, L) EM SISTEMA HIDROPÔNICO 1 Karen Maria da Costa MATTOS 2, Luiz Roberto ANGELOCCI

Leia mais

Hortaliças: Importância e Cultivo. Werito Fernandes de Melo

Hortaliças: Importância e Cultivo. Werito Fernandes de Melo Hortaliças: Importância e Cultivo Werito Fernandes de Melo Importância do agronegócio para o Brasil. Algodão produção de 1,2 milhões/t em 2004 (5º); cresceu 22% em 2003; exportações em de 400 mil t (3º);

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 FUNÇÕES ECOLÓGICAS DO SOLO 1 conteúdo 1. O solo no globo terrestre 2. Formação do solo 3. Necessidades do vegetais 4. Funções ecológicas do solo 5. Leis ecológicas 2

Leia mais

CULTURA DA ALFACE EM DIFERENTES TIPOS DE MANEJO

CULTURA DA ALFACE EM DIFERENTES TIPOS DE MANEJO CULTURA DA ALFACE EM DIFERENTES TIPOS DE MANEJO Pietra Ortunho Duarte Bazan Graduanda em Agronomia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Luiz Otávio Bazan Silva Graduando em Agronomia, Faculdades

Leia mais

Archived at

Archived at AGROHOMEOPATIA COMO OPÇÃO ECOLÓGICA Archived at http://orgprints.org/12890 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Amorim, M; Pacheco Ferreira,H; Moreira,HM. A presente pesquisa trata de composições medicamentosas

Leia mais

JORGE BARCELOS-OLIVEIRA Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Rural Laboratório de Hidroponia, LabHidro

JORGE BARCELOS-OLIVEIRA Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Rural Laboratório de Hidroponia, LabHidro JORGE BARCELOS-OLIVEIRA Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Rural Laboratório de Hidroponia, LabHidro www.labhidro.cca.ufsc.br CENÁRIO ATUAL da agricultura? EXCESSO EXCESSO

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

O Mercado de Folhosas: Números e Tendências. Paulo Koch Marcelo Pacotte Steven Udsen Raissa Angelini

O Mercado de Folhosas: Números e Tendências. Paulo Koch Marcelo Pacotte Steven Udsen Raissa Angelini O Mercado de Folhosas: Números e Tendências Paulo Koch Marcelo Pacotte Steven Udsen Raissa Angelini Quem Somos Sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1970, que representa, assiste, orienta e une

Leia mais

O lucro gerado através da Adubação e Fertilização de forma adequada. PEDRO ROBERTO FURLANI

O lucro gerado através da Adubação e Fertilização de forma adequada. PEDRO ROBERTO FURLANI O lucro gerado através da Adubação e Fertilização de forma adequada PEDRO ROBERTO FURLANI pfurlani@conplant.com.br +5519991182487 O QUE É UMA MUDA DE QUALIDADE? Componentes de uma muda de qualidade: a)

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL

DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL CHEFE DO DEPARTAMENTO: PROF. PEDRO CHRISTOFOLLETTI DISCIPLINA LPV 0480 FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS : PROF. PAULO HERCÍLIO OLERICULTURA : PROF. PAULO CESAR PROF.

Leia mais

Consumo de produtos. orgânicos no Brasil. Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos. Uma parceria:

Consumo de produtos. orgânicos no Brasil. Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos. Uma parceria: Consumo de produtos orgânicos no Brasil Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos Uma parceria: Metodologia 4 Regiões 9 Cidades 905 entrevistas Rio de Janeiro São Paulo Curitiba Porto Alegre

Leia mais

Ciências Mariana Roteiro de Férias At/I 2º/ /2016

Ciências Mariana Roteiro de Férias At/I 2º/ /2016 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 6 Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Ciências Mariana Roteiro de Férias At/I 2º/2016 06/2016 Tema Vida e Ambiente Valor da atividade 5,0

Leia mais

DIÁRIO DE BORDO. PROJETO: cultivo de couve-manteiga (Brassica oleracea) para suplementação nutricional de suínos. ETEC BENEDITO STORANI JUNDIAÍ-SP

DIÁRIO DE BORDO. PROJETO: cultivo de couve-manteiga (Brassica oleracea) para suplementação nutricional de suínos. ETEC BENEDITO STORANI JUNDIAÍ-SP DIÁRIO DE BORDO PROJETO: cultivo de couve-manteiga (Brassica oleracea) para suplementação nutricional de suínos. ETEC BENEDITO STORANI JUNDIAÍ-SP 13/02 a 17/02- Revisão de literatura Conforme combinamos

Leia mais

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo)

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo) NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar Alterações físicas e químicas (intemperismo) Físico (Altera o tamanho) Químico (Altera a composição) Intemperismo Físico

Leia mais

Aula 02 Agricultura Geral

Aula 02 Agricultura Geral Aula 02 Agricultura Geral NOÇÕES DE FERTILIDADE DO SOLO a. Conhecendo os elementos essências para as plantas b. Adubação: métodos e princípios c. Necessidade de correção do solo Prof. Ednei Pires Eng.

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas

Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias Projeto Escolar: Hortas Biológicas Professores: Ana Luísa Costa Juliano Silva Mónica Abreu Rui Vieira Ano Letivo:2015/2016 ÍNDICE Página Introdução...

Leia mais

O que fazer antes de escolher o laboratório de análise de solo agrícola.

O que fazer antes de escolher o laboratório de análise de solo agrícola. O que fazer antes de escolher o laboratório de análise de solo agrícola. Primeiro foque no seu projeto e defina os passos a serem seguidos. - Defina tarefas. - Defina aonde chegar. - Defina por que fazer

Leia mais

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL SOBRE MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA AGRICULTORES DO MUNÍCIPIO DE AREIA - PB. Apresentação: Pôster

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL SOBRE MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA AGRICULTORES DO MUNÍCIPIO DE AREIA - PB. Apresentação: Pôster ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL SOBRE MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA AGRICULTORES DO MUNÍCIPIO DE AREIA - PB Apresentação: Pôster Ewerton da Silva Barbosa 1 ; Igor Gabriel dos Santos Oliveira

Leia mais

Ernane Silveira Rosas CRN3: Nutricionista

Ernane Silveira Rosas CRN3: Nutricionista CONTRA O USO DE AGROTÓXICOS Ernane Silveira Rosas CRN3: 00057 Nutricionista Desde2008oBrasiléomaior consumidor de Agrotóxicos do mundo Contamos com apenas 5% da área cultivada entre os 20 maiores países

Leia mais

EXPERIMENTO DE PLANTIO DE ALFACES

EXPERIMENTO DE PLANTIO DE ALFACES EXPERIMENTO DE PLANTIO DE ALFACES Lara Naíne Rodrigues lararodrigueswja@hotmail.com (37) 99953 6741 Rua José Cardoso de Oliveira, 488 Bairro Esplanada Arcos - MG Escola Municipal Yolanda Amorim de Carvalho

Leia mais

PRODUÇÃO DE RÚCULA EM FUNÇÃO DE DEFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO. Apresentação: Pôster

PRODUÇÃO DE RÚCULA EM FUNÇÃO DE DEFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO. Apresentação: Pôster PRODUÇÃO DE RÚCULA EM FUNÇÃO DE DEFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO Apresentação: Pôster Éric George Morais 1 ; Martiliana Mayani Freire 2 ; Anna Yanka De Oliveira Santos 3 ; Daniel Nunes Da Silva Júnior 4

Leia mais

Em 1968 a Pecanita nasceu, começando a cultivar as melhores variedades de nogueiras em Cachoeira do Sul/RS. Atua no ramo de alimentação desde 1976.

Em 1968 a Pecanita nasceu, começando a cultivar as melhores variedades de nogueiras em Cachoeira do Sul/RS. Atua no ramo de alimentação desde 1976. Em 1968 a Pecanita nasceu, começando a cultivar as melhores variedades de nogueiras em Cachoeira do Sul/RS. Atua no ramo de alimentação desde 1976. Possuímos as mais nobres variedades de nogueiras, cultivadas

Leia mais