Oficina Canteiros Sustentáveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina Canteiros Sustentáveis"

Transcrição

1 C M E CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL POÇOANTENSE Rua Maria Ludwig, 1202 Poço das Antas - RS Oficina Canteiros Sustentáveis Projeto Mais Educação Apoio: Escritório Municipal Emater Poço das Antas Secretaria da Educação Serviço de Alimentação Escolar

2 A Oficina... Com o início do Programa Mais Educação, o desejo de iniciar o trabalho com a horta no Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Poçoantense, foi tornando-se realidade.

3 A Oficina... A oficina de canteiros sustentáveis é oferecida semanalmente aos alunos da escola e orientada por oficineiro responsável.

4 Poço das Antas O município possui uma estrutura topográfica em formato de vale. Aliado a isso, antigamente existiam uma grande quantidade de antas que viviam nos morros e vinham matar a sua sede no poço do arroio, que conforme relatos de moradores. Daí a denominação Poço das Antas.

5 Poço das Antas Município situado entre os vales do Taquari, Caí e Serra, Poço das Antas mantém as características típicas de uma região colonizada pelos alemães, com aproximadamente habitantes no último censo.

6 Poço das Antas A educação sempre foi uma preocupação constante, sendo que uma das primeiras construções a ser erguida foi a Escola Comunitária, onde o Professor, era um líder e muito respeitado escolhido entre os próprios habitantes da comunidade. Esta característica prevaleceu a ponto de Poço das Antas hoje ocupar um dos primeiros lugares no ranking nacional em alfabetização, paralelamente a educação, ocupa lugar de destaque na formação de seu povo. Nos anos de 2014 e 2015, Poço das Antas foi destaque, pelo TCE, no ranking em atendimento à Educação Infantil, ficando em 1º e 2º lugar respectivamente. Hoje, temos o Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, uma Escola Estadual de Ensino fundamental e uma Escola Estadual de Ensino Médio.

7 O Centro Municipal atende aproximadamente 220 alunos, do Berçário até o 5º ano do Ensino Fundamental, advindos da área urbana e rural do município de Poço das Antas e, destes, cerca de 80 crianças apreciam essa oficina. O setor primário é o destaque econômico do Município, sendo que a maioria dos alunos são filhos de agricultores. Nesse sentido busca-se valorizar o que se faz e se produz no campo.

8 Objetivos Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras, de forma lúdica; Orientar sobre o uso sustentável dos recursos naturais, conscientizando as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste;

9 Objetivos Estimular à mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais; Proporcionar o conhecimento e a conscientização acerca dos temas que envolvam meio ambiente, cidadania e alimentação de qualidade, desenvolvendo a construção de atitudes práticas.

10 Desenvolvimento Inicialmente conversou-se com os alunos sobre o projeto e no decorrer das oficinas começou-se a preparar a terra e a construção dos canteiros. Em cada oportunidade, o oficineiro conversa a respeito do tema, colhendo opiniões e trazendo informações pertinentes sobre os trabalhos realizados.

11 Desenvolvimento Os canteiros são confeccionados a partir de materiais reaproveitáveis como garrafas PET, pneus velhos e palets de madeira, no pátio da escola.

12 Desenvolvimento Ainda, além dos canteiros, construiu-se uma composteira, onde são depositadas cascas de frutas e legumes e folhas secas. A compostagem serve para adubação da horta. E para regar a horta, utiliza-se a água captada da chuva.

13 Desenvolvimento Em dias de chuva, a oficina acontece em sala, apresentando vídeos educativos, palestras e falas, que abordam diferentes assuntos referentes ao tema, como consumo consciente, lixo, reciclagem e alimentação saudável.

14 Parcerias... Essa oficina conta com parceria da Emater/ASCAR, através do extensionista municipal, que seguidas vezes visita a nossa escola, traz informações e orientações, e apoia o trabalho. A nutricionista responsável técnica também oferece orientações referentes a alimentação saudável e acrescenta o que se colhe na horta no cardápio da alimentação escolar.

15 Recursos... Para executar a oficina, os recursos são advindos do Programa Mais Educação, do Círculo de Pais e Mestres e da Prefeitura Municipal de Poço das Antas.

16 Momentos... Cada aluno foi convidado a trazer mudas de chás de casa;

17 Momentos... Cada aluno foi convidado a trazer mudas de chás de casa;

18 Momentos... Construção de canteiros sustentáveis;

19 Momentos... Construção de canteiros sustentáveis;

20 Momentos... Construção de canteiros sustentáveis;

21 Construção de canteiros sustentáveis; Momentos...

22 Momentos... Construção de canteiros sustentáveis;

23 Com a mão na massa Momentos...

24 Com a mão na massa Momentos...

25 Catação de pragas Momentos...

26 Momentos... Palestra sobre alimentação orgânica;

27 Momentos... Visita a horta de casa dos alunos;

28 Momentos... Visita a horta de casa dos alunos;

29 Momentos... Visita a horta de casa dos alunos;

30 Momentos... Visita a horta de casa dos alunos;

31 Momentos... Visita a horta de casa dos alunos;

32 Momentos... Visita a horta de casa dos alunos;

33 A produção; Momentos...

34 A produção; Momentos...

35 A produção; Momentos...

36 A produção; Momentos...

37 Momentos... Colheita dos produtos da horta;

38 Momentos... Colheita dos produtos da horta;

39 Momentos... Colheita dos produtos da horta;

40 Momentos... Construção de composteira/minhocário;

41 Na alimentação escolar Momentos...

42 Na alimentação escolar Momentos...

43 Na alimentação escolar Momentos...

44 Resultados Dentre os resultados, foi observado a conscientização das crianças em relação aos bens naturais e ao aumento do consumo de verduras pelos alunos. Os alunos colhem e consomem as verduras produzidas por eles na escola. Houve a introdução de legumes não tão comuns no hábito alimentar da região, como o quiabo, cultivado na horta escolar.

45 Resultados Alguns itens que faziam parte da licitação e/ou chamada pública do primeiro semestre de 2015, por exemplo, no segundo semestre, tiveram sua quantidade diminuída ou não estavam mais neste processo em virtude da produção da horta.

46 Gênero alimentício 1 semestre Alface Unid Couve chinesa Unid 22 0 Couve-folha Molho 24 0 Rabanete Kg 60 0 Rúcula Molho 40 0 Chuchu Kg Resultados semestre Observação Redução de 56,1% na compra, sendo que com a horta conseguimos ter mais variedades de alface (roxa, lisa, crespa, americana) No segundo semestre não foram comprados esses gêneros. Plantamos e colhemos da nossa horta o que precisamos. Repolho verde Kg Redução de 17,5% na compra Beterraba Kg Redução de 26,8% na compra Brócolis Kg Redução de 16,7% na compra Cenoura Kg Redução de 14,9% na compra Temperos verdes, espinafre, pepino salada, ervas aromáticas e chás frescos Estes gêneros que não tinham sido comprados em licitações e/ou chamadas públicas anteriores. São plantados e colhidos na horta escolar e fazem parte de inúmeras preparações do cardápio da alimentação

47 Resultados Além disso, com a horta, conseguiu-se incentivar o aproveitamento integral de algumas hortaliças, usando, por exemplo, folhas de cenoura e beterraba e talos de brócolis e espinafre, deixando as preparações do cardápio escolar, mais nutritivas.

48 Obrigado pela atenção! cmeipa.blogspot.com.br

COMPRA DIRETA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

COMPRA DIRETA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR BOCAINA DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE BOCAINA DO SUL COMPRA DIRETA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Nutricionista Giselle de O. Faccin MUNICÍPIO DE BOCAINA DO SUL LOCALIZAÇÃO: - Planalto

Leia mais

PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Professor(es) Apresentador(es): Maria Cecília Camargo Arneiro Ribeiro Realização: Foco do Projeto O foco do projeto de horta é o incentivo da preservação

Leia mais

Palavras-chave: Compostagem, Horta Sustentável, Educação Ambiental, Ensino.

Palavras-chave: Compostagem, Horta Sustentável, Educação Ambiental, Ensino. 2202 CANTEIROS SUSTENTÁVEIS COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS Área temática: Meio Ambiente Coordenador da Ação: Prof. Dr. Danislei Bertoni 1 Autores: Cristiane Apª de Pereira Lima

Leia mais

Estratégias e Experiência de Santa Cruz do Sul

Estratégias e Experiência de Santa Cruz do Sul Estratégias e Experiência de Santa Cruz do Sul Alunos atendidos: 11.556 Sede: 18 EMEI s 15 EMEF s 1 CEMEJA Rural: 1 EMEI 11 EMEF s Filantrópicas/ Associações: 14 entidades FONTE: CENSO 2015 Projeto Repensando

Leia mais

APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA.

APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA. APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA. Seja em vasos ou em espaços adaptados, seguindo essas dicas práticas para plantar, cuidar e semear suas hortaliças, você terá sempre à mão alimentos mais saudáveis e

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 22 a 26 de Agosto de 2016 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 22 a 26 de Agosto de 2016 ALMOÇO LANCHE JANTAR 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA Granola 5ª FEIRA Buffet de O cardápio está sujeito a alterações. Pizza de carne e brócolis Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 22 a 26 de Agosto de 2016 JANTAR

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 21 a 23 de Março de 2016 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 21 a 23 de Março de 2016 ALMOÇO LANCHE JANTAR DIA 2ª FEIRA Pão integral caseiro e complementos 3ª FEIRA (maçã e Mamão) 4ª FEIRA banana e laranja Iogurte de morango Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 21 a 23 de Março de 2016 JANTAR

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 02 a 05 de Maio de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 02 a 05 de Maio de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 02 a 05 de Maio de 2017 JANTAR 3ª FEIRA variadas Pão com doce de leite com achocolatado 4ª FEIRA 5ª FEIRA Bolo de laranja variadas Picado de frango com

Leia mais

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 MANHÃ RECESSO FERIADO FERIADO CUSCUZ com Becel Leite com chocolate Alérgicos: Bolo mesclado TARDE RECESSO

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 09 a 13 de julho de 2018 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 09 a 13 de julho de 2018 ALMOÇO LANCHE JANTAR 2ª FEIRA Suco de 3ª FEIRA Leite com achocolatado Pão caseiro e complementos 4ª FEIRA Suco de Bolo de limão 5ª FEIRA Suco de Pão de queijo Suco de Torta salgada Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio

Leia mais

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA Educação EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA Sabrina Sgarbi Tibolla 1 Gilson Ribeiro Nactigall 2 Introdução A horta escolar é uma estratégia de educar para o ambiente, para a alimentação e para vida,

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty PARTE 1 IDENTIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS AGRICULTORES E COOPERATIVAS FAMILIARES NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE RIO DO SUL SC

ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS AGRICULTORES E COOPERATIVAS FAMILIARES NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE RIO DO SUL SC PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO SUL SECRETAIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SETOR DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS AGRICULTORES E COOPERATIVAS FAMILIARES NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Leia mais

Relato de experiência na gestão da alimentação escolar

Relato de experiência na gestão da alimentação escolar Relato de experiência na gestão da alimentação escolar São Domingos - Território da Cidadania: Meio Oeste Contestado - Emancipação: 07 abril de 1963 - Área territorial: 383,65 Km² - População urbana: 6.313

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 02 a 06 de Abril de 2018 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 02 a 06 de Abril de 2018 ALMOÇO LANCHE JANTAR 2ª FEIRA Biscoitos salgados e complemento Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 02 a 06 de Abril de 2018 JANTAR Tomate, Brócolis e Alface Bolo de laranja Massa parafuso / 3ª FEIRA Buffet

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker Título: Horta Escolar:Um bem para a sua saúde. Envolvidos: pais, professores, direção, alunos do primeiro, segundo, terceiro e quarto anos, profissionais

Leia mais

CARDÁPIOS CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DO BERÇÁRIO, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014.

CARDÁPIOS CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DO BERÇÁRIO, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014. CARDÁPIOS BERÇÁRIO, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014. (24/03 A 28/03) SEGUNDA 24/03 TERÇA 25/03 QUARTA 26/03 QUINTA 27/03 SEXTA 28/03 Melão amassadinho Água de coco Mamão amassadinho Suco de

Leia mais

AGROECOLOGIA E HORTA ESCOLAR: FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

AGROECOLOGIA E HORTA ESCOLAR: FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR RESUMO EXPANDIDO AGROECOLOGIA E HORTA ESCOLAR: FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR RODRIGUES, Lucas Brito 1 ; SANTOS, Maria Luiza 1 ; ANDRADE, Arlete Moura 1 ; DIAS, Altemar

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 21 a 25 de agosto de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 21 a 25 de agosto de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR 2ª FEIRA Suco de Pãozinho com doce de leite 3ª FEIRA Suco de Biscoitos 4ª FEIRA Suco de Bolo de laranja 5ª FEIRA Suco de Pizza caseira O cardápio está sujeito a alterações. Suco de Buffet de Colégio Vicentino

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PIBID biologia e o projeto horta escolar

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PIBID biologia e o projeto horta escolar RELATO DE EXPERIÊNCIA: PIBID biologia e o projeto horta escolar Elenice FORTES ¹; Rodolfo SPERETTA ²; Ana Carla PEREIRA ³; João Paulo M. RABELO 4. RESUMO O trabalho consiste em um relato de experiência

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 07 a 11 de maio de 2018 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 07 a 11 de maio de 2018 ALMOÇO LANCHE JANTAR 2ª FEIRA Biscoitos e complementos 3ª FEIRA variadas Gelatina 4ª FEIRA variadas 5ª FEIRA variadas Brócolis cozido e Tomate cereja Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 07 a 11 de maio de 2018

Leia mais

Verde. Projeto Praça Verde. Horta Comunitária

Verde. Projeto Praça Verde. Horta Comunitária Verde Projeto Praça Verde Horta Comunitária Projeto Praça Verde Horta Comunitária Nome: José Tércio Machado Bezerra E-mail: joseterciomachado@hotmail.com Titulo: Praça Verde: horta comunitária Área de

Leia mais

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 MANHÃ RECESSO FERIADO FERIADO CUSCUZ com Becel Bolo mesclado TARDE Brócolis e couve flor Carne assada

Leia mais

Semeando, Conhecendo e Alimentando (segurança alimentar)

Semeando, Conhecendo e Alimentando (segurança alimentar) Semeando, Conhecendo e Alimentando (segurança alimentar) Eriki Yuki Itii 1(IC)*, Eduardo A. Souza 3(PQ)*, Luiz C. B. Brito 2(IC), Victor H. M. S. Assunção 2(IC), Sonia Y. Takemoto 4(PQ), Lucas R. Carvalho

Leia mais

Vegetariano Bife de Soja a Pizzaiolo Lasanha de Batata. Chuchu ao M. de Queijo e Salsinha. Acelga, Cenoura e Abacaxi

Vegetariano Bife de Soja a Pizzaiolo Lasanha de Batata. Chuchu ao M. de Queijo e Salsinha. Acelga, Cenoura e Abacaxi R DESJEJUM Segunda (16/04) Terça (17/04) Principal Creme de Frango** Cubos de Carne com Fritas Frango à Carioca Sate (Típico) Vegetariano Bife de Soja a Pizzaiolo Lasanha de Batata Chuchu ao M. de Queijo

Leia mais

HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PROJETO NOSSA HORTA: HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS Autora: Rita Eci da Silva Bióloga, Educadora Ambiental Contato: ritaeci83@hotmail.com

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAMMA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAMMA Palestra: Como fazer uma horta Ildamir Teixeira de Faria/Diretor de Meio Ambiente SAMMA; Roselaine Mezz/Estudante de agropecuária IFMT/Estagiaria SAMMA; PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04

Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04 Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04 MANHÃ CUSCUZ com Becel Leite com chocolate Alérgicos: Bolo mesclado uva Alérgicos: sem lactose Misto

Leia mais

Ciclo Orgânico Sustentável

Ciclo Orgânico Sustentável SPDM - Associação Paulista Para Desenvolvimento da Medicina HRA Ciclo Orgânico Sustentável Autores: Danielle Machado Gomes Juliana Damiani Thiago Augusto Bratti Souza (48) 3521-1500 gestaoambientalhra@spdm-pais.org.br

Leia mais

CARDÁPIO MENSAL JULHO Berçário / Maternal

CARDÁPIO MENSAL JULHO Berçário / Maternal CARDÁPIO MENSAL JULHO Berçário / Maternal JULHO - SEMANA 1 - Berçário / Maternal Suco de Laranja Lima Suco de Manga Vitamina de Abacate Almoço (Papa) / Caldo de Frango Cenoura com Batata Escarola Fruta

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 20 a 24 de Março de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 20 a 24 de Março de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR 2ª FEIRA Sanduíche com saladas Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 20 a 24 de Março de 2017 JANTAR Pepino, alface e Cenoura Flan bicolor 3ª FEIRA Bolo laranja Tomate, repolho e chuchu Suco

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

O livro. da minha horta

O livro. da minha horta O livro da minha horta A VLI é uma empresa de logística que atua nas áreas de ferrovias, portos e terminais. Com o seu sistema integrado, realiza o transporte das riquezas do Brasil como o de produtos

Leia mais

CARDÁPIO DE ALMOÇOS DOS ALUNOS COLÉGIO SOROCABA 2019

CARDÁPIO DE ALMOÇOS DOS ALUNOS COLÉGIO SOROCABA 2019 CARDÁPIO DE S DOS ALUNOS COLÉGIO SOROCABA 2019 SEMANA 1 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA Filé de peixe empanado Frango em iscas grelhado Carne desfiada com cebola, tomate, pimentão. Rocambole

Leia mais

HORTA SUSTENTÁVEL ORGÂNICA

HORTA SUSTENTÁVEL ORGÂNICA HORTA SUSTENTÁVEL ORGÂNICA HORTA SUSTENTÁVEL ORGÂNICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO WOLFRAM METZLER CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA Projeto de Pesquisa elaborado para o Curso Educomunicação

Leia mais

Projeto de Horta Orgânica na comunidade do N1

Projeto de Horta Orgânica na comunidade do N1 UNIVASF: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Maria Eliete de Sá Projeto de Horta Orgânica na comunidade do N1 Petrolina-PE 2018 Maria Eliete de Sá Projeto

Leia mais

Marmitas e Lanches Saudáveis. Elaborado por: Karla Renata P. Pires Nutricionista CRN IFSP Campus Capivari

Marmitas e Lanches Saudáveis. Elaborado por: Karla Renata P. Pires Nutricionista CRN IFSP Campus Capivari . Elaborado por: Karla Renata P. Pires Nutricionista CRN3 33703 IFSP Campus Capivari Uma alimentação saudável e adequada para suas atividades, farão com que você tenha mais energia e disposição durante

Leia mais

RECANTO INFANTIL PEDRITA CARDÁPIO 1

RECANTO INFANTIL PEDRITA CARDÁPIO 1 CARDÁPIO 1 Bolacha salgada e Pão de Forma com Torrada com Pão sovado com Bolo Simples doce Frios Chá de Erva Cidreira e Leite Batido com Leite com chocolate Suco de fruta Suco de fruta Camomila e Suco

Leia mais

APOIO A PRÁTICAS HORTÍCOLAS COMO TERAPIA OCUPACIONAL EM ESTABELECIMENTOS PENAIS DE AQUIDAUANA/MS

APOIO A PRÁTICAS HORTÍCOLAS COMO TERAPIA OCUPACIONAL EM ESTABELECIMENTOS PENAIS DE AQUIDAUANA/MS APOIO A PRÁTICAS HORTÍCOLAS COMO TERAPIA OCUPACIONAL EM ESTABELECIMENTOS PENAIS DE AQUIDAUANA/MS 1 Rodrigo de Oliveira 1 ; Edson Talarico Rodrigues 2 Estudante do curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A

CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A CARDÁPIOS PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014. (24/03 A 28/03) SEGUNDA 24/03 TERÇA 25/03 QUARTA 26/03 QUINTA 27/03 SEXTA 28/03 c/ geleia, Torrada com margarina, com

Leia mais

HORTA ESCOLAR: DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

HORTA ESCOLAR: DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL HORTA ESCOLAR: DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL Déborah Patrícia Garcia Lilian Margareth Biagioni de Lima Lilian Costa de Souza Guimarães Tatiana Aparecida Tosta Fernando Alves

Leia mais

Sopa de couve flor, lentilha e abóbora moranga

Sopa de couve flor, lentilha e abóbora moranga CARDÁPIO BERÇÁRIO I 1ª FASE MATUTINO COLAÇÃO 8H30 11H30 Papa de mamão Papa de goiaba Papa de manga Pera raspada Banana am Sopa de couve manteiga, batata e beterraba Sopa inhame, cenoura e vagem Sopa de

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL " FLORESTA ENCANTADA"

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL  FLORESTA ENCANTADA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL " FLORESTA ENCANTADA" Cardápio Berçário: JUNHO A partir de 11 meses 1ª semana Almoço Categoria Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 01/jun Salada

Leia mais

EMENTA SEMANAL ABRIL 2019 Semana de 1 a 5

EMENTA SEMANAL ABRIL 2019 Semana de 1 a 5 Dia 1 Semana de 1 a 5 Sopa de feijão-verde de atum no forno Estufado de ervilhas com seitan, tomate e beterraba 8,9 0,9 2,2 51,3 10,8 6,0 8,8 133,8 0,9 2,3 7,3 78,6 Dia 2 Creme de legumes Frango assado

Leia mais

Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 LANCHE DA MANHÃ Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 - Pão de forma com requeijão - Suco cajá com caju - Cupcake de cenoura - Leite c/ chocolate Alérgicos a

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Ao montar o seu prato, comece pela salada ou caso você utilize um único prato: divida o seu prato ao meio metade dele deve

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS

CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS TÍTULO DO PROJETO: O ambiente escolar como promotor de segurança alimentar PROF. ORIENTADOR: Erika da Justa Teixeira Rocha CAMPUS: IFCE Maracanaú PERÍODO DA BOLSA:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: 1 Quinta-feira Ano III Nº 907 Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Homologação Chamada Pública Nº 002/2015 Processo Administrativo Nº 176/2015 - Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios produzidos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Pinhal. Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

Prefeitura Municipal de Pinhal. Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Chamada Pública n.º 02/2011 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar com dispensa de licitação, Lei n.º 11.947, de 16/07/2009, Resolução n.º 38 do FNDE, de

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NUTRICIONAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE HORTA EM UMA ESCOLA PÚLICA DE NATAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NUTRICIONAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE HORTA EM UMA ESCOLA PÚLICA DE NATAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NUTRICIONAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE HORTA EM UMA ESCOLA PÚLICA DE NATAL Maria do Desterro da Silva 1, Regina de Fátima dos Santos Braz 2, Maria de Fátima Souza 3, Thaisa Accioly de

Leia mais

CENTRO DE RECREAÇÃO INFANTIL SININHO CARDÁPIO DE DEZEMBRO 12 a 23 CRIANÇAS DE 12 A 18 MESES E EDUCAÇÃO INFANTIL

CENTRO DE RECREAÇÃO INFANTIL SININHO CARDÁPIO DE DEZEMBRO 12 a 23 CRIANÇAS DE 12 A 18 MESES E EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇAS DE 12 A 18 E EDUCAÇÃO INFANTIL (12/12) (13/12) (14/12) (15/12) (16/12) CAFÉ DA LEITE COM CHÁ, PÃO DE FORMA C/ MARGARINA SUCO DE, BISCOITO DE POLVILHO LEITE COM CHÁ PÃO FRANCÊS C/ QUEIJO SUCO DE,

Leia mais

Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde

Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde Coordenadora Técnica Priscilla Cardoso Jorge Naturóloga Coordenadora Financeira Aline Carla Sant Anna Secretaria de Saúde Balneário Piçarras/SC Farmácia Natural

Leia mais

HORTA MANDALA SOCIAL. Kaique C. M. de ABREU. 2 Vandeir A. de AGUIAR. 2

HORTA MANDALA SOCIAL. Kaique C. M. de ABREU. 2 Vandeir A. de AGUIAR. 2 HORTA MANDALA SOCIAL Meio Ambiente Renato de Lima Cézar 1 Kaique C. M. de ABREU. 2 Vandeir A. de AGUIAR. 2 Resumo: O projeto Horta Mandala Social é um projeto de extensão universitária, o sistema mandala

Leia mais

Horta Comunitária reduz vulnerabilidade social e transforma comunidade do Jardim Europa, em Bauru

Horta Comunitária reduz vulnerabilidade social e transforma comunidade do Jardim Europa, em Bauru Por José Maria Filho - Jornalista Horta Comunitária reduz vulnerabilidade social e transforma comunidade do Jardim Europa, em Bauru Fundada em 1896, a cidade de Bauru, que fica a 326 km da capital paulista,

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO HORTA: LAZER, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E AMBIENTAL.

PROGRAMA DE EXTENSÃO HORTA: LAZER, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E AMBIENTAL. PROGRAMA DE EXTENSÃO HORTA: LAZER, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E AMBIENTAL. Naninquio Luis Baiá 1, Maria Clarete Cardoso Ribeiro 2, Fred Denílson Barbosa da Silva 3, Mauro Sergio Duarte Rodrigues Coelho 4, Elieuda

Leia mais

Projeto: Semana de Educação Alimentar e Nutricional

Projeto: Semana de Educação Alimentar e Nutricional Projeto: Semana de Educação Alimentar e Nutricional Disciplina / Área: Ciências da Natureza. Público Alvo: O projeto tem como foco os alunos matriculados no CEEJA Prof. José Libânio Filho, funcionários,

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 19 a 23 de Junho de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 19 a 23 de Junho de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR 2ª FEIRA com achocolatado Biscoitos com geleia 3ª FEIRA Torta de Bolacha 4ª FEIRA Sanduíche 5ª FEIRA Bolo de Cenoura O cardápio está sujeito a alterações. Torta salgado Colégio Vicentino Santa Cecília

Leia mais

PLANTANDO O VERDE PARA COLHER O FUTURO : UMA EXPERIÊNCIA DE HORTA SUSTENTÁVEL NO CE HUMBERTO DE CAMPOS/MA

PLANTANDO O VERDE PARA COLHER O FUTURO : UMA EXPERIÊNCIA DE HORTA SUSTENTÁVEL NO CE HUMBERTO DE CAMPOS/MA PLANTANDO O VERDE PARA COLHER O FUTURO : UMA EXPERIÊNCIA DE HORTA SUSTENTÁVEL NO CE HUMBERTO DE CAMPOS/MA Karini da Silva Pinto; Nilton Carvalho dos Santos Júnior. (Universidade Fernando Pessoa-UFP. karinispinto@yahoo.com.br;

Leia mais

Xenusa Pereira Nunes 1 ; Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira 2 - Introdução:

Xenusa Pereira Nunes 1 ; Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira 2 - Introdução: PROJETO DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA PARA COMUNIDADES SOCIAIS E ECONOMICAMENTE FRAGILIZADAS EXPERIÊNCIA NA HORTA COMUNITÁRIA AGROECOLÓGICA DO ESPAÇO PLURAL Xenusa Pereira Nunes 1 ; Lúcia Marisy Souza

Leia mais

CENTRO DE RECREAÇÃO INFANTIL SININHO CARDÁPIO DE NOVEMBRO 1ª QUINZENA DE NOVEMBRO CRIANÇAS DE 12 A 18 MESES E EDUCAÇÃO INFANTIL

CENTRO DE RECREAÇÃO INFANTIL SININHO CARDÁPIO DE NOVEMBRO 1ª QUINZENA DE NOVEMBRO CRIANÇAS DE 12 A 18 MESES E EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇAS DE 12 A 18 E EDUCAÇÃO INFANTIL (31/10) (01/11) (02/11) (03/11) (04/11) CAFÉ DA SUCO DE BISNAGUINHA C/ GELEIA LEITE C/ CHÁ TORRADA DE PÃO FRANCÊS COM AZEITE IOGURTE COM GRANOLA SUCO DE, PÃO DE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Gandu publica:

Prefeitura Municipal de Gandu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2139 Prefeitura Municipal de publica: Aviso de Chamada Pública N.º 001/2019 - Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor

Leia mais

Sopa de couve flor, lentilha e abóbora moranga

Sopa de couve flor, lentilha e abóbora moranga CARDÁPIO BERÇÁRIO I 1ª FASE MATUTINO 8H30 11H30 Papa de mamão Papa de goiaba Papa de manga Pera raspada Papa de banana Sopa de couve manteiga, batata e beterraba Sopa inhame, cenoura e vagem Sopa de couve

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 12 a 14 de Junho de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 12 a 14 de Junho de 2017 ALMOÇO LANCHE JANTAR 2ª FEIRA / Achocolatado Biscoitos / Granola 3ª FEIRA Bolo de Cenoura 4ª FEIRA Pão caseiro com linhaça e geleia Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 12 a 14 de Junho de 2017 JANTAR Saladas

Leia mais

JARDIM DIDÁTICO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL FLORIANO PEIXOTO ANO V

JARDIM DIDÁTICO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL FLORIANO PEIXOTO ANO V JARDIM DIDÁTICO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL FLORIANO PEIXOTO ANO V - 2011 Preparar jovens para uma vida sustentável e formar educadores pioneiros em práticas eco educadoras. Trabalhar o conceito de ESCOLA

Leia mais

INOVAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC)

INOVAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) INOVAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) Município: Harmonia RS Autores do trabalho: Monique Hans e Vanessa Backes E-mail: munique_hans@hotmail.com Telefone:

Leia mais

seg 30/07/2018 ter 31/07/2018 qua 01/08/2018 qui 02/08/2018 sex 03/08/2018 sáb 04/08/2018 dom 05/08/2018 ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO

seg 30/07/2018 ter 31/07/2018 qua 01/08/2018 qui 02/08/2018 sex 03/08/2018 sáb 04/08/2018 dom 05/08/2018 ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO seg 30/07/2018 ter 31/07/2018 qua 01/08/2018 qui 02/08/2018 sex 03/08/2018 sáb 04/08/2018 dom 05/08/2018 ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO FEIJAO FEIJAO FEIJAO BIFE MOLHO FERRUGEM FILE DE FRANGO MOLHO

Leia mais

Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 - Pão de forma com requeijão - Suco cajá com caju - cupcake de cenoura - Leite c/ chocolate Alérgicos

Leia mais

EMENTA SEMANAL JANEIRO 2018 Semana de 1 a 5 de janeiro FERIADO. Sopa de couve penca

EMENTA SEMANAL JANEIRO 2018 Semana de 1 a 5 de janeiro FERIADO. Sopa de couve penca 78 EMENTA SEMANAL JANEIRO 08 Semana de a 5 de janeiro ª-feira Dia PRATO *VEGETARIANO FERIADO () Dia PRATO *VEGETARIANO Sopa de couve penca Jardineira de atum com massa Massa com molho de tomate, cogumelos

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ATLETA DO FUTURO E ODM

SEMINÁRIO REGIONAL ATLETA DO FUTURO E ODM SEMINÁRIO REGIONAL ATLETA DO FUTURO E ODM OBJETIVO 4 REDUZIR A MORTALIDADE NA INFÂNCIA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Unidades de Terra Roxa e Ouro Verde do Oeste. SESI - Toledo OBJETIVO:: Reduzir a Mortalidade

Leia mais

Cronograma de Manutenção Mensal

Cronograma de Manutenção Mensal Cronograma de Manutenção Mensal Meses Janeiro Quem em Janeiro lavrar, tem sete pães para o jantar. Fevereiro Em Fevereiro, chuva; em Agosto, uva. Março Páscoa em Março, ou fome ou mortaço. Abril É próprio

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PROJETO TALENTO PROFISSIONAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PROJETO TALENTO PROFISSIONAL SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM PROJETO TALENTO PROFISSIONAL IMPLANTAÇÃO DE HORTA EM UM CEMEI COMO INSTRUMENTO PARA A MELHOR QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS.

Leia mais

DIFUSÃO DA AGROECOLOGIA NA COMUNIDADE INDÍGENA DE TERRA DO GUARITA 1

DIFUSÃO DA AGROECOLOGIA NA COMUNIDADE INDÍGENA DE TERRA DO GUARITA 1 DIFUSÃO DA AGROECOLOGIA NA COMUNIDADE INDÍGENA DE TERRA DO GUARITA 1 Daiane Weiss 2, Danni Maisa Da Silva 3, Divanilde Guerra 4, Robson Evaldo Gehlen Bohrer 5, Mastrângello Enivar Lanzanova 6, Márlon De

Leia mais

Alface - Alface Roxa - Almeirão - Almôndegas de Grão de Bico Grão de bico, flocos de batata, tomate e fermento.

Alface - Alface Roxa - Almeirão - Almôndegas de Grão de Bico Grão de bico, flocos de batata, tomate e fermento. Período: 24 a 28/09/2018 Preparações Ingredientes Abobrinha Recheada com PTS Abobrinha, PTS, leite, creme de leite, farinha de trigo, extrato de tomate e margarina. Acelga com Laranja Acelga e laranja

Leia mais

SOBERANIA ALIMENTAR: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza 1

SOBERANIA ALIMENTAR: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza 1 SOBERANIA ALIMENTAR: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza 1 Resumo: Daine Moreira Madeira 2 Gessica Leite Layber 2 Jane Ellen Vieira Santos 2 Janaina Jesus Ribeiro 2 Lucas

Leia mais

n orme PROJETO DO PRÓ-EXTENSÃO

n orme PROJETO DO PRÓ-EXTENSÃO n orme PRJET D PRÓ-EXTENSÃ A horta comunitária como espaço de formação agroecológica: construção e implementação de um modelo sustentável de produção na comunidade rural de Barra da Ipueira no Município

Leia mais

seg 30/07/2018 ter 31/07/2018 qua 01/08/2018 qui 02/08/2018 sex 03/08/2018 sáb 04/08/2018 dom 05/08/2018 ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO

seg 30/07/2018 ter 31/07/2018 qua 01/08/2018 qui 02/08/2018 sex 03/08/2018 sáb 04/08/2018 dom 05/08/2018 ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO seg 30/07/2018 ter 31/07/2018 qua 01/08/2018 qui 02/08/2018 sex 03/08/2018 sáb 04/08/2018 dom 05/08/2018 ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO ARROZ BRANCO FEIJAO FEIJAO FEIJAO BIFE MOLHO FERRUGEM FILE DE FRANGO MOLHO

Leia mais

COMPOSTAGEM E HORTA ORGÂNICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA REGIÃO OESTE DO PARÁ - BRASIL

COMPOSTAGEM E HORTA ORGÂNICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA REGIÃO OESTE DO PARÁ - BRASIL COMPOSTAGEM E HORTA ORGÂNICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA REGIÃO OESTE DO PARÁ - BRASIL Ádrea Maria Ferreira Moreira Gerente de Hotelaria Hospitalar e Vice-presidente do Programa de Gerenciamento de Resíduos

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas

Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias Projeto Escolar: Hortas Biológicas Professores: Ana Luísa Costa Juliano Silva Mónica Abreu Rui Vieira Ano Letivo:2015/2016 ÍNDICE Página Introdução...

Leia mais

Melancia FERIADO. agrião

Melancia FERIADO. agrião CARDÁPIO BERÇÁRIO I 1ª FASE MATUTINO Papa de Papa de Melancia Papa de manga 8H30 mamão goiaba baroa,, Creme de sem Couve inhame e abóbora, pele e sem flor, beterraba e 11H30 chuchu e ervilha, maxixe semente

Leia mais

Tipo 6 A MEDIDA DAS HORTALIÇAS. Boneca. Graúda. Caixa 2 Peso BONECA. gramas. Caixa 2. Graúda Média Miúda 1A 2A 3A. Tipo 12. Peso 12 cabeças.

Tipo 6 A MEDIDA DAS HORTALIÇAS. Boneca. Graúda. Caixa 2 Peso BONECA. gramas. Caixa 2. Graúda Média Miúda 1A 2A 3A. Tipo 12. Peso 12 cabeças. 18 cabeças Classe 5 1A 2A 3A TIPO 12 NOIVA A B C Diâmetro Tipo 6 A B C Tipo 8 quilograma Peso 12 cabeças Extra A Grama Primeira 3A 2A 1A NOIVA Tipo 8 EXTRA Tipo 8 B CAIXA 2 ESPECIAL Boneca 8 cabeças Peso

Leia mais

Gilivã Antonio Fridrich 1 INTRODUÇÃO

Gilivã Antonio Fridrich 1 INTRODUÇÃO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE HORTA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO VIDA E SAÚDE NA ESCOLA Gilivã Antonio Fridrich 1 RESUMO As atividades

Leia mais

A l i m e n t a n d o C i d a d ã o s d o F u t u r o

A l i m e n t a n d o C i d a d ã o s d o F u t u r o A l i m e n t a n d o C i d a d ã o s d o F u t u r o Uma parceria Lycée Molière e SEBRAE Patrick Drummond Superintendente Lycée Molière Frédéric Monnier Chef de Cuisine Apresentação do Projeto O projeto

Leia mais

CARDÁPIO MAIS EDUCAÇÃO ZONA RURAL - 1ª SEMANA SETEMBRO 2016

CARDÁPIO MAIS EDUCAÇÃO ZONA RURAL - 1ª SEMANA SETEMBRO 2016 CARDÁPIO MAIS EDUCAÇÃO ZONA RURAL - 1ª SEMANA SETEMBRO 2016 ESCOLAR MANHÃ OU TARDE (01/09/2016) Mingau de Creme de Milho Rosquinha de Leite Biscoito Doce Integral Frapê de Morango (02/09/2016) Biscoito

Leia mais

CARDÁPIO BERÇÁRIO II - AGOSTO NRI AQUARELA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

CARDÁPIO BERÇÁRIO II - AGOSTO NRI AQUARELA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 31/07/2017 01/08/2017 02/08/2017 03/08/2017 04/08/2017 Salada : Beterraba Salada : Cenoura ralada Salada: Repolho Salada : Pepino Salada : Tomate Arroz/Feijão Arroz/Feijão Macarrão à Arroz/Feijão Arroz/Feijão

Leia mais

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Educação ambiental Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 19/05/2016 15h04 - Atualizado em 23/05/2016 14h19 Em um mundo

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Arroz Branco, paleta suína, linguiça calabresa e linguiça toscana

Arroz Branco, paleta suína, linguiça calabresa e linguiça toscana Período: 22 a 26/10/2018 Preparações Ingredientes Acelga - Alface - Almeirão - Arroz Branco Arroz branco, óleo e sal. Arroz Fazendeiro Arroz Branco, paleta suína, linguiça calabresa e linguiça toscana

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 2497/05 P.L.L. N. 118/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 2497/05 P.L.L. N. 118/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O Brasil é um país que a partir de sua construção social, cultural e econômica desenvolveu uma história de desigualdade e exclusão em níveis inigualáveis. Atualmente, a partir dos

Leia mais

Cardápio Refeição Infantil

Cardápio Refeição Infantil SEMANA 1 Segunda (29/01) Terça (30/01) Quarta (31/01) Quinta (01/02) Sexta (02/02) Acompanhamento Arroz / Feijão Arroz / Feijão Arroz / Feijão Arroz / Feijão Arroz / Feijão Fusili ao molho de beterraba

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande. Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Núcleo de Estudos Agrários e Culturais

Universidade Federal do Rio Grande. Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Núcleo de Estudos Agrários e Culturais Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Ciências Humanas e da Informação Núcleo de Estudos Agrários e Culturais AGROECOLOGIA, ESCOLA E EDUCAÇÃO AGROECOLOGIA, ESCOLA E EDUCAÇÃO Núcleo de Estudos

Leia mais

HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS

HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS SUMÁRIO 01. O que plantar? 02. Dicas para Hortas 03. Hortas de Temperos 04. Hortas de Verduras e Legumes 05.Caprichando no solo 06. Tem como descomplicar? 07. Conheça o

Leia mais

ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES

ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES 1 Ata de reunião realizada às 09:00horas do dia 19 de fevereiro de 2015, na sala de reuniões da Comissão Permanente de Licitações, junto a sede do Poder Executivo Municipal, onde estiveram presentes os

Leia mais

Horta em pequenos espaços. com Leticia Momesso

Horta em pequenos espaços. com Leticia Momesso Horta em pequenos espaços com Leticia Momesso Horta em pequenos espaços 2 Minhocário O húmus está para a planta assim como o leite materno está para o recém-nascido. Aristóteles referia-se às minhocas

Leia mais

HORTA E VIDA: INTEGRANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS COMPLEMENTARES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

HORTA E VIDA: INTEGRANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS COMPLEMENTARES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA HORTA E VIDA: INTEGRANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS COMPLEMENTARES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA Francisco Elizaudo de Brito Júnior 1 ; Renan Alves Silva 2 ; Ana Ligia Neves da Luz Luna 3

Leia mais

1 xícara (chá) de farinha de

1 xícara (chá) de farinha de Ingredientes Muffin de Espinafre ½ xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal ½ xícara (chá) de leite 1 xícara (chá)

Leia mais

Resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia Fortaleza/CE 12 a 16/12/2011

Resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia Fortaleza/CE 12 a 16/12/2011 11293 - A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental e de consumo de alimentos saudáveis para alunos das escolas municipais de Fortaleza, Ceará, Brasil. SILVEIRA-FILHO, José 1 ; SILVA,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO Compostagem e Horta Orgânica na Escola (Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart) Coordenadores Analía del Valle Garnero e

Leia mais