COLÉGIO ESTADUAL DONA ISABEL PIBID Física IFRS/BG ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DO PRINCIPIO DE ARQUIMEDES Nomes:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO ESTADUAL DONA ISABEL PIBID Física IFRS/BG ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DO PRINCIPIO DE ARQUIMEDES Nomes:"

Transcrição

1 ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DO PRINCIPIO DE ARQUIMEDES Demonstração do princípio de funcionamento de um submarino, ilustrando o Princípio de Arquimedes. Duas garrafas PET transparente com tampa, duas tampinhas de caneta tipo Bic, dois clipes, água. A ideia do experimento é fazer algo parecido com um submarino, mas de modo a podermos observar facilmente o Princípio de Arquimedes. Trata-se de um arranjo onde se podem observar os efeitos das forças que atuam em um objeto imerso na água. No experimento utilizamos uma tampa de caneta e um clips preparado de acordo com as instruções de montagem e uma garrafa de refrigerante vazia. O experimento consiste em mergulharmos o clips que estará colocado na tampa da caneta dentro da garrafa cheia de água e sem nenhuma bolha. Quando mergulhamos a caneta na garrafa, a parte superior da caneta deverá ficar no mesmo nível que a superfície da água na garrafa. Isto se deve ao empuxo exercido pela água da garrafa, que age no sentido vertical de baixo para cima, ser maior que o peso, que puxa para baixo. Após o fechamento, ao apertarmos a garrafa, a caneta irá afundar e desapertando ela retornará para cima. A explicação para este fato está relacionada à densidade da caneta. Ou seja, quando a densidade da caneta for maior que a da água, a intensidade da força empuxo será menor que o da força peso, a caneta afundará. Se a densidade da água for maior que a da caneta, o empuxo sobre a caneta terá intensidade maior que o peso, a caneta subirá. O que se pode observar é que, quando apertamos a garrafa estamos fornecendo uma quantidade de pressão a todos os pontos da água no seu interior. Com esse aumento de pressão, a água da garrafa penetrará na caneta através do furinho e fará com que a massa da caneta aumente. Com esse aumento de massa, a caneta terá uma densidade maior que a da água e afundará. Ao descomprimirmos a garrafa, a pressão volta ao normal, então sai água da caneta e a densidade da caneta fica menor que a da água. Novamente, fazendo com que ela suba. Este experimento só é possível devido à caneta não estar completamente cheia, ou seja, restando um pouco de ar no seu interior. Como a caneta e a garrafa são transparentes, é possível observar a variação da quantidade de água no interior da caneta, e o consequente movimento dela para baixo ou para cima. O submarino funciona do mesmo modo: bombas de água enchem e esvaziam tanques em seu interior usando a água que o circunda e o ar que preenchia os tanques é acomodado em tanques de ar comprimido. Por fim, repita o experimento para visualizar e verificar a validade dessas conclusões.

2 ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO VELA SEM AR Mostrar que mesmo coberta a vela ainda fica acesa graças à queima do oxigênio da água. Uma vela, um prato de vidro raso, um copo de vidro e um isqueiro ou uma caixa de fósforos. Devemos acender a vela e fixar no prato Em seguida, imediatamente, adicionamos a água no prato. Observe que a água começa a entrar no copo, a vela se apaga antes da água chegar até a chama. O fogo só pode existir onde há oxigênio. Quando você cobre a vela, a chama começa a queimar o oxigênio que sobrou dentro do vidro. A gente não vê esse oxigênio, mas ele existe e ocupa espaço. Quando o oxigênio é queimado, esse espaço fica ''sobrando'' dentro do vidro. Quer dizer, forma-se um vácuo e o vácuo puxa a água para ocupar o lugar que antes era do oxigênio. A água só não enche todo o vidro, pois o oxigênio acaba. Quando todo o oxigênio é queimado, a vela se apaga, porque, como já disse sem o oxigênio o fogo não existe.

3 ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DO BRAÇO HIDRÁULICO Visualizar e compreender o princípio de Pascal, analisando o funcionamento do braço hidráulico apresentado. Duas seringas, mangueiras finas para conexões, retalhos de madeira, dobradiça pequena, pregos, cola quente, uma tampa de garrafa Pet e fita adesiva. Siga as orientações que serão passadas pelos bolsistas do Projeto PIBID Física. Figura 1. Arranjo experimental, braço hidráulico. O princípio elaborado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal, afirma que o acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido. Os braços hidráulicos em geral, sistemas multiplicadores de força, são construídos com base no Princípio de Pascal. O funcionamento - O ar comprimido, empurrando a água no êmbolo mais estreito da seringa, produz um acréscimo de pressão ( ), que pelo princípio de Pascal, se transmite integralmente para o êmbolo largo da outra seringa, onde se encontra o braço de madeira. Sendo e lembrando que, escrevemos: Como, temos, ou seja, a intensidade da força é diretamente proporcional à área do tubo. O braço hidráulico é uma máquina que multiplica a força aplicada.

4 ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DA GARRAFA PET Visualizar através do experimento a diferença na vazão da água, relacionando com a pressão do líquido que está sendo exercida na situação. Água, fita adesiva, prego e uma garrafa PET. 1. Com o prego fazer dois furos na lateral da garrafa PET, sendo que os mesmo devem ter diferentes alturas. 2. Fixar fita adesiva sobre os furos. 3. Encher a garrafa com água. 4. Retirar a fita adesiva, analisar o alcance do jato de água marcando suas posições. QUESTIONAMENTOS: Por que os jatos de água percorrem caminhos tão diferentes? Qual dos dois jatos chega mais longe? Qual a relação deste experimento com o Teorema de Stevin? Podemos relacionar esta situação com a situação de um mergulhador? Por quê?

5 ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO FÍSICA DA RESPIRAÇÃO E PRESSÃO ATMOSFÉRICA Relacionar a pressão exercida pelo ar em nossa respiração com os movimentos respiratórios e os músculos envolvidos nesses movimentos, constatar a relação entre a Física e a biologia animal. Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso. O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas. Isso faz com que haja diminuição do volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões. Garrafa de plástico transparente, canudinho ou tubo de caneta, dois balões de aniversário (de tamanhos diferentes), fita adesiva, massa de modelar. Corte a base da garrafa transparente; Corte a parte oposta à boca do balão maior; Com fita adesiva, prenda o balão menor na ponta do canudo; Com o balão maior cortado, vista a garrafa pet e dê um nó na boca do balão; Coloque o canudo com o balão preso dentro da garrafa pet, de forma que o balão fique dentro da garrafa, e o canudo fique com uma parte para fora dela. Com a massa de modelar, fixe o canudo na posição correta e vede bem a boca da garrafa. Para o movimento da inspiração puxe a ponta do balão que está vestindo a garrafa. Ao fazer isso, a pressão dentro da garrafa diminui e para equilibrar novamente a pressão com a externa, o ar entra no balão pequeno e ele infla. Ao realizar esse movimento percebemos que quando o diafragma se contrai o ar entra pela nossa traqueia e chega aos pulmões. Para o movimento da expiração, solte o balão que veste a garrafa. A pressão do ar aumenta dentro da garrafa e o balão pequeno expulsa o ar que está em seu interior, pelo canudinho. Podemos observar que o balão pequeno murcha rápido. Nesse movimento, observamos que quando o diafragma relaxa, os pulmões se esvaziam.

Uso de artefatos experimentais como auxílio didático pedagógico no ensino de física de nível médio. Professor Erveton Pinheiro Pinto

Uso de artefatos experimentais como auxílio didático pedagógico no ensino de física de nível médio. Professor Erveton Pinheiro Pinto Uso de artefatos experimentais como auxílio didático pedagógico no ensino de física de nível médio Professor Erveton Pinheiro Pinto Sumário Introdução; Elaboração do roteiro; Preparação do experimento

Leia mais

OFICINA-RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO. Experiência: Modelo simples para simular o funcionamento do pulmão.

OFICINA-RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO. Experiência: Modelo simples para simular o funcionamento do pulmão. OFICINA-RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO Experiência: Modelo simples para simular o funcionamento do pulmão. Objetivo: Observar o funcionamento dos pulmões por meio do experimento. Material para o experimento:

Leia mais

Elevador Hidráulico. O objetivo deste experimento é mostrar o Princípio de Pascal no funcionamento de um elevador hidráulico.

Elevador Hidráulico. O objetivo deste experimento é mostrar o Princípio de Pascal no funcionamento de um elevador hidráulico. Elevador Hidráulico Objetivo Contexto O objetivo deste experimento é mostrar o Princípio de Pascal no funcionamento de um elevador hidráulico. Em 1652 um jovem cientista francês Blaise Pascal (1623-1662),

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Densidade. Densidade. Aprofundamento de Estudos - ENEM. Escola Estadual João XXIII Profª Marilene Carvalho 1

HIDROSTÁTICA. Densidade. Densidade. Aprofundamento de Estudos - ENEM. Escola Estadual João XXIII Profª Marilene Carvalho 1 ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM FÍSICA HIDROSTÁTICA PROFESSORA: MARILENE MARIA DE CARVALHO Densidade Densidade Ex.1) Um

Leia mais

(baseado em 11 avaliações)

(baseado em 11 avaliações) Experimento cadastrado por Xambim Baldez em 30/06/2008 Classificação Total de exibições: 9512 (até 16/11/2011) (baseado em 11 avaliações) Palavras-chave: física,fonte,heron,garrafa,pet,energia,potencial,pressão,atmosf

Leia mais

Oficina de CN/EF Material do Monitor. Caro Monitor,

Oficina de CN/EF Material do Monitor. Caro Monitor, Caro Monitor, A oficina terá como tema o Sistema Respiratório e Sistema Circulatório. Para facilitar o entendimento do aluno, terá alguns apontamentos sobre esses sistemas separados, depois integrados,

Leia mais

Atividade experimental: fenômenos relacionados com a pressão do ar

Atividade experimental: fenômenos relacionados com a pressão do ar Atividade experimental: fenômenos relacionados com a pressão do ar Nas atividades que se seguem, você irá realizar experimentos relacionados com a pressão que o ar exerce sobre os corpos. Alguns dos fenômenos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO COM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS. Oficina: Águas em Mato Grosso: Física Monitor: Thais Costa Brunelli

PLANO DE TRABALHO COM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS. Oficina: Águas em Mato Grosso: Física Monitor: Thais Costa Brunelli PLANO DE TRABALHO COM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS II. Dados de Identificação: Escola: Escola Estadual Cândido Rondon Data: 27 á 30 /05/2015 Disciplina: Física III. Tema: - Hidrostatica Oficina: Águas em Mato

Leia mais

O ar do balão está sob pressão. O ar que forma a atmosfera também exerce uma pressão na superfície da Terra.

O ar do balão está sob pressão. O ar que forma a atmosfera também exerce uma pressão na superfície da Terra. Kamira/Shutterstock/Glow Images O ar do balão está sob pressão. O ar que forma a atmosfera também exerce uma pressão na superfície da Terra. O que é pressão atmosférica? Como ela varia com a altitude?

Leia mais

Protocolos de experiências realizadas

Protocolos de experiências realizadas Protocolos de experiências realizadas 1. Experiências nº 1, 2, 3 : Os materiais e as suas propriedades solubilidade 2. Experiência nº 4, 5, 6 : "Os materiais e as suas propriedades - dureza" 3. Experiência

Leia mais

Submarino de Ludião. Autores: Paula Mayara M. da Silva; Thaina Rodrigues de As; Thaiza Alvarenga Pinto

Submarino de Ludião. Autores: Paula Mayara M. da Silva; Thaina Rodrigues de As; Thaiza Alvarenga Pinto Submarino de Ludião Autores: Paula Mayara M. da Silva; Thaina Rodrigues de As; Thaiza Alvarenga Pinto 1. Objetivo Construir um Ludião e um manômetro. E utilizar o manômetro para realizar medidas de pressão

Leia mais

Lista 10 Hidrostática UERJ Professor Alvaro Lemos - Insituto Gaylussac

Lista 10 Hidrostática UERJ Professor Alvaro Lemos - Insituto Gaylussac TEXTO PARA AS PRÓXIMAS QUESTÕES: Um peixe ósseo com bexiga natatória, órgão responsável por seu deslocamento vertical, encontra-se a 0 m de profundidade no tanque de um oceanário. Para buscar alimento,

Leia mais

Conteúdos Estática dos fluidos - Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin.

Conteúdos Estática dos fluidos - Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin. REVISANDO A AULA ANTERIOR 1) Uma fonte em repouso emite um som de frequencia 2000Hz que se propaga com velocidade de 300m/s. Determine a velocidade com que um observador deve se aproximar dessa fonte para

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Fluidos Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: O significado de densidade de um material e da densidade média de um corpo;

Leia mais

ENGENHOCAS MACACO HIDRÁULICO

ENGENHOCAS MACACO HIDRÁULICO Disciplina: Laboratório de Física II Docente: Profª Drª Maria Lúcia Pereira Antunes Curso: Engenharia Ambiental ENGENHOCAS MACACO HIDRÁULICO Felipe Morselli Gabriela Bassi Silva Isabella Fonseca Juliana

Leia mais

Hidrostática Prof: Edson Rizzo. Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo

Hidrostática Prof: Edson Rizzo. Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo Hidrostática Prof: Edson Rizzo Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo DENSIDADE Consideremos um corpo de massa m e volume V. A densidade (d) do corpo é definida por: d = m V No

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 7 Flutuação e Empuxo. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 7 Flutuação e Empuxo. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 7 Flutuação e Empuxo Tópicos Abordados Nesta Aula Flutuação e Empuxo. Solução de Exercícios. Definição de Empuxo Quando se mergulha um corpo em um líquido, seu peso aparente diminui, chegando às vezes

Leia mais

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=acg6f0awuvo

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=acg6f0awuvo ELETROQUÍMICA 1º Experimento: Imã de Neodímio e Maçã. Objetivo:Acender uma lâmpada Materiais: 1 Lâmpada. 1 Maça. 2 Imãs de neodímio. 1 Ferramenta para fazer o buraco de encaixe da lâmpada. 1 Faca. Procedimento

Leia mais

Universidade Estácio de Sá Prof. Robson Lourenço Cavalcante DISCIPLINA: FÍSICA TEÓRICA II Lista 1 Fluidos parte A ESTÁTICA DOS FLUIDOS

Universidade Estácio de Sá Prof. Robson Lourenço Cavalcante DISCIPLINA: FÍSICA TEÓRICA II Lista 1 Fluidos parte A ESTÁTICA DOS FLUIDOS 1)Uma janela de escritório tem dimensões de 3,4 m de largura por 2,1 m de altura. A passagem de uma tempestade a pressão atmosférica no exterior baixa para 0,96 atm. No escritório a pressão mantém-se a

Leia mais

Módulo Didático (MD) 02

Módulo Didático (MD) 02 CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Mestrado Profissionalizante em ensino de Física e de Matemática Área de Concentração: Ensino de Física PLANEJAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO segundo o Modelo Metodológico dos

Leia mais

ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI

ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI PROFESSOR RAFHAEL BRUM WERLANG 1.0 OBJETIVO Este roteiro destina-se a auxiliar

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose respiração externa inspiração externa A pulmonar designa o conjunto dos dois processos envolvidos

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose oxigénio expiração hematose

Leia mais

Lista 5 Hidrostática Professor Alvaro Siguiné Instituto Gaylussac 3ª série

Lista 5 Hidrostática Professor Alvaro Siguiné Instituto Gaylussac 3ª série 1. (Uerj 2018) Em uma experiência de hidrostática, uma bola de futebol foi presa com um fio ideal no fundo de um recipiente com água, conforme representado na figura. Sabe-se que a bola possui massa de

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO CB1. A força que provoca pressão é perpendicular á área de aplicação. SOLUÇÃO CB. A inclinação da linha que prende a boia tem a mesma direção da força que a água

Leia mais

2.1.6 Teorema de Stevin

2.1.6 Teorema de Stevin Parte 3 2.1.6 Teorema de Stevin (Lei Fundamental da Hidrostática) Os pontos A e B estão no interior de um fluido de densidade. p A =. g. h A p B =. g. h B Fazendo p B p A, temos: p B p A =. g. h B. g.

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: João Carlos

Fís. Fís. Monitor: João Carlos Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: João Carlos Hidrostática (Pressão) 13 jun RESUMO Para iniciar o estudo da Hidrostática, faz-se necessário o conhecimento de algumas grandezas básicas: Massa específica:

Leia mais

LISTA UERJ - EMPUXO. A razão. entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a: a) 12 b) 6 c) 3 d) 2

LISTA UERJ - EMPUXO. A razão. entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a: a) 12 b) 6 c) 3 d) 2 LISTA UERJ - EMPUXO 1. (Uerj 2013) Observe, na figura a seguir, a representação de uma prensa hidráulica, na qual as forças F 1 e F 2 atuam, respectivamente, sobre os êmbolos dos cilindros I e II. Admita

Leia mais

Lista de Exercícios: Fluidos

Lista de Exercícios: Fluidos Professor: Anibal Livramento da Silva Netto Aluno: CPF: Lista de Exercícios: Fluidos 1. Se a pressão manométrica for dobrada, a pressão absoluta será (a) reduzida à metade, (b) dobrada, (c) mantida igual,

Leia mais

Pressão nos Fluidos - Parte II

Pressão nos Fluidos - Parte II Pressão nos Fluidos - Parte II Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte Curso: Técnico em Mecânica Disciplina: Mecânica dos Fluidos 13 de Julho de 2016 (Instituto

Leia mais

(PP) de qualquer tamanho, lixa de madeira, isopor para suporte, palito de churrasco, cola quente.

(PP) de qualquer tamanho, lixa de madeira, isopor para suporte, palito de churrasco, cola quente. MEDIDOR DE VENTURI Autores: Beatriz de Brito Leite; Fabio enrique Sicca Guiduce; Grabriel de Oliveira Ramos; Pedro Henrique Sore Spricido; Twyla Vieira Hadich 1. Objetivo: Medir a vazão de escoamento de

Leia mais

Lista: Hidrostática (densidade, pressão, Stevin, empuxo)

Lista: Hidrostática (densidade, pressão, Stevin, empuxo) Lista: Hidrostática (densidade, pressão, Stevin, empuxo) 1) (Fuvest 95) Um recipiente cilíndrico de eixo vertical tem como fundo uma chapa de 2,0cm de espessura, e 1,0m² de área, feita de material de massa

Leia mais

O ar exerce pressão sobre os corpos

O ar exerce pressão sobre os corpos O ar exerce pressão sobre os corpos Iniciamos esta atividade propondo a você um desafio. A figura abaixo mostra um recipiente com água, um copo e uma folha de papel. A folha de papel deve ser colocada

Leia mais

Hidrostática REVISÃO ENEM O QUE É UM FLUIDO? O QUE É MASSA ESPECÍFICA? OBSERVAÇÕES

Hidrostática REVISÃO ENEM O QUE É UM FLUIDO? O QUE É MASSA ESPECÍFICA? OBSERVAÇÕES REVISÃO ENEM Hidrostática O QUE É UM FLUIDO? Fluido é denominação genérica dada a qualquer substância que flui isto é, escoa e não apresenta forma própria, pois adquire a forma do recipiente que o contém.

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 28 HIDROSTÁTICA: CONCEITOS E PRINCÍPIO DE STEVIN

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 28 HIDROSTÁTICA: CONCEITOS E PRINCÍPIO DE STEVIN FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 28 HIDROSTÁTICA: CONCEITOS E PRINCÍPIO DE STEVIN Como pode cair no enem (ENEM) Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo,

Leia mais

LISTA UERJ - GASES. No interior da bola cheia, a massa de ar, em gramas, corresponde a: a) 2,5 b) 5,0 c) 7,5 d) 10,0

LISTA UERJ - GASES. No interior da bola cheia, a massa de ar, em gramas, corresponde a: a) 2,5 b) 5,0 c) 7,5 d) 10,0 1. (Uerj 2012) Em um reator nuclear, a energia liberada na fissão de 1 g de urânio é 4 utilizada para evaporar a quantidade de 3,6 10 kg de água a 227ºC e sob 30 atm, necessária para movimentar uma turbina

Leia mais

Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água:

Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água: MECÂNICA DOS FLUIDOS 1.0 Hidrostática 1.1 Definições O tempo que determinada substância leva para mudar sua forma em resposta a uma força externa determina como tratamos a substância, se como um sólido,

Leia mais

Elevador Hidráulico. Autores: Amanda Natale Rebelo; Larissa de Lima Pitondo; Rachel Garofalo de Oliveira; Thais Lopes Toledo

Elevador Hidráulico. Autores: Amanda Natale Rebelo; Larissa de Lima Pitondo; Rachel Garofalo de Oliveira; Thais Lopes Toledo Elevador Hidráulico Autores: Amanda Natale Rebelo; Larissa de Lima Pitondo; Rachel Garofalo de Oliveira; Thais Lopes Toledo 1. Objetivo: Construir um elevador hidráulico e estudar seu funcionamento quanto

Leia mais

Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 2: gás extintor

Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 2: gás extintor Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 2: gás extintor 9º ano do Ensino Fundamental / 1º ano do Ensino Médio Objetivo Vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais

Leia mais

FÍSICA - A ª SÉRIE P02-2º. Trimestre

FÍSICA - A ª SÉRIE P02-2º. Trimestre LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES FÍSICA - A - 2011 2ª SÉRIE P02-2º. Trimestre ALUNO: Assunto(s): Unidade 04 Pressão e Unidade 05 Teorema de Arquimedes. Exercícios do Livro para Estudar - Página 30 números

Leia mais

EXERCÍCIOS DE AULA. Exercícios de Hidrostática. 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C.

EXERCÍCIOS DE AULA. Exercícios de Hidrostática. 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C. Exercícios de Hidrostática EXERCÍCIOS DE AULA 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C. Com relação à pressão exercida sobre o plano de apoio, pode-se afirmar que é: a) maior, se

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 17 (pág. 78) AD TM TC. Aula 18 (pág. 80) AD TM TC. Aula 19 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 17 (pág. 78) AD TM TC. Aula 18 (pág. 80) AD TM TC. Aula 19 (pág. Física Setor A rof.: Índice-controle de Estudo Aula 17 (pág. 78) AD TM TC Aula 18 (pág. 80) AD TM TC Aula 19 (pág. 81) AD TM TC Aula 20 (pág. 83) AD TM TC Aula 21 (pág. 84) AD TM TC Aula 22 (pág. 84) AD

Leia mais

Hidrostática mai. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto

Hidrostática mai. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto Hidrostática 15 17 mai 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO Vamos encontrar o valor da pressão que um líquido exerce sobre outro. Definição de pressão Teorema

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre Pressão sobre uma superfície Se as forças aplicada pelos dedos sobre o lápis tiverem a mesma intensidade, a sensação seria a mesma? Por que o prego penetra facilmente na madeira? Se as pessoas tiverem

Leia mais

Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio. Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre

Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio. Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre Objetivo: Consolidar os conceitos presentes na Lei de Conservação da Energia Mecânica e discutir o movimento de queda

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica SUMÁRIO Fluido Força do fluido Pressão Lei de Stevin Sistemas de vasos comunicantes Princípio de Pascal Medições de pressão Princípio

Leia mais

ARQUIMEDES E O EMPUXO. CONTEÚDOS Densidade Força de empuxo Princípio de Arquimedes

ARQUIMEDES E O EMPUXO. CONTEÚDOS Densidade Força de empuxo Princípio de Arquimedes ARQUIMEDES E O EMPUXO CONTEÚDOS Densidade Força de empuxo Princípio de Arquimedes AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Neste capítulo abordaremos a densidade e a força de empuxo. O conceito de força apareceu a

Leia mais

O Sistema Respiratório. Humano

O Sistema Respiratório. Humano E.E.B.P Mansueto Boff O Sistema Respiratório Humano Nomes: Tiago, Marcos, Erik, Alexandro, Luciana, Andreína, Vanessa, Eduarda e Jaiane Matéria: Ciências Professor: Cladir Turma: 802 Concórdia, 20 de Agosto

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel. Fluidos. Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel. Fluidos. Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel Fluidos Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá:

Leia mais

0,7 10 kg / m ), o balão poderia subir até a. Todas as afirmações corretas estão em: a) I - III IV b) II - III V c) III - IV d) IV - V

0,7 10 kg / m ), o balão poderia subir até a. Todas as afirmações corretas estão em: a) I - III IV b) II - III V c) III - IV d) IV - V 1. O empuxo é a força resultante que um fluido exerce sobre um corpo que nele está submerso total ou parcialmente. Possui direção vertical, sentido para cima, e está relacionado à diferença de pressão

Leia mais

Elevador Hidráulico - Elevanois

Elevador Hidráulico - Elevanois Elevador Hidráulico - Elevanois Docentes : Prof. Maria Lúcia Antunes e Prof. Carlos Discentes : Alexandre Vergani Augusto Andreotte Lorençatto Leonardo Britto Kirsten Henrique Radomille Belle Sorocaba

Leia mais

Exercícios Mecânica de Fluídos. Introdução (Estática dos fluídos)

Exercícios Mecânica de Fluídos. Introdução (Estática dos fluídos) Exercícios Mecânica de Fluídos Introdução (Estática dos fluídos) 1. A densidade do ouro é de aproximadamente 19 g/cm 3. O que significa esse número? 2. Uma substância tem 90 g de massa e volume de 15 cm

Leia mais

ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO

ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO ÁREA DO CONHECIMENTO Física CONTEÚDO Mecânica: oscilações; movimento harmônico simples; ondas mecânicas. OBJETIVO(S) Mostrar o princípio de funcionamento de

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano [Respiração] 09/10/2017 Sara Carolina Dias: R.A 201505083 Pamela Natiele: R.A. 201505100 Larissa Gonçalves: 201505044 Ana

Leia mais

Unidades: g/cm³. kg/m³ (SI) d = m v. 1 Kg = 1000 g 1 m = 100 cm. 1 m 2 = (100) 2 cm 2 = 10 4 cm 2. 1 m 3 = (100) 3 cm 3 = 10 6 cm 3. 1 Kg 3.

Unidades: g/cm³. kg/m³ (SI) d = m v. 1 Kg = 1000 g 1 m = 100 cm. 1 m 2 = (100) 2 cm 2 = 10 4 cm 2. 1 m 3 = (100) 3 cm 3 = 10 6 cm 3. 1 Kg 3. Hidrostática (fluidos em repouso) Unidades: g/cm³ kg/m³ (SI) d = m v 1 Kg 3 m 3 = 10 g 10 6 cm 3 = 1 g 10 3 cm 3 1 Kg = 1000 g 1 m = 100 cm 1 Kg m 3 = 10 3 g cm 3 1 m 2 = (100) 2 cm 2 = 10 4 cm 2 1 m 3

Leia mais

Experimentos. Como a distância entre as fitas afetam a interação entre elas? Explique. Duas fitas T Duas fitas B Uma fita T e uma B

Experimentos. Como a distância entre as fitas afetam a interação entre elas? Explique. Duas fitas T Duas fitas B Uma fita T e uma B Prática 1: Introdução a Eletrostática I. Eletrização por atrito Experimentos I.1. Experimento: Pressione um pedaço de fita adesiva, cerca de 20 cm de comprimento, firmemente sobre uma superfície lisa sem

Leia mais

Associação Brasileira de Química XIII Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 18/08/10. Experiência

Associação Brasileira de Química XIII Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 18/08/10. Experiência 2 a Fase 1 o Ano 18/08/10 Material e Reagentes: Experiência Açúcar (sacarose) Bicarbonato de sódio Álcool etílico Recipiente com graduação (proveta ou seringa) Almofariz com pistilo Fósforo ou isqueiro

Leia mais

Construção de experimentos didáticos baseados em materiais recicláveis

Construção de experimentos didáticos baseados em materiais recicláveis Construção de experimentos didáticos baseados em materiais recicláveis Patrick Lucas Iopp 1, Salmo Moreira Sidel 2 1 Aluno do curso de Engenharia Civil; Campus de Palmas; e-mail: patrickiopp17@gmail.com;

Leia mais

PROF.: MIRANDA. Lista de Exercícios Hidrostática. Objetivos desta lista:

PROF.: MIRANDA. Lista de Exercícios Hidrostática. Objetivos desta lista: PROF.: MIRANDA Lista de Exercícios Hidrostática I Unidade 2º ANO Objetivos desta lista: - Treinamento em raciocínio lógico e intuitivo; - Treinamento em notação científica; - Treinamento em conversão de

Leia mais

CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno:

CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno: CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno: Lista de Exercícios Hidrostática II. Um corpo maciço

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA Mecânica dos Fluidos Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Hidrostática Estuda o comportamento dos

Leia mais

Gases. 1) Assinale a alternativa CORRETA.

Gases. 1) Assinale a alternativa CORRETA. Gases 1) Assinale a alternativa CORRETA. (A) Uma determinada massa de gás ideal, ocupando um volume constante, tem sua pressão inversamente proporcional à sua temperatura absoluta. (B) Em uma transformação

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓPTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓPTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓPTICA RESUMO UNIDADE 1 Hidrostática Professora: Olivia Ortiz John INTRODUÇÃ A HIDROSTÁTICA A Hidrostática é a área da Física que estuda os fluidos em repouso. Mas o que é

Leia mais

Buscando o equilíbrio

Buscando o equilíbrio Volume 1 Módulo 2 Física Unidade 10 do Professor Buscando o equilíbrio Andreia Mendonça Saguia, Angelo Longo Filho, Bruno Lazarotto Lago, César Bastos, Fábio Ferreira Luiz, Felipe Mondaini (coordenador),

Leia mais

RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA

RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS RUSSAS CENTRO DE TECNOLOGIA LABORATÓRIO DE FÍSICA FÍSICA EXPERIMENTAL PARA ENGENHARIA RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA ALUNO: ANTÔNIO

Leia mais

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema respiratório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório

Leia mais

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo Instruções de montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Princípio de Arquimedes: Empuxo. P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a

Princípio de Arquimedes: Empuxo. P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a Princípio de Arquimedes: Empuxo P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a A história... Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso

Leia mais

Força dos Fluídos. Empuxo

Força dos Fluídos. Empuxo Força dos Fluídos Empuxo Arquimedes Nasceu em Siracusa, atual Itália 287 a.c. 212 a.c.; Foi um matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo grego; Dedicou se a genial aplicação da mecânica à geometria,

Leia mais

Plano de Trabalho. Disciplina: Professor (a): Unidade Escolar. Título: Sistema Respiratório Humano. Conceitos:

Plano de Trabalho. Disciplina: Professor (a): Unidade Escolar. Título: Sistema Respiratório Humano. Conceitos: Plano de Trabalho Disciplina: Professor (a): Unidade Escolar Título: Sistema Respiratório Humano Conceitos: o As vias respiratórias o Os pulmões o Movimentos respiratórios o Etapas da respiração o Doenças

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA 1) O tubo da figura contém um líquido de massa específica d e está fixo, formando 30º com a horizontal. A pressão exercida pelo líquido na face interna do fundo do recipiente, sendo g a aceleração da gravidade,

Leia mais

EXPERIÊNCIA 2 DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLECULAR DE UM GÁS EFEITO DA PRESSÃO NO PONTO DE EBULIÇÃO

EXPERIÊNCIA 2 DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLECULAR DE UM GÁS EFEITO DA PRESSÃO NO PONTO DE EBULIÇÃO 1. OBJETIVOS No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Interpretar as leis que regem o comportamento dos gases ideais. Utilizar a equação da lei do gás ideal, PV = nrt Medir o volume e a

Leia mais

O copo que não transborda! É possível caminhar sobre a água?

O copo que não transborda! É possível caminhar sobre a água? O copo que não transborda! Um copo; Clipes; Jarro com água. Deita água no copo de modo a ficar completamente cheio, sem entornar. Coloca devagar e sem tocar com o dedo na água, um clipe dentro do copo.

Leia mais

Fases da matéria Massa especifica Densidade

Fases da matéria Massa especifica Densidade Fases da matéria Massa especifica Densidade PRIMÓRDIOS RDIOS DA HIDROSTÁTICA TICA A hidrostática, estudo do equilíbrio dos líquidos, é inaugurada por Arquimedes. Diz a lenda que Hierão, rei de Siracusa,

Leia mais

HIDROSTÁTICA PRIMEIRA AVALIAÇÃO

HIDROSTÁTICA PRIMEIRA AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE FÍSICA DF DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ÓPTICA, ONDAS E FLUIDOS PRIMEIRA AVALIAÇÃO HIDROSTÁTICA

Leia mais

OFICINA Nº 02 - OS GASES E SUAS PROPRIEDADES

OFICINA Nº 02 - OS GASES E SUAS PROPRIEDADES 1 OFICINA Nº 02 - OS GASES E SUAS PROPRIEDADES Lucas Guimarães Barros, Glênon Dutra, Jadson Nascimento, Brenda Pinheiro 1) Descreva com suas palavras o funcionamento de uma panela de pressão. Qual a vantagem

Leia mais

Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas. Segunda Lei de Kepler: Lei das áreas

Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas. Segunda Lei de Kepler: Lei das áreas CONTEÚDOS DA PROVA DE RECUPERAÇÃO FINAL: Hidrostática, Velocidade Escalar Média, Gravitação Universal, 1ª e 2ª Leis de Kepler, Aceleração Escalar, Equações do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 2º ANO PROF. FELIPE KELLER HIDROSTÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 2º ANO PROF. FELIPE KELLER HIDROSTÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS 01 2º ANO PROF. FELIPE KELLER HIDROSTÁTICA 1 Uma massa de 1 kg de água ocupa um volume de 1 litro a 40 C. Determine sua massa específica em g/cm³ e kg/m³. 2 Determine a massa de um

Leia mais

Lei de Arquimedes. Teorema de Arquimedes. O que é empuxo?

Lei de Arquimedes. Teorema de Arquimedes. O que é empuxo? Lei de Arquimedes Teorema de Arquimedes Um corpo total ou parcialmente mergulhado em um fluido em equilíbrio recebe dele uma força (chamada empuxo) vertical, de baixo para cima, de módulo igual ao módulo

Leia mais

Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA

Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais/Hidrostática 1) Calcular o peso específico, o volume específico e a massa específica de

Leia mais

Procede da seguinte forma:

Procede da seguinte forma: O lugar do Oxigénio Procede da seguinte forma: 1. Acende a vela; 2. Coloca o copo em cima da vela, de forma a que esta fique totalmente isolada; 3. Observa o que aconteceu; Explicação: A vela para arder

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Mecânica dos Fluidos Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira ÍNDICE ) - Introdução; ) - Densidade; 3) - Pressão;

Leia mais

todos os automóveis transportados tenham a mesma massa de 1,5 10 kg e que a

todos os automóveis transportados tenham a mesma massa de 1,5 10 kg e que a 1. (Uerj 2016) Uma barca para transportar automóveis entre as margens de um rio, 3 4 quando vazia, tem volume igual a 100 m e massa igual a 4,0 10 kg. Considere que 3 todos os automóveis transportados

Leia mais

O princípio de Arquimedes

O princípio de Arquimedes O princípio de Arquimedes Você já parou para pensar como um grande transatlântico, produzido com toneladas de aço, cuja densidade é maior que a da água, é capaz de flutuar no mar? Ou então, por que carregar

Leia mais

Répteis. Maioria possui 2 pulmões. Ventilação TIDAL

Répteis. Maioria possui 2 pulmões. Ventilação TIDAL REPIRAÇÃO NO AR Respiração Aula 4 Répteis Maioria possui 2 pulmões Cobras: um pulmão é reduzido ou ausente Podem ser simples sacos com dobras nas paredes ou câmaras com muitas divisões nas espécies mais

Leia mais

ROTEIRO DE MONTAGEM DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA EXPERIMENTAL

ROTEIRO DE MONTAGEM DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA EXPERIMENTAL ROTEIRO DE MONTAGEM DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA EXPERIMENTAL Instrumento de marcação de tempo Relógio, telefone celular ou outro instrumento que indique o horário com precisão. As coletas de dados devem

Leia mais

Professor Victor M Lima FÍSICA. Hidrostática

Professor Victor M Lima FÍSICA. Hidrostática Professor Victor M Lima FÍSICA Hidrostática Exercícios de Fixação 1) Um tijolo, com as dimensões indicadas, é colocado sobre uma mesa com tampo de borracha, inicialmente da maneira mostrada em 1 e, posteriormente,

Leia mais

Instruções de Montagem do

Instruções de Montagem do Instruções de Montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

Física D Intensivo v. 1

Física D Intensivo v. 1 Física D Intensivo v 1 xercícios 01) 01 0) 03) D 04) C 05) C 01 Verdadeira 0 Falsa ressão é uma grandeza escalar 04 Falsa Quantidade de movimento é grandeza vetorial 08 Falsa Impulso e velocidade instantânea

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes, que estão livres para desenvolverem e testarem suas

Leia mais

FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL

FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL HIDROSTÁTICA PARTE I CONSIDERAÇÕES INICIAIS Características gerais de fluidos para este capítulo É uma substância que pode fluir,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 15 DENSIDADE, PRESSÃO, PRESSÃO HIDROSTÁTICA PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 15 DENSIDADE, PRESSÃO, PRESSÃO HIDROSTÁTICA PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 15 DENSIDADE, PRESSÃO, PRESSÃO HIDROSTÁTICA PROF. BETO E PH 1- Considere as seguintes características da moeda de R$0,10: massa = 4,8g; diâmetro = 20,0mm; espessura

Leia mais

COLÉGIO DOMINUS VIVENDI

COLÉGIO DOMINUS VIVENDI Prof. Anderson Januario COLÉGIO DOMINUS VIVENDI Lista de Hidrostática 1. (Enem) O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DE STEVIN, PASCAL E ARQUIMEDES PARA AS PROVAS FINAIS 3º TRIMESTRE 2015

EXERCÍCIOS DE REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DE STEVIN, PASCAL E ARQUIMEDES PARA AS PROVAS FINAIS 3º TRIMESTRE 2015 EXERCÍCIOS DE REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DE STEVIN, PASCAL E ARQUIMEDES Nos exercícios, considere (se necessário) que: PARA AS PROVAS FINAIS º TRIMESTRE 2015 Comprimento: 1 m = 100 cm = 1.000 mm Área:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA ROBSON FONTAN JUBINI GUIA DIDÁTICO PARA AULAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS

Leia mais

Professor: Renan Oliveira

Professor: Renan Oliveira Professor: Renan Oliveira Questão 01 - (UEPA/2015) Durante uma aula sobre fluidos, o professor ilustra um importante princípio físico através de um experimento, conforme a figura abaixo. No êmbolo da seringa

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 29 HIDROSTÁTICA: PRINCÍPIO DE PASCAL E EMPUXO

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 29 HIDROSTÁTICA: PRINCÍPIO DE PASCAL E EMPUXO FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 29 HIDROSTÁTICA: PRINCÍPIO DE PASCAL E EMPUXO Como pode cair no enem (UERJ) Uma rolha de cortiça tem a forma de um cilin-dro circular reto cujo raio mede 2 cm. Num recipiente

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 18. Mecânica de Fluidos I

Física I 2010/2011. Aula 18. Mecânica de Fluidos I Física I 2010/2011 Aula 18 Mecânica de Fluidos I Sumário Capítulo 14: Fluidos 14-1 O que é um Fluido? 14-2 Densidade e Pressão 14-3 Fluidos em Repouso 14-4 A Medida da pressão 14-5 O Princípio de Pascal

Leia mais