Semiologia do Sistema Respiratório

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Semiologia do Sistema Respiratório"

Transcrição

1 Semiologia do Sistema Respiratório Introdução Prof. Tomas - São 4 os passos principais do exame do sistema respiratório: - Inspeção - Palpação - Percussão - Ausculta - Além desses, é importante que se peça uma radiografia de tórax para o paciente, uma vez que o exame físico somente detecta lesões a 4-5cm de profundidade em relação à pele. - Funções das narinas: - Filtração do ar: pelos removem as partículas maiores; - Aquecimento e umidificação do ar; - O limite que separa as vias aéreas superiores das inferiores é o orifício das cordas vocais, nomeado de glote. - A glote também tem a função de vedar as vias aéreas inferiores contra a entrada de corpos estranhos. Para isso, frente a um corpo estranho na região, ela realiza fechamento súbito para não permitir sua passagem. A tosse vem em seguida, como reflexo, para eliminá-lo. - Pulmão direito: 3 lobos (superior, médio e inferior). Ao todo, esses três lobos se dividem em 10 segmentos. São eles: - Lobo superior: superior (apical), posterior e anterior (numeração 1, 2 e 3, respect). - Lobo médio: medial e lateral (numeração 4 e 5, respect). - Lobo inferior: superior, medial, anterior, lateral e posterior (numeração 6, 7, 8, 9 e 10, respect).

2 - Pulmão esquerdo: 2 lobos (superior e inferior). Os lobos se dividem em 8 segmentos. São eles: - Lobo superior: - ápico-posterior e anterior (numeração 1-2 e 3, respect). - correspondente ao lobo médio (língula): superior e inferior (numeração 4 e 5, respect). - Lobo inferior: superior, anteromedial, lateral e posterior (numeração 6, 7-8, 9 e 10, respectivamente). - Para o exame físico, deve-se posicionar o paciente de forma confortável, com pernas descruzadas e mãos nos joelhos, olhando o horizonte. O local deve fazer com que se favoreça a observação de todo o tórax (anterior, lateral e posterior). - O ápice pulmonar se encontra 3 a 4 cm acima da borda superior da clavícula. - Ao nível da 4ª costela, observa-se que o pulmão direito chega a aparecer do lado esquerdo do tórax. Como é isso? Nesse nível, a sua borda esquerda está atrás do esterno e chega até mesmo a cruzar a borda esternal esquerda. - Quando analisado posteriormente, vemos que o pulmão vai de T1 a T12. - Em T3 ou T4, começa a incisura oblíqua. Ela vem da parte mais medial do dorso, circunda o tórax, sempre descendo, até terminar na parte mais medial do tórax anteriormente ao nível da 6ª costela (abaixo do processo xifoide). Assim, posteriormente, podemos dizer que, acima do nível de T4, há lobo superior. Abaixo de T4, há lobo inferior. Importante observar que isso vale para os dois pulmões, já que ambos possuem incisura oblíqua. - Com relação à incisura horizontal, é válido lembrar que ela somente é encontrada no pulmão direito. Portanto, no lado direito do tórax, no momento em que a linha oblíqua cruza a linha axilar média, surge a fissura horizontal, que vai desse ponto da linha axilar média até a porção mais medial do pulmão, ao nível da 4ª costela. - Ao fazer uma inspiração profunda, os seios costofrênicos posteriores (que são bem grandes) passam a ser ocupados pelo lobo inferior insuflado.

3 - A traqueia possui as partes cervical e intratorácica. - Ao nível do ângulo de Louis, ela se divide nos brônquios direito e esquerdo. O brônquio direito é mais vertical e mais calibroso. Por isso, corpos estranhos costumam cair nesse brônquio. Seguindo esse mesmo raciocínio, entende-se por que os corpos estranhos costumam ir para o brônquio segmentar posterior do lobo inferior do pulmão direito. Ou seja, os corpos estranhos possuem preferência pelo pulmão direito, em especial pelo segmento 10 (posterior do lobo inferior). - A ponta da escápula corresponde ao 6º espaço intercostal. - Pontos de referência no tórax: mamilos, ângulos de Louis, músculos esternocleidomastóideos, fúrcula, processo xifoide e borda costal inferior. TÓRAX ANTERIOR - Linhas: - Medioesternal (mediana anterior) - Esternais direita e esquerda - Paraesternais direita e esquerda - Hemiclaviculares direita e esquerda - Axilares anteriores direita e esquerda - Supraclaviculares direita e esquerda - Infraclaviculares direita e esquerda - Linhas das bordas costais inferiores direita e esquerda - Linha ao nível da terceira articulação condrocostal - Linha ao nível do processo xifoide (6ª articulação condrocostal) - Linha ao nível da borda costal inferior - Regiões:

4 - Fossas supraclaviculares - Fossa supraesternal - Fossas infraclaviculares - Regiões mamárias - Regiões inframamárias - Região esternal superior - Região esternal inferior TÓRAX LATERAL - Linhas: - Linha da 6ª articulação costocondral - Linha das bordas costais inferiores - Regiões: - Região infra-axilar - Região axilar TÓRAX POSTERIOR - Linhas: - Linha supraescapular - Linha infraescapular - Linha das bordas mediais das escápulas - Linha das bordas costais inferiores - Regiões: - Supraescapulares; - Supraespinhais; - Infraespinhais;

5 - Infraescapulares; - Interescápulo-vertebrais; Exame físico do Sistema Respiratório Prof. Tomas [Escutar gravação até 0h24 ] - Relação inspiração/expiração: é de 1 tempo para 2 tempos, sendo a expiração a mais longa. - A inspiração é um processo ativo. A expiração, não. - Para avaliar a dispneia, deve-se observar se há ortopneia (ou seja, uma dispneia que piora ao decúbito), platipneia (ou seja, quando está em posição ortostática, a dispneia piora) ou trepopneia (há dispneia quando se faz decúbito lateral para o lado comprometido por derrame pleural, por exemplo). - Avaliar se a respiração é audível. - Cornagem (ruído característico). - Avalia-se a fala também: - Verificar se o paciente exibe fluência na fala, se ele é capaz de completar frases, apenas palavras ou mesmo sílabas. - O uso da musculatura acessória inspiratória ou expiratória para ventilar é indicativo de dispneia. Outros sinais são a ventilação com os lábios semifechados e a presença de tiragem entre os espaços intercostais. - Avalia-se também o ângulo de Charpy para definir o biótipo do paciente.

6 - Diz-se que o tórax que possui relação 1:1 tem forma de barril. O Prof. Marcelo gosta de dizer que, se a divisão entre o diâmetro anteroposterior pelo laterolateral for maior que 0,9, há um tórax em forma de barril. - A presença de volumes normais nos pulmões direito e esquerdo (até 90%) faz com que o mediastino permaneça em sua posição normal (mediana). - Quando há desvio do mediastino, há também desvio da traqueia. - Nas condensações do parênquima pulmonar, não há desvio do mediastino ao exame, mas há um som mais maciço à percussão, e mais bronquial à ausculta. - No pneumotórax, o mediastino desvia para o lado saudável. - No recém nascido, ao inspirar, há aumento posterior do tórax. Sistematização do exame do sistema respiratório Prof. Marcelo - À ausculta, há dois sons básicos: - Bronquial (ou traqueal): localizado na traqueia. Som rude, mais curto na inspiração e mais longo na expiração. - Vesicular: som mais fino e com expiração mais curta (porque o som é de baixa intensidade e logo desaparece). [Parênteses: no Porto, há distinção entre o som bronquial e o traqueal, sendo o primeiro mais localizado na topografia dos brônquios fonte, menos intenso e com expiração mais curta que o traqueal; além disso, ele ainda fala em som bronquiovesicular, que seria auscultado na região esternal superior, interescápulo-vertebral direita e no tórax posterior ao nível de T3 e T4].

7 - A intensidade do som depende do fluxo aéreo e da distância entre o diafragma do estetoscópio e o local de origem do som (foco de ausculta). - Indivíduos com maior peso podem ter sons de intensidade mais baixa. - A intensidade do som tem relação com o fluxo de ar, e não com o volume de ar. - A troca gasosa ocorre ininterruptamente (tanto na inspiração quanto na expiração). - Redução de sons respiratórios pode ser provocada por: - Colapso por obstrução (atelectasia): o colapso é a redução do volume pulmonar. Pode acometer todo o pulmão, um lobo ou um segmento. Ele pode se originar por obstrução da via aérea. Ex: na aspiração de um corpo estranho, com a obstrução do brônquio principal, o oxigênio do ar continua passando para o sangue, com redução do volume pulmonar. O CO2 entra em equilíbrio e acaba não impedindo que haja essa redução de volume. [Parênteses: Toda atelectasia é um colapso. Contudo, um colapso que não seja devido à obstrução da via aérea não é uma atelectasia. Atualmente, costuma-se utilizar atelectasia para outras situações de colapso, o que não é certo.] [Parênteses 2: Num pulmão com atelectasia, não há sons pulmonares. Se for uma atelectasia lobar, há redução dos sons em uma região do pulmão. Se for segmentar, não há como se notar na ausculta.] - Derrame pleural: o pulmão se apresenta com redução de seu volume. Portanto, há um colapso por compressão pulmonar devido a derrame pleural. Isso NÃO é atelectasia. O derrame pleural distancia o local de produção dos sons do estetoscópio, com redução da intensidade do som respiratório. - Enfisema pulmonar: é uma doença obstrutiva, com diminuição do fluxo aéreo. Assim, há redução dos sons pulmonares difusamente. - Como se calcula o escore de sons? - Ausculta-se nas regiões infraclavicular, axilar e infraescapular direita e esquerda. Em cada uma delas, verificamos se há som, pontuando: 0 ausente 1 quase inaudível 2 reduzida, porém claramente audível

8 3 normal 4 aumentada - O escore de som vai de 0 a Para detectar se há limitação ao fluxo aéreo, utiliza-se a tabela abaixo: Escore Sens% Esp% LR , , NS ,1 - Comumente, a detecção de limitação crônica ao fluxo aéreo se dá ao observar VEF1 < 40% ou índice de Tiffenau < 0,6. - Som bronquial acontece em grandes consolidações e em grandes cavitações com perda da capacidade de filtro do parênquima pulmonar. Ou seja, quando há uma consolidação, o parênquima pulmonar deixa de absorver e filtrar o som produzido lá nos brônquios, transmitindo-o até a parede do tórax. Assim, diz-se que há um som bronquial deslocado. - A técnica de ausculta vocal consiste em solicitar a fala do paciente durante a ausculta. O normal é ter uma fala de determinada intensidade, sem distinguir muito bem o que está sendo dito. Contudo, há situações em que: - Broncofonia: o som se apresenta mais intenso. - Pectorilóquia: som, que era borrado, fica perfeito, como se fosse sem o estetoscópio. - Egofonia: pede-se para falar I, sendo que o som se transforma em AH, ficando mais metálico e nasalado também. - O habitual é ter os três sons conjuntamente. - Quando eles aparecem, observa-se que na ausculta dos sons pulmonares, há som bronquial deslocado. - O que são ruídos adventícios?

9 - Adventício é aquele que chega de fora, que é estranho ou intruso; estrangeiro, forasteiro, ádvena. - Portanto, ruídos adventícios são ruídos anormais. - Antes, todos esses ruídos adventícios eram chamados de estertor, ou seja, um roncar. Mas, hoje, esse nome já foi abolido. E cada som passou a ter um nome próprio, segundo a tabela abaixo: Característica ATS BTS Sibilo Sibilo de alta e baixa Sons contínuos Ronco tonalidade Crepitação de alta e baixa Sons descontínuos Crepitação tonalidade - ATS e BTS sociedades americana e britânica de cirurgia torácica. - Quando há crepitação, o que devemos dizer sobre ela? - Fase do ciclo - inspiratória/expiratória - proto/tele/holo - Mobilidade: com a tosse - fixa/variável - Tonalidade - baixa (grave)/alta (aguda) - Frequência - se ocorre com baixa ou alta frequência pelos ciclos - Topografia - O que dizer sobre os roncos e sibilos? - Fase do ciclo - Inspiratória/expiratória - Topografia

10 - Mobilidade - Frequência - Por que ocorre o sibilo? - Porque há um estreitamento da via aérea. - Por que o sibilo acontece predominantemente na expiração? - Porque, na expiração, há diminuição do raio das vias aéreas, favorecendo o estreitamento da via aérea e ocorrência do sibilo. - A audição de sibilos numa dada topografia reflete obstrução neste exato local? - Não. Um sibilo originado em um local pode ser auscultado em outra região do tórax. - Sibilos difuso ou localizado são diferentes. Se ele for localizado, pode ser o único sinal de obstrução mecânica de via aérea, como um tumor, por exemplo. - Sibilos que viajaram de um lado para o outro do tórax podem se apresentar com características estetoacústicas diferentes. - 99% dos sibilos são difusos, estando mais presentes em doenças obstrutivas (especialmente na asma). - Nem tudo que sibila é asma e nem toda asma tem sibilo. Quando o sibilo está ausente, não há como descartar a doença obstrutiva. - Por que acontece a crepitação? - Primeira razão (menos importante e menos frequente): secreção em via aérea. Nesse caso, as crepitações aparecem na inspiração e na expiração. São crepitações que variam de um ciclo para outro. Com a tosse e o escarro, as crepitações desaparecem. - Segunda razão: se o indivíduo tosse e a crepitação não some, não podemos dizer que ela ocorra por presença de secreção. Esse tipo de crepitação não acontece na expiração. É a tração radial exercida pelo parênquima pulmonar que mantém a via aérea aberta. Em alguns casos, quando se inspira, há abertura de vias aéreas que estavam fechadas, com produção de crepitações. Edema na parede brônquica, inflamação (como nas pneumonias), infiltração neoplásica, fibrose ou destruição de

11 fibra elástica (enfisema). Todas essas são condições que levam ao fechamento da via aérea e possibilitam crepitações. - Por que nas doenças pulmonares parenquimatosas difusas as crepitações são predominantemente audíveis nas regiões inferiores? - Chute: porque o lúmen das vias aéreas é menor na região mais inferior do pulmão (devido à coluna de líquido que o sangue exerce sobre essas estruturas e devido ao menor diâmetro dos alvéolos, com menor tração radial). - Acredita-se que, durante a expiração, quanto mais tardio for o surgimento da crepitação, mais distal será o local de constricção da via aérea. Portanto, crepitações tele-expiratórias se devem a constricções mais distais. - É o contexto clínico que gera especificidade para a crepitação. Achado Sensibilidade Especificidade LR+ Asbestose em expostos ,9 Aumento da pressão atrial ,4 (miocardiopatia) Pneumonia (febre e tosse) ,0 Protoinspiratórias DPOC grave ,8 - Podem ocorrer crepitações em pessoas normais? - Em pacientes muito acamados, ao se examinar, pode-se auscultar crepitação devido à redução do volume pulmonar. - Como explicar a crepitação expiratória não relacionada à secreção de via aérea? - São sons mais raros: - Estridor:

12 - Som restrito à inspiração - Contínuo - Som de obstrução alta (laríngea, por exemplo) - Mais audível sobre a região cervical - Atrito pleural: - predominantemente expiratório. - descontínuo. - assemelha-se a ranger de couro. - Squawk ou grasnido - contínuo - de final de inspiração encontrado em doenças restritivas. [Comentários aleatórios dos professores] Manifestações de vias aéreas: - tosse, expectoração, hemoptise e chieira. Manifestação pleural: - dor pleurítica. Manifestação funcional: - cianose e dispneia. Exame: professor considera inspeção e ausculta os mais importantes Síndrome da unha amarela: associada a linfedemas e bronquiectasias.

13 Hemoptise Prof. Tomas - Qualquer sangramento proveniente do trato respiratório inferior (vias aéreas inferiores). - Esse sangramento é acompanhado de tosse. - O sangue atua como estímulo mecânico e estimula a tosse. - Não importa o volume de sangue presente na expectoração. Pode tanto configurar-se como rajas de sangue no escarro quanto como sangramento maciço. - Escarro hemoptoico é o mesmo que hemoptise. - Sangramentos outros provenientes do nariz, da faringe, da laringe ou do trato digestivo também podem ocorrer e não configuram como hemoptise. - Em acessos de tosse, a laringe também pode sangrar, simulando hemoptise. - O sangramento do trato digestivo, geralmente, causa náuseas e vômitos, saindo por meio de hematêmese. Hemoptise Sangue vermelho vivo (arterial) Espumoso e com muco Melena rara Tosse Alcalino Borbulhagem no peito Presença de macrófagos e neutrófilos Antecedente de doença respiratória Raramente há anemia (porque o sangramento é intenso, mas não perdura) Possível asfixia (isso se dá devido ao reflexo de fechamento das cordas vocais) Hematêmese Escuro (borra de café) Restos alimentares Melena frequente Náuseas e vômitos Ácido Não há borbulhagem Presença de restos alimentares Antecedente de doença gástrica, hepática ou sinal de alcoolismo Anemia frequente (porque a perda de sangue é constante e permanente) Asfixia rara - Hoje em dia, a hemoptise por tuberculose é menos frequente pelo acesso ao tratamento medicamentoso. - Na tuberculose, dentro da cavidade formada, há vários vasos deformados (meio varicosos), que podem se romper e gerar sangramento.

14 - Na hemoptise, as artérias que sangram são as bronquiais (geralmente), que são ramos da aorta e carreiam sangue arterial. Nesse local, o paciente pode sentir uma espécie de borbulhamento. - Classificação da hemoptise através do volume de sangramento e raios X de tórax: - Hemoptise com RX normal: - Doenças brônquicas: bronquites aguda, crônica e bronquiectasias. - Câncer de pulmão - HAS, hipertensão pulmonar, TEP, estenose mitral - Causas raras: tumores benignos ou malignos de traqueia e brônquios, corpo estranho, TB endobrônquica e discrasias sanguíneas. - Hemoptise com RX alterado: - TB cavitária - Lesões residuais de TB: micetoma intracavitária (como por Aspergillus). - Abscesso pulmonar - Pneumonias - CA de pulmão - TEP - Bronquiectasias - Classificação: - Leve: < de 100mL/dia - Moderada: 100 a 600mL/dia - Maciça: mais de 600mL por dia ou 30mL por hora. - Contudo, não importa o grau de hemoptise: todos os casos devem ser investigados. - São dados importantes na anamnese: - Episódios prévios de infecção respiratória bronquiectasias.

15 - Pneumonias recorrentes também bronquiectasias. - Febre, sudorese e perda de peso TB (especialmente se a febre vem todas as tardes ou todas as noites). - Dispneia com dor pleurítica TEP - Fatores de risco para trombose venosa TEP - Tabagismo CA - Secreção purulenta e sangramento abscesso pulmonar - Doença cardiovascular estenose mitral e TEP - Além disso, deve-se questionar sobre uso de anticoagulante oral ou de drogas ilícitas, como cocaína e crack. - Hemoptise maciça oferece risco considerável de asfixia. Deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas por meio de aspiração e entubação do paciente. - Na hemoptise leve: procurar a etiologia e tratar. - Moderada: internar o indivíduo e investigar as causas. - Grave: se o paciente não estiver estável, deve-se entubar o paciente. Além disso, deve-se fazer a broncoscopia imediatamente para identificar o local de sangramento. Então, o broncoscópio é colocado em cima do local de sangramento, jogando soro gelado ou adrenalina para fazer vasoconstricção e estancar o sangramento. Se ele persistir, deve-se fazer a embolização ou a ressecção cirúrgica do local. - Perguntas que devem ser realizadas: - Quando percebeu que se iniciou esse sangramento? - Esse sangramento é com tosse ou vômito? - Quantas vezes já teve este sangramento? - Fuma? Quantos cigarros e desde quando? - Como começa a hemoptise: com náuseas, vômitos ou tosse? - Sangra fácil? Tem tendência a sangramentos? - Na família, há pessoas com sangramento ou TB?

16 - Já teve TB? - Tem dor nas pernas? Tem varizes? (TEP) Avaliação radiológica do tórax Prof. Alexandre Incidências do RX: - Póstero-anterior: os raios incidem da região posterior para anterior. - Ântero-posterior - Perfil (como se fosse látero-lateral): o coração deve ser colocado mais próximo do filme. Logo, os raios atravessam o corpo do paciente da direita para a esquerda (que está mais próxima da chapa). - Ápico-lordótica - Decúbito lateral (Laurell) - Oblíquas (desuso) - Os raios atravessam o corpo do paciente e formam imagens de estruturas anteriores e posteriores. Não dá para saber se foi PA ou AP. Por convenção, toda radiografia é feita PA, a não ser que não seja possível (como nos casos de pacientes acamados, por exemplo). - A radiografia em AP mostra as mesmas coisas que em PA, mas a área cardíaca se mostra ampliada, gerando a impressão de aumento cardíaco. - As mais comuns são PA e perfil. - Se há dúvida quanto a lesões no ápice do tórax, devido à presença das clavículas e a sombra que formam sobre o ápice pulmonar, há que se fazer Rx em incidência ápico-lordótica. Assim,

17 as clavículas saem da frente do ápice pulmonar. Pode ser utilizada, por exemplo, em casos de tuberculose e tumor de Pancoast (que afetam justamente essa área). Mas é um tipo de incidência que caiu em desuso. - Decúbito lateral (de Laurell) pode ser direito ou esquerdo, sendo que o lado suspeito fica próximo da chapa (paciente deita sobre o lado suspeito). Em casos de derrame pleural, por exemplo, quando um paciente faz um Rx em PA e, depois, em decúbito lateral, observa-se que o líquido se movimenta e forma um nível radiopaco na lateral do pulmão. - Como avaliar se a técnica radiológica foi bem realizada? Considera-se: - Simetria (ou seja, avaliar se o paciente não estava torno): observar se as clavículas estão simétricas. - Exposição (penetração): quantidade de radiação emitida. Ideal: - Somente 1/3 superior da coluna deve ser visível (vértebras, pedículos e processos espinhosos; o restante deve estar borrado pelo mediastino). - Espaços discais praticamente não identificados. - Inspiração: sempre que possível, o Rx deve ser realizado com o paciente em inspiração. Ideal: - 9 a 10 porções posteriores de costelas visíveis. - 6 a 7 porções anteriores. - Quando o paciente está expirado, há um falso aumento da área cardíaca (por elevação da ponta do coração) e aumento da radiopacidade pulmonar. - As porções anteriores das costelas são mais oblíquas. Já as posteriores, mais retilíneas. - O identificador do Rx sempre está no lado direito do paciente, independentemente da incidência. - Como avaliar o Rx? Sugestão: examinar de fora pra dentro. - Partes moles - Arcabouço ósseo - Seios costofrênicos e diafragma

18 - Campos pulmonares - Mediastino PARTES MOLES - Dá para avaliar o estado nutricional e pós-operatório; enfisema subcutâneo; calcificações e tumores. - Através da sombra mamária, é possível distinguir entre homens e mulheres, às vezes. ARCABOUÇO ÓSSEO - Costelas e coluna (mais comuns) - Sexo e idade - Fraturas - Tumores - As porções anteriores das costelas se articulam com as cartilagens costais, que não são visíveis no Rx. - Pode ser que acontece a calcificação das cartilagens costais. - Nas mulheres, a calcificação se dá na periferia (2 linhas). No homem, no centro. - Pectus excavatum (tórax de sapateiro) dá para ver pelo Rx. A distância entre o esterno e a coluna é reduzida. No Rx, o coração do paciente se apresenta aumentado devido à necessidade de ocupar outra região. SEIOS COSTOFRÊNICOS E ESPAÇO PLEURAL - Derrames pleurais - Pneumotórax - Tumores - Calcificações - A radiografia é feita em pé sempre que possível. Então, formam-se os seios costofrênicos, se são ângulos agudos. - Os líquidos tendem a opacificar os seios costofrênicos. Esse processo se inicia pelos seios costofrênicos posteriores. É mais fácil ser visualizado pelo Rx de perfil.

19 - São necessários 200 a 300mL de líquido para o derrame ser perceptível no Rx. - Se houver dúvida quanto à existência do derrame, fazer o Rx em decúbito lateral. Pneumotórax - Trauma, DPOC e asma são as maiores causas de pneumotórax. - Pode ser espontâneo também. - No pneumotórax, há uma região em que não há trama vascular do pulmão. - Em alguns casos, observa-se a presença da pleura visceral margeando as regiões do pneumotórax. DIAFRAGMA - Cúpula direita ao nível da porção anterior da 6º costela (meio a 1 espaço intercostal mais alto que o esquerdo). - A presença de gás sob o diafragma é sinal de ar livre no abdome: pneumoperitônio. - No perfil, existe uma cúpula diafragmática. Em alguns casos, o diafragma pode se apresentar retificado e rebaixado devido à hiperexpansão pulmonar, como no DPOC (principalmente se houver enfisema). Avaliação pulmonar - As fissuras pulmonares podem (podem!) ser visualizadas no Rx. Pode ser que ela esteja mais visível devido ao espessamento por uma infecção ou simplesmente por estar alinhada com os raios incidentes. - Uma lesão presente em região inferior do pulmão direito no Rx PA pode ser tanto do lobo médio quanto do inferior. - No pulmão esquerdo, em PA, os lobos superior e inferior vão do ápice até a base. - Na radiografia de perfil, deve-se avaliar: - Cúpula diafragmática

20 - Arco aórtico - Botão da artéria pulmonar - Traquéia e brônquios - Coração, coluna e esterno - Espaço retroesternal: só deve haver pulmão atrás de sua porção superior. Avaliação dos campos pulmonares (parênquimas) - Há dois padrões de doença pulmonar: - Intersticial: distribuição através do parênquima normal que está bem aerado. Nesse caso, o interstício está espessado. Ao Rx, há uma opacidade que ainda permite vermos além dela. Podem ser visualizadas as linhas de Kerley. Há também o padrão miliar das opacidades, como na tuberculose miliar. - Espaço aéreo: envolve alvéolos que se tornam cheios de líquido. Esse é o padrão alveolar. Pode ser lobar ou segmentar, com margens bem ou mal definidas. A opacidade é, de fato, branca, bem radiopaca. - As atelectasias também aumentam a densidade do parênquima. Considera-se que essas atelectasias possuam padrão alveolar. - Linhas de Kerley: podem ser A, B ou C. São sinal de líquido no interstício. Causas: ICC, por exemplo. As linhas A vão do centro até a periferia. As B são as mais comuns e correspondem àquelas que se apresentam na periferia do pulmão. As C são as mais difíceis de serem visualizadas, mas consistem em linhas presentes no centro do pulmão. Avaliação dos hilos - hilo direito é mais baixo que o esquerdo, mas é mais fácil de ser visualizado. Os dois têm a mesma densidade. - Aumento hilar: neoplasias de pulmão, hipertensão pulmonar e linfonodomegalia. Avaliação de área cardíaca

21 - O tamanho do coração no Rx deve ser avaliado pelo diâmetro do coração e do tórax. Aceitase que o coração de um paciente em ortostase e em inspiração pode ocupar até 50% do diâmetro torácico em adulto e até 60% em criança. - Borda direita do coração: AD e veia cava superior. - Borda esquerda do coração: VE, aurícula e hilo pulmonar esquerdo. - O mediastino, acima do arco aórtico, não ultrapassa os limites dos corpos vertebrais. - Em pacientes idosos e hipertensos, pode haver aorta dilatada e muito bem visível. - A linha da veia cava inferior pode aparecer atrás do coração. Se for menor que 0,5cm, há aumento cardíaco. - Aumento atrial esquerdo promove retificação do brônquio fonte esquerdo (sinal da bailarina), que passa a apontar mais pra cima. - Quando o átrio esquerdo aumenta muito, ele pode chegar à borda cardíaca direita, gerando um duplo contorno. Dor Pleurítica, Visceral e Parietal Prof. Marcelo - O pulmão em si não dói. Se há dor, deve-se a manifestação pleural da pleura parietal. Isso porque a pleura visceral e o parênquima pulmonar são desprovidos de inervação por fibras de dor. - Quais as estruturas que podem causar dor torácica? - Se a dor for parietal: - muscular - costal - neural - Dor pleural: - pleura parietal - Dor visceral:

22 - traqueia e brônquios (dor de localização imprecisa após a tosse) - estroma mediastinal - esôfago - coração/pericárdio - vascular (dor durante crises hipertensivas) QUESTÃO DE PROVA! - A dor pleural se caracteriza por: - superficial e bem localizada - ventilatório-dependente - ausência de hiperestesia (não há dor à palpação do tórax) - ausência de relação com movimentos do tronco - redução movimento no hemitórax afetado - Já a dor parietal é: - superficial e bem localizada - pouco ventilatório-dependente - presença de hiperestesia - relação importante com movimentos do tronco - repouso e postura antálgica (postura que se adota para alívio da dor) - A dor visceral é: - profunda e mal-definida - irradiação frequente até para fora do tórax - é estimulada pelo exercício funcional do órgão (como deglutição) - acompanhada por reações emocionais

23 - ser ventilatório-dependente praticamente não distingue a dor parietal da pleurítica. - A hiperestesia se dá durante o toque sobre a região da dor ao exame físico. Se há compressão e o paciente sente dor, a dor não é pleural, mas parietal. - Se a movimentação do tórax gera dor, a dor não é pleural também. Casos clínicos - 29 anos, feminina, lavradora. - Há 6 dias queixa-se de dor torácica súbita em região mamária esquerda, sem irradiação, algo intensa (limitava atividades habituais), tipo pontada, agravada com a palpação local e com a inspiração profunda, sem fatores de alívio. Nega outros sintomas respiratórios. Tabagismo 10 anos.maço, nega uso de anticoncepcional. Exame físico: apenas leve dor à palpação do local. - A hiperestesia fala a favor da dor parietal. - A dor à inspiração profunda, tipo pontada e bem localizada falam a favor de dor pleurítica anos, masculino, administrador. - Há 3 dias dor retroesternal, tipo queimação, piorada com tosse, que é frequente e acompanhada por escarro mucopurulento e febre baixa (até 38 C). Tabagismo 22 anos.maço. Exame físico revela discretas crepitações inspiratórias e expiratórias variáveis nas regiões infraescapulares. - o fato de piorar com a tosse não é uma característica que invalida a dor pleurítica, porque a tosse pode ser encarada como movimentação do tronco. - A dor pleurítica é mais localizada e mais em tipo pontada. Por isso, a história não fala a favor de dor pleurítica. - Esse quadro faz pensar em uma infecção de via aérea ou pulmonar.

24 [Parênteses: qual a diferença entre pneumonia e pneumonite?] - Pneumonia: inflamação do tecido pulmonar, qualquer que seja o motivo. Pneumonia assim dita (sem nenhum qualificador) subentende-se que seja infecciosa. Se houver uma causa/característica específica, ela recebe uma classificação. Ex: pneumonia atípica, pneumonia química, pneumonia viral. - Pneumonite: termo em desuso anos, masculino, bancário. - Há 3 dias dor torácica súbita infraescapular esquerda, sem irradiação, piorada à inspiração profunda, sem outros fatores de piora ou de melhora, acompanhada por hemoptise menor que 10mL em episódio único e leve dispneia (não interferia em atividades diárias). Nega tabagismo, mas fez cirurgia de joelho há 15 dias. Exame físico normal. - Se supusermos que haja ausência de dor à palpação local, podemos dizer que não há dor parietal. - Provavelmente, trata-se de dor pleurítica por acometimento da pleura parietal em virtude de tromboembolia pulmonar e infarto pulmonar anos, feminina - Há 15 dias dor interescápulo-vertebral esquerda, intensa, sem irradiação, piorada com movimento ventilatório e palpação local, bem como alguns movimentos do tronco. Refere dispneia e tosse associados. Carcinoma de mama há 5 anos (tratado com QT e RT). Exame físico revela sinais de ansiedade, hiperestesia local, expansibilidade reduzida à D, crepitações teleinspiratórias na topografia de lobo médio. RX: nódulo pulmonar 0,8cm, opacidades lineares no lobo médio. - Nódulos pulmonares não doem. - As características apresentadas falam a favor de dor parietal. - Verificar o que é pneumonia actínica (resp: pneumonia causada por ratdioterapia em tórax)

25 PNEUMOTÓRAX - Inspeção: Desvio da traqueia para a esquerda, sinais de dispneia (tiragem, uso da musculatura acessória, fala entrecortada), taquipneia, abaulamento do hemitórax direito. - Palpação: expansibilidade assimétrica diminuída no hemitórax direito, frêmito toracovocal diminuído ou abolido à direita, desvio da traqueia para a esquerda. - Percussão: som timpânico (mais importante) em hemitórax direito, incursão diafragmática diminuída. - Ausculta: Ausência de sons respiratórios no hemitórax direito (som vesicular ausente). HIPERINSUFLAÇÃO - Inspeção: aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax (tórax em barril), redução na expansibilidade torácica bilateralmente, presença ou não de sinais de dispneia (tiragem, uso de musculatura acessória, batimento da asa do nariz, expiração com o lábio cerrado), tempo de expiração prolongado. - Palpação: frêmito toracovocal diminuído bilateralmente, expansibilidade torácica simétrica e diminuída bilateralmente. Contudo, por serem simétricos, não são valorizados. - Percussão: som claro pulmonar com hipersonoridade bilateralmente. - Ausculta: MVF diminuído bilateralmente, com tempo de expiração prolongado. Possibilidade de roncos, sibilos e crepitações inspiratórias bilaterais em regiões inferiores. DERRAME PLEURAL - Inspeção: abaulamento de hemitórax acometido, diminuição da expansibilidade, abaulamento dos espaços intercostais (sinal de Lemos Torres), sinais de dispneia, taquipneia. Mas, provavelmente, não será observado nada. - Palpação: frêmito toracovocal abolido ou diminuído em região inferior do hemitórax acometido com o paciente em posição ortostática, expansibilidade torácica assimétrica e diminuída no hemitórax acometido, desvio da traqueia contralateralmente. - Percussão: submacicez ou macicez na região inferior do hemitórax acometido. - Ausculta: MV abolidos na região inferior do hemitórax acometido.

26 [Na atelectasia, o desvio da traqueia se dá para o mesmo lado do acometimento, além de poder haver retração do tórax] PAQUIPLEURIZ Sequela do derrame pleural, com conteúdo fibroso no espaço intersticial; possui os mesmos achados semiológicos que o derrame pleural. CAVITAÇÃO Pode ser uma sequela em virtude de infecção necrosante ou tumor; por vezes, as cavidades possuem colônias fúngicas no seu interior que levam a hemoptise. - Mais importante: som bronquial deslocado. Na percussão, será hipersonoro ou timpânico. CONSOLIDAÇÃO - Inspeção: nada. - Palpação: frêmito toracovocal aumentado na região acometida, expansibilidade diminuída no hemitórax acometido. - Percussão: macicez ou submacicez na região acometida. - Ausculta: diminuição do som ou som bronquial deslocado para a região acometida. Possibilidade de crepitação. ATELECTASIA - Frêmito diminuído, traqueia desviada e ausência de som.

RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA)

RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA) RADIOLOGIA PULMONAR RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA) É A MAIS UTILIZADA NA RADIOGRAFIA SIMPLES DO TÓRAX. É NECESSÁRIA UMA DISTÂNCIA MÍNIMA PARA A SUA REALIZAÇÃO, DA ORDEM DE 1,50

Leia mais

Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I

Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 10 Semiologia Respiratória Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 6 UNIG, 2009.1 Relembrando as Linhas Anatômicas Tórax Anterior

Leia mais

Fisiologia Respiratória

Fisiologia Respiratória Fisiologia Respiratória Via Aérea Alta Faringe Orofaringe Nasofaringe Laringofaringe Via aérea Baixa Traquéia Brônquios Bronquíolos Alvéolos pulmonares Via Aérea Baixa A traquéia se bifurca dando origem

Leia mais

Radiograma de tórax t Interpretação

Radiograma de tórax t Interpretação Radiograma de tórax t normal Interpretação Prof. Giulliano Gardenghi, Ph.D Método diagnóstico por imagem mais utilizado Baixo custo e disponibilidade quase universal Aliado aos dados clínicos é suficiente,

Leia mais

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Partes moles Devemos analisar as partes moles em toda

Leia mais

TÓRAX. Prof.: Gustavo Martins Pires

TÓRAX. Prof.: Gustavo Martins Pires TÓRAX Prof.: Gustavo Martins Pires INTRODUÇÃO O tórax é a porção mais superior do tronco e abriga órgãos fundamentais para a respiração, os pulmões, e para a circulação, o coração. Além disto, é atravessado

Leia mais

Sistema respiratório. Funções. Anatomia do sistema respiratório. Brônquios, bronquíolos e alvéolos. Promover troca de gases circulantes: Vocalização

Sistema respiratório. Funções. Anatomia do sistema respiratório. Brônquios, bronquíolos e alvéolos. Promover troca de gases circulantes: Vocalização Funções Sistema respiratório Promover troca de gases circulantes: suprir oxigênio e remover o dióxido de carbono Vocalização Anatomia do sistema respiratório Nariz Faringe Laringe Traquéia Brônquios Pulmões

Leia mais

Sistema respiratório II. Profa. Mirelle Saes

Sistema respiratório II. Profa. Mirelle Saes Sistema respiratório II Profa. Mirelle Saes TRAQUÉIA Tubo largo continuação da extremidade inferior da laringe. - Desce na frente do esôfago e entra no mediastino superior, um pouco á direita da linha

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Karin

Sistema Respiratório. Profª Karin Sistema Respiratório Profª Karin Respiração: Ventilação Pulmonar Troca gasosa: absorção de O2 e eliminação do CO2. Transporte de O2 e CO2. Anatomia: Caixa torácica Sistema Respiratório Trajeto do Ar:

Leia mais

Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 1

Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 1 CASOS 8 Relatos de casos do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago Caso Número 4/2018: Uma sessão interativa de casos em radiologia torácica Parte 1 Gustavo Lemos Pelandré 1, Luiz Felipe

Leia mais

PNEUMOLOGIA. Introdução ao estudo Radiológico do Tórax. PEC III. Acad. Franchesca Luz

PNEUMOLOGIA. Introdução ao estudo Radiológico do Tórax. PEC III. Acad. Franchesca Luz PNEUMOLOGIA Introdução ao estudo Radiológico do Tórax. PEC III Acad. Franchesca Luz COMO ESTUDAR O TÓRAX Uma olhada em uma radiografia de tórax, frequentemente é suficiente para ver uma anormalidade muito

Leia mais

Exame físico do aparelho respiratório. Prof: Bruna M. Malagoli Rocha Disciplina: Semio II

Exame físico do aparelho respiratório. Prof: Bruna M. Malagoli Rocha Disciplina: Semio II Exame físico do aparelho respiratório Prof: Bruna M. Malagoli Rocha Disciplina: Semio II Propósitos do exame físico Obter dados basais sobre o estado de saúde do paciente Complementar e confirmar dados

Leia mais

SEMIOLOGIA DO TÓRAX. Dr. Ivan Paredes

SEMIOLOGIA DO TÓRAX. Dr. Ivan Paredes SEMIOLOGIA DO TÓRAX Dr. Ivan Paredes INSPEÇÃO Inspeção Inspeção Inspeção Inspeção Inspeção Inspeção Inspeção Dispnéia Apnêustica Cheyne-Stokes Kusmaul Inspeção Dispnéia Apnêustica Cheyne-Stokes Kusmaul

Leia mais

EXERCÍCIOS REFERENTES AOS TEXTOS DIDÁTICOS (ESTUDO DIRIGIDO) ED1 = ASPECTOS TÉCNICOS E ROTEIRO DE ANÁLISE DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX

EXERCÍCIOS REFERENTES AOS TEXTOS DIDÁTICOS (ESTUDO DIRIGIDO) ED1 = ASPECTOS TÉCNICOS E ROTEIRO DE ANÁLISE DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX EXERCÍCIOS REFERENTES AOS TEXTOS DIDÁTICOS (ESTUDO DIRIGIDO) RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS ESTUDO DIRIGIDO ED1 = ASPECTOS TÉCNICOS E ROTEIRO DE ANÁLISE DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX 1. Em relação às incidências do

Leia mais

Atlas de Imagens do Tórax

Atlas de Imagens do Tórax Patricia Kritek John J. Reilly, Jr. Este atlas de imagens do tórax é uma coleção de interessantes radiografias e tomografias computadorizadas do tórax. As leituras dos filmes têm como objetivo ser ilustrativas

Leia mais

TRAUMA DE TÓRAX. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMA DE TÓRAX. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE TÓRAX Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE TÓRAX Responsáveis por 1 em cada quatro mortes de trauma. Ferimentos penetrantes de 15 a 30% requerem cirurgia. A maioria necessitam apenas de procedimentos

Leia mais

Sumário. Hipertransparência Radiológica. Embolia pulmonar. De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar

Sumário. Hipertransparência Radiológica. Embolia pulmonar. De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar 4ª Aula Prática Sumário Hipertransparência Radiológica De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar Generalizada: enfisema Localizada: bolhas, bronquiectasias, cavitação Embolia pulmonar Sumário O mediastino

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR Fisiologia do Sistema Respiratório A respiração pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou como um conjunto de reações químicas

Leia mais

25/11/2009. Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação 0.20 Bulldog até 0.14

25/11/2009. Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação 0.20 Bulldog até 0.14 Proj. lateral Extende-se da Laringe a Carina Os anéis traqueais podem se calcificar Vias áereas superiores Cavidade pleural Mediastino Miscelânea Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação

Leia mais

02/06/2010. Derrame Pleural. Sarcoidose

02/06/2010. Derrame Pleural. Sarcoidose Doenças Restritivas São aquelas nas quais a expansão do pulmão é restringida por causa de alterações no parênquima pulmonar ou por causa de doenças da pleura, da parede torácica ou do aparelho neuromuscular

Leia mais

D.P.O.C. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

D.P.O.C. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica D.P.O.C. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Prof. João Luiz V Ribeiro Introdução Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar Coexistência Mesma síndrome funcional Hábito do tabagismo como principal fator etiopatogênico

Leia mais

Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise

Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Introdução

Leia mais

Biofísica da Respiração

Biofísica da Respiração Biofísica da Respiração Estrutura e função do aparelho respiratório Mecânica da respiração Trocas gasosas Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Funções do aparelho respiratório Respiração:

Leia mais

SEMIOLOGIA DO TORAX E APARELHO RESPIRATÓRIO PROFESSOR: ROGÉRIO ULTRA

SEMIOLOGIA DO TORAX E APARELHO RESPIRATÓRIO PROFESSOR: ROGÉRIO ULTRA SEMIOLOGIA DO TORAX E APARELHO RESPIRATÓRIO PROFESSOR: ROGÉRIO ULTRA Pontos de referência anatômica Ângulo de Louis localiza-se na junção do manúbrio com o corpo do esterno, identifica o 2º. Espaço intercostal

Leia mais

Traumatismo do Tórax. Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro

Traumatismo do Tórax. Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro Traumatismo do Tórax Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro Traumatismo do Tórax Penetrante Não Penetrante (Fechado) Causas Iatrogênicas Costelas São freqüentes as fraturas de costelas, simples ou múltiplas.

Leia mais

RADIOGRAFIA DE TÓRAX EM SÍNTESE

RADIOGRAFIA DE TÓRAX EM SÍNTESE RADIOGRAFIA DE TÓRAX EM SÍNTESE Ana Coutinho Santos Serviço de Radiologia - Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E. 26.outubro.2015 RADIOGRAFIA DE TÓRAX EM SÍNTESE SUMÁRIO Formação da imagem radiográfica

Leia mais

5 de Outubro de Professor Ewerton. Introdução à Radiologia do Tórax

5 de Outubro de Professor Ewerton. Introdução à Radiologia do Tórax 5 de Outubro de 2007. Professor Ewerton. Introdução à do Tórax Métodos de investigação radiológica Radiografias. TC. RM. Medicina Nuclear. US. Angiografias. Os dois primeiros são os mais utilizados. Radiografia

Leia mais

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS ESTOU DE OLHO EM VOCÊS SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e ambiente - As funções do sistema respiratório são: prover o oxigênio necessário

Leia mais

Imagem da Semana: Tomografia de tórax

Imagem da Semana: Tomografia de tórax Imagem da Semana: Tomografia de tórax Figura: Radiografia de tórax em incidência póstero-anterior. Enunciado Paciente masculino, 29 anos, previamente hígido, apresentou dor súbita e intensa em região retroesternal,

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO Sistema Respirató Divisão: 1. Porção condutora: Nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios 2. Porção respiratória ria propriamente dita: Pulmões Sistema Respirató Traquéia Do

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Respiratório

Envelhecimento do Sistema Respiratório Envelhecimento do Sistema Respiratório Introdução Alterações decorrentes do envelhecimento afetam desde os mecanismos de controle até as estruturas pulmonares e extrapulmonares que interferem no processo

Leia mais

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta Trauma torácico Dr. Salomón Soriano Ordinola Rojas Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing

Leia mais

Itens para serem observados

Itens para serem observados AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Itens para serem observados durante a avaliação Tempo: não deve ser rápida e nem demorada Objetiva Não finaliza no primeiro contato com o paciente ANAMNESE

Leia mais

Sumário. Redução da Transparência Radiológica

Sumário. Redução da Transparência Radiológica 2ª Aula Prática Sumário Constituição do retículo pulmonar Diafragma Mediastino Alterações Hilares Radiografia de perfil do tórax Anatomia Seccional Redução da Transparência Radiológica Generalizada Localizada

Leia mais

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) Angélica Ferreira do Amaral Anna Gessyka Bernardo Monteiro Iraneide Araújo Silva Irismar Barros Maria Lúcia Lopes de Lima Tiago dos Santos Nascimento 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Anatomia radiológica do tórax

Anatomia radiológica do tórax WWW.cedav.com.br Área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do tórax Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Ass. Radiologia FEPAR Prof. Ass. Anatomia FEPAR Diretor Centro do Diagnostico

Leia mais

heldernovaisbastos.pt pneumologia AUSCULTAÇÃO PULMONAR Treino de gestos clínicos

heldernovaisbastos.pt pneumologia AUSCULTAÇÃO PULMONAR Treino de gestos clínicos heldernovaisbastos.pt pneumologia AUSCULTAÇÃO PULMONAR Treino de gestos clínicos I. Antes de começar a) Conhece topografia torácica O conhecimento da topografia torácica pode fornecer informações adicionais,

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof.ª Daniele Duó Fisiologia do Sistema Respiratório Pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou conjunto de reações químicas

Leia mais

Sumário. Opacidades em toalha. Por redução do componente aéreo: Colapso Patologia pleural (derrame)

Sumário. Opacidades em toalha. Por redução do componente aéreo: Colapso Patologia pleural (derrame) 3ª Aula Prática Sumário Opacidade Nodular Única / Nódulo Pulmonar Solitário Opacidades em toalha Por redução do componente aéreo: Colapso Patologia pleural (derrame) Nódulo Pulmonar Solitário Opacidade

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia

Imagem da Semana: Radiografia Imagem da Semana: Radiografia Imagem 01. Radiografia de tórax em AP Paciente do sexo masculino, 63 anos, portador de carcinoma espinocelular na base da língua ocluindo parcialmente as vias aéreas é internado

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - Doenças respiratórias crônicas (DRC) são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como

Leia mais

DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior

DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior DEFINIÇÃO Dispnéia é definida como uma percepção anormalmente desconfortável da respiração Não consigo puxar ar suficiente, O ar não vai até lá embaixo, Estou sufocando,

Leia mais

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO Olá, ogrinhos e ogrinhas! S06 GCM 18.1 Caso Clínico J.N.X, 51 anos, sexo feminino, arquiteta, tabagista há 20 anos e frequentadora do AA (Alcoólatras Anônimos), vem apresentando

Leia mais

- Slides das apresentações fornecidos pelos colegas. - Almeida, AB. et al, Pneumologia Clínica, 1ª edição, 2005, Printer Portuguesa

- Slides das apresentações fornecidos pelos colegas. - Almeida, AB. et al, Pneumologia Clínica, 1ª edição, 2005, Printer Portuguesa Anotadas do 4º Ano 2007/08 Data: 17 de Dezembro 2007 Disciplina: Pneumologia Tema da Aula: Formação Clínica Complementar - Estudos do Sono - Telerradiografia do Tórax Normal - Urgências em Pneumologia

Leia mais

Trauma de TóraxT. Trauma de tórax. Trauma de tórax. Anatomia. Classificação Traumas estáveis Representam 60 a 70% dos casos que adentram os hospitais

Trauma de TóraxT. Trauma de tórax. Trauma de tórax. Anatomia. Classificação Traumas estáveis Representam 60 a 70% dos casos que adentram os hospitais Trauma de tórax VII Encontro de Enfermagem em Emergência São José do Rio Preto Trauma de TóraxT Lesões torácicas estão entre as 04 principais causas de morte nos traumatizados Nos EUA estima-se que ocorram

Leia mais

É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO

É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório contem os tubos que transportam o ar do meio externo aos

Leia mais

DOENÇAS PULMONARES PULMONARE OBSTRUTIVAS ASMA

DOENÇAS PULMONARES PULMONARE OBSTRUTIVAS ASMA DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS ASMA DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS Extremamente comuns. Caracterizadas por resistência aumentada ao fluxo de ar nas vias aéreas. DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS ASMA ENFISEMA

Leia mais

Prof.Dr. José Roberto Kfoury Jr. Setor de Anatomia VCI FMVZ-USP

Prof.Dr. José Roberto Kfoury Jr. Setor de Anatomia VCI FMVZ-USP * Prof.Dr. José Roberto Kfoury Jr. Setor de Anatomia VCI FMVZ-USP * Sistema *Porção Condutora: *sistema de tubos ramificados *calibre decresce à medida que surgem as ramificações. *nariz, faringe (nasofaringe),

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório é composto pelos tratos respiratórios: Superiores: cavidade nasal, faringe, laringe. Inferiores: traqueia,

Leia mais

Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica

Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica Rafael Carvalho Silva Subcoordenador de Ensino e Pesquisa LCR/UERJ MSc Engenharia Nuclear Aplicada COPPE/UFRJ Área Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico

Leia mais

Doenças Pleurais. Doenças pleurais. Pleuras - Anatomia. Pleuras - Fisiologia. Derrame pleural. Empiema. Pneumotórax. Hemotórax.

Doenças Pleurais. Doenças pleurais. Pleuras - Anatomia. Pleuras - Fisiologia. Derrame pleural. Empiema. Pneumotórax. Hemotórax. Doenças pleurais Doenças Pleurais Derrame pleural Empiema Pneumotórax Hemotórax Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle Quilotórax Pleuras - Anatomia Pleura visceral recobre a superfície externa do pulmões Pleura

Leia mais

Viviane Rohrig Rabassa Prof a. Adjunta de Semiologia Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária

Viviane Rohrig Rabassa Prof a. Adjunta de Semiologia Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Vv V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V v Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Departamento de Clínicas Veterinária Viviane Rohrig Rabassa Prof a. Adjunta de Semiologia Núcleo

Leia mais

Fisiologia do Trato Respiratório

Fisiologia do Trato Respiratório Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Ciências Biológicas DECBI Fisiologia II (CBI-198) Fisiologia do Trato Respiratório Profª: Franciny Paiva

Leia mais

Módulo de Pneumologia e Cirurgia Torácica EXAME FÍSICO DE TÓRAX

Módulo de Pneumologia e Cirurgia Torácica EXAME FÍSICO DE TÓRAX Universidade Federal do Ceará Faculdade Medicina Departamento de Medicina Clínica Módulo de Pneumologia e Cirurgia Torácica Profª Valeria Goes Ferreira Pinheiro Profª Elcineide de Castro Soares Roteiro

Leia mais

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC Desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo ( parte não reversível) É progressiva Associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Respiratório Composto de estruturas, cuja funções: Garantir a troca gasosa Filtrar e aquecer o ar inspirado Controlar ph sanguíneo Emitir sons Captação

Leia mais

AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP

AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP RESPIRAÇÃO História Clinica Identificação do paciente Anamnese

Leia mais

EXAME FÍSICO - SISTEMA RESPIRATÓRIO. A localização de um achado depende da numeração precisa das costelas

EXAME FÍSICO - SISTEMA RESPIRATÓRIO. A localização de um achado depende da numeração precisa das costelas EXAME FÍSICO - SISTEMA RESPIRATÓRIO A localização de um achado depende da numeração precisa das costelas Ângulo External 2ª Costela 7ª Costela Articula com o Esterno 8ª, 9 e 10ª - Articulam com Cartilagens

Leia mais

EXAME FÍSICO. Exame Físico. Parte 3. Profª. PolyAparecida

EXAME FÍSICO. Exame Físico. Parte 3. Profª. PolyAparecida EXAME FÍSICO Exame Físico Parte 3 Profª. PolyAparecida Sistema Neurológico Integração entre o sistema neurológico e todos os outros sistemas corpóreos; Devemser avaliado: Estado mental e emocional Nível

Leia mais

Com elevada freqüência coexistem no mesmo paciente, com predomínio de uma ou de outra.

Com elevada freqüência coexistem no mesmo paciente, com predomínio de uma ou de outra. DPOC DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Mecanismo de obstrução das vias aéreas Mecanismo de obstrução das vias aéreas DPOC Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar C l d f üê i i i Com elevada freqüência

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Basicamente a respiração é a absorção pelo organismo de oxigênio e a eliminação do gás carbônico resultante do

Leia mais

4 PADRÕES BÁSICOS EM RADIOLOGIA TORÁCICA E SEMIOLOGIA RADIOLÓGICA

4 PADRÕES BÁSICOS EM RADIOLOGIA TORÁCICA E SEMIOLOGIA RADIOLÓGICA 1 INCIDÊNCIAS RADIOGRÁFICAS 2 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE RADIOGRÁFICA 3 ANÁLISE DA RADIOGRADIA DO TÓRAX 4 PADRÕES BÁSICOS EM RADIOLOGIA TORÁCICA E SEMIOLOGIA RADIOLÓGICA 5 CASOS CLÍNICOS 1- INCIDÊNCIAS RADIOGRÁFICAS

Leia mais

4 PADRÕES BÁSICOS EM RADIOLOGIA TORÁCICA E SEMIOLOGIA RADIOLÓGICA

4 PADRÕES BÁSICOS EM RADIOLOGIA TORÁCICA E SEMIOLOGIA RADIOLÓGICA 1 INCIDÊNCIAS RADIOGRÁFICAS 2 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE RADIOGRÁFICA 3 ANÁLISE DA RADIOGRADIA DO TÓRAX 4 PADRÕES BÁSICOS EM RADIOLOGIA TORÁCICA E SEMIOLOGIA RADIOLÓGICA 5 CASOS CLÍNICOS 1- INCIDÊNCIAS RADIOGRÁFICAS

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Dr. Thiago Cabral

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Dr. Thiago Cabral SISTEMA RESPIRATÓRIO Respiração É o processo pelo qual o organismo absorve oxigênio e elimina gás carbônico. Órgão respiratório Pulmão Elemento intermediário Sangue Divisão do Sistema Respiratório Porção

Leia mais

É a resultante final de várias doenças caracterizadas por inflamação persistente que leva à dilatação irreversível de um

É a resultante final de várias doenças caracterizadas por inflamação persistente que leva à dilatação irreversível de um BRONQUIECTASIA DEFINIÇÃO É a resultante final de várias doenças caracterizadas por inflamação persistente que leva à dilatação irreversível de um ou mais brônquios. A condição geralmente se associa à

Leia mais

Relação Ventilação/Perfusão e Função Respiratória

Relação Ventilação/Perfusão e Função Respiratória A diferença entre ventilação e respiração Normalmente, quando dizemos que um indivíduo está respirando, estamos querendo dizer, na verdade, que está ocorrendo o processo de ventilação. Isto porque, o termo

Leia mais

Semiologia respiratória

Semiologia respiratória Semiologia respiratória Semiologia respiratória Ricardo Noal Queixas relacionadas as vias aéreas inferiores 15% de todas as consultas ambulatoriais de adultos Associadas a importantes morbidades Instrumento

Leia mais

Aula prática nº8. O coração. 1. Anatomia radiográfica do coração (frente e perfil do tórax) 10 A e B

Aula prática nº8. O coração. 1. Anatomia radiográfica do coração (frente e perfil do tórax) 10 A e B Aula prática nº8 O mediastino configuração mediastínica normal com projecção desenhada das estruturas vasculares (fig. 9 A) divisão do mediastino no radiograma de perfil (9 B) principais arcos que formam

Leia mais

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema respiratório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório

Leia mais

Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides

Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides Imagem 1 Projeções Ventro-dorsal e Látero-lateral de cavidade abdominal. Nas imagens radiográficas foi possível observar

Leia mais

Malformações Congênitas Pulmonares. Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica

Malformações Congênitas Pulmonares. Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica Malformações Congênitas Pulmonares Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica MF congênitas do trato respiratório Existem muitas condições que podem deixar alterada a anatomia desde a fossa

Leia mais

Raio X Simples do Tórax

Raio X Simples do Tórax Raio X Simples do Tórax Imagens de hipertransparência Prof Denise Duprat Neves Prof Ricardo Marques Dias 2 Como classificar Hipertransparência Anulares Em forma de anel com halo hipotransparente Cavidade,

Leia mais

Exame Cardiovascular Limites da Região Precordial

Exame Cardiovascular Limites da Região Precordial Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 11 Semiologia Cardiovascular Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 5 UNIG, 2009.1 Limites da Região Precordial 2 Espaço Intercostal

Leia mais

PROTOCOLOS INICIAIS DE RAIOS-X

PROTOCOLOS INICIAIS DE RAIOS-X 1 de 8 PROTOCOLOS INICIAIS DE RAIOS-X 1) RADIOGRAFIA DE TÓRAX PA 1.1 Apneia inspiratória profunda: visualização de 6 espaços intercostais anteriores ou 10 posteriores, acima do diafragma; 1. Posicionamento

Leia mais

DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS

DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS A DPOC se caracteriza por alterações progressivas da função pulmonar, resultando em obstrução ao fluxo aéreo. É constituída pelo enfisema, bronquite e asma. ENFISEMA É uma doença

Leia mais

36º Imagem da Semana: Radiografia de tórax

36º Imagem da Semana: Radiografia de tórax 36º Imagem da Semana: Radiografia de tórax Radiografia de tórax, incidência anteroposterior Radiografia de tórax, perfil esquerdo Enunciado Criança de 8 anos, masculino, previamente hígida, foi levada

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Sérvulo Luiz Borges UFJF

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Sérvulo Luiz Borges UFJF SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof. Sérvulo Luiz Borges UFJF ESPLANCNOLOGIA Parte da anatomia que estuda as vísceras SISTEMA RESPIRATÓRIO Conjunto de órgãos que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões,

Leia mais

O sistema respiratório

O sistema respiratório T5 Texto de apoio ao professor Sistema respiratório O sistema respiratório Movimentos respiratórios Nesta aula será introduzido o sistema respiratório, focando a sua importância, e as características e

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG DEPARTAMENTO DE IMAGEM E ANATOMIA DISCIPLINA RADIOLOGIA I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG DEPARTAMENTO DE IMAGEM E ANATOMIA DISCIPLINA RADIOLOGIA I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I. ETAPA I : FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG DEPARTAMENTO DE IMAGEM E ANATOMIA DISCIPLINA RADIOLOGIA I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A. TECNOLOGIA DOS MÉTODOS DE IMAGENS 1. Princípios físicos dos métodos de imagem

Leia mais

Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino. Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges

Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino. Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Aberturas da Parede Torácica Movimentos da Parede Torácica Movimentos: Alça de Balde Cabo de Bomba

Leia mais

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata 1- Na porção respiratória, até qual região é encontrado músculo liso? té os alvéolos b. Até os bronquíolos respiratórios c. Até os bronquíolos terminais d. Até os ductos alveolares 2- Qual é o tipo de

Leia mais

Sistema cardiorrespiratório

Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Sistema cardiorrespiratório O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório é constituído por: Vias respiratórias

Leia mais

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS. Leonardo Oliveira Moura

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS. Leonardo Oliveira Moura TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS Leonardo Oliveira Moura Dissecção da Aorta Emergência aórtica mais comum Pode ser aguda ou crônica, quando os sintomas duram mais que 2 semanas Cerca de 75%

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO Funções Troca de gases com o ar atmosférico; Manutenção da concentração de oxigênio; Eliminação da concentração de dióxido de carbônico; Regulação da ventilação.

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REVISÃO Fisioterapia FMRPUSP Paulo Evora Revisão Anatômica O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões. A pleura visceral cobre a superfície

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO Função primária do sistema respiratório Atender às necessidades metabólicas de O 2 e CO 2 Sistema respiratório

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA TORÁCICA

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA TORÁCICA 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA TORÁCICA Questão nº: 21 Em um paciente que tem estenose traqueal relacionada a intubação traqueal, e que apesar de traqueostomizado prossegue com sintomas obstrutivos

Leia mais

Semiologia das alterações parenquimatosas

Semiologia das alterações parenquimatosas Semiologia das alterações parenquimatosas Classificação das opacidades pulmonares O sinal de silhueta Alterações do espaço aéreo A consolidação pulmonar Redução do componente aéreo O colapso pulmonar Aumento

Leia mais

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio.

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. INTRODUÇÃO A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. - conjunto de reações químicas do metabolismo energético (respiração celular). RESPIRAÇÃO CELULAR

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 2 1 P N E U M O L O G I A PORTO, Celmo Celeno. Semiologia

Leia mais

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: AVALIAÇÃO DOS SONS ADVENTÍCIOS E FATORES ASSOCIADOS ESTUDO DE CASO

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: AVALIAÇÃO DOS SONS ADVENTÍCIOS E FATORES ASSOCIADOS ESTUDO DE CASO DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: AVALIAÇÃO DOS SONS ADVENTÍCIOS E FATORES ASSOCIADOS ESTUDO DE CASO Julianny Nunes S. Xavier 1 Rosângela Targino Pereira 2 Iara Santos de Souza 3 Francisco Assis Duarte

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR.

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. Esta aula foi retirada do Cap. 12 do livro: Fisiologia do Exercício Energia, Nutrição e Desempenho 5ª edição William D. McArdle Frank I. Katch Victor L. Katch

Leia mais

APARELHO RESPIRATÓRIO

APARELHO RESPIRATÓRIO UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL Curso de Medicina Veterinária Disciplina de Anatomia Veterinária I APARELHO RESPIRATÓRIO Médico Veterinário

Leia mais

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores Fisiologia Respiratória Organização do sistema respiratório O SISTEMA RESPIRATÓRIO FUNÇÃO BÁSICA: TROCAS GASOSAS Suprir o organismo com O 2 e dele remover CO 2 Outras funções: Manutenção do ph plasmático

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 7 S I N T O M A S R E S P I R A T Ó R I O S PORTO, Celmo Celeno.

Leia mais

[251] 114. AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE RADIOGRAFIAS DO TÓRAX

[251] 114. AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE RADIOGRAFIAS DO TÓRAX [251] 114. AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE RADIOGRAFIAS DO TÓRAX a. CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS Exposição A aquisição adequada da radiografia de tórax é mais difícil que a de outras partes do corpo devido ao contraste

Leia mais

PREPARATÓRIO RECIFE 2016

PREPARATÓRIO RECIFE 2016 PREPARATÓRIO RECIFE 2016 SAÚDE DO ADULTO I PROFª FÁTIMA BARBOSA PATOLOGIAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO ANATOMIA E FISIOLOGIA Respiração É a troca de gases entre o organismo vivo e o seu meio ambiente. O O

Leia mais

09/07/ Tromboembolismo Pulmonar Agudo. - Tromboembolismo Pulmonar Crônico. - Hipertensão Arterial Pulmonar

09/07/ Tromboembolismo Pulmonar Agudo. - Tromboembolismo Pulmonar Crônico. - Hipertensão Arterial Pulmonar - Tromboembolismo Pulmonar Agudo - Tromboembolismo Pulmonar Crônico - Hipertensão Arterial Pulmonar A escolha dos métodos diagnósticos dependem: Probabilidade clínica para o TEP/HAP Disponibilidade dos

Leia mais