Professora Maria Carolina Ravazzani

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Maria Carolina Ravazzani"

Transcrição

1 Professora Maria Carolina Ravazzani

2 O Art Nouveau (modern style / arte nova), foi um estilo artístico decorativo criado na Inglaterra (depois difundido por toda a Europa) no período compreendido entre 1890 e a 1ª Grande Guerra, que teve inspiração nas obras de Toulouse- Lautrec e nas gravuras japonesas.

3 O Estilo valoriza a decoração interna e externa das construções e dos objetos (unindo arquitetura, artes decorativas, escultura e artes plásticas) com desenhos inspirados em flores e folhas criando formas sinuosas, serpentinadas e assimétricas.

4 Sendo primeiramente uma arte ornamental, o Art Nouveau não tinha ligações fortes com a pintura e a escultura, teve suas manifestações fundamentalmente nas artes aplicadas, na criação de mobiliário, nas artes gráficas e na ilustração. Após a irrupção da 1ª Guerra Mundial o estilo praticamente desapareceu.

5 Observe alguns exemplos da aplicação dos conceitos da Art Nouveau: Prédio do Paço Municipal, Praça Generoso Marques, Curitiba.

6

7

8

9 Porte Art Nouveau

10

11

12

13 Estampas Art Nouveau com influência japonesa

14 Vitral característico Art Nouveau, de George de Feure.

15 Broche de René Lalique no estilo Art Nouveau

16 Alguns artistas vão se destacar neste movimento: Alphonse Mucha: Foi um importante pintor e projetista tchecoslovaco. Trabalhou em Paris e nos Estados Unidos. Ficou conhecido por seus pôsteres altamente Art Nouveau, com belas mulheres. Desenhou para a atriz Sarah Bernardt jóias e figurinos.

17 Cartaz para Sarah Bernhardt (1894), Alphonse Mucha

18 Alphonse Mucha, 1896.

19 Gustav Klimt Importante pintor austríaco pertencente ao movimento denominado Secessão (outro nome para Art Nouveau). O artista brincava com as formas decorativas e planas, e em alguns momentos usou a técnica de mosaico para construir painéis.

20 Gustav Klimt, A Medicina, 1900/07

21

22 O estilo Art Nouveau, a industrialização, o crescimento das grandes cidades e as mudanças sócioeconômicas ocorridas neste período vão favorecer o crescimento das Artes Aplicadas*, valorizando uma série de novas profissões.

23 Artes Aplicadas As artes aplicadas são como irmãs das artes visuais, já que a habilidade para desenhar, usar cores, criar, perceber e conceber formas está sempre presente. A diferença fundamental entre elas é que quando se projetam construções e objetos, elas têm de ter uma função, a qual seu desenho deve satisfazer.

24 Portanto artistas que criam objetos e projetam edifícios estão sempre estudando arte, porque a linguagem visual e os elementos estéticos são comuns a essas profissões. Áreas em que observamos as artes aplicadas: decoração, arquitetura, design, publicidade e propaganda,...

25 Conforme o observado no exemplo, siga os passos abaixo: a) Procure uma imagem que contenha elementos da natureza: Flores,folhas, ramos, paisagem. b) Faça desenhos de observação destes elementos. c) Crie desenhos estilizados destes elementos, redesenhando-os, porém, ornamentandoos e pinte-os com lápis de cor.

26 BAUHAUS Professora Maria Carolina Ravazzani

27 A Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.

28 A escola foi fundada por Walter Gropius em Weimar no ano de A intenção era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato e uma academia de artes.

29 Surge um novo estilo na arquitetura e na criação de objetos que primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, além de enfocar a criatividade. Por essas razões Gropius queria unir os campos da arte e artesanato, criando produtos funcionais e com atributos artísticos.

30 A Bauhaus inicialmente em Weimar, mudou-se para Dessau em Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.

31 Em 1933, após perseguições hitlerianas, a Bauhaus é fechada. Contudo, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitetura do ocidente Europeu e EUA.

32 Logotipo (Bauhaus) Walter Gropius

33 Edifício sede da Bauhaus em Dessau, Alemanha, projetado por Walter Gropius.

34

35

36

37 Walter Gropius - Cadeira e sofá F51

38 Mies Van der Rohe Cadeira Barcelona

39 Marcel Breuer - Cadeira no 63

40 Harry Bertoia - Cadeira Diamante

41 Rietveld - Cadeira Red and Blue

42 A FOTOGRAFIA Professora Maria Carolina Ravazzani

43 A FOTOGRAFIA A palavra fotografia vem do grego photos, que quer dizer luz, e graphos, cujo significado tem a ver com gravação, portanto podemos concluir que a fotografia é o desenho com luz.

44 HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA A fotografia nasceu como resultado de muitas experiências feitas por alquimistas e químicos em relação à ação da luz. Já em 1010, Abu-Ali al Hasan um astrônomo e físico árabe, publicou um livro em que descrevia a idéia da formação de imagens por meio da utilização de câmaras escuras.

45 O fenômeno óptico que ocorre na câmara escura é o princípio da máquina fotográfica e consiste no seguinte processo: em uma das paredes de um local totalmente escuro é feito um pequeno orifício, enquanto na parede oposta formamse, de forma invertida, as imagens fora do local.

46 O químico francês Nicéphore Niépce ( ) conseguiu a primeira imagem colocando uma placa de estanho sensibilizada quimicamente em exposição ao sol por oito horas. Ele fixou uma vista do pátio de sua casa. Nicéphore Niépce, 1795

47 Nicéphore Niepce, 1826, Vista da Janela em Le Gras - França

48 Louis Daguerre ( ), colaborador de Niépce, aperfeiçoou esta técnica, diminuindo o tempo de sua exposição. Suas imagens ficaram conhecidas como daguerreótipos, mas não era possível copiá-las. L. J. M. Daguerre, 1846

49 Daguerreótipos

50 Em 1841, o físico inglês Willian Talbot ( ) criou uma base de papel emulsionada por sais de prata, que registrou uma matriz em negativo, a partir da qual se tornou possível fazer cópias positivas. (O negativo é uma imagem na qual a luz está invertida em relação ao modelo: o que no modelo é escuro aparece claro e o que é claro aparece escuro) W. H. Fox Talbolt,

51 Este processo, bem mais barato, tornou a fotografia a popular e mais presente na vida das pessoas. No fim do século, após constantes progressos, a fotografia com filme em rolo e máquina portátil já estava sendo usada (Kodak).

52 Estúdio de Talbolt em Reading, Grã-Bretanha, 1844.

53

54 A vinda da fotografia vai abalar o mundo das artes. Alguns artistas vão menosprezá-la e vê-la apenas como um meio de substituir o modelo vivo nos primeiros passos da pintura de retratos. Alguns artistas vão desejar a perfeição da fotografia para seus trabalhos, Outros pensaram até que a pintura morreria, mas o que aconteceu foi sua transformação, levando à criação da abstração.

55 Os fotógrafos por sua vez, compreenderam que poderiam usar a técnica não apenas como um documento da realidade, mas como uma forma de expressão artística que poderia provocar emoções e transmitir idéias e pensamentos, além da própria imagem.

56 A FOTOGRAFIA NO BRASIL Pouco tempo depois de Daguerre ter anunciado ao mundo sua descoberta, a fotografia chegou ao Brasil. O introdutor da daguerreotipia em nosso país foi o abade francês Combes, que desembarcou no Rio de Janeiro em 1840, trazendo com ele sua máquina fotográfica.

57 Após a novidade ter sido mostrada ao Imperador D. Pedro II, que demonstrou grande interesse pelo invento, em poucos anos o Rio de Janeiro estava repleto de fotógrafos.

58 Tipos de Fotografia Professora Maria Carolina Ravazzani

59 Fotografia de Viagem Superando grandes dificuldades, carregando pesados equipamentos e chapas frágeis, muitas vezes estando sujeitos a grandes perigos físicos, os primeiros fotógrafos profissionais espalharam-se pelo mundo para documentar e tornar acessíveis ao grande público as maravilhas do planeta.

60 Maria Ravazzani, Cordilheira dos Andes, 2003.

61 Fotojornalismo Os horrores da Guerra Civil Americana foram registrados com uma autenticidade nunca vista antes por Matthew Brady, que chegou a usar mais de 7000 negativos em seus registros nos campos de batalha. Desde então guerras, conflitos e acontecimentos do dia-a-dia passaram a ser uma temática muito presente no fotojornalismo.

62 Sebastião Salgado. Mina de Ouro, Serra Pelada Pará, 1986

63 Sebastião Salgado. Mina de Ouro, Serra Pelada Pará, 1986

64 Sebastião Salgado. Mina de Ouro, Serra Pelada Pará, 1986

65 Sebastião Salgado. Mina de Ouro, Serra Pelada Pará, 1986

66 Fotografia Documental A invenção do flash de pólvora trouxe novas possibilidades aos trabalhos dos fotógrafos. Esconderijos de ladrões, oficinas de trabalhadores em condições desumanas, moradias pobres, eram frequentemente visitados pelos fotógrafos, que procuravam documentar as precárias condições de vida de uma parcela considerável da população.

67 Anuschka Lemos

68 Nani Gois

69 Fotografia - Retrato Quando os primeiros retratos começam a ser tirados, quase todos os fotógrafos dispunham de cadeiras especiais (as imobilizadoras ), que tinham por objetivo garantir que os modelos permanecessem imóveis. Até os dias atuais o retrato é uma modalidade da fotografia mais comum.

70 Rosa Guaditano

71 Fotografia de Arte Numa tentativa de se aproximarem dos resultados obtidos pela pintura, muitos fotógrafos incluíam em seus trabalhos composições e temas específicos da pintura, procurando obter efeitos mais impressionistas, como o retoque de fotos e o aspecto embaçado das imagens.

72 Geraldo de Barros Haroldo Viegas

73 Fotografia x Ciência e Tecnologia A fotografia é uma importante ferramenta usada em favor da ciência e da tecnologia. Pode-se registrar movimentos muito rápidos que são imperceptíveis ao nosso olhar. As fotografias microscópica, macroscópica e com raios ultra violeta, podem nos mostrar imagens com detalhes que o olho humano não é capaz de perceber.

74 Fabio Colombini

75 Fotografia de Moda e de Publicidade Na moda e na publicidade a fotografia tem sido cada vez mais um elemento diferenciador. É o que primeiramente leva o olhar do consumidor ao produto que está sendo oferecido.

FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA. Introdução à história da fotografia.

FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA. Introdução à história da fotografia. FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA Introdução à história da fotografia. FOTOGRAFIA A história da fotografia tem diversas datas, vários inventores e muitas observações e pesquisas que propiciaram

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN INICIAÇÃO À DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA DIGITAL 1 Professor. Dr. Isaac A. Camargo

Leia mais

Bauhaus casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o

Bauhaus casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o Bauhaus - 1918 casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o urbanismo, pois para Gropius a sociedade moderna e civilizada

Leia mais

Arte e Design Linha do Tempo

Arte e Design Linha do Tempo Arte e Design Linha do Tempo Responsabilidade Social O produto do Design estabelece uma relação física direta com o homem. Para o Design, o homem é um usuário. O produto do Design visa atender às

Leia mais

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque dado ao design na arquitetura e nas artes plásticas.

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.   FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900.

Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900. Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900. O nome do movimento artístico deriva do nome da loja parisiense, L'art Nouveau, de artigos mobiliários.

Leia mais

da FOTOGRAFIA ao CINEMA

da FOTOGRAFIA ao CINEMA da FOTOGRAFIA ao CINEMA A fotografia foi determinante para o aparecimento do cinema não só por questões técnicas: a película é o suporte onde são registadas as imagens e a câmara fotográfica está na génese

Leia mais

UNIDADE I. Processo evolutivo da fotografia. Múltiplas descobertas

UNIDADE I. Processo evolutivo da fotografia. Múltiplas descobertas UNIDADE I Processo evolutivo da fotografia Múltiplas descobertas Fev/2012 Busca da Imagem IMAGEM do latim imagine,aquilo que possui semelhança com alguma coisa conhecida ou idealizada. Sendo a imagem uma

Leia mais

História do design I. Prof. Ricardo Artur Carvalho

História do design I. Prof. Ricardo Artur Carvalho História do design I Prof. Ricardo Artur Carvalho Bauhaus Parte 2 - Dessau - Berlim Antecedentes Bauhaus Weimar República de Weimar* - 1919 Bauhaus *Alemanha após a I Guerra Mundial Dessau Weimar Berlim

Leia mais

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ART NOUVEAU Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. Qual a definição de desenho? Desenho é a representação artística de sentimentos, situações cotidianas, ideias, enfim, de qualquer coisa, situação ou sensação que o ser humano seja capaz de perceber. Por

Leia mais

INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS

INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS ARTS E CRAFTS Artes e ofício Segunda metade do século XIX Influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Leia mais

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA A CÂMERA ESCURA SÉCULO XVI U"lizada para auxiliar desenhos. 1! PERFIS DE SOMBRA SÉCULO XVIII NIÉPCE 1826 2! NIÉPCE 1826 Primeira fotografia de Niépce em 1826, "rada da janela do

Leia mais

Arts and Crafts e Art Nouveau

Arts and Crafts e Art Nouveau Arts and Crafts e Art Nouveau Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com consueloholanda20114@gmail.com @consueloholanda @ideiasimagensepalavras crimideia videoaulas @profaconsul Artes e Ofícios

Leia mais

Modernismo século XX BAUHAUS

Modernismo século XX BAUHAUS Modernismo século XX BAUHAUS Fatos e discussões : início do Século XX As discussões do design: produção em série, materiais industriais, possibilidades de produzir artigos antes restritos ao mercado de

Leia mais

Fotografia. Curso de. Volume I. João Saidler

Fotografia. Curso de. Volume I. João Saidler Curso de Fotografia Volume I João Saidler Saidler, João. Curso de Fotografia - Volume I: 1º Edição. Capão da Canoa, Rio Grande do Sul: João Saidler Fotografia, 2018. Curso de Fotografia 1 Apresentação

Leia mais

Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos.

Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos. Oficina de fotografia Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos. Cuiabá-MT, 03 e 04 de setembro de 2015 Toda fotografia é um certificado

Leia mais

Liberte-se: um exercício usando a técnica alternativa do fotograma 1

Liberte-se: um exercício usando a técnica alternativa do fotograma 1 Liberte-se: um exercício usando a técnica alternativa do fotograma 1 Vinicius Medeiros BRASIL 2 Anamaria TELES 3 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC RESUMO A técnica utilizada neste trabalho,

Leia mais

Chico Albuquerque. Retrospectiva

Chico Albuquerque. Retrospectiva Chico Albuquerque Retrospectiva O mercado publicitário brasileiro conheceu, em 1948, o fotógrafo Chico Albuquerque, o primeiro a fotografar modelos e produtos para uma campanha publicitária. Um

Leia mais

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ARTS AND CRAFTS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

Oficina de Fotografia. Felipe Varanda

Oficina de Fotografia. Felipe Varanda Oficina de Fotografia Felipe Varanda No nosso visor: fotografia como umaferramenta profissional e de expressão. Ao fim do curso espera- se que o aluno tenha domínio sobre a câmera, tenha aumentado seu

Leia mais

julianaroitman Junho/2013

julianaroitman Junho/2013 julianaroitman Junho/2013 Instituto Europeu di Design O Art Nouveau de Alphonse Mucha: Um conceito de moda adolescente julianaroitman Junho/2013 Dedicatória Dedico este trabalho à todos que de alguma forma

Leia mais

RETROSPECTIVA Rumos da Arte

RETROSPECTIVA Rumos da Arte RETROSPECTIVA 2017 Rumos da Arte Na realidade, o artista é o próprio pincel Paulo Sayeg O Horizonte do Ofício Artístico A profissão "artista" vai muito além das qualificações usuais, como artista plástico,

Leia mais

Aplicações da Fotografia Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Aplicações da Fotografia Prof. Dr. Isaac A. Camargo Aplicações da Fotografia Prof. Dr. Isaac A. Camargo a- Usos e funções da fotografia b- Aplicação social: Fotografia como registro e documento c- Fotografia e expressão Usos e funções da fotografia Vamos

Leia mais

Conteúdo 5 - Design Gráfico Brasileiro O design antes do design ( ) professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 5 - Design Gráfico Brasileiro O design antes do design ( ) professor Rafael Hoffmann Conteúdo 5 - Design Gráfico Brasileiro O design antes do design (1808-1950) professor Rafael Hoffmann (...) uma cultura visual distintamente brasileira entrelaçada com os estilos internacionais do final

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE A invenção da fotografia em 1823 influencia as artes de diversas maneiras; Surgem duas correntes, os Realistas e os Impressionistas;

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

Art Nouveau. (aprox 1890 a 1910) Arte Floreal, Arte Nova, Jugendstil, Modernista, Mo dern Style, Style Coup de Fouet, Style Liberty, Style Nouille

Art Nouveau. (aprox 1890 a 1910) Arte Floreal, Arte Nova, Jugendstil, Modernista, Mo dern Style, Style Coup de Fouet, Style Liberty, Style Nouille Art Nouveau (aprox 1890 a 1910) Arte Floreal, Arte Nova, Jugendstil, Modernista, Mo dern Style, Style Coup de Fouet, Style Liberty, Style Nouille Origem: O movimento tem raízes Inglesas influenciado pelo

Leia mais

Critérios de correção. Grupo I

Critérios de correção. Grupo I 999 TEORIA DO DESIGN Critérios PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Duração: 120 min. Ano: 2014 1º Fase - Junho 11º e 12º anos Critérios de correção Grupo I 1.1. Imagem 1 Produto Artístico. Imagem 2 Objeto

Leia mais

CARTILHA FOTO GRAFIA NAS ESCOLAS TEMA

CARTILHA FOTO GRAFIA NAS ESCOLAS TEMA CARTILHA NAS ESCOLAS TEMA FOTO GRAFIA NAS ESCOLAS ATIVIDADES 2015 Realização: Expediente Autora: Marina Novais Revisão: Graciele Fonseca / Rafaela Lima Projeto Gráfico: Bruna Lubambo / Adaptação: Marco

Leia mais

Conheça um pouco mais nosso trabalho Você pode ter certeza que estar no mercado a mais de 30 anos não é mera coincidência. Mais de 1.000 casamentos, mais de 2 milhões de clicks. O resultado são incontáveis

Leia mais

NA CAVERNA DE PLATÃO. In: SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

NA CAVERNA DE PLATÃO. In: SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. NA CAVERNA DE PLATÃO In: SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Os homens criaram as ferramentas. As ferramentas recriam os homens (Marshall McLuhan) 1800 Thomas Wedgwood

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO PROFESSOR: Wellington de Souza Silveira TURMA: 8º Ano Fundamental II PERÍODO DA ETAPA: 01/10/2017 á 15/12/2017 DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Unidade 3: Brasil:

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

Uma Ligeira História da Fotografia Oitocentista: do aparato técnico a nova representação artística. por. Isabela Vasconcelos

Uma Ligeira História da Fotografia Oitocentista: do aparato técnico a nova representação artística. por. Isabela Vasconcelos Uma Ligeira História da Fotografia Oitocentista: do aparato técnico a nova representação artística por Isabela Vasconcelos vasconcelos.bela@hotmail.com Entre a Invenção e a Popularização da Técnica As

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 Aula 3.1 Conteúdo: Luz e sombra. 3 Habilidade: Reconhecer, diferenciar e saber utilizar diversas técnicas de arte, com procedimentos

Leia mais

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Questão 1

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Questão 1 Questão Ao se projetar uma instalação, é importante saber de que forma essa instalação reagirá ao calor produzido no ambiente. O coeficiente de transmissão térmica K relacionado a um determinado elemento

Leia mais

Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP Luz: A impressão que fica

Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP Luz: A impressão que fica Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP-2016 Autora: Thifany Madrid Lopes Série: segunda (2015) do Ensino Médio Profs.: João Vicente Escremin, Waldir Perissini Junior Colégio: UNIFEV

Leia mais

COMO SURGIU O DESIGN?

COMO SURGIU O DESIGN? Design COMO SURGIU O DESIGN? Invenção do primeiro objeto feito à mão pelo Homem. No entanto como disciplina só aparece no final do séc. XIX, com a revolução industrial A Evolução do Objeto A Produção Artesanal

Leia mais

Piet Mondrian ( )

Piet Mondrian ( ) 7 de Março de 1872 nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à

Leia mais

fotografiadocumentaldefamília humbertobmartin

fotografiadocumentaldefamília humbertobmartin fotografiadocumentaldefamília humbertobmartin Olá, tudo bem? Depois de muitos anos como fotógrafo corporativo senti uma necessidade de contar histórias, mas histórias reais, sem poses, sem figurino, sem

Leia mais

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA

Leia mais

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia Félix Nadar (1865) Retrato de Charles Baudelaire Professor Jorge Felz - 2007 2 A fotografia nasceu de

Leia mais

MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2018/1

MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2018/1 MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2018/1 Prezado Candidato, O objetivo deste manual é orientar e aperfeiçoar o processo de sua participação no Vestibular Belas Artes 2018/1. Ressaltamos a importância de lê-lo

Leia mais

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE 1 Em meados do séc. XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

O livro O livro Oguatá Porã é resultado de quatorze anos de convivência do autor, o fotógrafo e pesquisador Bruno Schultze, com os índios Guarani do s

O livro O livro Oguatá Porã é resultado de quatorze anos de convivência do autor, o fotógrafo e pesquisador Bruno Schultze, com os índios Guarani do s Livro OGUATA PORÃ O livro O livro Oguatá Porã é resultado de quatorze anos de convivência do autor, o fotógrafo e pesquisador Bruno Schultze, com os índios Guarani do sudeste brasileiro. O primeiro encontro

Leia mais

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. Maria Lúcia Santaella Braga (Catanduva, 13 de agosto de 1944). Pesquisadora brasileira e professora titular

Leia mais

em teste CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO Juliana Sá e Emanuele Siebert

em teste CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO Juliana Sá e Emanuele Siebert Material Didático do Gabinete de Educação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto produzido no âmbito da Oficina Criativa: Pequenos Escultores, Grandes Esculturas! CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO Juliana

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

Instituto Coração de Jesus Prof. Osmar Gonçalves

Instituto Coração de Jesus Prof. Osmar Gonçalves Nome: nº Série Apostila de ARTE do segundo semestre de 2018. ART NOVEAU Com o processo de industrialização no século XVII, muitas transformações aconteceram na Europa, trazendo trabalhadores que iriam

Leia mais

Classificação da Fotografia I Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Classificação da Fotografia I Prof. Dr. Isaac A. Camargo Classificação da Fotografia I Prof. Dr. Isaac A. Camargo a- As primeiras fotografias: suas categorias e funções b- Desenvolvimento e classificação dos gêneros As primeiras fotografias: suas categorias

Leia mais

2.3. Man Ray, técnicas e procedimentos

2.3. Man Ray, técnicas e procedimentos 2.3. Man Ray, técnicas e procedimentos Man Ray (1890-1976) nasceu na Filadélfia em 1890, estudou arte em diversos cursos noturnos, um deles foi na National School of Design de Nova Iorque. No período compreendido

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA

O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA ARTE ROMÂNTICA O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA Mudanças: O Século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução

Leia mais

Eclipse solar observado em Lovania através de uma câmara escura, 1544

Eclipse solar observado em Lovania através de uma câmara escura, 1544 Eclipse solar observado em Lovania através de uma câmara escura, 1544 2 A luz entrava na câmara através de uma pequena abertura (pinhole ou buraco de agulha) projectando a imagem na parede oposta. 3 No

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Manter-se atualizado profissionalmente. Perceber as necessidades do cliente. Manter-se atualizado a respeito da aplicação de materiais.

Manter-se atualizado profissionalmente. Perceber as necessidades do cliente. Manter-se atualizado a respeito da aplicação de materiais. Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 747 de 10/09/2015 ETEC DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção cultural

Leia mais

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA Prof. Thomaz W. M. Harrell Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Artes, Filosofia, e Ciências Sociais Departamento de Artes Plásticas Protegido por lei de direitos

Leia mais

ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA

ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA Processo de Admissão para Tecnologia da Moda Visto que o nosso programa de tecnologia da moda será um programa do Perkins Capítulo 74, somos obrigados a seguir as diretrizes

Leia mais

período anterior ao aparecimento da escrita

período anterior ao aparecimento da escrita período anterior ao aparecimento da escrita Portocarrero, 2010. Surgimento da Escrita +/- 4000 a.c à Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.c Templo de Luxor - Egito Antigo A Esfinge de Gizé Templo

Leia mais

Desenho Industrial. UNESP Curso Básico. 2 de setembro de Susana Serrão Guimarães -

Desenho Industrial. UNESP Curso Básico. 2 de setembro de Susana Serrão Guimarães - Desenho Industrial UNESP Curso Básico 2 de setembro de 2009 Susana Serrão Guimarães - susana@inpi.gov.br Peter Keler 1922 Bauhaus O registro de desenho industrial protege o design? Fernando Prado bossa

Leia mais

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO O Cubismo Surgiu no século XX, sendo que o marco inicial foi em 1907 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Picasso. Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque,

Leia mais

1. Primeiros conceitos

1. Primeiros conceitos CORE CURRÍCULO - ARTES E SUAS LINGUAGENS (1) Profa. Maria Bernardete Toneto 1. Primeiros conceitos O que você pensa ao ver um por do sol? O que sente ao ouvir uma música como Bolero, de Maurice Ravel?

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS. (Reajustamento) 7º e 8º ano

Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS. (Reajustamento) 7º e 8º ano Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS (Reajustamento) 7º e 8º ano 2016 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2.1. COMPETÊNCIAS

Leia mais

FOTOGRAFIA GERAL PARTE I

FOTOGRAFIA GERAL PARTE I PARTE I FOTOGRAFIA GERAL 23 O processo de captura da imagem pela fotografia surgiu no século XIX, quando Joseph Nicéphore Nièpce conseguiu capturar imagens utilizando uma caixa vedada à luz, com um orifício

Leia mais

Conheça alguns dos maiores grafiteiros do Brasil

Conheça alguns dos maiores grafiteiros do Brasil Conheça alguns dos maiores grafiteiros do Brasil Os representantes brasileiros da Street Art fazem sucesso no mundo todo A arte urbana, ou street art, é um movimento que surgiu no meio underground das

Leia mais

autorretratos Grandes Mestres

autorretratos Grandes Mestres Plínio Santos Filho - Ph.D. autorretratos Grandes Mestres aprenda Desenho e Pintura estudando Grandes Artistas ebook Desenho e Pintura Percepção Visual Anatomia Artística História da Arte e Gravura Prof.

Leia mais

Foto Publicitária Puc 1

Foto Publicitária Puc 1 Foto Publicitária Puc 1 Gabriela de Almeida FELICIO 2 Angélica FRANKENBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC RESUMO A fotografia publicitária é

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Aup 608 Fundamentos 2010 FAU USP

Aup 608 Fundamentos 2010 FAU USP AUP 0608 FUNDAMENTOS DE PROJETO FAU USP 1 semestre de 2010 FASE1 EXERCÍCIOS DE APROXIMAÇÃO, INSTRUMENTAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E GRAMÁTICA EXERCÍCIO C FAMÍLIA DE FORMAS Objetivos desenvolver a compreensão do

Leia mais

IN I T N E T RVE V N E ÇÃO Ã O U R U B R ANA N ARTE T P ÚBLIC I A C

IN I T N E T RVE V N E ÇÃO Ã O U R U B R ANA N ARTE T P ÚBLIC I A C INTERVENÇÃO URBANA ARTE PÚBLICA ARTE QUE UNE, REVALIDA O SETIDO UTÓPICO DE APAGAR FRONTEIRAS ATRAVÉS DAS LINGUAGENS VISUSAIS. Wagner Barja O QUE É? É o termo utilizado para designar os movimentos artísticos,

Leia mais

PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA

PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA PROCESSO SELETIVO UEG 2013/1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO SERIADO SAS/UEG 2010/3 Domingo, 30 de setembro de 2012. PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA ARQUITETURA E URBANISMO CADERNO I Desenho à mão livre Instruções

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Literatura TARSILA DO AMARAL Introdução Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.

Leia mais

Dicas para fazer esboços da natureza. adriaans.com/on- painting/

Dicas para fazer esboços da natureza.  adriaans.com/on- painting/ Dicas para fazer esboços da natureza. http://www.pieter- adriaans.com/on- painting/ geral Sempre Obrigue- se a trabalhar para e na natureza. Nunca copiar imagens, especialmente desenhos de outros. Estudá-

Leia mais

A bela no jardim 1 RESUMO

A bela no jardim 1 RESUMO A bela no jardim 1 Andrieli JAGIELSKI 2 Aline MILBRATZ 3 Paulo Zuanazzi 4 Luís Felipe Brancher Fuck 5 Felipe Colvara TEIXEIRA 6 Deivi Eduardo OLIARI 7 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia

Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia A FOTOGRAFIA DE MODA Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia Um grande fotógrafo é capaz de enfatizar a individualidade da modelo Waris

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

CONVERSA COM: Zoravia Bettiol

CONVERSA COM: Zoravia Bettiol CONVERSA COM: Zoravia Bettiol artista plástica e arte educadora. Com mais de 50 anos dedicado às artes. Produz gravura, pintura, desenho, arte têxtil, arte mural e instalações. Conversa realizada em 13

Leia mais

THE ELEPHANT W O R K S H O P INTENSIVO DE FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA LIFESTYLE. por rejane wolff

THE ELEPHANT W O R K S H O P INTENSIVO DE FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA LIFESTYLE. por rejane wolff THE ELEPHANT W O R K S H O P INTENSIVO DE FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA LIFESTYLE por rejane wolff q u a n d o 14 e 15 DE AGOSTO / 2018 das 9 às 18 horas o n d e CAMPINAS/SP S O B R E A P A L E S T R A N T E Rejane

Leia mais

O Lar de New Zeca 1. Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI Indaial, SC RESUMO

O Lar de New Zeca 1. Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI Indaial, SC RESUMO O Lar de New Zeca 1 Lucas Chaves CABRAL 2 Vagner CRISTOFOLINI 3 Márcio José Ramos GONZAGA JÚNIOR 4 Diogo da Rosa SCHIMITZ SILVA 5 Felipe Colvara TEIXEIRA 6 Deivi Eduardo OLIARI 7 Centro Universitário Leonardo

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:25:29 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação final

Roteiro de estudos para recuperação final Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): Arte Célio Martins Conteúdo: Referência para estudo: Arte da fotografia Renascimento cultural Arte contemporânea Anotações feitas no

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA AULA 03 - HISTÓRIA DA ARQUITETURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA Curso: Engenharia Civil Profª. Raquel Portes IDADE CONTEMPORÂNEA! As cidades passam

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Temas

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Temas Nome Nº Ano Ensino Turma 8 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 05/08/2016 Temas 8. Expressão musical início da manifestação musical no Brasil.

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Cores do Japão 1 Felipe PINHEIRO 2 Eline BARBOSA 3 Fernanda PRADA 4 José Luis SCHMITZ 5 Julio HEY 6 Rafaela BELNIOWSKI 7 Vinícius BISS 8 Alexandre TADEU 9 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO Em

Leia mais

CLARA DI LERNIA SANTOS Nº USP:

CLARA DI LERNIA SANTOS Nº USP: CLARA DI LERNIA SANTOS Nº USP: 7997801 MODERNISMO: VIDROS, CIDADES E CONTRADIÇÕES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES SÃO PAULO ABRIL DE 2013 Existe modernismo espalhado pela cidade

Leia mais

D - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Desenvolver capacidade de observação. Documentar e organizar informações e material produzido pertinente a cada p

D - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Desenvolver capacidade de observação. Documentar e organizar informações e material produzido pertinente a cada p Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 747 de 10/09/2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção cultural

Leia mais

DIVISÃO DO MOVIMENTO:

DIVISÃO DO MOVIMENTO: CUBISMO CONTEXTO HISTÓRICO: Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

Ciné Avessô. fotografias de Luciano Spinelli texto de Carine Rieko Magalhães. vista nº políticas do olhar pp

Ciné Avessô. fotografias de Luciano Spinelli texto de Carine Rieko Magalhães. vista nº políticas do olhar pp Ciné Avessô fotografias de Luciano Spinelli texto de Carine Rieko Magalhães vista nº1 2017 políticas do olhar pp.219 228 219 Luciano Spinelli, Ciné Avessô 1, 2015. 220 vista nº1 2017 políticas do olhar

Leia mais