Modernismo século XX BAUHAUS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modernismo século XX BAUHAUS"

Transcrição

1 Modernismo século XX BAUHAUS

2 Fatos e discussões : início do Século XX As discussões do design: produção em série, materiais industriais, possibilidades de produzir artigos antes restritos ao mercado de luxo - sociedade em transformação. Rigidez de produção Desenhos elaborados apenas para facilitar a confecção dos produtos. Taylor linha de montagem ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional Henry Ford racionalização produtiva pelo intercambio de componentes, linha de montagem, visava baratear o produto final

3

4 De Stijl 1ª metade Século XX Bauhaus Art Déco 1917 a 1931 Holanda Estética de redução simplificação de formas e linhas, buscando meios formais simples, geometrismo. Cores primárias Alemanha Uso de novos materiais (aço e ferro, vidro) Simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas Cores neutras 1918 a 1939 França retiliniedade; Móveis com aparência geométrica e aerodinâmica; cores vibrantes materiais caros, superfícies lisas, madeiras nobres

5 ANTECEDENTES Estética de redução Bürdek (2006): também presente na Bauhaus e no Construtivismo Russo Redução = simplificação de formas e linhas, buscando meios formais simples, associados à estética da máquina.

6 ANTECEDENTES O Modernismo ganha força após a 1ª Guerra Mundial. Princípios: prioridade do planejamento urbano sobre projeto arquitetônico; máxima economia na utilização do solo e na construção; rigorosa racionalidade das formas arquitetônicas; industrialização da produção, padronização e préfabricação; arquitetura e produção industrial consideradas fatores condicionantes do progresso.

7 ANTECEDENTES Linhas de pensamento: racionalismo formal Le Corbusier, França racionalismo metodológico didático Walter Gropius, Alemanha (Bauhaus) racionalismo ideológico Construtivismo Russo racionalismo formalista Neoplasticismo Holandês racionalismo empírico Alvar Aalto, países escandinavos racionalismo organicista Frank Lloyd Wright, EUA

8 VISÃO GERAL Le Corbusier é a grande personalidade do Modernismo. Seu racionalismo cartesiano concebe o espaço como espaço contínuo, inseparável das coisas que estão a sua volta. O funcionalismo alemão nasce a partir do Expressionismo alemão, com frio rigor racional. Gropius funda uma escola democrática, a Bauhaus. O princípio da escola era o da colaboração, da pesquisa conjunta entre mestres e alunos. Em 1933, a Bauhaus é fechada pelos nazistas.

9 VISÃO GERAL Em 1934, Gropius foge para a Inglaterra e em 1937 vai para os EUA. Também protagonista do racionalismo alemão é Mies van der Rohe. Assume a direção da Bauhaus em Assim como Gropius, em 1937, foge para os EUA. Não preocupado com os problemas sociais, Mies faz uma arquitetura racionalista às últimas consequências, até extremista. Trabalhava com pré-fabricação e alta tecnologia sem perder a poesia.

10 VISÃO GERAL Já Frank Lloyd Wright, americano, não partilha das mesmas discussões que ocorriam na Europa. Enquanto os arquitetos americanos buscavam dar aos EUA uma arquitetura à altura da europeia, Wright procura uma arquitetura totalmente diferente, que busque a harmonia entre artista e natureza. Sua arquitetura organicista buscava uma continuidade orgânica entre o homem civilizado e a essência da natureza.

11 Bauhaus ( ) Nasceu como uma escola de design, que funcionasse como uma consultoria para a indústria, comércio e ofícios Visa unir artesanato + arte / belas artes = arte aplicada Trabalhava os materiais usados na arquitetura moderna como ferro, plástico e vidro; Criada na cidade de Weimar, na Alemanha, Bauhaus = casa em construção.

12 Bauhaus ( ) Os ideais que formaram a Bauhaus eram também divergentes, o que possibilitou uma concepção interdisciplinar. O Aprender estava diretamente ligado ao fazer. Produção mecanizada colocando a funcionalidade e praticidade acima da beleza estética. Reuniu no corpo docente vários artistas expressionistas, tais como Lyonel Feininger, Wassily Kandisnky, Paul Klee, Georg Muche e Oskar Schlemmer.

13

14 Bauhaus ( ) Fundada por Walter Gropius, foi a fusão da Academia de Belas Artes com a Escola de Artes Aplicadas de Weimar, Alemanha. A nova escola de artes aplicadas e arquitetura traz na origem um traço destacado de seu perfil: a tentativa de articulação entre arte e artesanato. Ao ideal do artista artesão defendido por Gropius soma-se a defesa da complementaridade das diferentes artes sob a égide do design e da arquitetura

15 Bauhaus ( ) 1ª fase: diretor: Walter Gropius Aulas em laboratórios práticos: moveis, metal, vidro, têxteis, eletricidade, concreto, etc. Produção marcante: Móvel 1ª cadeira em tubo de aço curvado Aulas teóricas complementando a prática União levaria à arte perfeita arte aplicada

16 Bauhaus ( ) A proposta de Gropius para a Bauhaus deixa entrever a dimensão estética, social e política de seu projeto. Trata-se de formar novas gerações de artistas de acordo com um ideal de sociedade civilizada e democrática, em que não há hierarquias, mas somente funções complementares. O trabalho conjunto, na escola e na vida, possibilitaria não apenas o desenvolvimento das consciências criadoras e das habilidades manuais como também um contato efetivo com a sociedade urbano-industrial moderna e seus novos meios de produção.

17

18 Bauhaus ( ) Projeto de Ensino: A máquina era valorizada, e a produção industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque. O Vorkurs - literalmente curso preparatório - era um curso exigido a todos os alunos e ministrado nos moldes do que é o moderno curso de Desenho Básico, fundamental em escolas de arquitetura por todo o mundo. Não se ensinava história na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizado, porque acreditava-se que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de ser criado por padrões herdados do passado. Só após três ou quatro anos de estudo o aluno tinha aulas de história, pois assim não iria influenciar suas criações.

19 Bauhaus em Weimar Metal workshop Cerâmica Walter Gropius 1928 Gráfica

20 Bauhaus ( ) Segunda fase da escola, de 1925 a 1928, diretor: Hannes Meyer. Meyer introduziu aulas de economia, psicologia e marxismo na Bauhaus. A sede da escola passa a ser na cidade de Dessau com moradias funcionalistas para os professores morando próximos à escola. Organização do ensino do design, voltado para metodologia do projeto e aspecto social do design.

21 Bauhaus ( ) Com a direção do arquiteto suíço Hannes Meyer, as aulas adquirem uma ênfase mais social em relação ao design, traduzida na criação de um mobiliário de madeira - mais barato, simples e desmontável - e de grande variedade de papéis de parede.

22 Bauhaus ( ) Nesta segunda fase, conferem uma abordagem mais industrial à escola, realizando visitas às fábricas locais. A escola passa a ser chamada de Instituto de design (Hochschule fur Gestaltung). A ligação mais efetiva entre arte e indústria coincide com a mudança da escola para Dessau, em 1925.

23 Bauhaus ( ) No complexo de edifícios projetados por Gropius são delineadas as abordagens características da Bauhaus: - as pesquisas formais e as tendências construtivistas realizadas com o máximo de economia na utilização do solo e na construção; - a atenção às características específicas dos diferentes materiais como madeira, vidro, metal e outros; - a ideia de que a forma artística deriva de um método, ou problema, previamente definido, o que leva à correspondência entre forma e função; - e o recurso das novas tecnologias.

24 Sede da escola em Dessau

25 Bauhaus ( ) A partir de 1930, a escola passa por mais transformações, desta vez com a direção do arquiteto Mies van der Rohe, que adotou o método Bau und Ausbau, isto é, construção e desenvolvimento (FIELL, 2005), com ênfase na arquitetura. Projeto do mobiliário era entendido como componente integrante do espaço interior dos edifícios.

26

27

28 Bauhaus ( ) Pela forte inclinação marxista, sofria perseguição por parte do partido nacional-socialista Mies van der Rohe tentou manter a escola, mas não obteve sucesso. Em 1933 as atividades são encerradas oficialmente. A contribuição da Bauhaus foi muito importante na criação de cursos de Design, pela pedagogia e formação preliminar associada à prática das oficinas, unindo arte, design, artesanato e indústria

29 Bauhaus ( ) Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Walter Gropius e Josef Albers foram para os Estados Unidos após o fechamento da escola. Em 1938 foi realizada uma exposição sobre a Bauhaus e sua importância para o design, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa).

30 Cadeira Wassily Projetada por Marcel Breuer, para mobiliar a casa do pintor Wassily Kandinsky. Breuer, encarregado da oficina de móveis, ao andar de bicicleta, notou que o guidão em tubo de aço poderia ser moldado de diversas formas e resolveu testar seu uso na estrutura de móveis. Inovação: uso do tubo de aço niquelado no mobiliário.

31 Chaleira em metal Marianne Brandt Bule em cerâmica Walter Gropius

32 Sede da escola em Dessau

33 Sede da escola em Dessau

34 Marcel Breuer. Mesas de centro em aço tubular ( ).

35 Marcel Breuer. Cadeira Lattenstuhl, feita na oficina de mobiliário da Bauhaus ( )

36 Mies van der Rohe. Cadeira MR10 (1928)

37 Mies van der Rohe. Cadeira Brno, para Berliner Metallgewerbe Josef Müller ( )

38 Mies van der Rohe. Cadeira Barcelona (1929)

39 Interligação com todo tipo de arte, até as consideradas inferiores, como cerâmica, tecelagem e marcenaria; Uso de novos materiais pré-fabricados; Simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas; Paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo a decoração; Coberturas planas, transformadas em terraços; Amplas janelas, em fita, ou fachadas de vidro; Abolição das paredes internas (como nos lofts) Em resumo:

40 Proximas aulas: 28/10 assistir ao filme METROPOLIS, de Fritz Lang. Fazer uma crítica escrita sobre o filme. 01/11 PROVA 1ª N2

História do design I. Prof. Ricardo Artur Carvalho

História do design I. Prof. Ricardo Artur Carvalho História do design I Prof. Ricardo Artur Carvalho Bauhaus Parte 2 - Dessau - Berlim Antecedentes Bauhaus Weimar República de Weimar* - 1919 Bauhaus *Alemanha após a I Guerra Mundial Dessau Weimar Berlim

Leia mais

Bauhaus casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o

Bauhaus casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o Bauhaus - 1918 casa da construção, criada na Alemanha pelo arquiteto Walter Gropius com o intuito de unir arte e insdústria. O foco principal é o urbanismo, pois para Gropius a sociedade moderna e civilizada

Leia mais

Critérios de correção. Grupo I

Critérios de correção. Grupo I 999 TEORIA DO DESIGN Critérios PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Duração: 120 min. Ano: 2014 1º Fase - Junho 11º e 12º anos Critérios de correção Grupo I 1.1. Imagem 1 Produto Artístico. Imagem 2 Objeto

Leia mais

EVOLUÇÃO DO DESIGN DE INTERIORES DO EGITO ANTIGO AO MODERNISMO. Prof. Ana Paula Zimmermann

EVOLUÇÃO DO DESIGN DE INTERIORES DO EGITO ANTIGO AO MODERNISMO. Prof. Ana Paula Zimmermann EVOLUÇÃO DO DESIGN DE INTERIORES DO EGITO ANTIGO AO MODERNISMO Prof. Ana Paula Zimmermann NEOCLASSICISMO Elegância, conforto e bom gosto. Volta da pureza das formas do período clássico. O ART NOUVEAU

Leia mais

ESTILO INTERNACIONAL LE CORBUSIER HCA 12MT 2017 ROSÁRIO ABREU

ESTILO INTERNACIONAL LE CORBUSIER HCA 12MT 2017 ROSÁRIO ABREU ESTILO INTERNACIONAL LE CORBUSIER HCA 12MT 2017 ROSÁRIO ABREU 1 ESTILO INTERNACIONAL Denominado, pelo conjunto de práticas arquitectónicas dum grupo de arquitectos, Le Corbusier, Mies van der Rohe, Philip

Leia mais

Arte e Design Linha do Tempo

Arte e Design Linha do Tempo Arte e Design Linha do Tempo Responsabilidade Social O produto do Design estabelece uma relação física direta com o homem. Para o Design, o homem é um usuário. O produto do Design visa atender às

Leia mais

Bauhaus. Período de Weimar.

Bauhaus. Período de Weimar. Bauhaus "A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista...

Leia mais

Tuesday, May 25, Arquitectura Moderna Entre o Funcionalismo e o Racionalismo

Tuesday, May 25, Arquitectura Moderna Entre o Funcionalismo e o Racionalismo Arquitectura Moderna Entre o Funcionalismo e o Racionalismo Arquitectura Moderna Contextualização (Consequências da Primeira Guerra Mundial) - enfraquecimento do entusiasmo do fim-de século - crescimento

Leia mais

Arte e Indústria: a filha da Modernidade.

Arte e Indústria: a filha da Modernidade. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul História da Arte Arte e Indústria: a filha

Leia mais

Bauhaus Ergonomia Design Projeto Hot Footwear

Bauhaus Ergonomia Design Projeto Hot Footwear Um dos motivos que me levaram a escolher essa escola de desenho industrial foi a proximidade de algumas das suas obras na minha vida de cinéfilo. A cadeira de Mies Van der Rohe, todos passam por ela, percebem

Leia mais

A VIDA E A OBRA DE LUDWIG MIES VAN DER ROHE

A VIDA E A OBRA DE LUDWIG MIES VAN DER ROHE A VIDA E A OBRA DE LUDWIG MIES VAN DER ROHE Fabricio Faria Cruvinel Julio César da Trindade Prof. Fernando Eugênio Cabral de Paula Machado História da Arquitetura Moderna Centro Universitáro do Planalto

Leia mais

Escola de Arquitetura, Artes e Design. Precursora da estética moderna e funcionalista. Origens do Estilo Internacional

Escola de Arquitetura, Artes e Design. Precursora da estética moderna e funcionalista. Origens do Estilo Internacional CASTELNOU Escola de Arquitetura, Artes e Design. Precursora da estética moderna e funcionalista. Origens do Estilo Internacional (1919-1933) Fundação: 25 de abril de 1919 por Walter Gropius Escola de Belas

Leia mais

Instituto Coração de Jesus Prof. Osmar Gonçalves

Instituto Coração de Jesus Prof. Osmar Gonçalves Nome: nº Série Apostila de ARTE do segundo semestre de 2018. ART NOVEAU Com o processo de industrialização no século XVII, muitas transformações aconteceram na Europa, trazendo trabalhadores que iriam

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA PLANO DE ENSINO 2016/2 Ramo: Teoria e História da Arquitetura THAU - 3 Disc.: Teoria, História e Crítica da Arquitetura

Leia mais

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA Modernismo Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA O Modernismo Cidade limpa, sintética, funcional e racional; construções como ferramenta social econômica. Negação do ornamento; rejeição

Leia mais

Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo

Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo PLANO DE ENSINO Curso de Arquitetura e Urbanismo Ramo: Teoria e História da Arquitetura Disc.: Teoria, História e Crítica da Arquitetura e

Leia mais

INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS

INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS ARTS E CRAFTS Artes e ofício Segunda metade do século XIX Influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

Luciane Gonzaga de Oliveira. Arquitetura Moderna na Alemanha No Período de 1900 a 1933 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Luciane Gonzaga de Oliveira. Arquitetura Moderna na Alemanha No Período de 1900 a 1933 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Luciane Gonzaga de Oliveira Arquitetura Moderna na Alemanha No Período de 1900 a 1933 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Rio de Janeiro

Leia mais

Palavras chaves: Bauhaus, metodologia, desenho industrial.

Palavras chaves: Bauhaus, metodologia, desenho industrial. O manifesto da bauhaus e sua contribuição para a metodologia de ensino do design atual The manifesto of the Bauhaus and its contribution to the methodology of teaching for current design SOUZA, Aline Teixeira

Leia mais

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi Maneirismo/Barroco/Rococó = apresentação naturalista observação do real representando, de maneira expressionista ou clássica, temas "ideais" em que os valores tonais preponderam e a sensação de "real"

Leia mais

A Bauhaus e o Modernismo. A formação do movimento moderno As fases da Bauhaus A contribuição de Le Corbusier

A Bauhaus e o Modernismo. A formação do movimento moderno As fases da Bauhaus A contribuição de Le Corbusier A Bauhaus e o Modernismo A formação do movimento moderno As fases da Bauhaus A contribuição de Le Corbusier Reflexões no campo cultural... Mais conhecido como o pai da Bauhaus, importante escola que marca

Leia mais

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ART NOUVEAU Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

CONSTRUTIVISMO SANDRA MIKA MAGNA PATRÍCIA ALAN MOURA JACKSON HELBERT

CONSTRUTIVISMO SANDRA MIKA MAGNA PATRÍCIA ALAN MOURA JACKSON HELBERT CONSTRUTIVISMO SANDRA MIKA ALAN MOURA MAGNA PATRÍCIA JACKSON HELBERT Linha construtiva A ideia sobre o construtivismo, com a linha construtiva idealizada pelo suíço Jean Piaget, o seu método procura instigar

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA III - CCE0894 Carga horária: 40h/a Semestre/ano: 2016.2 Profa.: Larissa

Leia mais

Na Escócia, Charles R. Mackintosh ( ) caracterizou-se por

Na Escócia, Charles R. Mackintosh ( ) caracterizou-se por CASTELNOU Na Escócia, Charles R. Mackintosh (18681928) caracterizou-se por seu maior apego à pureza construtiva e à sobriedade decorativa, afastando-se do caráter linear e naturalista do estilo europeu,

Leia mais

PLANO DE ENSINO I - EMENTA

PLANO DE ENSINO I - EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Arquitetura e Urbanismo SÉRIE: 5 o /6º Semestre DISCIPLINA: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (ARQ E URB IV) CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1.5 Horas/aula 30 Horas/aula sem HORÁRIOS:

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Interiores. Antonio Castelnou

Introdução à Arquitetura de Interiores. Antonio Castelnou Introdução à Arquitetura de Interiores Antonio Castelnou CASTELNOU Apresentação Ao se observar a vida humana, verifica-se que, na maior parte de seu tempo, esta ocorre em espaços interiores ou fechados,

Leia mais

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Quais são as transformações estilísticas na História da Imagem? QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Barroco Rococó Realismo Impressionismo

Leia mais

BAUHAUS: HISTÓRICO E INFLUÊNCIAS NOS DIAS DE HOJE

BAUHAUS: HISTÓRICO E INFLUÊNCIAS NOS DIAS DE HOJE BAUHAUS: HISTÓRICO E INFLUÊNCIAS NOS DIAS DE HOJE CALEGARI, Clediane Maria Kurpel 1 LIMA, Cleverson Teixeira 2 CIVIRIANO, Josiele 3 RESUMO Todos os dias, nos deparamos com formas de design, nos mais diversos

Leia mais

panorama da arquitetura internacional Euler Sandeville Junior

panorama da arquitetura internacional Euler Sandeville Junior 1 - http://www.code4557687196.bio.br/ - história da arquitetura, 1945-60 panorama da arquitetura internacional 1945-1960 Euler Sandeville Junior Os textos dos links desta seção apoiam-se na historiografia

Leia mais

Arts and Crafts e Art Nouveau

Arts and Crafts e Art Nouveau Arts and Crafts e Art Nouveau Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com consueloholanda20114@gmail.com @consueloholanda @ideiasimagensepalavras crimideia videoaulas @profaconsul Artes e Ofícios

Leia mais

PROJETO DE MESA DE CENTRO INSPIRADO NO MOVIMENTO CUBISTA 1

PROJETO DE MESA DE CENTRO INSPIRADO NO MOVIMENTO CUBISTA 1 PROJETO DE MESA DE CENTRO INSPIRADO NO MOVIMENTO CUBISTA 1 Sabrina Paula Felix Gehlen 2, José Paulo Medeiros Da Silva 3. 1 Trabalho realizado na disciplina de Projeto de Mobiliario e Ambiente no curso

Leia mais

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ARTS AND CRAFTS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

Urbanismo Moderno. Antonio Castelnou

Urbanismo Moderno. Antonio Castelnou Urbanismo Moderno Antonio Castelnou Introdução O MOVIMENTO MODERNO (1915/45) deu-se paralelamente a um gradativo empenho tecnológico, quando se consolidaram os princípios do funcionalismo e do urbanismo

Leia mais

Disciplina: Estética e Teoria das Formas

Disciplina: Estética e Teoria das Formas Disciplina: Estética e Teoria das Formas Catedral Metropolitana de Brasília Oscar Niemeyer Estética (do grego aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA COMUNICADO DE IMPRENSA Weinsberg, fevereiro de 2018 MARNA Pré-fabricados inicia a produção de escadas no Brasil A MARNA Pré-fabricados expande desde 2008 continuamente seu segmento de elementos pré-moldados

Leia mais

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina: ICCC I Introdução à Construção Civil I Professora:

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO GABARITO DISCURSIVA- COMPONENTE ESPECÍFICO ARQUITETURA E URBANISMO QUESTÃO 28 O edifício administrativo da Larkin, projetado por Frank Lloyd Wright em 1904, e o edifício administrativo da Seagram, projetado

Leia mais

Ensino em Dessau. Walter Gropius, Bauhaus de Dessau

Ensino em Dessau. Walter Gropius, Bauhaus de Dessau 1. Preliminar 2. Instrução em artesanato e Instrução em problemas da Forma 3. Instrução em arquitetura 4. Pesquisa individual no departamento de pesquisa da Bauhuas Ensino em Weimar Ensino em Dessau Maior

Leia mais

Gonçalves, Luís; Fernandes, Luís; Fernandes, Vítor; Teixeira, Paulo Editorial do Departamento de Arquitectura. URI:

Gonçalves, Luís; Fernandes, Luís; Fernandes, Vítor; Teixeira, Paulo Editorial do Departamento de Arquitectura. URI: Lilly Reich: pioneira do design moderno Autor(es): Publicado por: URL persistente: DOI: Gonçalves, Luís; Fernandes, Luís; Fernandes, Vítor; Teixeira, Paulo Editorial do Departamento de Arquitectura URI:http://hdl.handle.net/10316.2/37205

Leia mais

1 - Introdução. 2 - Origens da Bauhaus

1 - Introdução. 2 - Origens da Bauhaus Bauhaus: conjuntura política e trajetórias n.º 6 1 - Introdução O século 19 foi marcado principalmente pela Segunda Revolução Industrial, que teve como origem e principal expoente, a Inglaterra. Após 1830,

Leia mais

Conforto Ambiental 3 - Iluminação. Arquitetura é o jogo correto e magnífico das formas sob a luz»aar Le Corbusier (1940)

Conforto Ambiental 3 - Iluminação. Arquitetura é o jogo correto e magnífico das formas sob a luz»aar Le Corbusier (1940) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA Conforto Ambiental 3 - Iluminação Arquitetura é o jogo correto e magnífico das formas sob a luz»aar Le Corbusier

Leia mais

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Questão 1

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Questão 1 Questão Ao se projetar uma instalação, é importante saber de que forma essa instalação reagirá ao calor produzido no ambiente. O coeficiente de transmissão térmica K relacionado a um determinado elemento

Leia mais

Catálogo 2012 SIMETRICA

Catálogo 2012 SIMETRICA Catálogo 2012 SIMETRICA Cadeiras CADEIRAS L59 x P56 x H80 L61,5 x P56 x H86,7 L41,5 x P56 x H86,7 L68 x P57,5 x H83 L47 x P57,5 x H83 L54 x P58,5 x H77 CADEIRA BERTÓIA Harry Bertoia 33011001 Pintada/Couro

Leia mais

Piet Mondrian ( )

Piet Mondrian ( ) 7 de Março de 1872 nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à

Leia mais

AULA 1 FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA. Prof João Santos

AULA 1 FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA. Prof João Santos AULA 1 INTRODUÇÃO FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA Prof João Santos APRESENTAÇÃO: Professor João Santos Site: www.joaodepec.zz.mu Plano Disciplina e Avaliação Material (escalímetro, jogo de esquadros, lapiseira,

Leia mais

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil.

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil. Questão Milton Dacosta. Carrossel,, óleo sobre tela, cm 00 cm, acervo particular, Brasil. Milton Dacosta foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro. Inicialmente, Dacosta pintou composições

Leia mais

textos de José Manuel Russo A B a u h a u s

textos de José Manuel Russo A B a u h a u s textos de José Manuel Russo A B a u h a u s Origens As origens da Bauhaus assentam na evolução artística verificada desde a Revolução Industrial e a reacção do Arts and Crafts até à Deutscher Werkbund.

Leia mais

Modernismo - Século XX Expressionismo Alemão Futurismo PUC-GO TH-3 C-01

Modernismo - Século XX Expressionismo Alemão Futurismo PUC-GO TH-3 C-01 Modernismo - Século XX Expressionismo Alemão Futurismo PUC-GO TH-3 C-01 Expressionismo Alemão Arte e Arquitetura Cinema O Pós-guerra na Alemanha 1918 - obrigada a assinar o Tratado de Versalhes, que define

Leia mais

SEEDFEUSP I São Paulo I 2008 ANA LÚCIA GIMENEZ RIBEIRO LUPINACCI

SEEDFEUSP I São Paulo I 2008 ANA LÚCIA GIMENEZ RIBEIRO LUPINACCI SEEDFEUSP I São Paulo I 2008 ANA LÚCIA GIMENEZ RIBEIRO LUPINACCI Este texto dá enfoque a aspectos do projeto pedagógico da escola alemã BAUHAUS, fundada em 1919 e fechada em 1933, por incompatibilização

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA AULA 03 - HISTÓRIA DA ARQUITETURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA Curso: Engenharia Civil Profª. Raquel Portes IDADE CONTEMPORÂNEA! As cidades passam

Leia mais

O século XX pode ser considerado o SÉCULO DA TECNOLOGIA, pois foi um período onde ocorreram mudanças radicais na produção e consumo de bens em todo o

O século XX pode ser considerado o SÉCULO DA TECNOLOGIA, pois foi um período onde ocorreram mudanças radicais na produção e consumo de bens em todo o CASTELNOU O século XX pode ser considerado o SÉCULO DA TECNOLOGIA, pois foi um período onde ocorreram mudanças radicais na produção e consumo de bens em todo o mundo, em especial na arquitetura e no urbanismo,

Leia mais

Urbanismo Organicista

Urbanismo Organicista Urbanismo Organicista O conflito entre o modernismo e os regimes autoritários de alguns países centro-europeus acabou por isolar as experiências funcionalistas, chegando à total supressão destas (Alemanha

Leia mais

PEDAGOGIA DO DESIGN NA BAUHAUS: ELEMENTOS DO DESENHO NO APRENDIZADO POR MEIO DA AÇÃO

PEDAGOGIA DO DESIGN NA BAUHAUS: ELEMENTOS DO DESENHO NO APRENDIZADO POR MEIO DA AÇÃO PEDAGOGIA DO DESIGN NA BAUHAUS: ELEMENTOS DO DESENHO NO APRENDIZADO POR MEIO DA AÇÃO Vicente Santana de Jesus Neto UEFS DLET, Departamento de Letras e Artes vicentetelemann@yahoo.com.br Telma Dias Silva

Leia mais

O Centro da Indústria, Arte e Cidade inscreve-se na nova Praça da Liberdade como um instrumento potencializador desse abrangente projeto de futuro.

O Centro da Indústria, Arte e Cidade inscreve-se na nova Praça da Liberdade como um instrumento potencializador desse abrangente projeto de futuro. O Circuito Cultural é parte de um grande projeto de reestruturação de Belo Horizonte, visando adequá-la aos requisitos dos grandes centros metropolitanos do séc. XXI. O Centro da Indústria, Arte e Cidade

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A ARQUITETURA MODERNA 1

REFLEXÕES SOBRE A ARQUITETURA MODERNA 1 REFLEXÕES SOBRE A ARQUITETURA MODERNA 1 DAL CAROBO, William 2 ; GODOY, Jenifer 2 ; BISOGNIN, Edir Lúcia 3 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário

Leia mais

EXPERIMENTANDO LE CORBUSIER INSTITUTO LEO RELEITURAS MOBILIÁRIAS - INTERPRETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO MODERNISMO

EXPERIMENTANDO LE CORBUSIER INSTITUTO LEO RELEITURAS MOBILIÁRIAS - INTERPRETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO MODERNISMO EXPERIMENTANDO LE CORBUSIER - INTERPRETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO MODERNISMO INSTITUTO LEO RELEITURAS MOBILIÁRIAS Instituto Leo Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos,

Leia mais

AUT INDUSTRIALIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO

AUT INDUSTRIALIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO AUT 186 - INDUSTRIALIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO 0. QUATRO CENAS DE HARUN FAROCKI 1. CONSTRUÇÃO ARTESANAL E CONSTRUÇÃO POR MANUFATURA 2. CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA Mecanização de operações Treinamento de força

Leia mais

Na Alemanha: nação destruída e dividida em duas partes. Heranças das vanguardas históricas reapareceram: neopositivismo,

Na Alemanha: nação destruída e dividida em duas partes. Heranças das vanguardas históricas reapareceram: neopositivismo, ESCOLA DE ULM Antecedentes Na Alemanha: nação destruída e dividida em duas partes. Heranças das vanguardas históricas reapareceram: neopositivismo, neo-iluminismo, neo-racionalismo e, acima de tudo, o

Leia mais

Clube Atelier de Artes 2. in Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais

Clube Atelier de Artes 2. in Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Elas perpassam as vidas das pessoas,

Leia mais

Aup 608 Fundamentos 2010 FAU USP

Aup 608 Fundamentos 2010 FAU USP AUP 0608 FUNDAMENTOS DE PROJETO FAU USP 1 semestre de 2010 FASE1 EXERCÍCIOS DE APROXIMAÇÃO, INSTRUMENTAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E GRAMÁTICA EXERCÍCIO C FAMÍLIA DE FORMAS Objetivos desenvolver a compreensão do

Leia mais

Painéis sanduíche para construção civil. Jens Kompe Feipur, Sao Paulo, November 6, 2012

Painéis sanduíche para construção civil. Jens Kompe Feipur, Sao Paulo, November 6, 2012 Painéis sanduíche para construção civil Jens Kompe Feipur, Sao Paulo, November 6, 2012 Agenda Situação do Mercado Casas Acessíveis : Design e Requisitos Sistemas realizados pela KraussMaffei Produção Inovadora

Leia mais

ABSTRACIONISMO. Wassily Kandinski, é indicado como o iniciador desse movimento, com a obra: Batalha, de 1910.

ABSTRACIONISMO. Wassily Kandinski, é indicado como o iniciador desse movimento, com a obra: Batalha, de 1910. ABSTRACIONISMO A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando

Leia mais

movimento modernista THAU -PROFª ME. ANA PAULA GURGEL Corbu& Walter

movimento modernista THAU -PROFª ME. ANA PAULA GURGEL Corbu& Walter Corbu& Walter 1903-1907: estuda arquitetura em Munique e Berlim 1910 1911 Fábrica Fagus, em Alfeld an der Leine 1914: escritório e fábrica modelo na Exposição Werkbund, em Colônia 1919: Nomeado diretor

Leia mais

Capítulo 4: COMO AS PARTES SÃO ORGANIZADAS

Capítulo 4: COMO AS PARTES SÃO ORGANIZADAS MAHFUZ, Edson da Cunha - Ensaio sobre a razão compositiva; uma investigação sobre a natureza das relações entre as partes e o todo na composição arquitetônica. Capítulo 4: COMO AS PARTES SÃO ORGANIZADAS

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

ILUMINAÇÃO ZENITAL. Guggenheim Museum

ILUMINAÇÃO ZENITAL. Guggenheim Museum ILUMINAÇÃO ZENITAL Guggenheim Museum 1 ILUMINAÇÃO ZENITAL Iluminação zenital: São aberturas localizadas na cobertura de uma edificação. TIPOLOGIAS DAS ABERTURAS ZENITAIS 1. Sheds 2. Lanternins 3. Teto

Leia mais

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias Profª Msc. Fabiana Andrade Ribeiro Novembro de 2018 1 Fabiana Andrade Ribeiro Engenheira Civil, mestre pela Escola Politécnica

Leia mais

aula inaugural CFA2_fau. ufrj alexandre pessoa andrea borde ana amora flávia de faria mara eskinazi pedro engel

aula inaugural CFA2_fau. ufrj alexandre pessoa andrea borde ana amora flávia de faria mara eskinazi pedro engel aula inaugural CFA2_fau. ufrj alexandre pessoa andrea borde ana amora flávia de faria mara eskinazi pedro engel Aula em 2 partes 1. Estrutura da disciplina CFA 2 2. Fundamentos históricos para a compreensão

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA TECNOLOGIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Leia mais

Roteiro para o vídeo

Roteiro para o vídeo Universidade Presbiteriana Mackenzie Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Grupo: Ana Luiza Barbosa Julia Meirelles Juliana Meireles História da Arquitetura IV Turma E Roteiro para o vídeo Cena 01 20 segundos

Leia mais

ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004

ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004 ATELIÊ DE PROJETO I CCE0004 Prof. Aline Cancela anc.estacio@gmail.com A.01 APRESENTAÇÃO EMENTA Introdução à arquitetura: projeto e pesquisa; Conceitos fundamentais do projeto arquitetônico; Elaboração

Leia mais

BRASÍLIA O URBANISMO MODERNO. HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III Prof. a Raquel Portes

BRASÍLIA O URBANISMO MODERNO. HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III Prof. a Raquel Portes UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III Prof. a Raquel Portes O URBANISMO

Leia mais

História do Design II: as vertentes do Modernismo

História do Design II: as vertentes do Modernismo Blucher Design Proceedings Agosto de 2014, Número 3, Volume 1 História do Design II: as vertentes do Modernismo Patrícia Helena Soares Fonseca - phresende@faap.br Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Leia mais

O que é arte para você?

O que é arte para você? O que é arte para você? Em uma pagina do caderno escreva a palavra ARTE e ao redor dela escreva palavras ou uma frase que para você resume o significado de arte. A arte esta presente em sua vida? De que

Leia mais

As linhas VEKA, reconhecidas. maior proteção acústica e térmica para casas e edifícios, renovando o conforto e a qualidade de vida.

As linhas VEKA, reconhecidas. maior proteção acústica e térmica para casas e edifícios, renovando o conforto e a qualidade de vida. veka veka brasil brasil conceito conceito veka veka brasil brasil VEKA, pioneira e líder mundial em produção de sistemas de perfis em PVC para portas, janelas e persianas, desenvolve produtos sustentáveis

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Posicionando-se contrariamente

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - Abril Habilidade Específica

Processo Seletivo/UFU - Abril Habilidade Específica QUESTÃO 01 Na folha de resposta fornecida para esta questão, desenhe, à mão livre e em grafite (lápis preto), o macarrão-concha que você recebeu, em duas posições diferentes, lado a lado: com a abertura

Leia mais

COMO SURGIU O DESIGN?

COMO SURGIU O DESIGN? Design COMO SURGIU O DESIGN? Invenção do primeiro objeto feito à mão pelo Homem. No entanto como disciplina só aparece no final do séc. XIX, com a revolução industrial A Evolução do Objeto A Produção Artesanal

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO INDUSTRIALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS

INDUSTRIALIZAÇÃO INDUSTRIALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS INDUSTRIALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS INDUSTRIALIZAÇÃO CONCEITOS É um método produtivo baseado na mecanização e num processo organizado de caráter repetitivo que requer continuidade.

Leia mais

CEC- Centro Educacional Cianorte

CEC- Centro Educacional Cianorte CEC- Centro Educacional Cianorte A Industrial e Evolução dos Sistemas de Produção Professor: João Claudio Alcantara dos Santos O que é indústria? É o conjunto de atividades econômicas que têm por fim a

Leia mais

MOHOLY-NAGY, László. Do material à arquitetura. Barcelona: Gustavo Gili, p. UMA METODOLOGIA PARA A RELAÇÃO ENTRE ARTE,

MOHOLY-NAGY, László. Do material à arquitetura. Barcelona: Gustavo Gili, p. UMA METODOLOGIA PARA A RELAÇÃO ENTRE ARTE, MOHOLY-NAGY, László. Do material à arquitetura. Barcelona: Gustavo Gili, 2005. 251p. UMA METODOLOGIA PARA A RELAÇÃO ENTRE ARTE, CIÊNCIA E TÉCNICA Alda Mirian Augusto de Oliveira * Do material à arquitetura

Leia mais

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX História A 12º ano 2015/2016 1 CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX 1. Cultura de massas 2. Preocupações sociais 3. A cultura ao serviço dos estados 1. Cultura

Leia mais

ESCOLA CARIOCA X ESCOLA PAULISTA: COMPARAÇÃO MORFOLÓGICA ENTRE O PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA E O MASP MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO.

ESCOLA CARIOCA X ESCOLA PAULISTA: COMPARAÇÃO MORFOLÓGICA ENTRE O PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA E O MASP MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. ESCOLA CARIOCA X ESCOLA PAULISTA: COMPARAÇÃO MORFOLÓGICA ENTRE O PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA E O MASP MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. RESUMO BORGES, Bruna Carolina. 1 CASAGRANDE, Fernanda Cristina. 2 FRACARO,

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II Código: ARQ027 Carga horária: 68HS Pré-requisito: ARQ021 Semestre letivo: 2018.2 Turma: 03 Horário: Terças e Quintas-feiras 14:50 16:40

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Iniciação à História da Arte e do Mobiliário. Profª Natalia Pieroni

Iniciação à História da Arte e do Mobiliário. Profª Natalia Pieroni Iniciação à História da Arte e do Mobiliário Profª Natalia Pieroni INICIAÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE QUESTIONAMENTOS: POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR HISTÓRIA DA ARTE? Mancha de tinta sobre papel dobrado O QUE

Leia mais

Soluções Para Quartos

Soluções Para Quartos Soluções Para Quartos ANO 02 Nº 02 AGO. 2018 segunda edição da revista in. arq busca divulgar os melhores trabalhos elaborados na disciplina de Arquitetura de Interiores do ano de 2018, ministrada pelo

Leia mais

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO construindo o discurso pela análise gráfica leitura de projeto REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SUJESTÃO DE CONSULTA: REIS, Antônio T. Repertório, Análise e síntese: Uma introdução

Leia mais

Representante: mobiliário corporativo

Representante: mobiliário corporativo M M M MM Representante: mobiliário corporativo Menos é mais Ludwig Mies van der rohe Quem somos Resultado de 55 anos de atuação da Tecama, sua nova marca T+Mobili traz conceitos inovadores e criativos

Leia mais

BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA DESIGN DE INTERIORES RESIDENCIAL. Contato/responsável (deve ser estipulado apenas uma pessoa):

BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA DESIGN DE INTERIORES RESIDENCIAL. Contato/responsável (deve ser estipulado apenas uma pessoa): BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA DESIGN DE INTERIORES RESIDENCIAL DESCRIÇÕES GERAIS SOBRE O CLIENTE: AMOEDO, Laureane Testa 1 TISSIANI, Karina 2 1. Dados de contato Nome do cliente: Contato/responsável

Leia mais

A HISTÓRIA DO DESIGN DE PRODUTO NO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO DA UFPR

A HISTÓRIA DO DESIGN DE PRODUTO NO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO DA UFPR Blucher Design Proceedings Agosto de 2014, Número 3, Volume 1 A HISTÓRIA DO DESIGN DE PRODUTO NO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO DA UFPR Alberto Ireneu Puppi - alberto.puppi@ufpr.br Universidade Federal do

Leia mais

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque dado ao design na arquitetura e nas artes plásticas.

Leia mais

Ícones do Ecletismo ao Art Déco

Ícones do Ecletismo ao Art Déco Ícones do Ecletismo ao Art Déco Resumo Através da disciplina Análise da Forma, foi analisado qual o intuito da utilização de ícones na Arquitetura e quais as mensagens estéticas que eles transmitem. Tomando

Leia mais

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel ABSTRACIONISMO

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel ABSTRACIONISMO ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel Curva Dominante ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel No final do século XIX August Endell (pintor e arquiteto alemão) afirmara

Leia mais

Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas. 342 Marketing e publicidade Comunicação e Marketing 342 Marketing e publicidade

Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas. 342 Marketing e publicidade Comunicação e Marketing 342 Marketing e publicidade para acesso à Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores CTeSPs 520 - Engenharia e Técnicas Afins 521 - Metalurgia e Metalomecânica 522 - Eletricidade e Energia 524 - Tecnologia dos Processos

Leia mais

Gyorgy Doczi, O poder dos limites: harmonia e proporções na natureza, arte e arquitetura, 1986

Gyorgy Doczi, O poder dos limites: harmonia e proporções na natureza, arte e arquitetura, 1986 PROPORÇÃO ÁUREA O poder do segmento áureo de criar harmonia advém de sua capacidade singular de unir as diferentes partes de um todo, de tal forma que cada uma continua mantendo sua identidade, ao mesmo

Leia mais

DIVISÃO DO MOVIMENTO:

DIVISÃO DO MOVIMENTO: CUBISMO CONTEXTO HISTÓRICO: Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por

Leia mais