Pedro Alves

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pedro Alves"

Transcrição

1 1. No método de Rüchhardt para medir γ = Cp do ar, usa-se um grande frasco com um gargalo cilíndrico estreito de raio a, aberto para a atmosfera ( P0 = Pressão atmosférica), no qual se ajusta uma bolinha metálica de raio a e massa m. Na posição de equilíbrio O da bolinha, o volume de ar abaixo dela no frasco é V, como mostra a figura ao lado. Mostre que a partícula executa um movimento harmônico simples e calcule o período de oscilação em função de a, m, V, P0 e γ 2. Um mol de um gás ideal é aquecido de tal maneira que sua capacidade térmica molar é 2R. Durante o aquecimento, o volume do gás é dobrado, por qual fator irá mudar sua temperatura? Cv 3. Considere um cilindro hermeticamente vedado e com paredes adiabáticas, fechado em ambas as extremidades e dividido em duas partes por um êmbolo com paredes adiabáticas e que pode mover-se livremente sem atrito. Inicialmente o volume, a pressão e a temperatura do gás ideal em ambas as partes do cilindro são V 0, P 0, T 0, respectivamente. No lado direito do cilindro é colocada uma resistência, utilizada para aquecer lentamente o gás até que a pressão atinja 64P 0/27. Considere a capacidade calorífica Cv independente da temperatura e que γ = Cp = 1, 5. Encontre as seguintes quantidades abaixo em função de V 0, P 0, T 0. Cv a) Variação de entropia do gás situado na parte esquerda do cilindro. b) O volume final do lado esquerdo. c) A temperatura final do lado esquerdo. d) A temperatura final do lado direito. e) O trabalho realizado sobre o gás do lado esquerdo. 4. Um gás ideal, cujo expoente de Poisson é γ, passa por um ciclo termodinâmico que consiste de dois processos isocóricos e dois isobáricos. Encontre a eficiência desse ciclo, sabendo que a temperatura cresce K vezes tanto no aquecimento isocórico como na expansão isobárica.

2 5. Um gás ideal ocupa inicialmente um volume V1 e encontra-se a uma temperatura T1. Através de uma transformação adiabática reversível, ele passa para um estado final de equilíbrio em que ocupa um volume V2 a uma temperatura T2. Determine a variação de energia interna por mol do gás em função de V1, T1, V2, T2 e R, onde R é a constante universal dos gases ideais 6. Um recipiente termicamente isolado tem uma parede interna, provida de uma válvula, que o divide em duas partes de volume igual V. Um dos lados contém gás ideal à pressão P e temperatura T. O outro lado está vazio. Ao abrirmos a válvula, o gás expande-se ocupando o outro lado também. Explique o que ocorre com a pressão e a temperatura do gás ao realizar a expansão. 7. Um recipiente isolado contém um gás de massa molar M e coeficiente de Poisson (Cp/Cv= γ) que se move com velocidade v. Ache a variação de temperatura do gás após o recipiente parar. Considere que todo a energia cinética se converte em calor e é usada para aquecer o gás. 8. Dois recipientes idênticos são conectados por um tubo com uma válvula que deixa o gás passar de um recipiente para outro se a diferença de pressão for maior ou igual a 1,10 atm. Inicialmente um dos recipientes está vazio (Vácuo) enquanto o outro contém um gás ideal a temperatura T1 = 27 C e pressão P1 = 1,00 atm. Ambos os recipientes são aquecidos até uma temperatura T2 = 107 C. Qual o aumento de pressão do recipiente que estava vazio inicialmente? 9. Uma bolha de gás, inicialmente com pressão interna P0 e volume V0, é mantida em equilíbrio estático dentro de um lado cuja densidade é p. Num dado instante, a bolha é levemente perturbada e inicia um movimento acelerado. Considerando que a temperatura da bolha é praticamente constante e que a aceleração da gravidade é g, determine a energia cinética da mesma quando ela subir uma pequena altura h. Desconsidere efeitos de tensão superficial e, se necessário, utilize (1 + x) n = 1 + nx se x << Um recipiente de volume = 30L contém um gás ideal a temperatura 273K. Depois uma porção de gás foi retirada e a pressão no recipiente diminuiu em 0,78 atm. Sabendo que a temperatura durante todo o processo se manteve constante, ache a massa retirada do gás. A densidade do gás nas condições normais de temperatura e pressão é p = 1,3g/l. 1!

3 11. Um cilindro cheio de gás tem área da seção reta igual a 10cm² e é fechado por um êmbolo pesado e móvel. O cilindro começa a subir com aceleração 2g. A temperatura do gás é mantida constante o volume sob o êmbolo fica 2/3 do original. Ache a massa M do êmbolo. Considere a pressão externa igual a 10^5 N/m 12. Um certo corpo de peso P0 (no ar) apresenta um peso aparente P1 quando imerso em um líquido a temperatura T1. Quando o líquido é levado a temperatura T2, o mesmo corpo apresenta um peso aparente P2. Sendo β o coeficiente de expansão volumétrica do material que constitui o corpo, determine o coeficiente de expansão volumétrica do líquido. 13. Determine a velocidade V com a qual um gás ideal flui através de um pequeno orifício localizado em uma das paredes laterais de um cilindro adiabático. Assuma que o gás flui apenas de dentro para fora do cilindro. Dados: T = Temperatura do gás no interior do cilindro. M = Massa molar do gás e Cp/Cv = γ = (Coeficiente de Poisson). Dica: Hidrodinâmica 14. Encontre as capacidades caloríficas Cp e Cv de uma mistura gasosa contendo 7g de nitrogênio e 20g de argônio. Considere o comportamento ideal para ambos os gases. Dado: (γn = 1,4 e γar = 1,67) 15. Um mol de um gás ideal se expande de forma que sua pressão varia com a temperatura de acordo com a relação P = αv, onde α é uma constante. Se o volume final do gás é N vezes maior que o inicial, determine a variação de energia interna sofrida pelo gás assim como sua capacidade calorífica molar. Considere que a razão entre os calores específicos do gás é γ. 16. Considere a situação mostrada na figura onde as molas estão inicialmente distendidas de d e a área do pistão é A. Na ocasião de uma das molas se romper, calcule a pressão final em cada comportamento assim como a variação de energia interna. Assuma que as paredes e o pistão do cilindro são isolantes perfeitos.

4 17. Uma parte de um cilindro é preenchida com um mol de um gás ideal monoatômico a uma pressão P0 e temperatura T0. Um pistão de massa desprezível separa o gás da outra parte do cilindro, evacuada, onde há uma mola na sua posição relaxada ligada a ele e a outra parede do cilindro. O cilindro é termicamente isolado, e o pistão, que estava inicialmente preso ao cilindro, é solto. Após atingir o equilíbrio, o volume ocupado pelo gás é o dobro do original. Desprezando a capacidade térmica do cilindro, do pistão e da mola, ache a temperatura e a pressão do gás no novo equilíbrio. 18. Um cilindro com paredes termicamente isoladas contém duas espécies de gás monoatômicos, separadas por uma parede, cujas características (pressão, volume e temperatura) estão indicadas na figura abaixo. Determine estas características quando a parede é retirada e os gases se misturam, porém sem interagir. 19. Para um gás ideal, mostre que o calor específico molecular a volume constante (Cv) e a pressão constante (CP) estão relacionados pela seguinte relação: CP = Cv + kb, onde kb é a constante de Boltzman. 20. Considere um gás ideal monoatômicos a temperatura e pressão respectivas de T0 = 300K e p0 = 10^5 Pa. Um laser pulsado é focalizado na amostra de gás e transfere a esta uma energia E para um pequeno volume V em 10 9 segundos. Se não há aumento de volume durante este curto período de tempo, mostre que a pressão varia de Δp = (γ-1) E V e a temperatura aumenta em ΔT = T 0 (γ-1) E, onde γ = CP/ Cv. P 0 V

5 21. Um gás perfeito realiza o processo representado na figura. No processo ab o fluxo de calor para o sistema é 600 J. Determine, em joules, o trabalho no processo ab e a variação de energia interna. Mostre que se trata de um gás monoatômicos. Determine, em função da constante molar dos perfeitos, R, a capacidade térmica média no processo ab. 22. Um tubo cilíndrico longo de comprimento L e secção A, com gás ideal no seu interior a uma dada temperatura, encontra-se na posição horizontal. No interior do tubo existe um pistão de massa m que divide o tubo em duas partes cada um contendo n moles e estando a pressão P, como mostra a figura. Se este pistão for deslocado da posição de equilíbrio vai oscilar em torno deste ponto. Calcule a frequência de oscilação do pistão para pequenas oscilações. Nota: Despreze o atrito entre o pistão e o tubo e considere que a temperatura se mantem constante 23. n moles de um gás ideal diatômico passam pelas transformações termodinâmicas reversíveis indicadas no diagrama pressão (p) vs. volume (V) mostrado a seguir. O processo AB é isotérmico e ocorre à temperatura TAB. O processo BC é descrito no diagrama por uma semicircunferência com diâmetro paralelo ao eixo V. São conhecidos os volumes VA, VB e VC. A constante universal dos gases é denotada por R. Nos itens a seguir, expresse as suas respostas em função de n, R e, quando necessário, dos parâmetros conhecidos VA, VB, VC e TAB.

6 a) Calcule o trabalho realizado pelo gás no processo BC. b) Calcule a variação de entropia do gás no processo CA. [Dado: As variações de entropia de n moles de um gás ideal durante processos isotérmicos e isobáricos são dadas respectivamente por: S isotérmico = 2,3.n.R.log10(Vf/Vi) e S isobárico = 2,3 n Cp.log10(Tf/Ti), onde Cp é o calor específico molar à pressão constante, e Vi, Vf, Ti e Tf denotam os volumes e temperaturas iniciais e finais.] 24. Em uma região de inverno rigoroso, um tanque com água é deixado aberto ao ar livre até que se forme sobre a superfície da água uma camada de gelo com espessura igual a 5 cm. O ar acima da água está a 10 C. Calcule a taxa de formação de gelo (em cm/h) sobre a superfície inferior da camada de gelo. Considere a condutividade térmica, a densidade e o calor de fusão do gelo como sendo 0,0040 cal/s.cm C, 0,92 g/cm³ e 80cal/g, respectivamente. Assuma que nenhuma quantidade de calor deixa ou passa para a água através das paredes do tanque. 25. Há um copo de água em contato com o ambiente, e ambos se encontram a uma temperatura T0. Mostre, usando o conceito de entropia (e a segunda lei da termodinâmica), que não é natural ver a água do copo variar sua temperatura e resolver se manter em equilíbrio a uma temperatura diferente de T0. Dicas: A variação de entropia associada à variação de temperatura de uma massa m de um corpo com calor específico c, que vai de uma temperatura T0 até T é: Você pode usar também a desigualdade ln(1 + x) < x, para todo x > 1 e diferente de Dois corpos em contato térmico se encontram isolados do resto do universo. Eles possuem massas e calores específicos m1, c1 e m2, c2, com os índices (1, 2) se referindo a cada corpo. Se ambos estão na mesma temperatura T0, mostre que não é esperado que eles troquem calor e se equilibrem (termicamente) em temperaturas diferentes. Dica: use (1 + x) n = 1 + nx, se x << 1 1!

7 27. Nebulosas são formações parecidas com nuvens, compostas exclusivamente por gás Hidrogênio. Um astrônomo mediu o diâmetro de uma nebulosa, encontrando 45 anosluz e sua temperatura em 7500 K e uma densidade de apenas 80 átomos por m³. A temperatura foi obtida a partir da análise do comprimento de onda da luz observada na Terra. Com os dados obtidos pelo astrônomo, faça uma estimativa da pressão do gás hidrogênio no interior da Nebulosa, considerando-o como ideal. 28. A equação de estado de Van der Waals foi proposta para corrigir a equação do gás ideal no regime em que a atração entre as moléculas não pode ser mais desprezada. A equação de Van der Waals (para 1 mol de gás) é escrita como: onde p é a pressão do gás, V o volume, T a temperatura e R a constante universal dos gases ideais. A e B são constantes que dependem do gás. a) Determine as unidades das constantes A e B no Sistema Internacional. b) Reescreva a equação de Van der Waals na condição em que V >> B. c) Sabendo que em 1 mol de gás temos NA = moléculas e considerando que cada molécula pode ser aproximada por uma esfera de diâmetro d, faça uma estimativa do valor do parâmetro B (volume real de 1 mol de moléculas do gás) para o gás Nitrogênio sabendo que d = m. d) Faça a razão B/Videal para o Nitrogênio (use o valor B do item c), onde Videal é o volume de 1 mol de gás ideal nas condições normais de temperatura e pressão. 29. O diagrama abaixo representa um ciclo realizado por um gás ideal num diagrama de entropia S contra temperatura T. a) Esboce o ciclo dado num diagrama de pressão P contra volume V; b) Determine o rendimento do ciclo.

8 30. Sejam XM e XD as frações molares correspondentes à quantidade de um gás ideal monoatômico e diatômico, respectivamente, que compõem uma mistura gasosa não reagente. Sabendo que a pressão e volume inicial da mistura são, respectivamente, P0 e V0, determine a pressão P em função do volume V da mistura quando esta é submetida a uma expansão adiabática reversível. Obs.: A fração molar de um constituinte da mistura é a razão entre o número de mols deste constituinte e o número de mols total da mistura. 31. A figura seguinte mostra um sistema de três barras de cobre de 20 cm de comprimento e 5 mm² de área de seção transversal. As extremidades das barras estão ligadas num ponto A comum. As outras extremidades estão colocadas cada uma em um banho de água fervendo (B), um banho de álcool fervendo (C) e um banho de gelo fundente (D). Sabendo que a condutividade térmica do cobre é k = 400 W/m.k, que a temperatura de ebulição do álcool é 80 C e que o calor de fusão do gelo é cerca de 300 J/g, determine: a) A temperatura no ponto A; b) A quantidade de gelo que derrete por minuto. 32. Uma arma dispara um projétil de chumbo (calor específico CPb = 0,031cal/g C) de massa 20 g, que se move de encontro a um grande bloco de gelo fundente (calor latente de fusão L = 80 cal/g). No impacto, o projétil tem sua velocidade reduzida de 100 m/s para 0 m/s, entrando em equilíbrio térmico com o gelo. Não havendo dissipação de energia, ocorre a fusão de 2,25 g de gelo. Qual era a temperatura do projétil no momento do impacto? 33. Um cometa de 500 toneladas de gelo precipita-se sobre a Terra em rota de colisão frontal (ou seja, ao longo de uma linha que passa pelo centro da Terra). Ao penetrar na atmosfera, a cerca de 100Km de altura, a velocidade do cometa é de 10 km/s. Calcule a fração da energia mecânica do cometa que seria dissipada para fundir completamente o cometa. Suponha que a temperatura inicial do cometa seja de 0 C e considere constante a aceleração gravitacional g = 10m/s².

9 34. Aquecendo-se lentamente 2 mols de um gás perfeito ele passa do estado P0, V0 ao estado 3P0, 3V0 Se o gráfico da pressão versus volume é uma reta, a dependência da temperatura com o volume e o trabalho realizado pelo gás nesse processo serão? 35. O ciclo Diesel, representado na figura abaixo, corresponde ao que ocorre num motor Diesel de quatro tempos: o trecho AB representa a compressão adiabática da mistura de ar e vapor de óleo Diesel; BC representa o aquecimento à pressão constante, permitindo que o combustível injetado se inflame sem necessidade de uma centelha de ignição; CD é a expansão adiabática dos gases aquecidos movendo o pistão e DA simboliza a queda de pressão associada à exaustão dos gases da combustão. A mistura é tratada como um gás ideal de coeficiente adiabático. Considerando que TA, TB, TC, TD, representam as temperaturas, respectivamente, nos pontos A, B, C, D mostre que o rendimento do ciclo Diesel é dado por: 36. No plano pxv as isotermas T, T + ΔT, T + 2ΔT... e as adiabáticas S, S + ΔS, S + 2ΔS... formam um quadriculado mostrado na figura pelas áreas sombreadas. Mostre que todas essas áreas são iguais. Dica: Ciclo de Carnot (Temperatura x Entropia)

10 37. Um mol de gás perfeito está contido em um cilindro de secção S fechado por um pistão móvel, ligado a uma mola de constante elástica k. Inicialmente, o gás está na pressão atmosférica P0 e temperatura T0, e o comprimento do trecho do cilindro ocupado pelo gás é L0, com a mola não estando deformada. O sistema gás-mola é aquecido e o pistão se desloca de uma distância x. Denotando a constante de gás por R, a nova temperatura do gás é? 38. Demonstre que duas adiabáticas nunca podem se cortar. Dica: Supondo que isto fosse possível, complete um ciclo com uma isoterma e mostre que a 2ª lei da termodinâmica seria violada se tal ciclo existisse. 39. Um gás ideal de coeficiente adiabático γ é submetido ao ciclo ABCA da figura abaixo, onde AB é um segmento de reta. a) Calcule o rendimento. b) Mostre que ele é menor do que o rendimento de um ciclo de Carnot operando entre as mesmas temperaturas extremas. 40. O ciclo de Joule, representado na figura ao lado, onde AB e CD são adiabática, é uma idealização do que ocorre numa turbina a gás: BC e DA representam respectivamente aquecimento e resfriamento a pressão constante. r = PB/PA é a taxa de compressão. Calcule o rendimento do ciclo Joule em função de r e γ.

11 41. Um quilograma de gelo é removido de um congelador a -15 o C e aquecido, até converter-se totalmente em vapor, a 100 o C. Qual é a variação de entropia deste sistema? O calor específico do gelo é de 0,6 cal/g. o C, o calor latente de fusão do gelo é de 79,6 cal/g, e o calor latente de vaporização da água é de 539,6 cal/g. 42. Numa máquina térmica, o agente é um gás ideal de coeficiente adiabático γ, que executa o ciclo abaixo, onde BC é uma adiabática e CA uma isoterma. Calcule o rendimento em função de r e γ. 43. Um pistão de massa m divide gás Hélio em duas partes, uma num volume V1, pressão P1 e temperatura T1 e a outra num volume V2, pressão P2 e temperatura T2. O pistão é liberado, sabendo que não há atrito, ache a máxima velocidade adquirida pelo corpo g de hélio, encerradas em um cilindro por um pistão, muito lentamente passa do estado com volume V1 = 32 L e pressão P1 = 4,1 atm, ao estado com volume V2 = 9 L e P2 = 15,5 atm. Qual é a maior temperatura atingida pelo gás nesse processo, se no gráfico da dependência da pressão em relação ao volume do gás, o processo é representado por uma linha reta? 45. Ao longo de um cordão de peso desprezível de comprimento L0 desliza uma arruela. A força de atrito, que atua entre o cordão e arruela, é constante e igual a f, O coeficiente de elasticidade do cordão é conhecido e igual a k. Encontre a quantidade de calor desprendida Q. Espero que tenham gostado! Abraços. No caso de alguma dúvida:

Universidade de São Paulo Instituto de Física

Universidade de São Paulo Instituto de Física Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico º Semestre de 009 Sexta Lista de Exercícios a. Lei da Termodinâmica e Teoria Cinética dos Gases ) Uma máquina

Leia mais

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F 1. Considere um bloco de gelo de massa 300g encontra-se a 0 C. Para que todo gelo se derreta, obtendo água a 0 C são necessárias 24.000 cal. Determine o calor latente de fusão do gelo. 2. Considere um

Leia mais

1ª QUESTÃO Valor 1,0 = 1. Dados: índice de refração do ar: n 2. massa específica da cortiça: 200 kg/m 3. 1 of :36

1ª QUESTÃO Valor 1,0 = 1. Dados: índice de refração do ar: n 2. massa específica da cortiça: 200 kg/m 3. 1 of :36 1ª QUESTÃO Valor 1,0 Uma lâmpada é colocada no fundo de um recipiente com líquido, diretamente abaixo do centro de um cubo de cortiça de 10 cm de lado que flutua no líquido. Sabendo que o índice de refração

Leia mais

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Exercícios Sugeridos (14 de novembro de 2008) A numeração corresponde ao Livro Texto. 16.19 Um balão de ar quente

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2 prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 1. Julgue os itens: verdadeiro ou falso. ( ) A lei de Stevin é válida para qualquer

Leia mais

Lista de exercícios LOB1019 Física 2

Lista de exercícios LOB1019 Física 2 Lista de exercícios 02 1. Tão rapidamente a Terra foi formada, o calor liberado pelo decaimento de elementos radioativos elevaram a sua temperatura média interna de 300 para 3000K (valor atual). Supondo

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 1º e 2º Anos eia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher

Leia mais

DEGGE, 2012 Pedro M A Miranda Termodinâmica Aplicada Exame 2

DEGGE, 2012 Pedro M A Miranda Termodinâmica Aplicada Exame 2 DEGGE, 2012 Pedro M A Miranda Termodinâmica Aplicada Exame 2 Justifique, sucintamente, todos os cálculos e aproximações. Parte 1 1. O comporta-se como um gás de van der Waals com. Considere um dispositivo

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as

Leia mais

Aulas 17 a 19. Aula 20. Colégio Jesus Adolescente. atm.. atmosfera, a pressão por ele exercida nas paredes do

Aulas 17 a 19. Aula 20. Colégio Jesus Adolescente. atm.. atmosfera, a pressão por ele exercida nas paredes do Colégio Jesus Adolescente Aulas 17 a 19 Ensino Médio 2º Bimestre Disciplina Física Setor B 1) Num recipiente de volume igual a 41 acham-se 5,0 mols de um gás perfeito a temperatura de 300. Determine a

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 1 o e o anos e contém vinte (0) questões. Os alunos do 1 o ano devem escolher livremente oito (8) questões para

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2 o e 3º anos e contém dezesseis (16) questões. 2 Os alunos do 2º ano devem escolher livremente oito (8) questões

Leia mais

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2º. e 3º. anos e contém dezesseis (16) questões. 02) Os alunos

Leia mais

1. Suponha que em uma escala linear de temperatura X a água ferva a 53,3 o X e congele a -170 o X. Qual a temperatura de 340K na escala X?

1. Suponha que em uma escala linear de temperatura X a água ferva a 53,3 o X e congele a -170 o X. Qual a temperatura de 340K na escala X? BC0303: Fenômenos Térmicos - 1 a Lista de Exercícios Termômetros, Temperatura e Escalas de Temperatura 1. Suponha que em uma escala linear de temperatura X a água ferva a 53,3 o X e congele a -170 o X.

Leia mais

BC 0303: Fenômenos Térmicos 2 a Lista de Exercícios

BC 0303: Fenômenos Térmicos 2 a Lista de Exercícios BC 33: Fenômenos Térmicos a Lista de Exercícios ** Onde for necessário adote a constante universal dos gases R = 8,3 J/mol K e o número de Avogadro N A = 6,. 3 ** Caminho Livre Médio. Em um dado experimento,

Leia mais

2007 3ª. fase Prova para alunos 1º. e 2º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2007 3ª. fase Prova para alunos 1º. e 2º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2007 3ª. fase Prova para alunos 1º. e 2º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 1o e 2o anos e contém vinte (20) questões. 02) Os alunos do 1o

Leia mais

Fenômenos Térmicos : segundo conjunto de problemas. Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades.

Fenômenos Térmicos : segundo conjunto de problemas. Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades. Fenômenos Térmicos - 2014: segundo conjunto de problemas Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades. 1. Num período de 1.00 s, 5.00 10 23 moléculas de nitrogênio atingem

Leia mais

Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1

Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1 Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1 Questão 1. Uma máquina térmica utiliza o calor fornecido por uma fonte para realizar trabalho. Nos motores de automóvel a mistura gasolina-ar atua como

Leia mais

Fenômenos Térmicos : primeiro conjunto de problemas

Fenômenos Térmicos : primeiro conjunto de problemas Fenômenos Térmicos - 2014: primeiro conjunto de problemas Termômetros, temperatura e escalas de temperatura 1. Suponha que em uma escala linear de temperatura X, a água ferva a 81.5 o X e congele a-190

Leia mais

DO GAS IDEAL. W = Fdx = P Adx = PdV. P a. Assim, se imaginarmos o gás expandindo-se de um volume V 1 até um volume V 2, o trabalho total realizado é:

DO GAS IDEAL. W = Fdx = P Adx = PdV. P a. Assim, se imaginarmos o gás expandindo-se de um volume V 1 até um volume V 2, o trabalho total realizado é: 65 TERMODINÂMICA DO GAS IDEAL 4 4. Introdução Consideremos um gás ideal contido num cilindro com pistão como mostrado na Fig. 4.. Mediante a movimentação de êmbolo, é possível comprimir ou expandir tal

Leia mais

1 a Questão: (2,0 pontos)

1 a Questão: (2,0 pontos) a Questão: (, pontos) Um bloco de massa m, kg repousa sobre um plano inclinado de um ângulo θ 37 o em relação à horizontal. O bloco é subitamente impulsionado, paralelamente ao plano, por uma marretada,

Leia mais

Exercícios Seletos de ùltimo Vestibular. Exercícios da Fuvest Primeira fase.

Exercícios Seletos de ùltimo Vestibular. Exercícios da Fuvest Primeira fase. Exercícios Seletos de ùltimo Vestibular Exercícios da Fuvest 2011- Primeira fase. 1 Em um ponto fixo do espaço, o campo elétrico de uma radiação eletromagnética tem sempre a mesma direção e oscila no tempo,

Leia mais

Atividades Física 2ª série do Ensino Médio

Atividades Física 2ª série do Ensino Médio Atividades Física 2ª série do Ensino Médio 01 - (UFTM 2006) Ao nível do mar e sob temperatura de 27ºC, 450 L de gás hélio, puro, preenchem o espaço interno de um balão. Admitindo-se que a parede do balão

Leia mais

LISTA 4: EXERCÍCIOS TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS, MASSA MOLAR E EQUAÇÃO DE CLAPEYRON. PROF : José Lucas

LISTA 4: EXERCÍCIOS TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS, MASSA MOLAR E EQUAÇÃO DE CLAPEYRON. PROF : José Lucas LISTA 4: EXERCÍCIOS TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS, MASSA MOLAR E EQUAÇÃO DE CLAPEYRON PROF : José Lucas 1) Um gás ideal ocupa 6 litros em um recipiente, a pressão dentro do frasco é de 3 atm. Suponha que

Leia mais

Dados. = 1, W/m 2 v som ar = 343 m/s v luz vácuo = c = m/s k B. = 1, J/mol K u massa

Dados. = 1, W/m 2 v som ar = 343 m/s v luz vácuo = c = m/s k B. = 1, J/mol K u massa Física 3 1 a prova 04/06/2016 A Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1 Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2 Leia os enunciados com atenção. 3 Analise sua

Leia mais

A) 2,5 B) 4 C) 5 D) 7,5 E) 10

A) 2,5 B) 4 C) 5 D) 7,5 E) 10 1-Uma massa gasosa, inicialmente num estado A, sofre duas transformações sucessivas e passa para um estado C. A partir do estado A esse gás sofre uma transformação isobárica e passa para o estado B. A

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

(d) F < P a, F = P b, F < P c, P a < P c. (e) F = P a, F > P b, F < P c, P a < P c. Não é possível determinar com os dados do enunciado.

(d) F < P a, F = P b, F < P c, P a < P c. (e) F = P a, F > P b, F < P c, P a < P c. Não é possível determinar com os dados do enunciado. Seção 1. Universidade Federal do io de Janeiro Instituto de Física Física II 017.1 Prova 1: 4/04/017 Versão: A 5. A gura abaixo mostra três recipientes com a mesma área da base e contendo o mesmo uido

Leia mais

Questão 04) Questão 01)

Questão 04) Questão 01) Questão 01) O valor da temperatura de uma amostra de gás perfeito é consequência: a) da radiação emitida por suas moléculas. b) da energia potencial total de suas moléculas. c) da energia potencial média

Leia mais

1,0 atm; 3,0 atm; 3,3 atm; 3,9 atm; 4,0 atm.

1,0 atm; 3,0 atm; 3,3 atm; 3,9 atm; 4,0 atm. 1. Um tubo cilíndrico de oxigênio de um mergulhador contém 3,2 kg de O 2. Antes de mergulhar, verificou-se que a temperatura e a pressão no interior do cilindro valiam, respectivamente, 27 C e 1,5 atm.

Leia mais

Física Geral e Experimental III. Exercícios Temperatura e Dilatação

Física Geral e Experimental III. Exercícios Temperatura e Dilatação Física Geral e Experimental III Exercícios Temperatura e Dilatação 1. Em um dia quando a temperatura alcança 50ºF, qual é a temperatura em graus Celsius e Kelvins? R: 10ºC; 283 K. 2. O ouro tem um ponto

Leia mais

Física Geral e Experimental III. Dilatação

Física Geral e Experimental III. Dilatação Física Geral e Experimental III Dilatação 6. Em um dia quente em Las Vegas um caminhão-tanque foi carregado com 37.000 L de óleo diesel. Ele encontrou tempo frio ao chegar a Payson, Utha, onde a temperatura

Leia mais

Física 20 Questões [Médio]

Física 20 Questões [Médio] Física 20 Questões [Médio] 01 - (UFRRJ ) Uma pessoa retira um botijão de gás de um local refrigerado e o coloca em um outro lugar, sobre o qual os raios solares incidem diretamente. Desprezando qualquer

Leia mais

Testes gerais

Testes gerais Testes gerais Termometria. Em uma escala termométrica arbitrária A, atribui-se 0ºA à temperatura de fusão do gelo e 20ºA à temperatura de ebulição da água. Quando a temperatura for de 20ºC, na escala A,

Leia mais

Lista de Exercícios Solução em Sala

Lista de Exercícios Solução em Sala Lista de Exercícios Solução em Sala 1) Um conjunto pistão-cilindro área de seção transversal igual a 0,01 m². A massa do pistão é 101 kg e ele está apoiado nos batentes mostrado na figura. Se a pressão

Leia mais

Der Grosse Zapfenstreich

Der Grosse Zapfenstreich Der Grosse Zapfenstreich Rudolf Julius Emanuel Clausius Dienstag zwanzig Juli, anno Domini MMX 1 Q1 (P1), a placa de gelo 1.1 Enunciado Uma grande placa de gelo flutua dentro de uma piscina cheio de água.

Leia mais

3 a fase Prova Teórica

3 a fase Prova Teórica 3 a fase Prova Teórica Prova para alunos do 1º e 2º anos LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio. Ela contém dezesseis

Leia mais

CURSO de FÍSICA - Gabarito

CURSO de FÍSICA - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de FÍSICA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém : PROVA DE REDAÇÃO

Leia mais

Lista de Exercícios de Revisão Prova 04

Lista de Exercícios de Revisão Prova 04 Lista de Exercícios de Revisão Prova 04 1) (UnB DF) Um bloco de gelo de 40g, a 10ºC, é colocado em um recipiente contendo 120g de água a 25ºC. Qual é a temperatura de equilíbrio do sistema (em ºC)? Calor

Leia mais

2ª Fase. 3º Ano. Leia com atenção todas as instruções seguintes.

2ª Fase. 3º Ano. Leia com atenção todas as instruções seguintes. 2ª Fase eia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as questões devem ser resolvidas. O Caderno de

Leia mais

FÍSICA INSTRUÇÕES GERAIS. momento em que for determinado; DO CANDIDATO; e. grave que impossibilite a realização da mesma;

FÍSICA INSTRUÇÕES GERAIS. momento em que for determinado; DO CANDIDATO; e. grave que impossibilite a realização da mesma; - PROCESSO - NOME - N MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO À ESCOLA NAVAL (PSAEN/2004) FÍSICA 2 DIA DE PROVA INSTRUÇÕES GERAIS 1- A duração da prova será de 04

Leia mais

Gases. 1) Assinale a alternativa CORRETA.

Gases. 1) Assinale a alternativa CORRETA. Gases 1) Assinale a alternativa CORRETA. (A) Uma determinada massa de gás ideal, ocupando um volume constante, tem sua pressão inversamente proporcional à sua temperatura absoluta. (B) Em uma transformação

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

Física Geral e Experimental III 1ª prova 25/04/2014 A

Física Geral e Experimental III 1ª prova 25/04/2014 A Física Geral e Experimental III 1ª prova 25/04/2014 A NOME: TURMA: MATRÍCULA: PROF. : NOTA: Importante: Assine a primeira página do cartão de questões e a folha do cartão de respostas. Leia os enunciados

Leia mais

a) a velocidade do carrinho no ponto C; b) a aceleração do carrinho no ponto C; c) a força feita pelos trilhos sobre o carrinho no ponto C.

a) a velocidade do carrinho no ponto C; b) a aceleração do carrinho no ponto C; c) a força feita pelos trilhos sobre o carrinho no ponto C. 1. (Fuvest-gv) Na figura a seguir, tem-se uma mola de massa desprezível e constante elástica 200 N/m, comprimida de 20 cm entre uma parede e um carrinho de 2,0 kg. Quando o carrinho é solto, toda a energia

Leia mais

1 Q1, Dilatando réguas

1 Q1, Dilatando réguas 1 Q1, Dilatando réguas nome : Rômulo Loiola Rodrigues Gaspar, Entregar 04/10/2010 1.1 Enunciado Uma régua de aço foi usada para medir o comprimento de uma barra de determinado material. A medida foi l

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Questões 1) Materiais A, B e C são sólidos que estão em suas temperaturas de fusão. O material A requer 200J para fundir 4kg, o material B requer 300J para fundir 5kg e o material

Leia mais

2 bt2 20 o C. O calor trocado pelo sistema é, fazendo a = 5,4 cal/g.k, b = 0,0024 cal/g.k 2, c = 0, cal.k/g, dt, T 2. = 230,2kcal.

2 bt2 20 o C. O calor trocado pelo sistema é, fazendo a = 5,4 cal/g.k, b = 0,0024 cal/g.k 2, c = 0, cal.k/g, dt, T 2. = 230,2kcal. FÍSICA - LISTA 4 Termodinâmica 1. Uma substância possui calor específico dado por c = a+bt, em cal/g., com a = 0,1 cal/g., b = 0,005 cal/g. 2. Calcule o calor trocado por 100 g dessa substância se a temperatura

Leia mais

2007 3ª. fase Prova para alunos do 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano.

2007 3ª. fase Prova para alunos do 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano. 007 3ª. fase Prova para alunos do 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano. 0) A prova contém oito (8) questões e TODAS DEVEM SER RESOLVIDAS.

Leia mais

Questão 4. Questão 5

Questão 4. Questão 5 Questão 1 Um mol de gás ideal sofre transformação AëBëC indicada no diafragma pressão x volume da figura a seguir. a) qual é a temperatura do gás no estado A? b) Qual é o trabalho realizado pelo gás na

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT)

Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT) Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT) 2014-2015 Vasco Guerra Carlos Augusto Santos Silva carlos.santos.silva@tecnico.ulisboa.pt Versão 1.0 24-1-2014 1. Um inventor diz que desenvolveu uma máquina

Leia mais

3. Um gás ideal passa por dois processos em um arranjo pistão-cilindro, conforme segue:

3. Um gás ideal passa por dois processos em um arranjo pistão-cilindro, conforme segue: 1. Um arranjo pistão-cilindro com mola contém 1,5 kg de água, inicialmente a 1 Mpa e título de 30%. Esse dispositivo é então resfriado até o estado de líquido saturado a 100 C. Calcule o trabalho total

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: Lista de exercícios 20

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: Lista de exercícios 20 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA I PROFESSOR: EDSON JOSÉ Lista de exercícios 20 1. Numa transformação sob pressão constante de 800 N/m

Leia mais

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis 15/Mar/017 Aula 6 Ciclos termodinâmicos reversíveis Diagrama P e eficiência do Ciclo de Carnot Ciclo de Otto (motores a gasolina): processos e eficiência Ciclo de Diesel: processos, eficiência e trabalho

Leia mais

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis 9/Mar/016 Aula 6 Ciclos termodinâmicos reversíveis Diagrama P e eficiência do Ciclo de Carnot Ciclo de Otto (motores a gasolina): processos e eficiência Ciclo de Diesel: processos, eficiência e trabalho

Leia mais

c) qual o lado do cubo que ele teria que ocupar com essas bolinhas, de modo a representar 1cm 3 de gás? A) 1km B) 10km C) 100km D) 1000km E) 10000km

c) qual o lado do cubo que ele teria que ocupar com essas bolinhas, de modo a representar 1cm 3 de gás? A) 1km B) 10km C) 100km D) 1000km E) 10000km 1- Imagine que, na impossibilidade de reduzir seus alunos ao tamanho das moléculas de um gás, um professor resolva trazer as moléculas para o tamanho de seus alunos. Usa, para isso, bolinhas de gude, de

Leia mais

FÍSICA II. Justifique todas as suas respostas convenientemente Apresente uma Prova limpa e ordenada

FÍSICA II. Justifique todas as suas respostas convenientemente Apresente uma Prova limpa e ordenada FÍSICA II Duração: 2 H 30 (exactas) 1ª Chamada 22 de Janeiro de 2002 Justifique todas as suas respostas convenientemente Apresente uma Prova limpa e ordenada g = 9,8 m/s 2 1 atm = 1 x 10 5 Pa ρ água =

Leia mais

PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO

PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: a 3 FASE o o PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO 1 Essa prova destina-se exclusivamente aos alunos do 1 o e 2 o ano e contém vinte (20) questões. 2 Os alunos do 1 o ano

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2012 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Numa região sujeita a um campo magnético de módulo B, conforme a figura acima, uma partícula carregada

Leia mais

Termodinâmica. Prof.: POMPEU

Termodinâmica. Prof.: POMPEU 1. DEFINIÇÃO A estuda a relação entre calor e trabalho que um sistema (por exemplo, um gás) troca com o meio exterior. 2. ENERGIA INTERNA (U) É a soma das várias formas de energia das moléculas que constituem

Leia mais

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS PARTE - III TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS ENTROPIA E SEGUNDO PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS PARTE - III TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS ENTROPIA E SEGUNDO PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA ERMODINÂMICA E ESRUURA DA MAÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS PARE - III RANSFORMAÇÕES ERMODINÂMICAS ENROPIA E SEGUNDO PRINCÍPIO DA ERMODINÂMICA Luís Lemos Alves, 2004 1- Considere uma arca frigorífica vertical

Leia mais

2ª LEI, ENTROPIA E FORMALISMO TERMODINÂMICO. 1) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes. , ocupando inicialmente o volume V 0,

2ª LEI, ENTROPIA E FORMALISMO TERMODINÂMICO. 1) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes. , ocupando inicialmente o volume V 0, ermodinâmica Ano Lectivo 00/0 ª LEI, ENROIA E FORMALISMO ERMODINÂMIO ) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes p =, ocupando inicialmente o volume 0, expande-se adiabaticamente até atingir o

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

UFABC - Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones. AULA 5 Calor, Trabalho e Primeira lei da termodinâmica

UFABC - Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones. AULA 5 Calor, Trabalho e Primeira lei da termodinâmica UFABC - Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones AULA 5 Calor, Trabalho e Primeira lei da termodinâmica Experimento de Joule (1845): Equivalente mecânico do Calor o Num calorímetro (recipiente de paredes

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Como resultado de um aumento de temperatura de 32 o C, uma barra com uma rachadura no seu centro dobra para cima (Figura). Se a distância fixa for 3,77 m e o coeficiente de expansão linear

Leia mais

Aluno (a): nº: Professor: Fernanda Tonetto Surmas Data: / /2015 Turma: ORIENTAÇÕES DE ESTUDO REC 2º TRI

Aluno (a): nº: Professor: Fernanda Tonetto Surmas Data: / /2015 Turma: ORIENTAÇÕES DE ESTUDO REC 2º TRI 1º EM E.M. FÍSICA Aluno (a): nº: Professor: Fernanda Tonetto Surmas Data: / /2015 Turma: ORIENTAÇÕES DE ESTUDO REC 2º TRI VERIFICAR DATA e HORÁRIO da PROVA de REC de FÍSICA!!!!!!! /09 ª feira Física CONTEÚDO

Leia mais

Física do Calor Licenciatura: 4ª Aula (19/08/2015)

Física do Calor Licenciatura: 4ª Aula (19/08/2015) Física do Calor Licenciatura: 4ª ula (19/08/015) Prof. lvaro annucci imos, na última aula: Definição de massa molecular, que corresponde à massa de 1 mol da substância: M M m N Nos processos que envolvem

Leia mais

Alunos(as) que não fizeram a P2, só devem resolver as questões 5, 6, 7 e 8 (P2)

Alunos(as) que não fizeram a P2, só devem resolver as questões 5, 6, 7 e 8 (P2) ATENÇÃO: Alunosas que não fizeram a P, só devem resolver as questões,, 3 e 4 P Alunosas que não fizeram a P, só devem resolver as questões 5, 6, 7 e 8 P Alunosas que fizeram P e P, só devem resolver as

Leia mais

= 6, mol de moléculas de um gás possui aproximadamente 6, moléculas deste gás, ou seja, seiscentos e dois sextilhões de moléculas;

= 6, mol de moléculas de um gás possui aproximadamente 6, moléculas deste gás, ou seja, seiscentos e dois sextilhões de moléculas; TEORIA CINÉTICA DOS GASES PROF. LEANDRO NECKEL NÚMERO DE AVOGADRO Mol é a quantidade de substância de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 quilograma

Leia mais

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por FÍSICA II Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

2 bt2 20 o C. O calor trocado pelo sistema é, fazendo a = 5,4 cal/g.k, b = 0,0024 cal/g.k 2, c = 0, cal.k/g, dt, T 2. = 230,2kcal.

2 bt2 20 o C. O calor trocado pelo sistema é, fazendo a = 5,4 cal/g.k, b = 0,0024 cal/g.k 2, c = 0, cal.k/g, dt, T 2. = 230,2kcal. FÍSICA BÁSICA II - LISTA 3 Termodinâmica 1. Uma substância possui calor específico dado por c = a+bt, em cal/g., com a = 0,1 cal/g., b = 0,005 cal/g. 2. Calcule o calor trocado por 100 g dessa substância

Leia mais

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior.

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior. Física 01. Uma haste de comprimento L e massa m uniformemente distribuída repousa sobre dois apoios localizados em suas extremidades. Um bloco de massa m uniformemente distribuída encontra-se sobre a barra

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora, esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA m g h E pg = t P = m g h 16 F (N) 8 0 2 4 S (m) Como pode cair no enem? (ENEM) Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento

Leia mais

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE

Leia mais

Física - 1. Dados numéricos

Física - 1. Dados numéricos Física - 1 Dados numéricos celeração da gravidade: 1 m/s Densidade da água: 1, g/cm 3 Velocidade da luz no vácuo: 3, x 1 8 m/s 1 atm = 1, x 1 5 N/m = 1 4 π o = 9, x 1 9 N.m C 1. O gráfico da velocidade

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Versão: A

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Versão: A Universidade Federal do io de Janeiro Instituto de Física Versão: A Múltipla escolha (7 0,7= 4,9 pontos 1. Duas massas idênticas estão ligadas cada uma a molas idênticas e apoiadas sobre uma superfície

Leia mais

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018)

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018) ITA18 - Revisão LFIS1A - IME 2018 1a fase Questão 1 Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R, é atingido por um projétil, que se move verticalmente

Leia mais

Unimonte, Engenharia Física Aplicada, Prof. Marco Simões Transferência de calor, exercícios selecionados do Sears & Zemansky, cap.

Unimonte, Engenharia Física Aplicada, Prof. Marco Simões Transferência de calor, exercícios selecionados do Sears & Zemansky, cap. Unimonte, Engenharia Física Aplicada, Prof. Marco Simões Transferência de calor, exercícios selecionados do Sears & Zemansky, cap. 17 17.65) Suponha que a barra da figura seja feita de cobre, tenha 45,0

Leia mais

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo 1. (IFCE 2011) Um estudante de Física resolveu criar uma nova escala termométrica que se chamou Escala NOVA ou, simplesmente, Escala N. Para isso, o estudante usou os pontos fixos de referência da água:

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA:

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 3 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 1 m/s 2 Carga do elétron : 1,6 x 1-19 C Massa do elétron

Leia mais

Gases. 1. Qual a equação de Van der Waals para o gás real e qual o significado de cada termo dessa equação?

Gases. 1. Qual a equação de Van der Waals para o gás real e qual o significado de cada termo dessa equação? Capítulo 2 Gases 1. Qual a equação de Van der Waals para o gás real e qual o significado de cada termo dessa equação? Van der Waals verificou que o fato do gás real não se comportar como o gás ideal é

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física

Leia mais

1º SIMULADO DISCURSIVO IME FÍSICA

1º SIMULADO DISCURSIVO IME FÍSICA FÍSICA Questão 1 Considere o veículo de massa M percorrendo uma curva inclinada, de ângulo, com raio R constante, a uma velocidade V. Supondo que o coeficiente de atrito dos pneus com o solo seja, calcule

Leia mais

Termodinâmica Aplicada. (PF: comunicar eventuais erros para Exercícios 6

Termodinâmica Aplicada. (PF: comunicar eventuais erros para Exercícios 6 Termodinâmica Aplicada (PF: comunicar eventuais erros para pmmiranda@fc.ul.pt) Exercícios 6 1. Um mole de um gás de van der Waals sofre uma expansão isotérmica (à temperatura ) entre um volume inicial

Leia mais

Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos)

Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física II-A (FIT122) 2018.2 Data: 03/10/2018 Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) 1. Um cilindro fechado por um êmbolo

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Exercícios de Física-Recuperação N.: 2ª série - Ensino Médio / / Conteúdo : transmissão de calor, gases, diagrama de fases e termodinâmica 1)Assinale a alternativa

Leia mais

Termodinâmica I - FMT 159 Segunda prova: 30/11/2009 Noturno

Termodinâmica I - FMT 159 Segunda prova: 30/11/2009 Noturno ermodinâmica I - FM 159 Segunda prova: 30/11/2009 Noturno AENÇÃO: JUSIFIQUE todas as suas respostas. Não destaque a folha de rascunho. empo de prova: 100 minutos. NOME: 1. (3,0) Em uma máquina térmica

Leia mais

Lista: Hidrostática (densidade, pressão, Stevin, empuxo)

Lista: Hidrostática (densidade, pressão, Stevin, empuxo) Lista: Hidrostática (densidade, pressão, Stevin, empuxo) 1) (Fuvest 95) Um recipiente cilíndrico de eixo vertical tem como fundo uma chapa de 2,0cm de espessura, e 1,0m² de área, feita de material de massa

Leia mais

2 a fase Caderno de Questões para alunos da 2 a e da 3 a Séries

2 a fase Caderno de Questões para alunos da 2 a e da 3 a Séries 2 a fase Caderno de Questões para alunos da 2 a e da 3 a Séries LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos da 2 a e 3 a Séries do Ensino Médio. Ela contém

Leia mais

Física Teórica 3. 1 a prova - 2º período de /09/2018. =4186 J/(kg K) c gelo. = 10 3 kg/m 3 c água

Física Teórica 3. 1 a prova - 2º período de /09/2018. =4186 J/(kg K) c gelo. = 10 3 kg/m 3 c água t Física Teórica 3 1 a prova - 2º período de 2018 22/09/2018 Atenção: Leia as recomendações abaixo antes de fazer a prova. 1. A prova consiste em 15 questões de múltipla escolha, e terá duração de 2 horas

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Informe aqui o seu número de inscrição: Informe aqui

Leia mais

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica Temperatura, Calor e a Primeira Temperatura; A Lei Zero da Termodinâmica; Medindo a Temperatura; Escala Celsius e Fahrenheit; Dilatação Térmica; Temperatura e Calor; Absorção de Calor por Sólidos e Líquidos;

Leia mais

Estudo da Física. Prof. Railander Borges

Estudo da Física. Prof. Railander Borges Estudo da Física Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges ASSUNTO: GASES 1. Uma panela de pressão com

Leia mais

TERMODINÂMICA. Módulo 6 1ª Lei da Termodinâmica Módulo 7 2ª Lei da Termodinâmica

TERMODINÂMICA. Módulo 6 1ª Lei da Termodinâmica Módulo 7 2ª Lei da Termodinâmica TERMODINÂMICA Módulo 6 1ª Lei da Termodinâmica Módulo 7 ª Lei da Termodinâmica 1) Trabalho de um gás () p F A Para F = cte: F p. A F d cos F = cte. p Ad V Variação de Volume d V Ad p = cte. p V Para p

Leia mais

ESTUDOS DOS GASES. * Um dos estados físicos da matéria, com mais energia.

ESTUDOS DOS GASES. * Um dos estados físicos da matéria, com mais energia. ESTUDOS DOS GASES O QUE É UM GÁS??? * Um dos estados físicos da matéria, com mais energia. * Não possui forma nem volume definido. * Apresenta uma estrutura desorganizada. * É considerado um fluido por

Leia mais

Física 20 Questões [Fácil]

Física 20 Questões [Fácil] Física 20 Questões [Fácil] 01 - (ITA SP) Uma máquina térmica reversível opera entre dois reservatórios térmicos de temperaturas 100 C e 127 C, respectivamente, gerando gases aquecidos para acionar uma

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física a Fase. Prova para alunos de 1 o e 2 o anos

Olimpíada Brasileira de Física a Fase. Prova para alunos de 1 o e 2 o anos Olimpíada Brasileira de Física 004 3 a Fase Prova para alunos de 1 o e o anos Leia atentamente as instruções abaixo: 1 Esta prova destina-se exclusivamente a alunos de 1 o e o anos. A prova contém vinte

Leia mais