RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESIDÊNCIA MÉDICA 2016"

Transcrição

1 NOME INSCRIÇÃO SALA LUGAR DOCUMENTO DATA DE NASC ESPECIALIDADE PROVA DE TESTES CIRURGIA DA MÃO ASSINATURA DO CANDIDATO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Faculdade de Ciências Médicas RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Concurso de Admissão Prova de Múltipla Escolha (15/11/2015) CIRURGIA DA MÃO COREME / FCM / COMVEST

2 INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS Verifique se este caderno contém um total de 50 questões, numeradas de 1 a 50. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala outro caderno completo. As duas provas terão a duração total de 5 horas, incluindo o tempo para preenchimento da folha de resposta. Cada candidato receberá uma folha de respostas, que deverá ser devidamente assinada e preenchida com caneta esferográfica preta. As folhas de respostas deverão permanecer sem qualquer sinal de dobra ou amassado. Não deixe questões sem resposta. Não será permitido o uso de celulares, calculadoras e outros equipamentos eletrônicos. Preencha apenas uma letra (alternativa) para cada questão. Mais de uma resposta anulará a questão. Observe que todas as respostas devem estar marcadas em preto, não cinza. O candidato só poderá sair após 2 horas e 30 minutos do início da prova. Somente será permitida a saída de um candidato da sala de exames quando acompanhado por um fiscal. As folhas de respostas que não forem entregues após 5 horas do início da prova serão recolhidas. O caderno de prova deverá ser entregue ao final da prova. Sugerimos que reserve alguns minutos da prova para copiar o gabarito na folha recebida, para posterior conferência com o gabarito oficial. As provas e o gabarito oficial da prova de testes de múltipla escolha serão divulgados às 19h do dia 15/11/2015, pela internet no site e medica BOA PROVA!

3 1. Dentre os objetivos cirúrgicos na cirurgia do plexo braquial, a prioridade inicial é: a) restauração flexão cotovelo. b) restauração da abdução do ombro. c) restauração da sensibilidade na face medial do antebraço e da mão. d) restauração da rotação externa do ombro. 02. Após o reparo ou reconstrução do plexo braquial, a regeneração axonal pode ser determinada em aproximadamente: a) 1 a 3 meses. b) 12 a 18 meses. c) 3 a 4 anos. d) não pode ser determinada. 03. Nas reconstruções tendíneas da zona 2 flexora, quais polias devem ser preservadas para se prevenir o arco de corda? a) polia A1 e A2 dos dedos. b) polia oblíqua do polegar. c) polia A2 e A3 dos dedos. d) polia A4 e A3 dos dedos. 05. Os músculos interóssseos dorsais são responsáveis por: a) abdução dos dedos e flexão das metacarpofalangeanas. b) adução dos dedos e flexão das metacarpofalangeanas. c) abdução dos dedos e extensão das metacarpofalangeanas. d) adução dos dedos e extensão das metacarpofalangeanas. 06. Quanto ao tendão extensor próprio do indicador: a) localiza-se no 3 o compartimento extensor. b) apresenta função de abdução do 2 o dedo. c) é inervado pelo nervo interósseo anterior. d) ulnar ao tendão extensor comum dos dedos.

4 07. Assinale o tendão mais frequentemente rompido nas fraturas do rádio distal: a) flexor longo do polegar. b) extensor longo do polegar. c) flexor profundo do 4o dedo. d) extensor radial curto do carpo. 08. Quanto à lesão do nervo ulnar: a) o sinal de Wartenberg se dá devido à fraqueza da musculatura tenar intrínseca e interósseos palmares e predomínio do extensor próprio do 5 o dedo. b) o sinal de Froment é caracterizado pela ausência de flexão da interfalangeana do polegar quando da preensão de objetos entre o polegar e o lado radial do 2 o dedo. c) nas lesões proximais ao canal de Guyon, a sensibilidade da região dorsoulnar da mão está preservada. d) o ramo sensitivo dorsal emerge após o túnel cubital, proximalmente ao canal de Guyong. 09. O paciente que não consegue fazer o sinal de ok, apresenta lesão do nervo: a) nervo interósseo posterior. b) nervo radial. c) nervo músculocutâneo. d) nervo interósseo anterior. 10. Assinale a alternativa correta: a) o ramo palmar superficial do nervo mediano está preservado na síndrome do túnel do carpo. b) o teste de Allen positivo indica boa circulação colateral pelo arco palmar. c) na compressão do canal de Guyon há alteração sensitiva na região dorsoulnar da mão. d) o sinal de Wartenberg está presente nas lesões do nervo mediano.

5 11. Em relação avaliação neurológica dos membros superiores, assinale a alternativa correta: a) a síndrome de Parsonage-Turner é uma causa comum de plexopatia braquial não traumática. b) as vias sensoriais para temperatura e dor passam através das colunas mediais da medula espinhal até o tálamo. c) as vias sensoriais vibratórias, de discriminação de dois pontos e propriocepção passam através da coluna anterior da medula até o tálamo. d) os estudos de condução sensorial estão alterados na radiculopatia cervical. 12. Quanto à anestesia na cirurgia da mão, assinale a alternativa correta: a) gosto metálico, dormência periorbital e zumbido auditivo são sinais de intoxicação sistêmica pelo anestésico local. b) o uso do anestésico local com vasoconstritor deve ser evitado nos bloqueios digitais e em pacientes com doença isquêmica do coração. c) o bloqueio axilar é efetivo para o tratamento de lesões no ombro. d) o bloqueio interescalênico é sempre efetivo para o tratamento de lesões que acometem o território do nervo ulnar. 13. Quanto à radiologia na mão, assinale a alternativa correta: a) a ruptura dos arcos carpais de Gilula é sugestiva de fratura do osso escafoide. b) a calcificação da fibrocartilagem triangular pode ocorrer na pseudogota. c) o colapso avançado do carpo é caracterizado, radiograficamente por intervalo escafo-semilunar maior que 5 mm. d) o ultrassom é um método ruim para a avaliação de uma suspeita de corpo estranho na mão. 14. Mulher, 38 anos, com quadro de dor no dedo indicador há 2 meses. Na radiografia, apresenta falange proximal discretamente insuflada, com labutação, bem delimitada, com erosão endósteo e discreta mineralização. A principal hipótese diagnóstica é: a) tumor células gigantes. b) cisto synovial. c) Osteosarcoma. d) Encondroma.

6 15. As articulações mais frequentemente envolvidas com a osteoartrite generalizada na mão são: a) interfalângeanas proximais (IFP) e interfalangeanas distais (IFD). b) IFP e 1a. carpometacárpica (CMC). c) punho e IFD. d) 1a. CMC e IFD. 16. A síndrome de Vaughn-Jackson na artrite reumatóide é caracterizada por: a) ruptura do extensor longo do polegar. b) ruptura do extensor ulnar do carpo. c) ruptura do flexor longo do polegar. d) ruptura do extensor do dedo mínimo ou do extensor comum para o quinto dedo. 17. A síndrome de Mannerfelt, na artrite reumatóide, é caracterizada por: a) ruptura do flexor longo do polegar (FLP) e flexor profundo para o 2o dedo. b) ruptura do extensor longo do polegar. c) ruptura dos extensores para o 4o. e 5o. dedos. d) ruptura do extensor comum dos dedos. 18. A bactéria característica isolada na artrite séptica da metacarpo-falangeana devido mordedura uma é: a) estafilococo aureus. b) proteus mirabillis. c) pseudomonas aeruginosa. d) eikenella corrrodens. 19. Na tenossinovite estenosante de de Quervain, estão afetados os tendões: a) do segundo compartimento extensor. b) do quarto compartimento extensor. c) do sexto compartimento extensor. d) do primeiro compartimento extensor. 20. O dedo mais frequentemente afetado no gatilho é: a) polegar. b) quinto dedo. c) terceiro dedo. d) quarto dedo.

7 21. A estrutura em risco na cirurgia para o tratamento da tenossinovite de De Quervain é: a) extensor longo do polegar. b) artéria radial. c) Escafóide. d) ramo sensitivo do nervo radial. 22. O germe mais frequentemente associado à infecção por mordedura animal é; a) Stafilococco aureus. b) Eikenella corrodens. c) Pasteurela multocida. d) Pseudomonas aeruginosa. 23. O tratamento das mordeduras animais deve ser feito com : a) sulfametoxazol + trimetropina. b) Ciprofloxacina. c) amoxicilina + clavulanato. d) Metronidazol. 24. O germe mais frequentemente isolado nas facetas necrotizantes é: a) Sthafilococco aureus. b) Streptococco pyogenes grupo A. c) Actinomyces israelli. d) Eikenella corrodens. 25. No Hansen, o primeiro nervo a ser afetado no membro superior é; a) nervo sensitivo radial. b) nervo mediano. c) nervo ulnar. d) nervo interósseo posterior.

8 26. Os limites do espaço virtual de Parona são: a) pronador quadrado, tendões flexores digitais, flexor longo do polegar e flexor ulnar do carpo. b) musculatura tenar e hipotenar. c) ligamento carpal tranasverso e ossos do carpo. d) retináculo extensor e dorso do rádio. 27. A queimadura de segundo grau é caracterizada por: a) insensibilidade. b) vermelhidão e dor, apenas. c) formação de bolha. d) envolvimento muscular. 28. Em relação à contratura de Volkmann, assinale a alternativa correta: a) é consequência da lesão do nervo ulnar. b) é consequência da lesão do nervo mediano. c) é resultado da imobilização prolongada do membro superior. d) é resultado da síndrome compartimental após uma fratura supracondiliana de úmero. 29. O dedo mais frequentemente afetado pela doença de Dupuytren é: a) polegar. b) segundo dedo. c) quinto dedo. d) quarto dedo. 30. A estrutura fascial não afetada pela doença de Dupuytren é: a) ligamento de Grayson. b) banda pré-tendínea. c) ligamento de Clealand. d) banda espiral. 31. Quanto às Síndromes da Dor Regional Complexa: a) a do tipo 2 ocorre devido à uma lesão nervosa conhecida. b) a do tipo 2 ocorre na ausência de uma lesão nervosa conhecida. c) a radiografia é o exame subsidiário de escolha para o diagnóstico. d) o tabagismo não é um fator de risco para o desenvolvimento da síndrome.

9 32. Quanto à Doença de Kiemböck: a) é mais frequente nos pacientes com variância ulnar positiva. b) o semilunar é caracterizado, na ressonância, por diminuição de sinal nas imagens ponderadas em T1 e T2. c) o estágio 4 da classificação de Litchman é caracterizado pela fragmentação e colapso do semilunar e a rotação fixa do escafoide. d) o estágio 3 é caracterizado pelo colapso do semilunar com artrose da radiocárpica ou da mediocárpica. 33. Levando em consideração a classificação radiográfica de Litchman na Doença de Kiemböck: a) A imobilização gessada pode ser feita no estágio 2. b) O encurtamento do rádio está indicado no estágio 2 e 3A para os pacientes com variância ulnar negativa. c) A revascularização do semilunar está indicada no estágio 3B para pacientes com variância ulnar positiva. d) A carpectomia proximal está indicada nos estágios 2 e Segundo a classificaçãoo de Palmer, nas lesões da fibrocartilagem triangular (FCT) a) o tipo 1 A é caracterizado pela avulsão da ulna. b) o tipo 1 B é caracterizado por avulsão da incisura sigmoide. c) o tipo 2 C é caracterizado pela perfuração da FCT e associada a condromalácia do semilunar ou da ulna. d) o tipo 1 D é caracterizado pela avulsão ou ruptura dos ligamentos ulnocarpais. 35. Quanto às fraturas do rádio distal: a) o tendão mais frequentemente rompido é o do flexor longo do polegar. b) a cominuição metafisária não é indicativa de instabilidade da fratura. c) o tendão mais frequentemente rompido é o extensor longo do polegar. d) a altura radial normal é de 15 mm.

10 36. Quanto às lesões da articulação radioulnar distal, assinale a alternativa correta: a) o procedimento de Darrach está indicado para paciente com alta demanda funcional no membro superior. b) a técnica de imagem útil para o diagnóstico de instabilidade sutil é a tomografia comparativa, na região da incisura sigmóide com o antebraço em superação máxima, rotação neutra e máxima pronação. c) as fraturas da base da estilóide da ulna são de tratamento conservador. d) as lesões da fibrocartilagem triangular do tipo 1 de Palmer são degenerativas. 37. Quanto às instabilidades carpias: a) o teste de Watson é utilizado para avaliação da competência do ligamento escafo-semilunar. b) o padrão de instabilidade mais frequentemente encontrado é o puno-piramidal. c) o teste de cisalhamento de Kleinman é usado para avaliar o ligamento escafosemilunar. d) o sinal de Terry Thomas à radiografia é caracterizado por um aumento do espaço entre o escafóide e o capitato maior que 3 mm. 38. Quanto à classificação de Herbert para as fraturas do escafóide: a) o tipo A1 corresponde às fraturas agudas estáveis incompletas através do colo. b) o tipo B1 corresponde às fraturas agudas instáveis oblíquas distais. c) o tipo C corresponde às fraturas com ausência de consolidação. d) o tipo D1 corresponde às fraturas com ausência de consolidação em pseudoartrose. 39. Quanto à classificação radiográfica da artrose do punho secundária ao colapso avançado do carpo devido à não união do escafóide (SNAC wrist): a) o estágio 1 é caracterizado pela atrite entre a estilóide do roadio e o polo distal do escafoide. b) o estágio 2 é caracterizado e pela artrite difusa do punho. c) o estágio 4 é caracterizado pela artrose da fossa do escafóide apenas. d) o estágio 3 é caracterizado pela artrite difusa do punho.

11 40. Quanto às lesões ligamentares da mão: a) a lesão de Stener é caracterizada pela interposição da aponeurose do abdutor do polegar entre o ligamento colateral ulnar distalmente avulsionado e a base da falange proximal. b) as avulsões parciais do ligamento colateral ulnar devem ser tratadas cirurgicamente. c) as lesões de Stener são de tratamento conservador. d) a lesão de Stener é caracterizada pela nterposição da aponeurose do adutor do polegar entre o ligamento colateral ulnar distalmente avulsionado e a base da falange proximal. 41. Quanto às lesões dos tendões flexores: a) as polias A1 e A4 devem ser preservadas no reparo destas lesões. b) a zona 1 flexora é distal à inserção do flexor superficial. c) a polia A1 do polegar deve ser preservada no reparo da lesão tendínea para se evitar o efeito de arco de corda. d) a zona 2 flexora situa-se entre a prega palmar distal e a porção do ligamento carpal transverso. 42. Qual o período de maior fraqueza da sutura tendínea? a) aproximadamente 1-2 dias do pós-operatório.. b) aproximadamente dias do pós-operatório. c) aproximadamente 2 meses do pós-operatório. d) aproximadamente 1 ano do pós-operatório. 43. Qual o tratamento de escolha para a rotura pós-reparo do tendão flexor? a) reexploração e reparo imediatos, se possível. b) aguardar o período cicatricial para posterior exploração. c) reparo em 2 tempos da lesão. d) Observação. 44. Quanto às lesões do tendão extensor: a) a lesão da banda central acarreta deformidade em pescoço de cisne. b) a zona II abrange a região da interfalangeana distal. c) a zona VI é a mais frequentemente lesada (sobre os metacarpos). d) a zona V abrange a região do punho.

12 45. A opção de tratamento para as amputações de ponta de dedo dorsalmente anguladas, com exposição óssea: a) enxertia de pele. b) fechamento por segunda intenção. c) retalho de avanço do tipo V-Y. d) retalho tipo cross-finger. 46. O principal suprimento vascular do retalho muscular do grande dorsal é: a) artéria dorsal da escápula. b) artéria axilar. c) artéria tóracodorsal. d) artéria subscapular. 47. A anastomose de Martin-Gruber é: a) a comunicação anatômica entre os nervos mediano e ulnar no antebraço. b) a comunicação anatômica entre as artérias radial e ulnar no antebraço. c) a comunicação anatômica entre os nervos mediano e ulnar no punho. d) a comunicação anatômica entre as artérias radial e ulnar no punho. 48. A sequência correta dos reparos no reimplante digital é: a) osso, artéria, veia, tendão e nervo. b) osso, artéria, nervo, veia e tendão. c) osso, tendão, artéria, veia e nervo. d) osso, artéria, nervo, tendão e veia. 49. O tumor ósseo primário mais frequente na mão é: a) condrossarcoma. b) Condroblastoma. c) Encondroma. d) tumor células gigantes. 50. Quanto aos cistos dorsais do punho: a) a maioria possui origem na articulação escafo-semilunar. b) a maioria possui origem na articulação radioulnar distal. c) a capsula articular deve ser fechada durante a ressecção cirúrgica do mesmo. d) o tratamento conservador deve ser evitado.

13

Antebraço, Fossa Cubital e Mão

Antebraço, Fossa Cubital e Mão Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Ciências Morfológicas Curso de Fisioterapia DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA Antebraço, Fossa Cubital e Mão

Leia mais

*Ulna Rádio Carpo Metacarpo Falanges: Sesamóides

*Ulna Rádio Carpo Metacarpo Falanges: Sesamóides PUNHO E MÃO OSSOS *Ulna processo estilóide e cabeça da ulna. Rádio - processo estilóide, tubérculo de Lister e incisura ulnar do rádio. Carpo: escafóide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezóide,

Leia mais

GABARITO PÓS-RECURSO

GABARITO PÓS-RECURSO QUESTÃO 1) (10 pontos) Ortopedia e traumatologia A tabaqueira anatômica localiza-se na região dorso-radial do punho e é definida pelo intervalo entre o 1 o compartimento extensor (tendão abdutor longo

Leia mais

Punho - Mão. Punho - Mão Cinesiologia. Renato Almeida

Punho - Mão. Punho - Mão Cinesiologia. Renato Almeida Punho - Mão Questão de Concurso Treinando... (NOVA ESPERANÇA DO SUL - RS) São ossos carpais: a) Trapezoide, Escafoide, Capitato, Cuboide, Estiloide, Trapézio e Hamato. b) Rádio, Capitato, Trapezoide, Talo,

Leia mais

Músculo Origem Inserção Inervação Ação

Músculo Origem Inserção Inervação Ação Músculos Toracoapendiculares Anteriores Músculo Origem Inserção Inervação Ação Peitoral Maior Porção clavicular: Face anterior da metade anterior da clavícula; Porção esternocostal: face anterior do esterno

Leia mais

13/05/2013. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina

13/05/2013. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina professormoises300@hotmail.com Extremidade distal do rádio Extremidade distal da ulna Carpo ( escafóide, semilunar, piramidal, trapézio,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MÉDICO ORTOPEDISTA PLANTONISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MÉDICO ORTOPEDISTA PLANTONISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) No tratamento das fraturas expostas tipos I e II de Gustilo e Anderson, uma das alternativas de antibioticoterapia profilática preconizada, em casos de alergia a cefalosporinas,

Leia mais

Músculos do Antebraço e Mão

Músculos do Antebraço e Mão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Antebraço e Mão Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Flexão do Cotovelo (3) Músculos da Extensão

Leia mais

MEMBROS SUPERIORES COMPLEXO ARTICULAR DO PUNHO MEMBRO SUPERIOR 08/08/2016

MEMBROS SUPERIORES COMPLEXO ARTICULAR DO PUNHO MEMBRO SUPERIOR 08/08/2016 MEMBROS SUPERIORES MEMBRO SUPERIOR OMBRO Base dinâmica de suporte COTOVELO Permite à mão aproximar-se ou afastar-se do corpo ANTEBRAÇO Ajusta a aproximação da mão a um objeto CARPO Posiciona a mão no espaço

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2017

RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde Sorocaba/SP RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 ESPECIALIDADES COM PRÉ-REQUISITO EM CIRURGIA DA MÃO Nome RG CPF Data: 15/01/2017

Leia mais

Músculos do Antebraço e Mão

Músculos do Antebraço e Mão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Antebraço e Mão Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Flexão do Cotovelo (3) Músculos da Extensão

Leia mais

Patologia do punho e mão

Patologia do punho e mão Patologia do punho e mão Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca 7 de Junho de 2018 Marco Pato Tópicos Dedo em gatilho Tenossinovite da estilóide radial Rizartrose Compressão nervosa Contractura de Dupuytren

Leia mais

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR 1 COMPLEXO DO PUNHO Apresenta dois graus de liberdade: Plano sagital: Flexão = 85 Extensão = 70-80 Plano Frontal: Desvio radial ou

Leia mais

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas do Punho e Mão Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Óssea Articulação Vascular Nervosa Anatomia Óssea Anatomia Anatomia Articular Rádio carpiana Carpal Anatomia Vasculo Nervosa Fratura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA / HOSPITAL DAS CLÍNICAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA / COREME EDITAL N.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA / HOSPITAL DAS CLÍNICAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA / COREME EDITAL N. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA / HOSPITAL DAS CLÍNICAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA / COREME EDITAL N. 57/2016 RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 CIRURGIA DA MÃO 13/11/2016 SÓ ABRA ESTE CADERNO

Leia mais

Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04O

Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04O Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04O Exemplo a) O periósteo consiste num tecido conjuntivo que reveste a superfície externa dos ossos. b) Correta. c) O tecido ósseo secundário que contém sistemas

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2015

RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 NOME INSCRIÇÃO SALA LUGAR DOCUMENTO DATA DE NASC ESPECIALIDADE PROVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA Cirurgia da Mão ASSINATURA DO CANDIDATO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Faculdade de Ciências Médicas Tipo de

Leia mais

CINESIOLOGIA APLICADA. Articulações do cotovelo, punho e da mão

CINESIOLOGIA APLICADA. Articulações do cotovelo, punho e da mão CINESIOLOGIA APLICADA Articulações do cotovelo, punho e da mão OSSOS - COTOVELO ÚMERO ULNA RÁDIO MOVIMENTOS ARTICULARES ARTICULAÇÃO DO COTOVELO: FLEXÃO EXTENSÃO ARTICULAÇÃO RÁDIO ULNAR: PRONAÇÃO SUPINAÇÃO

Leia mais

Vista Posterior (dorsal) 2b 1b 1a Vista posterior (dorsal) Rádioulnar 2 - Ulnocárpico 3 - Colateral ulnar

Vista Posterior (dorsal) 2b 1b 1a Vista posterior (dorsal) Rádioulnar 2 - Ulnocárpico 3 - Colateral ulnar Cinesiologia do punho e mão 1 - Introdução Órgão complexo (interdependência) Punho: 15 ossos, 15 art, ligamentos Mobilidade x estabilidade Força x sutileza Tato Expressão e comunicação Estabilização outras

Leia mais

OBJETIVOS DA AULA: CARIOTECA (MEMBRANA NUCLEAR) Articulação Radioulnar. articulação Distal sinovial e uniaxial.

OBJETIVOS DA AULA: CARIOTECA (MEMBRANA NUCLEAR) Articulação Radioulnar. articulação Distal sinovial e uniaxial. Punho e mão 1 Articulação Radioulnar articulação Distal sinovial e uniaxial. 2 Articulação Radiocarpal (punho) - É uma articulação elipsóidea biaxial - Flexão/Extensão e Adução/Abdução. 3 Articulações

Leia mais

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação MIOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MIOLOGIA DO MEMBRO SUPERIOR Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: MÚSCULOS QUE ACIONAM A CINTURA ESCAPULAR Trapézio

Leia mais

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro MÚSCULOS DO OMBRO Músculos do Ombro Deltóide Supra-espinhal Infra-espinhal Redondo Menor Redondo Maior Subescapular DELTÓIDE Ombro Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio

Leia mais

Componentes 08/08/2016. Úmero Rádio. Ulna

Componentes 08/08/2016. Úmero Rádio. Ulna Componentes Úmero Rádio Ulna 1. Articulação Úmero-radial e Úmero-ulnar (do cotovelo, propriamente dita) 2. Articulação Rádio-ulnar proximal 3. Articulação Rádio-ulnar distal 1 Complexo Articular do Cotovelo

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Fratura Distal do Úmero Fratura da Cabeça do Rádio Fratura do Olecrâneo

Leia mais

Anatomia do Membro Superior

Anatomia do Membro Superior Composição Cíngulo do Membro Superior Braço Antebraço Mão Cíngulo do Membro Superior CLAVÍCULA CULA - Extremidades: esternal e acromial - Diáfise: - 2/3 mediais convexos anteriormente - 1/3 lateral côncavo

Leia mais

www.institutodetratamentodador.com.br ANATOMIA EXAME E MANOBRAS INSPEÇÃO MOVIMENTOS AMPLITUDE PASSIVA MOVIMENTOS ACESSÓRIOS INSPEÇÃO Deformidades: Valgo, Varo, Flexão, Hiperextensão Edema: Sinovite, Bursite,

Leia mais

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano Anatomia Geral 1 Filogênese e Ontogênese Humanas 1.1 Filogênese Humana 2 1.2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento 4 1.3 Gastrulação, Neurulação e Formação dos

Leia mais

Residência Médica Caso 1

Residência Médica Caso 1 Caso 1 Questão 01. Valor = total 2 pontos ESTE CASO TIPO VII 2 PONTOS Questão 02. Valor = total 2 pontos TIPO IV PRE-AXIAL CAUCASIANOS Questão 03. Valor = total 4 pontos EXERESE DO POLEGAR MENOS FUNCIONAL

Leia mais

Anatomia de superfície e palpatória do punho e mão

Anatomia de superfície e palpatória do punho e mão 00 Anatomia de superfície e palpatória do punho e mão http://www.imagingonline.com.br/ Esse capítulo descreve a anatomia de superfície e procedimentos palpatórios simples aplicados ao braço e cotovelo.

Leia mais

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 INTRODUÇÃO Também conhecidas como splints. Utilizadas em: anomalias congênitas, traumas, processos degenerativos e inflamatórios. Tanto em tratamentos conservadores quanto

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) Na instabilidade

Leia mais

Anatomia Palpatória. Anatomia clínica. Anatomia clínica - Objetivos. Anatomia clínica. Princípios da palpação. Princípios da palpação

Anatomia Palpatória. Anatomia clínica. Anatomia clínica - Objetivos. Anatomia clínica. Princípios da palpação. Princípios da palpação Anatomia Palpatória Especialista Ortopedia e Esportes UFMG Fisioterapeuta da SPINE FISIOTERAPIA Professor da Pos Graduação Terapia Manual PUC-MG Professor do Curso de Terapia Manual da SPINE FISIOTERAPIA

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) Na fratura do escafoide,

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA ORTOCURSO PUNHO E MÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 25 de Junho de 2016 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes 1) Na doença de MADELUNG,

Leia mais

Especialidade com pré-requisito em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica CIRURGIA DA MÃO

Especialidade com pré-requisito em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica CIRURGIA DA MÃO Especialidade com pré-requisito em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica CIRURGIA DA MÃO O conteúdo desta prova é de propriedade da Fundação São Paulo. É expressamente proibida a sua reprodução,

Leia mais

INTRODUÇÃO PUNHO. A mão é uma ferramenta valiosa, através da qual nós controlamos nosso ambiente e expressamos idéias e talentos.

INTRODUÇÃO PUNHO. A mão é uma ferramenta valiosa, através da qual nós controlamos nosso ambiente e expressamos idéias e talentos. Punho e Mão INTRODUÇÃO PUNHO O punho tem a função significativa de controlar a relação comprimento-tensão dos músculos multiarticulares da mão à medida que se ajustam as diversas atividades e formas de

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 1 Questão 1 Paciente atropelado em via pública é trazido à sala de atendimento do pronto-socorro com fratura exposta dos ossos da perna. Considerando o caso clínico, responda: a)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 001/2011 HC - Edital n 001/2010 HT Anos Prova Específica 07/11/2010 003 - Cirurgia

Leia mais

TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES

TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES Luxação esternoclavicular - Luxação muito rara TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES - Classificação: a) Anterior ( + comum) Extremidade esternal luxa anterior Mecanismo traumático trauma ântero-lateral

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica do Cotovelo, Punho e Mão

Avaliação Fisioterapêutica do Cotovelo, Punho e Mão Avaliação Fisioterapêutica do Cotovelo, Punho e Mão MFT 0377- Métodos de Avaliação Clínica e Funcional Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João Articulação ulnoumeral ou troclear: 1. Anatomia Aplicada É uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 001/2010 HC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 001/2010 HC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 001/2010 HC Prova Específica 08/11/2009 005 - Cirurgia da Mão INSTRUÇÕES 1. Aguarde

Leia mais

Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra. Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica. Antebraço

Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra. Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica. Antebraço Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica Antebraço A.1. O antebraço corresponde à região anatómica limitada pelo rádio e pelo cúbito/ ulna. Começa

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: Prédio Sala Nome Nº de Identidade Órgão Expedidor

Leia mais

03 - AZUL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015

03 - AZUL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes

Leia mais

02 - AMARELA PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015

02 - AMARELA PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015 NOME:

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015 NOME: PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SBOT-RJ ORTOCURSO SBOT-RJ/ Mão e Punho CURSO PREPARATÓRIO PARA O TEOT 18 de Julho de 2015 NOME: HOSPITAL: ( ) R1 ( ) R2 ( ) R3 ( ) R4 ( ) Não Residentes

Leia mais

18/03/2018. Avaliação Ortopédica MEMBROS SUPERIORES. Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico.

18/03/2018. Avaliação Ortopédica MEMBROS SUPERIORES. Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico. Avaliação Ortopédica MEMBROS SUPERIORES Hugo Leonardo Miranda Coelho Ortopedista Médico do Trabalho Perito Médico 1 2 Diagnósticos a considerar Tendinite do supraespinhoso Bursite subacromial Ruptura do

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: Prédio Sala Nome Nº de Identidade Órgão Expedidor

Leia mais

Estão dispostos em 6 grupos:

Estão dispostos em 6 grupos: MÚSCULOS DO TRONCO Estão dispostos em 6 grupos: Músculos do dorso Abdome Músculos suboccipitais Pelve Tórax Períneo MÚSCULOS DO DORSO Há dois grupos principais: Músculos Extrínsecos do Dorso Superficiais

Leia mais

ORTOPEDIA.

ORTOPEDIA. ORTOPEDIA CONDIÇÕES SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO Compressão do nervo mediano no canal voltar do carpo. É a mais comum das neuropatias compressivas periféricas do membro superior. Acomete principalmente mulheres,

Leia mais

1ª CAMADA 4 MÚSCULOS ANTEBRAÇO E MÃO DIVISÃO MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO

1ª CAMADA 4 MÚSCULOS ANTEBRAÇO E MÃO DIVISÃO MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES Dica Do Didi 4121 Número bom ANTEBRAÇO E MÃO Marcelo Marques Soares Prof. Didi DIVISÃO MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO - Região Anterior (8 Músculos) - - Região Posterior (8 Músculos)

Leia mais

Imaginologia Por radiografias. Profº Claudio Souza

Imaginologia Por radiografias. Profº Claudio Souza Imaginologia Por radiografias Profº Claudio Souza Imaginologia Imaginologia O sufixo logia é derivado do grego e significa ciência, estudo, sendo assim imagi+logia nada mais é que a ciência que estuda

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA / 2018 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA / 2018 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA / 2018 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: Prédio Sala Nome Nº de Identidade Órgão

Leia mais

Ossos e Articulações dos Membros Superiores

Ossos e Articulações dos Membros Superiores Ossos e Articulações dos Membros Superiores Clavícula Escapula Úmero Radio (L) Ulna (M) Ossos do carpo Ossos do metacarpo Falanges Articulações da clavícula Articulaçao do ombro Articulações do cotovelo

Leia mais

Avaliação por Imagem dos Tendões do Punho

Avaliação por Imagem dos Tendões do Punho XXVIII Jornada Gaúcha de Radiologia Avaliação por Imagem dos Tendões do Punho Dr. Ramon Gheno Hospital Moinhos de Vento Anatomia Imagem Patologia Anatomia Tendões Extensores e Flexores Extensores 1 Compartimento

Leia mais

Lesões Traumáticas da Cintura Escapular. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas da Cintura Escapular. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas da Cintura Escapular Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Articulações Óssea Nervos Vasos Articulação Esterno-clavicular Acrômio-clavicular Gleno-umeral Escapulo-dorsal Óssea Clavícula

Leia mais

ARTROLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR SUPERIOR

ARTROLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR SUPERIOR ARTROLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR SUPERIOR ARTICULAÇÕES CLAVICULARES ARTICULAÇÃO ESTERNO-CLAVICULAR A articulação esterno-clavicular é formada pela porção esternal da clavícula e incisura clavicular

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES

CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Nome do Candidato: ASSINE SOMENTE NESSE QUADRO assinatura RESIDÊNCIA MÉDICA - 2010 CIRURGIA DA MÃO Prova de Respostas Curtas CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Verifique se você recebeu um CADERNO DE QUESTÕES

Leia mais

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida Cotovelo - Antebraço Questão de Concurso Treinando... (EBSERH) Ligamento é um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado. A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos

Leia mais

Músculos do membro superior. Carlomagno Bahia

Músculos do membro superior. Carlomagno Bahia Músculos do membro superior Carlomagno Bahia Axiais: Peitoral maior; Latíssimo do dorso; Músculos que movimentam o braço Deltóide; Escapulares: Subescapular; Supra-espinhal; Infra-espinhal; Coracobraquial.

Leia mais

Processo Seletivo para Residência Médica 2010

Processo Seletivo para Residência Médica 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Comissão de Exames de Residência Médica Processo Seletivo para Residência Médica 2010 4. Prova Escrita Cirurgia da Mão INSTRUÇÕES Você está recebendo uma folha de respostas

Leia mais

Lesões do Plexo Braquial

Lesões do Plexo Braquial Departamento de Anatomia / ICB Lesões do Plexo Braquial Orientadores docentes José Otávio Guedes Junqueira Henrique Guilherme de Castro Teixeira Monitora Aline Cristina Pavani Como um nervo pode ser lesado?

Leia mais

GRUPO 05 ESPECIALIDADE COM PRÉ-REQUISITO EM ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA OU CIRURGIA PLÁSTICA (CIRURGIA DE MÃO)

GRUPO 05 ESPECIALIDADE COM PRÉ-REQUISITO EM ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA OU CIRURGIA PLÁSTICA (CIRURGIA DE MÃO) SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/PE PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA / 2019 18 anos de serviços DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: Nome Nº de Identidade

Leia mais

Punho e Mão. Punho e Mão. Palpação

Punho e Mão. Punho e Mão. Palpação Punho e Mão 1 Punho e Mão 2 Palpação 1 - Processo estilóide do rádio 2 - Processo estilóide da ulna 3 - Cabeça da ulna 4 - Tubérculo de Líster 5 - Articulação radio ulnar distal 6 - Escafóide 7 - Semilunar

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Lesões do Ombro e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação

Leia mais

Antebraço e Mão Osteologia e Miologia

Antebraço e Mão Osteologia e Miologia Antebraço e Mão Osteologia e Miologia Nome: Turma: Antebraço - Osteologia A.1. O antebraço corresponde à região anatómica limitada pelo rádio e pelo cúbito/ ulna. Começa no cotovelo e termina no punho.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA / HOSPITAL DAS CLÍNICAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA / COREME RESIDÊNCIA MÉDICA 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA / HOSPITAL DAS CLÍNICAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA / COREME RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA / HOSPITAL DAS CLÍNICAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA / COREME RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 CIRURGIA DA MÃO 12/11/2017 SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

Leia mais

Explanação das regiões anatômicas e atuação da Fisioterapia na Luxação, ou deslocamento, da articulação do cotovelo

Explanação das regiões anatômicas e atuação da Fisioterapia na Luxação, ou deslocamento, da articulação do cotovelo Explanação das regiões anatômicas e atuação da Fisioterapia na Luxação, ou deslocamento, da articulação do cotovelo Página 1 Você Sabia??? As luxações agudas do cotovelo em adultos ocorrem na grande maioria

Leia mais

Profa. Elen H. Miyabara

Profa. Elen H. Miyabara UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia OSSOS E ARTICULAÇÕES Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br DIVISÃO DO ESQUELETO HUMANO ESQUELETO AXIAL 80 ossos CRÂNIO

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2018

RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE CAMPUS SOROCABA RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 ESPECIALIDADE COM PRÉ-REQUISITOS EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA OU CIRURGIA PLÁSTICA

Leia mais

Movimentos Articulares do Cotovelo e Radioulnar. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Movimentos Articulares do Cotovelo e Radioulnar. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Movimentos Articulares do Cotovelo e Radioulnar Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Articulação do Cotovelo O cotovelo (articulação rádio umeral) permite a flexão e extensão do rádio e ulna em relação

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ECOGRAFIA MÚSCULO- ESQUELÉTICA DO MEMBRO SUPERIOR

ESPECIALIZAÇÃO EM ECOGRAFIA MÚSCULO- ESQUELÉTICA DO MEMBRO SUPERIOR ESPECIALIZAÇÃO EM ECOGRAFIA MÚSCULO- ESQUELÉTICA DO MEMBRO SUPERIOR C/ Ana de Groot. Selo de qualidade da Musculoskeletal Ultrasound in Physical Therapy (MUP). Estudo avançado articular, miotendinoso,

Leia mais

CALO EXTERNO CALO INTERNO

CALO EXTERNO CALO INTERNO PRINCÍPIOS BÁSICOS DE FRATURA ÓSSEA E DESLOCAMENTO ARTICULAR Prof. Dr. Carlos Cezar I. S.Ovalle FRATURA DESLOCAMENTO ARTICULAR A) FRATURA: Perda (ou quebra) da solução de continuidade de um OSSO ou cartilagem.

Leia mais

CIRURGIA DA MÃO. edudata. Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA 2013

CIRURGIA DA MÃO. edudata. Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA 2013 Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA 2013 CIRURGIA DA MÃO Nome do Candidato N.Inscrição INSTRUÇÕES Verifique se este caderno de prova contém um total de 40 questões, numeradas de

Leia mais

Apostila de Cinesiologia. Cotovelo

Apostila de Cinesiologia. Cotovelo 1 FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde Fisioterapia Apostila de Cinesiologia Cotovelo Este material é fruto do trabalho iniciado na monitoria de 2009. Ainda esta em fase de construção. Temos muito para

Leia mais

ESPECIALIDADE COM PRÉ-REQUISITO EM ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA OU CIRURGIA PLÁSTICA (CIRURGIA DA MÃO)

ESPECIALIDADE COM PRÉ-REQUISITO EM ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA OU CIRURGIA PLÁSTICA (CIRURGIA DA MÃO) Não deixe de preencher as informações a seguir. SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO À RESIDÊNCIA MÉDICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Prédio Sala Nome Nº de Identidade Órgão Expedidor

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA 21. O exame radiográfico de uma criança após queda da própria altura mostra fratura supra condileana de úmero, com traço de fratura marcante

Leia mais

1 INTRODUÇÃO ANATOMIA Ossos Rádio Ulna Punho e da mão Sistema Ligamentar...

1 INTRODUÇÃO ANATOMIA Ossos Rádio Ulna Punho e da mão Sistema Ligamentar... Índice 1 INTRODUÇÃO... 5 2 ANATOMIA... 5 2.1 - Ossos... 5 2.1.2 - Rádio... 5 2.1.3 - Ulna... 5 2.1.4 - Punho e da mão... 5 2.2 - Sistema Ligamentar... 7 2.2.1 - Ligamento Radiocárpico Palmar (anterior...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 01/2009 HC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 01/2009 HC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 01/2009 HC Prova Específica 30/11/2008 Cirurgia de Mão INSTRUÇÕES 1. Aguarde autorização

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa MEMBROS SUPERIIORES E INFERIIORES 1 IV - MEMBROS SUPERIORES E INFERII IORES 1 1 MEMBROS SUPERIORES 5 Ombro Deltóide 5 5 MANGUITO ROTADOR: 5 Músculos do Ombro - Vista Anterior 7 Músculos do Ombro - Vista

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR CLAVÍCULA ESCÁPULA ÚMERO ULNA OSSOS DO CARPO METACARPOS FALANGES RÁDIO ACIDENTES ÓSSEOS - MEMBRO SUPERIOR CLAVÍCULA CORPO DA CLAVÍCULA EXTREMIDADE ESTERNAL EXTREMIDADE ACROMIAL

Leia mais

MÚSCULO ORIGEM INSERÇÃO INERVAÇÃO 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO ÚMERO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA

MÚSCULO ORIGEM INSERÇÃO INERVAÇÃO 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO ÚMERO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA 6MOD205 LOCOMOÇÃO E PREENSÃO MÚSCULOS DO MEMBRO SUPERIOR OMBRO MANGUITO ROTADOR 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA TUBÉRCULO > DO 3 SUBESCAPULAR

Leia mais

Anatomia de superfície e palpatória do braço e cotovelo

Anatomia de superfície e palpatória do braço e cotovelo 2010 Anatomia de superfície e palpatória do braço e cotovelo http://www.imagingonline.com.br/ Esse capítulo descreve a anatomia de superfície e procedimentos palpatórios simples aplicados ao braço e cotovelo.

Leia mais

Osteologia e Artrologia. Tema E Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro superior.

Osteologia e Artrologia. Tema E Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro superior. Tema E Descrição e caraterização funcional do 1 Cintura escapular 1.1 Esterno-clavicular. 1.2 Acrómio-clavicular. 2 Complexo articular do ombro e o seu funcionamento nos movimentos do braço. 2.1 Ligamento

Leia mais

Sumário. Anatomia Geral

Sumário. Anatomia Geral Anatomia Geral 1 Filogênese e Ontogênese Humanas 1.1 Filogênese Humana................................. 2 1.2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento.................................

Leia mais

Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires

Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires Membros Superiores (MMSS) Membros Superiores (MMSS) A escápula está mergulhada na massa muscular do dorso do indivíduo, sem qualquer fixação direta

Leia mais

EXAME Instruções

EXAME Instruções EXAME 2018 Instruções Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provas e das normas que regem Exame AMRIGS, ACM e AMMS. 1. Atente-se aos avisos

Leia mais

Médico Cirurgia de Joelho

Médico Cirurgia de Joelho Caderno de Questões Prova Objetiva Médico Cirurgia de Joelho SRH Superintendência de Recursos Humanos DESEN Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal 01 Na semiologia da lesão meniscal medial

Leia mais

Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades

Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades Uma fixação é no esqueleto e outra na parte mais profunda da Pele Podem movimentar a pele do couro cabeludo e da face modificando

Leia mais

Fraturas Diáfise Umeral

Fraturas Diáfise Umeral Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fraturas Diáfise Umeral As fraturas diafisárias do úmero, ocorrem na sua maioria das vezes por trauma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 06/2014 HC - Edital n 01/2014 HT Prova Específica 09/11/2014 103 Cirurgia da Mão INSTRUÇÕES

Leia mais

LESÕES TRAUMÁTICAS DA MÃO

LESÕES TRAUMÁTICAS DA MÃO LESÕES TRAUMÁTICAS DA MÃO Prof José Wanderley Vasconcelos Hospital Universitário-HU-UFMA Serviço de Ortopedia e Traumatologia Princípios básicos Anatomia HDA e Exame Físico Cuidados operatórios Centro

Leia mais

Vasos e Nervos do Membro Superior

Vasos e Nervos do Membro Superior UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Vasos e Nervos do Membro Superior Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br n. músculocutâneo n. axilar n. radial Fascículos

Leia mais

Fratura do Punho. Como é a anatomia normal do punho? Porque ocorre a fratura do punho?

Fratura do Punho. Como é a anatomia normal do punho? Porque ocorre a fratura do punho? Fratura do Punho 2 Como é a anatomia normal do punho? A articulação do punho é formada pela porção final dos ossos do antebraço (rádio e ulna) que se unem com os ossos do carpo. São oito ossos dispostos

Leia mais

S UMÁRIO 1 DIAGNÓSTICO DAS AFECÇÕES MUSCULO-ESQUELÉTICAS CONSIDERAÇÕES GERAIS TRAUMATOLOGIA CONSIDERAÇÕES GERAIS PREFÁCIOS...

S UMÁRIO 1 DIAGNÓSTICO DAS AFECÇÕES MUSCULO-ESQUELÉTICAS CONSIDERAÇÕES GERAIS TRAUMATOLOGIA CONSIDERAÇÕES GERAIS PREFÁCIOS... S UMÁRIO PREFÁCIOS... 1-3 1 DIAGNÓSTICO DAS AFECÇÕES MUSCULO-ESQUELÉTICAS CONSIDERAÇÕES GERAIS... 6 1.1 INTRODUÇÃO... 6 1.2 ANAMNESE... 8 1.2.1 DOR... 8 1.2.2 DEFORMIDADE... 10 1.2.3 IMPOTÊNCIA FUNCIONAL...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE FISIOTERAPIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE FISIOTERAPIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE FISIOTERAPIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA TRATAMENTO CINÉTICO FUNCIONAL DAS PATOLOGIAS DO COMPLEXO ANTEBRAÇO, PUNHO E MÃO

Leia mais

EXAME DO PUNHO E DA MÃO

EXAME DO PUNHO E DA MÃO EXAME DO PUNHO E DA MÃO INTRODUÇÃO Mão e punho constituem as partes mais ativas da extremidade superior 28 ossos, numerosas articulações, 19 músculos intrínsecos e 20 músculos extrínsecos Mão atua como

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

Técnicas Adicionais de Estudo dos Nervos (Nervos que Raramente São Estudados)

Técnicas Adicionais de Estudo dos Nervos (Nervos que Raramente São Estudados) Técnicas Adicionais de Estudo dos Nervos (Nervos que Raramente São Estudados) Sergey Nickolaev www.neurosoftbrasil.com.br Estudo do Nervo Cutâneo Lateral do Antebraço Anatomia: O nervo cutâneo do antebraço

Leia mais

NEUROPATIAS DO MEDIANO

NEUROPATIAS DO MEDIANO Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira NEUROPATIAS DO MEDIANO INTRODUÇÃO O nervo mediano origina-se do cordão lateral (C5-C6) e do cordão

Leia mais