UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico"

Transcrição

1 Unidade Universitária: Escola De Engenharia Curso: Engenharia Produção Disciplina:Cálculo Diferencial E Integral Iii Professor(es): Affonso Sergio Fambrini Eneida Pescadinha Emery De Carvalho Silmara Alexandra Vicente Núcleo Temático: Nucleo De Matemática Código da Disciplina: DRT: Etapa: ª Carga horária: 04 HORAS ( 02 ) Teórica ( 02 ) Prática Semestre Letivo: 1º SEM Ementa: Estudo do cálculo diferencial de funções de duas ou mais variáveis. Análise e representações das funções de duas e três variáveis (domínio, imagem, gráficos, traços, curvas de nível e superfícies de nível). Estudo de limites e continuidade das funções de duas e três variáveis. Cálculo de derivadas parciais, estudo da regra da cadeia para derivar funções compostas de duas ou mais variáveis e busca de compreensão para a derivação das funções implícitas. Resolução de uma equação diferencial exata como aplicação direta do cálculo de derivadas parciais. Estudo e cálculo de: diferencial total, plano tangente, reta normal, derivada direcional, máximos e mínimos simples e condicionados (multiplicadores de Lagrange). Fórmula de Taylor para funções de várias variáveis. Estudo de operadores diferencial e vetorial (gradiente, divergente, rotacional e laplaciano)

2 Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer os fundamentos elementares da matemática contínua aplicada à engenharia; fundamentar as bases necessárias às disciplinas de conteúdo profissionalizante e específico; compreender os conceitos e técnicas de cálculo diferencial e integral de duas e três variáveis. Utilizar a matemática como principal linguagem de comunicação e formação de modelos; revisar conceitos estudados em disciplinas anteriores que possam auxiliar no bom aproveitamento do curso; utilizar análise crítica, raciocínio lógico, intuição e criatividade na resolução de problemas integrando conhecimento de outras disciplinas e viabilizando o estudo de modelos abstratos e suas extensões genéricas a novos padrões e técnicas de resolução; identificar e resolver problemas práticos de engenharia. Ponderar sobre a utilização da matemática como linguagem e principal ferramenta para a resolução de problemas de engenharia; agir com ética na tomada de decisões que envolvam aspectos financeiros, econômicos e sociais; ter iniciativa, independência e responsabilidade no aprendizado; realizar, com consciência e de forma ética, trabalhos e listas de exercícios propostos, cumprindo os prazos determinados; conscientizar-se de um estudo contínuo e sistemático da disciplina durante o curso, para o aproveitamento do mesmo, com o auxílio dos livros indicados na bibliografia; manter uma postura correta quanto à frequência, participação e atenção às aulas, evitando conversas paralelas e mantendo o foco no conteúdo; respeitar os horários de início e fim de aula.

3 Conteúdo Programático: 1. Funções reais de várias variáveis (análise e representação para funções de duas e três variáveis- domínio, imagem, gráficos, traços e curvas de nível e superfícies de nível). 2. Limite e continuidade 3. Derivação parcial de funções nas formas explícita e implícita 4. Plano tangente e reta normal 5. Diferenciação total (cálculo do valor e do erro aproximado de uma função de duas e três variáveis) 6. Equações Diferenciais Exatas 7. Função composta e regra da cadeia 8. Derivada direcional 9. Campos escalares e vetoriais. Funções: gradiente, divergente, rotacional e laplaciano 10. Máximos e Mínimos simples e condicionados 11. Fórmula de Taylor Metodologia: Aulas teóricas expositivas com recursos áudio visuais e exposição na lousa. Aulas práticas encaminhadas à solução de problemas. Listas de exercícios para serem resolvidas fora do horário de aula.

4 Critério de Avaliação: I- Realização das seguintes avaliações: Uma (1) avaliação PAIE valendo de zero á dez e uma (1) avaliação intermediária (OAI) também de zero á dez durante o semestre, com datas pré-estabelecidas. Haverá uma prova final PAFE (marcada pela direção da faculdade). P art. =Participação. Quanto a nota de participação, definiu-se que os professores das aulas práticas realizarão em dupla um total de cinco (5) trabalhos executados em sala de aula, dos quais serão escolhidos as quatro (4) melhores notas (Nota de participação = n-1). As avaliações (participações) devem possuir o mesmo conteúdo abordado na aula de teoria, seguindo a programação semanal das aulas. II- A nota parcial fica assim constituída: MP 0,30* PAIE 0,20* avaliaçao int ermediária Part III- A média final será assim calculada: Mfinal MP 0,50* PAFE O critério de avaliação obedece ao Ato 6 da Reitoria da U.P.M. Bibliografia Básica: STEWART, James. Cálculo. 6.ed. São Paulo: Cengage Learning, v.(v.2) WEIR, M.D.; HASS, J.; Giordano,F.R. Cálculo [de] George B. Thomas. 11. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, v.(v.2) GUIDORIZZI, Hamilton L. Um curso de Cálculo. 5.ed.Rio de Janeiro:LTC, v.(v.3) Bibliografia Complementar: ANTON, Howard. Cálculo: um novo horizonte. 6.ed. Porto Alegre: Bookman,2001.2v LEITHOLD, Louis. O Cálculo com geometria analítica. 3. ed.são Paulo:Habra,1994.2v PISKOUNOV, N. Cálculo diferencial e integral. 18.ed. Porto:Lopes da Silva,2000.2v. SIMMONS, G.F.; HARIKI, S. Cálculo com Geometria analítica. São Paulo: Makron Books, p. SWOKOWSKI, Earl W. Cálculo com Geometria analítica. 2.ed. São Paulo:Makron Books,1995.2v.

5 Unidade Universitária Curso: Disciplina: Professor(es): ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Marcelo de Almeida Carvalhal Carga horária: Ementa 02 CIÊNCIA DOS MATERIAIS DRT: ESCOLA DE ENGENHARIA (02) Teórica (00) Prática Núcleo Temático: Núcleo Geral de Engenharia Código da Disciplina: Etapa: Semestre Letivo: º semestre de 2013 Introdução à Ciência dos Materiais. Estrutura cristalina. Diagrama de fases. Propriedades Mecânicas. Ensaios. Polímeros. Cerâmicos. Compósitos. Objetivos Conceitos e Fatos Procedimentos e Habilidades Valores, Normas e Atitudes Conhecer os conceitos fundamentais dos materiais utilizados em Engenharia. Interpretar resultados de experiências sobre materiais. Estabelecer relações entre estruturas, propriedades e processos. Observar os fenômenos físicos, químicos e mecânicos dos materiais. Utilizar as técnicas de ensaios mecânicos e interpretar os resultados obtidos. Considerar os aspectos econômicos, sociais e ambientais na utilização de materiais dentro das engenharias; ter iniciativa, independência e responsabilidade no aprendizado; realizar, com consciência e de forma ética, trabalhos e listas de exercícios propostos, cumprindo os prazos determinados; conscientizar-se de um estudo contínuo e sistemático da disciplina durante o curso, para o aproveitamento do mesmo, com o auxílio dos livros indicados na bibliografia; manter uma postura correta quanto à frequência, participação e atenção às aulas, evitando conversas paralelas e mantendo o foco no conteúdo; respeitar os horários de início e fim de aula.

6 Conteúdo Programático 1. Introdução; 2. Estruturas cristalinas; 3. Defeitos cristalinos; 4. Difusão; 5. Diagrama de Fases; 6. Ensaios de materiais; 7. Polímeros, Cerâmicos e Compósitos; Metodologia As aulas serão expositivas e para cada assunto da disciplina os alunos desenvolverão atividades de resolução de exercícios. Aulas de laboratório complementarão os assuntos expostos em sala. Como atividade extra sala de aula serão propostos aos alunos, no decorrer do semestre letivo, exercícios complementares com aplicações práticas. Critério de Avaliação A avaliação consta de duas provas intermediárias (P1 e P2) e uma prova final (PAF). A média final (MF) do aluno é obtida pelo cálculo: MF = 0,30 P1 + 0,20 P2 + 0,50 PAF + 0,5 PART. O aluno é Aprovado quando a média MF 6,0 com frequência 75%, caso contrário, o aluno é Reprovado. Bibliografia Básica CALLISTER Jr, William D. Ciência e Engenharia de Materiais Uma Introdução. Ed. 8. LTC: Rio de Janeiro, GARCIA, A.; SPIM, J. A.; SANTOS, C. A. Ensaios dos Materiais. Ed. 2. LTC: Rio de Janeiro, VAN VLACK, L. H. Princípios de Ciência dos Materiais. Reimp. 18, Blucher: São Paulo, Bibliografia Complementar PADILHA, A. F. Materiais de Enegnharia. Hemus: São Paulo, CALLISTER Jr, W. D. Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais. LTC: Rio de Janeiro, SHACKELFORD, J. F. Ciência dos Materiais. Pearson: São Paulo, SOUZA, S. A. Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos. Blucher: São Paulo, ASKELAND, D. R. Ciência e Engenharia dos Materiais. Cengage Learning: São Paulo, 2008.

7 Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Computação, Algoritmos e Programação III Núcleo Temático: NECEE (Núcleo de Ensino de Computação da Escola de Engenharia) Código da Disciplina: Professor(es): Ilana de A. Souza Concílio DRT: Etapa: 3ª Carga horária: 02 ( 00 ) Teórica ( 02 ) Prática Semestre Letivo: 1º / 2013 Ementa: Desenvolvimento de aplicações para a engenharia com utilização de linguagem de programação. Conceituação de Classes: encapsulamento, construtores, destruidor, operadores, hereditariedade e polimorfismo. Estudo de cadeias de caracteres, arquivos, algoritmos de ordenação, algoritmos de busca, grafos, algoritmos de caminho mínimo, cobertura mínima e fluxo máximo.

8 Objetivos: Oferecer oportunidade para desenvolvimento de três dimensões: conceitos; procedimentos e Habilidades; Atitudes e Valores. Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Ampliar o conhecimento dos fundamentos básicos de informática, algoritmos, programação estruturada e estruturas de dados; aprofundar o estudo de programação orientada a objetos; fundamentar conhecimentos necessários às disciplinas de conteúdo profissionalizante e específico. Utilizar análise crítica na resolução de problemas concretos, integrando conhecimentos de outras disciplinas de conteúdo básico, viabilizando o estudo, planejamento, projeto e especificação de modelos abstratos e sua extensão genérica a novos padrões e técnicas de resolução; analisar, implementar e manter projetos de softwares aplicados a problemas concretos de engenharia, propiciando produção técnica e especializada, e incentivando o ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação. Ponderar sobre a utilização de uma linguagem de programação para auxiliar na resolução de problemas de engenharia; agir com ética na tomada de decisões que envolvam aspectos financeiros, econômicos, sociais etc.; possibilitar a adequada supervisão, coordenação e orientação técnica, por meio de apropriada padronização, mensuração e controle de qualidade; ter iniciativa, independência e responsabilidade no aprendizado; realizar, com consciência e de forma ética, trabalhos e listas de exercícios propostos, cumprindo os prazos determinados; conscientizar-se de um estudo contínuo e sistemático da disciplina durante o curso, para o aproveitamento do mesmo, com o auxílio dos livros indicados na bibliografia; manter uma postura correta quanto à frequência, participação e atenção às aulas, evitando conversas paralelas e mantendo o foco no conteúdo; respeitar os horários de início e fim de aula.

9 Conteúdo Programático: 1. Revisão de funções e programação estruturada (SP) 1.1. Abstração, formalidade, divisão e hierarquia 1.2. Passagem de parâmetros em funções por valor e referência 1.3. Arranjos e estruturas 1.4. Ponteiros e alocação dinâmica de memória 2. Programação Orientada a Objetos (OOP) 2.1. Classes, objetos, operações, atributos e métodos 2.2. Encapsulamento 2.3. Hereditariedade 2.4. Polimorfismo 2.5. Construtores, Destruidores e Atribuição 2.6. Alocação dinâmica, atributos estáticos e dinâmicos 3. Ordenação interna e seus algoritmos 3.1. Bubblesort 3.2. Selectionsort 3.3. Insertionsort 3.4. Shakersort 3.5. Shellsort 3.6. Quicksort 4. Ordenação e indexação (espalhamento) 5. Busca interna e externa 5.1. Sequencial 5.2. Binária 6. Cadeias de caracteres (manipulação) 7. Arquivos em disco 8. Grafos. 9. Algoritmos de caminho mínimo, cobertura mínima e fluxo máximo. Metodologia: Situações de resolução e organização de problemas de engenharia que oportunizem a reflexão do aluno em expor suas ideias, buscando algoritmos e estruturas de dados de forma a encontrar uma solução programável. Aulas expositivas dialogadas, estudos de pequenos casos, trabalhos em pequenos grupos e pesquisa bibliográfica. As aulas práticas utilizarão lousa, projetor multimídia, microcomputadores para os alunos e recursos de rede de computadores. A disciplina terá apoio do ambiente Moodle. Critério de Avaliação: O aluno será avaliado continuamente no decorrer do semestre letivo por meio de trabalhos e provas. Será considerado aprovado se obtiver uma média final igual ou superior a 6,0 e um mínimo de 75% de frequência. A média final MF será calculada da seguinte forma: MF = (45 P P T) / 100. Nesta fórmula, P1 e P2 são notas de provas individuais e sem consulta; T é uma nota composta de vários trabalhos e listas de exercícios individuais e em pequenos grupos. Será oferecida uma prova substitutiva (P3), também individual e sem consulta, para os alunos que não comparecerem a uma das provas (casos amparados por lei, atividades e competições esportivas e demais casos) e/ou para os alunos cuja média final MF seja maior ou igual a 3,0 e menor que 6,0. A nota da prova P3 substituirá a menor nota de prova entre P1 e P2 e, para o não comparecimento em mais de uma prova, substituirá apenas uma delas. Esta disciplina é considerada com enfoque prático, dispensando a Prova de Avaliação Final.

10 Bibliografia Básica: PAMBOUKIAN, Sergio Vicente D.; ZAMBONI, Lincoln César; BARROS, Edson de A. R. Aplicações científicas em C++: da programação estruturada à programação orientada a objetos. São Paulo: Páginas & Letras, p. DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. C++: como programar. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. SAVITCH, Walter J. C++ absoluto. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, p. Bibliografia Complementar: DEITEL, Paul J.; DEITEL, Harvey M. C how to program. 5. ed. Upper Saddle River, N.J.: Pearson Prentice Hall, p. JOYANES AGUILAR, Luis. Programação em C++: algoritmos, estruturas de dados e objetos. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, p. MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em linguagem C++: módulo ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em linguagem C++: módulo ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. KERNIGHAN, Brian W.; RITCHIE, Dennis M. C: a linguagem de programação. Rio de Janeiro: Campus, p. STROUSTRUP, Bjarne. The C++ programming language. Special ed., 12th printing Boston: Addison-Wesley, p. PRESS, William H. Numerical recipes in C: the art of scientific computing. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press, p.

11 Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Núcleo Temático: NEDEE Disciplina: Desenho Assistido por Computador Professor(es): Claudete Marques Machado Nelson Leopoldo Braghittoni DRT: Código da Disciplina: Etapa: 3ª Carga horária: Ementa: 2 ( ) Teórica ( X ) Prática Semestre Letivo: 1 semestre de 2013 Estudo da linguagem do Desenho Técnico. Compreensão do desenvolvimento e interpretação de projetos de Engenharia que tenham o desenho como instrumento de execução em conjunto com a fundamentação dos conceitos de geometria, construções geométricas, tangências, concordâncias e normas técnicas. Utilização da escala e da cotagem no dimensionamento dos elementos lineares do desenho. Construção das vistas ortogonais dos volumes nos planos de projeção e perspectivas. Domínio na utilização de um software de CAD, por meio do uso correto e adequado dos comandos desse aplicativo.

12 Objetivos: Conceitos Reconhecer o Desenho Técnico como linguagem fundamental da Engenharia. Ter a capacidade de aplicar o conhecimento do Desenho Técnico, em concordância com os requisitos das suas normas técnicas, no processo de leitura, interpretação e desenvolvimento de projetos de Engenharia. Capacitar o acadêmico na habilidade resolutiva de problemas concretos, viabilizando o estudo de modelos e sua extensão genérica a novos padrões e técnicas de resolução usando como ferramenta um software de CAD, proporcionando ao aluno condições de se adaptar rapidamente aos diversos produtos de CAD, existentes no mercado. Procedimentos e Habilidades Valer-se do conhecimento de um software de CAD para um melhor desempenho do uso da ferramenta e na aplicação de conceitos relacionados a padronização de desenhos, proporcionando ao aluno da representação gráfica, através do desenho técnico para a resolução de problemas. Desenvolver habilidades na visualização e construção de figuras geométricas planas e das vistas ortogonais dos volumes de acordo com os conceitos geométricos envolvidos. Conhecer e aplicar as normas do Desenho Técnico pertinentes. Atitudes e Valores Executar os desenhos de acordo com os requisitos das normas, explorando recursos e possibilidades da ferramenta CAD, como uma linguagem facilitadora, inevitável e universal no desenvolvimento de projetos de Engenharia. Ter a disposição de incluir constantemente os conhecimentos adquiridos na sua prática como engenheiro, bem como atualizar-se nesta prática. Pensar em como um projeto gráfico poderá contribuir da melhor forma no desenvolvimento ou adequação de um projeto de Engenharia e de que forma estaria contribuindo para o conforto do usuário direto ou da sociedade em geral.

13 Conteúdo Programático: 1. Introdução ao Editor Gráfico CAD - 2D. 2. Configuração e conceitos básicos. 3. Comandos de criação. 4. Métodos de visualização. 5. Sistemas de Coordenadas Cartesianas: absoluta e relativa. 6. Comandos de modificação. 7. Sistema de Coordenada Polar. 8. Tipos de linha. 9. Dimensionamento e Texto. 10. Utilização de camadas e cores. 11. Utilização de bibliotecas e símbolos. 12. Impressão e plotagem. 13. Introdução ao 3D.. Metodologia: Aulas expositivas e explicativas com exercícios de aplicação propostos. Acompanhamento e atendimento aos alunos na aplicação dos comandos do software. Avaliação contínua das práticas propostas finalizadas

14 Critério de Avaliação PAIE (Prova de Avaliação Intermediária Escrita): Peso 0,25 OAI (Outras Avaliações Intermediárias): Peso 0,35 P2: (Prova Final - prova prática+ escrita): Final Peso 0,40 MF = Media final MF = (PAIE x 0,25) + (OAI x 0,35) + (PF x 0,40) Bibliografia Básica: COSTA. L. e BALDAM R. L. Autocad Utilizando Totalmente. São Paulo: Erica, ROCHA, A. J. F.; GONÇALVES, R. S. Desenho Técnico. Vol. I. São Paulo: Plêiade, 2012/2013. ROCHA, A. J. F.; GONÇALVES, R. S. Desenho Técnico. Vol. II. São Paulo: Plêiade, 2012/2013. Bibliografia Complementar: GIESECKE, Frederick E. et al. Comunicação Gráfica Moderna. Porto Alegre: BOOKMAN, KATORI, R. Autocad 2011 projetos em 2D. São Paulo: SENAC, SAAD. A. L. Autocad D e 3D. São Paulo: Pearson, SOUZA, A. C. de. AutoCAD 2004: guia prático para desenhos em 2D. Florianópolis: Ed da UFSC, WIRTH, A. Autocad 2000/2002 2D e 3D. Rio de Janeiro: Maltabooks

15 Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Núcleo Temático: GERAL DE ENGENHARIA Disciplina: Eletricidade para Engenharia de Produção Professor (es): Vera Regina Gomes Luduvice Antunes e Luciana Chaves Barbosa DRT: Código da Disciplina: Etapa: 3ª Carga horária: 4 aulas Ementa: (02) Teórica (02) Prática Semestre Letivo: 1º de 2013 Estudo de circuitos em corrente alternada, de circuitos trifásicos, transformadores e motores elétricos. Introdução dos conceitos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, segurança em eletricidade e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Fazer com que o aluno seja capaz de desenvolver e conhecer os conceitos de: - Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. - Geradores, transformadores e motores elétricos. Instrumentos de medição. - Cálculo de circuitos em corrente alternada. - Proteção contra descargas atmosféricas. - Equipamentos de controle e proteção de instalações elétricas residenciais e industriais em baixa tensão. -Proporcionar ao aluno a aquisição de conceitos fundamentais na área de eletricidade; -Identificar situações reais nas quais o conteúdo da disciplina possa ser aplicado. - Iniciativa, independência e responsabilidade no aprendizado; - Rotina de estudo frequente, contínuo e sistemático da disciplina durante todo o semestre, para aproveitamento da mesma; - Considerar o esforço pessoal como técnica de aprendizado e utilizar de forma ética os conhecimentos adquiridos. - Sensibilidade quanto à importância da Eletricidade para a sociedade nas suas atividades cotidianas.

16 Conteúdo Programático: 01. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Análise de um sistema GTD de energia elétrica. Gerador - turbina, linhas de transmissão, estações elevadora e abaixadora de tensão, linhas de distribuição aérea e subterrânea. Gerador elementar de corrente alternada. Princípio do gerador de corrente alternada senoidal. Equação da forma de onda senoidal e cossenoidal. 02. Parâmetros da forma de onda senoidal: valor máximo, valor eficaz, valor médio, valor de pico a pico, período, freqüência, ângulo de fase, equação das formas de onda de tensão e corrente no domínio do tempo. 03. Fasores e algebra fasorial. Teoria dos números complexos. Notação de fasores de grandezas alternadas: forma retangular e polar. Operações com fasores. 04. Conceito de impedância. Resistência em corrente alternada (CA). Impedância resistiva. Capacitância em CA. Reatância capacitiva. Impedância capacitiva. Indutância em CA. Reatância indutiva. Impedância indutiva. 05. Circuitos monofásicos em corrente alternada. Lei de Ohm na forma fasorial. Diagrama fasorial e diagrama senoidal. 06. Circuito resistivo puro. Resistor ligado à fonte CA. Impedância resistiva. 07. Circuito indutivo puro. Indutor ligado à fonte CA. Impedância indutiva. 08. Circuito capacitivo puro. Capacitor ligado à fonte CA. Impedância capacitiva. 09. Análise de circuitos RL, RC, e RLC ligados em série e em paralelo com uma fonte CA. Circuitos mistos. Diagrama fasorial e senoidal. 10. Potência monofásica, aparente, útil e reativa. Triângulo das potências. Potência complexa. Potência de N cargas em paralelo: motores, fornos trifásicos, banco de lâmpadas de descarga com reatores e lâmpadas incandescentes. 11. Fator de potência e correção do fator de potência de motores e reatores. Cálculo de capacitores. 12. Cálculo da tarifa de energia elétrica residencial e industrial. 13. Transformador monofásico. Características de um transformador ideal. Relação de espiras. Relação de tensão. Relação de corrente. Relação de impedâncias. Perdas e eficiência de um transformador real. 14. Sistemas trifásicos. Gerador trifásico. Motor de indução trifásico. Estator e rotor. O campo girante. Ligação triângulo e ligação estrela. Tensão de linha e tensão de fase. Corrente linha e corrente de fase. Potência em sistemas trifásicos. 15. Segurança em eletricidade e efeitos da corrente elétrica no corpo humano. Medidas de controle dos riscos. Tensão de passo e tensão de contato. 16. Sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Métodos de proteção e suas características. Dimensionamento das cordoalhas de descida. Aterramento. 17. Fundamentos de instalações elétricas. Código de cores dos condutores. Interruptores de luz: simples, paralelo e intermediário monopolares (110V) e bipolares (220V). Tomadas monofásicas simples e aterradas e tomadas bifásicas. 18. Estudo dos tipos e características dos fusíveis. Fusíveis tipo rolha, cartucho, D e NH. Curvas características dos fusíveis. Arco voltaico com corrente alternada e corrente contínua. Limite de ruptura de fusíveis e chaves. 19. Introdução à instalação elétrica industrial. Partida de motores com chaves: interruptora, disjuntora e contatora. Proteção com fusíveis e relés de subtensão, térmico e magnético. Circuitos de sinalização e comando local e a distância.

17 Metodologia: Para obter os objetivos descritos acima serão utilizadas aulas teóricas e práticas na disciplina. Aulas Teóricas: - Aulas expositivas, com o auxílio de equipamentos mutimídia (quando necessário). - Exercícios realizados em classe para maior atendimento dos tópicos abordados. Aulas Práticas (laboratório): Nas aulas de laboratório serão realizadas experiências onde se utilizam equipamentos de uso residencial e industrial. É prevista, sempre que possível, a realização de uma visita às instalações dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas do Campus Itambé. Critério de Avaliação: Serão aplicadas 3 provas dissertativas (PAIE, P2 e PAFE). A avaliação será realizada da seguinte forma: MÉDIA FINAL= 0.3*PAIE+0.2*P2 +0.5*PAFE + PARTICIPAÇÃO PAIE: Prova de Avaliação Intermediária Escrita. P2: Prova Escrita. PAFE: Prova de Avaliação Final Escrita Todas as notas serão dadas de 0 a 10 e o aluno estará aprovado caso consiga média maior ou igual a 6,0. Bibliografia Básica: 1. GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Schaum McGraw-Hill, COTRIM, Ademaro A. M. B. Instalações Elétricas. Revisão e atualização técnicas Hilton Moreno, José Aquiles Baesso Grimoni. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, NISKIER, Júlio e MACINTYRE, A. J. Instalações Elétricas. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, Bibliografia Complementar: 1. CAVALIN, Geraldo e CERVELIN, Severino. Instalações Elétricas Prediais. 21 ed. São Paulo: Érica, CREDER, Hélio. Instalações Elétricas. Editora LTC Livros Técnicos e Científicos - São Paulo, 15ª edição, ALBUQUERQUE, Rômulo Oliveira. Circuitos em Corrente Alternada. 6 ed. São Paulo: Érica, MARKUS, Otávio. Circuitos Elétricos. 3 ed. São Paulo: Érica, p. 5. NORMAS TÉCNICAS da ABNT: - NBR Instalações Elétricas em Baixa Tensão. - NBR Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

18 Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: : Engenharia De Produção Núcleo Temático: Núcleo Geral de Engenharia Disciplina: Professor(es): Josefa Alvarez Alvarez DRT: Código da Disciplina: Etapa:3 Carga horária: 4 ( x ) Teórica Semestre Letivo: ( ) Prática 1º de 2013 Ementa: Amostragem. Organização de dados. Distribuições amostrais. Estimação de parâmetros: Intervalo de confiança. Testes de hipótese. Análise de variância para um planejamento de experimentos com um único fator. Regressão linear simples e correlação. Objetivos: Capacitar o aluno a compreender os conceitos básicos necessários à aplicação de técnicas estatísticas, fornecendo os fundamentos necessários para análise dos dados estatísticos obtidos na área de Engenharia; Promover uma visão ética de como se realizar uma estatística de forma isenta. Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer os fundamentos teóricos que permitam o domínio dos conteúdos, habilidades e competências próprias da estatística. Apreender, analisar e interpretar dados estatístico Aplicar os conceitos dos métodos estatísticos através de problemas práticos, incluindo os conceitos que darão subsídios para a solução e/ou para a tomada de uma decisão. Observar a aplicação dos dados estatísticos no mundo em que vivemos, reconhecendo assim, a importância da estatística. Conteúdo Programático: 1. Organização de dados. 2. Distribuições amostrais. Estimação de parâmetros: Intervalo de confiança. 3. Teste de Hipótese: conceitos 4. Análise de variância. Análise de resíduos. Histograma dos resíduos, Gráfico de probabilidade Normal. Resíduos versus fator. Contrastes (DMS) Mínima Diferença significativa. Teste de Homocedasticidade. 5. Correlação Linear 6. Regressão linear simples. Estimação dos Parâmetros Avaliação dos Modelos. Análise de variância.. Análise dos Resíduos. Linearização 7. Regressão matricial Metodologia: Aulas expositivas com apoio de multimeios. Trabalhos para serem resolvidos fora do horário de aulas. Atividades disponíveis na Plataforma Moodle.

19 Critério de Avaliação: MF = 0,30PAIE + 0,20OAI + 0,5PAF Siglas: MF = Média Final; PAIE = Prova de Avaliação Intermediaria Escrita; OAI = Outras Avaliações Intermediárias; PAF= Prova de Avaliação Final Escrita; Onde: PAIE =Prova unificada Intermediaria cuja nota de 0 até 10. OAI = Prova Intermediaria P2, cuja nota de 0 até 10 Bibliografia Básica: 1. MONTGOMERY, Douglas C. e RUNGER, George C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. 7 ed. São Paulo: Edusp, DEVORE, JAY L. Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências. 6 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2011 Bibliografia Complementar: 1. BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. 7 ed. São Paulo: Saraiva, WALPOLE, R. ; MYERS, R.; MYERS, S & YE, K. Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências. Ed. Pearson, LEVINE,D.; STEPHAN, D.; BERENSON, M.;KREHBIEL, T. Estatística: Teoria e Aplicações - Utilizando Microsoft Excel Português. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, FREUND, J. E. ; SIMON, G. A Estatística aplicada. 11 ed Porto Alegre: Bookman, COSTA NETO, P. L. O. Estatística. 2 ed rev. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.

20 Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Evolução do Pensamento Administrativo Núcleo Temático: Núcleo de Engenharia Organizacional e Econômica Código da Disciplina: Professor(es): Giancarlo S. R. Pereira Carga horária: 4hs/aula DRT: ( x ) Teórica ( x ) Prática Etapa: 3ª Etapa Semestre Letivo: 1/2013 Ementa: O surgimento da ciência administrativa. O movimento da racionalização do trabalho. O movimento das relações humanas/escola behaviorista. O movimento estruturalista/sistêmico. O movimento da contingência. Movimento contemporâneo. Os principais temas estudados pelos autores administrativos. Um modelo de diagnóstico organizacional com base nos temas administrativos. Objetivos: A disciplina pretende apresentar ao aluno os conceitos básicos e fundamentais da ciência administrativa. Trata-se do primeiro contato do engenheiro de produção com os princípios da administração, que serão aprofundados em outras disciplinas. Para isso, apresentam-se, de forma cronológica, as principais escolas do pensamento administrativo, contextualizando-as em seu tempo e espaço, e enfatizando o caráter mutável, adaptativo e evolutivo da ciência da Administração. Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Desenvolver e conhecer os conceitos da teoria administrativa, efeitos das teorias sobre empresas e consumidores. Conhecer as estruturas organizacionais e o posicionamento estratégico decorrente dessa estrutura sobre as empresas. Comentar tecnicamente o efeito das diversas medidas administrativas sobre os negócios. Desenvolver e conhecer os fundamentos teóricos da matéria e reconhecer e interpretar as estruturas e demandas empresariais e o posicionamento estratégico decorrente dessa estrutura. Habilitar os alunos a observar de forma metódica e racional os aspectos considerados pela Administração. Habilitar os alunos a utilizar e executar análises consistentes sobre cenários questões organizacionais, empregando Entender as necessidades estruturais administrativas os mercados e posicionar uma empresa de forma consistente e estratégica. Observar o comportamento de agentes econômicos, consumidores e empresas concorrentes de forma a elaborar uma análise estratégica. Criar nos alunos o conhecimento das estruturas administrativas. Reconhecer os elementos de uma organização e seus intervenientes. Conscientizar-se da relevância da análise econômica empresa. Ter uma percepção ética e socialmente responsável das implicações dos diversos aspectos considerados pelos consumidores, empresas e governo. Estimular o interesse na leitura e no estudo constante da disciplina de forma a posicionarse com interesse nos assuntos administrativos e dos mercados. Desenvolver o espírito crítico decorrentes de situações mutantes diversas. Manter uma posição preocupada as decisões que envolvem os projetos empresariais e globais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica Disciplina Computação, Algoritmos e Programação I Professor(es) Sergio Vicente Denser Pamboukian Lincoln Cesar Zamboni Melanie Lerner

Leia mais

Um estudo dos principais Circuitos Elétricos utilizados na Engenharia Elétrica.

Um estudo dos principais Circuitos Elétricos utilizados na Engenharia Elétrica. Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica Disciplina Eletricidade I Professor Paulo Guerra Junior Carga horária 4 Código da Disciplina 161.1303.9 Etapa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 2 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Eletrotécnica 0570098 1.2 Unidade: Centro

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA 2º ANO Nome da disciplina: Física Geral II Carga horária: 90h Acústica e Ondas. Óptica Física e Geométrica. Lei de Coulomb; Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial. Capacitância.

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA MACKENZIE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ESCOLA DE ENGENHARIA MACKENZIE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Unidade Universitária ESCOLA DE ENGENHARIA MACKENZIE Curso ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disciplina CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA ENGENHARIA III Professor(es) AFFONSO SÉRGIO FAMBRINI CARLA SILVA CAMPOS

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: Engenharia Civil PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: Engenharia Civil PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina: Eletricidade Aplicada Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: Engenharia Civil PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Série/Semestre: /5º Período Letivo: 2012-2 Turno: Noturno

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC - Garça PLANO DE ENSINO. Curso: Tecnologia em Produção Disciplina: Sistemas Eletro-Eletrônicos Ano: 2009

Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC - Garça PLANO DE ENSINO. Curso: Tecnologia em Produção Disciplina: Sistemas Eletro-Eletrônicos Ano: 2009 Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC - Garça PLANO DE ENSINO Curso: Tecnologia em Produção Disciplina: Sistemas Eletro-Eletrônicos Ano: 2009 Semestre TURNO CARGA HORÁRIA 4 Termo Noturno 72 horas/aulas

Leia mais

Plano de Ensino. 1.1 Este plano de ensino tem por objetivo organizar o trabalho pedagógico na disciplina de Física C para o semestre letivo vigente.

Plano de Ensino. 1.1 Este plano de ensino tem por objetivo organizar o trabalho pedagógico na disciplina de Física C para o semestre letivo vigente. Plano de Ensino Física C Plano de ensino da disciplina de Física C do Curso Superior de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Paranaguá para o segundo semestre de 2015. Professor

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Farmácia Disciplina: Economia e Administração Farmacêutica Professor(es): Renato Sebastião Saladino Carga horária:2h/a 34 semestral

Leia mais

A disciplina de Eletricidade Geral garante ao educando subsídios para o entendimento das grandezas elétricas e seus fenômenos.

A disciplina de Eletricidade Geral garante ao educando subsídios para o entendimento das grandezas elétricas e seus fenômenos. I. Dados Identificadores Curso Tecnologia em Mecatrônica Industrial Disciplina Eletricidade Geral Professor Rogério Campos Semestre / Módulo Eletricidade Período Noturno Módulo 3GMTECA Carga Horária Semanal:

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Plano de Ensino

Universidade Federal de Goiás. Plano de Ensino 01: Dados de Identificação da Disciplina: Plano de Ensino Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral 3 Cod. da Disciplina: 60P2MB Curso: Engenharia de Computação Cod. do Curso: Turma: Cálculo Diferencial

Leia mais

3) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, NESTE MOMENTO DO CURSO

3) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, NESTE MOMENTO DO CURSO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NOME: SEL0302 Circuitos Elétricos II PROFESSORES: Azauri Albano de Oliveira Junior turma Eletrônica PERÍODO LETIVO: Quarto período NÚMERO DE AULAS: SEMANAIS: 04 aulas TOTAL: 60

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Financeira Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos gerais e uso atual

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Direito Tributário Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4 1 - Ementa (sumário, resumo) Introdução ao Direito Tributário

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) História, contexto e aplicações da matemática.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

De uma forma ampla, o profissional egresso deverá ser capaz de desempenhar as seguintes funções:

De uma forma ampla, o profissional egresso deverá ser capaz de desempenhar as seguintes funções: PLANO DE ENSINO 1. Identificação Curso: Tecnologia em Desenvolvimento de Software Disciplina: Estrutura de Dados Professor: Msc. Tiago Eugenio de Melo CPF: Regime de Trabalho: 40h CH. Semestral: 100h Siape:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO: Sistemas de Informação PERÍODO LETIVO: 2009-1 SEMESTRE: 4º. C/H SEMANAL Análise, Projeto e Implementação de Sistemas I

PLANO DE ENSINO. CURSO: Sistemas de Informação PERÍODO LETIVO: 2009-1 SEMESTRE: 4º. C/H SEMANAL Análise, Projeto e Implementação de Sistemas I 1 PLANO DE ENSINO CURSO: Sistemas de Informação PERÍODO LETIVO: 2009-1 SEMESTRE: 4º CÓDIGO DISCIPLINA HORÁRIO C/H SEMESTRAL C/H SEMANAL Análise, Projeto e Implementação de Sistemas I 3CD-4AB 80h 04h PROFESSOR(A):

Leia mais

EDI-34 Instalações Elétricas

EDI-34 Instalações Elétricas EDI-34 Instalações Elétricas Plano de Disciplina 2º semestre de 2015 1. Identificação Sigla e título: EDI-34 Instalações Elétricas Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO

PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO Componente Curricular: ELETROELETRÔNICA APLICADA Módulo I Professor: Danilo de Carvalho / Danilo Ramos Stein / Enrico André Santos Castro Carga Horária prevista: 60 horas

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Bacharelado em Sistemas de Informação FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( X ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 1º Semestre: 1º Ano: 2011 Disciplina: Programação de Computadores I (PGC21) Carga Horária: 72 horas/aula

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 1º Semestre: 1º Ano: 2011 Disciplina: Programação de Computadores I (PGC21) Carga Horária: 72 horas/aula PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores: Carlos Alberto Zorzo zorzo@uniarp.edu.br Período/ Fase: 1º Semestre:

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Decreto Federal nº 5154/04 e Lei Federal nº 11741/08) PLANO DE CURSO Área: Eletroeletrônica

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração da Produção e Operações I Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Economia I Turma: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3 1. Ementa (sumário, resumo) Conceitos de Economia. Papel do Governo. Fundamentos

Leia mais

Plano Curricular Plano Curricular PlanoCurricular

Plano Curricular Plano Curricular PlanoCurricular Área de formação 522. Eletricidade e Energia Curso de formação Técnico/a de Instalações Elétricas Nível de qualificação do QNQ 4 Componentes de Sociocultural Duração: 775 horas Científica Duração: 400

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração de Sistemas de Informação Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Sistemas de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Empreendedorismo Código: CTB-251 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica Disciplina Construção de Máquinas I Professor(es) Ms. Carlos Oscar Corrêa de Almeida Filho Dr. Sergio Luis Rabello de Almeida Dr. Marco

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Carga Horária Semestral: 40h Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Carga Horária Semestral: 40h Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO Curso: TURISMO Disciplina: Metodologia Científica Aplicada ao Turismo Carga Horária Semestral: 40h Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Métodos das ciências e a interdisciplinaridade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 1º Semestre de 2009

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 1º Semestre de 2009 PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 1º Semestre de 2009 Departamento: Mecânica Disciplina: Eletricidade Aplicada II Sigla: ELET II Modalidade.: Projetos mecânicos. Carga Horária Semanal: 05 horas-aulas Carga

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Universidade São Judas Tadeu Profª Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Engenharia de O Processo Uma Visão Genérica Capítulo 2 (até item 2.2. inclusive) Engenharia de - Roger Pressman 6ª edição McGrawHill Capítulo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 6ª Semestre: 2º Ano: 2011

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 6ª Semestre: 2º Ano: 2011 PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Matemática Professores: Eda Drehmer edadrehmer@uniarp.edu.br Período/ Fase: 6ª Semestre: 2º Ano: 2011

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (Resolução CNE/CEB 5154/04) PLANO DE CURSO Área Tecnológica: Metalmecânica

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Gestão de Processos ADM 069. 68 h 6º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Gestão de Processos ADM 069. 68 h 6º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores: Rafael Francisco Thibes thibes@uniarp.edu.br Período/ Fase: 5º Semestre:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica II Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6 1 - Ementa (sumário, resumo) Administração dos canais

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP)

Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) 1. Apresentação/Público Alvo Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado especialmente a alunos graduados

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Matemática Financeira I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4 1 - Ementa (sumário, resumo) Introdução ao estudo de matemática

Leia mais

Integrado em Automação Industrial

Integrado em Automação Industrial Plano de Trabalho Docente (PTD) Integrado em Automação Industrial Ano Letivo de 2014 1 Sumário 1º Módulo COMPONENTE CURRICULAR: ELETRICIDADE BÁSICA... 5 COMPONENTE CURRICULAR: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS...

Leia mais

Um estudo dos Componentes e Equipamentos Elétricos e Eletrônicos aplicados em engenharia Civil.

Um estudo dos Componentes e Equipamentos Elétricos e Eletrônicos aplicados em engenharia Civil. Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica Disciplina Eletricidade Professor(es) Teoria: Paulo Guerra Junior Laboratório: José Gomes e Francisco Sukys Carga horária 4 Código da

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ADM-353 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2015.1 Professor:

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. 72h 6º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. 72h 6º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração da Produção e Operações II Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Natureza

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES). Discutir e elaborar estratégias

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

Aula 0. Agenda 04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computares. Disciplina: Gestão de Projeto de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan

Aula 0. Agenda 04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computares. Disciplina: Gestão de Projeto de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computares Disciplina: Gestão de Projeto de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Aula 0 Agenda Regras A disciplina Apresentações 2 Apresentações Da

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE TECNÓLOGO EM PRODUÇÃO DO VESTUÁRIO (com ênfase em calçados)

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE TECNÓLOGO EM PRODUÇÃO DO VESTUÁRIO (com ênfase em calçados) Mantenedora: Fundação Educacional Fausto Pinto da Fonseca - CNPJ : 04.149.536/0001-24 Av. Dom Cabral, 31 Centro - CEP: 35.519-000 - Nova Serrana - MG Fone: (37) 3226-8200 - Site: www.fanserrana.com.br

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: MAR 33 Carga Horária: 40 Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: IV Ano: 2015.2

PLANO DE CURSO. Código: MAR 33 Carga Horária: 40 Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: IV Ano: 2015.2 PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Pesquisa de Marketing Professor: Daiany Macieira Varjão e-mail: daianymv@gmail.com Código: MAR 33 Carga Horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA / SP Eixo tecnológico: Industria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

CMP1060 INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO PLANO DE ENSINO - 2014/2. Profª Angélica da Silva Nunes

CMP1060 INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO PLANO DE ENSINO - 2014/2. Profª Angélica da Silva Nunes CMP1060 INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO PLANO DE ENSINO - 2014/2 Profª Angélica da Silva Nunes MINI CURRÍCULO Graduação: Engª Civil/UFG Pos-graduação latu sensu (especialização) Docência universitária/puc Goiás

Leia mais

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL R.L. Stange *, A. A. Batista*. * Universidade Tecnológica federal do Paraná, Guarapuava, Brasil e-mail: rlgomes@utfpr.edu.br Resumo

Leia mais

APLICAÇÕES DE NÚMEROS COMPLEXOS

APLICAÇÕES DE NÚMEROS COMPLEXOS http://hermes.ucs.br/ccet/deme/emsoares/inipes/complexos/ APLICAÇÕES DE NÚMEROS COMPLEXOS Silvia Carla Menti Propicio Universidade de Caxias do Sul Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de

Leia mais

1ª PARTE: INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA - IT

1ª PARTE: INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA - IT 1ª PARTE: INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA - IT SUMÁRIO Grandezas 01 1.1 Classificação das Grandezas 01 1.2 Grandezas Elétricas 01 2 Átomo (Estrutura Atômica) 01 2.1 Divisão do Átomo 01 3 Equilíbrio

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: AMBIENTE E SAÚDE Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Gerência de Saúde FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

1 2 Curso: Licenciatura em Física Semi Presencial Código: 112. 5 Turno(s): ( ) Diurno ( ) Noturno ( x) Virtual. Nome da Disciplina

1 2 Curso: Licenciatura em Física Semi Presencial Código: 112. 5 Turno(s): ( ) Diurno ( ) Noturno ( x) Virtual. Nome da Disciplina Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 47/99

RESOLUÇÃO CONSEPE 47/99 RESOLUÇÃO CONSEPE 47/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MODALIDADE MECÂNICA, COM ÊNFASE EM AUTOMOBILÍSTICA, DO CÂMPUS DE ITATIBA. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

Proporcionar ao acadêmico noções empresariais e empreendedoras.

Proporcionar ao acadêmico noções empresariais e empreendedoras. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores: Alexandre Acosta jornalismo@uniarp.edu.br Período/ Fase: 1º Semestre:

Leia mais

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA)

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA) PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA) I. IDENTIFICAÇÃO CURSOS Administração de Empresas PERÍODO 5º SEMESTRE 1 Sem 2012 DISCIPLINA Sistemas de Produção Código: SA063 TURMAS CARGA HORÁRIA 60 horas PROFESSOR(A)

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça/SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2. EMENTA Cinemática Dinâmica Estática Conservação da energia Conservação do momento linear

PLANO DE ENSINO. 2. EMENTA Cinemática Dinâmica Estática Conservação da energia Conservação do momento linear PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica Professor: Antônio Lúcio Turra Período/ Fase: 1ª Semestre:

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Administração I.

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Administração I. Nome do centro: 1. Identificação Nome do curso: Ciências da Computação Nome e cód. Disciplina: Administração II Número de créditos: 04 Carga horária teórica: 32 h Carga horária prática: 28 h Carga horária

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Manual Projeto Interdisciplinar Ano: 2014 2 Sumário 1. Introdução... 2. Caracterização Geral do Projeto... 3 4 2.1 Projeto Interdisciplinar I... 5 2.2

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Administração Financeira I. 5º semestre

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Administração Financeira I. 5º semestre Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2ª Série Programação Estruturada II

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2ª Série Programação Estruturada II CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2ª Série Programação Estruturada II A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 Componente Curricular: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO Código: ADM-151 CH Total: 60 HRS. Pré-requisito: --- Período

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação Comissão de Curso e NDE do BCC Fevereiro de 2015 Situação Legal do Curso Criação: Resolução CONSU no. 43, de 04/07/2007. Autorização: Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA/ENG.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA/ENG. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA/ENG. COMPUTAÇÃO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO CÓDIGO:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Direção Geral de Ensino

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Direção Geral de Ensino UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Direção Geral de Ensino CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Gerência de Projetos CODIGO: 204661 PROFESSOR: Márcio Daniel Puntel PLANO DE

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (Currículo 2006.2) Agosto de 2010 Hodiernamente não mais se concebe que a formação do futuro profissional

Leia mais

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT Disciplina: Gerenciamento de Projetos / 2012_1 Carga horária: 68h Curso/Semestre: 6 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Operações e Logística Nucleador: Giovanni

Leia mais

JOGOS EMPRESARIAIS Conceitos e Fundamentos

JOGOS EMPRESARIAIS Conceitos e Fundamentos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) CAMPUS DE BONITO/MS, CURSO DE ADMINISTRAÇÃO JOGOS EMPRESARIAIS Conceitos e Fundamentos Prof. Ana Cristina Trevelin Conceitos Simulação Jogos de Empresa

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

O USO DO SOFTWARE MATHEMATICA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

O USO DO SOFTWARE MATHEMATICA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL O USO DO SOFTWARE MATHEMATICA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Edward Luis de Araújo edward@pontal.ufu.br Evaneide Alves Carneiro eva@pontal.ufu.br Germano Abud de Rezende germano@pontal.ufu.br

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais