Os nossos objetivos específicos são:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os nossos objetivos específicos são:"

Transcrição

1 Gestão e PAIR 1. Como caracterizar a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR); ou seja, como estabelecer o nexo causal entre a Perda Auditivo Induzida por Ruído e o trabalho. Os nossos objetivos específicos são: Conhecer a legislação brasileira referente à audiologia ocupacional. Entender as diretrizes para prevenir a perda auditiva ocupacional, tanto por ruído, quanto por outros agentes ototóxicos. Estabelecer o nexo causal, ou seja, a caracterização da perda auditiva como sendo ou não sendo do trabalho. Determinar o enquadramento do paciente como deficiente auditivo. Determinar o Padrão Operacional diante de uma perda auditiva.

2 2. PAIR e a legislação brasileira Como Legislação de destaque, para ser estudada, podemos citar: NR 7, em seu Anexo I do quadro II, incluído pela Portaria 19. NR 15, em seu Anexo 1. Decreto 5296, item b, e os seus critérios de enquadramento da Pessoa Portadora de Deficiência auditiva. 3. Vídeo Viagem ao ouvido humano. Link de acesso:

3 4. Transmissão do som na orelha humana (De vibrações mecânicas em impulsos nervosos) Conforme vimos na animação, o ruído segue o seguinte caminho: pavilhão auricular, conduto auditivo externo, membrana timpânica, ossículos da orelha média, janela oval, cóclea, onde se encontra o Órgão de Corti, responsável por transformar as vibrações mecânicas em impulsos nervosos; aliás, exatamente onde se dá a agressão pelo ruído. Aí, o som já decodificado é transmitido ao nervo auditivo e, a seguir ao cérebro, onde será interpretado.

4 5. Divisão funcional da orelha Para facilitar o nosso entendimento, podemos dividir a orelha em duas partes: A primeira, formada pela orelha externa e média, onde o som é transmitido na forma de vibrações mecânicas. A segunda, formada pela orelha interna, em especial a cóclea, onde se encontra o Órgão de Corti, quem decodifica o som, transformando as vibrações mecânicas em impulsos elétricos, que são enviados pelo nervo auditivo ao cérebro para ser interpretado.

5 6. Tipos de perda: aérea e óssea Assim: As alterações que ocorrem nas orelhas externa e média são caracterizadas por perdas condutivas, detectadas apenas pela via aérea. Já as alterações que acorrem a partir da orelha interna, resultam em perdas neurossensoriais, que são detectadas tanto pela via aérea quanto pela via óssea. 7. PAIR, três máximas. O conceito de PAIR, esta doença decorrente da exposição sistemática e prolongada a ruídos com altos níveis de pressão sonora, apresenta três características, a saber: Primeiro: é o resultado da agressão ao Órgão de Corti, pela exposição ao ruído. Segundo: Patologia crônica, portanto de evolução lenta, ao longo de meses, anos. Terceiro: Irreversível. Assim, podemos definir PAIR como sendo uma perda auditiva crônica e irreversível, resultante da agressão às células ciliares do órgão auditivo de Corti, que decorre da

6 exposição sistemática e prolongada a ruído cujos níveis de pressão sonora (NPS) são elevados. 8. Normalidade auditiva na legislação brasileira Interpretação de um audiograma (de acordo com a legislação brasileira, com destaque para a Portaria 19): A condição de normalidade está presente quando os limiares auditivos se encontram até 25 decibéis. Ou seja, com limiares em 25 decibéis ou melhores do que 25 db, o audiograma está normal. FREQUÊNCIA EM HZ A perda auditiva está presente, quando os limiares auditivos se encontram acima de 25 decibéis. Ou seja, com limiares auditivos piores do que 25 db, o audiograma está registrando uma perda auditiva.

7 9. Alteração temporária ou transitória dos limiares auditivos (ATLAS)- TTS = Temporary Threshold Shift Esta alteração ocorre após algumas horas de exposição a ruído com elevados Níveis de Pressão Sonora, porém revertem completamente à normalidade após 24 horas, a partir do momento em que o indivíduo é afastado da exposição.

8 10. Diagrama de ATLAS Assim, o diagrama mostra a evolução dos audiogramas seriados: 1- Em laranja, o período antes da exposição ao ruído, onde se pode ver um traçado de audiograma normal. 2- Em azul, trinta segundos após a exposição a altos níveis de pressão sonora, há um rebaixamento significativo. Os diagramas 3, 4 e 5 representam o retorno gradativo à normalidade, demonstrando que a alteração temporária reverte completamente após 24 horas, a partir do momento em que o indivíduo é afastado da exposição.

9 11. Repouso Acústico (mínimo de 14 horas) Por esta razão, a Portaria 19, recomenda que o trabalhador deverá permanecer em repouso auditivo por um período mínimo de 14 horas até o momento de realização do exame audiométrico. 12. Diferença entre PAIR e Trauma Acústico PAIR é uma doença ocupacional, portanto com instalação lenta, insidiosa (exposição a ruídos por muito tempo: meses a anos), enquanto o Trauma Acústico é um acidente tipo, com local, data e hora definidas, decorrentes de, por exemplo, explosão, detonação, traumatismo crânio-encefálico, etc.

10 13. Características Gerais do audiograma com PAIR Vamos citar as principais características gerais de PAIR, a saber: Neurossensorial (órgão de Corti). Bilateral e simétrica. Raramente provoca perdas profundas. Início da perda ocorre nas frequências altas (daí o entalhe acústico: 3, 4 e 6 Khz, também chamado de gota acústica); a seguir, podendo evoluir para os pontos extremos de frequências: 2000, 1000, 500, 250 Hz e, no outro extremo 8000 Khz. Irreversível. Tempo de perda máxima: ~ 15 a 20 anos. Pode ser acompanhada de intolerância a determinados ruídos ambientais (o chamado recrutamento), perda da capacidade de reconhecimento das palavras, zumbidos, podendo comprometer o processo de comunicação. A evolução é exposição- dependente, ou seja, afastada a causa, a perda estabiliza. A velocidade da perda é inversamente proporcional ao aumento dos limiares auditivos, em outras palavras, há uma maior perda nos primeiros quinze anos de exposição ao ruído. Tem como fatores que influenciam nas perdas as características físicas do agente causal (tipo, espectro, nível de pressão sonora), tempo/dose de exposição e obviamente a susceptibilidade individual. 14. Audiograma Padrão PAIR: as quatro características fundamentais. As QUATRO características do traçado de um audiograma com o padrão PAIR, ou seja, um audiograma sugestivo de PAIR, são: Neurossensorial Bilateral e simétrica Raramente provoca perdas profundas Início da perda acometendo frequências altas, em 3, 4 e 6 Khz Assim, O audiograma que apresenta um traçado com estas quatro características, denominamos de Audiograma Padrão PAIR, ou seja, um Audiograma sugestivo de PAIR. Atenção: Um audiograma que apresenta um traçado Padrão PAIR não quer dizer que seja PAIR. Apenas que é sugestivo de PAIR. Basta lembrar que vários outros agentes ambientais além do ruído produzem perda auditiva com o mesmo padrão PAIR, como os solventes, fumos metálicos, gases asfixiantes, etc. Vamos abordar separadamente cada uma das quatro características do Audiograma padrão PAIR.

11 Quatro características do Padrão PAIR 1ª Característica-Perda Neurossensorial Se ausente, não é PAIR. 1ª característica do padrão PAIR: Perda neurossensorial, ou seja, os traçados das vias aérea e óssea se sobrepõem, ou apresentam um gap (um intervalo) entre si de no máximo 10 decibéis. Significa que o paciente apresenta uma perda auditiva tanto pela via aérea, quanto pela via óssea, ou seja, é uma perda neurossensorial. Atenção: esta característica, das quatro estudadas, é a única que é absolutamente indispensável para caracterizar uma PAIR. Ou ainda em outras palavras: Se não é neurossensorial, não é PAIR. Para exemplificar, vamos a uma perda apenas condutiva, para diferenciar da neurossensorial, com destaque para o gap maior do que 10 decibéis.

12 Conclusão: Não é PAIR, por ser apenas condutiva; ou seja, por não ser NEUROSSENSORIAL. 2ª Característica- Bilateral e simétrica

13 Aqui se pode notar a semelhança entre os traçados das orelhas direita e esquerda nos casos típicos de PAIR. Atenção: embora a semelhança seja um achado comum em PAIR, a diferença entre os dois traçados não pode ser interpretada como descarte de PAIR, pois temos PAIR com traçados bastante assimétricos entre os dois lados. Portanto: A unilateralidade ou a assimetria entre ambas as orelhas, embora não sejam comuns em PAIR, não é, por si só, fator de exclusão do diagnóstico de PAIR. 3ª Característica- Perdas não profundas. FREQUÊNCIA EM HZ As perdas em frequências mais baixas, ou seja, em 0,5 a 2 khz, não ultrapassam os 40 db. As perdas em frequências mais altas, ou seja, em 3 a 8 khz, não ultrapassam os 75 db, como no slide a seguir. Atenção: o achado isolado de perdas profundas não pode ser inicialmente interpretado como descarte de PAIR, pois pode haver associação com outras patologias que podem produzir perdas profundas. Assim, perda profunda também não é fator absoluto de exclusão do diagnóstico de PAIR.

14 4ª característica: Início da perda em frequências altas FREQUÊNCIA EM HZ As primeiras perdas são encontradas nas frequências altas, ou seja, de 3, 4 ou 6 Khz.

15 Ratificando as quatro características de PAIR: Padrão PAIR FREQUÊNCIA EM HZ Portanto, reforçando, o audiograma Padrão PAIR é caracterizado pelas quatro características: Neurossensorial Bilateral e simétrica. Raramente provoca perdas profundas. Início da perda em frequências altas 15. Característica exposição dependente As demais características de PAIR são: EXPOSIÇÃO DEPENDENTE, ou seja, Não haverá progressão, caso seja cessada a exposição ao ruído intenso.

16 16. Característica evolução reversa da perda auditiva diante da exposição ao ruído. FREQUÊNCIA EM HZ Ao longo da exposição ao ruído, embora ocorra o avanço da perda auditiva, a evolução dessa perda é inversamente proporcional ao aumento dos limiares auditivos, com maior perda entre 15 e 20 anos de exposição. 17. Evolução em aprofundamento da perda

17 A evolução da perda pode ocorrer em aprofundamento. 18. Evolução em alargamento da perda FREQUÊNCIA EM HZ

18 Como pode também ocorrer em alargamento. 19. Bacia da palavra, ou zona da conversa normal FREQUÊNCIA EM HZ A preocupação se dá quando a perda invade a chamada bacia da palavra, ou seja, de 500 a 3000 Hz, comprometendo a comunicação. Vamos aqui destacar que esta é a região determinada pelo Decreto 5296 para o enquadramento do deficiente auditivo, como veremos mais adiante. 20. Trauma acústico Vamos a um exemplo de trauma acústico, um acidente tipo produzindo perda auditiva. Aqui temos um exemplo de trauma acústico, decorrente de acidente tipo (local, data e hora definidas), como explosão, detonação, traumatismo crânio-encefálico, etc. Geralmente é unilateral com predominância do componente condutivo.

19 21. Nível de ação : fazer audiometria, usar protetor auricular. As exigências legais em relação aos trabalhadores com exposição ao ruído, ou seja, a quais trabalhadores informar sobre o risco ruído, quais trabalhadores devem fazer audiometria e usar protetor auricular? Resposta: Quem se encontrar em exposição no nível de ação, ou seja, a partir de 50% do limite de tolerância. Portanto, quem se encontrar acima de: 80 decibéis por 8 horas, ou ainda, Dose diária de exposição acima de 0,5, ou seja, acima de 50% do limite de tolerância. 22. Tipos de ruídos em nossa legislação Ruído contínuo e intermitente: são caracterizados por picos de energia acústica de duração superior a um segundo e com intervalo de repetição inferior a um segundo. Mas, de maneira mais simples, podemos citar os exemplos de: Ruído contínuo: máquinas em operação. Ruído intermitente: britadeiras.

20 Ruído de impacto: é caracterizado por picos de energia acústica inferior a um segundo e com intervalo de repetição acima de um segundo, ou de maneira mais simples, com os exemplos de explosões, detonações, disparos de armas de fogo. Os LIMITES DE TOLERÂNCIA estabelecidos são: Ruído contínuo e intermitente: até 85 db (A), circuito de resposta lenta (SLOW) por 8 horas diárias, ou dose de 1. Ruído de impacto: até 130 db(a) ou 120 db(c). 23. Audiometria e periodicidade de realização A periodicidade da realização da audiometria é assim determinada: a audiometria é realizada na: Admissão Seis meses após a admissão Anualmente Demissão 24. Validade da audiometria A validade da audiometria, aliás, assim como também a validade do exame clínicoocupacional é a seguinte, conforme a NR7: Validade de 135 dias retroativos em relação à data do exame médico demissional para empresas com grau de risco 1 e 2, ou seja, maior tempo de validade para riscos menores. Validade de 90 dias retroativos em relação à data do exame médico demissional para empresas com grau de risco 3 e 4, ou seja, menor tempo de validade para riscos maiores. 25. Evolução da audiometria e o Deslocamento limiar padrão (DLP) Evolução das avaliações audiométricas: As diferenças entre as audiometrias realizadas ao longo dos anos só são significativas quando apresentarem um Deslocamento Limiar Padrão (DLP). Assim, para afirmar que houve um Desencadeamento ou Agravamento de PAIR, tem que estar presente um Deslocamento Limiar Padrão, que pode se apresentar duas maneiras:

21 Diferença de 10 ou mais decibéis, em uma ou ambas as orelhas, nas médias aritméticas dos grupos de limiares auditivos de baixa frequência (0,5, 1 e 2 Khz) ou dos grupos de limiares auditivos de alta freqüência (3, 4 e 6 Khz). Elevação do limiar auditivo em qualquer frequência isolada de 15 db(na) ou mais, em pelo menos uma orelha, CONFORME SLIDES SEGUINTES. 26. Padrão de 10 decibéis de rebaixamento isolado com sendo DLP Diferença de 10 ou mais decibéis nas médias aritméticas entre as audiometrias de referência e sequencial. FREQUÊNCIA EM HZ 27. Padrão de 15 decibéis em perda isolada com sendo DLP

22 FREQUÊNCIA EM HZ Elevação de 15 db(na) ou mais no limiar auditivo, entre as audiometrias de referência e sequencial em qualquer frequência isolada de, em pelo menos uma orelha. 28. DLP dentro da normalidade: rebaixamento isolado de 15 abaixo de 25 db FREQUÊNCIA EM HZ Aqui temos um desencadeamento, pela presença de DLP (Deslocamento Limiar Padrão) na audiometria sequencial, com audiometria de referência normal.

23 29. Outro exemplo de rebaixamento de 15 decibéis em média aritmética com sendo DLP. FREQUÊNCIA EM HZ Aqui temos um agravamento de PAIR: presença de DLP em audiometria sequencial, porém com audiometria de referência já indicando perda auditiva padrão PAIR. 30. Nexo causal em PAIR O Nexo Causal entre PAIR e o trabalho depende algumas variáveis e será estudado no módulo de Nexo Causal entre a doença ocupacional e o trabalho.

24 31. Doses equivalentes de exposições ao ruído Como a intensidade do ruído ambiental no ambiente de trabalho é geralmente variável, é necessário estabelecer qual o tempo de duração para cada nível de intensidade de ruído, ou seja, as doses parciais, para que ao final da jornada possa ser estabelecida a dose total da jornada, calculada pelo dosímetro. Em nossa legislação, a cada aumento de 5 db é considerado como sendo o dobro da intensidade. Assim, a dose de exposição para um nível de 85 db, durante 8 horas de exposição, é o mesmo que a dose de exposição para um nível de 90 db, durante 4 horas de exposição. OU seja, quando dobra a intensidade, tem que reduzir à metade do tempo de exposição, para se ter uma dose equivalente. E, assim sucessivamente.

25 32. Dose e os quatro níveis de exposição Assim, a dose de ruído ao final da jornada de trabalho é soma das doses parciais. Portanto ter quatro situações de exposição ao ruído, definidas assim: Agente ambiental: Apenas a presença do agente ambiental ruído, sem o risco ruído: Quando a soma resulta abaixo de 0,5 (ou 50%), não há o risco ruído, mas apenas o agente ambiental ruído. Risco ambiental ruído: Presença do risco ruído, ou seja, o Nível de ação, que é quando a soma resulta entre 0,5 e 1, ou ainda entre 50% e 100%, a exposição se encontra no nível de ação. Risco tolerável: Exposição ao ruído dentro do limite de tolerância: quando a soma resulta em um número até um, ou seja, cem por cento, a exposição se encontra no limite de tolerância. Risco intolerável: Exposição ao ruído acima do limite de tolerância: quando a soma resulta acima de 1 (ou 100%), a exposição se encontra acima do limite de tolerância.

26 33. Outros agentes ototóxicos e otoagressivos Outros agentes ototóxicos são também capazes de causar perda auditiva, no mesmo padrão PAIR. Daí a importância de não caracterizar de imediato uma perda padrão PAIR, como sendo causada apenas por ruído, pois poderá ter sido causada por qualquer um destes agentes ambientais ou até mesmo produto de combinação entre mais de um agente ambiental. Vibrações, radiações e calor: ação agravante secundária sobre a PAIR. Solventes: tolueno, benzeno, xileno, dissulfeto de carbono, tricloroetileno, estireno, cloreto de vinila, alogenados... Fumos metálicos: chumbo, manganês e vapores de mercúrio. Gases asfixiantes: monóxido de carbono. Agentes biológicos: vírus, bactérias, etc Fatores ligados ao indivíduo Fatores individuais também podem ser determinantes na perda auditiva, como a idade, várias outras doenças, ingestão de substâncias ototóxicas. Idade Distúrbios bioquímicos e metabólicos(diabetes mellitus, hiperlipoproteinemias, etc.). Doenças infecciosas e parasitárias(viroses, lues, meningite, toxoplasmose) Doenças hereditárias, congênitas, e neonatais(parto complicado, hipoxemia,etc.) Doenças traumáticas(trauma acústico, TCE, traumatismo cervical, barotraumas) Doenças degenerativas/tumorais(otosclerose, neurinomas) Doenças neurossensoriais flutuantes(doença de Menière) Ingestão de substâncias químicas ototóxicas(aminoglicosídeos, diuréticos, salicilatos, etc.)

27 35. Característica da perda auditiva pela idade FREQUÊNCIA EM HZ A característica da perda auditiva pela idade é um rebaixamento em frequências altas, em especial em 8 Khz. 36. Traçado do avanço da perda auditiva pela idade FREQUÊNCIA EM HZ

28 Ainda em relação à idade, há uma perda acentuada na 5ª década de vida, quando comparada com as décadas anteriores de vida. 37. Outros fatores ligados ao indivíduo Distúrbios bioquímicos e metabólicos Nefropatias, com insuficiência renal Diabetes mellitus Insuficiência adreno- cortical Hiperlipoproteinemias Distúrbios no metabolismo do cálcio e fósforo Hipercoagulabilidade sangüínea Mucopolissacaridoses Hiper e hipotireoidismo Insuficiência hepática Doenças autoimunes Fatores ligados ao indivíduo, como os distúrbios metabólicos e bioquímicos, doenças infecciosas e parasitárias, Doenças hereditárias congênitas e neonatais, Antecedentes de traumatismos, Doenças degenerativas e tumorais, Ingestão de substâncias tóxicas podem também evoluir com perda auditiva. Assim, em uma abordagem de PAIR, uma boa anamnese deve afastar outras possíveis causas, como diebates, nefropatias, otites, toxoplasmose, traumas pregressos, Neurinomas, uso de aminoglicosídeos, etc. 38. Outros fatores como doenças infecciosas e parasitárias Mais outros fatores individuais podem ainda determinar perda auditiva como as doenças infecciosas e parasitárias... Otites Viroses Lues Meningite Escarlatina Toxoplasmose AIDS

29 39. Outros fatores ligados ao indivíduo Doenças hereditárias congênitas e neonatais... Quadros de perda auditiva na família Infecção materna durante a gravidez Parto complicado ou demorado Infecção grave neonatal Internação prolongada após o nascimento Malformações crânio-faciais congênitas Icterícia neonatal 40. Outros fatores ligados ao indivíduo: traumatismos. Trauma acústico Traumatismo crânio- encefálico Traumatismo da coluna cervical Barotraumas 41. Outros fatores ligados ao indivíduo: doenças degenerativas e tumorais. Otospongiose Otosclerose Gliomas do tronco cerebral Neurinomas Esclerose múltipla Degenerações mesencefálicas e bulbopontinas. 42. Outros fatores ligados ao indivíduo: ingestão Antibióticos(aminoglicosídeos) Diuréticos(furosemida) Salicilatos Citostáticos tuberculostáticos 43. Sintomas associados à PAIR Alguns sintomas se associam à PAIR, como zumbidos, recrutamento, ou seja, uma intolerância a determinados ruídos como sirenes, alarmes, grito de criança, entre outros.

30 Zumbidos Intolerância a certos sons (recrutamento): sirenes, alarmes, grito de criança, etc PAIR e as repercussões na vida pessoal e social A doença PAIR pode repercutir na vida pessoal do paciente determinando limitações psicossociais decorrentes dos sintomas por ela produzidos como zumbidos, recrutamentos, fadiga excessiva, ansiedade, isolamento e autoimagem negativa. Fadiga excessiva: sobrecarga para a compreensão da conversação e leitura orofacial. Estresse e ansiedade: zumbidos e recrutamento Conflitos familiares. Isolamento e sensação de solidão Autoimagem negativa/perda do amor próprio. 45. Deficiente auditivo: enquadramento pelo Decreto 5296 Em relação ao enquadramento do portador de perda auditiva como deficiente auditivo, o decreto determina o seguinte: A perda tem que ser bilateral: portanto, os dois lados têm que estar acometidos. A Perda pode ser parcial ou total: ou seja, parcial, quando ocorrer em pelo menos uma frequência entre 500 e 3000 Hz, ou total, quando ocorrer em todas as frequências determinadas pelo decreto, ou seja, de 500 a 3000 Hz.

31 A Perda deve ser maior do que 40 db, portanto deve ser de quarenta e um decibéis (db) em diante. O intervalo de frequências que devem estar acometidos vai de 500 a 3.000Hz; FREQUÊNCIA EM HZ 46. Deficiente auditivo: Padrão mínimo de enquadramento Conclusão, o enquadramento do portador de perda como deficiente auditivo deverá ser realizado, quando a perda for bilateral, de mais de 40 db, no intervalo de 500 a 3000 Hz, em pelo menos uma frequência de cada lado.

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Pelas normas regulamentadoras (NR), ruído faz parte dos riscos físicos e ergonômicos (NR 9 e NR 17) Dependendo do seu valor, pode levar

Leia mais

PORTARIA SSST Nº 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998

PORTARIA SSST Nº 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998 PORTARIA SSST Nº 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998 Altera o Quadro II - Parâmetros para Monitoração da Exposição Ocupacional a Alguns Riscos à Saúde, da Portaria nº 24 de 29 de dezembro de 1994 - NR 7 - Programa

Leia mais

PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes

PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes CONCEITOS BÁSICOS AUDIÇÃO Modalidade sensorial que permite a percepção dos sons. SOM Variação da pressão do ar capaz de estimular o sistema

Leia mais

O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos

O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos Um estudo feito por participantes do programa de pós-graduação

Leia mais

Prof. Ricardo Ferreira Bento

Prof. Ricardo Ferreira Bento Prof. Ricardo Ferreira Bento A SURDEZ é o primeiro sentido a aparecer e o último a sumir RUÍDO Histórico 720 ac artesões gregos (forjadores em bronze) fora do perímetro urbano Hipócrates 460 ac Os ares,

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Portaria nº 19, de 9 de abril de 1998

SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Portaria nº 19, de 9 de abril de 1998 1 SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Portaria nº 19, de 9 de abril de 1998 O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no artigo

Leia mais

DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído

DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Perda auditiva induzida por ruído (PAIR) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília :

Leia mais

N O : TÍTULO: PCA-PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

N O : TÍTULO: PCA-PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS N O : CLIENTE: PROGRAMA: 1 de 11 PCA-PROGRAMA DONSERVAÇÃO AUDITIVA ARQUIVO ELETRÔNICO N RESPONSAVÉL TÉCNICO: ANTTONIO FERNANDO NAVARRO REG. CREA N O : 42.758-D ASSINATURA: ÍNDICE DE REVISÕES REV DESCRIÇÃO

Leia mais

INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ

INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ Jéssica Padilha Santos (PIBIC/CNPq-UNICENTRO - ESCOLHER PROGRAMA), Juliana De Conto(Orientador),

Leia mais

Questão 1 - Sobre os programas de atenção à saúde de dependentes químicos, são considerados princípios básicos de sua aplicação entre outros:

Questão 1 - Sobre os programas de atenção à saúde de dependentes químicos, são considerados princípios básicos de sua aplicação entre outros: Questão 1 - Sobre os programas de atenção à saúde de dependentes químicos, são considerados princípios básicos de sua aplicação entre outros: I - Maior será a eficácia do tratamento se conseguirmos atender

Leia mais

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44 Além do benefício da previdência, o empregado pode requer uma indenização da empresa pelo dano à sua saúde, em razão dela não ter cumprido rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho No Brasil

Leia mais

Aprova Norma Técnica sobre Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional.

Aprova Norma Técnica sobre Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional. ORDEM DE SERVIÇO INSS/DAF/DSS Nº 608, de 05/08/1998 Aprova Norma Técnica sobre Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional. FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

Aprova Norma Técnica sobre Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional.

Aprova Norma Técnica sobre Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional. ORDEM DE SERVIÇO Nº 608, DE 5 DE AGOSTO DE 1998 DOU 19/08/98 Aprova Norma Técnica sobre Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional.

Leia mais

A seguir será apresentada a transcrição na íntegra do Anexo 2 da NR 15, redação dada pela Portaria n o 3.214, de 08/06/78.

A seguir será apresentada a transcrição na íntegra do Anexo 2 da NR 15, redação dada pela Portaria n o 3.214, de 08/06/78. Este anexo trata exclusivamente do ruído de impacto ou impulsivo. Este tipo de ruído se caracteriza por ser de uma intensidade muito alta com duração muito pequena menor que um segundo, em intervalos maiores

Leia mais

NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi

NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira OBJETO: Estabelece

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque Faculdade de Ciências Humanas de Olinda Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque Perda Auditiva Induzida pelo Ruído - PAIR Hoje Iremos abordar um tema muito importante, o ruído ocupacional, ou seja o

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Natália Garcia CARACTERIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AUDITIVAS EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DO MUNICÍPIO DE GARUVA / SC

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Natália Garcia CARACTERIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AUDITIVAS EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DO MUNICÍPIO DE GARUVA / SC 1 UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ Natália Garcia CARACTERIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AUDITIVAS EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DO MUNICÍPIO DE GARUVA / SC CURITIBA 2012 2 Natália Garcia CARACTERIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES

Leia mais

PREVALÊNCIA DA PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO E O RISCO RELACIONADO À EXPOSIÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PESCADORES E TRABALHADORES DE FRIGORÍFICO

PREVALÊNCIA DA PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO E O RISCO RELACIONADO À EXPOSIÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PESCADORES E TRABALHADORES DE FRIGORÍFICO PREVALÊNCIA DA PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO E O RISCO RELACIONADO À EXPOSIÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PESCADORES E TRABALHADORES DE FRIGORÍFICO Grazielle Gütz Marques Professora Dra. Adriana Bender

Leia mais

Receptores. Estímulo SNC. Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO NVIII

Receptores. Estímulo SNC. Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO NVIII SISTEMA AUDITIVO Estímulo Receptores NVIII SNC Som Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO Fisiologia Básica, R. Curi, J. Procópio Som Ondas Sonoras Ondas Sonoras Espectro Audível 20-20.000 Hz

Leia mais

Sistema Auditivo Humano

Sistema Auditivo Humano Sistema Auditivo Humano Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Constituição do Ouvido Humano JPT 2 1 Constituição do Ouvido Humano JPT 3 Constituição do Ouvido Humano O ouvido

Leia mais

ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA

ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA 1. AÇÕES DE SAÚDE AUDITIVA NA ATENÇÃO BÁSICA As Ações de Saúde Auditiva na Atenção Básica compreendem ações de promoção à saúde auditiva, de prevenção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA SETOR DE CIENCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA SETOR DE CIENCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA SETOR DE CIENCIAS DA SAÚDE ANDRÉ MONTENEGRO PEREIRA OCORRENCIA DE PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Tecnólogo Mecatônica - Aula 02 NR 6 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO INSS

ORDEM DE SERVIÇO INSS 1 ORDEM DE SERVIÇO 608 - INSS Perícia Médica PERDA AUDI TI VA NEUROSSENSORI AL POR EXPOSI ÇÃO CONTI NUADA A NÍ VEI S ELE- VADOS DE PRESSÃO SONORA DE ORIGEM OCUPACIONAL NORMA TÉCNICA DE AVALIAÇÃO DE INCAPACIDADE

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas Objetivos desta aula: 1. Conceituar as DA s sob diferentes perspectivas; 2. Conhecer as diferentes

Leia mais

Thanis G. B. Q. Bifaroni

Thanis G. B. Q. Bifaroni Libras Thanis G. B. Q. Bifaroni thanisbifaroni@hotmail.com Surdez conceito, causas e classificações A surdez é uma deficiência que fisicamente não é visível, e atinge uma pequena parte da anatomia do indivíduo.

Leia mais

Características Clínicas e Diagnóstico Diferencial das Perdas Auditivas Induzidas pelo Ruído

Características Clínicas e Diagnóstico Diferencial das Perdas Auditivas Induzidas pelo Ruído Características Clínicas e Diagnóstico Diferencial das Perdas Auditivas Induzidas pelo Ruído Perdas Auditivas por Exposição a Níveis Elevados de Pressão Sonora (NPSE) Relacionadas ao Trabalho Jorge da

Leia mais

Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição

Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição 1 O ruído pode Lesar os órgãos auditivos Perturbar a comunicação Provocar irritação Ser fonte

Leia mais

Perda Auditiva Induzida por Ruído

Perda Auditiva Induzida por Ruído AUDIÇÃO E TRABALHO Audição e Trabalho Ouvir é essencial para a comunicação verbal. É pela audição que percebemos os sons e temos uma boa orientação ambiental. A audição é um canal importante de entrada

Leia mais

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora Ondas sonoras As ondas mecânicas que propiciam o fenômeno da audição aos seres vivos são chamadas de ondas sonoras. Como todas as ondas mecânicas, as ondas sonoras podem se propagar nos mais diversos meios,

Leia mais

Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ:

Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ: Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ: aspectos anatômicos e fisiológicos do ouvido humano, diagnóstico precoce e tipos e graus de perda auditiva O tema e sub temas desta aula diz

Leia mais

Ruído e vibrações: efeitos sobre a saúde. Departamento de saúde púbica FMB-Unesp 2016

Ruído e vibrações: efeitos sobre a saúde. Departamento de saúde púbica FMB-Unesp 2016 Ruído e vibrações: efeitos sobre a saúde Departamento de saúde púbica FMB-Unesp 2016 Objetivos Considerar a exposição ao ruído e vibrações como fatores de adoecimento Conhecer os agravos à saúde decorrentes

Leia mais

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição Sistema Sensorial Biofísica da Audição Falar pelos cotovelos... Ouvir pelos joelhos... SENTIDO DA AUDIÇÃO - FINALIDADE Detectar predadores, presas e perigo Comunicação acústica intra - específica Som propagação

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA

ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA ORGANIZAÇÃO Mª. Carina Moreno Dias Carneiro Muniz Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde Profª. Dra. Rosane da Silva

Leia mais

FISIOLOGIA DO TRABALHO

FISIOLOGIA DO TRABALHO FISIOLOGIA DO TRABALHO Luciane L Gomes Gonçalves Março 2010 O organismo humano O organismo e a Ergonomia Neuromuscular Coluna Visão Audição Função Neuromuscular Sistema Nervoso Central (SNC): Cérebro +

Leia mais

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA J3M Gestão Ocupacional S/S Ltda. Av. Getúlio Vargas, 70 Baeta Neves São Bernardo do Campo SP Telefone: (11) 4121.4605 asomed@asomed.com PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO (PORTARIA Nº9, DE 09 DE ABRIL DE 1998) LOGOMARCA

Leia mais

1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade.

1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade. 1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade. 2. Altura do som é o atributo que permite distinguir: (A) Sons puros de sons complexos.

Leia mais

PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR. Ana Cláudia F.B. Moreira Fonoaudióloga

PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR. Ana Cláudia F.B. Moreira Fonoaudióloga PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR Ana Cláudia F.B. Moreira Fonoaudióloga O QUE É? A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), relacionada ao trabalho, é uma diminuição gradual da acuidade auditiva

Leia mais

29/05/14. Anatomo-fisiologia da audição. Revisão. Orelha externa. Orelha externa. Pavilhão. Pavilhão

29/05/14. Anatomo-fisiologia da audição. Revisão. Orelha externa. Orelha externa. Pavilhão. Pavilhão Anatomo-fisiologia da audição Pavilhão Pavilhão Concentração da energia sonora na entrada do conduto Localização de fontes sonoras no eixo sagital- mediano Ressonância Ressonância da orelha externa Ressonância

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Módulo: 3779- Agentes Físicos Formadora: Susana Ricardo Agentes Físicos: Entidade, imaterial ou com um mínimo de matéria, capaz de produzir efeitos adversos no organismo. O dano produz sem que haja um

Leia mais

SENTIDO DA AUDIÇÃO. Detectar predadores, presas e perigo. Comunicação acústica intra e inter específica

SENTIDO DA AUDIÇÃO. Detectar predadores, presas e perigo. Comunicação acústica intra e inter específica SENTIDO DA AUDIÇÃO FINALIDADE Percepção do som Detectar predadores, presas e perigo Comunicação acústica intra e inter específica Sobrevivência Alytes muletensis Fêmeas só maturam seus óvulos na presença

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 1) IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Empresa: CBSI Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura CNPJ: 13.623.957/0002-17 Endereço: Rod. Auto Estrada, S/Nº,

Leia mais

A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria

A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria Agentes Físicos Conceito - São diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,

Leia mais

D O S S I Ê T É C N I C O

D O S S I Ê T É C N I C O D O S S I Ê T É C N I C O Prevenção de perdas auditivas ocupacionais causadas por ruídos Clarissa Gino Lima Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais CETEC maio 2007 DOSSIÊ TÉCNICO Sumário 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição. Biofísica Vet FCAV/UNESP

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição. Biofísica Vet FCAV/UNESP Sistema Sensorial Biofísica da Audição Biofísica Vet. 2019 - FCAV/UNESP Falar pelos cotovelos... Ouvir pelos joelhos... O que vamos estudar? Modelo ouvido humano / associação a animais Características

Leia mais

06/01/2011. Audição no útero materno. Os primeiros sons que você já escutou. Pedro de Lemos Menezes. Anatomo-fisiologia da audição.

06/01/2011. Audição no útero materno. Os primeiros sons que você já escutou. Pedro de Lemos Menezes. Anatomo-fisiologia da audição. Audição no útero materno Os primeiros sons que você já escutou Pedro de Lemos Menezes Anatomo-fisiologia da audição Orelha externa Pavilhão Orelha externa Orelha externa Pavilhão Ressonância Concentração

Leia mais

FORMULÁRIO PARA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO SALDANHA PARA AUDITORIA DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

FORMULÁRIO PARA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO SALDANHA PARA AUDITORIA DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA FORMULÁRIO PARA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO SALDANHA PARA AUDITORIA DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA Autor: Odilon Machado de Saldanha Júnior Auditor(es): Empresa: Rua Fausto Alvim, 65 Calafate Belo Horizonte/MG

Leia mais

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos LER/DORT Lesões por esforços repetitivos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem envolver músculo, fáscia, tendão, sinóvia,

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - risco indica a probabilidade de que um dano, um ferimento ou uma doença ocorra. - Avaliação de risco: é o processo

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos seres vivos Órgãos dos sentidos. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos seres vivos Órgãos dos sentidos. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos seres vivos Prof. Daniele Duó Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações, decide o que lhe assegura a sobrevivência

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS.

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. Prof. Msc. Lucas C. Azevedo Pereira ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 A ACÚSTICA é a ciência do som, incluindo sua produção, transmissão e efeitos.

Leia mais

PERFIL AUDIOLÓGICO EM FUNCIONÁRIOS DO SETOR DE ATIVIDADES AUXILIARES DA UNESP CAMPUS DE MARÍLIA-SP

PERFIL AUDIOLÓGICO EM FUNCIONÁRIOS DO SETOR DE ATIVIDADES AUXILIARES DA UNESP CAMPUS DE MARÍLIA-SP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Araraquara HERALDO LORENA GUIDA Professor Assistente Doutor do Curso de Fonoaudiologia da UNESP Campus de Marília SP JOSÉ ANTONIO CASSIANO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PERDA AUDITIVA EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA

AVALIAÇÃO DA PERDA AUDITIVA EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO JOEL ANTONIO SILVA GUARDIANO AVALIAÇÃO DA PERDA AUDITIVA EM MOTORISTAS

Leia mais

Autor(es): Amanda Bozza ( UNICENTRO Coordenadora do Projeto)

Autor(es): Amanda Bozza ( UNICENTRO Coordenadora do Projeto) ACOMPANHAMENTO AUDIOLÓGICO EM TRABALHADORES RURAIS E NÃO RURAIS DA REGIÃO DE IRATI Área Temática: Ciências da Saúde - Fonoaudiologia Autor(es): Amanda Bozza ( UNICENTRO Coordenadora do Projeto) RESUMO:

Leia mais

Ruído Parte 1. Maria Beatriz de Freitas Lanza

Ruído Parte 1. Maria Beatriz de Freitas Lanza Ruído Parte 1 Maria Beatriz de Freitas Lanza Som O som é um fenômeno ondulatório originado por uma vibração mecânica que se propaga no ar e estimula o ouvido. Aparelho auditivo OUVIDO EXTERNO COLETA E

Leia mais

PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA

PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA 1 PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA Autor: Dr. Airton Kwitko e-mail: kwitko@sigoweb.com.br A finalidade desse documento é apresentar o ponto de vista do autor a respeito do Parecer CFFa CS nº 31,

Leia mais

Informativo. Junho Estamos sempre pensando em você! A perda de audição nos idosos

Informativo. Junho Estamos sempre pensando em você! A perda de audição nos idosos Informativo Estamos sempre pensando em você! Entrevista exclusiva com o Dr. Giuliano Bongiovanni Otorrinolaringologista da UNIFESP Os idosos vão sofrer com a perda de audição, mas podemos aliviar os sintomas

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVO DA AULA 4 Compreender

Leia mais

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição ACH 4106 - Biologia do Corpo Humano Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição Profa Dra Patricia Targon Campana 2016 Olfato e gosto Olfato: sentido com

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa. Edição n.º 31 Reduzir a Exposição. + Segurança. Saúde no Trabalho.

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa. Edição n.º 31 Reduzir a Exposição. + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 31 Reduzir a Exposição ao Ruído no Trabalho Em Portugal, o número de trabalhadores dezembro de 2017 identificados com doenças profissionais é

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE SUMÁRIO 1. Conceitos...3 2. Embasamento legal e agentes...4 3. Equipamentos de Proteção Individual...8 4. Normas Regulamentadoras...9 5. Sinopse...10 2 1. CONCEITOS ADICIONAL

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVO DA AULA 4 Compreender

Leia mais

ANÁLISE DE RUÍDO UTILIZANDO DOSÍMETRO DOS 500 EM UM AMBIENTE DE ESCRITÓRIO

ANÁLISE DE RUÍDO UTILIZANDO DOSÍMETRO DOS 500 EM UM AMBIENTE DE ESCRITÓRIO ANÁLISE DE RUÍDO UTILIZANDO DOSÍMETRO DOS 500 EM UM AMBIENTE DE ESCRITÓRIO CARLA BEATRIZ DA LUZ PERALTA (UNIPAMPA) carlablp@gmail.com Fabio Rui (UNIPAMPA) fabiorui85@yahoo.com.br Marilia Gasparetti (UNIPAMPA)

Leia mais

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida ACÚSTICA ONDAS SONORAS Patrick de Almeida ACÚSTICA Acústica é o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; Vibração

Leia mais

Programa de Redução do Ruído Ambiental e Proteção Auditiva

Programa de Redução do Ruído Ambiental e Proteção Auditiva 88 Capítulo 11 Programa de Redução do Ruído Ambiental e Proteção Auditiva Este capítulo tem como objetivo ser um guia técnico de análise dos problemas de ruído em um ambiente de trabalho, e as principais

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE PALESTRA INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE P A L E S T R A N T E : E N G. º S É R G I O B A P T I S T A T A B O S A E N G E N H E I R O D E S E G U R A N Ç A D O T R A B A L H O P E R I T O J U D I C I A

Leia mais

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído PERDA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL Exposição a ruídos CONDUTIVA Otite média Medicamentos ototóxicos Infecções da orelha interna (rubéola,

Leia mais

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6155 - NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução à NR 33 1.1. Espaço Confinado... 22 1.1.1. Principais Características... 22 1.1.2. Outras Definições... 22 1.1.3.

Leia mais

PORTARIA N , 08 DE JUNHO DE 1978

PORTARIA N , 08 DE JUNHO DE 1978 PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978 Art. 1º Aprovar as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho: Alterações/Atualizações

Leia mais

ANDREA ROSTI SOUZA ESTUDO DA VARIAÇÃO DOS LIMIARES AUDITIVOS DE TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA, EXPOSTOS A ELEVADOS NÍVEIS DE RUÍDO

ANDREA ROSTI SOUZA ESTUDO DA VARIAÇÃO DOS LIMIARES AUDITIVOS DE TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA, EXPOSTOS A ELEVADOS NÍVEIS DE RUÍDO ANDREA ROSTI SOUZA ESTUDO DA VARIAÇÃO DOS LIMIARES AUDITIVOS DE TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA, EXPOSTOS A ELEVADOS NÍVEIS DE RUÍDO São Paulo 2000 2 ANDREA ROSTI SOUZA ESTUDO DA VARIAÇÃO DOS

Leia mais

Deficiência Auditiva. Definição. Definição, Classificação, Características e Causas

Deficiência Auditiva. Definição. Definição, Classificação, Características e Causas Deficiência Auditiva Definição, Classificação, Características e Causas Definição Impossibilidade total ou parcial de ouvir, e possui níveis de graduação que vão do leve ao profundo. Diferença existente

Leia mais

Audiologia Ocupacional FAQ. Audiologia Ocupacional - FAQ

Audiologia Ocupacional FAQ. Audiologia Ocupacional - FAQ Audiologia Ocupacional FAQ 1 Audiologia Ocupacional - FAQ Apresentação Este manual foi elaborado pela Comissão de Audiologia do 7º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região. Trata-se

Leia mais

PAIRO. Carla Marineli

PAIRO. Carla Marineli PAIRO Carla Marineli Fonoaudióloga / Psicopedagogia Especialista em Audiologia Mestranda em Ciências Médicas - UNIFOR Coordenadora e Docente da Especialização em Audiologia da UNIFOR Coordenadora dos Cursos

Leia mais

Perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados na indústria. Noise induced hearing loss in industry

Perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados na indústria. Noise induced hearing loss in industry Perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados na indústria Noise induced hearing loss in industry Beatriz Lisboa Ribeiro Fonoaudióloga. Especialização em Audiologia pelo CEFAC, Fonoaudióloga

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PERDA AUDITIVA EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA

AVALIAÇÃO DA PERDA AUDITIVA EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA 50 AVALIAÇÃO DA PERDA AUDITIVA EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA Evaluation of hearing loss in bus drivers in Curitiba (Brazil) Joel Antonio Silva Guardiano (1), Tany Zardo Chagas (2), Helvo Slomp Junior

Leia mais

Ouvir não é apenas escutar; implica uma interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem.

Ouvir não é apenas escutar; implica uma interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem. ASPECTOS CLÍNICOS DA SURDEZ A audição é essencial para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da socialização e de outras formas de comportamento. Sem a audição a criança tende a se afastar do seu meio

Leia mais

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Percepção Auditiva PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi 10 / 2015 EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Som e Percepção Auditiva Fisiologia do Ouvido Humano Acústica Física Mascaramento Voz Humana

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores O TEMPLO DA SAÚDE Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas exige manutenção Saúde enquanto patrimônio do trabalhador

Leia mais

CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO RISCOS AMBIENTAIS E MAPA DE RISCOS

CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO RISCOS AMBIENTAIS E MAPA DE RISCOS Sociedade de Ensino Regional Ltda SOER SOCIEDADE DE ENSINO REGIONAL LTDA Rua Ipiranga, 681 Nova York - Araçatuba SP - CEP 16018-305 Fone/Fax (18) 3625-6960/3117-7481/3117-7482 www.colegiosoer.com.br/ contato@colegiosoer.com.br

Leia mais

Introduction: Noise induced hearing loss is a cumulative

Introduction: Noise induced hearing loss is a cumulative Rev Bras Otorrinolaringol. V.68, n.1, 47-52, jan./fev. 2002 Perda auditiva induzida pelo ruído em trabalhadores de metalúrgica ARTIGO ORIGINAL ORIGINAL ARTICLE Noise induced hearing loss in metallurgical

Leia mais

PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR. Ana Cláudia F. B. Moreira

PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR. Ana Cláudia F. B. Moreira PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR Ana Cláudia F. B. Moreira O QUE É? A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), relacionada ao trabalho, é uma diminuição gradual da acuidade auditiva decorrente da

Leia mais

Doenças do Sistema Nervoso

Doenças do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Doenças do Sistema Nervoso Alzheimer degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,

Leia mais

Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (ASSR) / Neuro-Audio. Fga. Mara Rosana Araújo

Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (ASSR) / Neuro-Audio. Fga. Mara Rosana Araújo Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (ASSR) / Neuro-Audio Fga. Mara Rosana Araújo mara@neurosoftbrasil.com.br Atividade bioelétrica provocada por uma estimulação auditiva. Os potenciais evocados

Leia mais

Saúde do Trabalhador. Monitoras: Amanda Demarchi Daniele Francine Orientadora e Professora: Maria Isabel

Saúde do Trabalhador. Monitoras: Amanda Demarchi Daniele Francine Orientadora e Professora: Maria Isabel Saúde do Trabalhador Monitoras: Amanda Demarchi Daniele Francine Orientadora e Professora: Maria Isabel Definição: é um conjunto de ações destinadas a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da

Leia mais

PORTARIA N , 08 DE JUNHO DE 1978

PORTARIA N , 08 DE JUNHO DE 1978 PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978 Art. 1º Aprovar as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho: Alterações/Atualizações

Leia mais

Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego. PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego. Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e

Leia mais

ANEXO IV DIRETRIZES PARA O FORNECIMENTO DE APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI)

ANEXO IV DIRETRIZES PARA O FORNECIMENTO DE APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI) ANEXO IV DIRETRIZES PARA O FORNECIMENTO DE APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI) Os Serviços habilitados pelo Ministério da Saúde para o fornecimento de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Som Ranny L. X. N. Michalski e-mail: rannyxavier@gmail.com

Leia mais

1 T. Ondas acústicas ONDAS. Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos.

1 T. Ondas acústicas ONDAS. Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos. Ondas acústicas ONDAS Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos. Descrição válida para fenómenos periódicos ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS

Leia mais

Perda Auditiva Induzida pelo Ruído - PAIR

Perda Auditiva Induzida pelo Ruído - PAIR Perda Auditiva Induzida Disciplina Medicina Social e do Trabalho MLS 0412 Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Graduação 3º Ano Grupo A1 Trata-se de uma perda auditiva do tipo neuro-sensorial,

Leia mais

Mapa de Risco da Empresa :

Mapa de Risco da Empresa : Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da

Leia mais

Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO

Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO FISIOLOGIA DA AUDIÇAO Porém não me foi possível dizer às pessoas: Falem mais alto, gritem, porque sou surdo...ai de mim! Como poderia

Leia mais

Tema - Programas de Saúde Ocupacional Obrigatórios

Tema - Programas de Saúde Ocupacional Obrigatórios Tema - Programas de Saúde Ocupacional Obrigatórios Curso Disciplina Tema Professora Enfermagem do Trabalho Atenção à Saúde do Trabalhador Programas de Saúde Ocupacional Obrigatórios Marcia Valeria Azevedo

Leia mais

EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL EM UMA FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CONCRETOS DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ

EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL EM UMA FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CONCRETOS DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL EM UMA FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CONCRETOS DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ Fabiano Takeda (UFSC ) takeda.f@bol.com.br Antonio Renato Pereira Moro (UFSC ) renato.moro@ufsc.br

Leia mais

Revista CEFAC ISSN: Instituto Cefac Brasil

Revista CEFAC ISSN: Instituto Cefac Brasil Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Fernandes, Tatiana; Tiveron de Souza, Márcia EFEITOS AUDITIVOS EM TRABALHADORES EXPOSTOS A RUÍDO E PRODUTOS QUÍMICOS Revista CEFAC,

Leia mais

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Os sons e a audição 1 Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Esta brochura é o número 1 de uma série da Widex sobre audição e aparelhos auditivos. O que são sons?

Leia mais

OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NAS CRIANÇAS

OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NAS CRIANÇAS Compartilhe conhecimento: Em mais uma análise de nossa colaboradora, Dra Milene Bissoli, especialista em otorrinolaringologia, conheça em detalhes os sete testes objetivos e subjetivos de avaliação auditiva

Leia mais