PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS."

Transcrição

1 PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. Prof. Msc. Lucas C. Azevedo Pereira ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016

2 A ACÚSTICA é a ciência do som, incluindo sua produção, transmissão e efeitos. A ACÚSTICA ARQUITETÔNICA é a sub-área da Acústica que trata do condicionamento do som, tanto em espaços abertos quanto fechados, levando em consideração não só as características do som emitido pela fonte, como também as características do ouvido humano.

3 O que é o SOM? O som é produzido por vibrações mecânicas. O som precisa de um meio para se propagar no espaço. Propaga-se na forma de ondas, ondas longitudinais. Na passagem da onda, não há propagação de matéria, apenas de energia.

4 A maior parte das ondas na natureza não contém apenas um pulso, mas uma série de pulsos. Grandeza relacionada ao número de pulsos por segundo: frequência, f. Grandeza relacionada à distância entre dois pulsos consecutivos: comprimento de onda, λ. A vibração de um objeto causa oscilação das moléculas do ar, originando regiões de compressão e rarefação, as quais são propagadas na forma de uma onda sonora.

5 Frequência sonora: número de oscilações por segundo; medida em hertz (Hz), em homenagem ao Físico Austríaco Heinrich Hertz ( ). A frequência do som é um importante parâmetro, pois dela dependem: propriedades acústicas dos materiais; características acústicas de ambientes fechados, etc. Intervalo de frequências audíveis: 20 Hz < f < 20 khz

6 Bandas de frequência Intervalo de frequências de interesse bastante amplo... Solução? Dividir o intervalo em bandas de frequência. Banda de frequência: é o conjunto de todas as frequências contidas num dado intervalo: f i > f c > f s f = f s - f i

7 Bandas de oitava: conceito emprestado da Música. A ideia das oitavas se correlaciona bem com a percepção que o ouvido tem de intervalos de frequência. Numa banda de oitava: f s = 2 f i Por exemplo: o intervalo entre 100 e 200 Hz não é percebido da mesma forma que o intervalo entre 200 e 300 Hz... As oitavas normalmente utilizadas vão de 63 a 8000 Hz.

8

9 O DECIBEL (db) A grandeza física associada à audibilidade é a Intensidade sonora (potência sonora por unidade de área). Limiar de audição: I 0 = W/m 2 Limiar de dor: 10 W/m 2 Tem-se então uma escala da ordem de 10 13!!! Solução: expressar valores de maneira relativa e em escala logarítmica. Em Acústica, o decibel é a unidade do: Nível de Intensidade Sonora, NI Nível de Pressão Sonora, NPS Nível de Potência Sonora, NWS

10

11 A escala decibel se correlaciona bem com a sensação de audibilidade do ouvido humano: Mudança em db Percepção humana 1 Imperceptível 3 Perceptível 5 Mudança clara 10 Mudança substancial

12 Na prática não é a intensidade que é medida e sim a pressão sonora. P 0 = Pa (valor rms) O NPS, entretanto, não é uma característica intrínseca da fonte, pois depende do ambiente em que é medido e da distância da fonte. Já o NWS é uma característica da fonte. W 0 = W

13 SOM X RUÍDO?

14 Analisadores de Frequência Análise em tempo real: quando um ruído possui características constantes de nível e componentes de frequência, a análise pode ser feita sequencialmente. Na situação de um ruído variável, faz-se necessário uma medição simultânea de todas as bandas de frequência de uma só vez. Muito útil também em medições de Tempo de Reverberação

15 A sensibilidade do ouvido humano Sensibilidade variável em função da freqüência e da intensidade do som Por exemplo, um nível sonoro de 40 db em 100 Hz não produz a mesma sensação de audibilidade que um nível de 40 db em 1000 Hz.

16

17 Circuitos de compensação em medidores de nível de pressão sonora

18 Como o ruído tem uma forma de onda irregular, é necessário reduzir as flutuações do dispositivo indicador para permitir leituras pelo olho humano. A redução das flutuações podem se dar por meio de ponderadores temporais(fast e Slow) que acompanham as flutuações do NPS medido.

19

20 DEFINIÇÕES ruído com caráter impulsivo: Ruído que contém impulsos, que são picos de energia acústica com duração menor do que 1 s e que se repetem a Intervalos maiores do que 1 s (por exemplo martelagens, bate-estacas, tiros e explosões).

21 DEFINIÇÕES ruído com componentes tonais: Ruído que contém tons puros, como o som de apitos ou zumbidos.

22 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento Fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, independente da existência de reclamações; Especifica um método para a medição de ruído, a aplicação de correções nos níveis medidos e uma comparação dos níveis corrigidos.

23 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO Medidor de nível de pressão sonora (IEC 60651, para tipo 0, 1 ou 2), com ponderação A ; Calibrador acústico (IEC 60942, classe 2 ou melhor); Calibração e ajuste dos instrumentos (certificado de calibração RBC ou INMETRO, renovado no mínimo a cada 2 anos).

24 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento PROCEDIMENTOS DE MEDIÇÃO Para levantamento dos níveis de ruído, medir limites da propriedade que contém a fonte; Na ocorrência de reclamações, as medições devem ser realizadas nos limites das propriedades; Caso o ruído apresente características especiais, para melhor avaliação do incômodo, são necessárias correções dos valores; Todos os valores medidos devem ser aproximados ao valor inteiro mais próximo;

25 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento PROCEDIMENTOS DE MEDIÇÃO Não devem ser efetuadas medições com interferências audíveis advindas de fenômenos da natureza; O tempo de medição deve ser escolhido de forma a caracterizar o ruído em questão.

26 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento PROCEDIMENTOS DE MEDIÇÃO Em ambientes externos Deve-se prevenir o efeito dos ventos sobre o microfone; No exterior das edificações que contém a fonte, as medições devem ser efetuadas em pontos afastados aproximadamente 1,2 m do piso e pelo menos 2 m do limite da propriedade e de quaisquer outras superfícies refletoras; Caso o reclamante indique um ponto especifico diferente que não atenda o item anterior, também deve constar no relatório.

27 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento PROCEDIMENTOS DE MEDIÇÃO Em ambientes internos Devem ser efetuadas a um distância de no mínimo 1m de quais quer superfícies; Os NPS devem ser resultado da média aritmética dos valores medidos em pelo menos três posições distintas (sempre que possível afastadas entre si de pelo menos 0,5 m); As medições devem ser feitas nas condições de utilização do ambiente (com janelas abertas ou fechadas conforme indicação do reclamante).

28 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento CORREÇÕES DE RUÍDO COM CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS O nível corrigido (Lc) para ruído sem caráter impulsivo e sem componentes tonais é determinado pelo nível de pressão sonora equivalente (LAeq); Caso o equipamento não execute automaticamente o LAeq, utiliza-se a expressão: 10log 1 10 n número total de leituras; Li NPS em db(a) medido a cada 5 segundos (fast) durante o tempo de medição do ruído.

29 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento CORREÇÕES DE RUÍDO COM CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS O nível corrigido (Lc) para ruído com características impulsivas ou de impacto é determinado pelo valor máximo medido com o medidor de nível de pressão sonora ajustado para resposta rápida (fast), acrescido de 5 db(a); O nível corrigido (Lc) para ruído com componentes tonais é determinado pelo (LAeq) acrescido de 5 db(a).

30 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento AVALIAÇÃO DO RUÍDO A avaliação se baseia em uma comparação entre o nível de pressão sonora corrigido Lc e o nível de critério de avaliação NCA

31 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento AVALIAÇÃO DO RUÍDO Os limites de horário para o período diurno e noturno podem ser definidos pelas autoridades de acordo com os hábitos da população. Porém, o período noturno não deve começar depois das 22 h e não deve terminar antes das 7 h do dia seguinte (se for domingo ou feriado não deve ser antes das 9 h); O NCA para ambientes internos é o nível indicado na tabela 1 com a correção de - 10 db(a) para janela aberta e - 15 db(a) para janela fechada; Se o nível de ruído ambientelra, for superior ao valor da tabela 1 para a área e o horário em questão, o NCA assume o valor dolra.

32 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento AVALIAÇÃO DO RUÍDO Os limites de horário para o período diurno e noturno podem ser definidos pelas autoridades de acordo com os hábitos da população. Porém, o período noturno não deve começar depois das 22 h e não deve terminar antes das 7 h do dia seguinte (se for domingo ou feriado não deve ser antes das 9 h); O NCA para ambientes internos é o nível indicado na tabela 1 com a correção de - 10 db(a) para janela aberta e - 15 db(a) para janela fechada; Se o nível de ruído ambientelra, for superior ao valor da tabela 1 para a área e o horário em questão, o NCA assume o valor dolra.

33 NBR 10151/2000 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento RELATÓRIO DO ENSAIO a) marca, tipo ou classe e número de série de todos os equipamentos de medição utilizados; b) data e número do último certificado de calibração de cada equipamento de medição; c) desenho esquemático e/ou descrição detalhada dos pontos da medição; d) horário e duração das medições do ruído; e) nível de pressão sonora corrigidolc, indicando as correções aplicadas; f) nível de ruído ambiente; g) valor do nível de critério de avaliação (NCA) aplicado para a área e o horário da medição; h) referência a Norma.

34 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151: Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento. Rio de Janeiro, p.. NBR 10152: Níveis de ruído para conforto acústico. Rio de Janeiro: ABNT, p. BISTAFA, Sylvio. Acústica aplicada ao controle do ruído. São Paulo: Edgard Blücher, GERGES, S. H. Y. Ruído: Fundamentos e controle. 2. Ed. Florianópolis: NR Editora, Notas de aula, Prof. Dr. Gustavo Melo, PPGEM UFPA.

35 MUITO OBRIGADO! Contato:

NBR 10151/00 Avaliação de ruídos em áreas habitadas visando o conforto da comunidade

NBR 10151/00 Avaliação de ruídos em áreas habitadas visando o conforto da comunidade http://smmaspbh.vilabol.uol.com.br/10151.htm NBR 10151/00 Avaliação de ruídos em áreas habitadas visando o conforto da comunidade JUN 2000 NBR 10151 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSEMMA. Resolução CONSEMMA nº 003, de 08 de dezembro de 2005

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSEMMA. Resolução CONSEMMA nº 003, de 08 de dezembro de 2005 CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSEMMA Resolução CONSEMMA nº 003, de 08 de dezembro de 2005 O Conselho Municipal de Meio Ambiente CONSEMMA, no uso das atribuições que lhe confere o Inciso II, do

Leia mais

Março 1999 Projeto 02:

Março 1999 Projeto 02: Página 1 de 8 Março 1999 Projeto 02:135.01-004 Página 2 de 8 Página 3 de 8 Página 4 de 8 Acústica - Avaliação do ruído ambiente em recintos de edificações visando o conforto dos usuários Procedimento Origem:

Leia mais

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5 P3 P7 P8 P2 Pn P6 P4 P at P1 P at = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA ΔP AR C R C R P.S. (ESTIMULO) +P t (EFEITO) -P P.S. = P at + ΔP GERAÇÃO DO SOM 1 A

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IX semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E UM TERÇO

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges 20 mar Aula 1 - Apresentação

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IX semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão 11/08 Prova final 12/05

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO

RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO RELATÓRIO TÉCNICO AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE RUÍDO Empresa: CAL-COMP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICO E INFORMÁTICA LTDA Elaboração: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança CREA: 5907-D/PB Março / 2013 MANAUS

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

Introdução. Utilização de uma escala logarítmica. Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db.

Introdução. Utilização de uma escala logarítmica. Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db. Introdução Utilização de uma escala logarítmica Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db. Introdução Introdução Utilização de uma escala logarítmica

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E

Leia mais

1-Introdução / Dados Gerais 3. 2-Metodologia 3. 3-Conceitos e Definições 4. 4-Avaliação de Campo / Resultados 7

1-Introdução / Dados Gerais 3. 2-Metodologia 3. 3-Conceitos e Definições 4. 4-Avaliação de Campo / Resultados 7 EQUIPE TÉCNICA: Eng. Marcos Antonio Bohac Vedovello Eng. de Segurança do Trabalho - Crea 060074920-4. Av. Expedicionários Brasileiros 652 - Itatiba-SP Tel/Fax: (11) 4538-2639 (11) 99803-5029 - e-mail:

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

CURCEP 2015 ACÚSTICA

CURCEP 2015 ACÚSTICA CURCEP 2015 ACÚSTICA FÍSICA B PROF.: BORBA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica,

Leia mais

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 8 Energia transportada pelas ondas Ondas transportam energia. Intensidade I de uma onda: Potência transportada por unidade de área perpendicular

Leia mais

Ruído Parte 1. Maria Beatriz de Freitas Lanza

Ruído Parte 1. Maria Beatriz de Freitas Lanza Ruído Parte 1 Maria Beatriz de Freitas Lanza Som O som é um fenômeno ondulatório originado por uma vibração mecânica que se propaga no ar e estimula o ouvido. Aparelho auditivo OUVIDO EXTERNO COLETA E

Leia mais

Introdução. Utilização de uma escala logarítmica. Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db.

Introdução. Utilização de uma escala logarítmica. Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db. Introdução Utilização de uma escala logarítmica Entre o limiar inferior e o superior da audição (sensação dolorosa) existe uma diferença de 130 db. Introdução Introdução Utilização de uma escala logarítmica

Leia mais

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I =

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I = Física Revisão Prova bimestral 3 os anos Julio jun/11 Nome: Nº: Turma: 1. (Unicamp) O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que

Leia mais

A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações

A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações A medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações Deve-se adotar alguns procedimentos técnicos na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações,

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM SOM O som corresponde à vibração de partículas constituintes de um meio material elástico (onda sonora). Para termos uma sensação sonora é necessário que se produzam, pelo menos, vinte vibrações por segundo

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NAS ÁREAS LIMÍTROFES RESUMO ESCOPO: Este trabalho representa os resultados das avaliações realizada no dia 24 de outubro de 2016. OBJETIVO: Identificar e avaliar

Leia mais

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 8 Energia transportada pelas ondas Ondas transportam energia. Intensidade I de uma onda: Potência transportada por unidade de área perpendicular

Leia mais

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas:

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas: ONDAS Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido,

Leia mais

Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP

Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP Laudo Técnico Avaliação do Ruído em Zona Habitacional causado por Serralheria no Jardim Aeroporto em Ilha Solteira - SP 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho realiza-se em cumprimento ao requisito determinado

Leia mais

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida ACÚSTICA ONDAS SONORAS Patrick de Almeida ACÚSTICA Acústica é o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; Vibração

Leia mais

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação).

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. As ondas sonoras são longitudinais. Resultam de compressões

Leia mais

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ondas Ondas Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda transmite energia sem o transporte de matéria. Classificação Quanto à natureza Ondas mecânicas:

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

Qualidade de vida. Sustentabilidade. Tecnologia. Trabalhando a favor do bem-estar. Conforto acústico é saúde para todos.

Qualidade de vida. Sustentabilidade. Tecnologia. Trabalhando a favor do bem-estar. Conforto acústico é saúde para todos. Tecnologia Trabalhando a favor do bem-estar. Qualidade de vida Conforto acústico é saúde para todos. Sustentabilidade Respeito à vida, ao ser humano e ao planeta. Palestra Acústica Arquitetônica OFFICE

Leia mais

Audição e Trabalho. Marcelo Madureira

Audição e Trabalho. Marcelo Madureira Audição e Trabalho Marcelo Madureira Som Qualquer perturbação vibratória em meio elástico, a qual produz uma sensação auditiva Energia transmitida por vibrações no ar (ou outros materiais) e que causa

Leia mais

NP ISO :2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente

NP ISO :2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente NP ISO 1996 2:2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente 2011 03 03 1 NP ISO 1996 2:2011 7 Condições meteorológicas

Leia mais

Conteúdos. Fundamentos Eletroacústica Medição de Acústica Ambiental Acústica das Edificações Acústica de Salas

Conteúdos. Fundamentos Eletroacústica Medição de Acústica Ambiental Acústica das Edificações Acústica de Salas Medições Acústicas Medição Acústica Análise de sinais: Classificação subjetiva (fala, música, barulho,...) e objetiva (nível, frequência, duração,...) Avaliação de ruído: Valores objetivamente mensuráveis

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Som Ranny L. X. N. Michalski e-mail: rannyxavier@gmail.com

Leia mais

Legislação e Normas Técnicas

Legislação e Normas Técnicas Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Ruído, Legislação e Normas Técnicas Alessandra

Leia mais

Pressão Sonora e Nível em db:

Pressão Sonora e Nível em db: Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo d, Pressão, Potência e Intensidade e-mail:

Leia mais

Ruído Urbano: Estudo da Poluição Sonora na Rua Laudelino Freire em Lagarto- Se

Ruído Urbano: Estudo da Poluição Sonora na Rua Laudelino Freire em Lagarto- Se Ruído Urbano: Estudo da Poluição Sonora na Rua Laudelino Freire em Lagarto- Se Jonh Yago Erikson Santos 1, Isaú de Souza Alves Júnior 1, Ricardo Monteiro Rocha 2 1 Estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica

Leia mais

RELEMBRANDO ONDAS LONGITUDINAIS

RELEMBRANDO ONDAS LONGITUDINAIS ACÚSTICA ONDAS SONORAS Possuem origem MECÂNICAS. Propagam-se somente em meios materiais; Não se propagam no vácuo. O sistema auditivo de uma pessoa normal é sensibilizado por uma frequência entre 20Hz

Leia mais

Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências

Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências Painel 2 - Legislação, Normas e avanços do licenciamento: evolução e tendências Desempenho acústico uma questão importante Níveis de desempenho de saúde pública acústico adequados dependem de vários agentes

Leia mais

Aula-6 Ondas IΙ. Física Geral IV - FIS503 1º semestre, 2017

Aula-6 Ondas IΙ. Física Geral IV - FIS503 1º semestre, 2017 Aula-6 Ondas IΙ Física Geral IV - FIS503 1º semestre, 2017 Interferência Duas ondas de amplitudes (A) iguais: y1 (x, t ) = Asin(kx ωt ) y2 (x, t ) = Asin(kx ωt + φ ) y(x, t ) = y1 (x, t ) + y2 (x, t )

Leia mais

Psicoacústica. S = k. I / I. S = k. log I. Onde S é a sensação, I a intensidade do estímulo e k uma constante.

Psicoacústica. S = k. I / I. S = k. log I. Onde S é a sensação, I a intensidade do estímulo e k uma constante. 41 Capítulo 5 Psicoacústica A Psicoacústica estuda as sensações auditivas para estímulos sonoros. Trata dos limiares auditivos, limiares de dor, percepção da intensidade de da freqüência do som, mascaramento,

Leia mais

db, Pressão, Potência e Intensidade

db, Pressão, Potência e Intensidade Universidade de São Paulo Faculdade de rquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da rquitetura UT 0278 - Desempenho cústico, rquitetura e Urbanismo d, Pressão, Potência e Intensidade lessandra

Leia mais

Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição

Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição 1 O ruído pode Lesar os órgãos auditivos Perturbar a comunicação Provocar irritação Ser fonte

Leia mais

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Ondulatória Parte 1 Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Ondas mecânicas; Ondas sonoras. INTRODUÇÃO Ondas de vários tipos estão presentes em nossas vidas. Lidamos com os mais diversos

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Máquinas térmicas e acústica.

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Máquinas térmicas e acústica. Sala de Estudos FÍSICA Evandro trimestre Ensino Médio º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Máquinas térmicas e acústica. 1. (Unesp 018) A figura mostra uma máquina térmica em que a caldeira

Leia mais

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria.

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria. ONDAS Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. Definição: As ondas são

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Interferência É o fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas. Onda estacionária Figura de interferência determinada pela superposição de ondas de mesma frequência

Leia mais

29/05/14. Exemplos : Ondas em cordas, ondas na superfície de um líquido, ondas sonoras, etc.

29/05/14. Exemplos : Ondas em cordas, ondas na superfície de um líquido, ondas sonoras, etc. Classificação das ondas Natureza Ondas Mecânicas Ondas Eletromagnéticas Modo de vibração Transversais Longitudinais Dimensão Unidimensionais Bidimensionais Tridimensionais Natureza das ondas Natureza das

Leia mais

acentuado nas frequências graves e uma queda nas frequências agudas. Isto significa que nossa audição não é plana.

acentuado nas frequências graves e uma queda nas frequências agudas. Isto significa que nossa audição não é plana. Vimos até agora alguns aspectos básicos do som, como ele se propaga e vimos a questão da senoide e como ela se relaciona a fundamental e harmônicos. Este vídeo é uma continuação destes conceitos, aprofundando

Leia mais

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo

Leia mais

Página 1 de 7. Código: MS Revisão: 01 Data: 14/12/2015. Laudo Técnico

Página 1 de 7. Código: MS Revisão: 01 Data: 14/12/2015. Laudo Técnico Página 1 de 7 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS Prof. Bruno Farias Ondas Sonoras De todas as ondas mecânicas da natureza,

Leia mais

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora Ondas sonoras As ondas mecânicas que propiciam o fenômeno da audição aos seres vivos são chamadas de ondas sonoras. Como todas as ondas mecânicas, as ondas sonoras podem se propagar nos mais diversos meios,

Leia mais

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DOS COEFICIENTES DE ABSORÇÃO SONORA DO AR E DA MASSA DE ÁGUA EM FUNÇÃO DA UMIDADE RELATIVA PARA AMBIENTES ÚMIDOS

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DOS COEFICIENTES DE ABSORÇÃO SONORA DO AR E DA MASSA DE ÁGUA EM FUNÇÃO DA UMIDADE RELATIVA PARA AMBIENTES ÚMIDOS PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DOS COEFICIENTES DE ABSORÇÃO SONORA DO AR E DA MASSA DE ÁGUA EM FUNÇÃO DA UMIDADE RELATIVA PARA AMBIENTES ÚMIDOS Thaise Moser Teixeira 1 Caroline Salgueiro da Purificação Marques

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Código: MS Revisão: 01 Data:04/04/2016. Página 1 de 8. Laudo Técnico

Código: MS Revisão: 01 Data:04/04/2016. Página 1 de 8. Laudo Técnico Página 1 de 8 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NO SETOR DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FEIS

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NO SETOR DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FEIS AVALIAÇÃO DO RUÍDO NO SETOR DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FEIS 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho foi realizado visando apurar níveis de ruídos no Setor de Manutenção e Conservação da FEIS. As queixas

Leia mais

A nova norma NP ISO : 2018 alterações principais. Sónia Antunes LNEC

A nova norma NP ISO : 2018 alterações principais. Sónia Antunes LNEC A nova norma NP ISO 1996-2: 2018 alterações principais Sónia Antunes LNEC Resumo da apresentação > Objetivos; > Termos e definições; > Incerteza de medição; > Equipamento; > Principio de medição; > Funcionamento

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO 404-A/2014

RELATÓRIO TÉCNICO 404-A/2014 SPE FASHION CITY RUÍDO AMBIENTAL R.T 404/14-A PÁG. 1/21 RELATÓRIO TÉCNICO 404-A/2014 RUÍDO AMBIENTAL NATUREZA DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA CLIENTE: SPE FASHION CITY BRASIL S/A RODOVIA:

Leia mais

Bioacústica. Maria Luisa da Silva UFPa Jacques Vielliard UNICAMP

Bioacústica. Maria Luisa da Silva UFPa Jacques Vielliard UNICAMP Bioacústica Maria Luisa da Silva UFPa silva.malu@uol.com.br Jacques Vielliard UNICAMP jacques@unicamp.br As bases físicas da comunicação sonora e da análise dos sinais sonoros O fenômeno acústico Os parâmetros

Leia mais

Prof. Douglas Lima. Física

Prof. Douglas Lima. Física Física Índice Conceito de onda Classificação das ondas Elementos de uma onda Período e frequência de uma onda Conceito de ondas Classificação da onda quanto à natureza Classificação da onda quanto à forma

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA

MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA 1ª edição 2000 2ª edição 2001 3ª edição 2004 4ª edição 2008 5ª edição 2009 6ª edição 2011 7ª edição 2013 8ª edição 2014 9ª edição 2016 TUFFI MESSIAS

Leia mais

Estudo de Impacto Sonoro no Bairro Aerolândia Trecho Raul Barbosa

Estudo de Impacto Sonoro no Bairro Aerolândia Trecho Raul Barbosa Estudo de Impacto Sonoro no Bairro Aerolândia Trecho Raul Barbosa Fortaleza - CE Solicitação e estudo complementar (SEUMA): Francisco Aurélio Chaves Brito Responsável pelo estudo (01dB): V. Becard Verificador

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Relação entre a velocidade de propagação da onda, o comprimento da onda e o período: v. f ou v T Reflexão de ondas Na reflexão de ondas, o ângulo de reflexão r é igual ao ângulo

Leia mais

As projeções de dose devem levam em consideração o tempo de permanência dos clientes e a jornada de trabalho no local.

As projeções de dose devem levam em consideração o tempo de permanência dos clientes e a jornada de trabalho no local. APRESENTAÇÃO Este trabalho foi realizado em meados de 1996 quando na oportunidade realizou-se três medições em boates no Município do Rio de Janeiro. Tive como colaborador dos trabalhos o Engenheiro e

Leia mais

Quimicryl S/A. Empreendimento Veredas de Itaquá Rua Netuno, 222 Itaquaquecetuba/SP

Quimicryl S/A. Empreendimento Veredas de Itaquá Rua Netuno, 222 Itaquaquecetuba/SP Quimicryl S/A Empreendimento Veredas de Itaquá Rua Netuno, 222 Itaquaquecetuba/SP Avaliação Normalizada para ensaio de campo do isolamento ao som de impacto em pisos Relatório nº 16-761-EIM-E1 Este relatório

Leia mais

Certificado de Calibração N A0029/2017

Certificado de Calibração N A0029/2017 LABELO/PUCRS Página 1 de 10 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul LABELO - Laboratórios Especializados em Eletro-Eletrônica Calibração e Ensaios Rede Brasileira de Calibração Laboratório

Leia mais

Código: MS Revisão: 01 Data: Página 1 de 9. Laudo Técnico

Código: MS Revisão: 01 Data: Página 1 de 9. Laudo Técnico Página 1 de 9 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

Sistema Auditivo Humano

Sistema Auditivo Humano Sistema Auditivo Humano Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Constituição do Ouvido Humano JPT 2 1 Constituição do Ouvido Humano JPT 3 Constituição do Ouvido Humano O ouvido

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno. Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno. Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva 1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva Critérios de Correção 8ºH 1... 3 pontos O pai da Mafalda para falar correctamente de um ponto de vista

Leia mais

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017 Física II Capítulo 04 Ondas Técnico em Edificações (PROEJA) 22/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Ondas Ondas: é uma perturbação no espaço, periódica no tempo. 3 Classificação quanto à Natureza

Leia mais

MEDIDOR DE PRESSÃO SONORA DEC-470

MEDIDOR DE PRESSÃO SONORA DEC-470 MEDIDOR DE PRESSÃO SONORA DEC-470 1. INTRODUÇÃO O decibelímetro DEC-470 é um instrumento utilizado para realizar medição de níveis de ruído. O microfone é peça vital no circuito, sendo sua função a de

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO 008/14

RELATÓRIO TÉCNICO 008/14 SPE FASHION CITY RUÍDO AMBIENTAL R.T 008/14 PÁG. 1/21 RELATÓRIO TÉCNICO 008/14 RUÍDO AMBIENTAL NATUREZA DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA CLIENTE: SPE FASHION CITY BRASIL S/A RODOVIA:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina MEC460 Vibrações Mecânicas

Programa Analítico de Disciplina MEC460 Vibrações Mecânicas Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

III Seminário da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp - Bauru

III Seminário da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp - Bauru APLICAÇÃO DE EXAME DE RESPOSTA AUDITIVA DE ESTADO ESTÁVEL PARA AVALIAÇÃO DA ATENUAÇÃO DE PROTETORES AURICULARES James Luizar de Queiroz Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp Bauru

Leia mais

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Monitor: Arthur Vieira Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Ondas: estacionárias e acústica 18 out Resumo Acústica - Reflexão: Reforço, reverberação e eco. - Batimento: sons de frequências próximas. - Ressonância:

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA E CONTROLE DE RUÍDO NUMA USINA HIDRELÉTRICA ATRAVÉS DE MÉTODOS EXPERIMENTAL E NUMÉRICO.

CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA E CONTROLE DE RUÍDO NUMA USINA HIDRELÉTRICA ATRAVÉS DE MÉTODOS EXPERIMENTAL E NUMÉRICO. CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA E CONTROLE DE RUÍDO NUMA USINA HIDRELÉTRICA ATRAVÉS DE MÉTODOS EXPERIMENTAL E NUMÉRICO. CARDOSO, H. F. S. 1 ; LIMA, A. K. F. 1 ; MELO, G. S. V. 1 ; SOEIRO, N. S. 1 (1) Grupo de

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVO DA AULA 4 Conhecer os

Leia mais

Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras

Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC FCM 208 Física (Arquitetura) Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras Prof. Dr. José Pedro Donoso Natureza do som O som é uma sensação

Leia mais

O Papel do Vidro no Conforto Acústico Palestra:

O Papel do Vidro no Conforto Acústico Palestra: O Papel do Vidro no Conforto Acústico Palestra: Remy Dufrayer Carlos Henrique Mattar O Papel do Vidro no Conforto Acústico Palestra: Remy Dufrayer Carlos Henrique Mattar Agenda Conceitos de Acústica Conforto

Leia mais

ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais

ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais CONCEITOS FUNDAMENTAIS Fonte Sonora: ponto a partir do qual são emitidas as ondas sonoras, em todas as direções; Frentes de Ondas: superfícies nas quais as ondas

Leia mais

NP ISO :2018 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 1: Grandezas fundamentais e métodos de avaliação

NP ISO :2018 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 1: Grandezas fundamentais e métodos de avaliação NP ISO 1996-1:2018 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 1: Grandezas fundamentais e métodos de avaliação Alterações principais relativamente à anterior edição de 2011 Jorge Fradique

Leia mais

15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico

15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico DIVERGÊNCIAS NA LEGISLAÇÃO PARA OS NÍVEIS MÁXIMOS ADMISSÍVEIS PARA RUÍDOS GERADOS PELOS DIVERSOS SISTEMAS LINEARES DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NA SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA FEIS

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NA SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA FEIS AVALIAÇÃO DO RUÍDO NA SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE DA FEIS 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho foi realizado visando apurar níveis de ruídos Na Seção Técnica de Saúde da FEIS. As queixas dos funcionários referem-se

Leia mais

1 T. Ondas acústicas ONDAS. Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos.

1 T. Ondas acústicas ONDAS. Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos. Ondas acústicas ONDAS Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos. Descrição válida para fenómenos periódicos ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS

Leia mais

Rogério Dias Regazzi Diretor Isegnet.com.br Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho Prof DEM/PUC-Rio Prof da Pós de SSMA/PUC-Rio Autor do Livro Perícia e Avaliação de Ruído e Calor O PROCESSO DE

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE RUÍDO EM AGLOMERADOS POPULACIONAIS INTERCEPTADOS POR UMA RODOVIA FEDERAL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE RUÍDO EM AGLOMERADOS POPULACIONAIS INTERCEPTADOS POR UMA RODOVIA FEDERAL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE RUÍDO EM AGLOMERADOS POPULACIONAIS INTERCEPTADOS POR UMA RODOVIA FEDERAL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL Suane Wurlitzer Bonatto (*), Jaerton Santini, Heberton Junior dos Santos, Guilherme

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AVALIAÇÃO DOS EFEITOS NO RUÍDO AMBIENTE DOS ENSAIOS DE GRUPOS MUSICAIS BATERIAS, NO CAMPUS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AVALIAÇÃO DOS EFEITOS NO RUÍDO AMBIENTE DOS ENSAIOS DE GRUPOS MUSICAIS BATERIAS, NO CAMPUS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AVALIAÇÃO DOS EFEITOS NO RUÍDO AMBIENTE DOS ENSAIOS DE GRUPOS MUSICAIS BATERIAS, NO CAMPUS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA Maio de 2017 Revisão 1 INTRODUÇÃO O presente relatório apresenta

Leia mais

Avaliação Acústica Medição de níveis de pressão sonora. Determinação do nível sonoro médio de longa duração. Critério de incomodidade.

Avaliação Acústica Medição de níveis de pressão sonora. Determinação do nível sonoro médio de longa duração. Critério de incomodidade. Avaliação Acústica Medição de níveis de pressão sonora. Determinação do nível sonoro médio de longa duração. Critério de incomodidade. Requerente: Referência do Relatório: AtividadeComercial: Local do

Leia mais

Palestrante: Remy Dufrayer. Tema: O papel do Vidro e da esquadria no conforto acústico

Palestrante: Remy Dufrayer. Tema: O papel do Vidro e da esquadria no conforto acústico Palestrante: Remy Dufrayer Tema: O papel do Vidro e da esquadria no conforto acústico Agenda Conceitos de acústica Conforto Caracterização Estratégias para tratar o ruído Vidro para conforto acústico Projetos

Leia mais

Introdução ao Estudo de Ondas

Introdução ao Estudo de Ondas Introdução ao Estudo de Ondas Prof. Ricardo Movimento Ondulatório Definição de Onda é uma perturbação, abalo ou distúrbio propagado através de um meio gasoso, líquido ou sólido, ou no caso de algumas ondas,

Leia mais

Estudo das ondas. Modelo corpuscular de transferência de energia. v 1. v = 0. v 2. Antes do choque. Depois do choque

Estudo das ondas. Modelo corpuscular de transferência de energia. v 1. v = 0. v 2. Antes do choque. Depois do choque Estudo das ondas Estudo das ondas Modelo corpuscular de transferência de energia v = 0 v 1 v v 2 Antes do choque Depois do choque Estudo das ondas Modelo ondulatório A Pulso da onda B Modelo ondulatório

Leia mais

LISTAS DE EXERCÍCIOS VERSÃO PARA ENTREGA NO DIA 29/03/2018 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 1

LISTAS DE EXERCÍCIOS VERSÃO PARA ENTREGA NO DIA 29/03/2018 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 1 Campus Brasília-DF Curso: Fonoaudiologia Disciplina: Fundamentos de Física Acústica e Biofísica Período Letivo: 1º/2018 Semestre: 8º Profº: MSc. Demetrius dos Santos Leão Nome do(a) estudante: RA: Turma:

Leia mais

A seguir será apresentada a transcrição na íntegra do Anexo 2 da NR 15, redação dada pela Portaria n o 3.214, de 08/06/78.

A seguir será apresentada a transcrição na íntegra do Anexo 2 da NR 15, redação dada pela Portaria n o 3.214, de 08/06/78. Este anexo trata exclusivamente do ruído de impacto ou impulsivo. Este tipo de ruído se caracteriza por ser de uma intensidade muito alta com duração muito pequena menor que um segundo, em intervalos maiores

Leia mais