Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque"

Transcrição

1 Faculdade de Ciências Humanas de Olinda Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque

2 Perda Auditiva Induzida pelo Ruído - PAIR Hoje Iremos abordar um tema muito importante, o ruído ocupacional, ou seja o ruído no trabalho. Vamos ver de fato como acontece a perda auditiva provocada pelo ruído e descobriremos modos de evitá-las.

3 O que é PAIR? É a perda auditiva provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído.

4 O que é Ruído? Som ou conjunto de sons, desagradáveis ao ouvido. O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (db). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro.

5 Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 65 db e o nível atingido por alguém a gritar será de cerca de 80 db. A diferença em db é apernas de 15 valores, mas a pessoa que grita atinge uma intensidade 30 vezes superior.

6 A PAIR é o agravo mais frequente à saúde dos trabalhadores, estando presente principalmente nas: Serralherias ; Marcenarias; Marmorarias; Trios elétricos, boates, casas noturnas; Metalúrgicas; Trânsito; Tecelarias; Construção civil; Fábricas de alimentos. Gestantes que trabalham expostas a níveis elevados de ruídos: - Lesões auditivas irreversíveis ao feto; - Problemas na gestação : hipertensão, hiperemese gravídica (excesso de náuseas e vômitos durante a gestação), parto prematuro e bebês de baixo peso; O ruído é o risco de agravo a saúde que atinge maior número de trabalhadores. Mais perigoso quando se trata de ruído no ambiente de trabalho, pela sua intensidade, tempo de exposição e efeitos combinados com outros fatores de risco, como produtos químicos ou vibração.

7 O que é som? A diferença entre som e ruído é mínima. Enquanto o som é agradável, o ruído é desagradável e incompreensível aos nossos ouvidos.

8 Epidemiologia Os dados no Brasil são escassos; Não há registros epidemiológicos que caracterizem a reação. Estima-se que 25% da população trabalhadora exposta seja portadora de PAIR em algum grau.

9 Como perdemos a audição? O processo de escutar envolve da orelha ao cérebro. O sistema auditivo transforma as vibrações do som em sinais que podem ser compreendidos pelo cérebro.

10 Como funciona nossa audição? A orelha capta os sons e direciona para o canal auditivo, que faz vibrar e é transmitida ao tímpano. A membrana timpânica vibra o osso bigorna que, por sua vez, faz vibrar o osso estribo, onde sua base se conecta a uma região da membrana cóclea, comunicando a vibração ao líquido coclear. O movimento desse líquido faz vibrar a membrana basiliar e as células sensoriais. Os pêlos dessas células, ao encostar na membrana tectórica, geram impulsos nervosos que são transmitidos pelo nervo auditivo o centro de audição do córtex cerebral.

11

12 Mas por que temos que usar EPI?

13 No interior da cóclea, existem as células ciliadas (que lembram muito as cerdas de escova de dente) que se movimentam ao ocorrer à passagem de som. O movimento das células serve para decifrar o som que está passando pelo interior da mesma e que logo depois irá ao cérebro. Quanto maior o nível de ruído maior a oscilação das células ciliadas. Com a exposição contínua ao ruído elevado, as células não resistem e as oscilações excessivas e se quebram. A cada quebra, elas vão diminuindo a capacidade de decifrar os sons, e assim o começa a surdez, que é irreversível. Por isso a importância da utilização do EPI.

14 O processo de perda auditiva é muito lento, na maioria das vezes o trabalhador não percebe que está ficando surdo. Normalmente quando chega a perceber as perdas já estão acentuadas e irreversíveis. O que se pode fazer é usar meios para diminuir a exposição, para proteger a audição que ainda resta.

15 O ideal é que procure ajuda medica quando sentir alteração no ouvido, sejam elas, dificuldade de escutar, dores, formigamentos, surdez temporária, zumbido entre outros.

16 Sinais e sintomas da perda auditiva

17

18 Diagnostico Baseado em anamnese audiológica exaustiva, exame físico, audiometrias repetitivas, outros exames subsidiário e necessários, conforme confirmação da exposição ao ruído.

19 Tratamento Até o momento não existe. Fundamental acompanhamento da progressão da perda auditiva. Avaliações audiológicas periódicas Notificação: início ao processo de vigilância Profissional capacitado: Fonoaudiólogo

20 Como evitar a perda auditiva? Para evitar a perda auditiva dos funcionários a maioria das empresas adota o uso do protetor auricular, tanto o abafador quando o de inserção. O Programa de Conservação Auditiva - PCA é um conjunto de ações coordenadas que tem por objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais. Por se tratar de um conjunto de ações coordenadas o PCA é um processo continuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas cujos processos geram o aparecimento de ruídos. (BERNARDI & SALDANHA, 2003).

21 Como utilizar o protetor

22 Abafadores tipo concha

23 Protetores auditivos reutilizáveis tipo PLUG Passe uma das mãos de trás da cabeça e puxe levemente a parte superior da orelha, e com a outra mão, introduza o protetor no canal auditivo.

24 Cuidados a serem tomados 1. Não manuseie o protetor com as mãos sujas; 2. Utilize os protetores durante todo o período de trabalho; 3. Após o uso, guarde o protetor na embalagem; 4. Lave regularmente seu protetor auditivo, com água e sabão neutro; 5. Para retirar o protetor do ouvido, puxe o protetor pela heste. OBS: Evite puxar os protetores pelo cordão.

25 Leis As empresas também devem manter um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA-NR9) Identificação e quantificação dos riscos para direcionar as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO-NR7) Todo caso de Perda Auditiva Induzida por Ruído é passível de notificação compulsória pelo SUS, segundo parâmetro da Portaria GM/MS N 777, de 28 de abril de Todos os casos também devem ser comunicados à Previdência Social por meio de abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

26 IMPORTANTE! O trabalhador que estiver exposto ao ruído em seu ambiente de trabalho deve passar periodicamente por exames de audiometria. O trabalhador precisa saber os riscos a que esta exposto no ambiente de trabalho. E deve saber que é passível de PUNIÇÃO se não usar as proteções fornecidas pela empresa.

27 O TRABALHADOR PRECISA SE CONSCIENTIZAR QUE NINGUÉM PODE FAZER MAIS PELA SEGURANÇA DO QUE ELE MESMO! Cuide-se! Faça o uso de EPIs!

28 Referencias Bibliográficas Diário Oficial nº 131, sexta-feira, 11 de Julho de 1997, seção 3 páginas à EDITAL Nº 3, DE 9 DE JULHO DE Bio som O som alto pode causar PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído). Disponível em: erda-auditiva-induzida-por-ruido/. Acessado em 15 de novembro de Minha Vida Perda auditiva induzida por ruído. Disponível em: o. Acessado em 15 de novembro de Segurança do Trabalho Perda Auditiva Induzida pelo Ruído PAIR. http ://segurancadotrabalhonwn.com/perda-auditiva-induzida-pelo-ruido-pa ir

Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego. PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego. Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e

Leia mais

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44 Além do benefício da previdência, o empregado pode requer uma indenização da empresa pelo dano à sua saúde, em razão dela não ter cumprido rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho No Brasil

Leia mais

DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído

DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Perda auditiva induzida por ruído (PAIR) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília :

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA

ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA ORGANIZAÇÃO Mª. Carina Moreno Dias Carneiro Muniz Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde Profª. Dra. Rosane da Silva

Leia mais

Externas: A principal norma brasileira que regulamenta os dispositivos sobre EPI é a NR 06, do MTE. Internas: Existe, na Panasonic, uma I.A.

Externas: A principal norma brasileira que regulamenta os dispositivos sobre EPI é a NR 06, do MTE. Internas: Existe, na Panasonic, uma I.A. Introdução Por que você está aqui? Legislação Modo de usar Conclusão Por que você está aqui? Em inspeções rotineiras de segurança, vários funcionários apresentaram dúvidas relativas aos EPI s utilizados

Leia mais

Sistema Auditivo Humano

Sistema Auditivo Humano Sistema Auditivo Humano Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Constituição do Ouvido Humano JPT 2 1 Constituição do Ouvido Humano JPT 3 Constituição do Ouvido Humano O ouvido

Leia mais

O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos

O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos Um estudo feito por participantes do programa de pós-graduação

Leia mais

PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM

PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM 1. PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons agradáveis: RECEPÇÃO Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons

Leia mais

PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes

PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes CONCEITOS BÁSICOS AUDIÇÃO Modalidade sensorial que permite a percepção dos sons. SOM Variação da pressão do ar capaz de estimular o sistema

Leia mais

PRISCILLA GALINDO Audiologia Ocupacional. 12/03/2018 Programa de Conservação Auditiva

PRISCILLA GALINDO Audiologia Ocupacional. 12/03/2018 Programa de Conservação Auditiva 1 PRISCILLA GALINDO Audiologia Ocupacional P C A PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA 3 Priscilla Galindo Villas Boas (Fonoaudióloga CRFª 1-11409) Fonoaudióloga do CEREST Duque de Caxias Consultora e Auditora

Leia mais

ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO. O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.

ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO. O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. Ouvido Externo: > Pavilhão auricular (orelha) coleta e encaminha o som para dentro

Leia mais

Síntese do Trabalho/Projeto NOTIFICAÇÃO EM PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO: UM COMPROMISSO PROFISSIONAL E UMA EXIGÊNCIA Tema LEGAL

Síntese do Trabalho/Projeto NOTIFICAÇÃO EM PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO: UM COMPROMISSO PROFISSIONAL E UMA EXIGÊNCIA Tema LEGAL Síntese do Trabalho/Projeto NOTIFICAÇÃO EM PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO: UM COMPROMISSO PROFISSIONAL E UMA EXIGÊNCIA Tema LEGAL Autores DIAS, Daniela I.B.; NUNES, Edilvana C.A.F.; SANTOS, Meire M.M.;

Leia mais

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição Sistema Sensorial Biofísica da Audição Falar pelos cotovelos... Ouvir pelos joelhos... SENTIDO DA AUDIÇÃO - FINALIDADE Detectar predadores, presas e perigo Comunicação acústica intra - específica Som propagação

Leia mais

Treinamento de Prot. Auditiva. Treinamento aos usuários de protetores auriculares

Treinamento de Prot. Auditiva. Treinamento aos usuários de protetores auriculares Treinamento de Prot. Auditiva Treinamento aos usuários de protetores auriculares 1 Objetivo Reconhecer o agente físico ruído Conhecer os efeitos à saúde causado por exposição ao ruído Conhecer os tipos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PROTETOR AURICULAR DE COPOLÍMERO CA

MANUAL DE INSTRUÇÕES PROTETOR AURICULAR DE COPOLÍMERO CA 2017 PROTEÇÃO E SAÚDE PARA OS OUVIDOS MANUAL DE INSTRUÇÕES PROTETOR AURICULAR DE COPOLÍMERO CA. 18.190 FREITAS EPI S E.V. DE FREITAS PROTETORES AUDITIVOS LTDA -ME 0 DESCRIÇÃO COMPLETA DO EPI Protetor auditivo

Leia mais

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição. Biofísica Vet FCAV/UNESP

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição. Biofísica Vet FCAV/UNESP Sistema Sensorial Biofísica da Audição Biofísica Vet. 2019 - FCAV/UNESP Falar pelos cotovelos... Ouvir pelos joelhos... O que vamos estudar? Modelo ouvido humano / associação a animais Características

Leia mais

Os danos causados pelo Fone de Ouvido

Os danos causados pelo Fone de Ouvido Convenit Internacional 30 (Convenit Internacional coepta 1) mai-ago 2019 Cemoroc-Feusp / IJI - Univ. do Porto / Colégio Luterano São Paulo Os danos causados pelo Fone de Ouvido Lívia Telini Del Bosque

Leia mais

SENTIDO DA AUDIÇÃO. Detectar predadores, presas e perigo. Comunicação acústica intra e inter específica

SENTIDO DA AUDIÇÃO. Detectar predadores, presas e perigo. Comunicação acústica intra e inter específica SENTIDO DA AUDIÇÃO FINALIDADE Percepção do som Detectar predadores, presas e perigo Comunicação acústica intra e inter específica Sobrevivência Alytes muletensis Fêmeas só maturam seus óvulos na presença

Leia mais

O ser Humano e o Ecossistema

O ser Humano e o Ecossistema SISTEMA SENSORIAL O ser Humano e o Ecossistema Assistir a prática esportiva Ouvir o canto de um pássaro Sentir o vento no rosto Sabor de uma fruta gostosa Sentir o perfume de uma flor Isso ocorre graças

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Módulo: 3779- Agentes Físicos Formadora: Susana Ricardo Agentes Físicos: Entidade, imaterial ou com um mínimo de matéria, capaz de produzir efeitos adversos no organismo. O dano produz sem que haja um

Leia mais

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Os sons e a audição 1 Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Esta brochura é o número 1 de uma série da Widex sobre audição e aparelhos auditivos. O que são sons?

Leia mais

Thanis G. B. Q. Bifaroni

Thanis G. B. Q. Bifaroni Libras Thanis G. B. Q. Bifaroni thanisbifaroni@hotmail.com Surdez conceito, causas e classificações A surdez é uma deficiência que fisicamente não é visível, e atinge uma pequena parte da anatomia do indivíduo.

Leia mais

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha)

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) ANATOMIA DA ORELHA ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) O aparelho auditivo humano e dos demais mamíferos é formado pela orelha externa, a orelha média

Leia mais

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Pelas normas regulamentadoras (NR), ruído faz parte dos riscos físicos e ergonômicos (NR 9 e NR 17) Dependendo do seu valor, pode levar

Leia mais

CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA. Termo de ciência e consentimento

CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA. Termo de ciência e consentimento CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA Termo de ciência e consentimento Por este instrumento particular o (a) paciente ou seu responsável, Sr. (a), declara, para todos os fins legais, que dá plena autorização

Leia mais

RUÍDO RISCOS PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO. DEPARTAMENTO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

RUÍDO RISCOS PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO.  DEPARTAMENTO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS, DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS. Rua Barão de Itapetininga nº 255-13º Andar Conjunto 1313 Galeria Califórnia São Paulo/SP.

Leia mais

BIOFÍSICA. Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso

BIOFÍSICA. Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso BIOFÍSICA Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso BIOFÍSICA A ciência não orbita suas disciplinas de forma diferente, mas sim como um conjunto interdisciplinar: Física, Química e Biologia, por exemplo, trabalham

Leia mais

Receptores. Estímulo SNC. Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO NVIII

Receptores. Estímulo SNC. Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO NVIII SISTEMA AUDITIVO Estímulo Receptores NVIII SNC Som Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO Fisiologia Básica, R. Curi, J. Procópio Som Ondas Sonoras Ondas Sonoras Espectro Audível 20-20.000 Hz

Leia mais

06/01/2011. Audição no útero materno. Os primeiros sons que você já escutou. Pedro de Lemos Menezes. Anatomo-fisiologia da audição.

06/01/2011. Audição no útero materno. Os primeiros sons que você já escutou. Pedro de Lemos Menezes. Anatomo-fisiologia da audição. Audição no útero materno Os primeiros sons que você já escutou Pedro de Lemos Menezes Anatomo-fisiologia da audição Orelha externa Pavilhão Orelha externa Orelha externa Pavilhão Ressonância Concentração

Leia mais

Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO

Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO FISIOLOGIA DA AUDIÇAO Porém não me foi possível dizer às pessoas: Falem mais alto, gritem, porque sou surdo...ai de mim! Como poderia

Leia mais

Treinamento sobre uso de EPIs. Instrutor: Jhonatan Cabral Oliveira

Treinamento sobre uso de EPIs. Instrutor: Jhonatan Cabral Oliveira Treinamento sobre uso de EPIs Instrutor: Jhonatan Cabral Oliveira A IMPORTÂNCIA DO USO DO EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1.Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI,

Leia mais

Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ:

Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ: Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ: aspectos anatômicos e fisiológicos do ouvido humano, diagnóstico precoce e tipos e graus de perda auditiva O tema e sub temas desta aula diz

Leia mais

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A SAÚDE AUDITIVA DAS COSTUREIRAS QUE ATUAM EM CONFECÇÕES NOS ESTADO DO RJ E MG

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A SAÚDE AUDITIVA DAS COSTUREIRAS QUE ATUAM EM CONFECÇÕES NOS ESTADO DO RJ E MG UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A SAÚDE AUDITIVA DAS COSTUREIRAS QUE ATUAM EM CONFECÇÕES NOS ESTADO DO RJ E MG Gabriella Silva Sérgio Mayssilla Noronha Meira Taynara Rocha de Freitas Vanessa Alves dos Santos

Leia mais

Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído

Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído Anatomia do Ouvido O ouvido consiste em três partes básicas o ouvido externo, o ouvido médio, e ouvido interno. Perda da audição, por lesão do ouvido interno, provocada pela exposição ao ruído ou à vibração

Leia mais

A seguir será apresentada a transcrição na íntegra do Anexo 2 da NR 15, redação dada pela Portaria n o 3.214, de 08/06/78.

A seguir será apresentada a transcrição na íntegra do Anexo 2 da NR 15, redação dada pela Portaria n o 3.214, de 08/06/78. Este anexo trata exclusivamente do ruído de impacto ou impulsivo. Este tipo de ruído se caracteriza por ser de uma intensidade muito alta com duração muito pequena menor que um segundo, em intervalos maiores

Leia mais

D O S S I Ê T É C N I C O

D O S S I Ê T É C N I C O D O S S I Ê T É C N I C O Prevenção de perdas auditivas ocupacionais causadas por ruídos Clarissa Gino Lima Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais CETEC maio 2007 DOSSIÊ TÉCNICO Sumário 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO

SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO TATO Pele (ou cútis): órgão de revestimento externo do corpo o maior órgão do corpo humano e o mais pesado responsável pela proteção do organismo

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas Objetivos desta aula: 1. Conceituar as DA s sob diferentes perspectivas; 2. Conhecer as diferentes

Leia mais

RECEPTORES SENSORIAIS DA PELE

RECEPTORES SENSORIAIS DA PELE SISTEMA SENSORIAL DOR FANTASMA TATO RECEPTORES SENSORIAIS DA PELE Disco de Merkel Terminal de Ruffini Corpúsculo de Paccini Corpúsculo de Meissner Terminações nervosas livres Receptor do Folículo Piloso

Leia mais

Ruth de Cássia Alves de Mattos

Ruth de Cássia Alves de Mattos CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Ações educativas: Promoção e prevenção na saúde dos trabalhadores das Equipes de Saúde da Família do município de

Leia mais

N O : TÍTULO: PCA-PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

N O : TÍTULO: PCA-PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS N O : CLIENTE: PROGRAMA: 1 de 11 PCA-PROGRAMA DONSERVAÇÃO AUDITIVA ARQUIVO ELETRÔNICO N RESPONSAVÉL TÉCNICO: ANTTONIO FERNANDO NAVARRO REG. CREA N O : 42.758-D ASSINATURA: ÍNDICE DE REVISÕES REV DESCRIÇÃO

Leia mais

PROTETORES AUDITIVOS MODELOS POMP PMG C.A. 2271

PROTETORES AUDITIVOS MODELOS POMP PMG C.A. 2271 Página 1 de 5 PROTETORES AUDITIVOS MODELOS POMP PMG C.A. 2271 Dados Técnicos Março/08 DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetor auditivo do tipo inserção pré-moldado, confeccionado em silicone, no formato

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Som Ranny L. X. N. Michalski e-mail: rannyxavier@gmail.com

Leia mais

PROTETORES AUDITIVOS 3M MILLENIUM

PROTETORES AUDITIVOS 3M MILLENIUM PROTETORES AUDITIVOS 3M MILLENIUM C.A.: 11882 DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetor auditivo do tipo inserção pré-moldado, confeccionado em silicone, no formato cônico, com três flanges concêntricos,

Leia mais

29/05/14. Anatomo-fisiologia da audição. Revisão. Orelha externa. Orelha externa. Pavilhão. Pavilhão

29/05/14. Anatomo-fisiologia da audição. Revisão. Orelha externa. Orelha externa. Pavilhão. Pavilhão Anatomo-fisiologia da audição Pavilhão Pavilhão Concentração da energia sonora na entrada do conduto Localização de fontes sonoras no eixo sagital- mediano Ressonância Ressonância da orelha externa Ressonância

Leia mais

PROTETORES AUDITIVOS MODELOS 1260, 1270 E 1271 C.A. 9584

PROTETORES AUDITIVOS MODELOS 1260, 1270 E 1271 C.A. 9584 Página 1 de 5 3 PROTETORES AUDITIVOS MODELOS 1260, 1270 E 1271 C.A. 9584 Dados Técnicos Fevereiro/04 DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetor auditivo pré-moldado, do tipo inserção, no formato cônico

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos seres vivos Órgãos dos sentidos. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos seres vivos Órgãos dos sentidos. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos seres vivos Prof. Daniele Duó Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações, decide o que lhe assegura a sobrevivência

Leia mais

Abafadores comodidade e melhor ajuste versatilidade conforto aceitação pelos usuários melhor melhor ajuste e proteção ajuste e proteção

Abafadores comodidade e melhor ajuste versatilidade conforto aceitação pelos usuários melhor melhor ajuste e proteção ajuste e proteção Proteção Auditiva Protetores Auditivos de Inserção 1100 Protetor Auditivo de Inserção de Espuma - moldável Nível de redução de ruído (NRR) de 29 db Superfície lisa, que evita acúmulo de poeiras higiênico

Leia mais

Neurofisiologia da Audição

Neurofisiologia da Audição Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Fisiologia Humana - RFM 0006 Neurofisiologia da Audição Willian Lazarini Lopes, MSc. Doutorando em Neurologia/Neurociências Laboratório

Leia mais

INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ

INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ Jéssica Padilha Santos (PIBIC/CNPq-UNICENTRO - ESCOLHER PROGRAMA), Juliana De Conto(Orientador),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA SETOR DE CIENCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA SETOR DE CIENCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA SETOR DE CIENCIAS DA SAÚDE ANDRÉ MONTENEGRO PEREIRA OCORRENCIA DE PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO

Leia mais

CONCHA L-360 V HV. libus.com.br DESCRIÇÃO CA

CONCHA L-360 V HV. libus.com.br DESCRIÇÃO CA CONCHA L-360 V HV CA 35.723 DESCRIÇÃO Protetor auditivo auricular constituído por dois abafadores em forma de concha montados simetricamente nas extremidades de uma haste suporte ajustável, em forma de

Leia mais

3M Saúde Ocupacional. Proteção Auditiva. Cartilha. de proteção. auditiva. Protegendo o seu mundo.

3M Saúde Ocupacional. Proteção Auditiva. Cartilha. de proteção. auditiva. Protegendo o seu mundo. 3M Saúde Ocupacional Proteção Auditiva Cartilha de proteção auditiva. Protegendo o seu mundo. PROTEGENDO O SEU MUNDO. Bem-estar é ir além dos sorrisos. Trabalho é ir além de produtividade. E proteção é

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS OS SENTIDOS OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS As terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS

Leia mais

GRAVIDEZ. Profª: Karin

GRAVIDEZ. Profª: Karin GRAVIDEZ Profª: Karin Diagnóstico da gravidez: Toque Exame de urina - Colhido após o repouso noturno, com atraso menstrual de 3 a 14 semanas. Teste (farmácia)- resultado positivo maior com 3 semanas

Leia mais

CONCHA L-340 V. libus.com.br DESCRIÇÃO CA

CONCHA L-340 V. libus.com.br DESCRIÇÃO CA CONCHA L-340 V CA 35.721 DESCRIÇÃO Protetor auditivo auricular constituído por dois abafadores em forma de concha montados simetricamente nas extremidades de uma haste suporte ajustável, em forma de arco

Leia mais

O que ele faz? Responsável pela captação de odores. Qual órgão é responsável pelo olfato? O nariz.

O que ele faz? Responsável pela captação de odores. Qual órgão é responsável pelo olfato? O nariz. O que ele faz? Responsável pela captação de odores. Qual órgão é responsável pelo olfato? O nariz. Como ele faz? Células quimiorreceptoras do epitélio olfatório; As moléculas de odor são dissolvidas no

Leia mais

PROTETORES AUDITIVOS TIPO ABAFADOR H6A, H6B, H6F E H6P3E

PROTETORES AUDITIVOS TIPO ABAFADOR H6A, H6B, H6F E H6P3E PROTETORES AUDITIVOS TIPO ABAFADOR H6A, H6B, H6F E H6P3E DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetores auditivos tipo circum-auriculares constituídos por: - 2 conchas em plástico ABS de cor bege, resistentes

Leia mais

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ondas Ondas Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda transmite energia sem o transporte de matéria. Classificação Quanto à natureza Ondas mecânicas:

Leia mais

3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetores Auditivos com Haste Modelo 1310

3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetores Auditivos com Haste Modelo 1310 3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetores Auditivos com Haste Modelo 1310 C.A.: 8670 DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetor auditivo do tipo capa de canal, de espuma com haste. A haste é confeccionada

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho EPC e EPI Medidas de Proteção EPI Equipamentos de Proteção Individual EPC Equipamentos de Proteção Coletiva 1 São aqueles que neutralizam a fonte do risco no lugar em que ele se manifesta. É todo dispositivo,

Leia mais

3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetor Auditivo Tipo Abafador Modelo 1435

3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetor Auditivo Tipo Abafador Modelo 1435 3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetor Auditivo Tipo Abafador Modelo 1435 C.A.: 7442 DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetor auditivo tipo circum-auricular constituído por 2 conchas em plástico ABS,

Leia mais

PORTARIA SSST Nº 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998

PORTARIA SSST Nº 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998 PORTARIA SSST Nº 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998 Altera o Quadro II - Parâmetros para Monitoração da Exposição Ocupacional a Alguns Riscos à Saúde, da Portaria nº 24 de 29 de dezembro de 1994 - NR 7 - Programa

Leia mais

O ruído e a audição. Breve descrição de ruídos, das fontes de ruídos e do que se pode fazer para evitá-los.

O ruído e a audição. Breve descrição de ruídos, das fontes de ruídos e do que se pode fazer para evitá-los. O ruído e a audição 4 Breve descrição de ruídos, das fontes de ruídos e do que se pode fazer para evitá-los. Esta brochura é o número 4 de uma série de publicações da Widex sobre a audição e assuntos relacionados.

Leia mais

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Percepção Auditiva PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi 10 / 2015 EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Som e Percepção Auditiva Fisiologia do Ouvido Humano Acústica Física Mascaramento Voz Humana

Leia mais

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08 PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO Apostila 08 Percepção Visual Os olhos captam a energia do mundo exterior na forma de ondas de luz e as convertem em impulsos nervosos, que são conduzidos ao SNC. TERMOS

Leia mais

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO e sua vinculação com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA"

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO e sua vinculação com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO e sua vinculação com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA" Vanise Cleto Murta Auditora Fiscal do Trabalho Especialista em Medicina

Leia mais

NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO DIRETRIZES BÁSICAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO À SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES SERVIÇOS DE SAÚDE Incorpora o

Leia mais

1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade.

1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade. 1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade. 2. Altura do som é o atributo que permite distinguir: (A) Sons puros de sons complexos.

Leia mais

Quem se ama Usa EPI!

Quem se ama Usa EPI! Uso de EPIs Quem se ama Usa EPI! - Definição Mas o queepi é EPI? De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteção

Leia mais

QUANTUM DISPENSER. libus.com.br DESCRIÇÃO DESEMPENHO CA

QUANTUM DISPENSER. libus.com.br DESCRIÇÃO DESEMPENHO CA QUANTUM DISPENSER CA 35.981 DESCRIÇÃO Protetor auditivo, do tipo inserção pré-moldado, tipo plugue, com ou sem cordão, com ou sem presença de detector de metal (detectável) e reutilizável. Composição,

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

C A R T I L H A E D U C AT I VA MINISTÉRIO PÚBLICO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

C A R T I L H A E D U C AT I VA MINISTÉRIO PÚBLICO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CARTILHA EDUCATIVA Som e Ruído Todos os dias estamos expostos a sons e ruídos. Mas você sabe a diferença entre um e outro? Som é tudo aquilo que percebemos com os nossos ouvidos, tudo aquilo que conseguimos

Leia mais

Resumo sobre o Sistema Auditivo Humano

Resumo sobre o Sistema Auditivo Humano Universidade Federal de Minas Gerais Pampulha Ciências da Computação Resumo sobre o Sistema Auditivo Humano Trabalho apresentado à disciplina Processamento Digital de Som e Vídeo Leonel Fonseca Ivo 2007041418

Leia mais

Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição

Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição FRANCISCO RABAÇA MOLLER FREIRIA DOCENTES: PROF.DOUTOR FELIPPE DE SOUZA E PROF JOÃO FERMEIRO UNIDADE CURRICULAR: INTRODUÇÃO À ELETRÓNICA MÉDICA 2017/2018

Leia mais

PROTETORES AUDITIVOS TIPO ABAFADOR H9A-02 E H9P3E-02

PROTETORES AUDITIVOS TIPO ABAFADOR H9A-02 E H9P3E-02 PROTETORES AUDITIVOS TIPO ABAFADOR E H9P3E-02 DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetores auditivos tipo circum-auriculares constituídos por: - 2 conchas em plástico ABS de cor azul, resistentes a choques

Leia mais

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA REV 0 INDICE 1. Introdução... 03 2. Política da Empresa... 03 3. Objetivo... 03 4. Aplicação... 03 5. Definições... 03 6. Referencias... 03 7. Responsabilidade... 04 8.

Leia mais

- CAPÍTULO 9 - SISTEMA SENSORIAL

- CAPÍTULO 9 - SISTEMA SENSORIAL - CAPÍTULO 9 - SISTEMA SENSORIAL GABARITO 1. LETRA ESTRUTURA LETRA ESTRUTURA A córnea G humor aquoso B retina H nervo óptico C fóvea I coróide D íris J esclerótica E cristalino K corpo vítreo F ponto cego

Leia mais

AEE PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ

AEE PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ AEE PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / AEE PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7 A

Leia mais

Protetor auditivo, do tipo inserção moldável, em espuma de poliuretano, no formato cilíndrico, com ou sem cordão.

Protetor auditivo, do tipo inserção moldável, em espuma de poliuretano, no formato cilíndrico, com ou sem cordão. QUANTUM FOAM CA 35.260 DESCRIÇÃO Protetor auditivo, do tipo inserção moldável, em espuma de poliuretano, no formato cilíndrico, com ou sem cordão. DESEMPENHO Testado de acordo com a norma ANSI S12.6:2008,

Leia mais

ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA

ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA 1. AÇÕES DE SAÚDE AUDITIVA NA ATENÇÃO BÁSICA As Ações de Saúde Auditiva na Atenção Básica compreendem ações de promoção à saúde auditiva, de prevenção

Leia mais

ABAFADOR. Componente Modelo Haste A Modelo Haste B Modelo Haste P3E

ABAFADOR. Componente Modelo Haste A Modelo Haste B Modelo Haste P3E PROTETORES AUDITIVOS TIPO ABAFADOR PELTOR H DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Os abafadores 3M Peltor H estão disponíveis em versões com Hastes acima da cabeça (haste A), atrás da nuca (B) e acoplada ao

Leia mais

FORMULÁRIO PARA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO SALDANHA PARA AUDITORIA DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

FORMULÁRIO PARA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO SALDANHA PARA AUDITORIA DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA FORMULÁRIO PARA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO SALDANHA PARA AUDITORIA DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA Autor: Odilon Machado de Saldanha Júnior Auditor(es): Empresa: Rua Fausto Alvim, 65 Calafate Belo Horizonte/MG

Leia mais

RISCOS LABORAIS - CUIDANDO DO SEU OUVIDO

RISCOS LABORAIS - CUIDANDO DO SEU OUVIDO RISCOS LABORAIS - CUIDANDO DO SEU OUVIDO Nicobelo@hotmail.com 1 PREVENÇÃO DE RI SCOS LABORAI S PREVENÇÃO DE RI SCOS LABORAI S AGENTES FÍCOS PREVENÇÃO DE RI SCOS LABORAI S Nicobelo@hotmail.com OS PRINCIPAIS

Leia mais

Protetor Tipo Concha c/ Haste Sobre a Cabeça. Protetor Tipo Concha c/ Haste Atrás da Cabeça

Protetor Tipo Concha c/ Haste Sobre a Cabeça. Protetor Tipo Concha c/ Haste Atrás da Cabeça PROTETORES AUDITIVOS TIPO ABAFADOR H7A, H7B E H7P3E DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetores auditivos tipo circum-auriculares constituídos por: - 2 conchas em plástico ABS de cor verde escura, resistentes

Leia mais

ALTERNATIVE CLEAN. libus.com.br DESCRIÇÃO. CA (Arco em cima da cabeça) CA (Arco detrás da cabeça)

ALTERNATIVE CLEAN. libus.com.br DESCRIÇÃO. CA (Arco em cima da cabeça) CA (Arco detrás da cabeça) ALTERNATIVE CLEAN CA 35.935 (Arco em cima da cabeça) CA 36.499 (Arco detrás da cabeça) DESCRIÇÃO Protetor auditivo auricular constituído por dois abafadores em forma de concha montados simetricamente nas

Leia mais

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Higiene do Trabalho pode ser definida

Leia mais

O que você precisa saber sobre perda auditiva

O que você precisa saber sobre perda auditiva Tel.: (61) 3339-6699 Cel.: (61) 98449-7734 SCS Qd. 01 Bl. E Ed. Ceará Sala 101/113 CEP 70.303-900 - DF centroauditivovidanova@gmail.com www.vidanovanet.com.br O que você precisa saber sobre perda auditiva

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Física 3 Tetra Medicina (conteúdo estudado) Termofísica: Óptica Geométrica: Oscilações Ondulatória TERMOFÍSICA 01 2015 Certa quantidade de gás sofre

Leia mais

PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR. Ana Cláudia F.B. Moreira Fonoaudióloga

PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR. Ana Cláudia F.B. Moreira Fonoaudióloga PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO PAIR Ana Cláudia F.B. Moreira Fonoaudióloga O QUE É? A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), relacionada ao trabalho, é uma diminuição gradual da acuidade auditiva

Leia mais

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros 09/05/2014 a 10/05/2014

Leia mais

A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria

A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria Agentes Físicos Conceito - São diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,

Leia mais

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição ACH 4106 - Biologia do Corpo Humano Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição Profa Dra Patricia Targon Campana 2016 Olfato e gosto Olfato: sentido com

Leia mais

ANÁLISE DA GESTÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO AUDITIVA DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DE CONTAGEM-MG

ANÁLISE DA GESTÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO AUDITIVA DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DE CONTAGEM-MG ANÁLISE DA GESTÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO AUDITIVA DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DE CONTAGEM-MG Joao Gabriel Rezende de Oliveira (FEAMIG ) jgtst@hotmail.com Wilton Gomes (FEAMIG ) wilton.gomes@fiat.com.br

Leia mais

BACTODERM Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica

BACTODERM Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica BACTODERM Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica BACTODERM sulfato de neomicina bacitracina zíncica

Leia mais