ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO"

Transcrição

1 ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT

2 OBJETIVO DA AULA 4 Compreender os mecanismos de percepção do som nos seres humanos;

3 Conteúdo programático Aparelho auditivo Área de audição Audibilidade ou "Loudness Isofônicas Nível de audibilidade

4 Conduto auditivo externo Tímpano Martelo Bigorna Estribo Labirinto Cóclea Membrana basilar célula ciliadas Nervo vestibular Componentes do sistema auditivo Orelha externa Orelha média Orelha interna Aurícula

5 Componentes do sistema auditivo Regiões da membrana basilar excitada por diferentes frequências. (BISTAFA, 2011)

6 PERDAS AUDITIVAS Perdas auditivas condutivas: uma anormalidade impede que o som chegue à orelha interna. Perdas auditivas neurossensoriais: quando há lesões cocleares ou das fibras nervosas.

7 PERDA AUDITIVA CONDUTIVA Orelha externa: Obstrução do conduto auditivo por cerume, infecção, corpos estranhos; Tímpano perfurado ou lesionado; Orelha média: Infecção (otite média); Otosclerose o estribo se adere à janela oval; Aerotite média bloqueio do tubo de Eustáquio.

8 PERDA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL Causas repentinas: Meningite, infecções, esclerose múltipla, caxumba; Lesões cranianas; Traumas acústicos; Drogas que afetam o sistema nervoso central; Causas graduais: Neurites (doenças do nervo); Tumores; Surdez induzida por ruídos; Presbiacusia (surdez por envelhecimento);

9 PERDA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL Deslocamentos do limiar de audição por presbiacusia em homens (H) e mulheres (M). Bies e Hansen apud Bistafa (2011).

10 PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) PAIRO - ruído ocupacional; Ordem de Serviço 608 do INSS, de 05/08/1998, a expressão perda auditiva neurossensorial por exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora. Lesão das células ciliadas na cóclea; Lesão temporária ou permanente; Zumbido;

11 LOUDNESS SENSAÇÃO SUBJETIVA DE INTENSIDADE DOS SONS Exemplos de situações sonoras. Fonte: Stolfi, 2008.

12 LOUDNESS SENSAÇÃO SUBJETIVA DE INTENSIDADE DOS SONS Área de audição dos seres humanos.

13 LOUDNESS SENSAÇÃO SUBJETIVA DE INTENSIDADE DOS SONS A sensação subjetiva de intensidade depende da frequência do som. Um tom puro de 100 Hz será subjetivamente percebido com menor intensidade do que um tom puro em 1000 Hz, com o mesmo nível de pressão sonora. Para mensurar subjetivamente a intensidade dos sons, foi criada a grandeza psicoacústica Nível de Audibilidade, cuja unidade é o fone.

14 Nível sonoro L (db) Nível Sonoro x Frequência Curvas Isofônicas Limite da dor O ouvido não percebe as frequências igualmente! Limite de audibilidade Frequência f (Hz)

15 LOUDNESS SENSAÇÃO SUBJETIVA DE INTENSIDADE DOS SONS Curvas isoaudíveis (mesmo nível de audibilidade) ou isofônica (mesmo valor de fones).

16 LOUDNESS SENSAÇÃO SUBJETIVA DE INTENSIDADE DOS SONS Um tom puro de 1000 Hz tem um nível sonoro de 30 db, gera um nível de audibilidade de 30 fones, que tem o mesmo nível de audibilidade de um tom puro de nível sonoro de aprox. 45 db em 100 Hz.

17 Nível Sonoro x Frequência 100 Hz 160 Hz 200 Hz

18 Ganho sonoro (db) Nível Sonoro x Frequência Curvas de Ponderação Frequência f (Hz)

19 Nível Sonoro x Frequência Curvas de Ponderação Frequência f (Hz)

20 Nível Sonoro x Tempo Sinal sonoro Sinal sonoro Circuitos de resposta: F (Fast) integração a cada 125 ms (Ruídos constantes) S (Slow) integração a cada 1 s (Ruídos com grande variações) Nível Equivalente de Pressão Sonora (L eq ou L Aeq ) (Brüel & Kjær, 2001)

21 Avaliação do Ruído A avaliação do ruído deve ser feita com medições que devem considerar: Nível de ruído; Tempo de exposição do trabalhador.

22 RUÍDO NOS AMBIENTES DE TRABALHO ( ASPECTO LEGAL) Insalubridade - adicional - fornecimento do aparelho de proteção - Efeito. O simples fornecimento do aparelho de proteção pelo empregador não o exime do pagamento de adicional de insalubridade, cabendo-lhe tomar as medidas que conduzam à diminuição da nocividade, dentre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado. Referências: artigos 8º. 9º, 157, 158, 191 e 192 da CLT, 476 do Código de Processo Civil e 179 do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho ( DJU de 28/03/88).

23 RUÍDO NOS AMBIENTES DE TRABALHO ( ASPECTO LEGAL) Como o próprio nome diz, insalubre é algo não salubre, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua atividade laboral. A insalubridade é definida pela legislação em função do tempo de exposição ao agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição.

24 RUÍDO NOS AMBIENTES DE TRABALHO ( ASPECTO LEGAL) Assim, são consideras insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos. O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento), segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo, respectivamente, conforme prevê artigo 192 da CLT.

25 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ADOÇÃO PROTETORES AURICULARES NATIONAL INSTITUTE FOR OCCUPATIONNAL SAFETY AND HEALTH ( NIOSH) Diz o referido Instituto: Atenuação (NRR) seja "corrigido" por um desconto de 25, 50, e 75% respectivamente para conchas, plugs moldáveis e plugs pré-moldados. Quando o nível de ruído é conhecido em db(a), é preciso deduzir do NRR um fator de 7 db(a) que é utilizado para fazer uma "correção" devido as baixas freqüências inerentes à escala (A).

26 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ADOÇÃO PROTETORES AURICULARES NATIONAL INSTITUTE FOR OCCUPATIONNAL SAFETY AND HEALTH ( NIOSH) Isso significa que o usuário de uma concha com NRR 24, quando utilizada num ambiente cujo nível de ruído é de 95 db(a). ( 24-7 = 17 ; % = 13; = 82). Se o utilizado fosse um "plug" moldável com NRR de 29, a exposição seria de 84 db(a). ( 29-7 = 22 ; 22-50% = 11 ; = 84).

27 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ADOÇÃO PROTETORES AURICULARES ( * ) concha de melhor qualidade ( * * ) concha de pior qualidade e mais frequentemente utilizada. OSHA = recomenda que seja deduzido 50% da atenuação, para todos os protetores. Occupational Safety and Health Administration (OSHA) Assim, o simples fornecimento de protetor auriculares não é sinônimo de proteção absoluta e muito menos elide determinadas condições de exposição.

28 MEDIÇÃO DO RUÍDO Quando ocorrem variações de níveis de ruído durante a jornada de trabalho, deve-se utilizar o audiodosímetro, no sentido de se determinar com maior exatidão a exposição ao ruído. Esse instrumento fornece, no período avaliado, a dose ou efeitos combinados ( Cn / Tn ) e o nível equivalente de ruído (L eq ). Cn/Tn < 1 L eq 85 db(a)

29 MEDIÇÃO DO RUÍDO Numa avaliação dos níveis de ruído visando prevenção do risco de dano auditivo, devemos proceder da seguinte forma: 1. Selecionar as funções a serem avaliadas; 2. Descrever as atividades executadas pelos empregados e respectivas funções e locais de trabalho; 3. Realizar as medições com o medidor de nível sonoro e anotar as observações sobre medidas de controle adotadas, principais fontes geradoras de ruído, etc; 4. Analisar as frequências das principais fontes de ruído para orientar as medidas de controle a serem adotadas;

30 MEDIÇÃO DO RUÍDO Quando ocorrem variações de níveis de ruído durante a jornada de trabalho, deve-se utilizar o audiodosímetro, no sentido de se determinar com maior exatidão a exposição ao ruído. Esse instrumento fornece, no período avaliado, a dose ou efeitos combinados ( Cn / Tn ) e o nível equivalente de ruído (L eq ). Cn/Tn < 1 L eq 85 db(a)

31 MEDIÇÃO DO RUÍDO Numa avaliação dos níveis de ruído visando prevenção do risco de dano auditivo, devemos proceder da seguinte forma: 1. Selecionar as funções a serem avaliadas; 2. Descrever as atividades executadas pelos empregados e respectivas funções e locais de trabalho; 3. Realizar as medições com o medidor de nível sonoro e anotar as observações sobre medidas de controle adotadas, principais fontes geradoras de ruído, etc; 4. Analisar as frequências das principais fontes de ruído para orientar as medidas de controle a serem adotadas;

32 MEDIÇÃO DO RUÍDO Numa avaliação dos níveis de ruído visando prevenção do risco de dano auditivo, devemos proceder da seguinte forma: 5. Fazer a dosimetria do ruído em todas as funções analisadas registrando a dose e o L eq (Nível equivalente); 6. Quanto à dosimetria, os exemplos que seguem ilustram o melhor entendimento para interpretação correta dos dados.

33 MEDIÇÃO DO RUÍDO EXEMPLO Um trabalhador executa suas atividades num local cujo NPS ( nível de pressão sonora) = 90 db(a) durante 1 hora. Após um certo tempo, o NPS cai para 84 db(a) e ele permanece durante 4 horas. O restante da jornada permanece em um local onde o NPS é 86 db(a). Pergunta-se, o limite de tolerância foi ultrapassado? Nível de Ruído db(a) Tempo de Exposição ( horas ) Máxima Exposição Diária

34 MEDIÇÃO DO RUÍDO EXEMPLO C1 + C2 + C3 1 T1 T2 T = 0,25 + 0,45 = 0,7 < 1 Como o Cn/Tn < 1, o limite de tolerância não foi ultrapassado.

35 MEDIÇÃO DO RUÍDO EXEMPLO O valor do nível equivalente de ruído extrapolado para 8 horas é obtido pela seguinte equação: L eq = log D + 5,117 0,06 Neste caso, teremos para D = 0,7 o L eq = 82,7 db(a)

36 Exercício 2 Um trabalhador executa suas atividades num local cujo NPS (nível de pressão sonora) = 95 db(a) durante 2 hora. Após um certo tempo, o NPS cai para 82 db(a) e ele permanece durante 3 horas. O restante da jornada permanece em um local onde o NPS é 88 db(a). Pergunta-se, o limite de tolerância foi ultrapassado? Nível de Ruído db(a) Tempo de Exposição (horas) Máxima Exposição Diária

37 Exercício 2 C1 + C2 + C3 1 T1 T2 T ,6 > 1 Como o Cn/Tn > 1, o limite de tolerância foi ultrapassado.

38 Exercício 2 O valor do nível equivalente de ruído extrapolado para 8 horas é obtido pela seguinte equação: L eq = log D + 5,117 0,06 Neste caso, teremos para D = 1,6 L eq = 88,7 db(a)

39 Bibliografia: World Health Organization WHO (UK). Résumé d Orientation des Directives de I OMS Relatives au Bruit dans I Environmental V. Brüel & V. Kjær. Environmental Noise. Hague, The Netherlands: Brüel& Kjær Sound & Vibration Measurements A/S. (Goydke, 2010) H. Goydke (Summer semester 2010). Lecture notes: Acoustics for Architects. (Lord & Templeton, 2001) P. Lord & D. Templeton. Detailing for Acoustics. London: E & FN Spon. (Hossam El Dien & Woloszyn, 2004) H. Hossam El Dien & P. Woloszyn. Prediction of the sound field into high-rise. Applied Acoustics, Elsevier Vol. 65, pp Ruido. Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) Disponível em: < Norma regulamentadora NR 9 Norma regulamentadora NR 15 Norma de Higiene Ocupacional NHO1

40 Bibliografia ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12179: tratamento acústico em recintos fechados. Rio de Janeiro, p. SILVA, Pérides. Acústica arquitetônica. 4.ed. Belo Horizonte: EDTAL, BRÜEL & KJAER. Measurements in Building Acoustics. Naerum: Brüel & Kjaer, BISTAFA, Sylvio R. Acústica Aplicada ao Controle de Ruído. 1. ed. São Paulo: Edgar Blücher, FASOLD, W. & VERES, E. Schallschutz+Raumakustik in der Praxis. 2. Auflage mit CD- ROM. Berlin: Verlag Bauwesen. STOLFI, Guido. Percepção auditiva e compressão de áudio princípios de televisão digital, Disponível em:

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVO DA AULA 4 Compreender

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVO DA AULA 4 Conhecer os

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IX semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E UM TERÇO

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IX semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão 11/08 Prova final 12/05

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E

Leia mais

Ruído Parte 1. Maria Beatriz de Freitas Lanza

Ruído Parte 1. Maria Beatriz de Freitas Lanza Ruído Parte 1 Maria Beatriz de Freitas Lanza Som O som é um fenômeno ondulatório originado por uma vibração mecânica que se propaga no ar e estimula o ouvido. Aparelho auditivo OUVIDO EXTERNO COLETA E

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges 20 mar Aula 1 - Apresentação

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS.

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. Prof. Msc. Lucas C. Azevedo Pereira ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 A ACÚSTICA é a ciência do som, incluindo sua produção, transmissão e efeitos.

Leia mais

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Percepção Auditiva PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi 10 / 2015 EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Som e Percepção Auditiva Fisiologia do Ouvido Humano Acústica Física Mascaramento Voz Humana

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC. FFI0210 Acústica Física. Sistema auditivo. Prof. Dr.

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC. FFI0210 Acústica Física. Sistema auditivo. Prof. Dr. Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC FFI0210 Acústica Física Sistema auditivo Prof. Dr. José Pedro Donoso Agradescimentos Os docentes da disciplina gostariam de expressar

Leia mais

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Pelas normas regulamentadoras (NR), ruído faz parte dos riscos físicos e ergonômicos (NR 9 e NR 17) Dependendo do seu valor, pode levar

Leia mais

Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição

Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição Acústica Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Ruído e Audição 1 O ruído pode Lesar os órgãos auditivos Perturbar a comunicação Provocar irritação Ser fonte

Leia mais

29/05/14. Anatomo-fisiologia da audição. Revisão. Orelha externa. Orelha externa. Pavilhão. Pavilhão

29/05/14. Anatomo-fisiologia da audição. Revisão. Orelha externa. Orelha externa. Pavilhão. Pavilhão Anatomo-fisiologia da audição Pavilhão Pavilhão Concentração da energia sonora na entrada do conduto Localização de fontes sonoras no eixo sagital- mediano Ressonância Ressonância da orelha externa Ressonância

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Som Ranny L. X. N. Michalski e-mail: rannyxavier@gmail.com

Leia mais

SENTIDO DA AUDIÇÃO. Detectar predadores, presas e perigo. Comunicação acústica intra e inter específica

SENTIDO DA AUDIÇÃO. Detectar predadores, presas e perigo. Comunicação acústica intra e inter específica SENTIDO DA AUDIÇÃO FINALIDADE Percepção do som Detectar predadores, presas e perigo Comunicação acústica intra e inter específica Sobrevivência Alytes muletensis Fêmeas só maturam seus óvulos na presença

Leia mais

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição Sistema Sensorial Biofísica da Audição Falar pelos cotovelos... Ouvir pelos joelhos... SENTIDO DA AUDIÇÃO - FINALIDADE Detectar predadores, presas e perigo Comunicação acústica intra - específica Som propagação

Leia mais

Sistema Auditivo Humano

Sistema Auditivo Humano Sistema Auditivo Humano Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Constituição do Ouvido Humano JPT 2 1 Constituição do Ouvido Humano JPT 3 Constituição do Ouvido Humano O ouvido

Leia mais

06/01/2011. Audição no útero materno. Os primeiros sons que você já escutou. Pedro de Lemos Menezes. Anatomo-fisiologia da audição.

06/01/2011. Audição no útero materno. Os primeiros sons que você já escutou. Pedro de Lemos Menezes. Anatomo-fisiologia da audição. Audição no útero materno Os primeiros sons que você já escutou Pedro de Lemos Menezes Anatomo-fisiologia da audição Orelha externa Pavilhão Orelha externa Orelha externa Pavilhão Ressonância Concentração

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído

DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Perda auditiva induzida por ruído (PAIR) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília :

Leia mais

RUÍDO. Engº Marcelo Fontanella Webster

RUÍDO. Engº Marcelo Fontanella Webster RUÍDO Engº Marcelo Fontanella Webster DEFINIÇÕES: SOM - Fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em meio material elástico. (especialmente o ar) RUÍDO

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão PROGRAMAÇÃO 18/08 - Apresentação

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVOS DA AULA 9 Fenômeno

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Tecnólogo Mecatônica - Aula 02 NR 6 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

Leia mais

Ouvir não é apenas escutar; implica uma interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem.

Ouvir não é apenas escutar; implica uma interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem. ASPECTOS CLÍNICOS DA SURDEZ A audição é essencial para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da socialização e de outras formas de comportamento. Sem a audição a criança tende a se afastar do seu meio

Leia mais

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5 P3 P7 P8 P2 Pn P6 P4 P at P1 P at = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA ΔP AR C R C R P.S. (ESTIMULO) +P t (EFEITO) -P P.S. = P at + ΔP GERAÇÃO DO SOM 1 A

Leia mais

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição. Biofísica Vet FCAV/UNESP

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição. Biofísica Vet FCAV/UNESP Sistema Sensorial Biofísica da Audição Biofísica Vet. 2019 - FCAV/UNESP Falar pelos cotovelos... Ouvir pelos joelhos... O que vamos estudar? Modelo ouvido humano / associação a animais Características

Leia mais

Helder Cesar Tinoco. André Luiz do Carmo Leal. Jules Ghislain Slama. Doutorado em Engenharia de Produção - UFF.

Helder Cesar Tinoco. André Luiz do Carmo Leal. Jules Ghislain Slama. Doutorado em Engenharia de Produção - UFF. Avaliação audiodosimétrica ocupacional em empresa metalúrgica baseada em modelo matemático para obtenção de valor de dose com fator de duplicação de dose não configurado Helder Cesar Tinoco Doutorado em

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PLANO DE DISCIPLINA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Higiene Ocupacional II PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Higiene Ocupacional II CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 2º CARGA HORÁRIA: 100 h (120 aulas) DOCENTE: EMENTA Ruídos:

Leia mais

EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA DURANTE A COLHEITA FLORESTAL SEMIMECANIZADA 1 INTRODUÇÃO

EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA DURANTE A COLHEITA FLORESTAL SEMIMECANIZADA 1 INTRODUÇÃO EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA DURANTE A COLHEITA FLORESTAL SEMIMECANIZADA Danilo Simões 1, Ricardo Hideaki Miyajima 2, Gislaine Cristina Batistela 3, Paulo Torres Fenner 4 1 Professor

Leia mais

Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO

Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO FISIOLOGIA DA AUDIÇAO Porém não me foi possível dizer às pessoas: Falem mais alto, gritem, porque sou surdo...ai de mim! Como poderia

Leia mais

Neurofisiologia da Audição

Neurofisiologia da Audição Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Fisiologia Humana - RFM 0006 Neurofisiologia da Audição Willian Lazarini Lopes, MSc. Doutorando em Neurologia/Neurociências Laboratório

Leia mais

Análise do Nível de ruído em ajudantes de produção de uma fábrica de artefatos de concreto

Análise do Nível de ruído em ajudantes de produção de uma fábrica de artefatos de concreto Análise do Nível de ruído em ajudantes de produção de uma fábrica de artefatos de concreto RESUMO Este estudo de caso teve como objetivo reconhecer, avaliar e dimensionar medidas de controle a exposição

Leia mais

EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL EM UMA FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CONCRETOS DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ

EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL EM UMA FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CONCRETOS DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL EM UMA FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CONCRETOS DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ Fabiano Takeda (UFSC ) takeda.f@bol.com.br Antonio Renato Pereira Moro (UFSC ) renato.moro@ufsc.br

Leia mais

Estudo Comparativo entre os Fatores de Duplicação da Dose de Ruído Q5 e Q3

Estudo Comparativo entre os Fatores de Duplicação da Dose de Ruído Q5 e Q3 1 Estudo Comparativo entre os Fatores de Duplicação da Dose de Ruído Q5 e Q3 CRETON, S.M. * ; *Engenheira Mecânica e de Segurança do Trabalho, ASTEC, Belo Horizonte, MG, suelencreton@gmail.comr Resumo

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque Faculdade de Ciências Humanas de Olinda Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque Perda Auditiva Induzida pelo Ruído - PAIR Hoje Iremos abordar um tema muito importante, o ruído ocupacional, ou seja o

Leia mais

Treinamento de Prot. Auditiva. Treinamento aos usuários de protetores auriculares

Treinamento de Prot. Auditiva. Treinamento aos usuários de protetores auriculares Treinamento de Prot. Auditiva Treinamento aos usuários de protetores auriculares 1 Objetivo Reconhecer o agente físico ruído Conhecer os efeitos à saúde causado por exposição ao ruído Conhecer os tipos

Leia mais

Audição e Trabalho. Marcelo Madureira

Audição e Trabalho. Marcelo Madureira Audição e Trabalho Marcelo Madureira Som Qualquer perturbação vibratória em meio elástico, a qual produz uma sensação auditiva Energia transmitida por vibrações no ar (ou outros materiais) e que causa

Leia mais

Prof. Ricardo Ferreira Bento

Prof. Ricardo Ferreira Bento Prof. Ricardo Ferreira Bento A SURDEZ é o primeiro sentido a aparecer e o último a sumir RUÍDO Histórico 720 ac artesões gregos (forjadores em bronze) fora do perímetro urbano Hipócrates 460 ac Os ares,

Leia mais

Psicoacústica. S = k. I / I. S = k. log I. Onde S é a sensação, I a intensidade do estímulo e k uma constante.

Psicoacústica. S = k. I / I. S = k. log I. Onde S é a sensação, I a intensidade do estímulo e k uma constante. 41 Capítulo 5 Psicoacústica A Psicoacústica estuda as sensações auditivas para estímulos sonoros. Trata dos limiares auditivos, limiares de dor, percepção da intensidade de da freqüência do som, mascaramento,

Leia mais

INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ

INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ Jéssica Padilha Santos (PIBIC/CNPq-UNICENTRO - ESCOLHER PROGRAMA), Juliana De Conto(Orientador),

Leia mais

EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS PARA QUE AS VIBRAÇÕES SONORAS SEJAM AUDÍVEIS

EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS PARA QUE AS VIBRAÇÕES SONORAS SEJAM AUDÍVEIS Ruído Ruído EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS PARA QUE AS VIBRAÇÕES SONORAS SEJAM AUDÍVEIS 1) A freqüência deve ter valores específicos (faixa de audiofrequência)

Leia mais

Receptores. Estímulo SNC. Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO NVIII

Receptores. Estímulo SNC. Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO NVIII SISTEMA AUDITIVO Estímulo Receptores NVIII SNC Som Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO Fisiologia Básica, R. Curi, J. Procópio Som Ondas Sonoras Ondas Sonoras Espectro Audível 20-20.000 Hz

Leia mais

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 8 Energia transportada pelas ondas Ondas transportam energia. Intensidade I de uma onda: Potência transportada por unidade de área perpendicular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL JULIA CRISTINA COELHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL JULIA CRISTINA COELHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL JULIA CRISTINA COELHO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CARACTERIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO EM OPERADOR

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte I. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte I. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Prof. Cláudio Freitas - Base legal: artigo 7º, XXXIV, CRFB/88 e artigos 189 a 197 da CLT. - Adicional de Insalubridade: Observações:

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Adicionais Parte I Prof. Cláudio Freitas ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE (v. art.7º, XXXIII da CRFB/88) 1- INSALUBRIDADE CLT. Art. 189 - Serão consideradas

Leia mais

As projeções de dose devem levam em consideração o tempo de permanência dos clientes e a jornada de trabalho no local.

As projeções de dose devem levam em consideração o tempo de permanência dos clientes e a jornada de trabalho no local. APRESENTAÇÃO Este trabalho foi realizado em meados de 1996 quando na oportunidade realizou-se três medições em boates no Município do Rio de Janeiro. Tive como colaborador dos trabalhos o Engenheiro e

Leia mais

N O : TÍTULO: PCA-PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

N O : TÍTULO: PCA-PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS N O : CLIENTE: PROGRAMA: 1 de 11 PCA-PROGRAMA DONSERVAÇÃO AUDITIVA ARQUIVO ELETRÔNICO N RESPONSAVÉL TÉCNICO: ANTTONIO FERNANDO NAVARRO REG. CREA N O : 42.758-D ASSINATURA: ÍNDICE DE REVISÕES REV DESCRIÇÃO

Leia mais

Vendrame Consultoress Associados

Vendrame Consultoress Associados Vendrame Consultoress Associados Segurança do Trabalho Saúde Meio Ambiente VCA16063 UNIXTRON TELECOMUNICAÇÕES LTDA ME SÃO PAULO (SP) 2016 Avenida Tucuruvi, 563 1º andar CEP 02305-001 São Paulo SP Tel.:

Leia mais

Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego. PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego. Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e

Leia mais

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44 Além do benefício da previdência, o empregado pode requer uma indenização da empresa pelo dano à sua saúde, em razão dela não ter cumprido rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho No Brasil

Leia mais

ANÁLISE DOS NÍVEIS DE RUÍDO DENTRO DE UM CANTEIRO DE OBRAS - ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DOS NÍVEIS DE RUÍDO DENTRO DE UM CANTEIRO DE OBRAS - ESTUDO DE CASO ANÁLISE DOS NÍVEIS DE RUÍDO DENTRO DE UM CANTEIRO DE OBRAS - ESTUDO DE CASO DOUGLAS UBIRAJARA MACIEL (UTFPR) douglamaciel@pop.cpm.br Rodrigo Eduardo Catai (UTFPR) catai@utfpr.edu.br Jacqueline Colucci

Leia mais

O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos

O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos O risco de desenvolver perda auditiva em razão de exposição a ruído no ambiente de trabalho aumenta conforme o tempo de exposição em anos Um estudo feito por participantes do programa de pós-graduação

Leia mais

PROTETORES AUDITIVOS MODELOS 1260, 1270 E 1271 C.A. 9584

PROTETORES AUDITIVOS MODELOS 1260, 1270 E 1271 C.A. 9584 Página 1 de 5 3 PROTETORES AUDITIVOS MODELOS 1260, 1270 E 1271 C.A. 9584 Dados Técnicos Fevereiro/04 DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetor auditivo pré-moldado, do tipo inserção, no formato cônico

Leia mais

Antonio Newton Borges Clóves Gonçalves Rodrigues

Antonio Newton Borges Clóves Gonçalves Rodrigues Antonio Newton Borges Clóves Gonçalves Rodrigues Editora Livraria da Física São Paulo 2017 Copyrigth 2017 Editora Livraria da Física 1ª. Edição Editor: José Roberto Marinho Projeto gráfico e diagramação:

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA

ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA ORIENTAÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE AUDITIVA EM PROFISSIONAIS DA MÚSICA ORGANIZAÇÃO Mª. Carina Moreno Dias Carneiro Muniz Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde Profª. Dra. Rosane da Silva

Leia mais

Métodos Longo (ML) e Nível de Redução de Ruído (NRR): Uma Avaliação Experimental em Campo

Métodos Longo (ML) e Nível de Redução de Ruído (NRR): Uma Avaliação Experimental em Campo Métodos Longo (ML) e Nível de Redução de Ruído (NRR): Uma Avaliação Experimental em Campo Carlos Eduardo Appollo Unterleider (FACCAT) unterleider@faccat.br Carlos Fernando Jung (UFRGS) carlosfernandojung@gmail.br

Leia mais

A seguir será apresentada a transcrição na íntegra do Anexo 2 da NR 15, redação dada pela Portaria n o 3.214, de 08/06/78.

A seguir será apresentada a transcrição na íntegra do Anexo 2 da NR 15, redação dada pela Portaria n o 3.214, de 08/06/78. Este anexo trata exclusivamente do ruído de impacto ou impulsivo. Este tipo de ruído se caracteriza por ser de uma intensidade muito alta com duração muito pequena menor que um segundo, em intervalos maiores

Leia mais

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 8 Energia transportada pelas ondas Ondas transportam energia. Intensidade I de uma onda: Potência transportada por unidade de área perpendicular

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE Empresa: MISSÃO BATISTA DA FÉ. Equipe Técnica Executora: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança CREA: 5907-D/PB Taiane Baraúna Cavalcante Técnica em Segurança do Trabalho SRT/AM 0004157 Dezembro / 2012

Leia mais

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha)

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) ANATOMIA DA ORELHA ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) O aparelho auditivo humano e dos demais mamíferos é formado pela orelha externa, a orelha média

Leia mais

PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes

PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes PERDA DE AUDIÇÃO INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR) Prof. João M. Bernardes CONCEITOS BÁSICOS AUDIÇÃO Modalidade sensorial que permite a percepção dos sons. SOM Variação da pressão do ar capaz de estimular o sistema

Leia mais

Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ:

Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ: Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ: aspectos anatômicos e fisiológicos do ouvido humano, diagnóstico precoce e tipos e graus de perda auditiva O tema e sub temas desta aula diz

Leia mais

CURCEP 2015 ACÚSTICA

CURCEP 2015 ACÚSTICA CURCEP 2015 ACÚSTICA FÍSICA B PROF.: BORBA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica,

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas Objetivos desta aula: 1. Conceituar as DA s sob diferentes perspectivas; 2. Conhecer as diferentes

Leia mais

A PRÁTICA DA GESTÃO AMBIENTAL EM UNIVERSIDADE: MONITORAMENTO DE RUÍDOS E REVISÃO DE CONDICIONANTE DE LICENÇA NA PUC MINAS EM BETIM

A PRÁTICA DA GESTÃO AMBIENTAL EM UNIVERSIDADE: MONITORAMENTO DE RUÍDOS E REVISÃO DE CONDICIONANTE DE LICENÇA NA PUC MINAS EM BETIM A PRÁTICA DA GESTÃO AMBIENTAL EM UNIVERSIDADE: MONITORAMENTO DE RUÍDOS E REVISÃO DE CONDICIONANTE DE LICENÇA NA PUC MINAS EM BETIM Marta Maria De Martin*, Fernando Verassani Laureano. * Graduanda em Ciências

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO COM BRINQUEDOS RUIDOSOS COMPARATIVE STUDY WITH NOISY TOYS

ESTUDO COMPARATIVO COM BRINQUEDOS RUIDOSOS COMPARATIVE STUDY WITH NOISY TOYS ESTUDO COMPARATIVO COM BRINQUEDOS RUIDOSOS COMPARATIVE STUDY WITH NOISY TOYS Carla Linhares Taxini, Heraldo Lorena Guida. Campus de Marília Faculdade de Filosofia e Ciências Fonoaudiologias carlalinhares@marilia.unesp.br

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UM NOVO CRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DO RISCO AUDITIVO EM TRABALHADORES, BASEADO NO ESPECTRO DO RUÍDO

ESTABELECIMENTO DE UM NOVO CRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DO RISCO AUDITIVO EM TRABALHADORES, BASEADO NO ESPECTRO DO RUÍDO ESTABELECIMENTO DE UM NOVO CRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DO RISCO AUDITIVO EM TRABALHADORES, BASEADO NO ESPECTRO DO RUÍDO João Candido Fernandes UNESP Universidade Estadual Paulista - Depto de Engenharia Mecânica/FE/Câmpus

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE Empresa: ORION INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS LTDA. Equipe Técnica Executora: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança CREA: 5907-D/PB Hannah Martins Técnica em Segurança do Trabalho SRT/AM 0003169 Outubro / 2012

Leia mais

ANÁLISE DE RUÍDO UTILIZANDO DOSÍMETRO DOS 500 EM UM AMBIENTE DE ESCRITÓRIO

ANÁLISE DE RUÍDO UTILIZANDO DOSÍMETRO DOS 500 EM UM AMBIENTE DE ESCRITÓRIO ANÁLISE DE RUÍDO UTILIZANDO DOSÍMETRO DOS 500 EM UM AMBIENTE DE ESCRITÓRIO CARLA BEATRIZ DA LUZ PERALTA (UNIPAMPA) carlablp@gmail.com Fabio Rui (UNIPAMPA) fabiorui85@yahoo.com.br Marilia Gasparetti (UNIPAMPA)

Leia mais

ANÁLISE DE RUÍDO NA ATIVIDADE DE OPERADORES DE BATE-ESTACAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ANÁLISE DE RUÍDO NA ATIVIDADE DE OPERADORES DE BATE-ESTACAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ANÁLISE DE RUÍDO NA ATIVIDADE DE OPERADORES DE BATE-ESTACAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Rafaela Colamarco Ferreira 1 ; Luciano José Minette 2 ; Valéria Antônia Justino Rodrigues 3 ; Guilherme Luciano Sensato 4

Leia mais

QUESITOS APRESENTADOS POR ALUNOS NO CURSO DE PERITO E ASSISTENTE TÉCNICO EM PERICIA JUDICIAL

QUESITOS APRESENTADOS POR ALUNOS NO CURSO DE PERITO E ASSISTENTE TÉCNICO EM PERICIA JUDICIAL MODELOS DE QUESITOS QUESITOS APRESENTADOS POR ALUNOS NO CURSO DE PERITO E ASSISTENTE TÉCNICO EM PERICIA JUDICIAL MODELOS I Quesitos apresentados por alunos. Texto Original sem correções Comentados e corrigidos

Leia mais

PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL

PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL RECLAMADA: LK PRESTADORA DE SERVIÇOS RECLAMANTE: ANTONIO GONÇALVES AUTOS: 0010136-20.2013.5.12 1ª VARA DO TRABALHO DE CHAPECÓ OBJETIVOS Atendendo ao

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE Empresa: DULCILAS FESTAS E CONVENÇÕES LTDA. Equipe Técnica Executora: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança CREA: 5907-D/PB Hannah Martins Técnica em Segurança do Trabalho SRT/AM 0003169 Novembro / 2012

Leia mais

Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP ISSN:

Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP ISSN: Análise Preliminar de Riscos como Ferramenta para Controle e Prevenção da Perda Auditiva em Trabalhadores de Movelarias no Município de Palmeira dos Índios-AL Jesimiel Pinheiro Cavalcante 1 (IFAL/PEI-UFBA)

Leia mais

Conteúdos. Fundamentos Eletroacústica Medição de Acústica Ambiental Acústica das Edificações Acústica de Salas

Conteúdos. Fundamentos Eletroacústica Medição de Acústica Ambiental Acústica das Edificações Acústica de Salas Medições Acústicas Medição Acústica Análise de sinais: Classificação subjetiva (fala, música, barulho,...) e objetiva (nível, frequência, duração,...) Avaliação de ruído: Valores objetivamente mensuráveis

Leia mais

PROTECAO AUDITIVA. Eng. Carla Roberta Cardozo

PROTECAO AUDITIVA. Eng. Carla Roberta Cardozo PROTECAO AUDITIVA Eng. Carla Roberta Cardozo Modulo I Ruido Introducao: No início dos tempos, as principais fonte de ruído num ambiente eram logo constatadas: forças da natureza, as chuvas, os ventos os

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO FERNANDA REBELLO DA CUNHA AMBROSIO ANÁLISE DO NÍVEL DE RUÍDO

Leia mais

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Os sons e a audição 1 Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Esta brochura é o número 1 de uma série da Widex sobre audição e aparelhos auditivos. O que são sons?

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MARK VII PARA CÁLCULO DE "LOUDNESS": ESTUDO DE CASO DA ESTAÇÃO VENDA NOVA.

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MARK VII PARA CÁLCULO DE LOUDNESS: ESTUDO DE CASO DA ESTAÇÃO VENDA NOVA. A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MARK VII PARA CÁLCULO DE "LOUDNESS": ESTUDO DE CASO DA ESTAÇÃO VENDA NOVA. Marcela Álvares Maciel, Victor Mourthé Valadares UFMG - Escola de Arquitetura. - Depto de Tecnologia da

Leia mais

Avaliação dos Efeitos do Ruído sobre o Homem

Avaliação dos Efeitos do Ruído sobre o Homem 71 Capítulo 9 Avaliação dos Efeitos do Ruído sobre o Homem Nos últimos anos, os altos níveis de ruído se transformaram em uma das formas de poluição que atinge maior número de pessoas. A poluição sonora

Leia mais

por Jairo Braz Medeiros Orientador: Profª Dr. Herbert Martins Gomes

por Jairo Braz Medeiros Orientador: Profª Dr. Herbert Martins Gomes MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EFICIÊNCIA DE PROTETORES AUDITIVOS AO

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Segurança e Higiene do Trabalho Segurança e Higiene do Trabalho Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Segurança e Higiene do Trabalho SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE RUÍDO DO AMBIENTE DE TRABALHO

LAUDO TÉCNICO DE RUÍDO DO AMBIENTE DE TRABALHO LAUDO TÉCNICO DE RUÍDO DO AMBIENTE DE TRABALHO Empresa: A DA SILVA LEITE & CIA LTDA - EPP Elaborado por: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança no Trabalho CREA 5.907-D/PB LAUDO TÉCNICO DE RUÍDO DO AMBIENTE

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE Galpão CS Empresa: Cal-Comp Indústria e Comércio de Eletrônicos e Informática Ltda. Equipe Técnica Executora: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança CREA: 5907-D/PB Hannah Martins Técnica em Segurança

Leia mais

III Seminário da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp - Bauru

III Seminário da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp - Bauru APLICAÇÃO DE EXAME DE RESPOSTA AUDITIVA DE ESTADO ESTÁVEL PARA AVALIAÇÃO DA ATENUAÇÃO DE PROTETORES AURICULARES James Luizar de Queiroz Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp Bauru

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA

MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA MANUAL PRÁTICO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DO RUÍDO PPRA 1ª edição 2000 2ª edição 2001 3ª edição 2004 4ª edição 2008 5ª edição 2009 6ª edição 2011 7ª edição 2013 8ª edição 2014 9ª edição 2016 TUFFI MESSIAS

Leia mais

ANA LUIZA PEREIRA CAMPOS

ANA LUIZA PEREIRA CAMPOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA FONOAUDIOLOGIA ANA LUIZA PEREIRA CAMPOS Exposição ao ruído e audição dos operários da construção civil da Faculdade de Medicina da UFMG BELO HORIZONTE

Leia mais