Saúde do Trabalhador. Monitoras: Amanda Demarchi Daniele Francine Orientadora e Professora: Maria Isabel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saúde do Trabalhador. Monitoras: Amanda Demarchi Daniele Francine Orientadora e Professora: Maria Isabel"

Transcrição

1 Saúde do Trabalhador Monitoras: Amanda Demarchi Daniele Francine Orientadora e Professora: Maria Isabel

2 Definição: é um conjunto de ações destinadas a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores, submetidos a riscos e agravos das condições de trabalho. Quem pode ter acesso às ações e serviços de saúde do trabalhador? Trabalhadores de zonas rurais e urbanas; Trabalho formal ou informal; Desempregados.

3 Acidente de Trabalho Protege das condições que ocasionem lesão, doença ou morte, podendo ocasionar em redução temporária ou permanente da capacidade de trabalho. O que são acidentes? São eventos agudos que decorrem de situações de risco como: Agentes físicos; Agentes químicos; Agentes biológicos; Organização do trabalho.

4 Classificações dos Acidentes de Trabalho 1. Típico Acidente devido a atividade profissional desempenhada. 2. De trajeto Ocorreu no trajeito habitual do trabalho para casa ou percurso do sindicato para casa.

5 Classificações dos Acidentes de Trabalho 1. Acidentes fatais (ocasionam morte) 2. Acidentes Graves Ex: Menores, acidente ocular, fraturas, traumatismo, eletrocussão, etc.

6 Notificação Compulsória Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT)

7 Notificação compulsória Imediata (24hs): Acidente de trabalho grave, fatal ou em crianças/adolescentes. Semanal: Acidente de trabalho com exposição a material biológico.

8 Demais agravos: Vigilância sentinela

9 Ficha de Notificação/Investigação Padronizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o fluxo do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

10

11

12 Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) Quem preenche? Qualquer pessoa, porém a parte médica, precisa ser preenchida por qualquer MÉDICO. Quando preencher? Se acidente fatal: notifica e investigação imediata (máx de 24h) pela empresa, se trabalhador formal. Se outros acidentes: 1º dia útil após o acidente. 4 vias: ao INSS, ao segurado ou dependente, ao sindicato e a empresa. Ps: Não são consideradas acidentes: doenças degenerativas, endêmicas e doenças que não incapacitem.

13

14 Prevenção dos acidentes de trabalho

15 Doenças Ocupacionais do Trabalho

16 Classificação de SCHILLING I. O trabalho é a causa Ex: pneumoconiose, benzenismo, intoxicações agudas. II. O trabalho é fator de risco Ex: HAS, cancer, doença coronariana. III. O trabalho é um agravante Ex: Asma, dermatite de contato, doenças mentais.

17 Grupo I Pneumoconioses; Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR); Lesão por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbio Osteomuscular Reacionado ao Trabalho (DORT); Intoxicações Exógenas.

18 Pneumoconioses São doenças ocupacionais por deposição de partículas no parênquima pulmonar, que levam a fibrose. Silicose: partículas < 10 µm, >7,5%. Ex: fatiamento de areia, mineração, pedreira. Obs: são predispostos a TB. Asbestose: asbesto ou amianto. Ex: Caixa d água, telha, cimento. Obs: Associação com mesotelioma e cancer de pulmão. Diagnóstico: História ocupacional + RX de tórax.

19 Prevenção das pneumoconioses Não existe tratamento eficaz. Deve-se prevenir... Prevenção Coletiva é mais importante que a prevenção individual! Ex: Ventilação do local é melhor que uso de máscaras, porém EPI deve ser sempre fornecido.

20

21 Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) Lenta, irreversível, bilateral, não progressiva quando sem ruídos, neurossensorial, perda das frequências altas (3,4,6 khz) Piorada por DM / Medicamentos ototóxicos Audiometria: padrão em gota Gota acústica é o entalhe entre as freqüências de 3 a 6 KHz).

22

23

24 Lesão por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbio Osteomuscular Reacionado ao Trabalho (DORT) Movimentos repetidos, monótonos, ritmo intenso, pressão por produção. Vibração e frio intensifica. Ideal: pausa de 10 minutos cada hora.

25

26 Intoxicações Exógenas Agrotóxicos; Inseticidas. Herbicidas; Paraquat levam a lesão pulmonar direta. Medicamentos; Cosméticos; Produtos químicos industriais; Bebidas e alimentos;

27 Exposição aos agrotóxicos Grupos de risco: Trabalhadores da agricultura e pecuária. Trabalhadores de saúde pública. Trabalhadores de firmas desinsetizadoras. Trabalhadores de transporte e comércio dos agrotóxicos. Trabalhadores de indústrias de formulação de agrotóxicos.

28 Inseticidas Organoclorados -> DDT Agem no SNC; Solo fica contaminado por 30 anos. Organofosforados / Carbamatos (Exs: Malathion, Propoxur...) Inibem a acetilcolinesterase, levando a Sd. Colinérgica. Reverte com atropina Porém organofosforados inibem irreversivelmente. Piretróides (Ex: Permetrina) Venenos comuns usados em detetização Efeitos alérgicos, irritação. Neuropatia é rara.

29

30 Grupo II Câncer relacionado ao trabalho: Exposição ao amianto e à sílica; Exposição aos agrotóxicos; Exposição ao benzeno; Exposição à radiação ionizante; Exposição à radiação solar.

31 Exposição ao amianto Há dois tipos de câncer produzidos pela exposição a asbesto: câncer de pulmão e mesotelioma. O mesotelioma é dado pelo desenvolvimento de tumor na pleura ou no peritônio. Alguns estudos evidenciam que o asbesto pode aumentar as possibilidades de câncer em outras partes do corpo, como estômago, intestino, esôfago, pâncreas e rins.

32 Exposição à silica A combinação de inflamação a uma hiperplasia epitelial resultante da exposição à sílica aumenta a semelhança de alterações genéticas associadas a neoplasias. A mortalidade por câncer de pulmão possui risco duas a três vezes maior nos trabalhadores expostos à sílica após o controle por outros fatores, como fumo. risco duas vezes maior de câncer em expostos à sílica quando comparados com a população em geral.

33 Exposição ao benzeno Componentes da gasolina; Usados amplamente como solventes pela indústria química; Principal via de contaminação: inalação. Substância carcinogênica para os humanos e que nenhum limite seguro de exposição pode ser recomendado. Risco de leucemia.

34 Exposição ao cloreto de vinila é a exposição ocupacional ao cloreto de vinila, substância volátil utilizada na polimerização, que resulta no cloreto de polivinila (PVC); Presente nas fábricas de cloreto de vinila ou na produção do PVC (embalagens, tubulações, cartões de crédito, interior de automóveis...); Risco de angiosarcoma hepático.

35 Exposição aos Agrotóxicos Inseticidas: Organoclorados, Organofosforados e Carbamatos e Piretroides Herbicidas Fator de risco por atuação como: iniciadores substâncias capazes de alterar o DNA de uma célula, podendo originar o tumor promotores tumorais substâncias que estimulam a célula alterada a se dividir de forma desorganizada.

36 Exposição à radiação ionizante Carcinogenese por radiações X e gama tem evidencia eidemiológica suficiente. Risco de câncer depende da dose, da duração da exposição, do sexo, da idade em que se deu a exposição e outros.

37 Indivíduos suscetíveis: Que trabalham em indústria nuclear ou em torno de equipamentos que emitem radiação (por exemplo: em instituições médicas ou laboratórios). Várias localizações primárias de câncer (leucemia, mama, tireoide, câncer ósseo, de tecidos moles, do reto, colo do útero e pele) Altas doses de radiação apresentam um risco: Cinco vezes maior para leucemia e câncer de tireoide Dobro do risco para câncer de mama quando a exposição ocorreu antes da menopausa.

38 Exposição à radiação solar Cânceres: melanoma e não melanoma (carcinoma basocelular e espinocelular). Fatores de risco melanoma e basocelular: História familiar de câncer de pele. Pessoas de pele clara, com cabelos ruivos ou loiros Propensão a queimaduras e inabilidade para bronzear. Exposição à radiação UV intermitente Fator de risco para espinocelular: Exposição à radiação UV cumulativa.

39

40 Grupo III

41

Acidente de Trabalho. O que são acidentes? São eventos agudos que decorrem de situações de risco presentes nos locais de trabalho, como:

Acidente de Trabalho. O que são acidentes? São eventos agudos que decorrem de situações de risco presentes nos locais de trabalho, como: MONITORAS: AMANDA DEMARCHI DANIELE FRANCINE ORIENTADORA E PROFESSORA: MARIA ISABEL 2016 Definição É um conjunto de ações destinadas à promoção, à proteção, à recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores,

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA Vigilância em saúde 1. Medicina do Trabalho

MEDICINA PREVENTIVA Vigilância em saúde 1. Medicina do Trabalho MEDICINA PREVENTIVA Vigilância em saúde 1 Medicina do Trabalho Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: CF I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos

Leia mais

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa Segurança do Trabalho na Construção Civil Enga. Civil Olivia O. da Costa Qual a importância da Segurança do Trabalho na Construção Civil? A construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Acidente Típico / Doença Profissional / Doença do Trabalho / Trajeto Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2 Semestre/2015. Ensino Técnico ETEC ANHANQUERA. Professor: Eduardo Moreno de Paula

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2 Semestre/2015. Ensino Técnico ETEC ANHANQUERA. Professor: Eduardo Moreno de Paula PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2 Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Saúde e Segurança do Trabalho Componente Curricular: Prevenção

Leia mais

Falando sobre Câncer e seus fatores de risco

Falando sobre Câncer e seus fatores de risco Falando sobre Câncer e seus fatores de risco Célula Tecido O que é câncer? Agente cancerígeno Órgão Célula cancerosa Tecido infiltrado Como surge o câncer? Citoplasma Núcleo Membrana celular Agente cancerígeno

Leia mais

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA 2 Introdução O câncer representa uma causa importante de morbidez e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas aos pacientes oncológicos, mas que se estendem principalmente

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017

RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017 RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017 Dispõe sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho conforme o disposto na Lei n o 8.213/1991 e sobre a Notificação Compulsória em Unidades Sentinelas conforme Portarias MS

Leia mais

A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria

A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria Agentes Físicos Conceito - São diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,

Leia mais

A Evolução da Questão do Nexo de Causalidade Entre Doença e Trabalho no Entendimento Técnico-Científico, Legal e Normativo Brasileiro

A Evolução da Questão do Nexo de Causalidade Entre Doença e Trabalho no Entendimento Técnico-Científico, Legal e Normativo Brasileiro A Evolução da Questão do Nexo de Causalidade Entre Doença e Trabalho no Entendimento Técnico-Científico, Legal e Normativo Brasileiro Curso de Formação Continuada: Estabelecimento do Nexo de Causalidade

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - I. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO. Lesões Acidentárias - I. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Lesões Acidentárias - I Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado militante

Leia mais

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra de doenças relacionadas ao trabalho Profª. Raquel Barbosa Cintra Acidente do trabalho: definido na lei nº 8.213/91 Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa

Leia mais

I Congresso Sul de Toxicologia Clínico Laboratorial 19 a 22 de maio de 2008 Porto Alegre-RS. ASA/DMPS/FCM/UNICAMP

I Congresso Sul de Toxicologia Clínico Laboratorial 19 a 22 de maio de 2008 Porto Alegre-RS. ASA/DMPS/FCM/UNICAMP I Congresso Sul de Toxicologia Clínico Laboratorial 19 a 22 de maio de 2008 Porto Alegre-RS Efeitos na saúde humana pela exposição aos agrotóxicos Prof. Dr. Angelo Zanaga Trapé ASA/DMPS/FCM/UNICAMP aztrape@fcm.unicamp.br

Leia mais

Regulamenta o fluxo de notificações de agravos à saúde do trabalhador, no âmbito do Estado de São Paulo.

Regulamenta o fluxo de notificações de agravos à saúde do trabalhador, no âmbito do Estado de São Paulo. RESOLUÇÃO SS Nº 63, de 30/04/2009 Regulamenta o fluxo de notificações de agravos à saúde do trabalhador, no âmbito do Estado de São Paulo. O Secretário de Estado da Saúde, considerando: O Artigo 200, inciso

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO I - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO I - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO I - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

REGISTROS EPIDEMIOLÓGICOS DE ACIDENTES DE TRABALHO NA REGIÃO NORTE NO ANO DE 2013

REGISTROS EPIDEMIOLÓGICOS DE ACIDENTES DE TRABALHO NA REGIÃO NORTE NO ANO DE 2013 REGISTROS EPIDEMIOLÓGICOS DE ACIDENTES DE TRABALHO NA REGIÃO NORTE NO ANO DE 2013 Sirlei dos Santos Moraes Hetkowski 1 Ângela Maria de Oliveira 2 Jéssica Guisel Fernandes 3 Maria Inês da Silva Fonseca

Leia mais

14-17 anos 5-13 anos. Faixa etária (anos) Ocupação Outras Ignorada

14-17 anos 5-13 anos. Faixa etária (anos) Ocupação Outras Ignorada Ocupação (N) Acidente de trabalho em crianças e adolescentes com diagnóstico de lesão de traumatismo do punho e da mão (CID, S6-S69), segundo ocupação. Brasil, 27 a 26* 4-7 anos - anos Trabalhador polivalente

Leia mais

Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas Oficiais de Informação e Desafios para Realização de Estudos Epidemiológicos

Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas Oficiais de Informação e Desafios para Realização de Estudos Epidemiológicos Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Centro de Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte PARA SALVAR VIDAS 3232-7969 Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas

Leia mais

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A AGROTÓXICOS

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A AGROTÓXICOS Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador - CGST VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES

Leia mais

Acidente de Trabalho. Ministério da Saúde X INSS. Independe do vínculo. Depende do vínculo. Classificação. Classificação. Documento: SINAN Estatística

Acidente de Trabalho. Ministério da Saúde X INSS. Independe do vínculo. Depende do vínculo. Classificação. Classificação. Documento: SINAN Estatística Acidente de Trabalho Ministério da Saúde X Independe do vínculo INSS Depende do vínculo Carteira assinada Empregada doméstica Segurado especial Classificação Acidente de trabalho Doenças relacionadas ao

Leia mais

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling O que é Câncer Como isso acontece Por que é tão perigoso A proliferação do Câncer O Câncer pode

Leia mais

Campo de Desafios. Môsiris Roberto Giovanini Pereira Médico do Trabalho Mestre em Epidemiologia

Campo de Desafios. Môsiris Roberto Giovanini Pereira Médico do Trabalho Mestre em Epidemiologia Campo de Desafios Môsiris Roberto Giovanini Pereira Médico do Trabalho Mestre em Epidemiologia Compreensão das relações entre trabalho, saúde e doença dos trabalhadores Promoção, prevenção, assistência,

Leia mais

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT Rede e Linha de Cuidado FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES DA SAÚDE (LEI 8.080/90) Moradia Educação Alimentação

Leia mais

ACIDENTE DE TRABALHO

ACIDENTE DE TRABALHO ACIDENTE DE TRABALHO Conselho Federal de Medicina (CFM) RESOLUÇÃO CFM nº 1488/1988 É responsabilidade do médico estabelecer a relação causal ou o nexo técnico entre a doença e o trabalho História clínica

Leia mais

O Benzeno e a Saúde do Trabalhador. Dr. Filipe Pacheco Lanes Ribeiro Médico do Trabalho

O Benzeno e a Saúde do Trabalhador. Dr. Filipe Pacheco Lanes Ribeiro Médico do Trabalho O Benzeno e a Saúde do Trabalhador Dr. Filipe Pacheco Lanes Ribeiro Médico do Trabalho Registro de monitoramento de saúde ocupacional e prevenção de acidentes de trabalho já era relatado na Bíblia, em

Leia mais

Debatedora: Maria Maeno

Debatedora: Maria Maeno Sistemas de Informação e Vigilância em Saúde do Trabalhador: limites e possibilidades nas políticas de prevenção 18/06/2015 Expositores: Jorge Machado Ministério da Saúde Marco Perez Ministério da Previdência

Leia mais

O que é? É um instrumento que representa o grupo e os fatores de risco existentes em um setor de trabalho ou em toda a empresa. Para que serve?

O que é? É um instrumento que representa o grupo e os fatores de risco existentes em um setor de trabalho ou em toda a empresa. Para que serve? MAPA DE RISCO É uma representação gráfica (esboço, croqui ou layout), de uma das partes ou de todo o processo produtivo da empresa, onde se registram os risco e fatores de risco a que os trabalhadores

Leia mais

CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE

CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE P R O F. D R A. S I L V I A R E G I N A S E C O L I P R O F. D R A. M A R I N A S A L V E T T I Escola de Enfermagem da USP Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO CAT/SP EMITENTE 1. Nome do Emitente 3. Data do Registro (dd/mm/aaaa) 2. Contato DADOS DO SERVIDOR ACIDENTADO 4. Nome 5. Sexo ( ) M ( ) F 7. CPF 8.

Leia mais

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Higiene do Trabalho pode ser definida

Leia mais

Audiência Pública ADIn nº Amianto

Audiência Pública ADIn nº Amianto Audiência Pública ADIn nº 3.937 - Amianto MINISTÉRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DEPTº SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL COORDENAÇÃO-GERAL DE MONITORAMENTO BENEFÍCIO Brasília

Leia mais

TRUE AERODISPERSÓIDES. Olá futuros colegas! Tudo bem?

TRUE AERODISPERSÓIDES. Olá futuros colegas! Tudo bem? AERODISPERSÓIDES Olá futuros colegas! Tudo bem? Elaborei este texto com o objetivo de desmitificar estes termos técnicos que às vezes nos assustam! Apesar de os aerodispersóides serem um tema bastante

Leia mais

Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao. genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma

Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao. genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma .Carcinogênese: Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma neoplasia. O processo pelo qual se desenvolvem as neoplasias

Leia mais

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC apresentam Saúde do Trabalhador Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC 1ª parte Ampliando conceitos... Da Medicina do Trabalho à Saúde

Leia mais

Ana Paula Scalia Carneiro Andréa Maria Silveira Larissa Fiorentini Ana Beatriz Araújo Neves Juliana Silva Souto Rocha Luciana Ribeiro de Morais

Ana Paula Scalia Carneiro Andréa Maria Silveira Larissa Fiorentini Ana Beatriz Araújo Neves Juliana Silva Souto Rocha Luciana Ribeiro de Morais DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS AO ASBESTO: EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE REFERÊNCIA ESTADUAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR DE MINAS GERAIS Ana Paula Scalia Carneiro Andréa Maria

Leia mais

Prof. René Mendes Faculdade de Medicina UFMG Belo Horizonte - MG

Prof. René Mendes Faculdade de Medicina UFMG Belo Horizonte - MG Prof. René Mendes Faculdade de Medicina UFMG Belo Horizonte - MG Doenças do Trato Digestivo Relacionadas ao Amianto: Estado da Arte Introdução: Amianto e Doença (Síntese) PULMÃO Asbestose (Fibrose Intersticial

Leia mais

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44 Além do benefício da previdência, o empregado pode requer uma indenização da empresa pelo dano à sua saúde, em razão dela não ter cumprido rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho No Brasil

Leia mais

Perfil de morbimortalidade dos agravos e doenças do trabalho

Perfil de morbimortalidade dos agravos e doenças do trabalho Perfil de morbimortalidade dos agravos e doenças do trabalho Flávia Ferreira de Sousa Fisioterapeuta sanitarista Esp. Saúde do Trabalhador MsC. Saúde Coletiva/Epidemiologia Técnica da Carreira de Ciência

Leia mais

Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos

Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos Dra Ana Paula de O Ramos Setor de Cuidados Paliativos Disciplina de Clínica Médica UNIFESP/EPM 2009 O que é câncer??? Definição - câncer É uma

Leia mais

AO SEU LADO. A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja

AO SEU LADO. A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja AO SEU LADO A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja Referências: Dr Bruno Aquino de Souza CRM 55560 Oncologista Clinico O sol é importante para a saúde, mas nada que é em excesso é saudável.

Leia mais

Vida Você Mulher. O que é. Proteção. Público Alvo

Vida Você Mulher. O que é. Proteção. Público Alvo VIDA VOCÊ MULHER Vida Você Mulher O que é É um Seguro de Vida desenvolvido especialmente para o público feminino, com coberturas e serviços diferenciados. Proteção A segurada conta com coberturas diferenciadas,

Leia mais

Radiação HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SECTOR DA SAÚDE

Radiação HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SECTOR DA SAÚDE Radiação HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SECTOR DA SAÚDE Formador: Eng.º Fernando Almeida Formandas: Ana Matos; Cristina Seixas; Sónia Santos Radiação - Pode ser definida como a propagação de

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR Poliane Mendes Gonçalves Assistente Social do CEREST Regional São Luís Secretária Executiva do FEPETIMA Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico/UFMA Esp. Em Epidemiologia

Leia mais

Radiações. As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em:

Radiações. As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em: Pág 1 Radiações As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em: Radiações Ionizante São as que possuem energia suficiente

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER Felipe Trevisan Radioterapia HCFMRP USP Fevereiro / 2012 Epidemiologia Descritiva Incidência Mortalidade Analítica Estudo das causas das doenças Epidemiologia

Leia mais

Radiólise da água DANO AO DNA CELULAR EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE 16/05/2013

Radiólise da água DANO AO DNA CELULAR EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE 16/05/2013 Radiólise da água rad rad + * H2O H2O + e ou H2O H2O e + ( H O) 2 n eaq + + H2O + H2O OH + H3O H2O* H + OH OH + OH H2O2 H + H H2 Radicais Livres EFEIOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANE DNA é o principal

Leia mais

SIMULAÇÃO DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE PULMÃO

SIMULAÇÃO DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE PULMÃO SIMULAÇÃO DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE PULMÃO Thalhofer, J.L 1., Silva, A.X 1., Rebello, W.F.J 2., Correa, S.C.A 3 ; Reis, J.P 1., Souza, E.M 4., Batista, D.V.S. 5 1 Programa de Engenharia Nuclear UFRJ.

Leia mais

GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS

GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS (7 ª aula) Existem várias unidades que medem diversas características das radiações ionizantes e, também, das substâncias radioativas. 1)ATIVIDADE 2)EXPOSIÇÃO 3)DOSE ABSORVIDA

Leia mais

Síntese do Trabalho/Projeto NOTIFICAÇÃO EM PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO: UM COMPROMISSO PROFISSIONAL E UMA EXIGÊNCIA Tema LEGAL

Síntese do Trabalho/Projeto NOTIFICAÇÃO EM PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO: UM COMPROMISSO PROFISSIONAL E UMA EXIGÊNCIA Tema LEGAL Síntese do Trabalho/Projeto NOTIFICAÇÃO EM PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO: UM COMPROMISSO PROFISSIONAL E UMA EXIGÊNCIA Tema LEGAL Autores DIAS, Daniela I.B.; NUNES, Edilvana C.A.F.; SANTOS, Meire M.M.;

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOTA INFORMATIVA: NOTIFICAÇÃO DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA POR AGROTÓXICOS NO SINAN O Brasil atualmente é o maior consumidor mundial de agrotóxicos,

Leia mais

Carcinogênese Introdução a Oncologia. Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista

Carcinogênese Introdução a Oncologia. Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista Carcinogênese Introdução a Oncologia Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista O que é o Câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento

Leia mais

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Pelas normas regulamentadoras (NR), ruído faz parte dos riscos físicos e ergonômicos (NR 9 e NR 17) Dependendo do seu valor, pode levar

Leia mais

Amianto: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção

Amianto: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção Amianto: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção Tudo o que os Trabalhadores devem Saber 1 1. Introdução 2. O que é o Amianto 3. Tipos 4. Utilização 5. Efeitos para a saúde 6. Exposição 7. Profissões de risco

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02) Oficina 02 Ganhos Rápidos O que é Ganho Rápido (GR)? Resolução em curto prazo, de uma situação perigosa ou que polua o meio ambiente

Leia mais

Fase Pré- Clínica. Fase Clínica HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Fase Pré- Clínica. Fase Clínica HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA niversidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ nstituto de Estudos em Saúde Coletiva IESC urso de Graduação em Saúde Coletiva - Disciplina: Bases Conceituais de Vigilância em Saúde Início da exposição a

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 14 Profª. Lívia Bahia Controle do câncer do colo do útero e de mama na Atenção Básica Controle do câncer da mama O câncer de mama é o mais incidente em

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE O PROJETO DE INFORMAÇÃO, PERFIL DE USO, CONSUMO E AGRAVOS À SAÚDE RELACIONADOS A AGROTÓXICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

RELATÓRIO SOBRE O PROJETO DE INFORMAÇÃO, PERFIL DE USO, CONSUMO E AGRAVOS À SAÚDE RELACIONADOS A AGROTÓXICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO RELATÓRIO SOBRE O PROJETO DE INFORMAÇÃO, PERFIL DE USO, CONSUMO E AGRAVOS À SAÚDE RELACIONADOS A AGROTÓXICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO Jefferson Benedito Pires de Freitas jeffersonpfreitas@uol.com.br Professor

Leia mais

DOENÇAS NÃO-INFECCIOSAS. Delsio Natal USP/FSP/HEP

DOENÇAS NÃO-INFECCIOSAS. Delsio Natal USP/FSP/HEP DOENÇAS NÃO-INFECCIOSAS Delsio Natal USP/FSP/HEP natal@usp.br 1 ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. CONCEITOS 3. SIGNIFICADO ECOLÓGICO 4. QUADRO GERAL 4.1. AGENTES 4.2. FONTES 4.3. SUSCEPTÍVEL 4.4. AMBIENTE 5. PANORAMA

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE O USO DE AGROTÓXICOS E O AUMENTO DO ÍNDICE DE CÂNCER NO BRASIL

A RELAÇÃO ENTRE O USO DE AGROTÓXICOS E O AUMENTO DO ÍNDICE DE CÂNCER NO BRASIL A RELAÇÃO ENTRE O USO DE AGROTÓXICOS E O AUMENTO DO ÍNDICE DE CÂNCER NO BRASIL Vanessa Gabriela Martins Pereira¹, Laísa De Fátima Rangel¹, Karen Dias Ferreira¹, Aparecida Bruna Reis¹, Hadassa Cristina

Leia mais

Coordenação de Epidemiologia e Informação

Coordenação de Epidemiologia e Informação Ano 2, Boletim 4 Janeiro de 2011 INCIDÊNCIA DE NEOPLASIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2008: ANÁLISE DOS DADOS DO REGISTRO DE CÂNCER DE BASE POPULACIONAL Introdução Metodologia Os Registros de Câncer de

Leia mais

SINAN. CID 10 - C80 Neoplasia maligna, sem especificação de localização SINAN

SINAN. CID 10 - C80 Neoplasia maligna, sem especificação de localização SINAN SINAN CID 10 - C80 Neoplasia maligna, sem especificação de localização SINAN Histórico 1775: Percival Pott relatou alta frequência de câncer de bolsa escrotal em limpadores de chaminé em Londres 1965:

Leia mais

SOBREVIVÊNCIA GLOBAL. Doentes diagnosticados em Região Norte

SOBREVIVÊNCIA GLOBAL. Doentes diagnosticados em Região Norte BREVIVÊNCIA GLOBAL Doentes diagnosticados em 2009-2010 Região Norte BREVIVÊNCIA GLOBAL Doentes diagnosticados em 2009-2010 Região Norte CONTRIBUTOS Coordenador do RORENO Dr. Laranja Pontes Responsável

Leia mais

Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário.

Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário. Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário. 1 - Um homem de 50 anos com queixas de fadiga muito acentuada fez um exame médico completo que incluiu RX do tórax. Identificaram-se lesões

Leia mais

Tumores múltiplos em doentes com carcinoma da cabeça e pescoço Serviço de Oncologia Médica do CHLN Hospital de Santa Maria

Tumores múltiplos em doentes com carcinoma da cabeça e pescoço Serviço de Oncologia Médica do CHLN Hospital de Santa Maria Trabalho Retrospetivo Tumores múltiplos em doentes com carcinoma da cabeça e pescoço Serviço de Oncologia Médica do CHLN Hospital de Santa Maria 2010 a 2013 Cecília Alvim 1, David Possidónio 2, Helena

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA. SANTA ROSA RS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA. SANTA ROSA RS. PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA. SANTA ROSA RS. ANEXO AO LAUDO TÉCNICO. PPRA = NORMA REGULAMENTADORA Nº 09 (MTE). (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS). CARGOS E FUNÇOES ANALISADOS APÓS EMISSÃO

Leia mais

TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud Acidente do Trabalho Prof.ª Rosana Abbud Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então - acontecimento infeliz que resulta em ferimento, dano, estrago,

Leia mais

Câncer, uma doença genética

Câncer, uma doença genética veja.com BLOG Letra de Médico Câncer, uma doença genética Com o envelhecimento da população, o câncer se tornou a principal causa de morte. Diferentes fatores podem levar à doença, mas todos alteram as

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO Centro Colaborador em Vigilância aos Agravos à Saúde do Trabalhador JUNHO/ 2016 Edição nº 8, ano VI BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO AGRAVOS À SAÚDE EM GRUPOS DE TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE CARNES NO BRASIL, 2006

Leia mais

7. MORBILIDADE PROFISSIONAL

7. MORBILIDADE PROFISSIONAL 7. MORBILIDADE PROFISSIONAL 7.1. Introdução Em Portugal, existe um sistema de vigilância epidemiológica de doenças profissionais, de base populacional, baseado na notificação obrigatória dessas patologias,

Leia mais

Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia... 1

Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia... 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... PREFÁCIO... IX XI CAPÍTULO 1 Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia.... 1 1.1 CONCEITOS E ELEMENTOS BÁSICOS.... 5 1.1.1 A Substância... 6 1.1.2 O Organismo Afetado....

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

Resumo das Atividades Realizadas Núcleo do Agronegócio 2013 CEREST/SVS/SES-DF

Resumo das Atividades Realizadas Núcleo do Agronegócio 2013 CEREST/SVS/SES-DF Resumo das Atividades Realizadas Núcleo do Agronegócio 2013 CEREST/SVS/SES-DF Atividades desenvolvidas : Palestras educativas (trabalhadores, alunos da UnB, FEPECS, SENAC) Busca ativa de Expostos/ Intoxicados

Leia mais

Arsênio e os efeitos à saúde humana

Arsênio e os efeitos à saúde humana Arsênio e os efeitos à saúde humana Eduardo M. De Capitani Centro de Controle de Intoxicações FCM HC UNICAMP Agente tóxico Organismo vivo DOSE EFEITO TÓXICO 1- FASE de EXPOSIÇÃO Vias de ABSORÇÃO / dose

Leia mais

Interacções da radiação

Interacções da radiação Interacções da radiação Maria Filomena Botelho Radiações ionizantes envolvimento de material radioactivo Emissão de vários tipos de radiação partículas α partículas β radiação electromagnética Capacidade

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 24 Equipamentos de A atividade laboral pode apresentar alguns riscos para a Segurança e Saúde dos trabalhadores. A eliminação dos riscos deve

Leia mais

CÂNCER OCUPACIONAL. entre trabalhadores braçais. ais é maior que entre metalúrgicos, comerciários, rios, artistas e cientistas

CÂNCER OCUPACIONAL. entre trabalhadores braçais. ais é maior que entre metalúrgicos, comerciários, rios, artistas e cientistas Histórico 1775: Pott relatou alta frequência de câncer c de bolsa escrotal em limpadores de chaminé em Londres 1975: Stellman e Daum descrevem que cerca de 3000 novas substâncias são s o introduzidas a

Leia mais

DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído

DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído DDS - PAIR Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Perda auditiva induzida por ruído (PAIR) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília :

Leia mais

ÍNDICE GERAL 2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 157

ÍNDICE GERAL 2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 157 ÍNDICE GERAL 1. ENQUADRAMENTO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO 23 1.1. Enquadramento internacional e comunitário da segurança e saúde do trabalho 25 1.1.1. No âmbito da OIT 27 Convenção 155 da OIT 27 1.1.2.

Leia mais

Noções de Oncologia. EO Karin Bienemann

Noções de Oncologia. EO Karin Bienemann Noções de Oncologia EO Karin Bienemann O Câncer representa uma causa importante de morbidez e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas aos pacientes oncológicos, mas que se estendem principalmente

Leia mais

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO MEIO AMBIENTES DE TRABALHO TRABALHO RURAL SERVIÇOS EM SAÚDE CAT MEIO AMBIENTE DE TRABALHO Meio ambiente de trabalho é todo local onde temos algum trabalhador realizando

Leia mais

Dr. Afrânio:...tenho visto mais casos de Câncer... Qua, 03 de Abril de :35

Dr. Afrânio:...tenho visto mais casos de Câncer... Qua, 03 de Abril de :35 O conceituado e experiente médico Afrânio Gomes Pinto Júnior, numa entrevista exclusiva ao Jornal da Região, analisa e comenta os casos de câncer ocorridos na região nos últimos anos. Há cerca de 12 anos,

Leia mais

Fatores de risco químicos um constante desafio para a Saúde Ocupacional

Fatores de risco químicos um constante desafio para a Saúde Ocupacional Fatores de risco químicos um constante desafio para a Saúde Ocupacional ENCONTRO NACIONAL DE SAÚDE OCUPACIONAL 17 NOVEMBRO 2016 ESTeSL CESALTINA RAMOS Âmbito O número e a diversidade dos fatores de risco

Leia mais

PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO 1- PROVIDENCIAR A ASSISTÊNCIA DE URGÊNCIA / EMERGÊNCIA, ACIONANDO O SAMU OU CORPO DE BOMBEIRO. 2- REALIZAR O PREENCHIMENTO DA FICHA E DEPOIS DE PREENCHIDA

Leia mais

DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO Diagnóstico e critérios de atribuição: Doenças pleurais

DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO Diagnóstico e critérios de atribuição: Doenças pleurais DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO Diagnóstico e critérios de atribuição: Doenças pleurais Eduardo M. De Capitani Disciplina de Pneumologia Departamento de Clínica Médica Faculdade de Ciências Médicas UNIVERSIDADE

Leia mais

Segurança nas Ações de Saúde. Riscos Ambientais

Segurança nas Ações de Saúde. Riscos Ambientais Riscos Ambientais Riscos Ambientais Compreendem os seguintes riscos: Agentes químicos Agentes físicos Agentes biológicos Agentes ergonômicos Riscos de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho São

Leia mais

CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA

CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA NOVEMBRO 2018 O câncer de próstata é o segundo mais prevalente entre os homens e as campanhas de conscientização são fundamentais para discutir o problema

Leia mais

SST Segurança e Saúde no Trabalho. Jeferson Seidler

SST Segurança e Saúde no Trabalho. Jeferson Seidler SST Segurança e Saúde no Trabalho Perigo x Risco Perigo Risco Perigo Atravessar de olhos fechados Atravessar correndo Esperar um bom momento para atravessar Usar uma faixa de pedestres (esperar os carros

Leia mais

PREFEITURA DE MAFRA ESTADO DE SANTA CATARINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N. 003/2012 PROVA: CONHECIMENTOS GERAIS FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA DE MAFRA ESTADO DE SANTA CATARINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N. 003/2012 PROVA: CONHECIMENTOS GERAIS FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR PREFEITURA DE MAFRA ESTADO DE SANTA CATARINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N. 003/2012 PROVA: CONHECIMENTOS GERAIS FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR MÉDICO DO TRABALHO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

Leia mais

Agrotóxicos liberados para pulverização aérea no Paraná

Agrotóxicos liberados para pulverização aérea no Paraná Agrotóxicos liberados para pulverização aérea no Paraná Agrotóxicos liberados para pulverização aérea para soja, por classe, Paraná, 2015 n=304 120 103 100 93 90 80 60 40 acaricida,fungicida acaricida,inseticida

Leia mais

Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Registro do Produto na SUSEP: / Cobertura de Doenças Graves

Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Registro do Produto na SUSEP: / Cobertura de Doenças Graves Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Registro do Produto na SUSEP: 15414.005521/2011-20 Cobertura de Doenças Graves Cláusulas Complementares CAPÍTULO I - OBJETIVO DA COBERTURA Cláusula 1ª. Obedecidas as

Leia mais

Alexandre Dezem Bertozzi..

Alexandre Dezem Bertozzi.. Alexandre Dezem Bertozzi.. Técnico em Telecomunicações; Engenheiro Eletricista, art.8, Confea; Engenheiro Eletrônico, art.9, Confea; Especialista em Engenharia de Segurança e Higiene do Trabalho, art.354,

Leia mais

Programa Nacional de Vigilância dos Acidentes de Trabalho

Programa Nacional de Vigilância dos Acidentes de Trabalho Programa Nacional de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (Proposta em Elaboração) Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 33. Em relação à composição da CIPA, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 33. Em relação à composição da CIPA, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 33 QUESTÃO 17 Em relação à composição da CIPA, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) O empregador designará o presidente. b) Os suplentes são indicados

Leia mais

MESA REDONDA 1: JUSTIFICAÇÃO, OTIMIZAÇÃO NO CONTEXTO DO BONN CALL FOR ACTION E PROBLEMAS ENFRENTADOS

MESA REDONDA 1: JUSTIFICAÇÃO, OTIMIZAÇÃO NO CONTEXTO DO BONN CALL FOR ACTION E PROBLEMAS ENFRENTADOS MESA REDONDA 1: JUSTIFICAÇÃO, OTIMIZAÇÃO NO CONTEXTO DO BONN CALL FOR ACTION E PROBLEMAS ENFRENTADOS Alair Sarmet Santos Presidente CBR (Biênio 2019-2020) Membro da Câmara Técnica CFM Radiologia e Diagnósticos

Leia mais