Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling"

Transcrição

1 Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling

2 O que é Câncer Como isso acontece Por que é tão perigoso A proliferação do Câncer O Câncer pode ter cura Tratamentos existentes

3 O Câncer: no Mundo no Brasil em São Paulo em Homens em Mulheres

4 Fatores de Risco Prevenção do Câncer Hereditariedade Diagnóstico Precoce Sinais de Alerta Espaço para Discussão

5 O que é Câncer Câncer ou neoplasia maligna é o nome dado ao crescimento de células anormais.

6 Como isso acontece Erro no núcleo de uma célula antes normal; Não percebido e corrigido;

7 Se multiplica dando origem a muitas células anormais.

8 Por que é tão perigoso Não desempenham as funções necessárias à sobrevivência; Se multiplicam muito rapidamente; Ocupam o espaço e usam o alimento das células normais;

9 Por que é tão perigoso Se espalham pelo corpo (metástases); Dificultam ou impedem o funcionamento dos órgãos acometidos; Perdem a programação de morte automática.

10 A proliferação do Câncer Localizado; Disseminado; Continuidade; Contigüidade; Sanguínea; Linfática; Implante.

11 A proliferação do Câncer Continuidade

12 A proliferação do Câncer Contigüidade

13 A proliferação do Câncer Sanguínea

14 A proliferação do Câncer Linfática

15 A proliferação do Câncer Implante

16 O Câncer pode ter cura Sim Depende do estágio em que for detectado; Características biológicas; Saúde do paciente; Tratamento.

17 O Câncer pode ter cura Quanto mais cedo o câncer é detectado; maior sua chande de cura menor a agressividade do tratamento 90% de cura na detecção e tratamento precoces.

18 Tratamentos existentes Cirurgias; Radioterapia; Quimioterapia; Hormonioterapia; Isotopoterapia.

19 Tratamentos existentes Cirurgias (localizado /disseminado)

20 Tratamentos existentes Radioterapia (localizado)

21 Tratamentos existentes Quimioterapia (disseminado)

22 Tratamentos existentes Hormonioterapia (células sensíveis)

23 Tratamentos existentes Isotopoterapia (células sensíveis)

24 O Câncer no Mundo 12,4 milhões de casos novos; 7,6 milhões de óbitos;

25 O Câncer no Brasil novos casos; homens; mulheres;

26 O Câncer no Brasil

27 O Câncer no Brasil

28 O Câncer em Homens Brasil

29 O Câncer em Homens São Paulo

30 O Câncer de Próstata novos casos; anos; Silencioso; 90% de cura nos estágios iniciais Falta de informação; Preconceito.

31 O Câncer de Próstata Detecção Precoce - Anual PSA sangue - 40% normal Exame Urológico - toque Lei no de 31/10/1997 Institui a obrigatoriedade da realização de exames de prevenção do câncer de próstata gratuitamente nos hospitais e centros de saúde da rede pública estadual.

32 O Câncer de Próstata Detecção Precoce - Anual 40 anos história familiar 45 anos todos os homens Sintomas: Dificuldade miccional; Aumento da freqüência urinária; Ejaculação com sangue; Sangue na urina; Dor óssea.

33 O Câncer de Próstata Tratamentos disponíveis Cirurgia aberta; Cirurgia Laparoscópica; Cirurgia Robótica; Radioterapia; Braquiterapia (implante de sementes radioativas); Hormonioterapia; Quimioterapia.

34 O Câncer em Homens

35 O Câncer em Mulheres Brasil

36 O Câncer em Mulheres São Paulo

37 O Câncer de Mama novos casos; anos; Silencioso; 90% de cura nos estágios iniciais Falta de informação; Desinteresse.

38 O Câncer de Mama Detecção Precoce Auto-exame mensal 30 anos Exame prof. saúde anual 30 anos Mamografia

39 O Câncer de Mama Detecção Precoce Anual 35 anos história familiar 40 anos todas as mulheres Sintomas: Nódulo à palpação ou inspeção; Retração da pele ou mamilo; Vermelhidão da pele ou mamilo; Coceira da pele ou mamilo; Saída de secreções pelo mamilo.

40 O Câncer de Mama História familiar Mãe ou irmã com Câncer de mama pré menopausa; Antecedente de hiperplasia epitelial ou neoplasia in situ; Suscetibilidade genética; Mãe ou irmã com Câncer de mama pós menopausa; Nuliparidade; Antecedente de hiperplasia epitelial sem atipias.

41 Sinais de Alerta

42 O Câncer de Colo de Útero novos casos; Contato sexual; Silencioso; 100% de cura nos estágios iniciais Falta de informação; Vergonha.

43 O Câncer de Colo de Útero Prevenção Preservativo; Vacina HPV; evitar múltiplos parceiros. Detecção Precoce Anual Papanicolau; Colposcopia.

44 O Câncer de Endométrio e Ovários Pós menopausa; Silenciosos; Sangramento pós menopausal. Ultrassonografia pélvica/transvaginal; Exame ginecológico.

45 O Câncer em Mulheres

46 Fatores de Risco Ambientais; Hereditariedade; Um mesmo fator pode ser risco para várias doenças Vários fatores podem levar a uma mesma doença

47 Fatores de Risco Fatores Ambientais = 80% Hábitos de vida Tabagismo; Alimentação; Ocupação; Álcool; Atividade Sexual; Medicamentos; Ar, água, solo, radiação; etc.

48 Fatores de Risco Tabagismo Boca; Língua; Esôfago; Estômago; Cólon (intestino grosso); Reto; Laringe; Pulmão; Mama; Rins; Bexiga; Próstata.

49 Fatores de Risco Tabagismo Mais de 60 substâncias cancerígenas o Nicotina; o Alcatrão; o Arsênico; o Amianto e níquel; o Benzeno; o Formaldeído; o Acroleína; o Acetona; o Piridina; o Mercúrio; o Níquel; o Tolueno; o Cádmio; o Amônia; o Arsênico; etc.

50 Fatores de Risco Alimentação Esôfago; Estômago; Cólon (intestino grosso); Reto; Mama; Próstata. o Gorduras; o Nitrosaminas (enlatados e embutidos); o Alcatrão (carvão); o Aflatoxina (grãos).

51 Fatores de Risco Ocupação Pele; Pulmão; Seios para-nasais; Bexiga; Rim; Cólon; Medula óssea; Próstata. o Asbesto; o Alumínio; o Arsênico; o Pó de Madeira; o Tintura de cabelo; o Pintura; o Borracha; o Benzeno.

52 Fatores de Risco Álcool Cavidade Bucal; Esôfago; Estômago; Laringe; Fígado; Intestino; Mamas.

53 Fatores de Risco Atividade Sexual Colo de Útero; Língua; Faringe; Reto; Leucemia; Linfoma; Fígado. o HPV; o HIV (CMV, Herpes I e II); o HTLV I e II; o Hepatite B/C.

54 Fatores de Risco Ar, água, solo; Poluição; Medicamentos Individual Fetal - gravidez; Radiação; Solar; Ionizante;

55 Prevenção do Câncer Evitar Fatores de Risco Tabagismo; Alimentação; Ocupação; Álcool; Atividade Sexual; Medicamentos; Água, ar, solo; Radiação; etc.

56 O Câncer no Brasil

57 O Câncer de Pele não melanoma novos casos; 40 anos; Exposição ao sol; Pele, cabelos, olhos claros; Silencioso;

58 O Câncer de Pele não melanoma Sinais Manchas que coçam, descamam ou sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, cor ou forma; Feridas que não cicatrizam; Pintas irregulares, assimétricas, borradas, cores variadas, maiores que 6mm.

59 Sinais de Alerta

60 Hereditariedade Retinoblastoma; Mama; Ovário; Endométrio; Estômago; Próstata; Intestino.

61 Diagnóstico Precoce PSA + Toque retal; Papanicolau + Colposcopia; Mamografia; Ultrassonografia; Exame de Pele;

62 Diagnóstico Precoce Sangue oculto nas fezes + Colonoscopia; Consulta periódica ao médico; Anamnese específica; Exame físico.

63 O Câncer 90% dos cânceres são curáveis se diagnosticados e tratados precocemente!

64 Gratos!

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO Drª Cléria Santiago de Ávila O QUE É O CÂNCER? Câncer é o nome dado a doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que se dividem rapidamente são agressivas

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA

CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA NOVEMBRO 2018 O câncer de próstata é o segundo mais prevalente entre os homens e as campanhas de conscientização são fundamentais para discutir o problema

Leia mais

O que é e para que serve a Próstata

O que é e para que serve a Próstata O que é e para que serve a Próstata A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Está localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. Seu tamanho e forma correspondem a

Leia mais

Falando sobre Câncer e seus fatores de risco

Falando sobre Câncer e seus fatores de risco Falando sobre Câncer e seus fatores de risco Célula Tecido O que é câncer? Agente cancerígeno Órgão Célula cancerosa Tecido infiltrado Como surge o câncer? Citoplasma Núcleo Membrana celular Agente cancerígeno

Leia mais

Carcinogênese Introdução a Oncologia. Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista

Carcinogênese Introdução a Oncologia. Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista Carcinogênese Introdução a Oncologia Curso Básico de Oncologia Igor Moreira Veras Radio Oncologista O que é o Câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento

Leia mais

Tumores múltiplos em doentes com carcinoma da cabeça e pescoço Serviço de Oncologia Médica do CHLN Hospital de Santa Maria

Tumores múltiplos em doentes com carcinoma da cabeça e pescoço Serviço de Oncologia Médica do CHLN Hospital de Santa Maria Trabalho Retrospetivo Tumores múltiplos em doentes com carcinoma da cabeça e pescoço Serviço de Oncologia Médica do CHLN Hospital de Santa Maria 2010 a 2013 Cecília Alvim 1, David Possidónio 2, Helena

Leia mais

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA 2 Introdução O câncer representa uma causa importante de morbidez e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas aos pacientes oncológicos, mas que se estendem principalmente

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER Felipe Trevisan Radioterapia HCFMRP USP Fevereiro / 2012 Epidemiologia Descritiva Incidência Mortalidade Analítica Estudo das causas das doenças Epidemiologia

Leia mais

Vida Você Mulher. O que é. Proteção. Público Alvo

Vida Você Mulher. O que é. Proteção. Público Alvo VIDA VOCÊ MULHER Vida Você Mulher O que é É um Seguro de Vida desenvolvido especialmente para o público feminino, com coberturas e serviços diferenciados. Proteção A segurada conta com coberturas diferenciadas,

Leia mais

Dr. Francisco Carlos Cirurgião Oncológico

Dr. Francisco Carlos Cirurgião Oncológico Dr. Carlos Bulcão Cirurgião Oncológico Dr. Igor Neiva Cirurgião Oncológico CIRURGIÃO ONCOLÓGICO NA LUTA CONTRA O CÂNCER pg. 05 COMO LIDAR COM O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER pg. 08 Dr. Francisco Carlos Cirurgião

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 14 Profª. Lívia Bahia Controle do câncer do colo do útero e de mama na Atenção Básica Controle do câncer da mama O câncer de mama é o mais incidente em

Leia mais

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Colo de útero Endométrio Ovário Sarcomas do corpo uterino Câncer de

Leia mais

AO SEU LADO. Homem que e homem se previne.

AO SEU LADO. Homem que e homem se previne. AO SEU LADO Homem que e homem se previne. Novembro foi escolhido como o mês para conscientizar sobre o câncer de próstata. De tabu a solução, o Novembro Azul tem ajudado milhares de homens a se prevenir

Leia mais

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau Câncer O que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase)

Leia mais

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença Enviado por Link Comunicação 03-Abr-2014 PQN - O Portal da Comunicação Link Comunicação É mito ou verdade? Câncer tem cura?

Leia mais

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção:

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção: Novembro Azul O movimento mundialmente conhecido como Novembro Azul ou Movember visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e tem o bigode como símbolo adotado para

Leia mais

Viva Bem! Cuide da Sua Saúde!

Viva Bem! Cuide da Sua Saúde! Viva Bem! Cuide da Sua Saúde! ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Quanto mais colorida for a sua alimentação, maior a presença de nutrientes no seu corpo e melhor será a sua saúde. 50% - HORTALIÇAS Folhas, como alface

Leia mais

Tratamento Radioterápico do Câncer de Próstata

Tratamento Radioterápico do Câncer de Próstata MONTEIRO, Daniella Santos [1] SANTOS, Domingas Silva dos [2] CARDOSO, Ivanilson dos Santos [3] MARQUES, Kélya Mendes [4] SANTOS, Raone Domingues dos [5] SOARES, Wanessa Danielle Barbosa [6] MONTEIRO, Daniella

Leia mais

Dr. Afrânio:...tenho visto mais casos de Câncer... Qua, 03 de Abril de :35

Dr. Afrânio:...tenho visto mais casos de Câncer... Qua, 03 de Abril de :35 O conceituado e experiente médico Afrânio Gomes Pinto Júnior, numa entrevista exclusiva ao Jornal da Região, analisa e comenta os casos de câncer ocorridos na região nos últimos anos. Há cerca de 12 anos,

Leia mais

Registro Hospitalar de Câncer - RHC HC-UFPR Casos de 2007 a 2009

Registro Hospitalar de Câncer - RHC HC-UFPR Casos de 2007 a 2009 Registro Hospitalar de Câncer - RHC HC-UFPR Casos de 2007 a 2009 Rosa Helena Silva Souza Coordenadora do RHC Distribuição das neoplasias segundo a faixa etária, o sexo e o ano de primeira consulta no HC-UFPR,

Leia mais

Cuidados com a saúde: como prevenir e diagnosticar o câncer

Cuidados com a saúde: como prevenir e diagnosticar o câncer Cuidados com a saúde: como prevenir e diagnosticar o câncer O QUE É? TUMOR Termo empregado originalmente para denominar crescimento causado pela inflamação. Tumor benigno: Massa localizada de células com

Leia mais

PROIBIDA A REPRODUÇÃO

PROIBIDA A REPRODUÇÃO Página 1 Protocolo do Complexo de Regulação do Estado do Rio de Janeiro POP-2000--002 01 1 / Protocolo do SOLICITANTE do SER Página 2 Protocolo do Complexo de Regulação do Estado do Rio de Janeiro POP-2000--002

Leia mais

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Leia mais

Elaboração da Cartilha Aurivania C. Pinheiro. Criação de Artes e Imagens Cristiano Contreiras. Fotografias Tony Santana. Desenhos Donny Santos

Elaboração da Cartilha Aurivania C. Pinheiro. Criação de Artes e Imagens Cristiano Contreiras. Fotografias Tony Santana. Desenhos Donny Santos FICHA TÉCNICA Elaboração da Cartilha Aurivania C. Pinheiro Criação de Artes e Imagens Cristiano Contreiras Fotografias Tony Santana Desenhos Donny Santos Edição / impressão Gráfica Nova Civilização Colaboração

Leia mais

Desafios para a promoção, prevenção e tratamento do câncer: O panorama global e o Brasil

Desafios para a promoção, prevenção e tratamento do câncer: O panorama global e o Brasil Desafios para a promoção, prevenção e tratamento do câncer: O panorama global e o Brasil André Medici Economista de Saúde, Editor do Blog Monitor de Saúde (www.monitordesaude.blogspot.com) ABRALE, São

Leia mais

AO SEU LADO. A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja

AO SEU LADO. A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja AO SEU LADO A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja Referências: Dr Bruno Aquino de Souza CRM 55560 Oncologista Clinico O sol é importante para a saúde, mas nada que é em excesso é saudável.

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS SUS

TABELA DE PROCEDIMENTOS SUS TABELA DE PROCEDIMENTOS SUS QUIMIOTERAPIA PALIATIVA: 03.04.02.015-0 - Quimioterapia Paliativa do Carcinoma de Nasofaringe avançado (estádio IV C ou doença recidivada) C11.0, C11.1, C11.2, C11.3, C11.8,

Leia mais

é p o s s í v e l p rev en i r ânce mitos e verdades

é p o s s í v e l p rev en i r ânce mitos e verdades Câncer é p o s s í v e l p rev en i r O qu eéc ânce mitos e verdades r? v e r P o ã ç en Geraldo Alckmin Governador do Estado de São Paulo Giovanni Guido Cerri Secretário de Estado da Saúde Herman Jacobus

Leia mais

Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos

Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos Indicações de tratamento paliativo em pacientes oncológicos Dra Ana Paula de O Ramos Setor de Cuidados Paliativos Disciplina de Clínica Médica UNIFESP/EPM 2009 O que é câncer??? Definição - câncer É uma

Leia mais

Tumores Malignos do Endométrio

Tumores Malignos do Endométrio Tumores Malignos do Endométrio Francisco José Candido dos Reis Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da F.M.R.P.U.S.P. Conteúdo Estrutura e fisiologia do endométrio Carcinogênese do endométrio Epidemiologia

Leia mais

Curso Técnico em Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem AULA 07 CÂNCER DE COLO DO ÚTERO Sinônimos: Câncer de Cérvice Uterina, Câncer do colo uterino O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE

CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE P R O F. D R A. S I L V I A R E G I N A S E C O L I P R O F. D R A. M A R I N A S A L V E T T I Escola de Enfermagem da USP Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Leia mais

Tratamento (Coquetel Anti- HIV)

Tratamento (Coquetel Anti- HIV) VIROSES 1 2 Tratamento (Coquetel Anti- HIV) inibidores da transcriptase reversa inibidores de protease inibidores de fusão OBS.: Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução

Leia mais

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem medo sobre o assunto com amigas, colegas de trabalho e familiares para que todas possam ter a oportunidade

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 Altera a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, para incluir a pesquisa de biomarcadores entre as ações destinadas à detecção precoce das neoplasias malignas de mama

Leia mais

Ano V Mai./2018. Prof. Dr. André Lucirton Costa, Adrieli L. Dias dos Santos e Paulo

Ano V Mai./2018. Prof. Dr. André Lucirton Costa, Adrieli L. Dias dos Santos e Paulo O Boletim de Abril/2018 apresentou dados referentes ao o Capítulo XV Gravidez, parto e puerpério do CID 10 (Código Internacional de Doenças). Foram analisadas as internações decorrentes de gravidez, parto

Leia mais

Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica?

Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica? Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica? Vigilância porquê? A consulta de rotina, de acordo com as sociedades médicas e científicas, não tem uma periodicidade pré-definida. Esta periodicidade

Leia mais

Realizamos ações durante todo o ano, presenciais e digitais, para levar informação ao maior número de pessoas.

Realizamos ações durante todo o ano, presenciais e digitais, para levar informação ao maior número de pessoas. PALAVRA DA PRESIDENTE Pela estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 80 mil novos casos de câncer de ovário, colo do útero e mama são diagnosticados por ano. Com o objetivo de contribuir

Leia mais

Prevenção do Câncer. Enf.º Prof.ºKarin Scheffel

Prevenção do Câncer. Enf.º Prof.ºKarin Scheffel Prevenção do Câncer Enf.º Prof.ºKarin Scheffel A prevenção primária preocupa-se com a redução do risco ou a prevenção do aparecimento de câncer em pessoas saudáveis. A prevenção secundária envolve os esforços

Leia mais

Aula 07: Câncer de mama

Aula 07: Câncer de mama Instituto Politécnico de Educação Profissional do Ceará Disciplina Enfermagem em Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher Aula 07: Câncer de mama Profa. Karine Moreira de Melo Objetivos da aula Apresentar

Leia mais

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS Vera Lucia Vaccari (veravaccari@uol.com.br) A nomenclatura Doença venérea Vênus (Roma) deusa do amor carnal século XIX até década 1970/1980) DST doença sexualmente

Leia mais

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens,

Leia mais

Prevenção do câncer urológico. Conheça os fatores de risco e saiba quais hábitos podem proteger da doença

Prevenção do câncer urológico. Conheça os fatores de risco e saiba quais hábitos podem proteger da doença Prevenção do câncer urológico Conheça os fatores de risco e saiba quais hábitos podem proteger da doença Índice 03 Introdução 06 A Doença 10 Fatores de Risco 13 Fatores de Risco Alimentação 13 Hábitos

Leia mais

SIMULAÇÃO DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE PULMÃO

SIMULAÇÃO DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE PULMÃO SIMULAÇÃO DO TRATAMENTO DE CÂNCER DE PULMÃO Thalhofer, J.L 1., Silva, A.X 1., Rebello, W.F.J 2., Correa, S.C.A 3 ; Reis, J.P 1., Souza, E.M 4., Batista, D.V.S. 5 1 Programa de Engenharia Nuclear UFRJ.

Leia mais

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente Câncer de Próstata A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata

Leia mais

A.C.Camargo apresenta: A maneira mais gostosa de ser saudável é se alimentando bem.

A.C.Camargo apresenta: A maneira mais gostosa de ser saudável é se alimentando bem. A.C.Camargo apresenta: A maneira mais gostosa de ser saudável é se alimentando bem. Refeições balanceadas auxiliam: A digestão O bom-humor O bem-estar A prevenção de doenças como o câncer A digestão começa

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Cancro da Mama Mama Saudável O cancro da mama é o cancro mais frequente na mulher e, em muitos países, é ainda a sua principal causa de morte. Na população em geral, uma em cada dez mulheres virá a ter

Leia mais

Blumenau, 4º trimestre de Informativo nº 17

Blumenau, 4º trimestre de Informativo nº 17 Blumenau, 4º trimestre de 2016. Informativo nº 17 Prezados Colaboradores, Neste informativo, abordaremos sobre a Campanha contra o Suicídio e também o Combate ao Câncer de Próstata. Acontece em todo o

Leia mais

Câncer: sinais, sintomas e diagnóstico

Câncer: sinais, sintomas e diagnóstico Câncer: sinais, sintomas e diagnóstico ROSA, LM; SOUZA, AIJS; ANDERS, JC; TOURINHO, F; RADÜNZ, V.; ANDRADE, A. E.; BERNDT, L. K Departamento de Enfermagem - Projeto de Extensão: Atenção Oncológica na Atenção

Leia mais

O Cancro da Mama em Portugal. 1 em cada 11 mulheres em Portugal vai ter cancro da mama. Cancro em Portugal 2002

O Cancro da Mama em Portugal. 1 em cada 11 mulheres em Portugal vai ter cancro da mama. Cancro em Portugal 2002 O Cancro da Mama em Portugal 1 em cada 11 mulheres em Portugal vai ter cancro da mama Cancro em Portugal 2002 O Cancro da Mama em Portugal Surgem 4500 novos casos por ano Mas. Com a detecção precoce e

Leia mais

OBESIDADE AUMENTA EM ATÉ 40% RISCO DE SETE TIPOS DE CÂNCER EM MULHERES

OBESIDADE AUMENTA EM ATÉ 40% RISCO DE SETE TIPOS DE CÂNCER EM MULHERES OBESIDADE AUMENTA EM ATÉ 40% RISCO DE SETE TIPOS DE CÂNCER EM MULHERES Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 14-Mai-2015 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 14/05/2015 Estudo

Leia mais

PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO DE USUÁRIOS COM CÂNCER ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO DE USUÁRIOS COM CÂNCER ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM ATENÇÃO E GESTÃO HOSPITALAR NO SISTEMA PÚBLICO

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS, CABEÇA E PESCOÇO, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO DE 2005 A 2015.

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS, CABEÇA E PESCOÇO, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO DE 2005 A 2015. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS, CABEÇA E PESCOÇO, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO DE 2005 A 2015. Ulysses Mendes de Lima; Guilherme Zacarias de Alencar Centro Universitário

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS BANNERS CÓDIGO TÍTULO HORÁRIO 100 CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO MANUSEIO DO CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO EM CRIANÇAS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO 101 RODA DO CUIDAR:

Leia mais

A situação do câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

A situação do câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva A situação do câncer no Brasil Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva O Brasil no Cenário do Câncer no Mundo Principais fatores determinantes Situação do Câncer no Brasil 1 Urbanização

Leia mais

INTRODUÇÃO BOA LEITURA!

INTRODUÇÃO BOA LEITURA! INTRODUÇÃO A mulher é, sabidamente, a que mais procura manter a saúde em dia. Esse cuidado tem início logo na adolescência, com a primeira menstruação. É quando o ginecologista passa a fazer parte da rotina

Leia mais

Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia

Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia Nº Episódios Análise do País 600.000 500.000 400.000 Comparação entre episódios com neoplasias malignas (NM) e restantes patologias da, entradas e saídas

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA Augusto Schneider Carlos Castilho de Barros Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas TÉCNICAS Citologia Histologia Imunohistoquímica/imunofluorescência Biologia

Leia mais

número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RADIOTERAPIA INTRAOPERATÓRIA PARA O TRATAMENTO DE ESTÁDIOS INICIAIS

Leia mais

Coordenação de Epidemiologia e Informação

Coordenação de Epidemiologia e Informação Ano 2, Boletim 4 Janeiro de 2011 INCIDÊNCIA DE NEOPLASIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2008: ANÁLISE DOS DADOS DO REGISTRO DE CÂNCER DE BASE POPULACIONAL Introdução Metodologia Os Registros de Câncer de

Leia mais

Detecção Precoce e Rastreamento Informações para homens

Detecção Precoce e Rastreamento Informações para homens Quem somos Graças ao trabalho de nossos voluntários e de nossa equipe, e à generosidade de nossos colaboradores, a Canadian Cancer Society está abrindo caminhos na luta contra o câncer. A Canadian Cancer

Leia mais

Prevenção e Tratamento

Prevenção e Tratamento Outubro mês do cancro da mama 1 - A PREVENÇÃO FAZ A DIFERENÇA Mama Saudável O cancro da mama é o cancro mais frequente na mulher e, em muitos países, é ainda a sua principal causa de morte. Na população

Leia mais

GUIA DO CÂNCER DE PRÓSTATA

GUIA DO CÂNCER DE PRÓSTATA GUIA DO CÂNCER DE PRÓSTATA CÂNCER DE PRÓSTATA O QUE É? É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo

Leia mais

27 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

27 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER 27 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER Fonte: www.topnews.in/healthcare/diseases/cancer O que é o Câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 2 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica em Radioterapia, o médico

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO.

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. Campo Mourão Qualidade de vida Revisão Técnica Dr. Marlus Volney de Morais CRM 6111 Todos sabem que a vida agitada com trabalho, estudo, família, trânsito, além dos problemas

Leia mais

Finalistas. Câncer: evite sentir na pele

Finalistas. Câncer: evite sentir na pele Redações vencedoras - VI Concurso de Redação Finalistas 1º Lugar Aluna: Flávia dos Santos Oliveira Professora: Rosinete Ferreira Machado Unidade Escolar: E.E. Profº Paulo Francisco de Assis Cidade: Barra

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO.

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. Paraná Qualidade de vida Revisão Técnica Dr. Marlus Volney de Morais CRM 6111 Higiene das mãos Tem como objetivo a remoção dos microrganismos que colonizam as camadas superficiais

Leia mais

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 INTRODUÇÃO Câncer de mama: resultante de proliferação incontrolável de células anormais. Origem:

Leia mais

O FUTURO SEM CÂNCER 2018

O FUTURO SEM CÂNCER 2018 O FUTURO SEM CÂNCER 2018 FUTURO SEM CÂNCER Fundação Dr. Amaral Carvalho Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico Prefeitura Municipal de Jaú Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Educação

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA MESTRADO PROFISSIONAL EM FÍSICA MÉDICA

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA MESTRADO PROFISSIONAL EM FÍSICA MÉDICA Orientações: PROVA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA GABARITO A prova constará de (06) seis questões dissertativas, valendo 30 (trinta) pontos totais. As questões deverão ser respondidas de forma

Leia mais

CÂNCER GASTROINTESTINAL 1

CÂNCER GASTROINTESTINAL 1 CÂNCER GASTROINTESTINAL 1 Augusto Batista Zimmermann 2, Kainã Leandro Guerra Coracini 3, Edea Maria Zanatta Kapp 4 1 Trabalho apresentado para cumprir as exigências do componente curricular Projeto. 2

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 02/ /03/2019

PARECER CREMEC N.º 02/ /03/2019 PARECER CREMEC N.º 02/2019 11/03/2019 Protocolo CREMEC nº 14308/2018. Assunto: EXAME DE MAMOGRAFIA SEM SOLICITAÇÃO MÉDICA. Interessado: Secretário Adjunto da SESA. Parecerista: Cons. Helvécio Neves Feitosa.

Leia mais

Habitualmente, em fases iniciais o câncer de próstata não causa sintomas. Já quando a doença está avançada, o paciente pode apresentar:

Habitualmente, em fases iniciais o câncer de próstata não causa sintomas. Já quando a doença está avançada, o paciente pode apresentar: Câncer de próstata Câncer de próstata O câncer de próstata é o tumor que ocorre na próstata, uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, por onde passa a uretra (canal que conduz a urina desde

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença O cancro do cólon e reto é um dos cancros mais comuns a nível mundial. A maioria está associada à idade avançada e a fatores dietéticos/ambientais e só uma pequena percentagem está associada a fatores

Leia mais

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 1 VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 2 3 Como muitas mulheres, Ângela Helena tem uma vida corrida. Ela trabalha, cuida da família, faz cursos e também reserva um tempo para cuidar

Leia mais

Principais formas de cancro na idade adulta

Principais formas de cancro na idade adulta Rastreio do cancro na idade adulta Principais formas de cancro na idade adulta Cancro do colo do útero Cancro da mama Cancro do cólon Cancro testicular Cancro da próstata SINAIS DE ALERTA O aparecimento

Leia mais

ENIPEC Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária. Os desafios de quem produz

ENIPEC Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária. Os desafios de quem produz Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária Os desafios de quem produz Desafios do homem moderno para manter a sua saúde Prof. Dr. Cervantes Caporossi Prof. Adjunto da UFMT Coordenador do Programa

Leia mais

PELE. Informe-se. Previna-se.

PELE. Informe-se. Previna-se. PELE Informe-se. Previna-se. Sobre o câncer de pele Tumores de pele são os mais frequentes na população brasileira e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados no Brasil mais de 180

Leia mais

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD Todas as mulheres que alguma vez tenham tido relações sexuais estão em risco de ter cancro do colo do útero. É causado pelo Papilomavírus Humano (HPV). É mais frequente a partir dos 30 anos O Cancro do

Leia mais

06 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014 PROGRAMA

06 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014 PROGRAMA 06 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014 PROGRAMA 06/11/14 QUINTA-FEIRA 08:30 08:37 Cerimônia de Abertura 08:37 08:45 Filme em homenagem ao cirurgião oncologista Fernando Campello Gentil 08:45 09:00 Patologia molecular

Leia mais

Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico.

Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico. NÃ Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico. Qual é a frequência do cancro do colo do útero? - A nível mundial, o cancro do colo do útero é muito frequente nas mulheres;

Leia mais

Nivaldo Vieira. Oncologista Clínico

Nivaldo Vieira. Oncologista Clínico Nivaldo Vieira Oncologista Clínico Câncer de Colo de Útero Terceira causa mais comum de câncer das mulheres Desenvolve-se a partir de lesões prémalignas Altamente prevenível Doença das regiões pobres do

Leia mais

TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO

TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO O cigarro contém mais de 4.720 substâncias tóxicas e 43 cancerígenas. 25% das doenças vasculares 45% das mortes por infarto do miocárdio Segundo o Instituto Nacional

Leia mais

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo 1.Gametogênese É o processo

Leia mais

AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO

AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO O QUE SÃO DOENÇAS DSTs SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS? SÃO DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS, FUNGOS, PROTOZOÁRIOS E BACTÉRIAS TRANSMITIDOS DURANTE O ATO

Leia mais

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BE ADRIANA JUSSARA E A ULHER QUE VALIA POR UITAS SAÚDE DA ULHER folder_saude_da_mulher.pdf 2 19/07/16 16:48 Leia o código e assista a história de Adriana

Leia mais

Plano de Ensino da Disciplina

Plano de Ensino da Disciplina Plano de Ensino da Disciplina Disciplina: Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia I Código da disciplina: MOF019 Classificação: Obrigatória Período do Curso: 1º período N.º de créditos: 03 créditos Carga horária:

Leia mais

Câncer de mama atinge cada vez mais mulheres abaixo de 30 anos, dizem especialistas

Câncer de mama atinge cada vez mais mulheres abaixo de 30 anos, dizem especialistas Câncer de mama atinge cada vez mais mulheres abaixo de 30 anos, dizem especialistas g1.globo.com /distrito-federal/noticia/cancer-de-mama-atinge-cada-vez-mais-mulheres-abaixo-de-30-anosdizem-especialistas.ghtml

Leia mais

CÂNCER CÉRVICO-UTERINO

CÂNCER CÉRVICO-UTERINO FACULDADE NOVO MILÊNIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CÂNCER CÉRVICO-UTERINO Alexandre L. P. da Costa Edgard Souto Silva Juliana Merlo Marcélia Alves Marcos Renan Marotto Marques Renato Rosalem Samara

Leia mais

Diferenças no Tratamento do Câncer entre o SUS e a Saúde Suplementar. Dra Karina Costa Maia Vianna Oncologista Clínica- Hospital de Clínicas- UFPR

Diferenças no Tratamento do Câncer entre o SUS e a Saúde Suplementar. Dra Karina Costa Maia Vianna Oncologista Clínica- Hospital de Clínicas- UFPR Diferenças no Tratamento do Câncer entre o SUS e a Saúde Suplementar Dra Karina Costa Maia Vianna Oncologista Clínica- Hospital de Clínicas- UFPR Conjunto de mais de 100 tipos diferentes de doenças Crescimento

Leia mais

Hormonioterapia do Carcinoma de Mama receptor positivo doença metástica

Hormonioterapia do Carcinoma de Mama receptor positivo doença metástica MAMA PROCED. DESCRIÇÃO CID Finali dade At. Prof. Reembolso 0304020346 Hormonioterapia do Carcinoma de Mama receptor positivo doença metástica ou recidivada 1ª linha C50.0, C50.1, C50.2, C50.4, C50.5, C50.6,

Leia mais

Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata.

Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata. Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata. Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Hospital Universitário Antônio Pedro Universidade Federal Fluminense Autor Elisa Carla

Leia mais

NEOPLASIA. Bruno Almeida Costa S4 Membro da Liga do Câncer - UFC

NEOPLASIA. Bruno Almeida Costa S4 Membro da Liga do Câncer - UFC NEOPLASIA Bruno Almeida Costa S4 Membro da Liga do Câncer - UFC Princípios básicos Neoplasia = crescimento novo Desregulação Irreversibilidade Monoclonalidade: Ex: G6PD, receptor de androgênio, cadeia

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA DO PIAUÍ

LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA DO PIAUÍ [Digite aqui] LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA DO PIAUÍ FILIADA À SOCIEDADE BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA EDITAL 01/2018 PROCESSO SELETIVO APLICAÇÃO: 09 DE OUTUBRO DE 2018 CANDIDATO: TELEFONE PARA CONTATO: Não

Leia mais

SOBREVIVÊNCIA GLOBAL. Doentes diagnosticados em Região Norte

SOBREVIVÊNCIA GLOBAL. Doentes diagnosticados em Região Norte BREVIVÊNCIA GLOBAL Doentes diagnosticados em 2009-2010 Região Norte BREVIVÊNCIA GLOBAL Doentes diagnosticados em 2009-2010 Região Norte CONTRIBUTOS Coordenador do RORENO Dr. Laranja Pontes Responsável

Leia mais

NEOPLASIAS OPLASIAS II Onco Onc gê g nese Departamen Depart amen o t de de Micr obiologia Micr obiologia e e Para Pa s ra it i o t l o o l g o ia

NEOPLASIAS OPLASIAS II Onco Onc gê g nese Departamen Depart amen o t de de Micr obiologia Micr obiologia e e Para Pa s ra it i o t l o o l g o ia HPV NEOPLASIAS II Oncogênese Departamento de Microbiologia e Parasitologia Disciplina de Patologia Geral Profª Drª Ana Lucia Rodrigues NEOPLASIA Fatores ambientais (químicos, físicos, biológicos) Fatores

Leia mais

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se!

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! O que é AIDS? Existem várias doenças que são transmissíveis através das relações sexuais e por isso são chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). As mais conhecidas

Leia mais