directório empreenda 06 feira de ideias e financiamento. 2 Projectos seleccionados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "directório empreenda 06 feira de ideias e financiamento. 2 Projectos seleccionados"

Transcrição

1 . 2 Projectos seleccionados

2 .1 Alvimicos Aromasensors Alvimicos 5370 Alvites Mirandela Tel Fax Aromasensors Centro de Investigação do Aroma de Sistemas Vivos, Lda. R. da Saudade, 106, Gafanha da Encarnação, Ílhavo Tel.+ Fax Tel Biotecnologia. Produção, desenvolvimento e comercialização de fungos micorrízicos pioneiros e comestíveis para aplicação em plantas de viveiro e/ou em plantas instaladas no terreno. As plantas de alta performance (PAP) são plantas micorrizadas com fungos micorrízicos, que crescem mais rapidamente e estão em melhores condições para enfrentar situações de stress biótico ou abiótico. A empresa pretende contribuir para a competitividade da agricultura e floresta portuguesa, inovando nos produtos e serviços prestados. Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESAB). Marta Carvalheira Engenheira florestal operacional na organização, gestão e comercialização de plantas micorrizadas. Amândio Esteves Engenheiro técnico florestal operacional na produção de plantas alta performance. Liliana Silva Conhecimentos experimentais na produção in vitro de fungos micorrízicos e técnicas de inoculação de plantas. Biotecnologia. Luminescência de aroma da fruta constitui informação fundamental relativa a cada espécie de fruto e estado de maturação. Com tal conhecimento, é possível caracterizar o estado de amadurecimento/envelhecimento de cada fruto, in vivo e em tempo real. Através da monitorização da luminescência de aroma de um fruto ainda na árvore ou em fase de armazenamento e comparando-a com os parâmetros normais de amadurecimento, os padrões de amadurecimento /envelhecimento são definidos para cada variedade de fruto. A monitorização do aroma dos frutos fornece informação fundamental para a agricultura e indústria alimentar a vários níveis. Em primeiro lugar, para os produtores, no terreno, é essencial a determinação do momento ideal para a colheita. Em segundo lugar, no período de armazenamento, a qualidade do produto pode ser avaliada pelo nosso sensor. As condições ideais de armazenamento podem ser determinadas de forma não destrutiva para cada produto e numa fracção de segundo. Os objectivos deste projecto são o desenvolvimento de um instrumento portátil, baseado no sensor inovador de luminescência de aroma, que fornecerá informação relativa à maturação e controlo visual em correlação com conteúdo de açúcares e grau de dureza. Pretende-se ainda o desenvolvimento e integração de sensores de humidade e da temperatura para o controlo da qualidade em diversas áreas de negócio, nomeadamente agrícola, construção ou indústria. Procter & Gamble Technical Centers Limited ( Hamamatsu Photonics Opto electronic solutions ( Infaimon Especialistas em visão artificial ( Alexander A. Kharlamov Doutorado em física desde Fundador e director da Aromasensors. Criador do método de controlo da qualidade da fruta através da luminiscência do seu aroma (akh@aromasensors.com).

3 . 2 ASITech, Ambiente Assoc. Cultural e Recreativa do Soutelo Departamento de Engenharia Química Universidade Coimbra Pólo II, Coimbra Tel adrian@eq.uc.pt Associação Cultural e Recreativa de Soutelo Soutelo Mogadouro Tel Fax Ambiente. A ideia de negócio da ASITech consiste na comercialização de tecnologias avançadas de tratamento de efluentes líquidos assentes em fortes conhecimentos científicos. O produto é deste modo constituído por um conjunto inovador de serviços de investigação, desenvolvimento e engenharia, assim como a própria implementação dos sistemas de tratamento, exclusivos para o problema específico de cada cliente. Alguns dos processos que serão tidos como base no produto final a ser comercializado pela ASITech são: Fotocatálise e sonofotocatálise implementando a luz solar para excitar um catalisador sólido económico e não tóxico; Ozonólise; Processo de Fenton onde se utiliza uma mistura catalítica fortemente oxidante; Oxidação catalítica húmida por meio de ar a altas temperaturas e pressões. Turismo/Cultura. Trata-se de produzir peças de artesanato de linho feito na sua forma tradicional, e comercializá-las para todo o país e estrangeiro. IEFP, ACISM. A ACRSoutelo é uma associação sem fins lucrativos que desde 1999 tem vindo a manter a tradição e cultura do linho, desde a sementeira ao produto final feito em teares artesanais (associacaocultural@sapo.pt). A Universidade de Coimbra. Adrián M. T. Silva Investigador auxiliar no Laboratório de Catálise e Materiais da Universidade do Porto. Doutorado em engenharia química pela Universidade de Coimbra, especialidade de reactores químicos aplicados à engenharia ambiental. Rui C. C. Martins Licenciado em engenharia química e Doutorando da Universidade de Coimbra em processos catalíticos envolvendo ozono para tratamento de efluentes. Ana C. M. Oliveira Licenciada em engenharia química pela Universidade de Coimbra, tendo efectuado trabalhos na área da oxidação catalítica húmida. Desde 2005, desempenha funções ao nível do controlo e produção numa fábrica de bio-combustíveis.

4 .3 BaseTec Biotempo Incubadora da Universidade do Porto Tel Biotecnologia. A BaseTec surge da reunião de conhecimentos e competências tecnológicas em diferentes áreas científicas (química, microbiologia, farmacologia /toxicologia, alimentar). O objectivo é satisfazer as necessidades sentidas por várias entidades e empresas dos sectores químico, farmacêutico, bens de consumo quotidiano (ex: cosméticos, produtos de limpeza e detergentes) e alimentar. Pretende-se disponibilizar produtos inovadores, nomeadamente através de síntese direccionada, análises químicas e biológicas, controlo e validação de processos analíticos, verificação da autenticidade de produtos, formação, assessoria e consultadoria em I &D e sistemas de qualidade. Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto. Área Químico-Farmacêutica: Fernanda Borges Prof.ª auxiliar agregada. Jorge Garrido Prof. adjunto. Área Microbiológica: Luísa Vieira Peixe Prof.ª associada agregada. Área Farmacológica e Toxicológica Carmen Diniz Prof.ª auxiliar. Paula Fresco Prof.ª auxiliar. Área Alimentar: Isabel Ferreira Prof.ª auxiliar agregada. Biotempo, Lda Pr. Camilo Castelo Branco, 6, Braga Tel F Biotecnologia. A Biotempo comercializa conhecimento sob a forma de venda de tecnologia, desenvolvida em colaboração com os principais centros de investigação em Biotecnologia do país, formação avançada e consultoria especializada. Probatio: Maior unidade piloto da Península Ibérica, exclusivamente dedicada ao desenvolvimento, teste e demonstração de novos processos industriais para produção de químicos por métodos Biológicos. A construção da unidade piloto Probatio permitirá à Biotempo afirmar-se como empresa de referência, a nível europeu, na produção de novas (bio)tecnologias. A Biotempo procura um parceiro financeiro para investir na unidade piloto Probatio e posteriormente em novas unidades industriais resultantes dos projectos de I&D que venham a ser bem sucedidos. Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia (do qual se destaca o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. Instituto de Biotecnologia e Química Fina/Lisboa do Instituto Superior Técnico), Instituto Politécnico de Bragança. promotoras. Promotoras: Lígia Rodrigues Doutoramento em engenharia química e biológica. Isabel Rocha Doutoramento em engenharia química e biológica. Ana Nicolau Doutoramento em engenharia química e biológica. Gestor do projecto: Nuno Faria Doutoramento em engenharia química.

5 . 4 Central Call Colas Biomédicas Edif. ICAT Fac. Ciências Univ. Lisboa, Campo Grande Lisboa Tel comercial@central-call.com Desenvolvimento e comercialização de serviços (web based) em voz sobre IP. Amanhã já não serão necessários operadores de telecomunicações. Qualquer pessoa irá fazer chamadas tal como hoje se mandam s. Por isso mesmo, irão surgir novas necessidades: mobilidade, personalização e integração. É essa plataforma de serviços que nos propomos desenvolver. ICAT Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia, Fac. Ciências Univ. Lisboa. Paulo Soares Empreendedor, especialista em análise e arquitectura de tecnologias de informação e telecomunicações. Carlos Cortes Licenciatura em gestão ISCTE. TecMinho (KTO of Universidade do Minho) Universidade do Minho Campus de Azurém Guimarães Tel Fax kto@tecminho.uminho.pt Saúde e Medicina. Os cianoacrilatos têm sido bastante utilizados nos últimos anos como colas médicas, substituindo a clássica sutura que por vezes se revela dolorosa e pode deixar marcas nos pacientes. Além de um melhor efeito estético resultante, menor dor e incómodo do paciente, permite ainda um menor período de recuperação, reduzindo a necessidade de visitas pós-operatórias, o que claramente favorece o uso de colas médicas junto dos pacientes e dos profissionais de prestação de cidados de saúde. O principal impedimento à generalização desta técnica é o elevado custo associado às colas médicas que apresentam melhor biocompatibilidade e flexibilidade. Através de um inovador processo de produção, é possível obter os cianoacrilatos de uma forma mais rápida, simples e menos poluente. Os produtos obtidos serão em tudo idêntico aos melhores do mercado, mas com a grande vantagem de terem menos custos. Podem ser aplicados em incisões e lacerações individualmente ou utilizados em conjunto com suturas profundas. A equipa responsável por esta tecnologia inclui competências nas áreas científica e de gestão. Foi submetido um pedido de patente associado a esta tecnologia. TecMinho Departamento de Transferência de Tecnologia, Marta Catarino Exploitation Manager, COTEC/COHITEC. Zlatan Zlatev Dentchev Professor auxiliar no Departamento de Engenharia de Polímeros da U. Minho. João Carlos Ramos Nunes Marcos Professor auxiliar no Departamento de Química da U. Minho. Sara Silvério Bolseira de investigação na U. Minho. António Camaz MBA na Escola de Gestão do Porto.

6 .5 Connect Log Douro, Fundação Museu da Moto Histórica do Douro Edif. ICAT Fac. Ciências Univ. Lisboa, Campo Grande Lisboa Fundação Museu da Moto Histórica do Douro CMA Praça da República, Armamar Tel Sistema de planeamento para operadores logísticos, de courier e de transportes em real time. Desenvolvimento e comercialização de um sistema de planeamento em Transportes, focado na componente específica de planeamento, em modo real time. Este sistema assenta em necessidades já identificadas nas empresas de transportes, sistematizando e facilitando as tarefas do gestor de frota, cujo conhecimento empírico é decisivo para o sucesso das operações diárias de transporte. Unidade de Investigação Operacional do ICAT/FCUL, Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Carlos Pastorinho Cortes Licenciado gestão e MBA, consultor em logística, estratégia e área financeira. Jorge Bento Licenciado informática de gestão, especialista em gestão de projectos de desenvolvimento TI s. Luís Pereira Especialista em redes e administração de sistemas, experiência de projectos em transportes e logística. Paulo Soares Consultor sénior em análise e arquitectura de TI s, direcção de projectos em transportes e logística. Rita Portugal Doutoramento em investigação operacional pela FCUL, especialista em transportes. Pinto Paixão Doutoramento pelo Imperial College London, prof. catedrático da Fac. Ciências da Univ. Lisboa. Turismo e Cultura. O Complexo MMHD visa dotar a região duriense de um pólo de desenvolvimento, actividade científica e lúdica que seja, na prossecução destes objectivos, um elemento estruturante no desenvolvimento sustentado da região: museu da moto escola de ofícios centro de negócios clínica de fisioterapia hotel auditório mediateca/centro documentação posto de abastecimento speedpoint (realidade virtual) restaurante galeria gastronómica bares temáticos lojas Marcas mundiais, universidades, museus, autarquias, coleccionadores, associações. José Amadeu Alvim Peixe > Eng. Civil, Presidente da Fundação MMHD (amadeu.peixe@gmail.com). Sérgio Lira PhD Museum Studies (U. Leicester U.K. ), Univ. Fernando Pessoa (slira@ufp.pt).

7 . 6 Dreambyte Dunas Vivas R. do Vale Sepal, 20, R/C, Loja 24, Urb. Planalto Leiria O Galeno é um software inovador de gestão clínica que nasceu de uma necessidade específica sentida pelo sector médico, resultante da dificuldade em encontrar um programa informático que permita conciliar a gestão administrativa com o apoio ao diagnóstico clínico, independentemente da sua área de actuação. O software de gestão clínica Galeno é composto por uma plataforma transversal aos vários grupos, e por um sistema modular que permite ao potencial adquirente a escolha unitária das especialidades que mais lhe convêm. A Dreambyte tem mais para lhe oferecer. Pergunte-nos o quê... A Dreambyte tem vindo a estabelecer protocolos/parcerias com várias entidades/empresas de I&D, destacando-se uma relação muito próxima com a E.S.T.G./IPL, Centinfe, Infarmed e um laboratório farmacêutico. Gestão administrativa/comercial: Rui Alexandre Reis Licenciado gestão de empresas (rui@dreambyte.pt). Gestão técnica: Pedro Gonçalo Alves Licenciado Engenharia Informática (pedro@dreambyte.pt). Dunas Vivas Paulo Alexandre de Almeida Flores Rua da Junqueira, 73, Lj. 9, Póvoa de Varzim Tel pflores@sapo.pt Ambiente. O projecto consiste num inovador sistema de regeneração de dunas reutilizando pneus velhos. Este sistema proporciona a reutilização de pneus velhos, evitando a sua potencial acção poluidora no meio ambiente, tornando-os um mecanismo simples de criação de novas dunas. O projecto Dunas Vivas garante resultados superiores na regeneração das dunas, em relação aos métodos actuais e tradicionais, sem necessidade de plantio da flora dunar, sem custos ambientais, e com um custo monetário muito inferior. Garante a plena regeneração dunar, de uma forma natural e praticamente sem intervenção humana. Institutos ligados à natureza e ministérios nacionais e estrangeiros. Paulo Flores Costa Rei Telmo Andrade Milena Dneboská Santos Costa

8 .7 Easy Read Ecoalgae Rute Violante/Virgílio Afonso Beatriz Indústria. Suporte de livros para a cama, com braço articulado direccionável, que se aplica na cabeceira da cama, vindo até onde a pessoa necessitar. O braço é ligado a um suporte plano (idêntico aos das pautas de música), suporte este que terá uma pequena aplicação com uma luz pequena e uma patilha de cada lado para segurar e marcar as páginas do livro. A grande mais valia deste suporte é o braço (mola) articulado e o facto de ser aplicado à cabeceira de qualquer cama. Esta peça permitirá uma leitura fácil livre de dores de braços, coluna, etc. O leitor pode colocar o livro em qualquer posição/perspectiva sem que tenha de lhe sentir o peso... todo o peso do livro será suportado pela Easy-Read. Esta peça poderá ser fabricada em vários materiais, designs e cores, adaptando-se a diferentes pessoas, locais ou finalidades. Consequentemente, o público-alvo será abrangente, uma vez que o produto pode ser útil em hospitais, farmácias, hotéis, livrarias, lojas de decoração, lojas de crianças, etc. Nota: A criação do objecto não dependerá de um processo de produção total e independente, uma vez que pretende recorrer a outras indústrias para obter os diferentes componentes, necessitando apenas do processo de montagem (ligação das peças umas às outras). Rute Violante Licenciada em ciências da comunicação UBI, Pós-Graduação em ciência política ISCTE. Finalista nacional em concurso europeu de empreendorismo Euroawards. Finalista em concurso de empreendorismo da AIESET (Setúbal). Virgílio Afonso Beatriz Curso profissional de técnico de comunicação EPCI, licenciatura em marketing e publicidade IADE, curso de design gráfico ETIC. R. Prof. António Rocha, Vila Nova da Telha Tel Fax geral@ecoalgae.com Biotecnologia. Cultura de microalgas com aproveitamento de gases de combustão e desenvolvimento de fotobioreactores, tendo em vista a redução das quantidades de CO2 emitido pelas indústrias. Comercialização de microalgas para diversas utilizações. As microalgas são sistemas biológicos que permitem transformar CO2 em matéria orgânica, utilizando como fonte de energia a radiação solar. Devido à sua grande plasticidade metabólica, as microalgas são capazes de produzir substâncias de grande interesse económico, ácidos gordos polinsaturados, proteínas, carotenóides e enzimas únicas, para além de serem um alimento imprescindível na produção aquícola. Existem em Portugal condições climáticas e ambientais muito favoráveis em comparação com os restantes países europeus para a produção em grande escala de microalgas. Parcerias estratégica Empresas inseridas no mercado do carbono. Tiago Mendes Licenciado em microbiologia, projecto de tratamento de efluentes com microalgas e aproveitamento de biomassa. Actualmente coordenador ambiental e da qualidade. Teresa Lencastre Licenciada em engenharia do ambiente. Vítor Ferreira Engenharia electrotécnica.

9 . 8 Enersky FlyMaster Avionics Instituto Pedro Nunes, Rua Pedro Nunes, Coimbra Tel Fax Sede R. dos Pereirões, 485 A, Tocha FlyMaster Avionics R. Padre Américo, 138, 3-D, S. João da Madeira Tel nbg@isep.ipp.pt Energia. O e-biogás visa a instalação, exploração operacional e manutenção de um sistema de tratamento de efluentes através da biodigestão anaeróbica, com a possibilidade de aproveitamento energético do biogás, em explorações/indústrias agro-pecuárias. Distingue-se no mercado pela simplicidade, eficiência, adaptabilidade e a óptima relação custo/ /qualidade. Em primeira análise, a sua implementação soluciona os graves problemas ambientais do mau ou não tratamento dos efluentes, tais como: Emissão para a atmosfera de CH4 (GEE 21 vezes mais nocivo que o CO2); Inquinação de linhas de água e/ou lençóis freáticos; Proliferação de agentes patológicos causadores de doenças a pessoas e/ou animais; Maus cheiros, insectos, etc O biogás, de elevado valor energético (semelhante ao Gás Natural), pode ser convertido em energia térmica e/ou eléctrica. Protocolos de parceria com: empresa fornecedora dos equipamentos e proprietária da patente no estrangeiro; o proprietário da exploração agro-pecuária onde está prevista a instalação da unidade piloto; IPN Instituto Pedro Nunes: apoio na gestão. Nuno Giraldo Torres Licenciado em engenharia mecânica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Gestão/elaboração de projectos e acompanhamento técnico (giraldo.torres@enersky.com). Paulo Breda Licenciado em engenharia mecânica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Responsável pela gestão da área de negócio (paulo.breda@enersky.com). Electrónica. A missão da Flymaster Avionics consiste em conceber e comercializar software e equipamentos electrónicos de apoio à pilotagem em aviação desportiva e voo livre. Os equipamentos integram diversos sensores ambientais, sistemas de navegação e comunicação, e tiram partido do enorme poder de processamento e baixo custo da computação portátil actual. A integração do equipamento com software de elevada prestação, a correr em computadores portáteis, permite distinguir os produtos da concorrência, através de características de flexibilidade, operacionalidade, portabilidade e inovação. Os produtos Flymaster destinam-se ao mercado mundial, com ênfase numa primeira fase na Europa Central, Ásia e América do Sul. Nuno Gomes Professor Adjunto do Departamento de Electrotecnia do Instituto Superior de Engenharia do Porto e Investigador do Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD). Cristiano Pereira Administrador da empresa Imediata Sistemas Multimédia, S.A.. Larga experiência na gestão de equipas de I&D e no desenvolvimento de software. Francisco Nunes Especialista no desenvolvimento, verificação e validação de placas de circuito impresso e equipamentos e processos de teste durante o processo de fabrico.

10 .9 Gene PreDit Gistojo Parque Tec. de Cantanhede, Núcleo 4, L Cantanhede Tel Fax genepredit@genepredit.com.pt Biotecnologia. O objectivo da Gene PreDiT é, numa fase inicial, comercializar alguns dos testes médicos personalizados mais avançados disponíveis a nível internacional. Para isso, a Gene Pre- DiT já realizou contactos e tem na sua carteira dois tipos de testes vocacionados para familiares de doentes oncológicos (testes preditivos) bem como testes para os próprios doentes oncológicos (testes de prognóstico). A Gene PreDiT pretende também criar um grupo de investigação, com o objectivo de estabelecer uma metodologia que permita a identificação de factores de risco genético/metabólicos para doenças com elevada incidência a nível mundial. Inicialmente, e de modo a provar o modelo idealizado, a Gene PreDiT pretende estudar a obesidade, uma das doenças com maior incidência nos países desenvolvidos, e que é uma das maiores causas de ataques cardíacos, diabetes e hipertensão. BiocantPark. Joana Branco Licenciada em bioquímica pela Universidade de Coimbra e a terminar o doutoramento numa colaboração entre a Universidade do Porto e Baylor College of Medicine, EUA. Nuno Faustino Licenciado em biologia, mestre em microbiologia molecular pela Universidade de Aveiro e doutorado pela Universidade do Porto em colaboração com Baylor College of Medicine, EUA. joamilcar@gmail.com Ambiente. A empresa tem como core business a prestação de serviços de desmatação/desbaste e a comercialização de estilha pintada, contribuindo para a eficiência do sistema de prevenção de incêndios florestais. A Gistojo assenta o seu modelo de negócio na realização de empreitadas florestais, e ainda levantamentos topográficos, tendo em vista a elaboração de cadastros rurais, censos de arboricultura e viticultura, bem como a prestação de serviços de consultadoria florestal. RSF Resíduos Sólidos Florestais É um produto natural, composto por sobrantes das operações de desbastes, ou seja por ramos, ponteiras ou varas das espécies silvícolas de pinheiro e eucalipto, que se venderá no terreno a intermediários de centros de biomassa, ou directamente a pólos de reciclagem, centrais de biomassa, cimenteiras e centrais de compostagem. Estilha decorativa Parte dos RSF serão aproveitados para a produção de estilha, a ser decorada com tinta ecológica, não residual. Depois de seca, a estilha ficará pronta para ser usada na decoração de espaços verdes e jardins, nomeadamente através da técnica de mosaicultura, isto é, combinação de cores e plantas. Esta técnica conhece, actualmente, no mercado dos espaços verdes e jardinagem, grande expansão, indo ao encontro do conceito de jardim seco. Parceiros Estratégicos Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. João Amílcar Torres Correia Bacharel ciências agrárias ESAC, experiência de 10 anos em consultoria agrária, experiência empresarial de 2 anos no sector da restauração.

11 . 10 Gradientes Funcionais (FMG) Homepage TecMinho (KTO of Universidade do Minho) Universidade do Minho Campus de Azurém Guimarães Tel Fax Química e Materiais. A maioria dos componentes de mecanismos são sujeitos a diferentes condições em diferentes partes, quer em condições de carga, químicas ou de temperatura. Assim, um único componente deve ter uma composição química diferente em cada uma das partes, resultando em propriedades diferentes (mecânicas, físicas, tribiológicas, etc...) Esta tecnologia permite obter um único componente com composição química e propriedades completamente diferentes em diferentes partes. O componente obtido é uma peça única, sem soldadura ou fios de ligação. A necessidade de o mesmo produto/ferramenta ter diferentes propriedades em diferentes secções pode afectar muitas áreas. Desta forma, os FGMs oferecem um leque alargado de aplicações onde as condições de operação são severas para determinadas partes do componente, tais como: Escudos de calor de foguetões; Tubos e componentes de troca de calor; Geradores termoeléctricos; Componentes de mecanismos de calor; Juntas eléctricas isoladoras de metal/cerâmica; Etc. Foi submetido um pedido de patente associado a esta tecnologia. TecMinho Departamento de Transferência de Tecnologia. Marta Catarino Exploitation Manager, Artejóia, Ouropa. Estrada da Torre 14 lj., Carcavelos Tel O Webvision permite a cidadãos com necessidades especiais no campo da visão o acesso a publicações impressas, usando um telemóvel de 3ª geração, de forma a converter automaticamente o texto em formato áudio usando a Internet. Este serviço poderá ser usado globalmente em qualquer um dos 22 idiomas já disponíveis e simultaneamente traduzir o texto lido. Pretende implementar o serviço internacionalmente, inicialmente na Península Ibérica, alargando-se de seguida a toda a Europa. Operadores de comunicações móveis. Miguel Ribeiro MBA Universidade Autónoma Lisboa, Formação em informática Universidade Autónoma Lisboa, Especialização Web development San Jose, California. Sandra Brito Pereira Licenciada em direito na Faculdade de Direito de Lisboa, MBA da Universidade Nova de Lisboa, mestre em economia na Universidade Nova de Lisboa, doutoranda em Organisational Change, University of Hertfordshire (UK), ISPA e UNL. Gonçalo Mendes Licenciatura em gestão de empresas na Universidade Lusíada, MBA University of Rochester, Rochester, New York. Filipe Samuel Correia Pereira Silva Professor auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica da U. Minho.

12 .11 I-Vision Kiosk 21 TecMinho (KTO of Universidade do Minho) Universidade do Minho Campus de Azurém Guimarães Tel Fax Luís Manuel Chéu Líbano R. de Almorode, 185 A1 - Piso 1, Maia Tel F comercial@eudorasoftware.com Saúde e Medicina. A cirurgia laser ocular tornou-se praticamente rotina, mas a aparente simplicidade deste procedimento de 15 minutos para correcção da miopia pode induzir em erro. Há vários factores que podem afectar o sucesso deste tipo de procedimento (sendo o mais comum a cirurgia tipo LASIK), e que pode causar vários problemas pós-operatórios de minimização da qualidade ou mesmo perda da visão. Um conhecimento preciso da córnea é essencial para assegurar o sucesso da cirurgia laser e para a monitorização das condições pós-operatórias. A equipa I-Vision oferece uma solução de mapeamento da córnea mais rápida, precisa e eficiente do que as soluções actuais, sendo particularmente relevante por permitir que pacientes que possuem irregularidades no formato ou espessura da córnea, difíceis de caracterizar, possam aceder em segurança a este tipo de cirurgia. A solução I-Vision permite reduzir o número de repetições de ensaios de 40% para um valor residual (1%) e a taxa de rejeição e necessidade de nova cirurgia de 10 para 5%, aumentando claramente a produtividade clínica e reduzindo o incómodo para o paciente. Foi submetido um pedido de patente associado a esta tecnologia. O Kiosk 21 é uma estação de revelação e reprodução fotográfica digital, concebida para uma utilização totalmente autónoma. A estação digital Kiosk 21 permite rentabilizar mais os espaços comerciais, tais como: cafés, esplanadas, restaurantes, hotéis, centros de exposições, centros de negócios, quintas, locais de eventos, gares e todos os locais de tráfego de pessoas. O Kiosk 21 revela as fotografias dos telemóveis, máquinas fotográficas digitais, cartões de memória, pen s e até copia e reproduz cd s e dvd s de uma forma muito simples. Pretendemos captar investidores. Apenas nos falta maiores e melhores formas de fazer chegar a mensagem sobre os nossos produtos ao mercado. Luís Líbano Experiência na área das novas tecnologias. João Vieira Experiência na área das novas tecnologias/desenvolvimento. TecMinho Departamento de Transferência de Tecnologia, Marta Catarino Exploitation Manager, COTEC/COHITEC. Sandra Maria Braga Franco Professora auxiliar no Departamento de Física da U. Minho. José Manuel Martins Borges Almeida Professor catedrático do Departamento de Física da U. Minho. Paulo José Guimarães Garrido Professor associado do Departamento de Electrónica Industrial da U. Minho. Manuel João Sepúlveda Mesquita Freitas Professor auxiliar do Departamento de Electrónica Industrial da U. Minho. Mário Filipe Araújo Gonçalves Lima Professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da U. Minho.

13 . 12 Lumisense Lusobait LumiSense Edifício ICAT, Campus da FCUL, Campo Grande, Lisboa Tel Biotecnologia. LumiSense é um projecto empresarial na área da biotecnologia, com o objectivo de produzir e comercializar biossensores ópticos, baseados nas propriedades únicas de um novo polímero. Os biossensores LumiSense terão capacidade para detectar compostos químicos de interesse em matrizes complexas, com uma elevada sensibilidade e especificidade. A LumiSense irá produzir biossensores incorporados em instrumentos verdadeiramente portáteis, os biossensores Vinsense, especialmente direccionados para a área de produção, sem geração de resíduos e fáceis de usar por pessoal não especializado. A actividade da LumiSense focar-se-á numa primeira fase na indústria vitivinícola. Este projecto foi 1º Prémio do concurso VECTORe. Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT). Produtores de vinho nacionais e laboratórios de análises. António Cascalheira Doutoramento em química-física (antonio.cascalheira@icat.fc.ul.pt). Miguel Freitas Doutorando em química, na área de biossensores (jfreitas@icat.fc.ul.pt). Nuno Melo Licenciado em engenharia industrial (nunomelo@gmail.com). Em desenvolvimento no Centro Reg. para a Inovação do Algarve, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, Faro lusobait@gmail.com Biotecnologia A Lusobait pretende implementar uma produção pioneira de poliquetas (minhocas marinhas) em condições de cultivo controladas, de modo a fornecer produtos de qualidade certificável, preço competitivo e disponibilidade constante aos mercados Ibéricos de isco para a pesca e alimento para aquacultura. Os poliquetas constituem a maioria das espécies utilizadas como isco vivo na pesca recreativa e um complemento alimentar de alto valor nutritivo em aquaculturas de peixes e camarões. A actividade tradicional de apanha é insuficiente para satisfazer as necessidades do mercado, obrigando à importação massiva de espécies exóticas. O processo de produção consiste na aplicação de técnicas inovadoras de aquacultura e biotecnologia marinha, que permitirão o controlo integral do ciclo de vida destes organismos. Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas/IPI- MAR, Universidade do Algarve, Instituto do Mar. Iberpesca Comércio por grosso e retalho de iscos vivos, conservados e outros para a pesca desportiva. Lusoreef Criação de espécies marinhas, Lda. João Guerra Biólogo marinho, INIAP/IPIMAR. François Hubert Biólogo, Centro de Ciências do Mar do Algarve. Frederico Oliveira Biólogo marinho, Universidade do Algarve.

14 .13 Lynx Manuel Londreira Lynx Negócio Electrónico, SA Tel A Lynx será uma empresa global, inovadora e moderna, antecipando evoluções de mercado e oportunidades de valor. Terá como principal actividade a execução de projectos novas formas de negócio pela Internet, criando economias de escala com enorme potencial de lucro. Tem planeados três projectos iniciais que respondem a necessidades claramente identificadas e que acrescentam extraordinárias e inovadoras utilidades aos diferentes mercados. Constituem excelentes oportunidades, numa altura em que se prevê o segundo boom da história da internet. Prometemos abanar os mercados mundiais. Sede em Portugal, equipas de desenvolvimento na Índia, representação nos EUA. Potenciais parceiros estratégicos Accenture e Gestifute. André Jordão Licenciado Tecnologias de Informação, consultor na empresa líder mundial de consultoria. Advisory Board de classe mundial. Manuel Alberto Santos Londreira R. Manuel Mendes Tarrafa, Oliveira de Azemeis, Cidacos Tel Indústria. Projecto Rato Fixo para PC Sistema de rato fixo para computadores, constituído por uma caixa em que são incorporados, para além do referido rato, sete botões ligados a um sistema central, que promovem a movimentação do cursor no ecrã nos sentidos desejados, permitindo a utilização alargada da informática, em especial, por deficientes com um grau acentuado de incapacidade, nomeadamente na fisioterapia e outras. Projecto Sistema Multiusos Inteligente por Telemóvel Sistema inteligente multi-usos por telemóvel, capaz de implementar mecanismos de alarme, notificando o utilizador da ocorrência de um conjunto de acções que poderão pôr em causa a segurança dos bens móveis ou imóveis onde este foi instalado. O protótipo foi desenvolvido para um veículo automóvel, no entanto poderá ser aplicado também a bens imóveis. Desta forma, recorrendo ao terminal móvel funcionando segundo um sistema de comunicações móveis GSM, UMTS ou outro, o utilizador poderá accionar remotamente um conjunto de acções no seu veículo e ser notificado de tentativas de arrombamento, iminência de furto ou furto consumado, podendo imobilizar o veículo, trancá-lo, notificar as autoridades do seu furto, falar com o assaltante, ou transmitir uma mensagem em alta voz para o exterior do veículo. O protótipo do sistema encontra-se já implementado, testado e deste resultou uma patente nacional em nome do seu inventor. Não existem quaisquer dispositivos com as mesmas características a nível mundial. Manuel Londreira inventor. José Garcia Engenheiro Electrotécnico. Dário Henriques Consultor.

15 . 14 Matriz Raio-X Navegador TecMinho (KTO of Universidade do Minho) Universidade do Minho Campus de Azurém Guimarães Tel Fax Saúde e Medicina. Na indústria médica, os esforços na optimização da área da radiografia estão direccionados no sentido de desenvolver a tecnologia digital dos raios-x, usando sensores electrónicos de alta eficiência em combinação com algoritmos avançados de computador. A radiografia digital permite a aplicação de técnicas de processamento de imagem (por exemplo, melhoria do detalhe) de algoritmos sofisticados (por exemplo, subtracção de imagens) e da operação em tempo real. A presente tecnologia refere-se a um detector de radiação ou de partículas de alta energia, que pode ser utilizado na obtenção de imagens radiográficas digitais. Este detector apresenta como vantagens a sua excelente precisão, associada a uma redução na quantidade de radiação necessária à obtenção de imagens de alta definição, com óbvios benefícios ao nível de saúde humana. Foi submetido um pedido de patente associado a esta tecnologia. TecMinho Departamento de Transferência de Tecnologia. Marta Catarino Exploitation Manager, Ultravisiograph. Senen Lanceros Mendez Professor auxiliar do Departamento de Física da U. Minho. José Gerardo Vieira Rocha Professor auxiliar do Departamento de Electrónica Industrial da U. Minho. Blue Software Factory Av. D. João II, Lt C, 4º Dto, Lisboa Medicina e Saúde. O Navegador é um sistema informático personalizado de visitas virtuais em museus ou monumentos históricos. Este sistema não pretende substituir a visita real mas enriquecê-la com conteúdo personalizado e contextualizado, tornando a experiência mais aliciante. A interacção terá a presença e interlocução de uma personagem virtual histórica que se encarrega de apresentar factos relevantes do monumento ou museu em visita. Esta interacção seguiria uma lógica cronológica de factos mas também a contextualização do local de visita, de modo a salientar in loco factos e aspectos relevantes ao sítio particular do monumento ou museu. O sistema será disponibilizado para para PDAs (Personal Digital Assistants) ou telemóveis. Pretende ser uma empresa/área de negócio que se dedica à modernização do conceito de turismo histórico e o dinamiza, com a introdução das novas tecnologias. Pretendemos captar: Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Instituto Português de Museus (IPM), Instituto de Turismo de Portugal (ITP). Isabel Machado Alexandre Doutorada em tecnologias de informação (i.alexandre@netcabo.pt). Hélder Alexandre Licenciado em engenharia informática.

16 .15 Netshop Manager Oeste.TV Grupo Afinidade R. Abel Teixeira Pinto, 7, Esc. 0.05, Torres da Bela Vista Sto. António dos Cavaleiros Tel Fax O netshop manager disponibiliza um serviço de software personalizado para gerir a(s) sua(s) loja (s), com ambiente de fácil acesso, onde o utilizador tem o controlo total, autónomo e confidencial dos dados e informações processados via Internet. O netshop manager oferece-lhe um novo conceito que pode explorar de forma rápida, simples e económica. Em 24 horas, pode colocar o seu negócio no espaço dos internautas, para que os seus clientes naveguem, consultem e comprem produtos ou serviços. O serviço de Back-office mais completo do mundo. A gestão dos seus negócios online, centralizada com serviços de multimédia. Investidores, de forma a expandir o negócio mundialmente. José Carlos F. da Graça MBA em economia (info@grupoafinidade.com). NSprojects Rua Camilo José Soares, 40, Bombarral Tel info@nsprojects.com Oeste.TV ( é uma televisão para o OESTE de Portugal, que é simultaneamente o OESTE da Europa. Como televisão do séc. XXI, explora o potencial do conceito Video on Demand. Tecnologicamente, aposta numa plataforma feita à medida, de forte correlação temática, e na produção própria de conteúdos de vídeo regionais, de alta qualidade, primando o estilo documental. Reutiliza os conteúdos em diversos meios como cabo, 3G, circuitos fechados de TV e internet. Iniciado em Julho de 2006 dá espaço às produções compreendidas no triângulo entre Leiria Lisboa Santarém, sendo exportável o conceito. Irá evoluir tendo em conta o reuso dos conteúdos para comunidades que aceitem língua inglesa, quer vivendo em Portugal quer fora, graças ao conceito bilingue em que a plataforma e os conteúdos são produzidos. A televisão digital terrestre e satélite são outros meios em estudo. A empresa estabeleceu protocolos de colaboração/parcerias com entidades Públicas, Empresas de Conteúdos e Media, Operadores detelecomunicações, e outros. Mário Nunes Licenciado em engenharia electrotécnica e de computadores (no ramo telecomunicações) pelo Instituto Superior Técnico (mnunes@nsprojects.com). Anabela Sá Licenciatura em relações internacionais pelo I.S.C.S.P. da Universidade Técnica de Lisboa e uma especialização em web design e web marketing em Silicon Valley, San Jose, Califórnia (anabelasa@nsprojects.com).

17 . 16 Oficina Civil Overture Software Oficina Civil Concepção Execução, Lda. R. Marquês D Ávila e Bolama, 365, 5ºEsq, Covilhã oc@oficinacivil.com Construção. A Oficina Civil pretende desenvolver um projecto pioneiro de construção energeticamente sustentável aplicado a um edifício de serviços. Este conceito permite uma redução substancial dos encargos relativos à energia. Este facto deve-se à aplicação dos conceitos de climatização passiva e à colocação de sistemas de obtenção de energia «verde», através de painéis fotovoltaicos e pequenos aerogeradores. A eliminação da factura energética potenciará o lucro do promotor da edificação que, através da tecnologia instalada, reduzirá os gastos associados à utilização do edifício. Procuramos parceiros estratégicos para o desenvolvimento e construção deste projecto-piloto, de modo a implementar a racionalização energética neste tipo de edifícios. Parceiros Estratégicos Pretende-se captar como investidor qualquer pessoa disposta a introduzir capital numa ideia de investimento e de racionalização energética aplicada a edifícios de serviços. Cláudia Cardoso Licenciada em engenharia civil e com larga experiência na área de energia eólica, edifícios industriais e de serviços. Fernando Miranda Licenciado em engenharia civil e com ampla experiência na área da hidráulica, e nos fundamentos do conforto acústico e térmicos à luz do novo decreto lei. Overture Software, Lda R. General Justiniano Padrel, Lisboa Tel investors@overturesoftware.com Weezzi é um produto inteiramente online que permite a qualquer pessoa criar e gerir de forma extremamente simples sites de internet. A inovação do produto consiste na sua capacidade de se alterar tanto design como conteúdos de forma livre e autónoma, sem se necessitar de quaisquer conhecimentos de informática. Ao ser um serviço online permite que a gestão dos sites possa ser efectuada de qualquer parte e de qualquer computador do mundo com acesso à Internet. Desde os mais simples até com vendas online, com a Weezzi, é possível criar sites realmente únicos e visualmente impressionantes. Este produto da Overture Software tem como destino as massas e será lançado e comercializado internacionalmente em Luís Bontempo Director executivo. Cláudia Simplício Directora financeira. Jorge Sousa Director técnico.

18 .17 Paulo Gomes da Silva Promosocial Rua Adega Cooperativa de Montijo, 70, Atalaia Tel Tecnologias de Informação e Comunicação A empresa a constituir visa o desenvolvimento, criação e venda de software baseado em tecnologia Windows Mobile com elevados padrões de qualidade. A criação de pacotes de software para dispositivos móveis tipo PDA/SmartPhone com e sem GPS será orientada para grupos ou classes profissionais, para rentabilizar a produtividade, possibilitando de uma forma transparente e simples o acesso à informação. O mercado que se pretende atingir será dinâmico, com apetência e poder de compra de produtos deste tipo. O mercado alvo será essencialmente composto por organizações que tenham necessidades específicas. Estas são: Operadores móveis com capacidade e necessidade de atingir novos clientes; Fabricantes de equipamento; Administração Pública; Ordens Profissionais; Mercados emergentes; Saúde. Promosocial, Gestão e Representações, Lda R.General Firmino Miguel, 12 B, Lisboa Tel Fax geral@cartaosolidario.com.pt Serviço Social. Cartão pioneiro na ajuda a Instituições de Solidariedade Social. Iniciativa conjunta de inegável consciência social, entre a sociedade civil e o sector privado. Fácil adesão. Descontos em bens e serviços de organizações socialmente responsáveis. SIBS, Millennium bcp, CTT, Repsol e Optimus. António Miguel Breda de Oliveira Mendes Licenciado em gestão (m.mendes@promosocial.com.pt). Pedro Jorge Simões Rodrigues Pires Licenciado em gestão (pedropires@promosocial.com.pt). Operadores de telecomunicações, associações profissionais, universidades e pólos tecnológicos. Paulo Jorge Lobo Gomes da Silva Experiência nos sectores detelecomunicações e Tecnologias de Informação (pgsilva@iol.pt).

19 . 18 Repúblicas, Habitação Universitária RMC Tecnologias da Informação, Lda Repúblicas, Habitação Universitária R. Manuel Costa Silva, 7, 3ºb, Lisboa RMC Tecnologias de Informação, Lda. R. Amorim Campos, Loja 17, Fão Esposende Tel Comércio e Serviços. Existem em Portugal cerca de 200 mil estudantes universitários que estudam fora da sua área de residência. Longe de casa, a sua alternativa é procurarem uma cama e habitação, recorrendo a grande maioria (+70%) ao aluguer de um quarto ou de uma casa em conjunto com outros estudantes. O projecto Criação de uma rede nacional de Habitação Universitária, que alie a experiência proporcionada aos estudantes com a recuperação de património urbano e a revitalização social dos centros urbanos. O Projecto irá crescendo por fases, iniciandose com a construção do primeiro espaço no centro histórico da cidade do Porto. Conceito de serviço No Repúblicas, experimenta-se e vive-se a independência de estar fora aliado ao conforto de estar em casa: Independência: quartos com wc privativo; Conforto e Conveniência: climatização, lavandaria, televisão individual; limpeza semanal, rede wireless, frigorífico no quarto; Segurança: vigilância 24h; cartões individuais de acesso; Convívio: cozinha comum por piso, sala comum, área de lazer; cafetaria; sala de estudo; Entretenimento: área de lazer, workshops, eventos, animação, viagens. Miguel Tapada Licenciado em gestão. Mónica Brazão Licenciada em gestão, consultora e gestora de sistemas de informação. Sara Patrício Licenciada em marketing. A actividade da empresa consiste na integração de diferentes módulos de hardware, nomeadamente sistemas de identificação biométricos, utilizando a leitura da impressão digital. Estes módulos suportam software aplicacional próprio, onde a autenticação de utilizadores, assim como a confidencialidade e a personalização são fundamentais. Em toda a linha de produtos, que integram mecanismos de biometria existe uma perspectiva de protecção do utilizador no que respeita à operacionalidade e protecção de dados. As soluções baseadas em biometria permitem ao cliente uma efectiva redução de custos relativamente às soluções tradicionais. As soluções da RMC destinam-se a situações que exijam controlo de identidade, nomeadamente, sistemas de fidelização de clientes, sistemas de assiduidade e sistemas de gestão de cantinas e refeitórios na área do ensino e da indústria. O mercado alvo da RMC é, neste momento, constituído por instituições de ensino com cantina e empresas industriais com refeitório para funcionários. Novos mercados estão perspectiva, nomeadamente as cadeias de distribuição. A RMC trabalha em parceria com empresas internacionais (Leste da Europa, Espanha e China) especializadas em tecnologia biométrica. Frederico Reis Licenciado em engenharia informática. Vasco Miranda Licenciado com mestrado em informática. Jorge Simões Mestrado em engenharia electrotécnica e de computadores. António Conde Mestrado em humanidades. Rui Areias Bacharelato em gestão comercial.

20 .19 SELM Sistemas e Microelectrónica Somatica, M&S Selm Sistemas e Microelectrónica Av. João XXI, 627, 1º, Braga Portugal Tel Fax geral@selm-pt.com Somatica Materials & Solutions Campus de Azurém, Guimarães Portugal Tel Fax somatica.ms@gmail.com Comércio e Serviços. A Selm é uma microempresa que se dedica ao desenvolvimento de sistemas electrónicos e energias alternativas. Dentro dos produtos já produzidos, de salientar uma linha completa de produtos, para automatização de edifícios «domótica», com as características concretas de redução de custos energéticos, centralização de comandos e facilidade de utilização. Dentro das energias renováveis, a Selm desenhou sistemas electrónicos, como: seguidor solar, para paineis fotovoltaicos; sistemas de controlo e regulação de carga para sistemas fotovoltaicos e micro-hídricas. Investidor para produção inicial e comercialização. Carlos Araújo Responsável pelo desenvolvimento dos sistemas electrónicos. Licenciatura em Eng. Electrónica (ca@selm-pt.com). Física e Materiais. Baseada nas potencialidades dos polímeros piezoeléctricos e na sua mais recente história de aplicações, surge a ideia de produzir materiais com melhores propriedades para aplicação de base tecnológica devido à sua capacidade intrínseca de acção. A Somática M&S irá fornecer produtos feitos à medida e consultoria em soluções tecnológicas, com base nestes materiais inovadores. Produtos Inovadores Através de diversos tipos do polímero electroactivo (incluindo homopolímeros, copolímeros, blends, compósitos e nanocompósitos), a Somática M&S terá a capacidade de fornecer, aos mais diversos clientes, material em diferentes formas e tamanhos, com ou sem eléctrodos e geometrias ajustadas às diferentes aplicações, e possibilitar a produção de filmes activados para a inclusão directa em componentes. Consultoria Consultoria especializada será uma forte componente do negócio da Somática M&S, dotando empresas de soluções tecnológicas baseadas em materiais electroactivos e a sua inclusão em sensores, ecrãs tácteis, transdutores, teclados, touchpads, entre outras aplicações. A Somática M&S é uma empresa virada para o mercado internacional, agressiva e com forte orientação para o desenvolvimento de novas soluções para os mercados exigentes, onde o conteúdo tecnológico e o desenvolvimento de componentes inovadores (flexíveis, transparentes, electroactivos, etc.) são factor crítico de competitividade. Promotores: Vítor Sencadas, Jivago Nunes, António Gonçalves, Filipe Barros,Tiago Sanches. Mentores: Gerardo Rocha Dep. Electrónica Industrial da U. Minho. Senentxu Lanceros-Mendez Dep. Física da U. Minho.

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Candidatura aprovada ao Programa Política de Cidades - Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação Síntese A cidade de S.

Leia mais

A VISÃO do ENERGYIN Motivos da sua criação & Objectivos

A VISÃO do ENERGYIN Motivos da sua criação & Objectivos Pólo da Competitividade e Tecnologia da Energia (PCTE) O papel do PCTE na energia solar em Portugal 8 e 9 de Fevereiro de 2010 António Mano - EDP Antonio.ermidamano@edp.pt A VISÃO do ENERGYIN Motivos da

Leia mais

A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial.

A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial. POWERING BUSINESS QUEM SOMOS A ARTSOFT é uma empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas de apoio à gestão empresarial. Desde 1987 que desenvolvemos um trabalho

Leia mais

ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13

ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13 QUEM SOMOS FUNDEC APRESENTAÇÃO HISTÓRIA OBJECTIVOS A

Leia mais

Software Registado e Certificado pela AT GESTÃO DE LAVANDARIAS. mercado exigente! Certificado. Retail Solutions

Software Registado e Certificado pela AT GESTÃO DE LAVANDARIAS. mercado exigente! Certificado. Retail Solutions Certificado Eficiência Eficiência para para vencer... vencer... Num Num mercado mercado exigente! exigente! Software Registado e Certificado pela AT LAVA i Índice Introdução Apresentação da Empresa Pág.

Leia mais

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar!

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar! GRUPO ROLEAR Porque há coisas que não podem parar! INOVAÇÃO COMO CHAVE DO SUCESSO Desde 1979, com sede no Algarve, a Rolear resulta da oportunidade identificada pelo espírito empreendedor do nosso fundador

Leia mais

ARQUIVO DIGITAL e Gestão de Documentos

ARQUIVO DIGITAL e Gestão de Documentos ARQUIVO DIGITAL e Gestão de Documentos TECNOLOGIA INOVAÇÃO SOFTWARE SERVIÇOS A MISTER DOC foi constituída com o objectivo de se tornar uma referência no mercado de fornecimento de soluções de gestão de

Leia mais

INCENTIVOS ÀS EMPRESAS

INCENTIVOS ÀS EMPRESAS INCENTIVOS ÀS EMPRESAS Gestão de Projectos info@ipn-incubadora.pt +351 239 700 300 BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD Incentivos às Empresas Objectivos: - Promoção do up-grade das empresas de PME; - Apoiar

Leia mais

Vale Projecto - Simplificado

Vale Projecto - Simplificado IDIT Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica Vale Projecto - Simplificado VALES Empreendedorismo e Inovação Associados Parceiros / Protocolos IDIT Enquadramento Vale Projecto - Simplificado

Leia mais

Enquadramento Turismo Rural

Enquadramento Turismo Rural Enquadramento Turismo Rural Portugal é um País onde os meios rurais apresentam elevada atratividade quer pelas paisagens agrícolas, quer pela biodiversidade quer pelo património histórico construído o

Leia mais

aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades:

aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades: Enquadramento Desafios: aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades: eficiência dos sistemas agrícolas e florestais gestão sustentável

Leia mais

Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente

Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Universidade do Algarve Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Licenciatura (1º Ciclo) em Engenharia do Ambiente: Duração: 3 anos Grau: Licenciatura Directores de Curso: Prof.ª Doutora Maria João Bebianno

Leia mais

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas Apresentação da Solução Solução: Gestão de Camas Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros, 82-A, 1500-060

Leia mais

OPORTUNIDADES. Cluster energético: oportunidades; horizontes; observatório, BejaGlobal; PASE

OPORTUNIDADES. Cluster energético: oportunidades; horizontes; observatório, BejaGlobal; PASE CLUSTER ENERGÉTICO DE BEJA OPORTUNIDADES SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E CRESCIMENTO ECONÓMICO A sustentabilidade energética e climática é um desígnio estratégico duplo significado. Por um lado, desenvolvimento

Leia mais

Portugal 2020. Inovação da Agricultura, Agroindústria. Pedro Cilínio pedro.cilinio@iapmei.pt

Portugal 2020. Inovação da Agricultura, Agroindústria. Pedro Cilínio pedro.cilinio@iapmei.pt Portugal 2020 Inovação da Agricultura, Agroindústria e Floresta Pedro Cilínio pedro.cilinio@iapmei.pt FEDER 2020 - Prioridades Concentração de investimentos do FEDER Eficiência energética e energias renováveis

Leia mais

CURSO GESTÃO DA MOBILIDADE E DESLOCAÇÕES

CURSO GESTÃO DA MOBILIDADE E DESLOCAÇÕES CURSO GESTÃO DA MOBILIDADE E DESLOCAÇÕES NAS EMPRESAS PLANEAR PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS E OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES 19 e 20 Fevereiro 2013 Auditório dos CTT- Correios de Portugal Lisboa Horário Laboral: 09h30

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária

Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária Abril de 2008 Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária 1 Bashen Agro Um projecto Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária Parceria FZ AGROGESTÃO Consultoria em Meio Rural, Lda Av.

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos,

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos, REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------- MINISTÉRIO DA ENERGIA GABINETE DO MINISTRO INTERVENÇÃO DE S.EXA SALVADOR NAMBURETE, MINISTRO DA ENERGIA, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE CONTADORES DA ELECTRO-SUL

Leia mais

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta Em início de nova fase, alarga a oferta Com o objectivo de ajudar as empresas a controlar e reduzir custos relacionados com transacções de bens e serviços, o adicionou à sua oferta um conjunto de aplicações

Leia mais

Prognos SMART OPTIMIZATION

Prognos SMART OPTIMIZATION Prognos SMART OPTIMIZATION A resposta aos seus desafios Menos estimativas e mais controlo na distribuição A ISA desenvolveu um novo software que permite o acesso a dados remotos. Através de informação

Leia mais

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades.

adaptados às características e expectativas dos nossos Clientes, de modo a oferecer soluções adequadas às suas necessidades. A Protteja Seguros surge da vontade de contribuir para o crescimento do mercado segurador nacional, através da inovação, da melhoria da qualidade de serviço e de uma política de crescimento sustentável.

Leia mais

1. Anexo 1. Quadro 1 Local de trabalho dos especialistas que possuem um conhecimento escasso dos temas de cenarização (Nº e %)

1. Anexo 1. Quadro 1 Local de trabalho dos especialistas que possuem um conhecimento escasso dos temas de cenarização (Nº e %) . Anexo Quadro Local de trabalho dos especialistas que possuem um conhecimento escasso dos temas de cenarização (Nº e %) Temas de Cenarização Q Utilização prática de aplicações lógicas de tradução de língua

Leia mais

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015 INSERIR IMAGEM ESPECÍFICA 1 I. Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) Missão: Apoiar os nossos clientes na gestão de projetos que fomentem a inovação e promovam oportunidades

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012 Apoio à Internacionalização CENA 3 de Julho de 2012 Enquadramento Enquadramento Comércio Internacional Português de Bens e Serviços Var. 13,3% 55,5 68,2 57,1 73,4 48,3 60,1 54,5 66,0 67,2 61,7 Exportação

Leia mais

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS Ivo BRAGA 1 RESUMO Os Serviços de manutenção exigem cada vez mais um elevado nível de complexidade. Mesmo a nível local onde o grau de especialização

Leia mais

Case study. II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA

Case study. II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA Case study 2009 II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA Microsoft Corporation fundada em 1975, líder mundial em software, serviços e soluções, que apoiam as

Leia mais

INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050

INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050 INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050 Lisboa, 26 de Novembro 2009 1. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 3. EXPLORAÇÃO & PRODUÇÃO 4. DOUTORAMENTO EM MEIO EMPRESARIAL 5. OPEN

Leia mais

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar?

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? QUESTÕES COLOCADAS PELO JORNALISTA MARC BARROS SOBRE O PROTOCOLO ENTRE A FNABA E O TURISMO DE PORTUGAL Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? Com propostas para fazer e

Leia mais

Estratégia de Especialização Inteligente para a Região de Lisboa

Estratégia de Especialização Inteligente para a Região de Lisboa Diagnóstico do Sistema de Investigação e Inovação: Desafios, forças e fraquezas rumo a 2020 FCT - A articulação das estratégias regionais e nacional - Estratégia de Especialização Inteligente para a Região

Leia mais

>>>>> Líder em Renovação

>>>>> Líder em Renovação >>>>> CONFORTO. SEGURANÇA. ISOLAMENTO ACÚSTICO. ISOLAMENTO TÉRMICO Líder em Renovação Serviço Global A DELEME COMERCIAL presta um Serviço Global aos seus clientes. Desde o primeiro contacto, até à conclusão

Leia mais

BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO

BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO 01 A NOSSA VISÃO O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INI- CIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. A NOSSA VISÃO

Leia mais

Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando

Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando Ensino Secundário Diurno Cursos Profissionais Técnico de Electrónica, Automação e Comando PERFIL DE DESEMPENHO À SAÍDA DO CURSO O Técnico de Electrónica, Automação e Comando é o profissional qualificado

Leia mais

3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA. Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas. 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa PARCERIA

3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA. Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas. 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa PARCERIA 3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA ORGANIZAÇÃO PARCERIA UMA PUBLICAÇÃO Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa APRESENTAÇÃO Depois de duas edições,

Leia mais

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T BUSINESS IMPROVEMENT A I N D E V E QUEM É A Indeve é uma empresa especializada em Business Improvement, composta por consultores com uma vasta experiência e com um grande conhecimento do mundo empresarial

Leia mais

Dos resíduos às matérias-primas rentáveis

Dos resíduos às matérias-primas rentáveis Dos resíduos às matérias-primas rentáveis 1 Dos resíduos às matérias-primas rentáveis O aumento da população e do nível de vida previstos para as próximas décadas, pressupõem um acréscimo na procura de

Leia mais

PHC dteamcontrol Interno

PHC dteamcontrol Interno O módulo PHC dteamcontrol Interno permite acompanhar a gestão de todos os projectos abertos em que um utilizador se encontra envolvido. PHC dteamcontrol Interno A solução via Internet que permite acompanhar

Leia mais

PORTUCEL SOPORCEL. INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA

PORTUCEL SOPORCEL. INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA PORTUCEL SOPORCEL INVESTIGAÇÃO NAS ÁREAS DA FLORESTA E DO PAPEL Uma renovação de raiz EMPRESA Com uma posição de grande relevo no mercado internacional de pasta e papel, o Grupo Portucel Soporcel é uma

Leia mais

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade Tecnologia nacional potencia sustentabilidade 1 Tecnologia nacional potencia sustentabilidade O desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Universidade de Évora, 10 de março de 2015 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral

Leia mais

Uma rede que nos une

Uma rede que nos une Uma rede que nos une Uma rede que nos une O IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P. é um organismo da Administração Central, dotado de autonomia administrativa e financeira,

Leia mais

XOPVision Cloud Digital Signage

XOPVision Cloud Digital Signage XOPVision Cloud Digital Signage O que é o Digital Signage? Conceito O XOPVISION é uma ferramenta de comunicação que utiliza televisores, monitores, smartphones ou tablet s, estrategicamente localizados

Leia mais

O reconhecimento como uma referência na área de consultadoria em engenharia em Portugal.

O reconhecimento como uma referência na área de consultadoria em engenharia em Portugal. VISÃO & MISSÃO VISÃO O reconhecimento como uma referência na área de consultadoria em engenharia em Portugal. MISSÃO Actuar junto de empresas industriais, de serviços, estabelecimentos de ensino, empresas

Leia mais

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020 COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA 2014-2020 18-11-2015 INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM MISSÃO Promover o desenvolvimento, a competitividade e a modernização das empresas

Leia mais

A ENERGIA QUE FAZ SENTIDO RGIA AMBIENTE TECNOLOGIA INOVAÇÃO FUTU VA ÇÃO FUTURO RESPONSABILIDADE RESPEITO ABILIDADE RESPEITO FUTURO ENERGIA AMBIE

A ENERGIA QUE FAZ SENTIDO RGIA AMBIENTE TECNOLOGIA INOVAÇÃO FUTU VA ÇÃO FUTURO RESPONSABILIDADE RESPEITO ABILIDADE RESPEITO FUTURO ENERGIA AMBIE A ENERGIA QUE FAZ SENTIDO RGIA AMBIENTE TECNOLOGIA INOVAÇÃO FUTU VA ÇÃO FUTURO RESPONSABILIDADE RESPEITO ABILIDADE RESPEITO FUTURO ENERGIA AMBIE A Energia Que Faz Sentido QUEM SOMOS Somos uma Empresa vocacionada

Leia mais

Dinâmicas de exportação e de internacionalização

Dinâmicas de exportação e de internacionalização Dinâmicas de exportação e de internacionalização das PME Contribuição da DPIF/ Como fazemos? 1. Posicionamento e actuação da DPIF A DPIF tem como Missão: Facilitar o acesso a financiamento pelas PME e

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2007 - COTR - CRIAR CONHECIMENTOS E CAPACIDADES

PLANO DE FORMAÇÃO 2007 - COTR - CRIAR CONHECIMENTOS E CAPACIDADES PLANO DE FORMAÇÃO 2007 - COTR - CRIAR CONHECIMENTOS E CAPACIDADES O que é COTR? O Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio COTR - é uma Associação de direito privado sem fins lucrativos, criada no dia

Leia mais

O ENOTURISMO. Conceito:

O ENOTURISMO. Conceito: Conceito: O conceito de enoturismo ainda está em formação e, a todo o momento, vão surgindo novos contributos; Tradicionalmente, o enoturismo consiste na visita a vinhas, estabelecimentos vinícolas, festivais

Leia mais

confiança know-how inovação disponibilidade convergência

confiança know-how inovação disponibilidade convergência confiança know-how inovação disponibilidade convergência Sobre a Meiostec Fundada em 1997, por um grupo de accionistas privados e com ligações a um Grupo que opera no mercado das TIs, a Meiostec responde

Leia mais

XI Mestrado em Gestão do Desporto

XI Mestrado em Gestão do Desporto 2 7 Recursos Humanos XI Mestrado em Gestão do Desporto Gestão das Organizações Desportivas Módulo de Gestão de Recursos Rui Claudino FEVEREIRO, 28 2 8 INDÍCE DOCUMENTO ORIENTADOR Âmbito Objectivos Organização

Leia mais

Negócios à Sua dimensão

Negócios à Sua dimensão Negócios à Sua dimensão O seu Software de Gestão acompanha-o? O ArtSOFT pode ser a solução de gestão da sua empresa. O ArtSOFT Profissional permite o controlo total sobre a gestão da sua empresa, assegura

Leia mais

PONTNews Solução Comercial de e-marketing

PONTNews Solução Comercial de e-marketing PONTNews Solução Comercial de e-marketing Dossier de Produto DP010.03 02/01/2009 A Pontual A Pontual é uma empresa de capitais 100% nacionais, cuja principal actividade é implementação de Sistemas de Informação

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

1992-2013. Duas décadas de experiência em Informática de Gestão

1992-2013. Duas décadas de experiência em Informática de Gestão 1992-2013 Duas décadas de experiência em Informática de Gestão A NOSSA MISSÃO: Superar as necessidades dos nossos Clientes, diferenciando-nos pela excelente qualidade e consistência dos nossos serviços.

Leia mais

SEMINÁRIO MAXIMIZAÇÃO DO POTENCIAL DA DIRETIVA SERVIÇOS

SEMINÁRIO MAXIMIZAÇÃO DO POTENCIAL DA DIRETIVA SERVIÇOS SEMINÁRIO MAXIMIZAÇÃO DO POTENCIAL DA DIRETIVA SERVIÇOS Eliminação de Barreiras à livre Prestação de Serviços Confederação do Comércio e Serviços de Portugal Esquema 1. PORTUGAL- UMA ESPECIALIZAÇÃO COM

Leia mais

Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação

Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação Executive Revolution Programs Competitive intelligence e inovação Neste curso serão abordadas as melhores práticas que permitem gerir estrategicamente a informação, tendo em vista a criação de valor para

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

+Inovação +Indústria. AIMMAP Horizonte 2020 - Oportunidades para a Indústria Porto, 14 outubro 2014

+Inovação +Indústria. AIMMAP Horizonte 2020 - Oportunidades para a Indústria Porto, 14 outubro 2014 +Inovação +Indústria AIMMAP Horizonte 2020 - Oportunidades para a Indústria Porto, 14 outubro 2014 Fatores que limitam maior capacidade competitiva e maior criação de valor numa economia global Menor capacidade

Leia mais

Mensagem da Administração

Mensagem da Administração Mensagem da Administração Quanto à área das Comunicações Wireless, o projeto Wavesys é o resultado de 3 anos de investigação e desenvolvimento e de 12 anos de experiência acumulada com a implementação

Leia mais

Calendário de Concursos

Calendário de Concursos Calendário de Concursos Resumo dos Principais Programas Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Inovação Empresarial Qualificação e Internacionalização PME s Promoção da Eficiência Energética e da Utilização

Leia mais

Higiene para a indústria alimentar e farmacêutica

Higiene para a indústria alimentar e farmacêutica Higiene para a indústria alimentar e farmacêutica HIGIENE PARA A INDÚSTRIA ALIMENTAR E FARMACÊUTICA INOVAÇÃO ESPECIALIDADES QUÍMICAS GESTÃO DA HIGIENE ITRAM CLEANING EQUIPMENTS UTENSÍLIOS VIKAN DETECÇÃO

Leia mais

A PHC atingiu recentemente os 400 clientes Licença Garantida. No mercado há pouco mais de um ano, a modalidade que permite os clientes PHC renovarem a licença do seu software por três anos já representa

Leia mais

PHC dteamcontrol Interno

PHC dteamcontrol Interno PHC dteamcontrol Interno A gestão remota de projectos em aberto A solução via Internet que permite acompanhar os projectos em aberto em que o utilizador se encontra envolvido, gerir eficazmente o seu tempo

Leia mais

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo 03 A SÈTIMA A SÉTIMA produz soluções de software maioritariamente com recurso à WEB, de modo a dar suporte ao crescimento tecnológico que é já a maior realidade do século XXI. Esta aposta deve-se ao facto

Leia mais

Projectar o Algarve no Futuro

Projectar o Algarve no Futuro Projectar o Algarve no Futuro Os Novos Desafios do Algarve Região Digital paulo.bernardo@globalgarve.pt 25 Maio 2007 Auditório Portimão Arena Um mundo em profunda mudança O Mundo enfrenta hoje um processo

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

1. As Infraestruturas

1. As Infraestruturas O CAME Centro de Acolhimento às Micro e PME, pretende dar resposta a um conjunto de necessidades identificadas na Região Alentejo: Fomentar o empreendedorismo na região; Fixar quadros na região nomeadamente

Leia mais

ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL

ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL Universidade d de Coimbra A Universidade nº 1 dos países de expressão portuguesa (World University Rankings, The Times Higher Education Supplement e QS QuacquarelliSymonds) É a universidade portuguesa

Leia mais

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal 1 Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal As alterações verificadas no comportamento dos consumidores, consequência dos novos padrões

Leia mais

PROJECTO TER TOTAL ENERGY ROCKS

PROJECTO TER TOTAL ENERGY ROCKS PROJECTO TER 15 DE DEZEMBRO DE 2009 Projecto desenvolvido por: Professora Ana Mafalda Henriques Alunos Adriano Félix Ana Filipa Gonçalves Ana Rita Castelão André Gomes Lady Burrell Lauro Espanhol Marta

Leia mais

Sistemas de Incentivos

Sistemas de Incentivos Sistemas de Incentivos Iniciativa i MERCA Protocolo Iniciativa Merca Medida 3 Incentivos a projectos de PME integrados em Estratégias de Valorização Económica de Base Territorial Acções de Regeneração

Leia mais

confiança know-how inovação disponibilidade convergência

confiança know-how inovação disponibilidade convergência confiança know-how inovação disponibilidade convergência Sobre a Meiostec Fundada em 1997, por um grupo de accionistas privados e com ligações a um Grupo que opera no mercado das TIs, a MeiosTec responde

Leia mais

A inovação e essencial à competitividade

A inovação e essencial à competitividade Crédito A inovação e essencial à competitividade das empresas Financiamento para a inovação e desenvolvimento do sector agrícola, agro-alimentar e florestal sai reforçado no mais recente Quadro Comunitário

Leia mais

Estratégias regionais, para a investigação e inovação, implementadas nas Regiões. O que foi feito?

Estratégias regionais, para a investigação e inovação, implementadas nas Regiões. O que foi feito? Estratégias regionais, para a investigação e inovação, implementadas nas Regiões Ultraperiféricas e Cabo Verde: O que foi feito? O que está a ser fit? feito? Resolução do Conselho do Governo nº41/2008,

Leia mais

PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO

PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO 1 CONTEXTO APOSTAS DA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA Novos produtos (materiais, design, etc.) Integração de produto + serviço (extended products) Customização Resposta rápida

Leia mais

Capacitação em Valorização de Tecnologias

Capacitação em Valorização de Tecnologias Capacitação em Valorização de Tecnologias Enquadramento No âmbito do projeto INESPO 2 Innovation Network Spain-Portugal, as universidades parceiras propuseram-se dinamizar uma ação de Capacitação em Valorização

Leia mais

PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros

PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros PHC dcontroldoc O acesso a diversos tipos de ficheiros A possibilidade de consultar e introduzir documentos, imagens e outro tipo de ficheiros, a partir de um local com acesso à Internet. BUSINESS AT SPEED

Leia mais

EBS ETAP Central Battery Systems

EBS ETAP Central Battery Systems EBS ETAP Central Battery Systems A gama de EBS da ETAP faculta sistemas de bateria centrais para instalações de iluminação de emergência e os seus diversos produtos podem ser utilizados em grandes e pequenos

Leia mais

AS MAIS RECENTES SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, AGORA ACESSÍVEIS A TODAS AS EMPRESAS

AS MAIS RECENTES SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, AGORA ACESSÍVEIS A TODAS AS EMPRESAS MAIS PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE AS MAIS RECENTES SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, AGORA ACESSÍVEIS A TODAS AS EMPRESAS Oquesepretende? A iniciativa PME Digital visa contribuir para estimular a atividade económica

Leia mais

Exemplos de Inovação. Inovações de produto: Exemplos de inovações de produto:

Exemplos de Inovação. Inovações de produto: Exemplos de inovações de produto: Exemplos de Inovação Neste documento apresenta-se uma descrição dos vários tipos de inovação e respectivos exemplos para ajuda no preenchimento das questões relacionadas com a introdução de inovações.

Leia mais

Mensagem da Administração

Mensagem da Administração Mensagem da Administração Quanto à área das Comunicações Wireless, o projeto Wavesys é o resultado de 3 anos de investigação e desenvolvimento e de 12 anos de experiência acumulada com a implementação

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

driven by innovation first-global.com

driven by innovation first-global.com company profile driven by innovation Missão Contribuir para a melhoria dos processos e para o aumento de produtividade dos nossos clientes, adaptando as melhores tecnologias às necessidades reais do mercado.

Leia mais

A NANOTEC Uma Iniciativa em Nanotecnologia

A NANOTEC Uma Iniciativa em Nanotecnologia A NANOTEC Uma Iniciativa em Nanotecnologia Em 2001, na Áustria Central (Styria), num contexto marcado pela rápida mudança tecnológica e contínuo processo de inovação, surgiu um projecto de cooperação em

Leia mais

Construção, Decoração e Ambientes Volume II Ar Condicionado

Construção, Decoração e Ambientes Volume II Ar Condicionado Construção, Decoração e Ambientes um Guia de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Tecnico não pode ser reproduzido ou distribuido sem a expressa autorizacao de. 2 Índice Conceito básico...3

Leia mais

minigeração # SINERGIAE Engineering for life...

minigeração # SINERGIAE Engineering for life... minigeração # SINERGIAE Engineering for life... O grupo SINERGIAE 2 í ndice O Grupo SINERGIAE... 3 O Que é a Minigeração... 4 Público Alvo... 5 Vantagens & Condições... 6 As nossas soluções... 7 Como fazer...

Leia mais

Benefícios Aumento de produtividade; Sincronização directa e sem problemas; Muito fácil de utilizar.

Benefícios Aumento de produtividade; Sincronização directa e sem problemas; Muito fácil de utilizar. Pocket Encomendas Descritivo completo A solução ideal para os vendedores que precisam de enviar as encomendas por telefone. Evita perdas de tempo e erros, com o PDA acede à informação dos clientes, introduz

Leia mais

Sistema de Despacho de Serviços de Táxi

Sistema de Despacho de Serviços de Táxi Sistema de Despacho de Serviços de Táxi é um inovador sistema de despacho eletrônico de serviços de táxi, dotado da mais alta tecnologia de computação móvel e de otimização de mobilidade. O TAXI-LINK está

Leia mais

Capitulo 3. Organização, facturação e rede de contactos da empresa

Capitulo 3. Organização, facturação e rede de contactos da empresa Introdução A empresa que eu vou falar é a Delta Cafés uma empresa especializada na torre e comercialização de café, estando esta implementada no seu ramo à 50 anos e sendo também uma empresa portuguesa

Leia mais