Provas da Fundação La Salle Profª Cleusa Pessuto Peruzzo Língua Portuguesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Provas da Fundação La Salle Profª Cleusa Pessuto Peruzzo Língua Portuguesa"

Transcrição

1 Provas da Fundação La Salle Profª Cleusa Pessuto Peruzzo Língua Portuguesa As questões de 01 a 07 referem-se ao Texto 1. Texto 1 Ator que fazia anúncios de cigarro morre por doença ligada ao fumo Eric Lawson era o cowboy das propagandas da Marlboro na década de 70. Ele morreu aos 72, vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Morreu no último dia 10 de janeiro o ator Eric Lawson, um dos cowboys das propagandas da marca de cigarros Marlboro na década de 1970, vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfermidade que tem forte relação com o fumo. Lawson tinha 72 anos e fumava desde os 14, de acordo com o jornal britânico The Telegraph. Segundo sua mulher, Susan Lawson, que anunciou morte neste domingo (26), mesmo após saber da enfermidade, o ator não conseguiu parar com o vício. Ela afirmou que ele sabia que os cigarros tinham um forte poder sobre ele. Fumar para ele era um hobby. Ele sabia, mas não conseguia parar, disse ela. A DPOC é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Ela causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil. Assim como outros problemas pulmonares, tem forte relação com o tabagismo. Outros fatores de risco saúde são o excesso de poeira, de poluição e de exposição passiva fumaça do cigarro. Outros dois modelos da Marlboro morreram por problemas relacionados ao tabaco. Wayne McLaren, que interpretou o famoso cowboy na década de 70, morreu em 1992 após desenvolver câncer no pulmão, doença que matou também, em 1995, David McLean, que atuou nos anos 60. ( disponível em: adaptado) 01. As lacunas das linhas 5, 13 e 14 devem ser respectivamente preenchidas por: A) a a a B) a a à C) a à à D) à a à E) à à a 02. Analise as seguintes afirmações sobre a tipologia textual e a estrutura do texto: I Por apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão, configura-se como um texto dissertativo-argumentativo. II É um texto informativo, cuja ênfase é noticiar a morte de um ator que fazia comerciais de cigarro. III É um texto de ficção, que apresenta um fato real, ocorrido recentemente. Das afirmações acima, qual(is) está(ao) correta(s)? A) Apenas a I. B) Apenas a II. C) Apenas a III. D) apenas I e II. E) I, II e III.

2 03. Sobre o uso de itálico no texto, é correto afirmar que esse recurso é empregado para: A) Elucidar palavras desconhecidas. B) Destacar palavras coloquiais. C) Indicar palavras arcaicas. D) Destacar palavras de origem estrangeira. E) Salientar o tom formal do vocábulo. 04. Apalavra anúncios é acentuada graficamente de acordo com a mesma regra que: A) após B) câncer C) respiratória D) é E) saúde 05. Analise as afirmações a respeito da pontuação empregada no texto: I - A vírgula da linha 1 e a vírgula da linha 2 poderiam ser substituídas por travessões. II A vírgula da linha 9 poderia ser eliminada,visto que está separando o sujeito do predicado da frase. III As vírgulas que marcam a expressão em 1995 (linha 17) são empregadas para destacar a oração adverbial temporal. Das afirmações acima, qual(is) está(ao) correta(s)? A) Apenas a I. B) Apenas a II. C) Apenas a III. D) Apenas I e III. E) I, II e III. 06. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra formada com a adição de um sufixo: A) Ator B) Excesso C) Pulmão D) Desde E) enfermidade 07. Apalavra que não está sendo empregada como pronome relativo na linha: A) 3 B) 5 C) 7 D) 16 E) 18 As questões de número 08 a 15 referem-se ao Texto 2. Texto 2 Quais são os males que o cigarro causa no corpo humano?

3 O cigarro pode a princípio causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, de vários tipos e doenças respiratórias. "A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição", diz Valéria Cunha de Oliveira, técnica da divisão de tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Parece papo de exfumante, porém é a pura verdade: em cada tragada são inaladas centenas de substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores. A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea). A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse, reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. Todo câncer relacionado ao fumo alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto nocivo. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - relação com o fumo.(disponível em: Texto adaptado.) 08. As lacunas das linhas 13, 19 e 22 devem ser correta e respectivamente preenchidas por: A) tem têm tem B) têm tem têm C) têm têm têm D) tem tem tem E) têm tem tem 09. As lacunas das linhas 2, 16 e 21 devem ser correta e respectivamente preenchidas por: A) câncers escesso estremamente B) cânceres excesso extremamente C) cânceres excesso estremamente D) câncers excesso extremamente E) cânceres exesso estremamente 10. De acordo com o texto, é correto afirmar que: A) O ato de fumar inevitavelmente levará à morte por doenças cardiovasculares, respiratórias ou por algum tipo de câncer. B) Ao fumar, inalamos um grande número de substâncias prejudiciais à saúde, mas as mais nocivas são a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. C) Fumar muitas vezes causa dores de cabeça devido à redução de gás carbônico no sangue. D) Todos os casos de câncer de pulmão apresentam relação com o hábito de fumar.

4 E) A pior substância tóxica inalada durante o ato de fumar é o gás carbônico, que, ao se combinar com metais pesados, dificulta a respiração. 11. Fumar é um hábito nocivo não apenas prejudica a saúde do fumante, mas também afeta a saúde das pessoas de seu convívio. As lacunas do trecho acima devem ser corretas e respectivamente preenchidas por: A) por que por que B) porquê porque C) porquê porquê D) porque porque E) por que porque 12. O conetivo porém (linha 6) apresenta o mesmo valor semântico que o de: A) porquanto B) pois C) porque D) portanto E) contudo 13. Assinale a alternativa corretamente pontuada: A) A nicotina é uma substância muito nociva á saúde visto que, provoca dependência química, causando uma série de doenças tais como, problemas cardíacos e vasculares. B) A nicotina, é uma substância muito nociva á saúde visto que provoca dependência química, causando uma série de doenças tais como problemas cardíacos e vasculares. C) A nicotina, é uma substância muito nociva á saúde, visto que, provoca dependência química, causando uma série de doenças, tais como problemas cardíacos e vasculares. D) A nicotina é uma substância muito nociva á saúde, visto que provoca dependência química, causando uma série de doenças, tais como problemas cardíacos e vasculares. E) A nicotina: é uma substância muito nociva á saúde visto que provoca dependência química, causando uma série de doenças tais como: problemas cardíacos e vasculares. 14. A retirada do acento gráfico altera a classe morfológica da palavra em: A) Vários B) Porém C) Princípio D) Tóxicas E) País 15. Considere as seguintes possibilidades de reescrita do trecho A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, o qual reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. I - A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. II - A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, onde reúne vários produtos cancerígenos como, polônio, chumbo e arsênio. III - A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, cujo reúne vários produtos cancerígenos como polônio, chumbo e arsênio. Das reescritas acima, qual(is) está(ao) de acordo com o padrão da língua portuguesa? A) Apenas a I.

5 B) Apenas a II. C) Apenas a III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. 16. Tendo como base a estrutura e a formação das palavras, analise as afirmativas, abaixo, referentes às palavras alma (linha 01); pássaros (linha 14); cheirosa (linha 15); positiva (linha 18). Em seguida, assinale a alternativa correta. I alma (linha 01) alma: palavra formada por derivação imprópria. II pássaros (linha 14) -s: desinência de número. III cheirosa (linha 15) -osa: sufixo formador de substantivo a partir de adjetivo. IV positiva (linha 18) -a: vogal temática nominal. A) Apenas I,II e III estão corretas. B) Apenas II e III estão corretas. C) Apenas II, III e IV estão corretas. D) Apenas III está correta. E) Apenas II está correta. 17. Tendo em vista a estrutura das palavras, o elemento sublinhado está incorretamente indicado em: A) verdadeira sufixo. B) nasceu desinência verbal número-pessoal. C) predispõe prefixo. D) simples desinência nominal de número. E) aprender desinência de infinitivo. 18. Considerando os processos de formação das palavras, analise as seguintes afirmativas: I Rotina é uma palavras formada por derivação imprópria. II No substantivo vizinho, existe um sufixo. III O adjetivo cardiorrespiratória é formado pelo processo de composição. Tendo por base as afirmativas acima, marque a alternativa correta: A) Apenas a I é verdadeira. B) Apenas a II e III são verdadeiras. C) Apenas a III é verdadeira. D) Apenas a II é verdadeira. E) I, II e III são verdadeiras. 19. Qual o processo de formação dos vocábulos empalideceu, dentista e abreugrafia: A) composição por justaposição derivação imprópria derivação prefixal. B) derivação parassintética derivação por sufixação hibridismo. C) composição por aglutinação derivação sufixal composição por justaposição. D) derivação prefixal e sufixal derivação sufixal derivação prefixal. E) derivação prefixal derivação sufixal derivação imprópria. 20. Das palavras abaixo, somente uma pode ser acentuada, alterando sua classe morfológica. Que palavra é essa? A) Tem B) Decidi

6 C) Angustia D) Silogismo E) Consciente 21. A alternativa em que todas as palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica é: A) Aliás classificá-las lê-lo B) Aristóteles José Sóstenes C) Detém têm é D) Aristóteles igapó Sóstenes E) Já água - gramática 22. As palavras aí, além e dúzia são acentuadas graficamente pelo mesmo motivo das respectivas palavras: A) só também notícia B) já buquê própria C) saída alguém silêncio D) lá cemitério ocorrência E) belíssimos têm história 23. Referente às palavras em negrito no fragmento: Nos Estados Unidos e na Europa, cresce a tendência de criação dos chamados jardins terapêuticos, afirmase: I cada uma das três palavras em destaque apresenta dígrafo. II as palavras cresce e tendência possuem encontro consonantal. III a palavra tendência possui sete fonemas. Considerando as afirmações I, II e III, respectivamente, marque a alternativa que completa a sequência correta: A) V F V. B) F F F. C) F V F. D) V V F. E) F V V. 24. Marque a alternativa que traz a sequência, respectivamente, da classe gramatical correta de cada uma das palavras sublinhadas no fragmento que foi retirado do texto. Outro diferencial é a escolha dos elementos que o compõem: há uma mistura de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais. A) Substantivo substantivo pronome verbo B) Adjetivo substantivo artigo conjunção C) Substantivo substantivo pronome conjunção D) Adjetivo verbo artigo verbo E) Adjetivo adjetivo pronome conjunção 25. Marque a alternativa que traz a sequência, respectivamente, da classe gramatical correta de cada uma das palavras sublinhadas no fragmento abaixo retirado do texto. Isso, aliado à dieta equilibrada,de preferência indicada por uma nutricionista, é ganho certo na longevidade.

7 A) Adjetivo Substantivo Substantivo Substantivo B) Adjetivo Substantivo Substantivo Adjetivo C) Adjetivo Substantivo Verbo Substantivo D) Adjetivo Substantivo Verbo Adjetivo E) Adjetivo Adjetivo Verbo Adjetivo 26. Analise as afirmações feitas a respeito das palavras retiradas do seguinte trecho do texto:...o jeito é procurar alternativas, como o método de exercícios realizados em circuito. I O substantivo jeito possui um ditongo decrescente. II O substantivo alternativas possui um encontro consonantal. III O substantivo exercícios possui dez fonemas. IV O substantivo circuitos possui um hiato. Tendo por base as afirmativas acima, qual(is) está(ao) correta(s)? A) Apenas a I está correta. B) Apenas a I e III estão corretas. C) Apenas a I e II estão corretas. D) Apenas a I, II e III estão corretas. E) I, II, III e IV estão corretas. 27. Leia o fragmento a seguir: Mas incluir estes pequenos e saudáveis hábitos na rotina melhora, e muito, a nossa qualidade de vida. Mantendo o mesmo sentido do fragmento que foi retirado do texto, o nexo que substituiria plenamente o Mas,no fragmento acima, é: A) Ou B) Contanto C) Portanto D) Conquanto E) Entretanto 28. O pronome relativo que, em negrito no período seguinte, retoma: Existem lugares que realizam o circuito intenso de musculação, que trabalha a parte cardiorrespiratória, e exercícios localizados, como a Contours, academia de ginástica que desenvolve o método em Porto Alegre. A) musculação B) lugares que realizam C) circuito intenso de musculação D) lugares E) academia de ginástica 29. Assinale a alternativa em que o que não exerce função de pronome relativo: A) Qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar (...) B) A relatividade da noção, que em última instância remete ao plano individual, tem pelo menos três fóruns de referência. C) Os estudiosos que analisam as sociedades onde as desigualdades e heterogeneidades são muito fostes (...)

8 D) Os estudiosos (...) mostram que os padrões e as concepções de bem-estar são também estratificados (...) E) (...) uso de tecnologia que diminuem o trabalho manual, consumo de arte e cultura, entre outras comodidades e riquezas. 30. Assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra: A) própria indivíduos referência B) própria histórica saúde C) própria história fóruns D) planetário domésticas saúde E) está planetário hegemônico 31. Assinale a alternativa que apresenta a correta grafia do por quê: A) A noção de qualidade de vida é polissêmica por que está relacionada a múltiplas variáveis socioculturais, bem como a diferentes períodos históricos. B) A noção de qualidade de vida é polissêmica porque está relacionada a múltiplas variáveis socioculturais, bem como a diferentes períodos históricos. C) A noção de qualidade de vida é polissêmica porquê está relacionada a múltiplas variáveis socioculturais, bem como a diferentes períodos históricos. D) Valores e necessidades são construídos e hierarquizados diferentemente pelos povos por que essa é uma tendência natural da humanidade. E) Valores e necessidades são construídos e hierarquizados diferentemente pelos povos por quê essa é uma tendência natural da humanidade. 32. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra formada por prefixação e sufixação: A) conhecimentos B) experiências C) histórico D) sociedade E) desigualdades 33. Assinale a alternativa em que NÂO há erro de concordância: A) Existe estudiosos que analisam as sociedades onde as desigualdades e heterogeneidades são muito fortes,mostrando que os padrões e as concepções de bemestar são também estratificados. B) Sempre haverão pesquisas sobre as concepções particulares de qualidade de vida, de acordo com as idiossincrasias das diversas culturas e períodos históricos. C) A expressão qualidade de vida abrange significados distintos, que refletem conhecimentos, experiências e valores de indivíduos e coletividades. D) Estudos sempre devem serem realizados para que se tenha uma noção clara do que é qualidade de vida para povos de diferentes culturas e classes sociais. E) Para que hajam noções claras sobre o significado polissêmico de qualidade de vida, pesquisadores precisam buscar fontes em diferentes culturas.

9 Câncer de próstata: uma opinião médica A frequência do câncer da próstata aumentou de forma explosiva nos últimos anos, consternando a ciência médica e os homens em geral. Notícias e reportagens inundaram os meios de comunicação, com duas conseqüências imediatas: os homens estão mais conscientes dos problemas da próstata, o que é bom, mas informações desencontradas têm gerado aflições indevidas, o que é ruim. A próstata, glândula de dimensões diminutas localizada na base da bexiga, pode ser sede de dois problemas distintos. O primeiro é o benigno, chamado de hiperplasia, que acomete quase 90% dos homens após os 40 anos e que produz dificuldade para a eliminação da urina. O segundo é o câncer da próstata, que surge ou não ao crescimento benigno e que se manifesta quase sempre depois que os homens completam 50 anos. Se estatísticas agora em janeiro pela American Câncer Society, dos Estados Unidos, forem válidas para o nosso país, em no próximo ano cerca de brasileiros serão atingidos pelo câncer da próstata e em torno de morrerão em decorrência. Ainda, segundo a mesma instituição, 19,8% dos homens que, atualmente, tem mais de 50 anos, desenvolverão este câncer se forem acompanhados até o fim da vida. Contrapondo-se a estas estimativas incômodas, vale lembrar que entre 70 a 98% dos pacientes são hoje curados da doença, quando a mesma é descoberta a tempo. (Disponível em: www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/3/02/mais!/35.htm. Texto adaptado) 34. As lacunas das linhas 6, 8 e 10 devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por: A) crecimento associado produsidas B) crescimento associado produzidas C) cressimento assossiado produsidas D) crecimento associado produzidas E) crescimento assossiado produzidas 35. Qual é o assunto do texto? A) Formas de tratamento de diferentes tipos de câncer. B) Os principais tipos de câncer que atingem os homens. C) Os efeitos colaterais dos tratamentos quimioterápicos. D) A hiperplasia e o tratamento com radioterapia. E) A freqüência do câncer de próstata nos últimos anos. 36. No texto, NÂO encontramos informação sobre: A) A localização da próstata no corpo humano. B) A idade em que os homens são atingidos pelo câncer de próstata. C) O número médio de brasileiros que serão atingidos pelo câncer de próstata no próximo ano. D) Quantas pessoas já morreram de câncer no mundo todo, desde a descoberta da doença. E) Quantos homens, em média, poderão morrer de câncer de próstata no próximo ano. 37. Um sinônimo adequado para a palavra atingidos ( linha 11 ) é: A) destruídos B) cometidos

10 C) acometidos D) dilacerados E) combalidos 38. Analise as seguintes afirmações sobre as partes do texto e seus respectivos assuntos: I Na introdução, temos a informação de que os homens estão mais conscientes em relação ao câncer de próstata. II No desenvolvimento do texto, podemos deduzir que o câncer de próstata é a doença que mais mata no mundo inteiro. III A conclusão nos aponta que hoje a maioria dos pacientes consegue curar o câncer de próstata. Das afirmações acima, qual(is) está(ao) correta(s)? A) Apenas a I. B) Apenas a II. C) Apenas a III. D) Apenas I e III. E) I, II e III. 39. Um subtítulo possível para o texto seria: A) Embora hoje o número de vítimas tenha crescido, felizmente as chances de cura também são maiores. B) As perspectivas de cura do câncer de próstata não são nada animadoras, de acordo com a maioria dos profissionais. C) Após a descoberta da doença, pouco pode ser feito para salvar uma vida. D) Esse tipo de câncer é o mais letal entre todos os demais. E) Quimioterapia é a única solução a ser tomada ao se diagnosticar a doença. 40. Quanto à estrutura (excetuando-se o título), o texto é composto, respectivamente, por quantos parágrafos e frases? A) 3 parágrafos e 11 frases. B) 4 parágrafos e 10 frases. C) 5 parágrafos e 8 frases. D) 3 parágrafos e 8 frases. E) 4 parágrafos e 9 frases. 41. Apalavra que apresenta um encontro consonantal é: A) médica B) meios C) país D) urina E) próstata 42. Apalavra que apresenta um hiato é: A) próstata B) país C) médica D) câncer E) Estados Unidos

11 43. Assinale a alternativa corretamente pontuada: A) O câncer de próstata se for diagnosticado a tempo? Pode ser tratado e curado permitindo ao paciente uma vida normal. B) O câncer de próstata se for, diagnosticado a tempo pode, ser tratado e curado permitindo ao paciente uma vida, normal. C) O câncer de próstata, se for diagnosticado a tempo, pode ser tratado e curado, permitindo ao paciente uma vida normal. D) O câncer de próstata! Se for diagnosticado a tempo, pode ser tratado e curado permitindo, ao paciente uma vida normal. E) O câncer de próstata se, for, diagnosticado a tempo: pode ser tratado e curado permitindo ao paciente uma vida: normal. 44. São acentuadas de acordo com a mesma regra as palavras: A) câncer estatística ciência B) freqüência ciência conseqüência C) após é país D) notícias estatística país E) têm é decorrência 45. Assinale a alternativa com a concordância correta: A) O câncer de próstata e o câncer de mama é o tipo mais fácil de tratar, se descoberto desde os primeiros sintomas. B) As doenças que mais assustam a população é o câncer e a AIDS. C) Há vários tipos de câncer que os médicos já descobriu formas de tratar com sucesso. D) Hoje em dia existem muitos recursos que permitem o tratamento de diferentes tipos de câncer. E) Infelizmente muitas pessoas morre de câncer porque não procuram um médico diante dos primeiros sintomas. 46. Analise as afirmações sobre possibilidades de pontuação no texto: I Na linha 1, poderia haver um ponto final após anos. II Na linha 5, a explicação glândula de dimensões diminutas localizada na base da bexiga poderia estar entre parênteses. III Após Estados Unidos (linha 10), poderia haver dois pontos. Das afirmações acima, qual(is) está(ao) correta(s)? A) Apenas a I. B) Apenas a II. C) Apenas a III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. 47. Assinale a alternativa em que todas as palavras são proparoxítonas: A) câncer explosiva homens B) benigno próstata instituição C) pacientes doença descoberta D) bom mas ruim E) estatísticas próximo - incômodas

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida.

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. Tabagismo Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. tabagismo, o vício! O cigarro é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Fonte

Leia mais

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios SUMÁRIO CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1. Diferença entre acento tônico e acento gráfico 2. Palavras tônicas e palavras átonas 3. Classificação da palavra pela posição da vogal tônica 4. Timbre da vogal

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova...

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio

Leia mais

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco POR QUE LARGAR O CIGARRO? Parar de fumar é um problema matemático! Basta contabilizar as mais de 5.000 substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro (incluindo: acetona, amônia, arsênico, benzeno, etc.),

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Estrutura das Palavras Estudar a estrutura das palavras é, basicamente,

Leia mais

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente = in + feliz

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 CAPÍTULO 2 ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 CAPÍTULO 2 ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 1. Introdução... 23 2. Regras de acentuação gráfica... 23 2.1. Proparoxítonas... 23 2.2. Paroxítonas... 23 2.2.1. Observações... 24 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Sangue Professor: Fernando Stuchi

Sangue Professor: Fernando Stuchi Zoologia e Histologia Animal Sangue Professor: Fernando Stuchi Sangue Em animais invertebrados o líquido circulante no interior do sistema cardiovascular é a hemolinfa. Nos vertebrados esse liquido é o

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano Leitura, compreensão e interpretação de um texto 1- VOCABULÁRIO Um texto é composto de palavras e para podermos compreender um trecho do texto

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATIVIDADE DO BLOCO 1 20 QUESTÕES

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATIVIDADE DO BLOCO 1 20 QUESTÕES RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATIVIDADE DO BLOCO 1 20 QUESTÕES As questões foram elaboradas pelo prof. Sérgio Faro e valerão apenas como exercício para o seu conhecimento. São 20 questões de múltipla escolha.

Leia mais

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo Português, língua materna 16 Português, língua padrão 17 Outras variedades do português 18 Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte

Leia mais

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 7.2 Conteúdo: Funções sintáticas dos pronomes relativos. 7.2 Habilidades: Aprender a classificar e identificar as funções sintáticas dos pronomes

Leia mais

Hipertensão Arterial. Promoção para a saúde Prevenção da doença. Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador

Hipertensão Arterial. Promoção para a saúde Prevenção da doença. Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador Hipertensão Arterial Promoção para a saúde Prevenção da doença Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador O que é a Pressão Arterial? É a pressão que o sangue exerce nas paredes das

Leia mais

7. Hipertensão Arterial

7. Hipertensão Arterial 7. Hipertensão Arterial Situação Epidemiológica A hipertensão arterial é a doença de maior prevalência no Brasil. Além da magnitude, trata-se de doença de relativa gravidade, em decorrência de sua cronicidade

Leia mais

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Português Gradual Público-alvo: Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Conteúdo: Classes gramaticais - artigos, substantivos, adjetivos, advérbios,

Leia mais

Indicadores do Estado de Saúde de uma população

Indicadores do Estado de Saúde de uma população Indicadores do Estado de Saúde de uma população O que é a Saúde? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bemestar físico, mental e social e não, apenas, a ausência de

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A organização

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ESTRUTURA E PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS INTRODUÇÃO Neste tutorial iremos verificar a estrutura e a formação das palavras. Primeiramente será estudada a estrutura da palavra, ou seja, como ela é formada.

Leia mais

Conteúdos da prova de bolsa 2016

Conteúdos da prova de bolsa 2016 Conteúdos da prova de bolsa 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2016 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

Projeto de Lei do Senado nº., de 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Projeto de Lei do Senado nº., de 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: 1 Projeto de Lei do Senado nº., de 2005 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Obriga os estabelecimentos que especifica a fornecerem informações nutricionais dos alimentos e bebidas preparados. Art. 1º Os serviços

Leia mais

Exercícios de Concordância. Revisão

Exercícios de Concordância. Revisão Exercícios de Concordância Revisão 01. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta: a) Ouviram-se as notícias mais desencontradas. b) Trata-se de questões muito sérias.

Leia mais

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010)

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010) Maranhão Em, no estado do Maranhão (MA), moravam 6,6 milhões de pessoas, onde parcela considerável (6,%, 396, mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 217 municípios, dos quais um

Leia mais

Informe Epidemiológico Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Informe Epidemiológico Doenças Crônicas Não Transmissíveis página 1/6 Aspectos Gerais As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são caracterizadas por um conjunto de doenças que não tem envolvimento de agentes infecciosos em sua ocorrência, multiplicidade

Leia mais

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito...

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito... Sumário Capítulo 1 Ortografia.... 1 1. Regras de acentuação gráfica...1 1.1. Acentuação dos vocábulos monossilábicos...1 1.2. Acentuação dos vocábulos oxítonos...1 1.3. Acentuação dos vocábulos paroxítonos...2

Leia mais

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 001/2009 - PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-MIRI REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA: 29 de Novembro de 2009 NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO Cargos: AGENTE ADMINISTRATIVO, INSPETOR DE

Leia mais

Exercícios de estrutura da população

Exercícios de estrutura da população Exercícios de estrutura da população Material de apoio do Extensivo 1. Os gráficos a seguir, extraídos do sítio eletrônico do IBGE, apresentam a distribuição da população brasileira por sexo e faixa etária

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE AM 2 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura e interpretação de: - Imagem. - Poema. Acento circunflexo Gramática páginas 67 a 70. Ortografia s ss Gramática páginas 71 a 75. Acento til Gramática páginas 76

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE LÍNGUA

Leia mais

Frente Parlamentar de Combate ao Câncer

Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Dep. BRUNO CUNHA LIMA Presidente Dep. Camila Toscano Dep. Renato Gadelha Dep. Frei Anastácio Dep. Zé Paulo de Santa Rita Dep. Estela Bezerra Dep. Charles Camaraense

Leia mais

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.) I. INTRODUÇÃO Quando se faz um experimento, deseja-se comparar o resultado obtido

Leia mais

As Bolhas Fatais do Mergulho

As Bolhas Fatais do Mergulho Walter Ruggeri Waldman Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil

Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil Universidade de Sao Paulo From the SelectedWorks of Paulo A Lotufo May 1, 2010 Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil Paulo A Lotufo, Universidade de São Paulo Available at: http://works.bepress.com/paulo_lotufo/47/

Leia mais

Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica

Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica 1 P a g e Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica Trabalho realizado realizado pelo aluno Paulo Joon nº2 da turma 2 do 11º ano do Colégio de S. Teotónio no âmbito da disciplina de Filosofia(2º

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Prova 02 2015 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º ano 1º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7º ano 1º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS LÍNGUA PORTUGUESA 7º ano 1º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS 1. Leia o texto abaixo. Como se forma o chulé? Tiago Jokura O chulé - ou bromidrose - é uma espécie de pum emitido por bactérias que se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO. Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser

LÍNGUA PORTUGUESA EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO. Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser EBSERH HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS - 2013 BIOMÉDICO LÍNGUA PORTUGUESA Sobre a origem de tudo Marcelo Gleiser Volta e meia retorno ao tema da origem de tudo, que inevitavelmente leva a reflexões em

Leia mais

ÍNDICE DE CESSAÇÃO E ABANDONO AO TRATAMENTO DO TABAGISMO

ÍNDICE DE CESSAÇÃO E ABANDONO AO TRATAMENTO DO TABAGISMO 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Estatística. Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos ou de massa.

Estatística. Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos ou de massa. Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matemática Aplicada Prof. Edécio Fernando Iepsen Estatística Variáveis Qualitativas, Quantitativas

Leia mais

Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta. Respiração:

Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta. Respiração: Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta Respiração: O processo de respiração tem como objetivo básico tornar possível extrair a energia química presente nos alimentos e utilizá-las nas diversas atividades

Leia mais

TABAGISMO: TEMPO DE VÍCIO E SUAS RELAÇÕES COM A DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA 1

TABAGISMO: TEMPO DE VÍCIO E SUAS RELAÇÕES COM A DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA 1 TABAGISMO: TEMPO DE VÍCIO E SUAS RELAÇÕES COM A DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA 1 Angélica Dietrich 2, Eliane Roseli Winkelmann 3. 1 Estudo vinculado ao Projeto de Pesquisa Institucional do Departamento

Leia mais

Fonte: Folha Dirigida

Fonte: Folha Dirigida O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-Rio) concentra esforços na elaboração do contrato a ser apresentado ao Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso

Leia mais

Rodrigo Leandro de Moura Gabriel Leal de Barros

Rodrigo Leandro de Moura Gabriel Leal de Barros TEXTO PARA DISCUSSÃO Nota Técnica: O Custo Público com Reprovação e Abandono Escolar na Educação Básica Rodrigo Leandro de Moura Gabriel Leal de Barros Pesquisadores de Economia Aplicada do FGV/IBRE Fevereiro

Leia mais

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010)

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010) Acre Em, no estado do Acre (AC) moravam 734 mil pessoas, e uma parcela ainda pequena dessa população, 4,3% (32 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 22 municípios, dos quais sete

Leia mais

ÍNDICE 1 A LÍNGUA 2 SONS DA LÍNGUA

ÍNDICE 1 A LÍNGUA 2 SONS DA LÍNGUA 1 A LÍNGUA 1. Língua padrão, 9 Variedades sociais, situacionais, geográficas, 9 Exercícios 1, 14 2. Língua portuguesa no mundo, 15 Variedade europeia, variedade brasileira, variedades africanas, 15 Exercícios

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Português Ensino Médio, 3ª Série TEXTO INFORMATIVO CURRICULUM VITAE

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Português Ensino Médio, 3ª Série TEXTO INFORMATIVO CURRICULUM VITAE Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Português Ensino Médio, 3ª Série TEXTO INFORMATIVO CURRICULUM VITAE ORIGEM Expressão latina cujo significado é carreira, curso ou percurso da vida. OBJETIVO Organizar

Leia mais

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período)

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) VALE: 2 pontos OBS: Devolver o TD 1 a professora no dia 16/04/09 (quinta-feira). Usar caneta azul ou preta. Não use 1- Em 1991, por ocasião da visita

Leia mais

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa Gestão da Aprendizagem Escolar II Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa (Entrada) Gabaritos e Ensino Fundamental 5 a à 8 a série (6 o ao 9 o ano) 5 a Série (6 o ano) - Ensino Fundamental Leitura e

Leia mais

TESTE DO PEZINHO NA SAÚDE COMUNITÁRIA

TESTE DO PEZINHO NA SAÚDE COMUNITÁRIA MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA EM SAÚDE ESCOLA GHC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - IFRS

Leia mais

Nivelamento de Português

Nivelamento de Português Nivelamento de Português Professora: Ivanilda Bastos Formação das Palavras Formação das Palavras Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença

Leia mais

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM Credenciada pela portaria 792, de 27 de março de 2006. Curso: Engenharia Química Lista de Exercícios Disciplina: Química Geral Semestre: 2º / 2013 Docente: Carla Soares Souza

Leia mais

2ª FASE PROF.ª QUEILA PATRÍCIA POLTRONIERI

2ª FASE PROF.ª QUEILA PATRÍCIA POLTRONIERI 2ª FASE PROF.ª QUEILA PATRÍCIA POLTRONIERI CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 4º BIMESTRE Saúde do Homem. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES

Leia mais

Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação

Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Química - 9º ano Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Água Potável A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ADESÃO MASCULINA AO EXAME DE PRÓSTATA EM SANTA CRUZ DO ESCALVADO-MG 1

AVALIAÇÃO DA ADESÃO MASCULINA AO EXAME DE PRÓSTATA EM SANTA CRUZ DO ESCALVADO-MG 1 211 AVALIAÇÃO DA ADESÃO MASCULINA AO EXAME DE PRÓSTATA EM SANTA CRUZ DO ESCALVADO-MG 1 João Paulo Suriani Siqueira 2, Polyana Lana de Araújo 2, Eliangela Saraiva Oliveira Pinto 3, Rogério Pinto 3, Poliana

Leia mais

Trabalhar em pé dá dor nas pernas?

Trabalhar em pé dá dor nas pernas? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Trabalhar em pé dá dor nas pernas? Muitos trabalhadores e estudantes são obrigados a permanecer na mesma posição por longos períodos. Alguns ficam sentados,

Leia mais

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO NO BRASIL AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO NO BRASIL AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Assunto: Posicionamento do Ministério da Saúde acerca da integralidade da saúde dos homens no contexto do Novembro Azul.

Assunto: Posicionamento do Ministério da Saúde acerca da integralidade da saúde dos homens no contexto do Novembro Azul. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS COORDENAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE DOS HOMENS COORDENAÇÃO DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO

Leia mais

UNIMED JOINVILLE - SC

UNIMED JOINVILLE - SC UNIMED JOINVILLE - SC UNIMED JOINVILLE - SC PROGRAMA SAÚDE DO COLABORADOR Autores: Langaro, F; Liell, M.V.V.; Moreira, M.Z.S. PROGRAMA SAÚDE DO COLABORADOR Como iniciou: Foi aplicado questionário (Infomed)

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

Prova de Conhecimentos Específicos

Prova de Conhecimentos Específicos Prova de Conhecimentos Específicos Leia o texto e responda às perguntas que se seguem: Texto 5 10 15 O ensino tradicional de língua portuguesa investiu, erroneamente, no conhecimento da descrição da língua

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

Sintaxe do período composto

Sintaxe do período composto Lição 9 Sintaxe do período composto Estudo do Período Na lição 8, fizemos uma análise interna da oração. Examinamos os termos essenciais, os integrantes e os acessórios e, para isso, utilizamos exemplos

Leia mais

Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV

Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV por José Luis S Messias, em qualidadebrasil.com.br Introdução Em prosseguimento aos artigos escritos sobre PDCA, escrevo hoje sobre a terceira fase da etapa

Leia mais

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico...

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico... Sumário I A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1 A língua portuguesa no ensino superior... 3 POR QUE ESTUDAR PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR... 5 Concepções de gramática... 6 O novo acordo ortográfico...

Leia mais

O que é o controlo da asma

O que é o controlo da asma O que é o controlo da asma Em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm asma. No entanto, com tratamento, a maioria dessas pessoas pode alcançar um bom controlo da asma. Quando a sua asma está controlada,

Leia mais

Roteiro de Estudos 3 trimestre 2015 Disciplina: Língua Portuguesa - 9º. ano PROFª. Fátima Borelli

Roteiro de Estudos 3 trimestre 2015 Disciplina: Língua Portuguesa - 9º. ano PROFª. Fátima Borelli Roteiro de Estudos 3 trimestre 2015 Disciplina: Língua Portuguesa - 9º. ano PROFª. Fátima Borelli O QUE DEVO SABER: - Diferenças entre conjunção e pronome relativo; - Diferenças entre complemento nominal

Leia mais

FATEC GT/FATEC SJC. Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [ESTATÍSTICA I]

FATEC GT/FATEC SJC. Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [ESTATÍSTICA I] Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [ESTATÍSTICA I] 1 Introdução a análise exploratória de dados A necessidade de evidenciar alguns fenômenos constantes no dia-a-dia do ser humano permitiu

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2.

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2. EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à quarta videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e aos

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas.

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas. OITAVA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco Período Composto 1.Orações Subordinadas Adjetivas. 2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. 22) O texto pode ser caracterizado como predominantemente. INSTRUÇÃO: Responder às questões 21 a 30 com base no texto a seguir.

LÍNGUA PORTUGUESA. 22) O texto pode ser caracterizado como predominantemente. INSTRUÇÃO: Responder às questões 21 a 30 com base no texto a seguir. LÍNGUA PORTUGUESA 22) O texto pode ser caracterizado como predominantemente 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 INSTRUÇÃO:

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO

SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO 1 SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO Ailton Bezerra, Bruna Fernanda, Isoine Gaeski, Jesus Cristiano, José Carlos, Lucia Venâncio, Lourdes Manzoni, Elizabeth Bressan, Marlene Silveira, Marizete Rover, Milton JR,

Leia mais

Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015)

Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015) Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015) Realização: Portal de Periódicos Prazo para submissões: 20 de outubro de 2015 Data das apresentações: 12 de novembro de 2015,

Leia mais

Análise do perfil da Poliomielite no Brasil nos últimos 10 anos

Análise do perfil da Poliomielite no Brasil nos últimos 10 anos Introdução A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, causada pelo poliovírus. Caracteriza-se por quadro de paralisia flácida, cujas manifestações frequentemente não ultrapassam três dias.

Leia mais

Revolução Imunológica Acupuntura Japonesa no auxílio ao Tratamento de Câncer

Revolução Imunológica Acupuntura Japonesa no auxílio ao Tratamento de Câncer Revolução Imunológica Acupuntura Japonesa no auxílio ao Tratamento de Câncer Prof. Roberto Lalli www.tecnicasjaponesa.blogspot.com rlterapeuta@gmail.com Câncer Câncer é o nome dado a um conjunto de mais

Leia mais

Análise do adjetivo no livro didático

Análise do adjetivo no livro didático Estudo do adjetivo quanto ao gênero Viviane Izabel da Silva 1 Cristina Maria de Oliveira 2 Resumo: O presente ensaio analisa enfoques de três gramáticas da língua portuguesa em relação ao adjetivo; observa

Leia mais

Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira

Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira 1 Prova: CESPE - 2013 - UNB - Vestibular - Prova 2 Julgue os itens a seguir, relativos às ideias desenvolvidas no texto acima. No 2.º parágrafo, o autor do texto

Leia mais

ESTADO DO PIAUI PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO PIAUÍ Praça São Pedro, 29 Centro CEP 64.615-000 CNPJ: 41.522.137/0001-93 Santana do Piauí - PI

ESTADO DO PIAUI PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO PIAUÍ Praça São Pedro, 29 Centro CEP 64.615-000 CNPJ: 41.522.137/0001-93 Santana do Piauí - PI ERRATA 001 A presente ERRATA é ora levado a efeito, para retificar parcialmente o Edital. A COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO torna público, para conhecimento e esclarecimento dos interessados,

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

RESULTADO DO LEVANTAMENTO DE DADOS DE MONITORAMENTO DA EMISSÃO ATMOSFÉRICA EM PROCESSOS DE QUEIMA DE DERIVADOS DE MADEIRA

RESULTADO DO LEVANTAMENTO DE DADOS DE MONITORAMENTO DA EMISSÃO ATMOSFÉRICA EM PROCESSOS DE QUEIMA DE DERIVADOS DE MADEIRA CONAMA - Grupo de Trabalho Fontes Fixas Existentes Subgrupo Derivados de Madeira abril-2009 RESULTADO DO LEVANTAMENTO DE DADOS DE MONITORAMENTO DA EMISSÃO ATMOSFÉRICA EM PROCESSOS DE QUEIMA DE DERIVADOS

Leia mais

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia,

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Manual de preparação de artigo a ser entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Unicamp. Versão: 1, Janeiro de 2015. Elaboração: Comissão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIBERATO SALZANO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIBERATO SALZANO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE LIBERATO SALZANO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2015 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o Edital de Abertura

Leia mais

PERSISTÊNCIA DO PODER POLÍTICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: O CASO DA TRANSIÇÃO DE REGIME NO BRASIL

PERSISTÊNCIA DO PODER POLÍTICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: O CASO DA TRANSIÇÃO DE REGIME NO BRASIL PERSISTÊNCIA DO PODER POLÍTICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: O CASO DA TRANSIÇÃO DE REGIME NO BRASIL Aluno: Rafael Campos de Mattos Orientador: Claudio Ferraz Introdução Nas últimas décadas, observou-se

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS DEZEMBRO 2002 OPP 573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. -

Leia mais

Aspectos Epidemiológicos do Tabagismo

Aspectos Epidemiológicos do Tabagismo 11 Aspectos Epidemiológicos do Tabagismo Jane Domingues de Faria Oliveira Especialista em Atividade Física e Qualidade de Vida Unicamp TABAGISMO O tabagismo é uma doença crônica que surge devido à dependência

Leia mais

MANUAL DE AJUDA PARA OS QUE ESTÃO FUMANDO

MANUAL DE AJUDA PARA OS QUE ESTÃO FUMANDO MANUAL DE AJUDA PARA OS QUE ESTÃO FUMANDO MANUAL DE AJUDA PARA OS QUE ESTÃO FUMANDO (MEDICINA PREVENTIVA - UNIMED ITATIBA) Na sua jornada tenha a sua felicidade como destino, a verdade como guia e a serenidade

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA ÁREAS DO DO ALEA NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NOÇÕES DE PROBABILIDADES DOSSIÊS & RECURSOS ESTATÍSTICA DIVERTIDA DESAFIOS DO ALEA ESTATÍSTICA EM FOCO FACTOS EM NÚMEROS GLOSSÁRIO COISAS NOVAS EUROPALEA GALERIA

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central Média, Mediana e Moda 1 Coletando Dados A coleta de dados produz um conjunto de escores de uma ou mais variáveis Para chegar à distribuição dos escores, estes têm de ser arrumados / ordenados do menor

Leia mais

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES trimestral Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUIS FERNANDO Roteiro de estudos para recuperação 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 Conteúdo: Referência para estudo: Sites

Leia mais

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

Novos remédios revolucionam o combate ao câncer de próstata

Novos remédios revolucionam o combate ao câncer de próstata Novos remédios revolucionam o combate ao câncer de próstata Autoria de Thiago Felizardo dos Santos Tuesday, 10 December 2013 PET - Medicina UFC No Brasil, 20% dos diagnósticos de câncer de próstata são

Leia mais

Meios de comunicação

Meios de comunicação Meios de comunicação Meio de comunicação, como o próprio nome informa, é algo que serve de intermediário para levar uma mensagem entre duas partes que se comunicam. Ex: telefone, carta. Meios de comunicação

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

Classes Gramaticais: Pronomes

Classes Gramaticais: Pronomes Classes Gramaticais: Pronomes Aula ao Vivo Demonstrativos São pronomes utilizados para indicar a posição de alguma coisa (no espaço, no tempo ou no discurso) em relação às pessoas do discurso. Ex.: Este

Leia mais

A COORDENAÇÃO. A classificação das orações coordenadas é feita a partir da

A COORDENAÇÃO. A classificação das orações coordenadas é feita a partir da A COORDENAÇÃO A COORDENAÇÃO Embora as orações sejam sintaticamente independentes, o fato de constituírem juntas uma única frase faz com que exista entre elas certa dependência de sentido. Essa dependência

Leia mais

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel Pressão Arterial Profª. Claudia Witzel Pressão do sangue Quando o volume de sangue que sai do coração é maior do que o determinado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, acima de 130 x 85 mmhg. A

Leia mais