O Treino Multi-gradual como base da Periodização para desportos individuais. por Francisco Batista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Treino Multi-gradual como base da Periodização para desportos individuais. por Francisco Batista"

Transcrição

1 O Treino Multi-gradual como base da Periodização para desportos individuais por Francisco Batista

2 A Periodização É um termo que se refere simplesmente á escala de tempo e ao formato de todas as diversas partes de um Plano de Treino. Este formato tem em consideração os quatro aspectos primários da adaptação ao treino:

3 u 1. Estado débil inicial e redução das capacidades ao rendimento imediato; u 2. Adaptação á tensão do treino como resultado das mudanças fisiológicas e psicológicas realizadas no processo de melhoria do potencial de rendimento;

4 u 3. Manutenção dessas características de rendimento, seguindo um incremento do treino; u 4. Redução do rendimento se o volume de treino diminui durante um período demasiado longo

5 u A vida de treino de um atleta é um ciclo constante de trabalho duro ( com fadiga), recuperação (com regeneração), melhoria do rendimento (durante um breve período) e uma breve pausa (para descanso físico e mental) que vai permitir a passagem a um novo ciclo. u Em poucas palavras, o valor da periodização consiste em permitir ao atleta e ao treinador um crescimento e um desenvolvimento da planificação, de forma documentada, metódica, crescente e lógica.

6 u O objectivo do treino é que o atleta alcance o máximo da forma no momento adequado, valorizando todos os requisitos que permitem um bom rendimento. u Num esquema de periodização é desnecessário e nada prático anotar inicialmente os detalhes exactos do treino diário com uma antecedência de um ano.

7 u O ajuste contínuo do esquema de treino é necessário para poder reconhecer e retirar proveito de: u u u a) as diferentes proporções de adaptação a um treino específico; b) os pequenos retrocessos como os ocasionais por uma pequena lesão; c) as circunstâncias da vida pessoal que exigem temporalmente uma maior atenção.

8 u Um plano guia bem pensado e com todas as suas partes orientadas em perspectiva, representa um ponto de referência que pode propiciar um início inteligente e uma continuidade razoável. SEM PLANO O ATLETA E O TREINADOR VÃO Á DERIVA!!

9 Exemplo de Estruturas de Mesociclos utilizadas PERÍODO PREPARATÓRIO u 1 a. Fase (PPG)

10 u 2 a. Fase (PPE) (utilizado também no Período Competitivo)

11 PERÍODO COMPETITIVO

12

13 Exemplo de Estruturas de Microciclos utilizadas SEG. TERÇA QUAR. QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO manhã tarde TR TR TR TR TR TR TR TR TR TR Microciclo com estrutura de com dez sessões de treino

14 SEG. TERÇA QUAR. QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO manhã TR TR TR TR TR TR TR tarde TR TR TR TR TR Microciclo com estrutura de com doze sessõe de treino

15 O Treino Multi-Gradual como Base da Periodização.

16 u A organização do treino por diferentes Níveis ou Graus, construindo-se cada um deles sobre o precedente e tendo cada um deles uma orientação específica com vista ao desenvolvimento que vai contribuir a uma melhoria equilibrada do rendimento.

17 u A razão fundamental da efectividade do treino multigradual está baseada cientificamente, já que a medicina desportiva demonstra que as lesões de sobrecarga produzem-se principalmente ao incrementar e modificar repentinamente a sua preparação (por exemplo sessões de séries longas, passarem para sessões rápidas e curtas de repente).

18 u O treino multi-gradual expôe continuamente os atletas a uma ampla gama de estímulos de treino, mas que variam em função das circunstâncias ao longo do ano. u Existe também uma razão prática. Tem pouco sentido, na nossa perspectiva, permitir que as fibras musculares motoras Tipo II b) não se exercitem devido á pouca utilização que se faz delas no início da preparação anual, se apenas utilizássemos cargas de baixa intensidade sobre grandes distâncias. Pelo que se deve promover o trabalho em níveis superiores.

19 u Uma das ideias fundamentais deste tipo de planeamento do treino é que na prática deve treinar-se todo o ano a distância e o tempo de carga específicos da competição, embora em intensidades diferentes. u Outra das ideias do treino multi-gradual é de que se devem desenvolver simultaneamente desde o início do Macrociclo, a resistência aeróbia e anaeróbia.

20 u A este tipo de preparação ampla deve juntar-se o treino para o desenvolvimento da força, nomeadamente no que incide no que aumenta os seus níveis, e no que aumenta a sua capacidade de resistir à fadiga.

21 Objectivo Final Competição Redução da actividade com vista ao objectivo final X 5 - Nível 5 Entrar em forma para a competição principal X 4 - Nível 4 Consolidação (confirmação) X 3 - Nível 3 X 2 - Nível 2 Incremento da Intensidade Introdução cuidadosa a um trabalho mais rápido (+ intensidade) X 1 - Nível 1 Estabelecimento da base aeróbica X 0 - Nível 0 Base para uma recuperação completa

22 Nivel X 0 X 1 X 2 X 3 X 4 X 5 X 6 (descanso) Escala temporal sujerida (semanas) Representação mediante diagrama, do treino multi-gradual como base para a periodização

23 u Como pudémos verificar cada nível ou grau representa um mesociclo. A duração de cada mesociclo pode variar em função das exigências de cada prova, estado de forma do atleta e tempo disponível. u O exemplo apresentado projecta-se com apenas um objectivo importante. No entanto pode ajustar-se para dupla ou tripla periodização, com dois ou três objectivos na época.

24 u O Mesociclo X 0, está identificado como um período de recuperação de actividade geral para atletas que vêm de um período de transição e que iniciam a sua preparação para o Macrociclo do ano seguinte. u O Mesociclo X 1, estabelece uma base de acondicionamento aeróbico extensivo e de melhoria dos indíces de força e que no exemplo apresentado pode durar 12 semanas.

25 u Nos Mesociclos X 2 e X 3, colocar-se-à maior ênfase numa maior intensidade das cargas. Trabalho aeróbico mais intenso ( + rápido), assim como maior nível no trabalho anaeróbico, regulando-se sempre o volume, intensidade e densidade na medida exacta da adaptação do atleta. O nível do trabalho aeróbico deve manter-se ou reduzir-se ligaeiramente. u No trabalho de força deve previlegiar-se a manutenção dos níveis máximos de força e o trabalho de força explosiva.

26 u O Mesociclo X 4, de consolidação pretende produzir-se uma melhoria do VO2 máximo (consumo máximo de oxigénio), e uma maior tolerância ao trabalho anaeróbico (pequena quantidade de elevada intensidade). u Procura-se que em cada um dos trabalhos realizados incida uma programação de qualidade (potência aeróbica, capacidade anaeróbica láctica e força específica). u Ao nível do trabalho de força procura-se desenvolver a resistência de força específica na àgua e no ginásio.

27 u Nas fases de transição entre mesociclos devem utilizar-se testes de avaliação específicos (na àgua) e gerais (de força e corrida), bem como avaliações em laboratório (análises, composição corporal, etc...) u Deve ainda participar-se em provas para preparação e avaliação, mas sem objectivos de resultados.

28 u O Mesociclo X 5, é a fase do treino caracterizado por um trabalho de correcções verificadas nas avaliações realizadas. É o momento em que incidimos apenas o trabalho sobre a especificidade da competição e sobre os pontos fortes individuais do atleta. u Durante o final do Mesociclo X 5 e durante o Mesociclo de Competição (X 6), sob nenhuma circunstância devem cessar completamente os diferentes tipos de treino desenvolvidos anteriormente.

29 u Desde o nível X 1 até ao nível X 4, o trabalho continua em todos os aspectos do treino. No entanto o volume de trabalho decresce consideravelmente, permitindo aos atletas gozar de um estado de frescura, tanto físico, como psicológico. u Nas últimas semanas deve manter-se um treino de manutenção da qualidade, de baixo volume até à competição, com o objectivo de promover uma Supercompensação.

30 u O Modelo de Yakovlev (supercompensação) pode aplicarse a uma só sessão de treino, a um microciclo ou a um mesociclo. u O êxito do treino diário, consiste na programação óptima dos tempos de cada estímulo de treino, de forma a evitar uma excessiva fadiga e em colocar as sessões mais difíceis nos momentos em que se produz uma recuperação óptima.

31 u Desta filosofia sobressai o facto de que não é possível, em geral e ao mesmo tempo treinar duro e competir com êxito. u Alcançar um ponto máximo de rendimento na competição adequada é uma das questões mais problemáticas que se colocam na arte e na ciência da preparação dos atletas.

32 u Especificando ainda mais os aspectos decisivos do treino multi-gradual, poderemos afirmar que em cada grau do nosso planeamento ao nível do macrociclo, e se compararmos com a construção de um prédio, existem vários pisos ( mesociclos) que como é habitual apresentam um mesmo número de habitações ( àreas básicas do treino).

33 u Duas são habitações (àreas) complementares de apoio. As outras àreas de treino incluem diferentes intensidades e volumes que estimulam o seu desenvolvimento. u Quando progredimos desde o Mesociclo X 1, até ao Mesociclo X 5, a carga de treino (intensidade e volvume) incrementa-se gradualmente. A cuidadosa integração das sesões diárias, proporciona uma estimulação óptima dos diferentes sistemas de energia, que asseguram o progresso de forma contínua.

34 u Para completar a analogia com a construção de um edifício, teremos que dizer que qualquer habitação (àrea), de qualquer piso (mesociclo), pode ser maior ou menor e que se pode entrar nela mais que uma vez.

35 Os 7 Campos do Treino Multi-Gradual Plano do Piso

36 Habitação 1- Preparação Aeróbica u Treino de longa e média distância u Objectivo básico : adaptação cardiovascular u Frequências cardíacas entre 70% e 80% do máximo

37 Habitação 2- Preparação Anaeróbica u Treino progressivo de intensidade média entre 15 e 20 minutos a um ritmo máximo equivalente ao limiar anaeróbico u Especial ênfase numa fluidez cómoda e rápida do ritmo u Incremento da adaptação com objectivo de subir limiar anaeróbico

38 Habitação 3- Treino da Capacidade Aeróbica u Séries de 2 a 8 minutos rápidos a um ritmo aproximado do VO2 máximo u A recuperação deve ser completa ou quase para minimizar a iniciação anaeróbica u Enfatizar a manutenção de um bom estado geral de forma

39 Habitação 4- Treino da Capacidade Anaeróbica u Treino rápidos de 30 a 2 a um ritmo de 95% ou mais do esforço máximo u A um ritmo superior a 100% do VO2 máximo u Recuperação completa u Realiza-se principalmente no início dos mesociclos e espaçadamente

40 Habitação 5- Mobilidade Geral u Exercícios de estiramento geral u Exercícios específicos de flexibilidade u Ginásio / Natação

41 Habitação 6- Circuitos e Pesos u Desenvolvimento da força geral e específica, utilizando pesos livres e máquinas u Desenvolvimento da força com o treino em circuito u Ênfase do estado geral de forma

42 Habitação 7- Manutenção da Saúde u Massagem u Complementos nutritivos u Avaliações no terreno e em laboratório (VO2/lactato) u Medidas antropométricas u Composição corporal u Análises clínicas

43 u Como afirmámos antes o treino multi-gradual sugere que um plano de desenvolvimento para atletas de qualquer distância, deve ter a mesma composição ao longo do ano de treino. u Isto parece contradizer o conceito da especificidade de cada prova ( maratona). Pode parecer um paradoxo. u Um paradoxo não tem solução, mas sim uma explicação que é afinal simples.

44 u De acordo com o atleta, a prova e a estrutura de tempo no macrociclo, colocaremos mais ênfase em qualquer dos diferentes tipos de treino que definimos. Uma variação do ênfase não só se refere ao número de unidades de cada àrea do treino que podemos trabalhar num mesociclo, senão também a sua intensidade. u Desta maneira não se elimina ou ignora nenhuma das componentes do treino.

45 u A especificidade do desenvolvimento óptimo de cada atleta individualmente, exige planos de treino individualizados na carga externa ou interna. Quer dizer, requere tempo, reflexão e dedicação. u Assegurar que se realize a combinação adequada, é a tarefa de um treinador competente.

46 A Organização da Carga de Treino no Período de Preparação Terminal O Taper

47 u De modo a melhor ilustrar, nos seus aspectos de aplicação prática, o que é o Taper para um canoista (ou outro atleta de desportos individuais) incluído num programa de treino de alto rendimento, apresentamos de seguida o modelos de organização seguido neste período de actividade, com o objectivo do Campeonato da Europa de Juniores de 1996, fundamentado no modelo tapering off (rematar em ponta) de Troup e Reese.

48 Modelo de Troup e Reese

49 O Pré-Taper u Este período começa seis semanas antes da competição principal e dura duas a três semanas. É um período de transição no qual a carga de treino é gradualmente reduzida - quer a intensidade quer a quilometragem. O volume pode descer cerca de 10 a 15 % por semana. u Esta fase da época pode ser utilizada pelo treinador também para observação da resposta dos seus atletas à redução da carga de treino. Se o canoista se mostra demasiado bem logo no início deste período, a redução da carga de treino deve ser atrasada ou mesmo limitada. u Este período de pré-taper está especialmente indicado para atletas envolvidos num calendário competitivo que os obriga a realizar provas de alguma importância, três a quatro semanas antes do pico final da época.

50 Taper - Concepção e linhas de orientação Pré-Taper Taper 1 a a. 3 a. semana semana a.semana a.semana semana Km-redução % % 50 % 75 % % Sessões de Treino Manutenção dos níveis adquiridos. Ênfase gradual nas necessidades energéticas específicas de cada atleta. Intensidade Alta Média Média Qualidade Qualidade do Treino Intervalos de recuperação : esforço Média 1 : 1 2 : 1 3 : 1 4 : 1

51 O Taper u a) Primeira semana u Manutenção do número de sessões por semana; u Manutenção da duração do treino, sendo permitido mais descanso entre as séries e repetições de treino; u O volume de treino pode descer até 50 %; u O conteúdo das sessões é constituído por séries de treino aeróbico (manutenção) e, especialmente, séries anaeróbicas para manutenção das adaptações nos sistemas lácticos e alácticos;

52 u A intensidade do treino mantém-se durante esta semana com ênfase em tarefas de velocidade de competição e tolerância à dor.

53 u b) Segunda semana u O volume é reduzido em perto de 75 % do nível máximo da época; u Aumenta o número relativo de séries de qualidade mas os intervalos tornam-se também mais longos. Esquema típico: u u u 30% - Tarefas para a manutenção dos sistemas energéticos; 40% - Manutenção e desenvolvimento da velocidade e tolerância à dor; 30% - Recuperação activa (aeróbica).

54 u c) Terceira semana u Redução do volume em 85% do pico da época; u Esquema típico: u u u 40% - treino em aerobiose e potência aeróbica (manutenção); 20% - treino de qualidade, mas utilizando distânciasbase curtas; 40% - recuperação activa e repouso.

55 u d) Últimos três dias u Maior redução da quilometragem - 90% do volume máximo da época (uma série de 10 x 50 mts pode levar quarenta e cinco minutos a realizar-se).

56 Comentário u Embora se utilizem séries de qualidade, a frequência dos estímulos não aumenta, uma vez que isso poderia provocar níveis elevados de fadiga e o efeito desejado de subida de forma perder-se-ía. u O processo seguido é o de aumentar o intervalo de repouso entre séries e repetições - a distância total de uma série pode ser reduzida em 75%, enquanto o intervalo de repouso aumenta 50%.

57 u Este é o procedimento já aconselhado por Counsilmann já em 1968, para tornar o treino mais específico através do acréscimo de intensidade absoluta. u A existência de um período de pré-taper era também aconselhado por este autor, indicando a necessidade de promover uma transição entre a fase de treino anterior, o período competitivo e a fase de substancial redução das cargas de treino.

58 Sistemas energéticos de trabalho muscular (segundo N.I. Volkov,1975) Sistema de formação de energia Aláctico anaeróbio Reacção metabólica Tempo de formação (sgs) Período de influência Duração da secreção máxima Creatinafosfocinase e miocinase 0 até 30 sgs até 10 Láctico anaeróbio Glucólise com formação de àcido láctico de 30 a 5-6 minutos de 30 a 1 30 Aeróbio Oxidação dos hidratos de carbono e das gorduras pelo oxigénio do ar até várias horas 2-5 minutos

59 Os tempos de regeneração para atletas de alto rendimento situam-se em 50% destes tempos. Processos e tempos de regeneração de diversas cargas de treino (segundo Keul,1978;Kindermann,1980;Martin,1980;Grosser,1985) Processos de regeneração Regeneração contínua Regeneração rápida (muito incompleta) Com energia por via aeróbia a uma intensidade de 60-70% produzse uma regeneração contínua Com energia por via mista aeróbiaanaeróbia depois de aproximad. 1,30 a 2 horas Com energia por via anaeróbia aláctica e láctica Com efeito anabólico (força máxima) depois de aproximadamente 2-3 horas Com efeito sobre o sistema neuromuscular (velocidade e técnica) Regeneração a 90-95% (incompleta com boa capacidade de rendimento) Regeneração completa com equilíbrio metabólico (maior capacidade de rendimento) a uma intensidade de 75-90% depois de umas 12 horas a uma intensidade de 75-90% depois de umas horas depois de umas 12 horas depois de umas horas depois de umas horas depois de umas horas depois de umas 18 horas depois de umas horas depois de uma 18 horas depois de umas 72 horas

60 Método de treino contínuo uniforme Capacidade Funcional Designação Duração Regime de carga FC Limiar anaeróbio Limiar aeróbio Breve duração Média Longa duração duração Intensivo Extensivo (80% VO2) (50 % VO2) O método contínuo do treino da resistência pode ser dividido em método contínuo uniforme e método contínuo variado

61 Objectivo: desenvolvimento do Limiar Anaeróbio Período de esforço Longa duração (8-15 ) Média duração (2 a 8 ) Curta duração II (45 a 2 ) Curta duração I (15-45 ) Trabalho : Pausa 1:1 a 1/8 1:1/4 a 1:1/12 1:1/8 a 1:1/12 1:1/8 a 1:1/12 Intensidade (% vel.máx.) Duração Total Frequência (séries x reps) 1 x (2 a 4) 2 a 3 x (4 a 12) 1 a 3 x (20 a 40) 1 a 3 x (30 a 60)

62 Objectivo: desenvolvimento da Potência Aeróbia Período de esforço Longa duração (8 a 15 ) Média duração (2 a 8 ) Curta duração II (45-2 ) Curta duração I (15-45 ) Trabalho : Pausa 1:1 a 1:1/2 1:1 a 1:1/4 1:1/8 a 1:1/12 1:1/8 a 1:1/12 Intensidade (% vel.máx.) Duração Total a 12 /série 8 a 12 /série Frequência (séries x reps) 1 x (1 a 3) 3 a 5 x (2 a 8) 3 a 5 x (6 a 12) 3 a 5 x (12 a 20)

63 Objectivo: desenvolvimento da Tolerância láctica Período de esforço Média duração (2 a 8 ) Curta duração II (45-2 ) Curta duração I (15-45 ) Trabalho : Pausa 1:1 a 1: 2 1: 1/2 a 1: 6 1:1/2 a 1: 1/6 Intensidade (% vel.máx.) Duração total a 8 /série Frequência (séries x reps) 3 a 5 x (2 a 8) 1 a 3 x (3 a 12) 3 a 5 x (6 a 12)

64 Objectivo: desenvolvimento da Potência láctica Período de esforço Curta duração I (15-45 ) Trabalho : Pausa 1: 1 a 1: 6 Intensidade (% velocidade máxima) + 95 Duração total + 20 Frequência (séries x reps.) 1 a 3 x (3 a 12)

65 Método de Treino de Repetições Duração da repetição Longa duração (2 a 3 ) Média duração (45 a 60 ) Curta duração (20 a 30 ) Intensidade Submáximo a máximo 80-90%V.C. Máxima 90-95% V.C. Máxima 90-95% V.C. Objectivos Tolerância láctica e acumulação láctica máxima Acumulação láctica máxima e potência láctica Potência láctica

MÉTODOS de Treinamento

MÉTODOS de Treinamento Metodologia do TREINAMENTO FÍSICO AULA 7 MÉTODOS de Treinamento MÉTODOS de Treinamento Métodos CONTÍNUOS Métodos INTERVALADOS Métodos FRACIONADOS Métodos em CIRCUITO Métodos ADAPTATIVOS São as DIFERENTES

Leia mais

TIPOS DE MACROCICLOS EXISTENTES

TIPOS DE MACROCICLOS EXISTENTES TIPOS DE MACROCICLOS EXISTENTES Variante Macrociclo Periodização Utilizado para: I Quadrimestral Simples Atletas adolescentes ou iniciantes Tripla Necessidade de 3 peaks acentuados II Semestral Simples

Leia mais

Periodização na Musculação. Prof. Dra. Bruna Oneda 2013

Periodização na Musculação. Prof. Dra. Bruna Oneda 2013 Periodização na Musculação Prof. Dra. Bruna Oneda 2013 Periodização Compreende a divisão da temporada de treino, com períodos particulares de tempo, contendo objetivos e conteúdos muito bem determinados.

Leia mais

MICROCICLOS - Modelos

MICROCICLOS - Modelos O MICROCICLO É A MENOR FRAÇÃO DO PROCESSO DE TREINAMENTO. COMBINANDO FASES DE ESTÍMULO E RECUPERAÇÃO, CRIA AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE OCORRA O FENÔMENO DA SUPER- COMPENSAÇÃO, MELHORANDO O NÍVEL

Leia mais

Aspectos Metodológicos da Preparação dos Corredores de Longa Distância

Aspectos Metodológicos da Preparação dos Corredores de Longa Distância Prof. Ricardo Antonio D Angelo -Mestrando em Ciências da Motricidade, UNESP, Rio Claro, 2006 -Treinador Nacional de Fundo, 2004 -Treinador IAAF Nível II, 1999 -Especialização em Atletismo, USP, 1983 -Coordenador

Leia mais

Quantificação do Treinamento

Quantificação do Treinamento Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Unidade III Quantificação do Treinamento Prof. Esp. Jorge Duarte Quantificação do Treinamento Nesta unidade tentaremos quantificar o treinamento. Iremos analisar

Leia mais

Treinamento de Força

Treinamento de Força Treinamento de Força O B J E T I V O Possibilitar aos alunos de educação física uma experiência teórica e prática no estudo generalizado da ciência dos exercícios contra-resistência. Apresentar em linhas

Leia mais

TREINAMENTO DESPORTIVO. Ricardo L. Pace Jr.

TREINAMENTO DESPORTIVO. Ricardo L. Pace Jr. TREINAMENTO DESPORTIVO Ricardo L. Pace Jr. INTRODUÇÃO Desde a Grécia antiga até hoje, o treinamento desportivo variou de um cunho religioso até meio de marketing. A partir de quando utilizado como meio

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO 1 REVISÃO DA LITERATURA 5

ÍNDICE INTRODUÇÃO 1 REVISÃO DA LITERATURA 5 ÍNDICE INTRODUÇÃO 1 1.1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA 1 1.2. OBJECTIVOS E PERTINÊNCIA DO ESTUDO 2 REVISÃO DA LITERATURA 5 2.1. METABOLISMO ENERGÉTICO 5 2.1.1. CONCEITO DE ENERGIA 5 2.1.2. VIAS ENERGÉTICAS

Leia mais

Metabolismo do Exercício -1ª parte

Metabolismo do Exercício -1ª parte Metabolismo do Exercício -1ª parte INTRODUÇÃO Nenhum outro estresse a que o corpo é normalmente exposto, sequer se aproxima dos estresses extremos decorrente do exercício vigoroso. INTRODUÇÃO De fato,

Leia mais

Planeamento do Treino É o processo de análise, definição e sistematização das diferentes operações inerentes ao desenvolvimento e formação dos atletas

Planeamento do Treino É o processo de análise, definição e sistematização das diferentes operações inerentes ao desenvolvimento e formação dos atletas PLANEAMENTO DO TREINO Planeamento do Treino É o processo de análise, definição e sistematização das diferentes operações inerentes ao desenvolvimento e formação dos atletas e/ou das equipas. Diz respeito

Leia mais

Efeito do exercício no ritmo cardíaco

Efeito do exercício no ritmo cardíaco Efeito do exercício no ritmo cardíaco Objectivos Demonstrar competências na interpretação de fenómenos científicos Realizar experiências controladas executando, coleccionando, registando dados. Explicar

Leia mais

O Treino do Jovem Lançador

O Treino do Jovem Lançador Pressupostos Teóricos Fases Sensíveis O Treino do Jovem Lançador Pressupostos Teóricos - As Fases Sensíveis; Análise da situação Portuguesa; Proposta para o treino de jovens lançadores. Pressupostos Teóricos

Leia mais

METODOLOGIA VO2PRO WWW.VO2PRO.COM.BR

METODOLOGIA VO2PRO WWW.VO2PRO.COM.BR ALEXANDRE MACHADO METODOLOGIA VO2PRO A VO2PRO nasce com uma proposta inovadora para melhoria do condicionamento físico, seja com objetivo para uma melhor qualidade de vida ou para performance esportiva.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE ÉVORA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO DESPORTIVO 3º ANO PROGRAMA

UNIVERSIDADE DE ÉVORA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO DESPORTIVO 3º ANO PROGRAMA UNIVERSIDADE DE ÉVORA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA TEORIA E METODOLOGIA DO TREINO DESPORTIVO 3º ANO PROGRAMA Comissão Instaladora dos Ensinos na Área da Saúde e Bem-estar 2003 /

Leia mais

TESTE DE ESFORÇO E CÁLCULOS DE AUXILIO PARA O PLANEJAMENTO E PRESCRIÇÀO DE EXERCICIOS FÍSICOS. Capacidade cardiorrespiratória

TESTE DE ESFORÇO E CÁLCULOS DE AUXILIO PARA O PLANEJAMENTO E PRESCRIÇÀO DE EXERCICIOS FÍSICOS. Capacidade cardiorrespiratória TESTE DE ESFORÇO E CÁLCULOS DE AUXILIO PARA O PLANEJAMENTO E PRESCRIÇÀO DE EXERCICIOS FÍSICOS Luiz Antônio Domingues Filho O treinamento aeróbio é um dos mais importantes componentes de um programa de

Leia mais

RONALDO BERNARDO NAHIRNIAK DA SILVA PERFIL MORFOFUNCIONAL DE TENISTAS DO SEXO FEMININO

RONALDO BERNARDO NAHIRNIAK DA SILVA PERFIL MORFOFUNCIONAL DE TENISTAS DO SEXO FEMININO RONALDO BERNARDO NAHIRNIAK DA SILVA PERFIL MORFOFUNCIONAL DE TENISTAS DO SEXO FEMININO Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo do Departamento

Leia mais

Efeito Da Mobilização De Tecidos Moles Nas Concentrações de Ácido Láctico, Após Exercício Intensivo

Efeito Da Mobilização De Tecidos Moles Nas Concentrações de Ácido Láctico, Após Exercício Intensivo Efeito Da Mobilização De Tecidos Moles Nas Concentrações de Ácido Láctico, Após Exercício Intensivo Juliana Alves Brito Pedro Harry Leite Manuel Paquete ESS-JP-VNGAIA INTRODUÇÃO Porquê a escolha da MTM?

Leia mais

GINÁSTICA LOCALIZADA

GINÁSTICA LOCALIZADA GINÁSTICA LOCALIZADA CONCEITO Método de condicionamento físico, que visa desenvolver a resistência muscular localizada de um músculo ou de um grupamento muscular, tornando-o mais tonificado sem com tudo

Leia mais

Unidade 3 Estrutura do treinamento de alto rendimento

Unidade 3 Estrutura do treinamento de alto rendimento Unidade 3 Estrutura do treinamento de alto rendimento Unidade 3 Estrutura do treinamento de alto rendimento 3.1. A formação do atleta: características e etapas 3.2. Plano de treinamento para temporada:

Leia mais

Notas Introdutórias acerca da Velocidade

Notas Introdutórias acerca da Velocidade O TREINO DA VELOCIDADE DOS 8 AOS 19 ANOS Jornadas Técnicas da ADAL Rui Norte Notas Introdutórias acerca da A deve ser considerada como uma capacidade motora fundamental, pois serve de base à várias actividades

Leia mais

CONTROLE DE TREINAMENTO

CONTROLE DE TREINAMENTO CONTROLE DE TREINAMENTO CONTROLE DE TREINAMENTO VARIÁVEIS DA CARGA EXERCÍCIO VOLUME INTENSIDADE CONCEITOS EXERCÍCIO GERAL ESPECÍFICO VOLUME ABSOLUTA RELATIVO INTENSIDADE: COMO CONTROLAR? CARGA DE TREINAMENTO

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2016

EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Prova 311 Ensino Secundário I - OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência o Programa do ensino secundário da disciplina de Educação

Leia mais

METABOLISMO E FONTES ENERGÉTICAS NO EXERCÍCIO

METABOLISMO E FONTES ENERGÉTICAS NO EXERCÍCIO METABOLISMO E FONTES ENERGÉTICAS NO EXERCÍCIO PARTE 2 Dra. Flávia Cristina Goulart CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Marília flaviagoulart@marilia.unesp.br Déficit de Oxigênio

Leia mais

Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998

Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998 Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998 O Atletismo jogado O tipo de trabalho proposto destina-se a crianças dos 9 aos 11 anos de ambos os sexos, as sessões de trabalho tem a duração aproximada de 2h

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 19-03-2016 / 20-03-2016. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 19-03-2016 / 20-03-2016. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 INVESTIMENTO FORMADOR METABOLIC TRAINING: ESTRATéGIAS PARA PERDA DE PESO (MAR 2016) - PORTO A perda de peso está entre os principais objetivos para procurar a ajuda de um profissional mas é, ao mesmo tempo, um dos mais difíceis

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

O meu horário de estudo

O meu horário de estudo www.livrosdefisica-jc.com.br O meu horário de estudo Preenche este horário segundo a distribuição de tempo que tencionas fazer: Pinta de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinta de cor de laranja o tempo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO DRT: 201.249-0

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO DRT: 201.249-0 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

ANÁLISE NA EQUIPA DE NATAÇÃO ABSOLUTA DO CLUBE ESTRELAS SÃO JOÃO DE BRITO DURANTE A ÉPOCA DESPORTIVA 2014/2015

ANÁLISE NA EQUIPA DE NATAÇÃO ABSOLUTA DO CLUBE ESTRELAS SÃO JOÃO DE BRITO DURANTE A ÉPOCA DESPORTIVA 2014/2015 UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA ANÁLISE NA EQUIPA DE NATAÇÃO ABSOLUTA DO CLUBE ESTRELAS SÃO JOÃO DE BRITO DURANTE A ÉPOCA DESPORTIVA 2014/2015 Relatório elaborado com vista à obtenção

Leia mais

The Physical Activity Guidelines Advisory Committee

The Physical Activity Guidelines Advisory Committee The Physical Activity Guidelines Advisory Committee (U. S. Department of Health & Human Services) www.hhs.gov Revisão da Literatura sobre Actividade Física e Saúde Um dos principais objectivos do PAGAC

Leia mais

COORDENAÇÃO MOTORA. 13% dos idosos têm dificuldade com várias tarefas que exigem coordenação óculo-manual (ex. inserir uma chave na fechadura).

COORDENAÇÃO MOTORA. 13% dos idosos têm dificuldade com várias tarefas que exigem coordenação óculo-manual (ex. inserir uma chave na fechadura). COORDENAÇÃO MOTORA coordenação motora é a ação sinérgica do SNC e da musculatura esquelética dentro de uma determinada seqüência de movimentos. O envelhecimento provoca uma diminuição da velocidades de

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA

REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO ESPECIFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA (CÓDIGO DE PONTUAÇÃO) 2002-2003 Programa individual: CORDA ARCO BOLA Programa conjuntos: CORDA ARCO BOLA MOVIMENTOS LIVRES INTRODUÇÃO A sistematização dos Desportos

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / PROPOSTA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / PROPOSTA Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / PROPOSTA - VELOCIDADE - ESTAFETAS - BARREIRAS - ALTURA - C OMPRIMENTO - PESO - D ARDO - MARTELO - MEIO-FUNDO - MARCHA A TLÉTICA 178 VELOCIDADE 179

Leia mais

Hipertrofia muscular - o livro O livro que você precisa para aprender a ganhar massa muscular em pouco tempo e de uma forma saudável

Hipertrofia muscular - o livro O livro que você precisa para aprender a ganhar massa muscular em pouco tempo e de uma forma saudável Hipertrofia muscular - o livro O livro que você precisa para aprender a ganhar massa muscular em pouco tempo e de uma forma saudável Índice do livro Hipertrofia Muscular Neste livro, Rodrigo Polesso reúne

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

"É a máxima velocidade de movimento que pode ser alcançada"(hollmann & Hettinger apud BARBANTI, 1979).

É a máxima velocidade de movimento que pode ser alcançada(hollmann & Hettinger apud BARBANTI, 1979). VELOCIDADE * Prof. Francisco Tavares 1 INTRODUÇÃO A velocidade é uma característica neuromuscular que está presente em todas as situações nos vários esportes. Popularmente, diz-se que a velocidade é uma

Leia mais

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido.

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. O importante é ter em mente que deixar de se alimentar é

Leia mais

Ergonomia. LER/DORT Como prevenir. Cézar Maurício Pretto

Ergonomia. LER/DORT Como prevenir. Cézar Maurício Pretto Ergonomia LER/DORT Como prevenir Cézar Maurício Pretto Introdução Os DORT se constituem num sério problema humano e econômico, que afeta a qualidade de vida dos trabalhadores O prejuízo para as organizações

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Licenciatura em Desporto Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º Designação: Atividades de Academia I Créditos: 5 Departamento: Ciências e Tecnologias Tipo: Área científica: Ciências

Leia mais

Versão 1.00. Referenciais de FORMAÇÃO. Padel. Menção de formação. Grau

Versão 1.00. Referenciais de FORMAÇÃO. Padel. Menção de formação. Grau Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Padel Menção de formação Grau I Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Padel Menção de formação Grau I Edição: Conteúdos: Data: Instituto Português do Desporto e Juventude,

Leia mais

Profa. Luciana Rosa de Souza

Profa. Luciana Rosa de Souza Profa. Luciana Rosa de Souza o Curto prazo e Longo prazo No estudo da produção, é importante que se diferencie o curto prazo do longo prazo. Curto Prazo: refere-se ao período de tempo no qual um ou mais

Leia mais

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA INCOMPLETA PAUSA COMPLETA INTERVALADO REPETIÇÕES RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA

Leia mais

Considerações e análise pessoal sobre o Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores

Considerações e análise pessoal sobre o Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores Considerações e análise pessoal sobre o Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores 111 Após a análise dos resultados do estudo aqui realizado, foi possível concluir e apresentar sugestões e modificações

Leia mais

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Treinamento Físico e Técnico para Futebol Método ANALÍTICO O método analítico onsiste em ensinar destrezas motoras por partes para, posteriormente, uni-las. Desvantagens do método Analítico Treinamento Físico e Técnico para Futebol Como característica

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO ANUAL Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 11º ANO Ano Letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO

Leia mais

Treino de Força Geral com Jovens

Treino de Força Geral com Jovens Treino de Força Geral com Jovens Professor João Abrantes Treinador de Atletismo Técnico Nacional da FPA, responsável pelo Departamento de Formação 1. INTRODUÇÃO Para começar a escrever este artigo sobre

Leia mais

Romeu Reguengo Novembro 2012. Estruturas Pré-fabricadas em Betão

Romeu Reguengo Novembro 2012. Estruturas Pré-fabricadas em Betão Estruturas Pré-fabricadas em Betão Introdução A pré-fabricação de edifícios surge na Europa, após a II Guerra Mundial, como forma de resposta rápida à falta de habitação nos países mais destruídos. O desenvolvimento

Leia mais

Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação. Leonor Trovão, Novembro 2010 Orientador: Prof. Humberto Jorge

Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação. Leonor Trovão, Novembro 2010 Orientador: Prof. Humberto Jorge Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação Leonor Trovão, Novembro Orientador: Prof. Humberto Jorge Problemas ambientais com os transportes Introdução de veículos eléctricos Utilização

Leia mais

RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH S

RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH S RECURSOS HUMANOS Introdução Definição e conceitos Introdução Definição e conceitos Planeamento de rh s? Introdução Definição e conceitos Definição e conceitos Cascio, (1986): O planeamento de RH s é: um

Leia mais

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O objetivo do curso é prover o profissional de conhecimentos atualizados

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO DIMENSIONAMENTO CORRETO DOS TRANSFORMADORES NA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

A INFLUÊNCIA DO DIMENSIONAMENTO CORRETO DOS TRANSFORMADORES NA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA A INFLUÊNCIA DO DIMENSIONAMENTO CORRETO DOS TRANSFORMADORES NA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Antonio Soares Pereto Engenheiro Industrial - modalidade Elétrica pela FEI (1969). Pósgraduado em Administração de

Leia mais

"El Fondismo Sudamericano y Sus Estrategias de Desarrollo"

El Fondismo Sudamericano y Sus Estrategias de Desarrollo "El Fondismo Sudamericano y Sus Estrategias de Desarrollo" Prof. Ricardo Antonio D Angelo -Mestrando em Ciências da Motricidade, UNESP, Rio Claro, 2006 -Treinador Nacional de Fundo, 2004 -Treinador IAAF

Leia mais

Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) MATEMÁTICA. Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil )

Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) MATEMÁTICA. Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil ) Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) Faculdade de Arquitectura e Artes Licenciatura em Arquitectura MATEMÁTICA Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil ) Unidade curricular

Leia mais

Relatório de Estágio Profissionalizante realizado na Escola MP-Ténis (CIF)

Relatório de Estágio Profissionalizante realizado na Escola MP-Ténis (CIF) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana Relatório de Estágio Profissionalizante realizado na Escola MP-Ténis (CIF) Época Desportiva 2014/2015 Dissertação Elaborada com vista à obtenção do

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 17-10-2015 / 18-10-2015. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 19:00 INVESTIMENTO ALOJAMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 17-10-2015 / 18-10-2015. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 19:00 INVESTIMENTO ALOJAMENTO FORMADOR GERIATRIA - A INTERVENçãO DO FISIOTERAPEUTA (OUT 2015) - LISBOA Geriatria: A Intervenção do Fisioterapeuta é o curso ideal para todos os fisioterapeutas que queiram adquirir competências sólidas para a

Leia mais

Treino desportivo Fernando Tavares TREINO DESPORTIVO

Treino desportivo Fernando Tavares TREINO DESPORTIVO TREINO DESPORTIVO Treino desportivo Fernando Tavares "Todos os grandes teóricos do treino de D.HARRE a L.P.MATVEIEV, consideram o treino um processo pedagógico complexo. O treino é constituído por numerosos

Leia mais

Proposta de Intervenção Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Proposta de Intervenção Formação Pedagógica Inicial de Formadores Proposta de Intervenção Formação Pedagógica Inicial de Formadores Mafalda Sales Gomes Objetivos gerais Reconhecer uma unidade de formação; Compreender a necessidade de reflectir e analisar de forma contínua

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: NICOLLE MARRA IVANOSKI SIAPE: 2213521 REGIME DE TRABALHO: ( X ) Dedicação Exclusiva ( X ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( X ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

MINI-HP. Luís Sénica

MINI-HP. Luís Sénica MINI-HP Luís Sénica O QUE É O MINI HP? FILOSOFIA Prazer e benefícios formativos são o principal foco para o MINI-HP. Pretende-se promover valores educacionais e recreativos/competitivos através da prática

Leia mais

CURSO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS

CURSO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS CURSO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM DOURADOS Jong Wan Silva 1 ; Gláucia Gabriel Sass 2 ; Discente do Curso de Ciência da Computação da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau I. Total 40,0 UNIDADES DE FORMAÇÃO 1. HISTÓRIA DO XADREZ 1,5 2. REGRAS DO JOGO DE COMPETIÇÃO 1,5

Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau I. Total 40,0 UNIDADES DE FORMAÇÃO 1. HISTÓRIA DO XADREZ 1,5 2. REGRAS DO JOGO DE COMPETIÇÃO 1,5 Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau I UNIDADES DE FORMAÇÃO HORAS 1. HISTÓRIA DO XADREZ 1,5 2. REGRAS DO JOGO DE COMPETIÇÃO 1,5 3. TÉCNICAS DE XEQUE-MATE 4,5 4. FINAIS ESSENCIAIS 7,5 5.

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade ARQUITECTURA E ARTES Licenciatura ARQUITECTURA Unidade Curricular DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL Semestre: 8 Nº ECTS: 3,5 Regente Professor Doutor Artur Jorge de Oliveira

Leia mais

3º Trabalho de GI Análise DFD

3º Trabalho de GI Análise DFD 3º Trabalho de GI Análise DFD Problemas típicos da organização Diálogo com o exterior Mestrado de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação 2000/2001 Cadeira : Prof.: GI-Gestão da Informação Luis Manuel

Leia mais

PROPOSTA PARA CURSOS DE TREINADORES DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ

PROPOSTA PARA CURSOS DE TREINADORES DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ PROPOSTA PARA CURSOS DE TREINADORES DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ Elaborado por: MI Sérgio Rocha, MI António Fróis e António Bravo Julho 2010 ÍNDICE Introdução Plano Nacional de Formação de Treinadores

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara

Leia mais

TREINAMENTO RESISTIDO APLICADO EM ESCOLARES SEM O USO DE EQUIPAMENTOS EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE PORTO VELHO - RO RESUMO

TREINAMENTO RESISTIDO APLICADO EM ESCOLARES SEM O USO DE EQUIPAMENTOS EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE PORTO VELHO - RO RESUMO TREINAMENTO RESISTIDO APLICADO EM ESCOLARES SEM O USO DE EQUIPAMENTOS EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE PORTO VELHO - RO PEDROSA, Olakson Pinto. Professor do Curso de Educação Física da ULBRA 1 PINHO, Silvia

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA

METAS DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA METAS DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO SECUNDÁRIO AUTORES LEONARDO ROCHA (Coordenador da equipa) JOÃO COMÉDIAS JORGE MIRA MÁRIO GUIMARÃES SETEMBRO de 2011 METAS DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

Jornadas Técnicas da ADAL Novembro 2009

Jornadas Técnicas da ADAL Novembro 2009 Jornadas Técnicas da ADAL Novembro 2009 Planeamento do Treino do Jovem Marchador Carlos Carmino Leiria, 21 Novembro 09 Introdução O Atletismo é uma modalidade com uma variedade de experiências motoras

Leia mais

FEP Guião de Programa para CDR- Campeonato Regional 2014

FEP Guião de Programa para CDR- Campeonato Regional 2014 Categoria do Concurso / Evento: Campeonato Regional do Norte Data: De _25 / _05 / _2014 Local: Centro Hípico ACATE Viana do Castelo Condições Gerais Esta Competição realiza-se de acordo com: - Estatutos

Leia mais

Público a que se destina: Gestores e profissionais da área da saúde e informação

Público a que se destina: Gestores e profissionais da área da saúde e informação Curso a distância Informação e evidências científicas para tomada de decisão em saúde na BVS http://usuario.bvsalud.org/ cursoevidencias/index.php?p=4 Objetivo geral Ampliar o universo de profissionais

Leia mais

Estudo do Jogo e do Jogador de Andebol de Elite

Estudo do Jogo e do Jogador de Andebol de Elite Estudo do Jogo e do Jogador de Andebol de Elite Dissertação apresentada às Provas de Doutoramento no ramo das Ciências do Desporto, nos termos do Decreto-Lei n.º 216/92 de 13 de Outubro. Susana Cristina

Leia mais

Respostas Fisiológicas do sistema cardiovascular durante a Atividade Física

Respostas Fisiológicas do sistema cardiovascular durante a Atividade Física Respostas Fisiológicas do sistema cardiovascular durante a Atividade Física 1 1) ATP: Adenosina trifosfato É um composto que armazena e libera energia para todos os processos celulares, inclusive para

Leia mais

Aprendizagem Industrial. no contexto da formação profissional e tecnológica e da construção de carreiras para adolescentes e jovens

Aprendizagem Industrial. no contexto da formação profissional e tecnológica e da construção de carreiras para adolescentes e jovens Aprendizagem Industrial no contexto da formação profissional e tecnológica e da construção de carreiras para adolescentes e jovens O Instituto Jurídico da Aprendizagem No Brasil, a aprendizagem passou

Leia mais

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO 1. A Sessão de Treino A Sessão de Treino é a unidade estrutural que serve de base para toda a organização do treino. O treinador deve individualizar o treino, adaptando a

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 11-06-2016 / 12-06-2016. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 11-06-2016 / 12-06-2016. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (JUN 2016) PORTO Os exercícios hipopressivos, representados pela marca Low Pressure Fitness (LPF), dizem respeito a um conjunto de exercícios posturais e respiratórios,

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

Sistemas de Tempo Real

Sistemas de Tempo Real Escola de Computação 2000 - IME-USP Sistemas de Tempo Real Jean-Marie Farines Joni da Silva Fraga Rômulo Silva de Oliveira LCMI - Laboratório de Controle e Microinformática DAS - Departamento de Automação

Leia mais

Perfil Profissional de Treinador

Perfil Profissional de Treinador Programa Nacional de FORMAÇÃO de Treinadores Grau2 Perfil Profissional de Treinador Perfil Profissional - GRAU II O Grau II corresponde ao primeiro nível de formação em que é concedido ao treinador desportivo

Leia mais

3. Métodos de Medição e Instrumentação 1

3. Métodos de Medição e Instrumentação 1 3. Métodos de Medição e Instrumentação Sumário 3.1 Introdução 3.2 Métodos de medição 3.2.1 Métodos analógicos 3.2.2 Métodos digitais 3.2.3 Métodos de comparação 3.2.4 Métodos de medição de resistência

Leia mais

PROPOSTA DE PERFIS PV PARA ÁREAS DE VACÂNCIA OBSERVAÇÕES INICIAIS

PROPOSTA DE PERFIS PV PARA ÁREAS DE VACÂNCIA OBSERVAÇÕES INICIAIS PROPOSTA DE PERFIS PV PARA ÁREAS DE VACÂNCIA OBSERVAÇÕES INICIAIS I) A definição dos perfis propostos abaixo se deu a partir da análise do Cadastro de Pesquisas promovida pela Vice-Direção de Pesquisa

Leia mais

Curso Tecnológico de Administração/12.º Nº de anos: 1 Duração: 120 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho

Curso Tecnológico de Administração/12.º Nº de anos: 1 Duração: 120 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Curso Tecnológico de Administração/12.º Prova: Prática Nº de anos: 1 Duração: 120 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da

Leia mais

Circuito Elétrico - I

Circuito Elétrico - I 1 1. Um resistor de 32 ohms é ligado em paralelo a outro resistor de 20 ohms e o conjunto é ligado a uma fonte de tensão de 12VDC. a) Qual é a resistência da ligação em paralelo? b) Qual é a corrente total

Leia mais

Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais

Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais Introdução: O Air Alert III é um melhoramento do Air Alert II. O número de séries e repetições foi mudado, assim como o número de dias por semana

Leia mais

Centro de Treinos do Núcleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores Professor Jorge Pombo Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira)

Centro de Treinos do Núcleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores Professor Jorge Pombo Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira) Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira) Tarefa Objetivo Tempo 1. Sessão de natação/hidroginástica (Piscina Municipal Coberta de Borba) com exercícios orientados - Recuperação 50 pelo próprio,

Leia mais

Dimensionamento de um sistema fotovoltaico. Fontes alternativas de energia - dimensionamento de um sistema fotovoltaico 1

Dimensionamento de um sistema fotovoltaico. Fontes alternativas de energia - dimensionamento de um sistema fotovoltaico 1 Dimensionamento de um sistema fotovoltaico Fontes alternativas de energia - dimensionamento de um sistema fotovoltaico 1 Sistemas fotovoltaicos Geralmente são utilizado em zonas afastadas da rede de distribuição

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL Instituição Certificadora: FALC Faculdade da Aldeia de Carapicuíba Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001/ 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01

Leia mais

Experiência 01: ACIONAMENTO DE MOTORES COM O INVERSOR DE FREQUÊNCIA. Objetivo Geral: - Acionar um motor elétrico através de um inversor de frequência.

Experiência 01: ACIONAMENTO DE MOTORES COM O INVERSOR DE FREQUÊNCIA. Objetivo Geral: - Acionar um motor elétrico através de um inversor de frequência. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Manual de Boas Práticas no Moodle

Manual de Boas Práticas no Moodle Índice Introdução... 1 O exemplo de 3 disciplinas. Introdução à Investigação Operacional... 3. Sistemas Energéticos em Edifícios... 6. Laboratório II (Módulo Matemática)... 10 Conclusão... 13 Apoio à utilização

Leia mais

ESTUDO DE UM CIRCUITO RC COMO FILTRO

ESTUDO DE UM CIRCUITO RC COMO FILTRO Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T6 Física Experimental I - 2007/08 ESTUDO DE UM CIRCUITO RC COMO FILTRO 1. Objectivo Estudo do funcionamento, em regime estacionário,

Leia mais

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio Gustavo Bertoche Quando a filosofia é apresentada no ensino médio, a primeira dificuldade que os alunos têm é relativa à compreensão do que é a filosofia.

Leia mais

Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16

Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16 Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16 Edição provisória - Setembro 2015 Introdução O foi criado com a finalidade de divulgar a Ginástica Aeróbica, aumentar o número de praticantes, e simultaneamente,

Leia mais

Projeto de Lecionação da Expressão e Educação Físico Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico

Projeto de Lecionação da Expressão e Educação Físico Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Núcleo de Estágio de Educação Física Agrupamento de Escolas de Alfornelos

Leia mais

Trabalho 001- Estratégias oficiais de reorientação da formação profissional em saúde: contribuições ao debate. 1.Introdução

Trabalho 001- Estratégias oficiais de reorientação da formação profissional em saúde: contribuições ao debate. 1.Introdução Trabalho 001- Estratégias oficiais de reorientação da formação profissional em saúde: contribuições ao debate. 1.Introdução As pesquisas e os investimentos que influenciaram as mudanças nas propostas para

Leia mais

1 05 Voo o Ho H r o i r z i o z n o t n al, l, Voo o Pla l na n do, o, Voo o As A cend n ent n e Prof. Diego Pablo

1 05 Voo o Ho H r o i r z i o z n o t n al, l, Voo o Pla l na n do, o, Voo o As A cend n ent n e Prof. Diego Pablo 1 05 Voo Horizontal, Voo Planado, Voo Ascendente Prof. Diego Pablo 2 Voo Horizontal Sustentação (L) Arrasto (D) Tração (T) L = W T = D Peso (W) 3 Voo Horizontal Alta velocidade Baixa velocidade L Maior

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Prova 02 2015 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES A estabilidade de produtos saneantes depende de fatores ambientais como temperatura, umidade e luz, e de outros inerentes ao produto

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Este documento contempla as linhas gerais de orientação, para uniformização

Leia mais