1º DIA - GRUPO II. Texto 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º DIA - GRUPO II. Texto 1"

Transcrição

1 9 º DIA - GRUPO II Leia o texto abaixo. Ele servirá de referência para responder às questões de 0 a 0. Texto TARSILA Seu presente de aniversário. OSWALD Mas que coisa extraordinária! Eu vou telefonar para o Raul Bopp e pedir que ele venha imediatamente! TARSILA Afinal, você gostou ou não gostou? OSWALD É a melhor coisa que você fez na vida! Parece um selvagem, uma criatura do mato, um/ TARSILA (Emenda) Um antropófago? OSWALD É isso aí! Como vamos chamá-lo? TARSILA (Abre o dicionário de Montoya) Abaporu, na língua dos índios, é o homem que come carne humana. OSWALD Então, pronto. Está batizado. FOCO EM MÁRIO. MÁRIO Apaporu?! TARSILA Você gosta? O Raul Bopp achou esquisito, mas gostou muito. MÁRIO Eu também gosto muito. Como é que chegou a isso? TARSILA Também me pergunto! Esse pé, essa mão, essa cabecinha de alfinete, o cactos ao fundo! Parece personagem de história de assombração... MÁRIO Eu sou contra os palavras que literatizam o quadro prejudicando a sensação estética puramente plástica. Mas esse indígena tem cheiro forte de terra brasileira... OSWALD O índio é que era feliz! Vivia sem leis e sem reis. Não tinha polícia, recalques, nem Freud, nem vergonha de ficar pelado! Que tal se a gente voltasse a comer tudo de novo? O que você acha de lançar um movimento, hein, Mário? MÁRIO Outro movimento? OSWALD Um movimento nativista como nunca se viu! Contra o europeu que chegou trazendo a gramática, a catequese e a idéia do pecado! Foi isso que acabou com o Brasil, Mário! MÁRIO E TARSILA RIEM. OSWALD Vamos nos tornar antropofágicos e lançar oficialmente a Antropofagia Brasileira de Letras! [...] OSWALD Vocês não compreendem que é necessário vir tudo abaixo! Não atinaram para a ação nefanda da catequese e da submissão à cultura européia! Eles não têm nada pra dar pra gente! TARSILA Mas você se expressa na língua deles para dizer isso! E tem mais uma coisa: a primeira pessoa que falou de antropofagia foi o Mário! OSWALD O quê???!!! TARSILA Vamos tratar de engolir a Europa! O que não der pra digerir a gente cospe fora! Quem disse que o Brasil devia funcionar como um grande estômago quatro anos atrás!?! AMARAL, Maria Adelaide. TARSILA, São Paulo: Globo, 004 p. 46 e 50.

2 Questão 0 Analise as imagens a seguir. A tela Abaporu (98), referida no texto, inspirou o movimento antropofágico. O diálogo entre as personagens na peça Tarsila caracteriza esse movimento por meio da descrição do Abaporu. A tela A negra (9) é precursora da fase antropofágica. Observando os temas, as formas e a composição das imagens, explique por que a tela Antropofagia (99) dá continuidade ao movimento lançado em 98. Leia os textos abaixo. Eles também servirão de referência para responder às questões 0 e 0. Texto Pau Brasil Era uma vez uma floresta cheia de festa e balangandã Na noite fresca carnavalesca brilhava a estrela Aldebarã E nas quebradas da madrugada toda menina era cunhã Um belo dia uma menina achou no mato uma maçã Olhou a fruta meio de banda como se fosse coisa malsã Deu uma dentada, meteu o dente, e de repente, tchan-tchan-tchan-tchan Ouviu na mata a voz possante e extravagante do Deus Tupã Que então lhe disse: mas que tolice, minha menina, minha cunhã Uma maçã é uma maçã, é uma maçã, é uma maçã E a menina foi pra gandaia cantarolando Cubanacan. HIME, Francis. Pau Brasil. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 008. CD. Faixa 7. Texto O que foi dito no ano de 968 Eles gostam de se dizer antropofágicos, isto é, seguidores do modernista Oswald de Andrade. São os poetas concretos e os músicos da tropicália e o que querem é criar uma nova linguagem. Os concretos, na faixa restrita dos livros, da poesia. Os tropicalistas, na faixa mais larga do consumo, através de discos, festivais e programas de TV. VEJA. São Paulo, set Edição comemorativa de 40 anos. p. 4. (Adaptado). O Manifesto Antropofágico buscava revelar a identidade brasileira por meio do sincretismo de raças e culturas. A tela revela essa temática pela deglutição da tela Abaporu, representante da figura do índio, e da tela A negra, resgatando a cultura africana. Soma-se a isso a forma (a técnica) de composição cubista, de origem européia. Obs.: O candidato pode ainda ressaltar outros elementos: as cores ditas caipiras, a composição de imagens de um país tropical (a bananeira, o cactos).

3 Questão 0 a) Analisando o texto, explique por que a canção Pau Brasil (texto ) pode ser considerada como integrante do movimento da Tropicália. b) Que ato praticado pela personagem, no texto, sugere a construção da temática antropofágica? Justifique. a) Segundo o texto, os tropicalistas queriam criar uma nova linguagem, o que nos permite incluir a canção Pau Brasil nesse contexto. Nela, o autor mescla com a linguagem padrão diversas expressões de origem indígena (Aldebarã, cunhã, tupã etc) ou coloquiais (quebradas, meio de banda, meteu o dente etc.). b) O ato de a menina morder a maçã, símbolo do pecado original, sugere a idéia de deglutição da cultura européia pelo índio, essência da temática antropofágica. Questão 0 a) A música Pau Brasil (texto ) reafirma a crítica de Oswald tece às ações dos europeus na formação da cultura brasileira (texto ). Relacione trechos dessa música à crítica de Oswald a respeito da linguagem herdada dos europeus. b) A expressão Um belo dia instaura uma mudança na organização seqüencial do texto. Explique que mudança é essa. a) Os versos Um belo dia uma menina achou no mato uma maçã/olhou pra fruta meio de banda como se fosse coisa malsã fazem referência à idéia de pecado que, segundo Oswald, o europeu introduziu no país. A fala de Tupã, todavia, destitui a maçã das conotações pecaminosas que lhe foram atribuídas pela cultura cristã e ocidental, portanto opõe-se à ação nefanda da catequese e da submissão à cultura européia, corroborando a proposta antropofágica de engolir a Europa. b) Os três primeiros versos, anteriores ao emprego da expressão Um belo dia, são predominantemente descritivos, utilizando verbos no pretérito imperfeito; retratam o mundo indígena, livre da influência cultural do europeu. A partir do 4º verso, o texto passa a apresentar uma estrutura narrativa, com verbos no pretérito perfeito; assim, mostra o índio entrando em contato, assimilando a cultura européia. Considere a ilustração de uma campanha publicitária e a tela Auto-retrato em manteau rouge para responder às questões 04 e 05. Conforme a propaganda do perfume, Tarsila tem sua embalagem inspirada na obra Manteau Rouge, alusiva a um casaco, ou manto, vermelho usado pela artista num jantar oferecido a Santos Dumont, em Paris. O look vibrante de Tarsila impressionou tanto os convidados, a ponto de a musa do movimento modernista se transformar no centro de atenções da festa. Ao sair do evento, pintou o auto-retrato e deu-lhe título em francês. Auto-retrato em manteau rouge foi pintado em 9.

4 Questão 04 Considerando que a peça publicitária é uma releitura da obra Auto-retrato em manteau rouge, explique por que a propaganda se configura como uma homenagem tanto a Tarsila do Amaral quanto ao público feminino. Tarsila é homenageada por ter a releitura de seu auto-retrato estampado na embalagem do perfume e também por a chamada do anúncio associá-la a uma mulher de poder e atitude. Já a homenagem ao público feminino ocorre de duas formas: o perfume confere a elas um pouco do glamour atribuído a Tarsila; a chamada do anúncio coloca-as na mesma condição de Tarsila, ou seja, a de mulheres de poder e atitude. Questão 05 No campo da publicidade, é comum a utilização de obras de arte em anúncios para a divulgação de diferentes produtos. Explique por que obras de arte são utilizadas como recurso para persuadir o consumidor a usar um determinado produto. As obras de arte trazem um caráter elitista para o produto. O consumidor deve acreditar que usando tal produto ele passará a fazer parte dessa elite. Questão 06 Leia os fragmentos dos poemas À beira de teu corpo, do livro Nova antologia poética, de Afonso Felix de Sousa, e In extremis, do livro Melhores poemas, de Olavo Bilac. À beira de teu corpo II Com teus olhos que já não me fitam, o que vês que não me contas, como se tua vida e tua morte nada tivessem a ver comigo, não fossem da conta de quem te pôs neste mundo e tenta agora conter o pranto por te ter posto neste mundo para tão cedo e, antes de mim, dele partires? O que olhas, que não me explicas, a mim que tentava explicar-te até o inexplicável, e se tens a boca entreaberta como a querer falar de alguma coisa, de algum espanto, e, curvado sobre teu corpo, eu colo o ouvido à tua boca, e nada ouço, e nada dizes? Apalpo-te. Sinto o gelo em tua testa. Olho-te nos olhos que talvez percorram as paisagens de um mundo que aos poucos devassas, ou de um relance apenas devassaste, e é um segredo, e não me contas. SOUSA, Afonso Felix de. Nova antologia poética. Goiânia: Cegraf/UFG, 99. p. 6. In extremis Nunca morrer assim! Nunca morrer num dia Assim! de um sol assim! Tu, desgrenhada e fria, Fria! postos nos meus os teus olhos molhados, E apertando nos teus os meus dedos gelados... E um dia assim! de um sol assim! E assim a esfera Toda azul, no esplendor do fim da primavera! Asas, tontas de luz, cortando o firmamento! Ninhos cantando! Em flor a terra toda! O vento Despencando os rasais, sacudindo o arvoredo... 4

5 [...] Eu, com o frio a crescer no coração, tão cheio De ti, até no horror do derradeiro anseio! Tu, vendo retorcer-se amarguradamente, A boca que beijava a tua boca ardente, A boca que foi tua! BILAC, Olavo. Melhores poemas. Seleção Marisa Lajolo. São Paulo: Global, 00. p. 9. Em ambos os textos, o eu lírico dirige-se a uma segunda pessoa do discurso em um momento extremo. a) Explicite quem é essa segunda pessoa e em que momento o eu lírico encontra-se. b) Qual a atitude do eu lírico de cada poema em relação à circunstância poetizada? a) A segunda pessoa do texto de Afonso Felix de Sousa é o filho morto. O eu-lírico encontra-se junto ao corpo do filho em um velório. No texto de Olavo Bilac a ª pessoa é a amada que está junto ao leito do eu-lírico. b) O eu-lírico do texto 0 sofre pela perda do filho amado e lamenta sua partida. O eu lírico do texto 0 está próximo da morte e lamenta perder o amor da amada e a beleza da natureza. Questão 07 Um dos fatos históricos que motivam o enredo de Memorial de Aires, de Machado de Assis, é a Abolição da Escravatura, ocorrida no Brasil Império. Nesse contexto, o autor apresenta-nos a viúva Fidélia relacionando-se com as conseqüências desse fato histórico. Com base em tais dados, responda: a) Que atitude Fidélia toma em relação à fazenda Santa-Pia? b) Que opiniões o narrador emite sobre a Abolição da Escravatura e sobre a atitude humanista de Fidélia? a) Fidélia toma a decisão de doar a fazenda Santa-Pia aos libertos. b) Sobre a Abolição da Escravatura, Aires mostra-se a favor, sem entusiasmo. Quanto à atitude humanista de Fidélia, Aires, diplomaticamente, aprova. Comentário: Sobre a atitude de Fidélia, percebemos a ironia machadiana que ressalta o descaso da elite, já que a Lei havia sido assinada e a insubmissão frente às ações do Estado. Questão 08 Leia o fragmento abaixo, extraído no romance A confissão, de Flávio Carneiro. [...] e aquela sensação de que um furação havia passado por mim e já ia longe, distante, sem perigo algum, então me lembro, jamais poderia esquecer, me lembro da imagem de Agnes deitada no tapete, dormindo, quer dizer, eu pensava que ela estivesse dormindo, até me dar conta do que de fato acontecera e já estava previsto deste o início, não pudera evitar, me lembro do rosto tranqüilo de Agnes, morrera com um leve sorriso no rosto, tão bonito o rosto de Agnes naquela manhã [...]. CARNEIRO, Flávio. A confissão. Rio de Janeiro: Rocco, 006. p. 8. O romance A confissão está estruturado em 0 capítulos, sendo que, do capítulo 5º de cujo final foi extraído o fragmento acima para o 6º, o narrador revela uma descoberta sobre si mesmo. Com base na leitura da obra, responda: a) Que revelação o narrador faz sobre sua nova identidade? b) Que sentimento o protagonista percebe ter perdido? c) Qual a relação entre a metamorfose que a personagem sofre e o desfecho do livro? 5

6 a) A revelação de que pode assimilar, sugar a identidade, a memória e a vida da mulher com a qual ele mantém relação sexual levando-a em seguida à morte. b) Ele percebe ter perdido a capacidade de ter medo. c) Ele precisa resgatar o medo perdido para sentir-se novamente um ser humano. Isso justifica a razão do seqüestro da Senhora. Questão 09 Observe a reprodução da pintura Aplicação do castigo de açoite, de Jean-Baptiste Debret ( ), e leia o poema Desenho de Debret, do livro Nova antologia poética, de Afonso Felix de Sousa. DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. 4.ed. Tradução Sérgio Milhet. São Paulo: Livraria Martins, 965. Tomo I, v. I e II. P. 45. Desenho de Debret Esmaecidos o ângulo da igreja, a cruz altaneira. Esmaecidos o casarão senhorial, os populares, o soldado, como se fora outro o mundo do outro lado da praça pública. De súbito ergue-se o açoite, ergue-se com dedos inflamados, que vibram no ar fazendo em volta um vivo colorido. E há então os escravos que amarrados aguardam o açoite, E há os já açoitados a lembrarem caveiras em transe, e há o escravo que açoita e um dia foi também açoitado, e usa de toda a força porque um dia será de novo açoitado. E há, antes de tudo, estas negras nádegas que sangram. SOUSA, Afonso Felix de. Nova antologia poética. Goiânia: Cegraf/UFG, 99. p. 98. Em seu texto, Afonso Felix, poeta brasileiro do século XX, interpreta poeticamente a pintura de Debret, artista plástico francês que registrou aspectos da realidade brasileira na primeira metade do século XIX. a) O poema evidencia uma divisão entre dois espaços físicos e sociais presentes no quadro. Transcreva o verso que sintetiza essa divisão. b) No desenho de Debret e na interpretação poética de Afonso Felix, é central um tema recorrente em uma das fases do Romantismo. Qual é esse tema e por que a sua representação poética e pictórica aproxima-se do Romantismo? a) O verso Como se fora outro o mundo do outro lado da praça pública divide o espaço físico e social. Comentário: De um lado, a Igreja e os Casarões senhoriais, representando as camadas ricas. De outro, a praça com a figura dos negros sofrendo os castigos corporais. b) A pintura de Debret e o texto de Afonso Felix de Sousa revelam a denúncia de caráter social centrada na figura do negro. Liga-se, portanto, ao tema da ª geração romântica denominada de social, condoreira e hugoana, com abordagem também centrada na figura do negro. 6

7 Questão 0 A peça Tarsila, de Maria Adelaide Amaral, e o conto Amor e morte na página dezessete, do livro O leopardo é um animal delicado, de Marina Colasanti, escritos no início e no final do século XX, respectivamente, exploram triângulos amorosos diferentes. a) Que papel a protagonista desempenha em cada triângulo? b) No que se refere à triangulação amorosa, de que modo das protagonistas rompem com a expectativa de comportamento feminino de suas épocas? Comentário da questão: A questão 0 traz um enunciado problemático. A obra Tarsila, de Maria Adelaide Amaral, não foi escrita no início do século XX. Subentende-se que o enunciado queira dizer que as obras são ambientadas no início e no final do século XX. a) Tarsila, protagonista da obra homônima, é traída pelo marido Oswald de Andrade, e Selena, do Conto de Marina Colasanti, é quem trai o marido. b) Ambas as protagonistas revelam um perfil de mulheres avançadas, feministas. Tarsila, por não se revelar como uma mulher submissa e que aceita passivamente a traição, decide romper a união com Oswald de Andrade. Selena adota um perfil avançado de mulher por assumir um papel que seria tipicamente masculino, o da traição. Questão A dissolução do alumínio metálico em ácido clorídrico produz hidrogênio gasoso conforme a reação química abaixo. Al + HCl AlCl + H ( s) ( aq) ( aq) ( g ) Um aparato foi construído para que todo gás produzido nessa reação química seja utilizado para mover um pistão em um cilindro contra uma pressão externa constante, conforme esboçado na abaixo. H HCl + Al Pistão - Cilindro A) Calcule o número de mols de H que serão produzidos pela dissolução completa de 70kg de alumínio no ácido a 00K. B) Calcule o trabalho mecânico (em Joules ) realizado pelo gás a 00K. Considere o hidrogênio um gás ideal. Dados: Constante universal dos gases Massa molar do Al é 7g/mol R 8,J/K mol A) Al( ) + HCl( ) AlCl s aq ( aq) + H ( g ) 70 0 n 7 mol de 4 Al = nal = 0 mols de Al 4 0 mols de Al,5mol de H Al x 7

8 4,5 0 mols x = de H B) τ= pv ( f Vi ) V0 = 0 τ= pvf Sabemos que PV = nrt, então: 4 τ=δ nrt =,5 0 8, 00 7 τ=,7 0 J Questão Considere a célula como uma esfera cuja membrana que separa o fluido extracelular do líquido no seu interior tem raio externo R e e raio interno R i e densidade superficial de cargas externa +σ e interna σ. A diferença de potencial entre o meio externo e o interno é denominada de potencial da membrana, o qual, na ausência de influências externas, como ocorre na maioria das células, permanece inalterado e por isso recebe a designação de potencial de repouso. Q e Q i R e R i A) Escreva a expressão das cargas das esferas em função de seus raios e da densidade superficial de cargas σ. B) Escreva a expressão para a diferença de potencial V = Ve Vi em função da densidade superficial de cargas σ e da espessura d = Re Ri, da membrana. C) Para uma espessura d = 90Å e um potencial de repouso de 70mV, qual é a densidade superficial de cargas σ da membrana, considerando que a constante dielétrica k da membrana é 0? A constante dielétrica é a constante relativa da permissividade elétrica do meio em relação à do vácuo dada por k = εε 0. Dados: Permissividade do vácuo -0 Å = 0 m A) Para a esfera externa: Qe 4 Re ( ) Q e > 0 Para a esfera interna: Q 4 R Q < 0 i =+ π σ ( ) = π ( σ ) ( ) i i ε 0 9,0 0 F m B) O potencial da esfera externa vale: ( Q + Q ) 4πR σ 4πR σ ( Re Ri ) e i e i Ve = = =σ 4σε R 4πε R ε R 0 e 0 e 0 e O potencial da esfera interna vale: Qe Qi 4πReσ 4πRi σ Vi = + = 4πε R 4πε R 4πε R 4πε R 0 e 0 i 0 e 0 i 8

9 σ V = R R ( ) i e i ε0 Observe que o potencial resultante em cada esfera é a soma algébrica dos potenciais criados por ambas as cargas independentemente. Assim: σ σ V = Ve Vi = ( Re Ri ) ( Re Ri) ε R ε ( ) 0 e 0 σ R + R V = R R e i e i ε0 Re σ R V = d, e como d Ri : R i ε0 e σ V d ε0 Observação: Poderíamos ter considerado o campo elétrico dentro da membrana uniforme desde o princípio, já que, a sua espessura é bem menor que seu raio. No entanto, teríamos com isso que aplicar a relação: σ U = d ε0 Válida para um capacitor plano de placas paralelas com densidade de cargas σ, o que não parece ser o caminho esperado pela banca. C) Dado V = 70mV e d = 90Å, e sabendo que, ε= kε 0 : d Considerando: V = σ k ε 0 0 σ = C σ = 70 m Questão O microscópio ótico é composto de duas lentes convergentes, de aumentos lineares transversais deferentes, dispostas de forma a produzirem imagens ampliadas de objetos muito pequenos, como as células vivas e as bactérias. Na construção do instrumento foi utilizada uma lente objetiva (próxima do objeto) com distância focal de 4,0mm e uma lente ocular (próxima do olho do observador) com distância focal maior. A disposição das lentes foi feita conforme a figura esquemática fora de escala onde é mostrada a posição da imagem () l conjugada pela objetiva. Considerando que a imagem virtual conjugada pela ocular será vista a 40mm da lente, calcule: Observador foc 76 mm,0 mm ( I ) foc fob fob Lente ocular Lente objetiva Objeto sobre a lâmina 9

10 A) a posição do objeto em relação à objetiva; B) o aumento linear transversal da objetiva; C) a distância focal da lente ocular; D) o aumento linear transversal do instrumento; E) o tamanho do objeto se a imagem vista pelo observador corresponde a 4,0mm. a) Observe a figura. Nela chamamos a objetiva de L e para ela podemos escrever: = +, portanto: f d d d o o i = d o d o ( ) = 4 64 = 4,mm b) i di 64 A = = = = 40 o d 4, o c) Considerando que a imagem virtual conjugada pela ocular será vista a 40 mm da lente (a 40 mm da ocular): = f 40 f =,6mm d) O aumento linear transversal total de: d i d i A= Aob Aoc = = d o d = 800 o 4, e) i 4 A = = = 800 o = 0,005mm = 5μ m o o Questão 4 A chamada equação dos fabricantes de lentes (equação de Halley) permite determinar os elementos geométricos de uma lente de n e o meio em que a lente faces esféricas, uma vez conhecidos a distância focal da lente ( f ), os índices de refração da lente ( ) está ( n ). Esta equação é a seguinte: n = + f n R R 4 Considere uma lente de distância focal f = 4cm, com índice de refração n =, imersa no ar, e admita que a velocidade da luz no ar é igual à velocidade no vácuo. Se a espessura da lente é de cm e a distância entre os centros ( C e C ) é de 5cm, determine os raios R e R. 0

11 cm R C C R Da equação de Halley e sabendo que n = : n f n R R = + 4 = + 4 R R = + 4 R R 4 R + R = R R () Da figura dada podemos escrever: R+ R = 5 R + R = 6 (): De () e (): 6 = 4 R 6 R ( ) R = ou R = 4 Voltando em (): R = cm R = 4cm R = 4cm R = cm Questão 5 A secretária de Vigilância da Saúde, do Ministério da Saúde brasileiro, publicou um manual sobre procedimentos de enfermagem para o atendimento ao paciente com suspeita de dengue. Esse manual indica a prova do laço como um exame obrigatório em todos os casos suspeitos de dengue. Para a aplicação dessa prova, deve-se obedecer aos seguintes procedimentos: I. Desenhar um quadrado de,5cm de lado (ou uma área ao redor da falange distal do polegar) no antebraço da pessoa e verificar a pressão arterial (deitada ou sentada); II. Calcular o valor médio entre a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica; III. Insuflar novamente o manguito até o valor médio e manter por cinco minutos em adultos (em crianças, minutos) ou até o aparecimento de petéquias ou equimoses (pequenas manchas vermelhas na pele); IV. Contar o número de petéquias no quadrado. A prova será positiva se houver 0 ou mais petéquias em adultos e 0 ou mais em crianças. Brasil.Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue: manual de enfermagem adulto e criança. Brasília: Ministério da Saúde, 008.p.. (Adaptado)

12 Considere estas informações, para responder ao que se pede. a) Na realização desse exame, utilizou-se o polegar para traçar a área na qual seriam contadas as petéquias. O desenho traçado tinha o formato aproximado de um semicírculo justaposto a um quadrado, como mostra a figura a seguir. Calcule e raio aproximado desse semicírculo para que a área da região formada pelo quadrado e o semicírculo seja igual à área de um quadrado de lado,5cm. b) Ao se realizar a prova do laço em um adulto, foi utilizado, por engano, um quadrado de lado 5cm. Considerando que a quantidade de petéquias por cm determina se o resultado do exame é positivo ou negativo, determine a quantidade mínima N que devem ser contadas, neste caso, para que o exame dê resultado positivo. de petéquias ( ) a) Cálculo da área S de um quadrado de lado,5cm : ( ),5cm 6,5cm S = = () Seja R o raio do semicírculo da figura abaixo R R ( ) π π () S = R + R = R + 4 De () e (): R π + 4 = 6,5cm Fazendo π,4 :,4 R + 4 6,5cm R 5,75 6, 5cm R, 04cm b) Um quadrado de lado 5cm tem área igual a quatro vezes a área de um quadrado de lado,5cm. Logo, o número de petéquias nessa nova prova do laço também deve ser quatro vezes o número da prova estabelecida no procedimento descrito no enunciado. Do exposto: N = 4 0= 80

13 Questão 6 A figura abaixo representa duas circunferências, C e C, dispostas simetricamente em relação ao eixo x, com raio r = cm e centros nos pontos ( ) 0, O = e ( ) O = 0,, respectivamente. y C O A B D x O C C Considere um ponto qualquer A C e o ponto C C, simétrico a A, em relação ao eixo x. O segmento AC é a diagonal do quadrado ABCD, perpendicular ao eixo x. Diante do exposto, a) determine as coordenadas dos vértices do quadrado ABCD que possui área máxima; b) calcule a área do quadrado ABCD em função do ângulo α, indicado na figura. a) A área máxima do quadrado ABCD é obtida quando sua diagonal também é máxima, ou seja, os pontos A e C estão o mais distante possível. Como A e C estão sobre C e C e são simétricos em relação ao eixo x, devemos ter: A = ( 0, 4) e C = ( 0, 4) Por simetria, B = ( 4,0) e D = ( 4,0). b) Cálculo das ordenadas de A e de C : y A = cosα= cosα y = + cosα= + cosα C y y A A x y C C Seja d a distância de A até C :

14 ( ) d = y y = cosα + cosα A C d = 6 cosα Lembrando que d é a diagonal do quadrado ABCD e denominando S sua área: ( α) d d d 6 cos S = = = ( ) S = cosα Função que confirma o que fizemos no item a, pois S é máxima para cosα =, ou seja, º DIA - GRUPO I α =π+ kπ, k. Questão A fermentação faz parte do processo industrial de produção de etanol, a partir da cana-de-açúcar. Nesse processo, ocorre a liberação de dióxido de carbono, cujo monitoramento pode ser feito por borbulhamento desse gás em uma solução aquosa de hidróxido de bário, produzindo um precipitado branco. Considerando estas informações: A) Escreva a equação química que representa a formação do precipitado. B) Sabendo-se que o Kps do precipitado formado é 8, 0 9, qual a concentração dos íons formados? CO + Ba OH BaCO + H O. A) ( g ) ( ) ( ) ( s) ( l) aq + B) BaCO ( ) Ba ( ) + CO s aq ( aq) smol/l smol/l smol/l ( ) ( ) Kps = Ba CO = s s = s + s = Kps = = mol/l + 5 Assim Ba = CO = 9 0 mol/l. Questão A hemodiálise é um processo de remoção de substâncias do sangue de pessoas com insuficiência renal, realizada através de um aparelho, o dialisador, como mostra o esquema simplificado a seguir: local II dialisado local IV sangue do paciente dialisador membrana semipermeável local I dialisado local III sangue do paciente 4

15 Considere as seguintes substâncias presentes no sangue e no dialisador: K +, Na +, Cl e HCO. A) Identifique em quais locais do esquema a concentração destes sais é maior. B) Identifique e explique o fenômeno físico-químico que está atuando no dialisador. A) Observando o esquema proposto pode-se chegar às seguintes conclusões: Local III (sangue do paciente antes da diálise) maior concentração dos íons K +, Na +, Cl e HCO. Local IV (sangue do paciente após a diálise) menor concentração de íons no sangue em relação ao local III. Local II solução do dialisador antes de receber os íons do sangue. Local I solução do dialisador após o contato com o sangue através da membrana. Assim, no circuito do sangue a concentração de íons é maior em III, e no circuito do dialisador a concentração de íons é maior em I. B) O dialisador atua removendo os íons do sangue por difusão. Essa máquina contém uma membrana semipermeável constituída geralmente de papel celofane, sob a forma de serpentina ou folhas paralelas. O sangue flui por um lado da membrana enquanto uma solução de diálise adequada o conecta pelo outro lado, conforme o esquema fornecido. As substâncias tendem a difundir do líquido em que se encontram em maior concentração para o líquido em que se encontram em menor concentração. Portanto, se a concentração de uma substância for maior no plasma que no líquido dialisador, haverá transferência da substância do plasma para o líquido dialisador com a conseqüente filtração seletiva dos íons (diálise). Questão O teor de vitamina C em amostras pode ser determinado através de titulação com solução de iodo, o qual é reduzido a ânions iodeto, conforme equação química a seguir: + CHO I CHO I + H A solução titulada torna-se azul quando toda vitamina C tiver reagido. A) Represente o equipamento necessário para realizar esse experimento. B) Determine a massa, em mg, de vitamina C em uma amostra que consumiu, 0 ml de solução de iodo a % ( / ) mv. A) Bureta - Solução de I ( solução titulante) Suporte Universal Erlenmeyer - Solução a ser titulada ( solução de vitamina C) B) Determinando a massa de I que reagiu na solução padrão, tem-se: g de I 00mL solução x ml de solução x = 0,0g de I. Pela equação balanceada, pode-se determinar a relação estequiométrica entre a vitamina C e o I : + CHO I CHO I + H. 5

16 mol de CHO mol de I 76g 5,8g y 0,0g Questão 4 y = 0,008g de CHO = 0,8mg de CHO Um laboratório recebeu três cilindros de gás com as seguintes especificações medidas a 5º C : pressão de 9,778 atm e volume de 5m. Sabendo que o cilindro A contém nitrogênio, o B contém argônio e o C contém 5kg de um gás desconhecido, pergunta-se: A) Qual é a massa de gás contida nos cilindros A e B? B) Qual é o gás contido no cilindro C, sabendo-se que sua fórmula molecular contém apenas C e H? Dados: R = 0,08atm LK mol A) N Ar Gás desconhecido A B C Pela lei da Avogadro pode-se afirmar que o número de mol de gases nos três cilindros é o mesmo, já que estão confinados em cilindros de mesmo volume e a uma mesma temperatura e pressão. Assim, pode-se calcular a massa de N em A e a massa de Ar em B. Cilindro A mrt.. PV. = nrt.. = M 9,778 atm 5000L 8 g m = atm L 0,08 98K mol K mol m = 5600,6 g de N m 56kg de N Cilindro B mrt.. PV. = M 9,778 atm 5000L 9,9g mol m = atm L 0,08 98K K mol m = 7989,8 g de Ar m 79,8kg de Ar B) Conhecendo a massa do gás presente em cilindro C pode-se determinar sua massa molar. mrt.. PV = nrt.. = M 5000g 0,08atm L 98K M = = 5,99g/mol 6g/mol 9,778atm 5000L K mol Como o composto contém apenas carbono e hidrogênio e sua massa molecular é igual a 6u, a única possibilidade para sua fórmula molecular é CH. Questão 5 A teoria da repulsão por pares de elétrons da camada de valência ( VSEPR ) é um modelo para previsão da estrutura tridimensional das moléculas. Considere as moléculas de NH e de H O. A) Determine suas geometrias moleculares, considerando os pares de elétrons não-ligantes. B) Estime os ângulos de ligação dos pares de elétrons ligantes e justifique sua resposta. 6

17 A) NH (amônia) H N H H Geometria = piramidal HO (água) H O B) Ângulos H Geometria = angular H N H 07 H Teórico = 09º 8' Real (aproximado)=07º O H 05 H Teórico = 09º 8' Real (aproximado)=05º Os ângulos verdadeiros estimados são menores por causa da repulsão entre os pares eletrônicos dos elétrons (não-ligantes e ligantes) Obs.: Considerando a distribuição dos pares eletrônicos ligantes e não ligantes da camada de valência, ter-se-á um arranjo espacial tetraédrico em ambos os casos. Questão 6 A cromatografia em coluna é um processo de separação baseado na interação intermolecular de substâncias com as fases estacionária e móvel. Considere um experimento em que o fator determinantes é a interação entre a fase estacionária (sílica gel) e as substâncias fenol e naftaleno, representadas a seguir: Si O H Si O H O O H Si Si O O O Si sílica gel OH fenol naftaleno Determine a seqüência em que os compostos sairão da coluna cromatográfica e justifique sua resposta. 7

18 fenol OH OH OH OH Silica Coluna cromatográfica naftaleno OH OH OH Silica O fenol é atraído mais intensamente pela sílica devido a formação de ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio). O naftaleno praticamente não sofre atração, por ser uma substância apolar. Assim, o naftaleno passará mais rapidamente pela coluna cromatográfica. º DIA - GRUPO III e IV Questão Uma empresa fabrica dois tipos de produtos, P e P. No mês em que ela obteve o maior faturamento com a fabricação desses dois produtos, a razão entre a quantidade produzida do produto P e o total produzido foi igual a 0,7. Considerando que nesse mês a empresa produziu.500 unidades do produto P, calcule a quantidade produzida do produto P. P Quantidade Total de produtos T P Quantidade Total de produtos P Quantidade Total de produtos P = P + P () T P 0,7 P = () T P = 500 unidades () Substituindo () e () na equação (), tem-se: PT = 0,7 PT ,8 P T = 500 P T = 500 unidades Voltando em (): P = 0,7 P T P = 0,7 500 P = 9000 unidades 8

19 Questão O resultado de uma eleição para prefeito, na qual concorriam os candidatos A, B, C e D, foi apresentado em um jornal, segundo o gráfico a seguir. O gráfico apresenta o resultado da eleição contabilizando somente os votos válidos (total de votos menos a quantidade de votos brancos e nulos). Eleição para prefeito/008 Votos válidos (em %) Legenda Candidato A (78,6%) Candidato B (4,%) Candidato C (4,%) Candidato B (,8%) No decorrer da notícia, ao enfocar o resultado do candidato eleito, o texto informava que o candidato A recebeu 74,67% do total de votos. Com base nessas informações, calcule a porcentagem de votos brancos e nulos dessa eleição, em relação à quantidade total de votos. Sejam: NA: número de votos do candidato A. NT : número total de votos. X : número de votos brancos e nulos. Equacionando: NA= 74,67% NT = 0,7467 NT () ( ) NA = 78,6% NT X = 0,786NT 0,786X () De () e (): 0,7467NT = 0,786NT 0,786X 0,786 X = 0,09 NT 0,09 X = NT 0,786 X = 0,05 NT X = 5% NT Portanto, 5% é a porcentagem pedida. Questão O CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) faz uma previsão de chuva em determinada cidade, indicando em cada dia a probabilidade de ocorrência de um volume de chuva acima de 5 mm. A tabela a seguir mostra essas probabilidades para quatro dias, na cidade de Goiânia. Dia Dia Dia Dia Probabilidade Considere que a probabilidade de chover em determinado dia é independente da ocorrência ou não de chuva nos demais dias apresentados na tabela acima e calcule a probabilidade de não chover acima de 5 mm em cada um dos quatro dias. 9

20 Sejam P, P, P e P4 as probabilidades de não chover acima de 5 mm em cada um dos dias,, e 4, respectivamente: 0 70 P = = P = = P = = P4 = = Questão 4 A figura A mostrada abaixo representa um copo na forma de um tronco de cone reto, cujos raios das bases são R e R e cuja geratriz tem comprimento L. Ao rolar esse copo sobre uma superfície horizontal, sem escorregar, ele descreve uma coroa circular, conforme a figura B apresentada abaixo. Figura A Figura B R L R Obtenha uma expressão para a área de coroa circular descrita pelo copo na Figura B, em função dos raios das bases e da geratriz do tronco de cone. Figura Figura x R L x L x R Da Figura () temos: Raio do círculo maior, RMA = x+ L; Raio do círculo menor, R = x. Da Figura () temos: x = x+ L x= R L R R L ME = R R R R R R ME ( ) ( ) Cálculo do raio do círculo maior: R L R L RMA = L+ x= L+ RMA = R R R R Seja Acc a área perdida: ( ) ( ) 0

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3 Linhas de Força Mencionamos na aula passada que o físico inglês Michael Faraday (79-867) introduziu o conceito de linha de força para visualizar a interação elétrica entre duas cargas. Para Faraday, as

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Um capacitor é um sistema elétrico formado por dois condutores separados por um material isolante, ou pelo vácuo.

Um capacitor é um sistema elétrico formado por dois condutores separados por um material isolante, ou pelo vácuo. Capacitores e Dielétricos Um capacitor é um sistema elétrico formado por dois condutores separados por um material isolante, ou pelo vácuo. Imaginemos uma configuração como a de um capacitor em que os

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y 5 Taxa de Variação Neste capítulo faremos uso da derivada para resolver certos tipos de problemas relacionados com algumas aplicações físicas e geométricas. Nessas aplicações nem sempre as funções envolvidas

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( )

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( ) Física 0 Duas partículas A e, de massa m, executam movimentos circulares uniormes sobre o plano x (x e representam eixos perpendiculares) com equações horárias dadas por xa ( t ) = a+acos ( ωt ), ( t )

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br Lentes Esféricas Lentes Esféricas: construção Biconvexa Lentes Esféricas: construção PLANO-CONVEXA Lentes Esféricas: construção CÔNCAVO-CONVEXA Lentes Esféricas: construção BICÔNCAVA

Leia mais

Formação de imagens por superfícies esféricas

Formação de imagens por superfícies esféricas UNIVESIDADE FEDEAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPATAMENTO DE FÍSICA Laboratório de Física Geral IV Formação de imagens por superfícies esféricas.. Objetivos:. Primeira parte: Espelho Côncavo

Leia mais

Preparação e padronização de uma solução 0,10 mol/l de ácido clorídrico

Preparação e padronização de uma solução 0,10 mol/l de ácido clorídrico Universidade Estadual de Goiás UnUCET - Anápolis Química Industrial Química Experimental II Preparação e padronização de uma solução 0,10 mol/l de ácido clorídrico Alunos: Bruno Ramos; Wendel Thiago; Thales

Leia mais

ɸ E = ΣE.A (5) 14/04/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III

ɸ E = ΣE.A (5) 14/04/2015. Bacharelado em Engenharia Civil. Física III Bacharelado em Engenharia Civil Física III Prof a.: M.Sc. Mariana de Faria Gardingo Diniz FLUXO DE CAMPO ELÉTRICO Imagine que as linhas de campo da figura abaixo representem um campo elétrico de cargas

Leia mais

APLICAÇÕES DA DERIVADA

APLICAÇÕES DA DERIVADA Notas de Aula: Aplicações das Derivadas APLICAÇÕES DA DERIVADA Vimos, na seção anterior, que a derivada de uma função pode ser interpretada como o coeficiente angular da reta tangente ao seu gráfico. Nesta,

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Do ponto de vista da Termodinâmica, gás ideal é aquele para o qual vale, para quaisquer valores de P e T, a equação de estado de Clapeyron:

Do ponto de vista da Termodinâmica, gás ideal é aquele para o qual vale, para quaisquer valores de P e T, a equação de estado de Clapeyron: Equação de Estado de Van der Waals Do ponto de vista da Termodinâmica, gás ideal é aquele para o qual vale, para quaisquer valores de P e T, a equação de estado de Clapeyron: P i V i = nrt em que colocamos

Leia mais

2 A Derivada. 2.1 Velocidade Média e Velocidade Instantânea

2 A Derivada. 2.1 Velocidade Média e Velocidade Instantânea 2 O objetivo geral desse curso de Cálculo será o de estudar dois conceitos básicos: a Derivada e a Integral. No decorrer do curso esses dois conceitos, embora motivados de formas distintas, serão por mais

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa

TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa Reflexão da luz TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa LEIS DA REFLEXÃO RI = raio de luz incidente i normal r RR = raio de luz refletido i = ângulo de incidência (é formado entre RI e N) r = ângulo de reflexão

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 8 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 Ensino Médio

36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 Ensino Médio 36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 Ensino Médio Esta prova também corresponde à prova da Primeira Fase da Olimpíada Regional nos Estados de: AL BA ES MG PA RS RN SC Terça-feira,

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 A L 0 H mola apoio sem atrito B A figura acima mostra um sistema composto por uma parede vertical

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 4

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 4 Lei de Gauss Considere uma distribuição arbitrária de cargas ou um corpo carregado no espaço. Imagine agora uma superfície fechada qualquer envolvendo essa distribuição ou corpo. A superfície é imaginária,

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades LIVRO MATEMÁTICA 5 Resoluções das Atividades Sumário Módulo Fração Módulo Potências Módulo Sistema métrico decimal Módulo Fração Pré-Vestibular LIVRO MATEMÁTICA 5 0 C Analisemos a situação descrita e vejamos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido.

FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido. FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido. NUMERADOR - Indica quantas partes foram consideradas. TRAÇO DE FRAÇÃO Indica

Leia mais

Provas Comentadas OBF/2011

Provas Comentadas OBF/2011 PROFESSORES: Daniel Paixão, Deric Simão, Edney Melo, Ivan Peixoto, Leonardo Bruno, Rodrigo Lins e Rômulo Mendes COORDENADOR DE ÁREA: Prof. Edney Melo 1. Um foguete de 1000 kg é lançado da superfície da

Leia mais

EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO

EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO EXPERIMENTO N o 6 LENTES CONVERGENTES INTRODUÇÃO Ao incidir em uma lente convergente, um feixe paralelo de luz, depois de passar pela lente, é concentrado em um ponto denominado foco (representado por

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Capítulo 4 Trabalho e Energia

Capítulo 4 Trabalho e Energia Capítulo 4 Trabalho e Energia Este tema é, sem dúvidas, um dos mais importantes na Física. Na realidade, nos estudos mais avançados da Física, todo ou quase todos os problemas podem ser resolvidos através

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Espelhos Esféricos Gauss 2013

Espelhos Esféricos Gauss 2013 Espelhos Esféricos Gauss 2013 1. (Unesp 2012) Observe o adesivo plástico apresentado no espelho côncavo de raio de curvatura igual a 1,0 m, na figura 1. Essa informação indica que o espelho produz imagens

Leia mais

Objetivos. Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas e

Objetivos. Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas e MÓDULO 2 - AULA 13 Aula 13 Superfícies regradas e de revolução Objetivos Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas

Leia mais

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 9 ano Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Um homem também chora Um homem também

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA QUESTÃO 01 Em uma determinada transformação foi constatado que poderia ser representada

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

MÓDULO DE RECUPERAÇÃO

MÓDULO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA Física II 2º ANO ENSINO MÉDIO MÓDULO DE RECUPERAÇÃO ALUNO(A) Nº TURMA TURNO Manhã 1º SEMESTRE DATA / / 01- A figura representa um feixe de raios paralelos incidentes numa superfície S e os correspondentes

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir.

1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir. 1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir. Nessa trajetória, a altura máxima, em metros, atingida pelo corpo foi de a) 0,52m. b) 0,64m.

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

Aula do Curso Noic de Física, feito pela parceria do Noic com o Além do Horizonte

Aula do Curso Noic de Física, feito pela parceria do Noic com o Além do Horizonte Espelhos esféricos são superfícies refletoras muito comuns e interessantes de se estudar. Eles são capazes de formar imagens maiores ou menores, inversas ou direitas, dependendo do tipo de espelho, suas

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa QUESTÃO 01 Num laboratório químico, havia três frascos que continham, respectivamente, um alcano, um álcool e um alqueno. Foram realizados experimentos que envolviam

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a dispersão da luz em um prisma.

OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a dispersão da luz em um prisma. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA CURSO DE FÍSICA LABORATÓRIO ÓPTICA REFLEXÃO E REFRAÇÃO OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta Questão 1 Na natureza, muitos animais conseguem guiar-se e até mesmo caçar com eficiência, devido à grande sensibilidade que apresentam para a detecção de ondas, tanto eletromagnéticas quanto mecânicas.

Leia mais

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza 1) a-) Calcular a solubilidade do BaSO 4 em uma solução 0,01 M de Na 2 SO 4 Dissolução do Na 2 SO 4 : Dado: BaSO

Leia mais

Lei de Gauss Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lei de Gauss Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Lei de Gauss Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo de campo elétrico que passa através de uma superfície fechada com a carga elétrica que

Leia mais

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL CROMATOGRAFIA 2 1 6 Ed. Cap. 10 268-294 6 Ed. Cap. 6 Pg.209-219 6 Ed. Cap. 28 Pg.756-829 6 Ed. Cap. 21 Pg.483-501 3 Separação Química Princípios de uma separação. Uma mistura

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

FUVEST 2008 1 a Fase Matemática RESOLUÇÃO: Professora Maria Antônia Gouveia.

FUVEST 2008 1 a Fase Matemática RESOLUÇÃO: Professora Maria Antônia Gouveia. FUVEST 008 a Fase Matemática Professora Maria Antônia Gouveia..0. Sabendo que os anos bissextos são os múltiplos de 4 e que o primeiro dia de 007 foi segunda-feira, o próximo ano a começar também em uma

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 11 Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 4 ), para que a água esteja em conformidade com

Leia mais

=30m/s, de modo que a = 30 10 =3m/s2. = g sen(30 o ), e substituindo os valores, tem-se. = v B

=30m/s, de modo que a = 30 10 =3m/s2. = g sen(30 o ), e substituindo os valores, tem-se. = v B FÍSIC 1 Considere a figura a seguir. Despreze qualquer tipo de atrito. a) O móvel de massa M = 100 kg é uniformemente acelerado (com aceleração a) a partir do repouso em t =0 segundos, atingindo B, emt

Leia mais

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13 Sumário Prefácio................................................................. xi Prólogo A Física tira você do sério?........................................... 1 1 Lei da Ação e Reação..................................................

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

P R O V A DE FÍSICA II

P R O V A DE FÍSICA II 1 P R O V A DE FÍSICA II QUESTÃO 16 A figura mostra uma barra rígida articulada no ponto O. A barra é homogênea e seu peso P está em seu ponto médio. Sobre cada uma de suas extremidades são aplicadas forças

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Lição 5. Instrução Programada

Lição 5. Instrução Programada Instrução Programada Lição 5 Na lição anterior, estudamos a medida da intensidade de urna corrente e verificamos que existem materiais que se comportam de modo diferente em relação à eletricidade: os condutores

Leia mais

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010 COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 248 4768 SITE: www.cmidf.com.br VALOR:10 pontos. NOTA: 9ºano 2º PERÍODO Prova de Recuperação Bimestral de Ciências

Leia mais

Problemas de volumes

Problemas de volumes Problemas de volumes A UUL AL A Nesta aula, vamos resolver problemas de volumes. Com isso, teremos oportunidade de recordar os principais sólidos: o prisma, o cilindro, a pirâmide, o cone e a esfera. Introdução

Leia mais

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por:

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por: Primeira Lei da Termodinâmica A energia interna U de um sistema é a soma das energias cinéticas e das energias potenciais de todas as partículas que formam esse sistema e, como tal, é uma propriedade do

Leia mais

16 Comprimento e área do círculo

16 Comprimento e área do círculo A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Nesta aula você aprenderá a diferenciar um desenhista de um ilustrador e ainda iniciará com os primeiros exercícios de desenho. (Mateus Machado) O DESENHISTA E O ILUSTRADOR Ainda que não sejam profissionais

Leia mais

Leis Históricas da Estequiometria

Leis Históricas da Estequiometria Estequiometria A proporção correta da mistura ar-combustível para o motor de uma carro de corrida pode ser tão importante quanto a habilidade do piloto para ganhar a corrida. As substâncias químicas, como

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Aula 03: Movimento em um Plano Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Caro aluno, olá! Neste tópico, você vai aprender sobre um tipo particular de movimento plano, o movimento circular

Leia mais

CONSTRUINDO UMA PONTE TRELIÇADA DE PALITOS DE PICOLÉ

CONSTRUINDO UMA PONTE TRELIÇADA DE PALITOS DE PICOLÉ CONSTRUINDO UMA PONTE TRELIÇADA DE PALITOS DE PICOLÉ Objetivo do projeto. Neste projeto, você irá construir um modelo de ponte treliçada que já estará previamente projetada. Quando terminada a etapa construção,

Leia mais

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de dmissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Questão Concurso 009 Uma partícula O descreve um movimento retilíneo uniforme e está

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x 12 FÍSICA Aceleração da gravidade, g = 10 m/s 2 Constante gravitacional, G = 7 x 10-11 N.m 2 /kg 2 Massa da Terra, M = 6 x 10 24 kg Velocidade da luz no vácuo, c = 300.000 km/s 01. Em 2013, os experimentos

Leia mais

Duplo sentido e ironia / Maria Irma Hadler Coudry. Caro Aluno:

Duplo sentido e ironia / Maria Irma Hadler Coudry. Caro Aluno: 1 Caro Aluno: Essa atividade pós-exibição é a quinta, de um conjunto de 7 propostas, que têm por base o primeiro episódio do programa de vídeo Viagem ao cérebro. As atividades pós-exibição são compostas

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

a = 6 m + = a + 6 3 3a + m = 18 3 a m 3a 2m = 0 = 2 3 = 18 a = 6 m = 36 3a 2m = 0 a = 24 m = 36

a = 6 m + = a + 6 3 3a + m = 18 3 a m 3a 2m = 0 = 2 3 = 18 a = 6 m = 36 3a 2m = 0 a = 24 m = 36 MATEMÁTICA Se Amélia der R$ 3,00 a Lúcia, então ambas ficarão com a mesma quantia. Se Maria der um terço do que tem a Lúcia, então esta ficará com R$ 6,00 a mais do que Amélia. Se Amélia perder a metade

Leia mais

a) ( ) 1200 b) ( ) 1800 c) ( ) 2700 d) ( ) 3600 e) ( ) 4500

a) ( ) 1200 b) ( ) 1800 c) ( ) 2700 d) ( ) 3600 e) ( ) 4500 01) A figura abaixo, é formada por um triângulo e um retângulo, usando-se 60 palitos iguais. Para cada lado do triângulo são necessários seis palitos. Se cada palito mede 5 cm de comprimento, qual é a

Leia mais

360 0,36f + 0,64f = 556. 0,28f = 196. f = 700 g = 300

360 0,36f + 0,64f = 556. 0,28f = 196. f = 700 g = 300 01) Uma empresa possui 1000 carros, sendo uma parte com motor a gasolina e o restante com motor flex (que funciona com álcool e com gasolina). Numa determinada época, neste conjunto de 1000 carros, 36%

Leia mais

Prova do Nível 1 (resolvida)

Prova do Nível 1 (resolvida) Prova do Nível (resolvida) ª fase 0 de novembro de 0 Instruções para realização da prova. Verifique se este caderno contém 0 questões e/ou qualquer tipo de defeito. Se houver algum problema, avise imediatamente

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Capítulo 16. Gravitação. Página 231

Capítulo 16. Gravitação. Página 231 Capítulo 16 Gravitação Página 231 O peso de um corpo é consequência da força de gravidade com que o corpo é atraído pela Terra ou por outro astro. É medido com dinamômetro. Não levando em conta os efeitos

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Apostila de Química Geral

Apostila de Química Geral Cursinho Vitoriano UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus de São José do Rio Preto Apostila de Química Geral Período noturno Ligações químicas interatômicas Vanessa R.

Leia mais

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Química Questão 01 Carbono é um elemento cujos átomos podem se organizar sob a forma de diferentes alótropos. Alótropos H de combustão a 25

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 17/11/2010 PROVA GRUPO GRUPO XI 4 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Óptica Geométrica Ocular Séries de Exercícios 2009/2010

Óptica Geométrica Ocular Séries de Exercícios 2009/2010 Óptica Geométrica Ocular Séries de Exercícios 2009/2010 2 de Junho de 2010 Série n.1 Propagação da luz 1. A velocidade da luz amarela de sódio num determinado líquido é 1, 92 10 8 m/s. Qual o índice de

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 No início do nível intermediário, falamos brevemente sobre a perspectiva e a aplicação de alguns dos seus elementos, como o ponto de fuga, a linha de horizonte e a relação dos objetos com o olho do observador.

Leia mais

Professora Bruna FÍSICA B. Aula 17 Seus Óculos. Página 232

Professora Bruna FÍSICA B. Aula 17 Seus Óculos. Página 232 FÍSICA B Aula 17 Seus Óculos. Página 232 INTRODUÇÃO Na aula de hoje, estudaremos os defeitos da visão e os tipos de lentes indicadas para correção destes defeitos. Para isso, estudaremos primeiramente

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ESTUDO DOS GASES

LISTA DE EXERCÍCIOS ESTUDO DOS GASES GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LISTA DE EXERCÍCIOS ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE 2015 2º ANO ESTUDO

Leia mais

Entendendo o Astigmatismo. Introdução. Lentes especiais sem astigmatismo MAS450/854. 9 de março de 2003

Entendendo o Astigmatismo. Introdução. Lentes especiais sem astigmatismo MAS450/854. 9 de março de 2003 Entendendo o Astigmatismo MAS450/854 Primavera 2003 9 de março de 2003 Introdução Lentes especiais sem astigmatismo Lentes cilíndricas cruzadas com astigmatismo o Foco horizontal o Foco vertical o Plano

Leia mais

o oxigênio comporta-se B como um gás ideal de massa molar M = 32 g, calcule a temperatura T do sistema.

o oxigênio comporta-se B como um gás ideal de massa molar M = 32 g, calcule a temperatura T do sistema. Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Instruções gerais: Resolver os exercícios à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fichário). Copiar os enunciados das questões. Entregar

Leia mais