conexão O que é o conexão 1 Apresentação (pg 01) Conheça mais sobre a SAEQA e confira a temática dessa 10ª edição!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "conexão O que é o conexão 1 Apresentação (pg 01) Conheça mais sobre a SAEQA e confira a temática dessa 10ª edição!"

Transcrição

1 conexão Florianópolis, Julho/2010 Edição Nº1 O que é o conexão 1 saeqa? Menos de 4 meses para a 10ª SAEQA e a organização está a todo vapor! Para provocar o interesse geral desde já, o boletim conexão 1 saeqa traz para você informações sobre a programação do evento e suas supernovidades! A cada edição falaremos um pouquinho do que a semana irá proporcionar. Fique ligado, e claro, contamos com sua participação em outubro! Apresentação (pg 01) Conheça mais sobre a SAEQA e confira a temática dessa 10ª edição! Palestra de Abertura (pg 04) Presença confirmada do palestrante Carlos Cruz, que falará sobre carreira, motivação, liderança e muito mais! Saiba mais sobre esse profissional e os tópicos que irá abordar em sua palestra. Mini-cursos Introdução ao CFD (pg 05) Bebidas (pg 06) Se liga! (pg 03) Confira a grade de programação, a descrição dos kits e todos nossos meios de comunicação até você! Organização (pg 04) Saiba quem está por trás da organização da semana, e quem são os colaboradores da X SAEQA.

2 APRESENTAÇÃO O que é a SAEQA? A Semana Acadêmica de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (SAEQA) é um evento técnico-científico e social, organizado anualmente pelos estudantes de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A SAEQA tem por objetivo proporcionar a troca de conhecimento e de experiências, bem como promover a integração entre estudantes, empresas Visitas técnicas Espaço Trainee Minicursos Oficinas Palestras Festas 01 Mesa redonda e universidades. Para isso, é oferecida aos participantes uma diversificada programação que inclui palestras, visitas, mini-cursos, oficinas, mesa redonda e espaço trainee. O evento é realizado nas dependências da UFSC, um centro de ensino e pesquisa de destaque nacional. Sem fins lucrativos, conta com o apoio de diversas entidades e órgãos públicos, bem como de empresas privadas para sua realização. E quanto à X SAEQA? saeqa Em sua décima edição, a SAEQA tem como objetivo despertar o lado empreendedor e inovador de seus participantes, adotando o seguinte slogan: Trilhe seu futuro, investindo em ideias. As exigências do mercado de trabalho atual vão além de habilidades e conhecimentos específicos. Postura de líder, visão de futuro e ideias empreendedoras são cada vez mais requisitadas para lidar com as questões globais modernas. A inovação é primordial num panorama de alta competitividade; bem como para atender a demanda por sustentabilidade, fontes alternativas de produção e aproveitamento de subprodutos. O engenheiro, por seu saber tecnológico e potencial para criação, é um empreendedor por excelência. Com esta visão, a X SAEQA oferecerá aos seus participantes uma imersão enriquecedora em tal ambiente, promovendo contato com profissionais de diversas áreas. O evento deste ano contemplará assuntos tais como: inovações tecnológicas, o engenheiro como empreendedor, o mercado e suas tendências, motivação empresarial e gerenciamento de carreira. Quando? 25 a 30 de outubro Onde? Na Universidade Federal de Santa Catarina Quem pode participar? É aberta a toda a comunidade acadêmica e interessados, porém voltada, principalmente, ao público de eng química, eng. de alimentos, e áreas afins. É pago? Sim, mas os valores só serão definidos mais próximo à realização do evento. Haverá opções de kit curso e kit completo.

3 SE LIGA! Fique por dentro de tudo o que vai rolar na X SAEQA! Veja aqui a descrição dos kits, a grade de programação e conecte-se aos nossos meios de comunicação. 02 *valores ainda não definidos Kit Curso certificado SAEQA 100% Ÿ Palestras Ÿ Mini-curso Ÿ Visita ou oficina Ÿ Mesa redonda Ÿ Espaço Trainee Kit Completo certificado SAEQA 100% Ÿ Palestras Ÿ Mini-curso Ÿ Visita ou oficina Ÿ Mesa redonda Ÿ Espaço Trainee Ÿ 3 Festas + churrasco de encerramento open tudo! Programação saeqa na net *sujeito a alterações Site: *no ar dia 16/07 Orkut: Comunidade:

4 Organização 03 A cada ano, uma comissão organizadora é formada com o objetivo de realizar o evento, superando expectativas e propondo novas ideias. Nesta décima edição, ela é composta por: Coordenadora geral: Nathália Correa Lima Comissão Administrativa Coordenadora: Indyana Bianchet Marcelino Assessores: Maurício de Souza Nathalia de O. Raza Comissão de Infra-estrutura Coordenadora: Daniela dos Santos da Rosa Assessores: Dayana Fabre de Lima Pâmela Zmorzynski Comissão de Marketing Coordenadora: Giselle Xavier da Rosa Assessores: Marina Silva Teixeira Felipe Paupitz Schlichting Comissão de Palestra e Patrocínio Coordenadora: Martha Huntemann Deucher Assessores: Marta Soares Vieira Bruno Gomes Sbrana FOTO Apoio A comissão organizadora agradece a todos professores e colaboradores que nos auxiliam para a melhoria do evento, como também aos patrocinadores privados e palestrantes. Além disso, agradecemos em especial às entidades citadas abaixo, por contribuírem de forma significativa para o sucesso da SAEQA: CEEQA Comissão de Estágios de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos

5 Palestra de abertura 04 Como será o mundo corporativo em 2020 Carreira em Evolução Itens que param e alavancam uma carreira Como transformar ameaças em oportunidades Os desafios da geração Y Marketing pessoal - o sucesso em você Networking Foco em resultados Perguntas inteligentes para o desenvolvimento com foco em resultados Como alinhar os valores pessoais Sobre o palestrante Carlos Cruz com seu estilo dinâmico, prático e motivador está entre os Conferencistas mais requisitados do país. Com foco em resultados, coordenou integralmente treinamentos para mais de 20 mil pessoas. Suas palestras abordam temas como gestão e trabalho em equipe, coaching e liderança, motivação e vendas. Como Coach, apóia equipes e líderes a desenvolverem competências para alcançarem suas metas estratégicas. Seus serviços já foram contratados e aprovados por inúmeras empresas, associações e instituições pelo país como AmBev, Volkswagen, Casas Bahia, Gol, Sebrae, Grupo Saint-Gobain, Anhanguera Educacional e Cofema Atacadista. Através de artigos, entrevistas e participações especiais, suas idéias são amplamente divulgadas por canais da imprensa, tais como o jornal O Estado de S. Paulo, a rádio CBN, além de sites renomados como HSM, Infomoney, IG, UOL, BOL, MSN e Investimentos e Notícias. Possui na revista Carreira & Negócios a seção FALA COACH, onde responde mensalmente perguntas sobre carreira. É articulista do Jornal de Jundiaí e da Gazeta de Cuiabá, os maiores diários impressos de suas respectivas regiões, onde todos os meses publica artigos. Recentemente participou como co-autor dos livros Ser + Líder e Ser + Vendas. Possui formação específica em Gestão de Planejamento Financeiro, graduação em Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela FIA (cursando), formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), certificação internacional em coaching pelo ICI - Integrated Coach Institute e pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community. É Master Practitioner em Programação Neurolinguistica e estudou a Hipnose aplicada na Comunicação Corporativa com Sttephen Paul Adler do Instituto Milton Erickson de Nova Yorque. Participou do Executive Development Programs com foco em Liderança e Mudança na Business School São Paulo for International Management e do Grupo Dirigido de Psicodinâmica Aplicada a Negócios.

6 mini-cursos Introdução ao CFD 05 A Fluidodinâmica Computacional (Computational Fluid Dynamics) pode ser descrita como a simulação numérica de todos os processos físicos e/ou físicoquímicos que apresentam escoamento. Pode se prever quantitativamente as características desses escoamentos, incluindo: Trocador de calor Ÿ Transferência de calor e massa (difusão, dissolução); Ÿ Mudança de fase (fusão, solidificação, ebulição, condensação); Ÿ Reações químicas (combustão, oxidação); Ÿ Aspectos mecânicos (movimento de pistões, hélices, palhetas); Ÿ Tensões e deslocamento de sólidos imersos ou circundantes. Fluxo e pressão numa bomba de líquido refrigerante Com a aplicação do CFD, pode-se responder às perguntas: O que acontece se? Se mudarmos a temperatura? Se mudarmos o fluxo? Se mudarmos a geometria? É melhor? É pior? Com estas respostas, evita-se gastos em recursos na construção de protótipos, e testes de campo, além de diminuir as possibilidades do problema analisado, e indicar qual a melhor direção que deve-se seguir. Algumas aplicações industriais: Ÿ Petroquímica Ÿ Aeroespacial Ÿ Automotiva Ÿ Óleo e gás Ÿ Meio ambiente Indústria Química Ÿ Equipamentos de geração e transferência de calor Ÿ Agitadores Ÿ Sistemas multifásicos Ÿ Design de reatores Ÿ Processos de separação, filtração, destilação Sobre o mini-curso Palestrante: Jairo Zago de Souza (ESSS) Abordará os conceitos básicos de CFD, apresentando aplicações usuais dentro da Indústria de Processamento químico e Mecânica. Será utilizado o software ANSYS CFX para realização de exemplos práticos, através de computadores dispostos individualmente, para que se tenha o máximo de aproveitamento por parte dos participantes. Obs: Recomendado para alunos de acima da 7ª fase. Estes terão melhor embasamento teórico, relacionado às matérias da graduação, portanto maior facilidade em entenderem o funcionamento do programa, como: modelagem matemática, equações, fenômenos envolvidos e soluções propostas.

7 mini-cursos Bebidas 06 1º dia: Café 2º dia: Whisky e Conhaque O café tem sido visado por muitas indústrias na questão de desenvolvimentos de novos produtos. Revigorado, com novo marketing, ganhou novas versões para atingir consumidores mais exigentes: descafeinado, orgânico, liofilizado; granulado, solúvel, torrado e moído, torrado em grão; tudo é café. O conjunto de atividades desde o plantio a embalagem do produto final, desenvolvidas em fazendas, unidades de beneficiamento, indústrias de torrefação e moagem, constitui a agroindústria do café. As principais etapas do processo são: lavagem, separação, despolpamento, descascamento, secagem e beneficiamento, que são feitas utilizando-se instalações e equipamentos próprios. Conheça um pouco mais sobre essa bebida tão apreciada no Brasil e no mundo! A principal diferença da bebida destilada (whisky e conhaque) para a bebida fermentada (vinho e cerveja) é o teor alcoólico: a destilada contém muito mais álcool que a fermentada. Mas toda destilada surge primeiro como fermentada. O whisky é uma aguardente feita de grãos fermentados de centeio, milho ou cevada, e o conhaque é o destilado do vinho. A fermentação de cereais (cevada, na cerveja) e de frutas (uvas, no vinho) transforma o açúcar em álcool. Daí entra a etapa da destilação, para as bebidas em questão, na qual o líquido fermentado é aquecido até ferver. O álcool entra em ebulição primeiro, e o seu vapor, uma vez condensado, forma um Após isso, diversas etapas ainda são feitas para se chegar ao produto final. Saiba mais sobre elas nesse mini-curso! TÓPICOS PRINCIPAIS DO MINI-CURSO Ÿ Tipos de café Ÿ Preparação: via seca e via úmida Ÿ Processamento: torração, moagem, extração e concentração Ÿ Secagem: spray dryer e liofilização Ÿ As novidades no mercado Whisky Ÿ Malteação Ÿ Fermentação Ÿ Destilação Ÿ Envelhecimento Ÿ Acabamento Palestrante: Roberto Moretti Conhaque Ÿ Fermentação do mosto Ÿ Destilação Ÿ Envelhecimento Ÿ Acabamento Ÿ Engarrafamento

8 mini-cursos Bebidas Sobre o palestrante - Roberto Moretti 07 Doutor em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP, e professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA - UNICAMP), foi Roberto Moretti quem desenvolveu um café solúvel que preserva o que a bebida tradicional tem de melhor: o aroma e o sabor. A novidade estará disponível na forma de sachês contendo café líquido 10 vezes mais concentrado do que o normal, e possivelmente já incorporado de açúcar ou adoçante. A tecnologia concebida pelo professor Moretti é o resultado do seu talento e persistência. Ele levou 28 anos para chegar ao extrato concentrado de café. Prof. Moretti diante do equipamento criado por ele para produzir café solúvel O processo de produção do café solúvel disponível no mercado começa quando o grão, torrado e moído, é colocado em colunas extratoras. Adicionada água a 190, o extrato sai concentrado e vai para o evaporador. Aí é a vez da secagem, que transforma o produto em pó para ser dissolvido no momento do consumo. A água, acima de 100 C, dilui algumas substâncias que não são solúveis em temperaturas inferiores: vem daí o gosto que faz os apreciadores torcerem o nariz para o café instantâneo. Em função disso, Moretti concluiu que a temperatura ideal para produzir um café solúvel saboroso seria a mais alta antes da água entrar em ebulição. Em sua tecnologia são dispensadas as etapas de evaporação e secagem, que também alteram o sabor e o aroma característicos. É por isso que o novo café instantâneo chegará ao consumidor em estado líquido, tão saboroso quanto o tradicional, e se armazenado em refrigeração, o produto pode ter sua validade, de dois dias, prolongada para seis meses. Roberto Moretti tem ampla experiência na área de tecnologia de bebidas, tendo trabalhado em empresas nacionais e internacionais. Confira suas principais atuações abaixo: Ÿ Eng. Agrônomo pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") - USP - (1961) Ÿ Mestrado em Tecnologia de alimentos pela Universidade da Califórnia - EUA (1965) Ÿ Doutorado em Tecnologia de alimentos pela UNICAMP (1973) Ÿ Pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) ( ) Ÿ Gerente de P&D da Coca-Cola Brasil e EUA ( ) Ÿ Assessor da M&M e da Procter & Gamble (Café) Ÿ Assessor da Vinícola Villardo - Vinhos de Jabuticaba Ÿ Assessor da presidência da Sadia ( ) Ÿ Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) Ÿ Diretor da International Union of Food Science and Technology (IUFoST) currículo

9 Não fique fora dessa! Aguarde a próxima edição do conexão 1 saeqa!

Business & Executive Coaching - BEC

Business & Executive Coaching - BEC IAC International Association of Coaching Empresas são Resultados de Pessoas José Roberto Marques - JRM O Atual Cenário no Mundo dos Negócios O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, nesse

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Business & Executive Coaching - BEC

Business & Executive Coaching - BEC IAC International Association of Coaching Empresas são Resultados de Pessoas José Roberto Marques - JRM O Novo Cenário no Mundo dos Negócios O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e as empresas

Leia mais

Desenvolvendo líderes que se importam com pessoas e resultados

Desenvolvendo líderes que se importam com pessoas e resultados Desenvolvendo líderes que se importam com pessoas e resultados A Academia da Liderança A Academia da Liderança é um programa de desenvolvimento de liderança, de 12 módulos, em modelo de imersão total com

Leia mais

palestras Capacitação Empresarial painel político compartilhando experiências

palestras Capacitação Empresarial painel político compartilhando experiências palestras Capacitação Empresarial painel político e econômico compartilhando experiências O sucesso DA SUA EMPRESA passa por aqui. Um evento, muitas oportunidades, novos negócios. O Gestão e Competitividade,

Leia mais

A Família Lima, conhecida como Generoso, deu inícios em suas atividades no setor de café em 1890 situados na região do Paraná

A Família Lima, conhecida como Generoso, deu inícios em suas atividades no setor de café em 1890 situados na região do Paraná AEmpresa A Família Lima, conhecida como Generoso, deu inícios em suas atividades no setor de café em 1890 situados na região do Paraná Como produção agrícola e beneficiamento de café, feijão, milho e atualmente

Leia mais

Como trabalhar em Equipe: Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional

Como trabalhar em Equipe: Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional Minicurso 1 40 vagas Como trabalhar em Equipe: Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional Palestrante: Paulo Edson Barroso Paulo Edson Barroso é formado em Administração pela Universidade Estadual de

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

Fabricação de Bebidas Cerveja

Fabricação de Bebidas Cerveja Fabricação de Bebidas Cerveja Processos Químicos Industriais II 01/12/2011 1 Bebidas Fermentadas & Destiladas A fabricação de bebidas fermentadas evoluiu de uma concepção artesanal para um processo contendo

Leia mais

Linhas gerais da fabricação do saquê

Linhas gerais da fabricação do saquê Resultados da aprendizagem Linhas gerais do conhecimento de como fazer saquê. Consulte o Capítulo 8 para detalhes das diferenças entre os tipos. Conhecimento de Koji e seu papel Conhecimento de shubo /

Leia mais

Rexnord Visão Geral & Mercado Brasileiro

Rexnord Visão Geral & Mercado Brasileiro Rexnord Visão Geral & Mercado Brasileiro 2014 Rexnord - Visão Geral e Mercado Brasileiro Rexnord num relance Vendas Líquidas FY 13: $2.0 billion Processo & Control de Movimento (PMC) FY 13 Vendas Líquidas:

Leia mais

O interesse da Química é analisar as...

O interesse da Química é analisar as... O interesse da Química é analisar as... PROPRIEDADES CONSTITUINTES SUBSTÂNCIAS E MATERIAIS TRANSFORMAÇÕES ESTADOS FÍSICOS DOS MATERIAIS Os materiais podem se apresentar na natureza em 3 estados físicos

Leia mais

LEADER MIND! 20 Julho MEGA SEMINÁRIO EM RIBEIRÃO PRETO SP A CIDADE! O LOCAL! A DATA! O HORÁRIO! 19H [1]

LEADER MIND! 20 Julho MEGA SEMINÁRIO EM RIBEIRÃO PRETO SP A CIDADE! O LOCAL! A DATA! O HORÁRIO! 19H [1] 20 Julho LEADER MIND! A CIDADE! A cidade de RIBEIRÃO PRETO será palco do melhor seminário prático de ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA que você já viu. [1] O LOCAL! O centro de eventos do Hotel DAN INN localizado

Leia mais

Conferencistas. Cristovam Buarque

Conferencistas. Cristovam Buarque Conferencistas Cristovam Buarque É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1966, e Doutor em Economia, pela Sorbonne, Paris, em 1973. É professor da Universidade de Brasília

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira

O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira a elevação do potencial pessoal e profissional para superar desafios e atingir resultados. E a dedicação exclusiva da Korkes

Leia mais

O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações.

O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações. PARCEIRO EDUCACIONAL O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações. José Roberto Marques JRM Módulo Internacional na Universidade SOBRE O MBA O Instituto

Leia mais

Bebidas e Afins Express

Bebidas e Afins Express Bebidas e Afins Express BOLETIM SEMANAL DE NOTÍCIAS SOBRE A INDÚSTRIA DE BEBIDAS Ano 1 Número 11 31 de outubro de 2011 www.bebidaseafins.com.br EXPEDIENTE Publicação semanal da SWTH Comunicação Editores:

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA

V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA 21/10/14 08H30 Prof. Dr. Lincoln Nogueira Marcellos Solenidade de abertura Diretor da Fatec Ipiranga 21/10/14 09H00 Leandro Silva Queiroz

Leia mais

Aula: 16.2 Assíncrona Tema: Calor e temperatura

Aula: 16.2 Assíncrona Tema: Calor e temperatura Aula: 16.2 Assíncrona Tema: Calor e temperatura Conteúdo: - Mudanças de estado físico Habilidades: - Entender as mudanças de estado físico de diversas substâncias Mudança de estado físico O que caracteriza

Leia mais

Programa Educacional Anprotec. O caminho para a excelência dos ambientes de inovação brasileiros

Programa Educacional Anprotec. O caminho para a excelência dos ambientes de inovação brasileiros Programa Educacional Anprotec O caminho para a excelência dos ambientes de inovação brasileiros Objetivo Definir requisitos e conhecimentos fundamentais para a geração e o desenvolvimento de empreendimentos

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DE SALVADOR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG430 ENGENHARIA DO PRODUTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DE SALVADOR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG430 ENGENHARIA DO PRODUTO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DE SALVADOR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENG430 ENGENHARIA DO PRODUTO IVO SARAIVA CASTRO THIAGO POMBAL VITOR FERREIRA DE JESUS APLICAÇÃO DO MÉTODO

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Eixo Temático ET-09-009 - Energia ESTUDO DA TERMOFLUIDODINÂMICA DE UM SECADOR SOLAR DE EXPOSIÇÃO DIRETA: MODELAGEM E SIMULAÇÃO

Eixo Temático ET-09-009 - Energia ESTUDO DA TERMOFLUIDODINÂMICA DE UM SECADOR SOLAR DE EXPOSIÇÃO DIRETA: MODELAGEM E SIMULAÇÃO 426 Eixo Temático ET-09-009 - Energia ESTUDO DA TERMOFLUIDODINÂMICA DE UM SECADOR SOLAR DE EXPOSIÇÃO DIRETA: MODELAGEM E SIMULAÇÃO Maria Teresa Cristina Coelho¹; Jailton Garcia Ramos; Joab Costa dos Santos;

Leia mais

CHAMADAS DE TRABALHO BRAZIL AUTOMATION 2015

CHAMADAS DE TRABALHO BRAZIL AUTOMATION 2015 CHAMADAS DE TRABALHO BRAZIL AUTOMATION 2015 19º Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação Conquiste destaque profissional no maior evento de automação industrial das Américas A Brazil

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas

MBA em Gestão de Pessoas REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Profª. Dra. Ana Ligia Nunes Finamor A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada

Leia mais

Palestra de Diego Maia Proposta Padrão

Palestra de Diego Maia Proposta Padrão Palestra de Diego Maia Proposta Padrão Atualização: 25/8/2014 Quem é Diego Maia Um dos maiores especialistas em vendas, motivação e gestão do país! Diego Maia é um empreendedor serial, palestrante renomado

Leia mais

curso de extensão Análise de Escoamentos através de Dinâmica dos Fluidos Computacional

curso de extensão Análise de Escoamentos através de Dinâmica dos Fluidos Computacional iesss - instituto de pesquisa, desenvolvimento e capacitação curso de extensão Análise de Escoamentos através de Dinâmica dos Fluidos Computacional curso de extensão instituto P&D Análise de Escoamentos

Leia mais

Líder do Futuro: o mais completo programa de Formação de Líderes do Brasil

Líder do Futuro: o mais completo programa de Formação de Líderes do Brasil Líder do Futuro: o mais completo programa de Formação de Líderes do Brasil Grandes empresas precisam de grandes líderes. Este foi sem dúvida o melhor treinamento de Liderança que eu já fiz em minha carreira,

Leia mais

Propriedades físicas e químicas das substâncias

Propriedades físicas e químicas das substâncias Ciências Físico-Químicas - 7º ano Propriedades físicas e M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Há substâncias que, mesmo misturadas com outras, facilmente identificamos através de características

Leia mais

Manual do Congressista

Manual do Congressista Qualidade e Otimização de Processos Manual do Congressista Apresentação A temática da 29ª SEQ, Qualidade e Otimização de Processos, abordara as novas tendências do ramo industrial, aproximando o estudante

Leia mais

Curso Líderes Inovadores e Inspiradores I.E inteligência emocional na formação do Líder. Clientes Parceiros Fornecedores Consultores

Curso Líderes Inovadores e Inspiradores I.E inteligência emocional na formação do Líder. Clientes Parceiros Fornecedores Consultores Curso Líderes Inovadores e Inspiradores I.E inteligência emocional na formação do Líder Clientes Parceiros Fornecedores Consultores O Objetivo Formar líderes capazes de inspirar de forma criativa e inovadora,

Leia mais

P R O P O S TA C O M E R C I A L

P R O P O S TA C O M E R C I A L P R O P O S TA C O M E R C I A L Joinville, 03 de setembro de 2014. Proposta para: treinamento líder coach Prezado, Temos o prazer de enviar a proposta do Treinamento Líder Coach, para sua análise e apreciação.

Leia mais

Equipamentos que realizam a troca de calor entre dois fluidos que estão a diferentes temperaturas e separados através de uma parede sólida

Equipamentos que realizam a troca de calor entre dois fluidos que estão a diferentes temperaturas e separados através de uma parede sólida Trocadores de calor Equipamentos que realizam a troca de calor entre dois fluidos que estão a diferentes temperaturas e separados através de uma parede sólida Os fluidos podem ser ambos fluidos de processo

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO Com o crescimento da internet, novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócio surgiram. A sociedade está cada vez mais conectada, acelerando

Leia mais

Apresentação Institucional www.praxisbusiness.com.br

Apresentação Institucional www.praxisbusiness.com.br Apresentação Institucional www.praxisbusiness.com.br Novembro, 2012 CONSULTORIA + EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA O FRANCHISING, VAREJO & OUTROS CANAIS DE VENDAS O que fazemos DESDE 2009 100 empresas atendidas

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: UNIDADE 2 Os estados físicos da matéria. Estados físicos da matéria e suas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Componente Curricular: Processamento de alimentos de origem vegetal

Plano de Trabalho Docente 2013. Componente Curricular: Processamento de alimentos de origem vegetal Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia Habilitação Profissional: Técnico em Alimentos

Leia mais

Executive MBA. em Liderança e Gestão de RH

Executive MBA. em Liderança e Gestão de RH Executive MBA em Liderança e Gestão de RH B.I. INTERNATIONAL O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno,

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

COUTO COACHING. Liberando potencial, maximizando resultados.

COUTO COACHING. Liberando potencial, maximizando resultados. COUTO COACHING Liberando potencial, maximizando resultados. O que é Coaching? Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e gerenciamento do comportamento humano e tem como objetivo levar o indivíduo

Leia mais

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016 A Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul - ROTARY Colégio Eduardo Gomes objetivando o desenvolvimento profissional de seus associados e seus familiares estabeleceu parceria educacional com a Fundação

Leia mais

Módulo Internacional (Graduação)

Módulo Internacional (Graduação) Módulo Internacional (Graduação) 1 2 CONVÊNIO FGV e a SAINT LEO UNIVERSITY Foi celebrado no ano de 2014, o convênio de interesse comum entre as instituições FGV (Fundação Getulio Vargas) e a Donald R Tapia

Leia mais

O Evento. Enquanto o Congresso e Seminário, com sua rica programação reuniram 168 palestrantes, e contou com a participação de 1.060 congressistas.

O Evento. Enquanto o Congresso e Seminário, com sua rica programação reuniram 168 palestrantes, e contou com a participação de 1.060 congressistas. O Evento O principal evento do setor na América Latina - a ExpoAlumínio - superou todas as expectativas em sua Edição de 2012. Realizado simultaneamente ao V Congresso Internacional do Alumínio e o XI

Leia mais

4 ANDRÉ VINÍCIUS. Apresentação André Vinícius. Consultor Professor Palestrante. www.andrevinicius.com. www.andrevinicius.com. www.andrevinicius.

4 ANDRÉ VINÍCIUS. Apresentação André Vinícius. Consultor Professor Palestrante. www.andrevinicius.com. www.andrevinicius.com. www.andrevinicius. 4 ANDRÉ VINÍCIUS Apresentação André Vinícius Consultor Professor Palestrante 4 ANDRÉ VINÍCIUS André Vinícius Formação Acadêmica e Extra-Currícular Pós-Graduando no MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER)

Leia mais

Evento técnico mensal

Evento técnico mensal Evento técnico mensal GERENCIAMENTO DE CARREIRA PARA O SUCESSO DO GESTOR DE PROJETOS Fernanda Schröder Gonçalves Organização Apoio 1 de xx APRESENTAÇÃO Fernanda Schröder Gonçalves Coordenadora do Ibmec

Leia mais

VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching com seu Cliente

VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching com seu Cliente VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching com seu Cliente Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching

Leia mais

Confira no Post Show Report os dados e resultados de 2010 e agende sua participação para 2012. Liliane Bortoluci Show Manager

Confira no Post Show Report os dados e resultados de 2010 e agende sua participação para 2012. Liliane Bortoluci Show Manager Na edição que marcou os 50 anos da Feira Internacional da Mecânica, a maior mostra da industrial da América Latina, a Reed Exhibitions Alcantara Machado trouxe para o Centro de Exposições do Anhembi no

Leia mais

LIDERANÇA DE ALTO IMPACTO!

LIDERANÇA DE ALTO IMPACTO! LIDERANÇA DE ALTO IMPACTO! PRÁTICO e VIVENCIAL MEGA SEMINÁRIO EM RIBEIRÃO PRETO SP LIDERANÇA DE ALTO IMPACTO O CONTEÚDO O MÉTODO Pautado nas mais modernas técnicas de LIDERANÇA e TRABALHO EM EQUIPE. Método

Leia mais

BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15

BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15 BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15 Este boletim de engenharia busca apresentar informações importantes para conhecimento de SISTEMAS de RECUPERAÇÃO de ENERGIA TÉRMICA - ENERGY RECOVERY aplicados a CENTRAIS

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão Estratégica Empresarial

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão Estratégica Empresarial DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão Estratégica Empresarial 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Fashion Marketing & Communication

Fashion Marketing & Communication Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de

Leia mais

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS Prezado(a) Sr.(a.) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional em uma instituição que há 15 anos trabalha com

Leia mais

Legislação de bebidas não alcoólicas a base de uva

Legislação de bebidas não alcoólicas a base de uva Legislação de bebidas não alcoólicas a base de uva Kelly Lissandra Bruch Assessora Jurídica Instituto Brasileiro do Vinho IBRAVIN Professora da Universidade Luterana do Brasil Assessora Técnica do IRGA

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Projetos 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que apontam a

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Características. Carga horária Carga horária de 30 horas presenciais.

Características. Carga horária Carga horária de 30 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso O curso Business Dynamics aborda uma nova metodologia de gestão em ambientes de complexidade dinâmica. Os executivos serão instigados a pensar sistemicamente e dinamicamente

Leia mais

TEMA: Sustentabilidade e seus impactos no setor vitivinícola brasileiro.

TEMA: Sustentabilidade e seus impactos no setor vitivinícola brasileiro. PROGRAMA QUALITY WINE TEMA: Sustentabilidade e seus impactos no setor vitivinícola brasileiro. Fundaparque 03 e 04 de Maio de 2011. 03 de maio, terça-feira Uma visão geral de sustentabilidade no mundo

Leia mais

www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes

www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes Sólidos conteúdos com alegria - essas são algumas características das palestras de Marcelo de Elias. Outra característica marcante: Cada palestra é um projeto

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

P R O P O S TA C O M E R C I A L

P R O P O S TA C O M E R C I A L P R O P O S TA C O M E R C I A L Matilde melo Atuando há mais de vinte anos no mercado de SC e PR, a personal e executive coaching Matilde Melo realizava apenas atendimentos clínicos de psicoterapia individual.

Leia mais

MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS

MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS 01- Leia o texto: Quando se acende uma vela, pode-se observar que: I- A parafina derrete e logo depois se consolida. II- Aparece fuligem quando colocamos um prato logo acima da

Leia mais

5 Poderosos Gatilhos Mentais

5 Poderosos Gatilhos Mentais ebook 5 Poderosos Gatilhos Mentais DESCUBRA COMO GERAR CONFIANÇA, CREDIBILIDADE E INTIMIDADE COM OS SEUS CLIENTES DE MANEIRA RÁPIDA E EFETIVA Gatilho 1 Gatilhos Mentais O que são Gatilhos Mentais? Gatilhos

Leia mais

VOCÊ QUER ABRIR UMA MICROCERVEJARIA? COMECE POR AQUI

VOCÊ QUER ABRIR UMA MICROCERVEJARIA? COMECE POR AQUI empreendendo com VOCÊ QUER ABRIR UMA MICROCERVEJARIA? COMECE POR AQUI ÍNDICE O MERCADO MUNDIAL 03 A SUA MARCA 05 ENTENDA A PRODUÇÃO 07 DISTRIBUIÇÃO 11 TERCEIRIZAÇÃO 13 INVESTIMENTO 14 EXIGÊNCIAS LEGAIS

Leia mais

Apresentação Institucional www.praxisbusiness.com.br

Apresentação Institucional www.praxisbusiness.com.br Nossa Missão é aprimorar a GESTÃO DOS CANAIS DE VENDAS das empresas para ampliar o ACESSO AO MERCADO e obter RESULTADOS SUSTENTÁVEIS. Apresentação Institucional www.praxisbusiness.com.br 06 de março, 2013

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO A revolução tecnológica das últimas décadas, especialmente na área de informática, tem alterado nossa sociedade. O Engenheiro de Computação é um profissional que

Leia mais

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br Prezado(a) Sr.(a.) Agradecemos seu interesse em nossos programa de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de Pós-MBA

Leia mais

ÍNDICE. I) Introdução. Apresentação e Contextualização. II) O evento. Objetivo. Público-Alvo / Segmentos. Programação. III) O evento em 2013

ÍNDICE. I) Introdução. Apresentação e Contextualização. II) O evento. Objetivo. Público-Alvo / Segmentos. Programação. III) O evento em 2013 ÍNDICE I) Introdução Apresentação e Contextualização II) O evento Objetivo Público-Alvo / Segmentos Programação III) O evento em 2013 Dados Quantitativos Dados Qualitativos Fotos do evento IV) Meios de

Leia mais

NOVO E EXCLUSIVO MBA

NOVO E EXCLUSIVO MBA NOVO E EXCLUSIVO Inovação Otimização Projeto MBA Gestão Modelagem Por que a sua carreira pede uma Pós-graduação? Manutenção da competitividade profissional Mudanças de área Desenvolvimento Preparação para

Leia mais

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores!

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Empreendedores Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Por meio de um método de aprendizagem único,

Leia mais

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

Propriedades da matéria (Continuação)

Propriedades da matéria (Continuação) Propriedades da matéria (Continuação) Densidade m/v Experimentos / discussão Exercício 1) Um bloco de metal tem volume de 200 ml e massa de 1792 g. a) Qual a densidade desse metal, expressa em g / cm3?

Leia mais

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal MBA Recursos Humanos Inscrições Abertas Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal Carga horária: 600 Horas Duração: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Ajuste dos Parâmetros de um Controlador PI em uma Coluna de Destilação Binária

Ajuste dos Parâmetros de um Controlador PI em uma Coluna de Destilação Binária Ajuste dos Parâmetros de um Controlador PI em uma Coluna de Destilação Binária Marina Roberto Martins 1*, Fernando Palú 1 (1) Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Curso de Engenharia Química. e-mail:

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L depto. mkt. IBS FGV management CONVENIADA RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07. Ascensão

Leia mais

Entrevista Inovação em dose dupla

Entrevista Inovação em dose dupla Entrevista Inovação em dose dupla Por Juçara Pivaro Foto: L. R.Delphim Uma importante aquisição no setor de empresas fornecedoras de ingredientes ocorreu em 2012, unindo duas grandes forças desse mercado,

Leia mais

Advanced Coach Senior - ACS

Advanced Coach Senior - ACS Advanced Coach Senior - ACS A MAIS ELITIZADA CERTIFICAÇÃO EM COACHING DO MUNDO Certificação Internacional Direta pelo BCI com Dr. Shayne Tracy Ph.D, José Roberto Marques O que é ACS? Advanced Coach Senior

Leia mais

Curso Líderes Inovadores e Inspiradores A I.E inteligência emocional na formação do Líder de Sucesso

Curso Líderes Inovadores e Inspiradores A I.E inteligência emocional na formação do Líder de Sucesso Curso Líderes Inovadores e Inspiradores A I.E inteligência emocional na formação do Líder de Sucesso Clientes Parceiros Fornecedores Consultores Projeto EISCB Escola de Criatividade e Inovação O Objetivo

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios SEI Ensina - MILITAR Química SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios 1.A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente

Leia mais

Trocadores de calor a placas. A otimização da troca térmica

Trocadores de calor a placas. A otimização da troca térmica Trocadores de calor a placas A otimização da troca térmica Um amplo conhecimento para otimizar seus processos As atividades da Alfa Laval têm um único objetivo: oferecer a você cliente tecnologias que

Leia mais

MBA EM BRANDING (GESTÃO DE MARCAS) APOIO: INFOBRANDING O MAIOR PORTAL DE BRANDING DO BRASIL

MBA EM BRANDING (GESTÃO DE MARCAS) APOIO: INFOBRANDING O MAIOR PORTAL DE BRANDING DO BRASIL MBA EM BRANDING (GESTÃO DE MARCAS) APOIO: INFOBRANDING O MAIOR PORTAL DE BRANDING DO BRASIL O programa irá prepara-lo para especializar-se no desenvolvimento e planejamento da gestão de marcas; capacitando-o

Leia mais

O IBC. Criando oportunidades de vivenciar um novo ciclo de vida, com recursos abundantes, crescentes e contínuos para acelerar o alcance de objetivos.

O IBC. Criando oportunidades de vivenciar um novo ciclo de vida, com recursos abundantes, crescentes e contínuos para acelerar o alcance de objetivos. O IBC O Instituto Brasileiro de Coaching - IBC é a melhor e maior instituição de formação em Coaching do Brasil. Em mais de 5 anos de existência, já formou mais de 3 mil Coaches. Alunos de mais de 10 países

Leia mais

Funcionamento de uma Torre de Resfriamento de Água

Funcionamento de uma Torre de Resfriamento de Água Funcionamento de uma Torre de Resfriamento de Água Giorgia Francine Cortinovis (EPUSP) Tah Wun Song (EPUSP) 1) Introdução Em muitos processos, há necessidade de remover carga térmica de um dado sistema

Leia mais

MBA Executivo em Gestão de Pessoas

MBA Executivo em Gestão de Pessoas ISCTE BUSINESS SCHOOL INDEG_GRADUATE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Gestão de Pessoas www.strong.com.br/alphaville - www.strong.com.br/osasco - PABX: (11) 3711-1000 MBA

Leia mais

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS SOBRE O CURSO As informações de uma empresa são muito valiosas. E os profissionais que cuidam dela também. Por isso, o tecnólogo em Banco de Dados (Database Administrator)

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS Sua empresa valoriza o trabalho multidisciplinar, integração, inovação, liderança e intraempreendedorismo? Você acredita que sem uma visão holística, abrangente, integrando

Leia mais

Como o CERNE foi construído?

Como o CERNE foi construído? Por que CERNE? O movimento brasileiro de incubadoras vem crescendo a uma taxa expressiva nos últimos dez anos, alcançando uma média superior a 25% ao ano. Atualmente, as incubadoras brasileiras apóiam

Leia mais

Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015

Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015 Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015 #Social ehlegal 1. Objetivo do Baanko Challenge 3 Facilitar o encontro entre profissionais de desenvolvimento, design e empreendedorismo, empresas iniciantes

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO O programa irá desenvolver no aluno competências sobre planejamento e força de Vendas, bem como habilidades para liderar, trabalhar em equipe, negociar

Leia mais

Alta Performance Empresarial. A solução que faltava para sua empresa.

Alta Performance Empresarial. A solução que faltava para sua empresa. Alta Performance Empresarial A solução que faltava para sua empresa. Webinar: Performance Empresarial PALESTRANTE GUSTAVO RUEDA Diretor Regional da Net Profit Unidade Luhal Advanced Coaching Master CAC

Leia mais