Governador do Estado do Rio de Janeiro. Secretário de Estado de Trabalho e Renda

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Governador do Estado do Rio de Janeiro. Secretário de Estado de Trabalho e Renda"

Transcrição

1 Governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Secretário de Estado de Trabalho e Renda Sergio Zveiter

2 Objetivos SMS Prevenir acidentes; Prevenir a poluição; Prevenir doenças.

3 A saúde do trabalhador tem importância estratégica na promoção do desenvolvimento social e econômico de um país, pois trata da preservação da saúde da população economicamente ativa, parcela responsável pela geração de recursos que suprem as necessidades de todos.

4 TODOS NÓS TEMOS COMPROMISSO COM A PROMOÇÃO E A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE E DA INTEGRIDADE FÍSICA DOS TRABALHADORES.

5 COMPROMISSO COM A SAÚDE DOS TRABALHADORES Demanda um conhecimento daquilo que efetivamente significa saúde. Demanda um conhecimento de tudo aquilo que possa afetá-la no ambiente ou fora dele. O binômio saúde e doença, geralmente associado apenas à medicina, passa a fazer parte também do nosso exercício profissional.

6 O que pode ser mais importante do que a saúde?

7 Percepção do Risco A percepção de risco influencia as ações de proteção à saúde. A informação correta assegura a adequada percepção do risco.

8 Nas empresas, os acidentes, as doenças e os danos ambientais têm a mesma origem: os materiais e energias liberados a partir dos seus processos produtivos.

9 IMPACTOS DO PROCESSO PRODUTIVO NAS ÁREAS DE SMS MATÉRIAS PRIMAS PROCESSO PRODUTIVO PRODUTOS MATERIAIS (Agentes Químicos) ENERGIAS (Agentes Físicos) INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS FORÇA DE TRABALHO, VIZINHOS, CONSUMIDORES. MEIO AMBIENTE

10 A origem comum dos perigos no processo produtivo justifica a Gestão Integrada de SMS.

11 A falta de controle da Saúde pode comprometer a Segurança.

12 E o Meio Ambiente pode Comprometer a Saúde? Para sobreviver, o corpo humano precisa retirar do ambiente ar, água e alimentos continuamente, de modo que, se a qualidade do ambiente está alterada, os poluentes presentes no ar, na água e nos alimentos poderão prejudicar a saúde. Portanto, os impactos ambientais podem afetar a saúde dos trabalhadores e das comunidades vizinhas às instalações da empresa.

13 Ações corretivas na área ambiental (reciclagem) podem causar riscos à saúde dos trabalhadores.

14 Os agravos à saúde de médio e longo prazos ( doenças de origem ocupacional e ambiental ) têm pouca visibilidade em relação aos impactos dos acidentes.

15 A estratégia básica para a área de Saúde é estabelecer o maior número possível de correlações com as questões de Segurança e Meio Ambiente, assinalando a lógica do Sistema de Gestão Integrada - SMS.

16 Correlações Poluição Podem Causar Gota d água DOENÇAS Lixo

17 Prevenir Doenças Entender o que é exposição ocupacional e exposição não ocupacional e como se prevenir. Entender os conceitos de desvio e incidente em saúde.

18 Prevenir Doenças Ocupacionais Eliminar, reduzir ou controlar a exposição aos agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos presentes no ambiente de trabalho. Não Ocupacionais Eliminar, reduzir ou controlar a exposição aos fatores de risco à saúde não relacionados ao ambiente de trabalho.

19 Desvio em Saúde Incidente em Saúde Ato ou condição que não está em conformidade com os padrões de promoção e preservação da saúde. Evento que quase gerou doença. Exemplo: exposição descontrolada à agentes físicos, químicos, biológicos e a riscos ergonômicos, hábitos nocivos, IMC alterado. Exemplo: exposição descontrolada que levou a uma alteração de indicadores de saúde porém, ainda sem manifestação clínica de doença (doença subclínica) ou exames complementares alterados.

20 Lesões Agudas no Trabalho Doenças Relacionadas ao Trabalho Decorrem de Acidentes de Trabalho. Danos à Saúde de Longo Prazo São Danos à Saúde Imediatos. Resultam de Exposição Prolongada. Exposição à materiais e/ou energias em alta intensidade e em curto período. Exposição à materiais e/ou energias em moderada ou baixa intensidade por um longo período.

21 Materiais ou Energias Imediatos Tardios Ácido Sulfúrico Queimadura de Pele Bronquite Crônica pela Inalação de Vapores Radiação Ultra-Violeta (RUV) Queimadura de Pele Câncer de Pele Ruído Ruptura do Tímpano Surdez Benzeno Desorientação Psíquica Leucemia Metanol Irritação de Mucosas Hepatomegalia Radiação Ionizante Radiodermite Vários tipos de Cânceres Gás Sulfídrico (H 2 S) Irritação dos Olhos e Vias Aéreas Alterações Neurológicas

22 O nosso principal desafio é tornar compreensível para os trabalhadores o seu papel na prevenção dos danos à saúde de médio e longo prazos.

23

24 Conceitos Básicos de Saúde

25 Saúde X Doença Estar Bem; Não sentir dor; Poder trabalhar. Dor; Sofrimento; Falta ao trabalho.

26

27 SAÚDE É o mais completo estado de bemestar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Organização Mundial de Saúde - OMS 1948

28 Determinantes da Saúde Idade, gênero, ciclo de vida e herança genética. Biologia Humana Estilo de Vida Saúde Higiene pessoal, dieta, atividade física, adições, comportamento sexual. Atenção Primária à Saúde Incluindo o físico e o sócioeconômico e cultural. Serviços de saúde.

29 53% Estilo de Vida Biologia Humana 17% 20% Ambiente 10% Atenção Primária à Saúde

30 Saúde então, é o produto de uma ampla gama de fatores relacionados com a qualidade de vida que incluem: um padrão adequado de alimentação, habitação e saneamento; boas condições de trabalho; oportunidades de educação ao longo da vida; ambiente físico limpo; apoio social para os indivíduos e suas famílias; estilo de vida responsável; lazer e um espectro de cuidados de saúde.

31 E a Saúde no Trabalho? MEDICINA DE FÁBRICA Ambiente Insalubre ou Atividade Insalubre Doença Diagnóstico Tratamento Trabalhador Sadio

32 GESTÃO DA DOENÇA EVOLUÇÃO GESTÃO DA SAÚDE Minimização de Perdas Maximização dos Benefícios Foco na Doença Indicadores Reativos Assistência após a doença ou acidente Assistência somente ao trabalhador Foco na Prevenção e na Promoção de Saúde Indicadores Pró-Ativos Prevenção através da análise do ambiente de trabalho Assistência à força de trabalho, família e comunidade

33 Ambiente Insalubre ou Atividade Insalubre Doença Reconhecimento Diagnóstico Avaliação Saúde Ocupacional Tratamento Controle Ambiente Salubre ou Atividade Salubre Trabalhador Sadio

34 Riscos Ocupacionais Estilo de Vida, Crenças e Valores Saúde Bio- Psico-Social Saúde Ocupacional Saúde Ambiental Riscos Ambientais

35 SAÚDE Estado de bem estar e plena capacidade de usufruir uma vida social e economicamente produtiva. Organização Mundial de Saúde- OMS 1977

36 SAÚDE LEI 8080/90 Os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país. Art. 3º - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

37 Níveis de Atenção à Saúde Atenção Primária: Promoção da Saúde; Proteção Específica. Atenção Secundária: Diagnóstico Precoce e Tratamento Imediato; Limitação do Dano ou da Incapacidade. Atenção Terciária: Reabilitação.

38 Promoção da Saúde Compreende medidas para aumentar o bem-estar e melhorar os níveis de saúde como: Assegurar condições adequadas de saneamento básico; Nutrição; Moradia; Trabalho; Transporte; Lazer; Educação ; Aconselhamento em saúde.

39 PESQUISA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO 2000 $ PROMOÇÃO DA SAÚDE: A cada U$ 1,00 investido, economiza-se U$ 45,00 no tratamento de doenças. $ SANEAMENTO BÁSICO: A cada R$ 1,00 investido, economiza-se R$ 4,00 no tratamento de doenças.

40 Reabilitação Visa a reintegração do trabalhador ao efetivo produtivo da empresa. É executada após a estabilização das alterações anatômicas e fisiológicas decorrentes da doença ou da lesão que provocou a incapacidade.

41 Conceito Atual de Promoção da Saúde 1- ELIMINAR OU REDUZIR FATORES DE RISCO DE DOENÇAS; 2 - ÊNFASE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE; 3 - PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NA IMPLEMENTAÇÃO; 4 - CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS; 5 - RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL.

42 ESTRUTURA BÁSICA DO SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE EMPRESARIAL Promoção de adequadas condições de trabalho. Educação em saúde dirigida a fatores de risco ocupacionais e não ocupacionais. Programa de assistência à saúde.

43 Os níveis de saúde das populações só se elevam na medida em que se reduz em massa o risco de doenças e lesões.

44 Prevenção de Doenças Causadas por Agentes Biológicos Agentes biológicos são seres vivos, de origem animal e vegetal, bem como as substâncias derivadas dos mesmos que quando presentes no ambiente de trabalho podem prejudicar a saúde dos trabalhadores, causando processos infecciosos, tóxicos ou alérgicos. Podem penetrar no organismo pelas vias respiratórias, digestiva e cutânea, O mecanismo que o organismo lança mão para se proteger da invasão por microorganismos e parasitas, chamamos de resistência.

45 Medidas de Prevenção Rigorosa limpeza dos locais de trabalho; Vestimentas e EPI para evitar contato direto com os microorganismos; Controle de resíduos; Programas de controle médico e vacinação; Nas doenças transmitidas por vetores estão indicadas a eliminação de focos de mosquitos; Aplicação de repelentes e inseticidas, bem como o uso de telas nos ambientes de permanência dos trabalhadores.

46 Prevenção de Doenças Causadas por Agentes Ergonômicos Os agentes ergonômicos correspondem a fatores do ambiente de trabalho tais como mobiliário, esforço físico e mental, organização e ritmo de trabalho, trabalho em turno, postura e condições ambientais, capazes de interferir nas características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a prejudicar o conforto, o desempenho eficiente, a segurança e a saúde. É regulamentada pela NR 17.

47 Prevenção de Doenças Causadas por Agentes Ergonômicos Para levantar e carregar objetos corretamente, o trabalhador deve proceder da seguinte maneira: Procedimento Correto: aproximar-se do objeto que vai ser levantado; manter os pés separados na largura dos ombros para melhor sustentação; dobrar os joelhos, mantendo a coluna reta e a musculatura do abdômen contraída; levantar o objeto e mantê-lo junto ao tronco, apoiando-se nos músculos das pernas com os joelhos levemente dobrados; evitar torcer o corpo durante o deslocamento do objeto.

48 Prevenção de Doenças Causadas por Agentes Ergonômicos Lesões por Esforço Repetitivo (LER) São doenças provocadas pelo uso inadequado e excessivo do aparelho locomotor. Atingem principalmente os membros superiores (mãos, punhos, antebraços, braços e ombros) e a coluna cervical. Quando resultantes do trabalho, denominam-se Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

49 Medidas Preventivas Liberdade para realização de tarefas, reduzindo a repetição; Respeitar a variabilidade das pessoas durante a jornada de trabalho; Possibilitar a criatividade e satisfação dos trabalhadores; Assegurar mobiliário adequado às características físicas dos trabalhadores e a natureza da tarefa; Disponibilizar instrumentos de trabalho adequados; Instruir os trabalhadores para que : pratiquem atividade física, fazer pequenas pausas, manter boa postura, não fazer força nem pressão exageradas, repetitivas ou frequentes.

50 Como Prevenir Doenças Não Relacionadas ao Trabalho A saúde do trabalhador depende também de ações preventivas voltadas para fatores de risco fora do trabalho, relacionadas ao seu cotidiano. Principais Fatores de Risco Relacionados aos Hábitos de Vida: Sedentarismo; Tabagismo; Erros alimentares. Organização Mundial de Saúde

51 Saúde Oral A saúde começa pelo cuidado com a boca. Medidas simples, sem riscos, de baixo custo e eficazes e ao alcance da maioria das pessoas: Escovar os dentes, gengiva e língua mínimo 3 vezes ao dia; Usar fio dental depois de todas as refeições; Corrigir alimentação; Não fumar.

52 Os principais problemas dos dentes e das gengivas são: Os principais problemas dos dentes e das gengivas são: Placa bacteriana(tártaro); Cárie dentária. Gengivite; Mau hálito;

53 Prevenção de Doenças Não Relacionadas ao Trabalho Sugestões para uma Alimentação Saudável: Consumir frutas, legumes e verduras nas diversas refeições; Reduzir o consumo de alimentos Reduzir o consumo de sal; Fazer pelo menos 3 refeições. gordurosos;

54 Manter o Peso Dentro de Limites Saudáveis: Índice de Massa Corporal: calculado dividindo-se o peso em quilos, pela altura em metros, elevada ao quadrado. Faixa de normalidade: 20 a 24,9. Filme aliment.

55 Atividade Física para Viver Melhor A falta de atividade física ou sedentarismo, constitui sério problema de Saúde Pública e contribui para o aumento das doenças crônicas (doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes). A cada ano, mais de 2 milhões de óbitos são atribuídos a inatividade física em todo o mundo!

56 Tabagismo- Melhor é Não Fumar Fumar causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (infarto e angina), câncer e doenças respiratórias (enfisema e bronquite). No Brasil, estudos mostram que o tabagismo é responsável por: 45% das mortes por infarto em indivíduos com menos de 65 anos; 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; 90% dos casos de câncer de pulmão ( entre os 10% restantes, 1/3 são fumantes passivos).

57 Tabagismo Risco de adoecer dos fumantes comparados aos não fumantes: 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar; 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

58 Álcool e Drogas: Perigos a Evitar São substâncias que causam alterações na percepção e no comportamento das pessoas e cujo uso continuado pode levar à dependência.

59 No Brasil, as estatísticas indicam que o alcoolismo é responsável por : Metade das internações em hospitais psiquiátricos e 90% dos atendimentos psiquiátricos de urgência; Faltas ao trabalho ( terceira maior causa); Acidentes de trabalho; Um em cada cinco acidentes automobilísticos. A melhor forma de lidar com a questão de álcool e drogas é a prevenção, baseada na informação e no debate sem preconceitos!

60 Como Evitar as Verminoses As verminoses são muito comuns no Brasil e podem causar sérios problemas de saúde em toda a família, principalmente nas crianças. beber somente água filtrada ou fervida; lavar cuidadosamente as verduras, legumes e frutas; consumir apenas carne bem passada; andar sempre com os pés calçados; lavar as mãos antes das refeições e após usar o sanitário; manter as unhas limpas e curtas; conservar as instalações sanitárias limpas.

61 Uso Correto de Medicamentos: Falsa crença: saúde depende de remédios. Tomar remédios sem indicação correta e controle adequado, pode representar perigo para a saúde e desperdício de dinheiro. Todo medicamento têm efeitos adversos à saúde. Tais efeitos colaterais, devem ser comparados com o benefício esperado do uso do medicamento. Só o médico está preparado para fazer essa avaliação e ele deve informar ao paciente os riscos potenciais da sua prescrição.

62 Estresse É a denominação dada a um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação do organismo exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite ou amedronte.

63 Prevenção do Estresse: Melhorar a auto-estima; Aprender a gostar do que faz; Levar uma vida metódica e produtiva; Ter uma alimentação equilibrada. Praticar regularmente atividades físicas; Dedicar tempo para o lazer; Manter e aprofundar laços de amizade; Adotar uma atitude solidária.

64 AUTO ESTIMA As pessoas necessitam de inspiração e não de assistencialismo. Ressentimento, crítica e culpa devem ser eliminados. As pessoas com auto-estima elevada, cuidam de sua saúde, trabalham de forma segura e não prejudicam os outros.

65 REVISTA ÉPOCA 17 DE MARÇO DE 2008 EDIÇÃO 513 PG 22

66 Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) São doenças transmitidas por meio da relação sexual, quando a pessoa infectada transmite a doença ao seu parceiro. Algumas DST podem ser transmitidas também por meio de transfusão de sangue não controlado e do uso compartilhado de seringas.

67 Prevenção do Câncer de Próstata Fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física; Ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais; Reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente de origem animal; Ingerir abundantemente tomate (Licopeno), que é um beta caroteno natural, precursor da vitamina A; Não beber ou diminuir o consumo de álcool; Uso frequente de camisinha; Teste do PSA anual; Avaliação urológica anual após os 45 anos de idade.

68 Vacinação de Toda a Família A prevenção de doenças por meio da vacinação sistemática da população é um dos programas do Ministério da Saúde que vem obtendo resultados expressivos. Para orientar a população, o Ministério da Saúde divulga um Calendário Básico de Vacinação disponível nos Postos de Saúde.

69 É importante que todo trabalhador esteja vacinado e providencie a vacinação de toda a família no Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

70 No Brasil, as intoxicações e os envenenamentos são muito frequentes e por este motivo, o Ministério da Saúde, através da FIOCRUZ, mantém o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX)

71 Primeiros Socorros São os atendimentos imediatos prestados à vítima no local da emergência.

72 Primeiros Socorros Aplicados corretamente, os primeiros socorros podem significar a diferença entre a vida e a morte, ou entre a plena recuperação da capacidade física e mental ou a perda de uma função importante, como a visão ou uma paralisia permanente.

73 É fundamental criar nos trabalhadores o interesse contínuo por aprender a trabalhar de acordo com as boas práticas de SMS.

74 Atuação dos Instrutores 1- Enfatizar que cada pessoa é responsável por sua própria saúde. 2- Liderar pelo exemplo. 3- Trabalhar a auto estima dos participantes. 4- Manter um clima de otimismo, com elevado nível de participação. 5- Usar todas as dicas das Professoras Ilma e/ou Ruth.

75 O maior inimigo da doença é o conhecimento!

76 Já temos doentes demais no Brasil. Precisamos fechar as fábricas de doenças! Este é um desafio para todos nós!

77 Premio: 1- Etapa:sensibilização 2- Etapa:treinamento 3- Etapa:Check list.

78 Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho Maria Christina Rodrigues Menezes (21) christinamenezes@trabalho.rj.gov.br

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia ERGONOMIA A ergonomia é a busca da relação ideal entre indivíduo e ambiente de trabalho. Ela visa proporcionar um ambiente de trabalho perfeitamente

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA...

SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA... 2 SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA...10 MONITORAÇÃO AMBULATORIAL...12 CRISE HIPERTENSIVA...13

Leia mais

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA COMPANHIA DE GÁS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Gerência Executiva de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA PROJETO 2014 Julho de 2014 1. DADOS DA COMPANHIA Razão

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

Higiene e problemas sociais

Higiene e problemas sociais Higiene e problemas sociais A saúde A nossa saúde depende dos nossos comportamentos e também do que nos rodeia, sendo influenciada por vários fatores: Higiene Problemas sociais Ambiente Clique nos tópicos

Leia mais

O TAMANHO DO PROBLEMA

O TAMANHO DO PROBLEMA O TAMANHO DO PROBLEMA Doenças cardiovasculares Total de mortes: 281.695/ano AVC 89.489 80% DAC 84.798 40% Outras DCV 107.408 Hipertensão Fonte: Datasus 2001 Dados Mundiais Mortes em 2000 atribuíveis a

Leia mais

EDUCAÇÃO REVISÃO 2 REVISÃO 3

EDUCAÇÃO REVISÃO 2 REVISÃO 3 FÍSICA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 UNIDADE II - CULTURA: A pluralidade na expressão humana Aula 4.1 Lazer: conceitos Aula 4.2 Atividade física e exercício físico: uma questão cultural? Aula 5.1 Doenças

Leia mais

2- DESCREVA a função de cada um dos TIPOS de alimentos da questão anterior.

2- DESCREVA a função de cada um dos TIPOS de alimentos da questão anterior. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- A alimentação é muito importante para manter o corpo forte e saudável. Os alimentos podem ser classificados em 3 tipos: construtores, reguladores e energéticos.

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Documento Técnico do Projeto

Documento Técnico do Projeto CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA DIVISÃO DE DESPORTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR - ATIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA Documento Técnico do Projeto PROFESSORA ANA MIGUEL FIGUEIREDO ANO LETIVO 2012/2013 ÍNDICE

Leia mais

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento.

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento. Atividade Física Corpo saudável é corpo em movimento. AtividAde física O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e é considerado um dos principais fatores de risco para

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

Conceito saúde-doença. História natural das doenças

Conceito saúde-doença. História natural das doenças Conceito saúde-doença História natural das doenças HEP0142_Aula2_2017 Conceitos de Saúde Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou de fragilidade

Leia mais

Rua Anaburgo, 4000, G2 - Distrito Industrial Norte Joinville - SC, Cep: 89.219-630

Rua Anaburgo, 4000, G2 - Distrito Industrial Norte Joinville - SC, Cep: 89.219-630 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: REHNOLZINC PÓ DE ZINCO Código do produto: 15.100.7.0000.2 Data da ultima revisão: 26/11/2012 - Revisão: 00 Nome da empresa: Indústria Química Rehnolt

Leia mais

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 1 VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 2 3 Como muitas mulheres, Ângela Helena tem uma vida corrida. Ela trabalha, cuida da família, faz cursos e também reserva um tempo para cuidar

Leia mais

CERTIFICAÇÃO. Sistema de Gestão

CERTIFICAÇÃO. Sistema de Gestão CERTIFICAÇÃO Sistema de Gestão A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) tem implementados e certificados os Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança Alimentar e Ambiente, em alinhamento com as

Leia mais

sumário O que é Zika Vírus? causas sintomas tratamento e cuidados Complicações possíveis Prevenção identificação bibliografia

sumário O que é Zika Vírus? causas sintomas tratamento e cuidados Complicações possíveis Prevenção identificação bibliografia sumário O que é Zika Vírus? causas sintomas tratamento e cuidados Complicações possíveis Prevenção identificação bibliografia o que é zika virus? Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida

Leia mais

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Higiene do Trabalho pode ser definida

Leia mais

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina.

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. Saúde do Homem Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. saúde do Homem O Ministério da Saúde assinala que muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade,

Leia mais

Homem é aquele que sabe se cuidar

Homem é aquele que sabe se cuidar Saúde do homem Homem é aquele que sabe se cuidar Muitas vezes, tomar conta da saúde acaba sendo mais um incômodo do que um prazer. Achar tempo para saúde com contas a pagar, família e trabalho não é tarefa

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA DESINFETANTE Á BASE DE QUATERNÁRIO DE AMÓNIO LINHA PROFISSIONAL

FICHA DE SEGURANÇA DESINFETANTE Á BASE DE QUATERNÁRIO DE AMÓNIO LINHA PROFISSIONAL Ficha de Segurança de acordo com Regulamento (CE) nº 1907/2006 (REACH). Classificação e Rotulagem de acordo com Regulamento para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Preparações perigosas. 1. Identificação

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7519 (12/500 ml) Aplicação: Limpar Carpetes e Tapetes. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

09/03/2015. Profa Elaine C. S. Ovalle

09/03/2015. Profa Elaine C. S. Ovalle Introdução à Biossegurança Conceito A Biossegurança pode ser conceituada como um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção,

Leia mais

SINALMAX COML E INDL DE SINALIZAÇÃO LTDA. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ

SINALMAX COML E INDL DE SINALIZAÇÃO LTDA. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: SOLVEMAX Código interno: SSU 200 Empresa: Sinalmax Comercial e Industrial de Sinalização Ltda. e-mail: contato@sinalmaxsinalizacao.com.br Endereço:

Leia mais

Você sabe lavar as mãos? Introdução. Materiais Necessários

Você sabe lavar as mãos? Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Será que quando você lava as mãos você consegue realmente eliminar os microorganismos presentes na pele? Veja a seguir como você pode conferir isso. Cadastrada por Raquel Silva Material

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa SAÚDE DO TRABALHADOR - LER Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa Este trabalho tem por objetivo trazer mais conhecimento sobre uma patologia que aflige muitas pessoas atualmente

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Germana Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável Pirâmide dos alimentos Pirâmide alimentar é a representação

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: PRATICE LIMPADOR Códigos internos: Pratice Limpador Cerâmica e Porcelanato - 07175 Pratice Limpador Laminados - 07176 Pratice Limpador

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Pág. 1/6 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLT GEL Código do Produto: 101.062 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL INÍCIO Nos últimos anos, a busca pela qualidade de vida e os cuidados com a saúde aumentaram significativamente. O acesso mais fácil e rápido à informação foi um dos responsáveis

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Pág. 1/6 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLT PRIME Código do Produto: 101.129 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos revisão: 01 Identificação do produto e da Empresa Nome do Natureza Química: Desinfetante de uso geral Autorização de Funcionamento / MS Nº: 3.04500.8 Produto Registrado na ANVISA/MS Nº: 3.0453434.6 Publicação

Leia mais

DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013

DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013 DIMINUA O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CONTROLE A SUA TENSÃO ARTERIAL D I A M U N D I A L DA S AÚ D E 2013 O que é a Hipertensão? * A leitura da Tensão Arterial acima de 140/90

Leia mais

informativo Tabocas aparece na revista Viver Brasil Dia Nacional de Combate ao Fumo Principal Saúde Carreira Aconteceu

informativo Tabocas aparece na revista Viver Brasil Dia Nacional de Combate ao Fumo Principal Saúde Carreira Aconteceu 30ª Edição Sexta-feira 6 de setembro de 2013 informativo Principal Tabocas aparece na revista Viver Brasil Empresa é fonte de matéria da publicação mineira sobre o grande potencial energético do Estado,

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 204 EPIs e Mapas de Risco EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL De acordo com a NR-6 da Portaria Número 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL

CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL Maio, 2011 Saúde, Paz e Bem-Estar em um ambiente cercado pela natureza Saúde e você Como encarar a pressão alta? por Dr. Manfred Krusche 1 Quando vamos ao consultório médico

Leia mais

Beijinho no ombro e tchau preconceito

Beijinho no ombro e tchau preconceito mam Beijinho no ombro e tchau preconceito D preconceito é o pior sintoma da AIDS O preconceito e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV são as maiores barreiras no enfrentamento à epidemia

Leia mais

INDÍCE: 2. TIPOS DE ERGONOMIA 3 3. DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARAS MANUAIS DEFINIÇÃO OBJETIVO 5 3.

INDÍCE: 2. TIPOS DE ERGONOMIA 3 3. DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARAS MANUAIS DEFINIÇÃO OBJETIVO 5 3. 1 INDÍCE: 1. QUANDO SURGIU A ERGONOMIA. 2 1.1 DEFINIÇÃO 2 1.2 A ERGONOMIA ESTUDA A SITUAÇÃO DE TRABALHO 2 1.3 ONDE PODEMOS APLICAR UM ESTUDO ERGÔNOMICO 2 2. TIPOS DE ERGONOMIA 3 3. DESLOCAR, LEVANTAR E

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, Movimento e Linguagem na Era da Informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

COLESTEROL ALTO. Por isso que, mesmo pessoas que se alimentam bem, podem ter colesterol alto.

COLESTEROL ALTO. Por isso que, mesmo pessoas que se alimentam bem, podem ter colesterol alto. COLESTEROL ALTO Colesterol é uma substância essencial ao organismo, mas quando em excesso, pode prejudicar. Cerca de 40% da população tem colesterol alto. MAS O Colesterol Total não é o valor perigoso,

Leia mais

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo:

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo: Motorista, você é a peça mais importante de seu caminhão. Se sua saúde não anda bem, tudo o mais corre perigo: o caminhão, a carga, sua vida e o sustento de sua família. Neste material você vai encontrar

Leia mais

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANCADOTRABALHOBR.COM.BR O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Fique por dentro da área de SEGURANÇA DO TRABALHO. O PORTAL SEG BR você irá acessar tudo que ocorre no mercado. Veja notícias do

Leia mais

O que é a obesidade? Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo II e as doenças cardiovasculares.

O que é a obesidade? Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo II e as doenças cardiovasculares. obesidade O que é a obesidade? A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a epidemia do século XXI! O excesso de peso e a obesidade são diferentes graus de uma doença em que se verifica

Leia mais

Qualidade de vida com Esporte na Unisul

Qualidade de vida com Esporte na Unisul Qualidade de vida com Esporte na Unisul A percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas,

Leia mais

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções Dengue, Chikungunya, Zika O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções 1 DENGUE O que é? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá)

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá) Página 1 de 6 DETERGENTE MALTEX (Neutro, Citrus, Coco, Guaraná, Laranja, Limão, Maça, Maracujá) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto:detergente Maltex 1.2. Aplicação: Utilizado

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Página 1 de 5 Produto: Utilização: CLORO BECKER SPUMA Desinfetante de uso geral alcalino clorado de alta espuma indicado para a remoção de gordura em paredes pisos

Leia mais

Silvio A. Fonseca PDI - UESC. Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador

Silvio A. Fonseca PDI - UESC. Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador Silvio A. Fonseca PDI - UESC Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador Conceito de saúde do trabalhador O termo refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

SUPER GLOBO QUÍMICA LTDA

SUPER GLOBO QUÍMICA LTDA FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICA FISPQ Nome do Produto ÁGUA SANITÁRIA SANTA CLARA Telefone (31) 3363-8884 Nº de Revisões - Data 1 16/08/2010 Nº de Páginas 5 SEÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela.

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. Diabetes Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. diabetes É uma doença crônica, caracterizada por um distúrbio do metabolismo da glicose (açúcar). Consiste no aumento dos níveis de glicose no

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) HIDROCLEAN

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) HIDROCLEAN HIDROCLEAN 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto: HIDROCLEAN Identificação da Empresa: Nippon Chemical Ind. e Com. de San. e Det. Prof. Ltda Rua Platina, nº 259 Recreio Campestre

Leia mais

[ESBOÇO] Reunião Especial da OMS, FAO e UNICEF. sobre Principais Comportamentos para o Controlo da Gripe Aviária. Resumo e Recomendações da Reunião

[ESBOÇO] Reunião Especial da OMS, FAO e UNICEF. sobre Principais Comportamentos para o Controlo da Gripe Aviária. Resumo e Recomendações da Reunião [ESBOÇO] Reunião Especial da OMS, FAO e UNICEF sobre Principais Comportamentos para o Controlo da Gripe Aviária (de 14 a 16 de Março de 2006) Resumo e Recomendações da Reunião Antecedentes O alastramento

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Página 1 / 6 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Identificação da sociedade/empresa Clariquimica Comercio de Produtos Químicos LTDA. Rua Manoel Vitorino,353 Cumbica 07232-110 Guarulhos

Leia mais

Graduanda do Curso de Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA. E-mail: renatachequer@yahoo. com.br. 2

Graduanda do Curso de Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA. E-mail: renatachequer@yahoo. com.br. 2 AVALIAÇÃO DO PERFIL DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DE TRABALHO EM UMA UNIDADE PRODUTORA DE REFEIÇÃO NA CIDADE DE VIÇOSA, MG Renata Chequer de Souza 1, Veydiana Costa Condé 2, Rayane Terezinha Teixeira 3, Cristiane

Leia mais

BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS

BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS 2 apresentação coquetel Galera Com o Programa Saúde na Escola, uma iniciativa do Governo Federal, os alunos da rede pública também estão aprendendo a melhorar os hábitos de alimentação

Leia mais

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente Câncer de Próstata A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - : conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. LAVA ROUPA MALTEX (Tradicional, Coco)

FISPQ. Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. LAVA ROUPA MALTEX (Tradicional, Coco) Página 1 de 5 LAVA ROUPA MALTEX (Tradicional, Coco) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto:lava Roupa Maltex 1.2. Aplicação:Lava sem deixar resíduos e com mais maciez, é a solução

Leia mais

SAÚDE: MELHOR COMPREENDER PARA MELHOR AGIR

SAÚDE: MELHOR COMPREENDER PARA MELHOR AGIR SAÚDE: MELHOR COMPREENDER PARA MELHOR AGIR Newton Richa, MSc Médico do Trabalho IBP COMISSÃO DE ASFALTO GT-SMS 20 de agosto de 2013 CHAVES, Mario M. Saúde Uma Estratégia de Mudança. Guanabara Dois, Rio

Leia mais

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus Zika vírus Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os

Leia mais

Doenças do sistema Cardiorrespiratório

Doenças do sistema Cardiorrespiratório Doenças do sistema Cardiorrespiratório Trabalho realizado por: Catarina Freitas nº6 9ºB 1 Índice 1.Introdução... 3 2. Definição de Sistema Cardiorrespiratório... 4 2.1. Doenças do Sistema Circulatório...

Leia mais

MAPEAMENTO DE RISCO O MAPA DE RISCOS

MAPEAMENTO DE RISCO O MAPA DE RISCOS Professor: Eng. Alexandre Dezem Bertozzi MAPEAMENTO DE RISCO Percebeu-se, na década de 70, a necessidade de se criar uma nova metodologia que mapeasse os riscos ambientais dos locais de trabalho. Esse

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lovastatina Jaba 20 mg comprimidos APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Infarto do Miocárdio

Infarto do Miocárdio As doenças cardiovasculares são um conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, mais especificamente o coração e os vasos sanguíneos. A seguir, você vai conhecer melhor as principais delas.

Leia mais

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS Capítulo Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de diabetes mellitus. Descrever os mecanismos de descompensação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2 Semestre/2015. Ensino Técnico ETEC ANHANQUERA. Professor: Eduardo Moreno de Paula

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2 Semestre/2015. Ensino Técnico ETEC ANHANQUERA. Professor: Eduardo Moreno de Paula PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2 Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Saúde e Segurança do Trabalho Componente Curricular: Prevenção

Leia mais

Setor de Educação de Jovens e Adultos. Aula 6: O feijão estragou! Conteúdos:

Setor de Educação de Jovens e Adultos. Aula 6: O feijão estragou! Conteúdos: Aula 6: O feijão estragou! Conteúdos: Fungos e bactérias. Toxinas. Conservação de alimentos. Fatores que propiciam a proliferação dos micro-organismos. Habilidades (Matriz de Referência para Avaliação

Leia mais

A saúde é uma conquista diária, que reflete a forma que tratamos nosso corpo no dia a dia. Hábitos alimentares adequados, boa postura, ingestão de

A saúde é uma conquista diária, que reflete a forma que tratamos nosso corpo no dia a dia. Hábitos alimentares adequados, boa postura, ingestão de A saúde é uma conquista diária, que reflete a forma que tratamos nosso corpo no dia a dia. Hábitos alimentares adequados, boa postura, ingestão de água, uma boa noite de sono, medidas de higiene e prevenção

Leia mais

DOENÇAS COM MAIOR MORTALIDADE EM PORTUGAL TEMA DE VIDA SAÚDE

DOENÇAS COM MAIOR MORTALIDADE EM PORTUGAL TEMA DE VIDA SAÚDE Tema de Vida: SAÚDE Construção curricular Desagregação do Tema de Vida em Questões Geradoras Quais os cuidados a ter para uma vida saudável? Qual o papel das medicinas alternativas na prevenção/tratamen

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Anti embaçante Código interno de identificação 00.00.000.000 Nome da empresa Endereço Aeroflex Indústria de Aerosol Ltda. Rod. BR 116 km 120 n 26640

Leia mais

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Módulo 2 BIOQUÍMICA 1 - Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim, devem consumir preferencialmente os seguintes tipos

Leia mais

A era do Estilo de Vida Ativo. Jair Sindra Virtuoso Júnior Atividade Física & Saúde - UFTM

A era do Estilo de Vida Ativo. Jair Sindra Virtuoso Júnior Atividade Física & Saúde - UFTM A era do Estilo de Vida Ativo Jair Sindra Virtuoso Júnior Atividade Física & Saúde - UFTM Saúde e Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea Thomas Edison, 1902 O médico do futuro não receitará medicamentos,

Leia mais

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO 1. TRIAGEM SOROLÓGICA - É recomendada a realização de teste anti-hiv com aconselhamento e com consentimento para todas as gestantes na primeira consulta pré-natal; - Enfatiza-se

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Bucal O coração é uma bomba eficiente que bate 60 a 80

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do Produto e da Empresa. Nome comercial: Sal de Cromo Chromacid (BR). Código do produto: 1673923 Atotech do Brasil Galvanotécnica Ltda Rua Maria Patrícia da Silva, 205 - Jardim Isabela

Leia mais

VIVER BEM RENATO MAURÍCIO EM HERÓI TAMBÉM É GENTE SAÚDE DO HOMEM

VIVER BEM RENATO MAURÍCIO EM HERÓI TAMBÉM É GENTE SAÚDE DO HOMEM VIVER BEM RENATO MAURÍCIO EM HERÓI TAMBÉM É GENTE SAÚDE DO HOMEM Renato Maurício vive achando que é um super-herói. Trabalha muito e resolve tudo. Todo dia se reúne no bar com os amigos, que fazem até

Leia mais

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus São Gonçalo Curso Técnico de Segurança do Trabalho:

Leia mais

Seminário Formação para Formadores no Âmbito do Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos

Seminário Formação para Formadores no Âmbito do Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Seminário Formação para Formadores no Âmbito do Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Importância dos Produtos Químicos Os produtos químicos são essenciais à vida: fazem parte da constituição do

Leia mais

Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico

Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Avaliação Dados de 2013 Periodicidade: anual desde 2006 Público: maiores de 18 anos e residentes nas 26

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança. Eugenol. 1.2 Utilização da substância/preparação: Para utilizações de laboratório, análise, pesquisa e química fina.

Ficha de Dados de Segurança. Eugenol. 1.2 Utilização da substância/preparação: Para utilizações de laboratório, análise, pesquisa e química fina. Ficha de Dados de Segurança Eugenol 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Eugenol Segundo Regulamento (CE) 1907/2006 1.2 Utilização da

Leia mais

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES Dra Fabrícia de Oliveira Assis Cantadori Cardiologista do HUJM Cuiabá, maio de 2015 UFMT PREVENÇÃO É procurar e utilizar métodos para prevenir doenças e/ou suas complicações,

Leia mais

DORT EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL INTRODUÇÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DAS LER/DORT - MULTICAUSALIDADE

DORT EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL INTRODUÇÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DAS LER/DORT - MULTICAUSALIDADE EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATE A LER/ DORT PARA TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAÚDAVEL Sérgio Butka Presidente da Força Sindical do Paraná A legião de pessoas com Ler /Dort e outras doenças do trabalho

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

entendendo as diretrizes profissionais

entendendo as diretrizes profissionais ASMA GRAVE entendendo as diretrizes profissionais Asthma UK Este guia inclui informações sobre o que a Sociedade Respiratória Europeia (ERS) e a Sociedade Torácica Americana (ATS) divulgaram sobre asma

Leia mais

Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho.

Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho. Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho. Os cuidados com a higiene pessoal demonstram que a pessoa

Leia mais

GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL 196 GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL Amália Raquel Cavalcante Esprenger Andressa Giovana Romão Jimenes Soler Silene Alves

Leia mais

FAT PRECISION RM-MG2009 MANUAL DE INSTRUÇÕES

FAT PRECISION RM-MG2009 MANUAL DE INSTRUÇÕES FAT PRECISION RM-MG2009 MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS... Erro! Indicador não definido. 2. LIMPEZA... Erro! Indicador não definido. 3. AJUSTES... Erro! Indicador não definido. 4. DICAS PARA MEDIR

Leia mais

ROTEIRO PARA ENTREVISTA. Entrevista nº I - DADOS SOBRE A BIOLOGIA HUMANA. Etnia: ( ) branco ( ) não branco ( ) negro ( ) amarelo. Peso: Altura CB: cm.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA. Entrevista nº I - DADOS SOBRE A BIOLOGIA HUMANA. Etnia: ( ) branco ( ) não branco ( ) negro ( ) amarelo. Peso: Altura CB: cm. A N E X O S ROTEIRO PARA ENTREVISTA Data Entrevista nº Iniciais: I - DADOS SOBRE A BIOLOGIA HUMANA Idade: Etnia: ( ) branco ( ) não branco ( ) negro ( ) amarelo 1. DADOS ANTROPOMÉTRICOS Peso:_Altura _

Leia mais

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa A famosa pressão alta está associada a uma série de outras doenças, como o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e morte súbita, entre

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Detergente Limpol Códigos internos: Neutro: 5004 (500ml) / 19008 (5L) Cristal: 5002 (500ml) Limão: 5003 (500ml) Coco: 5006 (500ml) Maçã: 5005

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Diga adeus ao mau hálito! HALITOSE A halitose ou mau hálito é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável. A palavra halitose se origina do latim

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais