Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro - Exercício de 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro - Exercício de 2016"

Transcrição

1 Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro - Exercício de Introdução Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal, para aplicação a partir do exercício de 2016, conforme legislações publicadas até o dia 28/12/2015. Os benefícios fiscais de redução na base de cálculo, isenção, diferimento, redução de alíquota e outros incentivos específicos não foram tratados nesta matéria, haja vista que o tratamento pode ser diferenciado em razão de a atividade, porte ou ainda de outros elementos que o Fisco considere relevantes na aplicação da legislação tributária. Com fundamento na legislação de cada Estado e do Distrito Federal, elaboramos uma tabela de alíquotas, relativamente a cada mercadoria e serviço, pertencentes ao campo de incidência do imposto. Contudo, convém esclarecer que o contribuinte deverá atentar-se a eventuais alterações posteriores, visto que cada ente da federação tem competência para alterar suas alíquotas internas. A alteração pode ocorrer a qualquer tempo, quando se tratar de diminuição do percentual aplicável. Em contrapartida, a alteração não poderá acarretar aumento de carga tributária no mesmo exercício financeiro, ou seja, somente poderá ser cobrado o aumento no ano seguinte em respeito ao princípio constitucional da anterioridade, bem como somente produzirá efeitos 90 dias após a publicação do ato, em atendimento ao princípio constitucional da noventena. Ressalta-se que nem todos os Estados promoveram alterações em suas alíquotas, porém, este texto tem como objetivo compilar todas as alíquotas de todas as Unidades Federadas para auxiliar na pesquisa do contribuinte. Havendo alterações futuras, este texto será atualizado. 2. Rio de Janeiro (RJ) As alíquotas do ICMS vigentes no Estado do Rio de Janeiro, a que se refere o art. 14 do livro I do RICMS-RJ, aprovado pelodecreto nº /00 e legislações esparsas mencionadas no quadro a seguir. Lembrando que desde 09/01/2003, o Estado do Rio de Janeiro majorou as suas alíquotas constituindo esse aumento ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP), regulamentado pelo Decreto nº /03, com previsão na Lei nº 4.056/02, na redação do Decreto nº /03 (novo Regulamento do FECP), e alterações trazidas pela Lei nº 4.086/03 e pela Lei Complementar nº 151/13. No Estado do Rio de Janeiro, a majoração é de ordem de 1%, com exceção nas operações com energia elétrica com consumo acima de 300 quilowatts/hora mensais e na prestação de serviços de comunicação, que será majorada em 4%. Alguns produtos não sofrerão a majoração do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, podendo ser observado o Manual de Procedimentos nº 21/15 sob o título "Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais - Normas e Procedimentos".

2 Nota: Determinados produtos da tabela possuem redução da base de cálculo, contudo, foram informadas as suas alíquotas efetivas, pois, de acordo com o art. 20 do Livro VI do RICMS-RJ, o contribuinte que realizar operação interna com redução da base de cálculo pode se debitar do ICMS pela aplicação direta da alíquota efetiva sobre o valor da operação, salvo disposição em contrário, devendo no campo "Informações Complementares" do quadro "Dados Adicionais" do documento fiscal que acobertar a operação constar, além da indicação do ato que concedeu a redução da base de cálculo, a expressão: "Nota Fiscal Emitida nos Termos do art. 20 do Livro VI do RICMS-RJ". Alíquotas Operações e Prestações Internas 201% - Arma e munição, suas partes e acessórios (Lei nº 4.135/03). 60% - Operações internas e de importação de tubos, suas partes, acessórios e equipamentos destinados à construção de oleoduto terrestre para transporte de petróleo com diâmetro igual ou superior a 30 polegadas no território do Estado. - Transporte de petróleo em oleodutos terrestres com diâmetro igual ou superior a 30 polegadas (Decreto nº /03, art. 1º, I e II). 38% - Peleteria e suas obras e peleteria artificial. 31% - Gasolina. 29% - Serviço de comunicação. - Energia elétrica consumo acima de 300 kw/hora mensais. - Demais bebidas alcoólicas. - Fumo, cigarro, charuto, cigarrilha, fumo e artigo correlato. - Embarcações de esporte e de recreio. - Perfumes e cosméticos (art. 14, VII, 1º, do Livro I do Decreto nº /00): 1. perfume: todo produto classificado no código da NBM/SH. 26% 2. cosmético: os produtos classificados nos códigos da NBM/SH, a seguir enumerados: a) maquilagem para os lábios: (exceto batom e brilho para os lábios); b) maquilagem para os olhos: b.1) sombra, delineador, lápis de sobrancelha e rímel; b.2) outros;

3 c) preparações para manicuros e pedicuros: esmalte para unhas, pós para unhas, dissolvente de esmalte para unhas, outros. d) outros: cremes de beleza e cremes nutritivos, inclusive geleia real, cremes e loções tônicas; e) preparados capilares: e.1) preparações para ondulação ou alisamento, permanentes, dos cabelos; e.2) laquês para o cabelo; e.3) condicionador. tinturas e descolorantes para o cabelo, fixadores para os cabelos, exceto os laquês, outros; f) pós, incluídos os compactos: outros (pós). (Decreto nº /03). 24% - Álcool carburante (AEHC e AEAC) (Decreto nº /04). - Nas operações com energia elétrica, até o consumo de 300 quilowatts-hora mensais. - Água. - Transporte Intermunicipal. - Demais operações ou prestações internas (não mencionadas nos demais itens). - Programa para computador, software não personalizado, em meio magnético ou ótico (disquete ou CD-ROM). 19% - Os equipamentos de informática relacionados no Anexo Único do Decreto nº , de 23/10/2000, após a publicação do Decreto nº , de 29/12/2003, estão com a alíquota efetiva do ICMS de 13% sobre o valor da operação interna e de importação, sendo 1% destinado ou FECP. - Não sendo relacionado no Decreto nº /00, a alíquota será de 19%. Nas operações com produtos de informática e automação que estejam beneficiadas com redução do IPI e sejam fabricadas por estabelecimento industrial que atenda ao disposto no art. 4º da Lei federal nº 8.248/91, na redação da Lei federal nº /01, a alíquota será de 8%. - Óleo lubrificante. - Operação com cerveja, chope e aguardente (Lei nº 4.721/06). 18% - Material escolar previsto no Anexo do Decreto nº /04:

4 a) Colas e outros adesivos preparados à base de polímeros das posições 3901 a 3913, dispersos ou para dispersar em meio aquoso, acondicionados em embalagem de até gramas; b) Artigos de escritório e artigos escolares; c) Cadernos; d) Instrumentos de desenho, de traçado ou de cálculo; e) Canetas esferográficas; f) Canetas e marcadores, com ponta de feltro ou com outras pontas porosas; g) Lapiseiras; h) Cargas com ponta, para canetas esferográficas; i) Lápis, minas, pastéis, gizes para escrever ou desenhar e gizes de alfaiate. 17% - Operações com refrigerante (Lei nº 4.721/06). 16% 14% - Importação - Alíquota básica na importação de produtos e serviços. Ressalvamos que devem ser observadas as alíquotas internas específicas, relativas a produtos e serviços, nominalmente citados. - Importação - quando a operação de importação for realizada por meio do Aeroporto Internacional Tom Jobim e de outros Aeroportos Internacionais do Estado do Rio de Janeiro (art. 14, inciso IV, "a", da Lei nº 2.657/96, alterado pelas Leis nºs 4.383, de 30/08/2004, e 4.533, de 04/04/2005). Ressalvamos que devem ser observadas as alíquotas internas específicas, relativas a produtos e serviços, nominalmente citados. - Operação com óleo diesel - Lei nº 2.657/96, art. 14, XIII, alínea "a". - Fornecimento de energia elétrica para cooperativas de eletrificação rural e sua distribuição para produtor rural, assim entendido aquele que mantenha exploração agrícola ou pastoril e esteja inscrito no Cadastro Geral de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro (CADERJ). 13% - Operação com máquina, aparelho, equipamento e veículo, destinados a implantação, ampliação e modernização ou relocalização de unidades industriais ou agroindustriais, que visem à incorporação de novas tecnologias, à desconcentração industrial, à defesa do meio ambiente, à segurança e à saúde do trabalhador e à redução das disparidades regionais. - Ferros e aços não planos classificados nos Códigos da NBM/SH relacionados no Anexo do Decreto nº /01.

5 - Artefato de joalharia, classificado na posição 7113 da NCM (Decreto nº /03). - Produtos da indústria moveleira com as atividades previstas no inciso X do Decreto nº /03. - Estacas pré-moldadas em concreto por extrusão, classificadas na posição da NBM/SH. - Equipamentos de informática relacionados no Anexo Único do Decreto nº , de 23/10/2000, após a publicação do Decreto nº , de 29/12/2003, estão com a alíquota efetiva do ICMS de 13% sobre o valor da operação interna e de importação, sendo 1% destinado ao FECP. - Gás Natural Veicular (GNV) - Convênio ICMS nº 18/92 e Decreto nº /99, art. 28 do Livro IV do RICMS-RJ/00. FECP excluído pelodecreto nº /03. 12% 10% 8% 7% - Fornecimento de alimentação, incluídos os serviços prestados, promovido por restaurante, lanchonete, bar, café e similares - Lei nº 2.141/93. Art. 14 do Livro I do RICMS. - Querosene de avião - Operações internas (Decreto nº /11). - Equipamentos destinados ao aparelhamento e modernização dos portos do Estado do Rio de Janeiro (Base de Cálculo Reduzida -Decreto nº /03, art. 1º, III). - TV por assinatura - Decreto nº /00 - Livro X, art. 1º, inciso III. - Nas operações com materiais ou equipamentos especializados para pessoas portadoras de deficiência física e medicamentos para doentes renais crônicos (art. 14, inciso XVI, do Livro I do Decreto nº /00). - Nas operações com produtos de informática e automação beneficiadas com redução do Imposto sobre Produtos Industrializados que sejam fabricados por estabelecimento industrial que atenda ao disposto no art. 4º da Lei Federal nº 8.248/91, na redação da Lei Federal nº /01 e art. 14, inciso IX, do Livro I do RICMS-RJ. - Em operação com energia elétrica consumida pelos sistemas de transporte público (Lei nº 4.683/05). - Em operação com óleo diesel, quando consumido no transporte de passageiros por ônibus urbano, bem como no transporte de passageiros do sistema hidroviário (aquaviário) regularmente concedido e/ou permitido pelo Poder Concedente Estadual ou Municipal que tenha estabelecido Convênio com a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Lei nº 2.657/96, art. 14, XIII, "b"). - Em operação com Gás Natural Veícular (GNV), quando consumido por empresa concessionária ou permissionária de transporte coletivo de passageiros por ônibus ou por veículo hidroviário (aquaviário) regularmente concedido e/ou permitido pelo Poder Concedente

6 Estadual ou Municipal que tenha estabelecido Convênio com a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Lei nº 2.657/96, art. 14, XXV). - Mercadorias que compõem a cesta básica: feijão, arroz, açúcar refinado e cristal, leite pasteurizado líquido, não incluído o que sofreu tratamento térmico de ultrapasteurização (UHT), café torrado ou moído, sal de cozinha, gado, aves, bem como os produtos comestíveis resultantes de sua matança, em estado natural, resfriado ou congelado, pão francês de até 200 g, óleo de soja, farinha de mandioca, farinha de trigo, inclusive pré-mistura destinada exclusivamente à fabricação de pães, massa de macarrão desidratada, sardinha em lata, salsicha, linguiça e mortadela, charque, pescado, exclusive crustáceos, salmão, adoque, bacalhau e molusco, exceto mexilhão, alho, margarina vegetal, exclusive creme vegetal, acondicionada em embalagem de até 500 g, fubá de milho, escova dental, creme dental, sabonete, papel higiênico folha simples, vinagre, preparado antissolar com fator de proteção solar igual ou superior a Observações Finais As siglas NBM/SH e NCM/SH utilizadas neste trabalho dizem respeito à: a) Nomenclatura Brasileira de Mercadorias/Sistema Harmonizado (NBM/SH) - refere-se à classificação fiscal de mercadorias com utilização de código composto por dez dígitos, que vigorou até 31/12/1996. Os códigos compostos por dez dígitos indicados na legislação, para melhor adequação às normas vigentes, devem ser correlacionados à nova tabela em vigor, que permite a perfeita identificação da mercadoria correspondente; b) Nomenclatura Comum do MERCOSUL/Sistema Harmonizado (NCM/SH) refere-se à classificação fiscal de mercadorias com utilização de código composto por oito dígitos, em vigor desde 01/01/1997.

Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro - Exercício de 2016

Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro - Exercício de 2016 Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro - Exercício de 2016 1. Introdução Data de publicação: 11/08/2016 Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas

Leia mais

Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro

Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro Alíquotas Internas do Estado do Rio de Janeiro 1. Introdução Neste trabalho, focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal, para

Leia mais

Alíquotas Internas do Estado de Rondônia - Exercício de 2016

Alíquotas Internas do Estado de Rondônia - Exercício de 2016 Alíquotas Internas do Estado de Rondônia - Exercício de 2016 1. Introdução Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal,

Leia mais

Alíquotas Internas do Estado do Piauí - Exercício de 2016

Alíquotas Internas do Estado do Piauí - Exercício de 2016 Alíquotas Internas do Estado do Piauí - Exercício de 2016 1. Introdução Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal,

Leia mais

ALÍQUOTAS INTERNAS DO ICMS

ALÍQUOTAS INTERNAS DO ICMS ALÍQUOTAS INTERNAS DO ICMS Operações e Prestações no Estado do Rio de Janeiro Relacionamos, a seguir, as alíquotas do ICMS vigentes no Estado do Rio de Janeiro, a que se refere o art. 14, Livro II, do

Leia mais

Portaria ST nº 651, de DOE RJ de Ret. DOE RJ de

Portaria ST nº 651, de DOE RJ de Ret. DOE RJ de Portaria ST nº 651, de 29.04.2010 - DOE RJ de 03.05.2010 - Ret. DOE RJ de 19.01.2012 Atualiza o Manual de Diferimento, Ampliação de Prazo de Recolhimento, Suspensão e de Incentivos e Benefícios de natureza

Leia mais

ISENÇÃO E DIFERIMENTO

ISENÇÃO E DIFERIMENTO ISENÇÃO E DIFERIMENTO No Estado do Paraná a um incentivo fiscal para as empresas onde, toda venda efetuada para uma outra empresa revendedora, a o diferimento na alíquota do ICMS conforme os Art. Nº96

Leia mais

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração.

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração. Versão 11/03/2014 Não é pretensão desta apresentação esgotar totalmente os procedimentos de ICMS ST. Representa opinião da ABIHPEC podendo haver entendimento divergente. No rodapé de cada slide é indicado

Leia mais

Alíquotas Internas do Estado do Maranhão - Exercício de 2016

Alíquotas Internas do Estado do Maranhão - Exercício de 2016 Alíquotas Internas do Estado do Maranhão - Exercício de 2016 1. Introdução Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal,

Leia mais

2 SUGESTÕES SETORIAIS TÊXTIL

2 SUGESTÕES SETORIAIS TÊXTIL ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO...3 2 SUGESTÕES SETORIAIS...4 Têxtil...4 Vestuário e calçados...4 Madeira...5 Papel e gráfica...5 Química...5 Borracha e plástico...6 Minerais não-metálicos...6 Metalúrgica, Produtos

Leia mais

I - o inciso I do 13 do artigo 406-C: (Ajuste SINIEF 01/16, efeitos a partir de 15.01.16)

I - o inciso I do 13 do artigo 406-C: (Ajuste SINIEF 01/16, efeitos a partir de 15.01.16) DECRETO N. 20925, DE 06 DE JUNHO DE 2016. PUBLICADO NO DOE Nº 101, DE 06.06.16 Incorpora ao RICMS/RO as alterações oriundas da 160ª reunião ordinária e das reuniões extraordinárias 256ª, a 260ª do CONFAZ,

Leia mais

Edição nº 137 05 julho de 2011. ALERTA GERENCIAL. Alterações na Legislação Estadual do Rio Grande do Sul

Edição nº 137 05 julho de 2011. ALERTA GERENCIAL. Alterações na Legislação Estadual do Rio Grande do Sul Edição nº 137 05 julho de 2011. ALERTA GERENCIAL Alterações na Legislação Estadual do Rio Grande do Sul I) Operações com cosméticos, perfumaria, artigos de higiene pessoal e de toucador_ 1 I.I) Alíquota

Leia mais

Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0

Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0 Perguntas & Respostas Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0 1. Qual a legislação aplicável ao adicional na alíquota do ICMS destinado

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 5.551, DE 2013 (Do Sr. Major Fábio)

PROJETO DE LEI N.º 5.551, DE 2013 (Do Sr. Major Fábio) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 5.551, DE 2013 (Do Sr. Major Fábio) Isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os protetores solares, na condição que estabelece. DESPACHO: APENSE-SE

Leia mais

Hennas (embalagens de conteúdo inferior 76,45 ou igual a 200 g) Vaselinas 49,87

Hennas (embalagens de conteúdo inferior 76,45 ou igual a 200 g) Vaselinas 49,87 ANEXO ÚNICO PRODUTOS DE PERFUMARIA E DE HIGIENE PESSOAL E COSMÉTICOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS (arts. 2º e 3º) ITEM CEST NBM/SH DESCRIÇÃO MARGEM DE VALOR AGREGADO OPERAÇÃO INTERNA

Leia mais

Alíquotas Internas do Estado de Goiás - Exercício de 2016

Alíquotas Internas do Estado de Goiás - Exercício de 2016 Alíquotas Internas do Estado de Goiás - Exercício de 2016 1. Introdução Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal,

Leia mais

ANO XXVI - 2015 1ª SEMANA DE JANEIRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2015

ANO XXVI - 2015 1ª SEMANA DE JANEIRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2015 ANO XXVI - 2015 1ª SEMANA DE JANEIRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 01/2015 ASSUNTOS DIVERSOS DAS COMPLEMENTAR - GENERALIDADES SOBRE A EMISSÃO... Pág. 02 ICMS PR ALÍQUOTAS DO ICMS - REGIÃO NORTE - ATUALIZAÇÃO

Leia mais

DECRETO Nº O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, DECRETA:

DECRETO Nº O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, DECRETA: DECRETO Nº 6496 Publicado no Diário Oficial Nº 8.181 de 17/03/2010 O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, DECRETA: Art.

Leia mais

MVAs de cosméticos - perfumaria - higiene pessoal - toucador Decreto

MVAs de cosméticos - perfumaria - higiene pessoal - toucador Decreto MVAs de cosméticos - perfumaria - higiene pessoal - toucador Decreto 53185 16 Em 1º de janeiro de 2017 passaram a produzir efeitos as regras dispostas no Decreto n.º 53.045/16, publicado no Diário Oficial

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA - PRODUTOS DE PERFUMARIA E DE HIGIENE PESSOAL Vigência a

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA - PRODUTOS DE PERFUMARIA E DE HIGIENE PESSOAL Vigência a 1 20.001.00 Henna (embalagens de conteúdo igual ou inferior a 200g) Nacional Importado 1211.90.90 12% 4% 18,00% 0,00% 41,42% 51,77% 65,56% 2 20.002.00 Vaselina 2712.10.00 12% 4% 18,00% 0,00% 113,85% 129,50%

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO CAFÉ TORRADO E MOÍDO

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO CAFÉ TORRADO E MOÍDO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO CAFÉ TORRADO E MOÍDO Janeiro 2016 Substituição Tributária do Café Torrado e Moído Introdução Em função das modificações promovidas pela Lei Complementar n.º 147/2014 no Estatuto

Leia mais

MVA-ST COM DESTINO A SP E RJ (%)

MVA-ST COM DESTINO A SP E RJ (%) Abrangência: operações interestaduais, entre contribuintes dos estados de S.Paulo e Rio de Janeiro. Produto: alimentícios. Conteúdo: exclusão de itens do campo de incidência de ST. Vigência: 30-07-2013.

Leia mais

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração.

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração. Versão 11/03/2014 Não é pretensão desta apresentação esgotar totalmente os procedimentos de ICMS ST. Representa opinião da ABIHPEC podendo haver entendimento divergente. No rodapé de cada slide é indicado

Leia mais

Gerência Geral de Cosméticos CÂMARA SETORIAL

Gerência Geral de Cosméticos CÂMARA SETORIAL Ministério da Saúde Gerência Geral de Cosméticos CÂMARA SETORIAL 29/3/2006 Josineire Melo Costa Sallum Gerente-Geral de Cosméticos Ministério da Saúde Gerência-Geral de Cosméticos PROTETOR SOLAR POR QUE

Leia mais

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração.

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração. Versão 11/03/2014 Não é pretensão desta apresentação esgotar totalmente os procedimentos de ICMS ST. Representa opinião da ABIHPEC podendo haver entendimento divergente. No rodapé de cada slide é indicado

Leia mais

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração.

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração. Versão 11/03/2014 Não é pretensão desta apresentação esgotar totalmente os procedimentos de ICMS ST. Representa opinião da ABIHPEC podendo haver entendimento divergente. No rodapé de cada slide é indicado

Leia mais

AMAVI SEF PRODUTOR PRIMÁRIO ICMS

AMAVI SEF PRODUTOR PRIMÁRIO ICMS AMAVI SEF PRODUTOR PRIMÁRIO ICMS Adalberto Dall Oglio Joacir Sevegnani CONCEITOS INICIAIS Incidência e Não Incidência. Tributação integral e reduzida Isenção Diferimento Suspensão O ICMS para o Produtor

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR ECRETO Nº 4.459, E 26 E JANEIRO E 2010. ALTERA O REGULAMENTO O ICMS, APROVAO PELO ECRETO Nº 35.245, E 26 E EZEMBRO E 1991, PARA IMPLEMENTAR AS ISPOSIÇÕES O CONVÊNIO ICMS Nº 84, E O AJUSTE SINIEF Nº 11,

Leia mais

Absorventes e tampões higiênicos e fraldas de fibras têxteis NCM % MVA AJUSTADA INTERNA INTERNA ORIGEM 7%

Absorventes e tampões higiênicos e fraldas de fibras têxteis NCM % MVA AJUSTADA INTERNA INTERNA ORIGEM 7% Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Amapá. Produto: cosméticos, perfumaria, artigos de higiene pessoal e de toucador. Conteúdo: alteração do

Leia mais

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ITEM CEST NCM/SH DESCRIÇÃO 1.0 17.001.00 1704.90.10 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg, excluídos os ovos de páscoa de chocolate. 1806.31.10

Leia mais

Obrigações Estaduais de Alagoas - Agosto 2011

Obrigações Estaduais de Alagoas - Agosto 2011 Obrigações Estaduais de Alagoas - Agosto 2011 Dia: 02 ICMS-AL - Transmissão Eletrônica de Dados - Operações Interestaduais com Combustíveis - Transportador Revendedor Retalhista -TRR As informações relativas

Leia mais

GABINETE DO DEPUTADO BRITO BEZERRA INDICAÇÃO Nº 05 /11

GABINETE DO DEPUTADO BRITO BEZERRA INDICAÇÃO Nº 05 /11 GABINETE DO DEPUTADO BRITO BEZERRA INDICAÇÃO Nº 05 /11 O Deputado que a esta subscreve, com amparo no art. 202 do Regimento Interno deste Poder, requer o encaminhamento ao Excelentíssimo Senhor Governador

Leia mais

Planilha1 ITEM CEST NCM/SH

Planilha1 ITEM CEST NCM/SH ITEM CEST NCM/SH MARGEM DE VALOR AGREGADO Oper. interna Alíq. 4% Alíq. 7% Alíq. 12% DESCRIÇÃO 1.0 28.001.00 3303.00.10 37,63 65,16 60 51,4 Perfumes (extratos) 2.0 28.002.00 3303.00.20 37,63 65,16 60 51,4

Leia mais

PODER EXECUTIVO ITEM SUBITEM

PODER EXECUTIVO ITEM SUBITEM PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 38.309, DE 03 DE JULHO DE 2017 Altera o Decreto nº 18.955, de 22 de dezembro de 1997, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA - PERFUMARIA E HIGIENE PESSOAL Vigência: de a

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA - PERFUMARIA E HIGIENE PESSOAL Vigência: de a SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA - PERFUMARIA E HIGIENE PESSOAL Vigência: de 01-0-2015 a 31-01-2018 ITEM DESCRIÇÃO NCM EX Alíquota Interestadual Nacional Importado Alíquota Interna Redução de Base IVA-ST Original

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 45.741, DE 01 DE JULHO DE 2008. (publicado no DOE nº 125, de 02 de julho de 2008) (Vide ao final retificação

Leia mais

ANO XXII - 2011-2ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2011 BOLETIM INFORMARE Nº 50/2011 IPI ICMS - RS LEGISLAÇÃO - RS

ANO XXII - 2011-2ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2011 BOLETIM INFORMARE Nº 50/2011 IPI ICMS - RS LEGISLAÇÃO - RS ANO XXII - 2011-2ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2011 BOLETIM INFORMARE Nº 50/2011 IPI CESTA DE NATAL - INAPLICABILIDADE DE INDUSTRIALIZAÇÃO Introdução - Industrialização e Acondicionamento/Reacondicionamento/Diferença

Leia mais

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração.

No rodapé de cada slide é indicado o instrumento legal que dá base às informações. É recomendado que cheque se não ocorreu nenhuma alteração. Versão 11/03/2014 Não é pretensão desta apresentação esgotar totalmente os procedimentos de ICMS ST. Representa opinião da ABIHPEC podendo haver entendimento divergente. No rodapé de cada slide é indicado

Leia mais

Alíquotas Internas do Estado do Sergipe - Exercício de 2016

Alíquotas Internas do Estado do Sergipe - Exercício de 2016 Alíquotas Internas do Estado do Sergipe - Exercício de 2016 1. Introdução Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO N

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO N Publicado no Diário Oficial Nº 8926 de 27 /03 / 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, DECRETA Art. 1º Ficam introduzidas

Leia mais

Alíquotas Internas do Estado do Paraná - Exercício de 2016

Alíquotas Internas do Estado do Paraná - Exercício de 2016 Alíquotas Internas do Estado do Paraná - Exercício de 2016 1. Introdução Neste trabalho focalizaremos as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações internas de cada Estado e do Distrito Federal,

Leia mais

Página 1 de 27. Legislação > Estadual > Decretos > Tributária > Índice 2001 > Manual de Diferimento > Índice dos Assuntos

Página 1 de 27. Legislação > Estadual > Decretos > Tributária > Índice 2001 > Manual de Diferimento > Índice dos Assuntos Página 1 de 27 Legislação > Estadual > Decretos > Tributária > Índice 2001 > Manual de Diferimento > Índice dos Assuntos Letra C Manual de Diferimento, Ampliação de de Recolhimento, Suspensão e de Incentivos

Leia mais

Calendário de Obrigações e Tabelas Práticas - Tributário RIO DE JANEIRO

Calendário de Obrigações e Tabelas Práticas - Tributário RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO IMPORTANTE (1) O Calendário Mensal de Obrigações e Tabelas Práticas é composto de três Cadernos: Tributário Federal, Tributário Estadual e Trabalhista/ Previdenciário. () Este Calendário

Leia mais

ANEXO 2 AO COMUNICADO: ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL

ANEXO 2 AO COMUNICADO: ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL ANEXO 2 AO COMUNICADO: ACORDO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL Abrangência: operações interestaduais realizadas entre o estado de São Paulo e o Distrito Federal. Produto: cosméticos,

Leia mais

DECRETO 5.737, DE (DO-TO DE )

DECRETO 5.737, DE (DO-TO DE ) DECRETO 5.737, DE 20-11-2017 (DO-TO DE 21-11-2017) O GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso da atribuição que lhe confere o art. 40, inciso II, da Constituição do Estado, DECRETA: Art. 1º O Regulamento

Leia mais

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printlink

http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printlink Page 1 of 21 Agenda de Obrigações Estadual - Minas Gerais - Agosto/2011 28 de de 2011 Agosto D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Hoje Obrigações

Leia mais

II - alteração nos itens 1.0 a 25.0 do segmento 2 - Bebidas Alcoólicas, exceto Cerveja e Chope, alíquota interna: 33% MVA Original: 100%

II - alteração nos itens 1.0 a 25.0 do segmento 2 - Bebidas Alcoólicas, exceto Cerveja e Chope, alíquota interna: 33% MVA Original: 100% Instrução Normativa DIAT Nº 1 DE 31/03/2017 Publicado no DOE em 5 abr 2017 Altera e acrescenta itens ao Anexo I da Instrução Normativa nº 01/2016, que dispõe sobre os percentuais de base de cálculo para

Leia mais

DECRETO Nº Publicado no Diário Oficial Nº 8464 de 12/05/2011

DECRETO Nº Publicado no Diário Oficial Nº 8464 de 12/05/2011 DECRETO Nº 1.396 Publicado no Diário Oficial Nº 8464 de 12/05/2011 Súmula: Introduzidas alterações no Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n. 1.980, de 21 de dezembro de 2007. O GOVERNADOR DO ESTADO

Leia mais

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON CONCEITOS ANTECIPAÇÃO E DIFERENCIAL DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS: Art. 4 - Nas operações com mercadorias ou bens considera-se

Leia mais

DECRETO , DE (DO-MG DE )

DECRETO , DE (DO-MG DE ) REGULAMENTO - Alteração DECRETO.6, DE -- (DO-MG DE --) O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição que lhe confere o inciso VII do art. da Constituição do Estado e tendo em vista o disposto

Leia mais

DECRETO Nº , DE 06 DE ABRIL DE 2010 DO-RS

DECRETO Nº , DE 06 DE ABRIL DE 2010 DO-RS DECRETO Nº 47.142, DE 06 DE ABRIL DE 2010 DO-RS 07.04.2010 Modifica o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE PERNAMBUCO ALÍQUOTAS DO ICMS

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE PERNAMBUCO ALÍQUOTAS DO ICMS SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE PERNAMBUCO ALÍQUOTAS DO ICMS ALÍQUOTA OPERAÇÃO/PRESTAÇÃO 7% A partir de 1º de janeiro de 2016, nas operações e prestações internas ou de importação com produto de informática

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Modelo simplificado dos livros P3 e P7 27/10/14

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Modelo simplificado dos livros P3 e P7 27/10/14 27/10/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.1 RICMS/2002 do Estado de MG - ANEXO V... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Ajuste Sinief SN de 1970...

Leia mais

Anexo 1 - Estrutura detalhada da CNAE 2.0 (seções B, C e D): códigos e denominações

Anexo 1 - Estrutura detalhada da CNAE 2.0 (seções B, C e D): códigos e denominações (continua) B INDÚSTRIAS EXTRATIVAS 05 EXTRAÇÃO DE CARVÃO MINERAL 05.0 Extração de carvão mineral 05.00-3 Extração de carvão mineral 06 EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL 06.0 Extração de petróleo e gás

Leia mais

VERSÃO 37-30/05/2018 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA

VERSÃO 37-30/05/2018 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA VERSÃO 37-30/05/2018 PESQUISA: S VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA RR - inclusão de observação relativa à publicação da Instrução Normativa nº 2/18, que dispôs sobre os procedimentos de fiscalização

Leia mais

24 de maio de Anexo I FUNDO ESTADUAL DE EQUILÍBRIO FISCAL - FEEF. Alteração da Lei nº 7.428/2016

24 de maio de Anexo I FUNDO ESTADUAL DE EQUILÍBRIO FISCAL - FEEF. Alteração da Lei nº 7.428/2016 1 24 de maio de 2017 Anexo I LEGISLAÇÃO ESTADUAL ICMS/RJ INCENTIVOS E BENEFÍCIOS FISCAIS Fonte: LUTER. 24/05/2017 FUNDO ESTADUAL DE EQUILÍBRIO FISCAL - FEEF Alteração da Lei nº 7.428/2016 No Informativo

Leia mais

VERSÃO 43-17/01/2019 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA

VERSÃO 43-17/01/2019 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA Alterações: VERSÃO 43-17/01/2019 PESQUISA: S VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA AMAZONAS - Foi inserida a numeração do item 44 no CEST 20.048.00. DISTRITO FEDERAL - Foi excluída a observação (1) do

Leia mais

VERSÃO 33-23/10/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA

VERSÃO 33-23/10/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA VERSÃO 33-23/10/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA PR: ajustes relacionados aos novos dispositivos da legislação do Paraná, em virtude da publicação do novo Regulamento do ICMS.

Leia mais

PESQUISA DE PREÇOS NOS SUPERMERCADOS DE FRANCA/SP Abril de 2017

PESQUISA DE PREÇOS NOS SUPERMERCADOS DE FRANCA/SP Abril de 2017 PESQUISA DE PREÇOS NOS SUPERMERCADOS DE FRANCA/SP Abril de 2017 Pesquisa realizada em supermercados de Franca/SP revela nova variação positiva no preço médio no conjunto de itens analisado, entre os meses

Leia mais

http://www.idealsoftwares.com.br/tabelas/aliquotas_rj.html

http://www.idealsoftwares.com.br/tabelas/aliquotas_rj.html Página 1 de 29 Alíquotas do ICMS Rio de Janeiro Consulte aqui: - Tabela prática com as principais operações e as prestações beneficiadas por redução da base de cálculo, de acordo com o 27.815/2001. - Tabela

Leia mais

VERSÃO 27-18/04/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA

VERSÃO 27-18/04/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA VERSÃO 27-18/04/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA Alteração: AM - Decreto nº 37.788/2017, concede redução da base de cálculo do ICMS, de forma que a carga tributária corresponda

Leia mais

Portaria ST nº 811, de 20/3/ DOE RJ de 22/3/2012

Portaria ST nº 811, de 20/3/ DOE RJ de 22/3/2012 Portaria ST nº 811, de 20/3/2012 - DOE RJ de 22/3/2012 Atualiza o manual de diferimento, ampliação de prazo de recolhimento, suspensão e de incentivos e benefícios de natureza tributária. O Superintendente

Leia mais

"Art I -... b.17) água sanitária, sabão em barra de até 500g (quinhentos gramas), desinfetante e álcool gel, até 31 de dezembro de 2011;

Art I -... b.17) água sanitária, sabão em barra de até 500g (quinhentos gramas), desinfetante e álcool gel, até 31 de dezembro de 2011; Foi publicado no dia 30 de novembro de 2010, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o Decreto nº 45.510, que dispõe sobre inúmeras alterações no Regulamento de ICMS, dentre elas a prorrogação do

Leia mais

Comissão de Tributos CIEAM

Comissão de Tributos CIEAM Comissão de Tributos CIEAM Pauta da Reunião do dia 20/04/2017 às 17:00hs Local: CIEAM-Centro das Industrias do Estado do Amazonas Rua Acre, 26 Vieira Alves Manaus - AM Estaduais SEFAZ/AM Lei nº 4.454/2017

Leia mais

Pergunte a CPA - ICMS/SP Zona Franca de Manaus

Pergunte a CPA - ICMS/SP Zona Franca de Manaus Pergunte a CPA - ICMS/SP Zona Franca de Manaus Zona Franca de Manaus Conceito: A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma área de livre comércio, de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais,

Leia mais

SP: Novo IVA-ST para produtos da Indústria Alimentícia, válido a partir de 1º de Junho

SP: Novo IVA-ST para produtos da Indústria Alimentícia, válido a partir de 1º de Junho SP: Novo IVA-ST para produtos da Indústria Alimentícia, válido a partir de 1º de Junho Date : 2 de junho de 2017 O Governo do Estado de São Paulo publicou novo Índice de Valor Adicionado Setorial - IVA-ST,

Leia mais

ANEXO VI SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA EM OPERAÇÕES OU PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS - ESTADOS SIGNATÁRIOS DE ACORDOS TABELA I CIMENTO DE QUALQUER ESPÉCIE

ANEXO VI SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA EM OPERAÇÕES OU PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS - ESTADOS SIGNATÁRIOS DE ACORDOS TABELA I CIMENTO DE QUALQUER ESPÉCIE ANEXO VI SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA EM OPERAÇÕES OU PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS - ESTADOS SIGNATÁRIOS DE ACORDOS TABELA I CIMENTO DE QUALQUER ESPÉCIE PROTOCOLO ICM 11/85 Adesão Rondônia - Protocolo ICM 11/87,

Leia mais

Portaria CAT N.º 19, de 24 de fevereiro de 2012.

Portaria CAT N.º 19, de 24 de fevereiro de 2012. Portaria CAT N.º 19, de 24 de fevereiro de 2012. Estabelece a base de cálculo do imposto na saída de produtos de perfumaria e de higiene pessoal, a que se referem os artigos 313-F e 313-H do Regulamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Chamada Pública n.º 02/2016, para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar

Leia mais

VERSÃO 40-20/09/2018 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA

VERSÃO 40-20/09/2018 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA VERSÃO 40-20/09/2018 PESQUISA: S VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA Alteração: SC - correção efetuada devido a publicação do Decreto nº 18.327/2018 no DOE de Santa Catarina de 09.05.2018 declarando

Leia mais

ÚLTIMAS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO ESTADUAL. 1- RS ICMS Obrigatoriedade da informação da NCM/SH nas notas fiscais

ÚLTIMAS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO ESTADUAL. 1- RS ICMS Obrigatoriedade da informação da NCM/SH nas notas fiscais ÚLTIMAS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO ESTADUAL 1- RS ICMS Obrigatoriedade da informação da NCM/SH nas notas fiscais Atráves do Decreto 46.81, de 11-1-009, foram realizadas alterações no RICMS/RS que tratam

Leia mais

CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS

CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS NOVEMBRO/2017 CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS A Cesta Básica Alimentar Ração Essencial Mínima do município de Frederico Westphalen/RS apresentou redução de 3,49% no

Leia mais

TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS

TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS Operações amparadas ou beneficiadas com tratamento diferenciado - Roteiro prático Todas as operações que envolvam mercadorias devem estar acobertadas por documento idôneo emitido

Leia mais

Auditoria Fiscal. Conta corrente fiscal. Modelo Básico

Auditoria Fiscal. Conta corrente fiscal. Modelo Básico Auditoria Fiscal Conta corrente fiscal Modelo Básico Reconstituição da conta corrente fiscal modelo básico Principais dados do modelo básico: saldo credor do período anterior total de créditos total de

Leia mais

Tabela NCM / CEST. Estão inclusos produtos do ramo alimentício, demais informações podem ser consultadas com seu contador. BEBIDAS

Tabela NCM / CEST. Estão inclusos produtos do ramo alimentício, demais informações podem ser consultadas com seu contador. BEBIDAS Tabela NCM / CEST Estão inclusos produtos do ramo alimentício, demais informações podem ser consultadas com seu contador. BEBIDAS CEST NCM/SH DESCRIÇÃO 03.001.00 2201.10.00 Água mineral, gasosa ou não,

Leia mais

CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS

CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS FEVEREIRO/2018 CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS A Cesta Básica Alimentar Ração Essencial Mínima do município de Frederico Westphalen/RS apresentou aumento de 0,88% no

Leia mais

Aços não planos(especificados no Anexo 1, Seção XI)... Anexo 2, art. 7º, V;

Aços não planos(especificados no Anexo 1, Seção XI)... Anexo 2, art. 7º, V; Alíquotas do ICMS em Santa Catarina - Mercadorias Alíquota de 12% (ATUALIZADA EM 13.01.2009) MERCADORIA...BASE LEGAL Aços não planos(especificados no Anexo 1, Seção XI)... Anexo 2, art. 7º, V; Açúcar...

Leia mais

CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS

CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS MAIO/2018 CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS A Cesta Básica Alimentar Ração Essencial Mínima do município de Frederico Westphalen/RS apresentou redução de 0,58% no mês

Leia mais

CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS

CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS JANEIRO/2018 CESTA BÁSICA ALIMENTAR Ração Essencial Mínima 13 PRODUTOS ESSENCIAIS A Cesta Básica Alimentar Ração Essencial Mínima do município de Frederico Westphalen/RS apresentou aumento de 3,19% no

Leia mais

Auditório do CDL Natal 03/02/2016

Auditório do CDL Natal 03/02/2016 OBJETIVO Discutir as repercussões operacionais das recentes alterações na legislação Nacional e Estadual do ICMS PROGRAMA I. Emenda Constitucional 87/15 II. Convênio 93/15 III. Lei estadual 9.991/15 IV.

Leia mais

EMPRESA DE REFEIÇÕES COLETIVAS

EMPRESA DE REFEIÇÕES COLETIVAS atualizado em 10/12/2015 alterados os itens 1 e 3 2 ÍNDICE 1. REGRAS GERAIS...5 2. CREDENCIAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PRESUMIDO...6 3. RECUPERAÇÃO DOS CRÉDITOS RELATIVOS À MERCADORIA SUJEITA AO

Leia mais

FECP Cálculo e Pagamento do Adicional. Veja como calcular e recolher o adicional do FECP

FECP Cálculo e Pagamento do Adicional. Veja como calcular e recolher o adicional do FECP FECP Cálculo e Pagamento do Adicional Veja como calcular e recolher o adicional do FECP Desde 9-1-2003 e até 2010, o Estado do Rio de Janeiro está com suas alíquotas internas do ICMS acrescidas de 1 ou

Leia mais

PROTOCOLO ICMS 98, DE 23 DE JULHO DE 2009

PROTOCOLO ICMS 98, DE 23 DE JULHO DE 2009 PROTOCOLO ICMS 98, DE 23 DE JULHO DE 2009 Publicado no DOU de 07.08.09, pelo Despacho 253/09. Alterado pelos Prots. ICMS 119/09, 165/09, 78/10, 162/10, 165/10, 118/11 Ver Despacho 278/09, quanto à aplicação

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Iaçu, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Iaçu, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. INSTITUTO ASSOCIACAO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO:1450 5177000154 Assinado de forma digital por INSTITUTO ASSOCIACAO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO:14505177000154 DN: c=br, st=ba, l=feira DE SANTANA, o=icp-brasil,

Leia mais

PESQUISA DE PREÇOS NOS SUPERMERCADOS DE FRANCA/SP Maio de 2017

PESQUISA DE PREÇOS NOS SUPERMERCADOS DE FRANCA/SP Maio de 2017 PESQUISA DE PREÇOS NOS SUPERMERCADOS DE FRANCA/SP Maio de 2017 Pesquisa realizada em supermercados de Franca/SP revela estabilidade no preço médio no conjunto de itens analisado, entre os meses de abril

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.991, DE 29 DE OUTUBRO DE 2015.

RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.991, DE 29 DE OUTUBRO DE 2015. RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 9.991, DE 29 DE OUTUBRO DE 2015. Altera a Lei Estadual nº 6.968, de 30 de dezembro de 1996, que Dispõe sobre o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 30/10/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 1.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA DECRETO N , DE 5 DE SETEMBRO DE 2016 PUBLICADO NO DOE Nº 166, DE

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA DECRETO N , DE 5 DE SETEMBRO DE 2016 PUBLICADO NO DOE Nº 166, DE GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA DECRETO N. 21231, DE 5 DE SETEMBRO DE 2016 PUBLICADO NO DOE Nº 166, DE 05.09.16 Incorpora ao RICMS/RO as alterações oriundas da 161ª reunião ordinária do CONFAZ,

Leia mais

Tabela - Despesa familiar total

Tabela - Despesa familiar total Plano tabular da POF 2002-2003 1 Tabela - Despesa familiar total Despesa total - 1 + 2 + 3 +... + 14 Despesas correntes - 1 + 2 + 3 +... + 12 Despesas de consumo - 1 + 2 + 3 +... + 11 1 - Alimentação -

Leia mais

AS NOVAS REGRAS DO ICMS EM MINAS GERAIS

AS NOVAS REGRAS DO ICMS EM MINAS GERAIS AS NOVAS REGRAS DO ICMS EM MINAS GERAIS CHRISTIANE FERRAZ DUTRA ROCHA - Consultora Tributária (Diretos e Indiretos), Auditora Independente registrada no CFC e Ibracon, Pós Graduada em Contabilidade Fiscal

Leia mais

ANO XXVI ª SEMANA DE JANEIRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015

ANO XXVI ª SEMANA DE JANEIRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015 ANO XXVI - 2015 3ª SEMANA DE JANEIRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015 IPI IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - PERÍODO DE APURAÇÃO E PRAZOS RECOLHIMENTO... Pág. 16 ICMS SP ALÍQUOTAS DO ICMS -

Leia mais

PRODUTOS IMPORTADOS. PROCEDIMENTOS FISCAIS OBRIGATÓRIOS PELA INDÚSTRIA E COMÉRCIO.

PRODUTOS IMPORTADOS. PROCEDIMENTOS FISCAIS OBRIGATÓRIOS PELA INDÚSTRIA E COMÉRCIO. CIRCULAR Nº 16/2013 São Paulo, 08 de maio de 2013. PRODUTOS IMPORTADOS. PROCEDIMENTOS FISCAIS OBRIGATÓRIOS PELA INDÚSTRIA E COMÉRCIO. Prezado Cliente, Com a recente implantação da alíquota de 4% de ICMS

Leia mais

Regras de impostos. Configurando regras de impostos para clientes que trabalham com o Sped Pis Cofins.

Regras de impostos. Configurando regras de impostos para clientes que trabalham com o Sped Pis Cofins. Regras de impostos Configurando regras de impostos para clientes que trabalham com o Sped Pis Cofins. Para o Sped Pis\Cofins o que muda nas regras de imposto? O cliente deverá informar a situação tributaria

Leia mais

ICMS ANTECIPADO D LEI 6474/04

ICMS ANTECIPADO D LEI 6474/04 C E ORIEN D A H TA L I Ç T ÃO R ICMS ANTECIPADO A DA LEI 6474/04 1.Base Legal a)emenda Cons tucional 87/2015: Altera o Art. 155 e Art. 99 da ADCT, ambos da Cons tuição Federal de 1988. E ins tui a regra

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO CARTILHA DE ORIENTAÇÃO OPERAÇÕES / PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS DESTINADAS A CONTRIBUINTE ICMS ANTECIPADO DA LEI 6474/04 (VERSÃO 1.2) GMT SEFAZ/AL 2 1. Base Legal: a) Emenda Constitucional 87/2015 1 : Altera

Leia mais

NOTA TÉCNICA: REGIME DE ESTIMATIVA TRIBUTÁRIO DE FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO

NOTA TÉCNICA: REGIME DE ESTIMATIVA TRIBUTÁRIO DE FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO CHOCOLATES, BALAS E GULOSEIMAS SEMELHANTES 1704.90.10 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg 1806.31.10 1806.31.20 Chocolates contendo cacau, em embalagens de conteúdo inferior

Leia mais

VERSÃO 24-31/03/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA

VERSÃO 24-31/03/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA VERSÃO 24-31/03/2017 PESQUISA: ALÍQUOTAS VIGENTES DE ICMS POR UNIDADE FEDERADA ALTERAÇÕES: SP - incluída a NBM 3307.90.0500 (Soluções para lente de contato) na nota de rodapé e ajustado a alíquota na tabela

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27/11/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

DECRETO Nº DE 29 DE MAIO DE 2013

DECRETO Nº DE 29 DE MAIO DE 2013 ANO 121 Nº 100 72 PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA -FEIRA, 30 DE MAIO DE 2013 DECRETO Nº 46.248 DE 29 DE MAIO DE 2013 Altera o Regulamento do ICMS (RICMS), aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro

Leia mais

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 4531, DE 31 DE MARÇO DE 2005. DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TRATAMENTO TRIBUTÁRIO ESPECIAL PARA OS ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS QUE ESPECIFICA COM SEDE LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DÁ

Leia mais