EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Técnica de Massagem Sueca no desporto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Técnica de Massagem Sueca no desporto"

Transcrição

1 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Técnica de Massagem Sueca no desporto RESUMO William Guerra Alves de Oliveira¹ 1. Este trabalho visa mostrar a importância da Educação Profissional na formação de massoterapeutas na técnica de Massagem Sueca, bem como na aplicação da Técnica no desporto e nos seus efeitos psicofisiológicos. Surge assim, a necessidade de saber como o professor da técnica de Massagem Sueca pode trabalhar com os alunos no desporto, ajudandoos a superar as suas dificuldades em suas práticas. O Objetivo desse trabalho é identificar, discutir e desenvolver a técnica de Massagem Sueca no desporto através da prática e da metodologia aplicada, visando a eficiência na capacitação dos alunos do curso de Massagem Sueca. A razão da existência desse trabalho vem da observação das práticas realizadas em sala de aula como quando da participação dos 62º Jogos Universitários Brasileiro como prática de estágio, onde foi observado que o desempenho técnico foi satisfatório, porém a parte física dos alunos ficou um pouco comprometida, devido a quantidade excessiva de atletas a serem atendidos. Palavras-chaves: Educação Profissional. Técnica de Massagem Sueca. Aplicação no Desporto. ABSTRACT This work aims to show the importance of Vocational Education in the massage therapists training in Swedish massage technique as well as the application of Accounting in sport and its psychophysiological effects. Thus arises the need to know how the professor of the Swedish massage technique can work with students in sport, helping them to overcome their difficulties in their practices. The aim of this work is to identify, discuss and develop the Swedish massage technique in sport through practice and applied methodology, aimed at efficiency in the training of Swedish Massage course students. The reason for the existence of this work comes from the observation of the practices performed in the classroom and when the participation of 62 Brazilian University Games as a stage of practice, where it was observed that the technical performance was satisfactory, but the physical part of the students was somewhat compromised due to excessive amount of athletes to be met. Key - words: Professional Education. Swedish massage technique. Application in Sport.

2 INTRODUÇÃO O presente trabalho vem apresentar através da Educação Profissional a Técnica de Massagem Sueca no desporto. O tema foi motivado pelo fato que vem aumentando muito a procura da técnica de massagem para alivio do esgotamento muscular após atividade física. Observando esse crescente interesse por parte de atletas de alta performance ou não, procuramos capacitar profissionais na referida técnica de Massagem. Faz-se necessário, para melhor entendimento, um breve histórico da Massagem Sueca. Essa Técnica surgiu na Suécia, segundo Domenico e Wood (1998), desenvolvida pelo médico e ginasta Per Henrik Ling ( ) um estudioso da anatomia e da fisiologia, baseou seu método principalmente no exercício físico. A massagem, comprovadamente tem efeitos tantos físicos quanto psicológicos, além de relaxante, desintoxicante e estimulante. Segundo Orsi (1985), Ling nos deixou uma técnica muito eficaz que mostra uma relação entre dores musculares e problemas viscerais. Deixou-nos claro que a massagem sueca tem ação purificante, pois auxilia o sangue venoso em seu retorno ao coração, possui a propriedade de irrigar os tecidos e também de vasodilatação, renova as células, relaxa os músculos, age diretamente no sistema nervoso, atua no metabolismo e tem ação comprovada na liberação de bloqueios psíquicos manifestados a nível celular. Dentro do contexto do aprendizado e do aprendiz, faz-se necessário colocar essas premissas da técnica de Massagem Sueca, na realização da prática com atletas, buscando assim uma melhor qualidade no aprendizado. Segundo Silveira (2005), é tarefa de o educador formar o jovem para ser sujeito, protagonista da sua história, formando-o ao ponto de participar ativamente do processo de transformação social.

3 Segundo Deluiz (1996), é preciso ressaltar que a qualificação real do trabalhador não se resume a um estoque de conhecimentos e habilidade fixa no tempo, mas como fluxo, pois são mobilizados e desmobilizados em um processo de ajuste no mercado interno e externo de trabalho, possibilitando dessa forma um aprendizado constante. Surge assim, a necessidade de saber como o professor da técnica de Massagem sueca pode trabalhar com esses alunos no desporto, ajudando-os a superar as suas dificuldades em suas práticas. Portanto, o Objetivo desse trabalho é identificar, discutir e desenvolver a técnica de Massagem Sueca no desporto através da prática e da metodologia aplicada, visando contribuir para capacitação dos alunos do curso de Massagem Sueca. A razão da existência desse trabalho vem da observação das práticas realizadas em sala de aula como quando da participação dos 62º Jogos Universitários Brasileiro como prática de estágio, onde foi observado que o desempenho técnico foi satisfatório, porém a parte física dos alunos ficou um pouco comprometida, devido a quantidade excessiva de atletas a serem atendidos. A relevância desse estudo está em mostrar a importância da prática da Massagem Sueca no desporto e suas complexidades, levando ao aluno do Curso de Massagem Sueca a desenvolver com mais autonomia a referida técnica. REFERENCIAL TEÓRICO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL X PROFISSIONAL DE MASSAGEM O mundo tem passado por grandes transformações em vários setores, seja na economia, político ou profissional.

4 Dentre os citados, o setor profissional tem passado várias mudanças principalmente na área tecnológica, é importante que o profissional acompanhe dentro da sua escolha de profissão o que lhe cabe no avanço tecnológico. Segundo REHEM (2009), O profissional do futuro deverá ser crítico, reflexivo, sujeito da aprendizagem e da própria história, sendo capaz de ser criativo, apto de receber informações e interpretá-las, é importante que dentro do que se propôs saiba fazer com técnica e ao mesmo tempo explicar seus fundamentos. Para formar um profissional, pensa-se na Educação Profissional e que esta precisa atender a demanda exigida pelo mercado, observando que há públicos diversos com capacidades e estilos diferentes daí a importância de que a educação atinja o objetivo de cada aluno, oferecendo dessa forma a capacitação técnica. Gonçalves (2003), diz que é muito importante associar esses dois elementos: saber e o fazer. Uma competência fundamenta-se em saberes, ela os prolonga e lhes dá sentido, pois permite que o utilizemos no intuito de compreender, prever, decidir e agir. Diante disso, é fácil observar hoje em dia que os profissionais de saúde tem pecado em vários quesitos, principalmente quanto a avaliação de um paciente onde se observa que o médico lê o exame, mas não lê a máquina humana, em se tratando da massagem o profissional tem que saber ler e interpretar a linguagem do corpo através do tato e na observação do paciente no qual se está trabalhando, no saber fazer é notável que na maioria das vezes o funcionamento dessa maquina volte a produzir de forma mais dinâmica. È importante que o terapeuta saiba interpretar além do que está escrito e observar como o corpo se comporta ao ser tratada, e diante disso fazer as necessárias mudanças e ter dessa forma um novo diagnóstico. Segundo Ursulino (2003, apud Belzunce, 1959), O profissional que vai se dedicar á massagem desportiva deve ter um conhecimento prévio dos esportes, da condição de cada atleta e das competições que se disputam, com o objetivo de obter um resultado mais especifico para cada

5 atleta, visando a complexidade e o trabalho a ser realizado. O docente, diante de toda exigência que a técnica proporciona, deve preocupar-se não só com sua didática, mas também como vai propor a prática fazendo valer todo seu conhecimento para auxilio de seus discentes, ajudando-os a vivenciar experiências que possa colocar em prática o conhecimento adquirido. Sanz (2006), diz que uma das primeiras e mais importante tarefa do professor é desfazer os nós e desenredar os fios no processo de construção de conhecimentos. MASSAGEM X APLICAÇÃO NO DESPORTO Todo individuo, instintivamente, se aperta, se fricciona em algum local dolorido a fim de amenizar. Nos tempos antigos, os homens já apalpavam os locais doloridos a fim de aliviar a dor, assim nasce a massagem que é um conjunto de manipulações com fins terapêuticos. Para Orsi (1985), a História conta que a massagem é quase tão antiga quanto os humanos, o homem aprendeu a automassagear. Há livros que contam de 3000 a.c., entre os quais o Kung Fu, escrito em chinês, os Persas, Fenisios e egípcios já possuíam o conhecimento da massagem. Nogueira (1981), diz que as raízes da massoterapia no Ocidente, datando do inicio do século XIX, são atribuídas a Per Henryk Ling, onde em 1913 na cidade de Estocolmo fundou o Instituto Central Ginástico de Estocolmo. Desse instituto saíram vários terapeutas introduzindo a massagem nos grandes centros do mundo. Ursulino (2003, apud Nyberg 1985), diz que a massagem é definida como uma terapia manual passiva que tem como função restaurar articulações, músculos danificados, bem como melhorar flexibilidade dos tecidos. Nos últimos anos a massoterapia passou por muitas mudanças, acredita-se que o principal motivo dessas mudanças foi o desejo de se especializar em uma área. Hoje existem inúmeras especializações nas áreas da massoterapia, esportiva ortopédica dentre outras.

6 Para Ursulino (2003,apud Knapp,1986), para a realização da massagem não é necessário força na aplicação, mas sim de técnica, deve usar o peso e a mobilidade de seu corpo para aplicar a massagem. A técnica de massagem é sempre visada de forma terapêutica, para alguma enfermidade, mas ela pode sim, ter outras aplicações, como por exemplo, auxiliar no desporto, podendo ajudar na recuperação e flexibilidade dos membros fadigados. Nogueira (1981), a massagem desportiva tem por objetivo revigorar ou preparar o organismo para esforços excessivos. Segundo Orsi (1985) No desporto podem ser aplicadas massagens antes (estimulante) como após (desintoxicante) a atividade, relaxando e aliviando o stress muscular. É importante citar que alguns autores conceituam a fadiga como um mecanismo de proteção para impedir que se esgote completamente as reservas de energia do organismo, já que fisiologicamente, a homeostase depois de determinado tempo e intensidade de realização da atividade desprendida não consegue equilibrar as condições do meio interno. Muitos fatores contribuem para que ocorra a fadiga, tais como, o trabalho realizado, duração e intensidade, tipo de fibra exigida, a capacidade física do individuo, além de outros fatores. Weinec (2000) a fadiga é a redução reversível de capacidade de desempenho físico e ou psicológico, que ao contrario do esgotamento, ainda possibilita uma continuação da carga, com um gasto de energia bem maior e coordenação deficiente. EFEITOS FISIOLOGICOS DA MASSAGEM Para Fritz (2002), os efeitos fisiológicos da massagem podem ser de dois tipos: reflexos e mecânicos. A técnica estimula o sistema reflexo neuromuscular para relaxar e alongar. A ação mecânica é observada no segmento do corpo em que é trabalhado, como produto da manipulação da pele, tecido cutâneo, músculos, vasos sanguíneos, nervos e glândulas. Os resultados dessa ação podem ser observados pela diminuição da dor, maior fluxo de sangue

7 arterial. A ação reflexa atinge o organismo num todo, inicialmente observa-se a vaso constrição, seguido de vaso dilatação, podendo provocar profundas modificações na corrente sanguínea, aumentando ou diminuindo a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Segundo Orsi (1985), a sua natureza fisiológica pode ser calmante, estimulante, desintoxicante. METODOLOGIA Para a realização desse estudo foi utilizada pesquisa bibliográfica referente ao caso de estudo, buscando autores sobre a temática Educação Profissional e a Técnica de Massagem Sueca no desporto, além dos recursos tecnológicos e da Associação Brasileira de Normas Técnicas para a elaboração, formatação e produção textual, bem como a prática dos alunos no 62ª JUBs que contava com 30 alunos massoterapeutas distribuídos em três turnos. Os Jogos Universitários Brasileiros foram realizados no período de oito dias, nesse ínterim foram atendidos pelos alunos de massoterapia do SENAC 1270 atletas de várias modalidades, em média 159 atletas por dia nos horários compreendidos 11h as 22h, a Técnica de massagem aplicada foi a Sueca, que tem por objetivo desintoxicar (pós atividade), estimular (antes da atividade) e a terapêutica visando a recuperação ou alivio das dores. Os alunos foram muito elogiados pelos atletas, pois foi o primeiro JUBs com massoterapia. A Direção por receber vários comentários positivos do trabalho de massoterapia veio parabenizar os alunos pelo excelente trabalho. Devido a isso a Direção do JUBs definiu que os próximos jogos contarão com a presença da equipe de massoterapia. Os alunos saíram gratificados pela experiência.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS Portanto pode-se concluir que os esclarecimentos sobre a Educação Profissional e a Técnica de Massagem Sueca tem um importante papel na formação de Profissionais, como também do professor ao promover iniciativas e estímulos aos alunos na atividade proposta visando sempre a melhoria do seu desenvolvimento observando suas dificuldades e seus avanços. Para tanto é importante que haja não só a formação de professores cada vez mais capacitados, mas também promover capacitação para os professores atuantes, que deve ser oferecida em cursos de graduação e pós-graduação dando uma melhor qualificação e capacitação profissional, Diante de toda essa alusão sobre a Educação Profissional e a Técnica de Massagem Sueca percebemos que estamos sempre aprendendo em todas as situações da vida desde que contenham algum desafio que exija resposta e isso nos leva a buscar alternativas de diferenciação pedagógica, oportunizando a todos o direito social de aprendizagem. REFERÊNCIAS DELUIZ, Neise. A Globalização Econômica e os Desafios à Formação Profissional. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p.15-21, maio/ago FRITZ, Sandy. Fundamentos da Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole. 2ª edição NOGUEIRA, P. Massagem e Pronto Socorro nos Esportes. São Paulo: Cia Brasil Editora, 2 edição ORSI, René Marcos. Massagem- A Terapia dos Deuses: Elementos de Massoterapia. São Paulo: Ágora,1985.

9 SANZ, Luiz Albert. Procedimento Metodológicos: Fazendo caminhos. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, SILVEIRA, Regina Lucia B. Leal da. Competências e Habilidades Pedagógicas Disponível em: < > URSOLINO, Carolina Maccagnani Campos. A Massagem e suas Aplicações no Desporto. Campinas, UNICAMP, Disponível em: < > WEINECK J Biologia do esporte. 4" edição. São Paulo: Editora Manole, 1991.

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional /UFMG 2014 RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE

Leia mais

LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO

LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO Leticia Ribeiro de Souza Silva Orientador: Gabriel Cesar Dias Lopes, PHD

Leia mais

História em foco : rádio escola como uma alternativa eficaz de ensino aprendizagem nas aulas de história

História em foco : rádio escola como uma alternativa eficaz de ensino aprendizagem nas aulas de história História em foco : rádio escola como uma alternativa eficaz de ensino aprendizagem nas aulas de história Introdução Maria Luziane de Sousa Lima (UFCG) Luziane.picui@hotmail.com Djanira Rafaella Silva Pereira

Leia mais

O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA

O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL RELATO DE EXPERIÊNCIA Francisco de Assis da Costa Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), saoassis@yahoo.com.br 1. INTRODUÇÃO No Brasil,

Leia mais

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC)

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Técnica com ventosas alivia dor e é adotada por atletas olímpicos - Tratamento da medicina chinesa, ventosaterapia também pode ser

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão Mostra Local de: Dois Vizinhos Mostra de Projetos 2011 Capoeira - menino Pé no Chão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação Casa

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Palavras-chave: Inclusão; Síndrome de Down; Educação Matemática

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Palavras-chave: Inclusão; Síndrome de Down; Educação Matemática EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Lucia Virgínia Mamcasz Viginheski UTFPR PPGECT/FACULDADE GUAIRACÁ/APADEVI - Guarapuava Elsa Midori Shimazaki UEM - Maringá Sani de Carvalho

Leia mais

MITOCÔNDRIA: MONTANDO A FÁBRICA DE ENERGIA DA CÉLULA

MITOCÔNDRIA: MONTANDO A FÁBRICA DE ENERGIA DA CÉLULA MITOCÔNDRIA: MONTANDO A FÁBRICA DE ENERGIA DA CÉLULA BAGGIO, L. 1 ; SIMOES, C.C.L. 1 ; SANTOS, M. D. 1 ; MEIRELLES O. 1 ; SILVA, C. V. 2 1 Discentes do Curso de Ciências Biológicas FAP 2 Mestre docente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Jaiana Cirino dos Santos Graduanda de Pedagogia CFP / UFCG jaianacz@hotmail.com Alzenira Cândida Alves Graduanda de Pedagogia CFP /UFCG

Leia mais

CRISTÃO DO RECIFE 2014

CRISTÃO DO RECIFE 2014 CRISTÃO DO RECIFE 2014 COLÉGIO CRISTÃO DO RECIFE COLÉGIO CRISTÃO Contribuir para a formação do seu filho desde cedo, é prioridade pra gente. A partir de 2013, o Colégio o- ferece o CCR Baby, para crianças

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ACADEMIAS A CÉU ABERTO COMO POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE POPULACIONAL

UTILIZAÇÃO DE ACADEMIAS A CÉU ABERTO COMO POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE POPULACIONAL ANAIS ELETRÔNICOS DA I CIEGESI / I ENCONTRO CIENTÍFICO DO PNAP/UEG 22-23 de Junho de 2012 - Goiânia, Goiás. UTILIZAÇÃO DE ACADEMIAS A CÉU ABERTO COMO POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade

Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade Orientadora: Eliane Lopes Werneck de Andrade Matrícula SIAPE: 1697146 Orientada: Vitória Mota Araújo Matrícula UFF: 000105/06 Palavras-chave: Interdisciplinaridade,

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis Universidade Federal de Pernambuco andrezabarbozasilva@hotmail.com ppfidelis@gmail.com

Leia mais

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL Tatiana Moraes Tayla Mascarenhas Giovanna Fernandes Franciele Sousa RESUMO Faz-se uma abordagem acerca da importância da contação de história dentro do espaço escolar, visando

Leia mais

COMPONENTES DA MASSAGEM

COMPONENTES DA MASSAGEM UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA UNIDADE DE APRENDIZAGEM: PRINCIPIOS DE MASSAGEM TERAPÊUTICA PROF.ª: DANIELLA KOCH DE CARVALHO COMPONENTES DA MASSAGEM COMPONENTES

Leia mais

A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas

A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas 149 Saber Digital A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas Robson da Silva Oliveira Discente da Faeterj Paracambi rs.oliver89@gmail.com Wendell Carlos Motta Maciel da Silva Discente

Leia mais

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE.

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. RESUMO O envelhecimento é um processo biológico que acarreta alterações e mudanças estruturais no corpo. Por ser um processo

Leia mais

NCE/10/00551 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00551 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00551 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: IPUMI - Instituto para a Promoção

Leia mais

ESTUDOS NO FUTSAL. Prof. Dr. Felipe Rodrigues da Costa (UnB) Prof. Dr. Michel Saad (UFSC)

ESTUDOS NO FUTSAL. Prof. Dr. Felipe Rodrigues da Costa (UnB) Prof. Dr. Michel Saad (UFSC) ESTUDOS NO FUTSAL Prof. Dr. Felipe Rodrigues da Costa (UnB) Prof. Dr. Michel Saad (UFSC) ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS TEACHING GAMES FOR UNDERSTANDING CONFERENCE JULHO, 016 COLÔNIA ALEMANHA. Estudo exploratório.

Leia mais

Palmitoyl hydrolyzed wheat protein

Palmitoyl hydrolyzed wheat protein Produto INCI Definição Propriedades DEEPALINE PVB Palmitoyl hydrolyzed wheat protein Peptídeo com forte ação em rugas causadas pela fadiga biológica e mecânica da pele. - Renova a epiderme, estimulando

Leia mais

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE PROJETO BRINCANDO SE APRENDE COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDGARD SANTOS APRESENTAÇÃO A Matemática e a Língua Portuguesa são vistas como disciplinas de difícil aprendizagem, muitas vezes até rejeitada pelos

Leia mais

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Hadassa Carolinny Soares de Oliveira (UFPE/CAV) Gabriel Henrique de Lima (UFPE/CAV) Josely Alves

Leia mais

Isabel Piatti

Isabel Piatti Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br LIFE-BREATH MASSAGE Bem estar e qualidade de vida. Diminui estresse e potencializa resultados Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br DEFINIÇÃO DE ESTRESSE Estresse

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Fisiologia do Exercício I ECTS 4 Regime Obrigatório Ano 2º Semestre 1º sem Horas de trabalho globais Docente (s) Carolina Júlia Félix Vila-Chã Total

Leia mais

GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL 196 GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL Amália Raquel Cavalcante Esprenger Andressa Giovana Romão Jimenes Soler Silene Alves

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETE

A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETE A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETE RESUMO ESTELA KAMILA LORENZETTI LEMKE ELIZANGELA REGINA REIS FACULDADE CENTRO MATOGROSSENSE FACEM RUA RUI BARBOSA Nº 380 estela.personal@hotmail.com elizreis82@hotmail.com

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia Faculdades Integradas do Vale do Ribeira Unisepe Curso de Psicologia Manual de Orientações aos alunos Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA Coordenação de Psicologia 2018 1 INFORMAÇÕES AO ALUNO INGRESSANTE

Leia mais

EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste

EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste 1 Introdução Autor(a): Humberto de Medeiros Silva Coautor(es): Inalmir Bruno Andrade

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 025/2010 Assunto: Musicoterapia 1. Do fato Solicitado parecer por profissional de enfermagem sobre a competência do enfermeiro para a utilização da música no cuidado aos pacientes.

Leia mais

ANO 01 #004 R$ 9,80 RENOVA!

ANO 01 #004 R$ 9,80 RENOVA! ANO 01 #004 R$ 9,80 RENOVA! Os cuidados que a pele exige após o Verão FAMA DE MAU O glúten é mesmo o vilão da alimentação? OBESIDADE INFANTIL Uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Seus

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que RBEBBM -01/2001 A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que Autores:José A. Valente Afiliação:Departamento de Multimeios e Nied - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas - SP javalente@unicamp.br

Leia mais

Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida

Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida Sumário Ao aumentar o conhecimento de como o corpo regula a temperatura interna, e de uma correcta hidratação e aclimatização apropriada,

Leia mais

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NOS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NOS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 167 Saber Digital INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NOS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Mario Luiz Guedes marinhoguedes@hotmail.com Discente da Faculdade Tecnológica do Estado do Rio

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR DIFERENTE NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR DIFERENTE NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR DIFERENTE NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Fabiana Polessa Universidade Federal de Juiz de Fora / Departamento de Matemática, profabianapolessa@gmail.com Walter Soares SEEDUC-RJ

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009/2

PLANO DE ENSINO 2009/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA Mail: fisiol@ufrgs.br Page: www.ufrgs.br/fisiologia (051) 33-08-33-20 - Fax: (051) 33-08-31-66

Leia mais

Palavras chave: trabalho colaborativo, desenvolvimento profissional, articulação curricular, tarefas de investigação e exploração.

Palavras chave: trabalho colaborativo, desenvolvimento profissional, articulação curricular, tarefas de investigação e exploração. RESUMO Esta investigação, tem como objectivo perceber como é que o trabalho colaborativo pode ajudar a melhorar as práticas lectivas dos professores, favorecendo a articulação curricular entre ciclos na

Leia mais

A GINÁSTICA RÍTMICA ENQUANTO PRÁTICA ESPORTIVA EDUCACIONAL INCLUSIVA NA VILA OLÍMPICA DA MANGUEIRA (2002/2013)

A GINÁSTICA RÍTMICA ENQUANTO PRÁTICA ESPORTIVA EDUCACIONAL INCLUSIVA NA VILA OLÍMPICA DA MANGUEIRA (2002/2013) 980 A GINÁSTICA RÍTMICA ENQUANTO PRÁTICA ESPORTIVA EDUCACIONAL INCLUSIVA NA VILA OLÍMPICA DA MANGUEIRA (2002/2013) Maria Augusta A. G. Buarque Maciel - Lapeade / FE- UFRJ José Jairo Vieira Lapeade- PPGE-

Leia mais

Alongamento muscular. Prof. Henry Dan Kiyomoto

Alongamento muscular. Prof. Henry Dan Kiyomoto Alongamento muscular Prof. Henry Dan Kiyomoto Termos a serem definidos Flexibilidade É a habilidade para mover uma araculação ou araculações através de uma ADM livre de dor Alongamento Alongamento seleavo

Leia mais

Palavras-chave: Organização sem fins lucrativos. Administrador de organização sem fins lucrativos. Terceiro setor.

Palavras-chave: Organização sem fins lucrativos. Administrador de organização sem fins lucrativos. Terceiro setor. O ADMINISTRADOR DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS Marcileia Costa dos Santos* RESUMO O Terceiro Setor compreende Organizações Sem Fins Lucrativos que buscam promover o bem estar social e mudanças na

Leia mais

FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO

FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO APENAS PARA O SUCESSO NO DESEMPENHO FÍSICO, MAS TAMBÉM

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CHRISTIANE MAIA DA SILVEIRA ORIENTADOR: PROFESSOR PAULO GUILHERMETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CHRISTIANE MAIA DA SILVEIRA ORIENTADOR: PROFESSOR PAULO GUILHERMETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CHRISTIANE MAIA DA SILVEIRA ORIENTADOR: PROFESSOR PAULO GUILHERMETI O USO DAS MÍDIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO COTIDIANO ESCOLAR POLO

Leia mais

Terapias Naturais como Suporte de QVT dentro de Empresas

Terapias Naturais como Suporte de QVT dentro de Empresas Terapias Naturais como Suporte de QVT dentro de Empresas 1 Foco principal O importante papel deste projeto será desenvolver dentro de sua empresa uma ajuda essencial nos processos de stress dos indivíduos,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM AVALIAÇÃO CORPORAL

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM AVALIAÇÃO CORPORAL UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM AVALIAÇÃO CORPORAL PROF.ª: DANIELLA KOCH DE CARVALHO A avaliação é a coleta e interpretação

Leia mais

CAPÍTULO. Rabelo, Ana Paula Stoppa 1 *; Andreata, Mauro Antonio 2 ; Stoppa, Marcelo Henrique 3. Universidade Federal de Goiás/Catalão

CAPÍTULO. Rabelo, Ana Paula Stoppa 1 *; Andreata, Mauro Antonio 2 ; Stoppa, Marcelo Henrique 3. Universidade Federal de Goiás/Catalão 21 CAPÍTULO A UTILIZAÇÃO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES PELA FÍSICA Rabelo, Ana Paula Stoppa 1 *; Andreata, Mauro Antonio 2 ; Stoppa, Marcelo

Leia mais

ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1

ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1 ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1 Priscilla Régia de Castro PEREIRA 2 Ivanilton José de OLIVEIRA 3 Introdução Dentre as pesquisas existentes

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG Maria Wellitania de Oliveira Adriana de Miranda Santiago Terra Eduardo Fernandes de Miranda Sandra de Cássia Amorim Abrão

Leia mais

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal Ventosaterapia Guilherme Juvenal Benefícios Principais benefícios da ventosaterapia segundo a MTC: Promove o fluxo do Qi e do sangue, ajudando a eliminar os fatores patogénicos como o vento, o frio, a

Leia mais

Informativo Semente Esperança

Informativo Semente Esperança Campinas, fevereiro de 2016-1ª edição Informativo Semente Esperança Ano Novo... 2016 começa e com ele trazemos nossos desafios, sonhos, esperanças e todo o amor para poder transformar, a nós mesmos e àqueles

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965,

1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965, 1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965, para se constituir em uma Instituição de Ensino Superior

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação Apresentação A vocação natural da instituição universitária é fazer-se um centro de convergência e articulação de esforços intelectuais, científicos, artísticos e culturais, estimulando o pensamento crítico,

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E

Leia mais

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES BREGENSKE, Édna dos Santos Fernandes* Em seu livro, a autora levanta a questão da formação do educador e a qualidade de seu trabalho. Deixa bem claro em diversos

Leia mais

Estágio Curricular em Geografia e a Educação para além da visão

Estágio Curricular em Geografia e a Educação para além da visão Estágio Curricular em Geografia e a Educação para além da visão Carolina Carneiro Magalhães Universidade Federal do Ceará krol_carneiro@yahoo.com.br Rodolfo Anderson Damasceno Góis Universidade Federal

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS.

PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP BRIZOLÃO 175 JOSE LINS DO REGO PROFESSOR: CARLOS HENRIQUE ANDRADE DE SÃO PEDRO MATRÍCULA: 09433194 SÉRIE: 1º

Leia mais

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução 421 O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Amanda Ferreira dos Santos², Felipe Vidigal Sette da Fonseca²,

Leia mais

A PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ATUAL SISTEMA DE ENSINO PRE-ESCOLAR.

A PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ATUAL SISTEMA DE ENSINO PRE-ESCOLAR. A PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ATUAL SISTEMA DE ENSINO PRE-ESCOLAR. Sebastiana Rosa de Souza dos Santos 1 Sílvia Aparecida Pereira Lima 2 RESUMO O profissional

Leia mais

MODELO RESIDÊNCIA MÉDICA

MODELO RESIDÊNCIA MÉDICA CURSO DE POS-GRADUACAO EM ECOCARDIOGRAFIA MODELO RESIDÊNCIA MÉDICA Coordenação Geral: A coordenação geral dos cursos de ecocardiografia será realizada pela Chefia Técnico Administrativa do Serviço de Ecocardiografia

Leia mais

AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO MOVIMENTO HIP HOP NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1

AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO MOVIMENTO HIP HOP NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO MOVIMENTO HIP HOP NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 Thuannye Nunes Marques de Pina e-mail: thuannye@hotmail.com Universidade Estadual de Goiás - ESEFFEGO Rosirene Campêlo

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS CONTEÚDOS: UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS CONTEÚDOS: UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Recebido em: 21/03/2011 Emitido parece em: 06/05/2011 Artigo inédito EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS CONTEÚDOS: UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Cláudia Christina

Leia mais

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Disciplina de Estudo do Movimento Professor Ricardo Ramos Ano letivo 2014/2015 Módulo 4 Qualidades Físicas Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Aluno: N.º : Classificação:

Leia mais

Dislexia: dificuldades, características e diagnóstico

Dislexia: dificuldades, características e diagnóstico Dislexia: dificuldades, características e diagnóstico Célia Regina Rodrigues 1, Cristina Magalhães 1, Edna Rodrigues 1, Flávia Sousa Pereira 1, Maria das Graças Andrade 1, Solange Silva 1, Olavo Egídio

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL1 1

TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL1 1 TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL1 1 Isadora Somavila 2, Fernando Jaime González 3. 1 Trabalho vinculado ao projeto Transformação da Educação

Leia mais

PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL VILELA, J.V.; Resumo Este trabalho tem como objetivo demonstrar a contribuição da disciplina de história para formar

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SACCHELLI, G.S; MATVIJOU, P.A.S RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral investigar

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015 (Do Sr. Andres Sanchez)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015 (Do Sr. Andres Sanchez) PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015 (Do Sr. Andres Sanchez) Dispõe sobre requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria especial aos atletas profissionais e semi profissionais

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO ISSN: 2237-8022 (on-line) ISSN: 2318-4469 (CD-ROM) CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO RESUMO Terezinha Severino da SILVA terezinhasilvafeitas@yahoo.com.br

Leia mais

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE FLEXIBILIDADE REVISÕES Formas de manifestação da flexibilidade: CONCEITO: Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisiologia do Exercício Código: Fisio 112 Pré-requisito: Fisiologia Humana Período

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012 Pós-Graduação Lato Sensu a Distância 1º semestre 2012 FEVEREIRO/2012 Índice dos Cursos de Pós-Graduação a distância Oferta: primeiro semestre 2012 Curso Mensalidade Total Pagina ÁREA: ADMINISTRAÇÃO MBA

Leia mais

Professor ou Professor Pesquisador

Professor ou Professor Pesquisador Professor ou Professor Pesquisador Cláudio Luis Alves do Rego Cúneo 1 Resumo O perfil de professor pesquisador tem sido associado à oportunidade de prática reflexiva daquele professor que busca a pesquisa

Leia mais

CURSOS / OFICINAS DE ENSINO 1º SEMESTRE 2017 (2016.2)

CURSOS / OFICINAS DE ENSINO 1º SEMESTRE 2017 (2016.2) CURSOS / OFICINAS DE ENSINO 1º SEMESTRE 2017 (2016.2) MUNICIPIOS CURSO / OFICINA / CH OBJETIVO PÚBLICO ALVO DATAS Água Branca Amarante Anísio de Abreu Estatística Básica aplicada a Educação 30h Computação

Leia mais

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação Física e Fisioterapia RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES Professor MSc. João

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA SETOR DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: PROJETO COMUNITÁRIO PROFESSORES(AS): FASE: Constituída a partir da conclusão de 30% DIVA SPEZIA

Leia mais

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESPAÇO DE INCLUSÃO

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESPAÇO DE INCLUSÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESPAÇO DE INCLUSÃO Autores Terezinha Mônica Sinício Beltrão. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino da Prefeitura do Recife e Professora Técnica da Gerência de Educação

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA Palavras-chave: Educação infantil, Gênero, Prática docente. Eixo temático: Gênero e

Leia mais

IV ENCONTRO DO PIBID DO IFMG - 24 e 25 de setembro de 2015

IV ENCONTRO DO PIBID DO IFMG - 24 e 25 de setembro de 2015 DISLEXIA SOU DIFERENTE, APRENDO DIFERENTE. 1 REIS, S. T. - IFMG campus Ouro Preto- sheilareisop@yahoo.com.br; 2 RAMALHO, M. S. - IFMG campos Ouro Preto- marcileneramalho@yahoo.com.br; 3 BARBOSA. C. G.

Leia mais

Educação Física. 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade

Educação Física. 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade Educação Física 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade Aspectos Filosóficos da Educação Física 60h Análise da contribuição da Filosofia enquanto referências para o processo de construção

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

A Orientação Educacional no novo milênio

A Orientação Educacional no novo milênio 15 1 A Orientação Educacional no novo milênio O presente estudo consiste na descrição e análise da experiência do Curso de Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, realizado na Faculdade

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE JOVENS E ADULTOS

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE JOVENS E ADULTOS O USO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE JOVENS E ADULTOS Alex de Santana Rodrigues 1 Cristiane S. da Silva 2 Resumo. Este artigo visa descrever e refletir sobre uma metodologia utilizada

Leia mais

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Aluna: Iara Escandiel Colussi Data: 12/06/2015 Introdução Este projeto apresenta algumas situações de dificuldade

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ABORDAGEM DA TERAPIA GÊNICA POR ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE APUCARANA, PR

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ABORDAGEM DA TERAPIA GÊNICA POR ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE APUCARANA, PR A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ABORDAGEM DA TERAPIA GÊNICA POR ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE APUCARANA, PR BASTOS B. L 1 ; SOUZA, A. N. 1 ; MEIRELES O. 1 ; PIRES L. 1 ;VALE, J. S. 1 ; SILVA,

Leia mais

A D R E N A L I N A a molécula da ação

A D R E N A L I N A a molécula da ação A D R E N A L I N A a molécula da ação Quando levamos um susto ou praticamos um esporte radical, milhares de estruturas iguais a esta são liberadas em nossa corrente sanguínea. O nosso organismo, então,

Leia mais

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CAMPUS CERES DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PROJETO DO

Leia mais

ATOS LEGAIS DO CURSO:

ATOS LEGAIS DO CURSO: CATÁLOGO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço

Leia mais

CENÁRIO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA PARAÍBA

CENÁRIO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA PARAÍBA CENÁRIO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA PARAÍBA Prof.ª Dr.ª Lívia Tenorio Brasileiro Depto. de Educação Física UEPB PROPESQ/UEPB 2010/2012 Aline Debora Silva Oliveira PIBIC/CNPq 2012/2013 DEF/UEPB

Leia mais

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA MONTEIRO, B. C.; RODRIGUES-JUNIOR, G. M. RESUMO Este estudo tem como objetivo identificar os fatores causadores de fadiga nos pacientes oncológicos

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO EDUCACIONAL Elenay Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Maurício Loubet Universidade Federal de

Leia mais

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia;

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; 2. Citar e demonstrar 3 diferentes técnicas

Leia mais