Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida"

Transcrição

1 Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida Sumário Ao aumentar o conhecimento de como o corpo regula a temperatura interna, e de uma correcta hidratação e aclimatização apropriada, o aluno pode reduzir o risco de problemáticas associadas ao excesso de calor. Esta informação aplica-se ao ambiente de uma sala de Hot Yoga e também a qualquer tipo de exercício físico praticado num ambiente em sala aquecida. Ao conhecer alguns dos benefícios e contra indicações da prática de Hot yoga, o aluno compreende a razão de praticar este estilo de yoga, muito apreciado nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Espanha e muitos outros países da Europa. Introdução À medida que as aulas de Hot Yoga se vão tornando cada vez mais populares é importante informar os alunos de como o calor afecta o corpo, durante as práticas psicofísicas (asanas). Este texto refere as necessidades fisiológicas do corpo numa sala aquecida. É importante compreender o mecanismo de arrefecimento do corpo quando o calor está presente. São feitas recomendações de como efectuar exercício num ambiente aquecido, incluindo hidratação e aclimatização para minimizar riscos de problemas originados pelo calor intenso. Termo regulação: Um acto de equilíbrio O corpo humano mantém a sua temperatura normal nos 37º C através do balanceamento da produção interna do calor e das

2 percas de calor do meio ambiente externo. Este acto de equilíbrio é tecnicamente chamado de termo regulação, é crucial pois mantém a temperatura corporal dentro de um intervalo curto para evitar condições potencialmente perigosas para a vida humana. Para regular a temperatura interna, o sistema cardiovascular, que é formado também por vasos sanguíneos e sangue, adapta-se durante a prática de exercício em ambiente de calor. As adaptações ao transporte de calor do interior do corpo para a superfície cutânea incluem um aumento do ritmo cardíaco e do volume de sangue bombeado pelo coração em cada batida. Estas alterações cardiovasculares são controladas pelo sistema nervoso central. Para temperaturas superiores a 39-40º C o sistema nervoso central alerta o corpo de que poderá não ser capaz de ajudar a baixar a temperatura corporal interna. Basicamente, o impulso nervoso diminui, levando a uma inabilidade do cérebro em enviar a mensagem aos vasos sanguíneos e ás glândulas sudoríferas para aumentar as percas de calor. Se a temperatura corporal interna atingir os 41º C e permanecer constante por vários minutos a intervenção médica torna-se necessária. A termo regulação é um desafio num ambiente aquecido, especialmente se a temperatura do ar for maior do que a temperatura da pele. Durante o exercício moderado a temperatura interna aumenta e o calor adicional precisa de vir à superfície (pele). O calor é removido do corpo através dos mecanismos de radiação, condução, convecção e evaporação. Os primeiros três ocorrem em ambientes onde a temperatura do ar é inferior do que a temperatura da pele ou quando o ar mais frio incide na pele. Numa aula de Hot Yoga a sala é normalmente aquecida entre os 34 e 38 graus, o que excede a temperatura da pele, mas está possivelmente igual á temperatura interna numa pessoa em exercício. Assumindo que não existe uma ventoinha na sala aquecida três dos quarto meios do corpo libertar calor não são opções viáveis, o que obriga o processo de evaporação a dissipar o calor gerado pelo exercício. Adicionalmente, quando a sala é mais quente do que o corpo, o corpo tenderá a ganhar calor do ambiente externo, aumentando a temperatura interna.

3 Suor e perca de calor A evaporação é a protecção primária do corpo contra o sobreaquecimento. Através deste processo, o corpo transfere o calor do interior para a pele e para as passagens respiratórias. Referimos concretamente o mecanismo de transpiração (evaporação pelo suor). No entanto, é importante compreender que apenas a transpiração pode não ser suficiente para arrefecer o corpo. Para produzir um efeito refrescante, o suor deve evaporar para baixar também a temperatura da pele. Ao enviar ar frio sobre a pele, o suor evapora e o calor é libertado. Numa aula de Hot yoga a humidade pode ser alta, dependendo da fonte de calor, da ventilação da sala e do número de participantes na classe. A humidade aumenta se a ventilação for fraca e existirem dezenas de alunos a transpirar. Na academia Yoga Darshan o sistema de ventilação é diferente do estilo Bikram Yoga, pela razão de que neste ultimo estilo existe circulação do ar quente da sala mas não há entrada de ar frio, enquanto que na sala de prática em Portugal a existe um continuo renovar do ar quente. Por outro lado, numa sala de Bikram Yoga é comum estarem 40 ou 50 alunos a transpirar e a praticar 90 minutos de asana (exercício psicofísico do yoga). Na Academia Yoga Darshan o numero médio de alunos por aula Ao limpar o suor da pele e do rosto, com uma toalha, faz com que não ocorra evaporação e o calor é retido. Subsequentemente a transpiração irá aumentar o que leva a uma maior perca de água no corpo, aumentando a desidratação. Desidratação À medida que o suor aumenta, aumenta também a perca de água e torna-se crucial a necessidade de repor fluidos internos. Sem uma adequada reposição de fluidos durante o exercício, compromete-se a capacidade corporal de dissipar o calor. O

4 estado de hidratação anterior ao início da aula é igualmente importante para evitar a desidratação. O aluno ao estar devidamente hidratado, no início da aula, consegue uma taxa efectiva de reposição de fluidos superior à medida que a aula decorre. O corpo experiencía um decréscimo do volume de plasma sanguíneo. Ao diminuir o plasma o corpo diminui a capacidade de perder calor. Daí ser muito importante a prevenção da desidratação e a aclimatização inicial corporal ao calor. Prevenção de desidratação A SITUAÇÃO IDEAL é a prevenção de desidratação durante o exercício psicofísico (Àsanas do yoga). Para alcançar este objectivo, os alunos devem observar boas práticas de hidratação antes de participarem numa sessão de Hot Yoga na Academia Yoga Darshan. As recomendações para hidratação antes, durante e após a aula são as seguintes: 1) Diariamente beber entre 8 a 10 copos de água, para a actividade normal, não incluindo qualquer exercício. 2) Pelo menos duas horas antes da aula beber 4 a 6 copos de água ou outro fluido sem cafeína. 3) Verifique o peso corporal enquanto está hidratado (a). 4) Durante a aula beba frequentemente e antes de efectivamente sentir sede. O objectivo é compensar os fluidos do corpo, à mesma taxa que a da transpiração. 5) Após a aula verifique de novo a mudança no peso corporal. Consuma líquidos para recuperar o peso corporal após o exercício. Bebidas com cafeína, tais como café, alguns chás e bebidas gaseificadas aumentam a perca de fluido interno, pois aumentam a necessidade de urinar frequentemente.

5 Aclimatização ao calor Vinho, cerveja e outras bebidas alcoólicas causam também a perca de fluidos internos. Alunos que consomem bebidas com cafeína ou álcool devem consumir igual quantidade de água (em adição à recomendação diária de 8 a 10 copos de água) para evitar a desidratação. A aclimatização é uma forma de treinar o corpo a tolerar um ambiente particular. No caso do Hot Yoga, é importante aclimatizar o corpo à temperatura da sala para reduzir riscos e melhorar a performance das práticas. A aclimatização ao calor envolve o corpo adaptar-se pela estimulação fisiológica de alterações corporais que melhoram a tolerância ao calor. Estas alterações fisiológicas incluem mudanças na função cardiovascular e adaptações no sistema nervoso autónomo. Idealmente o corpo deve expor-se gradualmente ao calor, 15 minutos antes do início da aula. Segue-se exercício ligeiro de aquecimento, durante mais alguns minutos. A adaptação gradual do corpo ao ambiente da sala aquecida pode levar entre 10 a 14 dias, razão pela qual uma aula experimental não é suficiente para colher os benefícios efectivos desta prática, que simula o clima do país de origem do Yoga, a Índia. O banho frio no fim da aula No final de cada aula os alunos devem tomar um banho frio, na academia ou em casa (preferencialmente de imediato). Ao transpirar muitas toxinas viajam do interior do corpo para a pele pelo que a água fria ajuda na sua remoção e também existe uma estimulação da circulação sanguínea e reposição da temperatura do corporal, e claro está por razões de higiene pessoal Referências Armstrong, L. E. Performing in Extreme Environments. Champaign, Ill.: Human Kinetics, 2000.

6 McArdle, W. D., F. I. Katch, and V. L. Katch. Exercise Physiology: Energy, Nutrition and Human Performance. 4th ed. Baltimore, Md.: Williams & Wilkins, Benefícios do Hot Yoga Podem praticar pessoas dos 16 aos 60 anos, de normal compleição física e mental. Recomenda-se a prática de, pelo menos, duas vezes por semana. Aumenta a flexibilidade do corpo. Aumento da consciência corporal e energética. Previne enfermidades osteomusculares. Relaxa o corpo e a mente. Aumenta a concentração e o equilíbrio. Reduz níveis de stress e ansiedade. Ajuda a regular o peso corporal. Retarda os efeitos do envelhecimento. Mantém o corpo jovem. Alivia dores de costas. Activa a circulação sanguínea. Remove toxinas. Revigora órgão, tecidos e células do corpo humano. Corrige enfermidades do sistema respiratório. Contra indicações do Hot Yoga Pessoas recentemente operadas ou com febre. Grávidas Problemas cardíacos ou cardiovasculares. Fraqueza geral. Tensão arterial baixa (ou alta e não controlada). Patologias da mente (que impeçam a compreensão das regras a do normal funcionamento das aulas) Verifique com o seu médico pessoal se reúne outras características físicas ou mentais que impeçam à prática do Hot Yoga. Veja mais informações aqui:

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

Capítulo 5 Exercícios em clima quente

Capítulo 5 Exercícios em clima quente Capítulo 5 Exercícios em clima quente Objetivos de aprendizagem: 1. Ficar atento a como seu corpo responde ao fazer exercícios no calor 2. Saber como se exercitar com segurança quando está calor 3. Listar

Leia mais

CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL

CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL CLÍNICA ADVENTISTAVIDA NATURAL Maio, 2011 Saúde, Paz e Bem-Estar em um ambiente cercado pela natureza Saúde e você Como encarar a pressão alta? por Dr. Manfred Krusche 1 Quando vamos ao consultório médico

Leia mais

DOSSIER INSTITUCIONAL

DOSSIER INSTITUCIONAL DOSSIER INSTITUCIONAL Na Kellogg s assumimos compromissos com... Inovação Investigação Informação nutricional Marketing responsável Vida saudável INOVAÇÃO Inovação Elaboração e comercialização de produtos

Leia mais

Aumento da Temperatura Corporal / Febre

Aumento da Temperatura Corporal / Febre Aumento da Temperatura Corporal / Febre FAQ s (Questões mais frequentes) O que é febre? É o aumento da temperatura corporal Considera-se febre - temperatura axilar superior ou igual a 38ºC É um importante

Leia mais

AQS Água quente sanitária. É a água aquecida, usada para banhos, preparação ou confeção de alimentos.

AQS Água quente sanitária. É a água aquecida, usada para banhos, preparação ou confeção de alimentos. Índice A... 2 Acumulador... 2 AQS... 2 Autoconsumo... 2 B... 2 Bomba de calor... 2 C... 2 Caldeira de condensação... 2 Coletor solar seletivo... 2 Condução... 3 Convecção... 3 COP (Coefficient Of Performance)...

Leia mais

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER?

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? O QUE É A INSOLAÇÃO? A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Ficamos mais sonolentos no inverno? Veja mitos e verdades sobre esta estação do ano

Ficamos mais sonolentos no inverno? Veja mitos e verdades sobre esta estação do ano Uol - SP 28/04/2015-12:43 Ficamos mais sonolentos no inverno? Veja mitos e verdades sobre esta estação do ano Da Redação Tomar sorvete dá resfriado. MITO: apesar do clima não ser muito favorável para se

Leia mais

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento.

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento. Atividade Física Corpo saudável é corpo em movimento. AtividAde física O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e é considerado um dos principais fatores de risco para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lovastatina Jaba 20 mg comprimidos APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços.

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 10º Ano Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas

Leia mais

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus Zika vírus Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

O TAMANHO DO PROBLEMA

O TAMANHO DO PROBLEMA O TAMANHO DO PROBLEMA Doenças cardiovasculares Total de mortes: 281.695/ano AVC 89.489 80% DAC 84.798 40% Outras DCV 107.408 Hipertensão Fonte: Datasus 2001 Dados Mundiais Mortes em 2000 atribuíveis a

Leia mais

Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP Light (Ação Direta)

Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP Light (Ação Direta) Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP Light (Ação Direta) Ideal para instalação por ponto Permite regulagem e manutenção no próprio local Baixo Nível de Ruído Até 20 db Filtro Incorporado Produto altamente

Leia mais

FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO

FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO APENAS PARA O SUCESSO NO DESEMPENHO FÍSICO, MAS TAMBÉM

Leia mais

Hipertensão Arterial. Promoção para a saúde Prevenção da doença. Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador

Hipertensão Arterial. Promoção para a saúde Prevenção da doença. Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador Hipertensão Arterial Promoção para a saúde Prevenção da doença Trabalho elabora do por: Dr.ª Rosa Marques Enf. Lucinda Salvador O que é a Pressão Arterial? É a pressão que o sangue exerce nas paredes das

Leia mais

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia;

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; 2. Citar e demonstrar 3 diferentes técnicas

Leia mais

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem Nutrição Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 1 ÁLCOOL As bebidas alcoólicas são as que contem álcool na sua composição. O álcool das bebidas alcoólicas é o álcool ordinário

Leia mais

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos 19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos Uma das principais causas de morte mundial está relacionada com problemas de coração. Quando as artérias estão entupidas,

Leia mais

Importância da Hidratação no Desporto

Importância da Hidratação no Desporto Importância da Hidratação no Desporto Muitos atletas frequentemente não têm em consideração a importância da hidratação na sua prática desportiva diária nem durante a competição. De facto, a maioria não

Leia mais

Elight + IPL + Rádiofrequência + Laser Díodo_02

Elight + IPL + Rádiofrequência + Laser Díodo_02 Elight + IPL + Rádiofrequência + Laser Díodo_02 1. ELIGHT (IPL COM RÁDIOFREQUÊNCIA, 8 FILTROS) 2. RÁDIOFREQUÊNCIA TRIPOLAR CORPO & ROSTO 3. LASER DÍODO CORPO & ROSTO Elimina celulite e gordura localizada

Leia mais

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre.

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Generis 40 mg/ml Xarope Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

EDUCAÇÃO REVISÃO 2 REVISÃO 3

EDUCAÇÃO REVISÃO 2 REVISÃO 3 FÍSICA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 UNIDADE II - CULTURA: A pluralidade na expressão humana Aula 4.1 Lazer: conceitos Aula 4.2 Atividade física e exercício físico: uma questão cultural? Aula 5.1 Doenças

Leia mais

Alcoolismo. Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente.

Alcoolismo. Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente. Clube da Alimentação Saudável Frutas e Companhia Alcoolismo Enviado por Administrador 30Jan2008 Actualizado em 06Feb2008 Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente. De acordo

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO INTRODUÇÃO Este folheto tenciona dar-lhe uma visão geral, muito breve, de algumas coisas que experienciará durante a sua estadia no Hospital. No entanto, se tiver qualquer

Leia mais

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A Bioquímica Da Célula Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A importância da água em nossa vida A água é indispensável para o nosso planeta. Foi através dela que surgiram as primeiras

Leia mais

Estado. Observado. Estrutura strutura da Salinidade alinidade dos Oceanosceanos. Médio

Estado. Observado. Estrutura strutura da Salinidade alinidade dos Oceanosceanos. Médio Estado Médio Observado Estrutura strutura da Salinidade alinidade dos Oceanosceanos Introdução O entendimento dos fluxos de calor e água doce é fundamental para a compreensão da distribuição de temperatura

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,

Leia mais

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31 DIETA DA USP Aqui segue o cardápio da dieta da USP. O regime da USP permite você perder gordura e emagrecer devido ao aceleramento do metabolismo e fazendo com que o organismo comece a queimar gordura

Leia mais

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável.

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. Considerado uma referência em wellness, o nosso spa oferece praticas terapêuticas-corporais,

Leia mais

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS Capítulo Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de diabetes mellitus. Descrever os mecanismos de descompensação

Leia mais

Bebida hidratante. suplementação

Bebida hidratante. suplementação Texto > Paula Cristóvão Santos e Custódio César* Bebida hidratante A razão de ser isotónica Há mais do que uma boa razão para ingerir bebidas isotónicas antes, durante ou após o exercício. E a recomendação

Leia mais

NOME TURMA ANO NÚMERO

NOME TURMA ANO NÚMERO 1.5.3. Regras de reconhecimento e de realização: Questionário a alunos do 2º Ciclo do EB (2º momento) 1 (1993 NOME TURMA ANO NÚMERO QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS Resolução de problemas - 2 Momento Situação 1

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA...

SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA... 2 SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO...5 AFERINDO A PRESSÃO ARTERIAL...7 CUIDADOS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL...8 MONITORAÇÃO DOMÉSTICA...10 MONITORAÇÃO AMBULATORIAL...12 CRISE HIPERTENSIVA...13

Leia mais

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GASTRIUM (omeprazol) APRESENTAÇÕES

Leia mais

[ESBOÇO] Reunião Especial da OMS, FAO e UNICEF. sobre Principais Comportamentos para o Controlo da Gripe Aviária. Resumo e Recomendações da Reunião

[ESBOÇO] Reunião Especial da OMS, FAO e UNICEF. sobre Principais Comportamentos para o Controlo da Gripe Aviária. Resumo e Recomendações da Reunião [ESBOÇO] Reunião Especial da OMS, FAO e UNICEF sobre Principais Comportamentos para o Controlo da Gripe Aviária (de 14 a 16 de Março de 2006) Resumo e Recomendações da Reunião Antecedentes O alastramento

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE, DE, DE 2013. Senhor Presidente, JUSTIFICATIVA:

PROJETO DE LEI Nº, DE, DE, DE 2013. Senhor Presidente, JUSTIFICATIVA: A Sua Excelência o Senhor Vereador JUARES CARLOS HOY Presidente da Câmara Municipal de Canoas PROJETO DE LEI Nº, DE, DE, DE 2013. Senhor Presidente, O Vereador Pedro Bueno, Vice-líder da Bancada do Partido

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

LABIRIN. dicloridrato de betaistina

LABIRIN. dicloridrato de betaistina LABIRIN dicloridrato de betaistina APRESENTAÇÃO Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 e 60 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: dicloridrato de betaistina... 24 mg Excipientes

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2)

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) DISCIPLINA: Educação Física CARGA HORÁRIA: 40hs PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior paulo.junior@santarosa.ifc.edu.br Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) OBSERVAÇÃO: Esses exemplos também

Leia mais

EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO

EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO Conforto térmico conforto térmico de um ambiente pode ser definido como a sensação de bem-estar experimentada por uma e/ou pela maioria das pessoas. Está relacionada

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES. Medidas Gerais de Prevenção

RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES. Medidas Gerais de Prevenção RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES Medidas Gerais de Prevenção 1- Organização do trabalho Identificar os factores de risco relacionados com o trabalho: Temperatura ambiente elevada; Pouca circulação de ar

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

Catálogo de EQUIPAMENTOS

Catálogo de EQUIPAMENTOS Catálogo de EQUIPAMENTOS Estética Mais Setembro de 2015 comercial@esteticamais.com 1 Apresentação da Empresa A Revivre é uma marca italiana, fundada nos anos 70, e desde sempre fortemente orientada para

Leia mais

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS Para atingir os seus objectivos, a União dispõe de uma série de instituições, visando cada uma prosseguir determinados fins específicos, de acordo com o seu carácter próprio.

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO ACTIVIDADE FÍSICA MEDICAÇÃO

ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO ACTIVIDADE FÍSICA MEDICAÇÃO Dia Mundial da Diabetes 14 de Novembro Educar para Prevenir Actividade Física ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO ACTIVIDADE FÍSICA MEDICAÇÃO Benefícios da actividade física: Diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares;

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste. Antonio R. Magalhães Agosto 2007

Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste. Antonio R. Magalhães Agosto 2007 Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste Antonio R. Magalhães Agosto 2007 ROTEIRO Introdução Definições Cenários Impactos Adaptação e Mitigação Vulnerabilidade Desenvolvimento

Leia mais

CONTRIBUTOS DA NOVA REGULAMENTAÇÃOPARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS. alinedelgado@quercusancn.org quercus@quercus.pt www.quercus.

CONTRIBUTOS DA NOVA REGULAMENTAÇÃOPARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS. alinedelgado@quercusancn.org quercus@quercus.pt www.quercus. CONTRIBUTOS DA NOVA REGULAMENTAÇÃOPARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS Quercus alinedelgado@quercusancn.org quercus@quercus.pt www.quercus.pt Directiva 2002/91/CE, de 16 de Dezembro de 2002 : -Aumentar

Leia mais

Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor

Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor - 2016 A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Onda de Calor como um período que se caracteriza por temperaturas anormalmente elevadas ou um ar muito

Leia mais

Vinho Moderação Wine Moderation Wine Moderation Wine Moderation

Vinho Moderação Wine Moderation Wine Moderation Wine Moderation Vinho com Moderação Vinho com moderação Vinho: a cultura da moderação A produção e consumo de vinho são parte da cultura europeia desde há milénios. A UE é a maior produtora de vinhos do mundo, bem como

Leia mais

O Treino da Resistência Aeróbia na Escola

O Treino da Resistência Aeróbia na Escola O Treino da Resistência Aeróbia na Escola Leiria, 27 de Janeiro 2006 Análise da Situação Aumento da obesidade juvenil 1 terço das crianças (dos 7 aos 11 anos) é obesa Sedentarismo juvenil Jogam mais computador

Leia mais

Condensação nos edifícios e nas janelas. Prevenção e reparação dos danos.

Condensação nos edifícios e nas janelas. Prevenção e reparação dos danos. Janelas de Sótão Condensação nos edifícios e nas janelas. Prevenção e reparação dos danos. 1. As exigências de isolamento nas nossas casas tem vindo a aumentar nos últimos 50 anos. Casas mais antigas não

Leia mais

ABASTECIMENTOS NA MARCHA ATLÉTICA

ABASTECIMENTOS NA MARCHA ATLÉTICA ABASTECIMENTOS NA MARCHA ATLÉTICA 1 Apresentação de Susana Feitor, baseada na sua experiência como atleta de 20km Marcha. 2 MARCHA ATLÉTICA VERSUS CORRIDA (MARATONA) Circuito Condições das bebidas pessoais

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA EXPOSIÇÃO A AMBIENTES TÉRMICOS QUENTES (CALOR) 2 DESCRIÇÃO A existência de calor no ambiente de trabalho constitui frequentemente uma fonte de

Leia mais

Alimentação e Exercício Físico

Alimentação e Exercício Físico II Workshop Alimentação e Exercício Físico 12 de Dezembro de 2016 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício

Leia mais

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas 1 Prevenção de Lesões do Corredor Ana Maria de Freitas 2 Corrida Uma das atividades físicas mais populares do mundo. Número de participantes aumenta cada vez mais. É uma das escolha para : procurar um

Leia mais

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE.

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. RESUMO O envelhecimento é um processo biológico que acarreta alterações e mudanças estruturais no corpo. Por ser um processo

Leia mais

Orçamento Participativo da Escola Secundária André de Gouveia

Orçamento Participativo da Escola Secundária André de Gouveia Orçamento Participativo da Escola Secundária André de Gouveia Proposta (as propostas são identificadas por ordem alfabética, de acordo com a data de entrada) Apresentação da proposta (texto até 1000 palavras)

Leia mais

PLANO DE TREINOS PARA SÉNIORES E SUB-23, PARA A ÉPOCA 2015/2016

PLANO DE TREINOS PARA SÉNIORES E SUB-23, PARA A ÉPOCA 2015/2016 LISTA DE DISTRIBUIÇÃO: CLUBES ASSOCIADOS Lisboa, 2015-09-25 Circular Nº 66/2015 Assunto: Equipas Nacionais, Época 2015/2016. Planeamento do Treino e Testes de Selecção Actualização. Exmos. Senhores, Na

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

ACES Almada Seixal Plano de Contingência local para Vagas de Frio 2015-2016

ACES Almada Seixal Plano de Contingência local para Vagas de Frio 2015-2016 ACES Almada Seixal Plano de Contingência local para Vagas de Frio 2015-2016 Índice Pág 1. Plano de Contingência para Vagas de Frio (PCVF)... 4 2. Grupos Vulneráveis. 4 3. Objetivos. 5 3.1 Objetivos gerais.

Leia mais

Equilíbrio térmico durante o exercício

Equilíbrio térmico durante o exercício Equilíbrio térmico durante o exercício Objetivo da termorregulação? - Manutenção da temperatura interna constante - Manter a proporção em produção e perda de calor Centro de controle da temperatura? -

Leia mais

INTRODUÇÃO. Noções preliminares. Um pouco de matemática. 100 Pb

INTRODUÇÃO. Noções preliminares. Um pouco de matemática. 100 Pb INTRODUÇÃO Este artigo pretende criar no leitor uma percepção física do funcionamento de um controle PID, sem grandes análises e rigorismos matemáticos, visando introduzir a técnica aos iniciantes e aprimorar

Leia mais

Equilíbrio térmico durante o exercício

Equilíbrio térmico durante o exercício Equilíbrio térmico durante o exercício Objetivo da termorregulação? - Manutenção da temperatura interna constante - Manter a proporção em produção e perda de calor Centro de controle da temperatura? -

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco!

Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco! Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco! Concentração Inabalável! Essa aula faz parte do treinamento Concentração Inabalável criado por Matheus Cervieri. Para conhecer o treinamento

Leia mais

VINHO, APENAS APRECIADO COM MODERAÇÃO

VINHO, APENAS APRECIADO COM MODERAÇÃO Seja responsável. Beba com moderação. VINHO, APENAS APRECIADO COM MODERAÇÃO Consumo responsável de álcool Desfrute o vinho ao máximo: Conheça o vinho que bebe: saber de onde vem o seu carácter único torna

Leia mais

Cecília Helena de Siqueira Sigaud

Cecília Helena de Siqueira Sigaud Cecília Helena de Siqueira Sigaud Temperatura corporal No Rn, observa-se dificuldade para regular a temperatura corporal, pq ele tem perda excessiva de calor devido a: Grande área de superfície corpórea,

Leia mais

Frio Intenso. Autoprotecção

Frio Intenso. Autoprotecção Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Frio Intenso Autoprotecção Frio Intenso AUTOPROTECÇÃO Reduções significativas da temperatura, por vezes repentinas, podem afectar a saúde de qualquer pessoa,

Leia mais

ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO

ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO Momentos de bem-estar, a pensar em si. ACAPO Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal Delegação do Algarve Ano 2011 A relaxação actua como um mecanismo regulador das emoções

Leia mais

Durante quanto tempo tenho de tomar metotrexato antes de este ter efeito?

Durante quanto tempo tenho de tomar metotrexato antes de este ter efeito? METOTREXATO Quais são os objetivos deste folheto? Este folheto foi elaborado para o(a) ajudar a compreender melhor o metotrexato e para o informar sobre o que é, como funciona, como é utilizado para tratar

Leia mais

Chá Verde. 25 Razões para começar a tomá-lo agora mesmo

Chá Verde. 25 Razões para começar a tomá-lo agora mesmo Chá Verde 25 Razões para começar a tomá-lo agora mesmo O chá verde converteu-se numa bebida cada vez mais popular a nivel mundial devido aos seus poderosos beneficios para a saúde É verdadeiramente assombroso

Leia mais

OFERTAS DE EMPREGO PROFISSÃO OUTROS TÉCNICOS DE CONTROLO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS. Unidade Emissora: Data de Emissão N.

OFERTAS DE EMPREGO PROFISSÃO OUTROS TÉCNICOS DE CONTROLO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS. Unidade Emissora: Data de Emissão N. 1 / 6 588689742 588689829 588677433 588665570 588670066 OUTROS TÉCNICOS DE CONTROLO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS MOTORISTA DE VEÍCULOS PESADOS DE MERCADORIAS MOTORISTA DE VEÍCULOS PESADOS DE MERCADORIAS MOTORISTA

Leia mais

PERMUTADOR DE PLACAS TP3

PERMUTADOR DE PLACAS TP3 PERMUTADOR DE PLACAS TP3 LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA QUÍMICA I (2009/2010 1. Objectivos Determinação de coeficientes globais de transferência de calor num permutador de calor de placas. Cálculo da eficiência

Leia mais

Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg

Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg Lozeprel omeprazol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Cápsulas com 20 mg de omeprazol - Embalagens contendo 14, 28,

Leia mais

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE FLEXIBILIDADE REVISÕES Formas de manifestação da flexibilidade: CONCEITO: Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos

Leia mais

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio.

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO 2 Conteúdo TRATAMENTO PELO LÍTIO... 3

Leia mais

Relatório do 1º Workshop sobre Doença de Chagas em Portugal

Relatório do 1º Workshop sobre Doença de Chagas em Portugal INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL Unidade de Ensino e Investigação em Clínica das Doenças Tropicais Jorge Seixas, MD Professor Auxiliar Relatório do 1º Workshop sobre Doença de Chagas em Portugal

Leia mais

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA)

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) Versão de 2016 1. O QUE É A PFAPA 1.1 O que é? PFAPA significa Febre Periódica, Estomatite

Leia mais

10 RECEITAS DE SUCOS DETOX EXTERMINADORES DE

10 RECEITAS DE SUCOS DETOX EXTERMINADORES DE 10 RECEITAS DE SUCOS DETOX EXTERMINADORES DE GORDURAS LOCALIZADAS DETOX? Afinal, o que é isso? Esse termo é proveniente da palavra Detoxificação e é algo que acontece o tempo todo em nosso corpo! Trata-se

Leia mais

Preparação de Água Quente Sanitária

Preparação de Água Quente Sanitária Preparação de Água Quente Sanitária O Ambiente como fonte de energia para água quente Bombas de Calor de Alta Tecnologia OCHSNER Bombas de Calor 3 0 A N O S D E E F I C Á C I A Bombas de calor OCHSNER

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Esclerodermia Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE ESCLERODERMIA 2.1 Esclerodermia localizada 2.1.1 Como é diagnosticada a esclerodermia localizada? O aspeto

Leia mais

Nutricionista lista os 10 piores alimentos para sua saúde Postado em Vida e Saúde em 08/04/2011 às 15h00

Nutricionista lista os 10 piores alimentos para sua saúde Postado em Vida e Saúde em 08/04/2011 às 15h00 Nutricionista lista os 10 piores alimentos para sua saúde Postado em Vida e Saúde em 08/04/2011 às 15h00 Michelle Schoffro Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente

Leia mais

Capítulo V. Exercício e Capacidade Funcional

Capítulo V. Exercício e Capacidade Funcional Escola Superior de Educação de Leiria Fisiologia do Esforço Curso Desporto e Bem-Estar 3º Semestre 2008/09 Capítulo V Exercício e Capacidade Funcional 1. Adaptações Metabólicas 2. Adaptações Metabólicas

Leia mais

CURSO LIVRE DE ECONOMIA

CURSO LIVRE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA A actividade económica e a Ciência Económica Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas,

Leia mais

As Bolhas Fatais do Mergulho

As Bolhas Fatais do Mergulho Walter Ruggeri Waldman Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

https://exerciciosaerobicosplus.com.br Como Reduzir a Barriga e as Coxas? Os primeiros sinais de obesidade são o aparecimento de gorduras localizadas na barriga e nas coxas. Na primeira, na forma dos conhecidos

Leia mais

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial: Abdominoplastia A leitura destas observações sobre a cirurgia plástica abdominal servirá para esclarecê-o(a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento. Existem informações errôneas

Leia mais

Ciclo de Aulas do Riso na ASAS

Ciclo de Aulas do Riso na ASAS Ciclo de Aulas do Riso na ASAS As Aulas do Riso são uma criação original da Escola de Yoga do Riso, elaboradas ao longo de três anos de pesquisa sobre a essência poderosa e transformadora do riso. Rir

Leia mais

1. Quais elementos devem ser avaliados antes da construção de uma piscina?

1. Quais elementos devem ser avaliados antes da construção de uma piscina? Neste espaço você encontra dicas sobre instalação e manutenção dos nossos equipamentos, e também como solucionar suas dúvidas referentes à garantia dos nossos produtos, SAC, entre outras. {slide=sac}{/slide}{slide=dicas

Leia mais

Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença.

Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença. www.drink6detox.pt Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença. Aqui contamoslhe tudo. Receberá os seus sumos frios. Deve conservá-los

Leia mais

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em Portugal. No entanto, a taxa de mortalidade

Leia mais