Carquejido Fashion 2. A Escola de Carquejido levou mais uma vez a moda à Torre da Oliva, com o Carquejido Fashion 2.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carquejido Fashion 2. A Escola de Carquejido levou mais uma vez a moda à Torre da Oliva, com o Carquejido Fashion 2."

Transcrição

1 Newsletter - AEJSC S U M Á R I O : RANKINGS PÁGINAS 1 E 2 CARQUEJIDO FASHION 2 PÁGINAS 1 E 4 CORTA-MATO PÁGINAS 1 E 5 A N O V I N Ú M E R O X I I I Rankings das Escolas 2014 J A N E I R O Agrupamento com a melhor média do secundário, do 2º ciclo e do 1º ciclo do concelho A exemplo dos anos anteriores, as escolas do Agrupamento apresentam um excelente destaque nos rankings, relativos aos exames nacionais, em todos os ciclos. Contudo, evidenciam-se as posições alcançadas ao nível do secundário, dos 2º e 1º ciclos. Continua ECO-ESCOLAS PÁGINA 2 CASALDELO PÁGINA 3 FONTAINHAS PÁGINAS 3, 6 E 7 PARRINHO PÁGINA 4 DIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PÁGINA 7 CONDE DIAS GAR- CIA PÁGINA 8 CERIMÓNIA DIPLO- MAS PÁGINAS 9 E 11 EB 2.3 PARTICIPA NA TERRA SÃ PÁGINA 10 PROJETO EDULABS PÁGINA 10 COMENIUS LEVA SECUNDÁRIA À BÉGICA PÁGINA 12 Carquejido Fashion 2 A Escola de Carquejido levou mais uma vez a moda à Torre da Oliva, com o Carquejido Fashion 2. A 2.ª edição do Carquejido Fashion decorreu no dia 7 de novembro, pelas 21:00 e foi um enorme sucesso. Para tal contribuíram os alunos de todas as turmas, professores, educadores, funcionários e os encarregados de educação da Escola. Continua I Corta-mato Escolar do Agrupamento No passado dia 10 de dezembro, decorreu no Parque do Rio Ul, pela primeira vez, um cortamato envolvendo a participação de alunos de diferentes níveis de ensino, de todas as escolas do Agrupamento. Esta atividade que envolveu cerca de 650 participantes, alunos do 3º até ao 12º ano, partiu de uma organização conjunta de todas as escolas do Agrupamento. Continua

2 P Á G I N A 2 Rankings das Escolas 2014 (continuação) Da análise dos resultados do secundário salienta-se que o Agrupamento, não só manteve o 1º lugar do concelho já alcançado nos anos anteriores, como subiu 81 lugares no ranking nacional. Ao nível dos diferentes exames realizados, obteve as melhores classificações das escolas públicas da cidade, nas disciplinas de Matemática e de Português e é também a escola do concelho que apresenta menor diferença entre a avaliação interna e externa, tal como pode ser conferido através da consulta do site: Ao nível do 3º ciclo, nos exames do 9º ano, os bons resultados alcançados nas disciplinas de Matemática e Português refletem-se numa subida nos rankings, principalmente nas turmas da Secundária. No que se refere ao 2.º ciclo, nos exames do 6º ano, a EB 2.3 ocupa o 1.º lugar do concelho, subindo 130 posições relativamente ao ano anterior, sendo a escola com melhor desempenho a Matemática e a Português do ensino público. Relativamente ao 1º ciclo, com os resultados nos exames de 4º ano, as escolas do Agrupamento ocupam os três primeiros lugares do ensino público no concelho, destacandose a EB1 das Fontainhas, a EB1 Conde Dias Garcia e a EB1 de Carquejido. É de destacar que todas as escolas obtiveram níveis positivos na disciplina de Português. Dia Internacional das Eco-Escolas na EB 2.3 No passado dia 7 de novembro, Dia Internacional das Eco-Escolas, a EB 2.3 hasteou, pelo sétimo ano consecutivo, a bandeira das Eco-Escolas atribuída pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE). Esta bandeira representa um reconhecimento das práticas de educação ambiental da escola, ao longo do ano letivo A sucessiva atribuição do prémio demonstra que, a nossa escola continua a desenvolver um trabalho de melhoria do seu desempenho ambiental, bem como de sensibilização para a necessidade da adoção de comportamentos mais sustentáveis. Para assinalar a comemoração deste dia foram várias as atividades desenvolvidas. No intervalo da manhã, três alunos transportaram a bandeira das Eco-Escolas percorrendo todo o recreio a anunciar o Dia Internacional das Eco- Escolas. Posteriormente, junto ao mastro e ao som de música, a bandeira foi hasteada com entusiasmo e vivas ao ambiente por parte de alunos e professores. Já na parte da tarde, um grupo de alunos trabalhou na horta, realizando diversas atividades de manutenção e procedendo a sementeiras da época. A comemoração desta data estendeu-se a todo o Agrupamento, pois foi solicitado aos elementos da comunidade escolar que exibissem uma peça de roupa/acessório de cor verde. Vamos continuar a preservar o ambiente!

3 P Á G I N A 3 Semana da Alimentação EB1/ JI de Casaldelo 13 a 17 de outubro Jardim de Infância No âmbito da Semana da Alimentação e com o propósito de sensibilizar para o consumo de pão, elemento essencial na nossa alimentação, abordamos o ciclo do pão. O milho é um dos ingredientes da confeção do pão. O meio envolvente do Jardim de Infância ainda é bastante rico no cultivo deste cereal, daí aproveitarmos este recurso para criar a oportunidade de vivenciar a tradição da desfolhada. As crianças recolheram espigas junto das famílias e do meio envolvente e trouxeram-nas para o jardim. No dia 14 de outubro fizemos uma grande roda, o milho foi lançado no chão do átrio do Jardim e as crianças começaram a desfolhar. Depois da desfolhada era necessário debulhar o milho, isto é, tirar todos os grãozinhos para os pôr ao sol a secar. Só bem seco é que o milho pode ser levado para o moinho. Então, no dia seguinte, fomos ver como funcionam os moinhos que transformam os cereais em farinha e a farinha em pão! E quem não gosta de pãozinho com manteiga? É só aprender a fazê-la Para isso tivemos a ajuda da mãe da Isabela que nos ensinou o truque de transformar a nata do leite em manteiga. Era boa, mas também ficamos a saber que o ingrediente essencial da manteiga é a gordura do leite e por isso temos que a consumir com cuidado. 1.º ciclo Para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e consciencialização dos mesmos para uma vida igualmente saudável, trabalhou-se a roda dos alimentos em contexto de sala de aula, tendo a atividade culminado na criação e montagem de uma Roda dos Alimentos a três dimensões, que contou com a colaboração de todos os alunos da escola. Ainda com este propósito, recebemos na escola a mãe de uma aluna, que, passando pelas várias salas de aula, foi desenvolvendo atividades apelativas e úteis alusivas à importância de um lanche saudável. Com a colaboração de todos, procedeu-se à sua planificação semanal. Com o contributo das famílias, dinamizada pela turma do 4.º ano e com a participação de toda a escola, realizou-se de segunda a sexta feira, à entrada da nossa escola, uma Feirinha de Outono. Para finalizar a semana, nada melhor que a confeção e degustação de gomas de gelatina que, para além de serem coloridas e saborosas, são saudáveis.

4 P Á G I N A 4 Carquejido Fashion 2 (Continuação) No total desfilaram pela passerelle 135 crianças, desde o ensino pré-escolar ao 4.º ano, perante 600 pessoas, que marcaram presença na plateia. Os pequenos manequins apresentaram as tendências Outono/Inverno 2014/15 em moda para crianças dos 3 aos 10 anos, com propostas diversas, do casual ao desportivo, passando por modelos de vestuário e calçado de maior elegância. Os acessórios de moda também fizeram parte do desfile, com destaque para a coleção de armações e óculos de sol, guardachuvas, gorros e cachecóis, ou das malas da Violetta para as meninas aos skates para os rapazes. Esta atividade, de acordo com o pessoal docente, foi muito importante porque envolveu e aproximou toda a comunidade educativa, escolar e comercial e permitiu os alunos aumentarem os seus saberes, a sua capacidade de interpretar diferentes formas de estar em diversos espaços e, contribuir para o saber estar, para aumentar a sua autoestima e a desenvoltura social na representação de diferentes papéis. Esta iniciativa, também teve como objetivo a angariação de fundos para um novo parque infantil para a escola, uma meta que não foi ainda alcançada mas que continuará a mobilizar a comunidade educativa e escolar de Carquejido. Semana da Alimentação na Escola das Fontainhas Para assinalar a Semana da Alimentação - com base nos princípios orientadores para a promoção de uma alimentação equilibrada - na escola das Fontainhas foram realizadas várias atividades, envolvendo toda a escola e encarregados de educação. Destacamos algumas atividades mais significativas, como: a confeção da compota de abóbora - atividade estimulante para os sentidos - rica nos aromas, nos sabores e nas texturas (no jardim de infância); a confeção de manteiga, uma experiência interessante (no jardim de infância); a feira do outono, organizada pelos alunos do 4º ano de escolaridade, com uma oferta de produtos variados (hortícolas, frutas, leguminosas, compotas, ovos e outros alimentos); a produção de sumos de fruta naturais, pelos alunos do primeiro ciclo, inundando a escola de aromas e sabores, a vibrar entre os ácidos, os doces e os amargos; uma aula de zumba animada, a estimular a alegria e o exercício físico; a partilha e degustação da compota e dos sumos. Estas experiências constituíram uma oportunidade para apreciar, adquirir e degustar uma variedade rica de alimentos saudáveis.

5 I Corta-Mato Escolar do Agrupamento (continuação) P Á G I N A 5 Ao longo da realização das diferentes provas organizadas por escalões, os participantes revelaram muito entusiasmo e competitividade. Salientou-se o empenho de todos, quer dos participantes, quer dos alunos colaboradores na concretização desta atividade, nomeadamente as turmas B e D do 10º ano. Os alunos que ficaram classificados nos primeiros seis lugares de cada escalão, irão participar no corta-mato regional, em representação das respetivas escolas e do Agrupamento. No entanto, esta atividade não seria possível sem o apoio da Câmara Municipal de SJM, Bombeiros de SJM, Direção Regional de Educação do Norte, Centro Área Educativa de Entre Douro e Vouga, mais concretamente do departamento do Desporto Escolar e da Casa da Natureza, pelo que agradecemos desde já toda a colaboração prestada para a concretização deste evento. EB1/JI do Parrinho Que bom é estar na escola!! Logo no primeiro dia fomos recebidos pelas nossas educadoras e professoras que preparam muitas atividades para nós. Pintámos telas com tintas, fizemos o jogo da bolacha, brincámos aos «Coelhos e Tocas» no pavilhão, atirámos os arcos para os alvos, ouvimos uma história fantástica, fizemos karaoke e ainda preparamos uns bolinhos de canela que, mais tarde, comemos ao lanche. Estavam deliciosos! Divertimo-nos imenso e estamos preparados para começar o novo ano em força. Ah! Se quiserem visitar a nossa escola, poderão ver as nossas obras de arte expostas no átrio de entrada.

6 P Á G I N A 6 O Corcunda de Notre Dame apareceu na EB1/JI das Fontainhas No dia 19 de novembro, a equipa do Teatro Reflexo apresentou na nossa escola mais um espetáculo que deixou marcas: O CORCUNDA DE NOTRE-DAME. Tratou-se de um musical inspirado nos mais belos temas da Disney, que nos conta uma diferente perspetiva da história de Quasimodo. A aceitação da diferença foi o tema central desta obra. Por um lado, as características físicas do corcunda que o tornam diferente, por outro, a questão racial através da cigana Esmeralda. Assim, durante uma perseguição a um grupo de ciganos pelos guardas do rei, uma das mulheres acaba por perder o seu bebé que é descoberto mais tarde por Frollo, o bispo da Catedral de Notre-Dame. Frollo resolve criar a criança dentro da Catedral, tornando-o um jovem sineiro, a quem deu o nome de Quasimodo. Mas esta era uma criança diferente, com várias deformações de nascença e uma saliente corcunda. A nossa história desenrolase a partir da jovem adolescência de Quasimodo, que devido à sua fealdade vive escondido nas torres da catedral tendo como único amigo uma gárgula. Um dia, ao tentar ajudar Esmeralda, uma cigana procurada pela justiça, o jovem sineiro enfurece Frollo que acaba por revelar a Quasimodo toda a verdade sobre as suas origens. Foi uma tarde maravilhosa, com um espetáculo encantador, divertido e emocional, aliado a magníficas canções e interpretações brilhantes. Visita ao Parque Molinológico de Ul - EB1/JI Fontainhas Na sequência de um trabalho desenvolvido à volta do ciclo do pão, no dia 6 de novembro, as crianças visitaram o Parque Temático Molinológico, observando os moinhos, açudes e levadas nas margens do rio Ul. No interior do museu, observaram o funcionamento dos moinhos; assistiram à moagem de cereais; visualizaram o funcionamento do forno tradicional a lenha, o pão e as regueifas e experimentaram amassar o tradicional pão de Oliveira de Azeméis, as famosas padinhas de Ul. As crianças manifestaram interesse e curiosidade durante toda a visita.

7 P Á G I N A 7 Natal na EB I/JI das Fontainhas Como é habitual, no último dia de aulas do 1º período, dia 16 de dezembro, tivemos a nossa festa de Natal, na qual cada turma apresentou um número aos restantes colegas. Durante o intervalo para lanchar a magia aconteceu fomos surpreendidos pela chegada do Pai Natal, que pediu a colaboração dos nossos Bombeiros Voluntários para se fazer transportar e para trazer os presentes para todos. Fomos brindados com um livro e um chocolate que adorámos. Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência No dia 3 de dezembro, o Agrupamento dinamizou, novamente, atividades no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, desta vez, na EB 2.3. Durante a manhã, decorreram atividades relacionadas com o desporto adaptado no pavilhão desportivo, nomeadamente boccia, basquetebol de cadeira de rodas, goalball, um circuito para invisuais e atividades sensoriais, também relacionadas com o daltonismo (Projeto ColorADD). Similarmente, foram organizadas atividades direcionadas para os mais jovens, pré-escolar e primeiro ciclo, como a piscina de bolas e jogos de precisão. Tal como nos anos anteriores, a CERCI de São João da Madeira aliou-se à organização e, no polivalente, decorreu uma exposição e venda dos produtos elaborados pelos formandos do Curso Profissional de Operador de Fabrico de Calçado e Marroquinaria daquela instituição. No intervalo da manhã, os formandos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Hotelaria da CERCI procederam à oferta de biscoitos e tostas com compota para degustação, na sala dos professores e à venda de sacos de biscoitos e compotas, no polivalente. Foi um momento de partilha e interação, muito saboroso! Com a organização desta atividade pretendeu-se promover um dia diferente e sem preconceitos, sensibilizar para a diferença/inclusão e, também, alertar para que as limitações dos outros, nos sirvam de exemplo, na superação dos obstáculos e desafios diários. Assim, a inclusão acontece quando se aprende com a diferença e não com as igualdades.

8 Atividades de Outono na EB1/JI Conde Dias Garcia P Á G I N A 8 Dia da Alimentação No dia 16 de outubro a fruta foi o alimento escolhido para realizar as atividades relacionadas com uma alimentação saudável. A EB1 fez uma salada de fruta para todos os alunos e o JI preparou umas espetadas de fruta. Todos se deliciaram com o prazer de comer fruta! Feira de Outono A já tradicional Feirinha de Outono realizou-se no passado dia 22 de outubro. Um lindo dia de sol abrilhantou a visita de todos os familiares e amigos que passaram pela escola ao longo do dia, para comprarem os diversos produtos da época. A todos os que contribuíram para o sucesso da mesma, o nosso muito obrigado! Dia de S. Martinho e Magusto No dia 11 de novembro a EB1/JI celebrou o Dia de S. Martinho. Apesar da chuva que se fez sentir, o convívio aconteceu e todos os alunos da escola puderam assistir à dramatização da Lenda de S. Martinho, realizada pelo 3º ano. No final comeram-se as castanhas (gentilmente assadas na padaria Camponesa) e bebeu-se sumo. Foi uma tarde única e agradável. Desfolhada Na nossa escola festejou-se, uma vez mais, a Desfolhada. Esta atividade contou com a participação de todos alunos, que simularam um trabalho agrícola, outrora bastante árduo e cansativo, permitindo bons momentos de alegre convívio entre todos.

9 P Á G I N A 9 Cerimónia de Entrega dos Diplomas do Secundário No dia 26 de setembro, pelas 21h, celebrou-se no auditório da Secundária, o já tradicional Dia do Diploma. A cerimónia de entrega de diplomas destinou-se aos alunos do Ensino Secundário do Agrupamento, nomeadamente, aos que concluíram o Ensino Secundário, aos que integraram os Quadro de Mérito e Excelência, e ainda aos finalistas que foram elementos do grupo de teatro Lua Nova. Também como vem sendo tradição, a cerimónia contou com a presença de um antigo aluno da escola, que se tenha destacado na sua área profissional. O papel coube este ano ao advogado João Carlos Silva, que após a conclusão dos seus estudos na nossa escola, se licenciou em Direito, na área de ciências jurídico-económicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e fez formação pós-graduada na área de Gestão, no Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto. Ao longo do seu percurso profissional, João Carlos Silva exerceu, entre outros, os cargos de Administrador de empresas da área industrial e financeira, de Deputado à Assembleia da República, de Administrador do Banco Nacional de Investimento, S.A. e da GLOBAL Companhia de Seguros, S.A., de Secretário de Estado do Orçamento do XIII Governo Constitucional e de Presidente do Conselho de Administração da RTP. João Carlos Silva relembrou a escola do seu tempo, bem como colegas, funcionários e professores, partilhando alguns episódios que protagonizou com os seus colegas. Fez um paralelo ente o relacionamento interpessoal da época e o da atualidade, fazendo alusão às novas formas de comunicação entre os jovens. Recordou que então os alunos desenvolviam iniciativas que constituíam uma importante forma de veículo de aprendizagem social, sublinhando a importância do espírito de iniciativa, a necessidade de investir em atividades complementares e de conseguir uma boa gestão do tempo. Por fim, frisou que está enganado aquele que julga estar terminada a aprendizagem no final de um qualquer ciclo de estudos, pois hoje, mais do que nunca, a busca de conhecimento e o enriquecimento pessoal devem forçosamente pautar o percurso de vida de qualquer cidadão. A atribuição dos prémios de Melhor Aluno dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos Profissionais foi um momento de forte carga emocional, dado o falecimento no passado mês de julho do melhor aluno da escola, Duarte Resende Tavares. Os colegas da turma leram um texto em sua homenagem, tendo apresentado uma oliveira que posteriormente plantaram no jardim da escola em memória do Duarte. Nos Cursos Profissionais, foi distinguida a aluna Iryna Ivanova.

10 P Á G I N A 10 EB 2.3 participa na Feira Nacional de Agricultura Biológica - Terra Sã No passado dia 28 de novembro, a EB 2.3 marcou presença na Feira Nacional de Agricultura Biológica - Terra Sã, no Palácio de Cristal, no Porto. A edição deste ano, um projeto da Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, teve como temática As Sementes e o Nosso Futuro Comum. Neste dia, dedicado às Hortas Urbanas, decorreu a apresentação da Horta Biológica da EB 2.3, que teve como principal objetivo a divulgação do trabalho realizado na horta durante os últimos 7 anos. Esta divulgação foi muito importante, pois evidenciou o facto de a escola facilitar, em meio urbano, a criação de um espaço onde os alunos podem usufruir de uma horta biológica. Este projeto produz um grande impacto na comunidade escolar, pois é um fator gerador de interesse e de motivação, provocando satisfação e curiosidade pela observação das sementeiras e do crescimento das plantas. Cerimónia Oficial de Lançamento do Projeto EduLabs No passado dia 29 de outubro, pelas 18h, no Auditório da Escola Secundária decorreu a cerimónia oficial de lançamento do projeto EduLabs e de atribuição de tablets aos alunos da turma piloto, o 7º A, que integrará o programa. Este projeto enquadra-se num grande movimento internacional, que tem por objetivo fazer evoluir o ensino, procurando dar resposta às necessidades de conhecimentos e competências que se exigem às gerações futuras. Esta aposta é feita no nosso país pela empresa E.xample, que, em parceria com a J. P. Sá Couto, Ministério da Educação e grupos editoriais tais como a Leya e a Porto Editora, pretendem testar a aplicação de uma nova abordagem à aprendizagem na sala de aula. O nosso Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação a participar nesta experiência, sendo que é a única escola pública do norte do país onde está a ser implementado este projeto. Os EduLabs, são salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas digitais de ensino. A cerimónia, para além da Direção do Agrupamento, Associação de Pais, docentes, alunos e encarregados de educação envolvidos na atividade, contou com a presença do presidente da Câmara, da presidente da Junta de Freguesia, do presidente da E.xample, representantes da Direção-Geral de Educação, representantes da JP Sá Couto e da Porto Editora. A cerimónia terminou com a entrega dos tablets a cada um dos alunos participantes, seguida de um Porto de Honra. N E W S L E T T E R -

11 P Á G I N A 11 Cerimónia de Entrega dos Diplomas 2º e 3º ciclo No dia 3 de outubro, na EB 2.3, distinguiram-se os alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento, nomeadamente, os que integraram os Quadro de Mérito e Excelência. Num dos momentos da cerimónia foram também entregues prémios aos alunos, do 2º e 3º ciclo e Secundário, que se classificaram nos primeiros lugares de alguns dos concursos, nas áreas da língua portuguesa, das artes plásticas e da educação tecnológica, que decorreram no ano letivo de Ao longo da cerimónia os presentes foram brindados com a atuação do aluno do Agrupamento, Nuno Oliveira, que ao piano, protagonizou dois momentos musicais, interpretando música de Mozart. Também como vem sendo tradição, a cerimónia contou com a presença de um ex aluno do Agrupamento, Gonçalo Leal, finalista do ano transato, e que se destacou pelo seu trabalho, participação nas atividades escolares e classificações obtidas. Com esta iniciativa, pretendeu-se proporcionar aos alunos um testemunho na primeira pessoa de um colega que, iniciando agora os estudos universitários, fruto do empenho e motivação para as atividades escolares, alcançou ótimos resultados e ingressou na área de estudos da sua preferência no ensino superior. 1º ciclo No passado dia 10 de outubro, no auditório da sede do Agrupamento, celebrou-se a Cerimónia de Entrega de Diplomas aos alunos finalistas do 1º ciclo. Neste dia, distinguiramse os alunos do Agrupamento, que integraram os Quadros de Mérito e de Excelência, bem como, não o podemos esquecer, as docentes que os acompanharam ao longo dos quatros anos letivos. Nesta cerimónia foram também entregues prémios aos alunos do 2º e 3º ano, que se classificaram nos primeiros lugares dos concursos, Melhor Artista Plástico e Melhor Escritor, que decorreram no ano letivo de Este momento da cerimónia finalizou com a leitura, pela sua autora, do conto que obteve o 1º lugar no concurso de Melhor Escritor. Ao longo da cerimónia, os presentes foram brindados com dois momentos musicais, protagonizados por alunos do Agrupamento, nomeadamente, pelo António Azevedo que tocou piano e Tomás Kulzer, que acompanhado ao baixo pelo pai, tocou violino.

12 Comenius leva Secundária à Bélgica P Á G I N A 12 Depois das mobilidades à Turquia e à Alemanha, uma delegação da Escola Secundária marcou agora presença na Bélgica. Subordinada ao tema Linguagem não-verbal, esta mobilidade do programa europeu Comenius levou professores e alunos até ao Sint- Jozefinstituut, uma escola na cidade de Geel, na Flandres. Uma vez mais, no âmbito do projeto Body & Soul, foi tempo de absorver uma nova cultura e forma de estar na vida, promovendo simultaneamente a cultura e alma portuguesas. Para além da vivência nas famílias de acolhimento locais e das atividades usuais que entroncam o projeto, os participantes tiveram igualmente oportunidade de visitar as cidades de Bruxelas e Antuérpia. Bruxelas, com todo o peso das instituições europeias aí sediadas e albergando os representantes dos diversos estados membros da EU, é considerada a capital da Europa. Numa visita ao Parlamentarium, foi possível ter uma visão global da história da Europa do século passado e entender a evolução do processo de construção da União Europeia. Já Antuérpia, localizada a norte, é considerada a capital mundial dos diamantes, dado ser aí que se negoceiam 80% dos diamantes brutos do mundo. Pode considerar-se que Portugal também contribuiu para o incremento da importância desta cidade portuária, considerada o centro económico mundial no séc. XVI, pois após a descoberta do caminho marítimo para a India o Rei D. Manuel I passou a enviar para Antuérpia os produtos que chegavam da Ásia, para que aí fossem negociados. Por outro lado, aquando da expulsão dos judeus de Portugal, foi essencialmente Antuérpia o destino desta comunidade que até então tanta prosperidade tinha gerado no nosso país. Mais uma mobilidade, mais um inigualável enriquecimento científico e pessoal, mais um álbum de recordações inesquecíveis. A escola ensina e promove a diversidade de experiências, cabe aos alunos tirar o melhor proveito destas vivências.

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT

RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO LETIVO 2014/15 NO ÂMBITO DOS OBJETIVOS DA GLOBAL COMPACT Objetivos gerais: Promover os valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, direito do trabalho,

Leia mais

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

pelouro da educação, cultura, desporto e juventude CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ORDEM DE TRABALHOS.6ª reunião CME Leitura e aprovação da ata da reunião anterior; Balanço do 1º período do ano letivo 2011/12; Intervenção do representante do Ministério

Leia mais

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE!

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! JUNHO 2014 BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! Caros leitores e leitoras, A presente edição é a última do Jornal Caça Notícias do Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, mas não se preocupem, continuarão

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

O nascimento e o batismo de Ana Maria Javouhey celebram-se, respetivamente, a 10 e 11 de novembro, que foram, este ano, num sábado e num domingo.

O nascimento e o batismo de Ana Maria Javouhey celebram-se, respetivamente, a 10 e 11 de novembro, que foram, este ano, num sábado e num domingo. O nascimento e o batismo de Ana Maria Javouhey celebram-se, respetivamente, a 10 e 11 de novembro, que foram, este ano, num sábado e num domingo. Mas, não podendo esquecer estes dois dias tão importantes

Leia mais

Génios de palmo e meio Brincar com a ciência!

Génios de palmo e meio Brincar com a ciência! Plano Anual de Atividades 2014/15 Génios de palmo e meio Brincar com a ciência! Continuamos a apostar nos nossos alicerces de: Aprender a ser: o que pressupõe o desenvolvimento da autonomia, do discernimento

Leia mais

Divulgação do Evento

Divulgação do Evento organizado por em parceria com Divulgação do Evento Inclusão sobre rodas na EB 2,3 de Lamaçães esta terça-feira 02/12/2014 00:02 Inclusão sobre Rodas é o nome da acção que vai ser hoje promovida na EB

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Sector da Escola: Pré-Escolar / 1º Ciclo Actividades (em articulação com as prioridades do Projecto

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Pré-Escolar PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS 1 TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS Profa. Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) E.M. Professor Oswaldo Vieira Gonçalves SME/PMU 1 Comunicação Relato de Experiência Triangulação de Imagens foi o nome escolhido

Leia mais

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO 1 Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil Setembro Reunião de Pais e Encarregados

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba 1 A dignidade do ser humano é inviolável. Deve ser respeitada e protegida Artigo 1º da

Leia mais

AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014

AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014 AGENDA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014 O Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes tem como um dos seus objetivos a plena integração na comunidade de que faz parte. Surge assim como natural a divulgação das

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

PES Promoção e Educação para a Saúde

PES Promoção e Educação para a Saúde (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto PES Promoção e Educação para a Saúde Equipa Dinamizadora: Alice Gonçalves e Rosa Rêgo Ano letivo 2014/2015

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015

Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015 Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015 Plano de Atividades Programa de Educação para a Sustentabilidade O Programa de Educação para a Sustentabilidade para o ano letivo 2014/2015 integra

Leia mais

Participação do Curso Profissional de Técnico de Turismo na Feira do Livro de Amares 16 a 20 de março de 2015 Na semana de 16 a 20 de março de 2015

Participação do Curso Profissional de Técnico de Turismo na Feira do Livro de Amares 16 a 20 de março de 2015 Na semana de 16 a 20 de março de 2015 Participação do Curso Profissional de Técnico de Turismo na Feira do Livro de Amares 16 a 20 de março de 2015 Na semana de 16 a 20 de março de 2015 realizou-se a Feira do Livro e Mostra Pedagógica do Agrupamento

Leia mais

Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação

Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação Ano letivo 2014/2015 EB1 Afonsoeiro Índice INTRODUÇÃO 2 I - ENQUADRAMENTO 1. Caracterização da Escola 2 II AVALIAÇÃO

Leia mais

Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo. Outubro:

Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo. Outubro: CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES OBJETIVOS RECURSOS HUMANOS Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo Preparar o ano letivo Criar uma relação de empatia entre as crianças e os adultos da sala

Leia mais

Plano Nacional de Leitura

Plano Nacional de Leitura Agrupamento de Escolas das Taipas Plano Nacional de Leitura 1. Estrutura organizacional Coordenador: Carlos Monteiro Grupo de Recrutamento: 300 Departamento: Línguas Composição do grupo de trabalho: docentes

Leia mais

PROJETO PEQUENOS CIENTISTAS AO LEME Sessões Experimentais

PROJETO PEQUENOS CIENTISTAS AO LEME Sessões Experimentais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ZONA URBANA DA FIGUEIRA DA FOZ DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PROJETO PEQUENOS CIENTISTAS AO LEME Sessões Experimentais

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7 5. Propostas

Leia mais

Geração Segura promove Geração Futura

Geração Segura promove Geração Futura ENTRONCAMENTO Geração Segura promove Geração Futura Introdução As autarquias são, cada vez mais, agentes fundamentais na implementação de uma política de segurança rodoviária a nível local. O seu papel

Leia mais

Escola Secundária da Baixa da Banheira Departamento de Matemática e Ciências Experimentais CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011

Escola Secundária da Baixa da Banheira Departamento de Matemática e Ciências Experimentais CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011 CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011 Clube da Ciência, Ano Lectivo 2010/2011 1 . Tempo de aplicação do projecto Os trabalhos a desenvolver no âmbito do Clube da Ciência serão realizados ao longo do ano

Leia mais

Desejamos a todos um excelente ano letivo!

Desejamos a todos um excelente ano letivo! O Museu Municipal de Loulé apresenta o programa Visita Brincando, para o ano letivo 2014/2015. Este programa é construído em torno do nosso Património Cultural e pretende contribuir para despertar o olhar,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 7 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 0/0 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 7 ÍNDICE - Introdução...

Leia mais

2010/2011 Plano Anual de Actividades

2010/2011 Plano Anual de Actividades 2010/2011 Plano Anual de Actividades Cristiana Fonseca Departamento de Educação para a Saúde 01-07-2010 2 Plano Anual de Actividades Introdução Quando em 1948 a Organização Mundial de Saúde definiu a saúde

Leia mais

CLUBE DE CULINÁRIA. Olá a todos!

CLUBE DE CULINÁRIA. Olá a todos! CLUBE DE CULINÁRIA Olá a todos! Bem-vindos às nossas aulas de Culinária do 3º Período. O Clube de Culinária, neste período, continuou a desenvolver as suas atividades com a colaboração de várias instituições

Leia mais

ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA NOS JI PRÉ-ESCOLAR

ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA NOS JI PRÉ-ESCOLAR PRÉ-ESCOLAR PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA NOS JI Ano lectivo 2009/2010 1 Princípios Orientadores de acordo com o Projecto Educativo A Lei

Leia mais

Projeto Curricular de Escola

Projeto Curricular de Escola Projeto Curricular de Escola QUADRIÉNIO 2014-2018 Somos aquilo que comemos. Hipócrates Cooperativa de Ensino A Colmeia 2 Índice Introdução... 4 Identificação do Problema... 5 Objetivos... 6 Estratégias/Atividades...

Leia mais

Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS)

Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS) Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS) Relatório de Actividades do ano letivo 2014/15 A Escola Profissional de Pedagogia Social (EPPS), tutelada pela API e apoiada pelo Ministério da Educação,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALPENDORADA 1. INTRODUÇÃO

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALPENDORADA 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A Lei nº 31/2012, de 20 de Dezembro, veio aprovar o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações para a autoavaliação

Leia mais

PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017

PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017 ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ AFONSO SEIXAL CÓDIGO 401481 Av. José Afonso Cavaquinhas Arrentela 2840 268 Seixal -- Tel. 212276600 Fax. 212224355 PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017 ABRIL DE 2014 Índice 1. Introdução

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 3º Período

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 3º Período PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 3º Período ATIVIDADE OBJETIVO INTERDISCIPLI- NA-RIDADE LIGAÇÃO AO PROJETO EDUCATIVO DINAMIZADORES E ACOMPANHANTES PÚBLICO-ALVO (Referir turma) CALENDARIZAÇÃ O CUSTOS

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Plano de Ação da EB1/JI do Bairro do Areias. Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB1 do Areias

RELATÓRIO FINAL. Plano de Ação da EB1/JI do Bairro do Areias. Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB1 do Areias RELATÓRIO FINAL Plano de Ação da EB1/JI do Bairro do Areias Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB1 do Areias Introdução Pontos Conteúdos Explicação dos objetivos do

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL Somos o que fazemos É tempo de férias

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO I A GRUPO I B GRUPO I C GRUPO I D I

Leia mais

5ª Edição do Projeto "Energia com vida"

5ª Edição do Projeto Energia com vida 5ª Edição do Projeto "Energia com vida" Maria Isabel Junceiro Agrupamento de Escolas de Marvão No presente ano letivo 2014-15, quatro turmas do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão (8º e 9º anos),

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR MÊS Setembro TEMA Adaptação das Crianças PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS

Leia mais

Newsletters PROGRAMA FESTA DE NATAL NO SBCD

Newsletters PROGRAMA FESTA DE NATAL NO SBCD AMRT ENTIDADE PROMOTORA Newsletters PROJETO SAI DO BAIRRO CÁ DENTRO - EDIÇÃO Nº20, DEZEMBRO 12 TRAVESSA DE VINHA, Nº172B, R/C DTº - CATUJAL TLF: 219419233 O U T R O S D E S T A Q U E S Festa de natal interna

Leia mais

Plano de Atividades 2014-15. Gabinete de Serviço Social

Plano de Atividades 2014-15. Gabinete de Serviço Social Plano de Atividades 2014-15 Gabinete de Serviço Social 1. Voluntariado e Dinamização da Comunidade 1.1. Clube Social 1.2. Projeto Conhecer a Terceira Idade 1.3. Campanha de Natal 1.4. Campanha Papel por

Leia mais

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal Ref.: MTKD-CT-2004-014312 Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal por Suhita Osório-Peters CEIFA ambiente Lda Sessão de Divulgação do 7º Programa-Quadro de ID&T Lisboa, 20 de Outubro

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

Caracterização do Projecto

Caracterização do Projecto Caracterização do Projecto http://www.cm-lousa.pt/educacao/alimbem_crscsaud.htm O Projecto "Alimenta-te bem, Cresce saudável" tem a sua base na preocupação da Autarquia em garantir a todas as crianças

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO I A GRUPO I B GRUPO I C GRUPO I D

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2015/2016 AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular,

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2013/2014. Resposta Social: Creche

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2013/2014. Resposta Social: Creche Ano Letivo 2013/2014 Mês Dia Atividade Intenções Pedagógicas Intervenientes Setembro 02 23 a 27 01 Início do Ano Letivo Semana Comemorativa da Chegada do outono Dia Nacional da Água - Festejar a chegada

Leia mais

Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro

Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA DIREÇÃO REGIONAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA CANTO DA MAIA PONTA DELGADA Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro Para a realização desta

Leia mais

Programa 5 ao Dia. Um Alimentação Saudável está nas nossas mãos.

Programa 5 ao Dia. Um Alimentação Saudável está nas nossas mãos. Programa 5 ao Dia Um Alimentação Saudável está nas nossas mãos. O que é o Programa 5 ao Dia? Enquadramento Conceito Objectivos e Destinatários Associação 5 ao Dia Desenvolvimento Enquadramento Mudança

Leia mais

ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa PLANO DE ACTIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS ANO LECTIVO 2006 / 2007

ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa PLANO DE ACTIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS ANO LECTIVO 2006 / 2007 ESCOLA EB 2.3/S Dr. Isidoro de Sousa BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS PLANO DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO 2006 / 2007 Escola EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa BE/CRE Pl de Actividades Ano Lectivo

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O calendário escolar constitui um elemento indispensável à planificação das atividades a desenvolver por cada agrupamento de escolas e escolas não agrupadas, tendo em vista a execução do seu projeto

Leia mais

OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013-2014. Promover a participação dos Encarregados de Educação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos

OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013-2014. Promover a participação dos Encarregados de Educação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013-2014 Promover o sucesso académico Reforçar a organização, coordenação e articulação curricular Promover a participação dos Encarregados de Educação no processo

Leia mais

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA Sabrina Sgarbi Tibolla 1 ;Sabrina dos Santos Grassi 2 ; Gilson Ribeiro Nachtigall 3 INTRODUÇÃO A horta escolar é uma estratégia de educar para o ambiente, para a

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR PLANO DE ACTIVIDADES 2006/2007 INTENCIONALIDADE EDUCATIVA O menino tem a capacidade rara de maravilhar-se, de inventar a realidade para

Leia mais

Ano letivo: 2012/2013

Ano letivo: 2012/2013 TEMA : SER É CRESCER Contextualização: Ano letivo: 2012/2013 O Plano Anual de Atividades deste ano lectivo 2012/2013, tem como tema SER É CRESCER.Este tema faz parte integrante do nosso Projeto Educativo

Leia mais

Vamos todos celebrar o Dia do Leite,

Vamos todos celebrar o Dia do Leite, Vamos todos celebrar o Dia do Leite, que só podia ser no dia da Criança! DIA DO Leite E DA Criança amigos para a vida No âmbito da celebração do Dia do Leite e da Criança e da festa de encerramento do

Leia mais

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL MUNICÍPIO DE VOUZELA PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL 2014/2015 Designação da Formação Toxicodependências Programa de Respostas Integradas As Crianças Marcam a Diferença! Natação 1º Ciclo Prolongamento de Horário

Leia mais

TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO

TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO O Orfanato Evangélico, através do Projeto Boa Semente, desenvolveu atividades direcionadas as crianças de 1 mês a 1 ano de idade,

Leia mais

Notícias da Quinta do Outeiro

Notícias da Quinta do Outeiro 4ª Edição 03 de Julho de 2014 Notícias da Quinta do Outeiro Editorial Apresentamos a quarta edição das Notícias da Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda, que estará disponível em formato digital e manuscrito

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O Despacho Normativo n.º 24/2000, de 11 de maio, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Despacho Normativo n.º 36/2002, de 4 de junho, estabelece as regras orientadoras para a organização

Leia mais

atuarte jovens ativos na inclusão pela arte

atuarte jovens ativos na inclusão pela arte 2 Os TUB possuem um autocarro convertido num teatro que é um excelente recurso para levar aos bairros da periferia da cidade (Enguardas, Santa Tecla, Andorinhas, Parretas ou outros), oficinas de artes

Leia mais

PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA

PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA 2010/2011 Coordenadora Elvira Maria Azevedo Mendes Projecto: Mais Sucesso Escolar Grupo de Matemática 500 1 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO 1.1 Nome do projecto:

Leia mais

http://www.aege.pt/avaliacao/lists/avaliar%20plano%20de%20actividades%201%2...

http://www.aege.pt/avaliacao/lists/avaliar%20plano%20de%20actividades%201%2... Page 1 of 17 Documentos e listas Criar Definições do site Ajuda Até AEGE Autoavaliação Avaliar Plano de Actividades 1.º Per - 2010-2011 Seleccione uma vista Descrição geral Resumo gráfico Todas as respostas

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro DGEstE Direção de Serviços da Região Centro Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades (PAA) Ano letivo 2014/2015 Este PAA encontra-se estruturado em 4 domínios (seguindo as orientações da RBE)

Leia mais

Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014

Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014 Fundação Centro Social de S. Pedro de, FCSR Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014 Atividade Objetivos Recursos Calendarização Local Receção e acolhimento das crianças que vão

Leia mais

Eventos. Eixo I Emprego, Formação e Qualificação. Acção: Bom Porto

Eventos. Eixo I Emprego, Formação e Qualificação. Acção: Bom Porto Eventos Eixo I Emprego, Formação e Qualificação Acção: Bom Porto - Gabinete de Empregabilidade e Empreendedorismo: Uma das acções do projecto consiste na criação de um Gabinete de atendimento na área da

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL

PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL A vida é a arte de pintar e sentir a nossa própria história. Somos riscos, rabiscos, traços, curvas e cores que fazem da nossa vida uma verdadeira obra de arte! Autor

Leia mais

Departamento: Ciências 2

Departamento: Ciências 2 Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS 2 Ano Letivo: 2013/14 PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES A CONSTAR DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Departamento:

Leia mais

À DESCOBERTA DE UMA NOVA

À DESCOBERTA DE UMA NOVA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS À DESCOBERTA DE UMA NOVA NOVA ILHA INTERCÂMBIO 5º C DAS VELAS/ 5ºC DE VILA FRANCA DO CAMPO Introdução Uma vez que o arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas,

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO Enquadramento legal Avaliação Aprovação EVENTOS 1.ºperíodo 2.ºperíodo 3.ºperíodo REUNIÕES

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz Uma ação educativa de abertura para a comunidade Ano letivo 2014/2015 Índice 1. Introdução

Leia mais

Gestor de Atividades e Recursos Educativos

Gestor de Atividades e Recursos Educativos 21/01/ Imprimir atividade Gestor de Atividades e Recursos Educativos Agrupamento de Escolas de Data Atividade Público Alvo Início Término Préescolar Titulo, Tipologia, Proponente, Escola Desafios da Matemática

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES (3ª ACTUALIZAÇÃO)

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES (3ª ACTUALIZAÇÃO) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PROENÇA-A-NOVA (3ª ACTUALIZAÇÃO) (3ª Actualização JULHO/2008) 1 Mês: Abril/2008 ANULAR (Estava na 1ª versão sem data) ANULAR (estava na 2ª versão para o 3º

Leia mais

Contextualização: Esta planificação vem ao encontro das necessidades das crianças e das Educadoras.

Contextualização: Esta planificação vem ao encontro das necessidades das crianças e das Educadoras. Centro de Competências de Ciências Sociais 1º Ciclo de Educação Básica Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional VI Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Fonte da Rocha Contextualização:

Leia mais

ATIVIDADES DO PROJETO DENTE DE LEITE NA ED. INFANTIL HISTÓRIA: A FESTA DAS FRUTAS EM DONA BOCA, A SORTUDA

ATIVIDADES DO PROJETO DENTE DE LEITE NA ED. INFANTIL HISTÓRIA: A FESTA DAS FRUTAS EM DONA BOCA, A SORTUDA ATIVIDADES DO PROJETO DENTE DE LEITE NA ED. INFANTIL HISTÓRIA: A FESTA DAS FRUTAS EM DONA BOCA, A SORTUDA Nosso projeto sempre propõe atividades que visam incentivar a turminha a escolher seus alimentos

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SACAVÉM E PRIOR. Projeto Pedagógico e de Animação de Campos de Férias

JUNTA DE FREGUESIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SACAVÉM E PRIOR. Projeto Pedagógico e de Animação de Campos de Férias JUNTA DE FREGUESIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SACAVÉM E PRIOR Projeto Pedagógico e de Animação de Campos de Férias ÍNDICE 2 Introdução Pág. 3 Princípios e Valores Pág. 3 Objetivos Gerais Pág. 4 Objetivos

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

FICHA DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FICHA DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE Ano letivo 2012 /2013 1. Estrutura educativa: Escola Profissional de Fermil - Celorico de Basto 2. Atividade: Visita de estudo ao Porto - visita aos monumentos mais emblemáticos

Leia mais

Relatório da viagem a França

Relatório da viagem a França Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Relatório da viagem a França Março de 2014 Realizado por: Joana Teixeira 9.º D Mariana Carvalho 9.º D Elaborado a 18 de Maio de 2014 Introdução A viagem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DO ESTORIL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DO ESTORIL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DO ESTORIL Escola Secundária de DEPARTAMENTO: 1º CICLO - ATIVIDADES COMUNS ao longo do ano ATIVIDADES 15 Minutos de Leitura Crescer a Ler Levar a Ler CMC 15 de Leitura

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015 Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis CAPÍTULO I AETP: A INSTITUIÇÃO 1. Introdução No decorrer do ano de 2015 prevê-se que a AETP

Leia mais

Politicas Municipais de Apoio à Criança

Politicas Municipais de Apoio à Criança Politicas Municipais de Apoio à Criança MUNICIPIO DA MOITA DASC / Divisão de Assuntos Sociais Projectos Dirigidos à Comunidade em Geral Bibliotecas - Biblioteca Fora d Horas - Pé Direito Juventude - Férias

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Gestor de Atividades e Recursos Educativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. CORREIA MATEUS

Gestor de Atividades e Recursos Educativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. CORREIA MATEUS Escola: Escola do 1º CEB dos Andrinos/Jardim de Infância do Campo Amarelo/Jardim de Infância do Soutocico/Jardim de Infância dos Andrinos/Jardim de Infância dos /Direção/Programa "O melhor do mundo são

Leia mais

Enquadramento... 1. Objetivos... 1. Alunos... 1. Professores estagiários... 1. Recursos... 1. Humanos... 1. Temporais... 2. Espaciais...

Enquadramento... 1. Objetivos... 1. Alunos... 1. Professores estagiários... 1. Recursos... 1. Humanos... 1. Temporais... 2. Espaciais... i Índice Enquadramento... 1 Objetivos... 1 Alunos... 1 Professores estagiários... 1 Recursos... 1 Humanos... 1 Temporais... 2 Espaciais... 2 Materiais... 2 Procedimentos de planeamento e organização...

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos Ano letivo 2015/2016 «Onde nos leva uma obra de arte» Fundamentação teórica (justificação do projeto): As crianças nesta faixa etária (1-2 anos) aprendem com todo o seu

Leia mais

Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e

Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e Calendário Lojistas Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e hoje estamos vivendo os tempos de superar

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação 5 dias 5 passos na Cultura. Projeto Pedagógico e de Animação 5 dias 5 passos na Cultura

Projeto Pedagógico e de Animação 5 dias 5 passos na Cultura. Projeto Pedagógico e de Animação 5 dias 5 passos na Cultura Projeto Pedagógico e de Animação 5 dias 5 passos na Cultura 1 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas...

Leia mais

Comunicar em segurança protecção de menores na utitilização das TIC

Comunicar em segurança protecção de menores na utitilização das TIC Comunicar em segurança protecção de menores na utitilização das TIC Sustentabilidade social This document is intellectual property of PT and its use or dissemination is forbidden without explicit written

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR E 1.º, 2.º E 3.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR E 1.º, 2.º E 3. PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR E 1.º, 2.º E 3.º CICLOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2017 O Projeto Plurianual de Atividades do Agrupamento de Escolas Sophia de Mello

Leia mais

Nº 13 AEC - Papel e Acção na Escola. e-revista ISSN 1645-9180

Nº 13 AEC - Papel e Acção na Escola. e-revista ISSN 1645-9180 1 A Escola a Tempo Inteiro em Matosinhos: dos desafios estruturais à aposta na formação dos professores das AEC Actividades de Enriquecimento Curricular Correia Pinto (*) antonio.correia.pinto@cm-matosinhos.pt

Leia mais

A equipa somos nós. Ano letivo 2015/2016. Ser derrotado normalmente é uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente. Marylin vos Savant

A equipa somos nós. Ano letivo 2015/2016. Ser derrotado normalmente é uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente. Marylin vos Savant A equipa somos nós Ano letivo 2015/2016 Ser derrotado normalmente é uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente. Marylin vos Savant Projeto curricular escola Ano letivo 2015/2016 Entende-se

Leia mais