Presidente do Conselho Diretivo Cristina Fangueiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Presidente do Conselho Diretivo Cristina Fangueiro"

Transcrição

1 Presidente do Conselho Diretivo Cristina Fangueiro O ano de 2015 reafirma a prioridade dada pela Casa Pia de Lisboa (CPL) ao alinhamento entre a formação profissional ministrada pela nossa comunidade, e as necessidades do tecido empresarial Português. Representando uma abertura da nossa Casa à sociedade, e potenciando inúmeras melhorias no trabalho desenvolvido junto de 2953 crianças e jovens em Educação e Formação, e de 254 em Acolhimento e acompanhamento, este envolvimento coletivo mobilizou os 1052 trabalhadores(as) da Instituição. O esforço relativamente ao sucesso da integração profissional dos nossos jovens, permitiu o aumento das parcerias e dos protocolos, envolvendo neste ano que termina, 186 entidades externas. Na vertente escolar, os objetivos delineados pelos diversos Centros de Educação e Desenvolvimento relativamente às taxas de aprovação e de sucesso das provas finais foram na generalidade alcançados, em resultado de um vasto trabalho pedagógico e científico, bem visível nas publicações de resultados disponíveis na nossa intranet. Em termos de imagem institucional, em 2015 reforçámos uma vez mais um dos traços identitários da nossa marca, realizando a terceira edição do Concerto de Cordas e Coro da Casa Pia de Lisboa, no teatro Tivoli BBVA. A correção dos níveis mais fracos do grau de satisfação dos trabalhadores, constituiu uma preocupação para o Conselho Diretivo. Neste domínio, o envolvimento dos nossos profissionais, quer em sede de resposta aos questionários, quer na dinâmica World Café, foi determinante na elaboração de um plano de medidas a implementar a partir de O Conselho Diretivo renova os agradecimentos a todos(as) trabalhadores(as) da Casa Pia de Lisboa, evidenciando que com toda a legitimidade, esta melhoria lhes pertence.

2 02 NEWS DEZ15 Retrospetiva 2015 Momentos Marcantes Foi inaugurado no passado dia 15 de janeiro de 2015, o percurso acessível VOS ver, ouvir e sentir um projeto pioneiro na disponibilização de conteúdos culturais a públicos portadores de deficiência. O projeto VOS é uma aplicação para IPADs e Smartphones que permite à pessoa surda aceder de forma autónoma à informação disponibilizada nos museus. A ideia partiu do Centro Cultural Casapiano (CCC) que, em colaboração com o CED Jacob Rodrigues Pereira, destinado à população surda e, com o CED Aurélio da Costa Ferreira, destinado à população surdocega, construíram um percurso acessível para o CCC mas que poderá ser extensível a qualquer serviço público nacional. Para além da aplicação informática construída para pessoas surdas, o projeto inclui linhas guia em todo o Educandos finalistas do Curso Artístico Especializado de Desenho de Arquitectura CED Jacob Rodrigues Pereira Inauguração do projeto VOS - VER, OUVIR E SENTIR NO CENTRO CULTURAL CASAPIANO percurso com todas as informações disponibilizadas em escrita Braille de forma a que qualquer pessoa cega possa também aceder à informação disponível de forma autónoma. O projeto permite que estes possam aceder à informação existente no museu sem depender de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, no caso das pessoas surdas, e de acompanhantes no caso das pessoas cegas. Desta forma, a Casa Pia de Lisboa continua na vanguarda da educação, ensino e inclusão das pessoas surdas, cegas e surdocegas em Portugal fruto do empenho e competência dos seus profissionais, do saber histórico acumulado que permite o conhecimento e, por consequência, a adaptação às inovações científicas e tecnológicas cujos resultados agora apresentamos simbolicamente no projeto VOS. Curso de Design de Moda Finalista do CONCURSO NACIONAL "JOVENS CRIADORES EXPONOIVOS 2015" Os alunos do curso de Design de Moda da Casa Pia de Lisboa desenvolveram os seus projetos sob o tema "Macau - A estrela do Oriente". Uma vez mais, os nomes dos nossos alunos aparecem como semi-finalistas (4 de 15 selecionados, num total de 50) e após defesa dos seus vestidos de noivas, perante um júri credenciado na Associação Nacional de Jovens Empresários, a educanda Ana Catarina Marques ficou entre os finalistas. O seu vestido de noiva desfilou no passado dia 10 de janeiro de 2015, no Centro de Congressos de Lisboa e no dia 16, na Exponor.

3 03 NEWS DEZ 15 Educandos da Casa Pia na 7.ª EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA EXTREMADURA Inaugurou no passado dia 28 de fevereiro de 2015, a 7ª Exposição Internacional de Arte Contemporânea da Extremadura, em Villafranca de Los Barros, (Badajoz, Espanha), que contou com a participação de jovens artistas que atualmente frequentam o Ensino Artístico da Casa Pia de Lisboa (CPL). Pedro Pimenta, Nedylia Rosa, Marta Henriques, Maria Esmeralda, Cláudia Santos, Carlos David de Sá e Hugo Barros desenvolveram projetos pessoais inéditos em colaboração com o Centro Cultural Casapiano que estão agora expostos em Espanha. A qualidade das propostas apresentadas e o facto de estarem numa mostra internacional como artistas de corpo inteiro, reforça a capacidade do Ensino Artístico da CPL em formar jovens artistas com valor e capacidade de criar uma carreira nas artes. Casa Pia divulga na FUTURÁLIA Entre os dias 11 a 14 de março de 2015, realizou-se a Futurália, a maior feira de educação, formação e orientação educativa em Portugal, na Feira Internacional de Lisboa, onde a Casa Pia de Lisboa esteve mais uma vez presente. A Casa Pia apresentou a sua oferta formativa e educativa para o ano letivo de 2015/2016, animando o stand com atividades, música, demonstrações e oferta de brindes feitos pelos próprios educandos. Um agradecimento a todos os educandos que estiveram no stand, que, mais uma vez foram os melhores embaixadores da Instituição. Casa Pia assina PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS No passado dia 21 de abril foi assinado um protocolo entre a Casa Pia de Lisboa (CPL), a Administração Regional de Saúde de Lisboa e o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), para dar continuidade ao trabalho realizado em 2005, alargando-o aos comportamentos aditivos e dependências (CAD). Este compromisso, entre outros objetivos, pretende regulamentar o desenvolvimento de um trabalho articulado direcionado para as áreas da investigaçãoação, com vista a garantir uma intervenção integrada e sustentada em contexto socioeducativo e formativo, no âmbito dos CAD, bem como desenhar, implementar e avaliar uma intervenção integrada e adequada às necessidades e caraterísticas dos grupos-alvo dos Centros de Educação e Desenvolvimento da CPL.

4 04 NEWS DEZ15 Casa Pia de Lisboa comemora O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS ao som do CANTE ALENTEJANO O Centro Cultural Casapiano (CCC) em parceria com a Casa do Alentejo e a Capote`s Emotion comemorou no dia 18 de maio de 2015, o Dia Internacional dos Museus com uma homenagem ao Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade. Belém e Alentejo deram as mãos com partida marcada dos Pastéis de Belém onde os grupos corais alentejanos desfilaram até ao CCC. Tendo como pretexto a ação do fundador da Casa Pia de Lisboa (CPL), Diogo Inácio de Pina Manique, relativamente ao repovoamento do Alentejo, a tarde foi inteiramente dedicada à temática alentejana. O evento contou, igualmente, com um desfile da nova coleção de inverno da Capote`s Emotion, marca que internacionalizou o capote alentejano, apresentada em primeira mão no espaço do museu do CCC e protagonizada por educandos da Casa Pia de Lisboa. A tarde terminou com uma demonstração de flamenco, também Património Imaterial da Humanidade e com uma prova de sabores alentejanos confecionados pelos educandos dos cursos de Restauração da Instituição. Casa Pia organiza JORNADAS PEDAGÓGICAS DA SURDOCEGUEIRA Decorreu no passado dia 29 de junho de 2015, no Centro Cultural Casapiano, as Jornadas Pedagógicas da Surdocegueira organizadas pelo CED António Aurélio da Costa Ferreira da Casa Pia de Lisboa. É de destacar a excelente organização e a riqueza das várias comunicações. No painel da tarde, deu-se voz às famílias. Esta iniciativa contou com cerca de 115 participantes de instituições parceiras, bem como de outros organismos que desenvolvem a sua atividade nesta área de intervenção. Casapia participa na 5ª Feira da EDUCAÇÃO EM BELÉM A Casa Pia de Lisboa participou na 5ª edição da Feira de Educação Especial, no dia 29 de maio de 2015, no jardim Vasco da Gama em Belém. Esta foi representada pelos CED António Aurélio da Costa Ferreira, Jacob Rodrigues Pereira, D. Nuno Álvares Pereira e Pina Manique. Paralelamente decorreu no mesmo local a 2ª Feira da Saúde.

5 05 NEWS DEZ15 No passado dia 25 de junho de 2015, a educanda Nádia Garrido, jovem dos Apartamentos de Autonomização do CED de Santa Catarina da Casa Pia de Lisboa, presentemente em Fase de Transição da Instituição, recebeu um Prémio entregue pela Junta de Freguesia de Belém que anualmente, por via de um testamenteiro, reconhece jovens pelas suas competências de solidariedade social / ações de voluntariado. JOVEM DOS APARTAMENTOS DE AUTONOMIZAÇÃO PREMIADA Este prémio foi recebido pela jovem com notória satisfação pelo reconhecimento do seu mérito, deixando orgulhosas a Direção do CED de Santa Catarina e a Equipa dos Apartamentos de Autonomização. COMEMORAÇÕES DO 235º ANIVERSÁRIO DA CASA PIA DE LISBOA Comemorou-se no passado dia 3 de julho os 235 anos da Casa Pia de Lisboa. A data foi assinalada com um conjunto de iniciativas ao longo do dia, que começaram logo pela manhã, com uma homenagem ao fundador da Instituição, Diogo Inácio de Pina Manique, com a habitual cerimónia de deposição de coroa de flores junto à sua estátua, em Belém. Aproveitouse a ocasião para homenagear igualmente o escultor Helder Batista, recentemente falecido, bem como todos os artistas casapianos. De seguida, foi inaugurada uma exposição, no Centro Cultural Casapiano, de Fernando Vaz, uma homenagem ao antigo aluno da Instituição que se destacou no mundo do Futebol. De tarde, realizou-se, no Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) D. Nuno Álvares Pereira a cerimónia religiosa, a visita aos vários espaços dedicados às várias atividades dos CED da Casa Pia e o espetáculo comemorativo dinamizado pelos grupos de expressão que cantaram os parabéns à Instituição, seguindo-se um lanche convívio para todos os presentes. Parabéns Casa Pia!

6 06 NEWS DEZ15 IDENTIDADE CASAPIANA LIVRO "ESPELHO COM MEMÓRIA DESFILE DE MODA COMEMORAÇÕES DO 235º ANIVERSÁRIO DA CASA PIA Realizou-se no dia 07 de julho de 2015, mais uma edição do encontro "Identidade Casapiana" que este ano contou com os testemunhos de antigos alunos e familiares de alunos de várias décadas: Zulmira Servo, João Castilho; Ferdinando Henriques; Leonor Vaz; José Pedro Cobra; Ricardo Saldanha, que partilharam com os presentes o seu percurso de vida. Associado a esta iniciativa foi lançado o Livro "Espelho com Memória: 235 anos da Casa Pia de Lisboa", e contou com um momento musical, um Solo de Guitarra Portuguesa por Luísa Amaro. Para terminar o dia, o Curso Profissional de Design de Moda organizou um desfile com as últimas criações, no pátio exterior do Centro Cultural Casapiano. EDUCANDOS DA CASA PIA EMBARCAM NO MAR DE OPORTUNIDADES No âmbito do Projeto "Mar de Oportunidades" do Programa EEA Grants - Cidadania Ativa, parceria entre a Casa Pia de Lisboa (CPL) e a Associação Aporvela, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi possível a participação de 6 educandos dos CED Pina Manique, Nª Sª da Conceição e Santa Catarina numa aventura de 13 dias (20 de agosto a 1 de setembro). Estes educandos, acompanhados por dois monitores da Associação Aporvela, viajaram de avião até Amesterdão onde embarcaram no Navio Escola Sagres com destino à Base Naval do Alfeite. Durante esta navegação os educandos da CPL puderam experienciar a vida a bordo em estreita ligação com futuros oficiais da Marinha.

7 07 NEWS DEZ15 Casa Pia realiza ENCONTRO CSI Assinatura de aditamento ao protocolo de cooperação entre a CASA PIA DE LISBOA e a empresa HALCON VIAGENS E TURISMO No passado dia 30 de setembro de 2015, a Presidente da Casa Pia de Lisboa, Dr.ª Cristina Fangueiro, e o Diretor Geral da empresa Halcon Viagens e Turismo, Dr. Timóteo Gonçalves, procederam à assinatura do Aditamento ao Protocolo de Cooperação que vem alargar a parceria ao Projeto de Mentoring Empresarial. A empresa Halcon assume-se como empresa mentora do Curso de Técnico de Turismo, constituindo uma mais-valia na aproximação da formação às necessidades e realidade deste segmento de mercado. A Casa Pia de Lisboa, em parceria com a Universidade Lusíada, realizou nos dias 28 e 29 de outubro de 2015 o Encontro CSI Lisboa - Competências Sociais Integradas - Temporada 2, na Universidade Lusíada, em Lisboa. Este encontro teve o objetivo de dar a conhecer a intervenção da Casa Pia de Lisboa no âmbito do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, bem como promover a partilha entre diferentes instituições.

8 08 NEWS DEZ 15 Casa Pia realiza CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS EMPRESA 2015 A Casa Pia de Lisboa, I.P. (CPL) realizou no dia 17 de novembro de 2015 a Cerimónia Prémios Empresa 2015, exclusivamente dirigida às empresas que connosco têm colaborado no enquadramento profissional dos nossos jovens. Atualmente, o ensino e a formação profissional têm necessidade, cada vez mais, de caminhar ao encontro das necessidades e solicitações do mercado de trabalho, facilitando desta forma a integração plena e a concretização da cidadania dos nossos educandos. O Prémio Empresa 2015 foi atribuído no âmbito das parcerias que a CPL desenvolve e visa distinguir os educandos que no ano letivo anterior, se tenham destacado nas diferentes áreas de formação, nomeadamente na Formação em Contexto de Trabalho, reconhecendo as suas aptidões, atitudes e capacidade de adaptação. Cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2015/2016 Realizou-se no passado dia 18 de novembro de 2015 a Cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2015/2016. Ao longo de todo o dia decorreram as comemorações cujo objetivo é reconhecer o empenho dos nossos alunos através da atribuição de Prémios de Mérito. A festa terminou com um concerto, no Teatro Tivoli para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do Ensino Integrado de Música, um projeto que nasceu em 2009 e visa a formação e desenvolvimento musical de jovens em viola de arco, violino e violoncelo. Esta edição contou com a presença de artistas convidados: Marisa Liz, Eneida Marta, Ricardo Ribeiro, Tó Cruz e o antigo aluno André Ribeiro. Obrigada a todos, em especial ao apresentadores convidados, os atores Helena Costa e António Machado.

9 09 NEWS DEZ 15 Casa Pia realiza SEMINÁRIO "EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL Realizou-se nos dias 19 e 20 de novembro de 2015 o Seminário "Educação, Qualificação e Inserção Profissional: Adaptar estratégias, gerir percursos, gerar sucessos", no ISCTE, e contou com cerca de 200 participantes. Este evento teve como objetivo promover o debate amplo, desafiando e suscitando a reflexão e a recolha de ideias com os principais parceiros nas áreas da educação, qualificação e inserção profissional. Agradecemos ao ISCTE pelo apoio na preparação deste Seminário. Casa Pia realiza o 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS Realizou-se no passado dia 01 de dezembro de 2015, no auditório do CED Jacob Rodrigues Pereira o 4ºCongresso Internacional de Educação de Surdos. Esta iniciativa abordou várias temáticas, tais como implantes bilaterais, materiais bilingues e experiências de educação de surdos em outros países. CED de Santa Catarina recebe visita do MINISTRO e SECRETÁRIA DE ESTADO No passado dia 22 de dezembro de 2015, Sua Excelência, o Ministro do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva e a Secretária de Estado da Inclusão das pessoas com deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes participaram na festa de Natal num dos apartamentos de autonomização da Casa Pia de Lisboa onde estiveram reunidos todos os educandos deste projeto de autonomização.

10 10 NEWS DEZ 15 O Projeto EConsciência 4R no CED de Santa Clara No inicio do ano de 2015, realizou-se o Projeto "EConsciência 4R" inserido no Plano de Atividades 2015 do CED SCL, que tinha como objetivos: sensibilizar para a alteração dos comportamentos das crianças/jovens e colaboradores em geral, de forma a contribuir para um CED mais amigo do ambiente. Sendo um projeto transversal a todo o CED SCL, várias ações foram realizadas: limpeza dos espaços verdes das residências de acolhimento, plantação de flores e relva, criação de pequenas hortas, corte de sebes Como complemento ao projeto, foram realizadas visitas à Valorsul no Lumiar. Árvore de Natal no MTSSS O Departamento de Educação Especial do CED D. Maria Pia foi desafiado a construir e decorar uma árvore de Natal para ser exposta no átrio do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Convite feito, educandos e professoras de Educação Especial puseram mãos à obra e foram recortando moldes e construindo anjos e estrelas para decorar a árvore toda preenchida com trapilho. FICHA TÉCNICA Proprietário: Casa Pia de Lisboa, I.P. Diretora: Cristina Fangueiro. Coordenação/Edição: Centro Cultural Casapiano Conselho Editorial: Áurea Maia, António Bazílio, Cristina Fangueiro, Conceição Duarte, Diana Carmona, Fátima Martinho, Graça Freitas, Ilda Pissara, Isabel Gil, João Louro, Paula Liques, Margarida Neves, Olga Miralto, Paulo Videira, Pedro Silveira, Raquel Afonso, Rui Eira, Vasco Barata e Vera Matos. Colaboram nesta edição: Centro Cultural Casapiano Design e Paginação: Teresa Reynolds/Casa Pia de Lisboa Redação e Assinaturas: Centro Cultural Casapiano Rua dos Jerónimos, nº 7 A Lisboa Tel Fax: comunicacao@casapia.pt Data de Publicação: Dezembro 2015 Distribuição: Digital gratuita Newsletter disponível em CONTACTOS Contactos dos Serviços Centrais: Av. do Restelo, nº Lisboa Tel.: Fax: sec.servicoscentrais@casapia.pt Contactos dos Centros de Educação e Desenvolvimento: D. Maria Pia Tel.: D. Nuno Álvares Pereira Tel.: Jacob Rodrigues Pereira Tel.: Pina Manique Tel.: Francisco Margiochi Tel.: Santa Clara Tel.: Nª Srª da Conceição Tel.: Santa Catarina Tel.: António Aurélio da Costa Ferreira Tel.:

ESPECIAL. 235º Aniversário Casa Pia 235º ANIVERSÁRIO 02 NEWS JUL 15 CASA PIA DE LISBOA COMEMORA O. Homenagem a Pina Manique

ESPECIAL. 235º Aniversário Casa Pia 235º ANIVERSÁRIO 02 NEWS JUL 15 CASA PIA DE LISBOA COMEMORA O. Homenagem a Pina Manique 02 NEWS JUL 15 CASA PIA DE LISBOA COMEMORA O 235º ANIVERSÁRIO A Casa Pia de Lisboa comemorou o 235º aniversário da sua fundação. Nunca é demais lembrar a sua origem e Missão ligadas umbilicalmente à História

Leia mais

Ministérios da Administração Interna, do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação PROTOCOLO. Entre MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA,

Ministérios da Administração Interna, do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação PROTOCOLO. Entre MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA, PROTOCOLO Entre MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA, MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL e MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 2/7 A aposta na qualificação dos portugueses constitui uma condição essencial

Leia mais

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 Proposta de Plano de Atividades do Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 1. Introdução A Lei de bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86 de 14 de Outubro, com a redação que lhe foi dada pela Lei

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola. Uma estratégia para O Projeto Educativo Local

Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola. Uma estratégia para O Projeto Educativo Local Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola Uma estratégia para O Projeto Educativo Local Famalicão Cidade Educadora Vila Nova de Famalicão, cidade educadora, aderente ao movimento das Cidades Educadoras,

Leia mais

TÍTULO DO CAMPO Data de submissão 15.03.2014 NOME DA ORGANIZAÇÃO AUTORA DO COMPROMISSO APCV ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS PRODUTORES DE CERVEJA

TÍTULO DO CAMPO Data de submissão 15.03.2014 NOME DA ORGANIZAÇÃO AUTORA DO COMPROMISSO APCV ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS PRODUTORES DE CERVEJA TÍTULO DO CAMPO Data de submissão 15.03.2014 NOME DA ORGANIZAÇÃO AUTORA DO COMPROMISSO FÓRUM NACIONAL ÁLCOOL E SAÚDE FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO APCV ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS PRODUTORES DE CERVEJA TÍTULO

Leia mais

2ª Edição. Projecto de Voluntariado em Moçambique

2ª Edição. Projecto de Voluntariado em Moçambique 2ª Edição Projecto de Voluntariado em Moçambique AIDGLOBAL: breve apresentação A AIDGLOBAL Ação e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD)

Leia mais

(formação + emprego) = oportunidade

(formação + emprego) = oportunidade (formação + emprego) = oportunidade Crescendo juntos Crescer Fazendo Gerando oportunidades aos nossos jovens A União Meridianos, constitui-se como uma organização especializada na intervenção com jovens

Leia mais

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a participação de toda

Leia mais

Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola 2013/1014. Uma estratégia para O Projeto Educativo Local

Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola 2013/1014. Uma estratégia para O Projeto Educativo Local Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola 2013/1014 Uma estratégia para O Projeto Educativo Local O que é um PMMEE? O Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola consiste num conjunto de objetivos

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2013 PROGRAMA DEEDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

PLANO DE ATIVIDADES 2013 PROGRAMA DEEDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE PLANO DE ATIVIDADES 2013 PROGRAMA DEEDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Tendo como linha orientadora a estratégia definida pelo município de Esposende no que diz respeito à sensibilização e formação

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 21 de julho de 2014. Série. Número 132

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 21 de julho de 2014. Série. Número 132 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de julho de 2014 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Despacho n.º 196/2014 Aprova o Calendário Escolar dos estabelecimentos

Leia mais

Prémio Inovação Valorpneu 2014. Regulamento. Índice

Prémio Inovação Valorpneu 2014. Regulamento. Índice Regulamento Prémio Inovação Valorpneu 2014 Índice Artigo 1º... 2 Denominação... 2 Artigo 2º... 2 Objetivos... 2 Artigo 3º... 2 Âmbito... 2 Artigo 4º... 2 Destinatários... 2 Artigo 5º... 3 Prémios a atribuir...

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA 1/5 Entre Município de Santa Maria da Feira Jornal Correio da Feira Jornal Terras da Feira Rádio Clube da Feira Rádio Águia Azul ISVOUGA/Fundação Terras de Santa Maria

Leia mais

CULTURA E LAZER O DESPORTO

CULTURA E LAZER O DESPORTO 6 CULTURA E LAZER O DESPORTO 6 Capítulo Capítulo 6 65 As actividades desportivas e lúdicas constituem não só uma forma de ocupação dos tempos livres, como contribuem activamente para a formação complementar

Leia mais

Protocolo de Colaboração

Protocolo de Colaboração v Protocolo de Colaboração O Programa do XVIII Governo Constitucional estabelece, designadamente, o relançamento da economia e a promoção do emprego, Tendo em vista a prossecução desses objetivos importa

Leia mais

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Versão 2.0 de 4 de Junho de 2007 Promotores: Co-financiamento: Introdução A Agenda 21 do Vale do Minho é um processo de envolvimento dos cidadãos

Leia mais

Vozes e Testemunhos. O CED D. Nuno Alvares Pereira é: Modelo de Excelência de Promoção da Cidadania.

Vozes e Testemunhos. O CED D. Nuno Alvares Pereira é: Modelo de Excelência de Promoção da Cidadania. Presidente do Conselho Diretivo Cristina Fangueiro A identidade da Casa Pia de Lisboa (CPL), desde a sua génese, pode ser resumida através do combate à pobreza. Não é por acaso que a nossa missão está,

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

SEGURANÇA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SEGURANÇA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Maio 2015 Ficha Técnica Autor Direção-Geral da Segurança Social (DGSS) - Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação (DSIA) Edição e propriedade

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DO MTSS - 2009

PLANO DE ACTIVIDADES DO MTSS - 2009 1.4 UNIVA 2.4 Intervenção Comunitária Apoiar educandos na definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho Promover o desenvolvimento sustentado e a inserção

Leia mais

18 a 20 de Novembro de 2011. Estoril. Organização: Auditório do Centro Escolar - ESHTE. www.cim-estoril.com

18 a 20 de Novembro de 2011. Estoril. Organização: Auditório do Centro Escolar - ESHTE. www.cim-estoril.com 18 a 20 de Novembro de 2011 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das três edições realizadas em anos anteriores, a Associação Desportos

Leia mais

Fazer Acontecer a Regeneração Urbana. Plano de Regeneração Urbana. Alto de Beja Rua das Lojas e Praça da República AUSCULTAÇÃO PÚBLICA

Fazer Acontecer a Regeneração Urbana. Plano de Regeneração Urbana. Alto de Beja Rua das Lojas e Praça da República AUSCULTAÇÃO PÚBLICA Fazer Acontecer a Regeneração Urbana Plano de Regeneração Urbana Alto de Beja Rua das Lojas e Praça da República AUSCULTAÇÃO PÚBLICA Artigo 1º. Enquadramento REGENERAÇÃO URBANA UM NOVO IMPULSO, é uma iniciativa

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Administração e Política Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

SET 15. 07 Curso Profissional Técnico de Audiovisuais PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EDITORIAL SUMÁRIO. Vozes. Aventura Colaborativa, Dentro e Fora da Escola!

SET 15. 07 Curso Profissional Técnico de Audiovisuais PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EDITORIAL SUMÁRIO. Vozes. Aventura Colaborativa, Dentro e Fora da Escola! NEWS SET 15 Presidente do Conselho Diretivo Cristina Fangueiro EDITORIAL Violência é um comportamento que causa, intencionalmente, dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento

Leia mais

Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto Emprega o Futuro

Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto Emprega o Futuro Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto Emprega o Futuro 2 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto(s) Emprega o Futuro Programa Escolhas 4ª Geração Promotor(es): ISU - Instituto de Solidariedade

Leia mais

Resposta e fundamentação dos critérios de seleção

Resposta e fundamentação dos critérios de seleção Para aceder à versão editável clique AQUI Programa Operacional Entidade: NIF: Nº Qualidade e diversidade de parcerias ou protocolos com instituições, empresas ou outros agentes a nível regional ou nacional,

Leia mais

Gabinete de Apoio à Família

Gabinete de Apoio à Família Gabinete de Apoio à Família 1- Enquadramento do Projecto A freguesia de São Julião do Tojal, no concelho de Loures, é caracterizada por uma complexidade de problemas inerentes ao funcionamento da família.

Leia mais

Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR

Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR Comissão Social de Freguesia de São Julião do Tojal Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR 1- Enquadramento do Projecto A freguesia de São Julião do

Leia mais

Cascais Desenvolve Alcabideche e São Domingos de Rana Comissão Social de Freguesia de São Domingos de Rana

Cascais Desenvolve Alcabideche e São Domingos de Rana Comissão Social de Freguesia de São Domingos de Rana Cascais Desenvolve Alcabideche e São Domingos de Rana Comissão Social de Freguesia de São Domingos de Rana Março 2015 (FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP) DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA

Leia mais

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo II Congresso Internacional da Montanha Desporto e Turismo Activo 23 a 25 de Novembro de 2007 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das duas

Leia mais

Relatório - (Plano de Ação de Responsabilidade Social 2014)

Relatório - (Plano de Ação de Responsabilidade Social 2014) Relatório - (Plano de Ação de Responsabilidade Social 2014) INDÍCE 1.Introdução 3 2.Participação da CPL.IP, na Rede PorTodos do MSESS 4 3. Execução do Plano de Ação da Responsabilidade Social da CPL 5

Leia mais

ÍNDICE ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM 1. ÍNDICE 2. PROMULGAÇÃO 3. DESCRIÇÃO DA ESCOLA. 3.1 História. 3.2 Objetivo e Domínio da Certificação

ÍNDICE ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM 1. ÍNDICE 2. PROMULGAÇÃO 3. DESCRIÇÃO DA ESCOLA. 3.1 História. 3.2 Objetivo e Domínio da Certificação ÍNDICE 1. ÍNDICE 2. PROMULGAÇÃO 3. DESCRIÇÃO DA ESCOLA 3.1 História 3.2 Objetivo e Domínio da Certificação 4. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 4.1 Processos 4.2 Requisitos da Documentação 4.3 Controlo dos

Leia mais

Ações de capacitação empresarial

Ações de capacitação empresarial AÇÕES COLETIVAS - ATIVIDADES DE APOIO À EXPORTAÇÃO Acores Export -2016 Introdução Este documento é desenvolvido com base na informação recolhida junto das principais empresas exportadoras que contribuíram

Leia mais

2013/2014 [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - BIBLIOTECA ESCOLAR]

2013/2014 [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - BIBLIOTECA ESCOLAR] Projeto / Atividade Objetivos Intervenientes Recursos/ materiais Voluntários de Leitura Construir relações/parcerias com a BMP e com as redes locais (ADA/Centro Comunitário de Portel) BE - Vamos Partilh@r

Leia mais

DESPACHO. ASSUNTO: Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados da ESTeSL - OPAIP.

DESPACHO. ASSUNTO: Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados da ESTeSL - OPAIP. DESPACHO N.º 13/2015 Data: 2015/04/20 Para conhecimento de: Pessoal Docente, discente e não Docente ASSUNTO: Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados

Leia mais

www.appc.pt RE PENSAR A ESCOLA PARCERIAS PARA A INCLUSÃO

www.appc.pt RE PENSAR A ESCOLA PARCERIAS PARA A INCLUSÃO Porto, 16 de setembro de 2015 Assunto: CONCLUSÕES DO SEMINÁRIO RE PENSAR A ESCOLA 1º ENCONTRO NACIONAL DE AGRUPAMENTOS DE ESCOLA/ ESCOLAS E CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO. RE PENSAR A ESCOLA PARCERIAS

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Formação de Professores Tema: Educação Especial 16 17 Edição Instituto de Educação da

Leia mais

Plano de Atividades GRUPO 100

Plano de Atividades GRUPO 100 Plano de s 2013 2014 GRUPO 100 Ao longo do ano: Continuação do Projeto Leitura em Vai e Vem, do P.N.L. Promover a interação do Jardim-de-Infância com a família de forma a incentivar a leitura junto das

Leia mais

eficiência energética. Quando a sustentabilidade dá lugar a novos negócios

eficiência energética. Quando a sustentabilidade dá lugar a novos negócios VAMOS Ouvir 1 VAMOS Ouvir O setor financeiro, em particular o setor bancário, está sujeito a um intenso escrutínio, fortes pressões reputacionais e regulatórias, num ambiente de conjuntura económica e

Leia mais

Manual do Estagiário ESCS

Manual do Estagiário ESCS Manual do Estagiário ESCS ESCS 2015 ÍNDICE APRESENTAÇÃO. 3 INTRODUÇÃO...4 OS ESTÁGIOS NA ESCS....5 A ESCS RECOMENDA AINDA... 6 DIREITOS DO ESTAGIÁRIO.. 7 SUBSÍDIOS 7 DURAÇÃO DO ESTÁGIO....8 PROTOCOLO DE

Leia mais

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância Creche e Jardim de Infância O Jardim dos Palhacinhos Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância 1 Albufeira, Março 2014 Gerência: Índice Índice... 2 Introdução... 3 1. Caracterização da instituição...

Leia mais

Cláusula 1ª (OBJECTO)

Cláusula 1ª (OBJECTO) ACORDO DE COLLABORAÇÃO ENTTRE IINSTTI ITTUI IÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLLI ICO PARA O APOIO A ESTTUDANTTES COM DEFFI ICIÊNCIAS E O IINSTTI ITTUTTO NACIONALL PARA A REABILLI ITTAÇÃO II..P.. Considerando

Leia mais

CONCURSO ANUAL DE IDEIAS PARA JOVENS

CONCURSO ANUAL DE IDEIAS PARA JOVENS CONCURSO ANUAL DE IDEIAS PARA JOVENS REGULAMENTO ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 2 OBJETIVO EIXOS DE INTERVENÇÃO 4 PARTICIPANTES 5 CALENDARIZAÇÃO 4 PROCEDIMENTOS CONCURSAIS 4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5 8 AVALIAÇÃO 9

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 18 de maio de 2016. Série. Número 89

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 18 de maio de 2016. Série. Número 89 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 18 de maio de 2016 Série Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EDUCAÇÃO Portaria n.º 211/2016 Primeira alteração

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS MEDIA

INFORMAÇÃO AOS MEDIA 19 20 21 SALÃO PARA SENIORES SAÚDE TURISMO BEM-ESTAR INFORMAÇÃO AOS MEDIA A 1000 Eventos, entidade organizadora do evento Idade do Saber - Vidas Ativas, Vidas Saudáveis, apresenta a 3ª edição do salão

Leia mais

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO FREGUESIA

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO FREGUESIA NORMAS DE PARTICIPAÇÃO FREGUESIA Uma iniciativa de: Índice Capítulo I Âmbito... 1 Artigo 1.º Objeto... 1 Artigo 2.º Definições... 1 Artigo 3º Apelos Freguesia 21... 1 Artigo 4.º Objetivos dos Apelos Freguesia

Leia mais

JORNAL DA EREBAS. Editorial. Quem foi Vergílio Ferreira? Lançamento do JORNAL DA EREBAS!

JORNAL DA EREBAS. Editorial. Quem foi Vergílio Ferreira? Lançamento do JORNAL DA EREBAS! 1 JORNAL DA EREBAS (Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos) V O L U M E 1, E D I Ç Ã O 1 I 6 D E Z E M B R O 2 0 1 5 Trimestral JORNAL DA EREBAS Escola Secundária Vergílio Ferreira

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

P l a n o 2 0 1 5 FUNDAÇÃO LUSO

P l a n o 2 0 1 5 FUNDAÇÃO LUSO P l a n o 2 0 1 5 FUNDAÇÃO LUSO 1 Ações diferenciadoras no Plano de 2015 Ambiente Protocolo da Fundação Luso & Quercus Neste 2º ano do protocolo, iremos continuar a desenvolver ações de valorização do

Leia mais

Artigo 1.º. Âmbito e objeto

Artigo 1.º. Âmbito e objeto PROJETO DE REGULAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO PARA A SELEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO E SUA INTEGRAÇÃO NO ROTEIRO NACIONAL DE INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO DE INTERESSE ESTRATÉGICO Artigo 1.º

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL

PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL A vida é a arte de pintar e sentir a nossa própria história. Somos riscos, rabiscos, traços, curvas e cores que fazem da nossa vida uma verdadeira obra de arte! Autor

Leia mais

Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4.

Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4. Manual do Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4. Ser Voluntário da Liga... 3 5. Reflexões prévias...

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO. DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º

BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO. DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º 1. Com o fim de estimular a valorização profissional e a especialização nos diversos domínios da Música, a Fundação

Leia mais

Family Days PORTO. Informação aos Media

Family Days PORTO. Informação aos Media 3 e 4 de Outubro O maior salão de miúdos e graúdos Informação aos Media A 000 Eventos - Organização de Eventos Temáticos, irá realizar, nos próximos dias 3 e 4 de Outubro, de, entre as 0h e as 23h, no

Leia mais

Há uma necessidade de urgência de ação humanitária que pede uma resposta imediata de acolhimento.

Há uma necessidade de urgência de ação humanitária que pede uma resposta imediata de acolhimento. De: Assistente Nacional, Secretário Nacional Pedagógico Para: JJRR e JJNN, Agrupamentos Assunto: Integração do CNE na PAR Plataforma de Apoio aos Refugiados Data: 2-10-2015 Circular: 15-1-087 A Missão

Leia mais

DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011

DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011 FESTA DO VINHO PRODUTOS REGIONAIS & TURISMO DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011 Índice Parcerias 3 Breve Caracterização 4 Edição 2011 5 Edição 2010 7 Edição 2009 9 Edição 2008 10 Edição

Leia mais

EMISSOR: Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego

EMISSOR: Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego DATA: Segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 NÚMERO: 252 SÉRIE I, 4º SUPLEMENTO EMISSOR: Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego DIPLOMA: Portaria n.º 432-B/2012 SUMÁRIO:

Leia mais

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural.

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural. O Campo de Férias DECOJovem é promovido pela DECO em colaboração com a UPAJE, enquanto entidade organizadora e creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude para a organização de atividades

Leia mais

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO -

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO - CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE OURÉM - CLASO - CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Objecto O presente regulamento interno destina-se a definir e dar a conhecer os princípios a que obedece a constituição,

Leia mais

Regulamento do Orçamento Participativo de Vendas Novas. Preâmbulo

Regulamento do Orçamento Participativo de Vendas Novas. Preâmbulo Regulamento do Orçamento Participativo de Vendas Novas Preâmbulo A participação dos cidadãos na gestão dos destinos de uma autarquia é uma abertura necessária à sociedade. As autarquias, sendo o poder

Leia mais

11º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO

11º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 11º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 1. DO PRÊMIO Há mais de uma década o Prêmio MASTERINSTAL contribui para ampliar a visibilidade e o aperfeiçoamento da atividade empresarial dedicada à execução, manutenção

Leia mais

Casa do Povo de Vilarandelo. Plano de Ação 2015-2018

Casa do Povo de Vilarandelo. Plano de Ação 2015-2018 Plano de Ação 2015-2018 Eixo de Intervenção 1 Emprego, Formação e Qualificação a) Estabelecimento da Parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P., com o objetivo de facilitar os processos

Leia mais

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Azulejo tem por missão recolher, conservar, estudar e divulgar exemplares representativos da evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal, promovendo

Leia mais

Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos Eixo1: Plano Anual de Atividades FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Ano Letivo 2013-2014

Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos Eixo1: Plano Anual de Atividades FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Ano Letivo 2013-2014 Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos Eixo1: Plano Anual de Atividades FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Ano Letivo 2013-2014 1. Identificação agrupamento de escolas Identificação: Agrupamento

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO INTERNO Preâmbulo A Rede Social assenta numa estratégia participada de planeamento, que procura racionalizar e conferir maior eficácia, quer à intervenção dos agentes na aplicação das medidas,

Leia mais

C E N T R O C U L T U R A L E S O C I A L D E S A N T O A D R I Ã O REGULAMENTO INTERNO CATL-ACR

C E N T R O C U L T U R A L E S O C I A L D E S A N T O A D R I Ã O REGULAMENTO INTERNO CATL-ACR C E N T R O C U L T U R A L E S O C I A L D E S A N T O A D R I Ã O REGULAMENTO INTERNO CATL-ACR A P R O V A D O E M A S S E M B L E I A G E R A L E M 1 1. 0 3. 2 0 1 6 ( A p ó s a s r e v i s õ e s e

Leia mais

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR: Vanda Teixeira 1. FUNDAMENTAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICAÇÃO a) O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade

Leia mais

Relatório formação b-on 2009

Relatório formação b-on 2009 Índice Índice...2 Índice de Tabelas...2 Índice de Figuras...2 Índice de Gráficos...3 1 Sumário...4 1.1 Enquadramento...4 2 Formadores...4 2.1 Objectivos...4 2.1.1 Utilizadores finais...5 2.1.2 Profissionais

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA 24.04.2015 ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS

NOTÍCIAS À SEXTA 24.04.2015 ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS Fonte: Relatório Casa 2014 1 MODELOS DE REGULAMENTOS INTERNOS E DE COMPROMISSOS DE COOPERAÇAO SESSÕES ESCLARECIMENTO sobre Regulamentos Internos e Compromisso de Cooperação

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015 Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis CAPÍTULO I AETP: A INSTITUIÇÃO 1. Introdução No decorrer do ano de 2015 prevê-se que a AETP

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO Enquadramento legal Avaliação Aprovação EVENTOS 1.ºperíodo 2.ºperíodo 3.ºperíodo REUNIÕES

Leia mais

Regulamento do Concurso de Ideias para. a Elaboração de um Novo Logótipo da. Associação de Municípios do Oeste

Regulamento do Concurso de Ideias para. a Elaboração de um Novo Logótipo da. Associação de Municípios do Oeste Regulamento do Concurso de Ideias para a Elaboração de um Novo Logótipo da Associação de Municípios do Oeste Briefing A Associação de Municípios do Oeste organiza o Concurso de Ideias para a Criação de

Leia mais

CONCLUSÕES GT CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA

CONCLUSÕES GT CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA CONCLUSÕES GT CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA Fiscalizar os prazos para adaptações previstas no Decreto lei 163 e aplicação de coimas. Campanha de sensibilização para comerciantes, etc. Publicação quais os seus

Leia mais

Gabinete da Juventude (separador do site da CMPM)

Gabinete da Juventude (separador do site da CMPM) IV. Contactos: * morada * e-mail * página FB * horário * telefone EJ I. * descrição geral * destinatários * objectivos Gabinete da Juventude (separador do site da CMPM) II. * valências * áreas de acção

Leia mais

Introdução. Para a condução de cada ação teremos presentes duas questões importantes:

Introdução. Para a condução de cada ação teremos presentes duas questões importantes: Fevereiro 2014 Introdução A Escola é hoje um mundo onde todos os atores educativos têm voz por isso a facilidade, a celeridade, a clareza e a abertura são as caraterísticas da comunicação que possibilitam

Leia mais

Newsletter #1 Abril 2013. Apresentação Objectivos Etapas Actividades Realizadas Resultados Próximas Actividades

Newsletter #1 Abril 2013. Apresentação Objectivos Etapas Actividades Realizadas Resultados Próximas Actividades Newsletter #1 Abril 2013 Apresentação Objectivos Etapas Actividades Realizadas Resultados Próximas Actividades Apresentação Este projecto pretende proporcionar às entidades envolvidas, com eficiência e

Leia mais

CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA. FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES

CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA. FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES COLÓQUIO PORTUGUÊS EM CONTEXTO AFRICANO MULTILINGUE: EM BUSCA DE CONSENSOS SESSÃO DE ABERTURA

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE COMISSÃO PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE DE GÉNERO MUNICÍPIO DO BARREIRO

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE COMISSÃO PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE DE GÉNERO MUNICÍPIO DO BARREIRO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE COMISSÃO PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE DE GÉNERO E MUNICÍPIO DO BARREIRO 1 Entre: O Município do Barreiro pessoa coletiva de direito público com o nº 506673626 com sede no

Leia mais

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental Programa de Educação Ambiental 2015 / 2016 Escolas Centro de Formação Ambiental SEDE - Lisboa 2 Horário de Funcionamento das Actividades 2ª feira a 6ª feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 4 horários:

Leia mais

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA Depois da sua segunda edição em 2015, o Fórum da Cidadania está de volta no dia 28 de Maio de 2016, em local a anunciar. Esta iniciativa, promovida pelo Pelouro dos Direitos

Leia mais

Projetos Educativos Municipais e Promoção do Sucesso Educativo

Projetos Educativos Municipais e Promoção do Sucesso Educativo 4º ciclo de seminários de aprofundamento em administração e organização escolar Painel A escola, o município e a melhoria das aprendizagens Projetos Educativos Municipais e Promoção do Sucesso Educativo

Leia mais

Bairro. Normas Orientadoras BAIRRO. Co-financiamento

Bairro. Normas Orientadoras BAIRRO. Co-financiamento Normas Orientadoras BAIRRO Co-financiamento Índice Capítulo I - Âmbito...1 Artigo 1.º - Objecto...1 Artigo 2.º - Definições...1 Artigo 3º - Apelos Bairro 21...1 Artigo 4.º - Objectivos dos Apelos Bairro

Leia mais

Política nacional. Empreendedorismo Fator fundamental e prioritário para o desenvolvimento e aumento da competitividade da economia nacional.

Política nacional. Empreendedorismo Fator fundamental e prioritário para o desenvolvimento e aumento da competitividade da economia nacional. Criar a Empresa O desafio do empreendedorismo! Política nacional Empreendedorismo Fator fundamental e prioritário para o desenvolvimento e aumento da competitividade da economia nacional. Empreendedorismo

Leia mais

CATL-Oficina da Criança

CATL-Oficina da Criança Santa Casa da Misericórdia Mértola Centro Infantil Toda A CRIANÇA É UM ARTISTA AO SEU MODO. Precisamos oferecer um monte de possibilidades muitos materiais, muitas linguagens, pois possuir muitas linguagens

Leia mais

Quadros de Valor e de Excelência. C e n t r o d e E s t u d o s d e F á t i m a. Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência

Quadros de Valor e de Excelência. C e n t r o d e E s t u d o s d e F á t i m a. Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência Quadros de Valor e de Excelência C e n t r o d e E s t u d o s d e F á t i m a Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência Centro de Estudos de Fátima Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência

Leia mais

Projeto de Intervenção

Projeto de Intervenção Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga Projeto de Intervenção 2014/2018 Hortense Lopes dos Santos candidatura a diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga Braga, 17 abril de 2014

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017

PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017 PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO Plano Estratégico de Melhoria 2014/2017 O Plano de Melhoria da Escola é um instrumento fundamental para potenciar o desempenho

Leia mais

Actividades Estação Biológica do Garducho. Maio Junho de 2009

Actividades Estação Biológica do Garducho. Maio Junho de 2009 Actividades Estação Biológica do Garducho Maio Junho de 2009 Inserir texto / índice Indíce Quem Somos Onde estamos Objectivos Principais projectos Actividades na Estação Biológica do Garducho Calendarização

Leia mais

agenda de Maio :: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS Em Maio os Museus Estão em Festa Museus como agentes de mudança social e de desenvolvimento (ICOM)

agenda de Maio :: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS Em Maio os Museus Estão em Festa Museus como agentes de mudança social e de desenvolvimento (ICOM) agenda de Maio :: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2009 O Museu da Chapelaria associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Internacional dos Museus com a realização de diferentes actividades. "Museus como

Leia mais

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação As oficinas do programa de Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna, projeto da SOS Itupararanga, chegaram ao Bairro Colégio. O objetivo é

Leia mais

Proposta de reformulação da Pós-Graduação em Teatro e Comunidade ESMAE-IPP (aumento para 60 créditos)

Proposta de reformulação da Pós-Graduação em Teatro e Comunidade ESMAE-IPP (aumento para 60 créditos) Proposta de reformulação da Pós-Graduação em Teatro e Comunidade ESMAE-IPP (aumento para 60 créditos) Claire Binyon, Hugo Cruz e Sónia Passos 1. Evolução da Pós-Graduação em Teatro e Comunidade na ESMAE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DAS NOVAS MEDIDAS EDUCATIVAS DO REGIME EDUCATIVO ESPECIAL

ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DAS NOVAS MEDIDAS EDUCATIVAS DO REGIME EDUCATIVO ESPECIAL ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DAS NOVAS MEDIDAS EDUCATIVAS DO REGIME EDUCATIVO ESPECIAL REGULAMENTO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DE ALUNOS (PORTARIA 60/2012, de 29 de maio) Direção Regional da

Leia mais

CRIF [RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2012]

CRIF [RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2012] CRIF [RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2012] ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 REFERENCIAIS CRIF... 2 ANÁLISE DE RESULTADOS PE (2012)... 3 ANÁLISE DE RESULTADOS ATIVIDADES GERAIS... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 7 REV_00

Leia mais

Capítulo 1 - Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF)

Capítulo 1 - Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) Capítulo 1 - Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) Norma I Enquadramento Institucional A ABLA é uma IPSS e ONGD de inspiração cristã evangélica criada em 1984 por beneméritos alemães. A Associação

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE CONDEIXA-A-NOVA NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE CONDEIXA-A-NOVA NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 1 de 10 REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE CONDEIXA-A-NOVA NOTA JUSTIFICATIVA A participação dos cidadãos na construção de uma sociedade

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 3.ª edição. Preâmbulo

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 3.ª edição. Preâmbulo Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva Todos Podem Ler 3.ª edição Preâmbulo Considerando a) Os princípios de Educação Inclusiva vertidos na Declaração de Salamanca ; b) Que a aplicação de tais princípios

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE DE GÉNERO E A CÂMARA MUNICIPAL DA LOUSÃ

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE DE GÉNERO E A CÂMARA MUNICIPAL DA LOUSÃ PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE DE GÉNERO E A CÂMARA MUNICIPAL DA LOUSÃ Entre: O MUNICÍPIO DA LOUSÃ, pessoa coletiva n.º 501121528, com sede na Vila da Lousã, neste

Leia mais