Bibliografia obrigatória. Apresentação da ementa do curso, agendamento dos seminários e debate sobre a produção dos trabalhos finais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bibliografia obrigatória. Apresentação da ementa do curso, agendamento dos seminários e debate sobre a produção dos trabalhos finais."

Transcrição

1 Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais Disciplina: Estudos Urbanos Professora: Palloma Valle Menezes Horário: 18h30 21h30 Créditos: 3 O curso tem como objetivo traçar um panorama dos estudos urbanos, introduzindoalgumasdas correntes de pensamento sobre as cidades nas ciências sociais. Ao longo do semestre serão apresentadas algumas das principais discussões dos estudos urbanos cla ssicos e contemporâneos com o intuito de iniciar um debate sobre as questo es que mobilizam aqueles interessados em compreender as dinâmicas urbanas no Brasil e, mais especificamente, as transformações dos conflitos sociais em curso na cidade do Rio de Janeiro. A disciplina será dividida em três partes. Na primeira faremos uma introdução aos estudos urbanos, começando pela contribuição de Simmel e passando por autores da Escola de Chicago. A segunda parte será dedicada aos estudos das cidades no Brasil. Já a terceira terá como objeto de análise, especificamente, a cidade do Rio de Janeiro e seus estudos urbanos. A avaliação consistirá na apresentação de um seminário e na produção de um trabalho final Temas Introdução A contribuição de Simmel Introdução à Escola de Chicago O fenômeno urbano Etnografias Bibliografia obrigatória Apresentação da ementa do curso, agendamento dos seminários e debate sobre a produção dos trabalhos finais. PARTE I INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS URBANOS SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana 11(2): , VIANNA, Hermano. Ternura e atitude blasé na Lisboa de Pessoa e na Metrópole de Simmel. In: VELHO, Gilberto (org). Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, BECKER, Howard. A Escola de Chicago. Mana 2(2): , VALLADARES, Licia do Prado. A Escola de Chicago: impactos de uma tradição no Brasil e na França. Belo Horizonte / Rio de Janeiro: Editora da UFMG / IUPERJ, 2005(capítulo a definir). PARK, Robert Ezra. A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano. In: Velho, Otávio. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro, Zahar, WIRTH, Louis. O urbanismo como modo de vida. In.: Velho, Otávio. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro, Zahar, WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro: Ed Zahar, 2005(capítulo a definir).

2 urbanas clássicas Estudos urbanos no Brasil Desafios Metodológicos das pesquisas urbanas Da cidade pequena à metrópole Violência urbana Segregação urbana e mudanças nas formas de habitar a cidade A cidade maravilhosa e seus bairros ELIAS, Norbert e SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000(capítulo a definir). PARTE II ESTUDOS URBANOS NO BRASIL LEEDS, Anthony e LEEDS, Elizabeth. A sociologia do Brasil urbano. Rio de Janeiro: Zahar, Velho, Gilberto. Um antropólogo na cidade: Ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013 (capítulo a definir). VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, pp , MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 17, n. 49, PRADO, Rosane M. Cidade Pequena: paraíso e inferno da pessoalidade. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, (4): 31-56, MARQUES, Eduardo (org). A Metrópole de São Paulo no Século XXI: Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades. São Paulo: Eduardo Marques, 2015(capítulo a definir). MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. Violência urbana, segurança pública e favelas - o caso do Rio de Janeiro atual. Caderno CRH, v. 23, p , FELTRAN, Gabriel. Governo que produz crime, crime que produz governo: o dispositivo de gestão do homicídio em São Paulo ( ). Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 6, p , CALDEIRA, Teresa. Cidade de Muros: Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34/Edusp, 2000(capítulo a definir). FREIRE, Jussara. Sociabilidade de grades e cadeados e ordem de tranquilidade: da cidadania dos adimplentes à violência urbana em condomínios fechados da Zona Oeste do Rio de Janeiro. In: BIRMAN, Patrícia; LEITE, Marcia Pereira; MACHADO, Carly; CARNEIRO, Sandra de Sá. (Org.). Dispositivos Urbanos e Trama dos Viventes: ordens e resistências. Rio de Janeiro: FGV Editora, PARTE III O RIO DE JANEIRO E SEUS ESTUDOS URBANOS CARNEIRO, Sandra. Rio, Zona Norte e Zona Sul: fronteiras para além dos estigmas. In: CARNEIRO, Sandra & SANT ANNA, Maria Josefina (orgs). Cidade: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: Garamond, O'DONNELL, Julia. A invenção de Copacabana: culturas urbanas e estilos de vida no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2013(capítulo a definir).

3 Favelas cariocas ontem e hoje Empreendedorism o urbano e megaeventos no Rio de Janeiro A pacificação e a transformação das favelas em territórios de negócios Conclusão do curso VALLADARES, Licia do Prado. A Invenção da Favela. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005 (capítulo a definir). FREIRE-MEDEIROS. Gringo na Laje: Produção, circulação e consumo da favela turística. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009 (capítulo a definir). JUNIOR, Orlando Alves dos Santos & RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz. Governança empreendedorista e megaeventos esportivos: reflexões em torno da experiência brasileira. In: O Social em Questão. Ano XVI, n. 29, pp , OLIVEIRA, Nelma. O poder dos jogos e os jogos de poder: interesses na produção da cidade para o espetáculo esportivo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.(capítulo a definir). MENEZES, Palloma. Entre o fogo cruzado e o campo minado : uma etnografia do processo de pacificação das favelas cariocas. Tese de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015.(capítulo a definir). LEITE, Márcia Pereira. De territórios da pobreza a territórios de negócios: dispositivos de gestão das favelas cariocas em contexto de pacificação. In: BIRMAN, Patrícia; LEITE, Marcia Pereira; MACHADO, Carly; CARNEIRO, Sandra de Sá. (Org.). Dispositivos Urbanos e Trama dos Viventes: ordens e resistências. Rio de Janeiro: FGV Editora, Apresentação dos trabalhos finais Bibliografia complementar: BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., CABANES, Robert. TELLES, Vera. (Orgs.). Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: Humanitas, CAVALCANTI, Mariana. Tiroteios, legibilidade e espaço urbano: notas etnográficas de uma favela carioca. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p , CEFAÏ, Daniel. Pourquoi se mobilise-t-on? Les théories de l action collective. Paris, La Découverte, CHAPOULIE, Jean-Michel. La tradition sociologique de Chicago , Seuil, Paris, COELHO, Maria Claudia. Uma certa antropologia urbana: a experiência subjetiva dos ambientes fragmentados. In: CARNEIRO, Sandra; SANT ANNA, Maria Josefina. Cidade: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: Garamond, CUNHA, Neiva Vieira & MELLO, Marco Antonio. Novos conflitos na cidade: a UUP e o processo de urbanização na favela. In: Dilemas. Vol. 4, n. 3, jul/ago/set 2011, pp ECKERT, Cornélia& ROCHA, Ana Luiza de Carvalho. Antropologia da e na cidade: interpretações sobre as formas de vida urbana. Porto Alegre: Marca Visual, FREIRE, Américo; OLIVEIRA, Lúcia Lippi (Org.) Novas memórias do urbanismo carioca. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

4 FRÚGOLI JR., Heitor & SKLAIR, Jessica. O bairro da Luz em São Paulo: questões antropológicas sobre o fenômeno da gentrification. Cuadernos de Antropología Social 30. FfyL/Universidad de Buenos Aires, GONÇALVES, Rafael. Favelas do Rio de Janeiro. História e direito. Rio de Janeiro, Ed. PUC, JOSEPH, Isaac; GRAFMEYER, Yves. Naissance de l'écologie urbaine. Paris: EditionsFlammarion, KANT DE LIMA, Roberto; MELLO, Marco Antonio; FREIRE, Leticia de Luna. Pensando o Rio: políticas públicas, conflitos urbanos e modos de habitar. Niterói: EDUFF, KOONINGS, Kees; KRUIJT, Dirk. The rise of megacities and the urbanization of informality, exclusion and violence. In: KOONINGS, Kees; KRUIJT, Dirk. Mega cities:the Politics of Urban Exclusion and Violence in the Global South. London, New York: Zed Book, KUMAR, Krishan. Prophecy and Progress: Sociology of Industrial and Post-Industrial Society. Harmondsworth, UK: Pelican, KUSCHNIR, Karina. Desenhando cidades. Sociologia e Antropologia 02(04): , MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. A política na favela (reedição). Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. IV, p , MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. As UPPs, a linguagem da violência urbana e a sociabilidade no Rio de Janeiro. In: SANTOS, Angela; MAFARON, Glaucio; SANT ANNA, Maria Josefina. Rio de Janeiro: um território em mutação. Rio de Janeiro: Gramma, MAGALHÃES, Alexandre. O "legado" dos megaeventos esportivos: a reatualização da remoção de favelas no Rio de Janeiro. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 19, n. 40, p , OST, Sabrina; FLEURY, Sonia. O mercado sobe o morro: a cidadania desce? Efeitos socioeconômicos da pacificação no Santa Marta. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 56, p , RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; OLINGER, Mariana. A favela na cidade-commodity: desconstrução de uma questão social. In: MELLO, Marco Antonio; MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio; FREIRE, Leticia; SIMÕES, Soraya. Favelas cariocas ontem e hoje. Rio de Janeiro: Garamond, RIBEIRO, Luiz Cesar. Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro: Letra capital; Observatório das Metrópoles, RODRIGUES, Antonio. História da urbanização do Rio de Janeiro. A cidade: capital do século XX do Brasil. In: CARNEIRO, Sandra & SANT ANNA, Maria Josefina (orgs). Cidade: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: Garamond, SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades para um modelo mundial. Chapecó: Argos, ULF, Hannerz. Explorando a cidade: em busca de uma antropologia urbana. Petrópolis: Vozes, VELHO, Gilberto (org). Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, VELHO, Gilberto. Antropologia urbana: interdisciplinaridade e fronteiras do conhecimento. Mana, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p , Apr

5 VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (orgs.). Pesquisas Urbanas desafios do trabalho antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, VELHO, Gilberto. O desafio da cidade: novas perspectivas da antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Campus, ZALUAR, A. A máquina e a revolta. São Paulo: Brasiliense, ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos. Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. ÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DO DIREITO E ANTROPOLOGIA PROFESSOR: ANDRÉ FILIPE PEREIRA REID DOS SANTOS TURMA: º AM /

Leia mais

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO COMPONENTE CURRICULAR: SEMINÁRIO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA II ANTROPOLOGIA. Professora: Me. Camila Sissa Antunes

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO COMPONENTE CURRICULAR: SEMINÁRIO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA II ANTROPOLOGIA. Professora: Me. Camila Sissa Antunes CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO COMPONENTE CURRICULAR: SEMINÁRIO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA II ANTROPOLOGIA Professora: Me. Camila Sissa Antunes ANTROPOLOGIA URBANA Etnografias do espaço público RUA como

Leia mais

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação Curso de Formação Inicial para Analista de Planejamento e Orçamento APO 2012 EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA Disciplina: D 1.2 Democracia e Cidadania no Brasil. Professor: Roberto Rocha Coelho Pires

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU348 DISCIPLINA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Docência

Leia mais

Os precursores da Sociologia. Pressupostos teóricos e metodológicos do pensamento sociológico clássico.

Os precursores da Sociologia. Pressupostos teóricos e metodológicos do pensamento sociológico clássico. UFPE PROACAD DGA PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA PERÍODO LETIVO (ANO/ SEM): 2015/02 DEPARTAMENTO: SOCIOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CRÉD CÓDIGO NOME TEÓRICA PRÁTICA CS652 TEORIA SOCIOLÓGICA I 60h 0h TURMA

Leia mais

WEBER, Max. "Conceito e categorias da cidade" (1921) in: Velho, O. (org) O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

WEBER, Max. Conceito e categorias da cidade (1921) in: Velho, O. (org) O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. Curso: MNA-815 Antropologia Urbana Professora: María Elvira Díaz-Benítez 2 o Semestre de 2013 Este curso tem dois objetivos principais. Por um lado, apresentar aos estudantes as discussões e textos básicos

Leia mais

6. Referências Bibliográficas

6. Referências Bibliográficas 6. Referências Bibliográficas ARENDT, Hannah. A condição Humana. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 10ª edição/1ª reimpressão, 2001.. Entre o passado e o Futuro; Tradução Mauro W. Barbosa. São Paulo:

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho. Aulas Regulares 02 18 12 18 14 08. Total Acumulado 02 20 32 50 64 72

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho. Aulas Regulares 02 18 12 18 14 08. Total Acumulado 02 20 32 50 64 72 Identificação Plano de Ensino Curso: Direito Disciplina: Sociologia Geral e do Direito Ano/semestre: 2012/1 Carga horária: Total: 60 - Semanal: 4. Professor: Hiata Anderson Silva do Nascimento Período/turno:

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Autorizado pela Portaria nº 960 de 25/11/08 DOU Nº 165 de 26/11/08 PLANO DE CURSO

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Autorizado pela Portaria nº 960 de 25/11/08 DOU Nº 165 de 26/11/08 PLANO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Autorizado pela Portaria nº 960 de 25/11/08 DOU Nº 165 de 26/11/08 Componente Curricular: Sociologia Código: ENG - 000 Pré-requisito: ---- Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

Mestrado Acadêmico e Doutorado em História, Política e Bens Culturais

Mestrado Acadêmico e Doutorado em História, Política e Bens Culturais Mestrado Acadêmico e Doutorado em História, Política e Bens Culturais Professores: Bernardo Buarque de Hollanda e Fernando Segura Trejo Disciplina: Esporte, Cultura e Sociedade. Horário: Quintas-feiras,

Leia mais

Habitação Social e Cidadania: a experiência do programa Morar Feliz em Campos/RJ

Habitação Social e Cidadania: a experiência do programa Morar Feliz em Campos/RJ Cidadania na Sociedade do Conhecimento Habitação Social e Cidadania: a experiência do programa Morar Feliz em Campos/RJ Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda Bolsista da CAPES Processo 10394125, Brasil. Doutoramento

Leia mais

COMBINADOS, COMPORTAMENTO E REGRAS DE CONVIVÊNCIA : O PROCESSO DE CIVILIDADE PARA CRIAÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

COMBINADOS, COMPORTAMENTO E REGRAS DE CONVIVÊNCIA : O PROCESSO DE CIVILIDADE PARA CRIAÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMBINADOS, COMPORTAMENTO E REGRAS DE CONVIVÊNCIA : O PROCESSO DE CIVILIDADE PARA CRIAÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Orientanda: Daniéle de Matos Machado Orientadora: Prof.ª Dr.ª Magda Sarat Co-orientadora:

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 7 Referências Bibliográficas ALMEIDA, M. A O. Políticas de Ação Afirmativa na Universidade Brasileira: A Experiência do Curso de Graduação em Serviço Social da PUC-Rio. Social em Questão. Rio de Janeiro:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2012/2 CURSO: Pedagogia FASE: 5ª DISCIPLINA: Pesquisa

Leia mais

UNIDADE Escola de Ciência da Informação CARGA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS HORÁRIA 60 60 0 60 04 ANO LETIVO

UNIDADE Escola de Ciência da Informação CARGA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS HORÁRIA 60 60 0 60 04 ANO LETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA Patrimônio Cultural no Brasil CÓDIGO ECI -101 PROFESSOR Rubens Alves da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Centro de Estudos Gerais. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Departamento de Ciência Política

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Centro de Estudos Gerais. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Departamento de Ciência Política UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Centro de Estudos Gerais Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Curso de Mestrado Título

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: SOCIOLOGIA Código: CTB - 111 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 Professor: Elton

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais CARGA HORÁRIA 72 CURSO Sociologia e Política

Leia mais

Atualidade e crítica dos processos comunicacionais Natureza: Obrigatória CH: 60 Horas Créditos: 4 Turno: Matutino

Atualidade e crítica dos processos comunicacionais Natureza: Obrigatória CH: 60 Horas Créditos: 4 Turno: Matutino Programa de Disciplina Nome: Atualidade e Crítica dos processos comunicacionais Profa. Marta R. Maia 2015.1 Atualidade e crítica dos processos comunicacionais Natureza: Obrigatória CH: 60 Horas Créditos:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Lei nº 11.769 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

UNIVERSIDAD E FEDERAL DE L AVR AS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

UNIVERSIDAD E FEDERAL DE L AVR AS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDAD E FEDERAL DE L AVR AS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DISCIPLINA Código PAD816 Denominação Crédito(s) (*) Carga Horária Teórica

Leia mais

Lier Pires Ferreira Júnior Verônica Zarete Chaparro Coordenadores CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Lier Pires Ferreira Júnior Verônica Zarete Chaparro Coordenadores CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Lier Pires Ferreira Júnior Verônica Zarete Chaparro Coordenadores CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Autores: CARLOS EDUARDO MARINS DOS SANTOS, ELIANE GOMES BRAZ, ELIZABETH ACCIOLY RODRIGUES DA COSTA,

Leia mais

1. Ementa completa e atualizada: Unidade de Aprendizagem 2 Saúde Global e Política Externa Brasileira: Uma Perspectiva Histórica.

1. Ementa completa e atualizada: Unidade de Aprendizagem 2 Saúde Global e Política Externa Brasileira: Uma Perspectiva Histórica. Relatório Final da Coordenação da Unidade de Aprendizagem 2 Curso de Especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Fiocruz 1. Ementa completa e atualizada:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANO DE ENSINO Disciplina: HISTÓRIA DO BRASIL B Código: HH 159 Carga Horária 60 horas EMENTA: Estudos de revisão historiográfica sobre o Brasil Império e a República Velha.

Leia mais

Ensino Secundario - Escola Secundária Carlos Amarante

Ensino Secundario - Escola Secundária Carlos Amarante Ano / Disciplina Título ISBN Autor(es) Editora 10.º Ano - Biologia e Geologia - 10.º Ano - Desenho A - CCH (AV - 10.º Ano - Economia A - CCH (CSE - 10.º Ano - Educação Física - CCH e CT 10.º Ano - Educação

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Licenciatura em História Disciplina: Métodos e técnicas de pesquisa Histórica Carga Horária: 45h Teórica: 45h Prática: Semestre: 23.2 Professor: Reinaldo

Leia mais

ANTROPOLOGIA. CIÊNCIAS SOCIAIS - Licenciatura LADY SELMA FERREIRA ALBERNAZ MONITOR RICARDO BANDEIRA DE MELO

ANTROPOLOGIA. CIÊNCIAS SOCIAIS - Licenciatura LADY SELMA FERREIRA ALBERNAZ MONITOR RICARDO BANDEIRA DE MELO UFPE PROACAD DCA PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA PERÍODO LETIVO: 2012.2 DEPARTAMENTO: Antropologia e Museologia DISCIPLINA CÓDIGO AM076 ANTROPOLOGIA CARGA HORÁRIA TEÓRICA 60 H PRÁTICA CRÉD 04 TURMA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Ementa. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO 2º Semestre 2006 ANO DO CURSO 1º ano

Ementa. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO 2º Semestre 2006 ANO DO CURSO 1º ano UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO 2º Semestre 2006 ANO DO CURSO 1º ano Curso: Ciências Econômicas Modalidade: Bacharelado Turno: Noturno

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO DISCIPLINA FLEXÍVEL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO DISCIPLINA FLEXÍVEL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTE CURSO DE COMUNICAÇÃO E MULTIMEIOS DISCIPLINA FLEXÍVEL Disciplina: Música-voz-som e processos criativos:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PROGRAMA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PROGRAMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PROGRAMA Disciplina Obrigatória FONOLOGIA, VARIAÇÃO E ENSINO Carga horária

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR HORISTA

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR HORISTA EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR HORISTA 1) Sociologia II A Escola de Ciências Sociais / CPDOC da FGV-RJ informa a abertura de processo seletivo para a contratação de um professor horista para a disciplina

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 85 6 Referências Bibliográficas ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; SILVA, L. B. da. (org.). Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004. AQUINO, et al. Gravidez na Adolescência: A heterogeneidade

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA Página: 1 Data de Criação: 12/08/2002 Período Início: 2002/02 Horas Aula Teórica: 68 Prática: 0 ExtraClasse: 0 Carga Horária:68 Número de Créditos: 4 Sistema de Aprovação: Aprovação por Média/Freqüência

Leia mais

Epistemologia do Conhecimento em Ciências Sociais

Epistemologia do Conhecimento em Ciências Sociais Epistemologia do Conhecimento em Ciências Sociais Objetivos: Desenvolver uma concepção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico como base geral para a compreensão, entendimento

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA NUTRIÇÃO 2013 EMENTA

PROGRAMA DE DISCIPLINA NUTRIÇÃO 2013 EMENTA Faculdade Anísio Teixeira Portaria nº 552 de 22 de março de 2001 D.O.U. de 26/03/2001. Curso de Enfermagem Autorização: Portaria nº 888 de 18 de outubro de 2007 - D.O.U. de 19/10/2007 CURSO PROGRAMA DE

Leia mais

ANTROPOLOGIA NA MULTIDÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TORCIDAS ORGANIZADAS DOS CLUBES DE FUTEBOL DO RECIFE. EDUARDO ARARIPE PACHECO DE SOUZA

ANTROPOLOGIA NA MULTIDÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TORCIDAS ORGANIZADAS DOS CLUBES DE FUTEBOL DO RECIFE. EDUARDO ARARIPE PACHECO DE SOUZA 1 ANTROPOLOGIA NA MULTIDÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TORCIDAS ORGANIZADAS DOS CLUBES DE FUTEBOL DO RECIFE. EDUARDO ARARIPE PACHECO DE SOUZA Introdução O ano de 2014 será mais uma vez marcado pela realização

Leia mais

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação Curso de Formação Inicial para a Carreira de APO 2012 EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Disciplina: D 3.2 Administração Pública Brasileira Professora titular: Eduardo Granha Magalhães Gomes Período: 2 a 4 de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Disciplina: NFR 4215000 - Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem Professores Responsáveis: Dra. Francine Lima Gelbcke, Dra. Denise Elvira Pires de Pires Créditos: 3 Semestre: 2012/2

Leia mais

AMANDA COSTA DE MORAIS

AMANDA COSTA DE MORAIS O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Administração da UFMG certifica que o(a) aluno(a) AMANDA COSTA DE MORAIS participou da 7ª Discussão Temática Diversidade e inovação: cultura empreendedora

Leia mais

FERNANDO DE OLIVEIRA VIEIRA

FERNANDO DE OLIVEIRA VIEIRA DISCIPLINA PROFESSOR Objetivos Ementa Estrutura do curso e metodologia Qualificações do Instrutor UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Estruturas e Interacção Social Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Estruturas e Interacção Social Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular Estruturas e Interacção Social Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular Estruturas

Leia mais

Tópicos de antropologia urbana: sociabilidades, conflitos e mediações nas cidades

Tópicos de antropologia urbana: sociabilidades, conflitos e mediações nas cidades Tópicos de antropologia urbana: sociabilidades, conflitos e mediações nas cidades Responsáveis: Profa. Dra. Heloísa Buarque de Almeida (Supervisora) Dr. Guilhermo Aderaldo (Pós doutorando em antropologia

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Ações Inclusivas de Sucesso Belo Horizonte 24 a 28 de maio de 2004 Realização: Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Prof.Dr. Genilda D Arc Bernardes e Prof.Dra. Mirley Luciene dos Santos Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 2008

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Prof.Dr. Genilda D Arc Bernardes e Prof.Dra. Mirley Luciene dos Santos Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA PROGRAMA DE MESTRADO MULTIDISCIPLINAR EM SOCIEDADE TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Disciplina: Metodologia da Pesquisa Prof.Dr. Genilda D Arc Bernardes e Prof.Dra.

Leia mais

XIX Encontro Regional de História da ANPUH São Paulo

XIX Encontro Regional de História da ANPUH São Paulo XIX Encontro Regional de História da ANPUH São Paulo Autor: Profa Dra Sandra Leila de Paula Título do Trabalho: Análise Sociológica de Desenhos Infantis: uma nova perspectiva de análise para grupos de

Leia mais

COORDENAÇÃO: Prof. DSc Luiz Carlos S. Angrisano. 1 Período - Curso de Graduação em Engenharia de Produção

COORDENAÇÃO: Prof. DSc Luiz Carlos S. Angrisano. 1 Período - Curso de Graduação em Engenharia de Produção FACULDADE KENNEDY DE BELO HORIZONTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CALENDÁRIO DE VERIFICAÇÕES DE APRENDIZAGEM 2º semestre de 2014 COORDENAÇÃO: Prof. DSc Luiz Carlos S. Angrisano 1 Período

Leia mais

Escola Secundária Fernando Namora

Escola Secundária Fernando Namora 9ºANO Língua Portuguesa Ponto e Vírgula 9 Constança Palma e Sofia Paixão Texto Editores Inglês - nível 5 Dicionário NewWave 3 - Nível 5 Oxford Pocket (Port.-Ing. e Ing.-Port.) Edite Frias e Neil Mason

Leia mais

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. História da Administração Pública no Brasil APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. História da Administração Pública no Brasil APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Disciplina: História da Administração Pública no Brasil Professor(es): Wallace Moraes Período: 2013/2 Horário: 3 e 5 feiras,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de TIDD

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de TIDD MÓDULO II TEÓRICO AVANÇADO Disciplina: P01070 - Teorias Avançadas na Aprendizagem em Ambientes Virtuais (TAAV) /Turma TIDD01TA Módulo II Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Carga Horária: 72h Créditos: 4 Fase: 3ª

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Carga Horária: 72h Créditos: 4 Fase: 3ª UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde

FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde Epistemologia Carla Martins / Marco Antonio C. Santos / Virgínia Fontes 1º semestre 2015 3ªs feiras

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde 2015 Disciplina eletiva: Concepções de Currículo, Trabalho Docente e Educação Profissional Professores

Leia mais

one year DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Coordenação Pedro Segreto Início 05/10/2015 Término 06/2016

one year DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Coordenação Pedro Segreto Início 05/10/2015 Término 06/2016 one year DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Coordenação Pedro Segreto Início 05/10/2015 Término 06/2016 Carga horária 200 horas Idioma Português Aulas Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 + alguns sábados das

Leia mais

P L A N ODE C U R S O LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS DA NATUREZA - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DISCIPLINA ANTROPOLOGIA CAMPONESA

P L A N ODE C U R S O LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS DA NATUREZA - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DISCIPLINA ANTROPOLOGIA CAMPONESA P L A N ODE C U R S O LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS DA NATUREZA - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CÓDIGO CSC 03 CRÉDITOS 06 DISCIPLINA ANTROPOLOGIA CAMPONESA CARGA HORÁRIA TU: 50 horas TC: 30

Leia mais

SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, LISBOA, CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS DE SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, LISBOA, CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS DE SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, LISBOA, CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS DE SOCIOLOGIA ACESSO AOS TEXTOS INTEGRAIS DOS N.º 34-54 (http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_issues&pid=0873-6529&lng=pt&nrm=iso)

Leia mais

NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 16

NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 16 NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 16 2 o. Semestre de 2006 DISCIPLINA CÓDIGO / TURMA HZ942/A NOME Relações Internacionais PRÉ-REQUISITOS HZ341/ AA200 CARGA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 250.3102.3 GEOGRAFIA HUMANA E ECONÔMICA PROFESSOR (A) OBJETIVOS 1ª 02 34

Leia mais

Módulo I. DISCIPLINA Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada. DISCIPLINA Introdução aos Estudos sobre Segurança Pública

Módulo I. DISCIPLINA Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada. DISCIPLINA Introdução aos Estudos sobre Segurança Pública Módulo I Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada Ementa: Liberalismo, individualismo e cidadania na Europa Ocidental dos séculos XVII- XIX. Mecanismos de repressão e de controle da emergente

Leia mais

Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Desenvolver habilidades de

Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Desenvolver habilidades de Unidade Universitária CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso PSICOLOGIA Disciplina Psicologia do Desenvolvimento Infantil Professor(es) e DRTs Priscila Palermo Felipini 113088-8 Santuza Fernandes

Leia mais

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 2004. REALIDADE SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA BRASILEIRA O movimento de 30. O estado Novo: autoritarismo e nacionalismo. O desenvolvimento do nacionalismo, o nacional-popular e o reformismo. Intensificação do capitalismo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Carga Horária: 60 horas (4 créditos) Período Letivo: 2018/2

PLANO DE ENSINO. Carga Horária: 60 horas (4 créditos) Período Letivo: 2018/2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL 1) IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: Antropologia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE Escola Superior de Educação e Comunicação

UNIVERSIDADE DO ALGARVE Escola Superior de Educação e Comunicação UNIVERSIDADE DO ALGARVE Escola Superior de Educação e Comunicação Ano Letivo 2014-2015 Designação do Curso Mestrado em Educação Social Unidade Curricular «Racismo e Etnicidade» Área Científica Sociologia

Leia mais

Instituto de Ciências Sociais /Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Instituto de Ciências Sociais /Programa de Pós-Graduação em Sociologia Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais /Programa de Pós-Graduação em Sociologia Professora: Dra. Haydée G. C. Caruso (haydee@unb.br) DISCIPLINA: Sociologia da Violência: conflito, cidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA EMENTA DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA AMÉRICA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA EMENTA DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA AMÉRICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA EMENTA DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA AMÉRICA II DOCENTE: PROFA. DRA. KARINA KOSICKI BELLOTTI 2º semestre de 2009 Horários: 4ª feira 13h30 às 15h30;

Leia mais

Plano de Ensino 2011

Plano de Ensino 2011 Plano de Ensino 2011 Curso de Especialização em Educação Infantil Disciplina: Conhecimento Matemático na Educação Infantil I - Ementa Matemática como linguagem e análise de questões relevantes para o professor

Leia mais

Estudos Sociológicos e Mundo Rural

Estudos Sociológicos e Mundo Rural Estudos Sociológicos e Mundo Rural Objetivos: A disciplina visa proporcionar, a partir de uma revisão dos principais estudos sociológicos rurais clássicos e das mais relevantes contribuições da sociologia

Leia mais

Dissertações de Doutoramento

Dissertações de Doutoramento Revista Portuguesa de Educação, 2006, 19(1), pp. 187-198 2006, CIEd - Universidade do Minho Dissertações de Doutoramento Marlène Fernandes da Silva e Silva (2005). A Pragmática Lexicultural em Educação

Leia mais

Centro Universitário Senac Bacharelado em Design. Programa de Disciplina. Tipografia. Profa. Dra. Anna Paula Silva Gouveia

Centro Universitário Senac Bacharelado em Design. Programa de Disciplina. Tipografia. Profa. Dra. Anna Paula Silva Gouveia Centro Universitário Senac Bacharelado em Design Programa de Disciplina Tipografia Profa. Dra. Anna Paula Silva Gouveia Ementa A história da tipografia sob uma perspectiva ampla, que vai desde a concepção

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de São Paulo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES MESTRADO/DOUTORADO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de São Paulo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES MESTRADO/DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES MESTRADO/DOUTORADO PLANO DE ENSINO - 2014 DISCIPLINA: Relações entre Arte e Design na Contemporaneidade: diálogos, hibridismos e conflitos. PROFESSOR RESPONSÁVEL : Mônica

Leia mais

Resultado Análise de Documentação e Curriculo - Pronatec - IFRJ - Campus Belford Roxo. Curso: Assistente de Produção Cultural

Resultado Análise de Documentação e Curriculo - Pronatec - IFRJ - Campus Belford Roxo. Curso: Assistente de Produção Cultural Resultado Análise de Documentação e Curriculo - Pronatec - IFRJ - Campus Belford Roxo Curso: Assistente de Produção Cultural Disciplina: Leitura e Produção de Texto / Comunicação Oral e Escrita Jamille

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO E DOUTORADO (Resolução nº 102/2011-CI/CCH e Resolução nº 083/2013-CI/CCH)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO E DOUTORADO (Resolução nº 102/2011-CI/CCH e Resolução nº 083/2013-CI/CCH) EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO E DOUTORADO (Resolução nº 102/2011-CI/CCH e Resolução nº 083/2013-CI/CCH) A constituição do texto oral Estudo da constituição do

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: Pedagogia das Competências Professores: Profª. Drª. Marise Ramos e Prof a. Drª

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Francisco Beltrão PLANO DE ENSINO. Resolução 68/07 COEPP

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Francisco Beltrão PLANO DE ENSINO. Resolução 68/07 COEPP Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Francisco Beltrão PLANO DE ENSINO CURSO Tecnologia em Alimentos MATRIZ 01 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 68/07 COEPP DISCIPLINA/UNIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL Curso: ANT0001 - TEORIA ANTROPOLÓGICA CLÁSSICA Professor: Carlos

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade Universidade Estadual do Ceará UECE PROGRAMA DE DISCIPLINA 2012.

Governo do Estado do Ceará Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade Universidade Estadual do Ceará UECE PROGRAMA DE DISCIPLINA 2012. Governo do Estado do Ceará Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade Universidade Estadual do Ceará UECE Formação da Sociedade Brasileira 2012.2 PROGRAMA DE DISCIPLINA 2012.2 Professor: Francisco

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 14.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 14. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:28:31 Curso : COMUNICAÇÃO

Leia mais

IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar Apresentação

IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar Apresentação IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar Olhares e diálogos sociológicos sobre as mudanças no Brasil e na América Latina 26 a 28 de agosto de 2013 UFSCar - São Carlos/São Paulo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA PPGDIR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA PPGDIR Disciplina: LINGUAGEM, DISCURSO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA. Regente: Profa. Dra. Mônica da Silva Cruz Carga horária: 60h Número de créditos: 04 Semestre letivo: 2013.2 1. EMENTA Bases epistemológicas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE DISCIPLINA Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Disciplina: PRI 5017 Política Externa Brasileira FLS 5903 Temas

Leia mais

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica.

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica III Professor(es) e DRTs Lucia Cunha Lee 112688-6 Santuza Fernandes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: FONÉTICA E FONOLOGIA TURMAS D e E PROFESSOR RESPONSÁVEL: ISRAEL ELIAS TRINDADE CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 64 CARGA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓSGRADUACAO EM FILOSOFIA/PPGFIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓSGRADUACAO EM FILOSOFIA/PPGFIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓSGRADUACAO EM FILOSOFIA/PPGFIL DISCIPLINA OPTATIVA 2 SEMESTRE 2014 TEMA: GENEALOGIA, SUBJETIVIDADE

Leia mais

PLANO DE CURSO. Curso: Mestrado em Direitos Humanos Ano: 2013 Semestre: 2º

PLANO DE CURSO. Curso: Mestrado em Direitos Humanos Ano: 2013 Semestre: 2º PLANO DE CURSO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Unidade: NDH Humanos (Mestrado) Disciplina: Gênero e Sexualidade: (Des)Construir conceitos e Código: Núcleo:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina Código Denominação Carga horária AT 1 AP 2 APS. Ementa (constante no PPP vigente)

PLANO DE ENSINO. Disciplina Código Denominação Carga horária AT 1 AP 2 APS. Ementa (constante no PPP vigente) PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2009 ANO DO CURSO: 3º Curso: Ciências Econômicas - Modalidade: Bacharelado - Turno: Noturno Centro: Ciências Sociais Aplicadas Campus: Cascavel Disciplina Código Denominação

Leia mais

Telejornalismo na Amazônia: Livro-reportagem Perfil de Veículos e Profissionais 1

Telejornalismo na Amazônia: Livro-reportagem Perfil de Veículos e Profissionais 1 Telejornalismo na Amazônia: Livro-reportagem Perfil de Veículos e Profissionais 1 Izinha de MELO 2 Larissa Cezar de Souza CAVALCANTE 3 Pâmela Eurídice da Silva Beleza BALTAZAR 4 Lucas Vítor Alves Rodrigues

Leia mais

Juventude e escolarização: propostas para práticas pedagógicas

Juventude e escolarização: propostas para práticas pedagógicas Blucher Social Sciences Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 Juventude e escolarização: propostas para práticas pedagógicas Mariana Cunha Bhering 1 Resumo A pesquisa terá como foco o estudo

Leia mais

FAETEC 2014.1 - Edital de Vagas Remanescentes. 2a Reclassificação

FAETEC 2014.1 - Edital de Vagas Remanescentes. 2a Reclassificação Seleção: Ensino Técnico de Nível Médio na forma articulada: integrada Unidade Escolar: ETE Adolpho Bloch Curso: Hospedagem Turno: Diurno 15 16 17 18 19 20 21 39430 40423 40708 42151 42191 42949 43655 2522302

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO TÓPICOS DE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Nível: Mestrado Área de concentração: Educação Linha de Pesquisa: Cultura e Processos Educativos Disciplina: Eletiva Código: 290029

Leia mais

LINHA DE PESQUISA URBANISMO MODERNO E CONTEMPORÂNEO: REPRESENTAÇÃO E INTERVENÇÃO

LINHA DE PESQUISA URBANISMO MODERNO E CONTEMPORÂNEO: REPRESENTAÇÃO E INTERVENÇÃO LINHA DE PESQUISA URBANISMO MODERNO E CONTEMPORÂNEO: REPRESENTAÇÃO E INTERVENÇÃO GRUPO DE PESQUISA: REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, PROJETOS URBANOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: MEGACIDADES, INDICADORES E

Leia mais

XIV Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada: Belo Horizonte: os desafios da metrópole

XIV Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada: Belo Horizonte: os desafios da metrópole Período de realização De 3 a 6 de maio de 2016. XIV Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada: Belo Horizonte: os desafios da metrópole Atividades Conferência, Mesas Redondas e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Os Sujeitos e a Prática Pedagógica em EJA - JP0024 PROFESSOR: Ms. Everton Fêrrêr I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60 h Carga Horária Prática: 15 h II EMENTA

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Sociologia VI: Sociologia CARGA HORÁRIA 72 horas Urbana CURSO Sociologia e política SEMESTRE 6º

Leia mais

ALUNOS JUBILADOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

ALUNOS JUBILADOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ALUNOS JUBILADOS MATRICULA NOME DO ALUNO Deixou de se matricular XX Semestres/Situação Extrapolou 20130210038 Alcires Franco da Silva Junior 2º-2013 /1º e 2º - 2014 =3 Semestres

Leia mais

DISCIPLINAS EM OFERTA Para ingressantes de 2013 a 2016 1º Semestre de 2016 - NOTURNO

DISCIPLINAS EM OFERTA Para ingressantes de 2013 a 2016 1º Semestre de 2016 - NOTURNO Para ingressantes de 2013 a 2016 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Desenvolvimento Pessoal e Profissional 36,00 Andréa Bier Serafim Dinâmica Das Ideias Sociais 36,00 Douglas Ochiai Padilha Empreendedorismo

Leia mais

ANCHIETA. JOSÉ DE. AULEUM - A QUARTA PAREDE. SÃO PAULO: ABOOKS, 2002. ARAÚJO, JOSÉ SÁVIO OLIVEIRA DE. TEATRO E EDUCAÇÃO A VISÃO DE ÁREA A PARTIR DE

ANCHIETA. JOSÉ DE. AULEUM - A QUARTA PAREDE. SÃO PAULO: ABOOKS, 2002. ARAÚJO, JOSÉ SÁVIO OLIVEIRA DE. TEATRO E EDUCAÇÃO A VISÃO DE ÁREA A PARTIR DE 5 Referências Bibliográficas 85 ANCHIETA. JOSÉ DE. AULEUM - A QUARTA PAREDE. SÃO PAULO: ABOOKS, 2002. ARAÚJO, JOSÉ SÁVIO OLIVEIRA DE. TEATRO E EDUCAÇÃO A VISÃO DE ÁREA A PARTIR DE PRÁTICAS DE ENSINO. DISSERTAÇÃO

Leia mais

ADVENTURE. Agência de Turismo. Consultado em 12 de junho de 2006. www.rioadventures.com.

ADVENTURE. Agência de Turismo. Consultado em 12 de junho de 2006. www.rioadventures.com. 6 Bibliografia ADVENTURE. Agência de Turismo. Consultado em 12 de junho de 2006. www.rioadventures.com. ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo; posfácio de Celso Lafer. 5. ed. Rio

Leia mais

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo.

O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo. Equivalências das disciplinas obrigatórias do currículo antigo do curso de Social (cinema, jornalismo e publicidade) vinculadas ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia. O aluno que estiver com disciplina

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS PARA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL (detalhamento dos conteúdos a serem cobrados em prova)

GUIA DE ESTUDOS PARA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL (detalhamento dos conteúdos a serem cobrados em prova) 1 GUIA DE ESTUDOS PARA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL (detalhamento dos conteúdos a serem cobrados em prova) TITULAR DAS GERÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DE HEMOCENTROS REGIONAIS E CHEFE DE SETOR ADMINISTRATIVO DE

Leia mais