estava a 110 Km da costa

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "estava a 110 Km da costa"

Transcrição

1 Esquadrão Falcão resgata tripulante de navio que estava a 110 Km da costa Militares do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), operando um helicóptero H-36 Caracal (H225M), realizaram, na segunda-feira (28/12), o resgate de um tripulante do cruzeiro Sevens Seas Mariner, com indícios de forte infecção intestinal.

2 O navio estava a 110 quilômetros da costa de São Luis (MA). O funcionário de origem filipina, sofria dores intensas abdominais e no peito, vômitos e estava impossibilitado de caminhar. A embarcação acionou o Sistema de Busca e Salvamento Brasileiro para realizar a evacuação aeromédica. O helicóptero decolou da Base Aérea de Belém (BABE) às 8h e retirou o paciente do navio por volta de 11h30min. Chegando ao local, os homens de resgate desceram por cabo de aço até o convés para abordarem a vítima, enquanto a aeronave aguardava em voo próximo à embarcação. Um dos pilotos, Capitão Izan Ribeiro de Alencar, conta que a operação exigiu muito cuidado da tripulação. Havia muita turbulência, e o equipamento da aeronave mostrava vento de aproximadamente 40 km/h, o que dificultou o resgate, afirma. Segundo um dos membros da agência ISS Marine, o resgate aéreo foi primordial para o salvamento da vida da vítima. Ele, que está acompanhando o filipino em uma clínica de São Luis, conta que o paciente deve receber alta ainda nesta terça-feira (29/12) e, nos próximos dias, seguir para Manila, capital filipina, para se recuperar. Esta foi a segunda vez nesse mês que o Esquadrão Falcão resgatou vítima em alto-mar. FONTE e FOTOS: FAB

3 Helibras encerra 2015 com a entrega de três novos H225M Entre as três aeronaves estão as primeiras unidades Operacionais da FAB e do Exército A Helibras entregou na última semana três helicópteros H225M às Forças Armadas, sendo dois para o Exército e um para a FAB. Com essas unidades, a Helibras encerra 2015 com sete helicópteros H225M entregues no ano. As três aeronaves entregues são as primeiras nas respectivas configurações Operacionais para a Aeronáutica e para o Exército. Além dos sistemas já presentes nas aeronaves anteriormente recebidas pelas Forças Armadas, os novos helicópteros possuem equipamentos especiais que permitirão

4 maior segurança às Forças brasileiras na realização de missões de busca e salvamento em território hostil (C-SAR), como o sistema de contramedidas eletrônicas, integrado ao H225M por profissionais brasileiros e testado em voo no país, pelos pilotos da Helibras e da FAB. A configuração Operacional da Força Aérea Brasileira apresenta ainda algumas particularidades que aumentam seu raio de ação, como um tanque adicional e a presença do sistema de reabastecimento em voo (REVO). O REVO permite que a aeronave seja abastecida por um avião durante uma missão, sem a necessidade de pousar ou interromper a atividade. A previsão é de que o sistema seja empregado em uma campanha em voo a ser realizada em 2016, em mais uma colaboração entre a Helibras, a Airbus Helicopters e a Força Aérea Brasileira. A entrega das versões operacionais é um grande passo para a Helibras. Essa etapa do programa envolvia um desafio para a nossa engenharia, que era integrar no país sistemas complexos,

5 como o sistema de reabastecimento em voo, atualmente disponível somente em três outros países. Acredito que o resultado alcançado qualifica ainda mais a empresa e comprova nossa capacidade tecnológica e de inovação diz Richard Marelli, presidente da Helibras. Como os demais H225M brasileiros, essas novas aeronaves também poderão ser operadas com óculos de visão noturna. Para a familiarização das atividades a noite com esse dispositivo os pilotos realizarão treinamentos no Full Flight Simulator instalado no Centro de Treinamento e Simuladores da Helibras, no RJ. Com essa entrega, as três Forças Armadas passam a contar com 22 aeronaves disponíveis do total das 50 unidades do contrato. Os 28 helicópteros restantes serão entregues até 2022, quando a Força Aérea contará com 9 aeronaves em configuração Operacional-FAB e o Exército terá todos os seus 16 helicópteros em versão Operacional-EB, após uma etapa de retrofit nos H225M já entregues.

6 FAB recebe helicóptero capaz de reabastecer em voo e com sistema de autodefesa Primeira unidade do H-36 Caracal operacional já está com o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o processo de recebimento da primeira unidade do helicóptero H-36 Caracal na versão operacional. A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolveu a Marinha, Exército e Aeronáutica na compra de 50 helicópteros. O contrato prevê a montagem de unidades no Brasil através da Helibras, cuja fábrica fica em Itajubá (MG). Com essa última remessa de 2015, que, além da aeronave da FAB, também entregou duas unidades operacionais ao Exército

7 Brasileiro, o projeto já equipou as Forças Armadas com 22 helicópteros. A versão operacional da FAB, que já está sendo operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), em Belém (PA), traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas no Brasil e ainda pouco comum inclusive no cenário mundial: o H-36 possui sistema de reabastecimento em voo. Isso vai permitir uma maior capacidade de atuação da aeronave, pois sua operacionalidade fica, agora, restrita à fadiga da tripulação. Para tornar possível esse tipo de manobra, o cargueiro KC-130 já está sendo adaptado para funcionar como reabastecedor de helicóptero e realizou seu primeiro voo em fevereiro deste ano. A nova unidade do Caracal também está equipada com um moderno sistema de autodefesa, o EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis teleguiados e acionar chaff e flare dispositivos que enganam o sistema do armamento e protegem a tripulação.

8 FONTE e FOTOS: FAB FAB recebe hoje H225M operacional primeiro Por Guilherme Wiltgen A Força Aérea Brasileira (FAB) recebe hoje na fábrica da Helibras, em Itajubá, o primeiro H225M da versão operacional, dotada de sonda de reabastecimento em voo. Do total de aeronaves H225M (ex-ec725) destinadas à FAB, dentro do programa H-XBR, oito serão da versão operacional, que são semelhantes as aeronaves utilizadas pelas Forças Armadas francesas em missões de operações especiais e C-SAR.

9 Os novos helicópteros da FAB serão dotados de modernos sensores integrados de auto-defesa (IDAS Integrated Defensive Aids Suite), como RWR (Radar Warning Receiver), LWS (Laser Warning Systems), MAWS (Missile Approach Warning Systems), que proverão capacidade de detectar radares e mísseis inimigos, aumentando a capacidade de sobrevivência da aeronave, além de possuir lançadores de Chaff e Flare. Esta versão ainda conta com imageador térmico (FLIR) com câmera IR e detector a laser para rastrear alvos, além de equipamento para gravação de vídeo e voz. O H-36 ainda possui full glass cockpit compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna NVG), proteção balística (blindagem) reforçada, guincho (hoist) duplo, gancho (cargo hook) e capacidade de instalar duas metralhadoras de 7.62mm de cada lado para auto-proteção.

10 Com o início das operações do H-36 Caracal, a FAB vai inaugurar um novo conceito de utilização de helicópteros nos modernos campos de batalha, inédito na América Latina, e se colocando no mesmo patamar das principais Forças Aéreas do mundo no que diz respeito a utilização do helicóptero em combate.

11 Esta versão do H-36 Caracal será a primeira aeronave de asasrotativas da América Latina a possuir uma sonda de reabastecimento em voo, que possibilitará realizar REVO com os atuais KC-130 Hércules e, futuramente, com o KC-390. FAB receberá versão operacional do H-36 Caracal ainda em 2015 Novo helicóptero terá sistema de autodefesa e poderá ser reabastecido no ar

12 A Força Aérea Brasileira (FAB) irá receber seu primeiro helicóptero H-36 Caracal da versão operacional ainda em A entrega foi garantida na quinta-feira (03/12) com a assinatura de um termo aditivo ao contrato de aquisição de helicópteros de médio porte com o consórcio Airbus Helicopters/Helibras. Ao todo, o contrato prevê a entrega de 50 unidades para as três Forças Armadas. O H-36 da versão operacional será o primeiro helicóptero da América Latina com sonda para ser reabastecido em pleno ar. A capacidade, hoje disponível no Brasil apenas para aviões de caça, possibilitará ampliar o raio de ação para missões, como o resgate de pessoas no mar.

13 De acordo com o gerente do projeto na Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate (COPAC), Coronel Valter Borges Malta, as unidades da versão básica, já utilizadas pela Forças Armadas, têm tido uma operação avaliada de forma positiva. Atende aos pré-requisitos elaborados pelos Estados-Maiores das três Forças, explicou. Já o presidente da Helibras, Eduardo Marson, ressaltou a importância para o País. A assinatura desse termo é uma vitória tanto para nós, que temos como objetivo maior o desenvolvimento das nossas capacidades, da cadeia de fornecedores no país e da indústria aeronáutica, como também para as Forças Armadas, afirmou. Os helicópteros são montados na sede da empresa, em Itajubá (MG). Hoje, já há 19 unidades em serviço no Brasil: 7 na Marinha, 5 no Exército, 5 na FAB e 2 para a Presidência da República. Os 31 helicópteros restantes serão entregues até Ainda em 2015, além da unidade operacional para a FAB, outras duas serão entregues para o Exército. Além da sonda para reabastecimento em voo, a versão operacional da FAB conta com sensores, como o Radar Warning Receiver (RWR), Laser Warning System (LWS) e Missile Approach Warning System (MAWS), capazes de detectar a presença de radares e de mísseis inimigos. Também fazem parte do pacote sistemas de contramedidas eletrônicas, comunicação criptografada, câmera infravermelha, entre outros equipamentos.

14 Fonte: Agência Força Aérea Oficinas da Helibras recebem certificação internacional para manutenção no H225 Componentes reparados no Brasil poderão atender frota do modelo no exterior As oficinas da Helibras, responsáveis pela revisão e reparo de Conjuntos Dinâmicos, Pás e demais manutenções nos helicópteros da marca, receberam a Certificação da autoridade aeronáutica canadense (Transport Canada Civil Aviation TCCA) validando

15 todas as atividades de manutenção já certificadas pela ANAC. Com essa certificação do TCCA, componentes e peças dos helicópteros de clientes canadenses, poderão ser revisados pela Helibras no Brasil, reduzindo os custos e os tempos dos serviços. O objetivo é fornecer suporte especialmente aos clientes internacionais do segmento Oil & Gas que operam os H225 no país, com benefícios como proximidade, preços em reais, técnicos treinados na Europa, eliminação das etapas de exportação/importação e a utilização do único banco de prova para a caixa de transmissão principal do H225 e H225M nas Américas, instalado em Itajubá (MG). Além disso, o operador poderá utilizar estes componentes em qualquer aeronave de sua frota sem a necessidade de uma recertificação. Neste momento de dificuldades econômicas pelo qual o mercado atravessa, é prioritário desenvolvermos soluções que melhorem nossa produtividade e competitividade refletindo em benefícios aos nossos clientes. Esta certificação é o resultado de um trabalho intenso junto a autoridade canadense e brasileira representando mais um diferencial no atendimento aos nossos

16 clientes. Com isso poderemos ampliar as atividades dos centros de manutenção da Helibras, oferecendo serviços para os clientes de forma global., diz Antonio Amaral, gerente de Centros de Serviços da Helibras. A Helibras também já iniciou o processo de certificação junto à EASA (órgão aeronáutico europeu) para atendimento a outros clientes internacionais que tenham helicópteros operando no Brasil.

EASA certifica o reprojetado eixo de engrenagem do EC225

EASA certifica o reprojetado eixo de engrenagem do EC225 EASA certifica o reprojetado eixo de engrenagem do EC225 O eixo de engrenagens cônicas verticais, que foi reprojetado pela Airbus Helicopters para as aeronaves EC225, foi certificado pela European Aviation

Leia mais

Em voo com 10 helicópteros, Esquadrão Poti forma novos líderes de esquadrão

Em voo com 10 helicópteros, Esquadrão Poti forma novos líderes de esquadrão Em voo com 10 helicópteros, Esquadrão Poti forma novos líderes de esquadrão Com a formação, os pilotos estão aptos a comandar um voo conjunto entre 8 e 16 helicópteros O Esquadrão Poti (2º/8º GAV), sediado

Leia mais

FORÇA AÉREA BRASILEIRA. Brig Ar Maurício Ribeiro GONÇALVES

FORÇA AÉREA BRASILEIRA. Brig Ar Maurício Ribeiro GONÇALVES FORÇA AÉREA BRASILEIRA Brig Ar Maurício Ribeiro GONÇALVES Objetivo Roteiro Roteiro END / PEMAER Estratégia Nacional de Defesa Plano Estratégico Militar da Aeronáutica 2010-2031 END / PEMAER Os projetos

Leia mais

Primeira edição do Helidesign

Primeira edição do Helidesign 02 EDITORIAL NOVOS DESAFIOS NO MERCADO DE DEFESA Eduardo Marson, presidente da Helibras A Helibras completa, durante a LAAD 2015, 37 anos de presença e história no Brasil. Um período marcado por grandes

Leia mais

Novos pilotos de helicóptero iniciam instrução de voo em Natal

Novos pilotos de helicóptero iniciam instrução de voo em Natal Novos pilotos de helicóptero iniciam instrução de voo em Natal O Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) iniciou nesta segunda-feira (31/03) na Base Aérea de Natal (BANT) a instrução aérea para os 20 estagiários

Leia mais

H225M: Posição oficial das Forças Armadas Brasileiras

H225M: Posição oficial das Forças Armadas Brasileiras H225M: Posição oficial das Forças Armadas Brasileiras Por Guilherme Wiltgen Devido ao acidente com a a aeronave H225, que caiu perto de Turøy, na Noruega, em 29 de abril deste ano, a Autoridade de Aviação

Leia mais

A Guerra Eletrônica no Mundo

A Guerra Eletrônica no Mundo O ENSINO DE GUERRA ELETRÔNICA NO CIGE Perspectivas para o futuro Pedro Eduardo de Sousa Dias, Cap Com Ch Sec Psq do CIS Flávio Oliveira da Silva Netto, Cap Com Instr CIGE A Guerra Eletrônica no Mundo Nos

Leia mais

AVANÇOS NO SUPORTE AO CLIENTE

AVANÇOS NO SUPORTE AO CLIENTE 02 EDITORIAL AVANÇOS NO SUPORTE AO CLIENTE Eduardo Marson, presidente da Helibras Para garantir o bom funcionamento dos produtos e manter a relação de confiança com o operador, a Helibras vem realizando

Leia mais

Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros

Panorama da transferência de tecnologia - ToT Apresentação para os Parlamentares Brasileiros Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros 1 O Caminho para a Independência Tecnológica (I) : uma parceria estratégica completa entre o Brasil e a França

Leia mais

CIAAN completa 61 anos

CIAAN completa 61 anos CIAAN completa 61 anos Por Guilherme Wiltgen Com o surgimento da nova Aviação Naval, na década de 50, seria necessário criar um curso para a formação de Aviadores Navais, para que pilotassem as aeronaves

Leia mais

Forças Armadas em Missões de Paz

Forças Armadas em Missões de Paz Forças Armadas em Missões de Paz Emprego em Ações de Reforço aos Órgãos de Segurança Pública, Utilidade como Treinamento e Legitimidade na Sociedade Brasileira Novembro 2011 Missão Humanitária Enchentes

Leia mais

Embraer KC-390. Marcos Galvão Leite das Chagas

Embraer KC-390. Marcos Galvão Leite das Chagas Embraer KC-390 Marcos Galvão Leite das Chagas Introdução O Embraer KC-390 é um projeto de aeronave para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo que estabelece um novo padrão para o transporte

Leia mais

GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil

GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil Por Roberto Caiafa Na última quinta feira, 30 de outubro, a GE Celma, subsidiária da GE Aviation baseada em Petrópolis (RJ),

Leia mais

Entrevista com o CC Dos Anjos, Comandante do Esquadrão HU-4

Entrevista com o CC Dos Anjos, Comandante do Esquadrão HU-4 Entrevista com o CC Dos Anjos, Comandante do Esquadrão HU-4 O Capitão-de-Corveta Alexsander Moreira dos Anjos é natural da cidade do Rio de Janeiro e ingressou na Marinha do Brasil em 1995, através do

Leia mais

tecnologia engenharia aeronáutica y

tecnologia engenharia aeronáutica y tecnologia engenharia aeronáutica y Ilustração mostra uma futura aptidão do novo KC-390: reabastecer aviões militares em pleno voo 62 z novembro DE 2014 Projeto global Embraer desenvolve novo avião militar

Leia mais

Entrevista com o Comandante do NDM 'Bahia' (G 40)

Entrevista com o Comandante do NDM 'Bahia' (G 40) Entrevista com o Comandante do NDM 'Bahia' (G 40) Luiz Padilha, editor do Defesa Aérea & Naval com o CMG Luis Felipe Monteiro Serrão O Capitão-de-Mar-e- Guerra Luis Felipe Monteiro Serrão, é o comandante

Leia mais

EC135 A SERVIÇO DA RECEITA FEDERAL

EC135 A SERVIÇO DA RECEITA FEDERAL Distribuição gratuita EC135 A SERVIÇO DA RECEITA FEDERAL MARCA NOVA LOGOMARCA TRAZ HELICÓPTERO COMO SÍMBOLO GRÁFICO PÓS-VENDA INVESTIMENTOS EM SUPORTE E SERVIÇOS MARCA 2014 MODERNIZAÇÃO EXÉRCITO RECEBE

Leia mais

FAB tem novas UTI aéreas na Amazônia

FAB tem novas UTI aéreas na Amazônia FAB tem novas UTI aéreas na Amazônia A Força Aérea Brasileira aumentou no início de 2015 a sua capacidade de realizar missões humanitárias na região Amazônica. O Primeiro e o Sétimo Esquadrões de Transporte

Leia mais

SIMBAD RC passa por testes finais antes das primeiras entregas

SIMBAD RC passa por testes finais antes das primeiras entregas SIMBAD RC passa por testes finais antes das primeiras entregas A MBDA concluiu com êxito dois disparos seguidos de Mistral usando um posto de tiro SIMBAD-RC. Estes testes representam a última etapa técnica

Leia mais

Drone AIR6 Aplicações na Área Pública

Drone AIR6 Aplicações na Área Pública Drone AIR6 Aplicações na Área Pública A mais conceituada fabricante de drones para uso profissional. Os drones da AIRBORNE ROBOTICS são fabricados na Áustria e oferecem voos automatizados para diversas

Leia mais

Secretário-geral do MD participa de abertura de feira de segurança

Secretário-geral do MD participa de abertura de feira de segurança Secretário-geral do MD participa de abertura de feira de segurança Por Ascom O secretário-geral do Ministério da Defesa (MD), general Joaquim Silva e Luna, participou hoje da abertura da LAAD Security

Leia mais

I.1 RESPONSÁVEL PELAS OPERAÇÕES NO MAR

I.1 RESPONSÁVEL PELAS OPERAÇÕES NO MAR 1 / 9 I CONSIDERAÇÕES INICIAIS O Responsável do Grupo de deve ser realizado preferencialmente a partir de aeronaves, onde é possível uma melhor visualização do cenário e das características da mancha de

Leia mais

Insegurança em alto-mar

Insegurança em alto-mar Insegurança em alto-mar Falha em plataforma da Petrobras na Bacia de Campos expõe problemas de manutenção nos equipamentos da empresa A Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Marinha interditaram ontem

Leia mais

Guerra Eletrônica: Quo Vadis? Banco de Dados Corporativos Base para GE Análise Operacional Missile Approach Warning Systems.

Guerra Eletrônica: Quo Vadis? Banco de Dados Corporativos Base para GE Análise Operacional Missile Approach Warning Systems. Revista do Comando-Geral do Ar Nº 01 - Janeiro 2000 Guerra Eletrônica: Quo Vadis? Banco de Dados Corporativos Base para GE Análise Operacional Missile Approach Warning Systems MAWS Uma Nova Tendência em

Leia mais

Muito além do produto

Muito além do produto 02 EDITORIAL Muito além do produto O atendimento pós-venda de uma empresa é um de seus principais pilares de sustentação. Ainda mais quando o produto é uma máquina de elevada tecnologia que requer, obrigatoriamente,

Leia mais

Índice. Classificação. Mais leve do que o ar. Curso n 4 Aeronaves

Índice. Classificação. Mais leve do que o ar. Curso n 4 Aeronaves Curso n 4 Aeronaves Aeronaves são quaisquer máquinas capazes de sustentar vôo, e a grande maioria deles também são capazes de alçar vôo por meios próprios. Índice 1 Classificação o Mais leve do que o ar

Leia mais

Balão fez Airbus perder sensor no RJ como em queda do AF447

Balão fez Airbus perder sensor no RJ como em queda do AF447 Balão fez Airbus perder sensor no RJ como em queda do AF447 Avião da TAM com 95 passageiros ficou sem dados em 2011, após decolar. Companhia respondeu que melhorou treinamento de pilotos, diz relatório

Leia mais

"Smart Hunt 2015" - Submarino versus Escolta

Smart Hunt 2015 - Submarino versus Escolta "Smart Hunt 2015" - Submarino versus Escolta Exercício Smart Hunt 2015 - Montagem: Benjamin Beck Sob a liderança do comandante do submarino U-33, capitão de fragata Jens Grimm, começou no último dia 16

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SP CEP: 12236-660 www.unianhanguera.edu.br ADMINISTRAÇÃO Colaborativa Disciplina: DPP Prof º. Tutor Presencial Trabalho, emprego e empregabilidade Área de atuação pesquisada 1. Engenheiro Petroquímico

Leia mais

Iveco para montagem de pesados e blindados

Iveco para montagem de pesados e blindados Iveco para montagem de pesados e blindados Por Eduardo Laguna A Iveco se juntou ao grupo de montadoras que estão dando férias coletivas neste mês devido à forte queda das vendas de veículos. A partir de

Leia mais

O MQ-8C está pronto para voar

O MQ-8C está pronto para voar O MQ-8C está pronto para voar O Fire Scout provou-se em numerosos desdobramentos operacionais, apoiando tropas no Afeganistão, demonstrando durante testes capacidade de mobilização rápida de armamento

Leia mais

Exército já se prepara contra guerra química na Olimpíada

Exército já se prepara contra guerra química na Olimpíada Exército já se prepara contra guerra química na Olimpíada Por Francisco Edson Alves Equipamento monitora e identifica substâncias perigosas a quilômetros, por controle remoto Preparando-se para um desafio

Leia mais

Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi

Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi Cinco novos submarinos, que estão sendo construídos na costa fluminense, deverão ser entregues até 2023, segundo a Marinha brasileira Proteger

Leia mais

PROVA OBJETIVA. 8 A CLAC é um organismo internacional subordinado à OACI. 9 As recomendações e resoluções estabelecidas pela CLAC são

PROVA OBJETIVA. 8 A CLAC é um organismo internacional subordinado à OACI. 9 As recomendações e resoluções estabelecidas pela CLAC são De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o

Leia mais

DSB Ponte Tática de Apoio. Liderança Mundial em Pontes Táticas Militares DSB. Ponte Tática de Apoio

DSB Ponte Tática de Apoio. Liderança Mundial em Pontes Táticas Militares DSB. Ponte Tática de Apoio DSB Ponte Tática de Apoio Liderança Mundial em Pontes Táticas Militares DSB Ponte Tática de Apoio DSB Ponte Tática de Apoio A DSB (Ponte Tática de Apoio) representa a nova geração das pontes táticas militares.

Leia mais

BHS inaugura novo hangar em Cabo Frio

BHS inaugura novo hangar em Cabo Frio BHS inaugura novo hangar em Cabo Frio Nova instalação representa um investimento de R$ 40 milhões em base de grande importância estratégica. A simplificação da operação oferece suporte aos clientes na

Leia mais

Armada espanhola começa a pensar no F-35B como alternativa ao Harrier

Armada espanhola começa a pensar no F-35B como alternativa ao Harrier Armada espanhola começa a pensar no F-35B como alternativa ao Harrier Com relação a este assunto, o Almirante Jefe de Estado Mayor de la Armada (Ajema) tem sido claro, a aeronave de asa-fixa da Armada

Leia mais

A aviação policial com helicópteros no mundo e no Brasil

A aviação policial com helicópteros no mundo e no Brasil A aviação policial com helicópteros no mundo e no Brasil Em 1493 Leonardo Da Vinci rascunhou o que seria o primeiro helicóptero da humanidade, batizado Airscrew. Devido às inúmeras dificuldades apresentadas

Leia mais

GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil

GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil GE Aviation e o Gripen NG - Manutenção do motor F-414 poderá ser feita no Brasil Por Roberto Caiafa Na última quinta feira, 30 de outubro, a GE Celma, subsidiária da GE Aviation baseada em Petrópolis (RJ),

Leia mais

PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL

PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL MISSÃO, VISÃO e PRINCÍPIOS 2 MISSÃO Oferecer soluções personalizadas em aviação com segurança, agilidade e qualidade. VISÃO Ser reconhecida como uma

Leia mais

45 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO EMB 100 BANDEIRANTE. Semana da Asa 2013

45 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO EMB 100 BANDEIRANTE. Semana da Asa 2013 45 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO EMB 100 BANDEIRANTE Semana da Asa 2013 A Semana da Asa e o Bandeirante A Semana da Asa foi Idealizada pelo aviador Godofredo Vidal em 1935 e viabilizada pela Comissão de Turismo

Leia mais

Marinha do Brasil e Polícia Federal apreendem contrabando no Paraná

Marinha do Brasil e Polícia Federal apreendem contrabando no Paraná Marinha do Brasil e Polícia Federal apreendem contrabando no Paraná Nesta segunda-feira (27 de julho), uma ação conjunta da Marinha do Brasil e Polícia Federal realizou a apreensão de contrabando e duas

Leia mais

A ATIVIDADE AÉREA E O USO DE SIMULADOR DE VÔO. Janaína Silveira de Melo¹, Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci²

A ATIVIDADE AÉREA E O USO DE SIMULADOR DE VÔO. Janaína Silveira de Melo¹, Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci² A ATIVIDADE AÉREA E O USO DE SIMULADOR DE VÔO Janaína Silveira de Melo¹, Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci² 1 Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional - Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento

Leia mais

Modernização dos A-4 da Marinha do Brasil

Modernização dos A-4 da Marinha do Brasil Modernização dos A-4 da Marinha do Brasil JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Bacharel em Ciências Econômicas UPIS DF, Pós-Graduado em Auditoria Pública Faculdade Projeção DF daniell.filho@gmail.com Introdução A

Leia mais

FAB quer ceder terreno em São Paulo para receber acervo do Museu da TAM

FAB quer ceder terreno em São Paulo para receber acervo do Museu da TAM FAB quer ceder terreno em São Paulo para receber acervo do Museu da TAM Aeronáutica quer doar área próxima ao pavilhão de exposições do Anhembi. Objetivo é abrir fundação que receba também antiguidades

Leia mais

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

C-130 com sistema MAFFS - FOTOS

C-130 com sistema MAFFS - FOTOS C-130 com sistema MAFFS - FOTOS Durante dois dias um C-130 do 1º/1º GTT, realizou na Base Aérea dos Afonsos, treinamento de MAFFS. O DAN, por ocasião do exercício estava próximo e conseguiu algumas fotos

Leia mais

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 133 EMENDA nº 00

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 133 EMENDA nº 00 REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 133 EMENDA nº 00 Título: OPERAÇÃO DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS COM CARGAS EXTERNAS Aprovação: Resolução ANAC nº 174, de 9 de novembro de 2010, publicada

Leia mais

MJ DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO DE AVIAÇÃO OPERACIONAL

MJ DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO DE AVIAÇÃO OPERACIONAL MJ DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO DE AVIAÇÃO OPERACIONAL Ata de Audiência Pública nº 02/2012 COAD/DLOG/DPF - 18de outubro de 2012 Processo de Aquisição de Sistema de Missão

Leia mais

Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'!

Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'! Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'! Novo caça stealth é carne morta em um combate aéreo! Por David Axe Um piloto de teste tem más notícias sobre o F-35 Joint

Leia mais

Ministério dos Transportes

Ministério dos Transportes Ministério dos Transportes Instituto Nacional de Aviação Civil INAVIC Normativo Técnico15 Limites dos Tempos de Serviço do Pessoal Aeronáutico Página 1/9 Índice Parte A: Generalidades.. 3 15.001 Aplicabilidade...3

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

França mantém operações de frota A400M após acidente na Espanha

França mantém operações de frota A400M após acidente na Espanha França mantém operações de frota A400M após acidente na Espanha A força aérea francesa vai manter seus seis aviões de transporte A400M em operação por enquanto, disse uma fonte do Ministério da Defesa

Leia mais

Exercício Live Fire Integrated 2015. Sem pilotos no ar e na terra

Exercício Live Fire Integrated 2015. Sem pilotos no ar e na terra Exercício Live Fire Integrated 2015 Neste vídeo podemos ver as forças sul coreanas no Integrated Live Fire Exercise 2015 com a força aérea dos Estados Unidos e seu exército. Sem pilotos no ar e na terra

Leia mais

TRANSPORTE AEROMÉDICO SSO/GFHM

TRANSPORTE AEROMÉDICO SSO/GFHM SSO/GFHM Dados do Palestrante: Bênesson Rodrigues de Souza Especialista em Regulação da Aviação Civil - Médico Superintendência de Segurança Operacional (SSO) Gerência de Fatores Humanos na Aviação e de

Leia mais

Realização Apoio Patrocínio 3 G A AAé Caxias do Sul Criação da Unidade de Artilharia Antiaérea, em 1950. Inicialmente estes alvos eram fornecidos pela FAB. Os B25 rebocavam um alvo chamado Biruta. 1972:

Leia mais

Pentágono fecha contrato para treze F-35 adicionais

Pentágono fecha contrato para treze F-35 adicionais Pentágono fecha contrato para treze F-35 adicionais Por Guilherme Wiltgen O Pentágono firmou um contrato com a Lockheed Martin, no valor de US$ 1,3 bilhões, para o fornecimento de 13 caças adicionais,

Leia mais

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 20-003 Revisão A

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 20-003 Revisão A INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 20-003 Aprovação: Portaria nº 1237, de 29 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União de 30 de maio de 2014, Seção 1, página 54 Assunto: Extintores de incêndio

Leia mais

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL Título: REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO AERONÁUTICO. RBAC nº 21 EMENDA nº 00 Aprovação: Resolução ANAC nº xx, de xx de xxxxxxxx de 2009 Origem: SAR SUMÁRIO SUBPARTE A GERAL

Leia mais

RELATÓRIO FINAL A - Nº 078/CENIPA/2012

RELATÓRIO FINAL A - Nº 078/CENIPA/2012 COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS RELATÓRIO FINAL A - Nº 078/CENIPA/2012 OCORRÊNCIA: AERONAVE: ACIDENTE PT-YHA MODELO: 206L-3 DATA: 22OUT2006 ADVERTÊNCIA

Leia mais

SUMÁRIO SUBPARTE B [RESERVADO] SUBPARTE C [RESERVADO] SUBPARTE D [RESERVADO]

SUMÁRIO SUBPARTE B [RESERVADO] SUBPARTE C [RESERVADO] SUBPARTE D [RESERVADO] REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 121 EMENDA nº 03 Título: REQUISITOS OPERACIONAIS: OPERAÇÕES DOMÉSTICAS, DE BANDEIRA E SUPLEMENTARES Aprovação: Resolução nº 146, de 17 de março de 2010.

Leia mais

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Inaugurado em julho deste ano, o Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) do Instituto de Pós- Graduação e Pesquisa de Engenharia

Leia mais

A NR-20 e o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis em instalações administrativas

A NR-20 e o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis em instalações administrativas A NR-20 e o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis em instalações administrativas Autora Patrícia Lins de Paula A NR-20, Norma Regulamentadora 20 do Ministério do Trabalho e Emprego, trata

Leia mais

Está aberta a caça aos drones nos aeroportos norteamericanos

Está aberta a caça aos drones nos aeroportos norteamericanos Está aberta a caça aos drones nos aeroportos norteamericanos A FAA autorizou o início dos testes do AUDS, uma tecnologia que recorre a sinais de rádio para detetar e neutralizar drones de uso doméstico.

Leia mais

A-29 Super Tucano emprega quatro bombas simultaneamente

A-29 Super Tucano emprega quatro bombas simultaneamente A-29 Super Tucano emprega quatro bombas simultaneamente O teste balístico do emprego simultâneo de quatro bombas BAFG-230, armamento de emprego geral utilizado pela aeronave de caça A-29 Super Tucano,

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO GABINETE DE PREVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES COM AERONAVES RELATÓRIO DE INCIDENTE COM AERONAVE

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO GABINETE DE PREVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES COM AERONAVES RELATÓRIO DE INCIDENTE COM AERONAVE CÓPIA MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO GABINETE DE PREVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES COM AERONAVES RELATÓRIO DE INCIDENTE COM AERONAVE Este relatório foi preparado, somente, para efeitos de prevenção

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4T05 e 2005

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4T05 e 2005 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4T05 e 2005 Americana SP, 23 de março de 2005 A VIVAX S.A. (Bovespa: VVAX11), ou Companhia, segunda maior operadora de TV a Cabo do Brasil, em número de assinantes, e uma das principais

Leia mais

Prezado Cliente. Bem-Vindo! Catálogo 2015

Prezado Cliente. Bem-Vindo! Catálogo 2015 Bem-Vindo! Prezado Cliente Pelas salas de aula do Centro de Treinamento da Helibras já passaram mais de 13 mil alunos. Foram 10 anos para atingir a marca de 1.000 alunos e atualmente são formados aproximadamente

Leia mais

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL Título: REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 119 EMENDA nº 00 CERTIFICAÇÃO: OPERADORES REGULARES E NÃO-REGULARES Aprovação: Resolução ANAC nº xxx, de yy de zzzzzzzz de 2009 Origem: SSO SUMÁRIO

Leia mais

Experiência do MDIC no Processo de Reconhecimento de Crédito dos Projetos de Cooperação Industrial Vinculados ao H-XBR

Experiência do MDIC no Processo de Reconhecimento de Crédito dos Projetos de Cooperação Industrial Vinculados ao H-XBR Experiência do MDIC no Processo de Reconhecimento de Crédito dos Projetos de Cooperação Industrial Vinculados ao H-XBR São José dos Campos, 11 de Dezembro de 2014 Ministério do Desenvolvimento, Indústria

Leia mais

II SEMINÁRIO DE OFFSET

II SEMINÁRIO DE OFFSET Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate II SEMINÁRIO DE OFFSET INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL O OFFSET NOS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA FAB Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso

Leia mais

Marinha chinesa e norteamericana. conjuntos para combater piratas

Marinha chinesa e norteamericana. conjuntos para combater piratas Marinha chinesa e norteamericana realizam exercícios conjuntos para combater piratas Forças de infliltração americanas e chinesas discutem táticas a bordo do Destróier Harbin (DDG 112) A 14ª frota de escolta

Leia mais

Sistema GNSS. (Global Navigation Satellite System)

Sistema GNSS. (Global Navigation Satellite System) Sistema GNSS (Global Navigation Satellite System) POSICIONAR UM OBJETO NADA MAIS É DO QUE LHE ATRIBUIR COORDENADAS O Sol, os planetas e as estrelas foram excelentes fontes de orientação, por muito tempo.

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL

INSTRUÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS ESTADO-MAIOR INSTRUÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL EMPREGO DE AERONAVES EM APOIO ÀS OPERAÇÕES DO CBMMG 2007 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS COMANDO GERAL INSTRUÇÃO

Leia mais

T-55, o burro de carga de conflitos locais no século 20

T-55, o burro de carga de conflitos locais no século 20 T-55, o burro de carga de conflitos locais no século 20 T-55 Veículo de combate foi utilizado por exércitos de 70 países Foto: Egor Eriomov/RIA Nóvosti Por Aleksandr Korolkov Historiador Se alguém pudesse

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS RELATÓRIO FINAL A - Nº 115/CENIPA/2011

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS RELATÓRIO FINAL A - Nº 115/CENIPA/2011 COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS RELATÓRIO FINAL A - Nº 115/CENIPA/2011 OCORRÊNCIA: AERONAVE: MODELO: ACIDENTE PT-IKM 210L DATA: 10 OUT 2003 ADVERTÊNCIA

Leia mais

F-X2-12 Rafales no GDA?

F-X2-12 Rafales no GDA? F-X2-12 Rafales no GDA? Luiz Padilha O governo brasileiro descartou a possibilidade de uma decisão sobre o programa F-X2 durante a visita do presidente da França ao Brasil. Hollande se encontrou com a

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

Informatização das administrações tributária e aduaneira Objetivos dos projetos de informatização da receita fiscal

Informatização das administrações tributária e aduaneira Objetivos dos projetos de informatização da receita fiscal Informatização das administrações tributária e aduaneira A informatização é uma parte importante dos projetos do Banco Mundial relacionados a impostos e alfândega. Baseando-se em projetos concluídos e

Leia mais

LAN e TAM investem mais de US$100 milhões em tecnologias digitais para tornaro atendimento aos passageiros mais rápido e eficiente

LAN e TAM investem mais de US$100 milhões em tecnologias digitais para tornaro atendimento aos passageiros mais rápido e eficiente LAN e TAM investem mais de US$100 milhões em tecnologias digitais para tornaro atendimento aos passageiros mais rápido e eficiente As companhias apresentaram oito produtos e soluções tecnológicas que aumentam

Leia mais

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO Conforme NR-10 ACME S.A Ind. Com. 1 de 9 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Identificação do Responsável pela Execução do Serviço. Nome: Empresa: Registro: Local de Execução do Serviço.

Leia mais

MURAL INFORMATIVO PET: INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA

MURAL INFORMATIVO PET: INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA MURAL INFORMATIVO PET: INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA Débora Rodrigues LIMA¹; Norrama Araújo, SANTOS² ; Jade Alves de Souza, PACHECO³; Lívia Maria Souza, SILVA 4 ;

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2015. (Do Senhor WILLIAM WOO)

PROJETO DE LEI N.º, DE 2015. (Do Senhor WILLIAM WOO) PROJETO DE LEI N.º, DE 2015 (Do Senhor WILLIAM WOO) Regulamenta a operação e licenciamento das Aeronaves Remotamente Pilotada (ARPs), drones ou multirotores, subcategoria dos Veículos Aéreos não Tripulados

Leia mais

ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL DE POUSO ALEGRE EAPA REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO

ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL DE POUSO ALEGRE EAPA REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL DE POUSO ALEGRE EAPA REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO Art. 1 - A Escola de Aviação Civil de Pouso Alegre, inscrita no CNPJ sob número

Leia mais

Willis Latin American Energy Conference

Willis Latin American Energy Conference Willis Latin American Energy Conference Planejamento Financeiro e Gestão de Riscos outubro 2012 Cátia Diniz Gerente Setorial de Seguros Internacionais Estas apresentações podem conter previsões acerca

Leia mais

Esquadrão HU-1 participa da operação anfíbia UANFEX-1

Esquadrão HU-1 participa da operação anfíbia UANFEX-1 Esquadrão HU-1 participa da operação anfíbia UANFEX-1 No período de 31 de março a 8 de abril, o 1 Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), operando com uma aeronave UH-12 Esquilo embarcada na

Leia mais

Navantia na Espanha. Entrada do estaleiruo Navantia em Ferrol. Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen

Navantia na Espanha. Entrada do estaleiruo Navantia em Ferrol. Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen DAN visita o estaleiro Navantia na Espanha Entrada do estaleiruo Navantia em Ferrol Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen Defesa Aérea & Naval, associado à revista Tecnologia & Defesa, visitou o estaleiro

Leia mais

Lúcio Ma>as Eng. Diretor Lucio.ma>as@novaterrageo.com.br www.novaterrageo.com.br

Lúcio Ma>as Eng. Diretor Lucio.ma>as@novaterrageo.com.br www.novaterrageo.com.br Lúcio Ma>as Eng. Diretor Lucio.ma>as@novaterrageo.com.br www.novaterrageo.com.br Carlos Jamel Biólogo, Diretor cjamel@novaterrageo.com.br www.novaterrageo.com.br Webinar - A Invasão dos VANTs 13/08/2012

Leia mais

Inspeção em Voo, você sabe como é feita e quem o Faz?

Inspeção em Voo, você sabe como é feita e quem o Faz? Inspeção em Voo, você sabe como é feita e quem o Faz? Para assegurar o perfeito funcionamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), é necessária a execução regular da chamada Inspeção

Leia mais

Marinha do Brasil e Armada do Chile realizam Operação BOGATÚN 2015

Marinha do Brasil e Armada do Chile realizam Operação BOGATÚN 2015 Marinha do Brasil e Armada do Chile realizam Operação BOGATÚN 2015 Fragatas Constituição e Alte. Riveros durante a UNITAS. A Marinha do Brasil e a Armada do Chile realizaram, no período de 26 a 27 de novembro,

Leia mais

A segurança de informação é um tema cada vez mais atual nas organizações.

A segurança de informação é um tema cada vez mais atual nas organizações. Pós Graduação em Information Security Gestão - Pós-Graduações Com certificação Nível: Duração: 180h Sobre o curso A segurança de informação é um tema cada vez mais atual nas organizações. A competitividade

Leia mais

Consulta Pública PROPOSTAS

Consulta Pública PROPOSTAS Consulta Pública POLÍTICA DE LOGÍSTICA URBANA DE BELO HORIZONTE - 2015 PBH BHTRANS / outubro 2015 PROPOSTAS 1. Causas básicas do caos urbano 1. Desequilíbrio entre a oferta e a demanda do uso da estrutura

Leia mais

APLICAÇÕES. Eis um cenário realista:

APLICAÇÕES. Eis um cenário realista: Vigilância Costeira APLICAÇÕES Reconhecimento e Identificação de Alvo Alerta de Domínio Marítimo Segurança de perímetro e portuária Anti-pirataria e contra-terrorismo AmeAÇAS a ativos estratégicos Imigração

Leia mais

PUBLICAÇÃO INFORMATIVA DA HELIBRAS - HELICÓPTEROS DO BRASIL S.A. - n 38 - ano 20 - abril de 2013

PUBLICAÇÃO INFORMATIVA DA HELIBRAS - HELICÓPTEROS DO BRASIL S.A. - n 38 - ano 20 - abril de 2013 PUBLICAÇÃO INFORMATIVA DA HELIBRAS - HELICÓPTEROS DO BRASIL S.A. - n 38 - ano 20 - abril de 2013 02 EDITORIAL Muito caminho já trilhado e muito ainda a se trilhar Eduardo Marson Ferreira, presidente da

Leia mais

Esclarecimento à Sociedade

Esclarecimento à Sociedade PRESS RELEASE 21 de julho de 2007 Esclarecimento à Sociedade São Paulo, 21 de julho de 2007 Ainda sob o impacto da tragédia ocorrida na última terça-feira (17), a TAM vem a público mais uma vez para prestar

Leia mais

Trabalho pesado em águas turbulentas Tecnologia Offshore. Soluções Completas em Comando e Acionamento

Trabalho pesado em águas turbulentas Tecnologia Offshore. Soluções Completas em Comando e Acionamento Trabalho pesado em águas turbulentas Tecnologia Offshore Soluções Completas em Comando e Acionamento Trabalho pesado em águas turbulentas. A quem você procura se precisa de soluções de acionamento para

Leia mais

Proposta de emenda constitucional eleva recursos da Defesa para 2% do PIB*

Proposta de emenda constitucional eleva recursos da Defesa para 2% do PIB* Proposta de emenda constitucional eleva recursos da Defesa para 2% do PIB* Por Ascom Brasília, 29/03/2016 Deputados integrantes da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional entregaram nesta

Leia mais

DESAFIOS VENCIDOS DE 2013, QUE VENHAM OS DE 2014!

DESAFIOS VENCIDOS DE 2013, QUE VENHAM OS DE 2014! 02 EDITORIAL DESAFIOS VENCIDOS DE 2013, QUE VENHAM OS DE 2014! Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras O ano de 2013 foi um grande teste para a Helibras. Passamos por ensaios de sistemas nunca

Leia mais

Airbus A380 da Emirates chega ao GRU Airport

Airbus A380 da Emirates chega ao GRU Airport Airbus A380 da Emirates chega ao GRU Airport A380 EMIRATES - GRU - FOTO: Luiz Fernando M Graça Por Rubens Barbosa Aeronave que encanta passageiros e entusiastas por aviação, o Airbus A380 da Emirates,

Leia mais