COEP MG encerra 2014 com a 11ª Reunião Ordinária e Confraternização.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COEP MG encerra 2014 com a 11ª Reunião Ordinária e Confraternização."

Transcrição

1 24 de dezembro Edição 11/2013 COEP MG encerra 2014 com a 11ª Reunião Ordinária e Confraternização. No dia 03 de dezembro de 2014, o COEP MG realizou a décima primeira e última reunião ordinária de 2014, no Sesc Palladium, à av. Augusto de Lima, 420 4º andar Belo Horizonte MG. Parceiros no COEP MG A Coordenadora de Trabalhos Sociais do SESC MG, Sra. Andreia Duarte, apresentou o Projeto INTEGRA que deverá ser lançado pelo SESC, inicialmente, nas cidades de Lavras, no dia 16 de janeiro de 2014 e em Belo Horizonte, no dia 27. O Projeto visa alcançar famílias com renda de até três salários mínimos, oferecendo educação formal, cultura e lazer de qualidade. Segundo a Sra. Andreia, a meta é expandir o projeto para várias cidades do interior do Estado de Minas Gerais. A Sra. Aparecida, da Fundação Mendes Costa, demonstrou interesse em ter a cidade de Visconde do Rio Branco alcançada por essa iniciativa e surgiu a ideia de uma reunião entre representantes dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica, com o objetivo de se mobilizarem para a criação de um COEP naquela cidade. Foi informado sobre o convite efetuado pelo SESC MG ao SENAC, para integrar-se ao COEP MG, uma vez que já são parceiros na Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais). O SESC atua na área social, de saúde e lazer e o SENAC na área de educação. O Secretário Executivo do COEP MG considera oportuna essa parceria, bem como, com outras entidades de ensino superior, uma vez que, conforme mencionado no Seminário Internacional BFN: Rede Por Um Futuro Melhor, ocorrido no Rio de Janeiro, no período de 25 a 27/11/2013, é provável que uma das consequências desse Fórum seja a ampliação dos trabalhos do COEP junto a comunidades carentes, em parceria com universidades, em ações de extensão da academia. O Secretário Executivo do COEP MG informou que, no próximo ano, trabalhos de parceiros que estejam contemplando os eixos de atuação do COEP poderão ser divulgados na Rede Mobilizadores em entrevistas, oficinas e fóruns, com o objetivo de divulgação dos trabalhos e ampliação da Rede Mobilizadores. O Sr. Marcos apresentou o Plano de Ações para 2014 e, junto com os parceiros, foi definido o calendário de reuniões do próximo ano, demonstrados a seguir. Ao final, houve uma brincadeira de amigo oculto entre os parceiros que, em seguida, saíram para um almoço de confraternização.

2 COEP MG Calendário de Reuniões Data Horário Local Endereço h00 as 12h00 Banco do Brasil Rua Rio de Janeiro, 750, 6 andar Centro h00 as 16h00 Correios Rua dos Guajajaras, 40, 21º andar Centro h00 as 12h00 Conab Rua Professor Antônio Aleixo, 756, Lourdes h00 as 16h00 Providência Será verificada a possibilidade de fazer na Igreja São José h00 as 12h00 Fiocruz Avenida Augusto de Lima, 1715 Barro Preto h00 as 16h00 Caixa Rua Tupinambás, 486, 11º andar Centro h00 as 12h00 Colégio Dom Silvério Rua Lavras, 225, Bairro São Pedro h00 as 16h00 Fonsbem Rua Sergipe, 175 Centro h00 as 12h00 Indec Rua da Bahia, 1600, 2 andar Funcionários h00 as 16h00 Fundamig Rua Goitacazes, 71 8º andar Centro h00 as 12h00 Sesc Av. Augusto de Lima, 420 4º andar Centro. Obs.: em 2014, retornaremos com as reuniões pela manhã e à tarde, de forma alternada, para atender aos parceiros que têm limitações em função da jornada de trabalho. Pela complexidade maior do trânsito no final da tarde, as reuniões do período vespertino estão sendo antecipadas para o horário de 14h00 as 16h00. COEP MG AÇÕES PARA EIXOS DE ATUAÇÃO: 1 ) Erradicação da Miséria; 2º) Meio-Ambiente, Clima e Vulnerabilidade e 3º) Participação, Direitos e Cidadania. Atividade Entidade Mês Nas reuniões mensais, avaliar ações dos parceiros e em parceria Comissão Executiva do COEP MG Fev. a dez. Nas reuniões mensais, avaliar ações de educação disponíveis nos parceiros e buscar forma de capacitação de voluntários que se disponham a multiplicar em trabalhos comunitários. Comissão Executiva do COEP MG Fev. a dez. Reforçar a Política de Comunicação no COEP MG Secretaria Executiva - COEP MG. Fev. a dez. Reforçar o Site Mobilizadores, divulgando ações (eixos de atuação) dos parceiros no COEP MG. Secretaria Executiva - COEP MG. Fev. a dez. Concurso de Redação dos CORREIOS Correios e COEP MG Março Campanha dos Cobertores Comissão Executiva do COEP MG Abril/maio Lançamento e Campanha do Prêmio Betinho 2014 no COEP MG Secretaria Executiva - COEP MG. Maio a Nov. Campanha de Vacinação FIOCRUZ e COEP Minas. Junho 9º Encontro Nacional do Terceiro Setor FUNDAMIG/COEP. Junho Seminário (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Comissão Executiva do COEP MG Agosto Papai Noel dos CORREIOS (Lançamento Oficial da Campanha) Correios e COEP MG Out./Nov. Na reunião de outubro de 2014, agendar palestra e início de campanha para doações do IRPF a entidades ligadas ao COEP que podem receber tais doações. Secretaria Executiva - COEP MG. Set./Out. Encontro de Confraternização - COEP MG Comissão Executiva do COEP MG Nov. ou dez.

3 Parcerias no COEP MG Reforçam Ações do Bem. Em outubro/2013, a FONSBEM Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem, enviou ao COEP MG informações sobre a campanha realizada para o apadrinhamento de Natal das idosas acolhidas na Casa Santa Zita, mantida pela entidade. Foram sugeridas doações de camisolas, roupas de cama, produtos de higiene pessoal ou o patrocínio de uma confraternização entre elas. Parceiros no COEP MG compraram a ideia e mobilizaram pessoas em suas instituições e círculos sociais para promoverem um Natal mais feliz às moradoras da entidade. Doação de pressentes arrecadados pela DATAPREV A DATAPREV promoveu uma Gincana Solidária entre seus funcionários, tendo arrecadado diversos itens, para doação às idosas da Casa Santa Zita, tais como: 5 pacotes de fraldas geriátricas, 14 toalhas de banho, 10 peças de roupas íntimas, 7 pares de meias, 11 pares de chinelos, 1 unidade de sabonete líquido, 19 shampoos, 19 condicionadores, 16 protetores labiais, 17 hidratantes corporais, 13 embalagens de lenços umedecidos, 6 pacotes de leite em pó, 9 desodorantes, 8 cremes de pentear e 3 Dersani (óleo de girassol). A empregada da Assessoria de Comunicação dos Correios, Maria Cristina Alves Ferreira, mobilizou colegas de trabalho, amigas e familiares e montaram 26 kits para as idosas, contendo: creme hidratante para o corpo, desodorante, creme dental e escova de dentes, sabonete, esmalte, brincos, pulseiras, colares e passadores de cabelo. Foram colocados em sacolas de TNT azuis, amarradas com fitilho prateado e com um cartão de natal personalizado - de: Papai Noel - para: nome de cada Idosa, com votos de um Feliz Natal. Amostras ganhadas de shampoos, condicionadores e cremes para o corpo (pequenos), em embalagens para viagens, foram doados à instituição. O INDEC/BDMG também homenageou as idosas da Casa Santa Zita, no dia 06/12/13, com um lanche, apresentação do coral do BDMG e kits com shampoo, condicionador, sabonete, óleo de girassol, bucha e toalha de mão. A Comissão de Responsabilidade Social do SERPRO está mobilizando seus funcionários para doação de materiais de higiene pessoal às idosas da Casa Santa Zita e para as 70 crianças, de até 5 anos de idade, do maternal ao 2º período, assistidas pelo projeto social da Fundação Fé e Alegria, por meio da Creche Nova Conquista. Foi proposto que cada criança receba, no mínimo: 2 escovas de dentes infantis, 2 cremes dentais infantis, 1 copo de plástico durável, 1 bolsinha para guardar esse material, 1 sabonete, 1 toalha de mão, 1 brinquedo, podendo ser acrescentado mais o que desejar, como fraldas, por exemplo.

4 Campanha Papai Noel dos Correios. 24 de dezembro Edição 11/2013 Após desfile do Papai Noel por ruas do centro de Belo Horizonte, a Campanha Papai Noel dos Correios 2013 foi lançada, oficialmente, no dia 5 de novembro, na Agência Juscelino Kubitschek, com a presença do Vice- Prefeito, Délio Malheiros, o Presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, o Diretor da Empresa em Minas Gerais, Pedro Amengol, alunos do Instituto São Rafael e do Instituto Educacional São Francisco, Um dos momentos marcantes do evento ocorreu quando o menino Gustavo Jardim, de 10 anos, deficiente visual, do Instituto São Rafael, leu a cartinha que escreveu em braille para o Papai Noel dos Correios, pedindo um gravador de voz. Em seguida, foi lançado o selo personalizado Papai Noel dos Correios Papai Noel, crianças do Instituto São Rafael e do Centro Educacional São Francisco A campanha é uma ação social em que cartas destinadas ao Papai Noel são respondidas e muitos dos pedidos são apadrinhados. O objetivo é manter a magia do Natal e estimular o voluntariado e a solidariedade dos empregados e da sociedade, além de promover o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, endereçamento e uso do CEP. Dessa forma, o projeto alinha-se a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): educação básica de qualidade para todos. A cada ano, milhões de crianças escrevem para o bom velhinho. A maioria das cartas vêm de comunidades carentes, escolas públicas, creches e abrigos. Para o apadrinhamento, as cartas são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel ou em outras unidades dos Correios. Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que, posteriormente, a entrega seja feita pela ECT. Por motivo de segurança, não é permitida a entrega direta do presente e, para o cumprimento desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho. O apadrinhamento corporativo é uma outra forma de adoção das cartas. Uma instituição adota todas as cartinhas de uma creche ou escola e os presentes são recolhidos pelos Correios e entregues, diretamente, na instituição de ensino. Empregados de várias instituições como: Tribunal de Justiça, Vale, Assessoria Falconi, Rede Minas, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Belo Horizonte, etc., se mobilizaram para atender à campanha deste ano que teve como slogan É você quem tira esses sonhos do papel. Parceiros no COEP MG também ajudaram a tirar sonhos do papel. O INDEC/BDMG adotou, corporativamente, 356 cartas, presenteando as crianças da Escola Municipal Moisés Kalil. A Caixa Econômica Federal presenteou o total de 627 crianças, sendo: 241 da Escola Municipal Monteiro Lobato, 89 da Creche Nossa Senhora do Carmo, 238 da Creche Comunitária Paraíso Infantil e 59 da Escola Municipal Prof. Tabajara Pedroso. A campanha terminou em 20/12/2013, com cartas selecionadas e adotadas, conforme última apuração - índice na casa de 93,4 %, com a participação de 311 cidades em todo o Estado.

5 Prêmio Betinho O "Prêmio Betinho" Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008 e, desde então, promovido anualmente, tem como objetivo valorizar, dar visibilidade a iniciativas sociais, desenvolvidas em todo o país e reconhecer o trabalho de pessoas que, em seu dia a dia se dedicam à promoção da cidadania e à melhoria das condições de vida dos menos favorecidos. O Prêmio busca, também, a ampliação de boas práticas. A premiação é simbólica, não tem valor financeiro. A iniciativa é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza o Betinho, um dos fundadores do COEP. Pela previsão legal de fechamento de todos os lixões no território nacional até agosto do próximo ano, no biênio 2013/2014, o COEP está priorizando suas ações na divulgação e buscando contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS. Portanto, em 2013, a sexta edição do Prêmio Betinho teve como foco a inclusão sócio-econômica dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. Os candidatos ao Prêmio Betinho são indicados por integrantes da Rede COEP, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem. Foram indicados candidatos que trabalham junto a associações ou cooperativas de Catadores, promovendo a melhoria das condições de vida dessa categoria. São eles: Luiz Henrique da Silva Diretor da ASMARE, Madalena Duarte Rodrigues, Presidente e uma das fundadoras da Coopert Cooperativa dos Catadores dos Materiais Recicláveis de Itaúna e Neli de Souza Silva Medeiros, Presidente da Coopersoli Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região e da Redesol Central Cooperativa da Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais. Os nomes indicados foram disponibilizados para votação via internet, no período de 16 de setembro a 16 de dezembro de Obteve o maior número de votos, no COEP MG, a candidata Neli de Souza Silva Medeiros, foto abaixo. Neli de Souza Silva Medeiros Vencedora do Prêmio Betinho 2013 COEP MG Do total de 6552 eleitores, a Região Sudeste contribuiu com 2211 votos, sendo que o Estado de Minas Gerais ficou em primeiro lugar, com o total de 1141 votantes: 113 da cidade de Araçuaí, 284 de Belo Horizonte, 68 de Contagem e 676 de outros municípios.

6 Espaço do Parceiro. AFFAS Faça uma Família Sorrir: Em parceria com o Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG INDEC, a AFFAS coordena o Cursinho Pré-Vestibular Comunitário, em suas dependências, à Rua Abaeté, 80, Bairro General Carneiro, Sabará MG. O Projeto tem como objetivo preparar o candidato para inserção em universidades públicas, facilitando a aprendizagem de jovens e adultos, economicamente desfavorecidos, para a entrada na graduação. Atende 40 jovens acima de 18 anos e é gratuito. A entidade oferece à comunidade local diversos outros projetos. Artesane Transformando Madeiras e Vidas: A Presidente da entidade, Rozane Frazoli agradece ao INDEC/BDMG a oportunidade de expor seus os produtos na Feira de Talentos 2013 do BDMG Cultural, que ocorreu nos dias 05 e 06/11/13. Correios I: Durante o ano de 2013, os Correios apoiaram os parceiros no COEP MG, divulgando em sua intranet os eventos promovidos pela Zeladoria do Planeta, como: caminhadas ecológicas (tendo distribuído lixeiras para veículos na caminhada ocorrida no dia 03/03/13); campanha de reciclagem, de preservação do meio ambiente, palestras, fórum ambiental, etc.; a Corrida na Ativa, promovida pelo CDL, no dia 30/06/2013; os eventos realizados pelo SESC MG, O bazar beneficente promovido pela Associação Casa da Gente, no período de 8 a 10 de agosto de 2013, o Fórum do Voluntariado Transformador, realizado pelo Minas Voluntários, dentre outros. Correios II: Foram doados pela biblioteca dos Correios, em 2013, um total de 943 livros, tendo sido contemplados os parceiros: Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ (que fez a destinação dos exemplares à cidade de Comercinho - MG), Fundação Fé e Alegria, Ação Faça uma Família Sorrir AFFAS e SESC MG. A AFFAS recebeu, também, banners para reaproveitamento na confecção de sacolas pelo Grupo de Economia Solidária Costurando Sonhos. INDEC/BDMG: Em parceria com o Pão Forte Educativo, estima-se que no ano de 2013 o INDEC doou kg da farinha enriquecida que combate a desnutrição infantil. O projeto atendeu um público de 700 crianças mensalmente. Os beneficiários estão localizados em 8 (oito) entidades situadas no Estado de Minas Gerais. Carro chefe do INDEC, o projeto leva não só alimento às crianças, mas também uma mudança de hábitos de saúde, alimentação, bem como a frequência nas escolas. Fundação Mendes Costa I: A Fundação Mendes Costa, em parceria com o COEP MG - Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida, Concor e unidade Fabril de VRB e seus colaboradores, em junho deste ano, doou 50 cobertores, conforme meta estabelecida para a Comunidade Terapêutica Reviver de Visconde do Rio Branco que atende dependentes químicos do município e região, para tratamento de saúde e reinserção social. Fundação Mendes Costa II: A Fundação Mendes Costa realizou mais uma ação de promoção à saúde, dessa vez, na implantação do Programa Abrace, em Leopoldina e Palmeiras de Goiás, realizados em 30 de novembro/2013. A FMC ofereceu à população, gratuitamente, aferimento de pressão arterial, testes de glicemia e cálculo de IMC, dentre outros serviços. FONSBEM I Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem: Divulga a necessidade do recebimento de doações de materiais escolares, novos ou usados, em bom estado, para as 15 meninas do Lar Frei Leopoldo. Materiais listados: mochila, caderno pautado, caderno de desenho, lápis preto, lápis de cor, tesoura sem ponta, régua, borracha, cola, etc. Contatos pelo telefone (31) ou fonsbemcomunicacao@pucminas.br. FONSBEM II: A entidade agradece o apoio recebido dos parceiros no COEP MG à Campanha de apadrinhamento das idosas da Casa Santa Zita. FUNDAMIG I: No dia 03 de dezembro, a FUNDAMIG promoveu a Assembleia Geral Ordinária para nomeação da diretoria, responsável por gerir o biênio de FUNDAMIG II: A FUNDAMIG realizará entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2014, a Semana da Capacitação, com o intuito de atender as principais demandas do Terceiro Setor. O evento irá oferecer aos participantes o esclarecimento quanto às técnicas e práticas da capacitação de recursos para as organizações da sociedade civil. Inscrições e informações pelo site:

7 Mensagem de Agradecimento. É Natal! Momentos de reflexões, promessas, intenções que se repetem, a magia do renascimento. Tempo de renovar as esperanças de um munto mais justo e humanitário! Que você e sua família sintam, com mais intensidade, o significado da palavra amor e que a paz e a compreensão sejam o prenúncio de um novo ano repleto de felicidade e realizações! O COEP MG agradece a sua contribuição durante este ano e que em 2014 possamos continuar trabalhando para a construção de um mundo melhor, mais igualitário e feliz! Os melhores votos da Presidência, Secretaria Executiva e Apoio Técnico do COEP MG. José Pedro de Amengol Filho Marcos Antônio Oliveira Marieta Macedo

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida.

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. A cada ano, mais de 600 jovens participam de várias oficinas de formação e produção cultural, nas áreas de literatura, artesanato, teatro, dança, música

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 Mantena-MG INTRODUÇÃO A Faculdade de Mantena FAMA - é um estabelecimento particular de ensino superior, que visa a atender

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek GINCANA DO MILÊNIO

Centro Educacional Juscelino Kubitschek GINCANA DO MILÊNIO Centro Educacional Juscelino Kubitschek GINCANA DO MILÊNIO 1 QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE EQUIPE Cor da camiseta Líder da Equipe Nome da Equipe 1º Ano mat. (Edileusa) 1 5º Ano mat. (Adriane)

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

Índice. Projetos sociais internos. Projetos para a comunidade. Projetos para família. Apresentação. A empresa. Meio ambiente. Parada da cidadania 3

Índice. Projetos sociais internos. Projetos para a comunidade. Projetos para família. Apresentação. A empresa. Meio ambiente. Parada da cidadania 3 AUTO VIACÃO CHAPECÓ Apresentação Projetos sociais internos Projetos para a comunidade Projetos para família Parada da cidadania 3 Pro ssionalização 7 Conselho de usuários 21 Papai noel na sua casa 29 Metodologia

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

Nome do Projeto: Satisfação em servir felicidade. De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido?

Nome do Projeto: Satisfação em servir felicidade. De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido? Nome do Projeto: Satisfação em servir felicidade De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido? Quais são os objetivos? O projeto está alinhado ao seu negócio? Foco de atuação e seus públicos:

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro SUBSTITUTIVO Nº, APRESENTADO EM PLENÁRIO AO PROJETO DE LEI Nº 0141/2009 Institui o Programa de Incentivo a Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, e dá outras providências. A D E C R E T A:

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes

Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes PREMIO NACIONAL DE QUALIDADE EM SANEAMENTO PNQS 2012 Relatório de Descrição de Prática de Gestão Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes Categoria: Inovação da Gestão em Saneamento IGS Setembro

Leia mais

Prêmio Servidor Cidadão

Prêmio Servidor Cidadão Prêmio Servidor Cidadão REGULAMENTO 10 ª Edição A Secretaria de Administração do Estado da Bahia torna público o Regulamento da 10ª Edição do Prêmio Servidor Cidadão. O Prêmio será regido de acordo com

Leia mais

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização.

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O projeto O índio e a sociedade não-índia é cadastrado na PROEC

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

1. Dados da Organização

1. Dados da Organização 1. Dados da Organização Nome: Obra Social da Paróquia São Mateus Apóstolo Presidente: Raquel Morgante Lima. Vice Presidente: José Porfírio Sobrinho CNPJ - 43.623.693/0001-81 Endereço: Rua Antonio Previato,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL EDITAL CONCURSO ESCOLA DE LEITORES PARATY - RJ 2009/2010 OBJETO: Seleção de projetos para o Concurso

Leia mais

GINFAM 2016 REGULAMENTO

GINFAM 2016 REGULAMENTO GINFAM 2016 REGULAMENTO 1- Quanto à Organização: A Gincana é organizada pela FAM - Faculdade de Americana e é administrada pelo NICOM. Tem por objetivo incentivar as atividades em grupo, ações de responsabilidade

Leia mais

Objetivo: treinamento e capacitação dos magistrados responsáveis pelos serviços eleitorais no Estado. Juízes Data Cidade

Objetivo: treinamento e capacitação dos magistrados responsáveis pelos serviços eleitorais no Estado. Juízes Data Cidade ENCONTRO DE ESTUDOS ELEITORAIS Objetivo: treinamento e capacitação dos magistrados responsáveis pelos serviços eleitorais no Estado. Juízes Data Cidade Participantes 20 e 21 abril Juiz de Fora 40 27 e

Leia mais

Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos diretos 1.500 indiretos; 5 unidades de produção (Estantes, Móveis de Aço, Móveis de Madeira, Sistemas de

Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos diretos 1.500 indiretos; 5 unidades de produção (Estantes, Móveis de Aço, Móveis de Madeira, Sistemas de Nosso mascote é sinônimo de armazenagem com segurança. Os cangurus fêmeas tem uma bolsa (marsúpio) onde carregam em conforto e segurança seus filhotes. MASCOTE Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos

Leia mais

Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania

Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania 2. Apresentação: Em 1999, com o apoio do Banco do Nordeste, é lançado o Projeto: Leitura e Cidadania, que tem como principal

Leia mais

Membro do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa

Membro do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa Case: Programa Voluntários Bradesco 1 O Banco Bradesco Maior Banco Privado da América Latina 23 Maior Banco no Mundo (Forbes Global 2000) Maior Seguradora da América Latina Membro do Índice Dow Jones de

Leia mais

[ Das condições de participação ] 5ª edição / 2011

[ Das condições de participação ] 5ª edição / 2011 5ª edição / 2011 EDITAL DO Programa Liz de Doação e Patrocínio Sonhar, planejar, executar e crescer, esses são os ingredientes necessários para que um projeto se torne realidade e a Empresa de Cimentos

Leia mais

Ações e Resultados 2 0 1 5

Ações e Resultados 2 0 1 5 Ações e Resultados 2015 Diretoria AME 2015-2017 Frentes de atuação - 2015 Ações de apoio à instituições sociais; Ações de arrecadação de recursos socias; Ações de capacitação. Ações de apoio à instituições

Leia mais

Mostra de Projetos 2011 "AGENTES DA ALEGRIA"

Mostra de Projetos 2011 AGENTES DA ALEGRIA Mostra de Projetos 2011 "AGENTES DA ALEGRIA" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Fundação Proteger Cidade: Guarapuava Contato: (42) 3623-6417

Leia mais

Biblioteca Digital Comunitária

Biblioteca Digital Comunitária Biblioteca Digital Comunitária Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Sicoob Norte do Paraná Cidade: Londrina

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES Para a Patrus Transportes, atuar de forma responsável significa valorizar as pessoas. Essa relação começa no ambiente interno e se estende a todos os stakeholders da empresa, como clientes, fornecedores,

Leia mais

Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI)

Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI) Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI) Belo Horizonte / 2016 2 #SocialehLegal 1. Introdução O Baanko Challenge tem por objetivo fomentar o Empreendedorismo Social de Negócios de Impacto.

Leia mais

CONCURSO DE REDAÇÃO: Funcesi 20 anos: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos

CONCURSO DE REDAÇÃO: Funcesi 20 anos: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos CONCURSO DE REDAÇÃO: Funcesi 20 anos: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos 1-APRESENTAÇÃO A história do ensino superior em Itabira não é recente, pois se iniciou há 45 anos com

Leia mais

Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS DADOS DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE Razão Social CNPJ Endereço Completo Inscrição Telefone Email Representante Legal

Leia mais

Apresentação. Objetivos do Programa

Apresentação. Objetivos do Programa Diálogo Jovem 0 Índice Assunto Pagina Apresentação 2 Objetivos do Programa 2 Resultados esperados 3 Demandas do Programa 3 Por que investir 4 Origem dos Recursos 5 Metodologia 6 Roteiro do Primeiro encontro

Leia mais

Assistência Social. Casa dos Irmãos Samaritanos

Assistência Social. Casa dos Irmãos Samaritanos Assistência Social Casa dos Irmãos Samaritanos Justificativa Carência de oferta de atividades recreativas e culturais na localidade. Pela análise da ficha social, bem como pelas visitas domiciliares, verificamos:

Leia mais

Os alunos devem se organizar em equipes compostas de 30 a 100 alunos.

Os alunos devem se organizar em equipes compostas de 30 a 100 alunos. REGULAMENTO 1 - Quanto à Organização: Este ano o Trote Solidário da FAM convida não só os alunos a participarem mas também seu corpo docente e administrativo, por acreditar que o trote é uma ação de responsabilidade

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública Mulheres da Paz Conceito do Mulheres da Paz O Projeto MULHERESDAPAZ é uma iniciativa do Ministério da Justiça, instituída pela Lei n 11.530/2007 e pelo Decreto

Leia mais

PROJETO GRAFITE São Paulo 1

PROJETO GRAFITE São Paulo 1 PROJETO GRAFITE São Paulo 1 Gonçalo Henrique de Sousa André Ferreira Carmo Silva Carlos José Soares Júnior Rogério Pereira do Santos E.E.P.S.Godofredo Furtado Este projeto faz parte do Programa Aprendiz

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

1 Na liga contra o AEDES

1 Na liga contra o AEDES Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania Supervisão de Planejamento e Articulação de Programa de Educação Integral PROJETO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2 Abrigos da esperança Os abrigos Ipiranga e Capela do Socorro são referência em educação de crianças e jovens em situação de risco. Ambos atendem a 20 jovens, contam com 17 colaboradores cada e desenvolve

Leia mais

Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi

Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi 50 Relato de experiência Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi Anselina Oliveira Soares Coordenadora da Biblioteca - Biblioteca CEU Vila

Leia mais

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) Celi Terezinha Wolff 24 de Junho de 2014 Em trios caracterizar e apresentar para o grande grupo: processo de planejamento; plano

Leia mais

RELATÓRIO ABRIL 2013 PROGRAMA OPERAÇÕES COLETIVAS IGARASSU MINHA VIDA

RELATÓRIO ABRIL 2013 PROGRAMA OPERAÇÕES COLETIVAS IGARASSU MINHA VIDA RELATÓRIO ABRIL 2013 PROGRAMA OPERAÇÕES COLETIVAS IGARASSU MINHA VIDA RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO TÉCNICO SOCIAL 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DADOS DA CONTRATAÇÃO Programa: Igarassu Minha Vida Contrato

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 HORTA ORGÂNICA -CANTEIROS COM GARRAFAS PET COLETA SELETIVA DE LIXO ÁREA DE REVEGETAÇÃO NATIVA AOS REDORES DA ESCOLA CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 ESCOLAR CAMPANHA

Leia mais

IMTEP POR VOCÊ. Cuidando da natureza e das pessoas.

IMTEP POR VOCÊ. Cuidando da natureza e das pessoas. IMTEP POR VOCÊ Cuidando da natureza e das pessoas. Histórico Em 2012, o Imtep, referência em saúde empresarial, implantou como estratégia de gestão o programa Imtep Por Você, estruturado em três pilares:

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

PACTO GLOBAL RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

PACTO GLOBAL RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE PACTO GLOBAL RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE PACTO GLOBAL Lançado em 2000, o Pacto Global das Nações Unidas constitui uma convocação às empresas de todo o mundo para que alinhem suas estratégicas e operações

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Gerdau Barão de Cocais e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Relatório de Atividades... 3 Resultados Gerais... 3 Resultados do Programa Miniempresa... 6 Aprendizagem dos Conceitos

Leia mais

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares Introdução O SESI-SP entende o Esporte como uma ferramenta para a transformação social de crianças e adolescentes, oportunizando

Leia mais

Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h

Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h Gincana Eco Sustentável do Colégio Diocesano Dom Silvério Com o objetivo de desenvolver

Leia mais

Por um Brasil menos injusto: a responsabilidade social do CRC-RJ.

Por um Brasil menos injusto: a responsabilidade social do CRC-RJ. Por um Brasil menos injusto: a responsabilidade social do CRC-RJ. Prof. Dr. Francisco José dos Santos Alves Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional Lei nº 11.160, de 2 de agosto de 2010.

Leia mais

www.unisol.org.br unisol@unisol.org.br Educação e desenvolvimento O papel das universidades

www.unisol.org.br unisol@unisol.org.br Educação e desenvolvimento O papel das universidades Educação e desenvolvimento O papel das universidades A Universidades podem e devem contribuir para a formação cidadã de seus estudantes e para a promoção do desenvolvimento social de nosso país Extensão

Leia mais

20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT

20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT 20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT Fachada restaurada e preservada do Colégio Benjamin Constant (igual de 1924) Neste ano de 2012, o Colégio Benjamin Constant comemora 20 anos de associação

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Ubiratan de Brito Fonseca e Mariana Oliveira marianap@mh1.com.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Ubiratan de Brito Fonseca e Mariana Oliveira marianap@mh1.com. PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: Instituto Amapaense de Línguas Ltda. Nome Fantasia: Instituto Amapaense de Línguas

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÕES. Ministério da Cultura, Fundação Abrinq, Novelis do Brasil, Reckitt Benckiser e Consigaz apresentam

MANUAL DE INSCRIÇÕES. Ministério da Cultura, Fundação Abrinq, Novelis do Brasil, Reckitt Benckiser e Consigaz apresentam Ministério da Cultura, Fundação Abrinq, Novelis do Brasil, Reckitt Benckiser e Consigaz apresentam Orquestra e Fundação Abrinq III MANUAL DE INSCRIÇÕES Patrocínio Realização A Fundação Abrinq Criada em

Leia mais

Edição XI Ano IV Novembro de 2015. Pela. infância

Edição XI Ano IV Novembro de 2015. Pela. infância Edição XI Ano IV Novembro de 2015 Pela infância 1 editorial Por Misael Elias, integrante do CDC O ano de 2015 vai chegando ao fim e demonstra o quanto foi produtivo para o CDC de Pedro Leopoldo. O investimento

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 008 2014. OBJETO: Credenciamento de Examinadores

ATO CONVOCATÓRIO 008 2014. OBJETO: Credenciamento de Examinadores ATO CONVOCATÓRIO 008 2014 OBJETO: Credenciamento de Examinadores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de

Leia mais

1. ESAG Escola Superior de Administração e Gerencia

1. ESAG Escola Superior de Administração e Gerencia FLORIANÓPOLIS 2007 1. ESAG Escola Superior de Administração e Gerencia A Escola Superior de Administração e Gerência - ESAG, que pertence à Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, é a mais conceituada

Leia mais

Instruções para visita da Secretaria Municipal de Educação às escolas

Instruções para visita da Secretaria Municipal de Educação às escolas Instruções para visita da Secretaria Municipal de Educação às escolas Prezado participante, Como já explicado, iniciamos agora a etapa de diagnóstico do processo de desenvolvimento do Plano Municipal de

Leia mais

Feira Ciências da Educação Básica do Vale do. Mucuri

Feira Ciências da Educação Básica do Vale do. Mucuri I Feira Ciências da Educação Básica do Vale do Mucuri SUPERI TE DÊ CIA DE E SI O DO ESTADO DE MI AS GERAIS REGIO AL TEÓFILO OTO I SECRETARIA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI PREFEITURA MU ICIPAL DE TEÓFILO OTO

Leia mais

REGULAMENTO II Concurso de Redação do Jogue Limpo

REGULAMENTO II Concurso de Redação do Jogue Limpo REGULAMENTO II Concurso de Redação do Jogue Limpo DO OBJETIVO Geral Estimular a reflexão sobre o exercício da cidadania em crianças e jovens, oriundos de escolas públicas dos lugares discriminados no item

Leia mais

CONTRATURNO ENSINO FUNDAMENTAL B e C (crianças que completam 7,8,9 e 10 anos de idade durante o ano letivo)

CONTRATURNO ENSINO FUNDAMENTAL B e C (crianças que completam 7,8,9 e 10 anos de idade durante o ano letivo) CONTRATURNO ENSINO FUNDAMENTAL B e C (crianças que completam 7,8,9 e 0 anos de idade durante o ano letivo) Material pessoal que é necessário IDENTIFICAR COM O NOME DA CRIANÇA, em especial UNIFORMES. A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO RONDON/UFVJM EDITAL N.º 10 DE 06 DE ABRIL DE 2011 A COORDENAÇÃO GERAL DO PROJETO RONDON E A PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL torna público que estarão

Leia mais

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 928, DE 2011 (Do Sr. Paulo Wagner)

PROJETO DE LEI N.º 928, DE 2011 (Do Sr. Paulo Wagner) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 928, DE 2011 (Do Sr. Paulo Wagner) Dispõe sobre o Programa Escola Aberta nas escolas públicas urbanas de educação básica. DESPACHO: APENSE-SE À(AO) PL-7157/2010.

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância N º 003/2015 de 27 de Maio de 2015. 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar

Leia mais

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação As oficinas do programa de Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna, projeto da SOS Itupararanga, chegaram ao Bairro Colégio. O objetivo é

Leia mais

Este informativo tem como objetivo apresentar aos pais e responsáveis as características e o

Este informativo tem como objetivo apresentar aos pais e responsáveis as características e o Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato do cotidiano. PAULO FREIRE Este informativo tem como objetivo apresentar aos pais e responsáveis as características e o funcionamento do

Leia mais

Painel Eletrônico. Juntos por SST. Popular e sustentável. Sipat mobilizou profissionais e seus familiares

Painel Eletrônico. Juntos por SST. Popular e sustentável. Sipat mobilizou profissionais e seus familiares Força. Desempenho. Paixão. Painel Eletrônico Ano I Número 12 Quinzena de 4 a 17 de outubro Juntos por SST Popular e sustentável Sipat mobilizou profissionais e seus familiares pág. 3 Espírito Santo ganha

Leia mais

Iniciativas apoiadas 2015

Iniciativas apoiadas 2015 Iniciativas apoiadas 2015 Referencias: Vida Primeira PI Ativa Infância utra 2 Projetos Instituto Arcor Brasil (I) Linha Nome da organização Iniciativa Resumo do Projeto Cidade / Estado Beneficiados Crianças

Leia mais

MENSAGEM AFETIVA AGRADECIMENTO QUERIDAS SÓCIAS DO CLUBE INTERNACIONAL COSTURA DO FAMOSO ESTILISTA BRASILEIRO VITOR ZERBINATO

MENSAGEM AFETIVA AGRADECIMENTO QUERIDAS SÓCIAS DO CLUBE INTERNACIONAL COSTURA DO FAMOSO ESTILISTA BRASILEIRO VITOR ZERBINATO CLUBE INTERNACIONAL DE BRASÍLIA CORREIO CIB Nº 36 12 AGOSTO DE 2014 CORREIO CIB INFORMAÇÃO ELETRÔNICA CRIAÇÃO E REDAÇÃO: COSETE RAMOS GEBRIM MENSAGEM AFETIVA AGRADECIMENTO QUERIDAS SÓCIAS DO CLUBE INTERNACIONAL

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÕES. Fotos: Pedro Rubens e Stock.xchng

MANUAL DE INSCRIÇÕES. Fotos: Pedro Rubens e Stock.xchng MANUAL DE INSCRIÇÕES Fotos: Pedro Rubens e Stock.xchng 2014 A Fundação Abrinq Save the Children A Fundação Abrinq é uma organização social que, desde 1990, trabalha para que os direitos de crianças e adolescentes

Leia mais

Edital Instituto Bancorbrás 01/2015

Edital Instituto Bancorbrás 01/2015 Edital Instituto Bancorbrás 01/2015 O Instituto Bancorbrás, por meio do Projeto Bancorbrás Social torna público o presente edital e convoca as instituições interessadas a enviarem propostas para habilitarem-se

Leia mais

INTREGRAPE PROJETO APE

INTREGRAPE PROJETO APE INTREGRAPE PROJETO APE Ações Preventivas na Escola Atua no fortalecimento e desenvolvimento do Eixo-Saúde no Programa Escola da Família, sistematizando ações de organização social, que qualifique multiplicadores

Leia mais

Veículo: Site Responsabilidade Social Data: 09/04/2008

Veículo: Site Responsabilidade Social Data: 09/04/2008 Veículo: Site Responsabilidade Social Data: 09/04/2008 Seção: Capa do Site Pág.: www.responsabilidadesocial.com O Laboratório Sabin figura hoje na lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil,

Leia mais

Aldeias Infantis SOS Brasil

Aldeias Infantis SOS Brasil Acolhimento Institucional Casa Lar Projeto Uma criança, um lar e a certeza do futuro. 1) Dados organizacionais 1.1. Entidade Proponente Aldeias Infantis SOS Brasil 1.2. CNPJ 35.797.364/0002-00 1.3. Endereço

Leia mais

PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO

PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com apoio do: Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

5ª EDIÇÃO DA CERTIFICAÇÃO SELO ODM MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARANÁ REGULAMENTO

5ª EDIÇÃO DA CERTIFICAÇÃO SELO ODM MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARANÁ REGULAMENTO 5ª EDIÇÃO DA CERTIFICAÇÃO SELO ODM MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARANÁ REGULAMENTO O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade - Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR e com o apoio de diversas instituições

Leia mais

PROJETO JOGANDO BOLA. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda

PROJETO JOGANDO BOLA. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda PROJETO JOGANDO BOLA Natasha Logsdon Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda DADOS DE IDENTIFICAÇÃO O Projeto JOGANDO BOLA apresenta proposta

Leia mais

Sobre a Ouvidoria da ANTT

Sobre a Ouvidoria da ANTT OUVIDORIA DA ANTT Sobre a Ouvidoria da ANTT A Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, dispõe sobre a reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais

Calendário Escolar 2016

Calendário Escolar 2016 Calendário Escolar 2016 Janeiro 1 Todos Feriado: Confraternização Universal 04/01 a 19/02 EI - B, N1 e N2 Projeto Brincando nas Férias Educação Infantil e tarde 21/12/2015 a 08/01/2016 Fevereiro EM Período

Leia mais

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Abril 2008 1. DADOS JURÍDICOS E ADMINISTRATIVOS Nome: CDM Cooperação para o e Morada Humana Endereço: Rua Almirante Barroso

Leia mais

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social REGULAMENTO 10º Prêmio de Responsabilidade Social I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA

Leia mais

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto 1 2 APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS AMAJARI ANEXO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO PBAEX 2016 01. Título do Projeto Implantação e desenvolvimento

Leia mais

Programa Assistência Sex, 16 de Setembro de 2011 10:32 - Última atualização Sex, 25 de Abril de 2014 10:17

Programa Assistência Sex, 16 de Setembro de 2011 10:32 - Última atualização Sex, 25 de Abril de 2014 10:17 Programa Assistência Através do Programa Assistência, o SESC tem como objetivo contribuir para a melhoria das relações e condições de vida da população, promovendo atividades sócio-culturais, de saúde

Leia mais

PROMOVENDO ATIVIDADES RELACIONADAS À HIGIENE PESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

PROMOVENDO ATIVIDADES RELACIONADAS À HIGIENE PESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PROMOVENDO ATIVIDADES RELACIONADAS À HIGIENE PESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Renata Fonseca Bezerra¹, Eliete Alves de Sousa¹, Paloma Rodrigues Cunha¹, Larissa Costa Pereira¹, Francisco Cleiton da Rocha²

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE

INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE Vera Regina dos Santos Bastos 1 vrsbvera@hotmail.com Carine B. Loureiro 2 profa.carine@gmail.com Irmo Wagner 3 capelaoguaiba@ulbra.br Resumo - Este artigo tem o objetivo

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL Página 1 de 5 ANO XV - CADERNO 166 - Abril/2006 "Prêmio Cidadania - 1997" - 1º lugar na Categoria Educação, concedido pela FUNDAMIG- CURADORIA das Fundações de Minas Gerais; "Prêmio Bem Eficiente 1997,

Leia mais

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência Projeto Grêmio em Forma relato de experiência Instituto Sou da Paz Organização fundada em 1999, a partir da campanha dos estudantes pelo desarmamento. Missão: Contribuir para a efetivação, no Brasil, de

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. Fabiola Silva dos Santos INTRODUÇÃO: A ocupação da periferia das cidades,

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins.

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Série:

Leia mais

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: Programa de Incentivo ao Plantio de Mudas e Manutenção de Vias Públicas e Escolas Municipais Para a franquia O Boticário de São Gonçalo

Leia mais

EDITAL 012/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO VAGAS PARA PROJETOS SOCIAIS

EDITAL 012/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO VAGAS PARA PROJETOS SOCIAIS EDITAL 012/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO VAGAS PARA PROJETOS SOCIAIS A Fundação La Salle é uma entidade ligada à Rede La Salle, situada no município de Canoas/RS, com atuação nacional, responsável

Leia mais