1. ESAG Escola Superior de Administração e Gerencia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. ESAG Escola Superior de Administração e Gerencia"

Transcrição

1 FLORIANÓPOLIS 2007

2 1. ESAG Escola Superior de Administração e Gerencia A Escola Superior de Administração e Gerência - ESAG, que pertence à Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, é a mais conceituada instituição de ensino superior em Administração de Empresas do Sul do país e a terceira melhor do Brasil, tendo obtido por sete vezes consecutivas conceito A na avaliação do MEC. Além disso, foi publicado na Revista Veja, em 31 de março de 2004, Edição 1847, a média das notas obtidas no Provão pelos alunos dos dez melhores cursos de Administração do país. A ESAG, com 62,1 pontos, ocupa a terceira posição no ranking, à frente de faculdades como Fundação Getúlio Vargas, Ibmec e ESPM. Fundamenta-se como uma instituição formadora de grandes empresários e agentes políticos transformadores, tendo egressos de destaque tanto na administração pública como nas empresas privadas. Ao longo dos últimos 40 anos a Escola vem mantendo seu papel de destaque na sociedade catarinense, por meio da criatividade, empreendedorismo, esforço e amor dos acadêmicos, professores e servidores que são o patrimônio maior da ESAG.

3 2. SERTE Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação A Instituição SERTE é reconhecida na região de Florianópolis pelo exemplo de dedicação a comunidade há 51 anos, sendo respeitada pelo seu trabalho e o impacto na sociedade. Em 2000, A SERTE está classificada como a 192ª maior entidade beneficente do Brasil, de acordo com a análise efetuada pela Kanitz e Associados. A instituição atende atualmente 65 idosos principalmente carentes, com idade média de 86 anos, o que exige uma atenção e cuidados qualificados. Atualmente, 2/3 dos idosos da SERTE podem ser classificados como dependentes. Entretanto, todos os independentes apresentam algum grau de dependência de ordem física e/ou psíquica. Além do asilo, há o orfanato com 25 crianças que recebem todo o amparo e assistência, e 120 crianças da comunidade que permanecem na creche, recebendo educação e alimentação. A missão da SERTE guarda uma estreita relação com a razão de sua existência, determinando a direção a ser seguida quanto aos objetivos, estratégia e decisões de ação, como sendo: Vivenciar e Divulgar a Doutrina Espírita; integrar-se ao movimento espírita catarinense e brasileiro; amparar, assistir, orientar, capacitar, recuperar e educar o ser humano biopsicossocial e espiritual; proporcionando ao voluntário campo de trabalho para o seu aprimoramento espiritual" O lema da instituição é Um só nada faz, é o conjunto que opera.

4 3. O Projeto O Projeto intitulado ESAG na SERTE foi idealizado dentro da disciplina de Programação e Projetos II ministrada pelo Professor Leandro Schmitz, no 8º Termo Vespertino da ESAG. Respondendo aos anseios da turma, buscou-se desenvolver um projeto respaldado pelo caráter social e solidário, desta forma foi escolhida a Instituição SERTE Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação. Tal instituição foi escolhida por acreditar-se que realizada um projeto sério que auxilia desde crianças até idosos em uma estrutura que demanda constante apoio. O presente projeto teve início em Agosto de 2007, e com entrega definida para final de Outubro de Objetivo do Projeto O Projeto procura através de eventos e campanhas arrecadar doações para serem entregues à instituição SERTE. Dentre os motivos que fizeram com que esse projeto fosse elaborado está a idéia de colocar em prática o lema da ESAG que sugere a integração da escola, empresa e comunidade. Busca-se unir a escola através dos alunos que realizam a disciplina e que participam do Projeto e de doações realizadas pelos demais alunos da instituição, com empresas que atuarão como parceiras e doadoras e a comunidade através dos eventos que serão realizados, além de doações com um objetivo em comum que é colaborar com a SERTE. As necessidades prioritárias da instituição são: Fraldas (geriátrica e infantil) Leite Desnatado Café em pó O foco do projeto são os itens acima mencionados, mas qualquer outro alimento ou material doado será bem vindo pela instituição.

5 3.2. Desenvolvimento do Projeto Está sendo programadas diversas formas para obter doações, principalmente de leite, café e fraldas (tanto infantis quanto geriátricas) conforme diagnosticado pelo grupo e através do levantamento de recursos por eventos com a mesma finalidade. Para atingir os objetivos almejados, o projeto ESAG na SERTE realizará algumas ações, as quais estão descritas abaixo: Festa a ser realizada no Confraria das Artes, dia 05/10/2007, vinculada ao encerramento da Semana Esaguiana; Festa a ser realizada na SERTE no dia 28/10/2007, onde será servido um carreteiro para 400 pessoas, dentre outras atrações; Arrecadação de alimentos, obtidos através da troca de convites da Pré- Choppada da ESAG; Campanha de doações de pessoas físicas e jurídicas a referida instituição, que será realizada no decorrer do trabalho em diversos locais. Bazar Beneficente com diversos materiais arrecadados por doação; 3.3. Retorno oferecido aos possíveis apoiadores e patrocinadores Divulgação da marca em todo o material impresso como Flyers das festas (confraria p/ patrocinadores/ almoço-carreteiro SERTE), Banners, etc..; Divulgação da marca em todas as ferramentas de comunicação virtuais (site, , orkut, mala direta Confraria/ESAG); Apresentação da marca em arquivo virtual (telão) que será veiculado nas duas festas.

6 4. Proposta de Patrocínio A colaboração no Projeto ESAG na SERTE pode ocorrer por meio de doações de fraldas infantis e geriátricas, alimentos como café ou leite desnatado, produtos diversos para o bazar, medicamentos e/ou recursos que serão revertidos na realização dos objetivos do Projeto. 5. Contatos Sabrina Pamplona Responsável Área Captação sabrinapamplona@gmail.com Fone: Patrocinadores 7. Apoio