Influências no comportamento sexual dos universitários: o uso do preservativo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Influências no comportamento sexual dos universitários: o uso do preservativo."

Transcrição

1 Influências no comportamento sexual dos universitários: o uso do preservativo. CUNHA, E. V. & SILVA, L. L. 1 Resumo A influência de campanhas da AIDS sobre o comportamento sexual dos jovens é algo ainda pouco discutido, não encontramos na literatura dados sobre esse tema. Deste modo, essa pesquisa teve como objetivo verificar se havia influência positiva no comportamento sexual do universitário. Os questionários foram aplicados em jovens universitários do campus de Bauru dos cursos de Jornalismo, Engenharia Civil e Educação Física. Os resultados obtidos evidenciaram maior percentual relativo à formação/educação familiar a que esses jovens têm acesso, deste modo este se mostrou ser o fator de influência determinante no comportamento sexual do universitário. Em relação às campanhas, os dados demonstraram a ocorrência de um empate, pois houve uma diferença de 2 votos e, de acordo com o desvio padrão, não podemos afirmar que de fato elas imprimem influência. Como justificativa ao não-uso do preservativo, foram citados os fatores duração e estabilidade do relacionamento amoroso. Essa pesquisa visou um maior conhecimento a cerca do comportamento sexual do jovem universitário. Introdução A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo pelo vírus HIV (Vírus da imunodeficiência humana). É classificada como uma síndrome porque possui uma variedade de sintomas e manifestações, que, em conjunto, caracterizam uma doença. Embora um indivíduo apresente resultado positivo para a infecção do HIV, ele pode não estar com AIDS, pois esta representa um estágio mais avançado da infecção. O período entre a contaminação pelo HIV e as manifestações dos primeiros sintomas da AIDS serão determinadas, principalmente, pelo estado de saúde do indivíduo. Além disso, o modo como a AIDS se manifesta pode assumir formas variadas, entretanto, os primeiros sintomas costumam ser semelhantes e comuns a outros tipos de doenças, ocasionando dificuldades no diagnóstico. Normalmente, os sintomas apresentados 1 Acadêmica do 2º ano de Psicologia. Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. UNESP, campus de Bauru, 2008.

2 2 são febres persistentes, calafrios, dores de cabeça, dores de garganta, dores musculares, manchas na pele, suores noturnos, diarréias, gânglios embaixo do braço, pescoço ou virilha, entre outros sintomas. Com o progresso da doença, o sistema imunológico do indivíduo fica comprometido, colaborando para o surgimento de doenças oportunistas como a pneumonia, a tuberculose, alguns tipos de câncer, toxoplasmose, meningite, entre outras. A contaminação pelo vírus HIV ocorre apenas no indivíduo que apresentar contato com sangue, sêmen, secreção vaginal ou leite materno soropositivo. Este contato pode ocorrer por meio de relações sexuais vaginal, anal ou oral sem preservativo; uso compartilhado de seringas; transfusões de sangue; gravidez, parto e amamentação; ou ainda por instrumentos perfuradores ou cortantes não esterilizados. O primeiro caso de AIDS diagnosticado no Brasil ocorreu em 1980 em um indivíduo do sexo masculino infectado por exposição bissexual, com idade entre 13 e 49 anos, a literatura não apresenta dados mais específicos sobre este caso. Segundo as informações do Ministério da Saúde, desde esta contaminação até junho de , foram notificados casos de AIDS de Brasil. Em 2006, considerando apenas dados preliminares, foram registrados casos da doença. Os dados do Boletim Epidemiológico apontam que as regiões Sul e Sudeste, atualmente, concentram 80% dos casos. Desde a primeira contaminação o país acumulou mil óbitos por AIDS até 2006, considerando que os dados de 2006 são preliminares. Ainda em relação ao número de óbitos, o Norte também apresenta aumento na taxa de mortalidade, entre 2002 e 2006, houve um aumento de 42,4% em relação ao período anterior. Contudo, após a introdução da política de tratamento anti-retroviral observou-se queda na taxa de mortalidade da AIDS, fato que se evidencia a partir do ano 2000 quando houveram por volta de 63,3 óbitos a cada 100 mil habitantes. Além disso, observou-se, entre 1993 e 2003, um aumento de cinco anos na média de idade entre os óbitos, em ambos os sexos, revelando um aumento na sobrevida dos pacientes. Segundo o Boletim de 2007, após cinco anos do diagnóstico da doença cerca de 90% das pessoas com AIDS no Sudeste, ainda estavam vivas, o menor percentual de sobrevida foi encontrado no Norte onde 78% estão vivas após esse período. O Brasil conta com casos de AIDS diagnosticados em homens, desde 1980, e em mulheres. A partir de 1998 houve uma inversão na proporção de casos de AIDS entre homens e mulheres com idades entre 13 a 19 anos, em 1985 registrou-se 15 casos em 2 Fonte dos dados: Portal do Ministério da Saúde, na seção Programa Nacional de DST e AIDS 3 Apresentado no auditório Emílio Ribas, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, dia 21 de novembro de 2007.

3 3 homens para 1 em mulheres, atualmente, os dados revelam que a relação é de, respectivamente, 1,5 para 1. O Ministério da Saúde verificou que, em ambos os sexos, os casos da doença concentram-se na faixa etária dos 25 aos 49 anos e um aumento dos casos em pessoas com mais de 50 anos. Os dois primeiros casos de AIDS na população feminina datam do ano de 1983, sendo que, um deles decorreu por exposição heterossexual e o outro, por exposição sanguínea a partir da subcategoria de UDI (Usuários de Drogas Injetáveis). Todavia, embora o primeiro caso entre mulheres tenha sido diagnosticado 3 anos após os homens, verifica-se o aumento dos casos entre a população feminina, esse processo é denominado feminização da AIDS (NARDI, 2005). Em homens com mais de 13 anos, verifica-se o aumento da epidemia em heterossexuais, estabilização entre os homos e bissexuais e uma redução entre UDIs, mas há uma ressalva que em homo/bissexuais jovens há uma tendência ao aumento. Nas mulheres, em 1996, foram notificados 86,1% dos casos em heterossexuais e 12,6% em UDI. No ano de 2007 o percentual em heterossexuais aumentou para 95,7% e cai para 3,5% em UDI. Para a diminuição das taxas apresentadas, o Ministério da Saúde aposta na prevenção, a qual se dá, fundamentalmente, na recomendação da prática de sexo seguro, onde se entende por sexo seguro: relação monogâmica com parceiro HIV negativo e uso de preservativo em todas as relações sexuais. Além do cuidado no manejo de sangue (uso de seringas descartáveis, exigir que todo sangue transfundido seja previamente testado para a presença do HIV e uso de luvas). Tais procedimentos preventivos são divulgados através da mídia escrita e falada, por meio de propagandas e campanhas preventivas. Ao longo de mais de vinte anos de epidemia, o Brasil foi um dos primeiros países do mundo a deixar de associar em suas campanhas a AIDS à morte, focalizando a valorização da auto-estima, a informação, o incentivo ao uso do preservativo e o respeito aos direitos humanos. Apresentou também nas campanhas, alguns tabus como relações homossexuais entre homens (2002), mulheres adolescentes que não se envergonham na compra de preservativos (2003), um homem que conversava com seu próprio pênis (1994), sendo todas consideradas polêmicas. A construção das campanhas é pautada, principalmente, nas pesquisas de comportamento, participação da sociedade civil e dados epidemiológicos. 4 A campanha mais recente divulgada pelo portal do Ministério da Saúde, que foi lançada no Dia mundial de 4 Os dados estão disponíveis no Portal do Ministério da Saúde, na seção Programa DST e AIDS, no link Campanhas.

4 4 Luta contra a AIDS (01/12/07), tem como foco principal os jovens entre 14 e 24 anos, faixa etária abarcada pelo objetivo da presente pesquisa. A campanha trata da questão da afirmação dos direitos dos jovens de viver a sua sexualidade e ter acesso ao preservativo e à informação. Ainda em relação ao comportamento sexual dos adolescentes/jovens, uma pesquisa coordenada pelo médico psiquiatra Jairo Bouer traz considerações importantes acerca dos mesmos, a pesquisa foi realizada com indivíduos entre 13 e 17 anos, totalizando 7520 alunos do Estado de São Paulo. Seu objetivo foi mapear o conhecimento e as atitudes dos jovens com relação à sexualidade e à prevenção. Os resultados obtidos demonstram que, apesar do jovem ter um bom nível de informação, eles dispensam o uso do preservativo quando julgam estar em uma relação estável. Outro dado apresentado pela pesquisa diz respeito às informações sobre prevenção, que segundo os dados obtidos tem conseguido chegar aos jovens. Contudo, mesmo munido da informação o uso do preservativo diminui com a idade, a prática sexual e a estabilização dos namoros. Além disso, a taxa de preocupação com a gravidez se mostrou alta, podendo justificar o uso inadequado dos métodos de contracepção, e até mesmo, o não uso dos métodos. Verificou-se ainda que a utilização do preservativo é maior como método contraceptivo, correspondendo a 74% dos entrevistados, enquanto que a pílula, corresponde a apenas 20%. A taxa dos participantes que declararam que abandonariam o uso do preservativo caso vivessem um relacionamento estável foi de 28%. 5. Alguns dados estatísticos revelam a relação entre número de casos de ocorrência de AIDS com o nível de escolaridade (NARDI, 2005). Indivíduos de escolaridade superior e com o 2º grau representavam a totalidade dos casos de AIDS até 1982, passando a apresentar menores percentuais ao longo dos anos. Inversamente, houve um aumento no número de casos em indivíduos com menor grau de escolaridade, constatando-se em 1994, que a maioria dos casos, 69,9%, correspondia a indivíduos analfabetos e com o primeiro grau. Segundo o panorama apresentado pelo Exame Nacional de Cursos referente aos anos de 1996 a 2002, aplicado em alunos concluintes de 24 cursos de graduação, observa-se que, apesar da gradativa participação de estudantes da faixa etária superior a 35 anos, a predominância está na faixa etária jovem, apontando uma concentração de 49,7% de estudantes com até 24 anos. 5 A pesquisa encontra-se citada no portal do Ministério da Saúde, na seção Programa DST e AIDS na mídia, no link notícias (comportamento sexual).

5 5 O estudante universitário é, ainda, alvo de uma caracterização que lhe é atribuída socialmente. Os universitários são referidos como mais intelectualizados (PIRROTA, 2003), culturalmente privilegiados (PICCOLI, 1999), socialmente diferenciados (MAGALHÃES et al, 1997), pertencentes a estados sociais de maior instrução ( PIRROTTA e SCHOR, 2002), detentores do conhecimento (LIMA, 2001). (NARDI, 2005, pp. 25). Objetivo Tendo em vista as inúmeras situações que o universitário experiencia, como acesso facilitado à produção científica, participação ativa na construção do próprio conhecimento, ênfase no processo de autonomia, aprimoramento profissional, convívio social intensificado, entre outros (NARDI, 2005), esta pesquisa pretende verificar a influência de campanhas preventivas da AIDS, realizadas pelo Ministério da Saúde e mídia em geral, no comportamento de uso do preservativo entre os universitários. Além disso, também faz parte do objetivo analisar se haverá diferenças nos percentuais obtidos, entre os alunos da Faculdade de Ciências, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e Faculdade de Engenharia de Bauru, todas do corpo da UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho ). Pudemos observar que pesquisas voltadas para a relação do universitário com o universo da AIDS são de suma importância, tanto para que se possa contribuir com a ciência quanto com a sociedade, visto que pelos dados aqui apresentados, os jovens constituem o maior grupo de risco. Houve dificuldades para encontrarmos estudos que evidenciassem a AIDS nesse contexto, principalmente estudos recentes. Método Participantes: A presente pesquisa foi realizada com estudantes universitários da UNESP campus de Bauru, universidade pública do interior de São Paulo, nas Faculdades de Artes, Arquitetura e Comunicação (FAAC), Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) e Faculdade de Ciências (FC), que assim foram escolhidas propositalmente, visando evidenciar uma possível diferença que possa ocorrer entre as diferentes áreas. Os dados foram obtidos por meio de uma amostragem na proporção de uma sala por faculdade, com estudantes do 2º, 3º e 4º ano da graduação. A pesquisa engloba ambos os sexos, sendo 39 mulheres e 37 homens, totalizando uma média de 76 acadêmicos: 27 participantes da FAAC, 28 da FEB e 21 da FC.

6 6 A média de idade dos participantes na FAAC foi de 22,3 anos, com variação entre 20 a 27 anos, na FC a média foi de 20,3 anos, com variação de 18 a 31 anos e na FEB foi de 22,7 anos, com variação entre 20 a 27 anos. Material: A coleta de dados foi obtida através da aplicação de um questionário composto por 7 questões, sendo 6 objetivas e 1 discursiva (Anexo 1), o qual continha questões que visaram constatar se a hipótese sobre as influências das campanhas preventivas da AIDS no comportamento de uso de preservativo nos estudantes era positiva. Além disso, analisar a freqüência no uso do preservativo, os motivos que os levam a usar, e ainda a ocorrência do uso do mesmo em relações homossexuais. Procedimento: Os questionários foram aplicados nos meses de maio e junho do ano de 2008, no campus da Unesp de Bauru. Os dados obtidos na FAAC e FC são do curso de Jornalismo e Educação Física do período noturno e na FEB do curso de Engenharia Civil do período integral. Ele abrange tanto questões sobre a influência das campanhas de prevenção, quanto outras que possam interferir na relação campanha x uso do preservativo, como a formação/educação familiar, dados estatísticos da ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial de Saúde), assim como a prevenção da gravidez. Dessa forma, esses fatores constituem um conjunto de possíveis variáveis estranhas. A dificuldade de busca por técnicas de controle de possíveis variáveis ocorre devido à limitação que o procedimento de coleta escolhido, o questionário, apresenta com relação à fidedignidade das respostas obtidas. Assim, faz-se necessária a aplicação deste em um recorte da população universitária, visto que é um projeto piloto, com a finalidade de checar a pertinência de sua eficácia no que diz respeito ao objetivo da pesquisa. Resultados Quanto à utilização do preservativo pelos universitários da UNESP, campus de Bauru, os dados obtidos e expostos na Tabela 1, abaixo, demonstram que a maior parte dos universitários da FC, 42,85%, utiliza o preservativo em todas as relações sexuais, 4,76% utilizam freqüentemente e 28,57% somente às vezes. Do total apurado 23,80% dos

7 7 universitários dessa faculdade ainda não tiveram sua primeira relação sexual. Todos os dados aqui totalizados se referem a relações heterossexuais. Os dados obtidos na FAAC demonstram maior distribuição das respostas em relação às alternativas, sendo que 33,33% revelou usar o preservativo em todas as relações e, 7,40% dos entrevistados revelou nunca utilizar o preservativo, desta parcela obtivemos que 11,11% dos estudantes não tiveram a primeira relação sexual, também foi registrado 3,70% de abstenções. O menor percentual obtido com essa pesquisa foi verificado na FEB, onde apenas 28,57% dos entrevistados relataram sempre utilizar o preservativo e 28,57% relataram utilizalo freqüentemente, 7,14% disseram nunca utilizar e 28,57% ainda não tiveram a primeira relação sexual. Do total obtido na FEB 0,28%, relatou ter tido relação homossexual e não faz uso do preservativo. Da totalidade dos dados obtivemos a média de 34,91% de uso em todas as relações, 4,84% nunca utilizam e atribuíram ao fato da parceira fazer uso de pílula contraceptiva e ainda a estabilização do relacionamento amoroso, evidenciando assim que a preocupação primeira, no caso desses entrevistados é a gravidez e não as DST/AIDS. 21,16% revelaram que não tiveram a primeira relação sexual e as abstenções quanto a essa questão totalizaram 1,23%. Tabela 1: Uso do preservativo FC: Faculdade de Ciências FAAC: Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação. FEB: Faculdade de Engenharia de Bauru Alternativa FC FAAC FEB Média Sempre 42,85% 33,33% 28,57% 34,91% Freqüentemente 4,76% 25,92% 28,57% 19,75% Às vezes 28,57% 3,70% 7,14% 13,13% Raramente 0 14,81% 0 4,93% Nunca 0 7,40% 7,14% 4,84% Ainda não tive 23,80% 11,11% 28,57% 21,16% Abstenções 0 3,70% 0 1,23% Quanto à finalidade do uso do preservativo, os dados podem ser visualizados na Tabela 2, 52,38% dos universitários da FC disseram que o utilizam com a finalidade primeira de evitar DST/AIDS e em segundo uma gravidez. Dos dados obtidos na FAAC, 51,85% disseram utilizar primeiro para evitar uma gravidez e segundo as DST/AIDS e 3,70%

8 8 disseram que outros, justificando que utiliza o preservativo para os dois fins, não alocando em nenhuma ordem. Os dados da FEB demonstram que 46,42% utilizam primeiro para evitar as DST/AIDS e em segundo lugar para evitar uma gravidez. A média dos resultados obtidos totalizam 39,10% que utilizam com a finalidade primeira de evitar as DST/AIDS e em segundo lugar uma gravidez. Devemos frizar que nessa questão houve um número significativo de abstenções, 11,24%. Ainda em relação a FEB 17,85% dos participantes relataram utilizar o preservativo apenas com a finalidade de evitar uma gravidez. O item evitar DST não obteve nenhuma resposta. De acordo com os dados obtidos fica evidente que na FAAC a preocupação determinante no uso do preservativo é evitar uma gravidez e em segundo lugar uma DST/AIDS. Tabela 2: Finalidade do uso do preservativo. Alternativa FC FAAC FEB Média Evitar 9,52% 7,40% 17,85% 11,59% gravidez Evitar DST s 4,76% 7,40% 0 4,05% Evitar uma 28,57% 51,85% 17,85% 32,75% gravidez em primeiro lugar e DST s em segundo Evitar as 52,38% 18,51% 46,42% 39,10% DST s em primeiro lugar e uma possível gravidez em segundo Outro fator 0 3,70% 0 1,23% Abstenções 4,76% 11,11% 17,85% 11,24% No caso das participantes que não utilizam o preservativo ou deixariam de utilizá-lo em algum momento, obtivemos 63,15% de abstenções. O alto número de abstenção, segundo nossa análise, pode ser atribuído ao erro de método, a falta da instrução correta das respostas no ato do preenchimento do questionário. A finalidade desta pergunta era evidenciar se no caso do participante não utilizar o preservativo qual seria o motivo. Dos participantes que responderam à questão 22,36% disseram que deixariam de utilizar em caso de estabilização/duração do relacionamento amoroso, 7,89 disseram que não utilizam devido ao

9 9 incomodo, 1,31% responderam ter vergonha de usar ou pedir para o parceiro usar, 1,31% responderam que é devido à falta de preparação prévia (não tem o preservativo à mão, não comprou) e 3,94% responderam outros e como justificativa obtivemos as respostas: custo e uso de pílula contraceptiva pela parceira. Quanto ao fator de influência no uso do preservativo, obtivemos os resultados expostos na Tabela 3. Podemos verificar que dos universitários questionados na FC, 66,66% indicam que a formação/educação familiar é o principal fator de influência, essa opção também foi a maioria na FAAC, totalizando 70,37% e na FEB 75 %. Quanto à propaganda e campanhas preventivas da DST/AIDS veiculadas na mídia, 28,57% dos entrevistados da FC, 25,92% da FAAC e 25% da FEB disseram ser esse o fator de influência, assim as campanhas e propagandas preventivas vem em segundo lugar quando tratamos do grau de influência exercido. Os dados estatísticos divulgados na mídia sobre a atual situação da AIDS no Brasil e no mundo obtiveram 14,28% e 14,81% na FC e na FAAC respectivamente. As abstenções totalizaram 3,70% na FC e 3,57% na FAAC. Tabela 3: Fator de Influência. Alternativa FC FAAC FEB Média Formação/ 66,66% 70,37% 75% 70,67% Educação Familiar Propagandas/ 28,57% 25,92% 25% 26,49% Campanhas veiculadas na mídia Dados 14,28% 14,81% 0 9,69% estatísticos Caso de óbito Abstenções 0 3,70% 3,57% 2,42% A Tabela 4, abaixo, foi apresentada de acordo com as respostas obtidas a partir da análise do discurso da questão discursiva (aberta), os valores expostos correspondem à totalidade das respostas e não a percentuais. A categoria correspondente ao Sim e do Não representam os totais de respostas, e as linhas sucessivas dizem respeito ao porquê explicitado na resposta. Em alguns casos os participantes não apresentaram argumentos que

10 10 fundamentassem a resposta, portanto foi contabilizado apenas na categoria sim ou não, de acordo com a resposta dada. Com relação às respostas obtidas na FC, 14 participantes relataram que sim, as campanhas/propagandas influenciam o uso do preservativo, sendo que desse valor 7 atribuíram a respostas a conscientização e esclarecimentos que a campanha proporciona, 2 relataram que elas trazem mais informações a cerca das doenças, 2 participantes disseram apenas que elas são importantes, não especificando sua resposta, 1 participante disse que elas fazem o papel que os pais deveriam fazer, ou seja, orientar e 2 participantes disseram apenas que sim, não fundamentando sua resposta. Dos participantes da FAAC apenas 9 relataram que sim, as campanhas influenciam, e 12 participantes da FEB disseram o mesmo. Da totalidade de respostas obtidas nas três faculdades, 35 pessoas relataram que as campanhas/propagandas veiculadas na mídia influenciam seu comportamento no uso do preservativo. Apenas 6 participantes da FC disseram que as campanhas/propagandas não influenciam no seu comportamento, onde 3 disseram apenas que não, sem justificativas e os outros 3 atribuíram à educação/formação recebida, estratégia ruim e ao tempo insuficiente que as campanhas permanecem no ar. Na FAAC os dados obtidos a favor do não representam 17 participantes, desses 11 disseram que a educação/formação familiar é o fator determinante no comportamento de uso do preservativo. Dos dados apurados na FEB, 14 participantes disseram não há influência por parte das campanhas em seu comportamento, o motivo do por quê elas não interferem ficou distribuído entre a educação/formação familiar, estratégia ruim, tempo de campanha insuficiente e outros. Do total de dados apurados 3 pessoas não responderam a essa questão. Tabela 4: Análise de Discurso. Resposta FC FAAC FEB Total SIM Conscientização/ Esclarecimento/ Mostra os riscos Traz mais informações/ Conhecimento Importância Divulgação de dados sobre os 1 2 3

11 11 casos de DST s Faz o papel dos 1 1 pais Outros 1 1 NÃO Formação e educação familiar é mais relevante Estratégia ruim Tempo da campanha é insuficiente Depende do 2 2 grau de instrução Outros Não responderam Analisando a totalidade de respostas à questão discursiva pudemos perceber que dente as três faculdades apenas a FC obteve um total de respostas positivas maiores que as negativas, ou seja, evidenciando que as campanhas influenciam no comportamento. As outras duas universidades, FAAC e FEB obtiveram maior número de respostas negativas relativas a essa questão. Embora a resposta negativa tenha ocorrido em maior número, não podemos afirmar que de fato as campanhas/propagandas preventivas das DST/AIDS não influenciam no comportamento de uso do preservativo nos universitários, pois a diferença (a margem) entre o sim e o não foi de apenas 2 votos, o que não pode garantir essa afirmação.

12 12 Gráfico da resposta sobre a influência das campanhas preventivas da AIDS/DST Sim Não FC FAAC FEB Essa pesquisa proporcionou o conhecimento a cerca de que a educação/formação familiar, ou seja, a família em si, exerce grande influência sobre o comportamento sexual do universitário, o grau de instrução também foi por eles citados. A pesquisa pode mostrar também que os universitários ainda não fazem uso do preservativo em todas as relações, conseguimos evidenciar que a maioria faz, mas ainda há um grande percentual que o utiliza apenas às vezes, concluímos que apesar dos universitários terem informações sobre os riscos do contágio de uma DST/AIDS, segundo eles adquiridas predominantemente através da educação/formação familiar, eles ainda não se previnem em todas as relações, como deveria ocorrer, visto que a AIDS tem aumentado entre os jovens, fato já explicitado nessa pesquisa. Possivelmente esse é o fator que faz com que eles sejam a parcela da população onde a AIDS mais cresce e sejam o chamado grupo de risco. O governo federal tem investido em campanhas que tem como alvo o jovem, mas nessa parcela da população, a qual nos dispusemos estudar, as campanhas não têm surtido o efeito desejado, pois eles revelam não ser esse o fator que mais influencia no seu comportamento. Quanto aos dados estatísticos sobre a situação da AIDS no Brasil, apenas 9,69% revelaram que esse também é um fator de influência, logo esses dados também não se mostrou relevante nesse aspecto. Em relação à questão sobre relações homossexuais na totalidade dos dados obtidos, houve 97,36% de respostas negativas, 1,31% de respostas positivas e 1,31% de abstenção. Nesse percentual de 1,31% de respostas positivas obtivemos como resposta em relação à

13 13 pergunta do uso do preservativo na relação homossexual a alternativa nunca. Segundo o Ministério da Saúde os casos de AIDS entre homossexuais tende ao crescimento, isso demonstra que é necessária maior conscientização dessa parcela da população, pois se evidencia aqui a despreocupação em relação ao uso de preservativo nas relações homossexuais. Pudemos observar que o uso do preservativo está mais presente no repertório comportamental da mulher universitária do que do homem. Segundo a análise, 38,46% das mulheres participantes disseram utilizar o preservativo em todas as relações sexuais contra 29,72% dos homens. Dos que disseram nunca utilizar, as mulheres contabilizam 5,12% contra 5,40% dos homens. Mulheres Homens Sempre 38,46% Sempre 29,72% Freqüentemente 12,82% Freqüentemente 29,72% Às vezes 10,25% Às vezes 13,51% Raramente 7,69% Raramente 2,70% Nunca 5,12% Nunca 5,40% Não tiveram relação sexual 23,07% Não tiveram relação sexual 18,91% Abstenções 2,56% Abstenções 0% Esses dados demonstram maior preocupação entre a população feminina na prevenção das DST/AIDS e também da gravidez, visto que há pessoas que o utilizam também com essa finalidade. Assim podemos dizer, com base nos dados, que o processo de feminização da AIDS, pode não ocorrer no caso das jovens universitárias. Lembremos que essa pesquisa retrata apenas uma parcela da população de universitários. As informações prestadas na introdução dessa pesquisa foram corroboradas pelos dados obtidos, no sentido de que embora os jovens tenham informação sobre prevenção, eles não fazem uso dela como o devido, deixando de usar o preservativo quando da estabilização do relacionamento amoroso, quando se faz o uso de pílula contraceptiva, que tem como finalidade apenas a contracepção e não a prevenção de doenças, e ainda devido ao incômodo. Lembremos que o uso do preservativo é indicado em todos os casos em que estiverem presentes secreções de toda espécie e sangue, não podendo ser dispensado em hipótese alguma, para que assim haja um maior controle sobre a disseminação das DST/AIDS.

14 14 Referências NARDI, M. Os estudantes universitários e a AIDS: o que aponta a produção nacional de 1980 a f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Acesso em 20 de abril de 2008 MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa Nacional de DST e AIDS. Disponível em World Wide Web: < >. Acesso em: 28 de novembro Anexo 1: Questionário

15 15 Pesquisa sobre Comportamento Sexual Sexo: ( ) Feminino. Idade: anos. Faculdade: ( ) FC ( ) Masculino. ( ) FAAC ( ) FEB 1. Em suas relações sexuais, você usa preservativo? ( ) sempre. ( ) freqüentemente. ( ) às vezes. ( ) raramente. ( ) nunca. ( ) ainda não tive nenhuma relação sexual. 2. Em caso afirmativo, com que finalidade você o utiliza (ou o utilizaria)? ( ) Evitar gravidez. ( ) Evitar as doenças sexualmente transmissíveis (DST). ( ) Evitar uma gravidez em primeiro lugar e, em segundo, evitar as doenças (DST). ( ) Evitar as doenças (DST) em primeiro lugar e, em segundo, uma possível gravidez. ( ) Outro fator. Qual?. 3. Em caso negativo, por que você não o utiliza (ou não utilizaria)? ( ) Estabilização/Duração do relacionamento amoroso. ( ) Incomodo. ( ) Desconfiança da eficácia. ( ) Vergonha de ter a camisinha a mão. ( ) Vergonha de usar ou pedir para o parceiro usar. ( ) Falta de preparação prévia ( Não tem à mão, não comprou). ( ) Outros. 4. Que fator de influência abaixo você considera relevante no comportamento do uso do preservativo? ( ) Formação/educação familiar. ( ) Propagandas/Campanhas da AIDS/DST veiculadas na mídia. ( ) Dados estatísticos, Declarações da ONU/OMS sobre a situação das DSTs (AIDS) no Brasil e no mundo. ( ) Um caso de óbito de algum artista famoso por conseqüência da AIDS.(Cazuza, Renato Russo, outros) 5. Você já teve ou mantém relações homossexuais? ( ) sim. ( ) não. 6. Caso a resposta à questão acima seja positiva, você usou preservativo? ( ) sempre. ( ) freqüentemente. ( ) às vezes. ( ) raramente. ( ) nunca.

16 7. De acordo com as propagandas/campanhas veiculadas na mídia, você julga que elas exercem influência sobre o seu comportamento no uso do preservativo? Por que?. 16

Epidemiologia da Transmissão Vertical do HIV no Brasil

Epidemiologia da Transmissão Vertical do HIV no Brasil Epidemiologia da Transmissão Vertical do HIV no Brasil Letícia Legay Vermelho*, Luíza de Paiva Silva* e Antonio José Leal Costa** Introdução A transmissão vertical, também denominada materno-infantil,

Leia mais

A evolução e distribuição social da doença no Brasil

A evolução e distribuição social da doença no Brasil A evolução e distribuição social da doença no Brasil Por Ana Maria de Brito Qualquer epidemia é o resultado de uma construção social, conseqüência do aparecimento de uma doença com características biomédicas,

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL Kelvy Fellipe Gomes de Lima 1 ; Lucas Silva Leite 1 ; Anna Fernanda Beatriz Amorim

Leia mais

Panorama de 25 anos da mortalidade por Aids no Estado de São Paulo

Panorama de 25 anos da mortalidade por Aids no Estado de São Paulo Resenha de Estatísticas Vitais do Estado de São Paulo Ano 12 nº 2 Maio 2012 Panorama de 25 anos da mortalidade por Aids no Estado de São Paulo As estatísticas de mortalidade produzidas pela Fundação Seade,

Leia mais

A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO

A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO SATO, Camila Massae 1 Palavras-chave: Idoso, AIDS, conhecimento Introdução A população idosa brasileira

Leia mais

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Edna G. Levy A questão da gravidez na adolescência é muito mais comum do que parece ser, a reação inicial e geral é que este problema só acontece na casa dos outros, na nossa

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Ações para enfrentamento da AIDS nos jovens e adolescentes.

Mostra de Projetos 2011. Ações para enfrentamento da AIDS nos jovens e adolescentes. Mostra de Projetos 2011 Ações para enfrentamento da AIDS nos jovens e adolescentes. Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

Mortalidade por Aids no Estado: redução contínua desde 1996

Mortalidade por Aids no Estado: redução contínua desde 1996 Resenha de Estatísticas Vitais do Estado de São Paulo Ano 5 nº 13 Novembro 2004 Mortalidade por Aids no Estado: redução contínua desde 1996 A quantificação dos óbitos por Aids revela que, no Estado de

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher DataSenado Março de 2013 Mulheres conhecem a Lei Maria da Penha, mas 700 mil ainda sofrem agressões no Brasil Passados quase 7 desde sua sanção, a Lei 11.340

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIABC

TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIABC Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS

Leia mais

O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de

O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de transmissão... 6 Acidentes ocupacionais com materiais

Leia mais

TÍTULO: Autores: INSTITUIÇÃO: Endereço: Fone (21) 22642082/ 25876570 - Fax (21) 22642082. E-mail: (cinfo_nesa@yahoo.com.

TÍTULO: Autores: INSTITUIÇÃO: Endereço: Fone (21) 22642082/ 25876570 - Fax (21) 22642082. E-mail: (cinfo_nesa@yahoo.com. TÍTULO: ADOLESCENTES E O USO DO PRESERVATIVO FEMININO Autores: Luiza Maria Figueira Cromack; Dulce Maria Fausto de Castro; Stella Regina Taquette; Francislene Pace; André Melo; Janice Dutra; Roberta Souza.

Leia mais

AIDS e envelhecimento: repercussões na saúde pública

AIDS e envelhecimento: repercussões na saúde pública AIDS e envelhecimento: repercussões na saúde pública Por Guilherme Wendt, Equipe SIS.Saúde INTRODUÇÃO Devido aos avanços técnico-científicos observados no mundo, consequentes transformações foram percebidas,

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

A última relação sexual

A última relação sexual PARTE G QUESTIONÁRIO AUTO-PREENCHIDO (V1 - M) As próximas perguntas são sobre a sua vida sexual. É muito importante que responda, pois só assim poderemos ter informação sobre os hábitos sexuais da população

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011. Assunto: O perfil da Extrema Pobreza no Brasil com base nos dados preliminares do universo do Censo 2010. 1. INTRODUÇÃO O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Leia mais

Sumário. Aids: a magnitude do problema. A epidemia no Brasil. Característica do Programa brasileiro de aids

Sumário. Aids: a magnitude do problema. A epidemia no Brasil. Característica do Programa brasileiro de aids Sumário Aids: a magnitude do problema A epidemia no Brasil Característica do Programa brasileiro de aids Resultados de 20 anos de luta contra a epidemia no Brasil Tratamento Prevenção Direitos humanos

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES DE DROGAS LICITAS E ILICITAS EM UM CAPS II

CORRELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES DE DROGAS LICITAS E ILICITAS EM UM CAPS II 929 CORRELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES DE DROGAS LICITAS E ILICITAS EM UM CAPS II Ana Paula Fernandes de Lima Demarcina Weinheimer Jussara Terres Larissa Medeiros Tarlise Jardim Vanessa Campos Camila Jacques

Leia mais

Campanha DST 1. Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS

Campanha DST 1. Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS Campanha DST 1 Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS RESUMO: Este trabalho foi realizado na disciplina de Criação II do curso de Comunicação Social

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS A POPULAÇÃO IDOSA NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE SETEMBRO - 2008 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

Leia mais

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010 Briefing Boletim Epidemiológico 2010 1. HIV Estimativa de infectados pelo HIV (2006): 630.000 Prevalência da infecção (15 a 49 anos): 0,61 % Fem. 0,41% Masc. 0,82% 2. Números gerais da aids * Casos acumulados

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV

Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV 1) A vacina é mesmo necessária? Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS IDENTIFICAÇÃO O presente projeto de intervenção está sendo desenvolvido na Escola Municipal Professor

Leia mais

Diminui a mortalidade por Aids no Estado de São Paulo

Diminui a mortalidade por Aids no Estado de São Paulo Diminui a mortalidade por Aids no Estado de São Paulo Em 2012, ocorreram 2.767 óbitos por Aids no Estado de São Paulo, o que representa importante queda em relação ao pico observado em 1995 (7.739). A

Leia mais

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas Escola Bilíngüe É uma escola unique Diana Mandelert Diana Cerdeira Apresentação O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas informações obtidas na página da escola na Internet,

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO Eliane Alves Leite Email: li.phn.louvoregloria@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches Email: fer_cristina2007@hotmail.com Helena Aparecida Gica Arantes

Leia mais

São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E OS TRABALHADORES Pulverizado, com uma grande concentração de empresas de pequeno porte - mais de 60% dos trabalhadores estão

Leia mais

ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA - SESI/SC

ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA - SESI/SC ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA - SESI/SC SUMÁRIO EXECUTIVO 2015 Apresentação Integrando a agenda mundial para a promoção da saúde e produtividade, o SESI Santa Catarina realizou

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese 2014 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese Dieese Subseção Força Sindical 19/09/2014 PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICILIOS - PNAD 2013 Síntese dos Indicadores POPULAÇÃO A Pesquisa

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ

ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ Prof.a. Ms. Renata Camacho Bezerra UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu renatacb@unioeste.br Prof.a. Ms. Patrícia Sândalo Pereira

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 Notas importantes: O Banco de dados (BD) do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) vem sofrendo nos últimos

Leia mais

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET ATAS - Seminário Ensinar com Pesquisa (Ensinar, Pesquisar e Aprender) - ANO V 1 TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET Ana C. B. da Silva 1, Natália F. da Silva², Maria R. D. Kawamura 3 1 Instituto de Física/Ensino/USP,

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012 Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012 Rio de Janeiro, 19 / 06 / 2013 1 - Introdução 2 - Objetivos 3 - Coleta dos Dados 4 - Instrumentos de Coleta 5 - Temas abordados 6 - Universo da Pesquisa 7 - Análise

Leia mais

Contracepção de Emergência entre Estudantes de Ensino Médio e Público do Município de S. Paulo

Contracepção de Emergência entre Estudantes de Ensino Médio e Público do Município de S. Paulo Contracepção de Emergência entre Estudantes de Ensino Médio e Público do Município de S. Paulo Regina Figueiredo Instituto de Saúde SES/SP reginafigueiredo@uol.com.br Equipe de Pesquisa: Regina Figueiredo,

Leia mais

Mudanças demográficas e saúde no Brasil Dados disponíveis em 2008

Mudanças demográficas e saúde no Brasil Dados disponíveis em 2008 Mudanças demográficas e saúde no Brasil Dados disponíveis em 2008 José Cechin Superintendente Executivo Carina Martins Francine Leite Nos últimos meses, vários relatórios publicados por diferentes instituições

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 Notas importantes: O Banco de dados (BD) do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) vem sofrendo nos últimos

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Como pode cair no enem? (UFC) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas.

Leia mais

O Consumo de Tabaco no Brasil. Equipe LENAD: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga Ilana Pinsky Ana Cecília Marques Sandro Mitsuhiro

O Consumo de Tabaco no Brasil. Equipe LENAD: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga Ilana Pinsky Ana Cecília Marques Sandro Mitsuhiro O Consumo de Tabaco no Brasil Equipe LENAD: Ronaldo Laranjeira Clarice Sandi Madruga Ilana Pinsky Ana Cecília Marques Sandro Mitsuhiro 1. Porque esse estudo é relevante? Segundo a Organização Mundial de

Leia mais

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JONATHAN ROCHA GUIMARÃES Avaliar a Política de Trabalho e juventude torna-se de extrema importância na medida em que representa um

Leia mais

O CONSUMO VIRTUAL NO BRASIL

O CONSUMO VIRTUAL NO BRASIL O CONSUMO VIRTUAL NO BRASIL Março 2015 1. PANORAMA DO CONSUMO VIRTUAL NO BRASIL Eletroeletrônicos, livros e calçados foram os itens mais comprados em 2014. Índice de satisfação do consumidor virtual brasileiro

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO nº 04 HIV/AIDS 2015

BOLETIM INFORMATIVO nº 04 HIV/AIDS 2015 BOLETIM INFORMATIVO nº 04 HIV/AIDS 2015 AIDS O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde estima que aproximadamente 734 mil pessoas vivam com HIV/aids no país, o que corresponde

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

MEMÓRIA DA REUNIÃO 1. PAUTA

MEMÓRIA DA REUNIÃO 1. PAUTA Assunto: Reunião/Palestra saúde para orientar e esclarecer as dúvidas da população sobre as ações preventivas na área da saúde pública em virtude da construção da UHE Belo Monte. Redator: Lucimara Rios

Leia mais

MORTALIDADE POR AIDS EM SÃO PAULO: DEZOITO ANOS DE HISTÓRIA

MORTALIDADE POR AIDS EM SÃO PAULO: DEZOITO ANOS DE HISTÓRIA MORTALIDADE POR AIDS EM SÃO PAULO: DEZOITO ANOS DE HISTÓRIA Bernadette Waldvogel 1 Lilian Cristina Correia Morais 1 1 INTRODUÇÃO O primeiro caso brasileiro conhecido de morte por Aids ocorreu em 1980,

Leia mais

POLÍTICA BRASILEIRA DE ENFRENTAMENTO DA AIDS

POLÍTICA BRASILEIRA DE ENFRENTAMENTO DA AIDS Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais POLÍTICA BRASILEIRA DE ENFRENTAMENTO DA AIDS RESULTADOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS A Epidemia Prevenção Diagnóstico Assistência e Tratamento Sustentabilidade e

Leia mais

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo.

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo. Informação ao participante e consentimento informado para o parceiro VIH positivo Estudo PARTNER O estudo PARTNER é um estudo levado a cabo com casais em que: (i) um parceiro é VIH positivo e o outro é

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

BENTO GONÇALVES RELATÓRIO EPIDEMIOLÓGICO SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA - SIDA SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO SINAN

BENTO GONÇALVES RELATÓRIO EPIDEMIOLÓGICO SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA - SIDA SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO SINAN 1 2 BENTO GONÇALVES RELATÓRIO EPIDEMIOLÓGICO SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA - SIDA SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO SINAN 7ª REVISÃO 1986 a 2012 Rio Grande do Sul Bento Gonçalves

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA: O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SEU OLHAR SOBRE O IDOSO E A AIDS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA: O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SEU OLHAR SOBRE O IDOSO E A AIDS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA: O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SEU OLHAR SOBRE O IDOSO E A AIDS Nayara Ferreira da Costa¹; Maria Luisa de Almeida Nunes ²; Larissa Hosana Paiva de Castro³; Alex Pereira de Almeida 4

Leia mais

AULA. Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes UNIVERSIDADE PORTUCALENSE. npmeneses@gmail.com. Doutora Sónia Rolland Sobral

AULA. Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes UNIVERSIDADE PORTUCALENSE. npmeneses@gmail.com. Doutora Sónia Rolland Sobral MOTIVAÇÃO DE ALUNOS COM E SEM UTILIZAÇÃO DAS TIC EM SALA DE AULA Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes UNIVERSIDADE PORTUCALENSE npmeneses@gmail.com Doutora Sónia Rolland Sobral UNIVERSIDADE PORTUCALENSE

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros Janeiro 2015 1. INTRODUÇÃO Quatro em cada dez consumidores consideram-se desorganizados financeiramente, mas sete em cada dez

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Assistência Social da USP, com valor equivalente a um salário mínimo.

Assistência Social da USP, com valor equivalente a um salário mínimo. 1 O ENSINO NOTURNO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CARÁTER INCLUDENTE? BRANCALEONI, Ana Paula Leivar UNESP PIOTTO, Débora Cristina USP PINTO, José Marcelino de Rezende USP GT-11: Política de Educação Superior

Leia mais

AIDS & DST s. Prevenção e controle para uma vida sexual segura.

AIDS & DST s. Prevenção e controle para uma vida sexual segura. AIDS & DST s Prevenção e controle para uma vida sexual segura. aids A aids é uma doença causada pelo HIV, vírus da imu-nodeficiência humana que destrói o sistema imunológico responsável pela defesa do

Leia mais

Cenário Epidemiológico do Estado de Alagoas

Cenário Epidemiológico do Estado de Alagoas Cenário Epidemiológico do Estado de Alagoas Situação epidemiológica da AIDS em Alagoas 1 Registro de caso Total de casos Nº de óbitos Até 06.2010 1986 3842 949 (fonte MS/SVS/Departamento de DST/Aids e

Leia mais

Mais da metade dos brasileiros pagam compras com o cartão de crédito, principalmente roupas, calçados e eletrodomésticos

Mais da metade dos brasileiros pagam compras com o cartão de crédito, principalmente roupas, calçados e eletrodomésticos USO DO CARTÃO DE CRÉDITO Mais da metade dos brasileiros pagam compras com o cartão de crédito, principalmente roupas, calçados e eletrodomésticos Mais da metade dos brasileiros (53%) faz uso do cartão

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

2) ATIVIDADES O Conselho Comunitário é um fórum de caráter consultivo e, por natureza a ele compete:

2) ATIVIDADES O Conselho Comunitário é um fórum de caráter consultivo e, por natureza a ele compete: PROTOCOLO PROTOCOLO DE CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO CONSULTIVO, CELEBRADO ENTRE AS EMPRESAS DO POLO PETROQUÍMICO DO SUL, SIGNATÁRIAS DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL, E OS MEMBROS DAS COMUNIDADES

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL Gabriel Weiss Maciel Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Henrique Cabral Faraco Universidade do Estado de Santa Catarina,

Leia mais

BARREIRAS QUEBRADAS PARA A APRENDIZAGEM UNEMAT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA MATO GROSSO.

BARREIRAS QUEBRADAS PARA A APRENDIZAGEM UNEMAT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA MATO GROSSO. BARREIRAS QUEBRADAS PARA A APRENDIZAGEM UNEMAT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA MATO GROSSO. Resumo NETTO, Marcos Augusto SANTOS, Paulo Ricardo Junges dos MENDES, Rafael Müller BICHOFF, Regina

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE AS SATISFAÇÕES NAS RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS: ESTUDO DE CASOS

UM ESTUDO SOBRE AS SATISFAÇÕES NAS RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS: ESTUDO DE CASOS UM ESTUDO SOBRE AS SATISFAÇÕES NAS RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS: ESTUDO DE CASOS Mário Pereira da Costa Júnior Universidade Luterana do Brasil- Ulbra Campus Guaíba-RS Orientadora: Ms. Kléria Isolde Hirschfeld

Leia mais

TESTAGEM CONVENCIONAL VOLUNTÁRIA PARA HIV: PERFIL E COMPORTAMENTO DE PESSOAS COM PARCEIRO FIXO

TESTAGEM CONVENCIONAL VOLUNTÁRIA PARA HIV: PERFIL E COMPORTAMENTO DE PESSOAS COM PARCEIRO FIXO TESTAGEM CONVENCIONAL VOLUNTÁRIA PARA HIV: PERFIL E COMPORTAMENTO DE PESSOAS COM PARCEIRO FIXO Nelise Coelho 1 ; Janete Lane Amadei 2 ; Eliane Aparecida Tortola 3 ; Marta Evelyn Giasante Storti 3 ; Edilson

Leia mais

I n f o r m e E p i d e m i o l ó g i c o D S T - A I D S 1

I n f o r m e E p i d e m i o l ó g i c o D S T - A I D S 1 1 2 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE José Leôncio de Andrade Feitosa SUPERINTENDENTE DE SAÚDE Angela Cristina Aranda SUPERINTENDENTE

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

Formas de Transmissão. Fórum científico de Infecção pelo HIV/Aids

Formas de Transmissão. Fórum científico de Infecção pelo HIV/Aids Formas de Transmissão Fórum científico de Infecção pelo HIV/Aids Introdução semen saliva sangue O HIV já foi identificado secreção vaginal HIV líquor lágrima leite materno urina em praticamente todos os

Leia mais

altura 28,58 Prof. Bruno Pires

altura 28,58 Prof. Bruno Pires Prof. Bruno Pires HERPES BUCAL Herpes simplex tipo I (DNAdf). Vias aéreas (oral e respiratória); contato pessoapessoa; contato com objetos contaminados com o vírus. Formação de bolhas e feridas no tecido

Leia mais

Aceite Amar 1. Ed Carlos dos Santos SILVA 2 Thalysa DONATO 3 Lamounier LUCAS 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG

Aceite Amar 1. Ed Carlos dos Santos SILVA 2 Thalysa DONATO 3 Lamounier LUCAS 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG Aceite Amar 1 Ed Carlos dos Santos SILVA 2 Thalysa DONATO 3 Lamounier LUCAS 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG RESUMO O presente trabalho acadêmico refere-se à ONG GPH (Grupo de Pais

Leia mais

Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações. Função e Finalidades

Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações. Função e Finalidades Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações Afaria Hilda raro de Araújo* Veria Leoailda Reis da Silva** Função e Finalidades dministração dos documentos recebidos e produzidos pela

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER Levi Ramos Baracho; Jordano da Silva Lourenço, Kay Francis Leal Vieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ INTRODUÇÃO O câncer ainda é tido como

Leia mais

Papiloma Vírus Humano - HPV

Papiloma Vírus Humano - HPV VACINAÇÃO HPV 2015 Papiloma Vírus Humano - HPV O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. A sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

TRAÇOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS- MA: UM DIAGNÓSTICO DO PERFIL SOCIOCULTURAL E EDUCACIONAL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID.

TRAÇOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS- MA: UM DIAGNÓSTICO DO PERFIL SOCIOCULTURAL E EDUCACIONAL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID. TRAÇOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS- MA: UM DIAGNÓSTICO DO PERFIL SOCIOCULTURAL E EDUCACIONAL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID. Resumo Alcenir Amorim de Sousa 1 1 Instituto Federal de educação

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ Mossoró, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando

Leia mais

12º Seminário de Extensão O HOMEM E SUA SAÚDE: AÇÕES INICIAIS DE CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA

12º Seminário de Extensão O HOMEM E SUA SAÚDE: AÇÕES INICIAIS DE CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA 12º Seminário de Extensão O HOMEM E SUA SAÚDE: AÇÕES INICIAIS DE CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA Autor(es) RAFAEL PEETZ BONACHELLI Co-Autor(es) IVONÉSIO LEITE DE SOUZA Orientador(es) FÁBIO ROGÉRIO DOS SANTOS

Leia mais

Pesquisa de Índice de Aprovação de Governos Executivos

Pesquisa de Índice de Aprovação de Governos Executivos Rio de Janeiro, 8 de Maio de 2012 Pesquisa de Índice de Aprovação de Governos Executivos I INTRODUÇÃO. O Conselho Federal de Estatística - CONFE dentro de suas atribuições e objetivando contribuir para

Leia mais

A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1

A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1 64 A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1 Edson da Silva Santos e-mail: edsonsporte@hotmail.com Bolsista FAPESB, Bacharelando

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das INFORME-SE BNDES ÁREA PARA ASSUNTOS FISCAIS E DE EMPREGO AFE Nº 48 NOVEMBRO DE 2002 EDUCAÇÃO Desempenho educacional no Brasil: O que nos diz a PNAD-2001 Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou

Leia mais

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Estudo encomendado a Rating de Seguros Consultoria pela Terra Brasis Resseguros Autor: Francisco Galiza Sumário 1. Introdução... 3 2. Descrição do Setor...

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais