Introdução à Web of Science Versão 4.0. Science Citation Index Expanded Social Sciences Citation Index Arts & Humanities Citation Index

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Web of Science Versão 4.0. Science Citation Index Expanded Social Sciences Citation Index Arts & Humanities Citation Index"

Transcrição

1 Introdução à Web of Science Versão 4.0 Science Citation Index Expanded Social Sciences Citation Index Arts & Humanities Citation Index

2 IMPORTANTE: Endereço da Web of Science para acesso pela UFLA: webofscience.fapesp.br Caso não seja possível o acesso, indicando erro de identificação do seu computador na rede, desligue o acesso via proxy do seu navegador: Internet Explorer 4.0 e superiores: Ferramentas/Opções da Internet.../Conexões/Configurações de rede local (LAN)/Configurações da LAN/Servidor proxy/desligue a caixa Usar um Servidor Proxy e reinicialize o navegador. Direitos Autorais 1998 Institute for Scientific Information, Inc. Pela presente, os clientes do Institute for Scientific Information ficam autorizados a fazer cópias deste guia de treinamento para uso pessoal dentro de suas empresas. Toda e qualquer cópia, (inclusive cópias parciais) deverá obrigatoriamente incluir nota sobre os direitos autorais do Institute for Scientific Information. Qualquer outra reprodução requererá o consentimento expresso do Institute for Scientific Information, Inc. Reconhecimento de Marca Registrada Arts & Humanities Search, A&H Search, Arts & Humanities Citation Index, A&HCI, Institute for Scientific Information, ISI, ISI Document Solution, Science Citation Index Expanded, Science Citation Index, SciSearch, Social Sciences Citation Index, SSCI, Social Sci Search, and Web of Science são marcas registradas usadas sob licença.

3 Bem-vindos ao Web of Science do Institute for Scientific Information. Desde 1963 que bibliotecários e pesquisadores ao redor do mundo vêm usufruindo os muitos benefícios dos Índices de Citações do ISI, seja através de publicações, CD-ROM ou online através do DIALOG, do DataStar e do STN. Agora também estamos fornecendo estas ferramentas únicas de pesquisa através da World Wide Web, pesquisáveis através dos mais recentes browsers na sua própria Intranet ou na Internet. Todos os índices de citações do ISI são de alcance multidisciplinar. O ISI identifica e indexa os mais conceituados periódicos de todas as áreas das ciências, ciências sociais e artes e humanidades. O índice do ISI não contém apenas os artigos publicados nos periódicos, mas todos os tipos de documentos importantes são identificados e incluídos em nossa base de dados. Isto significa que você pode buscar uma determinada carta, correção, adição, editorial, ou rever o que apareceu em um periódico. O Web of Science consiste de três bases de dados, as quais podem ser pesquisadas em separado ou simultaneamente: SCIENCE CITATION INDEX EXPANDED abrange mais de periódicos de 164 áreas e é atualizada com novos documentos toda a semana, contando atualmente com mais de 22 milhões de artigos e documentos diversos (abrange todas as Ciências Agrárias); Social Sciences Citation Index abrange mais de periódicos e é atualizado por novos documentos semanalmente, tendo atualmente mais de 2,8 milhões de documentos; Arts & Humanities Citation Index abrange mais de periódicos, sendo atualizando semanalmente por novos documentos semanalmente, com mais de 2,3 milhões de artigos atualmente.

4 2 BUSCA Todas as três bases de dados de citação incluem elementos bibliográficos essenciais: autor, título e periódico em que a publicação se deu. Sumários completos dos autores estão incluídos no Science Citation Index Expanded e no Social Sciences Citation Index. A Web of Science permite realizar buscas sobre assuntos tradicionais e autores, bem como acessar documentos com informação bibliográfica completa. Contudo, o que diferencia estas bases de dados das demais é que as referências a livros, artigos, patentes, e outros trabalhos usados pelos autores também estão incluídos. Na Web of Science você pode encontrar quem citou um determinado autor, livro, artigo ou patente. A Pesquisa de Referência Citada e as outras duas relacionadas com a mesma, Times Cited e Related Records (inauguram novas avenidas para a descoberta de informações). A Web of Science oferece dois modos de busca. O Easy Search guia você na procura de tópicos, autores, lugares e referências citadas usando uma série simples de perguntas e sugestões. O Full Search permite o uso de lógica booleana, truncagem e outros requintes para uma busca precisa. O Full Search também permite selecionar uma particular base de dados e limitar o acesso por um específico intervalo de tempo.

5 3 BUSCA A REFERÊNCIAS CITADAS A Indexação de citações usa as referências feitas nos artigos publicados como termos de index (verbetes). Ela explora as conexões formais entre trabalhos estabelecidas pelos próprios autores. A pesquisa através de citações oferece a possibilidade única de encontrar informações novas e inéditas usando as informações já conhecidas. As informações sobre citações do ISI podem ser usadas de várias maneiras. Por exemplo, elas podem ser usadas para descobrir quem está citando sua pesquisa e como ela está influenciando as pesquisas mais recentes... para revelar as direções nas quais a pesquisa está progredindo a partir de um estudo anterior... acompanhar o trabalho de pesquisa de um colega... identificar as fontes de informações que concorrentes, tanto nacionais como internacionais, estão usando em suas pesquisas. Embora somente o nome do primeiro autor de uma obra referida seja indexado pelo ISI, os autores secundários também podem ser pesquisados, se o documento citado constar como fonte na base de dados. Para buscar uma referência usada, clique o botão CITED REF SEARCH na tela Full Search. Na tela Cited Reference Search escreva o nome do autor citado e/ou a abreviatura do nome do periódico ou do livro citado. A fim de tornar sua busca ainda mais precisa, você pode também fornecer o ano em que o trabalho citado foi publicado. Para obter mais informações sobre como o ISI obtém as referências citadas ou como buscá-las, consulte a Referência Citada: Uma Introdução, no website do ISI. O URL é:

6 4 O exemplo a seguir mostra como realizar uma busca de referência citada para determinar quem citou o artigo abaixo: D.R. Cahoon, B.J. Stocks, J.S. Levine, W.R. Cofer, K.P. O'Neil. "Seasonal Distribution of African Savanna Fires" Nature, 359 (6398): , Oct.29, Abrevie o nome do autor citado após a primeira inicial. É também uma boa idéia abreviar termos no campo do trabalho, a fim de corresponder a formas diferentes de um nome abreviado de periódico ou título de livro.

7 5 O botão LOOKUP conduz a uma lista dos trabalhos citados que satisfazem os critérios. Como D.R. Cahoon pode ter escrito mais de um trabalho em Nature, você deve selecionar títulos (entries) que correspondam ao trabalho em questão. Procure pelas diferentes maneiras pelas quais o mesmo trabalho pode ter sido citado e certifique-se de selecionar todas. Selecione as devidas citações clicando nas caixas de diálogo e em seguida clique no botão SEARCH. Uma lista resumida de trabalhos citados aparecerá e incluirá listagens bibliográficas completas e hot links que conduzem a artigos completos. Como estes trabalhos citam os trabalhos de Cahoon, talvez eles abordem os mesmos assuntos, mesmo que não usem a mesma terminologia. Pela forma tradicional de pesquisa é possível que você não encontre estes trabalhos devido a uma incompatibilidade terminológica.

8 6 BUSCA DE AUTORES SECUNDÁRIOS CITADOS Autores secundários citados são pesquisáveis quando o artigo de um periódico citado é também um documento-fonte armazenado na base de dados. Por exemplo, você pode procurar as referências ao artigo do D.R. Cahoon, B.J. Stocks, J.S. Levine, W.R. Cofer e K.P. O'NeiII digitando Stocks BJ ou Cofer WR ou Oneill K como o autor citado. Repare nas elipses. Isto significa que o nome do autor citado não é o primeiro autor do artigo citado.

9 7 BUSCA GERAL Em General Search você pode realizar uma busca tradicional com qualquer combinação de assuntos, autores, títulos-fonte ou endereços. Você também pode acrescentar limitações de idioma ou de tipo de documento, e definir como os resultados da pesquisa serão classificados.

10 Uma vez que uma General SEARCH ou Cited Reference tenha sido terminada, uma lista dos artigos pesquisados será mostrada. Os títulos sublinhados conectam-se a cadastros bibliográficos completos. 8

11 Para ver o Cadastro Completo (Full Record) de um determinado artigo, na lista resumida de resultados, clique o seu título sublinhado (também chamado de um hot link). 9

12 10 REFERÊNCIAS CITADAS Clicando, no hot link Cited References você poderá ver uma lista completa de referências em um trabalho. Do princípio ao fim do produto você notará referências sublinhadas. Isto indica que o cadastro bibliográfico completo do documento está disponível através de um hot link

13 11 RELATED RECORDS É também possível criar uma lista classificando os outros documentos relacionados ao documento disposto na tela. Related Records são outros artigos que citam um ou mais dos mesmos trabalhos citados pelo documento em questão. Quanto mais referências citadas um artigo tem em comum com o arquivo-chave, tanto mais relacionados são os artigos, e tanto mais alto o trabalho relacionado aparecerá na lista. Este é um método rápido e eficiente de expandir uma pesquisa sem ter que modificar ou substituir a busca original de informação. Você poderá ver resultados diferentes na sua tela porque semanalmente novos artigos são acrescentados ao Web of Science.

14 12 NÚMERO DE VEZES CITADO Clicando no hot link Times Cited você poderá ver uma lista de todos os trabalhos (em todos os anos e de todas as bases de dados) que citam o artigo exibido na tela. O número de referências obtidas através do Times Cited pode aumentar à medida que mais documentos são acrescentados às bases de dados. Pode ser que você veja resultados diferentes na sua tela porque novos artigos são acrescentados a Web of Science semanalmente.

15 13 SELEÇÃO DE DOCUMENTOS Você pode selecionar artigos enquanto olha a lista resumida de resultados ou documentos individuais completos. Para assinalar um determinado documento, quando estiver com a lista resumida de resultados, clique no quadrado reservado à esquerda do documento. Marque tantos documentos quanto desejar ou clique o botão MARK ALL para assinalar os 10 documentos mostrados na tela. Para selecionar os documentos assinalados, clique o botão SUBMIT. Quando pelo menos um documento houver sido assinalado, o botão MARKED LIST ficará ativo. Se adicionalmente você selecionar outros documentos da página anterior ou da página seguinte, estes documentos serão acrescentados à lista de documentos selecionados. Lembre-se de clicar o botão SUBMIT em cada página. A partir de um documento individual completo exposto na tela, clique o botão MARK para acrescentar o documento da tela à lista de documentos selecionados. 0 botão MARK mudará para UNMARK. A fim de tirar o documento disposto na tela da lista dos selecionados, clique o botão UNMARK.

16 14 LISTA SELECIONADA Clicando o botão MARKED LIST você poderá formatar documentos para impressão, salvar documentos em um arquivo, transferir documentos diretamente para o ProCite ou para o Reference Manager, ou formatar documentos que tenham sido solicitados. Você também pode acrescentar campos (fieids) ao seu trabalho ou classificar documentos usando o Latest Date (Mais Recente Data), First Author (Primeiro Autor), Source Title (Título Fonte), ou Times Cited (Número De Vezes Citado).

17 15 IMPRESSÃO DE ARQUIVOS 1. Clique o botão MARKED LIST para rever os documentos na sua lista de arquivos selecionados; 2. Clique o botão FORMAT FOR PRINT para formatar os arquivos em um formato simples com rótulos de campos (field labels); 3. Use a opção File/Print do browser Web para imprimir os documentos formatados. SALVAR/EXPORTAR DOCUMENTOS 1. Clique o botão MARKED LIST para rever os documentos na sua lista de documentos selecionados; 2. Há duas opções para salvar/exportar documentos: Para transferir documentos diretamente para o ProCíte ou para o Reference Manager: Clique o botão EXPORT. Você precisa ter o Procite ou o Reference Manager instalado, juntamente com o correspondente ISI/RIS Web Capture. Para obter instruções sobre como fazer o download e instalar o ISMS Web Capture, clique no hot línk ISI/RIS Web Capture na página de Ajuda (Help) "Marked Record for Printing, Exporting, and Ordering". Para salvar documentos em um formato rotulado ISI: Clique o botão SAVE TO FILE. Especifique o caminho (path) e o nome do arquivo na caixa de diálogo FILE/SAVE, por exemplo, ARQUIVO.txt. Um arquivo contendo os campos e documentos especificados será salvo, os campos serão identificados por rótulos (tags) de dois dígitos. Este formato pode ser transportado para um gerenciamento bibliográfico ou para um programa de processamento de texto. Obs.: o arquivo salvo/exportado (CIW.CGI) pode ser aberto no Word 97, porém, tem parte de sua formatação comprometida.

18 16 CONTATOS Assistência Técnica Treinamento ISI North America Phone: ext Phone: ext Market Street ext ext Philadelphia, PA Fax: Fax: U.S.A. ISI Europa Phone: Phone: Brunel Science Park Fax: Fax: Uxbridge UB8 3PQ United Kingdom ISI Japão Phone: Phone: Palaceside Building 5F Fax: Fax: Hitotsubashi Chiyoda-ku, Tokyo Japan ISI Singapore Phone: Phone: c/o International Thompson Fax: Fax: Publishing Asia Albert Street #15-01 Albert Complex Singapore Singapore Visite o ISI na World Wide Web no

19 Web of Science Versão 4.0 Tutorial Resumido

20 2 EASY SEARCH Realiza uma busca rápida, a tela exibe um campo de cada vez. Recupera 100 referências. São três campos de busca: TÓPICO - termos ou frases do título do artigo, resumo ou palavra-chave. São duas opções para busca: Relevância - lista primeiro os artigos com ocorrência mais freqüente de palavras ou frases da busca; Cronológica - lista os artigos mais recentes baseados primeiro na data de processamento no ISI. PESSOA - possui três opções de busca: Autor - recupera artigos escritos por esse autor; Autor citado - recupera artigos referindo-se a trabalhos daquele autor; Autor como assunto - recupera artigos sobre aquela pessoa. LOCAL/INSTITUIÇÃO - busca artigos escritos por autor(s) de uma instituição específica e/ou local geográfico. Entre com uma palavra ou frase do endereço do autor. Os elementos do endereço são freqüentemente abreviados. Ex.: univ para university, universidade; dept para departamento, department; PA para Estado da Pensilvânia; PQ para Província de Quebec, etc. FULL SEARCH Realiza uma busca completa. Recupera até 500 referências: GENERAL SEARCH - possui quatro campos de busca: Tópico - idem anterior; Autor - entre com o nome e/ou sobrenome do autor, editor, devem ser incluídos os espaços e iniciais do nome, caso existam; Título da fonte - título total ou parcial da revista, livro, etc. No caso de título parcial, trunque-o com asterisco, ex.: journal of materiais*; Local/instituição - local do endereço do autor e/ou nome da instituição para buscar artigos baseados no endereço. CITED REF SEARCH - busca através de quatro campos: Autor citado - a busca é feita pelo primeiro autor citado. Mas se o documento estiver indexado nas bases do ISI pode-se recuperar através dos demais autores, nesse caso, o sobrenome vem antecedido de reticências, ex.:... STOCKS JB, significando que é um autor secundário. O sobrenome deve possuir no máximo 15 caracteres e até 3 iniciais; Trabalho citado - título do trabalho em até 20 caracteres. Abrevie para obter todas as variantes; Ano de publicação.

21 3 EXEMPLOS UTILIZANDO OPERADORES DE BUSCA (BOOLEANOS) OPERADORES DE BUSCA: and, or, not, same, sent EASY SEARCH TÓPICO: coffee and fertiliz* and (nitrogen or calcium) coffee same fertiliz* not (potassium or phosphorus) hepatitis hepatitis c and hepatitis b hepatits c or hepatitis b suicide not (physician-assisted) aids or hiv PESSOA: Autor - sobrenome seguido de espaço e iniciais até 5 (maiúsculas ou minúsculas). Exemplos: ramalho map smith r smith r* chandler nd chandier n* chandler Autor citado - busca por artigos que se referem ao trabalho de uma pessoa específica. Exemplo: smith r Autor como assunto - entrar pelo nome ou sobrenome, até 5 iniciais, usando o operador or se adotar as duas formas. Exemplo: Bronte Emily or Emily Bronte Charles Brockden Brown or Brown Charles Brockden Use palavras ou frases sem aspas. Se for o caso, somente quando os termos and, or, not, same e sent não forem usados como operadores de busca, i.e., são partes integrantes do nome. Exemplo: Smith "OR" para OR Smith "Or" W para William Or (sobrenome). LOCAL/INSTITUIÇÃO: Preferencialmente com o operador same, localiza documentos com os termos no mesmo campo de endereço, por extenso, parcial e abreviado. Exemplo: ibm same brazil univ* fed* same lavras univ* same fed* same lavras esc* same sup* same agric* same lavras esc* sup* agric* lavras

22 4 FULL SEARCH GENERAL SEARCH Tópico - Pode-se usar o ponto de interrogação (?) e/ou asterisco (*) para buscar-se variantes de palavras (meio e término das palavras). O ponto de interrogação substitui um único caractere (letra); o asterisco, um ou mais caracteres. Exemplo: en?oblast - recupera endoblasto ou entoblasto; dermatos?s - recupera dermatosis ou dermatoses; sul?ur - recupera sulfur; sul*ur - recupera sulfur ou sulphur; ch?mi* - recupera chemist, chemistry, chemical, chimica, etc; chemi* - recupera todas as variantes a partir de chemi; Palavras com hífen - busca digitando com e sem espaço usando o operador or. Exemplo: x-ray*, digitar xray* or x ray* Palavras gregas e outros caracteres especiais, escrevem-se por extenso, com e sem espaço, usando o operador or. Exemplo: betacarotene or beta carotene. Autor - Exemplos: ramalho map chandler nd chandler nd or williams cd Sobrenome com caractere não alfanumérico (apóstrofe, hífen), com espaço, composto, entra com e sem espaço usando o operador or. Exemplo: de ville or deville, para de ville; de los rios or delosrios, para de los rios; o neil or oneil, para O'Neil; o brian or obrian, para O'Brian; Kroll smith or krofismith, para Kroll-Smith. Ponto de interrogação e asterisco - exemplo: yao?ang, recupera yaopang ou yaobang; tut?nkham?n, recupera tutankamen ou tutenkhamon Título fonte - título total, parcial, ou abreviado. Palavras como and, or, not, same, sent constituem parte integrante do nome. Digitam-se entre aspas por não serem operadores de busca. Exemplo: applied biochemistry "and" biotechnology journal of histochernistry "and" cytochemistry applied "and" environmental micr* journal of material* (título parcial) Local/endereço- da mesma forma que no Easy Search. Exemplo: esc* sup* agric* lavras esc* same sup* same agric same lavras univ* fed* lavras same dep* same biol*

23 5 CITED REF SEARCH Autor - sobrenome até 15 caracteres e até 3 inicias, ex.: smith r; Trabalho citado - até 20 caracteres; Ano de publicação. OBSERVAÇÕES: No General Search as referências recuperadas e em negrito não são pesquisáveis por não constarem como documentos-fonte, processados nas bases ISI, não sendo possível, portanto, a sua recuperação por autores secundários. Em Cited Ref Search são pesquisáveis clicando no quadrado. Aparecem em negrito pelo fato dos dados não coincidirem em parte com os processados nas bases ISIS. Autores secundários podem ser recuperados se os trabalhos constarem das bases. Quando aparecem dessa forma são antecedidos por reticências, ex.:...stocks BJ.

T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial

T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS WEB OF SCIENCE - Tutorial O que é? O Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 9.200 títulos

Leia mais

Tutorial da base Web of Science

Tutorial da base Web of Science Tutorial da base Web of Science BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/SD Lilia Maria Bitar Neves (lilia@ufpr.br) Douglas Alex Jankoski (douglas.alex@ufpr.br) 1 WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação

Leia mais

Como estudar o SIPIA CT

Como estudar o SIPIA CT Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...

Leia mais

Cartão de consulta rápida

Cartão de consulta rápida Web of Science Cartão de consulta rápida ISI WEB OF KNOWLEDGE SM Pesquise mais de 9.200 periódicos em mais de 5 idiomas diferentes nas áreas de ciências, ciências sociais, e artes e humanidades para encontrar

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

COINF. Roteiro de Treinamento 0800Net. Versões e Revisões deste Documento. Índice. 1. Nome do Projeto. 2. Roteiro. Roteiro Treinamento Solicitante

COINF. Roteiro de Treinamento 0800Net. Versões e Revisões deste Documento. Índice. 1. Nome do Projeto. 2. Roteiro. Roteiro Treinamento Solicitante Versões e Revisões deste Documento Data Comentário FEV/2009 Roteiro Treinamento Solicitante Autor Índice 1. Nome do Projeto...1 2. Roteiro...1 Entrando no sistema...1 Menu de Opções Meu Cadastro...2 Tela

Leia mais

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7 DIRETO Manual do Usuário PROCERGS Divisão 7 Este documento foi produzido pela PROCERGS Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Sobre

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso às disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando GUIA RÁPIDO DO e-livro Iniciando 1. Crie uma estante pessoal para guardar automaticamente um arquivo com seus realces e anotações realizadas durante a leitura. Suas anotações não serão salvas, a menos

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial

T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL O que é? O Scopus é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 16.000 títulos de periódicos, mais de 1.200 revistas de livre acesso, mais de 500 anais de conferências

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

WEB OF KNOWLEDGE. WEB OF SCIENCE(WoS) ENDNOTE WEB RESEARCHER ID APRESENTADORAS: MIRTA GUGLIELMONI // DEBORAH DIAS

WEB OF KNOWLEDGE. WEB OF SCIENCE(WoS) ENDNOTE WEB RESEARCHER ID APRESENTADORAS: MIRTA GUGLIELMONI // DEBORAH DIAS WEB OF KNOWLEDGE WEB OF SCIENCE(WoS) ENDNOTE WEB DERWENT INNOVATION INDEX (DII) RESEARCHER ID APRESENTADORAS: MIRTA GUGLIELMONI // DEBORAH DIAS INFORMAÇÃO SOBRE TREINAMENTOS A seguinte apresentação Power

Leia mais

Guia Rápido para iniciantes. Buscar e recuperar. Busca principal

Guia Rápido para iniciantes. Buscar e recuperar. Busca principal Guia Rápido para iniciantes Bem-vindo à nova experiência de busca da ProQuest. A All-New ProQuest Platform, poderosa, abrangente e fácil de navegar, reúne recursos da ProQuest, Cambridge Scientific Abstracts

Leia mais

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas. Balancete Orçamentário Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.6 Processo : Relatórios Subprocesso : Balancete Orçamentário Data publicação da : 17/06/2015 O Balancete é um relatório contábil oficial

Leia mais

MULTIACERVO Implementações da versão 20-1

MULTIACERVO Implementações da versão 20-1 Data: Janeiro / 2015 Recurso pop-up O pop-up é um recurso que abre uma nova janela sem sair da tela original. Isto é interessante pois permite complementar uma informação e permanecer no ponto original,

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Autodesk Learning Central

Autodesk Learning Central Guia de Introdução Autodesk Learning Central Autodesk, Inc. Guia de Introdução Rev 3.0 Sumário Navegação na Página inicial do ALC...2 Minha aprendizagem...3 Onde posso localizar os meus cursos concluídos?...3

Leia mais

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados

2 Pesquisa de valores em uma lista de dados 2 Pesquisa de valores em uma lista de dados Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução...3 Funções PROCV e PROCH...3 PROCV...3

Leia mais

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO Sobre o site... 2 Segurança -Trocar Senha... 4 Segurança Cadastrarusuários... 5 Configurações Preços... 6 Configurações Dados de Contato... 7 Configurações Assinatura

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário GuiaRápido SistemadeCobrança-Beneficiário GR SistemadeCobrança Beneficiário Índice 1 Introdução... 4 2 Público Alvo... 4 3 Pré-Requisitos... 4 4 Acessando o Sistema de Cobrança... 5 5 Cadastro... 6 5.1

Leia mais

Tutorial Moodle ESDM - professores

Tutorial Moodle ESDM - professores Primeira entrada: Tutorial Moodle ESDM - professores USUÁRIO - MODIFICAR PERFIL No primeiro login/entrada no MOODLE aparecerá a tela do PERFIL para que o usuário complete seus dados. EDITANDO O PERFIL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP/CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS SAU - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP/CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS SAU - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP/CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS SAU - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Perfil Self-Service Gestão Livre de Parque de Informática

Leia mais

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Instruções para gerenciamento dos sites em Joomla (versão 1.5.3) Níveis: Editor e Administrador Junho/2008 Í N D I C E Usuários

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 contato@diferencialcontabil.cnt.br www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO

Leia mais

Guia Rápido ClaireAssist

Guia Rápido ClaireAssist Guia Rápido ClaireAssist Informações do Evento Nossa equipe de Operações enviará por email todos os dados para o evento. Você receberá dois numeros de acesso, um para moderador e outro para os participantes,

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2015 Para acessar o Sistema de Inscrição da CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 03/2015, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO São Paulo 2009 2009 Serviço de Documentação Odontológica Serviço de Informação

Leia mais

Modelos de Caso de Administração

Modelos de Caso de Administração Modelos de Caso de Administração Instruções Ajude a equipe Premier+ a concluir seus Casos de Administração de forma rápida e eficiente! Este documento lista as informações necessárias para concluir as

Leia mais

Criar as tabelas para um banco de dados

Criar as tabelas para um banco de dados Treinamento Criar as tabelas para um banco de dados ANTES DE COMEÇAR O primeiro curso desta série, "Criar as tabelas de um novo banco de dados", forneceu uma lista de tabelas e campos para uso no banco

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

Como Pesquisar na Internet? 1. Acesse o Internet Explorer ; 2. Acesse algum endereço de pesquisa, tal como: www.google.com.br

Como Pesquisar na Internet? 1. Acesse o Internet Explorer ; 2. Acesse algum endereço de pesquisa, tal como: www.google.com.br Como Pesquisar na Internet? 1. Acesse o Internet Explorer ; 2. Acesse algum endereço de pesquisa, tal como: www.google.com.br 3. 4. Digite o conteúdo a ser pesquisado; 5. Selecione a opção páginas em português

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO...3

ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1 ACESSO À PLATAFORMA PÁGINA INICIAL...4 1º Passo Endereço da plataforma...4 2º Passo Acessar a plataforma...4 3º Passo Alterar senha...5 4º Passo Continue...6 5º Passo Acessar página

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Configurações dos Sistemas

Configurações dos Sistemas Configurações dos Sistemas Sumário configurações dos sistemas Este manual do Configurações dos Sistemas tem por objetivo explicar as informações referentes a configuração do ambiente, como por exemplo,

Leia mais

Guia de Acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho

Guia de Acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Guia de Acesso ao AVA Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Introdução Este guia apresenta os procedimentos iniciais para acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que será utilizado para as disciplinas

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

INCLUINDO OU EDITANDO UM TEXTO DE UM ARQUIVO JÁ EXISTENTE

INCLUINDO OU EDITANDO UM TEXTO DE UM ARQUIVO JÁ EXISTENTE INCLUINDO OU EDITANDO UM TEXTO DE UM ARQUIVO JÁ EXISTENTE A Legislação Municipal não é estática, ou seja, está constantemente sofrendo alterações ou sendo ampliada pela aprovação de novas normas. Dessa

Leia mais

Fontes de Informação Bibliométricas para a gestão de revistas Científicas

Fontes de Informação Bibliométricas para a gestão de revistas Científicas Fontes de Informação Bibliométricas para a gestão de revistas Científicas Jose Cláudio Santos Gerente Regional para América do Sul Jose.santos@thomsonreuters.com URL: www.thomsonreuters.com Agenda: 3.

Leia mais

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem 2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...

Leia mais

No entanto, o melhor rendimento será obtido utilizando Firefox ou Chrome. Não é recomendado o uso de Internet Explorer 7 (ou anteriores).

No entanto, o melhor rendimento será obtido utilizando Firefox ou Chrome. Não é recomendado o uso de Internet Explorer 7 (ou anteriores). Elsevier ClinicalKEY Dicas para os utilizadores A ClinicalKEY é uma plataforma de conhecimento, que lhe permitirá aceder mais rapidamente que nunca, à informação clínica importante que necessita. Ainda

Leia mais

Administrando um curso em Moodle (1.6.5+)

Administrando um curso em Moodle (1.6.5+) Administrando um curso em Moodle (1.6.5+) Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Administrando um curso em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Administrando

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

ENDNOTE WEB. Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto

ENDNOTE WEB. Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto ENDNOTE WEB Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto Mossoró Ago. 2012 INTRODUÇÃO O EndNote Web foi desenvolvido pela Thomson Reuters e está disponível gratuitamente no ISI Web of Knowledge.

Leia mais

phpcollab Versão 2.4

phpcollab Versão 2.4 http://www.php-collab.org APOSTILA phpcollab Versão 2.4 Pós-Graduação em Teste e Garantia da Qualidade de Software 2008/2009 Desenvolvido por: Sandra Teresinha Miorelli 2008 Página de 4 . INTRODUÇÃO Apresentação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft PowerPoint 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as

Leia mais

Derwent Innovations Index

Derwent Innovations Index Derwent Innovations Index DERWENT INNOVATIONS INDEX Cartão de referência rápida ISI Web of Knowledge SM O Derwent Innovations Index é uma ferramenta poderosa de pesquisa de patentes, que combina Derwent

Leia mais

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Página 1 de 5 Word > Criando documentos específicos > Formas Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Usando um modelo, você pode adicionar controles de conteúdo e texto com instrução no Microsoft

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONSULTAR O ACERVO

ORIENTAÇÃO PARA CONSULTAR O ACERVO 1 ORIENTAÇÃO PARA CONSULTAR O ACERVO ACESSE o endereço: http://www.portal.ufpr.br Clique em consulta ao acervo. O Terminal Web do SophiA Biblioteca oferece diversas formas de busca da informação, sendo

Leia mais

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13 Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

Intel Teach Program Essentials Course. Tutorial para wik.is

Intel Teach Program Essentials Course. Tutorial para wik.is Tutorial para wik.is Esse documento inclui os passos e sugestões para estabelecer um wiki site para o Curso Essencial do Programa Intel Educar ou para sua própria turma. Essas instruções se aplicam para

Leia mais

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com. MANUAL SICCL SQL ÍNDICE ACESSANDO O SISTEMA SG - COMPRAS E CONTRATOS... 3 ATENDENDO SOLICITAÇÕES DE ITENS E SERVIÇOS... 5 VERIFICANDO A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS... 7 ATENDER SOLICITAÇÕES COM PROCESSO

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Tutorial para inscrição on-line

Tutorial para inscrição on-line Tutorial para inscrição on-line Programa de Pós-Graduação em Educação Processo de Seleção Mestrado e Doutorado Rio de Janeiro 1 Prezados Candidatos, Tentamos descrever aqui os passos necessários para se

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. HTML - Introdução

Desenvolvimento em Ambiente Web. HTML - Introdução Desenvolvimento em Ambiente Web HTML - Introdução O que é HTML? HTML é uma linguagem para descrever a estrutura de uma página WEB. Ela permite: Publicar documentos online com cabeçalhos, texto, tabelas,

Leia mais

PROJETO PILOTO. Setembro 2015

PROJETO PILOTO. Setembro 2015 PROJETO PILOTO Setembro 2015 Manual completo de funcionamento do projeto: Instruções Iniciais, Perguntas Frequentes e Tutorial de Utilização 1 Projeto Piloto - Aplicativo Di@rio de Classe 1) Instruções

Leia mais

WEB OF SCIENCE - tutorial

WEB OF SCIENCE - tutorial WEB OF SCIENCE - tutorial O QUE É A WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação comum que é dada a um conjunto de bases de dados também conhecidas como «Science Citation Indexes» (Science Citation Index,

Leia mais

Índice. 5. Editar as seções de um curso 6. Estruturar o curso 7. Publicar o curso 8. Resumo do Fluxo de criação de um curso no educommons

Índice. 5. Editar as seções de um curso 6. Estruturar o curso 7. Publicar o curso 8. Resumo do Fluxo de criação de um curso no educommons Manual do Professor Índice 1. Selecionar a categoria na qual incluir o curso 2. Adicionar um curso novo 3. Importar o template do curso 4. Fazer upload de conteúdos do novo curso para a plataforma 4.1.

Leia mais

SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1

SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 SIGA-CEIVAP... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Pró-Reitoria de Educação a Distância Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Como acessar o ambiente 1. Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal

Leia mais

Como criar um blogue no Blogger?

Como criar um blogue no Blogger? Como criar um blogue no Blogger? Para criar um blogue, inicialmente precisamos de ter uma conta no Blogger. Para isso aceda http://www.blogger.com. A página a seguir será aberta: Em seguida, clique em

Leia mais

Manual do Portal do Aluno

Manual do Portal do Aluno Manual do Portal do Aluno Setor de Tecnologia da Informação T.I. Escola Superior Batista do Amazonas Última revisão: 9/10/2012 Conteúdo 1. Acessando o Portal do Aluno... 3 2. Menu do Portal do Aluno...

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA)

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) 1 / 16 SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) Este guia passo-a-passo tem o objetivo de facilitar o entendimento: - da ordem de execução dos processos. - dos conceitos do sistema.

Leia mais

BearingNet - Orçamentos Contenuto

BearingNet - Orçamentos Contenuto Contenuto Introdução... 2 Caixa de questionários... 3 Em curso (vender)... 3 Guardado (vender)... 3 Mostrar tudo... 3 Caixa de orçamentos... 3 Em curso (Comprar)... 3 Guardado (Comprar)... 3 Procura de

Leia mais

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BOAS VINDAS! Prezado (a) aluno (a), seja bem vindo (a) aos cursos na modalidade a distância. É com muita satisfação que o (a) recebemos neste

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................

Leia mais

Este documento consiste em 9 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Julho de 2009.

Este documento consiste em 9 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Julho de 2009. Manual do Usuário IRec 100 1.5 Este documento consiste em 9 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Julho de 2009. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros Exercício Objetivo Aplicativo Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará modelará um banco de dados aplicado ao contexto de desastres; realizará cadastros

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas UERJ NProtec - Núcleo de Processos Técnicos

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas UERJ NProtec - Núcleo de Processos Técnicos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas UERJ NProtec - Núcleo de Processos Técnicos TDELine Modelo de Padronização On-line para Teses e Dissertações Eletrônicas Guia do

Leia mais

Manual do Usuário. SIGAI - versão 1.3. I Funcionalidades do Módulo Internet

Manual do Usuário. SIGAI - versão 1.3. I Funcionalidades do Módulo Internet Manual do Usuário SIGAI - versão 1.3 I Funcionalidades do Módulo Internet 1 Conteúdo PARTE1- MÓDULO INTERNET...4 ACESSANDO O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ADOÇÃO INTERNACIONAL - SIGAI NA INTERNET...4 SOLICITAÇÃO

Leia mais